Show Demais. Tive um discordância com um fabricante que fornece string box com cabos estanhados. E toda vez eu retirava as conexões com solda e inseria terminais.
Sempre soldei minhas emendas e nunca tive problemas, continuarei soldando porque gosto de fazer assim, não por falta de recursos ou conectores em minha região, porém em terminais jamais uso a solda! Excelente vídeo, bem detalhado, parabéns!
Desde o primeiro vídeo que assisti nesse canal que eu falo que é o melhor Canal sobre eletrica da atualidade. Muitos canais falam sobre os itens de determinadas normas, mas só esse mostra na prática o motivo de existir tal item na norma.
Maravilhoso eu viciei neste canal, antes assistia jornal, filmes etc agora meu programa favorito é um ofercimento electricity "Herbert Richers" kkkk Parabéns amigos
Tenho mais 25 anos de profissão, dois cursos tecnicos na area, estou fazendo uma reciclagem de mais um curso tecnico de 2 anos e partir do ano que vem, entro na faculdade, juntamente, fora os varios cursos profissionalizantes da carreira. Mas o que quero aqui defender a minha experiencia e nao por causa de formação tecnica e outros!!! Para eu dizer, na minha experiencia em industria, onde mais atuei, e tambem em predial, que foi o meu começo, eu cito como um exemplo, nunca vi um medidor de energia pegar fogo por causa de solda nas pontas dos cabos. Ja fiz varios padroes de entrada e notei que após os mínimos 20 anos de uso, nesses padroes, o que deteriorou foi a madeira das caixas, além dos parafusos e caixas que enferrujaram-se, também, medidores com problemas internos, porém as soldas nos cabos e as conexões permaneceram intactas!!! Vejo mais, um complô, entre fabricante e engenhosos das Normas, do que problemas. E cito mais, como outro exemplo de falacea, basta ver aquelas merdas de barramentos em caixas padrão de 3 e mais medidores, que as concessionarias estão permitindo ultimamente, aqui em SP; segundo as "NORMAS" há um minino "permitido" de distancia entre barramentos, e se voce observar, as porcarias que estão fazendo, nas caixas padrão de 3 ou mais medidores, é uma afronta. Depois, me vem os engenhosos, dizerem para seguir a "NORMA". Um grupinho seleto, em comum acordo com fabricantes, determinando o que o povo, leigo por sinal, devem fazer, obrigando-se a custear essas cagadas. Então, é apenas um dos exemplos de erros e lacunas nas "NORMAS".
Porque você não participa de um grupo de qualquer uma das normas relacionadas a elétrica? Sabia que é um direito seu? Quando as normas vão a consulta pública você participa para contribuir com toda sua experiência? Talvez aqui não seja o lugar para você reclamar, faça sua parte!
Vai mudar ? Igual as tomadas padrão. Fabricantes precisam ganhar e ganhar, para isso, inventam, juntamente com os "donos da NORMA" e pronto, tá feito o circo e ciclo da grana!!
A solda deve ser utilizada como elemento antioxidante das emendas. A resistência mecânica deve ser assegurada por outro meio, como a torção de um cabo no outro por exemplo. A solda só deve servir para "selar" a mesma.
Parabéns mais uma vez por essa incrível forma de nós mostra a NBR Eu gosto muito de fazer o acabamento com solda pois tenho certeza que a longo prazo não terei nenhum tico de oxidação nas emendas.
Verdade c fizer da maneira certa a emenda fica perfeita e "nunca" vai dar mal contato,,o problema é q tem gente q nem sabe soldar e mesmo assim quer soldar os cabos , sem saber oque está fazendo
Boa explicação, eu já fiz muito esse procedimento em terminações de cabos a pedido de profissionais de concessionária de energia em ligações de medidores.
Excelente vídeo.... muito se fala sobre a solda mas seguindo essa explicações vê-se que devemos seguir a risca a NBR 5410 pois para se chegar a essas conclusões muitos testes foram efetuados..
Eu gostaria de "novamente" parabenizar você e sua equipe por trabalhar e apresentar os resultados obtidos sobre esse assunto que a Norma brasileira deixa muito vago sem explicar o "porque", e hoje tive a satisfação de ver na prática o "porque" devemos seguir a Norma.
Mestre Adoniran, gosto muito da maneira como você ensina. Mesmo tendo domínio do assunto não é pragmático e compreende que para alguns talvez não aja um outro recurso. Um grande abraço Marcos Ambrósio
Parabéns mestre. Eu não sou eletricista e sim técnico em eletrônica e "tinha" esse hábito de estanhar as pontas dos fios para dar um melhor acabamento nas tomadas. Você foi o primeiro profissional que eu vi demostrando na prática o porquê não se deve fazer isso. Muito obrigado pela aula. Nunca mais farei isso.
Parabéns professor,nunca em nenhum canal tinha explicado tão bem assim,muitos canais só explicaram o que diz a norma,mas nunca tinham mostrado o porque da proibição.muito Boa aula
@Ronaldo IAD até cagar dá trabalho! Agora com relacao a brasagem, protecao a oxidacao da emenda, penetracao de umidade, aumento rigidez mecanica, melhoria contato eletrico entre filamentos dos cabos. A longo prazo, considero a solda uma excelente protecao da emenda, como se fosse uma embalagem hermetica, acredito ser essa a melhor vantagem.
@Ronaldo IADsucesso pra vc! Sou eng. Eletricista e defendo esta pratica. Pelos longos anos que trabalho no ramo ja experimentei em emendas antigas a robutez e co fiabilidade da solda. Nao se trata de equivoco ou conviccao pessoal, mas de evidencia e observacao ao longo do tempo. Mas isto infelizmente, neste teste nao pode ser experimentado.
Concordo plenamente! Ótimo!!! Curiosamente, a concessionária aqui da cidade de São Paulo (Enel e AES Eletropaulo) exigem e exigiam que no padrão de entrada as pontas dos cabos fossem estanhadas. Nunca entendi, justamente por saber que a norma veda isso.
As instalações de padrão de entrada estão sujeitas às Normas de Distribuição (ND) das concessionárias. Neste caso não se aplica a NBR 5410 no quesito solda em terminação.
Excelente como sempre, Adoniran. Parabéns! Já comentei várias vezes sobre a diferença entre as duas opções e você mostrou justamente o que eu sempre comento. Muito obrigado!!!
Parabéns pelo seu canal, sou muito fã seu e gosto muito de suas explicações. E queria te fazer um pedido, faz uma emenda utilizando terminal ilhós tubular e testa em sua máquina de corrente pra ver se fica boa. Pois tenho feito isso por achar prático e fica uma emenda muito fina e ótimo acabamento.
Show de bola! Eu tenho por hábito em tomadas, interruptotes, receptáculos, etc usar terminais prensados, isso evita um eventual mal contacto e em eventuais manutenções que os cabos percam material. Pois o custo do terminal é ínfimo e agiliza muito o trabalho.
Muito esclarecedor !!! Parabéns @eletricity ! Muito importante demonstrar na prática o q a norma recomenda! E outra comenta a norma na maneira mais facilitada sem palavras complexas. Muito top!!!👏👏👏
Por isso que so uso solda em eletrônica. Tamben nunca gostei de usar solta prefiro a emenda normal mas também nao sou contra quem usa.. parabéns pelo vídeo excelente
A conexão com acabamento em solda é a melhor quando se trata de umidade e maresia, a solda cria uma camada protetora, sem a solda, as partes emendadas acabam isoladas por conta do zinabre.
Por muitas vezes coloquei estanho, e emendas, mesmo sabendo que não era aconselhável e proibido por não ter o alicate e os terminais até que daiquiri o alicate e os terminais. Mas nunca soube responder os motivos de não poder utilizar o estanho. Excelente !
Na emenda, desde que se SAIBA fazer, tecnicamente é recomendado sim. A norma não recomenda porque a maioria absoluta de nossa população NÃO SABEM fazer a solda de forma CORRETA.
Excelente matéria isto tirou dúvida de muitos já perguntei pra várias pessoas mas não sobre explicar o porquê parabéns mesmo e a eletricity fazendo a diferença
Adoniran quando você passa fiação em uma residência nas caixas fundo móvel duplas os cabos flexiveis são ligados ao seu respectivo circuito sem ter que cortar o cabo somente decapando o. Então emendar cabo flexível com outro cabo flexível e dar acabamento com estanho acredito ser uma boa prática, até porque dificilmente essa condição do teste vai acontecer se o cabo estiver bem dimensionado e as proteções com seus respectivo dispositivo de proteção.
Muito bom! Recentemente peguei um caso de mau contato, pois o profissional anterior utilizou solda nas pontas dos condutores! Ninguém descobria o que era, pois era um ultrassom ligado em um nobreak, refiz a conexão com terminais e resolvi o problema.
eu sempre estanhei as pontas dos conectores mas a depois da sua demonstração não farei mais isso,. obrigado Mestre por contribuir para melhoria do nosso ramo
Primeiro vídeo do canal que não concordo integralmente. Mesmo assim está de parabéns pelo profissionalismo! Sempre usei solda em tudo, já cansei de ver instalações feitas integralmente como manda a norma e sem solda nenhuma, precisarem de manutenção após 5 a 7 anos por conta de oxidação nas emendas ou pela conexão mecânica dos cabos ter ficado com folga. Já as minhas instalações, alguns pontos com mais de 17 anos, até hoje não sofreram com absolutamente nenhum desses problemas. Nas emendas faço a conexão mecânica dos condutores, de forma que fiquem bem firmes (como vc fez no vídeo), depois soldo com estanho e sempre que possível uso termo-retrátil para isolar. Nas terminações, aplico o terminal adequado, faço a prensagem para garantir a resistência mecânica, aplico a solda com estanho e isolo com termo-retrátil. A parte que não concordei foi o teste com a tomada, é uma situação que não ocorreria na prática pq o disjuntor do circuito, mesmo sendo de 20A, com essa corrente iria atuar instantaneamente. Se essa tomada for submetida a essa corrente por esse tempo, há outros problemas no circuito, além do que a tomada teria que ser substituída pq provavelmente ficou com os terminais comprometidos ou danificados, então o estanho na ponta do fio é o de menos. Sempre procuro seguir as normas, mas não cegamente como a maioria faz, até pq não concordo que tudo que está lá é por pelo motivo da segurança, estamos no brasil. Por aqui o dinheiro compra a inocência ou a culpa de alguém, compra a lei, compra qualquer coisa, comprar algum ponto em uma norma técnica que seja de interesse de um ou mais fabricantes é o de menos.
Sobre o restante não vou comentar. Se gosta de usar solda para acabamento, tudo bem. Se prensa o terminal e usa depois a solda, é desnecessário, mas você prensou primeiro, então Ok também. Não esramos discutindo preferência. Sobre atuar instantâneamente com essa corrente, discordamos totalmente. O que mostramos no vídeo é totalmente possível.
Professor..faz um vídeo à respeito da solda exotérmica em aterramento...se na prática com alta corrente de falta teria resistência mecânica ou se seria melhor com grampo....ou ambos...grande abraço!
Um dos poucos canais de eletricidade que mata a cobra e mostra o método. Parabéns
Show Demais. Tive um discordância com um fabricante que fornece string box com cabos estanhados. E toda vez eu retirava as conexões com solda e inseria terminais.
Sempre soldei minhas emendas e nunca tive problemas, continuarei soldando porque gosto de fazer assim, não por falta de recursos ou conectores em minha região, porém em terminais jamais uso a solda! Excelente vídeo, bem detalhado, parabéns!
Aula top... Parabéns ..
Pra mim vcs devem ser relatores da NBR_ 5410
Desde o primeiro vídeo que assisti nesse canal que eu falo que é o melhor Canal sobre eletrica da atualidade. Muitos canais falam sobre os itens de determinadas normas, mas só esse mostra na prática o motivo de existir tal item na norma.
Obrigado Jsantos!
Maravilhoso eu viciei neste canal, antes assistia jornal, filmes etc agora meu programa favorito é um ofercimento electricity "Herbert Richers" kkkk
Parabéns amigos
🤜🤛
Tenho mais 25 anos de profissão, dois cursos tecnicos na area, estou fazendo uma reciclagem de mais um curso tecnico de 2 anos e partir do ano que vem, entro na faculdade, juntamente, fora os varios cursos profissionalizantes da carreira. Mas o que quero aqui defender a minha experiencia e nao por causa de formação tecnica e outros!!! Para eu dizer, na minha experiencia em industria, onde mais atuei, e tambem em predial, que foi o meu começo, eu cito como um exemplo, nunca vi um medidor de energia pegar fogo por causa de solda nas pontas dos cabos. Ja fiz varios padroes de entrada e notei que após os mínimos 20 anos de uso, nesses padroes, o que deteriorou foi a madeira das caixas, além dos parafusos e caixas que enferrujaram-se, também, medidores com problemas internos, porém as soldas nos cabos e as conexões permaneceram intactas!!! Vejo mais, um complô, entre fabricante e engenhosos das Normas, do que problemas. E cito mais, como outro exemplo de falacea, basta ver aquelas merdas de barramentos em caixas padrão de 3 e mais medidores, que as concessionarias estão permitindo ultimamente, aqui em SP; segundo as "NORMAS" há um minino "permitido" de distancia entre barramentos, e se voce observar, as porcarias que estão fazendo, nas caixas padrão de 3 ou mais medidores, é uma afronta. Depois, me vem os engenhosos, dizerem para seguir a "NORMA". Um grupinho seleto, em comum acordo com fabricantes, determinando o que o povo, leigo por sinal, devem fazer, obrigando-se a custear essas cagadas. Então, é apenas um dos exemplos de erros e lacunas nas "NORMAS".
Porque você não participa de um grupo de qualquer uma das normas relacionadas a elétrica? Sabia que é um direito seu? Quando as normas vão a consulta pública você participa para contribuir com toda sua experiência?
Talvez aqui não seja o lugar para você reclamar, faça sua parte!
@@eletricityeletrica Certo! Obrigado!
Aula fantástica! Sou do tempo em que a solda era um diferencial positivo no serviço do eletricista. Mudei meu conceito após essa aula!
Parabéns. "Eu tenho esta prática da solda." Apartir de hoje mudarei para este método. Aula exelente. Nota 10.
Vai mudar ? Igual as tomadas padrão. Fabricantes precisam ganhar e ganhar, para isso, inventam, juntamente com os "donos da NORMA" e pronto, tá feito o circo e ciclo da grana!!
A solda deve ser utilizada como elemento antioxidante das emendas. A resistência mecânica deve ser assegurada por outro meio, como a torção de um cabo no outro por exemplo. A solda só deve servir para "selar" a mesma.
Top, mostrou que com bom senso tudo pode ser usado sabendo seus lugares e condições de uso
Parabéns mais uma vez por essa incrível forma de nós mostra a NBR
Eu gosto muito de fazer o acabamento com solda pois tenho certeza que a longo prazo não terei nenhum tico de oxidação nas emendas.
Verdade c fizer da maneira certa a emenda fica perfeita e "nunca" vai dar mal contato,,o problema é q tem gente q nem sabe soldar e mesmo assim quer soldar os cabos , sem saber oque está fazendo
Excelente explicação, como sempre Eletricyt colocando em prática os itens da Norma. Parabéns, nós da elétrica sempre temos a ganhar com seus vídeos.
Tudo para ajudar os inscritos.
Junção de prática e teoria que todo curso de Eletrotécnica deveria ter. Parabéns!
Boa explicação, eu já fiz muito esse procedimento em terminações de cabos a pedido de profissionais de concessionária de energia em ligações de medidores.
Explicações claras sobre um tema popular. Obrigado & Parabéns.
Que baita aula, parabéns pela forma simples e objetiva de ensinar.
Nesse canal, só não aprende quem não assiste. Parabéns e obrigado.
Valeu mais uma vez fábio!
Rapaz parabéns,... Show de bola,.... Valeu mesmo!.... 👏👏👏
Parabéns professor.seus vídeos deveriam vir na NR 5410,pois vc nao deixa dúvidas.Deus o abençõe.
Show. Valeu Adoniran.
Parabéns, Adoniran! Excelente aula!!!
Excelente vídeo.... muito se fala sobre a solda mas seguindo essa explicações vê-se que devemos seguir a risca a NBR 5410 pois para se chegar a essas conclusões muitos testes foram efetuados..
Show de bola meu amigo
parabéns gosto muito de suas aulas tenho aprendido muito !
Show de informações!
Eu gostaria de "novamente" parabenizar você e sua equipe por trabalhar e apresentar os resultados obtidos sobre esse assunto que a Norma brasileira deixa muito vago sem explicar o "porque", e hoje tive a satisfação de ver na prática o "porque" devemos seguir a Norma.
Excelente explicação parabéns pelo trabalho , e obrigado por vc passa seus conhecimento ...
Obrigado professor!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Boa noite.
Mestre Adoniran, gosto muito da maneira como você ensina. Mesmo tendo domínio do assunto não é pragmático e compreende que para alguns talvez não aja um outro recurso.
Um grande abraço
Marcos Ambrósio
Parabéns mestre. Eu não sou eletricista e sim técnico em eletrônica e "tinha" esse hábito de estanhar as pontas dos fios para dar um melhor acabamento nas tomadas. Você foi o primeiro profissional que eu vi demostrando na prática o porquê não se deve fazer isso. Muito obrigado pela aula. Nunca mais farei isso.
NBR 5410 versão Eletricity. Nota 1000 seus vídeos.
Parabéns professor. Como sempre muito didático. Obrigado!
Sem dúvidas, não restou nenhuma dúvida. Obrigado.
Parabéns professor,nunca em nenhum canal tinha explicado tão bem assim,muitos canais só explicaram o que diz a norma,mas nunca tinham mostrado o porque da proibição.muito Boa aula
Como sempre, uma excelente aula.
Muito obrigado professor por trazer conhecimento até nós eletricistas.
Muito boas suas aulas. Acompanho direto.
Como de costume excelente explicação 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Desenhando assim quem sabe o pessoal entende ,excelente explicação, obrigado.
Sempre fiz acabamento com brasagem em emendas bem feitas. So vejo vantagem dessa pratica.
Eu por outro lado nunca vi vantagem na utilização de soldas desse tipo
@Ronaldo IAD até cagar dá trabalho! Agora com relacao a brasagem, protecao a oxidacao da emenda, penetracao de umidade, aumento rigidez mecanica, melhoria contato eletrico entre filamentos dos cabos. A longo prazo, considero a solda uma excelente protecao da emenda, como se fosse uma embalagem hermetica, acredito ser essa a melhor vantagem.
@Ronaldo IADsucesso pra vc! Sou eng. Eletricista e defendo esta pratica. Pelos longos anos que trabalho no ramo ja experimentei em emendas antigas a robutez e co fiabilidade da solda. Nao se trata de equivoco ou conviccao pessoal, mas de evidencia e observacao ao longo do tempo. Mas isto infelizmente, neste teste nao pode ser experimentado.
@Ronaldo IAD ok. Sucesso a vc.
@@vandenbreda Concordo plenamente com o Ronaldo
Super 👍👍👍
Excelente como sempre 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🚀💡⚡
Parabéns.
Eu cometi esse erro (soldar a ponta do condutor) paguei um preço muito caro
Recomendo a todos que não façam isso, vamos respeitar as normas.
Ótimo vídeo Adoniran! Parabéns! Vais ganhar um like rs
Concordo plenamente! Ótimo!!!
Curiosamente, a concessionária aqui da cidade de São Paulo (Enel e AES Eletropaulo) exigem e exigiam que no padrão de entrada as pontas dos cabos fossem estanhadas. Nunca entendi, justamente por saber que a norma veda isso.
verdade, e ainda explica como deve ser feita que é utilizando um cadinho
As instalações de padrão de entrada estão sujeitas às Normas de Distribuição (ND) das concessionárias. Neste caso não se aplica a NBR 5410 no quesito solda em terminação.
Show
Show de bola!
Excelente como sempre, Adoniran. Parabéns!
Já comentei várias vezes sobre a diferença entre as duas opções e você mostrou justamente o que eu sempre comento. Muito obrigado!!!
Parabéns excelente!
maravilha a pratica
Mais um vídeo excelente👏👏👏
Parabéns pelo seu canal, sou muito fã seu e gosto muito de suas explicações.
E queria te fazer um pedido, faz uma emenda utilizando terminal ilhós tubular e testa em sua máquina de corrente pra ver se fica boa. Pois tenho feito isso por achar prático e fica uma emenda muito fina e ótimo acabamento.
Parabéns professor boa aula
Top demais não deixou dúvida alguma.
Se esse bloco de tomada que não vale nada (conexão) segurou o cabo, imagina um de qualidade! Show de explicação!
Muito bom! Terminal sempre é melhor e bem grimpado Parabéns
Muito bom o conteúdo e muito esclarecedor. Parabéns!! 👏🏻👏🏻
Show de bola! Eu tenho por hábito em tomadas, interruptotes, receptáculos, etc usar terminais prensados, isso evita um eventual mal contacto e em eventuais manutenções que os cabos percam material. Pois o custo do terminal é ínfimo e agiliza muito o trabalho.
Teste muito bem feito e explicado. Obrigado e sucesso!!!!
Obrigado por me tornar um eletricista mais seguro
Parabéns! Ótima experiência!
excelente!
excelente explicação, muito mais fácil entender as normal quando tem um cara bom para explicar
Legal!!
Boa noite, por isso eu sempre digo conhecimento , é tudo. Parabéns
Claro como água cristalina 👍👏👏👏
show. o video fala tudo
Muito esclarecedor !!!
Parabéns @eletricity !
Muito importante demonstrar na prática o q a norma recomenda!
E outra comenta a norma na maneira mais facilitada sem palavras complexas.
Muito top!!!👏👏👏
Por isso que so uso solda em eletrônica. Tamben nunca gostei de usar solta prefiro a emenda normal mas também nao sou contra quem usa.. parabéns pelo vídeo excelente
Muita boa aula!
olha gostei da dica muito bom vou seguir a risca o brigado
Boa tarde Mestre Adoniram!
Excelente vídeo e explicação, parabéns.
Até ao próximo vídeo.
Fique com Deus 🙏🙏
A conexão com acabamento em solda é a melhor quando se trata de umidade e maresia, a solda cria uma camada protetora, sem a solda, as partes emendadas acabam isoladas por conta do zinabre.
Boa noite, mais uma vez uma aula que valo "ouro", nota 1.000.000.000.....
Muito obrigado por nos ensinar elétrica
Muito sensato você... Empregando as palavras correta nas suas aulas
Eu nunca usei solda em emendas porque pensava que era errado, agora ficou mais claro, valeu professor.
Fiz a instalação de um galpão onde o dono pediu para soldar todas as emendas.
Por muitas vezes coloquei estanho, e emendas, mesmo sabendo que não era aconselhável e proibido por não ter o alicate e os terminais até que daiquiri o alicate e os terminais. Mas nunca soube responder os motivos de não poder utilizar o estanho. Excelente !
Na emenda, desde que se SAIBA fazer, tecnicamente é recomendado sim.
A norma não recomenda porque a maioria absoluta de nossa população NÃO SABEM fazer a solda de forma CORRETA.
@@abranco4523 mas não precisa de solda se o mesmo foi bem dimensionado e com "emenda de eletricista".
Parabéns pelo video. Ótimas explicações citando a NBR5410 e mostrou na prática o funcionamento da solda.
Aeee parabéns pelo vídeo e pela dinâmica.. Top a explicação
Excelente matéria isto tirou dúvida de muitos já perguntei pra várias pessoas mas não sobre explicar o porquê parabéns mesmo e a eletricity fazendo a diferença
Excelente vídeo Adoniran, isso mostra que devemos seguir as regras sem abrir excessão. Valeu um abraço.
Ótima aula! Tmj guerreiro... 👏🏼👏🏼👏🏼🇧🇷😊👍🏼
Parabéns professor, mais uma vez, pela clareza, objetividade e qualidade do vídeo.
Parabéns pelas simulação de estanho nas pontas dos condutores
Parabéns, vídeo top
Parabéns, excelente teste!
Parabéns mestre. Vídeo totalmente didático . Já usei várias vezes acabamento com solda .
Adoniran quando você passa fiação em uma residência nas caixas fundo móvel duplas os cabos flexiveis são ligados ao seu respectivo circuito sem ter que cortar o cabo somente decapando o. Então emendar cabo flexível com outro cabo flexível e dar acabamento com estanho acredito ser uma boa prática, até porque dificilmente essa condição do teste vai acontecer se o cabo estiver bem dimensionado e as proteções com seus respectivo dispositivo de proteção.
Vídeo perfeito.
Muito bom! Recentemente peguei um caso de mau contato, pois o profissional anterior utilizou solda nas pontas dos condutores! Ninguém descobria o que era, pois era um ultrassom ligado em um nobreak, refiz a conexão com terminais e resolvi o problema.
Muito bom
Video muito bom parabéns!
Excelente vídeo!!!
eu sempre estanhei as pontas dos conectores mas a depois da sua demonstração não farei mais isso,.
obrigado Mestre por contribuir para melhoria do nosso ramo
Altamente didático e esclarecedor.
Obrigado.
Parabéns, seus videos já dou like antes pois seu q são tops
Primeiro vídeo do canal que não concordo integralmente. Mesmo assim está de parabéns pelo profissionalismo!
Sempre usei solda em tudo, já cansei de ver instalações feitas integralmente como manda a norma e sem solda nenhuma, precisarem de manutenção após 5 a 7 anos por conta de oxidação nas emendas ou pela conexão mecânica dos cabos ter ficado com folga. Já as minhas instalações, alguns pontos com mais de 17 anos, até hoje não sofreram com absolutamente nenhum desses problemas.
Nas emendas faço a conexão mecânica dos condutores, de forma que fiquem bem firmes (como vc fez no vídeo), depois soldo com estanho e sempre que possível uso termo-retrátil para isolar.
Nas terminações, aplico o terminal adequado, faço a prensagem para garantir a resistência mecânica, aplico a solda com estanho e isolo com termo-retrátil.
A parte que não concordei foi o teste com a tomada, é uma situação que não ocorreria na prática pq o disjuntor do circuito, mesmo sendo de 20A, com essa corrente iria atuar instantaneamente. Se essa tomada for submetida a essa corrente por esse tempo, há outros problemas no circuito, além do que a tomada teria que ser substituída pq provavelmente ficou com os terminais comprometidos ou danificados, então o estanho na ponta do fio é o de menos.
Sempre procuro seguir as normas, mas não cegamente como a maioria faz, até pq não concordo que tudo que está lá é por pelo motivo da segurança, estamos no brasil. Por aqui o dinheiro compra a inocência ou a culpa de alguém, compra a lei, compra qualquer coisa, comprar algum ponto em uma norma técnica que seja de interesse de um ou mais fabricantes é o de menos.
Sobre o restante não vou comentar. Se gosta de usar solda para acabamento, tudo bem. Se prensa o terminal e usa depois a solda, é desnecessário, mas você prensou primeiro, então Ok também.
Não esramos discutindo preferência.
Sobre atuar instantâneamente com essa corrente, discordamos totalmente. O que mostramos no vídeo é totalmente possível.
Professor..faz um vídeo à respeito da solda exotérmica em aterramento...se na prática com alta corrente de falta teria resistência mecânica ou se seria melhor com grampo....ou ambos...grande abraço!