eu ri, chorando mas eu ri, rsrsrrs, porque realmente eu concorde que empregos eram mais "fáceis" porque comecei trabalhar com 15 anos e nunca fiquei parada, sempre tinha 'oportunidade', mas hoje em dia, é tudo indicação - as boas vagas de empregos boas ou excelentes até existem mas só se entra com indicação ou o tal QI, "quem indica"; isso sim que torna desleal a busca por um trabalho bom, porque os competentes ficam de fora, por indicados que tomam os postos de trabalho
@@GiNicacio antigamente se conseguia emprego pelo currículo e pela entrevista. Antigamente os currículos que possuíam mais cursos, experiências anteriores e o candidato fosse razoável na entrevista, pegava a vaga, mas isso não era sinônimo da pessoa ser boa de serviço. Hoje em dia a maioria dos candidatos estão com currículos abarrotados de cursos, já fizeram inclusive cursos para saber como se portar em uma entrevista, logo, o Q.I é para indicar alguém que além de devidamente capacitado, seja bom de serviço. Inclusive há um peso de responsabilidade sobre a pessoa que está indicando, pois a depender da situação, se o indicado fracassa, o responsável pela indicação pode ter a reputação profissional de alguma forma manchada. Se você realmente é competente na sua profissão e fez um círculo de amizades profissional, provavelmente será indicada sempre que precisar se inserir no mercado de trabalho.
Nos venderam a ideia que se estudassemos iriamos ter bons empregos e bons salarios garantidos. Hoje tem gente com doutorado trabalhando de uber. Dos 18 aos 26 anos investimos em carreiras academicas e formações complementares e só começamos a trabalhar por volta dos 27 anos em empregos que não exigem tanta formação.
Sim, não Brasil não há demanda pra trabalhos especializados. A maioria dos empreendedores no país são de baixa escolaridade e criatividade, logo vão criar empreendimentos baseados nos seus conhecimentos adquiridos, que não exijam conhecimentos especializados. Por exemplo, empreendedor de 50 anos ou mais, com ensino médio, que tenha R$ 2 milhões pra investir, provavelmente vai fugir de empreendimentos que demandem de conhecimentos especializados que ele desconheça pois vai considerar muito arriscado.
Sim, mas qual doutor trabalha como uber? Aquele pobre, que conseguiu uma bolsa na faculdade ou concluiu uma universidade pública a duras penas. A crise é do ideal capitalista. Compramos o sonho estadunidense de ascensão progressiva por meio do esforço, sonho que nem eles mesmos vivem
@@zalegria9190 E o dificil é concluir que esse foi o modelo que mais funcionou em termos de mais bem estar para o maior numero de pessoas na historia da humanidade.
"Levam mais tempo em média pra sair da casa dos pais" Vc ganha 1000 reais depois de anos na faculdade SE conseguir qualquer trabalho e se ganhar bem aí chega lá 1300 é só o aluguel.
Eu fico angustiado quando vejo o preço dos aluguéis, são muito caros, eu não consigo sair da casa dos meus pais pois não tenho como arcar com esses custos.
@@gwa1654 Infelizmente não é só vc amigo! Já entrei em desespero diversas vezes por não conseguir entender esse tipo de coisa! A mesma questão do estágio com experiência, do trabalho com experiência saber 5 línguas ter viajado o mundo inteiro para ganhar 1000 reais! Enfim somos uma geração que estamos priorizando nossa saúde mental pq se não enlouquecemos, uma geração sem oportunidades porém muita pressão pra sermos mais que nossos pais!
Eu jamais sequer tive um estágio remunerado. Você ainda tem sorte. Tive de fazer mestrado, mesmo querendo trabalhar, pra poder ter uma renda. Ninguém quer contratar formandos
@@SurrealworldofBeka Alega-se falta de experiência, apesar de todos os funcionários terem de passar por treinamento, as vagas todas requerem experiência, o que ocasiona o paradoxo do "como vou adquirir experiência se ninguém me contrata?". Além disso, conta também a incompetência do RH brasileiro que não compreende a função e funcionamento das pós-graduações, gerando um índice altíssimo de pós-graduados desempregados (mundialmente gira em torno de 3%, no Brasil é de 25% - descontando quem trabalha fora da área de formação, como eu, ou continua estudando pra sobreviver de bolsa). Alegam "superqualificação", leia-se, não querem alguém com senso crítico e de melhoria, mas um peão com ensino superior que cobre mais barato.
Minha humilde opinião é que fomos preparados e estávamos preparados para um mundo que desapareceu no final da década de 90 justamente com o advento da internet e toda a tecnologia. Com isso mudaram as relações de trabalho, e a gente foi para o mercado com uma lógica de trabalho que estava ruindo. A geração Z já nasceu no novo mundo.
Você disse tudo. Já perceberam quantos milhões de empregos a tecnologia roubou? Aí vão falar: "Ah, mas trouxe outros empregos." Sim, muito pouco. Todos concentrados. A maioria baseado em estéticas (influenciadores), ou virtual (programação). Nada sustentável para um país com uma população que de 1980 para cá cresceu 40%!
Tenho 37 anos, sou licenciado e mestre em música. Casado, pai de 3 meninos e desapontado com a profissão aproveitei a primeira oportunidade de emprego que me trouxe pra mais perto de casa, mais perto da minha família e mais longe do stress... fiz concurso pra coveiro... era pra ser temporário mas com essa crise lá se vão quase 5 anos... Sou mais millennial do que eu podia imaginar.
Força irmão. Você é um guerreiro. To com 31 e ainda não sai de casa (depressão desde os 16) tentando terminar o TCC pra formar e trabalhar sabe-se la como.
Se for no call center vc pesca millennial as dezenas formados em psicologia, áreas de educação, gerenciais e etc. Muita gente extremamente capacitada recebendo um pouco mais de um salário. A princípio todos entram nesse emprego para pagar a faculdade, quando se formam saem para tentar emprego na área de formação e adivinhem? Sim, não são contratados por falta de experiência e no q possuem experiência? Callcenter e são obrigados a voltar. A saúde mental vai pro ralo. Isso sem contar q muitos moram sozinhos com diversos cartões estourados tendo q fazer malabarismos entre as contas. Na geração anterior saiam no tapa para contratar qlqr um, lembrem-se na época das metalúrgicas, passava ônibus da ford roubando candidatos da porta da volks, realmente quem não tinha emprego era pq não queria. Não é mais assim hoje quem tem q sair no tapa é vc.
Ouvi falar muito das kombis que passavam nas ruas na região do Abcd Paulista procurando pessoal pra trabalhar, realmente só não tinha emprego quem não queria!
Eu tenho 25 anos, nasci em 1996. Perguntei ao meu pai, várias vezes, que nasceu em 1964, como era a questão de arranjar emprego quando ele era jovem. Ele me disse, basicamente, o que você descreveu: só não trabalhava quem não queria. Qualquer pessoas que fosse minimamente apta a realizar um determinado ofício não tinha dificuldades de se estabelecer no mercado de trabalho. Hoje em dia, isso é um inferno. Exigem-nos capacitações mirabolantes, fluência em mil idiomas, 80 anos de experiência na área, e pagam 1 salário mínimo. É uma situação bem precária mesmo. Por isso, estou mais preocupado em começar a empreender (por gosto e necessidade).
Minha irmã trabalhava num call center, e ela me contou de uma colega que era astrofísica. Eu não acreditei em minha irmã quando me contou, a princípio, mas um dia fui a uma festa da empresa dela. Lá conheci essa colega da minha irmã que era astrofísica, sem brincadeira! Ela recitava a Constante de Planck de cabeça enquanto estávamos bebendo.
"jovens não querem ficar na mesma empresa muito tempo" rapaz era tudo que eu mais queria. A Questão é que o trabalho esta cada vez mais instável e muitas vezes vc é demitido sem dó, então na hora que surgir algo melhor não pode ter dó da empresa também
Trabalhar por muitos anos em uma empresa tem suas vantagens e desvantagem. Passar 10, 20 anos trabalhando sentado ou em pé vai acumulando suas LER e DOR.
@@rogermarques2148 poderia trocar pra jovens não querem ser escravos da mesma empresa por muito tempo, porque convenhamos você trabalha que nem louco, fica com problemas na costa, nas pernas e nós braços se for produção ou com bournout se for trabalho mental e como dizia o professor Raimundo "e o salário oh"
Os millennials que é a minha, foi a geração mais fodida de todos os tempos, já nascemos com a dívida dos babyboomers nas costas, e a conta do que eles aprontaram com as mulheres para nós pagamos a dívida. Os babyboomers abusaram até não querer mais, entraram em dívidas, compraram casas, terrenos e imóveis até não ter mais, elevando os preços a niveis incompráveis. Os babyboomers entraram em dividas gerando juros altos demais e dificultando a vida dos millennials, em resumo, os babyboomes existiram para desgraçar a vida dos milleinnials. Foram a praga deixada pela história para acabar com a vida dos millenniaus. E o pior de tudo é que ainda temos que escutar vez ou outra, o que sobrou desses cantando vantagem, tipo: no meu tempo, na sua idade já tinha casa, mulher, filhos, a essas horas estava descendo para o litoral... e outras comparações absurdas e incompatíveis com a época atual. Alias, as mulheres violentas e feministas que existem hoje em dia é fruto deles os babyboomers e o que fizeram com elas. QUem não consegue pensar, eles em sua maioria faziam absurdos e desrrespeitos enormes com elas, e hoje pagamos a conta.
é... tenho 36 anos, formada em pedagogia e pós graduada mas, durante a pandemia, resolvi fazer cursos de manicure, trancista, designer de sobrancelhas e agora, cabeleireira. Desde os 23 anos pagando aluguel e, agora, com o custo de vida elevadíssimo, mtos planos deixados de lado pra se adaptar a este momento...
E ainda tem outra: quando tentamos juntar pra comprar, nossos celulares e computadores ficam obsoletos rápido demais e nos força a comprar novos q são caros e nos impedem de juntar pra um imóvel.
Se a senhora não for casada voltar para a casa dos seus pais, eles estão velhos e ajuda eles, claro se forem pessoas fácil de se lidar. Eu tenho 24 anos e não penso morar sozinho, eu moro com a minha mãe e vou ficar até ela morre e caso venha me casar eu vou levar ela junto.
@@danielandrade2963 porque são condições diferentes de vida. Eu converso com meus pais e avós e, segundo eles, havia emprego. Hoje, praticamente é só indicação e olhe lá.
E pior, com uma educação precária. Não sabem que o mundo nunca esteve tão competitivo como hoje. Praticamente todo concorrente das mais variadas áreas tem boa formação e um segundo idioma.
"Somos os filhos do meio da história. Sem propósito ou lugar. Não temos uma Grande Guerra, nem Grande Depressão. Nossa grande guerra é uma guerra espiritual ... Nossa grande depressão são nossas vidas". - Tyler Durden, 1999
@@99Gara99 Verdade, Clube da Luta é um retrato dos ultimos momentos de um mundo que viria a se transformar... Acho que qualquer millenial sonha com a vida do Jack, que apesar de ser sem graça e sem propósito, consistia em um bom emprego que proporcionava viagens, que pagava bem e permitia com que tivesse um apartamento cheio das porcarias que ele desejasse. O lixo de ontem seria o luxo de hoje.
Eu já sabia disso de um modo geral. Sou millennial e sempre refleti muito sobre o meu fracasso. A geração passada nos ensinou que era só estudar bastante pra vencer, mas essa realidade acabou nos anos 90. Nos ferramos. Sou formado em Direito e desempregado. É complicado, mas vida que segue.
Muito provavelmente se formou em uma faculdade particular daquelas de bairro que explodiram nos anos 2000 vendendo a ilusão do nível superior, mas sem qualidade alguma e agora concorre com gente muito mais preparada.
@@gameplayretro90 Há pessoas formadas na USP (melhor faculdade do Brasil) com pós e mesmo assim não conseguem empregos. Logo, a sua fala, além de trazer arrogância desnecessária, mostra desconhecimento do todo. Conheço pessoas com educação escolar base sólida formadas na Unesp, Unicamp e USP e estão desempregadas ou subempregadas. Então seu achismo iniciado pelo "muito provavelmente" está errado.
@@laerciomarinho3543 muito pelo contrário, sua fala só corroba minha colocação. Se os egressos da USP estão desempregados imagine quem se formou na faculdade da esquina. Então de acordo com a sua nobre opinião a probabilidade de eu estar certíssimo é enorme.
O problema que mais aflige os Millenniuns hoje em dia é: “Estamos contratando. EXIGIMOS EXPERIÊNCIA DE 10 ANOS, PROVADO EM CARTÓRIO, AUTENTICADO, COM 10 TESTEMUNHAS E MAIS A SUA MÃE IN LOCO NA ENTREVISTA COM UMA CARTA DELA DE 3 PÁGINAS ASSINADA A PROPRIO PUNHO E AUTENTICADA PROVANDO SUA EXPERIÊNCIA NA ÁREA. SE NÃO FOR ASSIM, NEM MANDE CURRÍCULO”.
Exatamente assim, falta a gente perguntar pras empresas, quer o que mais? Mapeamento da íris, tipo sanguíneo, amostra genética, sla ... já pergunta qual é meu status de relacionamento ( isso eu até entendo) , mas e a minha religião ou orientação sexual? Vai influenciar em exatamente o que no meu trabalho saber no que eu acredito ou com quem eu deito ou deixei de deitar? Vou receber tratamento diferente?... Poxa eu já fiz prova de seleção que perguntava o que eu tenho em casa , é muito constrangedor isso. Outra coisa que eu nunca entendi é esse diabo de experiencia, se vc nunca é contratado vc nunca vai ter experiencia, não tendo experiencia vc nunca é contratado é um ciclo do desemprego sem fim e ninguém dá a primeira chance.
10 anos desde que me formei, foi só ladeira a baixo, crescendo assim como meus amigos achando que seríamos ricos. Agora, mesmo com curso superior penando pra manter um salário mínimo. Mas ainda prefiro essa vida do que gravar vídeo pro Tiktok. Acho que agora minha geração caiu na real que emprego dos sonhos não é aquele que dá realização profissional, é aquele que dá melhor salário.
@@italolopes5136 Rico só com inúmeros contatos ou muita sorte, mas no geral é uma das únicas profissões que vai te dar uma estabilidade. Isso enquanto o Conselho conseguir manter essa bestialidade que é a proibição de novos cursos. Nem a validação de diploma os caras estão liberando, onde já se viu fazer uma prova na hora que quer, deveria ser no máximo semestral a prova.
Vocês já viram o quanto tá um casa e um carro? Tenho 32 anos e não tenho isso não, é muito caro pra manter, já viu o valor da conta da água, luz, preço dos alimentos, da gasolina.
Salário médio do país não passa dos 2k. Um apartamento com um tamanho minimamente ok não se acha por menos de 200k em cidades de médio porte. As grandes capitais não se acha nada por menos de 500. E estou colocando um tamanho ok uns 60 a 80m². Nem estou usando o padrão 100/200m² de qualquer casa no interior.
@@reinaldoaraujo3175 45m² é apto para quem vive sozinho ou no maximo casal. E que nao fiquem em casa durante o dia. O que vemos é gente com 2, 3 filhos querendo morar em 45m², isso é impossível!
@@reinaldoaraujo3175 Financiamento e sei o que, mas é bom ter uma boa entrada pra dar para diminuir as parcelas. E hoje em dia no meu ponto de vista é complicado porque ninguém tem condições de entrar em um financiamento, por causa da crise financeira, sem emprego, mais realmente quem tem condições vale a pena.
E ainda tem outra: quando tentamos juntar pra comprar, nossos celulares e computadores ficam obsoletos rápido demais e nos força a comprar novos q são caros e nos impedem de juntar pra um imóvel.
Não é o mundo , parceiro!Irmão, não sou bolsonarista! Zulivre !! Mas cabe a seguinte reflexão: antes do anos 2000 só existiam Universidades públicas e particulares que somente rico poderia pagar . Democratizou demais , Lei da oferta e da procura, né parceiro ?!
@@SandroMacena Verdade ! Já vejo um monte de robôs nas ruas rs. Cara , cai na real. A partir do momento que a CLT foi desvalorizada e não mais vista pra resolução, o trabalho passou a ser mais precarizado e saturado com o mito do empreendedorismo salvador. Ademais , antes havia poucas opções de Universidades e só entrava quem se esforçava, hoje qualquer ze faz uma faculdade e saturou também!!! É mais claro que água a situação.
@@concurseiro952não diria ranto oferta e procura, mas empregos e bons salarios sempre foram garantia apenas aos mais abonados e com circulos familiares influentes. Engenheiros, advogados, arquitetos e etc das classes altas nao ficam desempregados nem trabalhando de uber, tem o emprego garantido na empreso pai, do amigo do tio, etc.
Sou millennial mais queria ser boomer, ter esposa, filhos, uma casa, profissão, estabilidade e ter vivido os anos 70 e 80. É horrível ser millennial e ter caído em discursos mentirosos de fazer faculdade e "buscar a felicidade".
Vou terminar minha graduação e pós graduação daqui um ano. Sou o primeiro da minha família a terminar o ensino médio. Mesmo que eu não consiga o sucesso que me prometeram, ainda valeu a pena ter me qualificado. Me desenvolvi bastante como pessoa e agora consigo até influenciar positivamente minha família e colegas.
@@MarcosSilva-bb2mj Sim, vale a pena estudar, passei em um concurso público no mesmo ano que terminei a faculdade, já terminei o estágio probatório e agora tenho um bom emprego fixo por quanto tempo quiser.
@@emanuellyosterne8813 gerações anteriores passam o dia INTEIRO reclamando de mimimi, resultado: os mimizentos na verdade são eles. Quer prova? Passeia pelos comentários, só geração Y (pra baixo) falando de mimimi.
Farei 30 este ano. Imaginei que com 30 estaria muito bem, com casa, carro do ano. No final das contas sou dentista, tenho mestrado, fiz o caminho dos “sonhos” da universidade federal, e estou longe de estar onde gostaria de estar. Na pandemia percebi que preferia trabalhar em casa muito mais que num consultório… enfim. Hoje em dia o $ que ganhamos serve pra pagar conta. Espero que um dia nossa geração se una por mais direitos trabalhistas, por empregos dignos com salários dignos.
Ah, como é boa a "liberdade". Liberdade de uma geração ver os anos passar e não conseguir nem o básico para construir uma vida. Uma "liberdade" que curiosamente congela uma vida.
@@quimicacomthainara1371 quem dera se o problema fosse apenas a falta de responsabilidade. Muito fácil ser responsável, a questão é como se paga o mínimo pra sobreviver em uma época onde o salário mínimo mal cobre o valor do aluguel. Se na época dos meus pais, trabalho, casa e filhos era o básico, hoje é luxo. O custo de vida está surreal.
Por isso é bom que a vinda de um filho seja planejada. Há muitas pessoas irresponsáveis que trazem pessoas ao mundo sem se preocupar com seu futuro ou os problemas que a criança vai ter na vida.
@@lucasmorestein9948 kkkkkkkkkk a maioria mora ainda com os pais e se for filho de milênios mal sucedido ainda vivem com os avós pior ainda!!Eu sou milênio sai de casa foi cedo tenho Minha Empresa e só trabalho pela tarde na hora que eu bem quero comecei a mexer em PC em 2006 antes tarde do que nunca !!Não tive filhos e sou muito mas muito Feliz assim !!
fomos preparados para um mundo que não existe mais, logo isso explica a crise existencial da nossa geração. Olhando pra trás vejo o quanto me deixei iludir, meu conflito começou na escolha do meu curso, venderam pra mim que seria a profissão do futuro, o futuro já começou kkkk e estou eu aqui assistindo esse vídeo e repensando toda a minha vida aos 33, entretanto não vejo como fracasso, esse recomeço quero vislumbrar como um ato de coragem (para uma pessoa que já tentou desistir de tudo inúmeras vezes)
@@andreluisperraroalessio1151 não somos sem futuro. É que o futuro que falaram q seriam, não aconteceu. O BR é tardio em muitas coisas e isso afetou muito, por exemplo, acesso a internet. O jeito é reinventar voltando ao passado.
Meus pais conseguiram bens trabalhando como CLT. Na minha geração, mesmo tendo maior acesso à educação, o salário não acompanhou, o custo de vida é imensamente superior ao da geração anterior. Antes com um salário médio era possível conseguir pagar casa, carro, custo de vida para filhos etc. Eu mesma decidi não ter filhos pois se não foi fácil me manter sozinha, não seria prudente ter filhos. Saí de casa cedo, sou independente, mas não sobra o suficiente para custear educação de filhos por exemplo. Nasci em 81, e vejo que a gde maioria que decidiu formar família precisou de ajuda dos pais para conseguir manter sua própria família. Eu preferi me manter independente e não ser um peso pra minha família. Realmente é triste kkkk
EXATAMENTE, meus Pais nunca ganharam um absurdo e possuem casa própria, carro e moto. Hoje está difícil manter tudo porque as contas só aumentam e o salário é o mesmo a uns 6 anos! Eu trabalho e o salário vai todo em faculdade e outras contas, difícil comprar um imóvel por exemplo.
Vc não viveu a hiperinflação dos anos 80. Inflação MENSAL de 80% e anual chegando a 6000%. Desemprego em massa, incerteza como ordem do dia, etc. Cada geração tem seus dramas Outra coisa: os anos 80 foram quando a China saiu do modelo comunista de produção, mesmo mantendo o partidão, para entrar de cabeça no sistema Capitalista. Resultado: 1 bilhao de pessoas entrando no mercado de trabalho da noite pro dia... as empresas começaram a migrar e os reflexos estão acontecendo até hoje. Foi o evento isolado mais significativo do final do século XX. as mudanças na CLT tem tudo a ver com isso. Sempre tem um chinês ou um indiano ou um vietnamita que faz o que vc faz pela metade do custo.
Tô nem aí pra tantas negatividades pra geração que pertenço. Fui feliz na adolescência e consigo ser feliz hoje mesmo sem o sucesso financeiro. Não morri e posso melhorar minha situação.
É a geração que cresceu sob o lema pouco realista de que "basta você acreditar que conseguirá o que quiser". [Edit]: 1. Quando postei este comentário não imaginei que ia crescer. Há polêmicas. Mas, que fique claro, estou falando de um ethos. 2. Aos que argumentaram que esse ethos foi gerado pela geração anterior (X) eu concordo, pq é a minha geração e eu vi essa bizarrice ser gerada. "Seja o que você quiser"... nos anos 90 estava no comercial de margarina, de sabonete, de cereal matinal, de fogão e geladeira! Poder ser o que você quiser desde acredite é um canto de sereia, uma campanha de marketing que serve tanto pra você continuar consumindo quanto pra continuar aguentando a pedrada do dia a dia. Não é por acaso que as gerações X e Y vivem a base de ansiolíticos. 3. Pra quem entendeu que quando eu disse "basta você acreditar que conseguirá o que quiser" eu queria dizer "geração que fica sonhando, esperando cair do céu", você se enganou... A geração Y, ou Millnnial, é uma das gerações que mais trabalha! Essa geração inaugurou o home office antes de 2010, trabalhando já naquela época 10, 12, 14, até 16 h por dia pra cobrir demanda de freela... É uma geração que cresceu com perícia em design, letras, programação, publicidade e propaganda, relações internacionais, carreiras universitárias, etc... Gente com alta qualificação que foi subempregada com contratos flexíveis e sem direitos trabalhistas. A maior parte só foi aprender sobre previdência (pública ou privada) quando já estava há cinco anos no mercado. É uma geração que cresceu em um momento de prosperidade mundial e que aderiu a uma faixa de consumo quase sempre acima do seu padrão de renda. A geração Y também teve o azar de pender para o conservadorismo político, o que trouxe menos Com a recessão, ficaram altamente endividados e se atolaram em mais contratos flexíveis num momento em que as regras de contratação e aposentadoria estavam mudando. Enfim... dá pra escrever um livro sobre o tema, só pegando o tópico "trabalho", sem falar e cultura, direitos, economia, saúde, segurança, qualidade de vida, religião, auto realização, etc. [Fim do Edit].
SOCIOCONSTRUTIVISMO (Marxismo) Muita "lenga lenga" Muito "mi mi mi" Pouco esforço! Pouco trabalho! Desvalorização ao Mérito! Sobrevalorização à "tolerância" (ainda que à "vagabundice" e "mediocridade") Assim, a "DESCONSTRUÇÃO (destruição) SOCIAL" deu Certo Através dessa geração que de "Serto"!
Isso é a precarização do trabalho. Foi a falta de oportunidade que fez esse cidadão mudar para a uberização. O idiota acima não entendeu que ninguém entra nessa profissão porque quer. Mera causalidade proporcionada pelo Neoliberalismo implantado por aqui.
@Melhor 500 mil salvos, que 15 mil arrotando caviar "os outros são incompetentes, eu não, eu sou inteligente. Estou no século XXI, e por mais que seja um bom dinheiro, acredito ainda viver no século XX e penso que 2.4 milhões é ser rico." Não que sua história seja verdadeira, mas parabéns por sugerir que faculdade e estudos não levam a lugar algum. O que leva é abandona las.
E quem disse que estudo é isso? Uma formação completa é no mínimo, uns 10 anos, com pós graduação e tudo. Só trabalha com curriculo mínimo quem é peixe. Alias o estudo n visa o bem financeiro, mas sim o intelectual. Ir pensando estudar pra ter grana é tiro no pé
E sem mencionar que o valor imobiliário, seja pra aluguel ou compra, sempre cresce. Mesmo nas crises o valor sempre sobe. Ou seja, logo nem mesmos os terrenos e as menores casas serão acessíveis (e já não são tão acessíveis assim)
E ainda tem outra: quando tentamos juntar pra comprar, nossos celulares e computadores ficam obsoletos rápido demais e nos força a comprar novos q são caros e nos impedem de juntar pra um imóvel.
@@guilhermemaia3959 e quanto tempo vc acha q tou com o meu? Kkkkk... O meu ainda é um LG K8, amigo!!! Hahahahahaha... O problema é que até certo ponto não é questão de luxo, é obsolescência programada mesmo! Ele vai começando a travar, vai parando de funcionar e se a gente entende um pouco, consegue ficar fazendo limpeza e tal pra durar 5 anos, mas e quem não tem conhecimento??? Acaba se vendo obrigado a trocar mesmo.
@@quandovoceleroscomentarios7013 A geração Z ainda está lutar pelo pronome neutro, até perceberem que a vida não é só fazer confusão na internet e depois terão de trabalhar para o sustento próprio.
@@equilibrium4918 Exatamente... Vai ser duro quando saírem do campo das idéias e pisarem na realidade, vai ser a geração mais frustrada até então, ainda mais uma galera que se ofendem por nada, como se o mundo tivesse que mudar porque eles querem. Vai ser um massacre! E para piorar poucos terão a humildade de rever suas idéias e mudar, ainda mais nessa era do vitimismo.
Sou de 93. Na geração do meu pai, anos 70-80, ter uma graduação ou curso técnico era outro nível com garantia de um bom emprego. Hoje, é só mais um requisito para conquistar R$ 1.600,00. Claro que depende da profissão.
na verdade me diziam que se tivesse o ensino medio ja seria mais que a maioria... lembro que dos 11 irmaos da minha mae, so um tinha o ensino medio completo, o caçula!! e mesmo com isto, todos estavam empregados!! o que vejo é que o mundo se torna mais dificil a cada dia... te exigem cada vez mais para ganhar o mesmo que ganhavam ha 20 anos atras...
Moro na cidade onde a Vale foi criada e até os anos 80 qualquer um que quisesse conseguia emprego bom lá. Hoje há vários aposentados da Vale que recebem muito bem e mal têm a quarta série. A Vale "laçava" pessoas na rua para trabalharem lá. Hoje, para entrar lá, só com as costas quentes, mesmo assim, já não paga bem como antigamente. Obs.: Hoje a Vale é privatizada.
Se for parar pra pensar, realmente a época que deveríamos mostra a nossa maior produtividade e ganhos salariais fomos massacrados pelas crises que não terminam nunca.
No Brasil ficou bem complicado pra gente, porque ouvimos que tínhamos que estudar para triunfar na vida. Só que no Brasil o sucesso não pertence ao mais competente e sim ao mais bem relacionado, então temos chefes incompetentes que se sentem ameaçados pelos funcionários que ele comanda e que são mais instruídos que eles. Foi feita uma matéria, não lembro em qual veículo, sobre pessoas que escondiam a sua formação porque se colocassem não seriam chamadas para uma entrevista. Eu participei de um processo seletivo que foi a gota d'água porque fiz prova, tive que resumir os últimos 5 livros de literatura que eu havia lido e fiquei muito esperançosa mas nenhuma das 4 moças do estágio final foi contratada e sim a sogra do gerente de outro setor da empresa e ela nem sequer havia participado do processo seletivo. Depois uma tia me disse que estava difícil para mim porque eu era "muito capaz e inteligente" e eu resolvi que ou eu saía do país ou pulava duma ponte. Estou fora do Brasil tem bem uns 3 anos e pouco.
E se trabalhar no serviço público, a coisa é pior. A maioria que trabalha lá e da classe média. E vc que vem da classe mais pobre descobre na prática o significado de média e que média vem de medíocre. Foram a vida inteira enganados que eram bons, mas na verdade são medianos. Eles não suportam pessoas com capacidade real de resolver problemas. Parece que ser capaz é ums ofensa mortal a capacidade medíocre deles. 😂😂😂😂 Hj eu acho graça, pq se continuasse a li, seria só a média dos medíocres. Mas conversa com eles, se acham os fodões. A maioria que casou, foram os pais que ajudaram a comprar a casa deles, pq nem isso eles conseguem fazer. E o papo dos caras é de uma tristeza, eles são iludidos. Se acham bem sucedidos pq casaram logo depois que saíram da faculdade, a mãe dividiu a casa ou terreno com eles, para morar com a esposa ou marido e no primeiro salário, compram um carro parcelado em 60 vezes, para convercer os outros medíocre que ele venceu na vida. Ou seja, é tudo falso. Mas lá no fundo, eles sabem que são fracassados. Depois que surgiu o UBER o primeiro status deles caiu por terra. Depois que a universidade passou a ser acessível aos mais pobres, eles foram percebendo que não sabem nada da vida. Só resta, pedir o retrocesso. 😂😂😂😂😂😂
Foi nessa lógica que eu vim pra Europa. Apesar de eu ser da área da técnologia, no Brasil eles exigiam uma experiência enorme para se pagar o salário minimo. Então investi na minha cidadania italiana e vim. E apesar dos apesares e dificuldades iniciais, não me arrependo.
ANTES DOS Millennials: fazer concurso, comprar uma casa / terreno MILLENNIALS: Fazer faculdade, se qualificar num curso e trabalhar na área Geração Z: Ser influencer, jogador de free fire ou vender produtos na internet
Aquela ilusão plantada nas mentes jovens de que estudar muito e fazer faculdade daria uma vida boa, aqui estou eu, com graduação, pós, batendo de porta em porta desde que saí da faculdade a um ano, procurando emprego em todo canto, me candidatando pra vaga de nível fundamental pra ver se consigo algum trabalho, pagando a inscrição do conselho com o dinheiro dos meus pais e sem esperança de melhora
A culpa é daquilo que é chamado de neoliberalismo. Um sistema que destroi a indústria e precariza o trabalho tornando sedutor a jogatina das bolsas de valores.
@@Madferreiro Se a culpa fosse de uma só pessoa tava fácil de resolver. Mas não, passam-se os anos e nada muda nesse país, pois a culpa é do sistema político brasileiro, que foi feito pra não funcionar, e manter o país em uma eterna instabilidade econômica e social.
Meu bisavô construiu uma CASA sendo músico de orquestra, sem estudo. A minha bisa passava roupa pra vizinhança. Eles tinham 2 filhos que ainda não trabalhavam. REPITO: Eles construíram uma CASA. Hoje em dia nem ganhando 6 mil por mês da pra construir uma, a começar por comprar o terreno. Dinheiro não vale mais nada hoje em dia, antigamente tinha muito valor.
Temho uma tia idosa quê comprou umas 3 casas cada uma por 5000 mil, hoje em dia ela aluga todas 3 e mora com a mãe idosa é pai idosos, ela também é idosa
Quem sabe esse é o segredo: não ter um emprego CLT, não estar em um emprego, mas em um ofício, empreendendo, fazendo algo que te remunere pela produção, não fixo.
@@westwind_ahhhh tahhh…vai vendo… os avós, bisas, pais tiveram trabalho com CLT e direitos trabalhistas. O q vemos hoje é a retirada desses direitos. E restou a ideologia do empreendedor para q o capital cresça sem nenhuma obrigação nas mãos dos pouquíssimos.
@@valwilke e porque não o capital crescer na mão do trabalhador? Mas a ideia de escravidão CLT parece melhor... nada como uma cabeça doutrinação para deixar as pessoas aprisionadas
Eles não gastavam dinheiro com coisas irrelevantes para eles, restaurantes, viagens, outros itens nem existiam: celular, tv cabo. Hj as gerações novas gastam muito com coisas que não valem o sacrifício do trabalho. E esses "pequenos" gastos fazem toda diferença quando se quer construir algo.
A infância e adolescência dos millenials foi mais analógica do que tecnológica. Discordo dessas infos dessa reportagem onde dizem que tivemos mais acesso a informação. A própria internet só passou a ser mais acessível em 2009 com a lei da banda larga popular, e os smartphones de fato começaram por volta de 2011/12.
consegue sim! O problema é que os millennials não se esforçam ou batalham por nada. Os que conseguem são admirados, e merecem sim o respeito. Mas em sua maioria quer tudo de mãos beijadas. Assim não vai para lugar nenhum
@@karengabriellemoser8934 Então, por favor, me explique essa fuga que estamos tendo de cérebros do país? Por mais que a pessoa se esforce por anos no trabalho que exige formação de engenheiro, arquiteto, advogado, etc., os salários oferecidos geralmente são incompatíveis com o custo de vida, isso se a pessoa conseguir um emprego.
@@Fisicasemfimm Maturidade é entender o momento no qual o país vive. Essas profissões, além de se encontrem saturadas no mercado, elas dependem de muitos fatores externos no qual nem eu ou vc tem controle. Mas isso não deve ser desculpa para frustração ou infelicidade. Teoricamente os millennials deveriam saber se adaptar a isso e encontrar novos rumos. Se não dar por um caminho, tenta por outro.
@@karengabriellemoser8934 Ah não?? A pessoa investe anos da sua vida numa formação e após nem ter chances de obter resultados, não deve-se sentir frustrada?
@@Fisicasemfimm Você vai sentar e chorar para sempre? Caiu? levanta, sacode a poeira e segue em frente. Vai ficar para sempre se lamentando do que poderia ter acontecido. Estou criticando quem para a vida pq uma coisa não saiu do jeito que quer. Véi, eu tenho 20 anos. Estou cursando uma faculdade federal, mas meu curso não vai me levar para lugar nenhum (no atual cenário). Vou ficar sentada e chorando? Velho, estou metendo minha cara nos livros e estudando para concurso. Não posso é perder minha vida ou minha sanidade mental pq as coisas não vão sair do jeito que eu quero. O problema da geração de hj é esse. Seus pais pararam a vida deles pq alguma coisa deu errado ou não saiu do jeito que eles planejaram?
No tempo dos meus pais só não trabalhava quem não quisesse. Antigamente para ser professor da rede municipal/estadual bastava ter um diploma meia boca e ter vontade de trabalhar, aí era só pedir pelo cargo. Hoje enfrentamos um concurso público com 50.000 candidatos para 50 vagas. Sempre soube que nasci na época errada.
É, mas eu não queria ter nascido na época do meu pai. Trabalhou na roça desde pequeno, assim como uma parte considerável da geração dele. Realmente não faltava trabalho, mas era só serviço pesado. A galera de hoje acha que sofre mais. 🤣
@@Thiagooliveiraluiz desempregado antes ainda podia trocar umas coisa, hoje se ficar desempregado ja pra rua passar fome tem morador de rua com diploma em doutorado na área de engenharia e informática sabe falar 3 idiomas mas ta lá
Mesmo sabendo que fracasso pq o mundo fracassa isso não diminuí a sensação de impotência. É muito ruim levantar todos os dias e descobrir que por mais que você lute diariamente dificilmente você conseguirá se alavancar profissionalmente e assim financeiramente, pois muito desse sucesso depende do meio onde você está inserido
Minha filha tem 33 anos,sofremos.Ela adoeceu psiquicamente decepcionada com a carreira escolhida.Tentou morar sozinha,se indivídou e voltou pra casa.Hoje é FP, está morando sozinha há 3 meses,mas ajudei na mobília da casa,pois vejo que é saudável para o ser humano ser responsável por escolhas e saber se cuidar,ser independente,ter autonomia para tomada de decisões das mais simples as mais problemáticas.Sempre procurei motiva-la,valoriza-la,pois via que as dificuldades estavam vindo de fora,eram global.Este pesquisador merece um prêmio Nobel
Merece sim porque se essa mulher fosse Boomer seria trancada num hospital e deixada apodrecer...podem criticar muita coisa mas nossa geração é mais sensível para os problemas e para o outro...sim não fazemos fortunas mas trouxemos a capacidade de amar e ainda viver em sociedade
Relato como da sua filha eu conheço vários ei mesmo só fui começar a viver depois que virei funcionária pública acredito que pra nós milleniuns só vai dar bom quem for funcionário público ou médico ou da área de ti
Tenho 34 anos, sou graduado em direito, tenho especialização e mestrado em universidade federal. Meu primeiro emprego com carteira assinada e um salário decente foi aos 32 anos e só hoje tenho uma reserva de emergência (consigo me manter durante um ano caso eu perca meu emprego). Agora, quase com 35 anos, planejo sair de casa e ir morar com a minha namorada. Provavelmente vou adquirir coisas relevantes e realizar sonhos depois dos 40. Filhos? Sem chance, os gastos são enormes e eu particularmente não tenho saco para crianças Realmente é muito ruim ser um millenial.
Interessante seu relato. Sou "nova" ainda, saí da faculdade já há 2,5 anos. Até então, tenho trabalhado em subemprego para conseguir juntar dinheiro e fazer uma especialização, em uma escola extremamente conceituada. Me pergunto, nossa geração tem conseguido obter êxito tardiamente, e será o mesmo comigo. Tenho planejado, mas tem coisas que saem do nosso alcance.
@gabriel kroich Também tenho 34. Terminei o curso técnico em 2010 e entrei o mercado de trabalho bem quando a crise estourou no brasil. Quando tinha conseguido meu primeiro emprego na área, 4 meses depois a fabrica fechou 2 dos 3 turnos e mandou todo mundo novo embora. Depois disso, só arranjei emprego de pião e ainda enfrentei épocas de desemprego. Uns anos atrás consegui passar numa federal para fazer engenharia, mas trabalhando das 22h as 5h só consegui manter só por 2 anos, mal consigo dar conta quando estou só estudando. Tive que trancar a facul 2 anos só pra trabalhar e fazer um pé de meia, para tentar só estudar. Agora vou estar voltando depois do COVID, mas a inflação do jeito que tá, atrapalha bastante. Com o dólar alto, começei a trabalhar online com programação, mas ai veio a COVID e a concorrência aumentou bastante. Vamos ver como vai ser daqui pra frente. A gente tenta se virar más é paulada depois de paulada.
@gabriel kroich nossos paos se deram melhor porque arregaçaram as mangas e trabalharam, empreenderam, arriscaram e no fim com pouco estudo mas muito trabalho conseguiram construir patrimônio !! Creio eu que o caminho para este século seja o empreendedorismo e a internet !! Estudos, titulos e diplomas vão nos servir apenas como hobby ou para adquirir conhecimento mesmo. Mas dinheiro e grana qhe e bom só se empreender !!
@@CANALDOWILLOFICIAL ``nossos paos se deram melhor porque arregaçaram as mangas e trabalharam´´....pq imaginei uma turma de atores de filme adulto falando isso ?????
Sou da geração Z, faço 30 em Dezembro, sou BR mas moro em Portugal e posso afirmar que os jovens aqui estão com os mesmos problemas, muitos saindo da casa dos pais com 40 anos... Estudam, estudam e não conseguem nada devido ao baixo salário e alto custo de imóveis para compra e aluguel.
No ensino médio eu acreditava que ao sair da faculdade o mundo estaria de portas abertas para mim. Ledo engano, saí do ensino médio, entrei na faculdade e passei muito sufoco, sem profissão, com formação geral, meu primeiro emprego foi de telemarketing. Saí da faculdade e enfrentei 3 anos de desemprego até conseguir fazer um outro curso que me colocou no mercado de trabalho. Eu me identifiquei com a minha geração pois eu imaginava que com a minha idade eu já teria conquistado muitas coisas, mas percebo que ainda tenho quase nada.
Sou milenial por muito pouco. Nasci em 1995, meu marido é do mesmo ano. A gente ta conseguindo se virar bem nessa situação, a custo de trabalhar de sol a sol, e da minha parte, tive que abrir mão da minha profissão e mudar completamente de uma hora para outra. Na crise de 2015 eu Já havia percebido o que vinha pela frente. Após mudar de cidade, onde era gerente de uma empresa grande passei a lavadora de baldes em sorveteria. Felizmente Não tenho vergonha de dançar conforme a banda toca. Logo tbm subi e estava indo bem de novo aí veio a pandemia. Mais uma no meu **. Passei novamente de um boa posição a professora de reforço, mas Já estou dando meus pulos para me refazer. Acho que estamos lidando bem por termos casado cedo, logo dividir as contas é mais facil. Se eu estivesse na casa dos pais com certeza eu teria caído numa depre profunda. Mas como preciso dar meus pulos pra sobreviver a gente se desdobra em mil. Mas eu vejo muitos da minha geração em umas situações que só por Deus. Gente extremamente inteligente, bem formada, aquele curriculum impecável tendo que fazer entrega, uber, aulas de Inglês, moto taxi. A faxineira da minha Mãe é formada em psicologia, e não é só diploma não. Ela tem experiencia, além de ser inteligentissima e ser uma otima profissional. Amigas advogadas que vendem artigos para fãs na internet. Gente, tem de tudo.
@@liveandlearn6745 Não disse isso em momento algum. Apenas que saí de uma escola, para dar aulas de reforço por conta própria. Leia novamente, amor! Use a interpretação. Nada muda o fato de ser um emprego não assegurado.
@@niarabruna577 ficou bem claro isso no seu texto. Uma curiosidade, você é de que região do país? Sou do nordeste e tinha a percepção que essa situação de graduados sem emprego é pior aqui. 😢
Essa questão das pessoas graduados sem mercado de trabalho para absorver a mão de obra já é uma bola cantada há anos, isso aconteceu na Europa e logo q teve a Primavera Árabe esse foi um tema tb de pauta no período
Falar que se demora para sair de casa hoje em dia e pegar pesado, quando eu tinha 10 anos um lote na minha rua era 8.000 reais hoje em dia o mesmo lote vale 100.000 reais, o custo de vida hoje em dia e muito caro e só vale a pena comprar uma casa ou apartamento quando for casar.
@@eduardomartins4475 quando eu tinha dez anos lá no ano 2000 , 8000reais equivalia a 52 salários mínimos , hoje em dia 52 salários mínimos são 58190 ou seja , precisa de mais 48810( o que daria pra construir uma casa ou metade de uma dependendo do nível) então pra comprar o terreno então a inflação comeu quase 40% do poder do cidadão de comprar um terreno.
@@isaacisaacfarias exatamente, 8 mil reais naquela época valia mais, ou seja, era dinheiro. O poder de compra em reais tende a diminuir com o passar do tempo. Por outro lado, atualmente vivemos em uma realidade em que é mais fácil obter dinheiro e crédito do que no passado.
É apenas uma reportagem americana traduzida baseada apenas em dados estadunidenses... Quase não fala sobre a realidade dos jovens brasileiros. Nossa realidade foi diferente e exclusiva. Com certeza nunca fomos BabyBoomers, X, Y, ou Millennials. No Brasil, desde 1530, somos "Collonnials". Aqui nunca houve geração de computação. Somos geração de importação: pulamos da geração dos rádios de pilha paraguaios direto para a geração dos smartphones chineses. E, pelo visto, até reportagem importamos...
Uns coroa atoa! Vivem de renda, dos imóveis caros que eles querem que a gente alugue, com o salário que eles pagam. A conta não fecha e eles continuam falando besteira. Geração mal formada, mal educada!
Cara os Boomers são de longe a pior geração que já estudei. Fora que eles "inventaram" o divórcio, isso arrebentou e, muitas vezes, destruiu a saúde mental e física de muita gente por aí.
@@58585050 Explique melhor, pois também viver num casamento abusivo, sem amor e brigando todo dia, acaba e destrói a saúde mental. Ao meu ver os Boomers precisam é de terapia, coisa que veem de forma negativa
Os boomers são a pior geração viva. São naturalmente frustrados com o que viveram (também né, tiveram uma formação com a cabeça da guerra fria ) e pra mim o reflexo disso, aqui no Brasil é essa geração ser a que mais apoia o Bolsonaro, que desdenha da ciência, cagou pro clima num momento em que já tínhamos consciência do que estava por vir... infelizmente tão de mãos dadas com boa parte da geração x também
Bando de fracassados. Voces acham que as gerações que antecederam os boomers foram condescendentes com eles? Vocês dão pena. E parem com esse papinho ridiculo de fracassados.
Os pais com mais de 60 anos: "Eu sofri pra que os meus filhos não passem pelo mesmo que passei" Os mesmos pais logo depois: "essa geração é vagabunda, eu com 10 anos ja estava trabalhando..."
Não tirando a razão da sua analogia, mas de 20 anos pra cá essa geração tá bem fresca msm. Quem é empreendedor sabe. Simples atitudes como nao olhar o WhatsApp é uma escravidão p essa turma
Meu pai vinha com esse papo..que começou a trampar aos 11 anos. Beleza, nao é justo. Mas ele sempre evita falar q se paosentou antes dos 50 com um bom salário
Moro sozinha a dois anos e tenho 22, quando me mudei alguns anos atrás gastava 80 de supermercado por semana e vivia bem, hoje com esse valor eu não consigo me alimentar nem metade da semana e racionando comida. É humilhante ganhar o mesmo a 5 anos e já era pouco, hoje me vi racionando um pacote de salsicha pra ter algo amanhã que vou precisar ir presencialmente pra aula e vou precisar mais que hoje que só vou ao trabalho e irei comer só pão. A gente não é preguiçoso como os boomers dizem, a gente só tá colhendo o que eles deixaram pra nós
@@gabrielleschirmer8533Não sei se o que vou te falar vai te fazer se sentir melhor. Mas há 2 anos atrás, no meio da pandemia, eu tinha cerca de R$ 500 por mês para sobreviver. Eu fazia de uma forma que eu não ficava com fome, mas ao mesmo tempo não me saciava. Tinha mês que eu comia arroz, feijão e um ovo a cada refeição, sempre colocando uma porção muito pequena de comida no prato, e lógico, o dinheiro servia apenas para sobreviver. Hoje estou empregado na área, já formado. O que posso te dizer, é que se você está dando seu melhor, saiba que é apenas uma fase, você vai superar isso, tenha certeza disso!
@@philippeandres6912 e o que é "dar o seu melhor"? Não é como se ela ficasse em casa assistindo tv e reclamando no Twitter. Nem tudo depende da gente mas claro q devemos estar preparados de alguma maneira.
@@menorcomsetima exemplo de que? de pessoa explorada pelo capitalismo que não ganha o mínimo que seu trabalho vale? Não acho essa situação nada exemplar, é terrível e vergonhoso
Até parece que não tá todo mundo fudido. Brasil afundando, geral sem emprego, geração Z fazendo dancinha no Tik Tok sem saber matemática básica, mas sao só os milenials que estão com problemas né? Kkkk
Entre aprender matemática básica (onde qualquer calculadora te dá o resultado imediato) e fazer grana dançando uns trem besta na internet, tu acha que a geração nova vai preferir o quê? Até a geração Y tá aderindo, pode ser vergonha alheia mas trás resultados mais rápidos (aí basta ser esperto e criar seu patrimônio).
@@brennacardoso7067 mas qual o impacto disso para sociedade e coletivo no futuro? Você está se atendo a uma perspectiva capitalista. E por mais que o dinheiro seja importante, aonde essa valorização extrema do capital nos trouxe e para onde está nos levando? Saber dançar no Tik Tok e ter muito dinheiro ao invés de ter conhecimentos básicos e consciência básica do meio em que você vive terá que impacto na sociedade no futuro e até nas vidas dessas pessoas? São essas questões que eu levanto.
@@brennacardoso7067 e ainda mais. São todos os jovens do Tik Tok que estão ganhando dinheiro? Todos os jovens do Tik Tok vão ter a possibilidade de viver de dancinha ou alguns estão perdendo seu tempo lá, quando suas realidades exigiriam um melhor preparado acadêmico para o mercado de trabalho?
@@brennacardoso7067 O que acontece é que o mercado e volátil, flexível e a grande verdade é que não há espaço para todos, logo, para a maioria esmagadora de vocês não haverá retorno ao "investimento" aí será um pouquinho tarde bb
Só fiquei feliz de saber q não foi só eu q fracassei e sim uma geracao inteira
Год назад+2
Estamos todos juntos no fundo do poço. Pelo que leio nos comentários, até os mais bem sucedidos entre nós estão frustrados, duros e sem perspectiva de futuro.
o que deu de errado com os millenials? resposta: planeta entrando em colapso ambiental, alimentos caros, criminalidade nas alturas, salários relativamente baixos mesmo com alto índice de instrução médio, aluguel caríssimo, impossível de viver confortavelmente.
O que deu de errado com os millenials? Comodismo, falta de voltande de lutar pelos seus direitos, preguiça... A geração Z tá indo pelos mesmo caminho só que com muita militância inútil e redes sociais
Talvez o certo é o que deu de errado com as gerações anteriores?toda a geração herdar coisas da geração anterior, no caso dos millennials herdaram muito conformismo mas ao mesmo tempo um mundo muito caótico e isso é culpa das gerações anteriores, espero que eles sim aprendam com os erros das gerações anteriores e deixem um verdadeiro legado positivo para as próximas gerações!
@William Santos Opa, você trabalha com o que? Eu sou formado em química industrial e para competir como químico, preciso ganhar em torno de 1500 - 2000 reais por uns 4 anos pelo menos como técnico em química, para ter a falsa chance de da pessoa se aposentar e liberar a vaga como químico para mim, para aí ganhar bem. Um motoboy ganha tirando o custo de moto, 4000 a 5000 reais fácil na onde moro
Eu nasci em 1988, sou um Millenium de carteirinha, pois, estou longe da geração X e Z...Tenho duas faculdades e duas pós graduação, além de outras qualificações...Talvez, o que mais decepciona nessa geração, é a precarização do mercado de trabalho, quanto aos salários baixos, com altos níveis de exigência de atribuições para os cargos...Isso resulta em uma geração com "vícios", como drogas, remédios, pornografia, etc....Ou seja doente!!!!
THE BIG BROTHER, o jovem não é levado muito a sério em nenhum lugar do mundo, nem nunca foi. Lembremos que o “adolescente” só passou a existir na prática nos anos 60, e só por razões mercadológicas. De fato, se considerarmos a média mundial o Brasil não é muito diferente de outros países ocidentais.
Parecia que tudo seria diferente...comecei como estagiário ganhando quase dois salários mínimos...hoje, quase vinte anos depois, meu salário não passa de 5 mil reais...surreal...
Sou de 94, da última leva dos millenials, e eu vejo gerações anteriores falando que somos preguiçosos, que deveriamos ter casa, carro, etc, só que, na época da geração X e geração Baby Boomer, o custo de vida era bem menor, e imóveis eram bem mais baratos. E pra finalizar, se somos inúteis, a culpa é das gerações anteriores, que educaram a nossa geração.
Nem leva a sério. É fácil eles falarem isso qdo tudo o que tinham que fazer para conseguirem um emprego era preencher uma ficha rs. Hoje em dia pedem até inglês fluente para vc ser estagiário kkk. Sem falar no custo de vida. Eles conseguiram pq era outra época, nem de longe o mercado de trabalho era tão exigente como hoje.
Não se preocuparam em ensinar as coisas práticas da vida, achavam que a escola faria isso, percebo hoje como sempre nós trataram como idiotas , porque achavam que sabiam tudo , tiveram desdém pela capacidade da geração seguinte. Não acho legal qdo vejo hj pessoas dos anos 80 falando de jovens falando que são Nutella, e eles são raiz, a maioria nem é raiz de vdd, seja lá o que isso significa. Incentivo meus filhos , aprendo com eles , passo minha experiência , e não quero mostrar que sou mais, só peço que me respeitem , mas não precisam ter medo , pela força.
E ainda tem outra: quando tentamos juntar pra comprar, nossos celulares e computadores ficam obsoletos rápido demais e nos força a comprar novos q são caros e nos impedem de juntar pra um imóvel.
Nesse contexto, não nos surpreende que tantos de nós estejamos nos virando ao conservadorismo, ao proto fascismos que prometem, ilusoriamente, a devolução desses sucessos que nunca obtivemos a preservação do sonho da geração anterior que teria dado certo.
Estagnação salarial é o principal motivo junto com ondas de desemprego, essa década de 2010 foi uma porcaria, eu ganho o mesmo salário que em 2010 e olha que continuei me especializando,cada onda de desemprego os salários são achatados novamente, o preço das coisas esta fora da casinha, aluguel um absurdo, carro um absurdo, comida um absurdo, tudo está muito caro, somente o salário está barato.
Kkkkkkk, é so fazer o L. Enquanto o mundo inteiro cresceu na década de 2010 o Brasil foi o único com a proeza de ficar estagnado. Adivinha por causa de quem? PT e suas políticas.
Eu trabalhei em multinacionais, fazia faculdade e pensava que ia conhecer o mundo. De repente as fábricas fecharam e ficaram as dívidas. No meu ultimo emprego em 2023 o valor do salario era o mesmo do primeiro emprego em 2013. Agora completando 4 meses desempregado.
Tenho 38 anos, bem do começo da geração millennials, meu primeiro trabalho foi em 1999, logo depois da crise da Rússia (98), mudei algumas vezes de trabalho na indústria por queda da atividade econômica, mudei de área e terminei a faculdade em 2009, bem depois da quebra da bolsa americana de 2008. Tive um professor na faculdade que relatou que comprou um carro zero com o primeiro salário tamanha era a escassez de profissionais com nível superior na decada de 1970, a geração que está começando agora a trabalhar está tendo mais dificuldades que eu tive, a população está empobrecendo, só pesquisar o termo "brasilianização" pelo mundo.
@@nathan_408 Não acho que os Milleniuns são mal vistos, eles têm muito potencial, como qualquer ser-humano. Só os adolescentes da geração z é que se sentem as últimas bolachas do pacote. 🙄
Nossa que parecido, lembrei do Sr, Epaminondas rs que conheci no Censo 2000.. ele disse que com os 3 primeiros salarios(ele fez engenharia ambiental na decada de 70 se nao me engano) ele comprou o carro da moda!! hj se eu trabalhar o ano todo nao da para comprar um popular...
Isso vale mais para o ocidente né?? Pq na maioria dos países asiaticos emergentes, quem nasceu nos anos 80 está vivendo infinitamente melhor que as gerações anteriores.
Eu acho que esse é o ponto (união), gerações passadas eram mais unidos, principalmente na questão trabalhista, onde conseguiram diversos direitos. As gerações mais atuais são mais egoístas (isso me inclui também!), pode-se ver pela perda de direitos trabalhistas
Verdades. O "fracasso" dessa geração é o fruto de 40 anos de neoliberalismo. Millenials colheram os frutos de Tacther, Reagan e Chicago boys. Arrocho e desvalorização do trabalho. Pessoas qualificadas já não são tão valiosas como nos anos 80 e 90. Não existem mais tantas oportunidades boas e os custos de vida são muito mais altos. Fomos criados para viver em um mundo que iria acabar.
A matéria apenas resumiu Sucesso = trabalho Felicidade= dinheiro Se essa é a régua para medir uma geração, então pq querem um mundo mais igualitário? Ah vai se lascar
Sucesso é: trabalhar, comprar casa, carro, pagar impostos e consumir nos moldes 'american way'. Enquanto isso a degradação ambiental aumentando...mais que na hora de repensar
@@liviaschutz mal sabe ele que uma minoria consegue fazer isso de forma eficiente, sem ficar em redes sociais o tempo todo. No final o pai ainda está certo.
@@marilima9986 Mari, a sua foto de perfil é muito linda para uma pessoa como você falar besteira. Ninguém espera receber nada, o que estou a dizer é que o resultado do que tem acontecido atualmente no mundo parte da corrupção do governo e políticas mal aplicadas e você sabe da realidade que muitos vivem (o povo).
Kkkkkkkkkk Ue existe pessoas da geração Z que são bilionários e vc ai reclamando dos boomers só pq eles teve sucesso na vida ou seja a culpa do fracasso da sua geração de millennials foi de vcs próprios até pq a minha geração Z e a maia jovem consegue produzir mais grana que vocês e nunca reclamamos dos boomers pq para conquistar suas coisas vc precisa começar desde cedo coisa que os millennials n fizeram e nem se deram o trabalho de se adaptarem ao mercado financeiro
Estudei em boas escolas particulares, me formei na faculdade e depois fiz pós numa boa instituição. Falo inglês fluente, ja fiz diferentes cursos e tenho uma desenvoltura maravilhosa pra falar em público. Trabalho como consultor comercial por conta dessa desenvoltura e entrego resultados incríveis. Nasci em 1993. Apesar disso tudo, hoje eu trabalho numa empresa que me garantiu o maior salário da minha vida: dois mil reais. Nao consigo arcar com o custo de vida de São Paulo e por isso moro com meu pai ainda. 😢
Lembro quando eu ia no mercado quando mais novo, a gente ia com 100 reais e fazia compra de 3 carrinhos de supermercado cheios... Hoje em dia com 100 reais é 2kg de carne, você volta pra casa com uma sacola, e nessa disparidade de realidade dos anos 90 aos dias atuais que a gente obtém a resposta do """FRACASSO"""" dos millennials
Resumiu a minha vida, eu pensando em trocar de profissão desde os meus 31/32! Kkk E também a idéia dos brasileiros em geral, "vamos empreender"!!! Um monte de CEO de MEI e desempregados... É rir para não chorar! Hahaha
Acho que o fracasso da geração vem de pessoas com o pensamento que nem o seu. Desdenhando de uma pessoa que é MEI, que muitas vezes ganham muito mais fo que um CLT formado. Esse senso de superioridade desta geração que ferrou com tudo! Pessoal acha que ter sucesso é ser CLT. Eu falo isso por que já pensei assim. Tenho pós graduação por muitos anos trabalhei em grandes empresas, pegava metrô, trabalha 8 horas por dia mais 4 horas de transporte público (ida e volta) não ganhava nem 7 mil. E achava que essa era fórmula, que sucesso é ter um bom emprego em uma boa empresa. Até que larguei tudo e ( sim iniciei a minha empresa como MEI) trabalhando de casa. Hoje em dia tive que migrar o CNPJ, tiro mais de 30 mil por mês, toda a minha operação é home office. Enfim tive que descer do salto, ter humildade. A nossa geração se acha superior, vive vida de status, quer tudo no colinho...
Sou milennial e lamento mais pela geração Z. Aquela que está fazendo a transição do Ensino Médio para a faculdade na pandemia, e está passando pela fase mais preciosa da vida atrás de telas e com os rostos escondidos em máscaras. Um período de tempo que não vai voltar na vida dessa gente. Muito, muito triste.
A geração que veio antes dos Millennials com diploma primário trabalhava menos e ganhava mais. A geração Z não vê que esse problema tb é dela, mas como não entrou no mercado de trabalho, está focada em pautas identitárias. Detalhe: Millennials não vão se aposentar, mas pagam para a geração anterior parar aos 50 e poucos, mas sem sair do mercado
Se vc está sem emprego, então algo deu errado, chapa (a não ser que vc seja da classe AA ou algo do gênero, que não precisa trabalharpra sobreviver). Não precisa ter mais de 50 anos ou menos de 15 pra saber.
@Lucas Pasqualini acho que vocês não entenderam o sarcasmo. É óbvio que a situação está complicada para os millennials. Isso é escancarado, né gente pelamor. A crítica em si é pelo conteúdo do podcast produzido por uma geração responsável por sedimentar o caminho para essa geração que ta pagando os pecados agora. Inclusive, sinto muitíssimo pela geração Z pq estamos tento oportunidade de fazer quase NADA por eles. Tomara que ainda dê tempo!
@@thata8725 A geração Z provavelmente vai sofrer menos, já estão "instruídos" a saber que fazer faculdade não leva a lugar algum(só ver a queda no Enem e nas matriculas das Unis), que se "mostrar" na internet é algo extremamente mais interessante economicamente, e que jogos e internet que quando éramos jovens/criança diziam que não era "trabalho", pra eles não falaram isso, na verdade é até incentivado hoje em dia. Quem vai se ferrar mesmo vai ser a geração depois deles, basicamente vai pegar um mundo em recessão pesada e sem pessoas para fazer os trabalhos básicos, já que boa parte desses conhecimentos tem se perdido.
Falou tudo... Esse desdém entre gerações sempre existiu e sempre vai existir. O cerne do problema esta exatamente no ponto que vc levantou. A geração que veio antes eh sempre composta de velhos incompetentes. A geração que veio depois eh sempre composta de pirralhos preguiçosos.
Eles não tiram esses dados de opiniões públicas, se você quer saber. Este uma área inteira da sociologia dedicada ao estudo das gerações com base em eventos históricos e dados estatísticos, por exemplo.
@@marcoantunes1813 Quais eventos históricos? E, além de dados econômicos, quais outros dados estatísticos foram usados? Essa matéria foi muito rasa e cheia de achismos, na minha opinião. Pode muito bem ser resumida na seguinte frase: "Os Millennials fracassaram pois a economia vai mal." Eh sério que toda uma geração foi resumida a dados econômicos?
@@nathan_408 quando eu tinha 18 anos passava em todas as entrevistas de emprego, agora eles querem mil coisas que nem se eu tivesse 50 anos consiguiria.
Minha mãe dizia que quando criança ela passou fome, que coisas eram difíceis de conseguir etc. Pra mim, isso tudo é um ciclo, e a gente tende a pensar que no passado era mais fácil, porém não era.
Acho que a maior diferença é que apesar de tudo as gerações anteriores conseguiam empregos para ter o básico. Meu padrasto era analfabeto e trabalhava como marceneiro numa empresa, passou décadas lá, comprou casa, carro... Minha mãe só tinha a quarta série, entrou numa empresa e rapidamente chegou à gerência. Já a nossa geração é a que mais estudou mas encontrou salários incapazes de prover o básico. Sendo que estudo custa tempo e dinheiro.
"Sair da casa dos pais". Kkk Mania de comparar o padrão dos EUA com o restante do mundo. Brasileiro pobre ia para os EUA, fazer um trabalho besta. Comprava casa, carro em pouco tempo. No resto do mundo, viver com os pais é comum.
Foi uma excelente observação que tu fizesse. Eu particularmente não acredito que há uma pesquisa séria sobre o assunto no Brasil. É tudo mastigado e cuspido de pesquisas que foram feitas nos EUA ou Europa. Você ver que até o próprio termo "Boomer" é de origem americana.
@Michelle Santos sim. Mas fazem por necessidade, sem falar que mesmo assim é uma parcela mínima da humanidade. Nos EUA é quase uma regra. Mas a verdade é que isso só é possível em economias estáveis. No meu caso, minha mãe é idosa é sozinha. Tenho casa própria, mas optei por tomar conta dela. Por isso não podemos considerar isso um índice válido.
@@nevage Eu li em algum lugar q a nova geração americana ta saindo mais tarde de casa tbm, isso de ir morar sozinho é mais coisa de metrópole q vc aluga aqueles mini apartamento
A geração Z é a pior do que qualquer outra coisa. Pode ter certeza que o fracasso da millennials é apenas um ensaio da queda da geração Z. Nós estamos todos ferrados😂😂😂
Sou millennial, já fui babá, arrumadeira, cuidadora de idosa, hoje sou formada, com mestrado e doutorado, sempre falo aos alunos que a gente começa de baixo, que atuar fora da área para ter o pão de cada dia não é vergonha, alguns se formam entram em depressão pq não atuam na área, colocar isso na cabeça deles é terrível.
O problema e que Antigamebte isso aí acontecia hoje não os planos de carreiras em empresa, estão péssimos, turnover reengenharia, a média de tempo empresa está na faixa de 2 anos,,antigamente uma pessoa entrava de office boy e tinha chance de crescer hoje em dia não mais. Restando assim a solução para concurso públicos que estão com concorrência massiva.
De vc eu não sei, mas da gente, eles esperavam uma carreira meteórica. Hoje aos 30 anos eles imaginavam q todos os millennials teriam se tornado chefes deles e iriam trazer a modernidade ao mundo velho construído por eles, porque já iam começar as carreiras falando no mínimo o inglês, com no mínimo uma boa graduação e uma pós (mba, mestrado, especialização) Mas acontece que hoje em dia sabe-se que a meritocracia não existe, que tudo qi, política e que aquela molecada por mais bom de serviço que fosse, não ia ter a permissão de chegar a lugar nenhum
Na época do meu pai nem tinha isso de estagiário, com 16 anos ele já era contratado CLT num cartório sem nunca ter tido experiência. Saiu de casa cedo e sempre conseguiu bons trabalhos mesmo sem faculdade. Hoje em dia para qualquer coisa tem que ter NO MÍNIMO formação em universidade e isso ainda é pouco, querem experiência profissional e que seja multitarefas, fluente em 3 idiomas e que saiba de programação, e aí você consegue a vaga de estagiário. São outros tempos, muito mais concorrido, muito mais exigente e cada vez mais robôs e algoritmos irão fazer os trabalhos. Já passei por muita crise ao perceber tanta diferença entre a geração que passou e realidade atual.
Os millennials é a ponte entre o arcaico e a modernidade. Carregamos um peso muito grande nas costas: avanço tecnológico, crises econômicas, lutas pelas diversidades etc. Tivemos tantos infortúnios ao longo do nosso desenvolvimento pessoal e profissional, ainda sim, criamos uma geração capaz de não cometer nossos erros (o que não nos foi ensinado). Competentes, instruídos, formadores de opiniões reflexivas, nos importamos com o meio ambiente e com o próximo sem nos iludir com o digital. SOMOS HERÓIS, ISSO SIM!!💪
Eu vejo a geração dos Millennials (a qual eu pertenço) como a geração da transição. Nossos pais viveram em um determinado tipo de contexto social e nos ensinaram a viver a partir da perspectiva deles. No entanto, o contexto que se apresenta a nós é completamente diferente do que foi projetado na nossa infância. Resultado: temos de reaprender meio que SOZINHOS a viver num contexto para o qual não fomos preparados. Não acho que essa fase de transição seja ruim. É importante pois gera ruptura de padrões de comportamentos sociais extremamente nocivos, ou na melhor das hipóteses, estagnantes. Somos a geração que está plantando a semente da mudança. A parte ruim, pelo menos eu acho, é que não vamos viver tempo suficiente pra colher os frutos.
Acredito que a transição vai começar agora: a tal era industrial no Brasil realmente scabou e estamos definitivamente entrando na era da informação, transição essa wue já aconteceu na Europa, EUa e Japão a 30 anos atrás.
Também devemos levar em conta o mal hábito alimentar, com uma alimentação industrializada envenenada, que afeta a mente, gerando perda de foco, ansiedades e depressão, ficou difícil para os Millennials. Sem falar nos vícios em redes sociais e interesses por coisas supérfluas.
Tá foda mesmo...Esse texto é muito explicativo e bom...Eu tenho 29 anos...A POLÍTICA TBM INFLUENCIA MUITO...ANTES E HOJE...DESDE DE 1989 FAZENDO ESCOLHAS ERERADAS...Quem está pagando somos nós...por erros dos outros...
@Melhor 500 mil salvos, que 15 mil arrotando caviar Kkkkkk os millennials sempre foram fracassados. Criticam tanto a Z por nós ser jovens mas mal sabem que nós da Z somos os que mais produz e os que praticamente mantem a economia funcionando
Parece excesso de expectativas e cobranças das gerações anteriores. Ter de lidar com o novo e o velho ao mesmo tempo, o que gerou muitos conflitos internos. Se não houver persistência e ressignificação, aí, sim, podemos falar numa geração de fracassados.
Acho horrível a interpretação de vocês. Fico muito triste com tantas pessoas estarem lendo isso A geração millennial fracassou simplesmente porque a meritocracia não existe
''Se não houver persistência e ressignificação..." Exatamente isso, pois a busca por realização é muito mais complexa do que simplesmente obter independência financeira e/ou ser o que a sociedade espera de nós!
Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ruclips.net/p/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB
Em toda geração há preguiçosos que deixam o tempo passar e depois vê o ex colega de sala bem de vida e diz "ele teve sorte".
Nunca fui humilhado com tanta elegância assim.
O mesmo.
ahh segura esse like ai meu camarada
Seu comentário está me humilhando por deixar ele em público. Não tem elegância nisso
eu ri, chorando mas eu ri, rsrsrrs, porque realmente eu concorde que empregos eram mais "fáceis" porque comecei trabalhar com 15 anos e nunca fiquei parada, sempre tinha 'oportunidade', mas hoje em dia, é tudo indicação - as boas vagas de empregos boas ou excelentes até existem mas só se entra com indicação ou o tal QI, "quem indica"; isso sim que torna desleal a busca por um trabalho bom, porque os competentes ficam de fora, por indicados que tomam os postos de trabalho
@@GiNicacio antigamente se conseguia emprego pelo currículo e pela entrevista. Antigamente os currículos que possuíam mais cursos, experiências anteriores e o candidato fosse razoável na entrevista, pegava a vaga, mas isso não era sinônimo da pessoa ser boa de serviço. Hoje em dia a maioria dos candidatos estão com currículos abarrotados de cursos, já fizeram inclusive cursos para saber como se portar em uma entrevista, logo, o Q.I é para indicar alguém que além de devidamente capacitado, seja bom de serviço. Inclusive há um peso de responsabilidade sobre a pessoa que está indicando, pois a depender da situação, se o indicado fracassa, o responsável pela indicação pode ter a reputação profissional de alguma forma manchada. Se você realmente é competente na sua profissão e fez um círculo de amizades profissional, provavelmente será indicada sempre que precisar se inserir no mercado de trabalho.
Nos venderam a ideia que se estudassemos iriamos ter bons empregos e bons salarios garantidos. Hoje tem gente com doutorado trabalhando de uber. Dos 18 aos 26 anos investimos em carreiras academicas e formações complementares e só começamos a trabalhar por volta dos 27 anos em empregos que não exigem tanta formação.
Sim, não Brasil não há demanda pra trabalhos especializados. A maioria dos empreendedores no país são de baixa escolaridade e criatividade, logo vão criar empreendimentos baseados nos seus conhecimentos adquiridos, que não exijam conhecimentos especializados. Por exemplo, empreendedor de 50 anos ou mais, com ensino médio, que tenha R$ 2 milhões pra investir, provavelmente vai fugir de empreendimentos que demandem de conhecimentos especializados que ele desconheça pois vai considerar muito arriscado.
Meu cunhado tem doutorado. Para trabalhar em universidade, omite essa informação, pois não querem pagar o quanto vale.
Sim, mas qual doutor trabalha como uber? Aquele pobre, que conseguiu uma bolsa na faculdade ou concluiu uma universidade pública a duras penas. A crise é do ideal capitalista. Compramos o sonho estadunidense de ascensão progressiva por meio do esforço, sonho que nem eles mesmos vivem
Verdade kkkk...na minha época office boy era serviço de criança hoje tem cara com 50 anos trabalhando de office boy
@@zalegria9190 E o dificil é concluir que esse foi o modelo que mais funcionou em termos de mais bem estar para o maior numero de pessoas na historia da humanidade.
"Levam mais tempo em média pra sair da casa dos pais"
Vc ganha 1000 reais depois de anos na faculdade SE conseguir qualquer trabalho e se ganhar bem aí chega lá 1300 é só o aluguel.
Eu fico angustiado quando vejo o preço dos aluguéis, são muito caros, eu não consigo sair da casa dos meus pais pois não tenho como arcar com esses custos.
@@gwa1654 Infelizmente não é só vc amigo! Já entrei em desespero diversas vezes por não conseguir entender esse tipo de coisa! A mesma questão do estágio com experiência, do trabalho com experiência saber 5 línguas ter viajado o mundo inteiro para ganhar 1000 reais! Enfim somos uma geração que estamos priorizando nossa saúde mental pq se não enlouquecemos, uma geração sem oportunidades porém muita pressão pra sermos mais que nossos pais!
@Melhor 500 mil salvos, que 15 mil arrotando caviar "Não sou um fracassado como vcs"
Realmente não é como nós é nítido!
É pior!
é bem assim mesmo, ou aluguel, ou fazer a feira, é isso que ta dando o salário
@@bugchange O que vc tem a ver com isso cara? Vc quer mandar no que os pais do cara podem ou não ajudar ele? Tu é doente é?
Minha mãe recebendo um salário mínimo sustentou dois filhos. Agora com um salário mínimo eu não consigo nem me sustentar sozinha.
E pensar que meu estágio em 2018 era de 800 reais e mesmo assim não dava pra nada mesmo morando com os meus pais , eu me iludia demais
Eu jamais sequer tive um estágio remunerado. Você ainda tem sorte. Tive de fazer mestrado, mesmo querendo trabalhar, pra poder ter uma renda. Ninguém quer contratar formandos
@@minlolandaSério? Por que?
@@SurrealworldofBeka Alega-se falta de experiência, apesar de todos os funcionários terem de passar por treinamento, as vagas todas requerem experiência, o que ocasiona o paradoxo do "como vou adquirir experiência se ninguém me contrata?". Além disso, conta também a incompetência do RH brasileiro que não compreende a função e funcionamento das pós-graduações, gerando um índice altíssimo de pós-graduados desempregados (mundialmente gira em torno de 3%, no Brasil é de 25% - descontando quem trabalha fora da área de formação, como eu, ou continua estudando pra sobreviver de bolsa). Alegam "superqualificação", leia-se, não querem alguém com senso crítico e de melhoria, mas um peão com ensino superior que cobre mais barato.
@@minlolandae hoje você trabalha com o que gata? Pra chamar os outros de peão?
Minha humilde opinião é que fomos preparados e estávamos preparados para um mundo que desapareceu no final da década de 90 justamente com o advento da internet e toda a tecnologia. Com isso mudaram as relações de trabalho, e a gente foi para o mercado com uma lógica de trabalho que estava ruindo. A geração Z já nasceu no novo mundo.
Você disse tudo. Já perceberam quantos milhões de empregos a tecnologia roubou? Aí vão falar: "Ah, mas trouxe outros empregos." Sim, muito pouco. Todos concentrados. A maioria baseado em estéticas (influenciadores), ou virtual (programação). Nada sustentável para um país com uma população que de 1980 para cá cresceu 40%!
Bem observado, mas é forçoso reagir e não sucumbir aos efeitos enganadores de determinismos ''prefab'' ( por exemplo, ''pandemias' dirigíveis''...).
Totalmente de acordo com o seu pensamento. O mundo mudou muito rápido. Modernidade líquida...
Verdade
A China foi o único país que se preparou para isso. Por isso está dando de 7a1 nos EUA.
Tenho 37 anos, sou licenciado e mestre em música. Casado, pai de 3 meninos e desapontado com a profissão aproveitei a primeira oportunidade de emprego que me trouxe pra mais perto de casa, mais perto da minha família e mais longe do stress... fiz concurso pra coveiro... era pra ser temporário mas com essa crise lá se vão quase 5 anos... Sou mais millennial do que eu podia imaginar.
😞
Força irmão. Você é um guerreiro. To com 31 e ainda não sai de casa (depressão desde os 16) tentando terminar o TCC pra formar e trabalhar sabe-se la como.
É, os milennials se assustaram com esses trabalhos flexíveis,eu sou engenheiro, mas preferi ser policial concursado.
@@wictorzumack1528 tem gente que quando vê uma tempestade corre pra longe... tem outros que correm em direção à ela... tem gosto pra tudo... hehehe
Pelo menos a freguesia não causa dor de cabeça.
Se for no call center vc pesca millennial as dezenas formados em psicologia, áreas de educação, gerenciais e etc. Muita gente extremamente capacitada recebendo um pouco mais de um salário. A princípio todos entram nesse emprego para pagar a faculdade, quando se formam saem para tentar emprego na área de formação e adivinhem? Sim, não são contratados por falta de experiência e no q possuem experiência? Callcenter e são obrigados a voltar. A saúde mental vai pro ralo. Isso sem contar q muitos moram sozinhos com diversos cartões estourados tendo q fazer malabarismos entre as contas.
Na geração anterior saiam no tapa para contratar qlqr um, lembrem-se na época das metalúrgicas, passava ônibus da ford roubando candidatos da porta da volks, realmente quem não tinha emprego era pq não queria. Não é mais assim hoje quem tem q sair no tapa é vc.
Nossa! Descreveu tuuudo!
Pura verdade
Ouvi falar muito das kombis que passavam nas ruas na região do Abcd Paulista procurando pessoal pra trabalhar, realmente só não tinha emprego quem não queria!
Eu tenho 25 anos, nasci em 1996. Perguntei ao meu pai, várias vezes, que nasceu em 1964, como era a questão de arranjar emprego quando ele era jovem. Ele me disse, basicamente, o que você descreveu: só não trabalhava quem não queria. Qualquer pessoas que fosse minimamente apta a realizar um determinado ofício não tinha dificuldades de se estabelecer no mercado de trabalho.
Hoje em dia, isso é um inferno. Exigem-nos capacitações mirabolantes, fluência em mil idiomas, 80 anos de experiência na área, e pagam 1 salário mínimo. É uma situação bem precária mesmo. Por isso, estou mais preocupado em começar a empreender (por gosto e necessidade).
Minha irmã trabalhava num call center, e ela me contou de uma colega que era astrofísica. Eu não acreditei em minha irmã quando me contou, a princípio, mas um dia fui a uma festa da empresa dela. Lá conheci essa colega da minha irmã que era astrofísica, sem brincadeira! Ela recitava a Constante de Planck de cabeça enquanto estávamos bebendo.
"jovens não querem ficar na mesma empresa muito tempo" rapaz era tudo que eu mais queria. A Questão é que o trabalho esta cada vez mais instável e muitas vezes vc é demitido sem dó, então na hora que surgir algo melhor não pode ter dó da empresa também
Verdade
São só negócios é oque pensam os empregadores.
Trabalhar por muitos anos em uma empresa tem suas vantagens e desvantagem.
Passar 10, 20 anos trabalhando sentado ou em pé vai acumulando suas LER e DOR.
@@rogermarques2148 poderia trocar pra jovens não querem ser escravos da mesma empresa por muito tempo, porque convenhamos você trabalha que nem louco, fica com problemas na costa, nas pernas e nós braços se for produção ou com bournout se for trabalho mental e como dizia o professor Raimundo "e o salário oh"
Os millennials que é a minha, foi a geração mais fodida de todos os tempos, já nascemos com a dívida dos babyboomers nas costas, e a conta do que eles aprontaram com as mulheres para nós pagamos a dívida. Os babyboomers abusaram até não querer mais, entraram em dívidas, compraram casas, terrenos e imóveis até não ter mais, elevando os preços a niveis incompráveis. Os babyboomers entraram em dividas gerando juros altos demais e dificultando a vida dos millennials, em resumo, os babyboomes existiram para desgraçar a vida dos milleinnials. Foram a praga deixada pela história para acabar com a vida dos millenniaus. E o pior de tudo é que ainda temos que escutar vez ou outra, o que sobrou desses cantando vantagem, tipo: no meu tempo, na sua idade já tinha casa, mulher, filhos, a essas horas estava descendo para o litoral... e outras comparações absurdas e incompatíveis com a época atual. Alias, as mulheres violentas e feministas que existem hoje em dia é fruto deles os babyboomers e o que fizeram com elas. QUem não consegue pensar, eles em sua maioria faziam absurdos e desrrespeitos enormes com elas, e hoje pagamos a conta.
é... tenho 36 anos, formada em pedagogia e pós graduada mas, durante a pandemia, resolvi fazer cursos de manicure, trancista, designer de sobrancelhas e agora, cabeleireira. Desde os 23 anos pagando aluguel e, agora, com o custo de vida elevadíssimo, mtos planos deixados de lado pra se adaptar a este momento...
É não tá fácil.
E ainda tem outra: quando tentamos juntar pra comprar, nossos celulares e computadores ficam obsoletos rápido demais e nos força a comprar novos q são caros e nos impedem de juntar pra um imóvel.
Tenho 26 anos formei na área mas trabalhei ainda. Não passei no concurso público. Em 2020 não teve outro então. Não trabalho
Se a senhora não for casada voltar para a casa dos seus pais, eles estão velhos e ajuda eles, claro se forem pessoas fácil de se lidar. Eu tenho 24 anos e não penso morar sozinho, eu moro com a minha mãe e vou ficar até ela morre e caso venha me casar eu vou levar ela junto.
@@lucasfeioNF viiixxxx... Boa sorte. Kkkkkk
O quê me mata de raiva é vir alguém da geração anterior e me chamar de vagabundo ou preguiçoso por não ter subido na vida ainda. Acontece muito.
Porquê?
@@danielandrade2963 porque são condições diferentes de vida. Eu converso com meus pais e avós e, segundo eles, havia emprego. Hoje, praticamente é só indicação e olhe lá.
E pior, com uma educação precária. Não sabem que o mundo nunca esteve tão competitivo como hoje. Praticamente todo concorrente das mais variadas áreas tem boa formação e um segundo idioma.
Sim como se na geração delee não tivesee
Isso doi muito ne.
"Somos os filhos do meio da história. Sem propósito ou lugar. Não temos uma Grande Guerra, nem Grande Depressão. Nossa grande guerra é uma guerra espiritual ... Nossa grande depressão são nossas vidas".
- Tyler Durden, 1999
Essa é a descrição da geração x
@@99Gara99 Verdade, Clube da Luta é um retrato dos ultimos momentos de um mundo que viria a se transformar... Acho que qualquer millenial sonha com a vida do Jack, que apesar de ser sem graça e sem propósito, consistia em um bom emprego que proporcionava viagens, que pagava bem e permitia com que tivesse um apartamento cheio das porcarias que ele desejasse. O lixo de ontem seria o luxo de hoje.
clube da luta
Não existe meio da história. No futuro esse vai ser o passado.
@@nathaliaoliveira4022 o meio da história é sempre o presente 🎁
Eu já sabia disso de um modo geral. Sou millennial e sempre refleti muito sobre o meu fracasso. A geração passada nos ensinou que era só estudar bastante pra vencer, mas essa realidade acabou nos anos 90. Nos ferramos. Sou formado em Direito e desempregado. É complicado, mas vida que segue.
Nós caímos na falácia da educação, o certo é começar trabalhar com 14 anos mesmo.
@@fernando4885: "Como os nossos Pais" - Que tinham menores qualificações e melhores trabalhos!!!
Muito provavelmente se formou em uma faculdade particular daquelas de bairro que explodiram nos anos 2000 vendendo a ilusão do nível superior, mas sem qualidade alguma e agora concorre com gente muito mais preparada.
@@gameplayretro90 Há pessoas formadas na USP (melhor faculdade do Brasil) com pós e mesmo assim não conseguem empregos. Logo, a sua fala, além de trazer arrogância desnecessária, mostra desconhecimento do todo.
Conheço pessoas com educação escolar base sólida formadas na Unesp, Unicamp e USP e estão desempregadas ou subempregadas. Então seu achismo iniciado pelo "muito provavelmente" está errado.
@@laerciomarinho3543 muito pelo contrário, sua fala só corroba minha colocação. Se os egressos da USP estão desempregados imagine quem se formou na faculdade da esquina. Então de acordo com a sua nobre opinião a probabilidade de eu estar certíssimo é enorme.
O problema que mais aflige os Millenniuns hoje em dia é:
“Estamos contratando. EXIGIMOS EXPERIÊNCIA DE 10 ANOS, PROVADO EM CARTÓRIO, AUTENTICADO, COM 10 TESTEMUNHAS E MAIS A SUA MÃE IN LOCO NA ENTREVISTA COM UMA CARTA DELA DE 3 PÁGINAS ASSINADA A PROPRIO PUNHO E AUTENTICADA PROVANDO SUA EXPERIÊNCIA NA ÁREA. SE NÃO FOR ASSIM, NEM MANDE CURRÍCULO”.
Sem contar cursos extracurriculares e 3 idiomas fluente
Tenho 35 anos , isso sempre existiu. A questão que para os dias atuais afunilou ainda mais
@@cesarce5184 un classico tudo isso pra vc ser subordinado do sobrinho do dono que nao sabe leer e senta na cadeira de chefe
@@henrihdad Kkkkkkkkkkkk exatamente
Exatamente assim, falta a gente perguntar pras empresas, quer o que mais? Mapeamento da íris, tipo sanguíneo, amostra genética, sla ... já pergunta qual é meu status de relacionamento ( isso eu até entendo) , mas e a minha religião ou orientação sexual? Vai influenciar em exatamente o que no meu trabalho saber no que eu acredito ou com quem eu deito ou deixei de deitar? Vou receber tratamento diferente?... Poxa eu já fiz prova de seleção que perguntava o que eu tenho em casa , é muito constrangedor isso. Outra coisa que eu nunca entendi é esse diabo de experiencia, se vc nunca é contratado vc nunca vai ter experiencia, não tendo experiencia vc nunca é contratado é um ciclo do desemprego sem fim e ninguém dá a primeira chance.
10 anos desde que me formei, foi só ladeira a baixo, crescendo assim como meus amigos achando que seríamos ricos. Agora, mesmo com curso superior penando pra manter um salário mínimo. Mas ainda prefiro essa vida do que gravar vídeo pro Tiktok. Acho que agora minha geração caiu na real que emprego dos sonhos não é aquele que dá realização profissional, é aquele que dá melhor salário.
Não é a toa que vemos um monte de gente na casa dos 30 e 40 entrando na faculdade de medicina.
estou nessa tbm djoww..nasci em 86..pqp a economia nos quebrou!!
@@kozuskoo KKKKKKKKK tem gente que ainda acredita que fazer medicina o tornará rico.
@@italolopes5136 Rico só com inúmeros contatos ou muita sorte, mas no geral é uma das únicas profissões que vai te dar uma estabilidade. Isso enquanto o Conselho conseguir manter essa bestialidade que é a proibição de novos cursos. Nem a validação de diploma os caras estão liberando, onde já se viu fazer uma prova na hora que quer, deveria ser no máximo semestral a prova.
@@kozuskoo A questão é que essas pessoas de +30 tentam agora porque muitos só tiveram oportunidade agr.
Vocês já viram o quanto tá um casa e um carro? Tenho 32 anos e não tenho isso não, é muito caro pra manter, já viu o valor da conta da água, luz, preço dos alimentos, da gasolina.
Salário médio do país não passa dos 2k. Um apartamento com um tamanho minimamente ok não se acha por menos de 200k em cidades de médio porte. As grandes capitais não se acha nada por menos de 500.
E estou colocando um tamanho ok uns 60 a 80m². Nem estou usando o padrão 100/200m² de qualquer casa no interior.
Tem apartamentos de 45 m2 que vc consegue financiar pelo minha casa minha vida
@@reinaldoaraujo3175 45m² é apto para quem vive sozinho ou no maximo casal. E que nao fiquem em casa durante o dia. O que vemos é gente com 2, 3 filhos querendo morar em 45m², isso é impossível!
@@reinaldoaraujo3175 Financiamento e sei o que, mas é bom ter uma boa entrada pra dar para diminuir as parcelas. E hoje em dia no meu ponto de vista é complicado porque ninguém tem condições de entrar em um financiamento, por causa da crise financeira, sem emprego, mais realmente quem tem condições vale a pena.
E ainda tem outra: quando tentamos juntar pra comprar, nossos celulares e computadores ficam obsoletos rápido demais e nos força a comprar novos q são caros e nos impedem de juntar pra um imóvel.
A vdd é que os milennials foram educados pra viver em um mundo que não existe mais .
ótima observação.
Não é o mundo , parceiro!Irmão, não sou bolsonarista! Zulivre !! Mas cabe a seguinte reflexão: antes do anos 2000 só existiam Universidades públicas e particulares que somente rico poderia pagar . Democratizou demais , Lei da oferta e da procura, né parceiro ?!
Nossa, verdade. Praticamente as profissões estão morrendo e sendo substituídas por robôs ou IA
@@SandroMacena Verdade ! Já vejo um monte de robôs nas ruas rs. Cara , cai na real. A partir do momento que a CLT foi desvalorizada e não mais vista pra resolução, o trabalho passou a ser mais precarizado e saturado com o mito do empreendedorismo salvador. Ademais , antes havia poucas opções de Universidades e só entrava quem se esforçava, hoje qualquer ze faz uma faculdade e saturou também!!! É mais claro que água a situação.
@@concurseiro952não diria ranto oferta e procura, mas empregos e bons salarios sempre foram garantia apenas aos mais abonados e com circulos familiares influentes. Engenheiros, advogados, arquitetos e etc das classes altas nao ficam desempregados nem trabalhando de uber, tem o emprego garantido na empreso pai, do amigo do tio, etc.
Sou millennial mais queria ser boomer, ter esposa, filhos, uma casa, profissão, estabilidade e ter vivido os anos 70 e 80. É horrível ser millennial e ter caído em discursos mentirosos de fazer faculdade e "buscar a felicidade".
Não são discursos tão mentirosos, eu estaria passando fome se não tivesse estudado.
Minha mãe casou e se arrepende amargamente, minha avó odiava meu avô...
Vou terminar minha graduação e pós graduação daqui um ano. Sou o primeiro da minha família a terminar o ensino médio. Mesmo que eu não consiga o sucesso que me prometeram, ainda valeu a pena ter me qualificado. Me desenvolvi bastante como pessoa e agora consigo até influenciar positivamente minha família e colegas.
@@MarcosSilva-bb2mj Sim, vale a pena estudar, passei em um concurso público no mesmo ano que terminei a faculdade, já terminei o estágio probatório e agora tenho um bom emprego fixo por quanto tempo quiser.
@@gb6098 parabéns cara! Em qual área você trabalha?
BBC daqui uns anos: O que deu errado com a Geração Z
😕
Linguagem neutra e mimimi demais.
@@emanuellyosterne8813 gerações anteriores passam o dia INTEIRO reclamando de mimimi, resultado: os mimizentos na verdade são eles.
Quer prova? Passeia pelos comentários, só geração Y (pra baixo) falando de mimimi.
O que tá dando errado a gente já sabe, eu na geração z não tenho muitas oportunidades que os millenials tiveram.
@@brennacardoso7067 mimimi
F para a geração F que viveu na peste negra
Nao podia ter ouvido isso sem estar com a terapia em dia. Vou ali chorar um pouco.
Pois é.....tbm! rsrs
Vocês podem discordar da análise também, fazer sua própria análise crítica ao invés de entubar e chorar.
@@99Gara99 é zuera
escorreu várias lágrimas aqui. rs
Se vc foi chorar, não está com a terapia em dia, ou a terapia vale nada... Kkkkk
Farei 30 este ano. Imaginei que com 30 estaria muito bem, com casa, carro do ano. No final das contas sou dentista, tenho mestrado, fiz o caminho dos “sonhos” da universidade federal, e estou longe de estar onde gostaria de estar. Na pandemia percebi que preferia trabalhar em casa muito mais que num consultório… enfim. Hoje em dia o $ que ganhamos serve pra pagar conta. Espero que um dia nossa geração se una por mais direitos trabalhistas, por empregos dignos com salários dignos.
Ah, como é boa a "liberdade". Liberdade de uma geração ver os anos passar e não conseguir nem o básico para construir uma vida. Uma "liberdade" que curiosamente congela uma vida.
1984 George Orwell
Engraçado como ainda tem gente que usa a "liberdade" como forma de defender o sistema que vivemos
@@quimicacomthainara1371 quem dera se o problema fosse apenas a falta de responsabilidade. Muito fácil ser responsável, a questão é como se paga o mínimo pra sobreviver em uma época onde o salário mínimo mal cobre o valor do aluguel. Se na época dos meus pais, trabalho, casa e filhos era o básico, hoje é luxo. O custo de vida está surreal.
Só um lote é quase 100 mil kkkkkkkkk A próxima geração vai ser pior ainda
Por isso é bom que a vinda de um filho seja planejada. Há muitas pessoas irresponsáveis que trazem pessoas ao mundo sem se preocupar com seu futuro ou os problemas que a criança vai ter na vida.
Sou dessa geração e o que mais percebo nela é a insegurança e a ansiedade!
Fale por você
@@ronielcatussatto9541Não, ele falou baseado em dados mesmo. Se você sair da sua bolha do tamanho de uma azeitona, verá todo impacto
Pela necessidade incansável de ser diferente da geração passada. Querendo crescer e dar orgulho aos pais... Medo de decepcionar e etc
Se pá os millennials são os que mais tem sindrome do impostor, depressão, ansiedade...
"Nos deram espelhos e vimos um mundo doente"
Falo tudo tio
@@luciano9460 vlw tiktoker
Na real a geração Z é bem diferente dos millennials pq somos nós da geração Z que produz a maior parte do dinheiro nos países
Esta frase do Renato Russo nunca fez tão sentido quanto faz hoje. Muito profética.
@@lucasmorestein9948 kkkkkkkkkk a maioria mora ainda com os pais e se for filho de milênios mal sucedido ainda vivem com os avós pior ainda!!Eu sou milênio sai de casa foi cedo tenho Minha Empresa e só trabalho pela tarde na hora que eu bem quero comecei a mexer em PC em 2006 antes tarde do que nunca !!Não tive filhos e sou muito mas muito Feliz assim !!
fomos preparados para um mundo que não existe mais, logo isso explica a crise existencial da nossa geração.
Olhando pra trás vejo o quanto me deixei iludir, meu conflito começou na escolha do meu curso, venderam pra mim que seria a profissão do futuro, o futuro já começou kkkk e estou eu aqui assistindo esse vídeo e repensando toda a minha vida aos 33, entretanto não vejo como fracasso, esse recomeço quero vislumbrar como um ato de coragem (para uma pessoa que já tentou desistir de tudo inúmeras vezes)
Somos uma geração sem futuro.
@@andreluisperraroalessio1151 não somos sem futuro. É que o futuro que falaram q seriam, não aconteceu. O BR é tardio em muitas coisas e isso afetou muito, por exemplo, acesso a internet. O jeito é reinventar voltando ao passado.
E a geração Z tá ainda mais lascada, já tem que se formar e entrar no mercado em plena pandemia e numa das maiores crises da história
sim! Rs
Pandemia já acabou 👍
@@Santos-yj4bk claro, claro, posso sair sem máscara já e beijar todo mundo na rua 👍
Me definiu aí. Se formar na pandemia é foda
@@Santos-yj4bk só se for aí no seu pasto que acabou
Meus pais conseguiram bens trabalhando como CLT. Na minha geração, mesmo tendo maior acesso à educação, o salário não acompanhou, o custo de vida é imensamente superior ao da geração anterior. Antes com um salário médio era possível conseguir pagar casa, carro, custo de vida para filhos etc. Eu mesma decidi não ter filhos pois se não foi fácil me manter sozinha, não seria prudente ter filhos. Saí de casa cedo, sou independente, mas não sobra o suficiente para custear educação de filhos por exemplo.
Nasci em 81, e vejo que a gde maioria que decidiu formar família precisou de ajuda dos pais para conseguir manter sua própria família. Eu preferi me manter independente e não ser um peso pra minha família.
Realmente é triste kkkk
É rir pra não chorar kkkklk
EXATAMENTE, meus Pais nunca ganharam um absurdo e possuem casa própria, carro e moto.
Hoje está difícil manter tudo porque as contas só aumentam e o salário é o mesmo a uns 6 anos!
Eu trabalho e o salário vai todo em faculdade e outras contas, difícil comprar um imóvel por exemplo.
Só eu que não faço questão nenhuma de ter carro? Ainda sonho com cidades com transporte público digno, prefiro muito mais isso do que um carro.
Vc não viveu a hiperinflação dos anos 80. Inflação MENSAL de 80% e anual chegando a 6000%. Desemprego em massa, incerteza como ordem do dia, etc.
Cada geração tem seus dramas
Outra coisa: os anos 80 foram quando a China saiu do modelo comunista de produção, mesmo mantendo o partidão, para entrar de cabeça no sistema Capitalista. Resultado: 1 bilhao de pessoas entrando no mercado de trabalho da noite pro dia...
as empresas começaram a migrar e os reflexos estão acontecendo até hoje. Foi o evento isolado mais significativo do final do século XX. as mudanças na CLT tem tudo a ver com isso. Sempre tem um chinês ou um indiano ou um vietnamita que faz o que vc faz pela metade do custo.
Infelizmente é isso mesmo.
Vontade de chorar escutando isso... Mas é bom ver que a dor não é só minha, mas da minha geração.
Você escreveu o que eu pensei. Não passo por isso sozinho
Acho que isso é a unica coisa na vida que nao me sinto sozinho.
Tamo junto nessa pessoal
Tamo junto sou de 1995 e concordo com você
É nois
Tô nem aí pra tantas negatividades pra geração que pertenço. Fui feliz na adolescência e consigo ser feliz hoje mesmo sem o sucesso financeiro. Não morri e posso melhorar minha situação.
Boa. Estou desempregado no momento, mas tbm penso assim. Vamos dar menos ouvido a esses comentários.
Isso mesmo
É a geração que cresceu sob o lema pouco realista de que "basta você acreditar que conseguirá o que quiser". [Edit]: 1. Quando postei este comentário não imaginei que ia crescer. Há polêmicas. Mas, que fique claro, estou falando de um ethos. 2. Aos que argumentaram que esse ethos foi gerado pela geração anterior (X) eu concordo, pq é a minha geração e eu vi essa bizarrice ser gerada. "Seja o que você quiser"... nos anos 90 estava no comercial de margarina, de sabonete, de cereal matinal, de fogão e geladeira! Poder ser o que você quiser desde acredite é um canto de sereia, uma campanha de marketing que serve tanto pra você continuar consumindo quanto pra continuar aguentando a pedrada do dia a dia. Não é por acaso que as gerações X e Y vivem a base de ansiolíticos. 3. Pra quem entendeu que quando eu disse "basta você acreditar que conseguirá o que quiser" eu queria dizer "geração que fica sonhando, esperando cair do céu", você se enganou... A geração Y, ou Millnnial, é uma das gerações que mais trabalha! Essa geração inaugurou o home office antes de 2010, trabalhando já naquela época 10, 12, 14, até 16 h por dia pra cobrir demanda de freela... É uma geração que cresceu com perícia em design, letras, programação, publicidade e propaganda, relações internacionais, carreiras universitárias, etc... Gente com alta qualificação que foi subempregada com contratos flexíveis e sem direitos trabalhistas. A maior parte só foi aprender sobre previdência (pública ou privada) quando já estava há cinco anos no mercado. É uma geração que cresceu em um momento de prosperidade mundial e que aderiu a uma faixa de consumo quase sempre acima do seu padrão de renda. A geração Y também teve o azar de pender para o conservadorismo político, o que trouxe menos Com a recessão, ficaram altamente endividados e se atolaram em mais contratos flexíveis num momento em que as regras de contratação e aposentadoria estavam mudando. Enfim... dá pra escrever um livro sobre o tema, só pegando o tópico "trabalho", sem falar e cultura, direitos, economia, saúde, segurança, qualidade de vida, religião, auto realização, etc. [Fim do Edit].
Cringe
Cada um com seus problemas 🤣*😭
@William Santos e foi criada pela anterior, reclama com eles
SOCIOCONSTRUTIVISMO (Marxismo)
Muita "lenga lenga"
Muito "mi mi mi"
Pouco esforço!
Pouco trabalho!
Desvalorização ao Mérito!
Sobrevalorização à "tolerância" (ainda que à "vagabundice" e "mediocridade")
Assim,
a "DESCONSTRUÇÃO (destruição) SOCIAL" deu Certo
Através dessa geração que de "Serto"!
@@o.c.4947 os millenials, em média, trabalham mais que seus pais...
"Estuda pra ter futuro"... 5 anos de faculdade pra virar uber. Heheehehheeeheehhehehehehh
Se a pessoa estuda so para isso, nem deveria entrar na faculdade
Isso é a precarização do trabalho. Foi a falta de oportunidade que fez esse cidadão mudar para a uberização.
O idiota acima não entendeu que ninguém entra nessa profissão porque quer.
Mera causalidade proporcionada pelo Neoliberalismo implantado por aqui.
@Melhor 500 mil salvos, que 15 mil arrotando caviar "os outros são incompetentes, eu não, eu sou inteligente.
Estou no século XXI, e por mais que seja um bom dinheiro, acredito ainda viver no século XX e penso que 2.4 milhões é ser rico."
Não que sua história seja verdadeira, mas parabéns por sugerir que faculdade e estudos não levam a lugar algum. O que leva é abandona las.
E quem disse que estudo é isso? Uma formação completa é no mínimo, uns 10 anos, com pós graduação e tudo. Só trabalha com curriculo mínimo quem é peixe. Alias o estudo n visa o bem financeiro, mas sim o intelectual. Ir pensando estudar pra ter grana é tiro no pé
@Melhor 500 mil salvos, que 15 mil arrotando caviar legal... tem prova?
Demora mais tempo para comprar um imóvel, pq será né? Aqui em SP qualquer casa simples custa meio milhão de reais. É óbvio que não vamos comprar nada
E sem mencionar que o valor imobiliário, seja pra aluguel ou compra, sempre cresce. Mesmo nas crises o valor sempre sobe. Ou seja, logo nem mesmos os terrenos e as menores casas serão acessíveis (e já não são tão acessíveis assim)
Kkkkkkkk
E ainda tem outra: quando tentamos juntar pra comprar, nossos celulares e computadores ficam obsoletos rápido demais e nos força a comprar novos q são caros e nos impedem de juntar pra um imóvel.
@@pedrodrudi2453 fala por ti, eu nao troco de celular ja faz 5 anos, nao sei qual a necessidade de trocar de celular, é só por luxo mesmo
@@guilhermemaia3959 e quanto tempo vc acha q tou com o meu? Kkkkk... O meu ainda é um LG K8, amigo!!! Hahahahahaha... O problema é que até certo ponto não é questão de luxo, é obsolescência programada mesmo! Ele vai começando a travar, vai parando de funcionar e se a gente entende um pouco, consegue ficar fazendo limpeza e tal pra durar 5 anos, mas e quem não tem conhecimento??? Acaba se vendo obrigado a trocar mesmo.
Sou Millenium também e 37 anos e não realizei nenhum dos sonhos que tinha quando jovem,mas desistir jamais, DEUS é comigo.
Você é jovem. Continue tentando. Vai conseguir.
Deus te abençoe
Os desdém da geração Z vai durar até eles enfrentarem a próxima recessão
Até eles começarem a trabalhar tbm
@@quandovoceleroscomentarios7013 A geração Z ainda está lutar pelo pronome neutro, até perceberem que a vida não é só fazer confusão na internet e depois terão de trabalhar para o sustento próprio.
@@quandovoceleroscomentarios7013 eles não fazem nem idéia de como o mundo do trabalho é feio.
Até enfrentarem a proxima geração kkkk
@@equilibrium4918 Exatamente... Vai ser duro quando saírem do campo das idéias e pisarem na realidade, vai ser a geração mais frustrada até então, ainda mais uma galera que se ofendem por nada, como se o mundo tivesse que mudar porque eles querem. Vai ser um massacre! E para piorar poucos terão a humildade de rever suas idéias e mudar, ainda mais nessa era do vitimismo.
Sou de 93. Na geração do meu pai, anos 70-80, ter uma graduação ou curso técnico era outro nível com garantia de um bom emprego.
Hoje, é só mais um requisito para conquistar R$ 1.600,00. Claro que depende da profissão.
na verdade me diziam que se tivesse o ensino medio ja seria mais que a maioria... lembro que dos 11 irmaos da minha mae, so um tinha o ensino medio completo, o caçula!! e mesmo com isto, todos estavam empregados!! o que vejo é que o mundo se torna mais dificil a cada dia... te exigem cada vez mais para ganhar o mesmo que ganhavam ha 20 anos atras...
@@wrsk77 exatamente
Moro na cidade onde a Vale foi criada e até os anos 80 qualquer um que quisesse conseguia emprego bom lá. Hoje há vários aposentados da Vale que recebem muito bem e mal têm a quarta série. A Vale "laçava" pessoas na rua para trabalharem lá. Hoje, para entrar lá, só com as costas quentes, mesmo assim, já não paga bem como antigamente. Obs.: Hoje a Vale é privatizada.
Se for parar pra pensar, realmente a época que deveríamos mostra a nossa maior produtividade e ganhos salariais fomos massacrados pelas crises que não terminam nunca.
Verdade
É o capitalismo destruindo gerações e empobrecendo a todos exceto os verdadeiros donos do capital
No Brasil ficou bem complicado pra gente, porque ouvimos que tínhamos que estudar para triunfar na vida. Só que no Brasil o sucesso não pertence ao mais competente e sim ao mais bem relacionado, então temos chefes incompetentes que se sentem ameaçados pelos funcionários que ele comanda e que são mais instruídos que eles.
Foi feita uma matéria, não lembro em qual veículo, sobre pessoas que escondiam a sua formação porque se colocassem não seriam chamadas para uma entrevista. Eu participei de um processo seletivo que foi a gota d'água porque fiz prova, tive que resumir os últimos 5 livros de literatura que eu havia lido e fiquei muito esperançosa mas nenhuma das 4 moças do estágio final foi contratada e sim a sogra do gerente de outro setor da empresa e ela nem sequer havia participado do processo seletivo.
Depois uma tia me disse que estava difícil para mim porque eu era "muito capaz e inteligente" e eu resolvi que ou eu saía do país ou pulava duma ponte.
Estou fora do Brasil tem bem uns 3 anos e pouco.
Conta mais! Para qual país vc foi? Está conseguindo se manter bem? Conseguiu se adaptar? ☺️
Eu também passo por isso. Não tenho amizades, e portanto, não consigo emprego. Só contratam quem tem padrinho.
E se trabalhar no serviço público, a coisa é pior. A maioria que trabalha lá e da classe média.
E vc que vem da classe mais pobre descobre na prática o significado de média e que média vem de medíocre. Foram a vida inteira enganados que eram bons, mas na verdade são medianos. Eles não suportam pessoas com capacidade real de resolver problemas. Parece que ser capaz é ums ofensa mortal a capacidade medíocre deles. 😂😂😂😂
Hj eu acho graça, pq se continuasse a li, seria só a média dos medíocres.
Mas conversa com eles, se acham os fodões. A maioria que casou, foram os pais que ajudaram a comprar a casa deles, pq nem isso eles conseguem fazer.
E o papo dos caras é de uma tristeza, eles são iludidos.
Se acham bem sucedidos pq casaram logo depois que saíram da faculdade, a mãe dividiu a casa ou terreno com eles, para morar com a esposa ou marido e no primeiro salário, compram um carro parcelado em 60 vezes, para convercer os outros medíocre que ele venceu na vida.
Ou seja, é tudo falso. Mas lá no fundo, eles sabem que são fracassados.
Depois que surgiu o UBER o primeiro status deles caiu por terra. Depois que a universidade passou a ser acessível aos mais pobres, eles foram percebendo que não sabem nada da vida. Só resta, pedir o retrocesso. 😂😂😂😂😂😂
Foi nessa lógica que eu vim pra Europa. Apesar de eu ser da área da técnologia, no Brasil eles exigiam uma experiência enorme para se pagar o salário minimo. Então investi na minha cidadania italiana e vim. E apesar dos apesares e dificuldades iniciais, não me arrependo.
Eu moro na Europa ha 7 anos e meus estudos universitários aquí tampouco me serviram. Investi em outra área e montei meu negócio de serviço braçal.
ANTES DOS Millennials: fazer concurso, comprar uma casa / terreno
MILLENNIALS: Fazer faculdade, se qualificar num curso e trabalhar na área
Geração Z: Ser influencer, jogador de free fire ou vender produtos na internet
Qual o problema de empreender na Internet?
@@bibisampaio278 amadah? se sentiu atacada porquê? ou ele mentiu?
@@Szobiz Atacada? Eu só perguntei qual o problema de empreender usando a Internet ksksksksksks
@@bibisampaio278 uhm..
@@bibisampaio278 kkkkk...ki bosta
Aquela ilusão plantada nas mentes jovens de que estudar muito e fazer faculdade daria uma vida boa, aqui estou eu, com graduação, pós, batendo de porta em porta desde que saí da faculdade a um ano, procurando emprego em todo canto, me candidatando pra vaga de nível fundamental pra ver se consigo algum trabalho, pagando a inscrição do conselho com o dinheiro dos meus pais e sem esperança de melhora
Exatamente, caímos na falácia da educação.
Fica tranquila porque a culpa não é nossa. Não somos fracassados, fomos prejudicados.
@ Fale mais sobre.
O futuro é a internet na sua visão?
Ser milenial no Brasil foi ainda pior. Óbvio que não podemos generalizar, mas creio que sim. Nossa economia é muito frágil.
Hummm... a culpa é de 27 governadores ou de 1 presidente? Acho que é de 1 presidente.
golpes né
A culpa é daquilo que é chamado de neoliberalismo. Um sistema que destroi a indústria e precariza o trabalho tornando sedutor a jogatina das bolsas de valores.
@@Madferreiro Se a culpa fosse de uma só pessoa tava fácil de resolver. Mas não, passam-se os anos e nada muda nesse país, pois a culpa é do sistema político brasileiro, que foi feito pra não funcionar, e manter o país em uma eterna instabilidade econômica e social.
E há quem ame o Guedinho...
Meu bisavô construiu uma CASA sendo músico de orquestra, sem estudo. A minha bisa passava roupa pra vizinhança. Eles tinham 2 filhos que ainda não trabalhavam. REPITO: Eles construíram uma CASA.
Hoje em dia nem ganhando 6 mil por mês da pra construir uma, a começar por comprar o terreno. Dinheiro não vale mais nada hoje em dia, antigamente tinha muito valor.
Temho uma tia idosa quê comprou umas 3 casas cada uma por 5000 mil, hoje em dia ela aluga todas 3 e mora com a mãe idosa é pai idosos, ela também é idosa
Quem sabe esse é o segredo: não ter um emprego CLT, não estar em um emprego, mas em um ofício, empreendendo, fazendo algo que te remunere pela produção, não fixo.
@@westwind_ahhhh tahhh…vai vendo… os avós, bisas, pais tiveram trabalho com CLT e direitos trabalhistas. O q vemos hoje é a retirada desses direitos. E restou a ideologia do empreendedor para q o capital cresça sem nenhuma obrigação nas mãos dos pouquíssimos.
@@valwilke e porque não o capital crescer na mão do trabalhador? Mas a ideia de escravidão CLT parece melhor... nada como uma cabeça doutrinação para deixar as pessoas aprisionadas
Eles não gastavam dinheiro com coisas irrelevantes para eles, restaurantes, viagens, outros itens nem existiam: celular, tv cabo. Hj as gerações novas gastam muito com coisas que não valem o sacrifício do trabalho. E esses "pequenos" gastos fazem toda diferença quando se quer construir algo.
A infância e adolescência dos millenials foi mais analógica do que tecnológica. Discordo dessas infos dessa reportagem onde dizem que tivemos mais acesso a informação. A própria internet só passou a ser mais acessível em 2009 com a lei da banda larga popular, e os smartphones de fato começaram por volta de 2011/12.
Aqui no Brasil sim, mas em países de primeiro mundo as escolas já tinham computadores nós anos 90
Comprei meu 1° PC em 2006
@@raqueldesigner7488 eu comprei em 2011 já estava com 20 anos de idade.
Concordo plenamente. Só tive internet em 2010, aos 18 anos. Passei meus anos escolares fazendo pesquisas na biblioteca, em vez do Google.
Porque essa matéria é baseada nós EUA kkk não reflete a gente
No Brasil, geralmente é assim: quem conseguiu os privilégios, conseguiu! Quem não conseguiu, não consegue mais.
consegue sim! O problema é que os millennials não se esforçam ou batalham por nada. Os que conseguem são admirados, e merecem sim o respeito. Mas em sua maioria quer tudo de mãos beijadas. Assim não vai para lugar nenhum
@@karengabriellemoser8934 Então, por favor, me explique essa fuga que estamos tendo de cérebros do país? Por mais que a pessoa se esforce por anos no trabalho que exige formação de engenheiro, arquiteto, advogado, etc., os salários oferecidos geralmente são incompatíveis com o custo de vida, isso se a pessoa conseguir um emprego.
@@Fisicasemfimm Maturidade é entender o momento no qual o país vive. Essas profissões, além de se encontrem saturadas no mercado, elas dependem de muitos fatores externos no qual nem eu ou vc tem controle. Mas isso não deve ser desculpa para frustração ou infelicidade. Teoricamente os millennials deveriam saber se adaptar a isso e encontrar novos rumos. Se não dar por um caminho, tenta por outro.
@@karengabriellemoser8934 Ah não?? A pessoa investe anos da sua vida numa formação e após nem ter chances de obter resultados, não deve-se sentir frustrada?
@@Fisicasemfimm Você vai sentar e chorar para sempre? Caiu? levanta, sacode a poeira e segue em frente. Vai ficar para sempre se lamentando do que poderia ter acontecido. Estou criticando quem para a vida pq uma coisa não saiu do jeito que quer. Véi, eu tenho 20 anos. Estou cursando uma faculdade federal, mas meu curso não vai me levar para lugar nenhum (no atual cenário). Vou ficar sentada e chorando? Velho, estou metendo minha cara nos livros e estudando para concurso. Não posso é perder minha vida ou minha sanidade mental pq as coisas não vão sair do jeito que eu quero. O problema da geração de hj é esse. Seus pais pararam a vida deles pq alguma coisa deu errado ou não saiu do jeito que eles planejaram?
No tempo dos meus pais só não trabalhava quem não quisesse. Antigamente para ser professor da rede municipal/estadual bastava ter um diploma meia boca e ter vontade de trabalhar, aí era só pedir pelo cargo. Hoje enfrentamos um concurso público com 50.000 candidatos para 50 vagas.
Sempre soube que nasci na época errada.
É, mas eu não queria ter nascido na época do meu pai. Trabalhou na roça desde pequeno, assim como uma parte considerável da geração dele. Realmente não faltava trabalho, mas era só serviço pesado. A galera de hoje acha que sofre mais. 🤣
então seja o melhor?
@@Thiagooliveiraluiz desempregado antes ainda podia trocar umas coisa, hoje se ficar desempregado ja pra rua passar fome
tem morador de rua com diploma em doutorado na área de engenharia e informática sabe falar 3 idiomas mas ta lá
O sistema econômico tá colapsando, o capitalismo vai criando dificuldade para as pessoas permanecer na corrida de ratos.
Vc. É fraco.
Mesmo sabendo que fracasso pq o mundo fracassa isso não diminuí a sensação de impotência. É muito ruim levantar todos os dias e descobrir que por mais que você lute diariamente dificilmente você conseguirá se alavancar profissionalmente e assim financeiramente, pois muito desse sucesso depende do meio onde você está inserido
Achei que só estava acontecendo comigo! Q difícil essa transição de geração dos nossos pais para esse mundo louco
Minha filha tem 33 anos,sofremos.Ela adoeceu psiquicamente decepcionada com a carreira escolhida.Tentou morar sozinha,se indivídou e voltou pra casa.Hoje é FP, está morando sozinha há 3 meses,mas ajudei na mobília da casa,pois vejo que é saudável para o ser humano ser responsável por escolhas e saber se cuidar,ser independente,ter autonomia para tomada de decisões das mais simples as mais problemáticas.Sempre procurei motiva-la,valoriza-la,pois via que as dificuldades estavam vindo de fora,eram global.Este pesquisador merece um prêmio Nobel
Merece sim porque se essa mulher fosse Boomer seria trancada num hospital e deixada apodrecer...podem criticar muita coisa mas nossa geração é mais sensível para os problemas e para o outro...sim não fazemos fortunas mas trouxemos a capacidade de amar e ainda viver em sociedade
Relato como da sua filha eu conheço vários ei mesmo só fui começar a viver depois que virei funcionária pública acredito que pra nós milleniuns só vai dar bom quem for funcionário público ou médico ou da área de ti
Tenho 34 anos, sou graduado em direito, tenho especialização e mestrado em universidade federal. Meu primeiro emprego com carteira assinada e um salário decente foi aos 32 anos e só hoje tenho uma reserva de emergência (consigo me manter durante um ano caso eu perca meu emprego). Agora, quase com 35 anos, planejo sair de casa e ir morar com a minha namorada. Provavelmente vou adquirir coisas relevantes e realizar sonhos depois dos 40. Filhos? Sem chance, os gastos são enormes e eu particularmente não tenho saco para crianças Realmente é muito ruim ser um millenial.
Interessante seu relato. Sou "nova" ainda, saí da faculdade já há 2,5 anos. Até então, tenho trabalhado em subemprego para conseguir juntar dinheiro e fazer uma especialização, em uma escola extremamente conceituada. Me pergunto, nossa geração tem conseguido obter êxito tardiamente, e será o mesmo comigo. Tenho planejado, mas tem coisas que saem do nosso alcance.
@gabriel kroich Também tenho 34. Terminei o curso técnico em 2010 e entrei o mercado de trabalho bem quando a crise estourou no brasil. Quando tinha conseguido meu primeiro emprego na área, 4 meses depois a fabrica fechou 2 dos 3 turnos e mandou todo mundo novo embora. Depois disso, só arranjei emprego de pião e ainda enfrentei épocas de desemprego. Uns anos atrás consegui passar numa federal para fazer engenharia, mas trabalhando das 22h as 5h só consegui manter só por 2 anos, mal consigo dar conta quando estou só estudando. Tive que trancar a facul 2 anos só pra trabalhar e fazer um pé de meia, para tentar só estudar. Agora vou estar voltando depois do COVID, mas a inflação do jeito que tá, atrapalha bastante.
Com o dólar alto, começei a trabalhar online com programação, mas ai veio a COVID e a concorrência aumentou bastante. Vamos ver como vai ser daqui pra frente. A gente tenta se virar más é paulada depois de paulada.
@gabriel kroich nossos paos se deram melhor porque arregaçaram as mangas e trabalharam, empreenderam, arriscaram e no fim com pouco estudo mas muito trabalho conseguiram construir patrimônio !! Creio eu que o caminho para este século seja o empreendedorismo e a internet !! Estudos, titulos e diplomas vão nos servir apenas como hobby ou para adquirir conhecimento mesmo. Mas dinheiro e grana qhe e bom só se empreender !!
@@CANALDOWILLOFICIAL ``nossos paos se deram melhor porque arregaçaram as mangas e trabalharam´´....pq imaginei uma turma de atores de filme adulto falando isso ?????
@gabriel kroich sim, esse foi o erro. Achar que uma graduação seria a porta para um emprego bom. Eu faço é ri de desespero kk
Sou da geração Z, faço 30 em Dezembro, sou BR mas moro em Portugal e posso afirmar que os jovens aqui estão com os mesmos problemas, muitos saindo da casa dos pais com 40 anos... Estudam, estudam e não conseguem nada devido ao baixo salário e alto custo de imóveis para compra e aluguel.
30 anos não é geração Z não
Você é da geração Y, como eu. Tenho 34 e moro em PT também e concordo consigo.
Eu tenhi 26 e não sou Z lol Z tá saindo da adolescencia
Geração Z começa a partir de 1995.
Vc prestou atenção na reportagem? Se vc fará 30 em dezembro, parabéns! Vc é millenial.
No ensino médio eu acreditava que ao sair da faculdade o mundo estaria de portas abertas para mim. Ledo engano, saí do ensino médio, entrei na faculdade e passei muito sufoco, sem profissão, com formação geral, meu primeiro emprego foi de telemarketing. Saí da faculdade e enfrentei 3 anos de desemprego até conseguir fazer um outro curso que me colocou no mercado de trabalho. Eu me identifiquei com a minha geração pois eu imaginava que com a minha idade eu já teria conquistado muitas coisas, mas percebo que ainda tenho quase nada.
Ano passado, aos 27 anos, eu pude compreender o quanto perdi tempo na minha vida, esperando o emprego dos sonhos no qual sou formada.
Tmj, formada em que? Sou engenheiro com mestrado e pós, fiz 28 este ano.
Ganho 1,6 k trabalhando de empacotador
@@Gabriel-tu7xzoxe kkk aí é f0da em
Sou milenial por muito pouco. Nasci em 1995, meu marido é do mesmo ano. A gente ta conseguindo se virar bem nessa situação, a custo de trabalhar de sol a sol, e da minha parte, tive que abrir mão da minha profissão e mudar completamente de uma hora para outra. Na crise de 2015 eu Já havia percebido o que vinha pela frente. Após mudar de cidade, onde era gerente de uma empresa grande passei a lavadora de baldes em sorveteria. Felizmente Não tenho vergonha de dançar conforme a banda toca. Logo tbm subi e estava indo bem de novo aí veio a pandemia. Mais uma no meu **. Passei novamente de um boa posição a professora de reforço, mas Já estou dando meus pulos para me refazer. Acho que estamos lidando bem por termos casado cedo, logo dividir as contas é mais facil. Se eu estivesse na casa dos pais com certeza eu teria caído numa depre profunda. Mas como preciso dar meus pulos pra sobreviver a gente se desdobra em mil. Mas eu vejo muitos da minha geração em umas situações que só por Deus. Gente extremamente inteligente, bem formada, aquele curriculum impecável tendo que fazer entrega, uber, aulas de Inglês, moto taxi. A faxineira da minha Mãe é formada em psicologia, e não é só diploma não. Ela tem experiencia, além de ser inteligentissima e ser uma otima profissional. Amigas advogadas que vendem artigos para fãs na internet. Gente, tem de tudo.
Mas lecionar não é bico.
@@liveandlearn6745 Não disse isso em momento algum. Apenas que saí de uma escola, para dar aulas de reforço por conta própria. Leia novamente, amor! Use a interpretação. Nada muda o fato de ser um emprego não assegurado.
@@niarabruna577 ficou bem claro isso no seu texto. Uma curiosidade, você é de que região do país? Sou do nordeste e tinha a percepção que essa situação de graduados sem emprego é pior aqui. 😢
Essa questão das pessoas graduados sem mercado de trabalho para absorver a mão de obra já é uma bola cantada há anos, isso aconteceu na Europa e logo q teve a Primavera Árabe esse foi um tema tb de pauta no período
casamento é a rocha e família é tudo.
Geração Baby Boomers: 1946 - 1964
Geração X: 1965 - 1980
Geração Y: 1981 - 1996
Geração Z: 1997 - 2012
Geração Alpha: 2013 -
Falar que se demora para sair de casa hoje em dia e pegar pesado, quando eu tinha 10 anos um lote na minha rua era 8.000 reais hoje em dia o mesmo lote vale 100.000 reais, o custo de vida hoje em dia e muito caro e só vale a pena comprar uma casa ou apartamento quando for casar.
Quando você tinha 10 anos 8 mil reais era dinheiro...
@@eduardomartins4475 quando eu tinha dez anos lá no ano 2000 , 8000reais equivalia a 52 salários mínimos , hoje em dia 52 salários mínimos são 58190 ou seja , precisa de mais 48810( o que daria pra construir uma casa ou metade de uma dependendo do nível) então pra comprar o terreno então a inflação comeu quase 40% do poder do cidadão de comprar um terreno.
@@isaacisaacfarias exatamente, 8 mil reais naquela época valia mais, ou seja, era dinheiro. O poder de compra em reais tende a diminuir com o passar do tempo. Por outro lado, atualmente vivemos em uma realidade em que é mais fácil obter dinheiro e crédito do que no passado.
@carlos qevedo tão bonitinho mas tão incel
@@eduardomartins4475 quando a pessoa diz "por outro lado" não era para ser um CONTRA ponto? qual a vantagem de se endividar???
É apenas uma reportagem americana traduzida baseada apenas em dados estadunidenses... Quase não fala sobre a realidade dos jovens brasileiros.
Nossa realidade foi diferente e exclusiva. Com certeza nunca fomos BabyBoomers, X, Y, ou Millennials.
No Brasil, desde 1530, somos "Collonnials".
Aqui nunca houve geração de computação. Somos geração de importação: pulamos da geração dos rádios de pilha paraguaios direto para a geração dos smartphones chineses.
E, pelo visto, até reportagem importamos...
Baseada no neoliberalismo 👍
No mundo inteiro é assim. Os EUA e a cultura americana são a referência universal pra tudo. Tudo é imitado deles. Estamos todos vivendo na América.
Quebrou o vídeo com um comentário
Desculpa, mas pra quem vive em São Paulo é assim, sim
Excelente.
Os boomers esquecem que quem educou os millenials e quem governa o mundo ATE HOJE sao eles mesmos kkkkk que mico
Uns coroa atoa! Vivem de renda, dos imóveis caros que eles querem que a gente alugue, com o salário que eles pagam. A conta não fecha e eles continuam falando besteira. Geração mal formada, mal educada!
Cara os Boomers são de longe a pior geração que já estudei.
Fora que eles "inventaram" o divórcio, isso arrebentou e, muitas vezes, destruiu a saúde mental e física de muita gente por aí.
@@58585050 Explique melhor, pois também viver num casamento abusivo, sem amor e brigando todo dia, acaba e destrói a saúde mental.
Ao meu ver os Boomers precisam é de terapia, coisa que veem de forma negativa
Os boomers são a pior geração viva. São naturalmente frustrados com o que viveram (também né, tiveram uma formação com a cabeça da guerra fria ) e pra mim o reflexo disso, aqui no Brasil é essa geração ser a que mais apoia o Bolsonaro, que desdenha da ciência, cagou pro clima num momento em que já tínhamos consciência do que estava por vir... infelizmente tão de mãos dadas com boa parte da geração x também
Bando de fracassados. Voces acham que as gerações que antecederam os boomers foram condescendentes com eles? Vocês dão pena. E parem com esse papinho ridiculo de fracassados.
Os pais com mais de 60 anos:
"Eu sofri pra que os meus filhos não passem pelo mesmo que passei"
Os mesmos pais logo depois: "essa geração é vagabunda, eu com 10 anos ja estava trabalhando..."
Não tirando a razão da sua analogia, mas de 20 anos pra cá essa geração tá bem fresca msm. Quem é empreendedor sabe. Simples atitudes como nao olhar o WhatsApp é uma escravidão p essa turma
Hoje as crianças também estão trabalhando é com 0 anos de vida! Veja quantos vídeos no RUclips essas crianças fazem, fora os comerciais.
Meu pai vinha com esse papo..que começou a trampar aos 11 anos. Beleza, nao é justo. Mas ele sempre evita falar q se paosentou antes dos 50 com um bom salário
Moro sozinha a dois anos e tenho 22, quando me mudei alguns anos atrás gastava 80 de supermercado por semana e vivia bem, hoje com esse valor eu não consigo me alimentar nem metade da semana e racionando comida. É humilhante ganhar o mesmo a 5 anos e já era pouco, hoje me vi racionando um pacote de salsicha pra ter algo amanhã que vou precisar ir presencialmente pra aula e vou precisar mais que hoje que só vou ao trabalho e irei comer só pão. A gente não é preguiçoso como os boomers dizem, a gente só tá colhendo o que eles deixaram pra nós
Como vou "dar certo" se todo meu dinheiro vai pra conseguir estudar e tentar sobreviver racionando comida
@@gabrielleschirmer8533Não sei se o que vou te falar vai te fazer se sentir melhor. Mas há 2 anos atrás, no meio da pandemia, eu tinha cerca de R$ 500 por mês para sobreviver. Eu fazia de uma forma que eu não ficava com fome, mas ao mesmo tempo não me saciava. Tinha mês que eu comia arroz, feijão e um ovo a cada refeição, sempre colocando uma porção muito pequena de comida no prato, e lógico, o dinheiro servia apenas para sobreviver.
Hoje estou empregado na área, já formado.
O que posso te dizer, é que se você está dando seu melhor, saiba que é apenas uma fase, você vai superar isso, tenha certeza disso!
@@philippeandres6912 e o que é "dar o seu melhor"? Não é como se ela ficasse em casa assistindo tv e reclamando no Twitter. Nem tudo depende da gente mas claro q devemos estar preparados de alguma maneira.
Um exemplo para a geração Z
@@menorcomsetima exemplo de que? de pessoa explorada pelo capitalismo que não ganha o mínimo que seu trabalho vale? Não acho essa situação nada exemplar, é terrível e vergonhoso
Olha, se a gnt tá ruim, eu não tenho melhores esperanças pra gen Z não. Kkkkkkkkkkk
F pra mim
Creio que eles não vão zombar tanto de si mesmo, pq a nossa geração foi terrível
@@c.a.r.i7785 Não entendi muito bem o por que
Vai de mal a pior
@@grasicsc1 tenha dó de mim cacete >:v
Até parece que não tá todo mundo fudido. Brasil afundando, geral sem emprego, geração Z fazendo dancinha no Tik Tok sem saber matemática básica, mas sao só os milenials que estão com problemas né? Kkkk
Entre aprender matemática básica (onde qualquer calculadora te dá o resultado imediato) e fazer grana dançando uns trem besta na internet, tu acha que a geração nova vai preferir o quê?
Até a geração Y tá aderindo, pode ser vergonha alheia mas trás resultados mais rápidos (aí basta ser esperto e criar seu patrimônio).
@@brennacardoso7067 mas qual o impacto disso para sociedade e coletivo no futuro? Você está se atendo a uma perspectiva capitalista. E por mais que o dinheiro seja importante, aonde essa valorização extrema do capital nos trouxe e para onde está nos levando? Saber dançar no Tik Tok e ter muito dinheiro ao invés de ter conhecimentos básicos e consciência básica do meio em que você vive terá que impacto na sociedade no futuro e até nas vidas dessas pessoas? São essas questões que eu levanto.
@@brennacardoso7067 e ainda mais. São todos os jovens do Tik Tok que estão ganhando dinheiro? Todos os jovens do Tik Tok vão ter a possibilidade de viver de dancinha ou alguns estão perdendo seu tempo lá, quando suas realidades exigiriam um melhor preparado acadêmico para o mercado de trabalho?
Concordado e carimbado, como uma boa milenial kkkkkk
@@brennacardoso7067 O que acontece é que o mercado e volátil, flexível e a grande verdade é que não há espaço para todos, logo, para a maioria esmagadora de vocês não haverá retorno ao "investimento" aí será um pouquinho tarde bb
Só fiquei feliz de saber q não foi só eu q fracassei e sim uma geracao inteira
Estamos todos juntos no fundo do poço. Pelo que leio nos comentários, até os mais bem sucedidos entre nós estão frustrados, duros e sem perspectiva de futuro.
É isso fracassando coletivamente 😂
o que deu de errado com os millenials?
resposta: planeta entrando em colapso ambiental, alimentos caros, criminalidade nas alturas, salários relativamente baixos mesmo com alto índice de instrução médio, aluguel caríssimo, impossível de viver confortavelmente.
O que deu de errado com os millenials? Comodismo, falta de voltande de lutar pelos seus direitos, preguiça... A geração Z tá indo pelos mesmo caminho só que com muita militância inútil e redes sociais
Talvez o certo é o que deu de errado com as gerações anteriores?toda a geração herdar coisas da geração anterior, no caso dos millennials herdaram muito conformismo mas ao mesmo tempo um mundo muito caótico e isso é culpa das gerações anteriores, espero que eles sim aprendam com os erros das gerações anteriores e deixem um verdadeiro legado positivo para as próximas gerações!
@@John13B Ah, vai te lascar! Parece até que não ouviu o vídeo.
@William Santos Opa, você trabalha com o que? Eu sou formado em química industrial e para competir como químico, preciso ganhar em torno de 1500 - 2000 reais por uns 4 anos pelo menos como técnico em química, para ter a falsa chance de da pessoa se aposentar e liberar a vaga como químico para mim, para aí ganhar bem. Um motoboy ganha tirando o custo de moto, 4000 a 5000 reais fácil na onde moro
É o neoliberalismo
Eu nasci em 1988, sou um Millenium de carteirinha, pois, estou longe da geração X e Z...Tenho duas faculdades e duas pós graduação, além de outras qualificações...Talvez, o que mais decepciona nessa geração, é a precarização do mercado de trabalho, quanto aos salários baixos, com altos níveis de exigência de atribuições para os cargos...Isso resulta em uma geração com "vícios", como drogas, remédios, pornografia, etc....Ou seja doente!!!!
Você quis dizer que tém duas pós-graduações, correto ?
Aff,.. o cara falando o q pensa aí vem um ze ruela querendo com dicas de bom português. Pensa numa geração alienada
Como dizia o Paulo Mendes Campos: "antigamente era ruim, depois foi piorando" ...
Há poucos millennials ganhando mais de R$ 10 mil por mês. E isto, hoje em dia, não é muita coisa.
há poucos qualquer geração ganhando isso
@@zalegria9190 quem ganha isso está na faixa considerada "rico", o salário médio no Br é de 3.450.
A média pode até ser 3450, mas a mediana não passa de 2000.
O jovem no Brasil não é levado a sério
E tem como levar a sério?? 🤣🤣🤣
Chorão, o poeta louco consciente - feat. Negra Li.
nunca é
Me crucifiquem, antes do chorão me veio na mente a bloguerinha no multishow 🤣🤣🤣
THE BIG BROTHER, o jovem não é levado muito a sério em nenhum lugar do mundo, nem nunca foi. Lembremos que o “adolescente” só passou a existir na prática nos anos 60, e só por razões mercadológicas. De fato, se considerarmos a média mundial o Brasil não é muito diferente de outros países ocidentais.
Parecia que tudo seria diferente...comecei como estagiário ganhando quase dois salários mínimos...hoje, quase vinte anos depois, meu salário não passa de 5 mil reais...surreal...
já ta melhor q a maioria dos brasileiros, q ganham 2100 na média
@@nathan_408 Acontece que a média salarial do brasileiro é muito baixa...não dá pra ter ela como base...
Sou de 94, da última leva dos millenials, e eu vejo gerações anteriores falando que somos preguiçosos, que deveriamos ter casa, carro, etc, só que, na época da geração X e geração Baby Boomer, o custo de vida era bem menor, e imóveis eram bem mais baratos. E pra finalizar, se somos inúteis, a culpa é das gerações anteriores, que educaram a nossa geração.
Alguns desses idiotas, hoje em dia mando pra aquele lugar. Se não paga minhas contas, não tem direito de opinar sobre a minha vida.
Nem leva a sério. É fácil eles falarem isso qdo tudo o que tinham que fazer para conseguirem um emprego era preencher uma ficha rs. Hoje em dia pedem até inglês fluente para vc ser estagiário kkk. Sem falar no custo de vida. Eles conseguiram pq era outra época, nem de longe o mercado de trabalho era tão exigente como hoje.
Não se preocuparam em ensinar as coisas práticas da vida, achavam que a escola faria isso, percebo hoje como sempre nós trataram como idiotas , porque achavam que sabiam tudo , tiveram desdém pela capacidade da geração seguinte. Não acho legal qdo vejo hj pessoas dos anos 80 falando de jovens falando que são Nutella, e eles são raiz, a maioria nem é raiz de vdd, seja lá o que isso significa. Incentivo meus filhos , aprendo com eles , passo minha experiência , e não quero mostrar que sou mais, só peço que me respeitem , mas não precisam ter medo , pela força.
Kkkkkkkk mal sabem eles que a geração Z é a que mais produz dinheiro e por isso são os preferidos no mercado
E ainda tem outra: quando tentamos juntar pra comprar, nossos celulares e computadores ficam obsoletos rápido demais e nos força a comprar novos q são caros e nos impedem de juntar pra um imóvel.
Nesse contexto, não nos surpreende que tantos de nós estejamos nos virando ao conservadorismo, ao proto fascismos que prometem, ilusoriamente, a devolução desses sucessos que nunca obtivemos a preservação do sonho da geração anterior que teria dado certo.
Estagnação salarial é o principal motivo junto com ondas de desemprego, essa década de 2010 foi uma porcaria, eu ganho o mesmo salário que em 2010 e olha que continuei me especializando,cada onda de desemprego os salários são achatados novamente, o preço das coisas esta fora da casinha, aluguel um absurdo, carro um absurdo, comida um absurdo, tudo está muito caro, somente o salário está barato.
ai é culpa do Brasil infelizmente, os gastos públicos só aumentaram e o povo não da conta de pagar msm assim os impostos aumentaram
Ganho o salário de 2014, isto é verídico! Os salários estragaram ou até diminuíram. E tudo só aumentou.
Kkkkkkk, é so fazer o L. Enquanto o mundo inteiro cresceu na década de 2010 o Brasil foi o único com a proeza de ficar estagnado. Adivinha por causa de quem? PT e suas políticas.
Eu trabalhei em multinacionais, fazia faculdade e pensava que ia conhecer o mundo. De repente as fábricas fecharam e ficaram as dívidas. No meu ultimo emprego em 2023 o valor do salario era o mesmo do primeiro emprego em 2013. Agora completando 4 meses desempregado.
@@nathan_408 infelizmente ta igual em todo canto cara. Falando desde o Canada. Desculpa te desilusionar que o problema nao eh apenas no Brasil.
Tenho 38 anos, bem do começo da geração millennials, meu primeiro trabalho foi em 1999, logo depois da crise da Rússia (98), mudei algumas vezes de trabalho na indústria por queda da atividade econômica, mudei de área e terminei a faculdade em 2009, bem depois da quebra da bolsa americana de 2008. Tive um professor na faculdade que relatou que comprou um carro zero com o primeiro salário tamanha era a escassez de profissionais com nível superior na decada de 1970, a geração que está começando agora a trabalhar está tendo mais dificuldades que eu tive, a população está empobrecendo, só pesquisar o termo "brasilianização" pelo mundo.
É uma pena, ao invés de ocorrer a "escandinavização" do mundo, estar correndo a "brasilianização".
Interessante o seu comentário!
nunca tinha visto esse termo, n atoa somos tão mal vistos mundo afora, sempre zombam de nós
@@nathan_408 Não acho que os Milleniuns são mal vistos, eles têm muito potencial, como qualquer ser-humano. Só os adolescentes da geração z é que se sentem as últimas bolachas do pacote. 🙄
Nossa que parecido, lembrei do Sr, Epaminondas rs que conheci no Censo 2000.. ele disse que com os 3 primeiros salarios(ele fez engenharia ambiental na decada de 70 se nao me engano) ele comprou o carro da moda!! hj se eu trabalhar o ano todo nao da para comprar um popular...
Isso vale mais para o ocidente né??
Pq na maioria dos países asiaticos emergentes, quem nasceu nos anos 80 está vivendo infinitamente melhor que as gerações anteriores.
No ocidente estamos vivendo melhor tbm kkk
Tá louco? Quem nasceu nos anos 80 não são millennials.
Vale mais para as Americas pq na Europa os jovens vivem bem melhor e se algo não corre bem eles protestam contra isso
@@andre377 são sim, até 1994
@@andre377 vc nasceu nesse ano né?
A galera que abandonou a luta coletiva, caiu no conto de fadas do empreendedorismo agora passou dos 30 e ainda mora com os pais e dirige Uber.
Eu acho que esse é o ponto (união), gerações passadas eram mais unidos, principalmente na questão trabalhista, onde conseguiram diversos direitos. As gerações mais atuais são mais egoístas (isso me inclui também!), pode-se ver pela perda de direitos trabalhistas
Caíram nas lorotas do neoliberalismo e na precarização do trabalho.
Verdades. O "fracasso" dessa geração é o fruto de 40 anos de neoliberalismo. Millenials colheram os frutos de Tacther, Reagan e Chicago boys. Arrocho e desvalorização do trabalho. Pessoas qualificadas já não são tão valiosas como nos anos 80 e 90. Não existem mais tantas oportunidades boas e os custos de vida são muito mais altos. Fomos criados para viver em um mundo que iria acabar.
Quanta baboseira… e continuam sem entender como o mundo funciona, por isso estão desempregados
@@menorcomsetima o mundo funciona assim. Gente estúpida acha que não. E estou melhor empregado que tu.
A matéria apenas resumiu
Sucesso = trabalho
Felicidade= dinheiro
Se essa é a régua para medir uma geração, então pq querem um mundo mais igualitário?
Ah vai se lascar
Sucesso é: trabalhar, comprar casa, carro, pagar impostos e consumir nos moldes 'american way'. Enquanto isso a degradação ambiental aumentando...mais que na hora de repensar
Ufa! Até que enfim alguém começou a discutir o que realmente importa!
@@ledeol5605 exato. Ninguém consegue enxergar que este modo de vida é que deve ser rediscutido?
Só ter muito 💰💵💵💵💵 é o que importa
regua de boomer. ridiculo mesmo
De acordo com meu pai "o problema é que você não sai desse celular" hahaah
Mal sabe ele que através do celular se estuda, trabalha, e busca oportunidades de trabalho, rs
Qual sua idade?
@@liviaschutz mal sabe ele que uma minoria consegue fazer isso de forma eficiente, sem ficar em redes sociais o tempo todo. No final o pai ainda está certo.
@@jonnycage2435 exato!
Mentiu?
O mundo ainda é dominado por esses velhinhos chamados Boomers, eles não querem abrir mão para dar a vez aos Millennials.
KKKKKK tão millennial, achar que o povo tem a obrigação de abrir mão de alguma coisa pra vc
@@marilima9986 Mari, a sua foto de perfil é muito linda para uma pessoa como você falar besteira. Ninguém espera receber nada, o que estou a dizer é que o resultado do que tem acontecido atualmente no mundo parte da corrupção do governo e políticas mal aplicadas e você sabe da realidade que muitos vivem (o povo).
Kkkkkkkkkk Ue existe pessoas da geração Z que são bilionários e vc ai reclamando dos boomers só pq eles teve sucesso na vida ou seja a culpa do fracasso da sua geração de millennials foi de vcs próprios até pq a minha geração Z e a maia jovem consegue produzir mais grana que vocês e nunca reclamamos dos boomers pq para conquistar suas coisas vc precisa começar desde cedo coisa que os millennials n fizeram e nem se deram o trabalho de se adaptarem ao mercado financeiro
@@lucasmorestein9948 é vc ta certo
@@lucasmorestein9948 O que eu acho engraçado é que ninguém assiste o vídeo antes de comentar
Estudei em boas escolas particulares, me formei na faculdade e depois fiz pós numa boa instituição.
Falo inglês fluente, ja fiz diferentes cursos e tenho uma desenvoltura maravilhosa pra falar em público. Trabalho como consultor comercial por conta dessa desenvoltura e entrego resultados incríveis.
Nasci em 1993. Apesar disso tudo, hoje eu trabalho numa empresa que me garantiu o maior salário da minha vida: dois mil reais.
Nao consigo arcar com o custo de vida de São Paulo e por isso moro com meu pai ainda. 😢
Lembro quando eu ia no mercado quando mais novo, a gente ia com 100 reais e fazia compra de 3 carrinhos de supermercado cheios... Hoje em dia com 100 reais é 2kg de carne, você volta pra casa com uma sacola, e nessa disparidade de realidade dos anos 90 aos dias atuais que a gente obtém a resposta do """FRACASSO"""" dos millennials
Millenials, centenials, dezenials, não faz diferença. A humanidade fracassou como um todo.
Amargo, porém lúcido.
cirúrgico.
Adorei 😂
Resumiu a minha vida, eu pensando em trocar de profissão desde os meus 31/32! Kkk
E também a idéia dos brasileiros em geral, "vamos empreender"!!! Um monte de CEO de MEI e desempregados... É rir para não chorar! Hahaha
Acho que o fracasso da geração vem de pessoas com o pensamento que nem o seu.
Desdenhando de uma pessoa que é MEI, que muitas vezes ganham muito mais fo que um CLT formado.
Esse senso de superioridade desta geração que ferrou com tudo!
Pessoal acha que ter sucesso é ser CLT.
Eu falo isso por que já pensei assim. Tenho pós graduação por muitos anos trabalhei em grandes empresas, pegava metrô, trabalha 8 horas por dia mais 4 horas de transporte público (ida e volta) não ganhava nem 7 mil. E achava que essa era fórmula, que sucesso é ter um bom emprego em uma boa empresa.
Até que larguei tudo e ( sim iniciei a minha empresa como MEI) trabalhando de casa.
Hoje em dia tive que migrar o CNPJ, tiro mais de 30 mil por mês, toda a minha operação é home office.
Enfim tive que descer do salto, ter humildade.
A nossa geração se acha superior, vive vida de status, quer tudo no colinho...
Sou milennial e lamento mais pela geração Z. Aquela que está fazendo a transição do Ensino Médio para a faculdade na pandemia, e está passando pela fase mais preciosa da vida atrás de telas e com os rostos escondidos em máscaras. Um período de tempo que não vai voltar na vida dessa gente. Muito, muito triste.
A geração que veio antes dos Millennials com diploma primário trabalhava menos e ganhava mais. A geração Z não vê que esse problema tb é dela, mas como não entrou no mercado de trabalho, está focada em pautas identitárias. Detalhe: Millennials não vão se aposentar, mas pagam para a geração anterior parar aos 50 e poucos, mas sem sair do mercado
Exato
Quem é que define o que é dar certo e o que é dar errado? Os boomers?
Os X? kkkkkkkkkkk
@@victorgall0 ih! Os Responsáveis pelos millennials? Só piora! 🙆🏻♀️ kkkkk
Se vc está sem emprego, então algo deu errado, chapa (a não ser que vc seja da classe AA ou algo do gênero, que não precisa trabalharpra sobreviver). Não precisa ter mais de 50 anos ou menos de 15 pra saber.
@Lucas Pasqualini acho que vocês não entenderam o sarcasmo. É óbvio que a situação está complicada para os millennials. Isso é escancarado, né gente pelamor.
A crítica em si é pelo conteúdo do podcast produzido por uma geração responsável por sedimentar o caminho para essa geração que ta pagando os pecados agora.
Inclusive, sinto muitíssimo pela geração Z pq estamos tento oportunidade de fazer quase NADA por eles. Tomara que ainda dê tempo!
@@thata8725 A geração Z provavelmente vai sofrer menos, já estão "instruídos" a saber que fazer faculdade não leva a lugar algum(só ver a queda no Enem e nas matriculas das Unis), que se "mostrar" na internet é algo extremamente mais interessante economicamente, e que jogos e internet que quando éramos jovens/criança diziam que não era "trabalho", pra eles não falaram isso, na verdade é até incentivado hoje em dia. Quem vai se ferrar mesmo vai ser a geração depois deles, basicamente vai pegar um mundo em recessão pesada e sem pessoas para fazer os trabalhos básicos, já que boa parte desses conhecimentos tem se perdido.
Uma pergunta: como se mede uma geração, com valores e educação diferente das anteriores, com uma régua das gerações anteriores?
Acho que são as transformações da sociedade ao longo de um tempo
Falou tudo... Esse desdém entre gerações sempre existiu e sempre vai existir. O cerne do problema esta exatamente no ponto que vc levantou.
A geração que veio antes eh sempre composta de velhos incompetentes. A geração que veio depois eh sempre composta de pirralhos preguiçosos.
Eles não tiram esses dados de opiniões públicas, se você quer saber. Este uma área inteira da sociologia dedicada ao estudo das gerações com base em eventos históricos e dados estatísticos, por exemplo.
@@marcoantunes1813 Quais eventos históricos? E, além de dados econômicos, quais outros dados estatísticos foram usados?
Essa matéria foi muito rasa e cheia de achismos, na minha opinião. Pode muito bem ser resumida na seguinte frase: "Os Millennials fracassaram pois a economia vai mal."
Eh sério que toda uma geração foi resumida a dados econômicos?
@@mohammedmclovin4450 super-população é o problema.
Todo o resto é blá, blá, blá...
Eu não sou da geração Millenium, tenho 24 anos, mas me sinto totalmente assim, tudo parecia mais fácil de conseguir e agora parece muito distante.
Oche 24 anos .. é sim da geraçãoilenmium
@@sa50465 Pelo que eu sei, millenials são pessoas com idades entre 25 e 40 anos
vc nasceu em 97, é geração z fia, ta começando a trabalhar agora, quando parecia fácil, quando tinha 14 anos? kkk
@@nathan_408 sim, eu trabalhava e era top
@@nathan_408 quando eu tinha 18 anos passava em todas as entrevistas de emprego, agora eles querem mil coisas que nem se eu tivesse 50 anos consiguiria.
Minha mãe dizia que quando criança ela passou fome, que coisas eram difíceis de conseguir etc. Pra mim, isso tudo é um ciclo, e a gente tende a pensar que no passado era mais fácil, porém não era.
Para dia mãe não foi
Acho que a maior diferença é que apesar de tudo as gerações anteriores conseguiam empregos para ter o básico. Meu padrasto era analfabeto e trabalhava como marceneiro numa empresa, passou décadas lá, comprou casa, carro... Minha mãe só tinha a quarta série, entrou numa empresa e rapidamente chegou à gerência.
Já a nossa geração é a que mais estudou mas encontrou salários incapazes de prover o básico. Sendo que estudo custa tempo e dinheiro.
@@fraufuchs9555 a industria nacional foii demolida
@@fraufuchs9555 o que sobra são subempregos
Verdade, interessante a sua resposta!
"Sair da casa dos pais". Kkk Mania de comparar o padrão dos EUA com o restante do mundo. Brasileiro pobre ia para os EUA, fazer um trabalho besta. Comprava casa, carro em pouco tempo. No resto do mundo, viver com os pais é comum.
Foi uma excelente observação que tu fizesse. Eu particularmente não acredito que há uma pesquisa séria sobre o assunto no Brasil.
É tudo mastigado e cuspido de pesquisas que foram feitas nos EUA ou Europa. Você ver que até o próprio termo "Boomer" é de origem americana.
Verdade. O foda dessas pesquisas é isso: querem universalizar a realidade americana, como se todo o resto do mundo fosse assim.
@Michelle Santos sim. Mas fazem por necessidade, sem falar que mesmo assim é uma parcela mínima da humanidade. Nos EUA é quase uma regra. Mas a verdade é que isso só é possível em economias estáveis. No meu caso, minha mãe é idosa é sozinha. Tenho casa própria, mas optei por tomar conta dela. Por isso não podemos considerar isso um índice válido.
@@nevage Eu li em algum lugar q a nova geração americana ta saindo mais tarde de casa tbm, isso de ir morar sozinho é mais coisa de metrópole q vc aluga aqueles mini apartamento
@@GDconta pois é. Mendigo que são de casa deve ser mais avançado do que nós. Hehe zueira
O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode assinar ou baixar no Spotify: open.spotify.com/show/54YV8Rd6zmvq9Ry55q9HQw
No braZiu, o típico "millennial" é aquele Rafael do "Idéias Radicais". 😂😂
Ou a Bel Pesce, aquela do "me dá o teu dinheiro que vou investir ele"... 😂😂
@@montech5647 esses aí só são retardados mesmo , pior é quem vai na conversinha deles.
Finalmente!
@@geanfarias996 a Juliana Paes perdeu 500 mil, caindo no contos dessa gente. 😅
@@montech5647 e quem acredita na religião chamado "estado vai me salvar" é o que então?
A geração Z é a pior do que qualquer outra coisa. Pode ter certeza que o fracasso da millennials é apenas um ensaio da queda da geração Z. Nós estamos todos ferrados😂😂😂
Sou millennial, já fui babá, arrumadeira, cuidadora de idosa, hoje sou formada, com mestrado e doutorado, sempre falo aos alunos que a gente começa de baixo, que atuar fora da área para ter o pão de cada dia não é vergonha, alguns se formam entram em depressão pq não atuam na área, colocar isso na cabeça deles é terrível.
Concordo com vc Camila
O problema e que Antigamebte isso aí acontecia hoje não os planos de carreiras em empresa, estão péssimos, turnover reengenharia, a média de tempo empresa está na faixa de 2 anos,,antigamente uma pessoa entrava de office boy e tinha chance de crescer hoje em dia não mais. Restando assim a solução para concurso públicos que estão com concorrência massiva.
"o que deu errado com os millenials?" Kkkkk mano, o que vocês esperavam da gente? Kekekkelwkekwlw
De vc eu não sei, mas da gente, eles esperavam uma carreira meteórica. Hoje aos 30 anos eles imaginavam q todos os millennials teriam se tornado chefes deles e iriam trazer a modernidade ao mundo velho construído por eles, porque já iam começar as carreiras falando no mínimo o inglês, com no mínimo uma boa graduação e uma pós (mba, mestrado, especialização)
Mas acontece que hoje em dia sabe-se que a meritocracia não existe, que tudo qi, política e que aquela molecada por mais bom de serviço que fosse, não ia ter a permissão de chegar a lugar nenhum
🤣🤣🤣🤣🤣
O sistema falhou conosco 😢...... ACABOU
Na época do meu pai nem tinha isso de estagiário, com 16 anos ele já era contratado CLT num cartório sem nunca ter tido experiência. Saiu de casa cedo e sempre conseguiu bons trabalhos mesmo sem faculdade. Hoje em dia para qualquer coisa tem que ter NO MÍNIMO formação em universidade e isso ainda é pouco, querem experiência profissional e que seja multitarefas, fluente em 3 idiomas e que saiba de programação, e aí você consegue a vaga de estagiário. São outros tempos, muito mais concorrido, muito mais exigente e cada vez mais robôs e algoritmos irão fazer os trabalhos. Já passei por muita crise ao perceber tanta diferença entre a geração que passou e realidade atual.
Muito dificil
Os millennials é a ponte entre o arcaico e a modernidade. Carregamos um peso muito grande nas costas: avanço tecnológico, crises econômicas, lutas pelas diversidades etc. Tivemos tantos infortúnios ao longo do nosso desenvolvimento pessoal e profissional, ainda sim, criamos uma geração capaz de não cometer nossos erros (o que não nos foi ensinado). Competentes, instruídos, formadores de opiniões reflexivas, nos importamos com o meio ambiente e com o próximo sem nos iludir com o digital. SOMOS HERÓIS, ISSO SIM!!💪
No futuro seremos lembrados como a geração que suportou o Bolsonaro sendo presidente.
Eu vejo a geração dos Millennials (a qual eu pertenço) como a geração da transição. Nossos pais viveram em um determinado tipo de contexto social e nos ensinaram a viver a partir da perspectiva deles. No entanto, o contexto que se apresenta a nós é completamente diferente do que foi projetado na nossa infância. Resultado: temos de reaprender meio que SOZINHOS a viver num contexto para o qual não fomos preparados. Não acho que essa fase de transição seja ruim. É importante pois gera ruptura de padrões de comportamentos sociais extremamente nocivos, ou na melhor das hipóteses, estagnantes. Somos a geração que está plantando a semente da mudança. A parte ruim, pelo menos eu acho, é que não vamos viver tempo suficiente pra colher os frutos.
Acredito que a transição vai começar agora: a tal era industrial no Brasil realmente scabou e estamos definitivamente entrando na era da informação, transição essa wue já aconteceu na Europa, EUa e Japão a 30 anos atrás.
"Mas nem tudo vai mal para esta geração, ela é mais aberta à DIVERSIDADJI e mais atenta a seus hábitos de consumo..." Me adiantou muito, fera!
Esse olhar ampliado me traz certa paz em relação aos rumos da minha vida.
Também devemos levar em conta o mal hábito alimentar, com uma alimentação industrializada envenenada, que afeta a mente, gerando perda de foco, ansiedades e depressão, ficou difícil para os Millennials.
Sem falar nos vícios em redes sociais e interesses por coisas supérfluas.
Tá foda mesmo...Esse texto é muito explicativo e bom...Eu tenho 29 anos...A POLÍTICA TBM INFLUENCIA MUITO...ANTES E HOJE...DESDE DE 1989 FAZENDO ESCOLHAS ERERADAS...Quem está pagando somos nós...por erros dos outros...
Também tenho 29 e tem sido muito difícil
@@TheXadrianne 😔😢
@Melhor 500 mil salvos, que 15 mil arrotando caviar Kkkkkk os millennials sempre foram fracassados. Criticam tanto a Z por nós ser jovens mas mal sabem que nós da Z somos os que mais produz e os que praticamente mantem a economia funcionando
Parece excesso de expectativas e cobranças das gerações anteriores. Ter de lidar com o novo e o velho ao mesmo tempo, o que gerou muitos conflitos internos. Se não houver persistência e ressignificação, aí, sim, podemos falar numa geração de fracassados.
Acho horrível a interpretação de vocês. Fico muito triste com tantas pessoas estarem lendo isso
A geração millennial fracassou simplesmente porque a meritocracia não existe
@@99Gara99 se fosse um único fator o causador de todo problema, seria simples resolver.
Somos um depósito de lixo das gerações anteriores e ainda nos vêem a tarefa de criar uma geração mais saudável... a custa da nossa sanidade.
''Se não houver persistência e ressignificação..." Exatamente isso, pois a busca por realização é muito mais complexa do que simplesmente obter independência financeira e/ou ser o que a sociedade espera de nós!
@@99Gara99, se a meritocracia não existi, logo ninguém fracassa.