A corrida pelo caminhão do futuro

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 июн 2024
  • Os fabricantes de caminhões sofrem uma imensa pressão para reduzir as emissões. Mas eles devem apostar em baterias, em células de combustível de hidrogênio ou em ambos? Multinacionais estão chegando a conclusões diferentes. E a escolha errada pode custar caro.
    00:00 Introdução
    01:14 Vantagens do hidrogênio
    03:08 O avanço das baterias
    06:20 Quem ganhou a corrida?
    08:46 Desafios
    11:06 Conclusão
    #caminhões #hidrogênio #elétrico #NãoTemPlanetaB #PlanetA
    www.dw.com/brasil
    dw_brasil
    dw.brasil
    dw.brasil

Комментарии • 166

  • @RafaGmod
    @RafaGmod Месяц назад +4

    Hidrogênio ainda tem muito o que melhorar pra ficar completamente viável. Mas não deixa de ser um tópico interessante que eu pesquiso na minha pós graduação.
    Tem muito interesse pra Europa comprar energia limpa de países como o Brasil e isso me deixa com o pé atrás, mas pode ser um jeito eficiente de armazenar excedente de produção limpa que não pode ser despachada. mAS pra isso tem que compensar só não fecharmos nossas comportas das hidrelétricas rs

  • @guilhermeprovezi
    @guilhermeprovezi 2 месяца назад +5

    A melhor opção para curto e médio prazo, seria caminhões hibridos. Um sistema elétrico no reboque, que atuasse apenas em subidas e arrancadas e que nas decidas transforme a energia que seria dissipada pelos freios em recarga adicional. Um motor com aproximadamente 100 hp e 100 kgf.m de torque faria uma diferença enorme num caminhão com PBT de 40 toneladas por exemplo.

  • @jamesamancio5669
    @jamesamancio5669 2 месяца назад +7

    E mais vantajoso usar Hidrogênio por ser mais eficaz e menos impacto no meio ambiente. Porém é muito difícil fazer em larga escala e cara pra fazer.

  • @andressahn
    @andressahn Месяц назад +1

    Faltou citar a questão da poluição causada pelas baterias, tanto na fabricação quanto na 'reciclagem'. Hoje, as muitas baterias usadas em eletrônicos de pequeno porte se acumulam causando danos ambientais em um problema que ainda não estamos enxergando bem. Se elas ganharem tamanhos maiores, como nos carros ou, na possibilidade aqui, de caminhões elétricos, esse problema pode ser ainda maior.

  • @iagomorandi6543
    @iagomorandi6543 2 месяца назад +2

    Acho que hidrogênio ficaria muito bom em caminhões, navios e aviões e os carros e motos serem elétricos, uma das vantagens do hidrogênio é não precisar de uma bateria pesada e permitir levar mais carga.

  • @josecassimirobraga
    @josecassimirobraga Месяц назад +1

    Maravilhosa engenharia

  • @BrendoSavio
    @BrendoSavio 27 дней назад +1

    Nem falou sobre os biocombustíveis, como etanol e biodiesel, para abastecer os caminhôes, uma solução quase imediata para a descarbonização, e que o Brasil está na frente nesse setor

  • @filipedossantos2179
    @filipedossantos2179 2 месяца назад +1

    Assim como o investimento no setor de automóveis de passeio melhorou o ecossistema e a qualidade das baterias, e isso serviu ao setor de caminhões, o investimento no ecossistema de células de hidrogênio pode ajudar muitos outros setores; que se deixe desenvolver.

  • @lucastsilva7720
    @lucastsilva7720 2 месяца назад +2

    O odeial e usar as duas tecnologias no mesmo veículo, o hidrogênio pra fazer um gerador pra gerar energias para as baterias

  • @denuncimesmo2568
    @denuncimesmo2568 2 месяца назад +1

    Hidrogenio verde é uma aposta legal, mas de dificil implementação no ambito geral carros, motos, diferente do sistema eletrico, agora seria muito muito interessante, como combustivel para navios, e geração de eletricidade ...

  • @samuelflor4095
    @samuelflor4095 2 месяца назад +2

    O hidrogênio de fato é o melhor combustível p/ celulas combustíveis, mas há problemas não resolvidos em seu armazenamento que ainda impedem seu uso em larga escala...

    • @neblinasp
      @neblinasp 2 месяца назад +2

      Vejo sobre veículos a hidrogênio tem uns trinta anos, a eterna promessa do futuro

  • @samuelflor4095
    @samuelflor4095 2 месяца назад +4

    A parte as polêmicas qto as formas de disponibilização de energia, há um consenso o motor é elétrico ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯

  • @arturdealmeidamelo3558
    @arturdealmeidamelo3558 2 месяца назад

    Excelente vídeo
    Parabéns!!!

  • @robervalrocko
    @robervalrocko 2 месяца назад +2

    Os BYD dão uma garantia nas suas baterias dupla: Enquanto são usadas nos Carros/EV e depois dobram sua garantia para uso Resindêncial, ou seja, usa até acabar mesmo.
    E se bobear, ainda desmontamos e usamos pra fazer gambiarra e Power Banks...

    • @RafaGmod
      @RafaGmod Месяц назад

      É o que chamamos de reuso (do ingles "upcycling"), ta nos três Rs que aprendemos na escolas : reduzir, reutilizar e reciclar. Baterias pode ser reutilizadas muitas vezes e por muito tempo, principalmente se forem modulares como as da BYD (e da maioria das montadoras, na verdade).

  • @joaopaulojesusdasilva7868
    @joaopaulojesusdasilva7868 2 месяца назад +54

    O problema das baterias porque elas também são poluidoras com seus componentes

    • @leonardoGadelhaHabsburgo
      @leonardoGadelhaHabsburgo 2 месяца назад +14

      Se todos os veículos forem elétricos, isso irá sobrecarregar a rede elétrica de abastecimento, os meios renováveis como hidrelétricas, eólicas, solares e entre outras não iriam suprir a demanda de energia em indústrias, empresas, edifícios, residências e carros, então fica à pergunta, a que tipo de energia eles irão recorrer? Provavelmente as não renováveis, como petróleo e gás natural, então a ideia de sustentabilidade é bonita no papel, mas na prática vemos que isso vai ser um problema na hora de produzir energia para alimentar tudo isso!

    • @donodaordadourada
      @donodaordadourada 2 месяца назад

      ​@@leonardoGadelhaHabsburgoEnergia solar em carros

    • @goigbi
      @goigbi 2 месяца назад

      ​@@leonardoGadelhaHabsburgo Cara até o dia que 100% da frota virar elétrica a fusão nuclear já vai ser uma realidade kk

    • @patonana8503
      @patonana8503 2 месяца назад +9

      ​@@leonardoGadelhaHabsburgo Energia Nuclear

    • @leonardoGadelhaHabsburgo
      @leonardoGadelhaHabsburgo 2 месяца назад +6

      @@patonana8503 Será se serão produzidas usinas nucleares em tempo hábil para frear às mudanças climáticas para que seja viável usar veículos elétricos em escala? Acredito que não haveria a necessidade de transitar toda à frota de veículos a combustão para veículos elétricos, já que por um lado, iria se produzir poluição na produção das baterias, acho que a solução seria frear o consumismo, plantar árvores e dar um descanso semanal para o meio ambiente, como um dia de descanso, onde veículos não poderiam transitar para não poluir, as indústrias teriam que fechar e as pessoas descansarem também, então assim as árvores conseguiram absorver o carbono em tempo hábil para frear às mudanças climáticas e a ebulição global, você não acha?

  • @betojye
    @betojye Месяц назад

    ...estas 2 tecnologias sao bem vindas ...

  • @10FLX
    @10FLX 2 месяца назад +4

    Muito boa reportagem, incrivel os caminhões elétricos mas esses tempos esta saído muitos vídeos falando da falta de estrutura para os carros elétricos então espero que o investimento nos caminhões ajude nisso também

    • @RafaGmod
      @RafaGmod Месяц назад

      É mais fácil fazer infra pra caminhões porque a grande maioria deles tem um ponto inicial e um final, os fretes tem destino e origem conhecidos, então acaba ficando mais barato. Claro que tem muito frete terceirizado, mas esse tem o mesmo problema de carros

    • @10FLX
      @10FLX Месяц назад

      @@RafaGmod Entendi faz sentido, espero que o investimento de um ajude o outro por tabela de alguma forma

  • @ilanoliveira1670
    @ilanoliveira1670 2 месяца назад +29

    Não foi abordado o impacto ambiental e social na produção das baterias.
    Se na produção da bateria de celular, de poucas gramas, esse impacto é substancial imagina na produção de de uma bateria de 2 toneladas.

    • @danilo81
      @danilo81 2 месяца назад +2

      Dito isso, baterias são superiores.

    • @lucastsilva7720
      @lucastsilva7720 2 месяца назад +1

      Carros a combustão usam bateria dois modos de poluentes no mesmo veículo

    • @arthurgigli
      @arthurgigli 2 месяца назад

      Foi o que eu pensei imediatamente. Cadê a mineração na equação?

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад +4

      Não foi abordado porque não interessa
      Quem anda queimando diesel por aí ta preocupado com poluição agora ?

    • @AcademiadoConhecimentodopoder
      @AcademiadoConhecimentodopoder 2 месяца назад

      ​@@lucastsilva7720 e tu vai destruir ainda mais florestas para fazer carros elétricos? Que coisa BOSTA.

  • @rsavila71
    @rsavila71 2 месяца назад

    Acredito que o hidrogênio vai ficar cada vez menos viável. Uma alternativa interessante seria a utilização de etanol em substituição ao diesel. Essa tecnologia já está muito avançada e já se mostrou viável.

  • @douglassiqueiravieira4312
    @douglassiqueiravieira4312 2 месяца назад +15

    o hidrogênio retirado do etanol no posto está sendo testado na usp, aposto todas fichas nele, toda a infraestrutura está completa nos nossos postos, a HYTRON, que tem sócios brasileiros e alemães vende um contêiner que pode produzir hidrogênio, oxigênio e co2 no posto, sem esses tanques superreforçados caríssimos para levar hidrogênio líquido a baixa temperatura, caso ganhemos escala maior no etanol vamos abocanhar o mercado!

    • @nwsafady
      @nwsafady 2 месяца назад +3

      Eu gostaria de uma matéria da DW sobre o hidrogênio através do etanol. Primeiro por ser renovável e barato. Segundo por poder ser adaptado aos veículos atuais. Ainda podemos colocar o fato de que podemos ter híbridos: uso de etanol para andar e para produzir hidrogênio. O Brasil seria a potência neste setor, com certeza.

    • @GibaGouvea
      @GibaGouvea 2 месяца назад

      Brasil só seria potência nesse setor se a Agrale dominasse a tecnologia antes das outras e dominasse o mundo...

    • @ThiagoMarquardt
      @ThiagoMarquardt 2 месяца назад

      Problema é o custo por km. Fica altíssimo

    • @ThiagoMarquardt
      @ThiagoMarquardt 2 месяца назад +2

      Mas super me interessa célula de combustível a etanol direto

    • @samuelflor4095
      @samuelflor4095 2 месяца назад

      Também aposto algumas fichas na solução do etanol p/ células combustíveis 🙄

  • @gabrielpereiraalves8370
    @gabrielpereiraalves8370 2 месяца назад +4

    Nunca entendi o pq de o setor não criar um padrão de bateria que pudesse ser trocado em certos pontos de recarga. É a solução mais óbvia se quiserem um dia fazer o carro ou o que seja elétrico acontecer. Mesmo que uma bateria carregue muito rapidamente, ainda levaria alguns minutos pra finalizar. Ainda muito longe do tempo de abastecer com um combustível líquido.

    • @matheusacioli2861
      @matheusacioli2861 2 месяца назад +2

      Já existe. A China faz isso e estão bem avançados inclusive. Um dos maiores programas de infraestrutura chinês hoje está sendo a expansão da matriz de carros elétricos e, aparentemente, essa solução vai ser a primeira aposta deles pra o recarregamento dos carros. O desafio, claro, é que exige uma quantidade massiva de baterias pra que tenham "liquidez" pra aguentar a quantidade de carros. Então também tem um certo problema logístico (abastecer diversos postos de carregamento de acordo com quantidade de carros que recebem) e ambiental, pois o maior prejuízo que os elétricos causam ao meio-ambiente são, justamente, suas baterias.

    • @aroldo6856
      @aroldo6856 2 месяца назад +1

      Já pensei nisso, mas no caso dos carros, os fabricantes chineses não querem uma bateria fácil de trocar pra te obrigar a trocar de carro, igual a Apple faz com os celulares hoje.

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад +1

      Porque carros tem tamanhos diferentes cara
      Não dá pra colocar um motor de dodge ram em um ford ka, uma bateria tambem não daria
      E outra, trocar uma bateria não é igual trocar pilha de controle de televisão, isso iria sair mais caro e mais demorado que carregar

    • @aroldo6856
      @aroldo6856 2 месяца назад +1

      @@ricardosilva5559 poderia ter baterias de 3 tamanhos diferentes (da mesma forma que posto vende gasolina, etanol e diesel). No mercado temos conectores que tornariam fácil a operaçao de troca. Daria pra trocar uma bateria em uns 10 minutos facilmente, mas o problema é que os fabricantes nao querem isso. Recado que eles irão dar ao mercado no futuro quando as baterias chegarem ao final da vida útil é que nao se troca a bateria, se troca o carro! Esse sistema de se trocar a bateria em um "posto de bateria" vai na contramao do que eles querem.

    • @neblinasp
      @neblinasp 2 месяца назад

      Existe brigas geopolítica no meio, hoje a Chuna detém as melhores tecnologias de baterias para veículos, Muitos países europeus e os americanos ficaram aconodados nos veículos a combustão, e hoje estão muito atrás dos chineses em veículos elétricos.
      Então meio que até eles alcançarem os chineses em baterias, vão tentar sabotar ela de toda a maneira.

  • @yagogabriell
    @yagogabriell 2 месяца назад +5

    Em Parnaíba Piauí terá a maior fábrica em Hidrogênio Verde do Mundo.

  • @connan1500
    @connan1500 2 месяца назад

    Para realidade do europeu(frança descobriu reserva de hidrogênio branco em seu território)Ok é possível fazer transporte de grandes cargas já que eles tem um problema enorme com combustíveis fósseis em seus territórios e são países pequenos e com infraestrutura. Já para o Brasil é outra realidade. Em grandes centros! É possível No máximo: Ônibus,transportes de pequenas cargas, automóveis, scooters e similares.

  • @helsonhirth739
    @helsonhirth739 2 месяца назад

    Não conheço ninguém que teria condições de comprar um veículo desse.

  • @alessandroflorencio9579
    @alessandroflorencio9579 2 месяца назад +6

    Excelente reportagem

  • @samuelflor4095
    @samuelflor4095 2 месяца назад +1

    Na verdade os dois são movidos a motores elétricos, a diferença é na forma de entrega da energia necessária aos motores, se fosse possível ter células combustíveis alimentadas por combustível líquido seria ideal...👍

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Existe a célula de combustível de etanol.
      Mas não acho que pega. Célula de combustível é uma peça cara pra caramba, o que encarece muito o preço dos carros que usam esse tipo de tecnologia, enquanto o preço de baterias vem caindo rápido (tipo, a previsão conservadora é que o preço das baterias caia para mais ou menos um terço do preço atual até o final da década, e tem muita gente achando que vai cair mais).

  • @klingermichel5737
    @klingermichel5737 2 месяца назад +2

    E o preço da energia, se houve mais consumo da rede, a tendencia é o aumento da energia.

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Na verdade é o contrário (assumindo um contrato de concessão minimamente bem feito). Quanto mais consumo, maior a economia de escala na construção e manutenção da rede e das usinas, e menor precisa ser a conta para cobrir os gastos e garantir a margem de lucro da concessionária.
      Isso já foi, inclusive, comprovado por pesquisas em lugares onde a transição para carros elétricos está mais avançada.
      Onde deve dar chabú é no preço da gasolina. Na medida que mais carros se tornem elétricos e o consumo caia distribuidoras e postos vão precisar cobrar mais caro para manter suas margens de lucro.

  • @eldermouraadv
    @eldermouraadv 2 месяца назад +2

    Carro elétrico é tudo muito bonitinho e tal.... mas o preço de uma bateria substuta é praticamente o valor do carro. Os materiais para fazer essas baterias são escaços... Eu apostaria no hidrogênio, que é potencialmente ilimitado. E é possível usar a energia solar e eólica para separar o hidrogênio da água.

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад

      Voce só aumentou o processo cara, mais fácil usar a energia pra carregar o carro
      O preço da bateria é alto, igual qualquer motor, conheço varios carros a combustão que o motor e câmbio vale mais que o carro, a maioria deles inclusive
      E até hoje nunca ouvi falar de uma "crise do litio" sinal que está longe de acabar
      Voce apostaria no hidrogênio porque não conhece o hidrogênio, enquanto elétrico está se desenvolvendo no mundo todo o hidrogênio tentou ser implementado no japão pela toyota e ela assumiu o fracasso do hidrogênio como combustível

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      O tipo de bateria que os maiores fabricantes de carro elétrico do mundo está usando é a LFP, que usa Lítio, Ferro, e Potássio.
      Lítio não tem escassez. As reservas já conhecidas são muitas vezes maiores que o necessário para transformar todos os veículos do mundo em elétricos, e com baterias grandes. E mesmo se essas reservas acabassem, o lítio pode ser extraído da água do mar.
      Ferro é o quarto elemento mais comum na crosta terrestre.
      Potássio é usado para fazer fertilizante, e a quantidade necessária para todas essas baterias não faria nem cosquinha no tanto que já usamos para fertilizante.
      E tem a bateria de sódio também, que ao invés de lítio usa sódio, que é absurdamente comum.
      O preço de troca não deve ser problema. Baterias modernas de carro elétrico duram uma enormidade, provavelmente mais que o carro onde elas vieram, então só deve precisar de troca por defeito de fabricação (e aí a troca é em garantia) ou depois de uma batida bem forte (do tipo que normalmente dá perda total). A maior fabricante chinesa está até falando em aumentar a garantia da bateria de carro elétrico dela para um milhão e meio de quilômetros. E, em qualquer caso, o preço das baterias vem caindo desde que foram inventadas, e relativamente rápido; baterias hoje custam menos de 1% do que custavam em 1991, e a previsão é que até o final da década o preço delas caia em mais de 60% comparado com o começo desse ano.

  • @ronaldorizzo3656
    @ronaldorizzo3656 2 месяца назад +1

    PQ NIMGUEM COLOCA PAINEIS E GERADORES AEOLICOS .NOIS VEICULOS DIMINUINDO TAMANHO E TEMPO E LUGARES D RECARGA ...

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Já existe carro com painel solar embutido. Até agora vi dois modelos, um que é um triciclo ultra-eficiente americano que "abastece" 60KM por dia com o sol, o outro um mini-SUV chinês que "abastece" uns 30-40 KM por dia (se for um dia ensolarado e o carro ficar o dia todo no sol).
      Gerador eólico não funciona bem em veículos. A não ser que seja um gerador retrátil que só sai quando o carro estiver estacionado, mas aí não fica prático.
      A questão de embutir painel solar em carros é que a eficiência acaba sendo baixa. É melhor colocar o painel fixo, na orientação correta, e usar a energia dele para recarregar o carro. Ou carregar um painel solar dobrável se for precisar recarregar o carro no meio do mato.

  • @wellingtonv.barros6930
    @wellingtonv.barros6930 2 месяца назад

    Os veículos a bateria são, sem dúvida nenhuma, muito melhores que os H2.

  • @Rodrigo-od2ji
    @Rodrigo-od2ji 2 месяца назад +1

    Eu aposto no hidrogênio verde. Acho que em breve, com o aumento da produção, haverá o barateamento do produto.

    • @neblinasp
      @neblinasp 2 месяца назад

      Comas mudanças climáticas, a produção de cana poderá ser afetada com secas e aí?

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      O problema é que o hidrogênio não é só caro de produzir, ele é caro (e perigoso) também para transportar, armazenar, e até abastecer (a bomba de hidrogênio tem manutenção muito cara). Com a tecnologia atual, mesmo se o hidrogênio saísse de graça na fábrica ele ainda ficaria mais caro na bomba do que o equivalente em gasolina, e muito mais caro que a eletricidade equivalente.
      É por isso que atualmente, na Califórnia, rodar com um Mirai à hidrogênio custa umas 14x mais caro em combustível que rodar com um Tesla abastecido em posto de carga rápida (o tipo mais caro). E isso com o hidrogênio sendo hidrogênio cinza, que é atualmente muito mais barato de produzir que o hidrogênio verde.

  • @diegomisael
    @diegomisael 2 месяца назад +4

    No Brasil, 800mil ônibus gastam mais do que 2milhões de caminhões, e ninguém falou dos tratores agrícolas até agora, tem que plantar e colher rápido pra chuva não atrapalhar

    • @diegomisael
      @diegomisael 2 месяца назад

      @@TerencioHorto-iw7fq eu passei uma noite pesquisando, descobri muitos dados interessantes, os caminhões, a maioria, perdem muito tempo carregando e descarregando, os ônibus nunca param, só trocam de motorista e continuam rodando, máquinas agrícolas são as que menos gastam, a frota fica parada o tempo todo, mas no plantio e colheita, gastam muito, e muito rápido, não dá pra ser baterias, já os carros consomem cerca de 16 barris de petróleo por ano

    • @diegomisael
      @diegomisael 2 месяца назад

      @@TerencioHorto-iw7fq continuando, caminhões no Brasil são reféns da infraestrutura precária, perdem muito dinheiro parado, carro é coisa de doido, ônibus não param de rodar, ainda mais os municipais, e são fáceis de recarregar na garagem, o resto não interessa muito, as ferrovias só carregam minério, construção não existe no Brasil geração de energia, é outro problema do nosso péssimo gerenciamento do grid

  • @jailsonmatos5144
    @jailsonmatos5144 2 месяца назад +20

    hidrogenio tirado do etanol é a melhor opção

    • @danielluiz260
      @danielluiz260 2 месяца назад

      também acho que que esse hibrido-elétric-etanol a melhor solucção

  • @GibaGouvea
    @GibaGouvea 2 месяца назад

    Faltou comentar de outro caminhao de emissoes baixa, o B100, muito usado na França.

    • @samuelflor4095
      @samuelflor4095 2 месяца назад

      Paliativo ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯

  • @ZizoMass
    @ZizoMass Месяц назад +1

    Esqueceram de um "pequeno" detalhe, os minerais usados em baterias são difíceis de obter e precisam de mineração invasivas que destroem completamente os locais onde são aplicadas. Sem contar que as baterias tem um prazo de vida curto e seu descarte é poluente.
    A restpota para essa pergunta é óbvia, hidrogênio tem diversas vantagens que o tornam uma opção muito mais viável do que baterias. Rápido de abastecer, não tem problema de validade, fácil de dar manutenção e não causa impacto ambiental na sua obtenção, já que pode ser produzido de forma limpa com energia renováveis, sem necessitar de mineração.
    A única razão pra ainda existir esse debate é por conta do lobby gerado em torno do mercado de baterias. Já que eles vão ganhar bilhões, repetidamente, caso venham a ser escolhidos com a venda e reposição contínua de baterias.

  • @MarArraes
    @MarArraes 2 месяца назад

    Hidrogênio sim é a energia do futuro

  • @julianos3305
    @julianos3305 2 месяца назад

    Caminhões são importantes para a logística dos alimentos. E tudo que for fretes!!
    Caminhões com baterias são muito pesados!! Não dá.

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад

      E daí?

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад +1

      Na verdade, dá. Na China, 10% dos caminhões de grande porte novos (aqueles que levam cargas maiores por longas distâncias) já são elétricos.
      Se olhar para os caminhões menores, já são quase 20% dos caminhões novos.
      E as baterias estão ficando menores, mais leves, e mais baratas. E como motores à combustão não andam caindo de preço, até 2030 a previsão é que em boa parte do mundo a maioria dos tipos de caminhão seja mais barata no modelo elétrico do que no à combustão, e até 2035 isso deve abranger todos os modelos, até os caminhões que levam carga pesada por muitas centenas de quilômetros.

  • @diogosilva-haru-1971
    @diogosilva-haru-1971 2 месяца назад

    Brasil tem muitas carretas a GNV

  • @otazoo
    @otazoo 2 месяца назад

    Ótimo vídeo 😊 Chato só os comentários dos especialistas 😂

  • @matheusacioli2861
    @matheusacioli2861 2 месяца назад +2

    Hidrogênio é bom e abundante, mas é complexo criar uma cadeia logística dele por todo o mundo de um composto extremamente inflamável e perigoso. Já tivemos experiências com hidrogênio como combustível antes e não deram tão certo (vide o desastre com o Hindenburg). O grande desafio para carros elétricos infelizmente é a infraestrutura necessária. É um desafio tecnológico muito grande recarregar rapidamente muitas baterias. Imagine então encher estradas pelo mundo inteiro com postos, sendo que estes terão que receber quantidades imensas de energia, e de uma forma que consigam abastecer rapidamente grandes frotas de carros. É um desafio logístico que parecemos estar longe de resolver. A China achou uma "solução" de, ao invés de recarregar, trocar a bateria do carro por uma nova já recarregada (e então recarregar a que foi trocada pra repôr em um próximo carro e por aí vai). Isso, claro, precisa de uma produção massiva de baterias que, como todos sabem, são poluidoras e prejudiciais. Adicione a isso o fato de que precisamos alimentar uma rede gigantesca de postos de recarregamento pelo mundo inteiro (cujo a maioria da energia virá, com certeza, de termoelétricas movidas a combustíveis fósseis) e você fica quase no zero-a-zero quando o assunto é meio ambiente. Enfim, nesse momento a escolha eu acho que tem que ser "o que vai, caso implementado, reduzir mais os custos de logística mundial e consequentemente causar deflação dos preços tão elevados?". Dessa forma podemos melhorar o custo de vida das pessoas e evitar um colapso energético por falta de petróleo.

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад

      Sinceramente é muito infantil achar que isso pode dar certo kkk

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      A maioria da energia vai vir de renováveis porque atualmente solar e eólica geram energia mais barata que qualquer termoelétrica; até usina à carvão sem filtro de poluentes produz energia mais cara que eólica ou solar. E a tendência é renováveis, em particular painéis solares, ficarem mais baratos ainda no futuro. Por isso que nos EUA o Texas - um estado que não dá a mínima para aquecimento global - é o estado que mais instala renováveis; as companhias de eletricidade lá são livres para escolher o método de geração que quiserem e vão no mais barato.
      Quanto à baterias serem poluidoras, mesmo as obsoletas baterias NMC - as que usam níquel e cobalto - são muito menos poluidoras do que a mera extração e refino do petróleo. As LFP, que devem substituir as NMC em quase todas as aplicações - as maiores fabricantes de carro elétrico já usam elas - usam ferro e potássio, e as quantidades necessárias seriam uma pequena fração do que já usamos para outros usos (potássio é usado para fazer fertilizantes). Além de que a tendência é reciclarmos a grande maioria das baterias, então a necessidade de minerar material novo deve reduzir bastante, do mesmo jeito que acontece com as baterias de carro à combustão, que usa chumbo, um metal tóxico - essas seriam muito mais poluentes que as baterias de carro elétrico se não fossem recicladas.
      Sobre a necessidade de infraestrutura, é perfeitamente factível. Mesmo se parássemos por completo a venda de carros à combustão hoje e todos os carros novos fossem elétricos a partir de amanhã, a troca completa da frota levaria mais de uma década, por conta da vida média de um carro no Brasil; o aumento na geração e distribuição de energia para trocar todos os carros à combustão por elétricos seria de uns 20% a 25%, e aumentar a geração e a rede para atender isso em uma década não é problema. E vai ter mais de uma década para fazer a troca porque não estamos proibindo a venda de carros à combustão amanhã.
      Além disso, para qualquer pessoa que vá usar o carro só na cidade ou em viagens curtas, e que tenha uma garagem com tomada, nenhuma infra-estrutura é necessária; o dono pode ligar o carro na tomada ao chegar em casa e ter o carro carregado na manhã seguinte. A adoção de carros elétricos pode, assim, avançar na frente da construção da infra-estrutura de recarga.
      Eu ficaria mais preocupado com o efeito dos elétricos na disponibilidade de gasolina. Na Noruega, onde a troca por elétricos está mais avançada, o consumo de combustível já caiu em um quarto por conta dos elétricos, e na medida que o consumo de combustível cai, os postos vão fechando; daqui a uma década e meia, duas décadas, é possível que quem teime em ficar com o carro à combustão não tenha mais onde abastecer nem no Brasil.

  • @andersonandrighi4539
    @andersonandrighi4539 2 месяца назад +1

    Bateria não degrada com uso e o tempo?! A vida útil do VE obriga o veículo a trocar o componente mais caro, a bateria. DW esqueceu também que o aumento da massa do caminhão também vai degradar mais intensamente as rodovias, cujo asfalto é feito de... Petróleo! Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

    • @vilmarsegundo1844
      @vilmarsegundo1844 2 месяца назад

      A degradação, conforme já evidenciado por vários fabricantes diferentes, já não é mais um aspecto tão preocupante. Afinal, imagine o quanto não se rodou em 10 mil ciclos ? E depois, não é o fim da linha, ainda é possível uma segunda ou terceira vida de um pack de baterias vindo de um EV.

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Motores elétricos são muito menores e mais leves que motores à combustão de mesma potência. Um carro elétrico também não tem um monte de sistemas que o carro à combustão precisa; não tem câmbio (a curva de torque do motor elétrico dispensa troca de marchas), entrada ou filtro de ar (o motor não usa ar), radiador (muito menos energia é desperdiçada como calor, então um simples dissipador dá conta do recado), sistema de lubrificação (que é necessário no motor à combustão porque o óleo que lubrifica o pistão queima quando a combustão ocorre), sistema de escapamento, etc. Tem ainda a questão da frenagem regenerativa, que recupera parte da energia gasta e reduz a necessidade de baterias.
      E a quantidade de energia armazenada vem aumentando; por exemplo, a BYD recentemente anunciou a nova bateria que deve vir nos modelos do ano que vem dela, que armazena 27% mais energia com o mesmo peso (ou pode ser 21% mais leve armazenando a mesma quantidade de energia). Todas as fabricantes de bateria vem fazendo melhorias semelhantes.
      Eu não duvidaria que, entre a mecânica muito mais simples e leve dos caminhões elétricos e as baterias reduzindo de peso e tamanho, antes de 2030 os caminhões elétricos sejam até mais leves que os à combustão.
      (E tem um detalhe interessante a se levar em conta: caminhão elétrico não tem a vibração do motor. Em trens, pelo menos, isso faz com que uma ferrovia que opere com locomotivas elétrica tenha menos necessidade de manutenção nos trilhos do que uma que use trens à diesel. Não vi ainda um estudo semelhante sobre caminhões, mas eu não duvidaria que caminhões elétricos causem menos desgaste ao asfalto por conta de não vibrarem.)

  • @samuelflor4095
    @samuelflor4095 2 месяца назад

    (⁠?⁠・⁠・⁠)⁠σ OLEV BUS nada mais é do q eletroímãs instalados sob a via p/ recarga das baterias, ou seja atua como a recarga de celular sem fio. Os testes são promissores, porém só funciona nas vias magnetizadas, e a implementação além de cara e custosa, não dispensa o uso de baterias. ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯

  • @marcosmegane
    @marcosmegane 2 месяца назад

    Quero assistir um dia um vídeo falando sobre como nossa extinção da Terra teria como consequência ao planeta. Algum canal um dia terá coragem de jogar na cara de nós mesmos nosso malefício?

  • @paulopimenta1880
    @paulopimenta1880 2 месяца назад

    3

  • @claudiopiccoliromera2646
    @claudiopiccoliromera2646 2 месяца назад +2

    O maior impacto dos eletrificados se dá aonde o ciclo de trabalho é mais irregular - anda-e-para - pela sequência, deveríamos olhar os VUCs, caminhões de serviço urbano (Lixo, concessionárias de serviços, etc), ônibus urbanos e caminhões de entrega em áreas urbanas. O resto deveria esperar.

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Esperar, nada.
      Concordo que caminhões urbanos sejam prioridade, já que os ganhos são maiores e mais imediatos, e os desafios são menores, mas nada impede de trabalhar na troca dos caminhões pesados ao mesmo tempo.
      Aliás, trocar os caminhões de uso urbanos por elétricos tem uma outra grande vantagem: o silêncio. Inclusive tem cidade ao redor do mundo liberando caminhão elétrico para circular de noite, já que eles não atrapalham o sono das pessoas.

  • @game.c0m360
    @game.c0m360 2 месяца назад +1

    Ocorre como o desfecho da guerra das correntes. No fim, as duas vão se estabelecer e alguns setores, uns para longa distancia outros para distancias locais e médias.

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Não faz sentido ter as duas, porque precisaria de duas redes de abastecimento completamente diferentes, o que duplicaria os custos de infaestrutura. Provavelmente vai ser mais parecido com a guerra VHS/Betamax, onde assim que o ganhador ficou claro o perdedor praticamente sumiu do mercado.

  • @hflx
    @hflx 2 месяца назад

    O problema que a eletricidade tem que ser produzida no continente enquanto que se for usado algo como hidrogenio verde a Europa pode importar, eu achei estranho o hidrogenio ser tão menos eficiente assim...

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Problema de física e química. Há uma perda de energia ao quebrar a molécula de água, e outra perda ao combinar o hidrogênio para fazer água de novo (e usar a energia liberada).
      Quando você olha também para as outras etapas necessárias, como a compressão (ou refrigeração à menos 250 se for liquefazer) e o transporte, e leva em conta a energia usada nessas etapas, as perdas sobem para mais de dois terços.
      (E sim, ao contrário de gases como gás natural, hidrogênio tem que ser resfriado para ficar liquido. À temperaturas acima de menos 240 o hidrogênio passa direto da forma sólida para a gasosa. Os outros 10 graus é para garantir que ele ainda não evaporou antes de chegar ao destino.)
      E olha que isso nem é tão ruim comparado com um motor à gasolina. A máxima eficiência teórica (ou seja, inatingível) de um motor à combustão é por volta de 40%; motores de carro bem econômicos costumam ter eficiência em torno de 25%. E isso nem leva em conta a energia gasta para extrair o petróleo, refinar ele, e distribuir.
      Quem é o ponto fora da curva é o elétrico. Um carro elétrico econômico recarregado em um lugar onde a rede elétrica é de boa qualidade e com poucas perdas pode chegar a 95% de eficiência da usina elétrica às rodas.
      Aliás, não é economicamente viável mandar hidrogênio verde para outro continente. Hidrogênio é um dos materiais mais caros e complicados de transportar. Mesmo se a eletricidade de fontes renováveis for bem mais cara por lá ainda é bem mais barato produzir por lá mesmo do que pagar o custo do transporte intercontinental.

  • @wilhon7
    @wilhon7 2 месяца назад

    Meus zovo é a mesma coisa que meus bago!

  • @ThatSkyKid1807
    @ThatSkyKid1807 2 месяца назад

    Não assisti o vídeo, mas na minha visão, até por questões de funcionalidade e economia, a melhor alternativa para os caminhões seria serem híbridos, como os trens de hoje em dia.
    Mas claro q essa de elétrico/híbrido= limpinho não poluidor é uma falácia.

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      No mundo cada vez mais trem é elétrico mesmo. Trem elétrico é mais barato de operar e dá menos manutenção não só no trem como no trilho (porque não tem um motor a diesel vibrando).
      Exceto nos EUA, que tem uma malha ferroviária velha e sucateada; é o problema da malha ferroviária deles ser praticamente toda privada e nas mãos de empresários que só querem lucro imediato, e por isso não estão interessados em gastar dinheiro para reformar as linhas.

  • @PauloSilva-bf9ql
    @PauloSilva-bf9ql 2 месяца назад +1

    hidrogenio é a solução.

  • @edilsonduarte5574
    @edilsonduarte5574 2 месяца назад

    Baterias.

  • @zigvoneisherz2545
    @zigvoneisherz2545 2 месяца назад +1

    Excelente... baterias são o futuro dos automóveis...

  • @suzanalima4722
    @suzanalima4722 2 месяца назад +1

    Não entendo a questão técnica de não colocarem painéis solares direto nos veículos...

    • @Paulo-hn4kx
      @Paulo-hn4kx 2 месяца назад

      A densidade de energia é baixa. Nos melhores painéis solares vc consegue por volta de 1 kWh/m2/dia. Ou seja, para abastecer a bateria de um BYD Dolphin vc precisaria de 45 m2 de painel e um dia inteiro de sol. Para caminhões seria pior ainda, pois embora tenha muita área disponível o consumo é muito alto (o caminhão é pesado e a carga mais ainda).

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      @@Paulo-hn4kx Um uso bem interessante de painel solar em caminhão são caminhões frigoríficos; cobrir o teto de um desses de painel solar gera energia suficiente para manter a refrigeração, e se feito de forma integrada não aumenta quase nada o peso do caminhão. Isso vale inclusive para caminhão frigorífico à combustão, que passa a não precisar mais deixar o motor ligado mesmo quando parado para manter a carga refrigerada.

    • @Paulo-hn4kx
      @Paulo-hn4kx 2 месяца назад

      @@FabioCapela Para essas funções menores funciona. Por ex a Toyota coloca painéis solares no teto solar em alguns carros para manter a circulação de ar funcionando quando o carro está parado no sol, com isso o ar condicionado gasta menos de energia qdo é acionado.
      Agora mover o motor é difícil pois a quantidade de energia é baixa por m2.

  • @angelamartim8337
    @angelamartim8337 2 месяца назад

    0:27 4:38 6:42 7:48 8:19 8:56 10:01

  • @samuelflor4095
    @samuelflor4095 2 месяца назад +1

    Uma pilha atômica poderia ser uma forma de energia que aliás poderia acompanhar o veículo até o fim de sua vida útil. Aí temos 2 problemas: 1- O sistema capitalista ficaria no prejuízo 2 - Em caso de acidente o material radioativo poderia ficar exposto ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯

  • @mariolole8261
    @mariolole8261 2 месяца назад +2

    Sabido que cada quilo de lítio são extaidos toneladas de minérios, que grande parte da energia elétrica da Europa é de carvão, que as baterias não tem vida longas, que descartar grandes quantidades é algo inimaginável no final das contas seria que quase trocar 6 por meia dúzia, poderia fazer reportagens sem viés falando mais verdades, que é um avanço 👍 sim, longe dr ser a 8° maravilha do mundo

    • @matheusacioli2861
      @matheusacioli2861 2 месяца назад

      Pra mim, a maior aposta dos elétricos não deveria ser transporte pessoal, mas logístico. Caso criemos uma rede de energia renovável e barata que consiga abastecer uma matriz de carros elétricos de transporte de cargas (como caminhões), o custo de vida vai cair muito em todos os aspectos, pois a logística das coisas impacta em todos os setores da economia significativamente. Uma rede de postos de carregamento operando com energia solar/eólica por exemplo? Seria energia a custo muito baixo.

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад

      Ahhhhhhhh agora quem anda soltando fumaça preta por aí ta todo preocupado com poluição? Kkkkkk

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Baterias de chumbo - as tranqueiras que ainda usamos em carros à combustão - tem vida curta.
      Baterias LFP - as que as maiores fabricantes de carro elétrico usam atualmente - duram uma eternidade. A CATL, maior fabricante de baterias do mundo, está até falando de aumentar a garantia do novo modelo de bateria de carro elétrico que ela está lançando esse ano para um milhão e meio de quilômetros; se a bateria perder mais de 15% da capacidade a fábrica troca. Ainda que eu ache que essa garantia desse tamanho só deve estar disponível na China, isso quer dizer que a fabricante tem certeza que as baterias dela vão durar mais que isso.
      Aliás, a Europa atualmente gera 44% de sua energia de fontes renováveis, e só 12% de carvão. Considerando os mais de 20% de energia atômica, mais de dois terços da energia da Europa é gerada sem emissão de CO2.

    • @mariolole8261
      @mariolole8261 2 месяца назад

      @@FabioCapela o lítio continua sendo o principal componente da baterias, outra fontes renováveis na Europa quase saturado no inverno energia solar quase nula, energia eólica também grande polêmica na França foi proibida a montagem de mais nenhum gerador, energia geotérmica somente o paiseco Finlândia , energia hidroelétrica na Europa? sem comentários, imagina se 50 % da frota fossem elétrica precisaria dobra a capacidade instalada de onde viria. Outra fabricante falar que bateria durar meio milhão e a vida real existe um abismo de uma dezena de anos para comprovar, pelos menos o anteriormente prometido foi assim

  • @ceciliaxavier6381
    @ceciliaxavier6381 2 месяца назад +7

    O problema foi retirar as estradas de ferro, hoje qualquer viagem pelo país é por trem
    Aí um cara engraçado diz: mas não em um país como nosso.....blá-blá-blá
    Mas se desde de Barão de Mauá houvesse interesse político......., mas não dá dinheiro precisa de estrada para triplicar as propri...nis , mais desmatamento blá-blá-blá
    Enfim deixamos de ser primeiro mundo e continuamos país de 5ª

  • @samuelflor4095
    @samuelflor4095 2 месяца назад +1

    →⁠_⁠→ Quem vai vencer a corrida é o motor elétrico. (⁠?⁠・⁠・⁠)⁠σ Qto a solução p/ entregar a energia ainda vai ser preciso muita pesquisa... ┐⁠(⁠ ⁠∵⁠ ⁠)⁠┌

  • @rodrigosouto9502
    @rodrigosouto9502 2 месяца назад +4

    Produzir baterias polui muito o meio ambiente. Pesquisem a origem dos minérios das baterias e verão...

    • @ceciliaxavier6381
      @ceciliaxavier6381 2 месяца назад

      Lítio seria um deles?

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад

      Queimar gasolina tambem

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Para as baterias LFP modernas? Lítio, Ferro, e Potássio. Ferro e potássio são tranquilos, o que seria necessário desses é uma pequena fração do que já produzimos de qualquer maneira para outros usos. Lítio é potencialmente o pior desses, mas os métodos velhos (e mais poluentes) precisam de praticamente uma década para começar a produzir, enquanto que os métodos novos (que precisam de meses, ao invés de anos, para começar a produção) são bem menos poluentes, então praticamente toda a produção nova é em métodos menos poluentes.
      As baterias que usam níquel e cobalto são as antiquadas NMC, que os fabricantes sérios de carro elétrico estão abandonando ou até já abandonaram. Baterias LFP são mais baratas, mais seguras, mais duráveis, e carregam mais rápido; a única vantagem das baterias NMC é que elas são mais leves, mas mesmo nisso as baterias LFP já quase alcançaram elas.
      E vale lembrar que a mera extração e refino de petróleo já são mais poluentes que a fabricação de baterias. Isso sem nem levar em conta a poluição do uso do combustível produzido na refinaria.

  • @vilmarsegundo1844
    @vilmarsegundo1844 2 месяца назад

    Finalmente uma matéria de qualidade na DW, sem fanatismo e nada de progressista. 🎉
    Acredito que veículos de passeio serão EV e de cargas à H2. É o que mais faz sentido no aspecto de densidade energética.

  • @hackerloko4215
    @hackerloko4215 2 месяца назад

    O hidrogênio será melhor, semelhante ao GNV, elétrico vai dar.muito.b.o

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад

      E gnv não dá né desgraça? Kkkkkkkkkkkkk

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      Eu quero que mude. Ligar o carro de noite na tomada e estar com ele carregadinho no dia seguinte é muito bom; comprando um calibrador de pneu (e lembrando que carro elétrico não tem óleo, água, filtros de óleo ou de ar, nem as outras coisas que se costuma olhar no posto) isso permite nunca mais precisar de posto exceto em viagens longas.
      Sem contar que hidrogênio é caro pra burro. Na Califórnia - um dos poucos lugares do mundo em que tem um número minimamente bom de postos de hidrogênio - abastecer com hidrogênio custa cerca de 14x mais do que recarregar um elétrico em um posto de carga rápida, lembrando que a carga rápida custa muito mais do que recarregar em casa.
      E, antes que venha o argumento de que o custo para fazer hidrogênio vai cair, o hidrogênio na bomba custa na Califórnia mais de US$20, enquanto na fábrica custa menos de US$5. A maior parte do preço não é para fabricar o hidrogênio, mas sim para distribuir e vender. Transporte de hidrogênio é caro pra burro, é um dos materiais mais chatos de transportar, e uma bomba de hidrogênio capaz de encher um cilindro à 700 bar (a pressão que precisa no carro à hidrogênio) não só é cara como precisa de manutenção cara o tempo todo.

  • @beradeiroraiz
    @beradeiroraiz 2 месяца назад

    O futuro é o etanol

  • @AcademiadoConhecimentodopoder
    @AcademiadoConhecimentodopoder 2 месяца назад

    Eae vão destruir mais florestas, vão aumentar a mineração, para mudar o sistema? Kkkkkk vão destruir o mundo😂

  • @marcosfernandez7207
    @marcosfernandez7207 Месяц назад

    Melhor reduzir o volume de cargas, seja, abandonar a sociedade do desperdício. Senão teremos um crescimento exponencial na demanda por eletricidade, e existem limites para esse crescimento. O carregamento de baterias e a reciclagem de baterias, especialmente as pesadas de multiplas ciclagens de caminhões sequer foram mencionados no vídeo. Fica parecendo propaganda. E não uma discussão séria sobre um tema relevante.

  • @bisnetodeportugues
    @bisnetodeportugues 2 месяца назад +2

    O Único caminhão Promissor é o Caminhão a Álcool...

    • @nighty9338
      @nighty9338 2 месяца назад

      🧐aqui temos a Opnião de um Especialista -em grupo do WhatsApp-

  • @franciscaaraujo-lh2ww
    @franciscaaraujo-lh2ww 2 месяца назад

    Os carros elétricos nem começaram direito e já tá causando problemas, o desabastecimentos de energia nas cidades já começou, apagão por cima de apagão, aqui todo dia falta luz, além dos pequenos apagões, liga desliga que pode queimar aparelhos e atrasar trabalho de quem usa computador, não se sabe o que será da terra com tanta gente, e muita gente sem noção do que vem por ai,

  • @hygormendes3583
    @hygormendes3583 2 месяца назад +1

    Já vou avisando que o elétrico vai ser um fracasso no futuro

  • @wellingtonramos3843
    @wellingtonramos3843 2 месяца назад

    Carro a bateria plugin tô fora!

  • @ErikaGPF
    @ErikaGPF Месяц назад

    Engraçado q pro hidrogênio se assume q o custo do hidrogênio é desde adquirir o hidrogênio, enquanto o elétrico assume q a energia existe ali, não considera o custo de se fazer essa eletricidade e o qnt co2 é produzido p gerar aquele eletricidade (q em grande parte do mundo é na queima de carvão- europa e africa). Reportagem fraca e tendenciosa.

  • @CRCFLU
    @CRCFLU 2 месяца назад +2

    Péssima reportagem, totalmente tendenciosa. Não foi falado em nenhum momento do impacto ambiental da produção e do descarte das baterias. Os motores elétricos são ótimos, mas as baterias são péssimas. Uma reportagem minimamente imparcial chegaria a esta conclusão.

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад +1

      Voce quer imparcialidade ou voce quer que repita a opinião do ronquinho de esportivo?

  • @mauriciobandeirademello8022
    @mauriciobandeirademello8022 2 месяца назад

    Muito tendenciosa e, respeitosamente, fraca a reportagem porque ignora diversas vantagens do hidrogenio, que tem custo de transporte muito baixo, basicamente porque pode ser produzido em qualquer lugar a partir da eletrolise da agua. O hidrogenio também serve para transportar qualquer coisa, de qualquer peso, e serve para mover até navios e locomotivas, o que as baterias não podem, de forma viável, fazer. Hidrogenio serve para mover tudo, carros, caminhões, locomotivas, motos, helicópteros, aviões, geradores residenciais, hospitalares, etc, o que tende a diminuir seu custo, considerando a escala, as baterias não. Baterias envolvem um altíssimo custo na mineração e substituição, descarte, etc., o que não foi considerado nos cálculos da reportagem. Eu penso, respeitosamente, que essa batalha o hidrogenio já ganhou e quem ainda insiste em baterias é porque está muito vendido e desesperadamente luta para reconstruir um muro que vem sendo derrubado pela queda de uma extraordinária e contínua avalanche. Mas é o tempo, o senhor da razão, que nos dará a resposta! Um abraço a todos!

    • @ricardosilva5559
      @ricardosilva5559 2 месяца назад

      Se o hidrogênio é tão bom porque a unica que estava tentando implementar desistiu?
      Se Elétrico é tão ruim porque todos estão migrando pra eletrificação?
      É tendenciosa porque a própria comparação é tendenciosa
      Elétrico está avançando no mundo todo, enquanto o hidrogênio praticamente nem saiu do papel

    • @FabioCapela
      @FabioCapela 2 месяца назад

      O transporte do hidrogênio é caríssimo. É um dos materiais mais chatos de transportar, já que ele ocupa um volume muito grande, vaza até através de aço sólido, e só pode ser liquefeito a temperaturas menores do que 240 graus negativos.
      Produzir hidrogênio em quantidades úteis a partir de eletrólise é caro e precisa de muita energia; a infraestrutura de um posto que produz hidrogênio é mais cara e precisa de mais energia que a de um posto de recarga elétrica que atende a mesma quantidade de carros, só que elétricos, usando grandes baterias para estabilizar o consumo.
      Praticamente todos os projetos pilotos para uso de hidrogênio no transporte falharam. A Romênia cancelou a compra de trens à hidrogênio, a empresa alemã LNVG testou os trens à hidrogênio por um ano e decidiu comprar trens à bateria, quase todas as cidades que testaram ônibus à hidrogênio trocaram eles por ônibus elétricos, e por aí vai.
      A China já opera navios de carga elétricos em rotas de mais de mil quilômetros, dezenas de milhões de motos elétricas são vendidas todo ano, a China já tem drones elétricos de passageiro - o substituto elétrico dos helicópteros - em operação comercial, e aviões elétricos pequenos já são uma realidade, com aviões elétricos de maior porte já em projeto.
      Para cada caminhão à hidrogênio vendido no mundo dezenas de caminhões elétricos são vendidos. Para cada carro à hidrogênio são vendidos quase mil carros elétricos. E a venda de elétricos está subindo enquanto a venda de carros e caminhões à hidrogênio vem caindo.
      Geradores residenciais movidos à hidrogênio é uma grande fria. Geradores hospitalares à hidrogênio, quando combinados com equipamento de eletrólise, até que dão certo, mas não por conta do hidrogênio; é porque a produção do hidrogênio gera também oxigênio puríssimo, de grande valor em um hospital, então o hidrogênio e a eletricidade gerada a partir dele são meio que um bônus.
      Baterias tem uma tendência de não precisarem ser substituídas; baterias LFP modernas provavelmente vão durar mais do que os carros onde estão instaladas, a CATL (maior fabricante de baterias do mundo) está até falando de dar garantia de um milhão e meio de quilômetros para o novo modelo de bateria que ela deve lançar esse ano. Descarte não deve ser muito problema; do mesmo jeito que há a coleta e reciclagem de baterias de chumbo, deve ser feita a coleta e reciclagem de baterias de carro elétrico - até porque reciclar deve com o tempo ficar mais barato que minerar material novo.
      Aliás, a venda de veículos à hidrogênio caiu 30% ano passado, e muitos postos de hidrogênio foram fechados. Cidades, e mesmo países, inteiros ficaram sem opção para donos de carros à hidrogênio abastecer.

    • @mauriciobandeirademello8022
      @mauriciobandeirademello8022 Месяц назад

      @@FabioCapela
      Acho que a premissa de haver necessidade de transporte do hidrogenio equivocada. A pergunta que se faz é: Quem disse que o hidrogenio precisa ser transportado? Ele pode ser simplesmente gerado e armazenado praticamente em qualquer lugar! A matéria prima do hidrogenio é energia elétrica e água! Convenhamos que esses elementos são extremamente abundantes no mundo (se considerarmos as áreas civilizadas então, nem se fala). Energia elétrica está extremamente disponível. Por exemplo, no Brasil temos uma capacidade instalada de geração de 200.000 MW de potência e só utilizamos 70.000 MW... Tá sobrando muita energia que pode virar Hidrogenio... E nem começamos a falar em investimentos a sério na área de energia solar e eólica....Há muitíssimo o que explorar! Sem qualquer incentivo governamental, no ano passado entrou no sistema elétrico quase uma Itaipu (12.000MW) só de energia limpa - solar e eólica. E nem estamos falando em energia termonuclear que tem um potencial imenso e inexplorado.... Já a mineração para busca de componentes de bateria é muito cara, exige um transporte também muito caro, reposição, descarte, reciclagem, etc, etc...Enfim, eu não vejo como perder tempo investindo em baterias como forma de fornecimento de energia se podemos "fazer baterias" com o elemento mais abundante no planeta que é o hidrogenio! Mas é evidente que eu respeito o seu posicionamento, agradeço pelas considerações meu amigo! Volto, porém, a dizer, apenas o tempo poderá responder a estes nossos questionamentos!

    • @FabioCapela
      @FabioCapela Месяц назад

      @@mauriciobandeirademello8022 Se você não for transportar o hidrogênio, por que cargas dágua desperdiçar praticamente dois terços da energia fazendo hidrogênio no local ao invés de usar essa energia diretamente para carregar um carro? Um posto que faz eletrólise no próprio lugar iria consumir 3x mais energia para abastecer a mesma quilometragem do que um posto de recarga elétrico, o que exige uma rede elétrica mais robusta (e mais cara) e 3x mais geração de energia renovável para atender o mesmo número de clientes.
      Aliás, reator termonuclear só vale a pena para propulsão de veículos enormes e que precisam ficar até meses sem abastecer como submarinos e certos navios. E como forma de aprender a tecnologia nuclear para fazer bombas atômicas. Já para produzir eletricidade, é uma forma cara; muito melhor, mais barato e mais seguro, uma combinação de painéis solares, turbinas eólicas, e baterias de grande escala.
      E sobre baterias serem caras: os maiores fabricantes de bateria do mundo estão falando de atingir US$40 por kWh ainda esse ano, e a queda de preço deve continuar nos próximos anos; nesse preço já fica mais barato fazer carro elétrico do que carro comum à combustão - o que já está acontecendo na China, é parte do motivo que se espera que carros elétricos passem 50% das vendas de carros novos na China ainda esse mês. Lembrando que as baterias que usam cobalto e níquel, ambos minérios caros, são as antiquadas NMC e NCA, que estragam rápido e tem mais risco de pegar fogo; as mais modernas baterias LFP, que duram muito mais e são muito mais seguras, usam ferro - um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre - e fosfato - onde seria usada uma pequena fração do fosfato que já extraímos para fazer fertilizante. E ainda tem as baterias de sódio, que nem lítio levam.

  • @eliasmartins4951
    @eliasmartins4951 2 месяца назад +1

    Blá-blá-blá, só vi mentiras

  • @diaa-yl9zg
    @diaa-yl9zg 2 месяца назад +1

    Se os carros ev ja estao indo pro saco imagina os caminhoes... esta dw lacradora nao da ne

  • @fb.cavalcanti
    @fb.cavalcanti 2 месяца назад

    Talvez os dois tenham que encontrar seu espaço: caminhões, aeronaves e navios o hidrogênio verde e os demais veículos serem elétricos.