O milagre alemão dos anos 2000 foi em grande devido à inauguração do gasoduto Nord Stream I que saia da Rússia para abastecer a indústria alemã. O gás russo é muito barato, o resultado foi que a indústria alemã se tornou muito mais competitiva, o que resultou no sucesso de exportações, principalmente de automóveis para a China, que durante esse período foi uma das maiores consumidoras de carros alemães. O declínio da Alemanha como motor econômico da zona euro tem sido simplesmente surpreendente. A combinação da pandemia, do abrandamento da China e da crise energética expôs brutalmente as falhas do modelo econômico da Alemanha. A recessão se aproxima.
Concordo, mas em parte ele relevou algo que já vinha acontecendo. Essa dependência energética se dá pela política liberal, que defende que vale mais apena comprar de quem produz barato e manter os negócios na sua área de espertise, mas não é bem assim qualquer dependência é uma fraqueza estratégia,.principalmente em se tratando de energia. A Alemanha está correndo para sanar o buraco, mas demorou muito. O mesmo pode se dizer da dependência do mercado Chinês, ao ritmo de crescimento Chinês e da forma como montam sua estrategia, era óbvio pensar que não são um mercado de futuro, eles avançam para independência em todas as áreas tecnológicas, uma aposta cara para os parceiros.
Estive em Frankfurt no início de dezembro e fiquei impressionado com a "pobreza": idosos alcoolizados na rua, ruas sujas, lâmpadas queimadas... 😢 A impressão que me dá é a de que a sociedade alemã é engessada...
Frankfurt am Main é o pior exemplo de cidade alemã. Certamente, não se pode nivelar um país tão rico e diversificado tomando-se por base a cidade que abriga seu centro financeiro.
Acho que toda Europa é engessada, eles usam cartas pra coisas simples, burocracias sem sentido e digitalização precária, tudo isso fica pior porque a forma de pensar tbm é engessada. O Brasil esta muito mais aberto e se adapta extremamente rápido, a Europa não
A China tá produzindo o que não produzia na decada de 90 e anos 2000. Agora a compra dos maquinários é domestica por lá, isso explica a queda do comercio e não apenas a "recessão chinesa"
Muito dessa transição de insumos e bens de capital importados da Alemanha para produção doméstica tem a ver com a Alemanha tendo ajudado os EUA a aplicar sanções em empresas estratégicas chinesas como a SMIC e a Huawei. A Alemanha não é mais vista como fornecedora confiável porque, na visão dos empresários chineses, é só o governo dos EUA pedir que empresas alemãs vão parar de vender para eles, ou mesmo de dar manutenção e suporte técnico para equipamentos já comprados e instalados; além disso, eles enxergam as sanções como jogo sujo comercial, os EUA tentando matar empresas chinesas usando desculpas esfarrapadas simplesmente porque elas estavam roubando mercado de empresas americanas como a Apple e a Intel, e por isso os empresários chineses temem que se suas empresas conseguirem crescer internacionalmente e se destacar eles podem ser sancionados sem qualquer motivação válida. Para piorar a situação, culturalmente os Chineses prezam muito a lealdade; eles demoram muito para voltar a confiar em alguém, ou uma empresa ou país, que fez algo que eles consideram desleal. Mesmo que o governo da Alemanha hoje mesmo cancelasse todas as sanções atuais a empresas chinesas e jurasse que nunca mais ia aplicar sanções provavelmente ia demorar mais de uma década até empresários chineses confiarem de novo em empresas alemãs para fornecer qualquer material crítico para seus negócios.
TODO PAÍS QUE BASEIA SUA ECONOMIA EM PRIVATIZAÇÃO E EMISSÃO DE TÍTULOS DO TESOURO (ESTÁ FADADO A CAIR NA ESCRAVIDÃO ECONÔMICA). POIS SUA ECONOMIA CAIRÁ NO SUPER-ENDIVIDAMENTO E NA INSOLVÊNCIA (E O PAÍS TERÁ QUE TRABALHAR, PRODUZIR E ARRECADAR SÓ PARA DAR A MAIOR PARTE DO DINHEIRO DA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS PRO MERCADO QUE VIVE DE RENDA FIXA AS CUSTAS DO DINHEIRO DO ESTADO)! E SEM CONTAR QUE O TESOURO DIRETO É UMA PIRÂMIDE FINANCEIRA SUSTENTADA PELO DINHEIRO PÚBLICO (QUE TEM QUE TER A EMISSÃO DE TÍTULOS BARRADA TODA VEZ QUE A DÍVIDA PÚBLICA CHEGAR A 10% DO PIB) SE NÃO O PAIS QUEBRA EM MENOS DE 15 ANOS.
A questão é cultural, o problema é que o governo não fez filtros, entrou no tudo ou nada, e o nada cobrou um preço. O tudo também cobrado, mas de outra natureza.
@@luansk8- É divertido pensar que a minha energia elétrica, no interior de SP, é fornecida por uma empresa privada controlada pela estatal de eletricidade da China. A mesma que já controla mais de 10% das linhas de transmissão do Brasil e acabou de ganhar a maior licitação já feita por aqui para construir e operar novas linhas de transmissão. Mas a Alemanha está no caminho contrário. Eles privatizaram quase tudo nos anos 90, viram que privatizar é uma droga para os cidadãos e até atrapalha a economia, e na última década já re-estatizaram centenas de empresas que prestam serviços essenciais como água e luz.
O principal motivo disso tudo é a falta do gás russo que fez a Alemanha procurar outras fontes de energia mais caras. A indústria alemã está sentindo essa energia mais cara o que acaba refletindo em toda a economia já que a Alemanha é um país altamente industrial.
No vídeo foi dito que um dos motivos para a recessão da Alemanha e a desaceleração chinesa. Dito isso, me surgiu uma duvida, desaceleração ou nacionalização chinesa. A China esta a cada vez mais produzindo seus próprios maquinários, a cada vez mais empresas do ocidente estão migrando a tecnologia para a China. A China está a todo vapor!
Nenhum jornal europeu admite a força da indústria chinesa, o que fizeram nos últimos 5 anos - mesmo durante a pandemia de covid - foi surreal, com alta concentração de postos de trabalho em zonas do interior do país e o largo desenvolvimento do mercado editorial do país.
@@OluapOirevlis E agora, há mais de 300 milhões de idosos, com projeção de atingir 500 milhões em 2050. Com uma população total de 1.200 milhões de pessoas (se não piorar), o país enfrenta o desafio de ter o maior êxodo de mão de obra especializada do mundo, principalmente para Japão, Coreia do Sul e Austrália. É o país com o maior número de milionários emigrando globalmente. A China é semelhante ao Brasil em termos de emigração. Todos os países enfrentam desafios, e na China não é diferente. O país está crescendo a uma taxa menor que os Estados Unidos em termos de porcentagem e números líquidos, associado ao envelhecimento da população. Para ser honesto, a Alemanha ainda recebe imigração russa e do leste europeu, incluindo Polônia, Eslovênia, Croácia, Letônia, etc.
@@andrechapetta na verdade oque fez os países escandinavos serem ricos foi serem protetorados dos EUA e não ter gasto militar enfim, acho que os culpados são os próprios alemães e não político nenhum uma vez que quem quis desligar as usinas nucleares foram os próprios alemães que foram avisados, quem causou dependência da Rússia foram os mesmos quem não quis fazer a transição energética rápido foram os mesmos, quem não quis investir na Ucrânia antes para ter gás barato foi eles mesmos preferiram deixar como está e o resultado tá aí não adianta quererem culpar políticos
Ótima reportagem! Uma amiga minha voltou para o Brasil, depois de viver por 10 anos na Alemanha. Uma das razões é justamente esse momento de recessão da economia alemã, e também o fato da sociedade alemã ser pouco dinâmica e muito hierarquizada.
"Escassez de mão de obra qualificada " Parem de usar essa expressão, falta salario e não pessoas. Toda vez que ouço isso ja sei que são jornalistas que se informam somente em pesquisas online e não conhece o mundo real.
Exato. Até se paga bons salários para uma mão de obra qualificada, mas a pessoa tem que ter a experiência de três existências passadas e futuras. Vagas com cada especificidade que nem o CEO alcança. O jornalismo corporativo adora cantar esse mantra mentiroso de "mão de obra qualificada". Rapaz, o que eu tenho de amigos e colegas que não param de se formar e se qualificar. Gente com currículo de 5, 6 páginas e aumentando. A geração Y e millennials são as mais qualificadas que existiu. E falar que se busca mão de obra qualificada ??? A conta não fecha.
Com a tragédia que foi adotar o Euro, o dinheiro impresso pelo Banco Central Europeu é principalmente direcionado aos países periféricos à zona do Euro, inflacionando lá os salários, e assim diminuindo a competitividade dos trabalhores alemães.
Deve sercqualificadas para as vagas em aberto bem diferente da qualificação tradicional. A qualificação hoje está voltada para armazenamento em nuvem, inteligência artificial para toda cadeia produtiva...
@@Mario-gb6cuPelo contrário. A Alemanha foi a mais beneficiada pelo Euro. Como os outros países não podem desvalorizar sua moeda, fica mais barato importar da Alemanha.
@@Vintisixxx Com certeza! Mas também fica mais caro a importação para a Alemanha, além de diminuir o poder de compra dos alemães e deteriorar a poupança por meio da inflação utilizada para sustentar os países periféricos. Baita benefício! Procure por "Germans want a return to deutschmark" no Google.
Mais isso não está passando só na Alemanha,vivo na Espanha e a coisa tá feia,alugueis caros comida cara e a tendência só subir e em Portugal nem se fala..e gente morando na rua tem de monte,pedindo dinheiro,desemprego altíssimo..o mundo esta pra entrar em uma crise feia so q as pessoas não deram conta..
Moro no Japão, o país perdeu a 3° posição nas economias MOMENTÂNEATE . Devido ao câmbio. Por vários motivos mundiais, o yen está muito baixo. Se antes 100 dólares equivaliam a 10.000 yen. Hoje 100 dólares está valendo 15.000 yen. Fazendo os ativos japoneses cotados pela dólar ou ouro desvalorizaram. As flutuações de câmbio são normais aqui. E assim que estiverem mais ou menos normalizadas, o país retornará os 3° lugar , já que seus ativos superam os Alemães em uma boa margem.
Discordo. Japão não tem autonomia econômica alguma. Depende das ordens dos EUA. Japão é país destruído e depois invadido, colonizado pelos EUA, sendo um enclave dos EUA na Ásia, totalmente tomado de bases estadunidenses. Mais que isso. Japão se contrapõe à China, por imposição dos EUA, e pela história de tentativa de dominar chineses. A China está anos à frente do G7. Além disso, Japão não tem recursos naturais e, pior, é absolutamente instável geograficamente, tendo previsão geológica de grande catástrofe nos próximos 30 anos. Lida atualmente com hecatombe ecológica de Fukushima e suas consequências econômicas. Também e país "alvo" de possível conflito entre coreias. Nem vou entrar no aspecto psicossocial do Japão atual.
Pessoal! Sou europeu e percebam uma coisa. Ha trabalho em todos os paises da Europa. Ha falta de mao de obra qualificada. Nāo existe paises perfeitos, como muita gente diz por ai. E acima de tudo, ninguem vai ficar rico a trabalhar contra de outrem. Parem de achar que emigracāo vos vai fazer ricos, isso já nāo existe. Emigracāo atualmente é para as pessoas conseguirem ter uma vida estavel e disfrutar da vida ..... Quem acha que vai emigrar e ficar rico, nāo saia do pais de origem. Ou entāo tem de ter ambiçāo de criar uma empresa. Caso contrario esqueça.
A que está um pouco melhor é a França, que não depende tanto do gás russo, tem investimento técnológico-científico, tem seu próprio exército se os States saírem da OTAN (diferente da Alemanha) e não meteu o louco que nem a Inglaterra de fazer um Brexit as pressas e sem planejamento (que afetou a logística interna, economia, etc).
Ouvi os comentários de um demógrafo checo que a indústria automobilística europeia, sobretudo a alemã, pode sofrer o mesmo destino da indústria de celulares europeias (Nokia, Alcatel, etc.) após a ascensão do smartphone pós-iphone. Hoje o mercado de celulares é completamente dominado por marcas americanas e asiáticas, pois o extremismo regulatório e burocrático da União Europeia sufoca a inovação tecnológica no continente. A indústria automotiva é altamente dependente de mão-de-obra especializada na fabricação não apenas de autopeças, mas também de motores e caixas de câmbio, que emprega milhares de trabalhadores bem remunerados e com empregos estáveis. O carro elétrico é, em certo ponto, mais simples de ser fabricado, não dependendo de motores complexos ou caixas de câmbio. O carro elétrico marcaria o fim da imensa mão-de-obra especializada alemã, ao mesmo tempo que o país não seria capaz de substituir este tipo de trabalho pelo trabalho oriundo ao carro elétrico, já que a falta de capacidade inovativa torna a indústria automobilística alemã não competitiva com novos carros chineses e americanos. Soma-se a isso ao processo quase irreversível do envelhecimento da população do país, que apesar de ter focado na importação de mão-de-obra estrangeira, não consegue adquirir números suficientes de pessoas. A Alemanha e a UE terão décadas muito turbulentas a frente.
Muito obrigado pelo seu comentário. Estou lendo o livro "Organização Sem Medo" que fala sobre a segurança psicológica e em uma parte cita o caso da Nokia e como a "gestão do medo" cegou os executivos e CEO da empresa para novas mudanças que estavam ocorrendo no mercado de telefonia.
Indústria automobilística alemã fabrica carros elétricos, na China. Lá vc encontra carros elétricos alemães e de outros países, que não são comercializados no Ocidente. China está anos à frente da Europa e dos EUA. Europa está sucumbindo pois se submete aos interesses dos EUA. É um continente invadido por bases militares dos EUA.
A Alemanha foi a que mais se beneficiou do acordo da União Européia e OTAN no pós-guerra, agora que a mamata está sob risco, que o comunismo não é mais uma ameaça real na Europa (com a queda da Rússia Soviética), além da Ásia estar na vanguarda da revolução tecnológica-industrial, parece que o país que mais forçava austeridade no rabo dos outros (vide Grécia anos atrás) vai ter que tomar do próprio remédio que medicava nos outros. 😅
Eu lembro da Kodack.. líder em máquinas fotográficas.. vi a kodack em lentes de óculos e lentes para smartphones. E a Micrisift depois que entrou o Steve Balmmer só fez lambança..
A Alemanha é tao atrasada no quesito digital que aqui nao existe Pix e uma transferência bancária pode até levar três dias para ser debitada. Entre outros detalhes que me deixaram de queixo caido quando mudei para cá...
Sim aí na Alemanha não tem pix e nem as quadrilhas que sequestram o cidadão para fazer pix para contas de laranjas. O Brasil é ótimo tem as quadrilhas de pix, o novo cangaço, etc. Über Geld spricht man nicht, man hat es! 😊
@@rasputindasilva858 E o que tem a ver uma coisa com a outra? O que ela disse é fato. Mesmo com todos os problemas que tem, o Brasil é mais digitalizado que a Alemanha. O sistema bancário brasileiro é um dos melhores do mundo, altamente digitalizado. Aqui fazemos tudo pelo celular. Na Alemanha eles adoram usar dinheiro físico no comércio e as empresas ainda utilizam aparelhos de fax.
@@rasputindasilva858 eles são os reis do maquinário, porém a digitalização caminha a passos lentos. As pessoas aqui são muito acomodadas com o que acontece ao redor. Se incomodam, mas dizem apenas que sempre foi assim...
A Nova Era Digital gera desemprego e reduz a massa salarial e de pró-labores total do país. A Nova Era Digital enriquece as pessoas mais ricas do mundo e empobrece os povos.
O Brasil nesse sentido é líder global em cibersegurança e Recife já forma mais profissionais de TI que Rio e SP a cada 100 mil habitantes segundo o Porto DIGITAL - uma pena que a imprensa brasileira não se esforça em tentar mostrar esse lado.
@nelsonfilipecunhamartins3975😂😂😂😂Eu estou na Alemanha a 3 anos e já guardei 20 mil euros,no Brasil eu não conseguiria então fico aqui ganhando em Euros 😊🇩🇪🇧🇷
@@worldinsights930 sensato, e não esqueçamos que ainda é um País de terceiro mundo, pessoal que ta comparando deve estar levando a copa em que eles quebraram o Neymar em questão.
Rússia invadiria Ucránia mesmo se a Alemanha tivesse algum nacionalista de direita com bigodinho engraçado estivesse no poder. E mesmo ultranacionalista e "autônoma", a reação da Alemanha quanto a Operação Militar Especial seria a mesma: ajuda a Ucrânia, tentativas de desestabilizar a Rússia e isolá-la no cenário internacional, etc... etc....
Galera tá certo que a Europa de modo geral ta em periodo de dificuldade devido a crise do Covid e a guerra da Ucrânia, aumentou os preços das coisas e tal ,mas tambem nao virou esse cenário apocaliptico que algumas pessoas tao falando pela internet.
A liberdade de impressa e informação disponível consegue-se saber o que se passa. Nao é o fim Da Europa como muitos desejam é apenas mais uma período difícil…Ma Rússia parece que está tudo a mil maravilhas e na China também Pois manipulam e controlam a informação.
@@eriveltooliveira8729 entendo que piorou algumas coisas ,mas tem gente falando como se tivesse virado uma espécie de mad max ou tá igual a argentina (pelo menos na Irlanda ,não sei na Alemanha e outros países tá tão feia a coisa).
não tem nada a ver com educação ou cultura. Tem a ver com o governo europeu ser otário e querer criar sanções pra Russia, qdo depende dela muito mais do que gostariam de admitir. A Alemanha principalmente.
Esta indo muito estrangeiro para trabalho la. O meu primo e um deles e, ele esta adorando a experiencia. Tem que falar ingles. Agora que ele esta aprendendo alemao.
A alemanha embarcou com toda força na politica de transição energetica e o custo é a energia mais cara do bloco europeu. A industria de uso intensivo de energia perdeu muita competitividade e possivelmente não sobreviverá em prol de uma suposta conservação ambiental.
O problema da Alemanha não é ter transicionado rápido para renováveis, mas sim estar fazendo a transição lento demais. Com a guerra da Ucrânia e o atentado terrorista contra o gasoduto Nordstream a Alemanha parou de importar gás natural russo via gasoduto e passou a importar gás natural liquefeito dos EUA via navio; o problema é que o gás natural importado dos EUA é umas 3x mais caro que o Russo, se não for mais. Além disso a Alemanha não conseguiu gás natural suficiente e teve que reativar usinas à carvão que tinham sido fechadas por serem muito caras de operar. Isso aumentou pra caramba o custo da energia não-renovável deles. Se a Alemanha já tivesse a maioria de sua energia vindo de fontes renováveis a perda do gás natural russo ia ter causado muito menos problemas.
A muitos atrás, economistas já falavam que a Europa economicamente ia cair, desde o início dos tempos, a Ásia central, era o centro econômico do planeta, no século 19 foi mudado para Europa, evolução industrial e etc, mas nesse tempo já falavam em que o centro economico ia voltar para a Ásia central, após essa guerra toda, UE não vai ser aquela prosperidade de antes, muitos países vão ser até inviável de se morar, tipo Portugal, custo de vida elevado e salário baixo
Primeiro desativou as usinas nucleares, por pressão dos "verdes", depois foi na onda dos EUA e parou de comprar gás da Rússia, agora como se não bastasse as fábricas de automóveis elétricos não conseguem competir com carros chineses, por incrível que parece são mais baratos e melhores...
Parou de comprar o gás da Rússia? Foi a Rússia que inventava desculpas para reduzir o envio de gás alegando que tinha que fazer manutenção nas turbinas lá no Canadá e outros fechamentos por causa de vazamentos, com todo mundo sabendo que isso era uma chantagem velada para a Alemanha não ajudar a Ucrânia. Os carros chineses são baratos pq são subsidiados pesadamente pelo governo chinês sem contar a mão de obra barata. Lá na China se ganha produzindo carro elétrico e deixando apodrecer no pátio.
Só esqueceu de dizer que a economia da Alemanha estava sustentada no gás russo baratíssimo e que os EUA obrigaram a Alemanha a parar de comprar gás russo e passar a comprar quatro vezes mais caro doa próprios EUA.
A preocupação deles é a inflação depois da injeção massiva de dinheiro na época do Covid. Por incrível que pareça eles não sabem lidar com a inflação. E cada vez que é divulgado ima noticia boa, eles aumentam os juros.
Alemanha é muito ultrapassado Já começa com essa função de alguns lugares ainda funcionarem apenas “Mit bar Geld“ sendo que cartão é uma alternativa muito mais viável
A Alemanha está atrasada em termos de digitalização, tem uma população trabalhadora que já tem uma certa idade e que não entende nada de tecnologia nem aprenderam outros idiomas e nem se importam em aprender. Em muitos casos estão programados para não aceitar mudanças porque se a economia funcionou bem até agora, porque mudar? A burocracia é simplesmente terrível mais a partir do momento que você se envolve na sociedade e começa a entender a mentalidade deles, tudo funciona mais ou menos. Infelizmente, a tecnologia não é muito avançada nesse país.
A questão é que a Europa sustenta um grande número de trabalhadores com baixa qualificação e pouca produtividade com salários relativamente altos(e custo de vida elevado). Até recentemente isso não era problema, mas com o crescimento da China, passou a haver concorrência e a Europa não está aguentando. E vai piorar pois a India está vindo também. O correto era ter aumentado a taxa de educação, principalmente superior, e ter realizado mais investimentos públicos ( não estou desprezando o investimento privado, é que em determinada áreas ele não produz bons resultados)
Lá eles focam bastante em ensino técnico também e são muito bons nisto. Muita gente capacitada para operar equipamentos de precisão, consertar máquinas e realizar trabalhos com excelente qualidade. Poderiam fazer mais, porém ainda estão entre os mais qualificados do mundo em termos de potencial de manufatura.
Esse dado sobre levar 120 dias para abrir uma empresa na Alemanha me levou a pensar "E no Brasil"? Dei uma googlada rápida e aparentemente levamos 2 a 3 dias para abrir uma empresa (?). Seria possível alguém confirmar isso?
Sim, a media gira em torno de 2 dias. E nao, a responsabilidade por reduzir esse tempo nao é de Paulo Guedes, ao menos nao integralmente. Em 2010, o tempo de espera pra abrir uma empresa era de 25 dias, mas desde entao vem caindo consideravelmente. Ja em 2010, a meta era atingir o tempo medio de abertura entre 2 e 3 dias no Brasil inteiro, e medidas pra alcancar esse fim ja vinham sendo buscadas pelo Governo desde 2007, como, por exemplo, a criacao da Redesim (Lei 11.598/2007), pelo Lula. A diferença, no entanto, é que Paulo Guedes e Bolsonaro adoram montar nas costas dos outros e arrogar a si o trabalho de milhares de servidoes publicos e pesquisadores, tal qual fizeram com o Pix, clamando ser invenção deles. Ainda sim, houve iniciativas no governo bolsonaro no mesmo intuito de dinamizar a burocracia, mas o grau de eficiencia ainda sequer foi contabilizado.
O problema e que isso nao ta acontecendo. Nossa população, pela primeira vez na história, encolheu em um censo do IBGE, está envelhecendo, altamente endividada e inadiplente, sendo a maioria inclusive economicamente inativa, tem baixo nivel de quificação profissional (todo mundo e obcecado com um curso superior, contudo os cursos mais comuns são Direito e Letras, sendo que um técnico/tecnologo em Química ou Eletrônica seria muito mais economicamente prolífico) tudo isso enquanto não somos de fato um país desenvolvido.
Embora nosso povo seja bem empreendedor (que poderia ser tão competitivo quanto o Mittelstand alemão), o Brasiil é altamente hostil a pequenos empreendedores ou a quqlquer coisa que não seja vinculado a FIESP. Nossos pequenos empreendedores nâo conseguem avançar por conta do nosso sistema bancário que encarece o crédito com juros abusivos, além da falta de seguranca jurídica, violência patrimonial por conta do crime organizado, etc, etc...
E pensar que o Brasil talvez seja o único país que tem a capacidade de ter autonomia completa, temos absolutamente tudo aqui, não precisamos importar nada
@@alexandermoriarty9167 Vc é um papagaio da ignorância. O governo russo que começou a reduzir o envio de gás russo para a Eurooa alegando várias manutenções, inclusive o envio de uma turbina para o Canadá que demorou meses para voltar. Tudo uma chantagem velada para a Europa não ajudar a Ucrânia e como tinham um contrato a cumprir eles mesmo explodiram para cortar de vez o gás achando que a Eurooa iria congelar.
A economia alemã vivia dos louros do passado. Engessada, pouco dinâmica, envelhecida. Viveram muito tempo do poder monopolista de suas empresas dentro de muitos setores. Agora a conta chegou, ficaram pra trás. Tentaram resolver o problema demográfico da pior forma possível, administração pública em ruinas, literalmente. Uma pena, uma sombra do que foi
Tem gente que dá graças a Deus por ter um emprego. Vc deve ser um parasita de funcionário público. Aliás a grande maioria dos ricos são descendentes de avós ou bisavós quer eram muito pobres.
Enquanto uns dão graças a Deus por terem um emprego os parasitas do funcionalismo público e dos sindicatos ficam com esse bla bla bla sem saber que is ricos de hoje vem de bisavós muito pobres.
Outro fator da recessão alemã foi as sanções impostos pelos EUA ( via UE) a Rússia. Isso afetou não só a Alemanha como as principais economias européias!
Uma coisa que me surpreendeu aqui é que quase tudo é no dinheiro, não tem pix. E tudo aqui é muito burocrático, não tanto quanto no Brasil, mas bem mais do que eu esperava. Ah, e eles adoram papel, imprimem tudo.
Eu trabalho com uma pessoa alemã e percebo uma resistência a tudo que é inovação tecnológica. Vejo também que eles prezam muito pela privacidade. A desculpa de não usar PIX: Não quero ser obrigado a ter o governo rastreando cada centavo meu. E o mais curioso é que nem é questão de que a pessoa deve alguma coisa e quer burlar a receita, vejo que os alemães no geral dão muito valor para a privacidade deles. São pessoas difíceis de lidar e trabalhar mas são tecnicamente muito competentes e racionalistas, isso traz coisas positivas ao trabalho.
Provavelmente ADSL. Uma conexão de 20 mega por lá parece estar custando o equivalente a mais de R$70 por mês, e a velocidade média da internet residencial por lá está em menos de 100 mega ainda. Para efeito de comparação, na cidade do interior de SP onde eu moro não existe mais conexão de internet menor que 200 mega, que custa R$80 por mês.
Nem é. Ninguém vai comprar se o preço for mais alto. Com o valor do frete marítimo irrisório, sai muito mais barato fazer uma fabrica na China e exportar de lá.
Eu não acredito que todo conservador seja seguidor do bigodinho acho errado taxar qualquer um disso aí a ideologia do bigodinho tinha coisas tanto da esquerda quanto da direita era 3 via
@@Junior-zr9dlDesculpe mau amigo, mas a "ideologia do bigodinho" era contra a esquerda. (Ponto) História. A Alemanha sempre teve a direita e a Esquerda, mas eles estão falando de extrema direita, gente que defende derrubada das instituições democráticas, ano passado a Alemanha pegou um grupo com pessoas que montavam um golpe armado, para derrubar o primeiro ministro, é dessa extrema direita que estão falando. Gente que põem a culpa de tudo no estrangeiro , fala em Alemnaha como um povo especial, nada de direita nisso.
Esse ano o Ocidente perderá 5% de sua economia, muitos empresários brasileiros já estão buscando fazer negócios com outros países pra não sofrer com essa queda.
🤣🤣🤣🤣🤣 vocês não têm jornais aí pois não? A taxa de emprego na Alemanha é histórica. Nunca tiveram uma taxa de desemprego tão baixa. Falem da vossa economia ....que está boa!!🤣🤣🤣
A economia da Alemanha teve uma recessão de 0,3% em 2023 e as previsões para 2024 são de um crescimento de 1,4%. Grande economia a fazer inveja a economias de 3 Mundo.
Alemanha é país submisso aos interesses dos EUA. Passou a comprar gás dos EUA, .uito mais caro que gás russo, e abraçou guerra da Ucrânia por imposição dos EUA e sua obsessão por destruir Rússia. China está décadas à frente da Europa e EUA. G7 está caindo, e dólar perdendo espaço.
Iiii amigo, mas essas coisas mudam rápido. Em coisa de 10 anos um país vai pro sabão se não ficar esperto. Ou a Alemanha acorda, ou vai virar uma Argentina.
@@Zumbini1375Sim, com ctz, talvez até mais que 20 anos. Masss... lembre-se, a Argentina tem muitos recursos naturais e é enorme, a Alemanha é muito pequena e não tem recursos naturais. Eu boto uma fé na capacidade da Alemanha de corrigir os erros (por isso estou aqui), porém, não duvide, se eles não corrigirem o curso rápido, podem sim se ver em péssima situação muito rápido. Vinte anos é como 20 bilhões, pra uma pessoa, é muita coisa, pra uma nação é um piscar de olhos.
Até hoje não entendo como a Alemanha que causou duas guerras mundiais sangrentas não sofreu sanções dos EUA, como ele fez com Cuba e Venezuela. Pelo contrário, deu muito dinheiro para o país se reerguer e se tornar potência mundial, mas deveria ser o país mais isolado do mundo por causa de todo o mal que causou na humanidade.
0:21 "Como o país passou de locomotiva da Europa pra ser o último vagāo" kkkkk ficou muito ruim. E claro que não é verdade. Parece que vem do que pessoas em São Paulo falam do estado ser "locomotiva do Brasil". Ughhh
Se a economia e o modelo da economia alemã esta em cheque, imagina o modelo da economia brasileira que tem a base de sua economia no agronegocio e tem a base de sua população com amor pelas cidades.... A conta nao fecha. A alemanha tem abertura em seus produtos no mundo todo.
Como um pais como a Alemanha pode quebrar? O pais tem superaficit por anos. Tem credibilidade para lançar titulos no mundo inteiro. Divida publica baixa. Pode estar passando por uma crise mas nada que a preocupa. lembrar que a Alemanha esteve em duas guerras mundias e se recuperou ( com o Plano Marshall é verdade ).
Há 35 anos, estudei alemão em cursos e fiz licenciatura nesta língua e fui muito mal tratada quando tentei conseguir emprego em empresas alemães pois sou feia e negra. Depois disso, adivinha o que quero que aconteça com o povo alemão?
Mais de metade da população na Alemanha vive em regiões rurais, em cidades ou vilas mais pequenas. Quase metade da produção económica da Alemanha é gerada nas regiões rurais.
A alemanha está facilitando a imigração de profissionais altamente qualificados. Abaixaram o tempo para aplicar à cidadania e mesmo com uma noção muito básica de linguas germânicas tenho recebido um rodo de ofertas de empresas Alemãs.
Tentando recuperar o tempo perdido, não apenas isso estão trabalhando fortemente na redução de dependência energética, mas demoraram muito, o atraso cobra um alto preço. Na minha opinião o pior erro foi aumentar tanto sua dependência do comércio com a China, não é um parceiro fácil, a China a lcurto, médio prazo vai se tornar independente tecnologicamente e a Alemanha será descartada, faltou uma boa política de limites.
@@albyohumanista5910 Como a China eu não saberia dizer, mas f8caria muito feliz se o Brasil tivesse um projeto nacional e todos lutassem por ele. Antes.timhamos uma dicotomia entre rico e pobre, afora piorou, um maluco conseguiu colocar todos c9ntra todos. Então o caminho não será fácil, mas a alternativa é por a cabeça em um buraco e fazer de conta que "likes" e redes.spciais significam alguma coisa.
Espero que a Alemanha se reinvente em breve porque nem combina com a Alemanha ficar pra trás. Desta vez fiquei surpresa com o atraso na digitalização...😮
Achei contraditorio os argumentos, como é que um pais se industrializa e vira referencia cheio de burocracia e agora do nada a burocracia é um problema. O foco mesmo deveria ser na política fiscal, IMHO é o neoliberalismo fiscalista que ta lascando nao so a Alemanha más a europa. Veja ai as empresas estao indo para onde tem investimento público pesado: EUA ( plano Biden de reindustrializacao) e China ...
Por isso que são paises ricos. Já países como o Brasil são submissos da ignorância do seu povo que não consegue ler um livro por ano. Entendem exatamente ZERO de economia. Vivem de achometros.
A pior decisão que a Alemanha tomou foi ter desativado as usinas atômicas sem ter nada para compensar internamente.
Não adianta muita coisa, de aonde vai vir o combustível nuclear? da África ou do Leste Europeu.
Tava confiando no gás russo.
@@CarlosEduardo-wo4fftenta Canadá
Maior erro foi ter caido no papo americano sobre a ucrania e agora pagar 3x mais caro na energia
@@viniciusmartins2426 fato
Essa guerra na Europa tá ferrando com países, principalmente aqueles que eram dependentes do gás russo
O milagre alemão dos anos 2000 foi em grande devido à inauguração do gasoduto Nord Stream I que saia da Rússia para abastecer a indústria alemã. O gás russo é muito barato, o resultado foi que a indústria alemã se tornou muito mais competitiva, o que resultou no sucesso de exportações, principalmente de automóveis para a China, que durante esse período foi uma das maiores consumidoras de carros alemães. O declínio da Alemanha como motor econômico da zona euro tem sido simplesmente surpreendente. A combinação da pandemia, do abrandamento da China e da crise energética expôs brutalmente as falhas do modelo econômico da Alemanha. A recessão se aproxima.
Concordo, mas em parte ele relevou algo que já vinha acontecendo. Essa dependência energética se dá pela política liberal, que defende que vale mais apena comprar de quem produz barato e manter os negócios na sua área de espertise, mas não é bem assim qualquer dependência é uma fraqueza estratégia,.principalmente em se tratando de energia. A Alemanha está correndo para sanar o buraco, mas demorou muito. O mesmo pode se dizer da dependência do mercado Chinês, ao ritmo de crescimento Chinês e da forma como montam sua estrategia, era óbvio pensar que não são um mercado de futuro, eles avançam para independência em todas as áreas tecnológicas, uma aposta cara para os parceiros.
Eles cortaram o próprio gás para comprar mais caro dos Estados Unidos e depois se perguntam porque as coisas estão dando errado? 😅
Quem explodiu o Nord Stream? Por quê? A Voz da Alemanha (Deustche Welle) sabe quem e por quê?
@@pedrocavalcante5822Quem explodiu o Nord Stream? Por quê? A Voz da Alemanha (Deustche Welle) sabe quem e por quê?
Estive em Frankfurt no início de dezembro e fiquei impressionado com a "pobreza": idosos alcoolizados na rua, ruas sujas, lâmpadas queimadas... 😢 A impressão que me dá é a de que a sociedade alemã é engessada...
As praças não tem mais segurança em Frankfurt.
Frankfurt am Main é o pior exemplo de cidade alemã. Certamente, não se pode nivelar um país tão rico e diversificado tomando-se por base a cidade que abriga seu centro financeiro.
@@lucasbatista1453certamente que não, porém, a maioria das grandes cidades do país estão em péssimo estado.
Acho que toda Europa é engessada, eles usam cartas pra coisas simples, burocracias sem sentido e digitalização precária, tudo isso fica pior porque a forma de pensar tbm é engessada. O Brasil esta muito mais aberto e se adapta extremamente rápido, a Europa não
Muito noia em Frankfurt...
A Alemanha é um país ocupado, sem autonomia geopolítica. A classe política deu um tiro no pé, contra a indústria nacional.
Eles cortaram o próprio gás para comprar mais caro dos Estados Unidos e depois se perguntam porque as coisas estão dando errado? 😅
Agradeçam seu fim a elite dos Estados unidos da America.
@@alexandermoriarty9167os EUA BOMBARDEARAM O NORD STREAM
Exatamente@@alexandermoriarty9167
@@alexandermoriarty9167 , eles são vassalos dos EUA, assim como a maior parte (senão toda) União Européia.
Grande jornalista Albert Steinberger! Parabéns pelo trabalho.
A China tá produzindo o que não produzia na decada de 90 e anos 2000. Agora a compra dos maquinários é domestica por lá, isso explica a queda do comercio e não apenas a "recessão chinesa"
Muito dessa transição de insumos e bens de capital importados da Alemanha para produção doméstica tem a ver com a Alemanha tendo ajudado os EUA a aplicar sanções em empresas estratégicas chinesas como a SMIC e a Huawei.
A Alemanha não é mais vista como fornecedora confiável porque, na visão dos empresários chineses, é só o governo dos EUA pedir que empresas alemãs vão parar de vender para eles, ou mesmo de dar manutenção e suporte técnico para equipamentos já comprados e instalados; além disso, eles enxergam as sanções como jogo sujo comercial, os EUA tentando matar empresas chinesas usando desculpas esfarrapadas simplesmente porque elas estavam roubando mercado de empresas americanas como a Apple e a Intel, e por isso os empresários chineses temem que se suas empresas conseguirem crescer internacionalmente e se destacar eles podem ser sancionados sem qualquer motivação válida.
Para piorar a situação, culturalmente os Chineses prezam muito a lealdade; eles demoram muito para voltar a confiar em alguém, ou uma empresa ou país, que fez algo que eles consideram desleal. Mesmo que o governo da Alemanha hoje mesmo cancelasse todas as sanções atuais a empresas chinesas e jurasse que nunca mais ia aplicar sanções provavelmente ia demorar mais de uma década até empresários chineses confiarem de novo em empresas alemãs para fornecer qualquer material crítico para seus negócios.
A recessão chinesa também nao ajuda, somado a crise demográfica que eles vao enfrentar, tempos sombrios vem para todos que dependem da China
É o que eu imaginei
TODO PAÍS QUE BASEIA SUA ECONOMIA EM PRIVATIZAÇÃO E EMISSÃO DE TÍTULOS DO TESOURO (ESTÁ FADADO A CAIR NA ESCRAVIDÃO ECONÔMICA).
POIS SUA ECONOMIA CAIRÁ NO SUPER-ENDIVIDAMENTO E NA INSOLVÊNCIA (E O PAÍS TERÁ QUE TRABALHAR, PRODUZIR E ARRECADAR SÓ PARA DAR A MAIOR PARTE DO DINHEIRO DA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS PRO MERCADO QUE VIVE DE RENDA FIXA AS CUSTAS DO DINHEIRO DO ESTADO)!
E SEM CONTAR QUE O TESOURO DIRETO É UMA PIRÂMIDE FINANCEIRA SUSTENTADA PELO DINHEIRO PÚBLICO (QUE TEM QUE TER A EMISSÃO DE TÍTULOS BARRADA TODA VEZ QUE A DÍVIDA PÚBLICA CHEGAR A 10% DO PIB) SE NÃO O PAIS QUEBRA EM MENOS DE 15 ANOS.
@@KhinzalNuclearNuclear Então o Japão já quebrou, porque a sua dívida pública é equivalente a 266% do seu PIB.
A burocracia e a falta de habitação são extremamente desanimadores para mão de obra qualificada ingressar no país.
Ótimo vídeo!
Essa burocracia alemã é surreal. Me parece que os alemãs não aceitam muito bem a tecnologia e a informatização.
A questão é cultural, o problema é que o governo não fez filtros, entrou no tudo ou nada, e o nada cobrou um preço. O tudo também cobrado, mas de outra natureza.
Privatiza tudo. O Estado Chinês vai adorar comprar tudo kkkk
Quem explodiu o Nord Stream? Por quê? A Voz da Alemanha (Deustche Welle) sabe quem e por quê?
As vezes me ferventa o sangue qdo leio o *besteirol* que escrevem sobre a Alemanha! A *ignorância* dos fatos *reais* é assustador! 🤦♀️
@@luansk8- É divertido pensar que a minha energia elétrica, no interior de SP, é fornecida por uma empresa privada controlada pela estatal de eletricidade da China. A mesma que já controla mais de 10% das linhas de transmissão do Brasil e acabou de ganhar a maior licitação já feita por aqui para construir e operar novas linhas de transmissão.
Mas a Alemanha está no caminho contrário. Eles privatizaram quase tudo nos anos 90, viram que privatizar é uma droga para os cidadãos e até atrapalha a economia, e na última década já re-estatizaram centenas de empresas que prestam serviços essenciais como água e luz.
"O momento é ruim, mas saiba como é bom". LEITÃO, Mirian.
Cara, essa mulher consegue se superar, nesse Governo Lule só tem Desgra**, mas ela sempre mete essa... Entenda como é Bom
O principal motivo disso tudo é a falta do gás russo que fez a Alemanha procurar outras fontes de energia mais caras. A indústria alemã está sentindo essa energia mais cara o que acaba refletindo em toda a economia já que a Alemanha é um país altamente industrial.
Os políticos decidiram ceder a pressão de crianças escandalosas e baniram a energia nuclear. A transição desorganizada saiu mais caro do que previsto.
A Alemanha literalmente abriu mão da própria economia pra bancar a política externa anti-Russia dos EUA
Eles cortaram o próprio gás para comprar mais caro dos Estados Unidos e depois se perguntam porque as coisas estão dando errado? 😅
Quem explodiu o Nord Stream? Por quê? A Voz da Alemanha (Deustche Welle) sabe quem e por quê?
@@alexandermoriarty9167 Quem explodiu o Nord Stream? Por quê? A Voz da Alemanha (Deustche Welle) sabe quem e por quê?
No vídeo foi dito que um dos motivos para a recessão da Alemanha e a desaceleração chinesa. Dito isso, me surgiu uma duvida, desaceleração ou nacionalização chinesa. A China esta a cada vez mais produzindo seus próprios maquinários, a cada vez mais empresas do ocidente estão migrando a tecnologia para a China. A China está a todo vapor!
Nenhum jornal europeu admite a força da indústria chinesa, o que fizeram nos últimos 5 anos - mesmo durante a pandemia de covid - foi surreal, com alta concentração de postos de trabalho em zonas do interior do país e o largo desenvolvimento do mercado editorial do país.
@@OluapOirevlis E agora, há mais de 300 milhões de idosos, com projeção de atingir 500 milhões em 2050. Com uma população total de 1.200 milhões de pessoas (se não piorar), o país enfrenta o desafio de ter o maior êxodo de mão de obra especializada do mundo, principalmente para Japão, Coreia do Sul e Austrália. É o país com o maior número de milionários emigrando globalmente. A China é semelhante ao Brasil em termos de emigração.
Todos os países enfrentam desafios, e na China não é diferente. O país está crescendo a uma taxa menor que os Estados Unidos em termos de porcentagem e números líquidos, associado ao envelhecimento da população. Para ser honesto, a Alemanha ainda recebe imigração russa e do leste europeu, incluindo Polônia, Eslovênia, Croácia, Letônia, etc.
@@locky7992 Verdade, mas o processo político tem muito mais agência sobre este cenário que democracias ocidentais.
Excelente observação. Ser um protetorado dos EUA na Europa Ocidental dá nisso. Merkel faz e fará MUITA falta.
@@andrechapetta na verdade oque fez os países escandinavos serem ricos foi serem protetorados dos EUA e não ter gasto militar enfim, acho que os culpados são os próprios alemães e não político nenhum uma vez que quem quis desligar as usinas nucleares foram os próprios alemães que foram avisados, quem causou dependência da Rússia foram os mesmos quem não quis fazer a transição energética rápido foram os mesmos, quem não quis investir na Ucrânia antes para ter gás barato foi eles mesmos preferiram deixar como está e o resultado tá aí não adianta quererem culpar políticos
Ótima reportagem! Uma amiga minha voltou para o Brasil, depois de viver por 10 anos na Alemanha. Uma das razões é justamente esse momento de recessão da economia alemã, e também o fato da sociedade alemã ser pouco dinâmica e muito hierarquizada.
Bem isso vivo aqui ha 15 anos
"Escassez de mão de obra qualificada "
Parem de usar essa expressão, falta salario e não pessoas. Toda vez que ouço isso ja sei que são jornalistas que se informam somente em pesquisas online e não conhece o mundo real.
Exato. Até se paga bons salários para uma mão de obra qualificada, mas a pessoa tem que ter a experiência de três existências passadas e futuras. Vagas com cada especificidade que nem o CEO alcança.
O jornalismo corporativo adora cantar esse mantra mentiroso de "mão de obra qualificada".
Rapaz, o que eu tenho de amigos e colegas que não param de se formar e se qualificar. Gente com currículo de 5, 6 páginas e aumentando. A geração Y e millennials são as mais qualificadas que existiu. E falar que se busca mão de obra qualificada ??? A conta não fecha.
Com a tragédia que foi adotar o Euro, o dinheiro impresso pelo Banco Central Europeu é principalmente direcionado aos países periféricos à zona do Euro, inflacionando lá os salários, e assim diminuindo a competitividade dos trabalhores alemães.
Deve sercqualificadas para as vagas em aberto bem diferente da qualificação tradicional. A qualificação hoje está voltada para armazenamento em nuvem, inteligência artificial para toda cadeia produtiva...
@@Mario-gb6cuPelo contrário. A Alemanha foi a mais beneficiada pelo Euro. Como os outros países não podem desvalorizar sua moeda, fica mais barato importar da Alemanha.
@@Vintisixxx Com certeza! Mas também fica mais caro a importação para a Alemanha, além de diminuir o poder de compra dos alemães e deteriorar a poupança por meio da inflação utilizada para sustentar os países periféricos. Baita benefício! Procure por "Germans want a return to deutschmark" no Google.
Me assustei com o prazo pra abrir uma empresa na Alemanha. Nem aqui no Brasil leva esse tempo todo.
Mais isso não está passando só na Alemanha,vivo na Espanha e a coisa tá feia,alugueis caros comida cara e a tendência só subir e em Portugal nem se fala..e gente morando na rua tem de monte,pedindo dinheiro,desemprego altíssimo..o mundo esta pra entrar em uma crise feia so q as pessoas não deram conta..
Caraca, ate Portugal
Moro no Japão, o país perdeu a 3° posição nas economias MOMENTÂNEATE . Devido ao câmbio. Por vários motivos mundiais, o yen está muito baixo. Se antes 100 dólares equivaliam a 10.000 yen. Hoje 100 dólares está valendo 15.000 yen. Fazendo os ativos japoneses cotados pela dólar ou ouro desvalorizaram. As flutuações de câmbio são normais aqui. E assim que estiverem mais ou menos normalizadas, o país retornará os 3° lugar , já que seus ativos superam os Alemães em uma boa margem.
Discordo. Japão não tem autonomia econômica alguma. Depende das ordens dos EUA. Japão é país destruído e depois invadido, colonizado pelos EUA, sendo um enclave dos EUA na Ásia, totalmente tomado de bases estadunidenses. Mais que isso. Japão se contrapõe à China, por imposição dos EUA, e pela história de tentativa de dominar chineses. A China está anos à frente do G7. Além disso, Japão não tem recursos naturais e, pior, é absolutamente instável geograficamente, tendo previsão geológica de grande catástrofe nos próximos 30 anos. Lida atualmente com hecatombe ecológica de Fukushima e suas consequências econômicas. Também e país "alvo" de possível conflito entre coreias. Nem vou entrar no aspecto psicossocial do Japão atual.
Amo esse canal e já estava sentindo falta desse tipo de video
Pessoal! Sou europeu e percebam uma coisa. Ha trabalho em todos os paises da Europa. Ha falta de mao de obra qualificada. Nāo existe paises perfeitos, como muita gente diz por ai. E acima de tudo, ninguem vai ficar rico a trabalhar contra de outrem.
Parem de achar que emigracāo vos vai fazer ricos, isso já nāo existe.
Emigracāo atualmente é para as pessoas conseguirem ter uma vida estavel e disfrutar da vida .....
Quem acha que vai emigrar e ficar rico, nāo saia do pais de origem. Ou entāo tem de ter ambiçāo de criar uma empresa. Caso contrario esqueça.
quem ta bem financeiramente no seu país não tem motivo pra emigrar. A maioria que emigra é poque está insatisfeito no seu país de origem mesmo.
O novo centro de produção de mercadorias é a Asia. A Europa toda está queda.
Eu moro na Europa há 10 anos…fui pra China e parece que os caras tão vivendo 20 anos à frente. É surreal!
A que está um pouco melhor é a França, que não depende tanto do gás russo, tem investimento técnológico-científico, tem seu próprio exército se os States saírem da OTAN (diferente da Alemanha) e não meteu o louco que nem a Inglaterra de fazer um Brexit as pressas e sem planejamento (que afetou a logística interna, economia, etc).
@@marcoonroad7 é mais pelo neocolonianismo da França com os países africanos mesmo
Ouvi os comentários de um demógrafo checo que a indústria automobilística europeia, sobretudo a alemã, pode sofrer o mesmo destino da indústria de celulares europeias (Nokia, Alcatel, etc.) após a ascensão do smartphone pós-iphone. Hoje o mercado de celulares é completamente dominado por marcas americanas e asiáticas, pois o extremismo regulatório e burocrático da União Europeia sufoca a inovação tecnológica no continente. A indústria automotiva é altamente dependente de mão-de-obra especializada na fabricação não apenas de autopeças, mas também de motores e caixas de câmbio, que emprega milhares de trabalhadores bem remunerados e com empregos estáveis. O carro elétrico é, em certo ponto, mais simples de ser fabricado, não dependendo de motores complexos ou caixas de câmbio. O carro elétrico marcaria o fim da imensa mão-de-obra especializada alemã, ao mesmo tempo que o país não seria capaz de substituir este tipo de trabalho pelo trabalho oriundo ao carro elétrico, já que a falta de capacidade inovativa torna a indústria automobilística alemã não competitiva com novos carros chineses e americanos. Soma-se a isso ao processo quase irreversível do envelhecimento da população do país, que apesar de ter focado na importação de mão-de-obra estrangeira, não consegue adquirir números suficientes de pessoas. A Alemanha e a UE terão décadas muito turbulentas a frente.
Muito obrigado pelo seu comentário. Estou lendo o livro "Organização Sem Medo" que fala sobre a segurança psicológica e em uma parte cita o caso da Nokia e como a "gestão do medo" cegou os executivos e CEO da empresa para novas mudanças que estavam ocorrendo no mercado de telefonia.
@@tygoufaynanchal3903 parece ser muito interessante este livro. Vou dar uma pesquisada.
Indústria automobilística alemã fabrica carros elétricos, na China. Lá vc encontra carros elétricos alemães e de outros países, que não são comercializados no Ocidente. China está anos à frente da Europa e dos EUA. Europa está sucumbindo pois se submete aos interesses dos EUA. É um continente invadido por bases militares dos EUA.
A Alemanha foi a que mais se beneficiou do acordo da União Européia e OTAN no pós-guerra, agora que a mamata está sob risco, que o comunismo não é mais uma ameaça real na Europa (com a queda da Rússia Soviética), além da Ásia estar na vanguarda da revolução tecnológica-industrial, parece que o país que mais forçava austeridade no rabo dos outros (vide Grécia anos atrás) vai ter que tomar do próprio remédio que medicava nos outros. 😅
Eu lembro da Kodack.. líder em máquinas fotográficas.. vi a kodack em lentes de óculos e lentes para smartphones. E a Micrisift depois que entrou o Steve Balmmer só fez lambança..
A Alemanha é tao atrasada no quesito digital que aqui nao existe Pix e uma transferência bancária pode até levar três dias para ser debitada. Entre outros detalhes que me deixaram de queixo caido quando mudei para cá...
Deve conhecer a SAP (quem não conhece ?) é alemã... Deve conhecer a Bosh e seus equipamentos altamente tecnológicos... é alemã...
Sim aí na Alemanha não tem pix e nem as quadrilhas que sequestram o cidadão para fazer pix para contas de laranjas. O Brasil é ótimo tem as quadrilhas de pix, o novo cangaço, etc. Über Geld spricht man nicht, man hat es! 😊
@@rasputindasilva858 E o que tem a ver uma coisa com a outra? O que ela disse é fato. Mesmo com todos os problemas que tem, o Brasil é mais digitalizado que a Alemanha. O sistema bancário brasileiro é um dos melhores do mundo, altamente digitalizado. Aqui fazemos tudo pelo celular. Na Alemanha eles adoram usar dinheiro físico no comércio e as empresas ainda utilizam aparelhos de fax.
@@rasputindasilva858 eles são os reis do maquinário, porém a digitalização caminha a passos lentos. As pessoas aqui são muito acomodadas com o que acontece ao redor. Se incomodam, mas dizem apenas que sempre foi assim...
A Nova Era Digital gera desemprego e reduz a massa salarial e de pró-labores total do país. A Nova Era Digital enriquece as pessoas mais ricas do mundo e empobrece os povos.
Parabéns pela qualidade do conteúdo. 👍🏽👏🏽👏🏽
1 em cada 3 casas tem internet rápida... Que loucura. Jamais imaginaria isso.
'e isso mesmo, internet muiiiitoo ruimm
E o uso de papel para as coisas, em Portugal é igual, para ter ideia as finanças ainda enviam código de verificação por carta para ter ideia
Sinceramente, escolheria saneamente básico em vez de internet rápido a qualquer momento.
O Brasil nesse sentido é líder global em cibersegurança e Recife já forma mais profissionais de TI que Rio e SP a cada 100 mil habitantes segundo o Porto DIGITAL - uma pena que a imprensa brasileira não se esforça em tentar mostrar esse lado.
@@abnerpinhr quando recebi minha carta o código já tinha vencido ahahahhaha
Esse lado (situação) da Alemanha não costumar ser mostrada por aí. Fico no Brasil.
@nelsonfilipecunhamartins3975😂😂😂😂Eu estou na Alemanha a 3 anos e já guardei 20 mil euros,no Brasil eu não conseguiria então fico aqui ganhando em Euros 😊🇩🇪🇧🇷
O Brasil era uma terra de promessas e riquezas ate meados da década de 60. Depois do golpe militar, o país tem se afundado ano após ano.
@@worldinsights930 sensato, e não esqueçamos que ainda é um País de terceiro mundo, pessoal que ta comparando deve estar levando a copa em que eles quebraram o Neymar em questão.
@@M.A.-hh1yeverdade, eu era o euro
Foi cair na onda dos EUA, se lascou.
O problema da Alemanha é a falta de autonomia política, qualquer ordem dos EUA é obedecida mesmo que prejudique severamente a própria Alemanha.
Acho que o principal problema nesse caso é o atual governo. Me considero um social democrata mas prefiro mil vezes a Angela Merkel ao Olaf.
@@CarlosEduardo-wo4ff Já li de quem mora na Alemanha de que a Angela Merkel está fazendo muita falta para a gestão da Alemanha e da UE.
Rússia invadiria Ucránia mesmo se a Alemanha tivesse algum nacionalista de direita com bigodinho engraçado estivesse no poder. E mesmo ultranacionalista e "autônoma", a reação da Alemanha quanto a Operação Militar Especial seria a mesma: ajuda a Ucrânia, tentativas de desestabilizar a Rússia e isolá-la no cenário internacional, etc... etc....
@@CarlosEduardo-wo4ffTambém sou social democrata, e acho que o Olaf Scholz ajudou muito mais a Ucrânia do que a própria Alemanha até agora.
Alemanha faz o que EUA manda ser feito. Alemanha é um país invadido pelos EUA com centenas de bases militares estadunidenses.
Galera tá certo que a Europa de modo geral ta em periodo de dificuldade devido a crise do Covid e a guerra da Ucrânia, aumentou os preços das coisas e tal ,mas tambem nao virou esse cenário apocaliptico que algumas pessoas tao falando pela internet.
Quem explodiu o Nord Stream? Por quê? A Voz da Alemanha (Deustche Welle) sabe quem e por quê?
A liberdade de impressa e informação disponível consegue-se saber o que se passa. Nao é o fim Da Europa como muitos desejam é apenas mais uma período difícil…Ma Rússia parece que está tudo a mil maravilhas e na China também
Pois manipulam e controlam a informação.
Na verdade está um pouquinho pior do que a mídia conta.
@@eriveltooliveira8729 entendo que piorou algumas coisas ,mas tem gente falando como se tivesse virado uma espécie de mad max ou tá igual a argentina (pelo menos na Irlanda ,não sei na Alemanha e outros países tá tão feia a coisa).
@@galocego974 entendo, o que acontece também é que a realidade de cada cidade ou bairro são diferentes.
Boa noite 🌙
Parabéns pelo trabalho de qualidade !!
Que Deus nos abençoe! sempreeee 😊
A educação é cultura alemã mudou muito nas últimas décadas.
Sua decadência deve ser observada à partir daí.
Algo deu errado nos últimos anos
não tem nada a ver com educação ou cultura. Tem a ver com o governo europeu ser otário e querer criar sanções pra Russia, qdo depende dela muito mais do que gostariam de admitir.
A Alemanha principalmente.
Resultado de muita imigração principalmente África e mulçumanos
O progressistas, woke que seguem a agenda da ONU e dos EUA afundaram o país.
Abraços meu amigo,aqui é o pescador da baia de guanabara RJ BRASIL,o pescador Rogerio Antunes
Depois de 42 ano morando na Alemanha vejo a decadência.Partiu !
Excelente o jornalismo desse canal. Show!
Tenho mais de 30 amigos alemãs estão aqui em South Africa 🇿🇦
Dizem que a vida la está muito caro de que aqui
Coisas estão caras
Muito bom! Muito obrigada! Me ajudou muito no meu trabalho pra entender a economia da Alemanha 😄🙏🏻😊😊
Até o ano passado estavam falando do quanto havia sido bom e vantajoso para a Alemanha se livrar do gás russo.
hehehe... vdd!
bem lembrado
Alemanha pagando o preço de ser um vassalo dos EUA.
Eles cortaram o próprio gás para comprar mais caro dos Estados Unidos e depois se perguntam porque as coisas estão dando errado? 😅
Quem explodiu o Nord Stream? Por quê? A Voz da Alemanha (Deustche Welle) sabe quem e por quê?
Esta indo muito estrangeiro para trabalho la. O meu primo e um deles e, ele esta adorando a experiencia. Tem que falar ingles. Agora que ele esta aprendendo alemao.
A alemanha embarcou com toda força na politica de transição energetica e o custo é a energia mais cara do bloco europeu. A industria de uso intensivo de energia perdeu muita competitividade e possivelmente não sobreviverá em prol de uma suposta conservação ambiental.
O problema da Alemanha não é ter transicionado rápido para renováveis, mas sim estar fazendo a transição lento demais.
Com a guerra da Ucrânia e o atentado terrorista contra o gasoduto Nordstream a Alemanha parou de importar gás natural russo via gasoduto e passou a importar gás natural liquefeito dos EUA via navio; o problema é que o gás natural importado dos EUA é umas 3x mais caro que o Russo, se não for mais. Além disso a Alemanha não conseguiu gás natural suficiente e teve que reativar usinas à carvão que tinham sido fechadas por serem muito caras de operar. Isso aumentou pra caramba o custo da energia não-renovável deles.
Se a Alemanha já tivesse a maioria de sua energia vindo de fontes renováveis a perda do gás natural russo ia ter causado muito menos problemas.
Desligaram as usinas nucleares.
A muitos atrás, economistas já falavam que a Europa economicamente ia cair, desde o início dos tempos, a Ásia central, era o centro econômico do planeta, no século 19 foi mudado para Europa, evolução industrial e etc, mas nesse tempo já falavam em que o centro economico ia voltar para a Ásia central, após essa guerra toda, UE não vai ser aquela prosperidade de antes, muitos países vão ser até inviável de se morar, tipo Portugal, custo de vida elevado e salário baixo
Primeiro desativou as usinas nucleares, por pressão dos "verdes", depois foi na onda dos EUA e parou de comprar gás da Rússia, agora como se não bastasse as fábricas de automóveis elétricos não conseguem competir com carros chineses, por incrível que parece são mais baratos e melhores...
Parou de comprar o gás da Rússia? Foi a Rússia que inventava desculpas para reduzir o envio de gás alegando que tinha que fazer manutenção nas turbinas lá no Canadá e outros fechamentos por causa de vazamentos, com todo mundo sabendo que isso era uma chantagem velada para a Alemanha não ajudar a Ucrânia.
Os carros chineses são baratos pq são subsidiados pesadamente pelo governo chinês sem contar a mão de obra barata. Lá na China se ganha produzindo carro elétrico e deixando apodrecer no pátio.
Só esqueceu de dizer que a economia da Alemanha estava sustentada no gás russo baratíssimo e que os EUA obrigaram a Alemanha a parar de comprar gás russo e passar a comprar quatro vezes mais caro doa próprios EUA.
@@salemsaberhagen-s1v russete é com SS.
Verdade. Foram os EUA que provocaram essa guerra.
Biden sutilmente conseguiu inviabilizar a Alemanha usando a Ucrania como bucha de canhao !
Burro detectado @@salemsaberhagen-s1v
@@salemsaberhagen-s1vBaba ovo de americano detectado!
Algum país tá com economia boa na Europa? Só vejo notícias de crises e dívidas
Também estou notando isso
Espanha está.
A preocupação deles é a inflação depois da injeção massiva de dinheiro na época do Covid. Por incrível que pareça eles não sabem lidar com a inflação. E cada vez que é divulgado ima noticia boa, eles aumentam os juros.
Muito bom vídeo. Falem mais sobre o tema.
Alemanha é muito ultrapassado
Já começa com essa função de alguns lugares ainda funcionarem apenas
“Mit bar Geld“ sendo que cartão é uma alternativa muito mais viável
A Alemanha está atrasada em termos de digitalização, tem uma população trabalhadora que já tem uma certa idade e que não entende nada de tecnologia nem aprenderam outros idiomas e nem se importam em aprender.
Em muitos casos estão programados para não aceitar mudanças porque se a economia funcionou bem até agora, porque mudar?
A burocracia é simplesmente terrível mais a partir do momento que você se envolve na sociedade e começa a entender a mentalidade deles, tudo funciona mais ou menos.
Infelizmente, a tecnologia não é muito avançada nesse país.
E verdade! A inflacao moro aqui ha 25 anos ainda nao tinha Vista isto.Absurdo 😢
Por causa da injeção de dinheiro na pandemia
A questão é que a Europa sustenta um grande número de trabalhadores com baixa qualificação e pouca produtividade com salários relativamente altos(e custo de vida elevado). Até recentemente isso não era problema, mas com o crescimento da China, passou a haver concorrência e a Europa não está aguentando. E vai piorar pois a India está vindo também. O correto era ter aumentado a taxa de educação, principalmente superior, e ter realizado mais investimentos públicos ( não estou desprezando o investimento privado, é que em determinada áreas ele não produz bons resultados)
Lá eles focam bastante em ensino técnico também e são muito bons nisto. Muita gente capacitada para operar equipamentos de precisão, consertar máquinas e realizar trabalhos com excelente qualidade. Poderiam fazer mais, porém ainda estão entre os mais qualificados do mundo em termos de potencial de manufatura.
O melhor mesmo é pegar a mão de obra qualificada dos outros países;
Aí o outro país investe, mas é esse o país que aproveita.
A Europa já foi bom... Viver lá vai ficar cada vez mais difícil. Só vai piorar.
Desequilíbrio das contas publicas em um país desenvolvido é um grande desastre , imagine o Brasil😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
No primeiro mundo as pessoas sempre foram arrogantes fazer o que tudo que está acontecendo é cumprimento da palavra de Deus
Eu jamais imaginaria que a Alemanha estivesse em crise. Se fosse a Itália, Grécia, Espanha, aí dava para presumir
Agenda Woke neomarxista identitária destrói tudo que toca
É depois de morar cá, alguns anos vc percebe q a Alemanha nao é lá...
Bem previsível o resultado. Regulamentar tudo até causar sufocamento.
Esse dado sobre levar 120 dias para abrir uma empresa na Alemanha me levou a pensar "E no Brasil"? Dei uma googlada rápida e aparentemente levamos 2 a 3 dias para abrir uma empresa (?). Seria possível alguém confirmar isso?
Confirmo. Abri já 2 MEIS e levaram 48 horas.
Paulo Guedes né fio
Sim, a media gira em torno de 2 dias. E nao, a responsabilidade por reduzir esse tempo nao é de Paulo Guedes, ao menos nao integralmente. Em 2010, o tempo de espera pra abrir uma empresa era de 25 dias, mas desde entao vem caindo consideravelmente. Ja em 2010, a meta era atingir o tempo medio de abertura entre 2 e 3 dias no Brasil inteiro, e medidas pra alcancar esse fim ja vinham sendo buscadas pelo Governo desde 2007, como, por exemplo, a criacao da Redesim (Lei 11.598/2007), pelo Lula.
A diferença, no entanto, é que Paulo Guedes e Bolsonaro adoram montar nas costas dos outros e arrogar a si o trabalho de milhares de servidoes publicos e pesquisadores, tal qual fizeram com o Pix, clamando ser invenção deles.
Ainda sim, houve iniciativas no governo bolsonaro no mesmo intuito de dinamizar a burocracia, mas o grau de eficiencia ainda sequer foi contabilizado.
@@RodrigoSilva-dv9xoNada que o super tachad , não resolva!🎉😂😂😂😂😂😂😂😂
Com o IVA vai facilitar muito a gestão. O Haddad está dando de 10 a zero no Guedes (que fez nada).
Por mim nosso Brasil pode continuar crescendo, os outros países apenas vamos observando...quem for ficando pra trás, só lamento...
O problema e que isso nao ta acontecendo. Nossa população, pela primeira vez na história, encolheu em um censo do IBGE, está envelhecendo, altamente endividada e inadiplente, sendo a maioria inclusive economicamente inativa, tem baixo nivel de quificação profissional (todo mundo e obcecado com um curso superior, contudo os cursos mais comuns são Direito e Letras, sendo que um técnico/tecnologo em Química ou Eletrônica seria muito mais economicamente prolífico) tudo isso enquanto não somos de fato um país desenvolvido.
Embora nosso povo seja bem empreendedor (que poderia ser tão competitivo quanto o Mittelstand alemão), o Brasiil é altamente hostil a pequenos empreendedores ou a quqlquer coisa que não seja vinculado a FIESP. Nossos pequenos empreendedores nâo conseguem avançar por conta do nosso sistema bancário que encarece o crédito com juros abusivos, além da falta de seguranca jurídica, violência patrimonial por conta do crime organizado, etc, etc...
E pensar que o Brasil talvez seja o único país que tem a capacidade de ter autonomia completa, temos absolutamente tudo aqui, não precisamos importar nada
Não é o modelo é a falta de matérias primas q vinha da Rússia e tornou a Alemanha menos competitiva.
Eles cortaram o próprio gás para comprar mais caro dos Estados Unidos e depois se perguntam porque as coisas estão dando errado? 😅
@@alexandermoriarty9167 Vc é um papagaio da ignorância. O governo russo que começou a reduzir o envio de gás russo para a Eurooa alegando várias manutenções, inclusive o envio de uma turbina para o Canadá que demorou meses para voltar. Tudo uma chantagem velada para a Europa não ajudar a Ucrânia e como tinham um contrato a cumprir eles mesmo explodiram para cortar de vez o gás achando que a Eurooa iria congelar.
Excelente Reportagem! Nós Brasileiros ficamos na Torcida pela Alemanha! Afinal, todos queremos boas condições de vida e trabalhos.
Europa está perdendo monopólio para os chineses
Excelente materia! Baratear energia e investir. Acredito mais na alemanha, do que brasil
A economia alemã vivia dos louros do passado. Engessada, pouco dinâmica, envelhecida. Viveram muito tempo do poder monopolista de suas empresas dentro de muitos setores. Agora a conta chegou, ficaram pra trás. Tentaram resolver o problema demográfico da pior forma possível, administração pública em ruinas, literalmente. Uma pena, uma sombra do que foi
Canadá também precisa de nova leva de escravos para suportar o edifício dos ricos.
Tem gente que dá graças a Deus por ter um emprego. Vc deve ser um parasita de funcionário público. Aliás a grande maioria dos ricos são descendentes de avós ou bisavós quer eram muito pobres.
Enquanto uns dão graças a Deus por terem um emprego os parasitas do funcionalismo público e dos sindicatos ficam com esse bla bla bla sem saber que is ricos de hoje vem de bisavós muito pobres.
Outro fator da recessão alemã foi as sanções impostos pelos EUA ( via UE) a Rússia. Isso afetou não só a Alemanha como as principais economias européias!
*E no entanto os índices econômicos, como o DE30, sobem alucinadamente há 45 dias, baseados em dados falsos do desgoverno alemão.*
Aqui vietnam leva 15 dias para abrir uma empresa e custa 300 USD
Se pagar 50 por fora é na hora
Uma coisa que me surpreendeu aqui é que quase tudo é no dinheiro, não tem pix. E tudo aqui é muito burocrático, não tanto quanto no Brasil, mas bem mais do que eu esperava. Ah, e eles adoram papel, imprimem tudo.
Eu trabalho com uma pessoa alemã e percebo uma resistência a tudo que é inovação tecnológica. Vejo também que eles prezam muito pela privacidade. A desculpa de não usar PIX: Não quero ser obrigado a ter o governo rastreando cada centavo meu. E o mais curioso é que nem é questão de que a pessoa deve alguma coisa e quer burlar a receita, vejo que os alemães no geral dão muito valor para a privacidade deles. São pessoas difíceis de lidar e trabalhar mas são tecnicamente muito competentes e racionalistas, isso traz coisas positivas ao trabalho.
@@ariane5570 Essa mentalidade, nos pontos positivos e negativos, se vê nas regiões do Brasil onde predomina a imigração alemã.
Como assim nos lares alemães a maioria nao tem Internet rapida? É discada ainda?
Provavelmente ADSL. Uma conexão de 20 mega por lá parece estar custando o equivalente a mais de R$70 por mês, e a velocidade média da internet residencial por lá está em menos de 100 mega ainda.
Para efeito de comparação, na cidade do interior de SP onde eu moro não existe mais conexão de internet menor que 200 mega, que custa R$80 por mês.
@@FabioCapelaeu que moro em uma cidade agrícola no estado do Pará, aqui já temos velocidade de 1 giga. Tem 40 mil de população.
Mentira,eu vivo aqui e internet é ótima em casa.
Não era dependência do gás russo, era garantia de entrega e preços baixos
Não não era, só tinham um fornecedor. Só um tongo fica refém de um único fornecedor.
Da pra fazer vídeo dos pontos positivos da Alemanha tbm ou somente coisa ruim?
Após o vídeo, parece nao ter nenhum
Imaginar que hoje ir para a Europa é melhora certa de vida é uma ilusão
pse, não saio daqui pra canto nenhum... no max Uruguai ksksk
@@albyohumanista5910 o melhor dos mundos é ganhar em dolar morando no br
A pobreza deles ainda é melhor que aqui
@@justaguychilling5465 vai pra lá
@@albyohumanista5910 me falta o dinheiro kkkkkkk
Que reportagem interessante . Informar esse é o papel da impressa.
Segundo a Miriam Leitão o que está acontecendo com a Alemanha talvez não seja ruim como parece!
Não é algo maravilhoso o que está acontecendo, as empresas demitindo a rodo e indo embora, isto é um ótimo sinal.
@@paulofernandosouza sim, os demitidos terão mais tempo com a família!😁
Aí vem o FMI e diz que a Alemanha ultrapassou o Japão e se tornou a terceira maior economia do planeta. A Índia vem aí pra tomar esse lugar.
No Japão segue o mesmo caminho.
A mesma coisa aqui no Brasil!
Título realista pra esse vídeo:
Como o golpe dos EUA na Ucrânia criou uma guerra com a Rússia e consequentemente atrasou a vida da Alemanha.
Na Alemanha e Europa de forma geral. Europa ficou para trás. China está anos à frente do Ocidente, e conta com energia russa muito barata.
Precisa parar de focar na austeridade fiscal. Forçar a empresas a ficarem no país. Política industrial só é feita na base da força do estado.
Tipo uma política econômica desenvolvimentista ?
Nem é. Ninguém vai comprar se o preço for mais alto. Com o valor do frete marítimo irrisório, sai muito mais barato fazer uma fabrica na China e exportar de lá.
Extrema-direita e Alemanha na mesma frase é de gelar a espinha.
Eu não acredito que todo conservador seja seguidor do bigodinho acho errado taxar qualquer um disso aí a ideologia do bigodinho tinha coisas tanto da esquerda quanto da direita era 3 via
@@Junior-zr9dlDesculpe mau amigo, mas a "ideologia do bigodinho" era contra a esquerda. (Ponto) História.
A Alemanha sempre teve a direita e a Esquerda, mas eles estão falando de extrema direita, gente que defende derrubada das instituições democráticas, ano passado a Alemanha pegou um grupo com pessoas que montavam um golpe armado, para derrubar o primeiro ministro, é dessa extrema direita que estão falando. Gente que põem a culpa de tudo no estrangeiro , fala em Alemnaha como um povo especial, nada de direita nisso.
O que os nazi tinha de esquerda?
@@perenidadedasmudancas2160 dar uma casa para todos e não permitir a existência de moradores de rua e ditar oque seria produzido
@@0102MOAo problema dizer que todos os conservadores são iguais
O problema da Alemanha foi cair no papo de energia verde
Alemanha: volta pro top 3
DW: A ALEMANHA TA FALINDO?????😮
Último vagão? Atrás até de Portugal?
Obrigado pelas informações. Me faz amar meu BR ❤.
Também. ❤🇧🇷
Dr, carga viral zerada é tá totalmente intransmissível
Esse ano o Ocidente perderá 5% de sua economia, muitos empresários brasileiros já estão buscando fazer negócios com outros países pra não sofrer com essa queda.
*não se preocupe se ocidente cair o oriente compra todo o ocidente* 😂😂😂😂😂
@@nathan9854 já comparam boa parte kkkkkkk
🤣🤣🤣🤣🤣 vocês não têm jornais aí pois não? A taxa de emprego na Alemanha é histórica. Nunca tiveram uma taxa de desemprego tão baixa. Falem da vossa economia ....que está boa!!🤣🤣🤣
A economia da Alemanha teve uma recessão de 0,3% em 2023 e as previsões para 2024 são de um crescimento de 1,4%. Grande economia a fazer inveja a economias de 3 Mundo.
Alemanha é país submisso aos interesses dos EUA. Passou a comprar gás dos EUA, .uito mais caro que gás russo, e abraçou guerra da Ucrânia por imposição dos EUA e sua obsessão por destruir Rússia. China está décadas à frente da Europa e EUA. G7 está caindo, e dólar perdendo espaço.
Obrigado
Mais ainda é melhor viver na Alemanha do q muitos países da Europa ou do mundo hahahaha.
Iiii amigo, mas essas coisas mudam rápido. Em coisa de 10 anos um país vai pro sabão se não ficar esperto. Ou a Alemanha acorda, ou vai virar uma Argentina.
Argentina? Senhor, a Alemanha tem que piorar muito e sem interrupção por uns 20 anos pra ficar como o Bostil. @@alebecker12
@@Zumbini1375Sim, com ctz, talvez até mais que 20 anos. Masss... lembre-se, a Argentina tem muitos recursos naturais e é enorme, a Alemanha é muito pequena e não tem recursos naturais. Eu boto uma fé na capacidade da Alemanha de corrigir os erros (por isso estou aqui), porém, não duvide, se eles não corrigirem o curso rápido, podem sim se ver em péssima situação muito rápido. Vinte anos é como 20 bilhões, pra uma pessoa, é muita coisa, pra uma nação é um piscar de olhos.
Até hoje não entendo como a Alemanha que causou duas guerras mundiais sangrentas não sofreu sanções dos EUA, como ele fez com Cuba e Venezuela. Pelo contrário, deu muito dinheiro para o país se reerguer e se tornar potência mundial, mas deveria ser o país mais isolado do mundo por causa de todo o mal que causou na humanidade.
País lotado de imigrantes 🤮🤢
Contribuiu para essa queda a perda dos baratos combustíveis russos,por conta da guerra na Ucrânia.
0:21 "Como o país passou de locomotiva da Europa pra ser o último vagāo" kkkkk ficou muito ruim. E claro que não é verdade.
Parece que vem do que pessoas em São Paulo falam do estado ser "locomotiva do Brasil". Ughhh
Se a economia e o modelo da economia alemã esta em cheque, imagina o modelo da economia brasileira que tem a base de sua economia no agronegocio e tem a base de sua população com amor pelas cidades.... A conta nao fecha. A alemanha tem abertura em seus produtos no mundo todo.
E com o fim do marco temporal o agro pode piorar se derem as terras para os índios. Já está vindo índios até de outris países.
Como um pais como a Alemanha pode quebrar? O pais tem superaficit por anos. Tem credibilidade para lançar titulos no mundo inteiro. Divida publica baixa. Pode estar passando por uma crise mas nada que a preocupa. lembrar que a Alemanha esteve em duas guerras mundias e se recuperou ( com o Plano Marshall é verdade ).
Cara, aqui está em 177bi o déficit. E "ninguém" está preocupado..
Aqui 177 bi tá suave... A tendência é só aumentar.. aqui já foi pro buraco. Colocaram um Gastão na presidência. O Haddah está enxugando gelo.
Há 35 anos, estudei alemão em cursos e fiz licenciatura nesta língua e fui muito mal tratada quando tentei conseguir emprego em empresas alemães pois sou feia e negra. Depois disso, adivinha o que quero que aconteça com o povo alemão?
Sério mesmo que esse foi o motivo? 😂😂
Aprender outro idioma sem conhecer a cultura e o povo é muita burrice
Mais de metade da população na Alemanha vive em regiões rurais, em cidades ou vilas mais pequenas. Quase metade da produção económica da Alemanha é gerada nas regiões rurais.
A alemanha está facilitando a imigração de profissionais altamente qualificados. Abaixaram o tempo para aplicar à cidadania e mesmo com uma noção muito básica de linguas germânicas tenho recebido um rodo de ofertas de empresas Alemãs.
Tentando recuperar o tempo perdido, não apenas isso estão trabalhando fortemente na redução de dependência energética, mas demoraram muito, o atraso cobra um alto preço. Na minha opinião o pior erro foi aumentar tanto sua dependência do comércio com a China, não é um parceiro fácil, a China a lcurto, médio prazo vai se tornar independente tecnologicamente e a Alemanha será descartada, faltou uma boa política de limites.
@@0102MOA meu sonho é aproveitarmos as oportunidades como a China faz.
@@albyohumanista5910 Como a China eu não saberia dizer, mas f8caria muito feliz se o Brasil tivesse um projeto nacional e todos lutassem por ele. Antes.timhamos uma dicotomia entre rico e pobre, afora piorou, um maluco conseguiu colocar todos c9ntra todos. Então o caminho não será fácil, mas a alternativa é por a cabeça em um buraco e fazer de conta que "likes" e redes.spciais significam alguma coisa.
e um aluguel e custo de vida impossível, não adianta nada ganhar 5 mil euros e gastar tudo...
Também recebi, na verdade estou no processo mas no setor Fotovoltaico, o senhor pensa em ir ?
Isso vai manter os preços das commmodites baixas. Isso é importante por causa da guerra.
Ouvi dizer q na Alemanha eles não gostam de cartão de crédito
Cartão de crédito é atraso de vida. Dívidas bancárias viram bolas de neve.
@@pauloandradeabreu8582depende. Se pagar o mínimo da fatura é mesmo. Senão, é tranquilo.
Certissimo meu marido so compra tudo a avista e é Alemao , viajamos e vivemos bem. Brasileiro so parcela e nao faz nada
Se depender desse "incentivo" que a DW dá vai ser em ritmo acelerado !
Espero que a Alemanha se reinvente em breve porque nem combina com a Alemanha ficar pra trás. Desta vez fiquei surpresa com o atraso na digitalização...😮
*Passando só pra ler os posts dos ‘especialistas’ em Alemanha e sua economia (contém alto teor de ironia)* .
Juízes ruins + Muitos partidos = pouco crescimento 🇧🇷 🇩🇪
Nossa está a solução para o Brasil e Alemanha, nomear vc ministro da economia. A reportagem citou vários fatores.
É verdade, um partido só é mais eficiente.
Deveria ter só um partido d esquerda, aí seria bom...
O principal fator foi a Justiça alemã cortar 60 bilhões do orçamento.
Achei contraditorio os argumentos, como é que um pais se industrializa e vira referencia cheio de burocracia e agora do nada a burocracia é um problema. O foco mesmo deveria ser na política fiscal, IMHO é o neoliberalismo fiscalista que ta lascando nao so a Alemanha más a europa. Veja ai as empresas estao indo para onde tem investimento público pesado: EUA ( plano Biden de reindustrializacao) e China ...
Nunca vi um País tao submisso aos EUA como a Alemanha
Austrália é muito pior. A Austrália é quase uma colônia americana.
Por isso que são paises ricos. Já países como o Brasil são submissos da ignorância do seu povo que não consegue ler um livro por ano. Entendem exatamente ZERO de economia. Vivem de achometros.