*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
3 года назад+8
Maravilha. Sou Giancarlo de Barcarena/PA. Realizei um serviço numa loja no qual identifiquei está situação. Desliguei todos os equipamentos e resolvi desconectar todos os neutros do barramento. Para minha surpresa, na época, tomadas projetadas para 127V marcaram 200V. Quando acendiamos uma série de lâmpadas, apagavam outras, já ligadas. A solução que dei ao cliente foi refazer toda a infraestrutura de iluminação com circuitos independentes e redimensiinar os disjuntores que estavam superdotados. Problema resolvido. Se tivesse assistido esse vídeo antens chegaria a uma conclusão com maior facilidade. Obrigado pelo vídeo.
Sem agredir ninguém e mostrando na prática o aprendizado é muito mais fácil. Que assistir esse vídeo vai entender de primeira os riscos de uma ligação errada. Grato
Mais uma demonstração brilhante, pois nada melhor que mostrar na prática porque assim não se esquece mais. Sempre ouvi que cada CKT deve ter seu próprio neutro, pois é assim que está na Norma que deve ser seguida fielmente, isto é correto, porém é muito bom quando há a demonstração do estrago que pode ocorrer ao não seguir a regra. Parabéns!
Muito obrigado, perfeita explicação do conteúdo e me salvou pq aconteceu na casa do cliente. Lá a pessoa que fez a instalação compartilhou o neutro entre fases, não dimensionou os cabos dos neutros e houve um rompimento. Assim posso provar que o erro não foi meu.
Quando vou fazer os circuitos eu separo o nutro para o chuveiro e o neutro para uma tomada específica por exemplo tomada para forno com cabo 4 mm e tomada de 20 A, o restante da casa eu coloco o neutro para todos os cômodos ,quando a casa e pequena no máximo 6 cômodos .
meu ponto de vista: neutro tem corrente mas não tem tensão, sempre que uma carga monofásica está ligada em fase e neutro o condutor neutro passa a conduzir a mesma corrente elétrica que vem pela fase. isso significa que se vc compartilhar este neutro para 2 circuitos diferentes, é bem provável que o dimensionamento dos fios estejam errados, e em algum momento quando os 2 circuitos trabalharem no seu limite vc inevitavelmente vai ter o derretimento do seu neutro.
E se o neutro rompesse entre o conector Wago e uma das lâmpadas ao invés de entre o barramento e o conector Wago, qual seria o resultado? Apenas a lâmpada sem neutro apagaria e a outra continuaria funcionando normalmente com a tensão correta?
Boa noite Mestre Adoniram! Realmente quem tiver alguma dúvida aqui é o canal certo pra aprender um pouco mais, parabéns. Até ao próximo vídeo. Fique com Deus 🙏🙏
É muito comum ver em residências simples o compartilhamento tanto do neutro como do fase para circuitos de iluminação e tomadas. E ao que parece são menos problemáticas do que as residências de auto nível e que têm divisão de circuitos!
É bem isso eu a mais de 20 anos faço assim uma rede mestra de neutro de fio dez direto do relógio nem passo pelo quadro e daí vou compartilhando com os circuito e uma boa emenda nunca dá problema é o tal do barramento em baixo além de ferrar sempre ainda prejudica o bolso do cliente comprando fio
Já precisei arrumar bastante instalação da forma que vocês comentaram sem padrão algum e totalmente fora da norma pensa em uma dor de cabeça. Então precisamos fazer da forma correta devido ao bom funcionamento e segurança.
A lâmpada led deve ter um trafo interno para ajustar a tensão nos leds. Eu tinha um estanhador de 110V e liguei um diodo 1n5004 em série, para poder ligar em 220V. Estanhador funcionava em meia onda e só 220.
Ficaram duas fases (portanto 220v) ligadas em duas cargas (lâmpadas) que pelo rompimento do neutro ligou as cargas em série? É isso? Na teoria de eletrônica fazemos muitos destes cálculos de voltagem o individualizados para componentes que são ligados quer em série, quer em paralelo. Ótima demonstração prática. Parabéns.
Ja sabia que o neutro não deve ser compartilhado, agora sei que o neutro não deve ser compartilhado e o porque não deve ser. Obrigado eletrocity. Como sempre show.
(Dica de Conteúdo) Ate Hoje Não encontrei no RUclips uma proteção para esse tipo de ocorrência, (Perda de neutro ) no QDC.... Vocês podiam fazer um vídeo explicando como fazer uma
Mais a maneira que eu faço é uma rede com fio dez neutra em cima da casa e compartilho dela em uma emenda muito bem feito que nunca me deu problema a mais de 20 anos faço isso muito mais economia pro cliente em fio. Dá na mesma de fazer um barramento de neutro no quadro e uma rede neutra no 10 mm a diferença é a economia de fio.
Professor, boa noite! Teria como fazer uma simulação, de rompimento de neutro externo, num QDC bifásico ou trifásico, com IDR e aterramento TNC? Também aferir o aterramento do chuveiro, com o mesmo TNC durante a simulação. Como o IDR irá se comportar, ... Por favor!!! Obrigado!!!
Sugiro um vídeo que teste o disparo de relé térmico comparando com as curvas características, entretanto, gostaria de ver se há diferença nos tempos de disparo se utilizar os 3 pólos ou apenas 1 pólo.
Nesse caso é porque usou duas fases. Mas se fosse apenas uma fase, eu poderia compartilhar o neutro das tomadas com o circuito de iluminação, por exemplo?
Considerando os dois equipamentos em funcionamento ao romper o neutro. Qual o valor de tensão, corrente e potência nos mesmos ao romper o neutro?? Considerar condutores ideais.
Qual é o melhor tipo de aterramento para residencia? Com esse vídeo vc falou que o aterremento pode ser compartilhado com outra residência.. mas se for o aterramento junto com o neutro, onde vc depois divide os cabos, um para o terra e outro para o neutro, esse pode tbm?
Se isso fosse fosse em uma rede trifasica 380V. As lâmpadas iriam queimar. Exemplo: instalo 9 lâmpadas, e a cada 3 lâmpadas uso uma fase diferente ( fase A 3 lampadas / fase B 3 lâmpada / fase C 3 lâmpadas ) e usar apenas 1 NEUTRO !!! SE ESSE NEUTRO ROMPER QUE: de 220V Vai ficar 380V. ai já era!. Fui fazer uma manutenção com tensão de 380V e dei um vacilo e e fui trocar o cabo NEUTRO que vem do medidor até o QDC. Não desliguei o disjuntor geral trifasico. Quando desconectei o cabo NEUTRO PRINCIPAL do BARRAMENTO. Começou a queimar as lâmpadas e o aparelho de som que estava funcionando no momento. Fiquei no prejuízo. Se o circuito de neutro não estivesse sendo compartilhado isso não teria acontecido 😒😒😒
Olá Osvaldo. No seu caso não teria como não ser compartilhado, pois era o cabo principal. Mas é errando que se aprende. Já aconteceu conosco também no início de carreira.
Pelo que entendi, nesse caso aí são duas fases, sendo que quando rompeu o neutro do barramento, os dois neutros continuaram conectados criando um circuito em série entre as duas lâmpadas. Acho que já vi algo assim ocorrer, quando todas as lâmpadas de 127 v queimaram. Mas chamaram a empresa responsável e consertaram o problema.
Eu quero ligar apenas um interruptor na entrada da minha cozinha. Já identifiquei o Fase e o retorno. Até aí ok. Mas o eletricista que deixou os cabos passados, também deixou um Fio Neutro e o Terra. Sem ligar esse fio neutro as tomadas da cozinha não funcionam. Vou ser obrigado a colocar uma tomada junto com o interruptor?
O certo e levar separado um neutro para cada circuito um exemplo dois circuitos de tomadas cada um alimentado por uma fase mais o Neutro e o mesmo para os dois circuitos de tomadas quando o Neutro romper um desses circuitos vai virar duzentos e vinte quando algum equipamento for plugado em uma das tomadas
Mas se por acaso o neutro fosse rompido no padrão de entrada. Ou até mesmo no poste. Teríamos o barramento energizado pelas duas fases. Aconteceria um curto circuito . Tem como fazer um teste na prática ???
COM... COM... COM CERTEZA ESSE É O MELHOR CANAL NESSE SEGUIMENTO. TOP... SUPER TOP... E ACOMPANHO VARIOS CANAIS ENGEHAL / SALA DA ELETRICA/ SER ELETRICISTA MUNDO DA ELETRICA E MUITOS E MUITOS OUTROS. MAIS O SEU É DIFERENCIADO 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Prezados, suas aulas são maravilhosas. Acrescento uma sugestão. Uma imagem de fundo simples de uma so cor. Essa imagem de ondas amarelas é bonita mas so atrapalha a didática
Professor Adoniran! Ja que o fio neutro passa em todos os circuitos. Será que se eu aumentar a bitola do mesmo ( fio neutro). Ficaria balanceada as ligações ( corrente ou amperes) dos instalações??
Observações: Isso acontece com circuitos alimentados com fases diferentes, pois as fases (opostas) passarão agora pelos circuitos "conectados". Assim sendo, por exemplo, um circuito monofasico passará a receber tbm fase no seu "neutro rompido" que circula no outro circuito compartilhado com fase diferente, passando entao de 127 para 220, pois perderam a referência de Neutro. Para alimentação monofásica de quadros (QDC/QFL) isso jamais ocorreria... e portanto não há esse risco! Muitas casas populares e de classe baixa são monofasicas e tem seu neutro compartilhado em seus circuitos por questões óbvias de custos de materiais, e esta opção de compartilhamento de neutro é muito adotada sem nenhum risco, para minimizar os custos. >> Entreranto, ressalto que a recomendação de individualidade de Neutros é normativa e deve ser procedida, independente do números de fases...
Exatamente.. a maioria das casas mais humildes mal podem ter energia elétrica , sendo uma ligação monofásica é aceitável, desde que se faça boas emendas. claro que não é o ideal. Já onde os proprietários tem condições financeiras, faz sem se preocupar em quanto vai gastar .queira ou não é assim que funciona, por mais que alguém venha criticar meu comentário, esses mesmos já fizeram alguma instalação para pessoas mais humildes ou não estão usando o bom senso , sabem bem que pessoas mais pobres , se comprar um pacote de prego , tem que deixar de comprar um quilo de feijão pra por na panela .
@@juans4473 Verdade, eu sempre filtro o tipo de canais que acompanho, pela qualidade, didática e ponderações na hora de fazer uma crítica. Sem contar que tem muitos que por serem patrocinados por marca A ou B, passam a ser parciais em suas análises.
Aqui no meu prédio o neutro que vai do poste da concessionária para os padrões rompeu, fez um estrago nos aptos. No meu queimou várias lampadas e a geladeira.
Eu tenho uma dúvida. Posso usar dois neutros (dois fios), vindos do barramento de neutro, para usar em um mesmo circuito ou tenho que derivar? Tem uma tomada que está mais fácil puxar um neutro do barramento do qdc do que vir da caixa de derivação do circuito.
Se eu tenho uma instação bivolte com o neutro compartilhado isso promove o balanciamente de corrente entre as fases sem rompimento do neutro? e isso pode representar uma "fuga de energia" ?
Professor nos Estados Unidos vou citar um cabo: O mc cable 12/3awg pra circuitos de 20 amperes. Pra ser usado dentro de paredes de drywall e sem conduit. Ele vem com duas fases um neutro e o terra. Vem dentro de um isolamento de metal flexível (como se fosse um conduit de metal) vc tem que ligar ele em fases separadas e o mesmo neutro (formando dois circuitos com um neutro) O que vc aha?
Pelo que vi o cabo comum não seria terra? www.google.com/search?q=mc+cable+12/2&sxsrf=ALeKk03ZHGN-bZOvqeQsBEwBDNapM77gVg:1618166026217&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjJmbiZ6vbvAhVnJrkGHViOANMQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1536&bih=754#imgrc=Ws_yKiav-7l08M
@@eletricityeletrica olá professor obrigado pela atenção Neste caso aí, sim! Este é um 12/2 (fase preto, neutro branco e verde terra) Mais existe o 12/3 ( preto fase, vermelho fase, branco neutro e o verde terra) Mc cable também. Obrigado mais uma vez seu canal é muito top!
Como a norma é: proíbe de qualquer forma, afinal quem paga a conta final é o cliente. Como deveria ser (sou formado): o neutro pode ser compartilhado em dois circuitos, desde que: 1. Ambos os circuitos advenham da mesma fase. (Caso houver rompimento do neutro, não há circuito série como também não há DDP no neutro rompido com o circuito do mesmo desenergizado). 2. O neutro seja dimensionado para os dois circuitos em conjunto, sendo necessário aumentar a seção do neutro. (Em caso de sobrecarga em ambos os circuitos, o neutro não será danificado).
Boa noite! Gostaria de uma ajuda, por favor! Tenho um eletroduto enterrado (2 polegadas) por onde passam 3 fases e 1 neutro 10mm². Eu poderia usar o mesmo eletroduto para passar mais 3 fases e 1 neutro de um outro medidor? O destino seria uma caixa de passagem, de onde iria para o QDC de outra residência (2° andar). Desde já, agradeço!
Se eu usar um cabo de 10 mm do pradrao até no qdc e as mangueiras são pequenas eu usar um conector split Bolt pra tirar do de 10 mm o neutro p/ tomada e para iluminação , contando q a fase eu levei nos disj do qdc separei um disj p cada mais usei o 10 mm ex neutro do pradrao até no chuveiro e tirei o neutro dele ? N sei si intenderao rsrs
Ok, entendi. Mas, se eu tenho um QDC Monofásico onde saio com um circuito de tomadas e iluminação seguindo pelo mesmo caminho, poderia compartilhar o neutro entre eles?
Se forem duas fases ou mais, realmente da um BO, porque podem fazer um divisor de tensão, mas fiz uma análise teórica que em caso de mesma fase, não acontece este problema.
Olá amigo; Eu estou a reconstruir uma casa e tive necessidade de fazer uma instalação elétrica nova. Qual é a minha dúvida? A Lavandaria tem um circuito para o cilindro direto do quadro em fio de 2,5. Na lavandaria tem uma tomada para a máquina de lavar roupa. Tem uma tomada para a máquina de secar roupa. Tem mais duas tomadas onde ligará por exemplo o ferro de engomar. Na entrada da lavandaria tem uma caixa de derivação grande, que recebe dois circuitos em tubo de 20 e fio de 2,5. Da caixa de derivação sai um tubo para a máquina de lavar, outro para a máquina de secar e outro para as outras duas tomadas. Aqui está correto, penso eu, porque os circuitos das máquinas e das outras tomadas são individuais. O primeiro circuito alimentará o cilindro. O problema que eu vejo, é que o segundo circuito vai alimentar a máquina de lavar roupa, a máquina de secar e as duas tomadas. Eu falei com o eletricista que fez o trabalho e perguntei se isto estava correto. Ele disse que como os tubos dos circuitos vieram pelo chão e foi feito um chão novo agora não seria fácil colocar mais dois tubos para dois circuitos novos. Então sugeriu que partilhasse o neutro e o fio terra e colocasse num dos tubos de 20, mais dois fios para trazer duas fazes do quadro e assim ligava um disjuntor à máquina de lavar, outro à máquina de secar e o outro ficavam para as duas tomadas. Eu compreendo que o planeamento falhou por não se colocar mais dois tubos de 20 e ficariam quatro tubos na caixa de derivação da lavandaria. Como não sou eletricista, pergunto-lhe se a partilha do neutro e da terra não é grave? Eu sei que daria muito trabalho colocar mais dois tubos, mas não terá que ser? Agradeço se me puder esclarecer. Obrigado e um grande abraço. Joaquim Lima
E ao desligar um disjuntor, apresentaria algum problema? Porque verifiquei dois disjuntores monopolar, fases diferentes, e desligo um, mas a tomada do circuito de um desses dois disjuntores, passa a apresentar tensão nos dois polos. Seria algum problema com neutro compartilhado?
Vai gerar esse mesmo problema. Pode ser a espessura que for. Se ele rompe e tá compartilhado com fases diferente. Ai vira uma bronca. Exemplo Se o produto só suporta 127V e esse neutro está compartilhado com a fase A e a fase B. essas fases vai se encontrar pelo rompimento do neutro E vira 220v. / e se for aqui na minha região que entre fase e neutro já é 220v vai virar 380v. Pois aqui entre fase e fase é 380V
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Maravilha. Sou Giancarlo de Barcarena/PA. Realizei um serviço numa loja no qual identifiquei está situação. Desliguei todos os equipamentos e resolvi desconectar todos os neutros do barramento. Para minha surpresa, na época, tomadas projetadas para 127V marcaram 200V. Quando acendiamos uma série de lâmpadas, apagavam outras, já ligadas. A solução que dei ao cliente foi refazer toda a infraestrutura de iluminação com circuitos independentes e redimensiinar os disjuntores que estavam superdotados. Problema resolvido. Se tivesse assistido esse vídeo antens chegaria a uma conclusão com maior facilidade. Obrigado pelo vídeo.
Vídeo muito TOP, o problema é quando o neutro rompe lá rede da concessionária
Sem agredir ninguém e mostrando na prática o aprendizado é muito mais fácil.
Que assistir esse vídeo vai entender de primeira os riscos de uma ligação errada.
Grato
O que mais encontramos nas residências é o neutro para vários circuitos
Professor, gostaria de sugerir uma série de vídeos sobre harmônicas.
eu também
Eu também 👏🏻👏🏻👏🏻
Os Ze Faiscas nem imaginam o que pode vir a ser harmônicas de N ordens
Up.
Sugestão Excelente
O vídeo que eu pedi! Muito obrigado!! Show de bola, Eletricity!
Mais uma demonstração brilhante, pois nada melhor que mostrar na prática porque assim não se esquece mais. Sempre ouvi que cada CKT deve ter seu próprio neutro, pois é assim que está na Norma que deve ser seguida fielmente, isto é correto, porém é muito bom quando há a demonstração do estrago que pode ocorrer ao não seguir a regra. Parabéns!
Top a aula!! E no caso se a fase viesse do mesmo circuito, poderia ou não usar o mesmo neutro, ou melhor evitar assim mesmo? Obrigado
Muito obrigado, perfeita explicação do conteúdo e me salvou pq aconteceu na casa do cliente. Lá a pessoa que fez a instalação compartilhou o neutro entre fases, não dimensionou os cabos dos neutros e houve um rompimento. Assim posso provar que o erro não foi meu.
Top. Professor
Sem falar que em circuitos de cargas mais elevadas o compartilhamento do neutro podera ocorrer a sobrecarga do mesmo .
Quando vou fazer os circuitos eu separo o nutro para o chuveiro e o neutro para uma tomada específica por exemplo tomada para forno com cabo 4 mm e tomada de 20 A, o restante da casa eu coloco o neutro para todos os cômodos ,quando a casa e pequena no máximo 6 cômodos .
meu ponto de vista:
neutro tem corrente mas não tem tensão, sempre que uma carga monofásica está ligada em fase e neutro o condutor neutro passa a conduzir a mesma corrente elétrica que vem pela fase.
isso significa que se vc compartilhar este neutro para 2 circuitos diferentes, é bem provável que o dimensionamento dos fios estejam errados, e em algum momento quando os 2 circuitos trabalharem no seu limite vc inevitavelmente vai ter o derretimento do seu neutro.
Adoniran, os seus vídeos enriquecem o nosso conhecimento e nos estimulam a buscar cada vez mais por respostas. Sou muito grata ao canal! Parabéns!!!
É verdade! Mesmo não tendo nenhuma pretensão de me tornar um eletricista vou acabar fazendo o curso. O conhecimento aqui é fascinante!
Valeu Marcela e Luis!
Nós é que somos gratos por vocês acompanharem o canal.
E se o neutro rompesse entre o conector Wago e uma das lâmpadas ao invés de entre o barramento e o conector Wago, qual seria o resultado? Apenas a lâmpada sem neutro apagaria e a outra continuaria funcionando normalmente com a tensão correta?
Boa noite Mestre Adoniram!
Realmente quem tiver alguma dúvida aqui é o canal certo pra aprender um pouco mais, parabéns.
Até ao próximo vídeo.
Fique com Deus 🙏🙏
Se rouper o neutro mestre tbm no barramento vai acontecer igual seu vídeo demostra
Excelente esses videos!!! Porque em alimentação 220v FN quando acontece o rompimento do neutro a tensão aumenta quando é aferido com o multimetro?
att
Muito bom Adoriran gostei muito
Boa noite bênção
Boa professor ótimo teste,ganhei uma aposta com o meu parceiro.
Sim, em lugares que possuem 2 fases com o neutro compartilhado é perigoso, mas onde tem 1 fase apenas não.
Melhor canal de elétrica do RUclips!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Otima aula mestre adoniram parabéns
Mais uma bela aula com muita sabedoria ,parabéns
É muito comum ver em residências simples o compartilhamento tanto do neutro como do fase para circuitos de iluminação e tomadas. E ao que parece são menos problemáticas do que as residências de auto nível e que têm divisão de circuitos!
É bem isso eu a mais de 20 anos faço assim uma rede mestra de neutro de fio dez direto do relógio nem passo pelo quadro e daí vou compartilhando com os circuito e uma boa emenda nunca dá problema é o tal do barramento em baixo além de ferrar sempre ainda prejudica o bolso do cliente comprando fio
Já precisei arrumar bastante instalação da forma que vocês comentaram sem padrão algum e totalmente fora da norma pensa em uma dor de cabeça. Então precisamos fazer da forma correta devido ao bom funcionamento e segurança.
minha casa tem mais de 35 anos, e 1 disjuntor é destinado a cada quarto.
Muito bom estes ensaios práticos, ajuda a compreender melhor a teórica.
A lâmpada led deve ter um trafo interno para ajustar a tensão nos leds. Eu tinha um estanhador de 110V e liguei um diodo 1n5004 em série, para poder ligar em 220V. Estanhador funcionava em meia onda e só 220.
Perigo se o neutro se romper ótima explicação
Se for complicado a Eletricity, descomplica para nos!
show de bola!
abraço.
Parabéns pelo seu trabalho mais uma video aula #top valeu por compartilhar seu conhecimento JESUS CRISTO abençoe sempre Amém
Muito útil e interessante a experiência, parabéns! Um forte abraço! ;-)
Ficaram duas fases (portanto 220v) ligadas em duas cargas (lâmpadas) que pelo rompimento do neutro ligou as cargas em série? É isso? Na teoria de eletrônica fazemos muitos destes cálculos de voltagem o individualizados para componentes que são ligados quer em série, quer em paralelo.
Ótima demonstração prática. Parabéns.
Legal.
Campinas -- SP
Parabéns pelo vídeo, teve somente um hater que deu deslike, o coitado não entendeu nada.
Ja sabia que o neutro não deve ser compartilhado, agora sei que o neutro não deve ser compartilhado e o porque não deve ser.
Obrigado eletrocity.
Como sempre show.
Tive um problema de uma residência que queimava lâmpadas escandessente, esse vídeo mais ou menos se enquadra nesse problema.
Parabéns, show!!!!
Ao compartilhar o neutro pra 2 circuitos de lâmpadas led. Se não houver rompimento do neutro, tem algum outro risco?
Show show de aula.
Show de bola, explicação espetácular , parabéns vamos compartilhar pessoal!!!!
(Dica de Conteúdo) Ate Hoje Não encontrei no RUclips uma proteção para esse tipo de ocorrência, (Perda de neutro ) no QDC.... Vocês podiam fazer um vídeo explicando como fazer uma
Como devemos fazer então professor em um sistema bifásico? Separamos o neutro de que jeito?
Ótima explicação
Boa tarde professor tudo bem contigo?
Mais a maneira que eu faço é uma rede com fio dez neutra em cima da casa e compartilho dela em uma emenda muito bem feito que nunca me deu problema a mais de 20 anos faço isso muito mais economia pro cliente em fio. Dá na mesma de fazer um barramento de neutro no quadro e uma rede neutra no 10 mm a diferença é a economia de fio.
Professor, boa noite!
Teria como fazer uma simulação, de rompimento de neutro externo, num QDC bifásico ou trifásico, com IDR e aterramento TNC? Também aferir o aterramento do chuveiro, com o mesmo TNC durante a simulação. Como o IDR irá se comportar, ... Por favor!!! Obrigado!!!
Sugiro um vídeo que teste o disparo de relé térmico comparando com as curvas características, entretanto, gostaria de ver se há diferença nos tempos de disparo se utilizar os 3 pólos ou apenas 1 pólo.
Nesse caso é porque usou duas fases. Mas se fosse apenas uma fase, eu poderia compartilhar o neutro das tomadas com o circuito de iluminação, por exemplo?
Show de bola! Parabéns pela explanação!
Muito bom. Poderia fazer videos sobre harmonicas?
Considerando os dois equipamentos em funcionamento ao romper o neutro. Qual o valor de tensão, corrente e potência nos mesmos ao romper o neutro?? Considerar condutores ideais.
Posso colocar o disjuntor próximo do chuveiro?
Qual é o melhor tipo de aterramento para residencia? Com esse vídeo vc falou que o aterremento pode ser compartilhado com outra residência.. mas se for o aterramento junto com o neutro, onde vc depois divide os cabos, um para o terra e outro para o neutro, esse pode tbm?
TN-S
Com certeza, esse é o melhor canal sobre eletricidade. Parabéns.
Bom dia, existe a possibilidade de instalar um sistema monofásico com IDR e DPS, com circuitos compartilhando o mesmo neutro? Obrigado e um abraço.
muito bem explicado
Cada vídeo um show de conhecimento
Se isso fosse fosse em uma rede trifasica 380V. As lâmpadas iriam queimar. Exemplo: instalo 9 lâmpadas, e a cada 3 lâmpadas uso uma fase diferente ( fase A 3 lampadas / fase B 3 lâmpada / fase C 3 lâmpadas ) e usar apenas 1 NEUTRO !!! SE ESSE NEUTRO ROMPER QUE: de 220V Vai ficar 380V. ai já era!. Fui fazer uma manutenção com tensão de 380V e dei um vacilo e e fui trocar o cabo NEUTRO que vem do medidor até o QDC. Não desliguei o disjuntor geral trifasico. Quando desconectei o cabo NEUTRO PRINCIPAL do BARRAMENTO. Começou a queimar as lâmpadas e o aparelho de som que estava funcionando no momento. Fiquei no prejuízo. Se o circuito de neutro não estivesse sendo compartilhado isso não teria acontecido 😒😒😒
Olá Osvaldo. No seu caso não teria como não ser compartilhado, pois era o cabo principal. Mas é errando que se aprende. Já aconteceu conosco também no início de carreira.
Sim
Pelo que entendi, nesse caso aí são duas fases, sendo que quando rompeu o neutro do barramento, os dois neutros continuaram conectados criando um circuito em série entre as duas lâmpadas. Acho que já vi algo assim ocorrer, quando todas as lâmpadas de 127 v queimaram. Mas chamaram a empresa responsável e consertaram o problema.
Eu quero ligar apenas um interruptor na entrada da minha cozinha. Já identifiquei o Fase e o retorno. Até aí ok. Mas o eletricista que deixou os cabos passados, também deixou um Fio Neutro e o Terra. Sem ligar esse fio neutro as tomadas da cozinha não funcionam. Vou ser obrigado a colocar uma tomada junto com o interruptor?
O certo e levar separado um neutro para cada circuito um exemplo dois circuitos de tomadas cada um alimentado por uma fase mais o Neutro e o mesmo para os dois circuitos de tomadas quando o Neutro romper um desses circuitos vai virar duzentos e vinte quando algum equipamento for plugado em uma das tomadas
Boaaa professor ... E tem profissional aí que diz que não dá nada
Eu gostaria de saber se eu posso ligar uma lâmpada com o fio neutro de outra lâmpada que já está funcionando?
Ótimo vídeo parabéns TOP o melhor canal do país!
Mas se por acaso o neutro fosse rompido no padrão de entrada. Ou até mesmo no poste. Teríamos o barramento energizado pelas duas fases. Aconteceria um curto circuito . Tem como fazer um teste na prática ???
Tbm fiquei com essa dúvida, o barramento de neutro no quadro praticamente está ligando todos os circuitos em um só..
COM... COM... COM CERTEZA ESSE É O MELHOR CANAL NESSE SEGUIMENTO. TOP... SUPER TOP... E ACOMPANHO VARIOS CANAIS ENGEHAL / SALA DA ELETRICA/ SER ELETRICISTA MUNDO DA ELETRICA E MUITOS E MUITOS OUTROS. MAIS O SEU É DIFERENCIADO 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Meu respeito máximo a esse canal 👌🏽👏🏽✅💯🔝
Se o neutro estiver sendo compartilhado como retorno entre duas fases distintas, o rompimento do neutro pode queimar o circuito inteiro.
Que aula magnífica parabéns professor vc é sensacional muito obrigado pela aula magnífica
Prezados, suas aulas são maravilhosas. Acrescento uma sugestão. Uma imagem de fundo simples de uma so cor. Essa imagem de ondas amarelas é bonita mas so atrapalha a didática
Melhor canal de eletricidade
Professor Adoniran!
Ja que o fio neutro passa em todos os circuitos.
Será que se eu aumentar a bitola do mesmo ( fio neutro).
Ficaria balanceada as ligações ( corrente ou amperes) dos instalações??
Eu posso compartilhar o neutro, para 5 tomadas? Ou preciso alimentar cada uma individualmente? Utilizaria a mesma fase.
Observações:
Isso acontece com circuitos alimentados com fases diferentes, pois as fases (opostas) passarão agora pelos circuitos "conectados". Assim sendo, por exemplo, um circuito monofasico passará a receber tbm fase no seu "neutro rompido" que circula no outro circuito compartilhado com fase diferente, passando entao de 127 para 220, pois perderam a referência de Neutro.
Para alimentação monofásica de quadros (QDC/QFL) isso jamais ocorreria... e portanto não há esse risco!
Muitas casas populares e de classe baixa são monofasicas e tem seu neutro compartilhado em seus circuitos por questões óbvias de custos de materiais, e esta opção de compartilhamento de neutro é muito adotada sem nenhum risco, para minimizar os custos.
>> Entreranto, ressalto que a recomendação de individualidade de Neutros é normativa e deve ser procedida, independente do números de fases...
Exatamente. Porém tem uns "deuses" da elétrica que falam um monte de merda.
Exatamente.. a maioria das casas mais humildes mal podem ter energia elétrica , sendo uma ligação monofásica é aceitável, desde que se faça boas emendas. claro que não é o ideal. Já onde os proprietários tem condições financeiras, faz sem se preocupar em quanto vai gastar .queira ou não é assim que funciona, por mais que alguém venha criticar meu comentário, esses mesmos já fizeram alguma instalação para pessoas mais humildes ou não estão usando o bom senso , sabem bem que pessoas mais pobres , se comprar um pacote de prego , tem que deixar de comprar um quilo de feijão pra por na panela .
@@juans4473 Verdade, eu sempre filtro o tipo de canais que acompanho, pela qualidade, didática e ponderações na hora de fazer uma crítica. Sem contar que tem muitos que por serem patrocinados por marca A ou B, passam a ser parciais em suas análises.
Independente da carga no neutro nao devo isso?? Ou em cargas baixas pode funcionar sem nenhum problema?
Aqui no meu prédio o neutro que vai do poste da concessionária para os padrões rompeu, fez um estrago nos aptos. No meu queimou várias lampadas e a geladeira.
Professor excelente explicação. Na bancada foi utilizado fases diferentes, se fosse a mesma fase, poderia compartilhar o neutro.
Não, pois assim a corrente no neutro seria a soma escalar das duas correntes, muitas vezes poderia ultrapassar o limite de capacidade do condutor.
Se o neutro se romper após o barramento, mesmo não sendo compartilhado, terá o mesmo efeito não é professor? Ou não?
Muito bom o vídeo.
Parabéns.
Mesma dúvida
E na distribuição na rua como vamos fazer, separar como?
Eu tenho uma dúvida. Posso usar dois neutros (dois fios), vindos do barramento de neutro, para usar em um mesmo circuito ou tenho que derivar? Tem uma tomada que está mais fácil puxar um neutro do barramento do qdc do que vir da caixa de derivação do circuito.
Se eu tenho uma instação bivolte com o neutro compartilhado isso promove o balanciamente de corrente entre as fases sem rompimento do neutro? e isso pode representar uma "fuga de energia" ?
Ótima explicação!!!!!
Professor nos Estados Unidos vou citar um cabo: O mc cable 12/3awg pra circuitos de 20 amperes. Pra ser usado dentro de paredes de drywall e sem conduit. Ele vem com duas fases um neutro e o terra. Vem dentro de um isolamento de metal flexível (como se fosse um conduit de metal) vc tem que ligar ele em fases separadas e o mesmo neutro (formando dois circuitos com um neutro) O que vc aha?
Olá Cleber,
Não conheço o cabo em questão, mas vou pesquisar.
Pelo que vi o cabo comum não seria terra?
www.google.com/search?q=mc+cable+12/2&sxsrf=ALeKk03ZHGN-bZOvqeQsBEwBDNapM77gVg:1618166026217&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjJmbiZ6vbvAhVnJrkGHViOANMQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1536&bih=754#imgrc=Ws_yKiav-7l08M
www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.familyhandyman.com%2Flist%2Fworking-with-metal-clad-mc-cable%2F&psig=AOvVaw3lIZn9oL-trtIoskEXenaq&ust=1618252527301000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNjNw8vq9u8CFQAAAAAdAAAAABAW
@@eletricityeletrica olá professor obrigado pela atenção Neste caso aí, sim! Este é um 12/2 (fase preto, neutro branco e verde terra)
Mais existe o 12/3 ( preto fase, vermelho fase, branco neutro e o verde terra)
Mc cable também. Obrigado mais uma vez seu canal é muito top!
Como a norma é: proíbe de qualquer forma, afinal quem paga a conta final é o cliente.
Como deveria ser (sou formado): o neutro pode ser compartilhado em dois circuitos, desde que:
1. Ambos os circuitos advenham da mesma fase. (Caso houver rompimento do neutro, não há circuito série como também não há DDP no neutro rompido com o circuito do mesmo desenergizado).
2. O neutro seja dimensionado para os dois circuitos em conjunto, sendo necessário aumentar a seção do neutro. (Em caso de sobrecarga em ambos os circuitos, o neutro não será danificado).
Boa noite!
Gostaria de uma ajuda, por favor!
Tenho um eletroduto enterrado (2 polegadas) por onde passam 3 fases e 1 neutro 10mm². Eu poderia usar o mesmo eletroduto para passar mais 3 fases e 1 neutro de um outro medidor?
O destino seria uma caixa de passagem, de onde iria para o QDC de outra residência (2° andar).
Desde já, agradeço!
Muito boa essa dica parabéns professor e obrigado.
Se eu usar um cabo de 10 mm do pradrao até no qdc e as mangueiras são pequenas eu usar um conector split Bolt pra tirar do de 10 mm o neutro p/ tomada e para iluminação , contando q a fase eu levei nos disj do qdc separei um disj p cada mais usei o 10 mm ex neutro do pradrao até no chuveiro e tirei o neutro dele ? N sei si intenderao rsrs
Muito boa explicação.
Ok, entendi. Mas, se eu tenho um QDC Monofásico onde saio com um circuito de tomadas e iluminação seguindo pelo mesmo caminho, poderia compartilhar o neutro entre eles?
Bem aventurado os seios que amamentaram este grande professor que nos livra das trevas da ignorância!
Caramba! Rsrs
Amém irmão.😂😂😂
O compartilhamento de neutro dessa maneira, irá consumir mais?
Se forem duas fases ou mais, realmente da um BO, porque podem fazer um divisor de tensão, mas fiz uma análise teórica que em caso de mesma fase, não acontece este problema.
Nesse caso pode haver sobrecarga no neutro pois toda a corrente somada por ele.
Olá amigo;
Eu estou a reconstruir uma casa e tive necessidade de fazer uma instalação elétrica nova.
Qual é a minha dúvida?
A Lavandaria tem um circuito para o cilindro direto do quadro em fio de 2,5.
Na lavandaria tem uma tomada para a máquina de lavar roupa.
Tem uma tomada para a máquina de secar roupa.
Tem mais duas tomadas onde ligará por exemplo o ferro de engomar.
Na entrada da lavandaria tem uma caixa de derivação grande, que recebe dois circuitos em tubo de 20 e fio de 2,5. Da caixa de derivação sai um tubo para a máquina de lavar, outro para a máquina de secar e outro para as outras duas tomadas. Aqui está correto, penso eu, porque os circuitos das máquinas e das outras tomadas são individuais.
O primeiro circuito alimentará o cilindro.
O problema que eu vejo, é que o segundo circuito vai alimentar a máquina de lavar roupa, a máquina de secar e as duas tomadas.
Eu falei com o eletricista que fez o trabalho e perguntei se isto estava correto.
Ele disse que como os tubos dos circuitos vieram pelo chão e foi feito um chão novo agora não seria fácil colocar mais dois tubos para dois circuitos novos.
Então sugeriu que partilhasse o neutro e o fio terra e colocasse num dos tubos de 20, mais dois fios para trazer duas fazes do quadro e assim ligava um disjuntor à máquina de lavar, outro à máquina de secar e o outro ficavam para as duas tomadas.
Eu compreendo que o planeamento falhou por não se colocar mais dois tubos de 20 e ficariam quatro tubos na caixa de derivação da lavandaria.
Como não sou eletricista, pergunto-lhe se a partilha do neutro e da terra não é grave?
Eu sei que daria muito trabalho colocar mais dois tubos, mas não terá que ser?
Agradeço se me puder esclarecer.
Obrigado e um grande abraço.
Joaquim Lima
Show
E ao desligar um disjuntor, apresentaria algum problema? Porque verifiquei dois disjuntores monopolar, fases diferentes, e desligo um, mas a tomada do circuito de um desses dois disjuntores, passa a apresentar tensão nos dois polos. Seria algum problema com neutro compartilhado?
Boa noite!
Guando o cabo neutro e maior que os cabos de fases em caixa de barramento?
Vai gerar esse mesmo problema. Pode ser a espessura que for. Se ele rompe e tá compartilhado com fases diferente. Ai vira uma bronca. Exemplo Se o produto só suporta 127V e esse neutro está compartilhado com a fase A e a fase B. essas fases vai se encontrar pelo rompimento do neutro E vira 220v. / e se for aqui na minha região que entre fase e neutro já é 220v vai virar 380v. Pois aqui entre fase e fase é 380V
O condutor neutro pode ter seção maior que os condutores fase devido a harmônicas.
@@eletricityeletrica obrigado pela resposta!
Este tipo de situação do cabo neutro maior que as fases em padrão agrupado,não tem vídeo no RUclips!
Adoniran, pq então a norma não abriu exceção para o caso de uma alimentação 220v monofásica (fase+ neutro),
Professor boa noite,num circuito mono faze o que acontece?
E se ronpese o neutro do medidor para o quadro.