Sou piloto aposentado, voei durante 40 anos, 32 anos só em jatos, incluindo jatos executivos. Voei 7 anos na Vasp, nos bons tempos da Cia. (1972-1979 ). Comecei no DC-3, depois DC-6 e por fim no 737-200. Tenho 3.500 horas só no "breguinha". Muitas saudades daqueles tempos, nem eram necessários os slots atuais, a aviação era mais "livre", sem muita burocracia. O Boeing 737 era um avião fácil de pilotar, apesar da ausência da tecnologia digital atual. Vou passar em Araraquara qualquer dia desses para matar as saudades, com certeza voei estes 2 que estão no local.
Brunão, na Vasp meu nome de guerra era Cmte Oliveira. Cada piloto tem seu nome de guerra, não podem ter 2 Oliveiras, ou 2 Hermes, etc. Para facilitar a comunicação com a Cia. e não haver dúvidas nas correspondências, nas instruções individuais, etc.
Lucas Duarte, bom dia. Bem, lá se vão 45 anos que voei nos 737-220 da Vasp. Não havia sistema de navegação eletrônica, era só por VOR mesmo. Inseria-se o rumo desejado no HDG e interceptava-se a rota. No DC-3 era só por ADF mesmo e mapa no colo, exatamente como fazíamos nos aeroclubes voando Paulistinhas P-56 ou CAP-4.
Sou apaixonada por aviões! Só conheço através do RUclips viajo com alguns brogueiros , Com vc e o carioca no mundo e o Estevan pelo mundo! Só tenho 70 anos ✈️✈️✈️✈️✈️
Lembro que meu pai voava na década de 70. E sempre ele falava que tinha vindo de vasp ou Varig. Brincalhão como ele era chegava dizendo: O avião hoje tomou uma pinguinha tava tremendo todo!!! Dizia ele referindo a turbulência que tinha passado. Saudades do meu velho pai este vídeo me fez lembrar dele. Valeu Fernando!!!
Como a tecnologia avança rápido, por que na época do 737-200, essa era uma das aeronaves mais tecnológicas. Muito bom ver o avanço da aviação. Parabéns. Fernando!
Boa noite. Sou filho de um funcionário da antiga Panam, ex piloto e por fim terminou a carreira como responsável por telecomunicações. Meu avô foi engenheiro de vôo da antiga PanAir, e terminou como comandante. Voou catalina, o 'PATACHOCA". O nome dele era Barros. Voei muito nos 737/200 da Vasp... Meu pai era amigo de um dos comandantes da Vasp na época, o nome dele era Comte Neto. Bons tempos!!
Era esse o painel q voava quando jovem em um Cessna 172, navegando por bússola e ADF, observando rios, pontes e rodovias, tbm se usava o VOR, mas quando voava no Neiva P 56 C ( PP-GVV), o VOR significava " vôo observando rodovias " . QUE SAUDADE ....
Doutor Frota, nessa época eu já tinha saído da Vasp, estava voando Lear jet no Banco Real. VP 168, Comte Vieira, voei como 1º oficial dele várias vezes no 737. Acidente lamentável aquele.
@@waldemirhermesdeoliveira5652 Sim,Cmte.Tambem voei com ele e neste mesmo dia,estava em SSA em pernoite após um pouso forçado no VP253,habilmente administrado pelo Cmte.Jose Maria Withaker.Estou aqui graças a equipe técnica deste voo do 727/200,operado neste dia.
Fernando obrigado pela recordação que vc me presenteou. Fez voltar a 1994 minha primeira viagem de avião de ssa/gru com escala no Rio de Janeiro "nao me lembro qual foi o aeroporto". Meu saudoso pai me trazia para pela primeira vez para o salão quatro rodas. E na época pude conhecer o cokpit. Lembro como fiquei admirado com a vista do céu azul e do número de relógios em minha frente. Mais uma vez obrigado por reviver está experiência que tive com meu pai.
Voei bastante nesses aviões nos anos 70 até início dos anos 80. Em minha última viagem na Vasp, fui convidado pelo Comandante Silva para voar de Porto Velho a Manaus na cabine de um 737-200. Bons tempos, boas lembranças!
Aproveitando o comentário do colega GESSEIRO POLEMICO , acho apropriado uma observação. Se alguém se dedica a trazer o conhecimento sobre algo que gosta, que ama como é neste caso a aviação, o minimo que todos deveriam expressar é gratidão. Para mim que tenho um profundo amor pela aviação, e não tive condições de seguir esta profissão, eu me sinto privilegiado em ter alguém que nos apresente este universo gratuitamente e de uma forma didática assim tão fácil de compreensão. Obrigado!
No vídeo aparecem o PP-SFI E PP-SMW,Trabalhei nos dois como mecânico de aviônica e inspetor de manutenção na Vasp, o B737-200 para mim foi uma escola maravilhosa, avião fantástico e de manutenção simpes,o SFI chegou na Vasp já a poucos anos antes da empresa parar de voar, mas o SMW já estava lá voando como cargueiro a 10 anos quando comecei na Vasp em 1979.. trabalhei nesse avião por 25 anos e quando saí da empresa em 2004 ele ainda voou por mais 6 meses,uma máquina incrível, ainda bem que está muito bem preservado pelo Cmte Capistrano, a família Vasp agradece!
Voei nesses aviões da vasp, transbrasil e lógico ado dava de varig, também de votec e taba na região norte. Bandeirantes, hirondele e 727 meu preferido, só lamento não ter voado no electra e no dc3. Bons tempos era muito glamour na época.
No dia que chegou os aviões aqui em araraquara eu ajudei na retirada dos aviões dos caminhões na hora que chegou eu tremia só de olha para eles foi uma mistura de realização por estar do lado dessas relíquias e ao mesmo tempo tristeza pois infelizmente uma grande companhia aérea que era a vasp deixou de existir e nos deixou só saudades
Muito legal vc sabe passar o conteúdo de uma forma muito simplificada para leigos curiosos como eu, já trabalhei de portador aéreo , vigilante aéreo e sempre fui muito curioso sempre conversei muito com os pilotos passei por momentos muito impressionante onde eu via os pilotos desesperados, nem sei o que foi mas nunca vou esquecer.
Voei por 3 anos como copiloto de 727 na VARIG/VARIGLOG entre 2001 e 2004. Fazíamos procedimento NDB real e não tinha nenhum “glass” no cockpit a não ser a telinha verde do radar meteorológico... foi uma baita experiência de aviação. Era poribido acoplar o piloto automático abaixo de 3.000ft porque ele não era confiável, era tudo na mão sem quase nada de automação....
Voei bastante nesses aviões, nos anos 80 e 90, e sempre que podia dava uma escapadinha, do meu assento, para visitar a cabine de comando, o que era totalmente permitido na época. Ficava impressionado com a quantidade de relógios ali existentes e cheguei, inclusive, a fotografar o interior da cabine de um desses, com a autorização do comandante, é claro. O pouso mais suave, que já vi um piloto fazer, foi num avião desses, numa viagem a Foz do Iguaçu, lá nos idos dos anos 90. Simplesmente perfeito. Todos a bordo aplaudimos o piloto, pela sua maestria em pousar de forma que ninguém notou quando o trem de pouco tocou o solo. Coisa de grande profissionalismo mesmo. Sinto saudades dessas maquininhas maravilhosas.
Tive a oportunidade de conhecer esses aviões no último dia de 2019.... Eles ficam aqui no "quintal de casa" em Araraquara, porém até então não tive a oportunidade de conhecer de perto...por uma feliz coincidência, no último dia 31 , ao parar diante da propriedade do comandante Capistrano, mais algumas pessoas chegaram junto e fomos recebidos pelo referido comandante que nos deu uma aula de história sobre estas magníficas aeronaves... Recomendo muito a quem quiser conhecer que entre em contato com o comandante e agende sua visita....com toda certeza não irão se arrepender.... Parabéns ao canal pelas belas reportagens!
@fernando postali Abster pelo que eu entendo seria não dar like mas também não dar deslike! E quanto a Inveja, por ver o sucesso dos outros, o Fernando é cidadão bem sucedido, além de faturar uma graninha com RUclips, daí o invejoso pode achar que o seu deslike significaria alguma forma de externar seu mal rsrs
Fui comissário da Vasp na década de 90, e entre um serviço e outro, sempre dava uma olhada na cabine de comando. E como leigo, pra mim era tudo muito moderno, monte de botão, relógios, etc. Hoje a tecnologia dos aviões é de outro planeta. Lembro de um vôo, o Cop. fez uma etapa inteira GRU/BSB na mão sem o piloto automático. Me falou que adorava "voar" o avião. Ou seja, os caras desse tempo, anos 70/80/90 sabiam tudo e mais um pouco. Nem vou falar muito sobre o vídeo, apenas sensacional, mas que o coração bate mais forte bate, quem vou no espetacular "Breguinha" sabe o que essa saudosa aviação significa. Show de bola.
Parabéns por mostrar essa aeronave ! é pura nostálgia mesmo ! Hj tudo mudou pra maior segurança e conforto , parabéns aos responsáveis pela nossa aviação .. Meu avô foi dá época dos Douglas DC 3 paixão dele . Saudades dele e suas histórias na aviação...
Eu era moleque de 8 anos quando voei pela última vez em um avião da VASP... Em 1998. Não lembro se era o 737-200 mas o motorzão fazia um barulho muito forte. O vôo era de Belém - Brasília e a gente sempre achava que os aviões da VASP largava peças por onde passava kkkkkk. Acredito que em 2005, ano da falência, já não tinha VASP voando pra Belém. Antigamente voar era um acontecimento muito marcante.
lembro de ver uma matéria abordando a forma de pilotar o avião antigamente exigia mais durante o voo, e com a modernidade dos aviões passou trazer um certo ''problema'' pois hoje o piloto praticamente passa boa parte do voo sem fazer quase nada e quando ocorre um incidente o nervosismo tende ser maior do que quando o piloto estava ali com a aeronave toda sua o tempo todo, então a percepção em caso de incidente era notada como uma sequência até natural, um seguimento do serviço..., hoje quando ocorre um incidente o piloto tem que sair do seu foco (falando sobre qualquer coisa com o copiloto, ou pensando na morte da bezerra) e voltar ao foco da dirigibilidade e isso as vezes gera um fator de estresse maior... sei lá se procede mas achei interessante.
@Renato UnREAL eu acho que você fugio da pergunta, mas não acho que elas são incapacitada mas muitas delas fazem muitas coisas que a maioria dos homens as vezes não consegue e também exercem as funções igual a qualquer homem, mas por conta do Preconceito elas ganham menos $$$, sofrem com o preconceito além de muitas empresas não aceitarem currículos de mulheres para cargos altos
Nostalgia mesmo, eu nao voei no 200 mas vi muito ele voar e sei q e uma lenda. Que bom ter comprado e conservado esas duas reliquias. Parabens para o proprietario.
Eu viajei para Portugal pela Varig no início dos anos 70 e havia 4 tripulantes na cabine. O quarto era o aero navegador ou navegador de bordo. Ele abriu uma janela no teto e por ali se viam as estrelas e mostrou como usava o astrolábio para calcular a posição da aeronave. Eu tinha cerca de 8 anos de idade mas lembro até hoje.
Fico imaginando a carga de trabalho a que eram submetidos o comandante e o oficial neste tipo de aeronave. Outro excelente vídeo que mostra a evolução tecnológica que a aviação alcançou,um forte abraço e sucesso.
Não era tanto assim. Primeiro que isso era o que havia de mais moderno. Os 37 substituíram os caraveles, dc-6 etc. Então era moleza voa esse camarada. Nunca houve queixas de sobrecargas de trabalho na cabine, não que eu soubesse. Havia sim, do 07. Esse era dureza. Já os 37 eram bons de voar.
Andre Wandemberg, exatamente. Não era tanta sobrecarga de trabalho não. Voei os DC-6 da Vasp antes de mudar para o 737. Os DC-6, com seus 4 motores a hélice davam muito trabalho, ainda bem que tínhamos os 2ºs oficiais, (ou engenheiro de bordo ) para nos auxiliar. Sem ele, nada feito, impossível sincronizar aquelas 4 hélices ao mesmo tempo.
Se nesse tipo de aeronave já era trabalhoso voar, fico pensando naquelas aeronaves da segunda guerra sem VOR, NDB, RNAV... os caras eram verdadeiras águias.
Fico pensando no quão experiente um piloto tinha que ser, principalmente na aeronave, pois na época os simuladores talvez não eram tão comuns. Que avião lindo, Muito bacana vídeo, sou fã do Aero por trás da aviação e do aviões e músicas.
Pedro Henrique Santos, quase todas as cias aéreas possuem simuladores de voo. As que não possuem, mandam seus pilotos para a fábrica dos aviões ou alugam de quem tem. Todos os pilotos tem que passar por um programa completo de instrução no simulador antes de sentar num cockpit. Inclusive após o treinamento no simulador um instrutor capacitado checa o iniciante com um voo simulado em rota e local, com direito a panes diversas.
Sensacional e Impagável a Atitude do Cmte. Capistrano em Preservar Parte Importante da História da Aviação Brasileira Cuidando Do Magnífico 737-200 da VASP ! ! ! ! PARABÉNS ! ! ! Mas, Falando em Tecnologia ... O "MEIA SÉTÃO", Ainda Hoje, Tem Muito de Analógico, Apesar de Ser Um Glass Cockpit e Contar Com FMS, Auto Flight, Etc. . E, Não Podemos Esquecer, o "Meia Sete" É Um Dos Últimos Aviões a Cabo Que Ainda Transporta (MILHARES De) Passageiros ! Tenho Orgulho e a Grande Satisfação de Dizer Que É Uma Delícia Voar o "Meia Sétão" ! Baita Avião ! Não À Toa, Era a Menina dos Olhos do Cmte.Omar Fontana da Trans Brasil ! E, Estou Certo, De Todos Que Voaram e Ainda Têm a Satisfação de Voar Essa Extraordinária Máquina !
Renato UnREAL, desculpe mas você está enganado. A atual fase tecnológica ( digital ) na aviação requer bastante estudo e dedicação dos pilotos. Apesar da mudança de manches tradicionais para os join stickers de hoje, a habilidade manual ainda é determinante para pousos e decolagens. Zé mané não pilota um jato atual não.
Este muléke é demais!!!!!! Ensina mta coisa técnica que todos nós, entusiastas da aviação, deseja aprender. Como sempre PAULADAS no concorrente, Parabens !!!!!
Que saudade.! O 737 breguinha da VASP ! o VASPEX cargo ai....muito carreguei operando o loaders...dollys...tratores...escadas...QTA..QTU...KKKKKK Saudade da Pista !
Show, muito top. Esse foi o primeiro avião em que voei. De Campinas a Recife e vice versa em 2001, antes do 11 de Setembro. Naquela epoca, a comissaria convidou quem queria conhecer a cabine e os pilotos e eu me apresentei para conhecer. Foi top. Ver o avião voando no piloto automatico e os pilotos batendo papo como se estivessem num café. Nostálgico.
Decolar do SDU com o 737-200 é indescritível. Ja tive essa experiência algumas vezes e tenho saudades. Hoje o A 220 decola com meia pista que agente nem sente. Parabéns ao canal.
Primeiramente meu amigo parabenizo seu trabalho sou inscrito do seu canal também fui funcionário da VASP já tive a oportunidade várias vezes de voar na cabine deste avião Boeing 737 200 já voei muito também no Airbus da VASP junto com os pilotos acompanhei de perto todas as operações de pouso e decolagens subindo e descendo por vários aeroportos brasileiros já voei de cabine a noite durante o dia acompanhei pouso e decolagens de cabine de perto ja vi os ceus de todas as formas tempos de chuva sol e muito legal encostar de perto nas nuvens durante as decolagens e pouso sou muito grato a Deus por ter tido esta oportunidade lembro ate hoje viajando durante a magrugada enchergando a visao da terra embaixo na linha do horizonte muito legal tenho muitas saudades da VASP sou um fã da aviação forte abraço a todos nossos amigos
Show, bela máquina ... voei no 737-200... inclusive vi um semana retrasada da Rico linhas aéreas quando estava voltando pra minha cidade ...muito lindo.
Fui comissário na VASP nos anos 80 e voei vários anos nesses 737-100/200 Pousei e decolei centenas de vezez nessas cabines, pois adorava acompanhar as operações lá dentro !!!
Parabéns Fernando. É sempre uma alegria ver suas explicações nos vídeos do Aero. Como PAX, voei muito 737-200 na VASP na rota CGH-POA nos anos 1974/1977. Também voei os 727, os Lockheed Electra II GIG-POA, algumas vezes Caravelle. Voei alguns asas altas - nem lembro de quem e para onde, mas... Em 1970/72 eu tive uma namorada em POA e morava no RIO. Cara, a cada dois meses umas três viagens para POA por mais de dois anos. A maior parte nos Lockheed Electra II.
Humberto Alcântara - Você não é nada humilde e educado em comentar alguém. :( :( :( Eu li o que você escreveu, e não há o que me informar mais sobre suas palavras acima. Até porque, ao te comentar, pus uma pitada de humor no que disse e não te ofendi. Passe bem!!!
A primeira vez que viajei de avião foi em um B737-200 da Vasp. Logico que era criança mas era a coisa mais bonita que vi naquela época. Parabéns pelo ótimo video.
Tiveram que construir uma estação orbital internacional para os homens subirem ao espaço e ficarem filmando a Terra, por vários anos, para mostrarem que ela é redonda e que nunca fica plana nem achatada; a não ser nos polos que é de fato um pouco achatada! KKKKKKKKKKK
Sempre fui fanático por aviação, lembro que ainda criança não tinha acesso aos simuladores, jogava games no PS1 games como JET GO, pra poder ver os "reloginhos" sempre achei que de fato esses caras pilotavam mesmo, pois obrigavam o monitoramento constante dos parâmetros....adoro os aviões modernos mas amo aqueles que tentam manter alguns "reloginhos" junto no painel....tenho uma foto nostálgica em um simulador da feira expo aero, se não estou enganado a última realizada em sorocaba, pudemos fazer uma foto em um painel de 727 que por si já tem uma história e quem ama aviação comercial não tem como não gostar desta aeronave....Parabéns.
sensacional vir muito destes avião da vasp pousando no aeroporto de teresina-PI pois moro próximo muito legal você ver estas imagens, pois quando era criança apenas ficamos apenas admirando e não sabia como era que os piloto trabalhavam no avião.
No auge desses Boeing, era da "aviação raiz", o perfeito funcionamento de tudo dependiam dos humanos que compunham a tripulação. Muito diferente de hoje em dia com a aviação cada vez mais automatizada, dependendo bem menos do "humano". Algo que podemos até dizer é que a "aviação raiz" passaria a sensação de ser mais segura do que hoje em dia. Pois a eletrônica não é perfeita e pode falhar inesperadamente. A de ser o que aconteceu recentemente com o 737 Max do mesmo fabricante desse clássico ai do vídeo.
@@PlanesAndGames732 E teve tbm aquele Airbus da Airfrance, o AF447, que caiu na linha do Equador...todos acidentes causados por leitura errada dos excesso da automação.
Geraldo Löhrs, concordo em termos. Parte deste acidente ( AF447 ) também foi causado por falha humana, a saber : dois co-pilotos ( ou 1º oficiais ) ao mesmo tempo nos comandos, já que o comte estava em seu turno de descanso e também falha no sistema de ensino da Air France, que não previu um procedimento de ação para o congelamento do tubo de pitot, o que causou a leitura errônea dos instrumentos. Outra coisa : este tipo de voo ( tripulação composta ), deveria ter 2 comandantes e um 1º oficial, e não dois 1ºs oficiais e 1 comandante, de maneira que sempre haveria um comandante na cabine o tempo todo, revesando no descanso de qq um deles. Depois deste acidente, a Air France modificou todo o sistema de ensino, (treinamento no simulador, alterações nos manuais, etc ). A própria Airbus tb modificou o sistema que provocou o acidente.
Boa Noite Fernando tudo bem? Saudades e Grandes lembranças dessa aeronave, muitos vôos nesse avião e muitas amizades.... Abraço e Parabéns pelo seu trabalho, ajudando relembrar essas Big Aeronaves...
Vale a pena, e muito! Foi no Breguinha da Vasp que voei, pela primeira vez, em 1992 (GYN-SAO-GYN). Lembro-me bem que o pouso era bem desconfortável (comparado ao pouso de um EMB-195) e, claro, comparado aos 300 e 400, que já estavam bem mais confortáveis nos anos 90.
@fernando postali tá tudo bem gostar de caminhão, mas é incompreensível como, nos dias de hoje e com tanta informação e acesso à ciência, algumas pessoas ainda insistam nisso. Mas, enfim. Um abraço!
Aí que vc se engana. Não sei se vc voou num 37 da Vasp, Varig ou Cruzeiro. Mas além do serviço de bordo, a distância entre poltronas, a largura, e a inclinação era estupidamente diferente. Num voo entre Manaus-Rio, vc conseguia praticamente dormir a viagem inteira. Havia na entrada da aeronave, distribuição de jornais e revistas já que naquela época, não havia entretenimento de bordo. O que hoje existe "melhor" de diferente daquela epoca eram os espaços pra bagagem de mão, porém naquela época não cobravam pra despachar.
Carlos Eduardo Pereira, falando em barrinha de cereal, para você ter uma ideia, naqueles tempos, (anos 60/70 ), em vôos tipo Curitiba pra Congonhas, que levavam 35/40 minutos, era servido almoço ou jantar !!! Os comissários ficavam loucos na correria. Os pilotos tinham que "engolir" a refeição durante o tempo de voo em cruzeiro, até hoje eu lembro disso, era uma doideira .
Eu voei mto nesse avião na rota Congonhas-Campo Grande-Corumba-Cuiabá e vice versa... Em uma dessas viagens o trecho Congonas-Campo Grande voei na cabine... Show
sim , Fernando, tem dois 727-200, na raposo tavares, num posto de gasolina , perto de PRESIDENTE PRUDENTE, Eu já fui lá , e é livre pra visitar.os 727, estão , num posto de gasolina que se chama RODOMASTER.
@@aeroportrasdaaviacao Ola...ótimo seus Videos.. TEM DOIS 727-200 EM PRESIDENTE PRUDENTE , NUM POSTO DE GASOLINA , NA RAPOSO TAVARES... É LIVRE PRA VER... SHOW DE AVIOES...OS MOTORES PARECE QUE TÃO OCOS , MAS TEM TUDO COMPLETO , RODAS CABOS E EU ENTREI EMBAIXO DA ASA , É UMA MECANICA FANTASTICA..
Obrigada! Adoro assistir os teus vídeos... nos anos sessenta eu era pequena e ficava observando quando os aviões quadrimotores, era assim que meus pais chamavam, passavam ...parecia que levavam horas para atravessar ... e mesmo longe se ouvia o barulho dos motores.. Meu vovô viajava para fora do país atrás de cura para uma doença que o fazia tremer muito ,mal de Parkinson... A Minha tia ganhou uma viajem de formatura do meu vovô ...e também voou nesses aviões...para nós era um fenômeno voar de avião... eu tinha 6 anos e olhava para o céu e pensava : _ meu vovô está lá em cima...será que ele consegue tocar nas nuvens? Coisas de criança...
Sou piloto aposentado, voei durante 40 anos, 32 anos só em jatos, incluindo jatos executivos. Voei 7 anos na Vasp, nos bons tempos da Cia. (1972-1979 ). Comecei no DC-3, depois DC-6 e por fim no 737-200. Tenho 3.500 horas só no "breguinha". Muitas saudades daqueles tempos, nem eram necessários os slots atuais, a aviação era mais "livre", sem muita burocracia. O Boeing 737 era um avião fácil de pilotar, apesar da ausência da tecnologia digital atual. Vou passar em Araraquara qualquer dia desses para matar as saudades, com certeza voei estes 2 que estão no local.
Alguém com meu sobrenome "Hermes", foi piloto, que show!
Brunão, na Vasp meu nome de guerra era Cmte Oliveira. Cada piloto tem seu nome de guerra, não podem ter 2 Oliveiras, ou 2 Hermes, etc. Para facilitar a comunicação com a Cia. e não haver dúvidas nas correspondências, nas instruções individuais, etc.
Parabens comandante.
Muito legal seu relato! Como que navegava sem FMC? Onde colocava a rota?
Lucas Duarte, bom dia. Bem, lá se vão 45 anos que voei nos 737-220 da Vasp. Não havia sistema de navegação eletrônica, era só por VOR mesmo. Inseria-se o rumo desejado no HDG e interceptava-se a rota. No DC-3 era só por ADF mesmo e mapa no colo, exatamente como fazíamos nos aeroclubes voando Paulistinhas P-56 ou CAP-4.
Top demais 😍 ✈
Assistindo dia 21/07/2023📆
CEILÂNDIA DF🇧🇷
Sou apaixonada por aviões! Só conheço através do RUclips viajo com alguns brogueiros , Com vc e o carioca no mundo e o Estevan pelo mundo! Só tenho 70 anos ✈️✈️✈️✈️✈️
Lembro que meu pai voava na década de 70. E sempre ele falava que tinha vindo de vasp ou Varig. Brincalhão como ele era chegava dizendo: O avião hoje tomou uma pinguinha tava tremendo todo!!!
Dizia ele referindo a turbulência que tinha passado. Saudades do meu velho pai este vídeo me fez lembrar dele. Valeu Fernando!!!
kkkkkkkk bons tempos !
pinguinha, kkkkk . Valeu pelo comentário Familia Carvalho.
Lindo seu pai 👏🏾👏🏾
Como a tecnologia avança rápido, por que na época do 737-200, essa era uma das aeronaves mais tecnológicas. Muito bom ver o avanço da aviação. Parabéns. Fernando!
Fico impressionado com a tecnologia é antiga!
Boa noite. Sou filho de um funcionário da antiga Panam, ex piloto e por fim terminou a carreira como responsável por telecomunicações. Meu avô foi engenheiro de vôo da antiga PanAir, e terminou como comandante. Voou catalina, o 'PATACHOCA". O nome dele era Barros. Voei muito nos 737/200 da Vasp... Meu pai era amigo de um dos comandantes da Vasp na época, o nome dele era Comte Neto. Bons tempos!!
Era esse o painel q voava quando jovem em um Cessna 172, navegando por bússola e ADF, observando rios, pontes e rodovias, tbm se usava o VOR, mas quando voava no Neiva P 56 C ( PP-GVV), o VOR significava " vôo observando rodovias " .
QUE SAUDADE ....
Adoro os cockpits antigos, ainda mais quando vc liga tudo do cold and dark.. Dlç..
Fui comissário neste maravilhoso equipamento.Tambem no saudoso 727/200.Epoca maravilhosa.
Doutor Frota, em que época você foi comissário ? Foi na Vasp ? Pergunto isso porque fui piloto da Vasp entre 1972 e 1979.
@@waldemirhermesdeoliveira5652 Olá Waldemir.....fui de julho de 81 a junho de 82.Sai da empresa após o episódio do VP168
Doutor Frota, nessa época eu já tinha saído da Vasp, estava voando Lear jet no Banco Real. VP 168, Comte Vieira, voei como 1º oficial dele várias vezes no 737. Acidente lamentável aquele.
@@waldemirhermesdeoliveira5652 Sim,Cmte.Tambem voei com ele e neste mesmo dia,estava em SSA em pernoite após um pouso forçado no VP253,habilmente administrado pelo Cmte.Jose Maria Withaker.Estou aqui graças a equipe técnica deste voo do 727/200,operado neste dia.
Seria pouso de emergência,mas,pra mim,foi forçado mesmo.
Fernando obrigado pela recordação que vc me presenteou. Fez voltar a 1994 minha primeira viagem de avião de ssa/gru com escala no Rio de Janeiro "nao me lembro qual foi o aeroporto". Meu saudoso pai me trazia para pela primeira vez para o salão quatro rodas. E na época pude conhecer o cokpit. Lembro como fiquei admirado com a vista do céu azul e do número de relógios em minha frente. Mais uma vez obrigado por reviver está experiência que tive com meu pai.
Voei bastante nesses aviões nos anos 70 até início dos anos 80. Em minha última viagem na Vasp, fui convidado pelo Comandante Silva para voar de Porto Velho a Manaus na cabine de um 737-200. Bons tempos, boas lembranças!
Aproveitando o comentário do colega GESSEIRO POLEMICO , acho apropriado uma observação. Se alguém se dedica a trazer o conhecimento sobre algo que gosta, que ama como é neste caso a aviação, o minimo que todos deveriam expressar é gratidão.
Para mim que tenho um profundo amor pela aviação, e não tive condições de seguir esta profissão, eu me sinto privilegiado em ter alguém que nos apresente este universo gratuitamente e de uma forma didática assim tão fácil de compreensão. Obrigado!
No vídeo aparecem o PP-SFI E PP-SMW,Trabalhei nos dois como mecânico de aviônica e inspetor de manutenção na Vasp, o B737-200 para mim foi uma escola maravilhosa, avião fantástico e de manutenção simpes,o SFI chegou na Vasp já a poucos anos antes da empresa parar de voar, mas o SMW já estava lá voando como cargueiro a 10 anos quando comecei na Vasp em 1979.. trabalhei nesse avião por 25 anos e quando saí da empresa em 2004 ele ainda voou por mais 6 meses,uma máquina incrível, ainda bem que está muito bem preservado pelo Cmte Capistrano, a família Vasp agradece!
Perfeito
Nota 10 pra esse vídeo mostrando o nostálgico boeing 737-200.Parabéns, matei a saudade desse belo avião!!
Tive a oportunidade de voar na cabine de comando por varias vezes quando funcionário da avionica nestes aviões na decada de 70. PP-SMA , SMB Etc....
Luiz Carlos, voei na Vasp como piloto entre 1972 e 1979, pode ser que voamos juntos alguma vez.
Sensacional...obrigado. O bom eh que voavam e a gente chegava no destino.
Voei nesses aviões da vasp, transbrasil e lógico ado dava de varig, também de votec e taba na região norte. Bandeirantes, hirondele e 727 meu preferido, só lamento não ter voado no electra e no dc3. Bons tempos era muito glamour na época.
Cara sensacional você contar um pouco da história da vasp que infelizmente eu não pude voar , parabéns pelo seu canal
No dia que chegou os aviões aqui em araraquara eu ajudei na retirada dos aviões dos caminhões na hora que chegou eu tremia só de olha para eles foi uma mistura de realização por estar do lado dessas relíquias e ao mesmo tempo tristeza pois infelizmente uma grande companhia aérea que era a vasp deixou de existir e nos deixou só saudades
Muito legal vc sabe passar o conteúdo de uma forma muito simplificada para leigos curiosos como eu, já trabalhei de portador aéreo , vigilante aéreo e sempre fui muito curioso sempre conversei muito com os pilotos passei por momentos muito impressionante onde eu via os pilotos desesperados, nem sei o que foi mas nunca vou esquecer.
Ja estive neste cockpit, quando trabalhei na VASP.
marcelo de sousa, eu voei na Vasp como piloto entre 1972 e 1979. Em que setor e em que data você trabalhou na Vasp?
@@waldemirhermesdeoliveira5652 Equipe de manutençao do Check C em Congonhas, entre 1989 e 1992.
marcelo de sousa,há tá, nessa época eu estava voando na aviação executiva.
Sou apaixonado pela VASP. AVIÕES LINDOS, UMA HISTÓRIA FANTÁSTICA. Pena que não voeu pela VASP.
Voei por 3 anos como copiloto de 727 na VARIG/VARIGLOG entre 2001 e 2004. Fazíamos procedimento NDB real e não tinha nenhum “glass” no cockpit a não ser a telinha verde do radar meteorológico... foi uma baita experiência de aviação. Era poribido acoplar o piloto automático abaixo de 3.000ft porque ele não era confiável, era tudo na mão sem quase nada de automação....
Como não lembra desse avião e o inesquecível barulho que seus motores faziam... muito bom... parabéns pela nostalgia do vídeo
..lembrar*..
Voei bastante nesses aviões, nos anos 80 e 90, e sempre que podia dava uma escapadinha, do meu assento, para visitar a cabine de comando, o que era totalmente permitido na época. Ficava impressionado com a quantidade de relógios ali existentes e cheguei, inclusive, a fotografar o interior da cabine de um desses, com a autorização do comandante, é claro. O pouso mais suave, que já vi um piloto fazer, foi num avião desses, numa viagem a Foz do Iguaçu, lá nos idos dos anos 90. Simplesmente perfeito. Todos a bordo aplaudimos o piloto, pela sua maestria em pousar de forma que ninguém notou quando o trem de pouco tocou o solo. Coisa de grande profissionalismo mesmo. Sinto saudades dessas maquininhas maravilhosas.
Relato bom de ler. Muito bom 👏🏾👏🏾
Tive a oportunidade de conhecer esses aviões no último dia de 2019.... Eles ficam aqui no "quintal de casa" em Araraquara, porém até então não tive a oportunidade de conhecer de perto...por uma feliz coincidência, no último dia 31 , ao parar diante da propriedade do comandante Capistrano, mais algumas pessoas chegaram junto e fomos recebidos pelo referido comandante que nos deu uma aula de história sobre estas magníficas aeronaves... Recomendo muito a quem quiser conhecer que entre em contato com o comandante e agende sua visita....com toda certeza não irão se arrepender.... Parabéns ao canal pelas belas reportagens!
Caro Fernando, que boas lembranças que eu tenho do B737-200, que tive o prazer de voar na VARIG por 2.910 horas. Verdadeiro avião-escola!
Parabéns comandante ,ñ sei porque a galera ñ dá like, custa nada
Inveja, um dos muitos males dos brasileiros!
@fernando postali Abster pelo que eu entendo seria não dar like mas também não dar deslike! E quanto a Inveja, por ver o sucesso dos outros, o Fernando é cidadão bem sucedido, além de faturar uma graninha com RUclips, daí o invejoso pode achar que o seu deslike significaria alguma forma de externar seu mal rsrs
@fernando postali Sucesso pra ti guerreiro!
Eu acho que para eles custa sim, a preguiça não deixa, kkkk
@@eduardopb326inveja eh um sentimento humano não restrito à nacionalidade alguma!
Fui comissário da Vasp na década de 90, e entre um serviço e outro, sempre dava uma olhada na cabine de comando. E como leigo, pra mim era tudo muito moderno, monte de botão, relógios, etc. Hoje a tecnologia dos aviões é de outro planeta. Lembro de um vôo, o Cop. fez uma etapa inteira GRU/BSB na mão sem o piloto automático. Me falou que adorava "voar" o avião. Ou seja, os caras desse tempo, anos 70/80/90 sabiam tudo e mais um pouco. Nem vou falar muito sobre o vídeo, apenas sensacional, mas que o coração bate mais forte bate, quem vou no espetacular "Breguinha" sabe o que essa saudosa aviação significa. Show de bola.
Braço e pé literalmente! Muito bom esse vídeo.
Parabéns por mostrar essa aeronave !
é pura nostálgia mesmo !
Hj tudo mudou pra maior segurança e conforto , parabéns aos responsáveis pela nossa aviação ..
Meu avô foi dá época dos Douglas DC 3 paixão dele .
Saudades dele e suas histórias na aviação...
Luiz A.matos, ele era piloto de DC-3 ou voou só de passageiro ? Pergunto isso porque fui piloto de DC-3 na Vasp.
Queria pilotar um desse, kkk seria D+. Muito bom o vídeo! Parabéns!
Eu era moleque de 8 anos quando voei pela última vez em um avião da VASP... Em 1998. Não lembro se era o 737-200 mas o motorzão fazia um barulho muito forte. O vôo era de Belém - Brasília e a gente sempre achava que os aviões da VASP largava peças por onde passava kkkkkk. Acredito que em 2005, ano da falência, já não tinha VASP voando pra Belém. Antigamente voar era um acontecimento muito marcante.
Weslley Francisco Silva, voei 3.500 horas no B 737-200, nunca tive nenhuma pane. A manutenção da Vasp era muito boa.
Curioso demais como os primeiros pilotos sofriam mais para executar um voo, show de bola o vídeo parabéns pelo trabalho!
Não era sofrimento. Era prazer. Na epoca, vc voava o avião de verdade e era isso que todo piloto queria.
Acho que a diferença nos sistemas era que tu teria que tá com a papeladas do manual e dos diagramas da aeronave no vôo.
lembro de ver uma matéria abordando a forma de pilotar o avião antigamente exigia mais durante o voo, e com a modernidade dos aviões passou trazer um certo ''problema'' pois hoje o piloto praticamente passa boa parte do voo sem fazer quase nada e quando ocorre um incidente o nervosismo tende ser maior do que quando o piloto estava ali com a aeronave toda sua o tempo todo, então a percepção em caso de incidente era notada como uma sequência até natural, um seguimento do serviço..., hoje quando ocorre um incidente o piloto tem que sair do seu foco (falando sobre qualquer coisa com o copiloto, ou pensando na morte da bezerra) e voltar ao foco da dirigibilidade e isso as vezes gera um fator de estresse maior... sei lá se procede mas achei interessante.
@Renato UnREAL antiga mente as mulheres não estavam nesse ramo de pilotar aviões por causa do preconceito, não porque é complicado !!
@Renato UnREAL eu acho que você fugio da pergunta, mas não acho que elas são incapacitada mas muitas delas fazem muitas coisas que a maioria dos homens as vezes não consegue e também exercem as funções igual a qualquer homem, mas por conta do Preconceito elas ganham menos $$$, sofrem com o preconceito além de muitas empresas não aceitarem currículos de mulheres para cargos altos
Nostalgia mesmo, eu nao voei no 200 mas vi muito ele voar e sei q e uma lenda. Que bom ter comprado e conservado esas duas reliquias. Parabens para o proprietario.
Eu viajei para Portugal pela Varig no início dos anos 70 e havia 4 tripulantes na cabine. O quarto era o aero navegador ou navegador de bordo. Ele abriu uma janela no teto e por ali se viam as estrelas e mostrou como usava o astrolábio para calcular a posição da aeronave. Eu tinha cerca de 8 anos de idade mas lembro até hoje.
Voei pela primeira vez num Vasp 737-200. Inesquecível!! Época em que os passageiros podiam visitar a cabine. Saudades!
Eu adoro esses aviões, são um espetaculo, sem comementarios.
Tenho muita saudade da VASP , me lembro com muito carinho do Papai dele o SMA fabricado em 1969 onforme carimbo de sub conjunto.
Fico imaginando a carga de trabalho a que eram submetidos o comandante e o oficial neste tipo de aeronave.
Outro excelente vídeo que mostra a evolução tecnológica que a aviação alcançou,um forte abraço e sucesso.
Alex Bomfim Santos, você já viu vídeos de decolagens em cargueiros russos?
Não era tanto assim. Primeiro que isso era o que havia de mais moderno. Os 37 substituíram os caraveles, dc-6 etc. Então era moleza voa esse camarada. Nunca houve queixas de sobrecargas de trabalho na cabine, não que eu soubesse. Havia sim, do 07. Esse era dureza. Já os 37 eram bons de voar.
@@pppponjoa8987 ainda não
Andre Wandemberg, exatamente. Não era tanta sobrecarga de trabalho não. Voei os DC-6 da Vasp antes de mudar para o 737. Os DC-6, com seus 4 motores a hélice davam muito trabalho, ainda bem que tínhamos os 2ºs oficiais, (ou engenheiro de bordo ) para nos auxiliar. Sem ele, nada feito, impossível sincronizar aquelas 4 hélices ao mesmo tempo.
Uau.....lindo cockpit RAIZ....valeu pelo video.
53 pessoal acham q o hoje não passou pelo o ontem, parabéns por trazer a história da evolução das aeronaves.
Muito legal. E essa nostalgia que a Boeing mantém é excepcional. Parabéns.
Se nesse tipo de aeronave já era trabalhoso voar, fico pensando naquelas aeronaves da segunda guerra sem VOR, NDB, RNAV... os caras eram verdadeiras águias.
Fico pensando no quão experiente um piloto tinha que ser, principalmente na aeronave, pois na época os simuladores talvez não eram tão comuns. Que avião lindo, Muito bacana vídeo, sou fã do Aero por trás da aviação e do aviões e músicas.
Pedro Henrique Santos, quase todas as cias aéreas possuem simuladores de voo. As que não possuem, mandam seus pilotos para a fábrica dos aviões ou alugam de quem tem. Todos os pilotos tem que passar por um programa completo de instrução no simulador antes de sentar num cockpit. Inclusive após o treinamento no simulador um instrutor capacitado checa o iniciante com um voo simulado em rota e local, com direito a panes diversas.
Olá pessoal: gostaria de saber o que aconteceu com os antigos engenheiros de bordo, uma vez que essa função foi extinta?! Abraço!
Devem ter virado pilotos...
Tenho essa mesma curiosidade..
Foram extintos, assim como navegadores.
Morreram!
@@kleberoliveira5576 kkkkkk
Sensacional e Impagável a Atitude do Cmte. Capistrano em Preservar Parte Importante da História da Aviação Brasileira Cuidando Do Magnífico 737-200 da VASP !
! ! ! PARABÉNS ! ! !
Mas, Falando em Tecnologia ...
O "MEIA SÉTÃO", Ainda Hoje, Tem Muito de Analógico, Apesar de Ser Um Glass Cockpit e Contar Com FMS, Auto Flight, Etc. .
E, Não Podemos Esquecer, o "Meia Sete" É Um Dos Últimos Aviões a Cabo Que Ainda Transporta (MILHARES De) Passageiros !
Tenho Orgulho e a Grande Satisfação de Dizer Que É Uma Delícia Voar o "Meia Sétão" !
Baita Avião !
Não À Toa, Era a Menina dos Olhos do Cmte.Omar Fontana da Trans Brasil !
E, Estou Certo, De Todos Que Voaram e Ainda Têm a Satisfação de Voar Essa Extraordinária Máquina !
SOU DESSA ÉPOCA!!!, O PILOTO TINHA QUE SER "PILOTO!!!"🤩SHOW!!!, PARABÉNS , FERNANDO, EXCELENTE MATÉRIA!!!
Renato UnREAL, desculpe mas você está enganado. A atual fase tecnológica ( digital ) na aviação requer bastante estudo e dedicação dos pilotos. Apesar da mudança de manches tradicionais para os join stickers de hoje, a habilidade manual ainda é determinante para pousos e decolagens. Zé mané não pilota um jato atual não.
Todos são pilotos e merecem seus créditos e aplausos, independente da época e da tecnologia usada!
Este muléke é demais!!!!!!
Ensina mta coisa técnica que todos nós, entusiastas da aviação, deseja aprender.
Como sempre PAULADAS no concorrente, Parabens !!!!!
Antigamente se pilotava de verdade, hoje se gerencia computadores. Parabens pelo video, muito bom.
E no futuro próximo será tudo automatizado até os pilotos
Ambos merecem seus créditos. Independente da época!
Que saudade.!
O 737 breguinha da VASP !
o VASPEX cargo ai....muito carreguei operando o loaders...dollys...tratores...escadas...QTA..QTU...KKKKKK
Saudade da Pista !
Jose Cristovao Wisniewski, voei muito Correio noturno na Vasp, bom mesmo era a hora do QSJ ( dia de pagamento ).... kkkkk
Sensacional esse canal, já virei fã.
Todo dia é um ritual..👏
Que legal! Valeu!! 😁😁
@@aeroportrasdaaviacao
Por que você constrói o Museu da VASP?
@@aeroportrasdaaviacao amigo sem querer parecer lunático , mas é vdd essa coisa de ufo ?? Vcs ja avistaram ??
@@leandrosoares2739 kkkk
Show, muito top. Esse foi o primeiro avião em que voei. De Campinas a Recife e vice versa em 2001, antes do 11 de Setembro. Naquela epoca, a comissaria convidou quem queria conhecer a cabine e os pilotos e eu me apresentei para conhecer. Foi top. Ver o avião voando no piloto automatico e os pilotos batendo papo como se estivessem num café. Nostálgico.
É um prazer almoçar e assistir seus videos..obrigado pelo conteúdo e qualidade,boa semana a todos..
Eu me apaixonei por avioes por causa deste painel cheio de reloginhos. hj mais ainda por causa dos eletronicos. adoro.
Quem pilotava estes aviões podem chamar verdadeiros pilotos
Os de hj a maioria não sabem e nem tentam pilotareuma maquina espetacular desta
Alguem poderia nos falar da. Cia Loide Aero , mt grato pq eu na epoca tinha 12 anos , e hoje ja estou c 75 ,, então são raras as lembranças !
Meu primeiro voo, como passageiro, foi em um 737-200 da Vasp. Top, nostalgico...
Imagina nos voos domésticos de curto alcance o trabalho que dava.
Voei nestes aviões da Vasp por 8 anos. Era trabalhoso, mas desafiava suas habilidades. Trazia satisfação.
Fernando, grava um vídeo sobre o 747-8 da Lufthansa, mostra pra nós os detalhes desse monstro!
Esse já estou tentando há tempos. Mas tá difícil! Vamos conseguir 💪💪
@@aeroportrasdaaviacao pode crer ! 💪👊
Decolar do SDU com o 737-200 é indescritível. Ja tive essa experiência algumas vezes e tenho saudades. Hoje o A 220 decola com meia pista que agente nem sente.
Parabéns ao canal.
B737-200 no SDU ?? Quando ?? Jamais.
agente: 007
a gente*: nós
Bom dia gente do canal.
Bom dia Fernando gosto de seus vídeos "verdadeiras aulas", saudades dos bons tempos.
Valeu!! 😁
Primeiramente meu amigo parabenizo seu trabalho sou inscrito do seu canal também fui funcionário da VASP já tive a oportunidade várias vezes de voar na cabine deste avião Boeing 737 200 já voei muito também no Airbus da VASP junto com os pilotos acompanhei de perto todas as operações de pouso e decolagens subindo e descendo por vários aeroportos brasileiros já voei de cabine a noite durante o dia acompanhei pouso e decolagens de cabine de perto ja vi os ceus de todas as formas tempos de chuva sol e muito legal encostar de perto nas nuvens durante as decolagens e pouso sou muito grato a Deus por ter tido esta oportunidade lembro ate hoje viajando durante a magrugada enchergando a visao da terra embaixo na linha do horizonte muito legal tenho muitas saudades da VASP sou um fã da aviação forte abraço a todos nossos amigos
Os dois melhores canais de aviação : aviões e músicas e canal aéreo ✈️
Aviões e música é uma farsa 👍👍👍👍👍
Sul napolitano, é mesmo ? E porque é uma farsa ?
@@alexmarini1188comentário estúpido. Excelente canal!
Mais um lugar para visitar.
Um verdadeiro clássico
Você disse bem, uma verdadeira relíquia. Eu tive a grande sorte de voar em 737-200 da VASP e também da VARIG, quando criança.
“Ground interconnect”...”liga a ground !!!” Quanto esporro levava na área industrial da Varig... valeu escola!
Show, bela máquina ... voei no 737-200... inclusive vi um semana retrasada da Rico linhas aéreas quando estava voltando pra minha cidade ...muito lindo.
Minha família me conta muitas histórias da Vasp! 💚
Conhece a história do Caso VASP Voo 169?
Eu morava num prédio alinhado com a pista (LDB) durante o pouso passavam bem "proximos", o barulho desses 737-200 era demais!!
Cheguei voando❤❤
O 732 é muito bonito
@Dalmo lembro de quando passavam, deixavam rastro de odor de querosene e as turbinas a pleno fazendo ruído como se tivessem pipocando.
@@andrewandemberg3391..motores*..
O primeiro voo a gente nunca esquece! E o meu, no caso, foi exatamente num 737-200 Vasp. Parabéns, pela série com essa máquina, Fernando!
Ah mlk.... Que delícia de vídeo!!!!
FANTÁSTICO.
VOCÊ É O LITO SÃO OS MELHORES.
QUEM NÃO AMA AVIAÇÃO É PORQUE AINDA NÃO NASCEU
Gostaria de informações sobre o painel de um caça da segunda guerra, assim como das possibilidades do piloto. Seria isso possível?
up
Fui comissário na VASP nos anos 80 e voei vários anos nesses 737-100/200 Pousei e decolei centenas de vezez nessas cabines, pois adorava acompanhar as operações lá dentro !!!
Show, muito legal, os voos eram artesanais...
Showwww...viajei em um desse ,.mas era da Varig ,cheguei visitar a cabine,nessa época podia,e realmente ver esses relógios funcionando era mágico....
*7:41* Ouviu Douglas _"Inteligentista"_ ?
Parabéns Fernando. É sempre uma alegria ver suas explicações nos vídeos do Aero.
Como PAX, voei muito 737-200 na VASP na rota CGH-POA nos anos 1974/1977. Também voei os 727, os Lockheed Electra II GIG-POA, algumas vezes Caravelle. Voei alguns asas altas - nem lembro de quem e para onde, mas...
Em 1970/72 eu tive uma namorada em POA e morava no RIO. Cara, a cada dois meses umas três viagens para POA por mais de dois anos. A maior parte nos Lockheed Electra II.
Esse era o mesmo Varig 254?
Como disse o Cmte Zili, pra pilotar isso ai é "pé e mão".
Sim, é o mesmo modelo de avião.
Eita Humberto.
Que tem o rapaz ser humorista? Um trabalho tão digno e honesto quanto pilotar um avião.
Humberto Alcântara - Você não é nada humilde e educado em comentar alguém. :( :( :(
Eu li o que você escreveu, e não há o que me informar mais sobre suas palavras acima. Até porque, ao te comentar, pus uma pitada de humor no que disse e não te ofendi.
Passe bem!!!
A primeira vez que viajei de avião foi em um B737-200 da Vasp. Logico que era criança mas era a coisa mais bonita que vi naquela época. Parabéns pelo ótimo video.
Kkkkk. . . . "Se você acha que a Terra não gira. .." Cutucada do Fernando nos terraplanistas. Parabéns Cmte.
Tiveram que construir uma estação orbital internacional para os homens subirem ao espaço e ficarem filmando a Terra, por vários anos, para mostrarem que ela é redonda e que nunca fica plana nem achatada; a não ser nos polos que é de fato um pouco achatada! KKKKKKKKKKK
Como esse avião corrigia a curvatura?
@@emersonk7354 Não existe isso de corrigir curvatura. Isso é coisa de terraplanista.
@@UmVictor Se vc engole isso, tudo bem, respeito tua posição
@@emersonk7354 falou terraplanóide
Sempre fui fanático por aviação, lembro que ainda criança não tinha acesso aos simuladores, jogava games no PS1 games como JET GO, pra poder ver os "reloginhos" sempre achei que de fato esses caras pilotavam mesmo, pois obrigavam o monitoramento constante dos parâmetros....adoro os aviões modernos mas amo aqueles que tentam manter alguns "reloginhos" junto no painel....tenho uma foto nostálgica em um simulador da feira expo aero, se não estou enganado a última realizada em sorocaba, pudemos fazer uma foto em um painel de 727 que por si já tem uma história e quem ama aviação comercial não tem como não gostar desta aeronave....Parabéns.
Resumindo. .Era mais difícil. ..aviação raiz..😆✈
Aviação raiz, bem isso. Hehe
Muito show! Já voei bastante num 200.... O som da decolagem me arrepiava! Parecia uma forte trovoada!
Foi uma aeronave igual a essa a do vôo Varig 254?
Isso mesmo.
sensacional vir muito destes avião da vasp pousando no aeroporto de teresina-PI pois moro próximo muito legal você ver estas imagens, pois quando era criança apenas ficamos apenas admirando e não sabia como era que os piloto trabalhavam no avião.
No auge desses Boeing, era da "aviação raiz", o perfeito funcionamento de tudo dependiam dos humanos que compunham a tripulação. Muito diferente de hoje em dia com a aviação cada vez mais automatizada, dependendo bem menos do "humano". Algo que podemos até dizer é que a "aviação raiz" passaria a sensação de ser mais segura do que hoje em dia. Pois a eletrônica não é perfeita e pode falhar inesperadamente. A de ser o que aconteceu recentemente com o 737 Max do mesmo fabricante desse clássico ai do vídeo.
Outro exemplo é o A320 da Air France que caiu em um show aéreo (esqueci o número do voo, oops)
@@PlanesAndGames732 E teve tbm aquele Airbus da Airfrance, o AF447, que caiu na linha do Equador...todos acidentes causados por leitura errada dos excesso da automação.
Geraldo Löhrs, concordo em termos. Parte deste acidente ( AF447 ) também foi causado por falha humana, a saber : dois co-pilotos ( ou 1º oficiais ) ao mesmo tempo nos comandos, já que o comte estava em seu turno de descanso e também falha no sistema de ensino da Air France, que não previu um procedimento de ação para o congelamento do tubo de pitot, o que causou a leitura errônea dos instrumentos. Outra coisa : este tipo de voo ( tripulação composta ), deveria ter 2 comandantes e um 1º oficial, e não dois 1ºs oficiais e 1 comandante, de maneira que sempre haveria um comandante na cabine o tempo todo, revesando no descanso de qq um deles.
Depois deste acidente, a Air France modificou todo o sistema de ensino, (treinamento no simulador, alterações nos manuais, etc ). A própria Airbus tb modificou o sistema que provocou o acidente.
@@waldemirhermesdeoliveira5652 Vc tem razão. Eu sou piloto e não gosto de automação demais.
Meu Deus cara, exclui esse comentário por favor
Boa Noite Fernando tudo bem? Saudades e Grandes lembranças dessa aeronave, muitos vôos nesse avião e muitas amizades.... Abraço e Parabéns pelo seu trabalho, ajudando relembrar essas Big Aeronaves...
E se todo sistema de navegação bugasse, havia o " teto solar"... kkk Valeu comando!! Abraço!
Vale a pena, e muito! Foi no Breguinha da Vasp que voei, pela primeira vez, em 1992 (GYN-SAO-GYN). Lembro-me bem que o pouso era bem desconfortável (comparado ao pouso de um EMB-195) e, claro, comparado aos 300 e 400, que já estavam bem mais confortáveis nos anos 90.
5 que deram deslikes acreditam que a terra é plana e não tem movimento de rotação .
Agora são 53 terraplanilsons... como podem não curtir um vídeo desses?
@fernando postali tá tudo bem gostar de caminhão, mas é incompreensível como, nos dias de hoje e com tanta informação e acesso à ciência, algumas pessoas ainda insistam nisso. Mas, enfim. Um abraço!
Kkkk perfeito a respeito dos 5 kkk
@fernando postali Negativo.
na verdade ja sao 78 kkkkkk
muito legal eu tbm fui ai em Araraquara só pra visitar essa relíquia esse lindo avião , que foi apresentado gentilmente pelo comandante Capistramo
Para os passageiros, tudo igual. O que mudou foi a saída dos almoços e jantares para entrar a barrinha de cereal. 🤣🤣🤣
Piorou também o "conforto"; a distância entre as filas e o acolchoamento das poltronas, também diminuíram muito.
Aí que vc se engana. Não sei se vc voou num 37 da Vasp, Varig ou Cruzeiro. Mas além do serviço de bordo, a distância entre poltronas, a largura, e a inclinação era estupidamente diferente. Num voo entre Manaus-Rio, vc conseguia praticamente dormir a viagem inteira. Havia na entrada da aeronave, distribuição de jornais e revistas já que naquela época, não havia entretenimento de bordo. O que hoje existe "melhor" de diferente daquela epoca eram os espaços pra bagagem de mão, porém naquela época não cobravam pra despachar.
Carlos Eduardo Pereira, falando em barrinha de cereal, para você ter uma ideia, naqueles tempos, (anos 60/70 ), em vôos tipo Curitiba pra Congonhas, que levavam 35/40 minutos, era servido almoço ou jantar !!! Os comissários ficavam loucos na correria. Os pilotos tinham que "engolir" a refeição durante o tempo de voo em cruzeiro, até hoje eu lembro disso, era uma doideira .
Segundo o fundador da Azul David Neelman, quem quer comer bem, vai a um restaurante.claro que em vôos longos a refeição não é, barrinha de cereal
@@eudesoliveira1973 errado ele não tá. Acho mó desnecessário gente reclamando do lanche em vôos de 1/2hrs
Eu voei mto nesse avião na rota Congonhas-Campo Grande-Corumba-Cuiabá e vice versa... Em uma dessas viagens o trecho Congonas-Campo Grande voei na cabine... Show
Não tem boeing 727 em exposição no Brasil?
Em exposição não que eu saiba, mas tem em operação pela Total.
sim , Fernando, tem dois 727-200, na raposo tavares, num posto de gasolina , perto de PRESIDENTE PRUDENTE, Eu já fui lá , e é livre pra visitar.os 727, estão , num posto de gasolina que se chama RODOMASTER.
@@aeroportrasdaaviacao Ola...ótimo seus Videos.. TEM DOIS 727-200 EM PRESIDENTE PRUDENTE , NUM POSTO DE GASOLINA , NA RAPOSO TAVARES... É LIVRE PRA VER... SHOW DE AVIOES...OS MOTORES PARECE QUE TÃO OCOS , MAS TEM TUDO COMPLETO , RODAS CABOS E EU ENTREI EMBAIXO DA ASA , É UMA MECANICA FANTASTICA..
Obrigada! Adoro assistir os teus vídeos... nos anos sessenta eu era pequena e ficava observando quando os aviões quadrimotores, era assim que meus pais chamavam, passavam ...parecia que levavam horas para atravessar ... e mesmo longe se ouvia o barulho dos motores..
Meu vovô viajava para fora do país atrás de cura para uma doença que o fazia tremer muito ,mal de Parkinson... A Minha tia ganhou uma viajem de formatura do meu vovô ...e também voou nesses aviões...para nós era um fenômeno voar de avião... eu tinha 6 anos e olhava para o céu e pensava : _ meu vovô está lá em cima...será que ele consegue tocar nas nuvens? Coisas de criança...