Fun fact: Nada em Doom é 3D. Nem os cenários. Os caras usaram uma estratégia chamada Ray Casting, que aumentava ou diminuía as texturas de acordo com a distância do observador na parede, dando o efeito 3D. O primeiro FPS realmente 3D foi Quake.
Uma coisa que acho bizarro é como programaram a visão dos inimigos, eles sabem onde você tá a partir do momento que te vêem mas não tem uma noção exata apenas sabem que você está atrás da parede, mas a questão é que não existe uma parede, apenas uma textura com colisão ativa, esse jogo é uma grande ilusão de ótica extremamente complexa
na verdade, até onde eu sei, tanto quake quanto hl1 lançaram pra uma época com computadores que a maioria nem hardware pra 3d tinha (gpu), afaik ambos quake e hl1 tinham opções pra renderizar no software. Esse problema seguiu no hl2, só que sem a solução do software, o jogo era só pesado demais pra epoca mesmo
@@CauêFariasBerti exato, mas não precisava "ter hardware para 3d". 3d é um formato de vértices e da pra fazer calculos matriciais e tudo mais com CPU sim, mas não era o caso de doom, que era tudo raycasting mesmo, nem 3d verdadeiro era
Uma observação, tanto Doom, 2 e 3 são open source GPL, mas, o grande mestre John Carmack fundador e CEO (CEO de verdade, não esses arrob4ad0s que tem hoje) da Id software, também fizeram o Quake, o 2 e o 3 open source, penso que até o 4 é opens source. Ironicamente a Valve que criou Half-life, já havia comprado os direitos pra usar a engine do Q2, mas claro, com uma licensa comercial, já que GPL seria f. As versões 1 e 2 abusam do assembly no modo software e partes que faziam os gráficos, via direto códigos em asm na versão feita pra compilar no visual C da Microsoft. A engine destes jogos era totalmente compatível, porque a Id software pensava em atingir o maior número de pessoas para o seu jogo, tanto offline como multi player! Eles tinha uma versão para OpenGL e um driver para Software(se não me engano uma versão Glide), sim, o jogo rodava em modo software, cada operação de desenho do jogo tinha algoritmos scan line avançados baseados em BSP tree, TUDO EM MODO SOFTWATE! E o impressionante, aquilo tudo é C plano com rotinas em assembly, não é C++! Quake 2 é uma verdadeira engenharia da programação, eu duvido que hj alguém faria algo do tipo!
@@GrandeFiasco o que é pior Dev que programa em Java, Dev que programa com chat gpt, ou Dev que não conhece DOOM? ( Eu curiosamente conheço um "Dev" que se encaixa em todos os três e aínda se acha o próprio Deus da programação).
Eu realmente nao quero voltar a essa fase. Da pra fazer o canal chegar a 500k mas eu vou ter que me fuder pra isso acontecer, fazendo video. To em outra vibe.
Quer comentário então toma: O vídeo só começa as 11:00 , até lá só ficou enchendo linguiça falando de git pra fazer jabá. Fora as inserções de memes sem graça o tempo todo. Depois quando foi explicar o Doom, falou falou e não explicou nada, que é uma função matemática em uma tabela é obvio, minguem esperava IA nos anos 80, enfim , mais 5 min de enrolação e pedido de Like.
Chorumando aqui porque não consegui comentar no chat principal: Essa fixação pelo aro matriarcal é coisa que Freud explica. Fiasco: Não entendo chorumês.
Pior que tudo que a ID Software faz é bem revolucionário Quake que chegou depois de Doom, se não me engano rodava 3D só usando o CPU, numa epoca que GPU era absurdamente necessário pra gerar 3D Não só isso mas o bug de floating point dos Pentium tmb foi descoberto por causa dele !
Foi justamente o Doom meu primeiro e praticamente único jogo. Eu jogava em rede depois do trabalho, de madrugada, com dois colegas ilustradores no Estadão. Era muito louco. Dava medo.
Doom é bom até hoje. Os caras inclusive lançaram uma DLC recentemente pro Doom original. Sem contar que jogar Doom com o mod Brutal Doom melhora em 10x a experiência.
Nem sei se vou seguir a carreira de programação, pra falar verdade, sou só um desempregado de 20 anos morando na casa dos pais fazendo um curso técnico, e que simplesmente não sabe o que quer da vida. De qualquer forma, isso não tem nada haver com o assunto do vídeo, Doom é a própria personificação da linda arte da programação. Excelente vídeo. Simplesmente inspirador.
@@zareado3360 Claro, só preciso de 4 anos de experiência, um prêmio Nobel, doutorado em ciência da computação, e dominar mais de 150 tecnologias diferentes que faz qualquer letrado parecer um analfabeto só de ler os nomes. Vai ser um caminho bem longo e cansativo. Até lá vou ter que viver de bicos de empregos que talvez nem tenham nenhuma relação com o curso que fiz.
empresas de bairro não querem saber nem se você mora perto ou longe da empresa, seu foco tem que ser essas empresas, não grandes fintechs ou empresas renomadas no mercado.@@Direitista_Patriota
@@Direitista_Patriota de fato é complicado, n sei onde tu mora nem teu networking. Mas eu acredito q se tu deixar claro tua função e projetos uma hora tu acaba conseguindo. Eu tentaria ingressar como suporte técnico, é como a maioria entra. Futuramente vc pode ingressar num estagio através de uma facul, ou sem facul com um networking mais amplo. Mas eu tb sou só um estudante de cruso técnico brecado pela reservista. Ent boa sorte!
Cara, talvez não seja seu estilo. Tem outros conteúdos na internet que podem te agradar sobre o mesmo tema. Esse è o jeito que eu curto abordar é tb è aceito pela maioria. Com 51mil views e apenas 349 dislikes. Te aconselho sempre a procurar o mesmo tema feito por alguém que tu curta assistir, uma pessoa que falou do mesmo tema foi o @bkk97 mas foi em inglês, da uma olhada lá e vê se o estilo dele te agrada. Tmj. Deus te abençoe
@@GrandeFiasco pior que eu curti o vídeo sksksksksk mas admito que me incomodou tantas pausas, deu agonia vendo, eu já esperava da alura nesse tipo de vídeo, felizmente o vídeo deu certo e é um dos com mais views desse período recente, acho que mais gente vai ver seu canal a partir de agora :)
@@GrandeFiascovocê já pensou em falar do jogo do labirinto infinito? Até hoje ninguém sabe recriar o código daquele jogo sem erros e os devs sumiram ou morreram virou um mistério da computação Emtombed Atari
@@brinquedonaosemexepo pausas muito chatas, cliquei no vídeo porque eu gosto de doom, e tbm estudo programação o vídeo é sim muito bom, informativo e engraçado mas devido as quantidade de pausas eu simplesmente nunca mais vou dar uma chance pra outro vídeo do canal. provavelmente tem pessoas que não se incomodam com isso, mas pra mim é desrespeitar muito a experiência de quem tá assistindo
Minha primeira memória com DOOM foi meu primo jogando no quarto e eu, com uns 2 - 3 anos, chorando de medo do cara todo arrebentado no canto da tela. Alguns anos depois eu viciei nessa belezinha.
Pergunta: Por que DOOM roda em tudo? Fiasco: Pq DOOM é uma grande equação matemática. Uma bosta de explicação preguiçosa de quem provavelmente não sabe o que ta falando. Adorei, por favor, continue assim! ❤
O RUclips tava me recomendado esse vídeo há umas duas semanas já. Mas somente hj abri para assistir e digo o seguinte: não sei nada de programação, mas já joguei muito Dom quando era moleque 😂😂😂.
Cara, seus roteiros são muito bons e você articula muito bem em vídeo! Nem parece um programador que fica o dia inteiro na frente de uma tela, no escuro, lendo linhas verdes em um fundo preto!
Poxa, com tanta dica boa que tem no código, como a gambiarra que acelera cálculo de Fourier, antes de FFT pra detecção de colisão, a parte da otimização dos sprits, até então tudo tinha de ser feito na unha, tudo hoje em dia escondido por detrás das sdks e ides
Lembro na época que joguei Doom pela primeira vez, lá pelos idos de 1993 ou 1994, e era um jogo pesado pros PCs da época, não era qualquer 486 que você jogava DOOM aceitávelmente, em 386 era um exercício de paciência. A técnica de raycaster tem um peso razoável pra tecnologias de 16bits, e só depois da era 32bits que ele começou a rodar decentemente nos PCs.
Eu não tenho certeza, mas acredito que o primeiro jogo que joguei foi ranma meio. Meu colega de escola tinha um super Nintendo, e a única fita que ele tinha em casa era essa. O RUclips não me recomendou esse vídeo, eu estava procurando o código fonte do Super Mario World, e depois tive a curiosidade de procurar o código do Doom, já que roda em tudo.
Já vi gente roda doom em coisas que não são eletrônicas, como um caderno por exemplo, ou aqueles livrinhos stopmotion, que cada folha é uma espécie de frame, e passado rapidamente gera um movimento.
Tinha um jogo que eu jogava no windows XP, mas nunca descobri o nome do jogo. Era um jogo da cobrinha só que era dark. Eu encontrei ele funçando em uma umas pastas do windows. Mas o jogo era diferentão: o jogo da cobrinha aparentemente era normal que nem outro qualquer, você comia as maçãs e a cobra ia crescendo. Mas caso você chegasse perto das beiradas da tela uns animais da selva te puxavam e você virava refeição. Era muito bom, mas nunca descobri que jogo era esse. Ou jogo que lembrava de jogar era do homem aranha antigão, tinha venom, scorpion, rino, mulher gato e muita fumaça.
Sendo speedrunner de Doom, eu simplesmente sou apaixonado pelo quanto ele é simples. E inclusive, eu comecei a aprender programação recentemente e percebo que o Doom é altamente conhecido entre os devs...
Durante meu único emprego fora da área de tecnologia (analista de vendas), em 2001, joguei DOOM na empresa até a última fase e parei naquele final impossível de passar (sem os truques que a gente conhece hoje). DOOM foi fundamental para matar tempo. Boas lembranças...
Acontece irmao, nao da pra agradar todos sempre. Vou tentar melhorar na proxima e trazer um topico mais interessante, Deus te abençoe na sua caminhada. tmj
Você fecha seus olhos, imagina a tela inicial de doom, imagina aquele metal compressado que é a trilha sonora de doom, dá start, começa a andar e atirar... você está rodando doom na sua cabeça, VOCÊ RODA DOOM.
Estudo em uma escola de programação no Rio aonde usamos C/C++ em boa parte dos projetos, ler esse código foi muito simples e sei como é sofrido fazer as coisas com muitas limitações (mesmo não sendo da magnitude que eles tinham na época), acabei me identificando com os devs kkkkkkkk Parabéns pelo vídeo, compartilhei com meus colegas de estudos!
Abri o vídeo pensando que veria uma explicação do que eles queriam fazer, e qual a solução deles de forma dinâmica e interessante, e o que eu ganhei, na verdade nem sei pq não entendi absolutamente nada, pelo menos a edição do vídeo é legal
Estou iniciando na programação e só ouvi verdades nesse vídeo. Mesmo estando aprendendo agora, sempre tiive essa opiniao de que hoje esta bem mais facil do que na década 80 e 90.
Já "rodaram" DOOM em umteste de gravides também e em um... (para que eu vou comentar isso?)... vibrador... O primeiro commit do git foi do Linus Torvalds por ter sido simplesmente o autor do git (não do github mas da ferramenta git. O cara é zica) mas que desde então é desenvolvido por Junio Hamano (esse merece também). CALMA QUE EU JÁ VOU COMENTAR POW 🤣
Prince of persia, Stunts, 4D Boxing e Indiana Jones: Fate of Atlantis foram alguns dos primeiros jogos que joguei no PC Os primeiros em um monitor CGA + um 386 DX40 :D
Doom não foi criado em 87... A versão alfa 0.2 foi lançada em fevereiro de 1993, o jogo teve uma apresentação para a imprensa em 4 de outubro de 93 e foi lançado ao publico em dezembro de 93...
A primeira versão de doom foi feita em 87 segundo o livro, teve o alfa em 1993. Mas ele foi uma tentativa em 87, mas sei lá, pode estar errado tb. Vlw pela contribuição
@@GrandeFiasco A ID Software foi fundada em Fevereiro de 1991 com o antigo time da empresa Softdisk. Em 92 foi lançado o Wolfenstein 3d. No ReadMe do Doom 0.2 tem a seguinte piada: February 4 - Doom 0.2 alpha released privately. Before 1993 November 7, 1956 - John Anderson is born. October 28, 1967 - John Romero is born. August 20, 1970 - John Carmack is born. 1990 - Brothers Brian and Steve Raffel found Raven Software. December 14, 1990 - The first episode of Commander Keen (Marooned on Mars) is released. February 1, 1991 - id Software is officially formed. May 5, 1992 - Wolfenstein 3D is released. September 18, 1992 - Spear of Destiny is released. September 18, 1992 - The making of Doom begins.
Quando estudei programação era em PASCAL e C e Orientação a Objeto em C++ . Recursividade, controle de memória, garbage collection, ponteiros era na unha e no ódio mesmo.
Se você programa sozinho, e em baixa escala, tipo menos de 20 mil linhas, pouco importa se o código tá sujo. Se você vai trabalhar em equipe, vai atrapalhar seus colegas. Se vai programar em alto volume, vai emperrar o projeto em algum momento. Linus pode ter algo ironico aqui e ali, mas observe o código fonte do kernel linux, é extremamente organizado. Ele o mantém pessoalmente até hoje.
Queria falar sobre o incrível Sonic robô blast 2, q foi feito usando doom por ser open source e tá desde 1900 e n sei quanto recebendo atualização usando doom como base
✅ Alura liberou 15% de desconto usando meu Link! alura.tv/fiasco
span
tmj
boa
Desafio fazer Doom no brainfμck
Pow consigo não 😅
Requisitos para rodar Doom:
- Processador (Opcional)
huehuehue. O mais bizarro que eu ja vi foi um cara que rodou em uma bacteria e outro que rodou num tamahoshi. Os 2 tem no youtube so pesquisar
John Carmack, vc por aqui?!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Existir(opcional)
@@GrandeFiasco Esse das bacterias foi muito foda. O chato é que é muuuuuito lento...
Fun fact: Nada em Doom é 3D. Nem os cenários. Os caras usaram uma estratégia chamada Ray Casting, que aumentava ou diminuía as texturas de acordo com a distância do observador na parede, dando o efeito 3D. O primeiro FPS realmente 3D foi Quake.
Uma coisa que acho bizarro é como programaram a visão dos inimigos, eles sabem onde você tá a partir do momento que te vêem mas não tem uma noção exata apenas sabem que você está atrás da parede, mas a questão é que não existe uma parede, apenas uma textura com colisão ativa, esse jogo é uma grande ilusão de ótica extremamente complexa
@@eduardoramonresser7929 VERDADEIRO
na verdade, até onde eu sei, tanto quake quanto hl1 lançaram pra uma época com computadores que a maioria nem hardware pra 3d tinha (gpu), afaik ambos quake e hl1 tinham opções pra renderizar no software. Esse problema seguiu no hl2, só que sem a solução do software, o jogo era só pesado demais pra epoca mesmo
@@CauêFariasBerti exato, mas não precisava "ter hardware para 3d". 3d é um formato de vértices e da pra fazer calculos matriciais e tudo mais com CPU sim, mas não era o caso de doom, que era tudo raycasting mesmo, nem 3d verdadeiro era
joguei pra caralho kkk quake II Era feliz e não sabia
Te desafio fazer um DOOM no Java
Ia ser loco o Fiasco fazendo isso em live bebendo e falando as loucura dele programando Doom kkkkkkkkk
Up
Excelente!!!
Up
Up
Uma observação, tanto Doom, 2 e 3 são open source GPL, mas, o grande mestre John Carmack fundador e CEO (CEO de verdade, não esses arrob4ad0s que tem hoje) da Id software, também fizeram o Quake, o 2 e o 3 open source, penso que até o 4 é opens source. Ironicamente a Valve que criou Half-life, já havia comprado os direitos pra usar a engine do Q2, mas claro, com uma licensa comercial, já que GPL seria f.
As versões 1 e 2 abusam do assembly no modo software e partes que faziam os gráficos, via direto códigos em asm na versão feita pra compilar no visual C da Microsoft.
A engine destes jogos era totalmente compatível, porque a Id software pensava em atingir o maior número de pessoas para o seu jogo, tanto offline como multi player!
Eles tinha uma versão para OpenGL e um driver para Software(se não me engano uma versão Glide), sim, o jogo rodava em modo software, cada operação de desenho do jogo tinha algoritmos scan line avançados baseados em BSP tree, TUDO EM MODO SOFTWATE!
E o impressionante, aquilo tudo é C plano com rotinas em assembly, não é C++!
Quake 2 é uma verdadeira engenharia da programação, eu duvido que hj alguém faria algo do tipo!
No começo eu não entendi porque falou em Java se o assunto é Doom, aí no final tudo ficou igual no começo!
é que só programa em java quem não sabe programar em DOOM
Vídeo click bait sem conteúdo nenhum
DOOM deveria ser considerado patrimônio histórico
E tem Dev que nao conhece doom. Isso que me deixa puto
@@GrandeFiasco o que é pior Dev que programa em Java, Dev que programa com chat gpt, ou Dev que não conhece DOOM?
( Eu curiosamente conheço um "Dev" que se encaixa em todos os três e aínda se acha o próprio Deus da programação).
@@henriquevasconcelos8665 Qual o problema de dev Java?
@@victorhugo683 é uma piada cara, já ouviu falar em humor? Ou ironia?
@@henriquevasconcelos8665 esse tá devendo
A gente saiu de "Vamo quebrar o algoritmo do youtube, comenta aí galera" pra "O youtube tá querendo me f*der, comenta aí galera".
Eu realmente nao quero voltar a essa fase. Da pra fazer o canal chegar a 500k mas eu vou ter que me fuder pra isso acontecer, fazendo video. To em outra vibe.
@@GrandeFiasco esse estilo de edição e de vídeos ta muito daora
pprt KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
jjjjjaosdksaokdadoksadok
Agora faz um video mostrando os detalhes do codigo de Doom:
af4b35ad-d720-45c7-81ba-0c51f3f87f89
recebeu os vinte😆
coca cola garantida 😂
Teve???
6:26 comentário em código é essencial 💀
Um simples '"Arrumar depois" já salva muito
DOOM pra mim é nostalgia pura! Meu pai rodava no MS-DOS pra eu jogar quando criança!
9da89d4f-fa4b-4fed-929b-da5a251798a1
Moral da história: Jogue seu computador fora, e começe á programar jogos em código binário escrito no seu caderno...
Em seguida faz um circuito lógico com transistores sem protoboard.
@@Direitista_Patriota e finaliza compilando o código usando boninas e agulha de crochê (assim como a NASA na primeira apolo)
Muito nutella mesmo. Raiz faz com pluma e pergaminho!
Nada nesse mundo vai superar a moça que rodou Doom em BACTÉRIAS
Qualquer dia os caras são rodar doom numa bomba atômica kakakakak
Duvido printar DOOM na notinha do Pix:
35ab7a6e-5697-4dd5-8be9-115017a72c0d
genial
E o pix? nada ainda?
😂😂😂😂
Genial
Ele fez?
Quer comentário então toma: O vídeo só começa as 11:00 , até lá só ficou enchendo linguiça falando de git pra fazer jabá. Fora as inserções de memes sem graça o tempo todo. Depois quando foi explicar o Doom, falou falou e não explicou nada, que é uma função matemática em uma tabela é obvio, minguem esperava IA nos anos 80, enfim , mais 5 min de enrolação e pedido de Like.
eu tambem percebi isso. enrolaçao demais. isso mata o video
sim, uma enrolação do caramba, cara chato demais, não acrescentou nada, só falou bosta
obrigado, economizei tempo
Em 4:35 desisti de assistir. Muito obrigado pelos alertas. Tchau 👋🏼.
Doom foi o meu primeiro jogo, na época tinha um CD de 18 demos jogáveis que vinha com: Doom, Quake, e Duke Nukem 3d, era massa demais.
Sou muito fã do canal [Object object] espero que ele alcance sua meta de [Object object] !!
KKKKKK
to ansioso pra quando ele bater a meta de NaN inscritos!!
@@LucasGabriel-gi5nvpesado 😂
Tu consegue largar um comentario forte ai embaixo? pra ajudar!
quem não comentar esse comentario vai ter o bumbum preenchido pelo 🍍 e as 12mil linhas do código do DOOM 😂
Chorumando aqui porque não consegui comentar no chat principal: Essa fixação pelo aro matriarcal é coisa que Freud explica.
Fiasco: Não entendo chorumês.
Sim!
Saudades anos 90;
Só vim cobrar a Coca 😂😂😂😂
Queria ver uma live de tu fazendo Doom em java, ia ser massa!
Pior que tudo que a ID Software faz é bem revolucionário
Quake que chegou depois de Doom, se não me engano rodava 3D só usando o CPU, numa epoca que GPU era absurdamente necessário pra gerar 3D
Não só isso mas o bug de floating point dos Pentium tmb foi descoberto por causa dele !
Foi justamente o Doom meu primeiro e praticamente único jogo. Eu jogava em rede depois do trabalho, de madrugada, com dois colegas ilustradores no Estadão. Era muito louco. Dava medo.
Doom sem música, de madrugada, é jogo de terror
Finalmente um tópico importante
Cara, todos os tópicos sao importantes. Mas pra pessoas diferentes. chegou tua vez
@@GrandeFiasco calma fiasco kkkk
somente importante quando afetar o gremio
@@GrandeFiasco jantou
@@GrandeFiascoFiasqueira pistolou
Só pra ajudar o editor a manter o emprego!
Kakakakaka boa
Tô aqui pra isso tbm! Edição dele é braba
Doom é bom até hoje. Os caras inclusive lançaram uma DLC recentemente pro Doom original.
Sem contar que jogar Doom com o mod Brutal Doom melhora em 10x a experiência.
mano, nunca pensei q iria entrar em um video de programação sem influencia de uma prova, que isso, video muito bom kkkkk
Fiascão, muda esse título dos videos, eu não cliquei antes pq não sabia que era o quadro do Cagada Remunerada, que é o quadro que eu mais gosto.
Pior que é uma boa mesmo. vou ver como posso fazer isso
vdd, seria uma boa
eu tbm
Nem sei se vou seguir a carreira de programação, pra falar verdade, sou só um desempregado de 20 anos morando na casa dos pais fazendo um curso técnico, e que simplesmente não sabe o que quer da vida. De qualquer forma, isso não tem nada haver com o assunto do vídeo, Doom é a própria personificação da linda arte da programação. Excelente vídeo. Simplesmente inspirador.
procura um estagio pae, é um bom começo
@@zareado3360
Claro, só preciso de 4 anos de experiência, um prêmio Nobel, doutorado em ciência da computação, e dominar mais de 150 tecnologias diferentes que faz qualquer letrado parecer um analfabeto só de ler os nomes. Vai ser um caminho bem longo e cansativo. Até lá vou ter que viver de bicos de empregos que talvez nem tenham nenhuma relação com o curso que fiz.
@@Direitista_Patriota Vai no Start Carreiras, lá tem ruma de estágio
empresas de bairro não querem saber nem se você mora perto ou longe da empresa, seu foco tem que ser essas empresas, não grandes fintechs ou empresas renomadas no mercado.@@Direitista_Patriota
@@Direitista_Patriota de fato é complicado, n sei onde tu mora nem teu networking. Mas eu acredito q se tu deixar claro tua função e projetos uma hora tu acaba conseguindo. Eu tentaria ingressar como suporte técnico, é como a maioria entra. Futuramente vc pode ingressar num estagio através de uma facul, ou sem facul com um networking mais amplo. Mas eu tb sou só um estudante de cruso técnico brecado pela reservista. Ent boa sorte!
Lista de interrupções
1:50-2:24
8:35-10:30
13:28-13:43
17:02-17:29
Cara, talvez não seja seu estilo. Tem outros conteúdos na internet que podem te agradar sobre o mesmo tema. Esse è o jeito que eu curto abordar é tb è aceito pela maioria. Com 51mil views e apenas 349 dislikes. Te aconselho sempre a procurar o mesmo tema feito por alguém que tu curta assistir, uma pessoa que falou do mesmo tema foi o @bkk97 mas foi em inglês, da uma olhada lá e vê se o estilo dele te agrada. Tmj. Deus te abençoe
@@GrandeFiasco pior que eu curti o vídeo sksksksksk mas admito que me incomodou tantas pausas, deu agonia vendo, eu já esperava da alura nesse tipo de vídeo, felizmente o vídeo deu certo e é um dos com mais views desse período recente, acho que mais gente vai ver seu canal a partir de agora :)
@@GrandeFiascovocê já pensou em falar do jogo do labirinto infinito? Até hoje ninguém sabe recriar o código daquele jogo sem erros e os devs sumiram ou morreram virou um mistério da computação
Emtombed Atari
@@brinquedonaosemexepo pausas muito chatas, cliquei no vídeo porque eu gosto de doom, e tbm estudo programação
o vídeo é sim muito bom, informativo e engraçado
mas devido as quantidade de pausas eu simplesmente nunca mais vou dar uma chance pra outro vídeo do canal. provavelmente tem pessoas que não se incomodam com isso, mas pra mim é desrespeitar muito a experiência de quem tá assistindo
@@GrandeFiascoTa se explicando muito.
Sentiu
Mal começou o code review, e já chegou uma gambiarra foda que Toby Fox teria inveja dela.
Seus vídeos são maravilhosos! Porfavor não pare, esse foi o melhor vídeo sobre doom que já vi
o editor gastou quase todo o orçamento do mês só para fazer uma edição mostrando o que da para fazer em uma edição de video
pra ver se é true:
a151712c-833a-4d86-b553-3e58ab3da858
Acho que cheguei atrasado...
deve ser false
@@fazendojogos2824 é false
nadinha?
Nadinha
gosto de vc e a sua família e a família do meu coração
Esse vídeo merece ser comentado sim e compartilhado
Minha primeira memória com DOOM foi meu primo jogando no quarto e eu, com uns 2 - 3 anos, chorando de medo do cara todo arrebentado no canto da tela. Alguns anos depois eu viciei nessa belezinha.
Pergunta: Por que DOOM roda em tudo?
Fiasco: Pq DOOM é uma grande equação matemática.
Uma bosta de explicação preguiçosa de quem provavelmente não sabe o que ta falando. Adorei, por favor, continue assim! ❤
Klkk o vídeo tem 4 minutos na realidade
👆Aqui e deadpool comentanto, hilário
rodar Doom
- requisitos: (opcional)
mínimos:
-tela (se possível)
recomendado:
-algo para controlar
e o pix ? nada ainda
e1f466ed-d3d5-4569-bb7f-3e8a70f3003e
Tb quero o meu... kkkkk
O início do canal era muito bom, as dicas e conteúdo eram mt bom, acho q o número de views comprovam isso
O RUclips tava me recomendado esse vídeo há umas duas semanas já. Mas somente hj abri para assistir e digo o seguinte: não sei nada de programação, mas já joguei muito Dom quando era moleque 😂😂😂.
MDS, só enrolou no video
Cara, o repositório original tá desde 1997 disponível. Tu tá enrolando pra ler. Já foi?
Cara, seus roteiros são muito bons e você articula muito bem em vídeo! Nem parece um programador que fica o dia inteiro na frente de uma tela, no escuro, lendo linhas verdes em um fundo preto!
E impressionante que mesmo após anos, Doom é um jogo que ainda é popular, não só o primeiro jogo por rodar em qualquer coisa como a franquia em si.
quanto mais eu ouço sobre Doom, mais eu fico maravilhado com a tecnologia, eu realmente amo oq eu faço
46d8ba91-682f-4866-97dc-8fe7067a67b4
pingou aeee??? engaja YT, rumo aos 100k de views kkkk
Parabéns pro editor, que edição maravilhosa.
Poxa, com tanta dica boa que tem no código, como a gambiarra que acelera cálculo de Fourier, antes de FFT pra detecção de colisão, a parte da otimização dos sprits, até então tudo tinha de ser feito na unha, tudo hoje em dia escondido por detrás das sdks e ides
Street figter foi meu primeiro game, num fliperama... A idade bateu forte
Lembro na época que joguei Doom pela primeira vez, lá pelos idos de 1993 ou 1994, e era um jogo pesado pros PCs da época, não era qualquer 486 que você jogava DOOM aceitávelmente, em 386 era um exercício de paciência. A técnica de raycaster tem um peso razoável pra tecnologias de 16bits, e só depois da era 32bits que ele começou a rodar decentemente nos PCs.
Eu não tenho certeza, mas acredito que o primeiro jogo que joguei foi ranma meio. Meu colega de escola tinha um super Nintendo, e a única fita que ele tinha em casa era essa. O RUclips não me recomendou esse vídeo, eu estava procurando o código fonte do Super Mario World, e depois tive a curiosidade de procurar o código do Doom, já que roda em tudo.
Já vi gente roda doom em coisas que não são eletrônicas, como um caderno por exemplo, ou aqueles livrinhos stopmotion, que cada folha é uma espécie de frame, e passado rapidamente gera um movimento.
Melhor edição que eu ja vi 😂
Pasmem, já vi rodarem doom em um teste de gravidez, o negócio toda em tudo MESMO kkkkkk
O maior fishing da história esse pix no final kkkkk
kkkkk
quanto mais pesquiso sobre informatica e desenvolvimento,mais impressionado eu fico
Mano tenho 16 anos e programo em Java, já fiz meu primeiro CRUD e to aprendendo a fazer Spring, sou extremamente apaixonado por Java
Faz um vídeo explicando como foi feito o .kkrieger o fps 3d com apenas 97kb
Tinha um jogo que eu jogava no windows XP, mas nunca descobri o nome do jogo.
Era um jogo da cobrinha só que era dark. Eu encontrei ele funçando em uma umas pastas do windows.
Mas o jogo era diferentão: o jogo da cobrinha aparentemente era normal que nem outro qualquer, você comia as maçãs e a cobra ia crescendo. Mas caso você chegasse perto das beiradas da tela uns animais da selva te puxavam e você virava refeição. Era muito bom, mas nunca descobri que jogo era esse. Ou jogo que lembrava de jogar era do homem aranha antigão, tinha venom, scorpion, rino, mulher gato e muita fumaça.
Sendo speedrunner de Doom, eu simplesmente sou apaixonado pelo quanto ele é simples.
E inclusive, eu comecei a aprender programação recentemente e percebo que o Doom é altamente conhecido entre os devs...
Durante meu único emprego fora da área de tecnologia (analista de vendas), em 2001, joguei DOOM na empresa até a última fase e parei naquele final impossível de passar (sem os truques que a gente conhece hoje). DOOM foi fundamental para matar tempo. Boas lembranças...
Comentando para o editor comprar uma coquinha gelada (e eu tbm)
151a63ed-3209-4881-953b-5badbc407a20
boa, recebeu?
Foi Quake em um curso de informática perto da minha casa que a gente ligava os pcs via cabo serial.
Interessante, mas a sensação é que o vídeo tem 17:55 de duração, mas o que importa parece que só começa em 17:54
Acontece irmao, nao da pra agradar todos sempre. Vou tentar melhorar na proxima e trazer um topico mais interessante, Deus te abençoe na sua caminhada. tmj
@@GrandeFiasco não achei desagradável, mas prolixo
De boa mano, vou tentar melhorar. Fica com Deus e que ele te abençoe nos teus objetivos. Tmj
Você fecha seus olhos, imagina a tela inicial de doom, imagina aquele metal compressado que é a trilha sonora de doom, dá start, começa a andar e atirar... você está rodando doom na sua cabeça, VOCÊ RODA DOOM.
Estudo em uma escola de programação no Rio aonde usamos C/C++ em boa parte dos projetos, ler esse código foi muito simples e sei como é sofrido fazer as coisas com muitas limitações (mesmo não sendo da magnitude que eles tinham na época), acabei me identificando com os devs kkkkkkkk
Parabéns pelo vídeo, compartilhei com meus colegas de estudos!
Quero ver rodadão num conversor digital de televisão 📺😮
Abri o vídeo pensando que veria uma explicação do que eles queriam fazer, e qual a solução deles de forma dinâmica e interessante, e o que eu ganhei, na verdade nem sei pq não entendi absolutamente nada, pelo menos a edição do vídeo é legal
Eu lancei um vídeo sobre a matemática de doom semana passada, só procurar aí no canal, 25minutos
Primeiro game que eu joguei foi Doom 3, eu tinha 8 anos e ficava muito em choque em andar naquela nave escura
Aguardo ansiosamente pelo dia q farão doom rodar em um pc de válvulas ou em solenóides
Cara me ganhou só pela edição kkkk o editor é muito foda kkkk
Faz tempo q eu não assistia um vídeo tão longo q parece q foi tão bom q passou rápido kkk +1 escrito
isso do PIX, foi uma ótima ideia para as pessoas comentarem.
excelente conteúdo estão de parabéns.
Estou iniciando na programação e só ouvi verdades nesse vídeo. Mesmo estando aprendendo agora, sempre tiive essa opiniao de que hoje esta bem mais facil do que na década 80 e 90.
To conhecendo o canal por esse vídeo. Agr to ansioso continuar acompanhando!
12:15 Como editor de vídeos, não sei se é proposital ou se realmente faltou o arquivo do fundo kkkkkkkkkkkkkk
Já "rodaram" DOOM em umteste de gravides também e em um... (para que eu vou comentar isso?)... vibrador...
O primeiro commit do git foi do Linus Torvalds por ter sido simplesmente o autor do git (não do github mas da ferramenta git. O cara é zica) mas que desde então é desenvolvido por Junio Hamano (esse merece também).
CALMA QUE EU JÁ VOU COMENTAR POW 🤣
Quero ver alguem rodar doom na urna eletrônica e gravar pra nois
Para os que não querem esperar o vide de 17 min, pule para o tempo de 14:00, onde ele explica realmente o motivo.
Porque simplesmente é um Doom que ele tem para todas em tudo.
Prince of persia, Stunts, 4D Boxing e Indiana Jones: Fate of Atlantis foram alguns dos primeiros jogos que joguei no PC
Os primeiros em um monitor CGA + um 386 DX40 :D
Requisitos para rodar doom
-existir (opcional)
Primeiro jogo que joguei foi tênis no telejogo da Philco em 1979.
Pergunta: não existem muitos jogos do Atari já em domínio público?
O primeiro jogo que eu joguei foi um jogo de skate que eu jogava no computador, e pelo oque eu lembre eu nem abria a área de trabalho
Pô, feliz descoberta esse canal, curti pra car4lho o video, assisti fazendo jus ao nome do quadro
Comentários relevante, pro fiasco continuar fazendo conteúdo
Doom não foi criado em 87... A versão alfa 0.2 foi lançada em fevereiro de 1993, o jogo teve uma apresentação para a imprensa em 4 de outubro de 93 e foi lançado ao publico em dezembro de 93...
A primeira versão de doom foi feita em 87 segundo o livro, teve o alfa em 1993. Mas ele foi uma tentativa em 87, mas sei lá, pode estar errado tb. Vlw pela contribuição
@@GrandeFiasco A ID Software foi fundada em Fevereiro de 1991 com o antigo time da empresa Softdisk. Em 92 foi lançado o Wolfenstein 3d. No ReadMe do Doom 0.2 tem a seguinte piada:
February 4 - Doom 0.2 alpha released privately.
Before 1993
November 7, 1956 - John Anderson is born.
October 28, 1967 - John Romero is born.
August 20, 1970 - John Carmack is born.
1990 - Brothers Brian and Steve Raffel found Raven Software.
December 14, 1990 - The first episode of Commander Keen (Marooned on Mars) is released.
February 1, 1991 - id Software is officially formed.
May 5, 1992 - Wolfenstein 3D is released.
September 18, 1992 - Spear of Destiny is released.
September 18, 1992 - The making of Doom begins.
nos 2:00 ja estava inscrito. como nunca tinha visto esse canal
Chegou aqui, tá funcionando a súplica!
To me perguntando até agora pq isso não rodava no meu 486 na época, só rodava prince of percia
John Carmack disse o seguinte: Eu usei matemática do Ensino Médio e somente apliquei no Código de Doom.
O primeiro que me lembro foi o Mario Bros no Phantom System😂
Quando estudei programação era em PASCAL e C e Orientação a Objeto em C++ . Recursividade, controle de memória, garbage collection, ponteiros era na unha e no ódio mesmo.
Roda em qualquer coisa hoje, né? Pois eu lembro que um 386 cagava pra rodar Doom....😅
Se você programa sozinho, e em baixa escala, tipo menos de 20 mil linhas, pouco importa se o código tá sujo. Se você vai trabalhar em equipe, vai atrapalhar seus colegas. Se vai programar em alto volume, vai emperrar o projeto em algum momento.
Linus pode ter algo ironico aqui e ali, mas observe o código fonte do kernel linux, é extremamente organizado. Ele o mantém pessoalmente até hoje.
Mas e que falar sobre o Wolfstein 3D então? O Doom foi obviamente um crossover dele. 😊
Doom é uma evolução de W3D, sao tecnologias parecidas porem doom aprimorou
@GrandeFiasco O mesmo serve pro Quake em relacao ao Doom, acredito.
resumo : repetiu 7 vezes que doom é uma expressão matemática, parabéns pela explicação
Nesse caso, já que doom seria só uma equação matemática, da pra jogar só com folha, lápis, imaginação fértil e muito conhecimento em matemática?
Rodaram em tanta coisa, se pa 😂
Video muito bem explicado. Nunca soube disso. E joguei Doom na época, no hype.
Queria falar sobre o incrível Sonic robô blast 2, q foi feito usando doom por ser open source e tá desde 1900 e n sei quanto recebendo atualização usando doom como base
Comentário no código vale ouro!!! O que não serve pra nada é código que foi removido estar comentado no código!!
Primeiro jogo que joguei nem sei escrever o nome. Era de nave. Acho que se chamava River Raid