Avaliação Diagnóstica: Sonda os conhecimentos prévios dos alunos antes de iniciar um novo conteúdo. Avaliação Formativa: Mede a aprendizagem mínima das habilidades desenvolvidas durante a aprendizagem do conteúdo. É um feedback que aponta as deficiências das práticas pedagógicas. Avaliação Somativa/Cumulativa: Rankeia os alunos com base no que aprenderam. É ministrada no final de um processo de aprendizagem, ou ainda para selecionar os candidatos às universidades (vestibulares e ENEM).
Excelente material didático; rico conteúdo, ilustrativo e esclarecedor. Formas múltiplas que "impulsiona" o educador de forma "ativa" à reflexão do pensar/ensinar. Parabéns!
Excelentes explicações Gabriel. É de grande importância a Avaliação Diagnóstica para organizar e direcionar o nosso trabalho. Essa investigação tanto inicial como processual é fundamental. Obrigada!
Excelente vídeo Gabriel, muito dinâmico e bacana. Como ressaltado as avaliações são feitas com o intuito de avaliar a curiosidade do aluno, o senso de abstração, a comunicação destes e o trabalho em equipe. A avaliação diagnóstica, tem como objetivo verificar os conhecimentos prévios dos alunos para poder ter a real noção do nível dos alunos, não tem peso de notas por apenas levantar as informações. essa avaliação tem o ponto positivo de nortear o professor de como tratar da sua disciplina aos alunos A avaliação Formativa, esta objetiva a verificação dos alunos ao longo do trajeto do ensino, possibilitando aperfeiçoamentos do professor e da didática empregada. Ponto positivo é a construção da avaliação por todo o período com diferentes valorações das tarefas. A avaliação somativa ou cumulativa, é aplicada no fim de um período ou no início de uma nova fase, tendo como exemplos as provas de final de semestre/ano que cumulam a avaliação e as provas de ingresso tais como Enem e vestibulares. essa avaliação por vezes creio ter como ponto negativo o estado emocianal que causa ao aluno uma vez que é finalística (passou ou não passou).
Ótimo vídeo Gabriel didático e auto explicativo, relacionando as imagens ao que é explicado, Parabéns! Nós na função de futuros professores necessitamos do prévio conhecimento de como avaliar cada aluno em diferentes situações e contextos tanto sociais como de dificuldades de aprendizado, eis então que surgem diferentes formas de avaliar, seguido de onde cada professor pretende chegar e o que ele espera de seus alunos. O grande ponto negativo como foi citado no vídeo e como também já escrevi são as diferença que vamos enfrentar em sala, alunos com diferenças de aprendizado e absorção de aprendizado, ai fica a critério do professor a melhor forma de avaliar a sala como um todo.
Compreendi que a avaliação diagnóstica permite saber quais os conhecimentos prévios o aluno têm, sem se preocupar com as notas; a avaliação formativa é considerado todo o período letivo, em que se analisa todo o processo de aprendizagem do aluno; A avaliação somativa, ou cumulativa é um instrumento que avalia o aluno no final do período de estudo, através de notas que demonstram se a meta de aprendizagem foi alcançada.
1. Avaliação diagnóstica: tem o objetivo de identificar os conhecimentos prévios e dificuldades dos alunos. Ponto positivo: auxilia no planejamento. Ponto negativo: se mal aplicada, pode não captar todas as necessidades dos alunos. 2. Avaliação formativa: ocorre de forma contínua podendo assim, oferecer um feedback regular para o aluno e permitindo ajustes no aprendizado. Ponto positivo: promove o desenvolvimento constante e ajuda a corrigir erros em tempo real. Ponto negativo: exige acompanhamento constante, o que é desafiador em turmas grandes. 3. Avaliação somativa: aplicada ao final de um período, tem como foco medir o quanto os alunos aprenderam em relação aos objetivos propostos. Ponto positivo: permite avaliar o resultado final do processo de ensino. Ponto negativo: muitas vezes, torna-se apenas classificatória e pode não refletir todo o desenvolvimento do aluno. 4. Avaliação classificatória: usada com base em notas ou desempenhos, como em exames finais ou concursos. Ponto positivo: possibilita a comparação objetiva entre alunos. Ponto negativo: pode reduzir a avaliação por notas, sem considerar o processo de aprendizagem.
Parabéns Gabriel pelo vídeo criativo e interativo. Obrigada! Entendi que a avaliação diagnóstica, permite verificar os conhecimentos prévios dos alunos, é um ponto de partida, que permite o professor conhecer um pouco das dificuldades dos alunos e a partir daí, elaborar estratégia para usar nas avaliações formativas durante o período letivo. E finalmente a somativa no final do período. Refletindo sobre a Charge: Precisamos dar aula com olhar diferente, cada um é único, e possui sua individualidade de aprendizagem. É necessário desenvolver estratégia de aprendizagens diferentes, através do diálogo, da pergunta, dos estímulos e desafios.
Ótimo trabalho Gabriel, slides muito bem elaborados!! Vamos então aos tipos de avaliação, Avaliação diagnóstica, ferramenta aplicada no inicio da aula (módulo, ano, semestre) com função de estabelecer o nível de conhecimento que os alunos já possuem; Avaliação formativa, aplicada no meio do processo de ensino, com função de constatar o que foi ou não compreendido pelos alunos; Avaliação somativa (prova de exame), aplicada ao fim do processo de ensino, com função de analisar o conteúdo abstraído pelo aluno; As formas de avaliação são positivamente ferramentas para o professor diagnosticar o rendimento da aula, negativamente os dados obtidos nas avaliações podem ser dados falsos, os alunos se preparam para as avaliações e após elas já não se recordam do conteúdo visto no processo.
Bom dia, Gabriel. A diferença entre as avaliações diagnóstica e formativa é bem simples. A diagnóstica é aplicada no início do processo com o objetivo de conhecer o aluno, o que ele sabe. E a somativa como o próprio nome já indica, irá avaliar o somatório de conhecimento adquirido durante todo o processo. Ambas tem caráter de diagnosticar o aprendizado e o que precisa ser reavaliado de modo que o professor possa direcionar o seu trabalho de forma mais eficaz.
Avaliação diagnóstica: ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. Avaliação formativa: método contínuo que ajuda a monitorar o progresso dos alunos e identificar quaisquer desafios que eles estejam enfrentando à medida que aprendem. Avaliação somativa: é uma forma de mensurar a aprendizagem dos estudantes por meio de um balanço somatório de avaliações após um processo educacional.
A charge foi um excelente instrumento de avaliação disgnósica do nosso sistema de ensino que ainda predomina, As mudanças estão acontecendo, mas ainda estamos mergulhados na avaliação classificatória. A começar pelos concursos de todos os tipos. Os professorem ainda utilizam desses métodos em suas provas, inclusive copiando questões cheias de 'pegadinha', querendo criar um 'grau de dificuldade' com o intuito de classificar nível de qualidade exigido.
Muito bem explicado e resumido! A avaliação formativa dá suporte para correção de possíveis erros, ajustes poderão ser feitos quando necessário e a somativa seria para sintetizar a qual nível chegamos nos objetivos propostos. Infelizmente nem sempre ocorre isso, muitos usam esses instrumentos para classificar ou selecionar os bons e maus alunos. Que isso sirva de reflexão para nós atuais ou futuros educadores. MUITO ESCLARECEDOR SEU VÍDEO!!!
A avaliação diagnóstica tem a função de mostrar quais as dificuldades do aluno e quais as suas habilidades alcançadas. Já a avaliação formativa, mede a aprendizagem do aluno dentro do conteúdo desenvolvido de acordo com as habilidades propostas. Esta avaliação não mostra se o aluno é bom ou ruim, mas sim o trabalho pedagógico e sua eficiência ou deficiência.
A avaliação formativa dá suporte ao professor para saber o ponto de partida na elaboração de suas aulas pois mostra o conhecimento prévio do aluno e assim possíveis ajustes poderão ser feitos na elaboração do plano de aula. A somativa mostra o nível de conhecimento dos alunos. A formativa tem a função de regular ou verificar os objetivos e resultados alcançados.
Avaliação diagnostica: e aplicada no início do processo de avaliação o eu o aluno sabe Avaliação Formativa: verifica aprendizagem do aluno durante o processo da um feedback para o professor Avaliação somativa: é classificatória e seleciona e exclui o aluno
Avaliação diagnóstica: trata-se de se ter um panorama inicial dos conhecimentos prévios do indivíduo, isto é, a bagagem memorável que o aluno possui. A avaliação formativa é aquela cujo papel não é reprovar ou classificar o aluno, mas anexar novos conhecimentos a essa "bagagem" já citada, podendo também, desenvolver as mais diversas formas de competências e habilidades dos alunos. A avaliação classificatória consiste realmente o papel de "avaliação decisiva", onde o aluno poderá ou não conseguir atingir a meta desejada.
Muito bom Gabriel! Bastante didático! A videoaula dá uma ótima visão das dimensões da avaliação escolar: diagnóstica, formativa e somativa; todas importantes, mas que nem sempre são levadas igualmente em consideração. A prática avaliativa predominante nas escolas, a mim me parece, privilegia, talvez em razão das condições precárias em que atua o professor, a dimensão somativa, em detrimento da diagnóstica e avaliativa.
Agostinho Oliveira, eu concordo com seu pensamento, mas acredito na capacidade deste ser professor, creio que mesmo nestas condições precárias, que vc se refere, ele tem a capacidade de utilizar estas avaliações, principalmente quando ele conhece as especificidades de cada uma.
As duas avaliações São importantes mas aqui na escola onde eu trabalho é a avaliação somativa é muito favorável pra os alunos ,por que o professor avalia tudo que ele faz
Em 2:00 a expressão: "em detrimento" foi utilizada de forma incorreta para o sentido que quis passar. Significado: detrimento: substantivo masculino: dano moral ou material; prejuízo, perda. Só uma dica! Mas parabéns pelo seu trabalho.
cada uma das tematicas dos tipos de avaliação demostram bem a sua finalidade, diagnosticar, quantificar, qualidificar o que é proposto com o que é ensinado. mostrando se erro esta na pratico de ensino, nos recrsos ofertados, ou se o aluno teve bases anteriores para captar os conteudos doravantes aoresentados.
A aplicação de exames exige conhecimento e preparo técnico da gestão escolar, que deve realizar uma reflexão crítica sobre os resultados da prática pedagógica. Com isso, é possível indicar quais são as principais dificuldades e, também, os avanços apresentados pelos alunos. O maior objetivo, portanto, é fazer um diagnóstico detalhado sobre o nível atual de rendimento dos estudantes para que, a partir disso, atividades, metodologias e práticas possam ser implementadas de acordo com as principais necessidades apresentadas pelos discentes. Autoavaliação A autoavaliação funciona para que o estudante possa refletir e descrever quais foram as dificuldades encontradas em determinado assunto e como ele se comportou diante dos desafios. Avaliação diagnóstica A avaliação diagnóstica também auxilia os educadores a detectarem e verificarem se os conteúdos e as disciplinas estão atingindo os objetivos propostos. Avaliação somativa Nesse tipo de avaliação de aprendizagem, as notas e os conceitos são atribuídos com o intuito de promover alguns estudantes para outra classe ou curso. Avaliação ipsativa Por fim, a avaliação ipsativa mede a performance de cada aluno em relação ao desempenho obtido no passado.
Diagnóstica aplicada no príncipio para avaliar conhecimentos prévios do aluno, formativa durante o processo de ensino/ aprendizagem e somativa no final do processo para avaliar habilidades/competências adquiridas pelo aluno
Muito obrigado Thiago... Em suma é uma apresentação do PowerPoint, porém eu utilizei um software de gravação de tela (infelizmente não lembro mais qual foi). O áudio foi gravado com o celular e processado no software Audacity (para cortes e remoção de ruídos). Por fim, eu juntei tudo através do Sony Vegas (vídeo + áudio).
Sabemos que o processo da aprendizagem acontece de forma diferente para cada indivíduo, pois é necessário um conjunto de estratégias cognitivas que mobilizam o processo que muitas vezes é singular e dentro deste contexto cabe o professor nortear essa aprendizagem fazendo uso de recurso diferentes para que o indivíduo no universo sala de aula para que ele possa desenvolver sua inteligência neste universo e desenvolver suas múltiplas facetas do conhecimento. Cada indivíduo possui o seu próprio estilo de aprendizagem e apresenta conhecimentos prévios oriundos de situações ambientais diversas, onde todos possam aprender. A aprendizagem não depende somente dos alunos, mas sim de um trabalho continuo de análise, monitoramento e intervenções do professor durante a realização das atividades, que contribuirão para um desenvolvimento das potencialidades de cada um.
Avaliação formativa Seu objetivo é identificar se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem. Avaliação cumulativa Essa avaliação é aquela voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. O professor trabalha junto com o aluno e o acompanha em seu dia a dia. Avaliação diagnóstica O propósito da avaliação diagnóstica é identificar ou verificar os conteúdos e o conhecimento dos estudantes para o professor melhorar o ensino-aprendizagem. Avaliação somativa As notas e os conceitos são atribuídos a fim de promover o aluno para outra classe ou curso. É, geralmente, aplicada no bimestre ou semestre. Autoavaliação A avaliação é aplicada por aluno ou professor para ter consciência do aprendizado ou do ensino. Assim, ambos são capazes de aperfeiçoar o processo. Todos esses tipos de avaliação da aprendizagem podem incluir provas. O ideal é pensar a longo prazo e estabelecer parcerias que permitam criar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da capacidade de professores e alunos.
O início do ensino a avaliação DIAGNÓSTICA nos alunos, saber em qual nível se encontram para planejar o melhor percurso e estratégia de ensino a todos. Na avaliação FORMATIVA verifica o que esta sendo apreendido no ensino pelos alunos seu processo cognitivo de absorcao e compreensão para estruturar meios DE abordagem para melhores aulas a eles, no meio do percurso de aprendizagem é verificada. A avaliação SOMATIVA ela verifica todos o processos, durante o percurso deste ensino avaliando o que o aluno aprendeu durante todo este processo de sua formação de aprendizagem. SÃO MEIOS DE AVALIAR DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA DIAGNOSTICAR SEUS ALUNOS A VERIFICAR O SEU RENDIMENTOS NA AULA PARA QUE SE POSSA AVALIAR E RECRIAR UMA ESTRATEGIA DE ENSINO DESENVOLVIMENTO EFICAZ A TODOS.
Avaliação Diagnóstica: durante o início ou no processo do ensino; Avaliação Formativa: coleta dados do que foi ensinado e acontece durante todo o processo de aprendizagem; Avaliação Somativa: inserida mais ao final de um bimestre ou processo, é classificatória.
Avaliação Diagnóstica: inserida no início; Avaliação Formativa: acontece durante todo o processo de aprendizagem; Avaliação Somativa: inserida mais ao final do processo, classifica a aprendizagem.
Av. Diagnóstica é onde o professor procura saber os prévios conhecimentos do aluno sobre o tema. Av. Formativa é realizada através de observação, acompanhamento e métodos do professor para acompanhar o processo ensino-aprendizagem do aluno. Av. Somativa tem a finalidade de avaliar as habilidades e competências adquiridas pelo aluno ao final de um processo.
Acredito que os tipos de avaliações Diagonóstica, Formativa e Somativa podem fazer parte de todo processo de aprendizagem a qualquer momento em que se percebe uma flexibilidade e novo contexto da situação em ação.
Avaliação diagnóstica, ferramenta que se aplica no inicio da aula com a função de estabelecer o nível de conhecimento dos alunos ; Avaliação formativa, aplicada no meio do processo educacional, com função de constatar o que esta sendo ou não compreendido pelos alunos; Avaliação somativa, aplicada ao fim do processo educacional, com função de analisar o conteúdo abstraído pelo aluno durante trabalho de formação; As avaliações são excelentes na ferramentas para o professor diagnosticar o rendimento e o desenvolvimento da sua aula.
O início do ensino a avaliação DIAGNÓSTICA nos alunos, saber em qual nível se encontram para planejar o melhor percurso e estratégia de ensino a todos. Na avaliação FORMATIVA verifica o que esta sendo apreendido no ensino pelos alunos seu processo cognitivo de absorcao e compreensão para estruturar meios DE abordagem para melhores aulas a eles, no meio do percurso de aprendizagem é verificada. A avaliação SOMATIVA ela verifica todos o processos, durante o percurso deste ensino avaliando o que o aluno aprendeu durante todo este processo de sua formação de aprendizagem. SÃO MEIOS DE AVALIAR DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA DIAGNOSTICAR SEUS ALUNOS A VERIFICAR O SEU RENDIMENTOS NA AULA PARA QUE SE POSSA AVALIAR E RECRIAR UMA ESTRATEGIA DE ENSINO DESENVOLVIMENTO EFICAZ A TODOS.
A avaliação formativa dá suporte ao professor para saber o ponto de partida na elaboração de suas aulas pois mostra o conhecimento prévio do aluno e assim possíveis ajustes poderão ser feitos na elaboração do plano de aula. A somativa mostra o nível de conhecimento dos alunos. A formativa tem a função de regular ou verificar os objetivos e resultados alcançados.
Avaliação Diagnóstica: Sonda os conhecimentos prévios dos alunos antes de iniciar um novo conteúdo.
Avaliação Formativa: Mede a aprendizagem mínima das habilidades desenvolvidas durante a aprendizagem do conteúdo. É um feedback que aponta as deficiências das práticas pedagógicas.
Avaliação Somativa/Cumulativa: Rankeia os alunos com base no que aprenderam. É ministrada no final de um processo de aprendizagem, ou ainda para selecionar os candidatos às universidades (vestibulares e ENEM).
Excelente material didático; rico conteúdo, ilustrativo e esclarecedor. Formas múltiplas que "impulsiona" o educador de forma "ativa" à reflexão do pensar/ensinar. Parabéns!
Excelentes explicações Gabriel. É de grande importância a Avaliação Diagnóstica para organizar e direcionar o nosso trabalho. Essa investigação tanto inicial como processual é fundamental. Obrigada!
Excelente vídeo Gabriel, muito dinâmico e bacana.
Como ressaltado as avaliações são feitas com o intuito de avaliar a curiosidade do aluno, o senso de abstração, a comunicação destes e o trabalho em equipe.
A avaliação diagnóstica, tem como objetivo verificar os conhecimentos prévios dos alunos para poder ter a real noção do nível dos alunos, não tem peso de notas por apenas levantar as informações. essa avaliação tem o ponto positivo de nortear o professor de como tratar da sua disciplina aos alunos
A avaliação Formativa, esta objetiva a verificação dos alunos ao longo do trajeto do ensino, possibilitando aperfeiçoamentos do professor e da didática empregada. Ponto positivo é a construção da avaliação por todo o período com diferentes valorações das tarefas.
A avaliação somativa ou cumulativa, é aplicada no fim de um período ou no início de uma nova fase, tendo como exemplos as provas de final de semestre/ano que cumulam a avaliação e as provas de ingresso tais como Enem e vestibulares. essa avaliação por vezes creio ter como ponto negativo o estado emocianal que causa ao aluno uma vez que é finalística (passou ou não passou).
Ótimo vídeo Gabriel didático e auto explicativo, relacionando as imagens ao que é explicado, Parabéns!
Nós na função de futuros professores necessitamos do prévio conhecimento de como avaliar cada aluno em diferentes situações e contextos tanto sociais como de dificuldades de aprendizado, eis então que surgem diferentes formas de avaliar, seguido de onde cada professor pretende chegar e o que ele espera de seus alunos. O grande ponto negativo como foi citado no vídeo e como também já escrevi são as diferença que vamos enfrentar em sala, alunos com diferenças de aprendizado e absorção de aprendizado, ai fica a critério do professor a melhor forma de avaliar a sala como um todo.
Vou apresentar o meu TCC de pedagogia sobre a avaliação da aprendizagem muito bom esse vídeo, parabéns.
O meu tema é sobre avaliação também.. ..
E aí? Como foi a defesa?
@@sairadutra4616 2 anos depois venho te perguntar deu tudo certo?
excelente video, bastante esclarecedor. parabens pelo conteúdo.
Bom dia! Muito bem elaborado o seu vídeo. Parabéns.
Compreendi que a avaliação diagnóstica permite saber quais os conhecimentos prévios o aluno têm, sem se preocupar com as notas; a avaliação formativa é considerado todo o período letivo, em que se analisa todo o processo de aprendizagem do aluno; A avaliação somativa, ou cumulativa é um instrumento que avalia o aluno no final do período de estudo, através de notas que demonstram se a meta de aprendizagem foi alcançada.
1. Avaliação diagnóstica: tem o objetivo de identificar os conhecimentos prévios e dificuldades dos alunos. Ponto positivo: auxilia no planejamento. Ponto negativo: se mal aplicada, pode não captar todas as necessidades dos alunos.
2. Avaliação formativa: ocorre de forma contínua podendo assim, oferecer um feedback regular para o aluno e permitindo ajustes no aprendizado. Ponto positivo: promove o desenvolvimento constante e ajuda a corrigir erros em tempo real. Ponto negativo: exige acompanhamento constante, o que é desafiador em turmas grandes.
3. Avaliação somativa: aplicada ao final de um período, tem como foco medir o quanto os alunos aprenderam em relação aos objetivos propostos. Ponto positivo: permite avaliar o resultado final do processo de ensino. Ponto negativo: muitas vezes, torna-se apenas classificatória e pode não refletir todo o desenvolvimento do aluno.
4. Avaliação classificatória: usada com base em notas ou desempenhos, como em exames finais ou concursos. Ponto positivo: possibilita a comparação objetiva entre alunos. Ponto negativo: pode reduzir a avaliação por notas, sem considerar o processo de aprendizagem.
Ótimo vídeos acrescentou muito em meu aprendizado.
Exelente vidéo , parabéns! FAlou tudo sobre a avaliação.
Parabéns Gabriel pelo vídeo criativo e interativo. Obrigada!
Entendi que a avaliação diagnóstica, permite verificar os conhecimentos prévios dos alunos, é um ponto de partida, que permite o professor conhecer um pouco das dificuldades dos alunos e a partir daí, elaborar estratégia para usar nas avaliações formativas durante o período letivo. E finalmente a somativa no final do período.
Refletindo sobre a Charge: Precisamos dar aula com olhar diferente, cada um é único, e possui sua individualidade de aprendizagem. É necessário desenvolver estratégia de aprendizagens diferentes, através do diálogo, da pergunta, dos estímulos e desafios.
Ótimo trabalho Gabriel, slides muito bem elaborados!!
Vamos então aos tipos de avaliação,
Avaliação diagnóstica, ferramenta aplicada no inicio da aula (módulo, ano, semestre) com função de estabelecer o nível de conhecimento que os alunos já possuem;
Avaliação formativa, aplicada no meio do processo de ensino, com função de constatar o que foi ou não compreendido pelos alunos;
Avaliação somativa (prova de exame), aplicada ao fim do processo de ensino, com função de analisar o conteúdo abstraído pelo aluno;
As formas de avaliação são positivamente ferramentas para o professor diagnosticar o rendimento da aula, negativamente os dados obtidos nas avaliações podem ser dados falsos, os alunos se preparam para as avaliações e após elas já não se recordam do conteúdo visto no processo.
Muito bom 👏👏
Bom dia, Gabriel. A diferença entre as avaliações diagnóstica e formativa é bem simples. A diagnóstica é aplicada no início do processo com o objetivo de conhecer o aluno, o que ele sabe. E a somativa como o próprio nome já indica, irá avaliar o somatório de conhecimento adquirido durante todo o processo. Ambas tem caráter de diagnosticar o aprendizado e o que precisa ser reavaliado de modo que o professor possa direcionar o seu trabalho de forma mais eficaz.
Avaliação diagnóstica: ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências.
Avaliação formativa: método contínuo que ajuda a monitorar o progresso dos alunos e identificar quaisquer desafios que eles estejam enfrentando à medida que aprendem.
Avaliação somativa: é uma forma de mensurar a aprendizagem dos estudantes por meio de um balanço somatório de avaliações após um processo educacional.
Esse vídeo vai me ajudar muito na Disciplina de Avaliação Educacional.
Na minha Pós graduação em Docência do Ensino Superior na Unama.
A charge foi um excelente instrumento de avaliação disgnósica do nosso sistema de ensino que ainda predomina, As mudanças estão acontecendo, mas ainda estamos mergulhados na avaliação classificatória. A começar pelos concursos de todos os tipos. Os professorem ainda utilizam desses métodos em suas provas, inclusive copiando questões cheias de 'pegadinha', querendo criar um 'grau de dificuldade' com o intuito de classificar nível de qualidade exigido.
Muito bem explicado e resumido!
A avaliação formativa dá suporte para correção de possíveis erros, ajustes poderão ser feitos quando necessário e a somativa seria para sintetizar a qual nível chegamos nos objetivos propostos. Infelizmente nem sempre ocorre isso, muitos usam esses instrumentos para classificar ou selecionar os bons e maus alunos. Que isso sirva de reflexão para nós atuais ou futuros educadores. MUITO ESCLARECEDOR SEU VÍDEO!!!
Gostei muito do vídeo excelente
A avaliação diagnóstica tem a função de mostrar quais as dificuldades do aluno e quais as suas habilidades alcançadas. Já a avaliação formativa, mede a aprendizagem do aluno dentro do conteúdo desenvolvido de acordo com as habilidades propostas. Esta avaliação não mostra se o aluno é bom ou ruim, mas sim o trabalho pedagógico e sua eficiência ou deficiência.
muito bom parabéns
Gabriel, obrigada pelo vídeo, acrescentou muito! :)
A avaliação formativa dá suporte ao professor para saber o ponto de partida na elaboração de suas aulas pois mostra o conhecimento prévio do aluno e assim possíveis ajustes poderão ser feitos na elaboração do plano de aula. A somativa mostra o nível de conhecimento dos alunos. A formativa tem a função de regular ou verificar os objetivos e resultados alcançados.
Obrigada Gabriel, estou estudando nessa quarentena sua vídeo aula, que professora passou, parabéns pelo seu trabalho. 👏👏👏💖🙏
Magna, de qual faculdade e estado vc é?
Muito boa a explicação, consegui entender direitinho.
Avaliação diagnostica: e aplicada no início do processo de avaliação o eu o aluno sabe
Avaliação Formativa: verifica aprendizagem do aluno durante o processo da um feedback para o professor
Avaliação somativa: é classificatória e seleciona e exclui o aluno
PARABENS GOSTEI !!!!
Show! Foi bem simplificado e esclarecedor. Muito obrigada!
parabens ponto positivo o educando tem que ser avaliado de forma continua a todo momento,
Parabéns pelo vídeo!
Avaliação diagnóstica: trata-se de se ter um panorama inicial dos conhecimentos prévios do indivíduo, isto é, a bagagem memorável que o aluno possui. A avaliação formativa é aquela cujo papel não é reprovar ou classificar o aluno, mas anexar novos conhecimentos a essa "bagagem" já citada, podendo também, desenvolver as mais diversas formas de competências e habilidades dos alunos. A avaliação classificatória consiste realmente o papel de "avaliação decisiva", onde o aluno poderá ou não conseguir atingir a meta desejada.
Muito bom Gabriel! Bastante didático! A videoaula dá uma ótima visão das dimensões da avaliação escolar: diagnóstica, formativa e somativa; todas importantes, mas que nem sempre são levadas igualmente em consideração. A prática avaliativa predominante nas escolas, a mim me parece, privilegia, talvez em razão das condições precárias em que atua o professor, a dimensão somativa, em detrimento da diagnóstica e avaliativa.
Agostinho Oliveira, eu concordo com seu pensamento, mas acredito na capacidade deste ser professor, creio que mesmo nestas condições precárias, que vc se refere, ele tem a capacidade de utilizar estas avaliações, principalmente quando ele conhece as especificidades de cada uma.
Obrigado pela clara apresentação sobre a avaliação!
As duas avaliações São importantes mas aqui na escola onde eu trabalho é a avaliação somativa é muito favorável pra os alunos ,por que o professor avalia tudo que ele faz
Em 2:00 a expressão: "em detrimento" foi utilizada de forma incorreta para o sentido que quis passar. Significado: detrimento: substantivo masculino: dano moral ou material; prejuízo, perda. Só uma dica! Mas parabéns pelo seu trabalho.
cada uma das tematicas dos tipos de avaliação demostram bem a sua finalidade, diagnosticar, quantificar, qualidificar o que é proposto com o que é ensinado. mostrando se erro esta na pratico de ensino, nos recrsos ofertados, ou se o aluno teve bases anteriores para captar os conteudos doravantes aoresentados.
excelente vídeo
Obrigada pelo video me ajudou muito em trabalho da faculdade, estava com dificuldade em aprendizagem!
Parabéns!!!isso aí 👏👏
Ótima explanação, muito obrigada!
A aplicação de exames exige conhecimento e preparo técnico da gestão escolar, que deve realizar uma reflexão crítica sobre os resultados da prática pedagógica. Com isso, é possível indicar quais são as principais dificuldades e, também, os avanços apresentados pelos alunos.
O maior objetivo, portanto, é fazer um diagnóstico detalhado sobre o nível atual de rendimento dos estudantes para que, a partir disso, atividades, metodologias e práticas possam ser implementadas de acordo com as principais necessidades apresentadas pelos discentes.
Autoavaliação
A autoavaliação funciona para que o estudante possa refletir e descrever quais foram as dificuldades encontradas em determinado assunto e como ele se comportou diante dos desafios.
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica também auxilia os educadores a detectarem e verificarem se os conteúdos e as disciplinas estão atingindo os objetivos propostos.
Avaliação somativa
Nesse tipo de avaliação de aprendizagem, as notas e os conceitos são atribuídos com o intuito de promover alguns estudantes para outra classe ou curso.
Avaliação ipsativa
Por fim, a avaliação ipsativa mede a performance de cada aluno em relação ao desempenho obtido no passado.
Toop!!
EXCELENTE VÍDEO.
Gostei muito Gabriel bem direto o conteúdo parabéns 👏👏👏👏
Diagnóstica aplicada no príncipio para avaliar conhecimentos prévios do aluno, formativa durante o processo de ensino/ aprendizagem e somativa no final do processo para avaliar habilidades/competências adquiridas pelo aluno
Excelente!
Parabéns Gabriel! Como você editou esse vídeo cara? Ficou incrível!
Muito obrigado Thiago... Em suma é uma apresentação do PowerPoint, porém eu utilizei um software de gravação de tela (infelizmente não lembro mais qual foi). O áudio foi gravado com o celular e processado no software Audacity (para cortes e remoção de ruídos). Por fim, eu juntei tudo através do Sony Vegas (vídeo + áudio).
Sabemos que o processo da aprendizagem acontece de forma diferente para cada indivíduo, pois é necessário um conjunto de estratégias cognitivas que mobilizam o processo que muitas vezes é singular e dentro deste contexto cabe o professor nortear essa aprendizagem fazendo uso de recurso diferentes para que o indivíduo no universo sala de aula para que ele possa desenvolver sua inteligência neste universo e desenvolver suas múltiplas facetas do conhecimento. Cada indivíduo possui o seu próprio estilo de aprendizagem e apresenta conhecimentos prévios oriundos de situações ambientais diversas, onde todos possam aprender. A aprendizagem não depende somente dos alunos, mas sim de um trabalho continuo de análise, monitoramento e intervenções do professor durante a realização das atividades, que contribuirão para um desenvolvimento das potencialidades de cada um.
Parabéns pelo vídeo, uma pena não ter mais conteúdo no seu canal 💔
Avaliação formativa
Seu objetivo é identificar se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem.
Avaliação cumulativa
Essa avaliação é aquela voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. O professor trabalha junto com o aluno e o acompanha em seu dia a dia.
Avaliação diagnóstica
O propósito da avaliação diagnóstica é identificar ou verificar os conteúdos e o conhecimento dos estudantes para o professor melhorar o ensino-aprendizagem.
Avaliação somativa
As notas e os conceitos são atribuídos a fim de promover o aluno para outra classe ou curso. É, geralmente, aplicada no bimestre ou semestre.
Autoavaliação
A avaliação é aplicada por aluno ou professor para ter consciência do aprendizado ou do ensino. Assim, ambos são capazes de aperfeiçoar o processo.
Todos esses tipos de avaliação da aprendizagem podem incluir provas. O ideal é pensar a longo prazo e estabelecer parcerias que permitam criar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da capacidade de professores e alunos.
qual o nome da musica de fundo?
O início do ensino a avaliação DIAGNÓSTICA nos alunos, saber em qual nível se encontram para planejar o melhor percurso e estratégia de ensino a todos.
Na avaliação FORMATIVA verifica o que esta sendo apreendido no ensino pelos alunos seu processo cognitivo de absorcao e compreensão para estruturar meios DE abordagem para melhores aulas a eles, no meio do percurso de aprendizagem é verificada.
A avaliação SOMATIVA ela verifica todos o processos, durante o percurso deste ensino avaliando o que o aluno aprendeu durante todo este processo de sua formação de aprendizagem.
SÃO MEIOS DE AVALIAR DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA DIAGNOSTICAR SEUS ALUNOS A VERIFICAR O SEU RENDIMENTOS NA AULA PARA QUE SE POSSA AVALIAR E RECRIAR UMA ESTRATEGIA DE ENSINO DESENVOLVIMENTO EFICAZ A TODOS.
Avaliação Diagnóstica: durante o início ou no processo do ensino;
Avaliação Formativa: coleta dados do que foi ensinado e acontece durante todo o processo de aprendizagem;
Avaliação Somativa: inserida mais ao final de um bimestre ou processo, é classificatória.
❤
Avaliação Diagnóstica: inserida no início;
Avaliação Formativa: acontece durante todo o processo de aprendizagem;
Avaliação Somativa: inserida mais ao final do processo, classifica a aprendizagem.
Av. Diagnóstica é onde o professor procura saber os prévios conhecimentos do aluno sobre o tema. Av. Formativa é realizada através de observação, acompanhamento e métodos do professor para acompanhar o processo ensino-aprendizagem do aluno. Av. Somativa tem a finalidade de avaliar as habilidades e competências adquiridas pelo aluno ao final de um processo.
Acredito que os tipos de avaliações Diagonóstica, Formativa e Somativa podem fazer parte de todo processo de aprendizagem a qualquer momento em que se percebe uma flexibilidade e novo contexto da situação em ação.
Avaliação diagnóstica, ferramenta que se aplica no inicio da aula com a função de estabelecer o nível de conhecimento dos alunos ;
Avaliação formativa, aplicada no meio do processo educacional, com função de constatar o que esta sendo ou não compreendido pelos alunos;
Avaliação somativa, aplicada ao fim do processo educacional, com função de analisar o conteúdo abstraído pelo aluno durante trabalho de formação;
As avaliações são excelentes na ferramentas para o professor diagnosticar o rendimento e o desenvolvimento da sua aula.
O início do ensino a avaliação DIAGNÓSTICA nos alunos, saber em qual nível se encontram para planejar o melhor percurso e estratégia de ensino a todos.
Na avaliação FORMATIVA verifica o que esta sendo apreendido no ensino pelos alunos seu processo cognitivo de absorcao e compreensão para estruturar meios DE abordagem para melhores aulas a eles, no meio do percurso de aprendizagem é verificada.
A avaliação SOMATIVA ela verifica todos o processos, durante o percurso deste ensino avaliando o que o aluno aprendeu durante todo este processo de sua formação de aprendizagem.
SÃO MEIOS DE AVALIAR DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA DIAGNOSTICAR SEUS ALUNOS A VERIFICAR O SEU RENDIMENTOS NA AULA PARA QUE SE POSSA AVALIAR E RECRIAR UMA ESTRATEGIA DE ENSINO DESENVOLVIMENTO EFICAZ A TODOS.
vlw
jurando
A avaliação formativa dá suporte ao professor para saber o ponto de partida na elaboração de suas aulas pois mostra o conhecimento prévio do aluno e assim possíveis ajustes poderão ser feitos na elaboração do plano de aula. A somativa mostra o nível de conhecimento dos alunos. A formativa tem a função de regular ou verificar os objetivos e resultados alcançados.