Eu fui ao Japão ano passado por conta da não obrigatoriedade de visto para brasileiros! Moro na Suíça e fui de férias com minha esposa, foi um sonho realizado! Quero voltar em breve antes de talvez, pedirem visto novamente. foi uma ação certeira do Japão, facilita demais o turismo! Além disso, foi uma surpresa ver o quão barato é o Japão hj em dia. Ok, eu tenho salário suíço mas mesmo assim é muito barato.
Eu gostaria de visitar o Japão. Não sabia que o visto não é necessário. Interessante. Hoje mesmo estava pesquisando e descobri que o visto é pra 90 dias.
Barato pra ti que ganha em moeda europeia. Pra quem ganha na moeda local é caro pra caramba. Não é atoa que eles reclamam do alto custo de vida no país e o suicídio é alto na classe trabalhadora. O Japão é um paraíso para o turista vindo da Europa, mas experimenta ir lá pra tabalhar. Se tu vier de um país mais pobre, beleza. Você certamente ganharia menos no seu país. Mas vindo de um país mais rico, tipo na Europa? Duvido que a pessoa iria querer trocar.
@@Luiz-w5s eu até ia defender o colega acima, sob um eventual caso de interpretação. Mas ele errou mesmo ao dizer “muito barato”. De forma alguma é barato.
@@andersonsousa6764 O Iene está desvalorizado. Por isso que o país foi invadido por turistas como nunca antes visto. Sobre trabalho, de fato não é como antigamente onde os descendentes ganhavam mais e o Iene era forte por volta de 100~110 o Dólar. Hoje tá uma merreca mandar dinheiro ao Brasil com Dólar a 150 Ienes.
To morando aqui no Japão tem 2 anos... então tenho uma noção melhor para comparar o Brasil do Japão e posto isso nos meus videos aqui no RUclips! De fato o Japão está tendo problemas com natalidade, mas não se tornou um país inviável nem nada do tipo... Só está perdendo o pódio do ranking mesmo... Mas ainda é um país ótimo para consumo e extremamente seguro para se viver! Claro que todo país visa as melhorias, e o Japão enfrentar um desafio desse tipo é bom, principalmente para o povo japonês entender que não poderão viver só de passado, aqui é um país bem parado no tempo, pessoal jurava que era o país da tecnologia e talz, mas o povo aqui usa FAX ainda pra você ter ideia... nas lojas eles usam celular de botão e FLIP... Então essa crise que ta rolando é bom pro povo japonês dar uma acordada e começar a pensar em inovar ou aceitar o destino e perecer! Mas acho que esses novos japoneses que tão nascendo agora vão salvar o país e trazer mais inovação e juventude principalmente pra politica do futuro aqui.
@@alanakaryn a questao nao é essa, todo mundo colocando a culpa na natalidade mas isso é a pontinha do iceberg. O japao é um pais muito inovador. so que nos anos 80 os eua colocaram muito dinheiro na coreia do sul, que tb é outro povo muito inovador, e a china é outro pais GIGANTE com povo muito inovador e trabalhador, so que os chineses por mais que teham se desenvolvido muito, com sua populaçao enorme os salarios ainda sao bem menores que no japao, ou seja, a tecnologia chinesa é muito mais barata que a japonesa. O que aconteceu é que o japao é especializado em tecnologia e tem poucos recursos, e agora tem outros concorrentes asiaticos que trabalham12-14 horas por dia, antes era so os japoneses que faziam isso em tecnologia, ou seja, nao é tudo culpa do japao, é o cenario mundial que mudou
eu concordo totalmente, mas vamos combinar que os japoneses tb não ajudam, principalmente com suas politicas que dificultam muito a imigração, que no fundo vai esbarrar de novo nas tradições e em manter uma certa 'pureza' do povo japones@@KS-yn5zw
@@alanakaryn E nem deveriam, vi ontem no instagram o video de um norte americano pixando no japao, roubando nos mercados pq os seguranças nao vigiam devido a confiança mutua. Infelizmente se o japao abrir as fronteiras vai ter que perder sua propria identidade de confiança no coletivo, pq no esto do planeta as pessoas nao sao educadas dessa forma
No meu primeiro emprego no Japao em 1991, o salario era 1200 ienes por hora e uma lata de Coca cola custava 100 ienes na maquina. Ano passado meu filho começou trabalhar, o salario dele e 1200 ienes por hora e a lata de Coca esta 130 ienes na maquina. Previdencia e sistema de saude obrigatorio come uns 15% do salario, tres meses no ano tem feriado de uma semana, um pesadelo pra quem ganha por hora trabalhada. Imposto municipal na casa dos 180 mil ienes por ano. O Japao estabeleceu limite pra horas extras, geralmente abaixo de 45 horas extras por mes. Salario bruto de 300 mil com 15% do Shakai vira 260 mil, em mes de feriadao vira 200 mil. Aluguel de apartamento barato 35 mil + agua, luz , net, gas, cel= 80 mil se for barato. Mais 15 mil por mes do imposto municipal da quase 100 mil de despesa basica, vc ja começa o mes devendo 100 mil ienes, sendo que em tres meses do ano o salario vai ser 200 mil livre.
O que mais me impressiona nesse seu comentario é que apos 30 anos sem crescimento economico o preço da lata de coca subiu so 30 ienes. Em qualquer outro lugar do planeta 10 anos sem crescimento seria o apocalipse social. Mo0ro nos eua e os salarios aqui sao muito mais altos, mas 10-15% do teu salario é aluguel, nos eua é metade do salario, por isso que tanto imigrante divide a casa em 6,8
Até que o preço da coca se manteve bem aí. Nos anos 2000 dava para comprar um fardo de coca cola por apenas 8 reais e 10 centavos. Hoje só uma garrafa vale muito mais que isso kkk
Pode estar pior que antes, mas ainda assim é muito melhor que aqui no br e em grande parte do mundo. Ate em países desenvolvidos. Com um salário mínimo em muitos lugares ate aqui no br vc nao consegue nem pagar o aluguel
@@ptshi1462: Mas não consomem tanto quanto os mais jovens. A demanda interna japonesa é deprimida por este fator. E sem demanda suficiente não há incentivo para se aumentar a produção. E o investimento produtivo. Resultado: estagnação econômica com forte viés de declínio.
Lembro-me de uma experiência em 2010, quando estava saindo com uma jovem que era socialista. Na época, ela me levou a uma palestra, onde o palestrante discutiu como o poder de compra da população mundial diminuiu desde os anos 80, levando as pessoas a terem menos filhos. Ele também abordou a situação dos setores primários da atividade econômica, apontando para salários mais baixos e uma crescente demanda por mão de obra menos especializada. Além disso, recomendou aos alunos que se preparassem em tecnologia ou para concursos, pois previa uma escassez de oportunidades de emprego no futuro. Mencionou ainda que a prostituição e o consumo de drogas tenderiam a aumentar. Surpreendentemente, muitas das previsões feitas por esse palestrante se concretizaram.
Estamos tão imersos em nossa rotina que muitas vezes deixamos de enxergar a realidade ao nosso redor. Atualmente, é preocupante observar o aumento de jovens envolvidos na prostituição virtual e o crescente número de pessoas muito jovens recorrendo a antidepressivos. Antigamente, era possível conseguir emprego apenas com o ensino médio, e em muitos casos, até mesmo com o ensino fundamental, sem que isso fosse questionado nas entrevistas. Hoje, porém, deparamo-nos com uma abundância de graduados, pós-graduados, doutores e profissionais tão especializados que muitos optam por deixar o país em busca de melhores oportunidades.
A perda do poder de compra só tem um culpado o governo, a emissão de moeda em conjunto com medidas de intervenção estatal na economia destroem o poder de compra da moeda que é emitida pelo próprio governo, com o desenvolvimento de novas tecnologias vem a necessidade de profissionais mais capacitados, o brasil fez o caminho inverso ao do mundo desenvolcido ao cair na lorota do socialismo no início dos anos 2000, o futuro do brasil está selado, resta a cada indivíduo buscar se proteger da falência do nosso país, já estamos sentindo isso e no final a pressão de arrecadação estatal só vai aumentar até levar o país a um ponto de inflexão, a diferença do japão para o brasil é que os japoneses aumentaram seu pib durante as décadas seguintes graças aos avanços da tecnologia que permitiram as empresas japonesas peoduzirem mais com menos, os trabalhadores japoneses estão entre os mais produtivos do mundo, ao contrário do brasil.
Estive no Japão mês passado, em julho. Quando vejo a educação dos japoneses, o foco, as cidades limpas, a consciência coletiva, tudo bem preservado, a eficiência, o respeito, por isso o Japão ainda tá bem mais vitorioso que muitas nações por aí.
Esse modelo de ranqueamento de países por crescimento econômico é insustentável, o crescimento econômico contínuo é uma falácia de economistas, o ranking mais prudente é o iDH, mas no mundo onde o que se mede e valoriza é apenas q quantidade de poder econômico, a corrida do PIB é valorizada por meios de comunicação e governos, isso está nos levando para o buraco climático. O Japão pode não ser mais a potencia econômica de antes, mas oferece o básico para sua população, zero violência, saúde, educação e moradia.
Ranking de pib realmente não tem muita relevância, país grande tem pib grande, mas crescimento tem importância sim, o pib é soma do valor tudo que foi produzido em um ano, se o pib está diminuindo a população está ficando mais pobre, consequentemente o IDH também vai diminuir. Assim como um país pobre leva muito tempo para ficar rico, um país rico leva muito tempo para ficar pobre, mas se está tendendo para isso, uma hora ele vai chegar.
@@raelfernandesturatti5399Desastres, guerras e até crimes aumentam o PIB, por outro lado qualidade de serviços e esmero no atendimento público que as empresas praticam não contribuem em nada para números do PIB. Japão tem pouco dos primeiros e muito dos segundos.
Nem PIB e nem IDH, deve-se analisar ambos, também o PPC, Pib Per-Capita e Coeficiente de GIni. Os EUA cai em vários deles, por ser um país muito violento.
era muito novo no fim dos anos 80 e começo dos 90 mas lembro bem como o Japão era visto por muitos como a nação que ultrapassaria os EUA em termos de PIB
@@lenilsonmoutinho6386 população pequena?122 milhões em 1990 não creio que seja pequena, o problema foi a queda na taxa de natalidade, se tivesse mantido uma taxa de natalidade normal provavelmente hoje estaria em 150 A 160 milhões
O japão é um país pequeno, carente de matérias primas; nao tem petróleo, nao tem grandes áreas agricultáveis, não tem grande áreas para criação de animais, tem uma população muito envelhecida. Me surpreendo estar no top 10.
Exato...logo mais a India se torna a quarta ou até o terceiro maior PIB. Dae pergunta pra 10 pessoas qual país preferiria trabalhar e morar Japão ou India???
O problema é que o Japão era um dos maiores exportadores de tecnologia do mundo, mas com a chegada da china, vendendo produtos tecnológicos com um preço mais barato acabou prejudicando o Japão, e o Japão não tem comoditis pra exporta, eles ficaram sem alternativa
Era interessante aquele tempo em que se aceditava que o Japão se tornaria maior que os EUA. Os pais colocavam os filhos na aula de japonês pois acreditavam que ele seria a principal influência das próximas décadas.
Aguardando o brasileiro médio, especialista em: ciências econômicas, geopolítica, núcleo de estudos asiáticos e doutorado em todos os assuntos possíveis... Vir aqui dar a sua análise sobre esse ocorrido.
Para nós estidantes de economia há dois países demasiadamente interessantes de serem estudados, Japão (tinha tudo pra dar errado, mas deu certo) e Argentina (tinha tudo pra dar certo, mas deu errado). Ótimo vídeo 👏🏽
leiam sobre o acordo de plaza, onde os eua queriam desvalorizar o dolar, o que prejudicou a competitivadade japonesa que nunca mais foi a mesma, a quem diga que o japão foi sabotado.
Japão, França, Reino Unido e Alemanha Ocidental, justamente os países que ameaçavam a hegemonia norte americana. O Japão foi o mais prejudicado deles. A alguns anos atrás os EUA tentaram obrigar a China a valorizar o Yuan, mas sem sucesso, com os chineses eles não podem fazer muita coisa
Sim, e foi, todo mundo sabe disso. É por isso, que existe aquela frase: Ser inimigo dos EUA é perigoso, mas ser amigo pode ser fatal. Os EUA estão fazendo o mesmo com a Alemanha. Estão destruindo a economia e industrialização daquele país.
Moro no Japão há mais de trinta anos e a gente pode sentir na pela, como o Japão ficou pobre e envelhecida, na zona rural isso é bem visível, as casas e fazendas abandonadas, a mata tomando conta de tudo, o mais bizarro é o retorno da natureza, onde muitos animais silvestres começam a ocupar esse lugares, o que se tornou comum muito ataques de ursos, o ano passado bateu o recorde de ocorrências nas zonas rurais e até em cidades grandes.
A população do Japão envelheceu muito. Tem baixa taxa de natalidade. Sem falar que o tradicionalismo japonês, (que apesar de ser um país altamente tecnológico) as vezes esse tradicionalismo atrapalha muito o desenvolvimento. Só pra pontuar,eles ainda usam os aparelhos de DVDS e passam fax. Mesmo assim,penso que eles perderam o terceiro lugar na economia mundial, mais por méritos dos alemães, do que por demérito deles.
@@KaijuHell Entendo seu ponto de vista. Porém, imagine você trabalhar em uma empresa,e precisar passar um fax,ao invés de uma mensagem instantânea. Atrasa muito os processos. E essa é uma das questões que cedo ou tarde eles vão precisar resolver.
@@KaijuHellNão é a toa que o Japão hj tropeça nas novas tecnologias como Celulares e notebooks, perdendo feio até pra Coreia da Sul. Estão presos as tecnologias de sua epoca dourada.
*O PIB do Japão foi positivo...e a Bolsa de Valores bateu o recorde histórico...o país está adquirindo a usina americana U.S Steel...assim tornando-se a maior do mundo...e está investindo pesado no setor de semicondutores...passando a dominar um nicho substancial desse setor...fora o avanço na área energética no desenvolvimento de hidrogênio...e são os únicos com tecnologia própria para a possível mineração de asteroides no futuro próximo...Os Japoneses são os maiores credores do mundo...ou seja...todos devem a eles...Em suma...eles continuam em terceiro lugar...pois a economia real da china encolheu...já na questão de avanço cientifico...o Japão é a Primeira Potência Tecnológica Mundial...não tem para mais ninguém depois deles...(O maior aliado Americano.)*
Eu moro no Japao ha' anos e esta semana me veio uma pergunta intrigande na minha cabeca: Porque no Brasil os alimentos sao muito mais baratos e fartos comparado com o Japao, mas comer em restaurantes no Brasil e' muito mais caro do que no Japao? Sendo que os funcionarios que trabalham em restaurantes no Japao ganham dez vezes mais do que no Brasil? Why?
pq nós exportamos alimentos como fonte primaria de renda, mas literalmente todo o resto se torna caro por não temos exportação de produtos de alto valor agregado. alem do setor de agricultura preferir encarecer os produtos exportando tudo e deixando nenhuma reserva nacional.
Mas nas feiras e supermercados os alimentos sao mais baratos do que no Japao. Por isso comer em restaurantes no Brasil deveria custar bem menos do que no Japao. Sera a tal da "oferta e procura?" @@whyitmatters6906
Os restaurantes aqui são caros porque ainda existe aquela mentalidade elitista da exclusão. É como dizem, temos uma elite do atraso. Basta ver o alvoroço da indignação quando o pobre também passou a andar de avião. Bom, pelo menos nos comércios populares enchemos a bucha com os "podrão".
Serei eternamente grato a você, você mudou toda a minha vida e continuarei pregando em seu nome para o mundo inteiro ouvir que você me salvou de uma enorme dívida financeira com apenas um pequeno investimento, obrigado Nicole Brusher
O que mais me impressiona em Nicole Brusher é como ela explica o conceito básico de vitória antes de permitir que você use seus sinais de negociação. Isso ajuda muito a garantir negociações vencedoras.
O vídeo é muito bom, e traz problemas sérios que o Japão precisa enfrentar. Entretanto, vale ressaltar que esse ranking que recorrentemente é citado não é a melhor maneira de comparar PIBs dos países. Quando você converte o tamanho de uma economia medida em moeda nacional e apenas converte para o dólar você desconsidera que o câmbio é volátil e que ele não reflete necessariamente a paridade de poder de compra das economias. Pense em quando o Brasil tinha o real 1 pra 1. O PIB medido em real daria o mesmo valor que o PIB medido em dólar. Agora imagine que pouco tempo depois o câmbio fica 3 reais para 1 dólar. O cálculo muda completamente e economia brasileira em dólar despenca e portanto cai nesse ranking. Acontece que o PIB busca medir produção de bens e serviços e não é razoável pensar que a economia brasileira despenca 200% quando ocorre uma desvalorização da nossa moeda. Por isso que é preciso comparar com o PIB de poder de paridade de compra.
E tem q considerar o tamanho da população tambem em conta, pq é muito mais facil uma população como a china ou india estar em um patamar alto no ranking.
Pib paridade de poder de compra inflaciona o valor de atividades economical tipicas de países subdesenvolvidos, como faxina, porteiro, etc. Chega ao ridiculo da economia da russia e indonesia estarem no mesmo patamar de japao e alemanha por essa metodologia PIB absoluto ainda é a melhor maneira de medir o tamanho e competitividade de uma economia
@@paulopaolo623 verdade. Porém essa é a segunda distorção entre as economias. Por isso é importante fazer uma cesta de produtos que reduza essa distorção, escolhendo produtos mais homogêneos entre as economias, algo que é difícil. A The Economist usa o Big Mac por exemplo, comparando o preço dele em cada país. Mas te garanto que comparar por PIB absoluto não é a melhor maneira, pela própria razão que tu citou e pela a volatilidade do câmbio. Na verdade o próprio FMI diz que esse ranking que compara PiB absoluto entre países apenas a partir da taxa de câmbio não pode ser visto com uma comparação de volume de produção. Que é exatamente a função do PIB.
3:47 - Não quero ser ruim, mas infelizmente a Aposentadoria uma hora quebra e não terá pra ninguém. Na China, Índia e Chile são países que não a Aposentadoria (INSS aqui no Brasil). Nesses países cada cidadão tem que guardar dinheiro ao longo da vida para poder descançar na velhice.
@@thiagovieira9377no Brasil a gente não tem educação financeira nenhuma pra isso, tem que ser uma disciplina obrigatória essa, que seja no ensino médio por exemplo.
@@LucianGustavo é mas com disciplina ou n financeira, n muda oq deveria ser. Na verdade o fato de n ter essa disciplina é o motivo deles fazerem um sistema podre como esse, pq o povo n acorda percebendo seu dinheiro sendo levado.
@@LucianGustavoacho que antes de vir a educação financeira, tem que prover pra população um salário médio que der pra guardar dinheiro depois de pagar o supermercado, luz e água
Mano, saí de um vídeo de japoneses morando em cápsulas e cai num vídeo que começa falando que o país atende as necessidades da população. Até o barril de Diógenes era mais digno.
POVÃO br ADORA ser ENGANADO....se ilude com as notícias...a questão é que o iene caiu quase 10% momentaneamente frente ao dólar....nada de Alemanha ter superado o Japão como a imprensa está festejando 😂😢😮😅😊
O salario medio da população cai, enquanto os preços se mantem o mesmo. Além disso, teve um aumento nos impostos, o que não aumenta na inflação mas impacta no custo de vida. O Japão passou de 5% para 10% e agora querem 15%.
Tem um japa aí nos comentários que disse que recebia 1200 pilas mês e pagava 100 pilas na coca lata. Hoje o filho dele recebe 1200 pilas mês e paga 130 na lata de coca. Busca aí que ele tem mais informações
"Há uma forte desejo de preservar a homogeneidade étnica como forma de coesão nacional" sem eufemismo, isso teria outro nome... Não é a toa que eram aliados da Alemanha na segunda guerra kk
Algumas populações no mundo tem costumes estranhos que estraga o desenvolvimento da nação, No caso do Japão esse negócio de geração perdida, alguns ritos empresariais, essa repulsa por pessoas imigrantes, acho que tudo isso travou o Japão.
Isso me fez lembrar quando fui visitar meu avô. Ele colocou a mão dele no meu ombro e disse muito emocionado: Meu neto, nesse mundo algum dia você pode ter certeza de que as pessoas, mesmo com muitas coisas pra fazer, elas ainda vão perder tempo lendo o seu comentário !
Pesquisem aí: acordos de Plaza. A economia japonesa foi boicotada pelos EUA num momento em que o Japão já era cotado para ser a maior economia do mundo
O Japão aceitou um acordo que valoriza sua moeda, inconsciente esquecendo que seu mercado dependia de produtos baratos. Veja bem, Alemanha fez mesmo acordo e sua economia continuou crescendo. Além disso, que Japão perdeu guerra comercial na Ásia para China. Estados Unidos não foi causa, mas teve um efeito.
Exatamente, os americanos sao agressivos e narscisistas. Ja trabalhei c esta raça no setor de TI. Trabalhei c alemaes e Russos tb, um pessoal mais normal q estes americanos agressivos.
Os japoneses preferem lidar com os problemas demográficos mantendo sua coesão social do que contando com imigração em massa. São bem inteligentes e estão construindo seu progresso do amanhã
@@edneydenis7856 a imigração em massa e sem controle está sendo a ruína de tantos outros países. No fim das contas não existe certo ou errado, existem consequências graves com ambas as soluções.
@@edneydenis7856 India 😂😂 país mais perdido que cego em tiroteio justamente pelo seu problema social cultural Nao é bom ter varias crenças em um país desavenças e baixa produtividade atacam!
Moro aqui há 5 anos e na minha sincera opinião eles estão construindo o seu fim desse jeito só se for, ou eles facilitam a entrada de estrangeiros ou esse país vai colapsar em poucos anos, coisa que só não aconteceu ainda justamente por causa dos estrangeiros que aqui trabalham e contribuem com impostos e mais impostos, as pesquisas já mostram que em pouco tempo a Índia já irá passar o Japão nas maiores economias, e a tendência vai ser cada vez mais o Japão cair, o Japão desistiu de inovar e ser protagonista e está ficando pra trás.
@@pedrobruno7055 você só foi praí em primeiro lugar porque os japoneses construíram um país onde é possível ter uma vida digna e uma sociedade com inúmeras vantagens sobre o Brasil por exemplo, entre elas a segurança pública. Não fosse isso você não teria ido ao Japão imagino, assim como não foi pro Congo por exemplo. Na cabeça dos japoneses (e eles não estão errados nisso) abrir a porteira para imigrantes com baixa qualificação e pouca adaptabilidade cultural e social em grande quantidade irá destruir a coesão social do país, e isso é mais importante do que a economia, que pode ser regulada e reinventada de inúmeras outras formas.
Sou um grande fã do Japão, da cultura (incluindo animes, é claro), da tecnologia e da educação do povo japonês. Mas pq em 7:46 o texto data tá em português?
Tá em português mesmo. É possível que esse painel mostre a data em várias línguas. Não creio que seja data, dados em inglês, porque há o dia, mês e ano logo à frente.
Estude a história do Japão e como ele tratava seus vizinhos durante a história, e você verá que só é fã por domínio cultural, o que a Koreia está tentando fazer hoje exportando em massa seus doramas.
@@marcos_parra na vdd eu já sabia disso, q os coreanos foram escravizados por japoneses, inclusive existia uma ilha pra onde eram enviados pra trabalho forçado. O fato é q o Japão não é assim há mt tempo. Se pegarmos a Alemanha como exemplo, msm com o holocausto e todo passado sombrio, hj eles são um povo menos racista q o Brasil, q tem uma enorme população negra.
Opa opa opaaaaaaa! Taiwan tem a maior longevidade da ásia e uma das maiores do mundo, com 88 anos para 2023. E entre o segundo e terceiro IDH da ásia (geralmente a Singapura consegue ficar em primeiro). Muitas empresas que você procura sobre start up e outras que estão na frente do mercado não são chinesas, mas sim taiwanesas! E mesmo mistas entre Taiwan e China. São informações tão massivas e importantes, que não podem deixar de ser mencionadas logo de cara. Apesar de saber que vocês estão nem aí para isso, mas pelo menos as pessoas que estão a ver o vídeo podem estar conscientes dos fatos. 😊
O que falta pro Japão se consolidar como uma potência mundial em todos os sentidos, é apenas um território maior, mesmo sendo apenas uma ilha ele tem esse poder todo, imagina com um território do tamanho da Austrália por exemplo
@@P.Belitz eu falei "do tamanho da Austrália" e não "na Austrália" kkkkk Com uma terra maior teriam mais agricultores, e a mão de obra mais barata pra agricultores são filhos, então...
Macro economia falam, ou seja números bons das grandes empresas, mas que lamentavelmente hoje não são reflexo da realidade da grande maioria dos brasileiros..
Fez o caminho oposto🤔🤔🤔 da China e Índia que juntas somam + de 2bi de almas .... O jeito é gratificar com bônus relevantes o aumento urgente da taxa de natalidade pra tentar frear o desastre e Incentivar o consumo ... A coisa é complicaaaaada!!!
SALMOS 62:1-2 🍂 A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.
Para resolver o problema econômico de forma rápida, a imigração ajudaria, porém ao custo de mudar a cultura do Japão, pois a introdução massiva de população diferente da japonesa gera sim mudança cultural. Então talvez os japoneses não queiram ver o Japão se tornar outra coisa. Outra forma de resolver isso é os próprios japoneses terem mais filhos, mas geralmente com um alto grau de esclarecimento a tendência é diminuir o número de filhos, então é um desafio que eles devem resolver
Nem precisava abrir escancarado pra imigração tá ligado mas incentivar e facilitar um pouco já ajudaria muito eles além de incentivar o povo de lá e os imigrantes a terem filhos
todo mundo colocando a culpa na natalidade mas isso é a pontinha do iceberg. O japao é um pais muito inovador. so que nos anos 80 os eua colocaram muito dinheiro na coreia do sul, que tb é outro povo muito inovador, e a china é outro pais GIGANTE com povo muito inovador e trabalhador, so que os chineses por mais que teham se desenvolvido muito, com sua populaçao enorme os salarios ainda sao bem menores que no japao, ou seja, a tecnologia chinesa é muito mais barata que a japonesa. O que aconteceu é que o japao é especializado em tecnologia e tem poucos recursos, e agora tem outros concorrentes asiaticos que trabalham12-14 horas por dia, antes era so os japoneses que faziam isso em tecnologia, ou seja, nao é tudo culpa do japao, é o cenario mundial que mudou
Como abordado no vídeo, não é um fator exclusivo, mas é um ponto interessante a se olhar, como um país tão desenvolvido tecnologicamente e aberto às mudanças que isso gera, ser tão fechado a questões migratórias
não é de se estranhar que os japoneses queriam uma limpeza étnica em toda a ásia por se acharem uma ''raça superior'' e foram aliados dos nazistas justamente por terem essa visão semelhante
@@gustavol2977a mentalidade é diferente, nao atrasada, eles nao querem atentados como oque acontece na França acontecendo lá, tbm n querem pracas publicas infestadas de pedintes e golpistas como são as de Paris
@@simon6725 como se isso não acontecesse no Japão com os próprios japoneses. Já ouviu falar da Yakuza e do desaparencimento de pessoas lá, até japonesas, do nada? Organização japonesa que é envolvida com prostituição, usura, tráfico de pessoas e de armas e crimes violentos. O pior é que o Japão literalmente até tolera a organização historicamente, se comparado com outros países, tá tudo bem né? Aliás a maioria das vítimas não são japonesas, aí pode, tudo bem se for traficar e vender órgãos de chineses e filipinos. A mentalidade é atrasada sim, em relação a do ocidente, os caras em pleno século XXI têm mentalidade de pessoas do séxulo XIX. Desconfiam da ciência em vários aspectos, como não confiar em vacina, amargando péssimos numeros na pandemia, ao mesmo tempo possuem uma cultura repleta de superstições. A cultura de trabalho é absurdamente capeganda e subordinada a patrão (com salário baixo ainda), mulher é propriedade (não respeitam e pagam muito menos, igualdade de gênero péssima para um país desenvolvido), os caras ainda possuem um pensamento meio neonazi de raça superior (pseudociências), ainda usam simbolos nazi na moda publicamente, possuem forte preconceito contra negros e mestiços, qualquer criança minimamente diferente do padrão, mesmo sendo japonesa, na escola é humilhada da pior forma possível, até pelos professores. Enfim, valores como igualdade de gênero, trabalho e vida pessoal, diversidade, imigração, adaptação a mudanças, etc e etc são dígnos de um tataravô. E o Japão tá no mapa da fome ainda, mesmo sendo super-rico. Nem mencionei que adoram explorar um imigrante em fábricas e serviços deprimentes, pagando infinitamente menos do que seria para um japa, sob condições que nem nos piores países do ocidente seriam aceitávei do ponto de vista humano.
@@simon6725 RUclips censurou meu comentário, mas vou repetir: como se isso não acontecesse no Japão com os próprios japoneses. Já ouviu falar da Yakuza e do desaparecimento de pessoas lá, até japonesas, do nada? Organização japonesa que é envolvida com pr0st1tu1çã0, usura, tráfico de pessoas e de armas e crimes violentos. O pior é que o Japão literalmente até tolera a organização historicamente, se comparado com outros países, tá tudo bem né? Aliás a maioria das vítimas não são japonesas, aí pode, tudo bem se for tr4fic4r e vender 0rgã0s de chineses e filipinos. A mentalidade é atrasada sim, em relação a do ocidente, os caras em pleno século XXI têm mentalidade de pessoas do século XIX. Desconfiam da ciência em vários aspectos, como não confiar em vacina, amargando péssimos números na pandemia, ao mesmo tempo possuem uma cultura repleta de superstições. A cultura de trabalho é absurdamente capeganga e subordinada a patrão (com salário baixo ainda), mulher é propriedade (não respeitam e pagam muito menos, igualdade de gênero péssima para um país desenvolvido), os caras ainda possuem um pensamento meio n4z1 de r4ç4 superior (pseudociências), ainda usam simbolos n4z1 na moda publicamente, possuem forte preconceito contra n3gros e mestiços, qualquer criança minimamente diferente do padrão, mesmo sendo japonesa, na escola é humilhada da pior forma possível, até pelos professores. Enfim, valores como igualdade de gênero, trabalho e vida pessoal, diversidade, imigração, adaptação a mudanças, etc e etc são dignos de um tataravô. E o Japão tá no mapa da fome ainda, mesmo sendo superrico. Nem mencionei que adoram explorar um imigrante em fábricas e serviços deprimentes, pagando infinitamente menos do que seria para um japa, sob condições que nem nos piores países do ocidente seriam aceitáveis do ponto de vista humano. O Japão também nunca se desculpou pelos crimes de guerra absurdos cometidos, nem ao menos liga, e foram coisas que deixariam até os n4z1 de 1945 chocados.
No Japão pelo menos se "sofre" com dignidade,falo isso porque você percebe no dia a dia no Japão que o seu imposto está bem ali empregado e com altíssima qualidade. No Brasil quantas vezes vi blitz pela cidade verificando se o IPVA e licenciamento do carro estão em dia, mas a avenida completamente esburacadas,sinalização quebrada,faixas praticamente inexistente,calçadas e guia sem condições de uso.
E no mundo globalizado, quando vc se isola vc fica pra trás. A China é um bom exemplo disso e aprendeu com seus erros do passado, mas parece que o Japão quer ir por outro caminho.
@@edneydenis7856 O COLAPSO dos eua e europa se deve justamente por causa das imigrações.....de pessoas desqualificadas....rsrsr... Para vcs verem como a imprensa ENAGANA o povo....limitado....rsrsr.
@@edneydenis7856 Os eua de latinos e a europa de árabes e africanos subsaarianos......rsrsr...... Por isso tanto os eua quanto a europa estão em.pleno.COLAPSO.....Rsrsr Imigração desqualificada.....
Só até os EUA permitirem, a ideia é levar as empresas americanas para lá, por causa da mão de obra barata e qualificada, igual eles fizeram com a China no começa da industrialização da mesma, mas aí a China começou a crescer mais quei os EUA e aí os EUA começaram as sanções na tentativa de destruir a economia da China. E não vai ser diferente com a Índia, pois quando aquele país começar e crescer mais que os EUA, os EUA vão tentar destruir aquele país com guerra civil. Anote aí, ainda com o sistema de castas que tem lá, não será difícil para os EUA conseguirem isso.
Enquanto o Japão não pensar no bem estar do trabalhador, pois trabalhar até a exaustão sem direito a férias, sem licença maternidade, a população não vai querer ter filhos.
o fenomeno do brasil eh outro, nao ha industria, as pessoas estao envelhecendo e os jovens nao tem emprego. Eh so ver, por exemplo, uma pessoa q se forma em engenharia civil, certamente vai trabalhar em banco, pois nao tem industria no pais pra gerar mais empregos. Brasil tbm eh o pais com mais advogados no mundo e olha o caos. Enfim, o bananal nao vai pra frente nao.
Eu tinha muita simpatia pelo japão , até enxergar a submissão deles aos eua , fiquei perplexo , EUA bombardeou o país com bomba atômica , é como se o Iraque em um futuro distante se reerguer se e e fizesse o mesmo.
Sim, mas o POVÃO br....assim como a imprensa....agem mais como torcedores do que com a capacidade intelectual para se fazer uma análise simples...😂😢😮😅.
discordo sobre ele não ser o país do futuro... porq o Japão é o modelo antecipado do futuro isso é fato .... porq por o futuro é problema financeiro em relação tanto a mão de obra em relação a natalidade as tecnologias tentando substituir empregos e outras catástrofes vinda da evolução tecnológica em relação em ao consumo ( a tecnologia cria uma competitividade desleal aos trabalhadores e deixa cada um mais pobre e obsoleto causando dificuldades pra consumir..... então sim o Japão é o país do futuro vivendo os problemas do futuro que irá acontecer de qualquer forma pra todos os país no mundo.... porq baixa natalidade e tecnologias substituir mão de obra enquanto empobrece a população..... isso é realidade pelo mundo mas é só olhar o Japão pra ver como o mundo deveria se antecipar pra essas inevitáveis situações....
no caso ser mais ou menos rico não é o que faz o Japão ser um país do futuro...mas sim por ele passar antecipadamente pelas mudanças tecnologias e sociais que país muito grandes vão demorar mais pra passar... então ele está vivendo os problemas que o Brasil vai passar mais talvez daqui mais 5 ou até 10 décadas .... exemplo anos passado tinha uma media de 17 empregos pra cada japoneses em idade produtiva.... mas as vagas eram muito exigente e seletiva com carga horária ruim e as com menos qualificação é de salários extremamente baixos e carga horária execiva.... ou seja japoneses tem empregos mais é difícil encontrar e se manter no trabalho.... isso não é problema no Brasil hoje mais um dia será.... e olha que quase não tem serviço braçal e atendimento devido as máquinas fazer muitos desses trabalhos
@@BRASILEIRO-BrasilBR e o Brasil o que ??? não temos restaurante e mercado com atendimento robótico... não temos mais trabalho que trabalhadores... e não temos uma taxa de natalidade baixa ao extremo enquanto os idosos são maioria e vive até os oitenta com facilidade.... esses são problemas do futuro e o Brasil não tem ainda... temos outros problemas mais de terceiro mundo independente da nossa possibilidade potência financeira mas as coisas que Japão faz pra solucionar os problemas deles ainda são ações futurista pra quase todo o globo.... e não é q condição econômica que faz que representa o futuro o pelo simples fato que o futuro pode ser ruim financeiramente tb .... quando se diz uma país do futuro está se falando de um país que tem inovações e tem problemas que são justamente vindos de dificuldade já superadas.... os problemas do Japão vêm de de dificuldade superadas que geram problemas novos.... nos ainda não superamos esse problemas assim eles estão no futuro em relação a nós.... exemplo a falta de mão de obra pra ser atendente de loja .... essa falta no Brasil não existe porq temos trabalhadores pra isso lá a qualificação dos trabalhadores é tão grande que as pessoas não quer trabalhar com atendimento de loja fazendo criar lojas onde não há ninguém pra atender vc entra escolhe e paga em uma máquina ... isso acontece com eles economizar dinheiro...lá tem excesso de trabalho então vc provavelmente vai trabalhar sempre aí vc consegue economizar... temos uma quantidade mínima de trabalhadores que tem trabalho sempre ... automaticamente dificuldade financeira inviabiliza qualquer poupança.... o Brasil é ótimo em muitas coisas... mas ainda está muito de terceiro mundo
Moro aqui há 5 anos e na minha sincera opinião o Japão está construindo o seu fim desse jeito, ou eles facilitam a entrada de estrangeiros ou esse país vai colapsar em poucos anos, coisa que só não aconteceu ainda justamente por causa dos estrangeiros que aqui trabalham e contribuem com impostos e mais impostos, as pesquisas já mostram que em menos de 2 anos a Índia já irá ultrapassar o Japão nas maiores economias, e a tendência vai ser cada vez mais o Japão cair, o Japão desistiu de inovar e ser protagonista e está ficando pra trás.
Independente de tudo o PIB é um indice que coloca gastos Estatais em saldo positivo, então um pais eficiente que gasta pouco pode ter Pib baixo e povo rico.
foi uma jogada de economia os cara baixaram a taxa de juros pra valores negativos, atraiu milhares de turistas, investimento e startup de semicondutores para e pensar jovem. prefere estar em 3 ou empresas saudaveis e consolidadas no futuro?
10 anos nada kkkkkk vi esses dias uma notícia da NHK que os especialistas já disseram que em menos de 2 anos a Índia já ultrapassa o Japão e a tendência é essa vai ser cada vez mais o Japão ir sendo ultrapassado pelos países
São resistentes para estrangeiros. Sempre serão preconceituosos com isso. Meus pais moraram lá durante 17 anos e nunca mudou. Enquanto não aceitarem isso, o resultado será proporcional.
para os bostileiros de plantão aqui, Japão ainda tá a anos-luz do Brasil, enquanto o país asiático lida com problemas de baixa natalidade, queda de mão de obra e recursos financeiros, o Brasil ainda nem resolveu o problema das favelas e a educação sucateada... Acorda!
COMO BRASILEIRO NETO DE IMIGRANTES TENHO A IDÉIA (HOJE) QUE ELES ESTÃO CORRETOS DE NÃO QUERER IMIGRANTES QUE NÃO SEJAM DESCENDENTES DE JAPONESES...É MELHOR TRABALHAT MAIS DO QUE PERDER A HOMOGENEIDADE DA POPULAÇÃO...É O QUE PENSO!!!
A China já está anos luz a frente do Japão na fabricação de chips, já se especializou na produção de chips de 7 e 9 nanometros, que até a muito pouco tempo atrás só era produzido por Taiwan. O grande objetivo da China é monopolizar, ou no mínimo ser a maior produtora do setor. A chance do Japão voltar a ser a terceira potência é quase zero, e a chance de ultrapassar China e Estados Unidos é 0 mesmo!
Vai não, a China já está desenvolvendo os chips se última geração, e como a China consegue produzir tudo com o preço mais barato não há como o Japão concorrer
Eu fui ao Japão ano passado por conta da não obrigatoriedade de visto para brasileiros! Moro na Suíça e fui de férias com minha esposa, foi um sonho realizado! Quero voltar em breve antes de talvez, pedirem visto novamente. foi uma ação certeira do Japão, facilita demais o turismo! Além disso, foi uma surpresa ver o quão barato é o Japão hj em dia. Ok, eu tenho salário suíço mas mesmo assim é muito barato.
Eu gostaria de visitar o Japão. Não sabia que o visto não é necessário. Interessante. Hoje mesmo estava pesquisando e descobri que o visto é pra 90 dias.
Barato pra ti que ganha em moeda europeia. Pra quem ganha na moeda local é caro pra caramba. Não é atoa que eles reclamam do alto custo de vida no país e o suicídio é alto na classe trabalhadora. O Japão é um paraíso para o turista vindo da Europa, mas experimenta ir lá pra tabalhar. Se tu vier de um país mais pobre, beleza. Você certamente ganharia menos no seu país. Mas vindo de um país mais rico, tipo na Europa? Duvido que a pessoa iria querer trocar.
@@Luiz-w5s eu até ia defender o colega acima, sob um eventual caso de interpretação. Mas ele errou mesmo ao dizer “muito barato”.
De forma alguma é barato.
@@dnm6790 errou pq? É barato pra ela. Até pq ela tá dando a opinião e experiência dela. Ela ñ pode falar por todo mundo.
@@andersonsousa6764 O Iene está desvalorizado. Por isso que o país foi invadido por turistas
como nunca antes visto.
Sobre trabalho, de fato não é como antigamente onde os descendentes ganhavam mais e o Iene era forte por volta de 100~110 o Dólar. Hoje tá uma merreca mandar dinheiro ao Brasil com Dólar a 150 Ienes.
To morando aqui no Japão tem 2 anos... então tenho uma noção melhor para comparar o Brasil do Japão e posto isso nos meus videos aqui no RUclips! De fato o Japão está tendo problemas com natalidade, mas não se tornou um país inviável nem nada do tipo... Só está perdendo o pódio do ranking mesmo... Mas ainda é um país ótimo para consumo e extremamente seguro para se viver! Claro que todo país visa as melhorias, e o Japão enfrentar um desafio desse tipo é bom, principalmente para o povo japonês entender que não poderão viver só de passado, aqui é um país bem parado no tempo, pessoal jurava que era o país da tecnologia e talz, mas o povo aqui usa FAX ainda pra você ter ideia... nas lojas eles usam celular de botão e FLIP... Então essa crise que ta rolando é bom pro povo japonês dar uma acordada e começar a pensar em inovar ou aceitar o destino e perecer! Mas acho que esses novos japoneses que tão nascendo agora vão salvar o país e trazer mais inovação e juventude principalmente pra politica do futuro aqui.
da a impressão q eles perderam a mão com a ideia de manter as tradições, e estão na verdade retrocedendo
@@alanakaryn a questao nao é essa, todo mundo colocando a culpa na natalidade mas isso é a pontinha do iceberg. O japao é um pais muito inovador. so que nos anos 80 os eua colocaram muito dinheiro na coreia do sul, que tb é outro povo muito inovador, e a china é outro pais GIGANTE com povo muito inovador e trabalhador, so que os chineses por mais que teham se desenvolvido muito, com sua populaçao enorme os salarios ainda sao bem menores que no japao, ou seja, a tecnologia chinesa é muito mais barata que a japonesa. O que aconteceu é que o japao é especializado em tecnologia e tem poucos recursos, e agora tem outros concorrentes asiaticos que trabalham12-14 horas por dia, antes era so os japoneses que faziam isso em tecnologia, ou seja, nao é tudo culpa do japao, é o cenario mundial que mudou
@@KS-yn5zw e agr esta surgindo outros asiaticos nao e apenas China, Coreia do Sul e Japao.
eu concordo totalmente, mas vamos combinar que os japoneses tb não ajudam, principalmente com suas politicas que dificultam muito a imigração, que no fundo vai esbarrar de novo nas tradições e em manter uma certa 'pureza' do povo japones@@KS-yn5zw
@@alanakaryn E nem deveriam, vi ontem no instagram o video de um norte americano pixando no japao, roubando nos mercados pq os seguranças nao vigiam devido a confiança mutua. Infelizmente se o japao abrir as fronteiras vai ter que perder sua propria identidade de confiança no coletivo, pq no esto do planeta as pessoas nao sao educadas dessa forma
No meu primeiro emprego no Japao em 1991, o salario era 1200 ienes por hora e uma lata de Coca cola custava 100 ienes na maquina. Ano passado meu filho começou trabalhar, o salario dele e 1200 ienes por hora e a lata de Coca esta 130 ienes na maquina. Previdencia e sistema de saude obrigatorio come uns 15% do salario, tres meses no ano tem feriado de uma semana, um pesadelo pra quem ganha por hora trabalhada. Imposto municipal na casa dos 180 mil ienes por ano. O Japao estabeleceu limite pra horas extras, geralmente abaixo de 45 horas extras por mes. Salario bruto de 300 mil com 15% do Shakai vira 260 mil, em mes de feriadao vira 200 mil. Aluguel de apartamento barato 35 mil + agua, luz , net, gas, cel= 80 mil se for barato. Mais 15 mil por mes do imposto municipal da quase 100 mil de despesa basica, vc ja começa o mes devendo 100 mil ienes, sendo que em tres meses do ano o salario vai ser 200 mil livre.
Caraca man resumiu a vida do peão aqui 😅
O que mais me impressiona nesse seu comentario é que apos 30 anos sem crescimento economico o preço da lata de coca subiu so 30 ienes. Em qualquer outro lugar do planeta 10 anos sem crescimento seria o apocalipse social. Mo0ro nos eua e os salarios aqui sao muito mais altos, mas 10-15% do teu salario é aluguel, nos eua é metade do salario, por isso que tanto imigrante divide a casa em 6,8
Até que o preço da coca se manteve bem aí. Nos anos 2000 dava para comprar um fardo de coca cola por apenas 8 reais e 10 centavos. Hoje só uma garrafa vale muito mais que isso kkk
Pode estar pior que antes, mas ainda assim é muito melhor que aqui no br e em grande parte do mundo. Ate em países desenvolvidos. Com um salário mínimo em muitos lugares ate aqui no br vc nao consegue nem pagar o aluguel
@@nickbernardo9422 Mas tu lembra quanto era o salário mínimo na época?
1/3 da população japonesa tem mais de 65 anos? Caramba, é muita gente😮
Os velhinhos daqui são fortes, mesmo depois de aposentados muitos continuam trabalhando.
@@ptshi1462: Mas não consomem tanto quanto os mais jovens. A demanda interna japonesa é deprimida por este fator. E sem demanda suficiente não há incentivo para se aumentar a produção. E o investimento produtivo. Resultado: estagnação econômica com forte viés de declínio.
É por isso que o Japão está empregando imigrantes, mas é difícil viver lá ❤
Será o Brasil em 30 anos
@@CatãooCensor Só se brasileiros se mudarem em massa para lá. Se a cultura se mantiver inalterada, não tem como replicar o Brasil.
Lembro-me de uma experiência em 2010, quando estava saindo com uma jovem que era socialista. Na época, ela me levou a uma palestra, onde o palestrante discutiu como o poder de compra da população mundial diminuiu desde os anos 80, levando as pessoas a terem menos filhos. Ele também abordou a situação dos setores primários da atividade econômica, apontando para salários mais baixos e uma crescente demanda por mão de obra menos especializada. Além disso, recomendou aos alunos que se preparassem em tecnologia ou para concursos, pois previa uma escassez de oportunidades de emprego no futuro. Mencionou ainda que a prostituição e o consumo de drogas tenderiam a aumentar. Surpreendentemente, muitas das previsões feitas por esse palestrante se concretizaram.
Estamos tão imersos em nossa rotina que muitas vezes deixamos de enxergar a realidade ao nosso redor. Atualmente, é preocupante observar o aumento de jovens envolvidos na prostituição virtual e o crescente número de pessoas muito jovens recorrendo a antidepressivos. Antigamente, era possível conseguir emprego apenas com o ensino médio, e em muitos casos, até mesmo com o ensino fundamental, sem que isso fosse questionado nas entrevistas. Hoje, porém, deparamo-nos com uma abundância de graduados, pós-graduados, doutores e profissionais tão especializados que muitos optam por deixar o país em busca de melhores oportunidades.
Muito bom seu comentário. O que me faz pensar se esse nosso modelo econômico ainda é viável. E quando tempo ainda temos até tudo colapsar.
A perda do poder de compra só tem um culpado o governo, a emissão de moeda em conjunto com medidas de intervenção estatal na economia destroem o poder de compra da moeda que é emitida pelo próprio governo, com o desenvolvimento de novas tecnologias vem a necessidade de profissionais mais capacitados, o brasil fez o caminho inverso ao do mundo desenvolcido ao cair na lorota do socialismo no início dos anos 2000, o futuro do brasil está selado, resta a cada indivíduo buscar se proteger da falência do nosso país, já estamos sentindo isso e no final a pressão de arrecadação estatal só vai aumentar até levar o país a um ponto de inflexão, a diferença do japão para o brasil é que os japoneses aumentaram seu pib durante as décadas seguintes graças aos avanços da tecnologia que permitiram as empresas japonesas peoduzirem mais com menos, os trabalhadores japoneses estão entre os mais produtivos do mundo, ao contrário do brasil.
@@gilmarsilvadossantos9674acho que já não temos muito tempo.
nao sao previsao, sao dados
Estive no Japão mês passado, em julho. Quando vejo a educação dos japoneses, o foco, as cidades limpas, a consciência coletiva, tudo bem preservado, a eficiência, o respeito, por isso o Japão ainda tá bem mais vitorioso que muitas nações por aí.
Esse modelo de ranqueamento de países por crescimento econômico é insustentável, o crescimento econômico contínuo é uma falácia de economistas, o ranking mais prudente é o iDH, mas no mundo onde o que se mede e valoriza é apenas q quantidade de poder econômico, a corrida do PIB é valorizada por meios de comunicação e governos, isso está nos levando para o buraco climático. O Japão pode não ser mais a potencia econômica de antes, mas oferece o básico para sua população, zero violência, saúde, educação e moradia.
Ranking de pib realmente não tem muita relevância, país grande tem pib grande, mas crescimento tem importância sim, o pib é soma do valor tudo que foi produzido em um ano, se o pib está diminuindo a população está ficando mais pobre, consequentemente o IDH também vai diminuir.
Assim como um país pobre leva muito tempo para ficar rico, um país rico leva muito tempo para ficar pobre, mas se está tendendo para isso, uma hora ele vai chegar.
Concordo 100%
Concordo! IDH tbm é um bom índice. Mas para riqueza propriamente dita, o poder de paridade de compra e o grau de liberdade econômica refletem melhor.
@@raelfernandesturatti5399Desastres, guerras e até crimes aumentam o PIB, por outro lado qualidade de serviços e esmero no atendimento público que as empresas praticam não contribuem em nada para números do PIB. Japão tem pouco dos primeiros e muito dos segundos.
Nem PIB e nem IDH, deve-se analisar ambos, também o PPC, Pib Per-Capita e Coeficiente de GIni. Os EUA cai em vários deles, por ser um país muito violento.
Gosto muito do Japão, amo o anime Akira, produzido na década de 80 por lá, eles revolucionaram a animação.
era muito novo no fim dos anos 80 e começo dos 90 mas lembro bem como o Japão era visto por muitos como a nação que ultrapassaria os EUA em termos de PIB
Uma ilha, sem participação em outros continentes, uma população pequena, como podia dar certo?
@@lenilsonmoutinho6386 população pequena?122 milhões em 1990 não creio que seja pequena, o problema foi a queda na taxa de natalidade, se tivesse mantido uma taxa de natalidade normal provavelmente hoje estaria em 150 A 160 milhões
O japão é um país pequeno, carente de matérias primas; nao tem petróleo, nao tem grandes áreas agricultáveis, não tem grande áreas para criação de animais, tem uma população muito envelhecida. Me surpreendo estar no top 10.
O JAPÃO têm o mais importante: material humano de QUALIDADE....que é o que falta ao br.....
O Japão foi um projeto norte americano. Hoje não tem mais utilidade, por isso tá caindo.
@@rafaeldossanraFoi??? Hahahahahah....Só os TONTOS ACREDITAM NISSO...kkkk.
@@rafaeldossanra FANTASIA CRIADA pelos ianques...kkkkk...só muito ingênuos acreditam nisso ....
@@rafaeldossanra Algo que ninguém tem a coragem de falar pois, quebra as narrativas fantasiosas espalhadas pelos eua......
Nem sempre, sendo o maior é o melhor.
Tem país pequeno com excelente qualidade de vida.
Exato...logo mais a India se torna a quarta ou até o terceiro maior PIB. Dae pergunta pra 10 pessoas qual país preferiria trabalhar e morar Japão ou India???
Cuba , por exemplo !!
Faz o L
@@TheAtsurise sentiu ofendidinha, cachorrinho de estadunidense?
@@TheAtsuri depende de qual área
O problema é que o Japão era um dos maiores exportadores de tecnologia do mundo, mas com a chegada da china, vendendo produtos tecnológicos com um preço mais barato acabou prejudicando o Japão, e o Japão não tem comoditis pra exporta, eles ficaram sem alternativa
Boa análise, realmente antes haviam muitos eletrônicos japoneses por aqui, de diversas marcas de lá.
Só que não há só a China. A concorrência ampliou com a entrada da Coreia do Sul, Taiwan, Vietnã e Singapura.
@@hawkinsdavidmarques Taiwan tbm é China
@@thiago5372
É China mas produz independente do país continental.
@@thiago5372se fosse China não se chamaria Taiwan, Taiwan é Taiwan
Era interessante aquele tempo em que se aceditava que o Japão se tornaria maior que os EUA. Os pais colocavam os filhos na aula de japonês pois acreditavam que ele seria a principal influência das próximas décadas.
Hoje é a vez do Mandarim usahuashuas
@@Anonimousxz e amanhã será indi (lingua da Índia).
Lá não se fala ingles?@@antoniopaduamorais9611
@@antoniopaduamorais9611eu colocaria a corea do sul
Indiano fala inglês tá bom já@@antoniopaduamorais9611
Aguardando o brasileiro médio, especialista em: ciências econômicas, geopolítica, núcleo de estudos asiáticos e doutorado em todos os assuntos possíveis... Vir aqui dar a sua análise sobre esse ocorrido.
EXATAMENTE. Obs: sou professor de Geografia.
O negócio é o seguinte Thais, os japas tem que dá um tempo com o Playstation e transar um pouco pra variar né...E de resto se resolve.
Abraço👍🏾
Sobe de novo para terceira posição se o Iene porventura voltar a ¥130 o Dollar.
Hoje está a ¥150
Sou um reles medíocre como todos q comentaram no vídeo e só vi mesmo notícias que a dívida externa deles é uma ou se não a maior do mundo
@@Dalest22Nada a ver.
A Coreia do Sul adota a mesma postura e a economia vai bem e olha que a taxa de nascimento é menor que a do JP.
Para nós estidantes de economia há dois países demasiadamente interessantes de serem estudados, Japão (tinha tudo pra dar errado, mas deu certo) e Argentina (tinha tudo pra dar certo, mas deu errado). Ótimo vídeo 👏🏽
"Existem quatro tipos de países: os desenvolvidos, os subdesenvolvidos, o Japão, e a Argentina" - Samuel Kuznets
@@TheEconomist-tx7lp exatamente, apenas ressaltei as características únicas do Japão e da Argentina 😊
@@TheEconomist-tx7lp e o Brasil se juntou a argentina, temos dois nessa categoria agora
@@TheEconomist-tx7lp O Japão é desenvolvido no entanto.
@@TheEconomist-tx7lp e tem o Brasil. Kkkkk
Obrigado Suzuki, muito, muito bom!
Esqueceu de citar a alta dependência em petróleo importado. Matriz energética ficou pior depois do acidente de Fukushima.
Excelente matéria!
"Se isso é estar numa pior o que será estar bem né? "
Quando se vive no luxo qq queda ja é horrivel, o que é o caso do Japao.
leiam sobre o acordo de plaza, onde os eua queriam desvalorizar o dolar, o que prejudicou a competitivadade japonesa que nunca mais foi a mesma, a quem diga que o japão foi sabotado.
Japão, França, Reino Unido e Alemanha Ocidental, justamente os países que ameaçavam a hegemonia norte americana. O Japão foi o mais prejudicado deles.
A alguns anos atrás os EUA tentaram obrigar a China a valorizar o Yuan, mas sem sucesso, com os chineses eles não podem fazer muita coisa
Sim, e foi, todo mundo sabe disso. É por isso, que existe aquela frase: Ser inimigo dos EUA é perigoso, mas ser amigo pode ser fatal. Os EUA estão fazendo o mesmo com a Alemanha. Estão destruindo a economia e industrialização daquele país.
Moro no Japão há mais de trinta anos e a gente pode sentir na pela, como o Japão ficou pobre e envelhecida, na zona rural isso é bem visível, as casas e fazendas abandonadas, a mata tomando conta de tudo, o mais bizarro é o retorno da natureza, onde muitos animais silvestres começam a ocupar esse lugares, o que se tornou comum muito ataques de ursos, o ano passado bateu o recorde de ocorrências nas zonas rurais e até em cidades grandes.
Estagnação economica desde 1990, retração populacional sem gente para produzir riquezas a queda é iminente.
Japão não é um país a ser subestimado.
Ótima Análise !!!
É surpreendente essa notícia!
A população do Japão envelheceu muito. Tem baixa taxa de natalidade. Sem falar que o tradicionalismo japonês, (que apesar de ser um país altamente tecnológico) as vezes esse tradicionalismo atrapalha muito o desenvolvimento. Só pra pontuar,eles ainda usam os aparelhos de DVDS e passam fax. Mesmo assim,penso que eles perderam o terceiro lugar na economia mundial, mais por méritos dos alemães, do que por demérito deles.
O que eu mais gosto do Japão é isso, eles mantém a tecnologia dos anos 2000 misturando com o futuro, tem uma vibe meio nostalgia
@@KaijuHell Entendo seu ponto de vista. Porém, imagine você trabalhar em uma empresa,e precisar passar um fax,ao invés de uma mensagem instantânea. Atrasa muito os processos. E essa é uma das questões que cedo ou tarde eles vão precisar resolver.
@@KaijuHellNão é a toa que o Japão hj tropeça nas novas tecnologias como Celulares e notebooks, perdendo feio até pra Coreia da Sul. Estão presos as tecnologias de sua epoca dourada.
@@edneydenis7856 A Coreia tomou o lugar do Japão
Tecnologia não tem nada a ver , e sim o conservadorismo
*O PIB do Japão foi positivo...e a Bolsa de Valores bateu o recorde histórico...o país está adquirindo a usina americana U.S Steel...assim tornando-se a maior do mundo...e está investindo pesado no setor de semicondutores...passando a dominar um nicho substancial desse setor...fora o avanço na área energética no desenvolvimento de hidrogênio...e são os únicos com tecnologia própria para a possível mineração de asteroides no futuro próximo...Os Japoneses são os maiores credores do mundo...ou seja...todos devem a eles...Em suma...eles continuam em terceiro lugar...pois a economia real da china encolheu...já na questão de avanço cientifico...o Japão é a Primeira Potência Tecnológica Mundial...não tem para mais ninguém depois deles...(O maior aliado Americano.)*
Eu moro no Japao ha' anos e esta semana me veio uma pergunta intrigande na minha cabeca: Porque no Brasil os alimentos sao muito mais baratos e fartos comparado com o Japao, mas comer em restaurantes no Brasil e' muito mais caro do que no Japao? Sendo que os funcionarios que trabalham em restaurantes no Japao ganham dez vezes mais do que no Brasil? Why?
Clt, imposto, salário baixo, gasolina cara
@@FunchoSantiago e terras, produtos agropecuários são baratos por conta de muitos produtores
pq nós exportamos alimentos como fonte primaria de renda, mas literalmente todo o resto se torna caro por não temos exportação de produtos de alto valor agregado. alem do setor de agricultura preferir encarecer os produtos exportando tudo e deixando nenhuma reserva nacional.
Mas nas feiras e supermercados os alimentos sao mais baratos do que no Japao. Por isso comer em restaurantes no Brasil deveria custar bem menos do que no Japao. Sera a tal da "oferta e procura?" @@whyitmatters6906
Os restaurantes aqui são caros porque ainda existe aquela mentalidade elitista da exclusão. É como dizem, temos uma elite do atraso. Basta ver o alvoroço da indignação quando o pobre também passou a andar de avião.
Bom, pelo menos nos comércios populares enchemos a bucha com os "podrão".
Serei eternamente grato a você, você mudou toda a minha vida e continuarei pregando em seu nome para o mundo inteiro ouvir que você me salvou de uma enorme dívida financeira com apenas um pequeno investimento, obrigado Nicole Brusher
Estou surpreso que você tenha mencionado Nicole Brusher aqui. Eu a conheci em uma conferência em 2018 e temos trabalhado juntos desde então.
O que mais me impressiona em Nicole Brusher é como ela explica o conceito básico de vitória antes de permitir que você use seus sinais de negociação. Isso ajuda muito a garantir negociações vencedoras.
Sou novo nisso, por favor, como posso contatá-la?
Ela está no telegrama
@Brusherfx
O vídeo é muito bom, e traz problemas sérios que o Japão precisa enfrentar. Entretanto, vale ressaltar que esse ranking que recorrentemente é citado não é a melhor maneira de comparar PIBs dos países. Quando você converte o tamanho de uma economia medida em moeda nacional e apenas converte para o dólar você desconsidera que o câmbio é volátil e que ele não reflete necessariamente a paridade de poder de compra das economias. Pense em quando o Brasil tinha o real 1 pra 1. O PIB medido em real daria o mesmo valor que o PIB medido em dólar. Agora imagine que pouco tempo depois o câmbio fica 3 reais para 1 dólar. O cálculo muda completamente e economia brasileira em dólar despenca e portanto cai nesse ranking. Acontece que o PIB busca medir produção de bens e serviços e não é razoável pensar que a economia brasileira despenca 200% quando ocorre uma desvalorização da nossa moeda. Por isso que é preciso comparar com o PIB de poder de paridade de compra.
E tem q considerar o tamanho da população tambem em conta, pq é muito mais facil uma população como a china ou india estar em um patamar alto no ranking.
Pib paridade de poder de compra inflaciona o valor de atividades economical tipicas de países subdesenvolvidos, como faxina, porteiro, etc.
Chega ao ridiculo da economia da russia e indonesia estarem no mesmo patamar de japao e alemanha por essa metodologia
PIB absoluto ainda é a melhor maneira de medir o tamanho e competitividade de uma economia
@@paulopaolo623 verdade. Porém essa é a segunda distorção entre as economias. Por isso é importante fazer uma cesta de produtos que reduza essa distorção, escolhendo produtos mais homogêneos entre as economias, algo que é difícil. A The Economist usa o Big Mac por exemplo, comparando o preço dele em cada país. Mas te garanto que comparar por PIB absoluto não é a melhor maneira, pela própria razão que tu citou e pela a volatilidade do câmbio. Na verdade o próprio FMI diz que esse ranking que compara PiB absoluto entre países apenas a partir da taxa de câmbio não pode ser visto com uma comparação de volume de produção. Que é exatamente a função do PIB.
3:47 - Não quero ser ruim, mas infelizmente a Aposentadoria uma hora quebra e não terá pra ninguém.
Na China, Índia e Chile são países que não a Aposentadoria (INSS aqui no Brasil). Nesses países cada cidadão tem que guardar dinheiro ao longo da vida para poder descançar na velhice.
O certo é esse,cada um com o proprio dinheiro fazendo oq bem entende
@@thiagovieira9377no Brasil a gente não tem educação financeira nenhuma pra isso, tem que ser uma disciplina obrigatória essa, que seja no ensino médio por exemplo.
@@LucianGustavo é mas com disciplina ou n financeira, n muda oq deveria ser. Na verdade o fato de n ter essa disciplina é o motivo deles fazerem um sistema podre como esse, pq o povo n acorda percebendo seu dinheiro sendo levado.
@@LucianGustavoacho que antes de vir a educação financeira, tem que prover pra população um salário médio que der pra guardar dinheiro depois de pagar o supermercado, luz e água
Mano, saí de um vídeo de japoneses morando em cápsulas e cai num vídeo que começa falando que o país atende as necessidades da população. Até o barril de Diógenes era mais digno.
E esses casulos são bem disputados por lá.😢
@@-LexLuthOr será que cabe a mulher holograma ou a inflável?
A Alemanha parece uma fênix, sempre se levantando das cinzas.
Enquanto o Japão cresceu 1,9% em2023, a alemanha encolheu 0,3%....fênix 😂😢😮😅😊.
POVÃO br ADORA ser ENGANADO....se ilude com as notícias...a questão é que o iene caiu quase 10% momentaneamente frente ao dólar....nada de Alemanha ter superado o Japão como a imprensa está festejando 😂😢😮😅😊
A Alemanha está cada vez mais em colapso...até porquê, sua população está sendo substituída pelos TURCOS e árabes 😂😢😮😅
A Alemanha é TÃO fênix que a crise social em decorrência da substituição de sua população pelos árabes só a está levando a COLAPSO....rsrsr.
Na real o Japão e a Alemanha vão mal ultimamente, mas o asiático levou a pior ultimamente kkkkk
O máximo que podemos fazer é orar e pedir pra Jesus ajudar a economia do Japão 😔🙏🇯🇵⛩️🏯
O país ficou velho. Literally
Se não me engano o primeiro país do mundo a surgir é o Japão. Já é velho faz tempo 😅. São velhos em todo.
@@EnnioSousaele ta falando das pessoas de la
@@thiagovieira9377e ele só citou uma curiosidade
@@Fairy_Marin q n faz muito sentido pro topico
@@EnnioSousa Japão foi o primeiro asiático, o primeiro país a surgir foi São Marino
A busca da perfeição da qualidade pode ter feito a inovação ser mais lenta contribuindo p queda na participação de novos produtos
5:05 no ponto 3 ele fala que o custo de vida está aumentando e fala também na inflação zero e deflação que é a redução dos preços, vá entender🤔
O salario medio da população cai, enquanto os preços se mantem o mesmo. Além disso, teve um aumento nos impostos, o que não aumenta na inflação mas impacta no custo de vida. O Japão passou de 5% para 10% e agora querem 15%.
Tem um japa aí nos comentários que disse que recebia 1200 pilas mês e pagava 100 pilas na coca lata.
Hoje o filho dele recebe 1200 pilas mês e paga 130 na lata de coca.
Busca aí que ele tem mais informações
Muito bom.
"Há uma forte desejo de preservar a homogeneidade étnica como forma de coesão nacional" sem eufemismo, isso teria outro nome... Não é a toa que eram aliados da Alemanha na segunda guerra kk
tem algo de errado em querer preservar sua cultura?
Algumas populações no mundo tem costumes estranhos que estraga o desenvolvimento da nação, No caso do Japão esse negócio de geração perdida, alguns ritos empresariais, essa repulsa por pessoas imigrantes, acho que tudo isso travou o Japão.
As reportagens da BBC sempre com qualidade acima da média.
O BRICS vem aí, bb. 🇧🇷🇷🇺🇮🇳🇨🇳🇿🇦
Oq é o brics? No q ele mudou a economia dos países pertencentes? Brics ainda é uma ideia vazia q só tem força por causa de índia e china
Ahh tá de brincs né kkkk
Isso me fez lembrar quando fui visitar meu avô. Ele colocou a mão dele no meu ombro e disse muito emocionado: Meu neto, nesse mundo algum dia você pode ter certeza de que as pessoas, mesmo com muitas coisas pra fazer, elas ainda vão perder tempo lendo o seu comentário !
😂😂😂😢😂😂
E não é que ele acertou mesmo? (fui a prova disso 😂)
😂😂😂😂
Extra, extra! 36 pessoas enganadas!
😢 ❤
Legendas, por favor
Pesquisem aí: acordos de Plaza. A economia japonesa foi boicotada pelos EUA num momento em que o Japão já era cotado para ser a maior economia do mundo
Pronto.....tudo é culpa dus americanus feius , bobus e malvadus 😂
@@richardrafael3946 brother, você chegou a pesquisar o que foram os acordos de Plaza?
Vou ver
O Japão aceitou um acordo que valoriza sua moeda, inconsciente esquecendo que seu mercado dependia de produtos baratos.
Veja bem, Alemanha fez mesmo acordo e sua economia continuou crescendo.
Além disso, que Japão perdeu guerra comercial na Ásia para China.
Estados Unidos não foi causa, mas teve um efeito.
Do segundo 0:50 ao minuto 1:10, só nesse breve espaço, já acabou com o Brasil.
Ser inimigo dos EUA é perigoso, mas ser seu amigo pode ser fatal.
Exatamente, os americanos sao agressivos e narscisistas. Ja trabalhei c esta raça no setor de TI. Trabalhei c alemaes e Russos tb, um pessoal mais normal q estes americanos agressivos.
Os japoneses preferem lidar com os problemas demográficos mantendo sua coesão social do que contando com imigração em massa. São bem inteligentes e estão construindo seu progresso do amanhã
Esse orgulho e preconceito está sendo a ruína do Japão hj. A Índia é a próxima a passar a economia deles.
@@edneydenis7856 a imigração em massa e sem controle está sendo a ruína de tantos outros países. No fim das contas não existe certo ou errado, existem consequências graves com ambas as soluções.
@@edneydenis7856
India 😂😂 país mais perdido que cego em tiroteio justamente pelo seu problema social cultural
Nao é bom ter varias crenças em um país desavenças e baixa produtividade atacam!
Moro aqui há 5 anos e na minha sincera opinião eles estão construindo o seu fim desse jeito só se for, ou eles facilitam a entrada de estrangeiros ou esse país vai colapsar em poucos anos, coisa que só não aconteceu ainda justamente por causa dos estrangeiros que aqui trabalham e contribuem com impostos e mais impostos, as pesquisas já mostram que em pouco tempo a Índia já irá passar o Japão nas maiores economias, e a tendência vai ser cada vez mais o Japão cair, o Japão desistiu de inovar e ser protagonista e está ficando pra trás.
@@pedrobruno7055 você só foi praí em primeiro lugar porque os japoneses construíram um país onde é possível ter uma vida digna e uma sociedade com inúmeras vantagens sobre o Brasil por exemplo, entre elas a segurança pública. Não fosse isso você não teria ido ao Japão imagino, assim como não foi pro Congo por exemplo.
Na cabeça dos japoneses (e eles não estão errados nisso) abrir a porteira para imigrantes com baixa qualificação e pouca adaptabilidade cultural e social em grande quantidade irá destruir a coesão social do país, e isso é mais importante do que a economia, que pode ser regulada e reinventada de inúmeras outras formas.
Sou um grande fã do Japão, da cultura (incluindo animes, é claro), da tecnologia e da educação do povo japonês. Mas pq em 7:46 o texto data tá em português?
Não é português, só está em caracteres ocidentais para melhor entendimento de todos.
Tá em português mesmo. É possível que esse painel mostre a data em várias línguas. Não creio que seja data, dados em inglês, porque há o dia, mês e ano logo à frente.
Na verdade, ano, mês e dia
Estude a história do Japão e como ele tratava seus vizinhos durante a história, e você verá que só é fã por domínio cultural, o que a Koreia está tentando fazer hoje exportando em massa seus doramas.
@@marcos_parra na vdd eu já sabia disso, q os coreanos foram escravizados por japoneses, inclusive existia uma ilha pra onde eram enviados pra trabalho forçado. O fato é q o Japão não é assim há mt tempo. Se pegarmos a Alemanha como exemplo, msm com o holocausto e todo passado sombrio, hj eles são um povo menos racista q o Brasil, q tem uma enorme população negra.
Exatamente...
Cuidar primeiro de si mesmo é fundamental.
É caso habitual deixar tudo para cuidar do problema dos outros.
Que loucura.
Japão não é mais sinônimo de tecnologia faz anos . Não há nada de novo que o Japão criou e se desenvolveu…
Opa opa opaaaaaaa! Taiwan tem a maior longevidade da ásia e uma das maiores do mundo, com 88 anos para 2023. E entre o segundo e terceiro IDH da ásia (geralmente a Singapura consegue ficar em primeiro). Muitas empresas que você procura sobre start up e outras que estão na frente do mercado não são chinesas, mas sim taiwanesas! E mesmo mistas entre Taiwan e China. São informações tão massivas e importantes, que não podem deixar de ser mencionadas logo de cara. Apesar de saber que vocês estão nem aí para isso, mas pelo menos as pessoas que estão a ver o vídeo podem estar conscientes dos fatos. 😊
Oxe, mas Taiwan é China!
Pq o Japão caiu? Dívida extremamente alta, queda de população, custo de vida extremamente alto.
O que falta pro Japão se consolidar como uma potência mundial em todos os sentidos, é apenas um território maior, mesmo sendo apenas uma ilha ele tem esse poder todo, imagina com um território do tamanho da Austrália por exemplo
@@P.Belitz eu falei "do tamanho da Austrália" e não "na Austrália" kkkkk
Com uma terra maior teriam mais agricultores, e a mão de obra mais barata pra agricultores são filhos, então...
@@gd9721Esse modelo de produção não é considerado o ideal em país nenhum.
Não fala isso, se não eles vão querer invadir novamente a China, a Coreia, o Vietnan, as Filipinas...
@@lowsby mas da certo, é o que fez a população do sul do br crescer e é o q está fazendo a da África crescer
Paun ocu
Respondendo: porque sem o "empurrãozinho" do capitalismo que desejava combater o comunismo na Ásia, fica mais difícil.
Por que o Brasil consegue sempre estar na lista das 10 maiores economias, mesmo com a maior parte da população sempre na mesma vida miserável?
Quando se rouba dinheiro de 200 milhões de pessoas a consequência é muito dinheiro.
concentração de riquezas
Macro economia falam, ou seja números bons das grandes empresas, mas que lamentavelmente hoje não são reflexo da realidade da grande maioria dos brasileiros..
isso é pouco 10 maiores economias porem pib per capita pifio, Brasil é um país pobre
número da população. tem uma das maiores do mundo.
Só existe crise, recessão, inflação, deflação, etc. para pobres. Ricos nem sabem o que é isso.
Porque os pobres que mantém os ricos.
Fez o caminho oposto🤔🤔🤔 da China e Índia que juntas somam + de 2bi de almas ....
O jeito é gratificar com bônus relevantes o aumento urgente da taxa de natalidade pra tentar frear o desastre e Incentivar o consumo ... A coisa é complicaaaaada!!!
Situação demográfica da China é ainda pior do que a do Japão
O mundo esta acabando e acho que a população deveria diminuir urgente.
Não tem como o planeta aguentar tanta gente querendo consumir tudo o que puder.
A população chinesa já está no mesmo caminho, já parou de crescer e já foi ultrapassada pela Índia que também vai estar em mesmo caminho.
SALMOS 62:1-2 🍂
A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.
1:06 só se você considerar que morar num armario é sinonimo de "necessidade bem atendida"
va conhecer o pais antes de repetir coisa de video sensacionalista de internet. Eu ferrado na década de 90 morava numa casa de 80 m2 la.
Japão e Alemanha perderam uma guerra total e ainda são grandes potências econômicas . Incrível.
Para resolver o problema econômico de forma rápida, a imigração ajudaria, porém ao custo de mudar a cultura do Japão, pois a introdução massiva de população diferente da japonesa gera sim mudança cultural.
Então talvez os japoneses não queiram ver o Japão se tornar outra coisa.
Outra forma de resolver isso é os próprios japoneses terem mais filhos, mas geralmente com um alto grau de esclarecimento a tendência é diminuir o número de filhos, então é um desafio que eles devem resolver
Nem precisava abrir escancarado pra imigração tá ligado mas incentivar e facilitar um pouco já ajudaria muito eles além de incentivar o povo de lá e os imigrantes a terem filhos
Japonês preferem a falência do que vê seu povo miscigenado.
Veja o que está acontecendo na França e Suécia.
todo mundo colocando a culpa na natalidade mas isso é a pontinha do iceberg. O japao é um pais muito inovador. so que nos anos 80 os eua colocaram muito dinheiro na coreia do sul, que tb é outro povo muito inovador, e a china é outro pais GIGANTE com povo muito inovador e trabalhador, so que os chineses por mais que teham se desenvolvido muito, com sua populaçao enorme os salarios ainda sao bem menores que no japao, ou seja, a tecnologia chinesa é muito mais barata que a japonesa. O que aconteceu é que o japao é especializado em tecnologia e tem poucos recursos, e agora tem outros concorrentes asiaticos que trabalham12-14 horas por dia, antes era so os japoneses que faziam isso em tecnologia, ou seja, nao é tudo culpa do japao, é o cenario mundial que mudou
Como abordado no vídeo, não é um fator exclusivo, mas é um ponto interessante a se olhar, como um país tão desenvolvido tecnologicamente e aberto às mudanças que isso gera, ser tão fechado a questões migratórias
É porque embora a tecnologia seja avançada, a mentalidade é hiper atrasada.
não é de se estranhar que os japoneses queriam uma limpeza étnica em toda a ásia por se acharem uma ''raça superior'' e foram aliados dos nazistas justamente por terem essa visão semelhante
@@gustavol2977a mentalidade é diferente, nao atrasada, eles nao querem atentados como oque acontece na França acontecendo lá, tbm n querem pracas publicas infestadas de pedintes e golpistas como são as de Paris
@@simon6725 como se isso não acontecesse no Japão com os próprios japoneses. Já ouviu falar da Yakuza e do desaparencimento de pessoas lá, até japonesas, do nada? Organização japonesa que é envolvida com prostituição, usura, tráfico de pessoas e de armas e crimes violentos. O pior é que o Japão literalmente até tolera a organização historicamente, se comparado com outros países, tá tudo bem né? Aliás a maioria das vítimas não são japonesas, aí pode, tudo bem se for traficar e vender órgãos de chineses e filipinos. A mentalidade é atrasada sim, em relação a do ocidente, os caras em pleno século XXI têm mentalidade de pessoas do séxulo XIX. Desconfiam da ciência em vários aspectos, como não confiar em vacina, amargando péssimos numeros na pandemia, ao mesmo tempo possuem uma cultura repleta de superstições. A cultura de trabalho é absurdamente capeganda e subordinada a patrão (com salário baixo ainda), mulher é propriedade (não respeitam e pagam muito menos, igualdade de gênero péssima para um país desenvolvido), os caras ainda possuem um pensamento meio neonazi de raça superior (pseudociências), ainda usam simbolos nazi na moda publicamente, possuem forte preconceito contra negros e mestiços, qualquer criança minimamente diferente do padrão, mesmo sendo japonesa, na escola é humilhada da pior forma possível, até pelos professores. Enfim, valores como igualdade de gênero, trabalho e vida pessoal, diversidade, imigração, adaptação a mudanças, etc e etc são dígnos de um tataravô. E o Japão tá no mapa da fome ainda, mesmo sendo super-rico. Nem mencionei que adoram explorar um imigrante em fábricas e serviços deprimentes, pagando infinitamente menos do que seria para um japa, sob condições que nem nos piores países do ocidente seriam aceitávei do ponto de vista humano.
@@simon6725 RUclips censurou meu comentário, mas vou repetir: como se isso não acontecesse no Japão com os próprios japoneses. Já ouviu falar da Yakuza e do desaparecimento de pessoas lá, até japonesas, do nada? Organização japonesa que é envolvida com pr0st1tu1çã0, usura, tráfico de pessoas e de armas e crimes violentos. O pior é que o Japão literalmente até tolera a organização historicamente, se comparado com outros países, tá tudo bem né? Aliás a maioria das vítimas não são japonesas, aí pode, tudo bem se for tr4fic4r e vender 0rgã0s de chineses e filipinos. A mentalidade é atrasada sim, em relação a do ocidente, os caras em pleno século XXI têm mentalidade de pessoas do século XIX. Desconfiam da ciência em vários aspectos, como não confiar em vacina, amargando péssimos números na pandemia, ao mesmo tempo possuem uma cultura repleta de superstições. A cultura de trabalho é absurdamente capeganga e subordinada a patrão (com salário baixo ainda), mulher é propriedade (não respeitam e pagam muito menos, igualdade de gênero péssima para um país desenvolvido), os caras ainda possuem um pensamento meio n4z1 de r4ç4 superior (pseudociências), ainda usam simbolos n4z1 na moda publicamente, possuem forte preconceito contra n3gros e mestiços, qualquer criança minimamente diferente do padrão, mesmo sendo japonesa, na escola é humilhada da pior forma possível, até pelos professores. Enfim, valores como igualdade de gênero, trabalho e vida pessoal, diversidade, imigração, adaptação a mudanças, etc e etc são dignos de um tataravô. E o Japão tá no mapa da fome ainda, mesmo sendo superrico. Nem mencionei que adoram explorar um imigrante em fábricas e serviços deprimentes, pagando infinitamente menos do que seria para um japa, sob condições que nem nos piores países do ocidente seriam aceitáveis do ponto de vista humano. O Japão também nunca se desculpou pelos crimes de guerra absurdos cometidos, nem ao menos liga, e foram coisas que deixariam até os n4z1 de 1945 chocados.
No Japão pelo menos se "sofre" com dignidade,falo isso porque você percebe no dia a dia no Japão que o seu imposto está bem ali empregado e com altíssima qualidade.
No Brasil quantas vezes vi blitz pela cidade verificando se o IPVA e licenciamento do carro estão em dia, mas a avenida completamente esburacadas,sinalização quebrada,faixas praticamente inexistente,calçadas e guia sem condições de uso.
a informação é apenas que perdeu uma posição na economia, o resto tá igual.
Quem não gosta de se misturar acaba se isolando.
Eles sabem disso e continuam a cometer os mesmos erros.
Por isso, tanto a europa inteira e os eua estão cada vez mais em COLAPSO por causa dos imigrantes indesejados 😂😢😮😅.
E no mundo globalizado, quando vc se isola vc fica pra trás. A China é um bom exemplo disso e aprendeu com seus erros do passado, mas parece que o Japão quer ir por outro caminho.
@@edneydenis7856 O COLAPSO dos eua e europa se deve justamente por causa das imigrações.....de pessoas desqualificadas....rsrsr...
Para vcs verem como a imprensa ENAGANA o povo....limitado....rsrsr.
@@edneydenis7856 Os eua de latinos e a europa de árabes e africanos subsaarianos......rsrsr......
Por isso tanto os eua quanto a europa estão em.pleno.COLAPSO.....Rsrsr
Imigração desqualificada.....
Preserva indetidade cultura e seus custumes nao é um erro,qual poblema?
Acredito que a crise japonesa é bem maior, pois a Alemanha também está em crise econômica, porém ultrapassou a economia nipônica.
Acho que daqui pra frente o Japão só vá perder posições, em breve a Índia irá passar tbm
Só até os EUA permitirem, a ideia é levar as empresas americanas para lá, por causa da mão de obra barata e qualificada, igual eles fizeram com a China no começa da industrialização da mesma, mas aí a China começou a crescer mais quei os EUA e aí os EUA começaram as sanções na tentativa de destruir a economia da China. E não vai ser diferente com a Índia, pois quando aquele país começar e crescer mais que os EUA, os EUA vão tentar destruir aquele país com guerra civil. Anote aí, ainda com o sistema de castas que tem lá, não será difícil para os EUA conseguirem isso.
Enquanto o Japão não pensar no bem estar do trabalhador, pois trabalhar até a exaustão sem direito a férias, sem licença maternidade, a população não vai querer ter filhos.
BRASIL TEM UM MONTÃO DE JOVENS DESEMPREGADOS. FALTA!! PREOCUPADO COM ENVELHECIMENTO COISA NENHUMA!!
o fenomeno do brasil eh outro, nao ha industria, as pessoas estao envelhecendo e os jovens nao tem emprego. Eh so ver, por exemplo, uma pessoa q se forma em engenharia civil, certamente vai trabalhar em banco, pois nao tem industria no pais pra gerar mais empregos. Brasil tbm eh o pais com mais advogados no mundo e olha o caos. Enfim, o bananal nao vai pra frente nao.
Eu tinha muita simpatia pelo japão , até enxergar a submissão deles aos eua , fiquei perplexo , EUA bombardeou o país com bomba atômica , é como se o Iraque em um futuro distante se reerguer se e e fizesse o mesmo.
Mas tbm os EUA deram um grande suporte a eles por causa do acordo, sem isso talvez o Japão nunca teria se tornado um país desenvolvido
A moeda do Japão teve forte desvalorização frente o dólar, esse é o único motivo da Alemanha ter superado.
Sim, mas o POVÃO br....assim como a imprensa....agem mais como torcedores do que com a capacidade intelectual para se fazer uma análise simples...😂😢😮😅.
A situação tá feia mesmo é no Brasil
discordo sobre ele não ser o país do futuro... porq o Japão é o modelo antecipado do futuro isso é fato .... porq por o futuro é problema financeiro em relação tanto a mão de obra em relação a natalidade as tecnologias tentando substituir empregos e outras catástrofes vinda da evolução tecnológica em relação em ao consumo ( a tecnologia cria uma competitividade desleal aos trabalhadores e deixa cada um mais pobre e obsoleto causando dificuldades pra consumir.....
então sim o Japão é o país do futuro vivendo os problemas do futuro que irá acontecer de qualquer forma pra todos os país no mundo....
porq baixa natalidade e tecnologias substituir mão de obra enquanto empobrece a população..... isso é realidade pelo mundo mas é só olhar o Japão pra ver como o mundo deveria se antecipar pra essas inevitáveis situações....
no caso ser mais ou menos rico não é o que faz o Japão ser um país do futuro...mas sim por ele passar antecipadamente pelas mudanças tecnologias e sociais que país muito grandes vão demorar mais pra passar... então ele está vivendo os problemas que o Brasil vai passar mais talvez daqui mais 5 ou até 10 décadas ....
exemplo anos passado tinha uma media de 17 empregos pra cada japoneses em idade produtiva.... mas as vagas eram muito exigente e seletiva com carga horária ruim e as com menos qualificação é de salários extremamente baixos e carga horária execiva.... ou seja japoneses tem empregos mais é difícil encontrar e se manter no trabalho.... isso não é problema no Brasil hoje mais um dia será.... e olha que quase não tem serviço braçal e atendimento devido as máquinas fazer muitos desses trabalhos
👆🥴🥴🥴🥴🥴 😂😂😂😂😂
@@RanyClaudianoS2país do futuro e o brasil
@@BRASILEIRO-BrasilBRkkkkkkk
@@BRASILEIRO-BrasilBR e o Brasil o que ???
não temos restaurante e mercado com atendimento robótico... não temos mais trabalho que trabalhadores... e não temos uma taxa de natalidade baixa ao extremo enquanto os idosos são maioria e vive até os oitenta com facilidade.... esses são problemas do futuro e o Brasil não tem ainda... temos outros problemas mais de terceiro mundo independente da nossa possibilidade potência financeira mas as coisas que Japão faz pra solucionar os problemas deles ainda são ações futurista pra quase todo o globo.... e não é q condição econômica que faz que representa o futuro o pelo simples fato que o futuro pode ser ruim financeiramente tb .... quando se diz uma país do futuro está se falando de um país que tem inovações e tem problemas que são justamente vindos de dificuldade já superadas.... os problemas do Japão vêm de de dificuldade superadas que geram problemas novos.... nos ainda não superamos esse problemas assim eles estão no futuro em relação a nós....
exemplo a falta de mão de obra pra ser atendente de loja .... essa falta no Brasil não existe porq temos trabalhadores pra isso lá a qualificação dos trabalhadores é tão grande que as pessoas não quer trabalhar com atendimento de loja fazendo criar lojas onde não há ninguém pra atender vc entra escolhe e paga em uma máquina ... isso acontece com eles economizar dinheiro...lá tem excesso de trabalho então vc provavelmente vai trabalhar sempre aí vc consegue economizar... temos uma quantidade mínima de trabalhadores que tem trabalho sempre ... automaticamente dificuldade financeira inviabiliza qualquer poupança....
o Brasil é ótimo em muitas coisas... mas ainda está muito de terceiro mundo
😮😮
Eu moro quase trinta anos aqui, olha as imagens aí e procura a pobreza.
Tem um canal chamado Baka (algo assim) e ele mostra o lado sombrio do Japão. Tá muito diferente da pobreza daqui não.
Moro aqui há 5 anos e na minha sincera opinião o Japão está construindo o seu fim desse jeito, ou eles facilitam a entrada de estrangeiros ou esse país vai colapsar em poucos anos, coisa que só não aconteceu ainda justamente por causa dos estrangeiros que aqui trabalham e contribuem com impostos e mais impostos, as pesquisas já mostram que em menos de 2 anos a Índia já irá ultrapassar o Japão nas maiores economias, e a tendência vai ser cada vez mais o Japão cair, o Japão desistiu de inovar e ser protagonista e está ficando pra trás.
Já que vietnamitas e filipinos são maioria dos imigrantes, então continuem recebendo destes países.
"Preservar a homogeneidade étnica". Boa forma de não falar que é um país composto por uma grande quantidade de pessoas xenófobas.
Estranho isso, logo eles que sofrem xenofobia dos brasileiros aqui
@@godofwar-ti8fl é mais fácil brasileiro ter preconceito com outro brasileiro, do que com algum japonês.
Tomara que acabe.
Isso é o que acontece quando você deixa dinheiro na poupança, barra imigrantes e paga baixos salários.
Barra imigrantes?? Kkkkkkk o Japao mal suporta o propio povo japones
@@NomdSobrenome Vão suportar menos ainda.
Independente de tudo o PIB é um indice que coloca gastos Estatais em saldo positivo, então um pais eficiente que gasta pouco pode ter Pib baixo e povo rico.
Vai ser muito dificil o Japão ultrapassar a Alemanha e possivelmente em no máximo 10 anos vai ser passado pela Índia
Basta o IENE se valorizar frente ao dólar....o que já está acontecendo 😂😢😮😅.....
foi uma jogada de economia os cara baixaram a taxa de juros pra valores negativos, atraiu milhares de turistas, investimento e startup de semicondutores para e pensar jovem. prefere estar em 3 ou empresas saudaveis e consolidadas no futuro?
@@felipemiehe5797 Sim, e a bolsa de valores do Japão foi a deu mais lucro em 2023.....
Ninguém fala isso....rsrsr.
10 anos nada kkkkkk vi esses dias uma notícia da NHK que os especialistas já disseram que em menos de 2 anos a Índia já ultrapassa o Japão e a tendência é essa vai ser cada vez mais o Japão ir sendo ultrapassado pelos países
@@pedrobruno7055 Uma coisa é seu DESEJO, outra bem diferente é a REALIDADE.....kkkkk
6:44 será que o civic vai deixar de custar 200 e tantos mil?
Aí é culpa do custo Brasil, porque no primeiro mundo o Civic é bem acessível
Não, pq tem quem compre
é um país velho e pequeno , sem contar a derrota na 2 guerra , todo o nacionalismo foi morto pelo EUA .
faz um tempo que o Japão vem sofrendo com essa deflação...
Japão - país do 🌞 nascente.
Brasil do futuro
São resistentes para estrangeiros. Sempre serão preconceituosos com isso. Meus pais moraram lá durante 17 anos e nunca mudou. Enquanto não aceitarem isso, o resultado será proporcional.
Japão envelheceu Rico...
Imagina o Bostil... 2050...
Importante é churrasco e cerveja 🍺🍺😁😁😁
@@mzero20não esqueça da putaria
Sorte de quem se mandar antes, isso aqui vai virar um Haiti
para os bostileiros de plantão aqui, Japão ainda tá a anos-luz do Brasil, enquanto o país asiático lida com problemas de baixa natalidade, queda de mão de obra e recursos financeiros, o Brasil ainda nem resolveu o problema das favelas e a educação sucateada... Acorda!
É só o começo, ainda mais com o declínio absurdo da população
É como clube é seleção no futebol vive momentos de glória mais uma hora cai um pouco.
Tanto o Japao quanto a Alemanha decidiram que seriam lambedores de botas. Nao da pra competir ajudando o concorrente.
Economia é muito complicado!
pra um ganhar o outro tem que perder, senão, não há lucro. Quem investe onde não há lucro?
Só tem idoso
O século asiático vem aí! China, Índia , Indonésia, Filipinas ,Tailândia e Vietnã vem com tudo.
Nos anos 80 todas midias diziam q o Japão iria passar os EUAs como maior economia. Parece hoje 👀.
COMO BRASILEIRO NETO DE IMIGRANTES TENHO A IDÉIA (HOJE) QUE ELES ESTÃO CORRETOS DE NÃO QUERER IMIGRANTES QUE NÃO SEJAM DESCENDENTES DE JAPONESES...É MELHOR TRABALHAT MAIS DO QUE PERDER A HOMOGENEIDADE DA POPULAÇÃO...É O QUE PENSO!!!
O setor de chips vai fazer o Japão dar a volta por cima muito em breve!
A China já está anos luz a frente do Japão na fabricação de chips, já se especializou na produção de chips de 7 e 9 nanometros, que até a muito pouco tempo atrás só era produzido por Taiwan. O grande objetivo da China é monopolizar, ou no mínimo ser a maior produtora do setor. A chance do Japão voltar a ser a terceira potência é quase zero, e a chance de ultrapassar China e Estados Unidos é 0 mesmo!
setor de chips, aquele mesmo setor que fez o EUA darem uma rasteira neles nos anos 90 destruindo sua industria?
Vai não, a China já está desenvolvendo os chips se última geração, e como a China consegue produzir tudo com o preço mais barato não há como o Japão concorrer