*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Acho muito interessante os vídeos do seu canal traz muitas informações q isso não aprendemos nos curso de eletricista residencial. Agora eu queria tirar uma dúvida e também levanta uma teoria q o professor falou no curso se é verdade ou mito na teoria ele falou q se em uma contrução for interligado o fio terra na viga baldrame da fundação estrutural da casa teríamos o melhor aterramento de todos ! Mais eu como pedreiro e trabalho muito com construção sabendo q sim muito dos arranque de coluna chega de 2,50 a 3,00 metros de profundidade mais pergunta ❓ é será q em caso de um fuga de tensão onde seria descarregado para o terra teríamos uma casa com auto nível probabilidade de estar recebendo descarga elétrica ao encostar em uma parede ou no piso descalço pois uma parede em alvenaria um piso conduz corrente elétrica 💡 ajuda noix aí na prática 😅
É como o inscrito Wagner Lima comentou pouco mais abaixo: Eletrcity sempre pregando boas práticas. E eu acrescento: boas praticas, sim, além de nos servir com o seu laboratório, não dando prioridade ao comércio de produtos e cursos. Obrigado, Adoniran e todos que fazem a Eletricity ter vida própria!
Numa instalação industrial nem se fala. A complexidade é grande pois envolve tudo. Na minha opinião aterramento deveria ser uma disciplina à parte nos cursos profissionalizantes e nas universidades.
Também concordo, porém quando se questiona o porque de um sistema ser mais eficiente que o outro, todo mundo fica em cima do muro! ninguém explica o porque!!!
O que eu mais gostos em explicações técnicas como esta? é que desfaz todas as minhas certezas e me convence que estudar é o melhor caminho para o conhecimento. De fato, eu tinha a certeza (criei um paradigma), de que o terra e o neutro eram a mesma coisa, afinal, la na caixa do medidor os dois estão em loop, e pra mim, até sua explicação, não fazia sentido levar dois condutores até a fonte se os dois tinham origem do mesmo ponto. Pronto. Entendi os motivos, e de fato, são extremamente importantes. Obrigado, e pode ter certeza que minha certeza sucumbiu ante a boa vontade vinda de seu canal na vontade de ensinar. Parabéns. Mais um escrito.
Sou eletricista, e como profissional, já encontrei vários problemas nesse esquema de ligação TT. O último foi o caso de um cliente em que a casa estava com choque em toda residência. O problema todo estava no DPS, que atuou e estava drenando corrente elétrica para o aterramento e na estrutura da residência.
@@marciopaulo1708 O aterramento é você quem faz. O mais indicado é o TN-C, mas se as circunstâncias não o permitir, só sobra o TT mesmo. E aí tem que fazer conforme norma.
Prezado professor, seu vídeo é excelente e muito didático. Porem, vi alguns erros, que na prática não se faz. As haste devem ser interligadas entre si completamente. Usando seu esquema, depois do cabo passar pelas hastes 01 à 07, este voltaria e ligaria à haste 01. assim se monta o aterramento TT. Simples, só imaginar que todas as hastes estariam em torno de uma edificação qualquer. Depois que o cabo chega à última haste, ele volta à primeira para fechar o circuito, completando assim a malha de aterramento.
tive que por o TT pois o cabo da instação é de 6mm e o proprietário não comprou o que solicitei. 😢😢😢Vida de elétricista é osso. Mas pelo menos têm DR e DPS
Show de aula professor Fiquei tão atento por um momento que até esqueci dos meus problemas ... É uma inspiração pras pessoas que correm atrás do saber ... Muito sucesso pra ti Pra nós, e pra quem quer um mundo melhor
Na teoria e na prática então se liga Este aqui tem minha ea nossa credibilidade se vem do professor Adoniram então vai firme que você aprendeu mesmo⚡🤜🤛🇧🇷👏
no TN-S onde o neutro e terra estão interligados em caso de rompimento de neutro por exemplo no ramal da concessionária as carcaças aterradas iriam ficar energizadas pelo retorno.
Parabéns pela excelência em explanar a teoria juntamente com a prática,fico muito feliz em poder curtir e deixar este comentário parabenizando a você , Adoniran e demais idealizadores deste ,um abraço do mineirinho a todos .
Excelente trabalho em demonstrar o aterramento TT, Dificil é orientar o cliente a fazer o correto, sou Tecnico em Segurança e Eletricista, qdo vc orienta o cliente ele ignora e acaba contratando outro "eletricista" meia boca pelo preço.
Muito bom e instrutivo! De fato, aterramento continua sendo um dos assuntos que mais necessitam de esclarecimentos e promoção de boas práticas, como você nos adverte. Parabéns!
bela explicação, principalmente em casas antigas que querem por aterramento mas não ira trocar toda instalação por questão financeira, fica difícil colocar DR na instalação antiga, o melhor jeito é fazer o TNS ou TNC-S, muito mais seguro.
Abraço de Portugal, sempre boas dicas. Interessante cada pais tem suas regras. TT, TN-S pelo que entendi, tem mais a ver com o sistema de distribuição eletrico do Brasil, a maioria dos transformadores fica no poste (cabos nus), por isso neutro é aterrado na entrada. Aqui em Portugal, Espanha, França o aterramento residencial, mais de 90% é TT. O sistema de distribuição (230/400v) é feito por cabos aéreos ou subterrâneos (cabos isolados), o neutro é aterrado no inicio do ramal (transformador) a cada 300 metros e no fim do ramal (tudo feito pela distribuidora de energia) Na casa do cliente o neutro não é aterrado. Na União europeia o DR é obrigatório nas instalações eletricas residenciais por isso não faz a mínima diferença o aterramento residencial ser TT ou TN-S, o valor ohm de terra também nem é importante. Aqui o aterramento de 100ohm, como de 1666ohm pode ser um bom aterramento.(lógico quanto mais baixo melhor) A instalação tem que tar protegida por um DR contra incêndios , o dr no máximo pode ter 500mA, e DR de 30mA ou menor para proteger pessoas e animais. A conta usada aqui nas normas para os ohm do aterramento é 50V a dividir pelos mA do dr . Se usar o dr de 500mA para proteção contra incêndios o aterramento tem que ter 100ohm ou menos. Se usar o dr de 30mA para proteção contra incêndios o aterramento tem que ter 1666ohm ou menos. O aterramento normalmente tem menos de 166ohm porque o dr usado contra incêndios é o DR 300mA , o de 500mA é difícil de achar e quando acha é muito caro. E o DPS funciona num aterramento tão alto? Os DPS monofásicos (F+N) e trifásicos (F+F+F+N) usados na europa, quando eles receberem uma descarga atmosférica ou mesmo uma sobretensão transitória da rede, internamente eles ligam o Neutro ao aterramento, e por milésimo de segundos o aterramento deixa de ser TT e se transforma em TN-S. Resumindo: Aqui na Europa o aterramento so serve para acionar o DR.
Interessante seu relato. Aqui também um aterramento de 1666,66676 ohms atende a norma se for TT. U m dia a galera vai entender que resistência ôhmica é apenas um dos fatores e não o fator.
@@eletricityeletrica Obrigado por responder. Bom saber que o sistema TT do Brasil é igual ao de Portugal e da europa. A norma Brasileira, Portuguesa, Espanhola, Francesa etc basicamente são baseadas na International Electrotechnical Commission, por isso são muito parecidas. Aqui se usar o sistema TN-S a resistência ohm nem chega a 3ohm, so que a empresa de eletricidade não permite, porque se o terra do cliente der problema vai afetar o neutro da empresa de eletricidade. A norma fala, usar sempre o sistema de terra TT, se não for possível usar sistema TT, pode usar TN-S ae a companhia de eletricidade não permite. Da entrada de energia, medidor eletrico ate o quadro de distribuição principal a companhia eletrica é "dona", se cortar os lacres leva multa, o neutro depois de passar do medidor eletrico não pode ser ligado no terra se não leva multa também. A norma tambem fala se a habitação/edifício tiver transformador próprio o aterramento pode ser qualquer um.
O DPS com varistor entre Neutro/Terra numa descarga atmosferica não poderia ser danificado e transformar o sistema TT num TNS permanentemente? Ou não teria essa chance de um varistor ficar permanentemente curto-circuitado entre essas duas linhas?
Parabéns sou novo no canal seu vidios são bem explicativos .deicha ver se eu entendi .aterramento sem o Dr não adianta de nada .meu nome é Adilson sou de Curitiba pr .obrigado
Parabéns pelo teu canal; trabalhei como eletricista por muito tempo sempre buscando informações para fazer o correto e pelo teu canal tenho obtido bastante conhecimento!!
Parabéns pelo vídeo, único canal que mostra na prática, foi aki que fiquei mais seguro usando os conectores de torção, graças a um vídeo que botou a prova os mesmos e provou que são eficientes!
Você é mestre, eu estou ficando doido já de ver tanto canal falar besteira inclusive de aterramento, é pedreiro querendo ensinar sobre aterramento e confunde corrente com tensão e vice e versa, o pior de tudo é ver um monte de pessoas fazendo milhares de comentários como então vou juntar neutro fase e terra, meu Deus onde está a responsabilidade dos RUclipsr, o senhor trás ótimos ensaios com segurança e uma boa explanação e domínio.
Mais uma vez meus parabéns pela explicação muito clara e objetiva do assunto a luz da norma. Nunca vi um video explicando algo tão polêmico com tanta maestria.
o meu aqui em casa é TT e funciona muito bem, SDR e DPS na caixa de acrílico atrás do medidor no muro, fase e neutro no SDR. Única desvantagem que desarma tudo, como botão de emergência, melhor que nada.
Chegando a pouco na elétrica seus conteúdos são fáceis de entender 👏👏👏 isso me deixa apto a fazer umas observações e aprendi a importância do IDR nesse sistema 🤝🤝 obs... Se a ligação tiver feita com segurança e cuidados e melhor do que nem um aterramento... Se todos os eletrônicos tiver perfeito onde a carga elétrica nunca se encoste na carcaça não haverá problemas... Se caso isso ocorrer e tiver uma fuga que doe no bolso e no corpo o IDR e de estrema importância 👏👏👏 apartir de hoje já coloco o IDR no orçamento e dependendo da conversa já incluído no valor final... A maioria dos clientes não deixa pelo valor... Vou repassar esse vídeo para os meus clientes entenderem a importância do aterramento e uso desses dispositivos... Obrigado
Parabéns! esplicar na teoria e provando na prática não é pra qualquer um! Muito obrigado pelo seu encinamento. Estou terminando a instalação na minha casa coloquei três hastes vou interligar este aterramento através de um BEP com o neutro aterrado da concessionária, tá certo?
Ola´boa noite, tenho mas de 20 anos na area e sempre fiz aterramento tt, e nunca tive qualquer problema, aqui na minha cidade a concessionária não permite fazer qualquer ligação no aterramento funcional. Sé fala muito do aterramento tt, mas e um bom aterramento basta saber fazer,não e o simples fato de se colocar varias hastes no solo, que se tem um bom aterramento, e sim aprofundando mas elas, sabemos que as camadas do solo com menores resistencia a passagem da corrente elétrica estão nas camadas mas profundas.Existe eletrodo de puro cobre que podemos rosquear uma em cima da outra, assim se vc tem um eletrodo de dois metros e quarenta, passaremos a ter um de quatro e oitenta, e fazemos nosso aterramento com sua distancia, em triangulo, quadrado , linha e etc....
Como mencionamos no vídeo, essa questão de "20 anos", "sempre fiz", não entram no campo técnico. Não é proibido fazer TT, desde que seja feito conforme as normas, com 2 elétrodos distintos, sem considerar terra da concessionária e usando IDR em todos os circuitos.
Acho sim que a experiência vale muito em qualquer area, assim vc que deve ser uma pessoa experiente na area seus conceitos não valeriam , como sei que vc pela suas aulas e uma pessoa muito capaz.
E as normas falam que o idr foi feito especificamente para tomadas areas molhadas, mas nada impede de se colocar em outros pontos dos circuitos, e circuitos de iluminação não entram nesse conceito.
Tenho DR e dps em todas as minhas instalações, e nunca tive qualquer problema parecido como esse, seu solo deve está muito ruim ou deve ser aterro, nesse local que vc está fazendo essas medições, até mesmo seus eletrodos de tamanhos muito pequenos, estou falando isso pelo teste que vc fez e não fechou um curto, pois se eu fizer um teste desse em meu sistema TT, fecha um curto na hora..
Parabéns pelo vídeo! Muito esclarecedor! Como sugestão, se possível, teriam como fazer um vídeo mostrando o TT correto, na prática? Seria muito bom! Parabéns ao Canal Eletricity mais uma vez! Melhor canal de elétrica do RUclips!
Caro colega vc fala muito sobre aterramentos, eu gostaria de saber mais sobre os componentes dos sistemas de aterramentos, hastes, cabos, soldas esotérmicas, análise de solo, qualidade de hastes.
Excelente canal. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber se para identificar se o aterramento é do tipo TT ou TN no QDC é seguro usar o teste de continuidade do multímetro entre o barramento do terra e do neutro, isso é, se houver continuidade é TN, se não houver é TT. Seria válido, ou só esse teste não seria suficiente?
@@eletricityeletrica Ok. Haveria alguma forma simples de fazer a identificação do sistema de aterramento (TT ou TN) em um QDC de apartamento? Considerando que o condutor terra poderia chegar separado ou ser interligado ao neutro antes da entrada no QDC e no edifício nem sempre é fácil identificar onde pode ter ocorrido a ligação (se houver essa ligação) do neutro e terra, como saber que sistema de aterramento temos no QDC? A identificação é importante, porque só depois dessa resposta é que poderíamos decidir sobre a forma correta de ligar o DPS. Parabéns pelo excelente trabalho desse canal.
O melhor vídeo sobre o assunto, mostrando na prática os riscos de se fazer um aterramento de maneira incorreta e sem usar dispositivos de seccionamento. Obrigado Eletricity
A cada dia q assisto um vídeo do canal fico impressionado com a quantidade de conteúdo de qualidade q tem aqui, parabéns o canal é sem dúvida o melhor de elétrica
O terramento é simples para da uma fulga de uma tenção Extra na rede, mas Claro se montado de forma correta, se não vai ser para aumentar o consumo de energia, caso fique a todo tempo dando escapatória para alguma fulga de energia
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Acho muito interessante os vídeos do seu canal traz muitas informações q isso não aprendemos nos curso de eletricista residencial.
Agora eu queria tirar uma dúvida e também levanta uma teoria q o professor falou no curso se é verdade ou mito na teoria ele falou q se em uma contrução for interligado o fio terra na viga baldrame da fundação estrutural da casa teríamos o melhor aterramento de todos !
Mais eu como pedreiro e trabalho muito com construção sabendo q sim muito dos arranque de coluna chega de 2,50 a 3,00 metros de profundidade mais pergunta ❓ é será q em caso de um fuga de tensão onde seria descarregado para o terra teríamos uma casa com auto nível probabilidade de estar recebendo descarga elétrica ao encostar em uma parede ou no piso descalço pois uma parede em alvenaria um piso conduz corrente elétrica 💡 ajuda noix aí na prática 😅
É como o inscrito Wagner Lima comentou pouco mais abaixo: Eletrcity sempre pregando boas práticas. E eu acrescento: boas praticas, sim, além de nos servir com o seu laboratório, não dando prioridade ao comércio de produtos e cursos.
Obrigado, Adoniran e todos que fazem a Eletricity ter vida própria!
Esse canal é top, é o único que não apenas mostra, justifica com um laboratório de pratica, o resto é só conversa
Trttttt
*Acho que o aterramento é uma das questões que geram mais dúvidas nas instalação residêncial.*
Numa instalação industrial nem se fala. A complexidade é grande pois envolve tudo. Na minha opinião aterramento deveria ser uma disciplina à parte nos cursos profissionalizantes e nas universidades.
Concordo !
Tbm penso dessa forma.
Também concordo, porém quando se questiona o porque de um sistema ser mais eficiente que o outro, todo mundo fica em cima do muro! ninguém explica o porque!!!
Concordo!!!! Algo de tanta importância, é tratado muito superficialmente.
O que eu mais gostos em explicações técnicas como esta? é que desfaz todas as minhas certezas e me convence que estudar é o melhor caminho para o conhecimento. De fato, eu tinha a certeza (criei um paradigma), de que o terra e o neutro eram a mesma coisa, afinal, la na caixa do medidor os dois estão em loop, e pra mim, até sua explicação, não fazia sentido levar dois condutores até a fonte se os dois tinham origem do mesmo ponto. Pronto. Entendi os motivos, e de fato, são extremamente importantes. Obrigado, e pode ter certeza que minha certeza sucumbiu ante a boa vontade vinda de seu canal na vontade de ensinar. Parabéns. Mais um escrito.
O meu sistema é TT e eu uso o DPS e o DR também.
TEM VÍDEO AQUI NO RUclips FALANDO QUE ESSE ATERRAMENTO TT CONSOME MAIS ENERGIA
Sou eletricista, e como profissional, já encontrei vários problemas nesse esquema de ligação TT.
O último foi o caso de um cliente em que a casa estava com choque em toda residência.
O problema todo estava no DPS, que atuou e estava drenando corrente elétrica para o aterramento e na estrutura da residência.
E qual aterramento usar quando não tem aterramento concedido pela concessionaria?
@@marciopaulo1708 O aterramento é você quem faz. O mais indicado é o TN-C, mas se as circunstâncias não o permitir, só sobra o TT mesmo. E aí tem que fazer conforme norma.
@@wilsonoliver6194 ta doido !!!!! TN-C é o pior
Então a ligação estava errada. Pra sistema tt tem que usar esquema 3 de ligação do dps. Assim vai atuar o disjuntor em caso de falha do dps
Prezado professor, seu vídeo é excelente e muito didático. Porem, vi alguns erros, que na prática não se faz. As haste devem ser interligadas entre si completamente. Usando seu esquema, depois do cabo passar pelas hastes 01 à 07, este voltaria e ligaria à haste 01. assim se monta o aterramento TT. Simples, só imaginar que todas as hastes estariam em torno de uma edificação qualquer. Depois que o cabo chega à última haste, ele volta à primeira para fechar o circuito, completando assim a malha de aterramento.
Lamento informar que isso é opção sua e não determinação normativa.
Esses videos do Eletricity são tão bons que devem ser utilizados até em escolas. Com os devidos royalties, é claro.
Valeu Elton!
tive que por o TT pois o cabo da instação é de 6mm e o proprietário não comprou o que solicitei. 😢😢😢Vida de elétricista é osso. Mas pelo menos têm DR e DPS
Encontrei o melhor canal pra entender, ver ,estudar e aprender PARABÉNS .
Explicação muito Boa
Show de aula professor
Fiquei tão atento por um momento que até esqueci dos meus problemas ...
É uma inspiração pras pessoas que correm atrás do saber ...
Muito sucesso pra ti
Pra nós, e pra quem quer um mundo melhor
Boa noite, ótima aula, muito bem esplicado
Valeu professor dica excelente, e de grande utilidade.👍
Tamos juntos👍
Na teoria e na prática então se liga Este aqui tem minha ea nossa credibilidade se vem do professor Adoniram então vai firme que você aprendeu mesmo⚡🤜🤛🇧🇷👏
O canal ELETRICITY está de parabéns por seus vídeos bem didáticos, com conteúdo excelente. Só não aprende quem não quer aprender.
Valeu José, sempre presente.
Este é o MELHOR canal de elétrica que já acompanhei! Parabéns.
Ótimo vou mudar de tt eu achei que estava seguro cara.obrigado.
no TN-S onde o neutro e terra estão interligados
em caso de rompimento de neutro por exemplo no ramal da concessionária as carcaças aterradas iriam ficar energizadas pelo retorno.
Essa resistência de aterramento de 25 Ohms é INACEITÁVEL!
Para quem?
Parabéns pela excelência em explanar a teoria juntamente com a prática,fico muito feliz em poder curtir e deixar este comentário parabenizando a você , Adoniran e demais idealizadores deste ,um abraço do mineirinho a todos .
Seu canal merece pelo menos 1bi de inscritos. Espero que um dia você alcance esta marca. Este canal merece. Obrigado por partilhar seus conhecimentos.
Olá Marco,
Com a ajuda de vocês, chegaremos lá.
Obrigado por nos acompanhar.
Excelente trabalho em demonstrar o aterramento TT, Dificil é orientar o cliente a fazer o correto, sou Tecnico em Segurança e Eletricista, qdo vc orienta o cliente ele ignora e acaba contratando outro "eletricista" meia boca pelo preço.
Muito bom e instrutivo!
De fato, aterramento continua sendo um dos assuntos que mais necessitam de esclarecimentos e promoção de boas práticas, como você nos adverte.
Parabéns!
bela explicação, principalmente em casas antigas que querem por aterramento mas não ira trocar toda instalação por questão financeira, fica difícil colocar DR na instalação antiga, o melhor jeito é fazer o TNS ou TNC-S, muito mais seguro.
Abraço de Portugal, sempre boas dicas. Interessante cada pais tem suas regras.
TT, TN-S pelo que entendi, tem mais a ver com o sistema de distribuição eletrico do Brasil, a maioria dos transformadores fica no poste (cabos nus), por isso neutro é aterrado na entrada.
Aqui em Portugal, Espanha, França o aterramento residencial, mais de 90% é TT.
O sistema de distribuição (230/400v) é feito por cabos aéreos ou subterrâneos (cabos isolados), o neutro é aterrado no inicio do ramal (transformador) a cada 300 metros e no fim do ramal (tudo feito pela distribuidora de energia)
Na casa do cliente o neutro não é aterrado.
Na União europeia o DR é obrigatório nas instalações eletricas residenciais por isso não faz a mínima diferença o aterramento residencial ser TT ou TN-S, o valor ohm de terra também nem é importante.
Aqui o aterramento de 100ohm, como de 1666ohm pode ser um bom aterramento.(lógico quanto mais baixo melhor)
A instalação tem que tar protegida por um DR contra incêndios , o dr no máximo pode ter 500mA, e DR de 30mA ou menor para proteger pessoas e animais.
A conta usada aqui nas normas para os ohm do aterramento é 50V a dividir pelos mA do dr .
Se usar o dr de 500mA para proteção contra incêndios o aterramento tem que ter 100ohm ou menos.
Se usar o dr de 30mA para proteção contra incêndios o aterramento tem que ter 1666ohm ou menos.
O aterramento normalmente tem menos de 166ohm porque o dr usado contra incêndios é o DR 300mA , o de 500mA é difícil de achar e quando acha é muito caro.
E o DPS funciona num aterramento tão alto?
Os DPS monofásicos (F+N) e trifásicos (F+F+F+N) usados na europa, quando eles receberem uma descarga atmosférica ou mesmo uma sobretensão transitória da rede, internamente eles ligam o Neutro ao aterramento, e por milésimo de segundos o aterramento deixa de ser TT e se transforma em TN-S.
Resumindo: Aqui na Europa o aterramento so serve para acionar o DR.
Interessante seu relato.
Aqui também um aterramento de 1666,66676 ohms atende a norma se for TT.
U m dia a galera vai entender que resistência ôhmica é apenas um dos fatores e não o fator.
Um abraço aos portugueses e aos brasileiros que vivem aí.
@@eletricityeletrica Obrigado por responder.
Bom saber que o sistema TT do Brasil é igual ao de Portugal e da europa.
A norma Brasileira, Portuguesa, Espanhola, Francesa etc basicamente são baseadas na International Electrotechnical Commission, por isso são muito parecidas.
Aqui se usar o sistema TN-S a resistência ohm nem chega a 3ohm, so que a empresa de eletricidade não permite, porque se o terra do cliente der problema vai afetar o neutro da empresa de eletricidade.
A norma fala, usar sempre o sistema de terra TT, se não for possível usar sistema TT, pode usar TN-S ae a companhia de eletricidade não permite.
Da entrada de energia, medidor eletrico ate o quadro de distribuição principal a companhia eletrica é "dona", se cortar os lacres leva multa, o neutro depois de passar do medidor eletrico não pode ser ligado no terra se não leva multa também.
A norma tambem fala se a habitação/edifício tiver transformador próprio o aterramento pode ser qualquer um.
@@eletricityeletrica Obrigado! Agradeço muito seus vídeos, sempre com dicas úteis.
O DPS com varistor entre Neutro/Terra numa descarga atmosferica não poderia ser danificado e transformar o sistema TT num TNS permanentemente? Ou não teria essa chance de um varistor ficar permanentemente curto-circuitado entre essas duas linhas?
Parabéns pela explicação . muito bom o vídeo 👏👏👏
Gostei do vídeo pelo modo como foi desenvolvido não só mostrou a teoria mas também PROVOU na prática.
Excelente explanação e vídeo, bom trabalho 👏👏👏
Parabéns sou novo no canal seu vidios são bem explicativos .deicha ver se eu entendi .aterramento sem o Dr não adianta de nada .meu nome é Adilson sou de Curitiba pr .obrigado
Se for TT.
Concordo plenamente com você caro companheiro.
O difícil é por isso na cabeça de muitos insistentes no erro!
As suas explicações são ótimas. Você explica teoria e faz na prática. Excelente canal. Continue......
Parabéns professor Adoniran!
Seus conteúdos tem enriquecido em muito meus conhecimentos!
Não apenas o meu mas de todos que acompanha esse canal!
Excelente!
Sua explicação são nota mil
Parabéns pelo teu canal; trabalhei como eletricista por muito tempo sempre buscando informações para fazer o correto e pelo teu canal tenho obtido bastante conhecimento!!
Parabéns pelo vídeo, único canal que mostra na prática, foi aki que fiquei mais seguro usando os conectores de torção, graças a um vídeo que botou a prova os mesmos e provou que são eficientes!
Professor vale pela informação DEUS ABENÇOE SEMPRE
Você é mestre, eu estou ficando doido já de ver tanto canal falar besteira inclusive de aterramento, é pedreiro querendo ensinar sobre aterramento e confunde corrente com tensão e vice e versa, o pior de tudo é ver um monte de pessoas fazendo milhares de comentários como então vou juntar neutro fase e terra, meu Deus onde está a responsabilidade dos RUclipsr, o senhor trás ótimos ensaios com segurança e uma boa explanação e domínio.
Esse canal é top demais, gosto muito por que tem muita prática. Isso é um diferencial do canal.
Professor, parabéns pela aula!
Muito bem elaborada ótima didática, vocês fazem um trabalho incrível!
Muito obrigado!
Abraço.
Cara, não sei nem o q dizer sobre esta"senhora" aula. Obrigado pela aula
Mais uma vez meus parabéns pela explicação muito clara e objetiva do assunto a luz da norma. Nunca vi um video explicando algo tão polêmico com tanta maestria.
Simplesmente o melhor canal para eletricistas tanto iniciantes e já experientes parabéns aí pelos conteúdos
Melhor coisa que fizeram: o IDR ou DDR! Resumindo: tem de usar o DR senão o sistema de aterramento não estará completo! Ótima aula!
o meu aqui em casa é TT e funciona muito bem, SDR e DPS na caixa de acrílico atrás do medidor no muro, fase e neutro no SDR.
Única desvantagem que desarma tudo, como botão de emergência, melhor que nada.
Maravilha dourados ms.
Bom trabalho. Já botei meu joinha.
Boa noite Adoniran. Realmente é um sistema de aterramento complicado para residências. Parabéns pelo vídeo...
Muito boa a vídeo aula e suas explicações.
Parabéns para ti por ensinar e fazer os testes na prática. Muito proveitosa esta forma didática. Obrigado.
Muito boa a aula
Show, bem explicado
Parabéns pelo conteúdo!
Boa noite meu amigo professor muito obrigado pelos seus conhecimentos que você passar pra todos nós que seguimos você suas aulas são muito importante
Vídeo muito top. Vc mostra como as coisas devem ser . Parabéns por disponibilizar seu conhecimento para todos.
Adorei conhecer este canal...obg por sua determinação em aumentar nosso conhecimento.
Muito bom Professor. Nada melhor do que "a prática" para estas comprovações. Formidável!
Parabéns Adoniran! Pela sua excelente explanação sobre a real funcionalidade correta do sistema de aterramento. "ELETRICITY" está de Parabéns!
show ,mais um aprendizado,
Muito obrigado pela sua dedicação. Parabéns pela sua excelente didática.
Chegando a pouco na elétrica seus conteúdos são fáceis de entender 👏👏👏 isso me deixa apto a fazer umas observações e aprendi a importância do IDR nesse sistema 🤝🤝 obs... Se a ligação tiver feita com segurança e cuidados e melhor do que nem um aterramento... Se todos os eletrônicos tiver perfeito onde a carga elétrica nunca se encoste na carcaça não haverá problemas... Se caso isso ocorrer e tiver uma fuga que doe no bolso e no corpo o IDR e de estrema importância 👏👏👏 apartir de hoje já coloco o IDR no orçamento e dependendo da conversa já incluído no valor final... A maioria dos clientes não deixa pelo valor... Vou repassar esse vídeo para os meus clientes entenderem a importância do aterramento e uso desses dispositivos... Obrigado
Ajudou muito,não sabia desses riscos
Simplesmente o Melhor! Parabéns
Excelente vídeo! 👏👏
Parabéns você é muito técnico.
Parabéns pelo vídeo
Parabéns! esplicar na teoria e provando na prática não é pra qualquer um! Muito obrigado pelo seu encinamento.
Estou terminando a instalação na minha casa coloquei três hastes vou interligar este aterramento através de um BEP com o neutro aterrado da concessionária, tá certo?
Muito bom as explicação.queria saber qual melhor esquema para se usar assim faria um padrão nos meus serviços
TN-S
Ótimo vídeo parabéns valeu valeu sucesso
Ola´boa noite, tenho mas de 20 anos na area e sempre fiz aterramento tt, e nunca tive qualquer problema, aqui na minha cidade a concessionária não permite fazer qualquer ligação no aterramento funcional. Sé fala muito do aterramento tt, mas e um bom aterramento basta saber fazer,não e o simples fato de se colocar varias hastes no solo, que se tem um bom aterramento, e sim aprofundando mas elas, sabemos que as camadas do solo com menores resistencia a passagem da corrente elétrica estão nas camadas mas profundas.Existe eletrodo de puro cobre que podemos rosquear uma em cima da outra, assim se vc tem um eletrodo de dois metros e quarenta, passaremos a ter um de quatro e oitenta, e fazemos nosso aterramento com sua distancia, em triangulo, quadrado , linha e etc....
Como mencionamos no vídeo, essa questão de "20 anos", "sempre fiz", não entram no campo técnico.
Não é proibido fazer TT, desde que seja feito conforme as normas, com 2 elétrodos distintos, sem considerar terra da concessionária e usando IDR em todos os circuitos.
Acho sim que a experiência vale muito em qualquer area, assim vc que deve ser uma pessoa experiente na area seus conceitos não valeriam , como sei que vc pela suas aulas e uma pessoa muito capaz.
E as normas falam que o idr foi feito especificamente para tomadas areas molhadas, mas nada impede de se colocar em outros pontos dos circuitos, e circuitos de iluminação não entram nesse conceito.
Tenho DR e dps em todas as minhas instalações, e nunca tive qualquer problema parecido como esse, seu solo deve está muito ruim ou deve ser aterro, nesse local que vc está fazendo essas medições, até mesmo seus eletrodos de tamanhos muito pequenos, estou falando isso pelo teste que vc fez e não fechou um curto, pois se eu fizer um teste desse em meu sistema TT, fecha um curto na hora..
Mas não é para evitar a fuga de corrente que existe IDR?
Muito bem
Ótima aula
Parabéns professor.
Informações sempre preciosas e corretas. Obrigado pelos vídeos professor. 🙏🏾🙏🏾🙏🏾
Valeu demais esse vídeo!!! Showw
Professor ,Nota 10 pra sua aula, muito boa. Ótimo esclarecimento.
Parabéns pelo vídeo! Muito esclarecedor! Como sugestão, se possível, teriam como fazer um vídeo mostrando o TT correto, na prática? Seria muito bom! Parabéns ao Canal Eletricity mais uma vez! Melhor canal de elétrica do RUclips!
No nosso espaço físico não temos como fazer na prática. TT, só em longas distâncias entre fonte e carga.
a melhor explicaçao sobre aterramento TT
Excelente conteúdo mestre!
Parabéns!
Pessoas como você corroboram para o desenvolvimento de conhecimento em nossa área.
Caro colega vc fala muito sobre aterramentos, eu gostaria de saber mais sobre os componentes dos sistemas de aterramentos, hastes, cabos, soldas esotérmicas, análise de solo, qualidade de hastes.
Parabéns Canal Eletricity! Muito bem explicado esse sistema de aterramento. Vocês são fera!
Esse é vidio é top canal mais top ainda
Parabéns professor show de bola a vídeo aula.
Parabéns professor, ótimo canal, Deus abençoe sempre!
Como está escrito na Norma leva a confusão. Td junto e misturado.
Excelente canal. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber se para identificar se o aterramento é do tipo TT ou TN no QDC é seguro usar o teste de continuidade do multímetro entre o barramento do terra e do neutro, isso é, se houver continuidade é TN, se não houver é TT. Seria válido, ou só esse teste não seria suficiente?
Olá,
Infelizmente não seria suficiente.
@@eletricityeletrica Ok. Haveria alguma forma simples de fazer a identificação do sistema de aterramento (TT ou TN) em um QDC de apartamento? Considerando que o condutor terra poderia chegar separado ou ser interligado ao neutro antes da entrada no QDC e no edifício nem sempre é fácil identificar onde pode ter ocorrido a ligação (se houver essa ligação) do neutro e terra, como saber que sistema de aterramento temos no QDC? A identificação é importante, porque só depois dessa resposta é que poderíamos decidir sobre a forma correta de ligar o DPS. Parabéns pelo excelente trabalho desse canal.
Boa tarde professor, vídeo muito bom e muito explicativo.
Muito bom, obrigado por compartilhar o conhecimento!
Um vídeo sobre aterramento TN-S em uma residência, na prática, seria muito legal.
Up
O melhor vídeo sobre o assunto, mostrando na prática os riscos de se fazer um aterramento de maneira incorreta e sem usar dispositivos de seccionamento. Obrigado Eletricity
A cada dia q assisto um vídeo do canal fico impressionado com a quantidade de conteúdo de qualidade q tem aqui, parabéns o canal é sem dúvida o melhor de elétrica
Excelente vídeo, merece muitos likes.
Muito obrigado por nos trazer sempre um conteúdo de qualidade.
Você tá de parabéns você é um profissional
Muito bom. Parabéns.
Parabens pelo canal ! sensacional ! sem errolação ! direto e objetivo !
Sugestao, coloca o esquema eletrico toda vez que fier seus experimentos para fcilitar a compreensao, execelnte conteudo !
Meus parabéns, excelente vídeo explicativo, colega eu posso ligar o aterramento da edificação com o da consecionaria? Desde de já obrigado
Excelente conteúdo! 👏🏼👏🏼⚡💡
Sensacional sua explicação. Parabéns!!!
Parabéns professor. Nota 10 para você e toda sua equipe
O terramento é simples para da uma fulga de uma tenção Extra na rede, mas Claro se montado de forma correta, se não vai ser para aumentar o consumo de energia, caso fique a todo tempo dando escapatória para alguma fulga de energia
Parabéns amigo show de bola.