Fala, grande Enzo. Com um pouco de atraso, acabei de ver o vídeo. Muito bom, parabéns! Fiz uma sequência de treinos, partindo da SP City Marathon, para os 75k Solo de Maresias-Bertioga. Foram 3 meses de treino para a Maratona e mais 3, na sequência, para a Ultra. Depois de algumas maratonas, foi minha primeira Ultra! Nas rodagens mais longas para os 75k, cheguei aos 50k, totalmente em asfalto mas com variação altimétrica. Minha primeira lição da minha primeira Ultra é que, por mais que você treine, em uma prova tão longa, sempre terá algum evento ou ocorrência inesperada. E aí a cabeça terá de entrar em ação. Neste ano, além da mudança de percurso, que pode ser planejada nos treinos, o grande "evento" foi a chuvarada que nos acompanhou por 75km, sem trégua. 75km com os pés encharcados foi dureza (mesmo com a troca do tênis).
Quero lhe agradecer, pois vc descreveu que eu estava pensando aqui, tenho acho que umas doze maratonas, fiz à Uphill agora no dia01/9 e Ultramapa 43km...dureza mídia 07/09.. e estou fazendo treinos alternados na semana de 21,27 e 33...e ainda assim com frio na barriga, mas vou fechar Bertioga/Maresias..um desafio. Valeu !!
Show o vídeo, é isso ai seguir o que o corpo manda com cautela, to devagar com esse meu esporao calcaneo posterior ta tenso mas vamos que vamos os km da vida nao podem parar.
Muito legal o canal! Vendo o fundo me deu um deja vu, me parece o resort de ski de Portillo, no Chile. Faz uns 8 anos e fui no inverno mas não dá pra esquecer, lugar mágico
Eu corri 4 anos antes da minha primeira maratona, fiz 2 e logo fui pra uma prova de 65k ano passado, aprendi muito nessa prova, esse ano fiz menos provas e me dediquei a uma prova de 100k, consegui finalizar bem , mas acima do tempo desejado(fiz em 13hrs) ... ainda tenho que aprender muito sobre as ultras, esse foi mais um ótimo vídeo, com certeza o psicológico é essencial. E seja de 5 ou 200k não existe prova fácil pra quem sempre da tudo de si. Vlw Enzo, Vlw Gustavo mais um vídeo show do canal, obraços!
Bem Enzo, essa dica que deu sobre planilhas de revistas realmente vem confirmar oq ocorre comigo cara. Não consigo me adptar à elas e quando passo a semana sem seguir, acabo correndo bem mais e melhor no fim de semana. Dica de ouro pra galera ficar ligada. vlw. abç.
Opa grande Enzo! Parabéns gostei de mais das dicas mano... Estou indo por esse caminho .. Sempre gradual ...nada na euforia Na minha primeira maratona foi assim, suave no meu ritmo, treinos graduais e descanso. Mas quero chegar na ultra sim 👍🏻 Sonhando alto ... #souultra
Eu estava justamente procurando um vídeo como esse!! Parabéns pela desenvoltura do canal, cada dia surpreendendo mais e nos regando de informações super importantes. Grande abraço.
Olá Enzo e Gustavo! Como sugestão para o próximo vídeo, será que vcs poderiam falar um pouco sobre a alimentação durante a ultra, o que comer, etc... Parabéns pelo canal!
Marcio, já respondo. Quanto mais tranquilo você for, mais coisas poderá comer. Na Ultra Fiord desse ano vi uns conhecidos correndo 160km com pedaços de pizza num saquinho zip... Dividi o quarto com o Gustavo nessa prova e ele tinha ovo cozido, lanches de queijo e salame, até me deu um. Se você vai para correr muito forte uma prova de 10 ou maratona aí o gel ainda é o que atrapalha menos o desempenho. (te dá energia sem encher a barriga) Abraço.
Parabéns Enzo muito bom. Conheci o Gustavo no Atacama e conheci seus vídeos pouco antes da prova. Concordo com tudo que falou. Afinal nosso corpo é uma máquina que se adapta aos estímulos a que é exposta. No caso das longas distâncias devemos combinar uma boa resistência estrutural, ossos, ligamentos, tendões e músculos, uma resistência mental, psicológica, e uma quantidade de combustível armazenada, além da capacidade de fornecer esse combustível aos órgãos envolvidos. Até um tempo atrás a adaptação à quantidade de combustível se dava pelo gasto, ou seja, devia-se gastar uma quantidade bem próxima ao que se ia usar na prova para gerar uma adaptação, ou seja, uma armazenagem de quantidade próxima ao volume da prova. Hoje porém, com os suplementos e géis, etc essa energia não precisa ficar estocada no nosso corpo. Ela pode ser fornecida durante a prova, o que diminui muito a necessidade de longas rodagens. Acho que o Gustavo é um bom exemplo disso. Abraço.
ótimo video! acredito que o Enzo podia fazer uma série desde os 5k até os 42k, etapa por etapa de como progredir, pois a maioria dos corredores de 5 e 10k são totalmente amadores como eu e acabam pulando etapas importante para chegar numa maratona, eu mesmo farei meus primeiros 42k no ano que vem, estou me preparando pra isso! lembrando tambem que muitos corredores iniciantes não tem um treinador de corridas e isso talvez piore ainda mais a situação para pular as etapas dos 5k aos 42k. Vida longa ao Folego! Mais uma vez excelente!
@danilo uema, no blog do Enzo tem muita coisa interessante. Acompanho a muito tempo e aprendi bastante por lá. Obs: recomendo ler inclusive as postagens mais antigas. (www.midiasport.com.br/blog/tag/enzo-amato/)
Danilo, sem treinador você deve ser mais cauteloso ainda. O Augusto me acompanha faz tempo e lembrou de uns textos mais antigos do meu blog onde falo sobre os treinos para provas tanto longas quanto curtas, vale a pena dar uma olhada. Abraço.
Enzo e Gustavo, muito obrigado por esse video. Aguardando dicas para primeira maratona etc.... a minha sera em setembro... obviamente que seguirei seus conselhos, até porque é uma questao de logica. Obrigado pelo trabalho de vocês ! Comecei a correr vendo o Folêgo... vc beiram a excelencia a nivel de comunicaçao, parabens !
Gostei das instruções, opiniões de vocês e principalmente da interação dos dois no mesmo vídeo. Ainda não seu corredor de meia maratona mas estou em busca deste feito. Como mencionou o Enzo, cada pessoa tem o seu tempo e minha meta para a primeira maratona será 2018. Grande abraço aos dois e continuem que este é o caminho.
Fica uma dica ai pra um futuro vídeo, (eu particularmente sofro bastante com isso) a parte de lesões, não a parte técnica mas sim uma conversa a cerca de como foi, o tratamento, o psicológico e a volta. Abraços!
Fala Enzo!!! Cara, fiz minha primeira maratona em 2016. Este ano resolvi fazer a Ultramaratona Bertioga maresias , depois de apenas duas maratonas nas costas... Sofri mto , foi duro p concluir a prova, talvez tenha treinado mta rodagem, cheguei a fazer 66k , cheguei com a musculatura no limite no dia! Erros que só que servem de experiência. Concluí a prova em 7h 50 m ... Pretendo fazer outra ultra, mas só depois de algumas maratonas no currículo. Vou dominar os 42k primeiro... Grande abraço!!
6 лет назад+1
Muito bom, parabéns, primeiro vídeo de vcs que vejo, hoje que encontrei o canal. Não corro ultra, mas gostei muito e acredito que as dicas valem pra todas as distancias, mas então que lugar é esse parceiro? Se vc falou passei despercebido ... vou até assistir o vídeo novamente! Parabéns e continue no foco! Abraços!!!
Sábias palavras, mestres. A bagagem é vital. Só pensei em encarar uma maratona depois de completar 6 meias e ter aquela sensação de: "pow, acabou?! Eu poderia correr mais".
Se já passou por grandes porretadas na vida vai passar fácil pelas que o esporte te dá. Normalmente o esporte mostra como você é na vida, mas você já fez o caminho inverso...
Verdade. Bom, Enzo e Gustavo, reta final de 2016. Muitas conquistas e necessários momentos de aprendizado. A vocês que de forma tão brilhante dirigem o Folego, deixo meus votos de um Feliz Natal, boa festas e um 2017 de grandes romances com a corrida.
Enzo e Gustavo, temática excelente do vídeo. A corrida nos proporciona conhecer melhor nosso corpo e mente. O bacana é que esse aprendizado é lento e gradual. Assim, no meu entender, ser imediatista (ex.: correr ultras sem o mínimo de bagagem e preparação) é jogar fora a melhor parte dessa prática esportiva.
Fala Enzo ! Estou começando meus treinos, me mudei para a serra da canastra pelo terreno com um ótimo ganho de elevação ! Gostei muito das dicas e concordo com elas Vc poderia falar sobre ganho de elevação, subidas... Vlw Brow !
Primeiro parabens a voces pelo trabalho no folego, eu sigo a alguns anos ja e principalmente ver as provas para mim é inspirador. Este ano decidi com uns amigos que faremos nossa primeira ultra na prova two oceans 56km na africa do Sul para "sentir" o que passa depois dos 42km ja que temos algumas maratonas concluidas. Eu ja vi o filme do Gustavo nesta prova aqui no folego e me pareceu sensacional. Enfim qualquer dica extra sobre o tema ultras acredito que serão sempre vindas pois a quantidade de duvidas é realmente enorme e o material disponivel por ai ainda é bem restrito. abs
Bela escolha.. vai correr a mais bela das ultras no Planeta! Cara o que vc precisar, é só me contactar.. tenho muita informação sobre a Two Oceans! abs
feliz 2017 para voce e muitas provas e sucesso este novo ano. Obrigado pela oferta e eu aceito sim qq dica que tenha sobre o trajeto da prova, locais da viagem (hotel e passeio recomendados) e qq outra informação importante, nos vamos num grupo de 3 corredores para os 56km e 3 para os 21km. meu emial é sartorio.renato@gmail.com, obrigado e abs
Adorei esse programa Enzo. Muito bom. Eu fico. E perguntando tb, será que tanto treino é realmente bom? 3,4 X a até as vezes 5 X por semana não será desgastante, não estaria minando e quebrando a pessoa para o seu objetivo? Eu fiz o Cruce em 2014 estava super preparado, treinava pelo menos 4x por semana, no primeiro dia após 15km quebrei lesionei os 2 joelhos mas não desisti terminei o primeiro dia e os outros dois dias a base de remédio, mas me pergunto hj, não teria sido pelo excesso de treino?
Vou fazer minha primeira, vão ser 84k na beira da praia no litoral sul. Estou trabalhando a mente com vídeos e leituras motivacionais. Meu principal inimigo é a fadiga muscular. Notei que mesmo comendo muito estou perdendo peso.
Psicologico para maratonas e ultramaratonas no asfalto é muito mais difícil que trail. Se preocupar com pace é um fator que quebra muita gente.. 8 horas de trail num lugar fantástico são mais fáceis que 4 horas de asfalto se preocupando com pace. Enzo que lugar é esse cara.. kkkk respondeu o gustavo com estilo
Danilo, tenho ressalvas. No asfalto, se seu corpo estiver treinado ao ritmo que você vai impor na prova você entra num estado de "piloto automático" e segue sua prova, você só quebra se acabar o combustível. Na trilha é preciso ser mais versátil, estar treinado para subidas intermináveis, ter cabeça para superar trechos de lama onde você gostaria de correr, mas simplesmente não consegue. Nessas horas sua cabeça pode te pregar uma peça e insistir para você desistir. Não dá para comparar só horas de asfalto e horas de trilha. No fim das contas são duas modalidades diferentes que exigem treinos diferentes. O lugar que estava foi a chegada da Andes Trail Train que fiz no último sábado e que o vídeo sai do forno dia 19/12. Fique ligado!
Gustavo, Enzo. Muito show o vídeo e boa as dicas, meu objetivo para o ano que vem é fazer uma ultra porque eu gosto das grandes distâncias. Eu comecei a correr aos 12 anos e sempre intercalei corrida, surf e sk8, mas já faz uns 20 anos que venho unicamente com a corrida e somente há 4 anos que comecei a dedicar-me mas , sempre amei a corrida mais não conseguia achar o tempo para dedicar-me por distintos fatores. Nesses 4 anos acumulei alguns kms , com um total 5 de 5k / 20 de10k / 1 de 12k / 2 de 15 k / 15 de 21k / um trail de 23k / 1 de 30k / 3 de 42 k / . Os meus próximos objetivos são os 42k de São Paulo dia 09/04 e os 42k do Rio de Janeiro dia 18/06. Quando finalize essas duas provas começo a focar nas ultras, o que vcs acham e quais são as dicas no meu caso. Obrigado e abraços !!
Enzo, parabens pelo video, show de bola...gostaria de saber o que é a liberação miofascial e se ela funciona... quais outras técnicas/métodos de recuperação/ prevenção de lesões funcionam?
Gustavo acredito que o Enzo apelou com este cenário de fundo, esta tripudiando, mostrando que hotel 5 estrelas é pouco o negócio e Resort all inclusive... rs!
Fala Enzo, parabéns pelo canal. Vc são de mais. Uma dúvida, vou para 1 ultra de 50 km na montanha em maio, já corri 6 maratonas, em média 3:50. Dúvida: meus treinos em terrenos de subida são nas ruas de SP bem inclinadas, fazendo assim vou sofrer muito na ultra de 50km em Morungaba??? Obrigado
Enzo estou pensando em fazer uma ULTRA neste ano que vem, e tambem tenho est preocupação, ja fiz uma maratona de areia em julho e com ela completei 5 maratonas esse ano, mas meu sonho é fazer 60 km...Mas tô sempre com uma canelite aqui ou uma dorzinha ali e quero muito esse ano vencer esses obstáculos . Tenho 48 anos e ja não sou nenhum garoto por isso abandonei praticamente o ritmo alucinado do asfalto e praticamente corro somente em trilhas, inclusive meus treinos são 90% no mato.
Pra mim, a montanha te ajuda a romper as barreiras da distância.. tem muita gente que não entende assim.. mas pra mim, correr uma ultra na montanha é mais fácil e menos desgastante do que no asfalto, por conta do ritmo, impacto e outras variantes..
Além do que o Gustavo escreveu, você pode diminuir a quantidade de provas e pensar em treinos longos mais espaçados, assim você se mantém treinado e afasta essas dores que te perseguem. É uma estratégia...
Enzo, como chama este lugar que você esta. e qual melhor tratamento para dores na planta do pé.. estou treinando para minha primeira maratona. e esta dor esta me deixando muito preocupado, pois quando estava fazendo um treino de 35KM estava muito bem até os 25KM, e parei pela dor na planta do pé, mas eu estava muito bem para teminar o meu treino..
Enzo e Gustavo muito bacana esse vídeo,tava esperando , muito instrutivo e muito técnico... nos dá uma noção importante de como deve ser os treinos para uma Ultra, rodar e rodar sem preocupação com pace é bom treino então !?!?!? claro, pensando em participar e terminar uma prova. 😉😉... O detalhe de fazer algumas maratonas é importante.... Falando ainda em Ultras maratonas , um video de como é a estratégia de um corredor para esse tipo de corrida acho q seria legal ... "se caminha e come a tantos kms, se come correndo, se troca de tênis, se vai com um staff ou não ... " enfim me surgiu essas dúvida ?!?!?! como vocês fazem Enzo e Gustavo ? abraço 👊👊✌✌✌😊😊
Depende da prova, Jeff.. mas normalmente me alimento a cada hora.. procuro manter o corpo seco, trocando de camiseta e meias algumas vezes.. na maioria das provas longas de montanha, é praticamente impossível cumprir o trajeto sem caminhar.. (só os elites fazem).. Troco de tênis apenas quando há a possibilidade de um dropbag.. mesmo assim, apenas se houver necessidade..
Jefferson, o Gustavo explicou a prática, tudo depende de cada prova. Na teoria seria comer de 30 a 60gr. de carbo a cada hora, mas depende de cada pessoa, nunca consigo chegar nesses números, me sinto estufado. Se o treino longo está na planilha para te deixar mais resistente, ou seja, se é uma distância nova ou desafiadora, aí não importa o ritmo, melhor se for lento para garantir que conclua o treino. Se você chegar ao final vai ficar muito confiante e resistente.
Olá, poderia falar um pouco mais desse controle mental, como se dá, quais as formas e manifestaçoes da mente, como controla-la e até onde controlar isso pode ser perigoso?
Então eu nunca fiz uma ultra, mas estou querendo fazer e ganhar a 217km. Faço um treino por semana de 18km inicial e gradativamente estou aumentando, a minha intenção é fazer treinos de 3 x 50 km por semana e um por mes de 100 km, claro isso em 1 ano. Lembrando que eu almejo as provas curtas para podium. Hoje o meu pace em prova é de 4'06" e ja estou querendo baixar, para a ultra eu quero colocar 5'00" ou 6'00" no maximo. O que você deste tipo de treino que eu quero dar continuidade? Obrigado. Gledson.
No.final do vídeo, vc disse que devemos ter cuidado com o que fazemos nas semanas que antecedem a maratona. Quantas semanas antes da prova voce recomendaria em média para alguém que vai fazer a sua primeira maratona, dimnir a rodagem? Você tem algum vídeo sobre a sua experiência de 1a maratona? Ou dicas gerais ou erros mais comuns, coisas a serem feitas e não feitas?
Ótimo vídeo ...e a pergunta que eu ia fazer, o Jefferson Rosa fez e já responderam...Sobre pensar em pace quando se faz os longões...Pra uma corrida de rua, faria diferença? Já que na trilha, outras variáveis podem interferir e não se conseguir manter o ritmo...
Mesmo para ultras de rua, a ideia é calcular um pace mais lento que o seu pace de autonomia para provas comuns.. senão você pode pagar o preço no final da sua prova
Fala pessoal do Folego, Gustavo, Enzo e Cia ... blz? Primeiro parabéns coom sempre pelo conteúdo de forma geral, foto e vídeo e etc .... Galera 1000% dedicada e profissional ;) ....Gostaria de sugerir um assunto. Faço algumas ultras e sempre planejo minhas corridas, vejo altimetria, clima, AID, etc, porém todo mundo pra não forçar no início de prova pra não quebrar rápido, ou seja dosar o ritmo pra chegar bem ... Sempre começo com 4:30 e termino com a media de 6min p/km.. Se tenho reserva de energia pra "X" km's tanto faz se eu utilizar mais com um pace mais baixo, pois o resultafo final seria o mesmo certo? Existe essa relação? Se forçar mais o ritmo gastarei mais energia do que se manter o pace medio mais baixo e tentar melhorar o ritmo no decorrer da prova? Muito obrigado desde já ...abs! Ah, estou esperando a proxima palestra do Gustavo aqui em sp ...abs
Fala Tiago.. cara.. eu falei sobre isso no vídeo "Você e Deus".. quando eu começo mais forte, a chance de eu não conseguir manter o pace médio no final da prova aumenta.. prefiro seguir uma média desde o início.. mas isso é de cada um.. conheço muita gente que faz como você.. começa rápido e deixa o pace cair aos poucos... pra mim não funciona .. Mas acho que o Enzo pode te dar uma resposta mais técnica
Fala Tiago.. cara.. eu falei sobre isso no vídeo "Você e Deus".. quando eu começo mais forte, a chance de eu não conseguir manter o pace médio no final da prova aumenta.. prefiro seguir uma média desde o início.. mas isso é de cada um.. conheço muita gente que faz como você.. começa rápido e deixa o pace cair aos poucos... pra mim não funciona .. Mas acho que o Enzo pode te dar uma resposta mais técnica
Tiago, tem duas coisas. Uma é que seu "tanque de combustível" não tem suficiente para mais de 2h, você precisa de carbo para manter o pace (desde que seja seu pace certo) A outra é que seu corpo sempre busca um estado de equilíbrio e é mais confortável para seu corpo fazer o que o Gustavo citou no vídeo Você e Deus. Seu corpo se sente bem para acelerar por mais tempo, depois de alguns km, então vale a pena começar mais devagar. Existem outras variáveis que seria preciso considerar cada prova, terreno que começa, se tem muita muvuca...
Quanto mais distâncias longas vc corre, mais simples elas se revelam com o passar do tempo.. Quando vc achar que o 40 é o novo 10, você estará pronto para correr 80.. isso pra mim..
programafolego .... gostei da pergunta do amigo Fui correndo rodagens longas sem preocupações com pace seria um bom treino para uma ultramaratona então ?!?!? claro pensando no objetivo de participar da prova e terminar !!! 😊😊😊😊.
Jefferson Rosa sim.. quando você se propõe a correr uma ultra.. o normal é que vc objetive terminar.. vc terá, logicamente, que diminuir o seu pace de provas mais curtas, para não quebrar.. reduzir o ritmo nos longos, te fará mais confortável com a distância é manter esse ritmo é importante para vc não quebrar na prova longa
Boa tarde Gustavo, sou Alexandre, aqui do Rio Grande do Sul, ano que vem vai sair dia 30/11/17 a 03/12/17 Extremo Sul Ultramarathon - A maior praia do mundo: percorrer 223 Km no limite de 54 horas, a prova percorre a extensão de areia entre as barras de Rio Grande e Chuí, vai ser um grande desafio para você, e uma grande matéria para o Folego, o que acha?
Boa tarde Enzo e Gustavo, primeiramente parabéns, estou a colocar como meta a minha primeira maratona A Muralha, contudo moro ao nível do Mar como faço pra chegar forte e vencer esse desafio?
programafolego Boa tarde, entendi mas meu objetivo será para 2018 quando ser UP mas minha dúvida ser com relação ao treino para vencer esse desafio se moro numa cidade litorânea, ou seja, ao nível do mar sem grandes subidas e longas?
Juliermeson não tem problema que não tenha uma subida muito longa. O ideal seria alternar alguns treinos em esteira para se acostumar com inclinações significativas e se tiver um ou dois quarteirões de subida, fazer séries subindo forte e descendo devagar... É só um exemplo de várias estratégias que seriam possíveis para te deixar treinado para essa prova.
Gustavo, quando vc diz que para fazer uma ultra, você precisa estar acostumado a fazer "maratonas", você quer dizer fazer a maratona inteira correndo tranquilamente, independente de ritmo, porem sem caminhar, ou com algumas caminhadas ?
Enzo Top este vídeo...muito esclarecedor. Gostei! Em 2017 me inscrevi para a minha primeira Maratona. Vou correr a SP City Marathon dia 30.07.2017, ja fiz duas corridas de 21Km, e estou me preparando para este desafio. Além dos treinos intensos, quais são as minhas maiores preocupações para concluir a prova inteiro? Não gostaria de ficar debilitado 15 dias. Valeu parceiro responda assim que possível. Grande abraço. Parabéns pelo Canal!!
Emerson, o vídeo serviu bem para você, pense em ficar resistente, encaixe os treinos longos a cada 3 semanas e ganhe confiança com eles. Tem tempo suficiente para treinar e ganhar volume. Abraço.
Excelente.... Enzo faz um vídeo explicando como são seus treinos para uma corrida Trail, qd não tem opção de treinar em lugar específico de Trail. Quero correr Trail, mas não tenho onde treinar, só estradas e algumas ruas de terras, qual é sua dica para eu e muitos outros, consigam chegar bem numa corrida desse tipo. abraços Mano.
Paulo, a esteira é uma opção e ruas com inclinação também. Você precisa se acostumar a subir e não importa que seja na esteira, rua asfaltada ou na trilha mais linda do mundo, seu músculo não sabe disso. Vai precisar apenas direcionar e variar os treinos nesses lugares para ficar bom de subida.
Bom dia!!! Parabéns Enzo!!! já estou me programando pra fazer minha primeira ultra em 2018, mas estou em dúvida sobre qual prova participar, qual prova vc indicaria pra ser a primeira?
Depende da experiência do corredor e de que "destreino" você se refere. Se você fizer um treino de 30km hoje é bem provável que daqui 4 semanas também consiga fazer os 30 ou até mais. Se falamos de treino de velocidade, depois de 15 dias parado você começa a perder bastante, até os 15 dias você perde bem pouco.
Top estou na minha 7 Maratona com 60 anos. Quando completar 15 Maratonas pretendo fazer uma Ultra de 55 k como experiência. Obrigado.
É...uma ultra não é para qualquer um....para mim fazer uma maratona já estou pensativo e se preparando para daqui um ano....
em 2 anos treinando corrida, fiz minha primeira ultra de montanha no Brasil Ride 70 K de Botucatu/SP
Maratonas e Ultras só para os melhores!!!
Se eu chegar aos 21k, já tou feliz!!!! Que é o que importa!!!
Sem dúvida é isso que importa.
Fala, grande Enzo. Com um pouco de atraso, acabei de ver o vídeo. Muito bom, parabéns! Fiz uma sequência de treinos, partindo da SP City Marathon, para os 75k Solo de Maresias-Bertioga. Foram 3 meses de treino para a Maratona e mais 3, na sequência, para a Ultra. Depois de algumas maratonas, foi minha primeira Ultra! Nas rodagens mais longas para os 75k, cheguei aos 50k, totalmente em asfalto mas com variação altimétrica.
Minha primeira lição da minha primeira Ultra é que, por mais que você treine, em uma prova tão longa, sempre terá algum evento ou ocorrência inesperada. E aí a cabeça terá de entrar em ação. Neste ano, além da mudança de percurso, que pode ser planejada nos treinos, o grande "evento" foi a chuvarada que nos acompanhou por 75km, sem trégua. 75km com os pés encharcados foi dureza (mesmo com a troca do tênis).
Quero lhe agradecer, pois vc descreveu que eu estava pensando aqui, tenho acho que umas doze maratonas, fiz à Uphill agora no dia01/9 e Ultramapa 43km...dureza mídia 07/09.. e estou fazendo treinos alternados na semana de 21,27 e 33...e ainda assim com frio na barriga, mas vou fechar Bertioga/Maresias..um desafio. Valeu !!
Vista linda e dicas valiosas... Obrigado amigo pelo seu vídeo tirei muitas dúvidas. Abraço aos dois de Lisboa
Show o vídeo, é isso ai seguir o que o corpo manda com cautela, to devagar com esse meu esporao calcaneo posterior ta tenso mas vamos que vamos os km da vida nao podem parar.
Cara vc e o melhor que esse programa tem muito tecnico vale a pena ouvir seus comentários...
Parabéns aos dois, assistir aos seus vídeos sempre são muito proveitosos. Ainda estou na fase de 21 kms ser muuuuuito longo, abcos!
Parabéns Enzo e Gustavo, vídeo muito bom e esclarecedor. Particularmente não tinha ideia da preparação para esse tipo de prova. Grande abraço.
Valeu Enzo e Gustavo, excelente vídeo!!
Me treina, Enzo! Brincadeiras a parte, outro belo vídeo. Muita informação valiosa. Parabéns!
Muito bom, e notei que, o Sr. Professor entende. Muito obrigado pelas informações.
Foi muito bom mais esse aprendizado com vcs obrigado e vamos de MURALHA mais uma vez
Enzo muito bom o suas colocações! A cabeça que para o corpo... não é o corpo que para a cabeça...
Da hora sempre da hora Guga e Enzo Abraços!
Excelente, Enzo. Show de imagem, informação importante e esclarecedora. Parabéns!
Excelente vídeo.... muito instrutivo.... obrigado por compartilharem experiências e conhecimentos.
Compartilhar informações....muito bom...
boa Enzo, valeu pelo vídeo!!!
Bom dia Enzo? você é o cara.
VALEU ENZO VOU ME ORIENTAR PELA SUA SUGESTÃO.
Muito legal o canal! Vendo o fundo me deu um deja vu, me parece o resort de ski de Portillo, no Chile. Faz uns 8 anos e fui no inverno mas não dá pra esquecer, lugar mágico
Super sensato e realista, gostei muito estpu a caminho. obrigado.
Show os vídeos do Enzo.
Eu corri 4 anos antes da minha primeira maratona, fiz 2 e logo fui pra uma prova de 65k ano passado, aprendi muito nessa prova, esse ano fiz menos provas e me dediquei a uma prova de 100k, consegui finalizar bem , mas acima do tempo desejado(fiz em 13hrs) ... ainda tenho que aprender muito sobre as ultras, esse foi mais um ótimo vídeo, com certeza o psicológico é essencial. E seja de 5 ou 200k não existe prova fácil pra quem sempre da tudo de si.
Vlw Enzo, Vlw Gustavo mais um vídeo show do canal, obraços!
Valeu Ulisses! Abraço e boas ultras pra vc!
Excelente vídeo! Muito legal os esclarecimentos! Esse meu treinador é o melhor! #thebest
Auto conhecimento somado as próprias experiências!
Sempre com ótimas dicas, maratona ficou muito prazerosa de fazer, estou alvejado 52k, para comemorar meus 52 outonos, bora treinar.
Que paisagem é essa Enzo???? Excelentes dicas... Parabéns
Bem Enzo, essa dica que deu sobre planilhas de revistas realmente vem confirmar oq ocorre comigo cara. Não consigo me adptar à elas e quando passo a semana sem seguir, acabo correndo bem mais e melhor no fim de semana. Dica de ouro pra galera ficar ligada. vlw. abç.
É difícil as planilhas de revista acertarem, isso é algo pessoal, não dá para pulverizar.
Boas dicas. Muito obrigada!
Dicas sensacionais e que lugar lindo.
Opa grande Enzo! Parabéns gostei de mais das dicas mano...
Estou indo por esse caminho ..
Sempre gradual ...nada na euforia
Na minha primeira maratona foi assim, suave no meu ritmo, treinos graduais e descanso.
Mas quero chegar na ultra sim 👍🏻
Sonhando alto ...
#souultra
Eu estava justamente procurando um vídeo como esse!! Parabéns pela desenvoltura do canal, cada dia surpreendendo mais e nos regando de informações super importantes. Grande abraço.
Valeu xará
Olá Enzo e Gustavo! Como sugestão para o próximo vídeo, será que vcs poderiam falar um pouco sobre a alimentação durante a ultra, o que comer, etc... Parabéns pelo canal!
Marcio, já respondo. Quanto mais tranquilo você for, mais coisas poderá comer. Na Ultra Fiord desse ano vi uns conhecidos correndo 160km com pedaços de pizza num saquinho zip... Dividi o quarto com o Gustavo nessa prova e ele tinha ovo cozido, lanches de queijo e salame, até me deu um. Se você vai para correr muito forte uma prova de 10 ou maratona aí o gel ainda é o que atrapalha menos o desempenho. (te dá energia sem encher a barriga)
Abraço.
Parabéns Enzo muito bom. Conheci o Gustavo no Atacama e conheci seus vídeos pouco antes da prova. Concordo com tudo que falou. Afinal nosso corpo é uma máquina que se adapta aos estímulos a que é exposta. No caso das longas distâncias devemos combinar uma boa resistência estrutural, ossos, ligamentos, tendões e músculos, uma resistência mental, psicológica, e uma quantidade de combustível armazenada, além da capacidade de fornecer esse combustível aos órgãos envolvidos. Até um tempo atrás a adaptação à quantidade de combustível se dava pelo gasto, ou seja, devia-se gastar uma quantidade bem próxima ao que se ia usar na prova para gerar uma adaptação, ou seja, uma armazenagem de quantidade próxima ao volume da prova. Hoje porém, com os suplementos e géis, etc essa energia não precisa ficar estocada no nosso corpo. Ela pode ser fornecida durante a prova, o que diminui muito a necessidade de longas rodagens. Acho que o Gustavo é um bom exemplo disso. Abraço.
Abração Luiz!!!!
Excelente!!
ótimo video! acredito que o Enzo podia fazer uma série desde os 5k até os 42k, etapa por etapa de como progredir, pois a maioria dos corredores de 5 e 10k são totalmente amadores como eu e acabam pulando etapas importante para chegar numa maratona, eu mesmo farei meus primeiros 42k no ano que vem, estou me preparando pra isso! lembrando tambem que muitos corredores iniciantes não tem um treinador de corridas e isso talvez piore ainda mais a situação para pular as etapas dos 5k aos 42k. Vida longa ao Folego! Mais uma vez excelente!
@danilo uema, no blog do Enzo tem muita coisa interessante. Acompanho a muito tempo e aprendi bastante por lá. Obs: recomendo ler inclusive as postagens mais antigas. (www.midiasport.com.br/blog/tag/enzo-amato/)
Danilo, sem treinador você deve ser mais cauteloso ainda. O Augusto me acompanha faz tempo e lembrou de uns textos mais antigos do meu blog onde falo sobre os treinos para provas tanto longas quanto curtas, vale a pena dar uma olhada. Abraço.
Show o vídeo, é isso aí muita cautela na hora de pular etapas.
Enzo e Gustavo, muito obrigado por esse video. Aguardando dicas para primeira maratona etc.... a minha sera em setembro... obviamente que seguirei seus conselhos, até porque é uma questao de logica. Obrigado pelo trabalho de vocês ! Comecei a correr vendo o Folêgo... vc beiram a excelencia a nivel de comunicaçao, parabens !
Valeu parceiro
Enzo maravilha o tema!
Boas dicas
Gostei das instruções, opiniões de vocês e principalmente da interação dos dois no mesmo vídeo. Ainda não seu corredor de meia maratona mas estou em busca deste feito. Como mencionou o Enzo, cada pessoa tem o seu tempo e minha meta para a primeira maratona será 2018. Grande abraço aos dois e continuem que este é o caminho.
Valeu Lucio, aproveite sua jornada para aproveitar cada distância.
Enzo Amato #enjoyyourjourney
Fica uma dica ai pra um futuro vídeo, (eu particularmente sofro bastante com isso) a parte de lesões, não a parte técnica mas sim uma conversa a cerca de como foi, o tratamento, o psicológico e a volta. Abraços!
Blz meu amigo.
Tenho 16 Meias Maratonas, 3 Maratonas, 8 Pampulhas e 3 São Silvestres.
dia 20/04/2019 vou para minha primeira ultra 75k TUTAN.
Top! Parabéns Enzo, no próximo vídeo fale da sua experiencia com a "tralha" de corrida. Os equipamentos e alimentação! Abraço
Enzo que lugar bonito esse aí.rsrs! Ótimas dicas e Ótimos conselhos. Valeu Enzo! Valeu Gustavo!rs!
#enzopassandobem
Show este ano se deus quiser faço minha primeira ultra de 50km
O lugar que tu fala é lindo
Fala Enzo!!!
Cara, fiz minha primeira maratona em 2016. Este ano resolvi fazer a Ultramaratona Bertioga maresias , depois de apenas duas maratonas nas costas... Sofri mto , foi duro p concluir a prova, talvez tenha treinado mta rodagem, cheguei a fazer 66k , cheguei com a musculatura no limite no dia! Erros que só que servem de experiência. Concluí a prova em 7h 50 m ... Pretendo fazer outra ultra, mas só depois de algumas maratonas no currículo. Vou dominar os 42k primeiro... Grande abraço!!
Muito bom, parabéns, primeiro vídeo de vcs que vejo, hoje que encontrei o canal. Não corro ultra, mas gostei muito e acredito que as dicas valem pra todas as distancias, mas então que lugar é esse parceiro? Se vc falou passei despercebido ... vou até assistir o vídeo novamente! Parabéns e continue no foco! Abraços!!!
Gostei.
Sábias palavras, mestres.
A bagagem é vital. Só pensei em encarar uma maratona depois de completar 6 meias e ter aquela sensação de: "pow, acabou?! Eu poderia correr mais".
Essa é a ideia!!
Beleza de vídeo! Penso que ter um histórico de superação de grandes porretadas na vida ajude de alguma forma. Abraços, Enzo e Gustavo!
Valeuuuu
Se já passou por grandes porretadas na vida vai passar fácil pelas que o esporte te dá.
Normalmente o esporte mostra como você é na vida, mas você já fez o caminho inverso...
Verdade. Bom, Enzo e Gustavo, reta final de 2016. Muitas conquistas e necessários momentos de aprendizado. A vocês que de forma tão brilhante dirigem o Folego, deixo meus votos de um Feliz Natal, boa festas e um 2017 de grandes romances com a corrida.
Enzo e Gustavo, temática excelente do vídeo. A corrida nos proporciona conhecer melhor nosso corpo e mente. O bacana é que esse aprendizado é lento e gradual. Assim, no meu entender, ser imediatista (ex.: correr ultras sem o mínimo de bagagem e preparação) é jogar fora a melhor parte dessa prática esportiva.
Perfeito!!
Falou tudo!
Fala Enzo ! Estou começando meus treinos, me mudei para a serra da canastra pelo terreno com um ótimo ganho de elevação !
Gostei muito das dicas e concordo com elas
Vc poderia falar sobre ganho de elevação, subidas...
Vlw Brow !
Valeu
Primeiro parabens a voces pelo trabalho no folego, eu sigo a alguns anos ja e principalmente ver as provas para mim é inspirador.
Este ano decidi com uns amigos que faremos nossa primeira ultra na prova two oceans 56km na africa do Sul para "sentir" o que passa depois dos 42km ja que temos algumas maratonas concluidas.
Eu ja vi o filme do Gustavo nesta prova aqui no folego e me pareceu sensacional. Enfim qualquer dica extra sobre o tema ultras acredito que serão sempre vindas pois a quantidade de duvidas é realmente enorme e o material disponivel por ai ainda é bem restrito. abs
Bela escolha.. vai correr a mais bela das ultras no Planeta! Cara o que vc precisar, é só me contactar.. tenho muita informação sobre a Two Oceans! abs
feliz 2017 para voce e muitas provas e sucesso este novo ano.
Obrigado pela oferta e eu aceito sim qq dica que tenha sobre o trajeto da prova, locais da viagem (hotel e passeio recomendados) e qq outra informação importante, nos vamos num grupo de 3 corredores para os 56km e 3 para os 21km. meu emial é sartorio.renato@gmail.com, obrigado e abs
Muito bacana! Ótimas dicas. Quais as ultramarinas no Brasil (sem ser montanha) vc indica?
Adorei esse programa Enzo. Muito bom. Eu fico. E perguntando tb, será que tanto treino é realmente bom? 3,4 X a até as vezes 5 X por semana não será desgastante, não estaria minando e quebrando a pessoa para o seu objetivo? Eu fiz o Cruce em 2014 estava super preparado, treinava pelo menos 4x por semana, no primeiro dia após 15km quebrei lesionei os 2 joelhos mas não desisti terminei o primeiro dia e os outros dois dias a base de remédio, mas me pergunto hj, não teria sido pelo excesso de treino?
Vou fazer minha primeira, vão ser 84k na beira da praia no litoral sul. Estou trabalhando a mente com vídeos e leituras motivacionais. Meu principal inimigo é a fadiga muscular. Notei que mesmo comendo muito estou perdendo peso.
Psicologico para maratonas e ultramaratonas no asfalto é muito mais difícil que trail. Se preocupar com pace é um fator que quebra muita gente.. 8 horas de trail num lugar fantástico são mais fáceis que 4 horas de asfalto se preocupando com pace.
Enzo que lugar é esse cara.. kkkk respondeu o gustavo com estilo
kkkkkk
Danilo, tenho ressalvas. No asfalto, se seu corpo estiver treinado ao ritmo que você vai impor na prova você entra num estado de "piloto automático" e segue sua prova, você só quebra se acabar o combustível. Na trilha é preciso ser mais versátil, estar treinado para subidas intermináveis, ter cabeça para superar trechos de lama onde você gostaria de correr, mas simplesmente não consegue. Nessas horas sua cabeça pode te pregar uma peça e insistir para você desistir. Não dá para comparar só horas de asfalto e horas de trilha. No fim das contas são duas modalidades diferentes que exigem treinos diferentes.
O lugar que estava foi a chegada da Andes Trail Train que fiz no último sábado e que o vídeo sai do forno dia 19/12. Fique ligado!
Danilo Oliveira concordooooo muito. Sinto exatamente isso!
Gustavo, Enzo. Muito show o vídeo e boa as dicas, meu objetivo para o ano que vem é fazer uma ultra porque eu gosto das grandes distâncias. Eu comecei a correr aos 12 anos e sempre intercalei corrida, surf e sk8, mas já faz uns 20 anos que venho unicamente com a corrida e somente há 4 anos que comecei a dedicar-me mas , sempre amei a corrida mais não conseguia achar o tempo para dedicar-me por distintos fatores. Nesses 4 anos acumulei alguns kms , com um total 5 de 5k / 20 de10k / 1 de 12k / 2 de 15 k / 15 de 21k / um trail de 23k / 1 de 30k / 3 de 42 k / . Os meus próximos objetivos são os 42k de São Paulo dia 09/04 e os 42k do Rio de Janeiro dia 18/06. Quando finalize essas duas provas começo a focar nas ultras, o que vcs acham e quais são as dicas no meu caso. Obrigado e abraços !!
Enzo, parabens pelo video, show de bola...gostaria de saber o que é a liberação miofascial e se ela funciona... quais outras técnicas/métodos de recuperação/ prevenção de lesões funcionam?
Vou fazer a minha ultra em 2024.
Rsrsrsrs!!!Legal!!!
Gustavo acredito que o Enzo apelou com este cenário de fundo, esta tripudiando, mostrando que hotel 5 estrelas é pouco o negócio e Resort all inclusive... rs!
Renato Gamberini SIlva pois é! Preciso me reinventar para a tréplica
rs!!
Fala Enzo, parabéns pelo canal. Vc são de mais.
Uma dúvida, vou para 1 ultra de 50 km na montanha em maio, já corri 6 maratonas, em média 3:50.
Dúvida: meus treinos em terrenos de subida são nas ruas de SP bem inclinadas, fazendo assim vou sofrer muito na ultra de 50km em Morungaba???
Obrigado
Enzo estou pensando em fazer uma ULTRA neste ano que vem, e tambem tenho est preocupação, ja fiz uma maratona de areia em julho e com ela completei 5 maratonas esse ano, mas meu sonho é fazer 60 km...Mas tô sempre com uma canelite aqui ou uma dorzinha ali e quero muito esse ano vencer esses obstáculos . Tenho 48 anos e ja não sou nenhum garoto por isso abandonei praticamente o ritmo alucinado do asfalto e praticamente corro somente em trilhas, inclusive meus treinos são 90% no mato.
Pra mim, a montanha te ajuda a romper as barreiras da distância.. tem muita gente que não entende assim.. mas pra mim, correr uma ultra na montanha é mais fácil e menos desgastante do que no asfalto, por conta do ritmo, impacto e outras variantes..
Além do que o Gustavo escreveu, você pode diminuir a quantidade de provas e pensar em treinos longos mais espaçados, assim você se mantém treinado e afasta essas dores que te perseguem. É uma estratégia...
valeu....
Enzo, como chama este lugar que você esta. e qual melhor tratamento para dores na planta do pé.. estou treinando para minha primeira maratona. e esta dor esta me deixando muito preocupado, pois quando estava fazendo um treino de 35KM estava muito bem até os 25KM, e parei pela dor na planta do pé, mas eu estava muito bem para teminar o meu treino..
Enzo e Gustavo muito bacana esse vídeo,tava esperando , muito instrutivo e muito técnico... nos dá uma noção importante de como deve ser os treinos para uma Ultra, rodar e rodar sem preocupação com pace é bom treino então !?!?!? claro, pensando em participar e terminar uma prova. 😉😉... O detalhe de fazer algumas maratonas é importante.... Falando ainda em Ultras maratonas , um video de como é a estratégia de um corredor para esse tipo de corrida acho q seria legal ... "se caminha e come a tantos kms, se come correndo, se troca de tênis, se vai com um staff ou não ... " enfim me surgiu essas dúvida ?!?!?! como vocês fazem Enzo e Gustavo ? abraço 👊👊✌✌✌😊😊
Depende da prova, Jeff.. mas normalmente me alimento a cada hora.. procuro manter o corpo seco, trocando de camiseta e meias algumas vezes.. na maioria das provas longas de montanha, é praticamente impossível cumprir o trajeto sem caminhar.. (só os elites fazem).. Troco de tênis apenas quando há a possibilidade de um dropbag.. mesmo assim, apenas se houver necessidade..
programafolego 😉👊👊✌✌vlw ... 👍
Jefferson, o Gustavo explicou a prática, tudo depende de cada prova. Na teoria seria comer de 30 a 60gr. de carbo a cada hora, mas depende de cada pessoa, nunca consigo chegar nesses números, me sinto estufado.
Se o treino longo está na planilha para te deixar mais resistente, ou seja, se é uma distância nova ou desafiadora, aí não importa o ritmo, melhor se for lento para garantir que conclua o treino. Se você chegar ao final vai ficar muito confiante e resistente.
Enzo Amato.... certo ! vlw Enzo abraço 👊👊✌✌ ...
Viu !!! um video do apanhado de perguntas vai ficar bacana com certeza 👍✌
Show!!
Gostaria de saber o que você acha da self trancendence 3100 Miles. Como fazer para não se lesionar em uma corrida como essa? Obrigado!
Olá, poderia falar um pouco mais desse controle mental, como se dá, quais as formas e manifestaçoes da mente, como controla-la e até onde controlar isso pode ser perigoso?
Reginaldo, vou falar num outro vídeo em breve. O tema merece mais tempo...
Enzo estpu treinando para Uphill 42k, o que acha de um projeto de apadrinhamento. Treinamento, panilhas, registro etcc...
Após treino. Você coloca os pés em água morna? Ou gelada? Faz uso de anti inflamatório.
Então eu nunca fiz uma ultra, mas estou querendo fazer e ganhar a 217km. Faço um treino por semana de 18km inicial e gradativamente estou aumentando, a minha intenção é fazer treinos de 3 x 50 km por semana e um por mes de 100 km, claro isso em 1 ano. Lembrando que eu almejo as provas curtas para podium. Hoje o meu pace em prova é de 4'06" e ja estou querendo baixar, para a ultra eu quero colocar 5'00" ou 6'00" no maximo. O que você deste tipo de treino que eu quero dar continuidade? Obrigado. Gledson.
No.final do vídeo, vc disse que devemos ter cuidado com o que fazemos nas semanas que antecedem a maratona. Quantas semanas antes da prova voce recomendaria em média para alguém que vai fazer a sua primeira maratona, dimnir a rodagem? Você tem algum vídeo sobre a sua experiência de 1a maratona? Ou dicas gerais ou erros mais comuns, coisas a serem feitas e não feitas?
Tem um vídeo na aba de Dicas de treino com Enzo Amato, sobre a fase de polimento.. sugiro este vídeo para tirar as tuas dúvidas..
Isso aí Anderson, assista a esse vídeo que vai ser importante para sua prova. Pra adiantar, faça seu último longo 4 semanas antes da prova.
Ótimo vídeo ...e a pergunta que eu ia fazer, o Jefferson Rosa fez e já responderam...Sobre pensar em pace quando se faz os longões...Pra uma corrida de rua, faria diferença? Já que na trilha, outras variáveis podem interferir e não se conseguir manter o ritmo...
Mesmo para ultras de rua, a ideia é calcular um pace mais lento que o seu pace de autonomia para provas comuns.. senão você pode pagar o preço no final da sua prova
Respondeu como professor agora!!!! Isso aí.
Incrível este vídeo, parabéns!!!
como saber se estou preparado para minha primeira ultra? o que é o mínimo necessário?
esteja extremamente confortável com a maratona.. daí pode começar a pensar na ultra
Treino MUITO tempo com pesos. Sou uma cara pesado (~100kg). Quais as dicas pra mim que estou começando a correr? Obrigado
começa a correr ué
Fala pessoal do Folego, Gustavo, Enzo e Cia ... blz? Primeiro parabéns coom sempre pelo conteúdo de forma geral, foto e vídeo e etc .... Galera 1000% dedicada e profissional ;) ....Gostaria de sugerir um assunto.
Faço algumas ultras e sempre planejo minhas corridas, vejo altimetria, clima, AID, etc, porém todo mundo pra não forçar no início de prova pra não quebrar rápido, ou seja dosar o ritmo pra chegar bem ... Sempre começo com 4:30 e termino com a media de 6min p/km.. Se tenho reserva de energia pra "X" km's tanto faz se eu utilizar mais com um pace mais baixo, pois o resultafo final seria o mesmo certo? Existe essa relação? Se forçar mais o ritmo gastarei mais energia do que se manter o pace medio mais baixo e tentar melhorar o ritmo no decorrer da prova? Muito obrigado desde já ...abs! Ah, estou esperando a proxima palestra do Gustavo aqui em sp ...abs
Fala Tiago.. cara.. eu falei sobre isso no vídeo "Você e Deus".. quando eu começo mais forte, a chance de eu não conseguir manter o pace médio no final da prova aumenta.. prefiro seguir uma média desde o início.. mas isso é de cada um.. conheço muita gente que faz como você.. começa rápido e deixa o pace cair aos poucos... pra mim não funciona .. Mas acho que o Enzo pode te dar uma resposta mais técnica
Fala Tiago.. cara.. eu falei sobre isso no vídeo "Você e Deus".. quando eu começo mais forte, a chance de eu não conseguir manter o pace médio no final da prova aumenta.. prefiro seguir uma média desde o início.. mas isso é de cada um.. conheço muita gente que faz como você.. começa rápido e deixa o pace cair aos poucos... pra mim não funciona .. Mas acho que o Enzo pode te dar uma resposta mais técnica
Tiago, tem duas coisas. Uma é que seu "tanque de combustível" não tem suficiente para mais de 2h, você precisa de carbo para manter o pace (desde que seja seu pace certo) A outra é que seu corpo sempre busca um estado de equilíbrio e é mais confortável para seu corpo fazer o que o Gustavo citou no vídeo Você e Deus. Seu corpo se sente bem para acelerar por mais tempo, depois de alguns km, então vale a pena começar mais devagar.
Existem outras variáveis que seria preciso considerar cada prova, terreno que começa, se tem muita muvuca...
Perfeito .... Vou testar e posto o resultado depois!!! Muito obrigado pelo retorno de vocês!!! Grande abraçooo!!!
qual é o treino..para correr 90 num fia e 50 no outro dia...como é
Condicionamento mental.. A rodagem leve e descompromissada com tempo, embora conte com distâncias relevantes, seria um bom começo?
Quanto mais distâncias longas vc corre, mais simples elas se revelam com o passar do tempo.. Quando vc achar que o 40 é o novo 10, você estará pronto para correr 80.. isso pra mim..
programafolego .... gostei da pergunta do amigo Fui correndo rodagens longas sem preocupações com pace seria um bom treino para uma ultramaratona então ?!?!? claro pensando no objetivo de participar da prova e terminar !!! 😊😊😊😊.
Jefferson Rosa sim.. quando você se propõe a correr uma ultra.. o normal é que vc objetive terminar.. vc terá, logicamente, que diminuir o seu pace de provas mais curtas, para não quebrar.. reduzir o ritmo nos longos, te fará mais confortável com a distância é manter esse ritmo é importante para vc não quebrar na prova longa
Boa tarde Gustavo, sou Alexandre, aqui do Rio Grande do Sul, ano que vem vai sair dia 30/11/17 a 03/12/17 Extremo Sul Ultramarathon - A maior praia do mundo: percorrer 223 Km no limite de 54 horas, a prova percorre a extensão de areia entre as barras de Rio Grande e Chuí, vai ser um grande desafio para você, e uma grande matéria para o Folego, o que acha?
Já tô de olho nessa prova faz tempo.. neste ano não deu.. mas para o ano que vem pode ser.. vamos ver..
Boa tarde Enzo e Gustavo, primeiramente parabéns, estou a colocar como meta a minha primeira maratona A Muralha, contudo moro ao nível do Mar como faço pra chegar forte e vencer esse desafio?
Vc terá que treinar descida.. neste ano a prova desce..
programafolego Boa tarde, entendi mas meu objetivo será para 2018 quando ser UP mas minha dúvida ser com relação ao treino para vencer esse desafio se moro numa cidade litorânea, ou seja, ao nível do mar sem grandes subidas e longas?
Juliermeson não tem problema que não tenha uma subida muito longa. O ideal seria alternar alguns treinos em esteira para se acostumar com inclinações significativas e se tiver um ou dois quarteirões de subida, fazer séries subindo forte e descendo devagar... É só um exemplo de várias estratégias que seriam possíveis para te deixar treinado para essa prova.
Gustavo, quando vc diz que para fazer uma ultra, você precisa estar acostumado a fazer "maratonas", você quer dizer fazer a maratona inteira correndo tranquilamente, independente de ritmo, porem sem caminhar, ou com algumas caminhadas ?
não.. sem caminhar e se sentindo bem.. a maratona deve sai fácil pra vc pensar em aumentar a distância
Show !!! Valeuuuuuu brother
Alguem por favor fale qual musiquinha é essa da intro...
Enzo Top este vídeo...muito esclarecedor. Gostei!
Em 2017 me inscrevi para a minha primeira Maratona. Vou correr a SP City Marathon dia 30.07.2017, ja fiz duas corridas de 21Km, e estou me preparando para este desafio.
Além dos treinos intensos, quais são as minhas maiores preocupações para concluir a prova inteiro? Não gostaria de ficar debilitado 15 dias.
Valeu parceiro responda assim que possível. Grande abraço. Parabéns pelo Canal!!
Emerson, o vídeo serviu bem para você, pense em ficar resistente, encaixe os treinos longos a cada 3 semanas e ganhe confiança com eles. Tem tempo suficiente para treinar e ganhar volume.
Abraço.
Enzo Amato - Valew Parceiro!✌
Excelente.... Enzo faz um vídeo explicando como são seus treinos para uma corrida Trail, qd não tem opção de treinar em lugar específico de Trail. Quero correr Trail, mas não tenho onde treinar, só estradas e algumas ruas de terras, qual é sua dica para eu e muitos outros, consigam chegar bem numa corrida desse tipo. abraços Mano.
Pô não posso deixar de agradecer ao Gustavo por nos brindar com vídeos de excelente qualidade no mundo das Corridas! Tmj Gustavo!
Valeu companheiro!
Paulo, a esteira é uma opção e ruas com inclinação também. Você precisa se acostumar a subir e não importa que seja na esteira, rua asfaltada ou na trilha mais linda do mundo, seu músculo não sabe disso.
Vai precisar apenas direcionar e variar os treinos nesses lugares para ficar bom de subida.
Enzo Amato muito obrigado pela dica, será de extrema importância para meu desempenho. Tmj Amato!!!
Nos treinos como seria o staff ?
Quem faz ultramaratona corre o tempo todo ou anda também???
Enzo, onde você gravou este vídeo?
Me faça contato, preciso de um treinador, alvo 70 km, minha idade 62 anos.
Bom dia!!! Parabéns Enzo!!! já estou me programando pra fazer minha primeira ultra em 2018, mas estou em dúvida sobre qual prova participar, qual prova vc indicaria pra ser a primeira?
Gosto muito do Xterra Ilha bela para quem quer estrear na ultra.. ou os 50K do Indomit Costa Esmeralda..
Top...vou dar uma olhada nas duas. Obrigado Programa Fôlego!!!
Também recomendaria essas para experimentar. Organizadas, seguras e duram até 2x mais que uma de rua da mesma distância.
Obrigado Enzo!!! Já dei uma olhada nos reviews das duas e acho que já me decidi...Ilhabela!!!
Enzo.oque você come durante a ultra maratona...
Enzo quanto tempo eu posso ficar sem correr, sem ficar destreinado?
Depende da experiência do corredor e de que "destreino" você se refere. Se você fizer um treino de 30km hoje é bem provável que daqui 4 semanas também consiga fazer os 30 ou até mais. Se falamos de treino de velocidade, depois de 15 dias parado você começa a perder bastante, até os 15 dias você perde bem pouco.
Que lugar é esse????????