Filho não é brinquedo, se não estiver 100% disposto a se doar e cuidar de outro ser, a coisa mais digna mesmo é não procriar. Eu mesma não penso em ter filho.
Questão não é ser pais ruins pra min a questão é que nesse pais a frustração é grande não tem perspectiva de melhora colocar uma vida nessa mundo sabendo que o futuro é daqui pra pior é uma baita sacanagem com esse novo ser que vai viver em um lugar que só tende a piora cada vez mais.
... simplificando com a célebre frase de Machado de Assis: "não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria"... sagacidade...
Impressionante como isso, paradoxalmente, incomoda uma população com mais de 8 bilhões de indivíduos. Francamente, isso deveria ser o óbvio e comemorado.
kkk na maioria das vezes as pessoas não vão gostar de ouvir isso kk quando alguém me pergunta se vou ter, eu respondo: Vamos ver, quem sabe, só o tempo dirá, ou as vezes afirmo que sim, só pra pessoa esquecer isso kk
É tão verdadeiro que há muitas mulheres estéreis. Aí fica esse povo fanático religioso dizendo que DEUS isso, Deus aquilo. Deixem as pessoas, as mulheres, principalmente seguirem seus caminhos com ou sem filhos.
@@julianacamposvictor3755 A maioria das pessoas q Não querem ter filhos são férteis,os estéreis muitas vezes tem vontade e tem filhos através de fertilização in vitro ou adoção, Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Li muitos comentários do tipo "ah mas na velhice quem vai cuidar se não tiver filhos?"... gente, o filho não tem obrigação de cuidar de ninguém na velhice não! E se você impor isso ao filho, ele vai ter que parar a vida dele por você? E os filhos que abandonam os pais na velhice pq são um peso? Sou filha de pais adolescentes que trataram de forma péssima seus pais (meus avós) que morreram sozinhos. Hoje, meus pais não têm contato comigo. As pessoas deveriam gastar mais tempo em planejamento para ter uma boa velhice, do que colocar filho no mundo para delegar essa obrigação.
Legalmente têm sim essa obrigação: Art. 229 da Constituição: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade
Quem estiver contando com estado, INSS, Sus pra velhice, vai quebrar a cara legal. Imagina ser velho no Brasil. Pelo seu relato sua família é totalmente desestruturada, fadado ao fracasso.
"Você não quer uma cópia pequena de você?" Esse é exatamente um dos pensamentos que nos levou onde estamos. Pais que tiveram filhos porque são muito egocêntricos ou muito frustrados e esperam ver nas crianças as reproduções de quem eles são ou conquistas que nunca puderam ter. Se for para ter filho achando que ele é uma cópia sua é melhor não ter. Cria um avatar online e faz com ele o quiser
Mas não dá pra esfregar na cara dos outros as conquistas que os filhos tem que os pais transformam em conquistas deles (mtas vezes nem ajudam, até atrapalham)
Se for para ter um filho que não corresponda às minhas expectativas não teria qualquer sentido para mim. Por isso mesmo que não quero ser pai. Não queria um filho igual a mim, mas que fosse melhor do que eu. Não dá para prever essas coisas.
@@renato7999Penso assim também. Pavor de ter um filho que saisse oposto aos meus valores ou se tornasse uma pessoa má, imagina arriscar a vida pra dar causa a um ser assim. O único jeito de não ter esse risco é não tendo filho nenhum
Eu acho engraçado que as pessoas se incomodam mais com quem não quer ter filhos do que com quem tem um monte de filhos que não criam direito e viram bandidos 😂
@Rayane BastosNão disse isso. Mas a maioria é. Não a toa, mais da metade das gestações não são planejadas ou desejadas, sendo causadas por violências, falta de educação sexual e educação feminina, pressão religiosa e social, problemas hormonais, etc. Esse mundo, além de cruel, é um hospício a céu aberto. Só com muito otimismo pra aguentar.
Sou casada a 16 anos e decidimos não ter filhos hoje tenho 41 anos e meu marido 42! Todos que decidem não ter filhos escutam as mesmas coisas,"você não conhece o verdadeiro amor", não crítico quem tem e não somos contra a ter criança,só que em nossas vidas pensamos muito em não ter!
@@fernandamontes2125 isso posso garantir! Nesses 16 anos tivemos muitos. Alguns deles já se foram, hoje tenho 10 cães comigo e 3 gatos. As únicas tristezas que nos dão é quando ficam doentes ou vão embora. O resto da vida deles é só amor incondicional, companhia e alegria.
"você não conhece o verdadeiro amor" put4 frase b0st4. Monte de criança largada e maltratada na vida e ainda temos que ouvir estas frases. Amor é amor.
Apoio totalmente as pessoas que conheço e me dizem que não querem filhos. Apoio totalmente quem os quer também. Respeito a vontade de cada um. Apenas gostaria que fossem sinceros com seus companheiros, para a outra parte não criar expectativas frustradas de que um dia farão o outro mudar de opinião.
Verdade. Muitas pessoas ñ são abertas qto aessa questão. Nunca quis filhos biológicos, mas adotar sim... casei nessa ilusão! Passaram incríveis 12 anos até eu saber q ela ñ queria adotar tb.
@@maxmoco7615 tenho filhos, e ao me separar do pai deles, resolvi que deixaria bem claro em relacionamentos futuros que não teria outros filhos. É algo importante demais para ser postergado.
@@carloscanrry acredito que antes mesmo do namoro ficar sério deve se abordar o tema. Estava me envolvendo com um homem e ele falou sobre querer ser pai, perguntei se era negociável essa decisão para ele, ele disse que não, segui a vida e finalizei ali. Não há homem, família ou argumento que me faça decidir ser mãe, então não vou deixar alguém na minha vida alimentando expectativa de algo que não vai acontecer.
Minha tia de 75 anos em uma reunião de família , falou abertamente que nunca quis ter filho e a família em choque 😮 falou que ela sempre dizia que “ não “ podia engravidar… Resumo da história, minha tia mentiu pra família a vida toda só pra não ter que explicar o porque não ter filho… hj ela fala abertamente porque tem mais casais no dia de hoje que tb não querem ter filho 😌
Pra quem tá falando “e quem vai cuidar de vc na velhice?” Cito o exemplo do marido de minha mãe: 8 filhos. Ele tem fibrose pulmonar e há quase um ano não consegue levantar da cama. Os filhos visitam-no por 15min, fazem declaração e vão embora. Nenhum dos filhos fica para dormir uma noite, nenhum leva no médico, nenhum sabe nem dos remédios que ele toma. Qdo ele tava saudável era festa na chácara todo final de semana com os filhos, hj ninguém tá nem aí.
Esse discurso de “quem vai cuidar de vc na velhice” está completamente batido! Isso é coisa da década de 50 pra trás, quando o modelo de vida era completamente diferente! Se tinha muitos filhos, pois o custo de vida era melhor, tinha oportunidade, os filhos cresciam e moravam perto… Atualmente o que mais se vê são idosos que têm filhos e estão sozinhos! Nem sempre é pq os filhos não se interessam (acontece muito), mas tbm pq moram longe, até mesmo no exterior!
Enquanto estão jovens é uma maravilha, mas depois que envelhece é complicado. Na velhice os amigos desaparecem, um dos parceiros morre, e o que ficar, vai está com a saúde debilitada com dificuldade de locomoção e sozinho. Vi uma velhinha de quase noventa anos nessa situação essa semana. Eu impressionado de ver uma idosa muito debilitada andando sozinha na rua, perguntei porque ninguém a acompanhava, ela respondeu que o parceiro tinha morrido, e não teve filhos e era sozinha, ela disse que reconhecia que não tinha condições de sair, mas também não tinha opção.
Aqueles que dizem que os filhos quando crescem abandona os país...Na verdade o erro foi dos pais que não souberam educar os filhos. Quando os filhos são educados da forma correta, eles são uma bença na vida dos país
@@flavio7519 O que mais existe por aí são idosos abandonados com diversos filhos, os asilos estão cheios. Filhos são pessoas autônomas, vão querer viver a própria vida, sem falar que podem morrer antes de você ou nascer com uma doença grave, nem na velhice vai ter descanso, se teu filho morar em outro Estado ou país, vai que abandonar a vida dele para ficar contigo? Verdadeiro egoísta aqui é você, querer alguém para sugar na velhice...
Acredito que a decisão de ter filhos não cabe apenas ao emocional, a vontade de ter, mas analisar friamente suas condições financeiras e sua rede de apoio, se vc não pode garantir a sua prole acesso a bons hospitais, escolas e ambientes seguros: Não tenha filhos.
Sou professor e vi muitos péssimos alunos que tinham péssimos pais. Para quer procriar se é para deixar o filho "jogado" no mundo? Quem se preocupa tanto com a Humanidade, deveria se preocupar mais com as crianças que já existem do que com as que não que não virão.
A sociedade "exige" que tenhamos filhos, mas não nos dá condições pra isso, nem financeiras, nem psicológicas, falta de rede de apoio familiar por perto, instabilidade econômica para termos condições e até compreensão das empresas quanto às necessidades dos pais que trabalham. Muito fáciil julgar quem tem consciência disso e decide não ter filhos, difícil seria apoiá-los quando precisassem se estivessem com crianças. Tenho 37 anos e nunca me senti segura o suficiente para ser mãe, não terei filhos de todo jeito, se nunca tiver condições, nunca terei e está tudo bem pra mim.
Verdade. Meus irmãos possuem "rede de apoio", mas trabalham o dobro do que trabalhavam antes. E ainda sim, mtas vezes falta dinheiro para comprar leite, fraldas, remédios... Precisam da ajuda da minha mãe pra isso. Já estão no segundo filho. Nada contra, porém reavaliem as condições financeiras de vcs, nenhuma criança merece passar por isso. As consequências estão aí!
Tenho 39 solteiro sem filhos família conservadora, quando algum parente começa a cobrar esse tipo de coisa eu levanto e vou embora, hoje ninguém opina mais na minha vida. É só você parar de dar tanta importância para a opinião dos outros
Aqui na Suíça isso é normal. Tenho 6 anos de casamento e não queremos filhos, meus amigos são casados a 10, 20 anos e tb decidiram não ter filhos. Acho que é a decisão de cada casal… meu marido e eu somos felizes assim🥰😍
Quando paro para analisar minha vida vejo que não ter tido filho foi a escolha mais sábia. Meu jeito de viver e minhas prioridades não cabem uma criança. Dei sorte de casar com uma pessoa que não pediu filhos. Hoje, nós vivemos uma vida tranquila financeiramente e viajamos algumas vezes por ano, exatamente como sempre sonhei. Quando observo as mulheres, que estão ao meu redor, e que tiveram filhos, mulheres sobrecarregadas, cansadas, endividadas e sem tempo para si, mais tenho certeza que essa vida nunca foi para mim.
Casados há 32 anos e muito felizes sem filhos, obrigada! Como tenho 53 hoje, dá para imaginar a quantidade de vezes que eu ouvi: “ coitadinha, não conseguiu ter”? . Foi uma libertação quando consegui finalmente responder: “ nunca quisemos. Preferimos criar gatos, obrigada.”
Tenho 27 anos, solteiro, namoro há quase 2 anos, e não quero ter filhos. Fiz vasectomia ano passado. Apesar de ter uma família estruturada e tenho todo apoio para me estabilizar, acredito que um filho exige muito tempo e dinheiro. Nossa geração nem mesmo se sustenta, e ter um filho é um ato de responsabilidade muito grande, não me vejo inclinado para esse plano de vida ao ter filhos. Contudo, gosto de crianças e admiro quem os tenha, afinal nessa vida tudo é experiência e as escolhas cabem a cada um. A bandeira "free de crianças" soa extremista pra mim kkkk, não há uma fórmula da felicidade e nem tudo nessa vida é um investimento, ninguém nos deve retribuição, seja uma criança, pais ou namorado. Achei bem interessante a matéria.
@@alinemarinho7269 fiz no particular depois de buscar 3 médicos que negaram sem motivo. Até mesmo para homens não é fácil encontrar quem faça o procedimento.
@@and_er O cara falou no próprio comentário que teve uma família estruturada, ai vem tu dizendo que a criação foi deficitária. Deficitária está a sua cognição.
@@and_er acho que não hein, minha mãe foi dona de casa a vida toda, nunca fiquei com empregada doméstica ou sozinho quando era criança. Sempre tive diálogo franco com eles, até mesmo sobre a decisão de não ter filhos. Eles me apoiaram e acham certo. Ainda sim, minha irmã teve filho e se sente bem assim.
Tenho 47 anos e casado a 10 anos. Vida financeira toda zoada com esse país que não dá oportunidade para ninguém é só roubalheira. Se eu tivesse filho hoje minha situaçãi financeira estaria 10x pior e desesperadora. Não irei passar o legado de miséria a diante. E estou muito bem assim.
Aqui no Japão tem tanta ajuda pra mãe solteira,3 filho fica tudo de graça , escola, médico etc e aqui é um país que é muito bom pra você criar o filho pensando na segurança e na educação mas ninguém pensa em fazer filho, isso é triste por país mais é a realidade !!
É uma questão muito pessoal. Tenho 37 e 2 filhos pequenos. Com eles, descobri uma força que não sabia que tinha e isso me fez virar a chave de forma decisiva pra prosperar. Sem o gás que eles me deram, não teria conseguido.
Ter filhos envolve um super investimento em afeição, educação e formação. Tem muitos pais que tiveram filhos sem pesar essa responsabilidade. E agora criticam quem não tem. Acho perfeitamente compreensível quem opta por não ter. Filhos são maravilhosos, falo pelos meus, é uma tarefa extremamente desafiadora. Quem reflete antes, mostra maturidade, super respeito e entendo.
Tenho 38 e ainda não penso em ter filhos, nunca romantizei maternidade. Principalmente para a mulher que acaba se ferrando sozinha na maioria das vezes.
Exatamente o problema e a romantizao da paternidade nós devemos e a aceita a realidade e bem melhor porque a realidade não romantiza paternidade família filhos mãe paí..etc viver a realidade e bem melhor mesmo porque a realidade e dura e mostra a verdade
Acho engraçado pessoas falar q filhos estraga casamentos, nada a ver isso vem do casal tenho vários amigos q são casados e não tem filhos e vive um inferno e outros amigos meus q tem uma renca de filhos e são muitos felizes, teve um caso de uma amiga minha q ela não queria ter filhos pra não estragar seu casamento, o parceiro dela concordava eles vivia uma vida boa aparentemente ela fez até laqueadura pra não ter filhos, blz depois de um tempo quando ela já tava chegando nos 40 o marido começou ter atitudes estranhas, ela descobriu q ele sempre traiu ela com meninas mais novas, e q bancava uma casa da amante q tinha 2 filhos dele, o mundo dela desabou entrou em uma depressão profunda, ele abandonou ela e foi morar com a amante novinha, hoje ela vive de antidepressivo perdeu a mãe não tem ninguém tá velha e sente na pele a solidão coitada, então não venha me dizer q são os filhos não isso vem de caráter usa os filhos como uma desculpa
Eu acho engraçado que as pessoas se incomodam mais com quem não quer ter filhos do que com quem tem um monte de filhos que não criam direito e viram bandidos 😂
NO BRASIL ter muitos filhos é garantia de mão de obra barata. Os ricos e poderosos têm no máximo dois filhos os pobres têm filhos a perder de vista. Têm casais que passam a impressão de que filhos são acessórios, que ajudam no engajamento nas redes sociais. Espero que as pessoas, mulheres, principalmente, são as que ficam com 90% de toda a responsabilidade da criação dos filhos, tenham a liberdade de optar ou não por tê_los. Sem que uma sociedade cobradora, cruel, injusta determine como devemos viver ou não a nossa vida, até mesmo interferindo nas escolhas ligadas a nossa intimidade, individualidade.
As coisas mudaram muito hoje. O homem que não assume os filhos tem que pagar pensão, senão vai preso. E tem homem que não é pai da criança, mas só porque morou com a mãe da criança e fez o papel de padrasto, tratando-a bem, levando na escola, tirando fotos juntos em festas de família, o Estado decide que ele é tal do pai "socioafetivo" e o obriga a pagar pensão até o pimpolho completar 24 anos.
Ta certo, pior é ter e não criar. Tenho 31 anos e minha esposa 29, somos casados a 10, só vamos ter se atingirmos uma certa estabilidade financeira, caso a idade chegue antes agente adota uma criança depois q estivermos mais velhos. Caso não atingirmos nossos objetivos de vida, não teremos e nem adotamos, simplesmente ficamos velhinhos juntos.
Se há vontade em ter filhos,.não espere que a situação ideal aconteça para realizar. Esse momento ideal não vai acontecer. Se a situação hoje não está favorável, espere um pouco. Vocês são ainda bem jovens. Só digo que esperar o momento ideal é furada.
@@reginafarias Não é perca de tempo eles são conciente da responsabilidade que é para vida toda, os seus pais conseguiram ter sucesso no caminho parabéns mas isso não é garantido para todos mesmo trabalhando duro e se esforçando no brasil as chances de você continuar pobre é alta considerando o alto risco melhor não ter, colocar uma vida só para satisfazer o prazer de ter um filho é negligenciar essa outra vida em um país que o futuro é a pobreza só vai condenar ele a frustração da vida.
@@reginafarias A verdade é que quando alguém fala que não quer ter filhos é por causa da responsabilidade, do silêncio dentro de casa, vontade de sair sem ter preocupações ou qualquer outra coisa que você possa deixar de fazer por conta de alguém.
A decisao de ter filhos ou não cabe apenas aos interessados, que fazem sexo, mas não só para procriar. Os casais que seguem juntos na caminhada, também tem o mesmo direito de viver juntos sem constituir uma família com prole. A humanidade já prática atitudes anti concepção há muito tempo. Já oferece a opção não só a quem têm muitos filhos e não querem mais, como aos que não tem, e não querem ter. Não há como está mesma sociedade venha agora contestar um direito implícito da pessoa.
@@natalialeao1090 Para de c4g4r regra, Natália. Para de querer ditar o que os outros podem ou não fazer. Dinheiro eh importante, lógico, mas tá longe se ser o mais importante. Responsabilidade, paciência, e tempo são muito mais importantes.
@@mohammedmclovin4450 pare vc de c4g4ar pobreza extrema, pais que vivem na linha da miséria, tem que procurar primeiro ter boas condições de vida, antes de colocar filho no mundo pra sofrer miséria junto com eles, criança NENHUMA merece passar fome, trabalhar vendendo coisas no sinal pra ter oque comer em casa, é pecaminoso e egoista ver mães e pais, enchendo a casa de filho, porque o sonho deles é construir família e nao construir uma vida boa pra da a sua família. Primeiro tenha um bom emprego, depois vá ter seus filhos, não transmita a dor da miséria as suas descendência. Precisa-se investir urgente em educação, saude e emprego pra que as pessoas possam viver bem e ter suas famílias, mas o governo nao esta nem aí, quanto mais gente sem conhecimento, mas pobreza extrema teremos, pq é so isso que o sistema se importa, mais gente pra manipular, mais mão de obra pra explorar.
Tenho 34 e fiz minha vasectomia aos 28 anos, o primeiro médico que procurei disse que não faria pq eu iria me arrepender. Eu eminha esposa nunca quisemos filhos, sempre falamos sobre isso em nosso relacionamento.
Tenho 46 anos E 22 anos de casada tenho três cachorros e seis gatos sou muito feliz e realizada. Nunca tive esse sonho de maternidade, amo silêncio, paz, quietude e solitude.viajo só com meu esposo. E recebo pouquíssimas visitas em casa com dia e horário agendado kkkkkk. Amo minha vida assim. Respeito quem vive totalmente diferente de mim, porém muitas pessoas acham estranho, mas a felicidade não é um padrão, e sim a escolha de cada um.
Essa pergunta "quem vai cuidar de vc na velhice?" Eu ouvi muito. Sempre respondia que eu não ia colocar uma pessoa no mundo já com uma obrigação pré estabecida e que talvez nem fosse cumprida. Certas pessoas simplesmente não entendem a opção de não ter filhos. E qdo eu fiz essa opção nos anos 90 era ainda mais complicado . Mas a escolha é individual, não podemos colocar esse tipo de decisão nas mãos de ninguém a não ser nas nossas
Eu e minha parceira decidimos que não teríamos filhos no terceiro dia de namoro, hoje estamos juntos a 12 anos! Nunca pensamos em mudar de ideia, e já ouvimos todos os tipos de argumentos de quem pensa diferente. Fico feliz de saber que existem muitos que pensam como eu
Eu e meu marido até tínhamos planos de pelo menos um filho, até casarmos e irmos morar de aluguel. ao lado de nossa casa parede com parede, tinha um casal com 2 meninos com idades bem próximas. Pensa num inferno que era a vida daquele casal por causa dos filhos, era um brigueiro da mulher com o marido e vice versa, as crianças brigando tbm entre si, a mulher não trabalhava, o cara pagava aluguel e era caro, ele tinha acabado de montar uma lanchonete que tbm era alugada, e ainda pagava pensão de outro filho. Resumindo....o cara só vivia estressado por causa de dinheiro, e todos esses gastos saía apenas do bolso dele. E ele abriu a lanchonete e logo entrou a pandemia, então pensa num caos que essa família vivia. Com esse monte de despesas e sem poder trabalhar direito por causa da pandemia, eles se xingavam o tempo todo, e ele sempre muito estressado xingava e era muito ríspido com os meninos. Então, diante desses acontecimentos, eu e meu marido decidimos não ter, pq concluímos que esse cenário dessa família, deve ser o retrato atual de 95% das famílias brasileiras. E enquanto eles estavam lá desesperados sem saber da onde tirar dinheiro pra sobreviver, eu e meu marido estávamos só de boa.
O custo de vida no Brasil é extremamente alto, é insustentável ter um filho aqui, se você não tiver um imóvel próprio QUITADO, e um salário de pelo menos 10k, vai ter que fazer duras escolhas na sua vida caso deseje ter filhos, ou você reduz seu estilo de vida para o de alguém que ganha menos, trocar o carro por um mais em conta, para reduzir consumo, seguro e manutenção, viajar menos, não terá mais a liberdade que tinha antes. Afinal filho nenhum pediu para nascer, é sua obrigação sustentado E não deixar faltar nada. É muito melhor não ter filho nenhum, do que fazer e não ter como sustentar, a crueldade e irresponsabilidade de quem faz filho e faz passar fome e miséria, isso é imperdoável, Muitos pais tentam “terceirizar” a responsabilidade deles, achando que o filho será um Doutor, Advogado, Engenheiro, para tirá-los da pobreza, sendo que os mesmos não dão condições nenhuma para a criança realizar esses objetivos. As pessoas precisam entender que amor não enche barriga, para criar filho precisa de dinheiro.
Minha esposa e eu não queremos saber de filhos, inclusive eu sou operado e a laqueadura dela já está marcada. Cada um com sua escolha. Quem não tá preparado pra respeitar a escolha do outro, nem deveria ter o direito de viver em sociedade.
Cuidar na velhice - previdência privada Companhia - Adote um bichinho Receber amor - Terapia para trabalhar o amor próprio Ter filhos é uma experiência maravilhosa, mas desde que seja livre de expectativas e aberta ao aprendizado, paciência e muito amor para dar
Eu tenho 28 e estou quase decidida a fazer o mesmo.. mas você nunca se arrependeu ou ficou pensando se tivesse tido um filho como seria sua vida hj se seria melhor.. algo do tipo? Tenho muitos motivos válidos hj pra não ter filhos mas temo me arrepender no futuro
Você pode se arrepender tendo filhos ou não, mas nesse caso, penso que ter filhos e se arrepender seja bem pior do que não ter e se arrepender. Para o arrependimento de ter tido um filho não tem solução, já para o arrependimento de não ter tido filhos existem alguamas alternativas, sobrinhos, filhos de algum amigo (com a vantagem de devolver para os pais na hora que eles começam a chorar) ou até mesmo uma adoção.
trabalhei com direito de família por algum tempo e vendo que os filhos, mesmo tendo sido amados e cuidados pelos pais, muitas vezes os abandonam na velhice, vendo mães que sacrificaram a juventude cuidando de filhos que pouco se importam realmente com elas, decidi não ter filhos. Sou casada há 8 anos e amo minha vida solo com meu marido. Filho é muita dedicação, é dar sua vida por alguém sem esperar nada em troca. Vi certa vez alguém falando "se vc tem dúvida, então é não" e pra mim foi não e vai continuar sendo.
Possuo um filho autista e parei minha vida para acompanha lo na terapia, fono, pediatra, escola dependo do meu esposo e uma coisa falo NUNCA mais quero ter filho irei operar daqui a dois anos tenho 32 anos e possuo só um filho e ficará só em um. Não sei o q é descansar, dormir, fazer algo pra mim sem se preocupar com os demais. Deus me livre ter mais filhos quero paz e sossego
Também sou mãe de filho autista, me descreveu totalmente o seu relato, quero muito fazer salpingectomia bilateral, meu sonho, nunca mais nessa vida quero passar por uma gravidez...
Eu já tenho um com paralisia cerebral , cadeirante , ele tem 21 anos , está fazendo faculdade , mas tudo depende de mim tratamentos e terapias , o pai ajuda quando pode , fora isso não tenho uma alma viva pra me ajudar.Só tive ele e não quis mais .Não tenho uma vida própria a 21 anos , amo meu filho , mas é uma dedicação 24 horas por dia .
Uma vizinha tinha um filho autista e sempre o criou para ser muito dependente dela. Mas morreu repentinamente e o filho não sabe nem cozinhar para si mesmo - triste vê-lo abandonado, pois os irmãos só se preocupam em brigar pela curatela sobre os bens e a pensão dele. Imagino q não seja fácil ter alguém q seja tão dependente assim.
Hoje em dia o número de crianças que nascem autistas é gigante! Sou professora e em cada sala de aula tem 4 ou 5 crianças assim, hoje o risco de ter um filho autista é enorme! Por isso decidi não ter filhos, do jeito que vai, provavelmente daqui a alguns poucos anos todas as famílias vão ter crianças autistas.
@@elnG40 Poisé, eu tbm desisti de ter filhos por conta disso, no trabalho do meu e aqui no condomínio onde moro é uma enxurrada de criança com problema. Minha vizinha de porta, tem um filho autista e coitada , é a semana inteira levando o menino pra terapias e tratamentos , não tem tempo pra nada, só vive com cara de sono. Ela me disse em off, que se soubesse que o filho ia nascer com esse problema e que ela iria passar por tudo que ela passa não teria tido não, então esse relato dela só reforçou o que eu já estava pensando a respeito disso.
Se um casal vive com dificuldade financeira e passa por vezes necessidade, é certo colocar mais um ser humano neste mundo para passar pelas mesma situação? Criar filho é caro.
Acredito que as principais razões são econômicas. Ter filho é muito caro, a vida tem ficado cada vez mais difícil. Além disso as pessoas tem ficado solteiras ate mais velhas e os relacionamentos estão extremamente precários, não há segurança mínima pra se decidir ter filho com aquela pessoa, algo que impacta tudo na vida. Alto número de divórcios, pensão alimentícia e as outras questões fazem sim refletir se ter filhos será algo positivo ou negativo.
Fui mãe solo. Sempre cobrei pessoas que não queriam filhos, para mim era um absurdo. Mas criar uma filha só foi revelador( não me arrependo) mas hoje ao ver uma sociedade tão complicada com tantos muros sendo levantados, tantas questões não resolvidos. Uma sociedade que teve tantos avanços tecnológicos e tantos retrocessos sociais acho que hoje não ter filhos é uma boa decisão.
Solteira e sem filhos! 💖 Eu escolhi isto. Hoje estou com 3.6 e continuo com a mesma vontade (ou 'não vontade') que sempre tive 💓 Detalhe: tive um pai cruel. Mas, independentemente disto, nunca quis ter filhos.
Uma prima, resolveu engravidar aos 40 anos, e com 41, teve gêmeos. Terrivelmente ela faleceu em 2021, de câncer do pulmão, complicado com a covid que ela contraiu. Aí deixou 2 filhos então com 12 anos e um marido que tava desempregado na ocasião. Um dos filhos apesar de inteligente parece ter autismo, e está alterado até hoje com a perda da mãe, o outro tem muita dificuldade na escola. Aí fico pensando se valeu a pena ela correr atrás de ser mãe. Enfim, ela foi atrás do desejo dela... mas a tragédia que se deu, o marido tá tendo que ser forte, ser pai e mãe de dois meninos que perderam a mãe. Desgraça. Mas claro que isso vai ser superado com o tempo.
Minha escolha por ser livre de filhos vem de antes da adolescência, porque não via vantagens ver meus pais com tantos. A convicção só amadureceu e, hoje, aos 44, cumpri direitinho a meta e busco a histerectomia, porque tá foda continuar fértil.
Sabia que não queria ter filhos desde os 15 anos (não queria passar pelo processo de uma gravidez) mas só agora aos 37 anos consegui fazer a laqueadura. Que alívio é ter a vida sexual sem ter mais o medo de engravidar e colocar uma pessoa no mundo sem eu ter condições dignas de lhe dar uma boa vida! Se no futuro minha vida estabilizar e eu querer ser mãe, sempre tive a certeza que adotaria! Ser mãe, para mim, é querer cuidar e amar um outro ser: e não precisa vim de dentro de mim pra realizar este desejo! Espero q cada vez mais as pessoas reflitam antes de gerar novas crianças.
Acredito que uma cirurgia que remova osórgãos reprodutores femininos tem suas vantagens, sendo uma delas zerar as chances de câncer de útero e ovária, além de reduzir drasticamente o de mama. Se isso vale para as femêas que castramos, o mesmo deve valer para fêmeas humanas. É o que ouvimos dos veterinários.
@@renato7999Vale sim, a histerectomia tem até menos colaterais que a laqueadura. Infelizmente, a medicina não aceita fazer por opção salvo em casos de transicao de gênero. Questão ideologica, acham normal a mulher arriscar a vida em plasticas, no parto ou até mudar de sexo, mas não querer parir aí já é "demais" 😅
Moça, dá para você fazer a cirurgia de salpingectomia bilateral, que é uma cirurgia de esterilização feminina permanente em que as trompas são retiradas do corpo da mulher.
Quando a turma me pergunta sobre isso eu respondo: "Nem tenho onde cair morta diacho, como vou fazer com um filho nos braços." Não pára na questão de ter filhos, mas também na parte da logística. A sociedade não te dá chance de ter uma carreira sólida e ter filhos ao mesmo tempo. Você até pode ter os dois, mas sempre um dos lados terá desequilíbrio. É a minha percepção. Agora te falo. Fiquei para titia amo muito isso. E se o jogo virar, estarei de coração aberto para mudar de ideia. ❤ Mas para isso preciso ter onde cair morta. 😂😂😂
Usando de toda a sinceridade, abri mão de um casamento porque não quis ter filhos. Nenhuma vocação materna com humanos, mas amo meus gatos e cachorros.
@@dianacosta7933 eu fiz com 25 anos, sem filhos, no final do ano passado, o plano cobre todo o custo. Tem que só achar um médico que faça e precisa passar confiança na decisão quando falar com ele
A quantidade de pessoas criticando duramente aquelas que tem filhos mas que estão exaustas,dando a entender que elas não amam seus filhos, revela um grave problema de interpretação de texto. Lamentável.
Que bom encontrar pessoas que assim como eu não quiseram ter filhos! E isso não tem nada a ver com gostar de crianças. Amo meus sobrinhos e não faço apologia a não ter filhos. É decisão de cada um.
@Rayane Bastos E imagine vc, quanto sofrimento uma pessoa passa por vir nesse mundo miseravel, só porque outros 2 miseráveis tava com fogo no rabo e quis mete. O mau do ser humano é querer divinizar tudo, até o sofrimento.
@@italabatista6490 Estou sendo realista. O que mais tem é mãe e pai arrependido por aí. Ou vc joga a criança pra adoção ou vai ter que ficar por obrigação. Chamo essas crianças de "ab0rt4dos vivos". Eu, que fui planejada e desejada, sofri pra caramba, imagina um rejeitado desses.
Principal motivo das pessoas quererem ter filhos: Alguém pra cuidar de vc na velhice. Ou seja, interesse e filho = seguro pessoal. Depois dizem que quem não quer é que é egoísta.
Não seria egoísmo não ter filhos para não ter problemas??? Tudo é egoísmo. Só que um tem mais peito pra assumir a responsabilidade e outro não.
2 месяца назад+6
@@davi9631 Não! Não seria egoísmo porque não tem nenhuma criança solicitando entrada no mundo. Não querer ter problemas nunca será egoísmo, ou seria egoísmo não querer comprar um carro para não ter mais gastos e problemas? É egoísmo prevenir doenças para não ter problemas? Não faz sentido o que você escreveu.
Excelente matéria!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Tenho amigos que optaram em não ter filhos, e eu respeito e não fico opinando. Cada um sabe de si. Eu não me imagino sem eles, sempre quis e estou muito realizada em ser mãe, para mim, uma experiência incrível, um aprendizado. E quanto a serem crianças, é só uma fase, estão cada dia mais independentes e autônomos, em breve seguirão sozinhos suas vidas e se eles optarem por não ter filhos eu vou aceitar. Suas vidas, suas escolhas.
Parabéns por pensar assim! Sem exigir dos seus no futuro. Vc é um das poucas q realmente é boa mãe: criou-os para o mundo e não pra vc! Quem dera mais pessoas pensem com vc!
Uma vez ouvi uma frase, que me representou como mãe : " Crie seus filhos para o mundo pois ao mundo eles pertencem, eles não são seus , você foi apenas o meio pelo qual eles vieram". Dê amor, dê exemplo, e veja-os crescer. Estará com a missão completa quando vir que sua presença já não é essencial para eles. Ame na distância, ame nos defeitos, simplesmente dê amor, sem esperar nada em troca.
Eu tenho filho... apenas 1 e sei o trabalho q da... amo meu filho, mas ele foi planejado pra ser cuidado por mim e pelo pai, mas o bonito resolveu q podia ir embora... me largando sozinha com a maior responsabilidade q um ser humano possa ter na vida... apoio pessoas q querem ter filhos, mas sempre falo, pras mulheres inclusive : tenham filhos, se vc por algum momento puder bancar cuidar dele sozinha, tenha filhos se vc tiver um boa rede de apoio, pq só nada as amigas q falavam a Titia ama, somem, a família tb somem do nada ... Eu tive a sorte de ter apoio depois da separação, mas é sofrido pq tudo sou eu, não tenho mais momento pra mim e sigo nisso pq essa é minha realidade. Mas vejo mulheres surtando por não bancar essa responsa sozinhas... então eu falo, se quiser ter, tenha, mas pense pq sim a vida muda de um jeito q vc não tem noção, e se vc não quer, hj é a atitude mais sensata... pq tb as pessoas não entendem q pra se ter filhos precisa estudar tb ... acham q é só colocar no mundo, gente não, olha o tanto de gente q engravida sem responsabilidade... então pense muito, mas sou a favor de não ter ... e q o governo comece a pagar pra pessoas não terem filhos e tb dar um limite pra quem tem, no máximo 3 gente... chega de ver por aí mulheres abandonadas com 5, 6 filhos, isso é surreal...
O governo é tomado pelas elites que tem interesse contrário, quanto mais gente tendo filho, mais gente para explorar - o acúmulo de riquezas só funciona assim, muitas pessoas em estado de miserabilidade que aceitam trabalhar por qualquer valor para não morrer de fome e se reclamar, pode ser facilmente substituída pq a fila é grande. Por isso, o “mercado” odeia quando o índice de desemprego baixa, o ideal é ter índice alto para manter salários baixos e reserva de mão de obra alta.
Sempre quis ser mãe, desde muito pequena. Me imaginava com uns 3 filhos. Casei nova e já iniciei as tentativas. Hoje tenho dois filhos, dois meninos ( 1 adotivo e 1 biológico) e entendo quando escuto alguém dizer quê não quer ter filhos. É muita responsabilidade, gastos, se perde a liberdade por alguns anos. No meu caso, não me vejo sem ser mãe por mais montanha russa quê seja. Escutar os passos deles dentro de casa, dar beijos, ensinar, vê-los crescer me completa como ser humano. Sem eles não teria combustível dentro de mim pra crescer de verdade.
Não ter filhos por opção faz parte de uma menoria, então, para aqueles que não desejam filhos, sintam-se livres, pois já existem milhões de pessoas que desejam o oposto.
Eu queria saber porque as pessoas não cuidem da própria vida. Quem quer e tem filhos va ter e cuidar de seus filhos e da própria vida e esqueça a vida de quem não quer ter filhos.
Melhor não ter filhos do que ter e não conseguir criar ou ter que criar sozinha. A mulher geralmente se ferra, ainda que tenha um parceiro, pois muitos não querem participar da criação mesmo dentro da mesma casa.
Os caras do trabalho perguntam se tenho filhos, deixam a entender que só posso continuar no trabalho, se eu casar e procriar . Mas observação: enquanto eu estava trabalhando como condenado às galés na adolescência, eles estavam envolvidos em coisas ilícitas, pesadas... Enquanto eu estava a noite acordado em vigílias orando, eles estavam em baladas noturnas mexendo com coisas ilícitas. Hoje, cada um lá tem no mínimo 3 filhos (outros tem mais. Alguns tem 7 e outro tem mais). Eu não tive filho, porque minha luta foi-- e ainda é -- pela sobrevivência. Eu não tive o privilégio de curtir noitadas, prejudicando os outros e, na sequência o "castigo" de gerar filhos amados, prole (herança do Senhor) e ter emprego garantido por carregar este "fardo". Eu até tive oportunidade de burlar esta predestinação que me foi imposta de não procriar, mas eu tinha que fazer um esforço transcendental para Isto (não fui forte suficiente). Os muitos casais que se gabam por perpetuar a espécie, não o fazem porque são pessoas fortes, decididas e "cidadãos de bem"; mas o fazem porque as coisas lhes foram favoráveis com certeza. Não estou dizendo que é algo sem dificuldades, estresse...mas com certeza algo que lhes favoreceu lhes conduziu a tal função. Ora, mas fazer é filho é fácil pra eles, o difícil é não joga-los dos edifícios, queima-los vivos, estupra-los, espanca-los e priva-los de coisas básicas.
@@cigana863 "teu sonho" ou teu egoísmo? 🤔 É só uma pergunta! Tu está mesmo disposta a, se necessário for, ficar com o corpo degradado de tanto esforço pra suprir as necessidades da criança, se necessário for? Você se jogaria dentro de um poço d'água cheio de ferros pontudos -- sem hesitar, para salvar seu filho? Você correria entre as altas chamas em uma rodovia do Paraná, com seu bebê no colo até colocá-lo num lugar seguro e, ao regressar para salvar o cônjuge, você morrer na explosão junto com ele? Você livraria seu filho de ser maltratado pelos moleques psicopatas do bairro? Abriria mão da make, das baladas, das tatoos, do corpo fitness, da faculdade (se necessário fossse), para realizar "seu sonho?" Será que esse "sonho" não é só um auto engano, como pretexto de por como "mãe do ano" nas redes sociais? Vai alimentar essa criança? Vai ficar noites à fio acordada? Quem vai pagar pelo seu "sonho?" O bolsa família? Se você estiver disposta a cumprir estes e muitos outros requisitos necessários, vai em frente (pois o sonho é seu).
Olha, eu e meu marido decidirmos não ter - simplesmente porque não queremos. Estamos juntos há 8 anos e somos felizes - mas é IMPRESSIONANTE como a família dele quer se meter e ME CULPA por uma decisão de nossa, de comum acordo. Como se a mulher fosse sempre culpada (a reportagem tb fala disso e eu vivo essa realidade)
Eu percebo isso com uma amiga minha. Ela e o marido decidiram não ter filhos. E vejo o olhar de censura, das pessoas, em cima dela. Ela fica meio que deixada de lado. E quando vai colocar alguma opinião sobre crianças dizem: vc não pode falar nada porque não tem filhos. Acho um pouco cruel
Fala que descobriu que não tem útero num exame ou é esteril e que está na fila da adoção que demora em média 10 anos para chegar sua vez, nunca mais te perguntarão nada.
Eu conheci um casal que negociaram não ter filhos, focar na carreira. Depois se separaram e adivinha! ambos tiveram filhos com os novos parceiros e são super felizes. Isso me deixa pensando: será que a decisão de não ter filho é pq não sentimos confiança no nosso parceiro? Achamos que nosso cônjuge não será bons pais? É bem complexo isso...
Tenho duas e falo, se eu soubesse que iria ficar tão cansada não teria não. Eu as ❤️ claro, amooooo, mas acho que devemos dizer a verdade também, não é facil
Tá cheio de pai e mãe até maus arrependido que vc. As pessoas romantizam e impõem muito a procriação e quando veem na prática não era nada daquilo que pensavam.
Realmente Anne! A quantidade de pais exaustos que conheço e atendo não está no gibi. Ninguém se arrepende de tê-los, todos amam os filhos, mas a maioria deseja ter pensado mais sobre a decisão. A partir do nascimento cai uma série de julgamentos e obrigações que abalam o psicológico de qualquer um. Ter filho é algo muito sério, que não deveria ser influenciado por família ou convenção social.
Tenho um filho 33 anos e adorei essa experiência. Hoje morando sozinha e sem as obrigações da maternidade estou muito feliz também. Meu filho não pretende ter filhos.
Pra que ficar dando satisfação para os outros🤷♀️, simplesmente não tenha filhos e acabou, se não tem criticam, se tem 7 filhos criticam, se tem só 1 criticam, eu quis ter um casal, consegui, não me importo com os outros, ter filho é fácil, quero ver saber educar. Educar filhos e uma missão difícil, por isso se for pra deixar largado é melhor não ter
Egoísmo é querer colocar uma cópia de si para vc controlar, sem condições e sem consentimento de alguém que nem saberá se quer viver nesse mundo, só pra alimentar um vazio existencial.
Eu decidi a 2 anos não querer ter filhos. 2 razões principais: 1) Responsabilidade. Eu me considero uma pessoa boêmia, vivendo do modo carpe diem. Adoro viajar, conhecer lugares novos, comprar coisas que gosto, e são coisas que muito delas não posso com um filho comigo, ou então de forma limitada. E sinceramente não quero isso. Penso que a vida cada um deve trilhar seu próprio caminho, e nós mesmos que devemos escolher nosso destino. E nossos gostos nunca mudam, não vejo razão de querer mudar só para por um ser nesse mundo. 2) Medo. Muitos vão discordar, mas do jeito que as coisas estão no mundo, principalmente no Brasil, acho muito arriscado criar um filho aqui. Estamos um país polarizado, violento, com uma educação de péssima qualidade, e tenho medo se eu tiver um filho e ele ter alguma ferida pelo que estamos passando. Mesmo com uma educação familiar boa, isso não garante que a maldade do mundo não o engula. Mesmo se eu estivesse em um país mais próspero, não sei se mudaria minha visão. É isso! Cada um deve ser feliz do jeito que queria que seja melhor!
Cheguei aos quarenta e a ideia de ser mãe nunca me atraiu. Sigo numa vida reservada e com sonho de curtir minha velhice no exterior. O assédio no âmbito pessoal beira o insuportável, tanto que, quando me abordam, digo que tenho problema no útero. É comum as pessoas associarem filhos a responsabilidade e seriedade à vida adulta, verdade é que não há respeito pelo modo de vida "diferente". Por fim, eu que nunca fui atoa sou desmerecida no trabalho e na família por essa escolha.
Eu tenho 52 anos e nunca quis ter filhos e cansei de explicar que não queria ter e ser julgada de mil maneiras até que comecei a fazer como vc, acabei dizendo que nunca pude ter filhos 😂😂😂😂😂
Sei que muitas pessoas são felizes com os filhos, mas quando falo que não terei, MUITAS mulheres confidenciam que se arrependem da maternidade. A cada dia que passa eu amo mais minha decisão de não ser mãe. Pode até ser egoísmo, não me importo. Acredito também que seja o maior amor do mundo, que só quem tem filho sabe, mas só eu tb sei como é minha vida boa.
Maior amor do mundo porque a natureza é sábia, se não fosse assim, com o trabalho, preocupações e gastos a pessoa abondonaroa, mataria ou algo do gênero
Decidi aos 13 anos que não desejo ter filhos, hoje aos 33 me sinto super de acordo com a minha decisão, inclusive estou procurando médico pra fazer laqueadura ❤
Não tenho filhos e nunca me arrependi disso. Podem me chamar do que for, eu que não vou me preocupar com o que uma sociedade hipocrita e egoísta pensa de mim.
Cada um deveria cuidar da própria vida e parar de IMPOR OBRIGAÇÕES aos outros, faz quem quer e não faz quem não quer. Apenas respeite. Normas sociais, superego é escravidão imposta, mandante. Se cada um cuida-se da própria vida o mundo seria, mas muito, muito melhor sem gente enchendo o saco com assuntos que não lhe cabem. Te afeta diretamente eu não ter filhos? Então por que se preocupa? Vai ajudar quem passa fome, quem esta escravizado, quem REALMENTE precisa de ajuda não tem a mesma atenção ou recursos e tempo gastos. Vc acredita em Deus? Nossa, que bom pra vc! Acredite, é seu direito eu respeito, mas respeite quem não. Vc quer ter filhos? Tenha e seja feliz, simples assim. Eu respeito, mas respeite quem não quer. edit (comentei antes do "ROTEIRO DE VIDA", por que tenho que seguir um roteiro de vida preestabelecido??? e por quem?) É igual religiosos usando a CIÊNCIA pra argumentar contra LGBT, "o que é uma mulher?" de Matt Walsh... O HOMEM não veio do macaco num processo evolutivo, ai ciência não cabe. Vacina não pode. Mas pra embasar argumentos CONTRA alguém, ai pode usar a BIOLOGIA. RESPEITO
O problema é quando a pessoa chegar a velhice sem filhos, muitos vão encher o saco de sobrinhos, e até parentes distantes para fazerem lhe favores, muitas vezes em troca de nada, muitos nem irão ajudar justamente pela falta de vinculo, ai é onde o idoso fica a merce de golpistas, cuidadores que maltratam etc... É melhor pedir favor ao filho, pois em tese deve obrigação aos pais que cuidaram dele. A vida sempre foi, e sempre será uma troca de favores, não existe almoço gratis.
@@ovisitante14 que pensamento doentio e triste. Só ter filhos para garantir que alguém vai cuidar de você, o egoísmo na sua supremacia. E hoje em dia tem filhos que até abandonam os pais na velhice e estão nem aí para eles, logo esse seu argumento é total inválido!
Participei durante muitos anos de grupos childfree porque eu tinha dúvidas se queria ter filhos. Falam como se a maternidade fosse um martírio, o fim da liberdade, da carreira, dos planos… Felizmente, quando o relógio biológico começou a tocar eu acabei optando por ter e foi a melhor escolha da minha vida. Depois que meu primeiro filho nasceu eu consegui terminar meu doutorado mesmo morando do outro lado do mundo, longe da família e dos amigos. No dia da minha cerimônia de graduação eu segurava a mão do meu filho de 2 anos e já carregava o segundo no ventre. Foi um dos dias mais felizes da minha vida. A maternidade tem sido uma experiência linda pra mim, mas entendo que nem todo mundo se sinta assim e tudo bem! A experiência e decisões dos outros não precisam estar erradas para que as minhas estejam certas. O mundo seria um lugar melhor se as pessoas entendessem que cada um sabe o que é melhor pra si!
Não acredito que seja uma ditadura. É exatamente sobre a liberdade de escolher o que se quer que se trata isso. Eu vejo a maternidade como um martírio PRA MIM pq é algo com q eu não sonho. Mas não imponho isso aos outros de maneira nenhuma
Sou homem, mas me identifiquei com sua história, qual sua área de formação, já que fez doutorado? Estudou no Japão, Austrália? Quero te seguir, tem insta?
É óbvio que a sociedade não apoia, vai acabar a mão de obra barata. Não tem nada a ver com continuar a espécie, tem a ver com explorar os pobres, a ricaiada vai ter que limpar a própria sujeira. Amo 😂
A primeira vez que postei , mais ou menos dois anos atrás, que não valia a pena ter filhos quase fui cancelada. Hoje observo que as pessoas estão assumindo e normalizando a ideia de que filhos são dispensáveis em um casamento.
Ter filhos não é garantia de velhice sem solidão. A experiência de sermos pais é esplêndida. Meu filho é maravilhoso, mas tem vida própria com escolhas longe de mim. Podemos ser felizes com ou sem eles.
Ter filho e muita responsabilidade pro resto da vida,as vezes quando eles se casa precisamos ainda orientar,tem gente que não consegue se sustentar sozinho e quer ter filhos para sofrer,fico muito feliz de ouvir uma reportagem como essa,de ver que a humanidade está pensando bem antes de ter filhos,os abrigos estão cheios de crianças que ninguém quer nem os próprios pais,nada mais justo que não ter, porque eles não pedem para vir nesse mundo,somos nós que queremos.
Eu amo tanto o meu filho, que optei não trazê-lo para este mundo em que vivemos. Já deixei isso muito claro, quando conheci minha esposa. O maior sonho dela era ser mãe. Deixei muito claro que, comigo não ia acontecer então, se era algo importante para ela, deveríamos nem começar algo mais sério. Fui honesto e sincero desde o início do namoro. Hoje estamos juntos à 24 anos, e não tenho arrependimentos.
Colocar filhos nesse mundo, na situação q está a moral, política, guerras, pandemias, problemas mentais mais presentes etc chega a ser até irresponsabilidade, morro de medo de ter filhos, esse mundo não vale a pena
Após a infância, o ser humano vive uma eterna crise existencial; medo da velhice, medo da morte e muitos outros dramas. Então porque colocar uma criança no mundo para passar por TUDO isto ?
Faça a seguinte reflexão: você gosta de viver, mesmo com todos esses problemas citados, ou preferiria não estar vivo(a), que seus pais tivessem tido esse mesmo pensamento e desistido de conceber você devido aos problemas do mundo? Ter ou não ter filhos é uma escolha pessoal e não há problema nenhum em decidir não tê-los. Mas a razão não são os problemas do mundo.
Melhor decisão que já tive na minha vida,sobra paz, dinheiro,a vida e mais do casal e sobra tempo,sem responsabilidade com outra pessoa além de vc mesmo,sem falar nas consequências q vem depois de ter filho.
Tenho dois filhos adotivos, um que atualmente tem 27 anos e o outro tem 15. Hoje em dia eu costumo dizer que quem tem juízo não tem filhos. O mundo está a cada dia mais difícil de se viver nele e tem também a questão econômica pois a maioria das pessoas que tem filhos, não têm condições de tê-los. A decisão de ter ou não filhos é uma questão delicada mas que precisa ser amplamente discutida porque ao meu ver, afeta toda a sociedade. 😢
É incrível como a decisão de quem sabe o que quer pra sua vida impacta na vida de quem não tem essa certeza de suas escolhas. Como pode uma pessoa se incomodar com a decisão de outra não ter filhos?
Eu quero ter 1 filho, mas não julgo quem não quer ter. Tá muito caro criar uma criança, fora que é (ou deveria) ser a maior mudança na vida de uma pessoa e tem gente que não quer mudanças. Além que é melhor não gerar alguém do que ser pais ruins
@@marciogoncalves246mas seu filho não vai criar, educar e nem sustentar o irmão. Pode ser até que nem se dê bem com ele. Enfim, ter filhos é decisão exclusiva dos pais. Irmão não é brinquedo pra criança pedir.
Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/c3g335ge6xno
Filho não é brinquedo, se não estiver 100% disposto a se doar e cuidar de outro ser, a coisa mais digna mesmo é não procriar.
Eu mesma não penso em ter filho.
Esse é meu pensamento, eu não tenho disposição pra mover uma palha por um filho, então a melhor decisão é não tê-lo.
Concordo.
Filho é uma experiência maravilhosa da vida.
Mas é mil vezes melhor alguém que não quer ter filhos do que pais ruins
Com certeza
@@reginafarias é uma loteria... prefiro arriscado na loteria que pode me fazer ficar milionário
Questão não é ser pais ruins pra min a questão é que nesse pais a frustração é grande não tem perspectiva de melhora colocar uma vida nessa mundo sabendo que o futuro é daqui pra pior é uma baita sacanagem com esse novo ser que vai viver em um lugar que só tende a piora cada vez mais.
Exatamente
@@savi6309 esse é meu pensamento
... simplificando com a célebre frase de Machado de Assis: "não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria"... sagacidade...
Ótima frase, sábia!
Deprimida!
@@EduardoRodrigues-ce4dh oi?! Kkkkkkkkkkk... nem vale a pena...
Menos idiotas como vc no mundo, e creio que esse escritor medíocre é outro que não deveria ter tido, se é que não os teve.
Uaaal !!!
Impressionante como isso, paradoxalmente, incomoda uma população com mais de 8 bilhões de indivíduos.
Francamente, isso deveria ser o óbvio e comemorado.
kkk na maioria das vezes as pessoas não vão gostar de ouvir isso kk quando alguém me pergunta se vou ter, eu respondo: Vamos ver, quem sabe, só o tempo dirá, ou as vezes afirmo que sim, só pra pessoa esquecer isso kk
Cara impressão sua. Kkk Ninguém importa com sua vida. E na real vc quer que se importa.
O sistema precisa de mais escravos para não colapsar
@@456nil só se importam na Net mesmo kkkk
@@456nilVocê é que pensa!!A maioria do povo se preocupa sim com A vida alheia!
Nem todo mundo nasceu para ter filhos. Super apoio que não quer ter.
É tão verdadeiro que há muitas mulheres estéreis.
Aí fica esse povo fanático religioso dizendo que DEUS isso, Deus aquilo.
Deixem as pessoas, as mulheres, principalmente seguirem seus caminhos com ou sem filhos.
@@julianacamposvictor3755 A maioria das pessoas q Não querem ter filhos são férteis,os estéreis muitas vezes tem vontade e tem filhos através de fertilização in vitro ou adoção, Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Simples assim.
Pior são casais muito pobres tendo 6 filhos sem poder criar
Li muitos comentários do tipo "ah mas na velhice quem vai cuidar se não tiver filhos?"... gente, o filho não tem obrigação de cuidar de ninguém na velhice não! E se você impor isso ao filho, ele vai ter que parar a vida dele por você? E os filhos que abandonam os pais na velhice pq são um peso?
Sou filha de pais adolescentes que trataram de forma péssima seus pais (meus avós) que morreram sozinhos. Hoje, meus pais não têm contato comigo.
As pessoas deveriam gastar mais tempo em planejamento para ter uma boa velhice, do que colocar filho no mundo para delegar essa obrigação.
Exatamente! Se vc pergunta para pessoas para que o porque elas tem filhos, elas mesmo nem sabem... o pior é que se acham em.superioridad moral....
Legalmente têm sim essa obrigação: Art. 229 da Constituição: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade
Concordo plenamente com vc
Quem estiver contando com estado, INSS, Sus pra velhice, vai quebrar a cara legal. Imagina ser velho no Brasil. Pelo seu relato sua família é totalmente desestruturada, fadado ao fracasso.
Ter filhos perda de tempo
"Você não quer uma cópia pequena de você?" Esse é exatamente um dos pensamentos que nos levou onde estamos. Pais que tiveram filhos porque são muito egocêntricos ou muito frustrados e esperam ver nas crianças as reproduções de quem eles são ou conquistas que nunca puderam ter. Se for para ter filho achando que ele é uma cópia sua é melhor não ter. Cria um avatar online e faz com ele o quiser
Mas não dá pra esfregar na cara dos outros as conquistas que os filhos tem que os pais transformam em conquistas deles (mtas vezes nem ajudam, até atrapalham)
Ótima colocação
Se for para ter um filho que não corresponda às minhas expectativas não teria qualquer sentido para mim. Por isso mesmo que não quero ser pai. Não queria um filho igual a mim, mas que fosse melhor do que eu. Não dá para prever essas coisas.
@@renato7999Penso assim também. Pavor de ter um filho que saisse oposto aos meus valores ou se tornasse uma pessoa má, imagina arriscar a vida pra dar causa a um ser assim. O único jeito de não ter esse risco é não tendo filho nenhum
Eu acho engraçado que as pessoas se incomodam mais com quem não quer ter filhos do que com quem tem um monte de filhos que não criam direito e viram bandidos 😂
O requisito principal para se ter filho é: Ter muita coragem, muita mesmo!
Ou loucura ou irresponsabilidade ou transtorno mental/psicológico ou somente azar mesmo nos casos piores.
@@dion5804
@Cristo Jesus "cristo jesus" kkk infinitos nomes, e o cara vai colocar logo um nome sagrado kk
@Rayane BastosNão disse isso. Mas a maioria é. Não a toa, mais da metade das gestações não são planejadas ou desejadas, sendo causadas por violências, falta de educação sexual e educação feminina, pressão religiosa e social, problemas hormonais, etc. Esse mundo, além de cruel, é um hospício a céu aberto. Só com muito otimismo pra aguentar.
S@@Eduardo_BPkkkkkk que incrível
Tenho 45 anos, solteiro e sem filhos. Minha vida é maravilhosa!
Meus pêsames.
Eu acredito. Amo minhas duas filhas, amo, mas não é fácil.
Meus parabéns
Maravilha! Sem responsabilidade por terceiros, vida mais leve, pode ir e vir livremente. Só alegria. Não tenho filho também e nunca terei.
To igual sou livre...
Sou casada a 16 anos e decidimos não ter filhos hoje tenho 41 anos e meu marido 42!
Todos que decidem não ter filhos escutam as mesmas coisas,"você não conhece o verdadeiro amor", não crítico quem tem e não somos contra a ter criança,só que em nossas vidas pensamos muito em não ter!
Se livrou de um grande problema. Parabéns!
Também sou casada há 16 anos, juntos há 19. Tenho 42 e meu marido 48. Decidimos não ter filhos e estamos bem tranquilos com isso.
Verdadeiro amor são dos cães..
@@fernandamontes2125 isso posso garantir! Nesses 16 anos tivemos muitos. Alguns deles já se foram, hoje tenho 10 cães comigo e 3 gatos. As únicas tristezas que nos dão é quando ficam doentes ou vão embora. O resto da vida deles é só amor incondicional, companhia e alegria.
"você não conhece o verdadeiro amor" put4 frase b0st4.
Monte de criança largada e maltratada na vida e ainda temos que ouvir estas frases.
Amor é amor.
Apoio totalmente as pessoas que conheço e me dizem que não querem filhos. Apoio totalmente quem os quer também. Respeito a vontade de cada um. Apenas gostaria que fossem sinceros com seus companheiros, para a outra parte não criar expectativas frustradas de que um dia farão o outro mudar de opinião.
Verdade.
Muitas pessoas ñ são abertas qto aessa questão.
Nunca quis filhos biológicos, mas adotar sim... casei nessa ilusão! Passaram incríveis 12 anos até eu saber q ela ñ queria adotar tb.
@@maxmoco7615 tenho filhos, e ao me separar do pai deles, resolvi que deixaria bem claro em relacionamentos futuros que não teria outros filhos. É algo importante demais para ser postergado.
Perfeito! Essa é uma conversa que deveria ser feita ainda no namoro, ms é preciso mta maturidade pra isso e tem mto casal que sabe nem oq tão fazendo
@@carloscanrry No namoro ''tudo é possivel''! Ñ te enganes.
@@carloscanrry acredito que antes mesmo do namoro ficar sério deve se abordar o tema. Estava me envolvendo com um homem e ele falou sobre querer ser pai, perguntei se era negociável essa decisão para ele, ele disse que não, segui a vida e finalizei ali. Não há homem, família ou argumento que me faça decidir ser mãe, então não vou deixar alguém na minha vida alimentando expectativa de algo que não vai acontecer.
Minha tia de 75 anos em uma reunião de família , falou abertamente que nunca quis ter filho e a família em choque 😮 falou que ela sempre dizia que “ não “ podia engravidar… Resumo da história, minha tia mentiu pra família a vida toda só pra não ter que explicar o porque não ter filho… hj ela fala abertamente porque tem mais casais no dia de hoje que tb não querem ter filho 😌
Gênia!!!!
Pra quem tá falando “e quem vai cuidar de vc na velhice?” Cito o exemplo do marido de minha mãe: 8 filhos. Ele tem fibrose pulmonar e há quase um ano não consegue levantar da cama. Os filhos visitam-no por 15min, fazem declaração e vão embora. Nenhum dos filhos fica para dormir uma noite, nenhum leva no médico, nenhum sabe nem dos remédios que ele toma. Qdo ele tava saudável era festa na chácara todo final de semana com os filhos, hj ninguém tá nem aí.
Esse discurso de “quem vai cuidar de vc na velhice” está completamente batido! Isso é coisa da década de 50 pra trás, quando o modelo de vida era completamente diferente! Se tinha muitos filhos, pois o custo de vida era melhor, tinha oportunidade, os filhos cresciam e moravam perto…
Atualmente o que mais se vê são idosos que têm filhos e estão sozinhos! Nem sempre é pq os filhos não se interessam (acontece muito), mas tbm pq moram longe, até mesmo no exterior!
Nem vc?
Eu estou a 14 anos com minha esposa, e não queremos ter filhos. E tbm não estamos preocupados com a opinião de ninguém ou dessa sociedade hipócrita.
Enquanto estão jovens é uma maravilha, mas depois que envelhece é complicado.
Na velhice os amigos desaparecem, um dos parceiros morre, e o que ficar, vai está com a saúde debilitada com dificuldade de locomoção e sozinho. Vi uma velhinha de quase noventa anos nessa situação essa semana.
Eu impressionado de ver uma idosa muito debilitada andando sozinha na rua, perguntei porque ninguém a acompanhava, ela respondeu que o parceiro tinha morrido, e não teve filhos e era sozinha, ela disse que reconhecia que não tinha condições de sair, mas também não tinha opção.
Pessoas ruins, egoístas, que não tem zelo, cuidado, e amor pelo próximo, é melhor não ter filhos mesmo!
Aqueles que dizem que os filhos quando crescem abandona os país...Na verdade o erro foi dos pais que não souberam educar os filhos.
Quando os filhos são educados da forma correta, eles são uma bença na vida dos país
@@flavio7519 O que mais existe por aí são idosos abandonados com diversos filhos, os asilos estão cheios. Filhos são pessoas autônomas, vão querer viver a própria vida, sem falar que podem morrer antes de você ou nascer com uma doença grave, nem na velhice vai ter descanso, se teu filho morar em outro Estado ou país, vai que abandonar a vida dele para ficar contigo? Verdadeiro egoísta aqui é você, querer alguém para sugar na velhice...
@@flavio7519 e o asilo?
Acredito que a decisão de ter filhos não cabe apenas ao emocional, a vontade de ter, mas analisar friamente suas condições financeiras e sua rede de apoio, se vc não pode garantir a sua prole acesso a bons hospitais, escolas e ambientes seguros: Não tenha filhos.
Simples assim!
Exatamente. Sempre pensei assim.
@João Carlos Rocha né kkkk
Penso o mesmo
Sou professor e vi muitos péssimos alunos que tinham péssimos pais. Para quer procriar se é para deixar o filho "jogado" no mundo?
Quem se preocupa tanto com a Humanidade, deveria se preocupar mais com as crianças que já existem do que com as que não que não virão.
A sociedade "exige" que tenhamos filhos, mas não nos dá condições pra isso, nem financeiras, nem psicológicas, falta de rede de apoio familiar por perto, instabilidade econômica para termos condições e até compreensão das empresas quanto às necessidades dos pais que trabalham. Muito fáciil julgar quem tem consciência disso e decide não ter filhos, difícil seria apoiá-los quando precisassem se estivessem com crianças. Tenho 37 anos e nunca me senti segura o suficiente para ser mãe, não terei filhos de todo jeito, se nunca tiver condições, nunca terei e está tudo bem pra mim.
Perfeito seu comentário. É sobre isso
Verdade. Meus irmãos possuem "rede de apoio", mas trabalham o dobro do que trabalhavam antes. E ainda sim, mtas vezes falta dinheiro para comprar leite, fraldas, remédios... Precisam da ajuda da minha mãe pra isso. Já estão no segundo filho. Nada contra, porém reavaliem as condições financeiras de vcs, nenhuma criança merece passar por isso. As consequências estão aí!
Nem deveriam exigir mais, o mundo já tem 8 bilhões de pessoas
Mentira, é ao contrário o mais comum é a sociedade querendo que não tenham filhos.
Tenho 39 solteiro sem filhos família conservadora, quando algum parente começa a cobrar esse tipo de coisa eu levanto e vou embora, hoje ninguém opina mais na minha vida. É só você parar de dar tanta importância para a opinião dos outros
Aqui na Suíça isso é normal. Tenho 6 anos de casamento e não queremos filhos, meus amigos são casados a 10, 20 anos e tb decidiram não ter filhos. Acho que é a decisão de cada casal… meu marido e eu somos felizes assim🥰😍
Quando paro para analisar minha vida vejo que não ter tido filho foi a escolha mais sábia. Meu jeito de viver e minhas prioridades não cabem uma criança. Dei sorte de casar com uma pessoa que não pediu filhos. Hoje, nós vivemos uma vida tranquila financeiramente e viajamos algumas vezes por ano, exatamente como sempre sonhei.
Quando observo as mulheres, que estão ao meu redor, e que tiveram filhos, mulheres sobrecarregadas, cansadas, endividadas e sem tempo para si, mais tenho certeza que essa vida nunca foi para mim.
Penso o mesmo, Lucy. Se tem UMA coisa certa que fiz na vida foi não ter tido filhos
Casados há 32 anos e muito felizes sem filhos, obrigada! Como tenho 53 hoje, dá para imaginar a quantidade de vezes que eu ouvi: “ coitadinha, não conseguiu ter”? . Foi uma libertação quando consegui finalmente responder: “ nunca quisemos. Preferimos criar gatos, obrigada.”
Se seus pais pensassem como você...você não estaria aqui a comentar!
@@valeriafiuza5426 os pais dela não puderam pensar, ter filho lhes socialmente imposto.
@@francielebicca191 correto
@@valeriafiuza5426 Ela nem se importaria, pois quem não existe não tem sentimentos e nem pensamentos.
Amei ! Amo meus gatos tb!
21 anos de casamento, gosto de crianças mas lá na casa delas
Tenho 27 anos, solteiro, namoro há quase 2 anos, e não quero ter filhos. Fiz vasectomia ano passado. Apesar de ter uma família estruturada e tenho todo apoio para me estabilizar, acredito que um filho exige muito tempo e dinheiro. Nossa geração nem mesmo se sustenta, e ter um filho é um ato de responsabilidade muito grande, não me vejo inclinado para esse plano de vida ao ter filhos. Contudo, gosto de crianças e admiro quem os tenha, afinal nessa vida tudo é experiência e as escolhas cabem a cada um. A bandeira "free de crianças" soa extremista pra mim kkkk, não há uma fórmula da felicidade e nem tudo nessa vida é um investimento, ninguém nos deve retribuição, seja uma criança, pais ou namorado. Achei bem interessante a matéria.
@@alinemarinho7269 fiz no particular depois de buscar 3 médicos que negaram sem motivo. Até mesmo para homens não é fácil encontrar quem faça o procedimento.
Sinto muito por você, pois foi fruto de uma criação deficitária. Quando vc estiver idoso vai perceber o mal que fez para a sua vida...
@@and_er O cara falou no próprio comentário que teve uma família estruturada, ai vem tu dizendo que a criação foi deficitária. Deficitária está a sua cognição.
@@and_er Eu sou idoso, (68 anos) e nunca tive filhos, nunca quis ter... ainda não percebi o mal que fiz. Será que vou perceber aos 80 ?
@@and_er acho que não hein, minha mãe foi dona de casa a vida toda, nunca fiquei com empregada doméstica ou sozinho quando era criança. Sempre tive diálogo franco com eles, até mesmo sobre a decisão de não ter filhos. Eles me apoiaram e acham certo. Ainda sim, minha irmã teve filho e se sente bem assim.
Tenho 47 anos e casado a 10 anos. Vida financeira toda zoada com esse país que não dá oportunidade para ninguém é só roubalheira. Se eu tivesse filho hoje minha situaçãi financeira estaria 10x pior e desesperadora. Não irei passar o legado de miséria a diante. E estou muito bem assim.
Aqui no Japão tem tanta ajuda pra mãe solteira,3 filho fica tudo de graça , escola, médico etc e aqui é um país que é muito bom pra você criar o filho pensando na segurança e na educação mas ninguém pensa em fazer filho, isso é triste por país mais é a realidade !!
É uma questão muito pessoal. Tenho 37 e 2 filhos pequenos. Com eles, descobri uma força que não sabia que tinha e isso me fez virar a chave de forma decisiva pra prosperar. Sem o gás que eles me deram, não teria conseguido.
Ter filhos envolve um super investimento em afeição, educação e formação. Tem muitos pais que tiveram filhos sem pesar essa responsabilidade. E agora criticam quem não tem. Acho perfeitamente compreensível quem opta por não ter. Filhos são maravilhosos, falo pelos meus, é uma tarefa extremamente desafiadora. Quem reflete antes, mostra maturidade, super respeito e entendo.
Tenho 38 e ainda não penso em ter filhos, nunca romantizei maternidade. Principalmente para a mulher que acaba se ferrando sozinha na maioria das vezes.
Exatamente o problema e a romantizao da paternidade nós devemos e a aceita a realidade e bem melhor porque a realidade não romantiza paternidade família filhos mãe paí..etc viver a realidade e bem melhor mesmo porque a realidade e dura e mostra a verdade
Verdade
Acho engraçado pessoas falar q filhos estraga casamentos, nada a ver isso vem do casal tenho vários amigos q são casados e não tem filhos e vive um inferno e outros amigos meus q tem uma renca de filhos e são muitos felizes, teve um caso de uma amiga minha q ela não queria ter filhos pra não estragar seu casamento, o parceiro dela concordava eles vivia uma vida boa aparentemente ela fez até laqueadura pra não ter filhos, blz depois de um tempo quando ela já tava chegando nos 40 o marido começou ter atitudes estranhas, ela descobriu q ele sempre traiu ela com meninas mais novas, e q bancava uma casa da amante q tinha 2 filhos dele, o mundo dela desabou entrou em uma depressão profunda, ele abandonou ela e foi morar com a amante novinha, hoje ela vive de antidepressivo perdeu a mãe não tem ninguém tá velha e sente na pele a solidão coitada, então não venha me dizer q são os filhos não isso vem de caráter usa os filhos como uma desculpa
Eu acho engraçado que as pessoas se incomodam mais com quem não quer ter filhos do que com quem tem um monte de filhos que não criam direito e viram bandidos 😂
Exato.
NO BRASIL ter muitos filhos é garantia de mão de obra barata. Os ricos e poderosos têm no máximo dois filhos os pobres têm filhos a perder de vista. Têm casais que passam a impressão de que filhos são acessórios, que ajudam no engajamento nas redes sociais.
Espero que as pessoas, mulheres, principalmente, são as que ficam com 90% de toda a responsabilidade da criação dos filhos, tenham a liberdade de optar ou não por tê_los. Sem que uma sociedade cobradora, cruel, injusta determine como devemos viver ou não a nossa vida, até mesmo interferindo nas escolhas ligadas a nossa intimidade, individualidade.
Escravos não podem faltar para os senhores da elite. Melhor sobrar pra pagar ainda menos.
As coisas mudaram muito hoje. O homem que não assume os filhos tem que pagar pensão, senão vai preso. E tem homem que não é pai da criança, mas só porque morou com a mãe da criança e fez o papel de padrasto, tratando-a bem, levando na escola, tirando fotos juntos em festas de família, o Estado decide que ele é tal do pai "socioafetivo" e o obriga a pagar pensão até o pimpolho completar 24 anos.
Arrasou nem o Brasil sendo um dos países com maior desigualdade no mundo as pessoas não fazem está reflexão sobre a mão de obra barata.
Sou pobre e tenho dois.
@@renato7999. Mas a grande maioria dos que não pagam pensão não presos
Ta certo, pior é ter e não criar. Tenho 31 anos e minha esposa 29, somos casados a 10, só vamos ter se atingirmos uma certa estabilidade financeira, caso a idade chegue antes agente adota uma criança depois q estivermos mais velhos. Caso não atingirmos nossos objetivos de vida, não teremos e nem adotamos, simplesmente ficamos velhinhos juntos.
Se há vontade em ter filhos,.não espere que a situação ideal aconteça para realizar. Esse momento ideal não vai acontecer.
Se a situação hoje não está favorável, espere um pouco. Vocês são ainda bem jovens.
Só digo que esperar o momento ideal é furada.
@@reginafarias Não é perca de tempo eles são conciente da responsabilidade que é para vida toda, os seus pais conseguiram ter sucesso no caminho parabéns mas isso não é garantido para todos mesmo trabalhando duro e se esforçando no brasil as chances de você continuar pobre é alta considerando o alto risco melhor não ter, colocar uma vida só para satisfazer o prazer de ter um filho é negligenciar essa outra vida em um país que o futuro é a pobreza só vai condenar ele a frustração da vida.
@@reginafarias Fizeram o famoso puxadinho na casa dos pais né....
@@reginafarias A verdade é que quando alguém fala que não quer ter filhos é por causa da responsabilidade, do silêncio dentro de casa, vontade de sair sem ter preocupações ou qualquer outra coisa que você possa deixar de fazer por conta de alguém.
Amigo, faz o que vcs acharem melhor e não ligue pra comentários bestas aqui postados.
A decisao de ter filhos ou não cabe apenas aos interessados, que fazem sexo, mas não só para procriar. Os casais que seguem juntos na caminhada, também tem o mesmo direito de viver juntos sem constituir uma família com prole. A humanidade já prática atitudes anti concepção há muito tempo. Já oferece a opção não só a quem têm muitos filhos e não querem mais, como aos que não tem, e não querem ter. Não há como está mesma sociedade venha agora contestar um direito implícito da pessoa.
Maria Helena eu concordo com você.
Pobre NAO tem que ter filho pra viver miséria também, isso se chama egoísmo.
@@natalialeao1090 Para de c4g4r regra, Natália. Para de querer ditar o que os outros podem ou não fazer. Dinheiro eh importante, lógico, mas tá longe se ser o mais importante. Responsabilidade, paciência, e tempo são muito mais importantes.
@@mohammedmclovin4450 pare vc de c4g4ar pobreza extrema, pais que vivem na linha da miséria, tem que procurar primeiro ter boas condições de vida, antes de colocar filho no mundo pra sofrer miséria junto com eles, criança NENHUMA merece passar fome, trabalhar vendendo coisas no sinal pra ter oque comer em casa, é pecaminoso e egoista ver mães e pais, enchendo a casa de filho, porque o sonho deles é construir família e nao construir uma vida boa pra da a sua família. Primeiro tenha um bom emprego, depois vá ter seus filhos, não transmita a dor da miséria as suas descendência. Precisa-se investir urgente em educação, saude e emprego pra que as pessoas possam viver bem e ter suas famílias, mas o governo nao esta nem aí, quanto mais gente sem conhecimento, mas pobreza extrema teremos, pq é so isso que o sistema se importa, mais gente pra manipular, mais mão de obra pra explorar.
Tenho 34 e fiz minha vasectomia aos 28 anos, o primeiro médico que procurei disse que não faria pq eu iria me arrepender. Eu eminha esposa nunca quisemos filhos, sempre falamos sobre isso em nosso relacionamento.
Tenho 46 anos
E 22 anos de casada tenho três cachorros e seis gatos sou muito feliz e realizada.
Nunca tive esse sonho de maternidade, amo silêncio, paz, quietude e solitude.viajo só com meu esposo.
E recebo pouquíssimas visitas em casa com dia e horário agendado kkkkkk.
Amo minha vida assim.
Respeito quem vive totalmente diferente de mim, porém muitas pessoas acham estranho, mas a felicidade não é um padrão, e sim a escolha de cada um.
Acho que cada um deve cuidar da sua própria vida, FIM.
Puxe a fila...
Essa seria a solução de tantos problemas😅
Simples neh
Nem tenho o que responder para um Ser desse 😅 não dá pra argumentar porque é racional x irracional
"Now the world don't move..." 🎶😂
Essa pergunta "quem vai cuidar de vc na velhice?" Eu ouvi muito. Sempre respondia que eu não ia colocar uma pessoa no mundo já com uma obrigação pré estabecida e que talvez nem fosse cumprida. Certas pessoas simplesmente não entendem a opção de não ter filhos. E qdo eu fiz essa opção nos anos 90 era ainda mais complicado . Mas a escolha é individual, não podemos colocar esse tipo de decisão nas mãos de ninguém a não ser nas nossas
Eu e minha parceira decidimos que não teríamos filhos no terceiro dia de namoro, hoje estamos juntos a 12 anos! Nunca pensamos em mudar de ideia, e já ouvimos todos os tipos de argumentos de quem pensa diferente. Fico feliz de saber que existem muitos que pensam como eu
Eu e meu marido até tínhamos planos de pelo menos um filho, até casarmos e irmos morar de aluguel. ao lado de nossa casa parede com parede, tinha um casal com 2 meninos com idades bem próximas. Pensa num inferno que era a vida daquele casal por causa dos filhos, era um brigueiro da mulher com o marido e vice versa, as crianças brigando tbm entre si, a mulher não trabalhava, o cara pagava aluguel e era caro, ele tinha acabado de montar uma lanchonete que tbm era alugada, e ainda pagava pensão de outro filho. Resumindo....o cara só vivia estressado por causa de dinheiro, e todos esses gastos saía apenas do bolso dele. E ele abriu a lanchonete e logo entrou a pandemia, então pensa num caos que essa família vivia.
Com esse monte de despesas e sem poder trabalhar direito por causa da pandemia, eles se xingavam o tempo todo, e ele sempre muito estressado xingava e era muito ríspido com os meninos.
Então, diante desses acontecimentos, eu e meu marido decidimos não ter, pq concluímos que esse cenário dessa família, deve ser o retrato atual de 95% das famílias brasileiras.
E enquanto eles estavam lá desesperados sem saber da onde tirar dinheiro pra sobreviver, eu e meu marido estávamos só de boa.
Por mais casais assim ❤ pra mim o mundo já tem gente DEMAIS.
Tenho 43 anos de idade, sou casada há 19 anos e nunca quis filhos. Nunca passou pela minha cabeça ter filhos.
O custo de vida no Brasil é extremamente alto, é insustentável ter um filho aqui, se você não tiver um imóvel próprio QUITADO, e um salário de pelo menos 10k, vai ter que fazer duras escolhas na sua vida caso deseje ter filhos, ou você reduz seu estilo de vida para o de alguém que ganha menos, trocar o carro por um mais em conta, para reduzir consumo, seguro e manutenção, viajar menos, não terá mais a liberdade que tinha antes.
Afinal filho nenhum pediu para nascer, é sua obrigação sustentado E não deixar faltar nada.
É muito melhor não ter filho nenhum, do que fazer e não ter como sustentar, a crueldade e irresponsabilidade de quem faz filho e faz passar fome e miséria, isso é imperdoável,
Muitos pais tentam “terceirizar” a responsabilidade deles, achando que o filho será um Doutor, Advogado, Engenheiro, para tirá-los da pobreza, sendo que os mesmos não dão condições nenhuma para a criança realizar esses objetivos.
As pessoas precisam entender que amor não enche barriga, para criar filho precisa de dinheiro.
Kkkkkkkkkkk
É isso aí mesmo, falou a verdade.
Minha esposa e eu não queremos saber de filhos, inclusive eu sou operado e a laqueadura dela já está marcada.
Cada um com sua escolha. Quem não tá preparado pra respeitar a escolha do outro, nem deveria ter o direito de viver em sociedade.
Cuidar na velhice - previdência privada
Companhia - Adote um bichinho
Receber amor - Terapia para trabalhar o amor próprio
Ter filhos é uma experiência maravilhosa, mas desde que seja livre de expectativas e aberta ao aprendizado, paciência e muito amor para dar
Decisão que tomei há anos . Hoje casada com segundo marido e com 64 anos , muito bem resolvida , obrigada.
Eu tenho 28 e estou quase decidida a fazer o mesmo.. mas você nunca se arrependeu ou ficou pensando se tivesse tido um filho como seria sua vida hj se seria melhor.. algo do tipo? Tenho muitos motivos válidos hj pra não ter filhos mas temo me arrepender no futuro
Você pode se arrepender tendo filhos ou não, mas nesse caso, penso que ter filhos e se arrepender seja bem pior do que não ter e se arrepender.
Para o arrependimento de ter tido um filho não tem solução, já para o arrependimento de não ter tido filhos existem alguamas alternativas, sobrinhos, filhos de algum amigo (com a vantagem de devolver para os pais na hora que eles começam a chorar) ou até mesmo uma adoção.
@@bia7913 Relaxa caso você no futuro possa a se arrepender você pode adotar uma criança
@@Erik-Dbl Vc vai ajudar a Bia na criação da criança?
@@bia7913tenho 54 e arrependo de não ter tido
trabalhei com direito de família por algum tempo e vendo que os filhos, mesmo tendo sido amados e cuidados pelos pais, muitas vezes os abandonam na velhice, vendo mães que sacrificaram a juventude cuidando de filhos que pouco se importam realmente com elas, decidi não ter filhos. Sou casada há 8 anos e amo minha vida solo com meu marido. Filho é muita dedicação, é dar sua vida por alguém sem esperar nada em troca. Vi certa vez alguém falando "se vc tem dúvida, então é não" e pra mim foi não e vai continuar sendo.
Possuo um filho autista e parei minha vida para acompanha lo na terapia, fono, pediatra, escola dependo do meu esposo e uma coisa falo NUNCA mais quero ter filho irei operar daqui a dois anos tenho 32 anos e possuo só um filho e ficará só em um. Não sei o q é descansar, dormir, fazer algo pra mim sem se preocupar com os demais. Deus me livre ter mais filhos quero paz e sossego
Também sou mãe de filho autista, me descreveu totalmente o seu relato, quero muito fazer salpingectomia bilateral, meu sonho, nunca mais nessa vida quero passar por uma gravidez...
Eu já tenho um com paralisia cerebral , cadeirante , ele tem 21 anos , está fazendo faculdade , mas tudo depende de mim tratamentos e terapias , o pai ajuda quando pode , fora isso não tenho uma alma viva pra me ajudar.Só tive ele e não quis mais .Não tenho uma vida própria a 21 anos , amo meu filho , mas é uma dedicação 24 horas por dia .
Uma vizinha tinha um filho autista e sempre o criou para ser muito dependente dela. Mas morreu repentinamente e o filho não sabe nem cozinhar para si mesmo - triste vê-lo abandonado, pois os irmãos só se preocupam em brigar pela curatela sobre os bens e a pensão dele. Imagino q não seja fácil ter alguém q seja tão dependente assim.
Hoje em dia o número de crianças que nascem autistas é gigante! Sou professora e em cada sala de aula tem 4 ou 5 crianças assim, hoje o risco de ter um filho autista é enorme! Por isso decidi não ter filhos, do jeito que vai, provavelmente daqui a alguns poucos anos todas as famílias vão ter crianças autistas.
@@elnG40
Poisé, eu tbm desisti de ter filhos por conta disso, no trabalho do meu e aqui no condomínio onde moro é uma enxurrada de criança com problema.
Minha vizinha de porta, tem um filho autista e coitada , é a semana inteira levando o menino pra terapias e tratamentos , não tem tempo pra nada, só vive com cara de sono.
Ela me disse em off, que se soubesse que o filho ia nascer com esse problema e que ela iria passar por tudo que ela passa não teria tido não, então esse relato dela só reforçou o que eu já estava pensando a respeito disso.
Melhor coisa da vida, não ter filhos, ser livre , leve e solto pra viver a própria vida 😊
Se um casal vive com dificuldade financeira e passa por vezes necessidade, é certo colocar mais um ser humano neste mundo para passar pelas mesma situação? Criar filho é caro.
Acredito que as principais razões são econômicas. Ter filho é muito caro, a vida tem ficado cada vez mais difícil. Além disso as pessoas tem ficado solteiras ate mais velhas e os relacionamentos estão extremamente precários, não há segurança mínima pra se decidir ter filho com aquela pessoa, algo que impacta tudo na vida. Alto número de divórcios, pensão alimentícia e as outras questões fazem sim refletir se ter filhos será algo positivo ou negativo.
Fui mãe solo. Sempre cobrei pessoas que não queriam filhos, para mim era um absurdo. Mas criar uma filha só foi revelador( não me arrependo) mas hoje ao ver uma sociedade tão complicada com tantos muros sendo levantados, tantas questões não resolvidos. Uma sociedade que teve tantos avanços tecnológicos e tantos retrocessos sociais acho que hoje não ter filhos é uma boa decisão.
Parabéns pela revelação .
parabens por evoluir, ser incoveniente pra sempre da não
Estou nessa também.. as previsões p futuro no mundo não são nada animadoras, é melhor n envolver um ser vindo de vc nisso.
Solteira e sem filhos! 💖
Eu escolhi isto.
Hoje estou com 3.6 e continuo com a mesma vontade (ou 'não vontade') que sempre tive 💓
Detalhe: tive um pai cruel. Mas, independentemente disto, nunca quis ter filhos.
posso me consultar com você?
Uma prima, resolveu engravidar aos 40 anos, e com 41, teve gêmeos. Terrivelmente ela faleceu em 2021, de câncer do pulmão, complicado com a covid que ela contraiu. Aí deixou 2 filhos então com 12 anos e um marido que tava desempregado na ocasião. Um dos filhos apesar de inteligente parece ter autismo, e está alterado até hoje com a perda da mãe, o outro tem muita dificuldade na escola. Aí fico pensando se valeu a pena ela correr atrás de ser mãe. Enfim, ela foi atrás do desejo dela... mas a tragédia que se deu, o marido tá tendo que ser forte, ser pai e mãe de dois meninos que perderam a mãe. Desgraça. Mas claro que isso vai ser superado com o tempo.
Que situaçao triste, eu gostaria cuidar ou adotar criança autista. Onde eles vivem?
@@sangelaconsorte4415 eles tem pai.
@@sangelaconsorte4415 Que bela atitude
@@cropereira Obrigada.
Acho que faz mais sentido perguntar aos filhos dela se ela tomou a decisão correta em ter eles.
Minha escolha por ser livre de filhos vem de antes da adolescência, porque não via vantagens ver meus pais com tantos. A convicção só amadureceu e, hoje, aos 44, cumpri direitinho a meta e busco a histerectomia, porque tá foda continuar fértil.
Sabia que não queria ter filhos desde os 15 anos (não queria passar pelo processo de uma gravidez) mas só agora aos 37 anos consegui fazer a laqueadura. Que alívio é ter a vida sexual sem ter mais o medo de engravidar e colocar uma pessoa no mundo sem eu ter condições dignas de lhe dar uma boa vida! Se no futuro minha vida estabilizar e eu querer ser mãe, sempre tive a certeza que adotaria! Ser mãe, para mim, é querer cuidar e amar um outro ser: e não precisa vim de dentro de mim pra realizar este desejo! Espero q cada vez mais as pessoas reflitam antes de gerar novas crianças.
Acredito que uma cirurgia que remova osórgãos reprodutores femininos tem suas vantagens, sendo uma delas zerar as chances de câncer de útero e ovária, além de reduzir drasticamente o de mama. Se isso vale para as femêas que castramos, o mesmo deve valer para fêmeas humanas. É o que ouvimos dos veterinários.
@@renato7999Vale sim, a histerectomia tem até menos colaterais que a laqueadura. Infelizmente, a medicina não aceita fazer por opção salvo em casos de transicao de gênero. Questão ideologica, acham normal a mulher arriscar a vida em plasticas, no parto ou até mudar de sexo, mas não querer parir aí já é "demais" 😅
Moça, dá para você fazer a cirurgia de salpingectomia bilateral, que é uma cirurgia de esterilização feminina permanente em que as trompas são retiradas do corpo da mulher.
Logo vc entra na menopausa, relaxa.
Quando a turma me pergunta sobre isso eu respondo: "Nem tenho onde cair morta diacho, como vou fazer com um filho nos braços."
Não pára na questão de ter filhos, mas também na parte da logística. A sociedade não te dá chance de ter uma carreira sólida e ter filhos ao mesmo tempo. Você até pode ter os dois, mas sempre um dos lados terá desequilíbrio. É a minha percepção.
Agora te falo. Fiquei para titia amo muito isso. E se o jogo virar, estarei de coração aberto para mudar de ideia. ❤
Mas para isso preciso ter onde cair morta. 😂😂😂
Usando de toda a sinceridade, abri mão de um casamento porque não quis ter filhos. Nenhuma vocação materna com humanos, mas amo meus gatos e cachorros.
A vida seria mais simples se cada um cuidasse da sua, cada casal decide o que é melhor e vida que segue.
Ter ou não ter filhos é escolha de cada um, e ninguém tem que jugar as escolhas que são individuais e restritas a cada um de nós.
Eu to nem aí pro julgamento dos outros, sou childfree, tenho 30 anos e fiz laqueadura, sou muito feliz sem o peso de criar um ser humano
Quanto vc pagou?Foi mto burocrático?
Sei que mudou a lei,mas até agora n fui atrás.
@@dianacosta7933 eu fiz com 25 anos, sem filhos, no final do ano passado, o plano cobre todo o custo. Tem que só achar um médico que faça e precisa passar confiança na decisão quando falar com ele
@@dianacosta7933 Pelo SUS é chatinho mesmo, se tiver convênio é mais rápido
Seus pais não seguiram pra vc estar aqui
@@victorgustavo4366 Num tendi nada du qui cê falô...
Não tive filhos, não terei e é a melhor decisão que tomei.
"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria." Machado de Assis Memórias póstumas de Brás Cubas (1881).
Amo este trecho
Desde que li isso aos 18 anos, nunca me saiu da cabeça.
A quantidade de pessoas criticando duramente aquelas que tem filhos mas que estão exaustas,dando a entender que elas não amam seus filhos, revela um grave problema de interpretação de texto. Lamentável.
Que bom encontrar pessoas que assim como eu não quiseram ter filhos! E isso não tem nada a ver com gostar de crianças. Amo meus sobrinhos e não faço apologia a não ter filhos. É decisão de cada um.
Eu não vou ter filhos, e meu namorado também não quer. Já conversamos sobre.
Certíssima
@@domingues8098 pelo menos ela vai encontrar outra pessoa melhor.
@@domingues8098 A decisão tem que ser dos dois, porque se não compatibilidade, o relacionamento não vai para frente.
Quem opta por ter filhos também enfrenta dilemas e inseguranças. Não há um caminho certo, há o que é melhor pra cada indivíduo
Mas depois que tem, já era. O cabeçudo já foi parido e não dá mais pra se desnascer. Torcer pra dar certo nesse mundo massacrante.
Fez muito bem em não ter. Na melhor das hipóteses o que tem pra todos nós no fim das contas, é doença, velhice e morte.
@Rayane Bastos E imagine vc, quanto sofrimento uma pessoa passa por vir nesse mundo miseravel, só porque outros 2 miseráveis tava com fogo no rabo e quis mete. O mau do ser humano é querer divinizar tudo, até o sofrimento.
@@dion5804ñ precisa ser babaca
@@italabatista6490 Estou sendo realista. O que mais tem é mãe e pai arrependido por aí. Ou vc joga a criança pra adoção ou vai ter que ficar por obrigação. Chamo essas crianças de "ab0rt4dos vivos". Eu, que fui planejada e desejada, sofri pra caramba, imagina um rejeitado desses.
Principal motivo das pessoas quererem ter filhos: Alguém pra cuidar de vc na velhice. Ou seja, interesse e filho = seguro pessoal. Depois dizem que quem não quer é que é egoísta.
Eu tive porque quero ver o rostinho do meu bebê com o pai dele. Primeiro fui ter uma vida boa financeiramente. Em dezembro terei meu menino.
Não seria egoísmo não ter filhos para não ter problemas??? Tudo é egoísmo. Só que um tem mais peito pra assumir a responsabilidade e outro não.
@@davi9631 Não! Não seria egoísmo porque não tem nenhuma criança solicitando entrada no mundo. Não querer ter problemas nunca será egoísmo, ou seria egoísmo não querer comprar um carro para não ter mais gastos e problemas? É egoísmo prevenir doenças para não ter problemas? Não faz sentido o que você escreveu.
Seguindo essa lógica, todos deveriam ter filhos sem parar ksksksk
Meu comentário foi para o Davi
Excelente matéria!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tenho amigos que optaram em não ter filhos, e eu respeito e não fico opinando. Cada um sabe de si.
Eu não me imagino sem eles, sempre quis e estou muito realizada em ser mãe, para mim, uma experiência incrível, um aprendizado. E quanto a serem crianças, é só uma fase, estão cada dia mais independentes e autônomos, em breve seguirão sozinhos suas vidas e se eles optarem por não ter filhos eu vou aceitar. Suas vidas, suas escolhas.
Parabéns por pensar assim! Sem exigir dos seus no futuro. Vc é um das poucas q realmente é boa mãe: criou-os para o mundo e não pra vc! Quem dera mais pessoas pensem com vc!
Uma vez ouvi uma frase, que me representou como mãe : " Crie seus filhos para o mundo pois ao mundo eles pertencem, eles não são seus , você foi apenas o meio pelo qual eles vieram". Dê amor, dê exemplo, e veja-os crescer. Estará com a missão completa quando vir que sua presença já não é essencial para eles. Ame na distância, ame nos defeitos, simplesmente dê amor, sem esperar nada em troca.
Eu tenho filho... apenas 1 e sei o trabalho q da... amo meu filho, mas ele foi planejado pra ser cuidado por mim e pelo pai, mas o bonito resolveu q podia ir embora... me largando sozinha com a maior responsabilidade q um ser humano possa ter na vida... apoio pessoas q querem ter filhos, mas sempre falo, pras mulheres inclusive : tenham filhos, se vc por algum momento puder bancar cuidar dele sozinha, tenha filhos se vc tiver um boa rede de apoio, pq só nada as amigas q falavam a Titia ama, somem, a família tb somem do nada ... Eu tive a sorte de ter apoio depois da separação, mas é sofrido pq tudo sou eu, não tenho mais momento pra mim e sigo nisso pq essa é minha realidade. Mas vejo mulheres surtando por não bancar essa responsa sozinhas... então eu falo, se quiser ter, tenha, mas pense pq sim a vida muda de um jeito q vc não tem noção, e se vc não quer, hj é a atitude mais sensata... pq tb as pessoas não entendem q pra se ter filhos precisa estudar tb ... acham q é só colocar no mundo, gente não, olha o tanto de gente q engravida sem responsabilidade... então pense muito, mas sou a favor de não ter ... e q o governo comece a pagar pra pessoas não terem filhos e tb dar um limite pra quem tem, no máximo 3 gente... chega de ver por aí mulheres abandonadas com 5, 6 filhos, isso é surreal...
se o governo fizer isso o país quebra
O governo é tomado pelas elites que tem interesse contrário, quanto mais gente tendo filho, mais gente para explorar - o acúmulo de riquezas só funciona assim, muitas pessoas em estado de miserabilidade que aceitam trabalhar por qualquer valor para não morrer de fome e se reclamar, pode ser facilmente substituída pq a fila é grande. Por isso, o “mercado” odeia quando o índice de desemprego baixa, o ideal é ter índice alto para manter salários baixos e reserva de mão de obra alta.
Sempre quis ser mãe, desde muito pequena. Me imaginava com uns 3 filhos. Casei nova e já iniciei as tentativas. Hoje tenho dois filhos, dois meninos ( 1 adotivo e 1 biológico) e entendo quando escuto alguém dizer quê não quer ter filhos. É muita responsabilidade, gastos, se perde a liberdade por alguns anos. No meu caso, não me vejo sem ser mãe por mais montanha russa quê seja. Escutar os passos deles dentro de casa, dar beijos, ensinar, vê-los crescer me completa como ser humano. Sem eles não teria combustível dentro de mim pra crescer de verdade.
Cada um toma conta da sua vida !! Cada um sabe como quer passar essa viajem que é a vida
Não ter filhos por opção faz parte de uma menoria, então, para aqueles que não desejam filhos, sintam-se livres, pois já existem milhões de pessoas que desejam o oposto.
Tenho 48 anos, não tenho filhos e sou feliz assim.
Esse finalzinho foi ótimo! 😅😂
"Não tenho preconceito com quem tem filhos, até tenho amigos que tem!"
😂😂😂😂😂
kkkkkk entendi como isso soou kkk tipo, não sou homofobico, até tenho amigo q é gay kkk
Eu queria saber porque as pessoas não cuidem da própria vida. Quem quer e tem filhos va ter e cuidar de seus filhos e da própria vida e esqueça a vida de quem não quer ter filhos.
38 e sem filhos. Simplesmente não quis e nunca liguei para o que qualquer pessoa possa pensar a respeito.
Creio que a decisão é de cada indivíduo, nada está errado. Ter filho é bom e não ter tbm é. Povo não respeita a decisão alheia.
Tem filho que só dá dor de cabeça e arrependimento, sem falar nos que abandonam os pais.
Eu não quero ter filhos, tenho 36 anos quase, e não vejo a menor necessidade de ter filho.
Melhor não ter filhos do que ter e não conseguir criar ou ter que criar sozinha. A mulher geralmente se ferra, ainda que tenha um parceiro, pois muitos não querem participar da criação mesmo dentro da mesma casa.
JÁ TEM MUITA GENTE NO PLANETA, muitas crianças jogadas nas ruas, em instituições, ou muitas crianças passando mal na mão de pais cruéis 😊
E eu com isso??? Agora vou deixar realizar meu sonho por conta de irresponsabilidade de pessoas irresponsável.. e ruim hem
@@cigana863 Minha filha ninguém citou você, tenha filhos uai
@@cigana863 o cara fez uma crítica social, herege. Aprenda a interpretar as coisas.
Os caras do trabalho perguntam se tenho filhos, deixam a entender que só posso continuar no trabalho, se eu casar e procriar .
Mas observação: enquanto eu estava trabalhando como condenado às galés na adolescência, eles estavam envolvidos em coisas ilícitas, pesadas...
Enquanto eu estava a noite acordado em vigílias orando, eles estavam em baladas noturnas mexendo com coisas ilícitas. Hoje, cada um lá tem no mínimo 3 filhos (outros tem mais. Alguns tem 7 e outro tem mais).
Eu não tive filho, porque minha luta foi-- e ainda é -- pela sobrevivência. Eu não tive o privilégio de curtir noitadas, prejudicando os outros e, na sequência o "castigo" de gerar filhos amados, prole (herança do Senhor) e ter emprego garantido por carregar este "fardo".
Eu até tive oportunidade de burlar esta predestinação que me foi imposta de não procriar, mas eu tinha que fazer um esforço transcendental para Isto (não fui forte suficiente). Os muitos casais que se gabam por perpetuar a espécie, não o fazem porque são pessoas fortes, decididas e "cidadãos de bem"; mas o fazem porque as coisas lhes foram favoráveis com certeza. Não estou dizendo que é algo sem dificuldades, estresse...mas com certeza algo que lhes favoreceu lhes conduziu a tal função.
Ora, mas fazer é filho é fácil pra eles, o difícil é não joga-los dos edifícios, queima-los vivos, estupra-los, espanca-los e priva-los de coisas básicas.
@@cigana863 "teu sonho" ou teu egoísmo? 🤔 É só uma pergunta! Tu está mesmo disposta a, se necessário for, ficar com o corpo degradado de tanto esforço pra suprir as necessidades da criança, se necessário for? Você se jogaria dentro de um poço d'água cheio de ferros pontudos -- sem hesitar, para salvar seu filho? Você correria entre as altas chamas em uma rodovia do Paraná, com seu bebê no colo até colocá-lo num lugar seguro e, ao regressar para salvar o cônjuge, você morrer na explosão junto com ele? Você livraria seu filho de ser maltratado pelos moleques psicopatas do bairro? Abriria mão da make, das baladas, das tatoos, do corpo fitness, da faculdade (se necessário fossse), para realizar "seu sonho?"
Será que esse "sonho" não é só um auto engano, como pretexto de por como "mãe do ano" nas redes sociais? Vai alimentar essa criança? Vai ficar noites à fio acordada?
Quem vai pagar pelo seu "sonho?" O bolsa família?
Se você estiver disposta a cumprir estes e muitos outros requisitos necessários, vai em frente (pois o sonho é seu).
Olha, eu e meu marido decidirmos não ter - simplesmente porque não queremos. Estamos juntos há 8 anos e somos felizes - mas é IMPRESSIONANTE como a família dele quer se meter e ME CULPA por uma decisão de nossa, de comum acordo. Como se a mulher fosse sempre culpada (a reportagem tb fala disso e eu vivo essa realidade)
Eu percebo isso com uma amiga minha. Ela e o marido decidiram não ter filhos. E vejo o olhar de censura, das pessoas, em cima dela. Ela fica meio que deixada de lado. E quando vai colocar alguma opinião sobre crianças dizem: vc não pode falar nada porque não tem filhos. Acho um pouco cruel
Nós de fora nunca saberemos se a decisao foi do casal ou se foi SUA
Fala que descobriu que não tem útero num exame ou é esteril e que está na fila da adoção que demora em média 10 anos para chegar sua vez, nunca mais te perguntarão nada.
@@joaovermontkkkk mas isso sim e outra verdade não escute não ter por opção sim por não pode ter
Eu conheci um casal que negociaram não ter filhos, focar na carreira. Depois se separaram e adivinha! ambos tiveram filhos com os novos parceiros e são super felizes. Isso me deixa pensando: será que a decisão de não ter filho é pq não sentimos confiança no nosso parceiro? Achamos que nosso cônjuge não será bons pais? É bem complexo isso...
Tenho duas e falo, se eu soubesse que iria ficar tão cansada não teria não. Eu as ❤️ claro, amooooo, mas acho que devemos dizer a verdade também, não é facil
Tá cheio de pai e mãe até maus arrependido que vc. As pessoas romantizam e impõem muito a procriação e quando veem na prática não era nada daquilo que pensavam.
Gente como você realmente não deveria ter filhos.
Realmente Anne! A quantidade de pais exaustos que conheço e atendo não está no gibi. Ninguém se arrepende de tê-los, todos amam os filhos, mas a maioria deseja ter pensado mais sobre a decisão. A partir do nascimento cai uma série de julgamentos e obrigações que abalam o psicológico de qualquer um. Ter filho é algo muito sério, que não deveria ser influenciado por família ou convenção social.
Você não ama suas filhas. Coitadas
Tenho um filho 33 anos e adorei essa experiência. Hoje morando sozinha e sem as obrigações da maternidade estou muito feliz também. Meu filho não pretende ter filhos.
Pra que ficar dando satisfação para os outros🤷♀️, simplesmente não tenha filhos e acabou, se não tem criticam, se tem 7 filhos criticam, se tem só 1 criticam, eu quis ter um casal, consegui, não me importo com os outros, ter filho é fácil, quero ver saber educar. Educar filhos e uma missão difícil, por isso se for pra deixar largado é melhor não ter
Hj muitas pessoas egoístas e sem responsabilidade
Quem acha que não ter filhos é um ato egoísta é ignorante (no mínimo)
Muitas vezes é o contrário.
Verdade, mais egoísmo e colocar alguem no mundo só por botar ou pro avós cuidar isso é egoísmo.
Egoísmo é querer ter filhos pra controlar a vida deles e achar que eles tem que cuidar de você!
Egoísmo é querer colocar uma cópia de si para vc controlar, sem condições e sem consentimento de alguém que nem saberá se quer viver nesse mundo, só pra alimentar um vazio existencial.
Egoismo é continuar a humanidade que não deu certo
Eu decidi a 2 anos não querer ter filhos. 2 razões principais:
1) Responsabilidade. Eu me considero uma pessoa boêmia, vivendo do modo carpe diem. Adoro viajar, conhecer lugares novos, comprar coisas que gosto, e são coisas que muito delas não posso com um filho comigo, ou então de forma limitada. E sinceramente não quero isso. Penso que a vida cada um deve trilhar seu próprio caminho, e nós mesmos que devemos escolher nosso destino. E nossos gostos nunca mudam, não vejo razão de querer mudar só para por um ser nesse mundo.
2) Medo. Muitos vão discordar, mas do jeito que as coisas estão no mundo, principalmente no Brasil, acho muito arriscado criar um filho aqui. Estamos um país polarizado, violento, com uma educação de péssima qualidade, e tenho medo se eu tiver um filho e ele ter alguma ferida pelo que estamos passando. Mesmo com uma educação familiar boa, isso não garante que a maldade do mundo não o engula. Mesmo se eu estivesse em um país mais próspero, não sei se mudaria minha visão.
É isso! Cada um deve ser feliz do jeito que queria que seja melhor!
Nunca desejei ter filhos, desde muito nova sabia que não era pra mim.
Cheguei aos quarenta e a ideia de ser mãe nunca me atraiu. Sigo numa vida reservada e com sonho de curtir minha velhice no exterior.
O assédio no âmbito pessoal beira o insuportável, tanto que, quando me abordam, digo que tenho problema no útero.
É comum as pessoas associarem filhos a responsabilidade e seriedade à vida adulta, verdade é que não há respeito pelo modo de vida "diferente".
Por fim, eu que nunca fui atoa sou desmerecida no trabalho e na família por essa escolha.
Diga apenas a verdade.
Eu tenho 52 anos e nunca quis ter filhos e cansei de explicar que não queria ter e ser julgada de mil maneiras até que comecei a fazer como vc, acabei dizendo que nunca pude ter filhos 😂😂😂😂😂
Sei que muitas pessoas são felizes com os filhos, mas quando falo que não terei, MUITAS mulheres confidenciam que se arrependem da maternidade. A cada dia que passa eu amo mais minha decisão de não ser mãe. Pode até ser egoísmo, não me importo. Acredito também que seja o maior amor do mundo, que só quem tem filho sabe, mas só eu tb sei como é minha vida boa.
Ainda é um tabu admitir arrependimento de ter filhos, especialmente pra mulheres.
Maior amor do mundo porque a natureza é sábia, se não fosse assim, com o trabalho, preocupações e gastos a pessoa abondonaroa, mataria ou algo do gênero
Decidi aos 13 anos que não desejo ter filhos, hoje aos 33 me sinto super de acordo com a minha decisão, inclusive estou procurando médico pra fazer laqueadura ❤
Não tenho filhos e nunca me arrependi disso. Podem me chamar do que for, eu que não vou me preocupar com o que uma sociedade hipocrita e egoísta pensa de mim.
Cada um deveria cuidar da própria vida e parar de IMPOR OBRIGAÇÕES aos outros, faz quem quer e não faz quem não quer. Apenas respeite.
Normas sociais, superego é escravidão imposta, mandante.
Se cada um cuida-se da própria vida o mundo seria, mas muito, muito melhor sem gente enchendo o saco com assuntos que não lhe cabem.
Te afeta diretamente eu não ter filhos? Então por que se preocupa?
Vai ajudar quem passa fome, quem esta escravizado, quem REALMENTE precisa de ajuda não tem a mesma atenção ou recursos e tempo gastos.
Vc acredita em Deus? Nossa, que bom pra vc! Acredite, é seu direito eu respeito, mas respeite quem não.
Vc quer ter filhos? Tenha e seja feliz, simples assim. Eu respeito, mas respeite quem não quer.
edit (comentei antes do "ROTEIRO DE VIDA", por que tenho que seguir um roteiro de vida preestabelecido??? e por quem?)
É igual religiosos usando a CIÊNCIA pra argumentar contra LGBT, "o que é uma mulher?" de Matt Walsh... O HOMEM não veio do macaco num processo evolutivo, ai ciência não cabe. Vacina não pode. Mas pra embasar argumentos CONTRA alguém, ai pode usar a BIOLOGIA.
RESPEITO
O problema é quando a pessoa chegar a velhice sem filhos, muitos vão encher o saco de sobrinhos, e até parentes distantes para fazerem lhe favores, muitas vezes em troca de nada, muitos nem irão ajudar justamente pela falta de vinculo, ai é onde o idoso fica a merce de golpistas, cuidadores que maltratam etc...
É melhor pedir favor ao filho, pois em tese deve obrigação aos pais que cuidaram dele.
A vida sempre foi, e sempre será uma troca de favores, não existe almoço gratis.
@@ovisitante14 que pensamento doentio e triste. Só ter filhos para garantir que alguém vai cuidar de você, o egoísmo na sua supremacia. E hoje em dia tem filhos que até abandonam os pais na velhice e estão nem aí para eles, logo esse seu argumento é total inválido!
Exatamente
Excelente!!!!
@@ovisitante14 cara, já vi esse argumento. Na moral? Se uma pessoa quer ter filhos pra ter ajuda na velhice, é melhor não ter
Participei durante muitos anos de grupos childfree porque eu tinha dúvidas se queria ter filhos. Falam como se a maternidade fosse um martírio, o fim da liberdade, da carreira, dos planos… Felizmente, quando o relógio biológico começou a tocar eu acabei optando por ter e foi a melhor escolha da minha vida. Depois que meu primeiro filho nasceu eu consegui terminar meu doutorado mesmo morando do outro lado do mundo, longe da família e dos amigos. No dia da minha cerimônia de graduação eu segurava a mão do meu filho de 2 anos e já carregava o segundo no ventre. Foi um dos dias mais felizes da minha vida. A maternidade tem sido uma experiência linda pra mim, mas entendo que nem todo mundo se sinta assim e tudo bem! A experiência e decisões dos outros não precisam estar erradas para que as minhas estejam certas. O mundo seria um lugar melhor se as pessoas entendessem que cada um sabe o que é melhor pra si!
Não acredito que seja uma ditadura. É exatamente sobre a liberdade de escolher o que se quer que se trata isso. Eu vejo a maternidade como um martírio PRA MIM pq é algo com q eu não sonho. Mas não imponho isso aos outros de maneira nenhuma
Parabéns, obrigado por compartilhar
Sou homem, mas me identifiquei com sua história, qual sua área de formação, já que fez doutorado? Estudou no Japão, Austrália? Quero te seguir, tem insta?
@@kazenriq Oi! Minha área é Engenharia de Transportes. Fiz meu doutorado e moro em Taiwan. Eu não uso muito o Insta.
A sua historia e linda mas nao e a mesma da mulher periferica que mira na favela. Pra ela nao foi maravilhoso ter filho!
É óbvio que a sociedade não apoia, vai acabar a mão de obra barata. Não tem nada a ver com continuar a espécie, tem a ver com explorar os pobres, a ricaiada vai ter que limpar a própria sujeira. Amo 😂
😂😂
Os ricos mesmo, a maioria, tem pouco filho, lógico.
um projeto de controle de natalidade aqui em minha cidade foi boicotado pq isso iria afetar a quantidade de eleitores...
Hahaha
A primeira vez que postei , mais ou menos dois anos atrás, que não valia a pena ter filhos quase fui cancelada. Hoje observo que as pessoas estão assumindo e normalizando a ideia de que filhos são dispensáveis em um casamento.
Ter filhos não é garantia de velhice sem solidão. A experiência de sermos pais é esplêndida.
Meu filho é maravilhoso, mas tem vida própria com escolhas longe de mim. Podemos ser felizes com ou sem eles.
Ter filho e muita responsabilidade pro resto da vida,as vezes quando eles se casa precisamos ainda orientar,tem gente que não consegue se sustentar sozinho e quer ter filhos para sofrer,fico muito feliz de ouvir uma reportagem como essa,de ver que a humanidade está pensando bem antes de ter filhos,os abrigos estão cheios de crianças que ninguém quer nem os próprios pais,nada mais justo que não ter, porque eles não pedem para vir nesse mundo,somos nós que queremos.
Ninguém pediu pra nascer ou existir nesse mundo pra depois morrer velho e isso se vc tiver sorte de sobreviver até lá. Fora as doenças e problemas.
Eu amo tanto o meu filho, que optei não trazê-lo para este mundo em que vivemos.
Já deixei isso muito claro, quando conheci minha esposa. O maior sonho dela era ser mãe. Deixei muito claro que, comigo não ia acontecer então, se era algo importante para ela, deveríamos nem começar algo mais sério.
Fui honesto e sincero desde o início do namoro.
Hoje estamos juntos à 24 anos, e não tenho arrependimentos.
Uau!! Bela história e belo exemplo de casal consciente vocês!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Minha meta de relacionamento
Perfeito 👏
Ela está feliz?
Coitada!
Colocar filhos nesse mundo, na situação q está a moral, política, guerras, pandemias, problemas mentais mais presentes etc chega a ser até irresponsabilidade, morro de medo de ter filhos, esse mundo não vale a pena
Após a infância, o ser humano vive uma eterna crise existencial; medo da velhice, medo da morte e muitos outros dramas. Então porque colocar uma criança no mundo para passar por TUDO isto ?
Vdd 👍🏻 canal canal
Têm falar isso para os mais pobres...
Faça a seguinte reflexão: você gosta de viver, mesmo com todos esses problemas citados, ou preferiria não estar vivo(a), que seus pais tivessem tido esse mesmo pensamento e desistido de conceber você devido aos problemas do mundo? Ter ou não ter filhos é uma escolha pessoal e não há problema nenhum em decidir não tê-los. Mas a razão não são os problemas do mundo.
@@waldeterodrigues6740porque não colocar? Eu não abriria mão da minha vida por causa de todos esses problemas. Você abriria mão da sua?
Ter filhos é, no geral, uma carga extremamente pesada; mais à mãe.
Sempre.
Melhor decisão que já tive na minha vida,sobra paz, dinheiro,a vida e mais do casal e sobra tempo,sem responsabilidade com outra pessoa além de vc mesmo,sem falar nas consequências q vem depois de ter filho.
Essa foi a melhor decisão que eu e meu noivo tomamos.
imagina a pior.
@@Eduardo_BP quer mais crianças no mundo, faça vc a sua
@@rodrigosjd4211 kkk deus me livre kkk melhor presente que vou dar para meu filho é não telo kk
@@rodrigosjd4211 engraçado que ele julga e faz o mesmo, não é nem burro mas quer que os outros sejam.
@@Eduardo_BP oush
Qual o sentido de botar filho nesse mundo? Ainda mais considerando que o destino de todos é morrer? Não entendo.
Tenho dois filhos adotivos, um que atualmente tem 27 anos e o outro tem 15. Hoje em dia eu costumo dizer que quem tem juízo não tem filhos. O mundo está a cada dia mais difícil de se viver nele e tem também a questão econômica pois a maioria das pessoas que tem filhos, não têm condições de tê-los. A decisão de ter ou não filhos é uma questão delicada mas que precisa ser amplamente discutida porque ao meu ver, afeta toda a sociedade. 😢
É incrível como a decisão de quem sabe o que quer pra sua vida impacta na vida de quem não tem essa certeza de suas escolhas. Como pode uma pessoa se incomodar com a decisão de outra não ter filhos?
Eu quero ter 1 filho, mas não julgo quem não quer ter. Tá muito caro criar uma criança, fora que é (ou deveria) ser a maior mudança na vida de uma pessoa e tem gente que não quer mudanças. Além que é melhor não gerar alguém do que ser pais ruins
Eu tive um filho! A questão complica um pouco com o meu filho me pede um irmão.
@@marciogoncalves246mas seu filho não vai criar, educar e nem sustentar o irmão. Pode ser até que nem se dê bem com ele. Enfim, ter filhos é decisão exclusiva dos pais. Irmão não é brinquedo pra criança pedir.