A disputa sobre o dia da ressurreição de Jesus muitas vezes gira em torno da tentativa de autenticar o dia de guarda. Alguns grupos messiânicos defendem que a ressurreição aconteceu no sábado, buscando, assim, legitimar a observância do shabat. Por outro lado, a questão da legitimidade do domingo como dia de guarda também é debatida. Embora eu não seja especialista no Novo Testamento, acredito que a ideia de que o domingo foi estabelecido como dia de culto por conta da ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana seja uma interpretação extra-bíblica. Não tenho certeza, mas não me recordo de nenhuma declaração explícita na Bíblia que afirme que a ressurreição mudou o dia de guarda, ou temos? Parece-me que essa justificativa vem principalmente dos Pais da Igreja, que usaram o argumento para apoiar a observância do domingo. Não acredito que esse argumento fosse amplamente utilizado nos tempos apostólicos. Esse é um tema interessante de se explorar, especialmente se tentarmos entender a troca do sábado pelo domingo ao longo da história, sem a influência de interpretações teológicas que muitas vezes podem distorcer os fatos. É possível que a mudança para o domingo tenha ocorrido como uma forma de enfatizar a separação do cristianismo em relação ao judaísmo. Nos primeiros anos do cristianismo, muitos cristãos e fariseus ainda guardavam juntos o sábado. Talvez algum conflito interno ou o desejo de se diferenciar tenha influenciado essa troca, e as justificativas teológicas só surgiram depois. De qualquer forma, qualquer argumento que defenda a mudança do sábado para o domingo parece vir de fora da Bíblia. Algumas explicações defendem que o domingo representa uma nova criação, enquanto outras fazem analogias com a música, como a ideia do domingo da ressurreição ser uma "oitava". Contudo, acredito que todas essas justificativas sejam interpretações criativas, sem base bíblica direta, e apenas servem para explicar a mudança de forma retrospectiva.
Eu fico com o que está na bíblia: Jesus morreu na quarta e ressuscitou no SÁBADO, as mulheres foram no primeiro dia da semana ao tumulo, mas Jesus já tinha ressuscitado.
1.Após o sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ver o sepulcro. 2.E eis que houve um grande terremoto: pois o Anjo do Senhor, descendo do céu e aproximando-se, removeu a pedra e sentou- se sobre ela. Mateus 28 Aqui diz que foi no primeiro dia. E o relato do anjo que desceu para abrir o túmulo e feito em seguida, após a saída das mulheres para irem ao túmulo. Pelo texto já sugere que foi o primeiro dia.
@@MonicaLima-mq6ws no texto que você acabou de colar diz que Jesus saiu do túmulo após o anjo remover a pedra ou o mesmo já estava vazio? No fim do sábado, ao alvorecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Eis que tinha havido um grande terremoto; pois um anjo de Jeová descera do céu, e, chegando-se ao sepulcro, removera a pedra, e sentara-se sobre ela. A sua aparência era como um relâmpago, e a sua veste, branca como a neve. Os guardas, receosos dele, tremeram e ficaram como mortos. Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; porque sei que procurais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque ressuscitou, como disse; vinde e vede o lugar onde ele jazia. Mat 28:1-6
@@euclair-p9f Jesus disse que seria como Jonas, 3 dias e 3 noites, Ele morreu quarta, quinta é (dia 1 - shabat - fériado nos dias atuais), sexta (dia 2), e ressuscitou no Sábado (dia 3). Jesus é o Senhor do sábado, não do domingo.
EXCELENTE VÍDEO. BOA TARDE.
Excelente conteúdo!😂
Boa!
Eita que li todo os comentários, praticamente só gente da conspiração dessa vez apareceu kkkkkkkk
Canal raiz😂😂
1º O brasileiro gosta de ser do contra
2º O brasileiro não sabe colocar um ponto final quando necessário
O RESTO É CHORO
A disputa sobre o dia da ressurreição de Jesus muitas vezes gira em torno da tentativa de autenticar o dia de guarda. Alguns grupos messiânicos defendem que a ressurreição aconteceu no sábado, buscando, assim, legitimar a observância do shabat. Por outro lado, a questão da legitimidade do domingo como dia de guarda também é debatida. Embora eu não seja especialista no Novo Testamento, acredito que a ideia de que o domingo foi estabelecido como dia de culto por conta da ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana seja uma interpretação extra-bíblica. Não tenho certeza, mas não me recordo de nenhuma declaração explícita na Bíblia que afirme que a ressurreição mudou o dia de guarda, ou temos? Parece-me que essa justificativa vem principalmente dos Pais da Igreja, que usaram o argumento para apoiar a observância do domingo. Não acredito que esse argumento fosse amplamente utilizado nos tempos apostólicos.
Esse é um tema interessante de se explorar, especialmente se tentarmos entender a troca do sábado pelo domingo ao longo da história, sem a influência de interpretações teológicas que muitas vezes podem distorcer os fatos. É possível que a mudança para o domingo tenha ocorrido como uma forma de enfatizar a separação do cristianismo em relação ao judaísmo. Nos primeiros anos do cristianismo, muitos cristãos e fariseus ainda guardavam juntos o sábado. Talvez algum conflito interno ou o desejo de se diferenciar tenha influenciado essa troca, e as justificativas teológicas só surgiram depois.
De qualquer forma, qualquer argumento que defenda a mudança do sábado para o domingo parece vir de fora da Bíblia. Algumas explicações defendem que o domingo representa uma nova criação, enquanto outras fazem analogias com a música, como a ideia do domingo da ressurreição ser uma "oitava". Contudo, acredito que todas essas justificativas sejam interpretações criativas, sem base bíblica direta, e apenas servem para explicar a mudança de forma retrospectiva.
A terra não é uma bola molhada flutuando no vacuo!!!!
então estamos lasacdos kkkkkkkkk imagine se um terrorista decide criar uma maquina e fura o fundo do mar
@@euclair-p9f não vai conseguir furar. kkkkkkkk
Leia a Bíblia e beba vinho!
heheheh
kkkkkkkkkkk sem alcool please
Eu fico com o que está na bíblia: Jesus morreu na quarta e ressuscitou no SÁBADO, as mulheres foram no primeiro dia da semana ao tumulo, mas Jesus já tinha ressuscitado.
1.Após o sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ver o sepulcro.
2.E eis que houve um grande terremoto: pois o Anjo do Senhor, descendo do céu e aproximando-se, removeu a pedra e sentou- se sobre ela.
Mateus 28
Aqui diz que foi no primeiro dia. E o relato do anjo que desceu para abrir o túmulo e feito em seguida, após a saída das mulheres para irem ao túmulo.
Pelo texto já sugere que foi o primeiro dia.
@@MonicaLima-mq6ws no texto que você acabou de colar diz que Jesus saiu do túmulo após o anjo remover a pedra ou o mesmo já estava vazio?
No fim do sábado, ao alvorecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Eis que tinha havido um grande terremoto; pois um anjo de Jeová descera do céu, e, chegando-se ao sepulcro, removera a pedra, e sentara-se sobre ela.
A sua aparência era como um relâmpago, e a sua veste, branca como a neve.
Os guardas, receosos dele, tremeram e ficaram como mortos.
Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; porque sei que procurais a Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui, porque ressuscitou, como disse; vinde e vede o lugar onde ele jazia.
Mat 28:1-6
leia marcos dia da preparação sabado e primeiro dia da semana, é assimm que está lá
@@euclair-p9f Jesus disse que seria como Jonas, 3 dias e 3 noites, Ele morreu quarta, quinta é (dia 1 - shabat - fériado nos dias atuais), sexta (dia 2), e ressuscitou no Sábado (dia 3). Jesus é o Senhor do sábado, não do domingo.
Se não está na bíblia não devemos crer. Exato então anule a trindade aí politeísta disfarçado.
na verdade na biblia não apresenta o pai jesus e o espirito santo ........... ta çerto manu tá çertu mermo tu tens rasão
😁 Eu acredito na terra plana, e não me prendo ao texto bíblico pra sustentar a minha teoria. A bíblia não é auto explicativa, mas é a base.