Duas coisas: 1- Não existe óleo eterno. 2- Tem que ensinar o pessoal como se estaciona automático em ladeira: primeiro pára o carro, coloca-se no N. Puxa-se o freio de mão. Depois solta o freio. Só depois do carro acomodar, coloca-se no P. Essa é a regra mais importante pro câmbio automático durar (além da troca do óleo).
Meu primeiro carro automático teve uma situação engraçada... Pedi uma orientação pro vendedor, um senhor, e ele me disse: " A partir de hoje você é um Saci!! Esquece essa perna esquerda. Você não tem mais. Virou um Saci!!" ... E isso foi realmente bom. Eu lembrava da piada toda vez que entrava no carro. Deu certo. Kkkkkk
Uma das primeiras vezes que eu dirigi um veiculo automático foi em viagem com o Astra do Meu Patrão. Ele mandou eu obedeci. kkkkk Entramos na Regis BR 116 no Taboão. Acelerei e pisei com a esquerda no freio. Foi meu único erro. Virei Saci. kkkkkk
@@paulogp4629 Compre um que seja da Hyundai, Toyota ou Honda. Vi dezenas de comentários falando que estes são os únicos que você não tem dor de cabeça. Fuja de câmbio AL4
A explicação foi bem pros "burrões", #zoeira! rs. Eles explicaram como se fosse para uma criança, com bastante paciência. Eu dirigi pela primeira vez um carro automático no meu serviço 12/10/21, dirigi a toro 2017, 1.8. Cara, fiquei encantado. Fui com um colega do lado. Mas agora posso ir sozinho, na boa. Eu ficava na opinião dos outros: "bom é carro manual, você tem domínio do carro". Talvez seja bom mesmo pra esportividade, carros potentes. Mas pra quem bateu de celta por 10 anos, só dirigiu carro popular, o câmbio automático vira um parque de diversões, parece que você saiu da 4° divisão e veio para 1° divisão. Com 15 minutos dirigindo, aos 38 anos (pra nós brasileiros tudo é sofrido), eu posso dizer, sem medo: carro automático é VIDA . Como diria aquele filósofo do youtube: "Tem vida mais barata, mas não presta não."
P = Parking (usado quando vc estaciona) D = Drive (usado para dirigir, a maior parte do tempo fica em D) L = Low (usado para arrancadas em subidas, quando o D não dá conta) R = Reverse (ré). N = Neutral (ponto morto)
As pessoas devem optar por aquele tipo de câmbio que gostam mais. O bizarro é que há pessoas que sempre usaram câmbio manual e depois migraram pra o automático e falam mal do antigo cambio, a ponto de não respeitarem o gosto pessoal de cada um. Brasileiro ainda é muito deslumbrado. Nos E.U.A. há tanto versões automáticas e manuais do mesmo carro." Quem não está acostumado a comer mel, quando come se lambuza!"
Eu adquiri recentemente um carro com câmbio automático e realmente é sensacional tanto que quando vou dirigir carro com câmbio manual eu nem acredito o quanto eu fazia esforço desnecessário. Kkkk. Parabéns pelo vídeo. E sinceramente vocês são sensacionais.
@@alinedovale6195 Primeiro você puxa o freio de mão, coloca em neutro, solta o pé do freio, o carro vai tirar a pressão do freio e câmbio aí sim você coloca em P. Feito
Meu Cobalt já está cm 124 mil e já fiz duas trocas total,recentemente estava dando uns trancos na baixa mas como havia trocado oleo levei na oficina especializada em câmbio e o mecânico deu uma volta no carro e disse que o câmbio não estava cm problemas e só precisa de reprogramação (ajuste),paguei 150 reais por isso e ficou top,voltou como era novo.mas o mecânico disse q nem todos que chegam na oficina dando trancos se resolve no computador,alguns tem q abrir o câmbio e não fica barato e foi aí q ele disse q as trocas de óleo regularmente e o modo correto de dirigir vai influenciar no bom funcionamento.
Aprendi a dirigir num automático, em 1968, num Impala SS 1964. Maravilha. Vim para o Brasil e comprei um Opala 4 cilindros com câmbio automático e tive o pior carro do mundo. Numa sinaleira, qualquer fusqueta 1.200 saia na frente. No verão, o arranque não funcionava devido a longa distância entre a chave de ignição, o seletor de marchas e o motor de arranque. Finalmente um mecânico especializado em Power Glide instalou um relé de 10 reais e consertou o problema. Consumo na cidade 3 km por litro. Na troca de marchas o tranco no diferencial era assustador. GM NUNCA MAIS. Tenho um Santana 1989 automático com 200.000 km e tudo bem. Mas a VW não avisava, no manual do carro, que os óleos do diferencial e da caixa eram diferentes e que era necessário verificar o óleo do diferencial no elevador. Tive problemas no diferencial devido a esse erro absurdo da VW.
Roberto Henry Ebelt permita-me incluir meu carro como o “pior do mundo”. Na época, 1978, um Maverick 6 bocas, com a alavanca de câmbio na direção. O motor que a Ford usou nessa versão era o do finado Aero Willys Itamaraty. Numa sinaleira perdia até para cadeira de rodas subindo uma ladeira de ré. Abs.
Oooo meu Deus😢, tadinho do meu civicão, usei por 10anos errado🤦🏽♀️🤦🏽♀️ Ainda bem que era Honda e nunca deu problema! Vendemos e acabamos de comprar uma Tucson! Vou começar a usar essas dicas agora🎉🎉🎉 Mto obg meninos, vcs são sensacionais👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O câmbio automático já existia antes da década de 50. Eu tive um pontiac que era, na época, chamado de hidramático. E era muito bom. Só não sei por que só chegou aqui muitas décadas depois e, entendo que ainda está engatinhando.
Só agradecer! Estou comprando meu primeiro carro automático e estava morrendo de medo de me dar despesas extras. Mas estou pegando dicas pra cuidar dele direitinho! 🙏 🙌🧔🏼🧑🏫
Comprei um cobalt automático tô feliz com ele assistir o vídeo seu fiquei mais sossegado estava com medo de da zica mais o que vc passou do carro bateu legal muito obrigado
Sou fã de vocês, Felipe e Gustavo!!! Gostaria de sugerir um vídeo. Os carros automáticos, em sua maioria, acabam sofrendo bastante com desgaste do sistema de freios por não contar com freio motor para auxiliar em ladeiras, serras, etc. Conheço amigos que se recusam a usar a posição 3, 2 ou L do câmbio automático para ajudar no freio motor, por acreditar que o consumo de combustível é afetado pelo fato de o motor trabalhar com giro mais alto, então preferem desgastar e causar fadiga ao sistema de freio a usar o freio motor. Seria legal um vídeo explicando a relação entre freio motor X consumo de combustível X manutenção dos freios. Abraço e continuem com esse trabalho excelente nos mostrando os veículos, suas particularidades e curiosidades.
Excelente vídeo. Incrível, é que não há imagem dinâmica, e consegui entender toda explicação. Eu desejo que aconteça algo maravilhoso (No setor financeiro de vocês), que faça voltar a comprar carros com câmbio automático. Um Grande abraço.
O lance do pé esquerdo no descanso de pé é importante pra caramba por conta da ergonomia. Trajetos curtos não parecem muita diferença mas numa viagem longa até a carteira no bolso vai custar na sua coluna, experiência própria.
Bom dia a todos. Sou propietario da terceira amarok. Tive boas e pessimas experiencias, veiculo confortavel e economico. Cheio de tecnologia que aliado a um bom mecanico, com equipamento e cartilhas tecnicas, e um propietario que fale a verdade e seja paciente nao tera maiores problemas. Exemplo: bomba e bicos, usar um estabilizador de diesel, trocar filtro e abastecer em postos confiaveis. Se estes itens apresentarem defeitos, obrigatorio trocar tudo, podendo ser seminovos ou novos, nada "reman" limpesa geral. Os bicos deverao ser codificados conforme cod IMA influnciara diretamente no consumo e ruidos ( sem codificar faz 6.9 e codificado ate 13.8 kms/litros ). Na eletrica antes de substituir qualquer sensor de qualquer genero observar os conectores e respectivos chicotes e testa-los. A famosa molinha acende por varias razoes.Na troca de oleo usar o recomendado e se possivel fazer com 6.000 km. No geral o Veiculo oferece conforto, economico, silencioso. ATENCAO: Veiculo necessita de muito cuidado!!! Picup Nuttela... opiniao de quem ja andou quase 400.000 kms pelo Brasil de Amarok S; Se e haghline.
Tenho um Civic 2017 CVT e gosto muito. Já troquei o óleo do cambio com 40 mil rodados, apesar da Honda dizer que não precisa. Excelente trabalho do canal. Parabéns e tudo de bom.
Recentemente comprei comprei um honda city exl 2015 1.5 cvt, carro muito economico, na cidade com gasolina faz 13 km litro com ar ligado, rodovia 16 km por litro com ar ligado
Outra informação importante: pros "teimosos" que querem trocar por conta própria, existem câmbios que oferecem opção de trocas manuais na alavanca(aquele M com um + e um -) ou pelas famosas borboletas/aletas atrás do volante. O "maiszinho" é pra subir marcha e o "menoszinho" é pra reduzir, simples assim.
Troca de óleo. Se até do câmbio manual é interessante a troca a cada uns 60 mil km. Minha sugestão é fazer a troca por prevenção. É um valor muito baixo. Vale a prevenção
Ando bastante nas BR's e uso muito as Borboletas do câmbio para Freio Motor. Agora aos 30.000 km ao fazer Rodízios dos Pneus, verifiquei que as Pastilhas ainda estão quase intactas.
Pelo amor de Deus, gente, não caiam na conversa de concessionárias ou oficinas que falam que não precisa trocar o óleo do câmbio automático. Precisa, sim. Com o desgaste natural dos composites da embreagem, LIMALHAS vão se criando e se alojando no filtro de óleo. Daí, o que acontece ? O filtro entupido de limalha bloqueia a passagem do óleo, causa deficiência na lubrificação e o câmbio estoura na sua mão, assim, custando de R$ 8 a 10 Mil pra efetuar o reparo, e, que você nem sabe o quanto vai durar. Têm peças que podem dar problema depois, e vai quebrar o dono de novo. Se comprou o carro 0KM, bateu 30 MIL KM's, já troca o óleo, pois, é quando ele ainda desce translúcido, o que significa que está menos contaminado. Outro detalhe IMPORTANTE e que muita gente não conta ou não sabe, é que, o correto, é trocar o óleo e também o FILTRO. Sim, o FILTRO. Existe carros, que, na maioria deles, o filtro do óleo é dentro do câmbio, e, pra trocar, não tem jeito, ou saca o câmbio ou não troca, mas, se não troca, um dia o filtro vai saturar e vai dar B.O. O IDEAL, é optar por carros que tenham o filtro do óleo do câmbio externo. No caso do Corolla, quando você vai trocar o óleo do câmbio, você solta a tampa do cárter do câmbio e já tem acesso ao filtro, assim, podendo trocar o óleo e o filtro juntos, deixando zerado o sistema de lubrificação. O Honda Civic, também é outro bom exemplo, têm modelos do Civic que têm o filtro do óleo externo, é um filtrinho menor que fica em cima do câmbio e é acoplado com mangueira, algo muito semelhante à um filtro de combustível, por exemplo. Ali também, dá trocar o óleo e o filtro tudo de uma só vez. OUTRA COISA IMPORTANTE e que muitos também não falam ou não sabem, é que, o arrefecimento do câmbio automático trabalha em conjunto com o arrefecimento do motor do veículo, e, então significa que o sistema de arrefecimento do carro tem que estar em ordem e usando um aditivo para radiadores de qualidade. Trocar o óleo é essencial, mas, também é essencial cuidar do sistema de arrefecimento. A realidade é que, se você é uma pessoa que NÃO tem condições financeiras de cuidar de um câmbio automático como se deve, então, NÃO TENHA, continue de câmbio manual e seja feliz. Agora, se você TEM condições financeiras pra cuidar do câmbio automático como se deve, vá em frente, é um item de conforto sensacional e que te faz se sentir no céu nos engarrafamentos. Câmbio automático é muito mais do que só colocar a alavanca seletora no ''D''.
Ótimo comentário. Isso também vale para o óleo de direção hidráulica! As montadoras dizem que não precisa trocar nunca, depois de uns anos se não trocar é um problemão.
Foi assim mesmo com meu primeiro automático! Saí da concessionária e meti o pé esquerdo no freio! Foram apenas duas vezes, aí o vendedor falou, esquece o pé esquerdo... A partir daquele momento tudo fluiu! Rsrs... Automático é vida!❤
Tive uma mègane gt 2009, automática, comprei com 45000 km e usei até os 120 mil. Troquei o óleo sòmente uma vez, nunca incomodou. Hoje tenho um fluence, 2017 aut. maravilhoso. Abraços pra dupla!
Eu tô pensando em comprar um carro automático, e com esse vídeo fiquei mais seguro de ter um carro automático. Já tinha trabalhado bastante com carros automáticos, porém agora eu to tendo a oportunidade de comprar um e estava preocupado com relação a consumo e manutenção. Obrigado pelo esclarecimento. Ganharam um inscrito
Estou querendo comprar um cobalt automático, nunca dirigi um carro automático, mas tenho sertesa que não vou apanhar dele, já vi muitos ensinando como sair, estacionar, descer ladeiras, subir ladeiras, e também os tipos de câmbios automáticos que existem.
_Ótimo canal. Eu não tenho carro com câmbio automático, nem tão pouco dirigi um. Ainda continuo preferindo carro com câmbio manual. Talvez mais pra frente, mudo de ideia._
Bahhh... Maravilha. Eu já estava desistindo de trocar meu carro manual por um automático. Vi alguns vídeos que deixam amedrontada. Parece que tu está diante de um cristal veneziano.... Obrigada pela aula
Meu problema com direção era o oposto: sempre fiquei muito estressado ao dirigir. A ponto de vender o carro e ficar só no transporte público e Uber. Agora comprei um carro automático e descobri que boa parte do meu estresse vinha da preocupação constante com as trocas de marcha. O câmbio automático me fez dirigir novamente.
Salve meus amigos, mais um excelente vídeo. O 1° carro automático que dirigi, (Hilux) dei uma Porrada no freio por conta do pé esquerdo, porém na sequência aprendi com o dia a dia e vendo vídeos, exatamente assim. Abç.
Tenho um Volvo S40 2003 com 120 mil Km, não tenho vontade de trocá-lo por outro carro, mas, sempre me preocupou o fato de que não há recomendação para trocar o óleo do câmbio. Esse vídeo tranqüilizou-me.
ótimo vídeo, mas discordo de que seja somente óleo ... outro ponto muito importante é ... NUNCA ENGATAR A RÉ OU DRIVE COM O VEÍCULO EM MOVIMENTO" , você deve esperar o carro parar totalmente, para engatar a marcha.
Quero agradecer a esses dois rapazes que ensinam tantas coisas interessantes. Parabéns. Assisto muitos vídeos sobre picapes e eles dão muita segurança nas informações. Abraços
Muito, muito importante ler o manual do carro. No capítulo sobre a transmissão você encontrará boas práticas para economizar combustível, como estacionar, quando usar o N, o P ou o D etc.
Hoje aprendi a olhar o óleo do câmbio do Corolla. Assim:. Com ele parado, o nível tá lá encima. Daí liga o motor, puxa o freio de mão, põe em Drive e verifica o nível. O nível do óleo cai muito, porque está circulando no sistema. Se estiver no meio das linhas,tá bom. Pode ser que parado esteja dentro do nível,mas rodando esteja baixo. Assim falou o técnico.
Sempre dizia que não gostava de câmbio automático, mas nunca tinha dirigido um carro assim. Então as pessoas me diziam que o dia que eu tivesse um carro com câmbio automático eu não iria querer mais o manual. Pois então, comprei um Peugeot 2008 2022 automático faz um mês, e estou detestando. Prefiro mil vezes o manual. Carro demora a responder, quando quero ultrapassar tenho que pisar fundo e esperar o câmbio reagir, consumo alto. E ainda vou ter que gastar uma grana para trocar fluido quando chegar entre 40 e 50 mil km. Infelizmente tive dificuldade em encontrar o carro que me servisse com câmbio manual, as opções estão cada vez mais escassas. Por outro lado, a minha mulher, que dirige mal, está adorando. Com o câmbio manual ela se atrapalhava.
Troquei o óleo de câmbio automático da minha Corolla filder com quase 200 mil km e gritante a diferença agora é carro ficou até mais econômico tem que trocar sim recomendo
Vdd... Mas o bom é trocar o oléo do cambio com 40mil km e se for uso severo no maximo 35mil km e sempre trocar o filtro de oleo quando for trocar o oleo do cambio. Pq as vezes. Se gasta até $700 pra trocar oleo e filtro do cambio automatico. E. Tem cambio automatico q se chegar quebrar por causa de óleo velho.... Chega custar até mais de $10000 pra concertar. 😱😱😱😱
@@williamboschetticoncolatto5650 mas por quê tem alguns carros que trocam com mais ou menos 70.000 Km eles andam um pouco é quebram será que é mão de obra ?
@@gustavojordao1580 as montadoras é capaz de dizer p trocar só com 70mil km pq ja querem q quebre mesmo dai elas venden mais e mais e só embolsa os $$$$😅😅😂
Olá Ariovaldo tenho uma Fielder 2004/2005 e o óleo está horrível, na cor bem escura. Estou com receio de trocar e dar algum problema, provavelmente nunca foi trocado.
Tenho um Honda Civic 08 automático. Eu aprendi que você está rodando na D. Pare o carro e passe para o N. Desligue o motor na N. Puxa freio de mão. Passe da N para a P. Pronto, pode sair e fechar o carro. É a (até onde sei) melhor forma de conservar o câmbio automático.
Já tive dois carros automáticos, um Focus sedan. 2009 e um Vectra elegante 2012 8 válvulas, rodei 300 mil km nós dois carros, vendi os dois nunca tive problemas em nem um dos dois.Parabens pelo trabalho.Abraço!
7:40 é um famoso experimento da física no qual Watt foi convertido em Joules - justamente girando uma hélice dentro de um fluído e medindo a variação de temperatura.
Pô Felipe, o teu velho tá de parabéns... kkkkk Teste de rampa antigamente era conteúdo obrigatório nas provas práticas pra tirar carta. Era o terror de todo mundo kkkkkkk
E a escola de direção ensinava a técnica do punta-taco, que consistia em colocar a ponta do sapato direito no acelerador e o salto no freio, e o pé esquerdo na embreagem. Nunca usei. Confiava mais no freio de mão para não deixar o carro descer de ré na arrancada. Uma tortura nas rampas de estacionamento de Shopping. Com câmbio automático, uma tranquilidade!
Na escola onde estudei mecânica, o professor, para explicar o funcionamento do conversor, usava a técnica de dois ventiladores, um de frente para o outro, e o ar era o fluido de ligação entre os ventiladores. Liga um, aumenta a velocidade, o outro gira de forma progressiva.
Depois que experimentei automático não quero nem saber do manual! (quem gosta de sofrer)? Achava que era dor de cotovelo quando as pessoas falavam que gostava de trocar de marcha 😅, só agora assistindo o vídeo percebi que onde moro pego trânsito para trabalhar e quando viajo, esse é o motivo de não gostar de Manual
Vocês comentaram da troca de óleo da caixa automatica de alguns carros que algumas montadoras dizem pra trocar e outras não, eu acho ideal pra ter um cambio sempre otimo na sua mal você trocar o óleo independente da concessionaria de falar que não deve trocar nunca, seria bom fazer a troca a cada 40 ou 50 ou 60mil Km, ai sim você vai ter um cambio que vai durar bastante tempo mesmo. Minha Opinião.
Há uma regra geral: todo fluido deve ser trocado, no caso de câmbio automático mais ou menos na quilometragem citada. E como outra regra geral e que vale para o caso de câmbio automático também, deve-se sempre trocar os filtros. Se perguntar para os especialistas em câmbio, eles vão dizer que deve ser efetuada a troca dos fluidos pois é serviço pra eles; se perguntar na concessionária eles vão dizer que não precisa trocar, pois a vida útil do câmbio no caso de ser afetada por alguma coisa, já estará bem fora da garantia. Nesse jogo de gato e rato, segue-se as duas regras gerais.
As montadoras falam que não precisa trocar o óleo pra você quebrar o câmbio e gastar dinheiro em peças pra dar lucro pra eles, mas eu eles não me enganam, troco o óleo a cada 50 mil km independente de qualquer coisa.
Tenho. Hb20 sedan, premmium. Tô gostando. Já vi dicas do próprio vendedor de como usar corretamente. Mas sempre é bom vir aqui e pegar dicaa com os mestres
Mundo: desde os anos 50 primeiro mundo andando de automático. Brasil: assunto "polêmico" até hoje. Sabe porquê é caro manter? Porque nossa mão de obra mecânica disponível no mercado é merda. É mal qualificada e vive de fazer gambiarras e pequenos golpes. E com isso, sem muita oferta e concorrência, você não acha mão de obra especializada e boa sem pagar muito. Porque as chances do óleo caro ser falsificado são grandes. Porque os antigos donos não fizeram as trocas devidas de óleo (que custam acima de 1 mil reais). Aí quando chega na sua mão, um carro que custou no lançamento 70~90 salários mínimos vigentes a época, está uma bomba relógio na sua mão.
@@Jack32698 troca de óleo da caixa automática. Acho no geral a maioria dos modelos deve custar isso numa mecânica especializada. A última vez que fiz uma troca dessas foram 900 reais num 307 AT. O litro custa entre 130 a 200 reais, dependo do modelo, marca e cotação do dólar. Dependendo da caixa consome de 4 a 8 litros, sem contar mão de obra.
Excelente comentário!!!!! Tudo verdade. Eu estou com o meu primeiro automático Peugeot 308 THP completamente. Excelente carro, top. Mas troquei agora, com 110k km, e realmente é muito caro pela complexidade do processo, somente mecânicas totalmente equipadas e caras podem fazer a troca do óleo do câmbio automático.
Ao estacionar em ruas aclives ou declives (ladeiras) pise o pé no freio, coloque no D puxe o freio de mão, tire o pé do freio aí sim coloque no P. Faça a troca do óleo da transmissão completa e não parcial, o gasto é maior, porém não terá dor de cabeça.
Belo vídeo, amigos! Parabéns. Apenas uma observação: a Honda recomenda a troca de óleo da transmissão automática a cada 20 mil kms ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Acabei de passar por isto na revisão do carro da minha esposa (wrv) e da minha sogra (fit 2017). Menos 300 pilas no bolso! Rs! Abrações!
Olá boa tarde amigos da opinião cimceraum dos melhores vídeos que vcs fizeram até hj na minha umild loja dirigia com cambio kkkkhojo meu lado esquerdo todo parado kkke estou aprendendo com VCS aiDeusabencoe VCS
Que canal incrível! Vídeos de fato pertinentes, com explicações claras e objetivas, e que trazem informações de fato relevantes de quem de fato passa segurança, certamente por conhecer bem de carros. Obrigada por cada vídeo, demais.
Duas coisas: 1- Não existe óleo eterno.
2- Tem que ensinar o pessoal como se estaciona automático em ladeira: primeiro pára o carro, coloca-se no N. Puxa-se o freio de mão. Depois solta o freio. Só depois do carro acomodar, coloca-se no P. Essa é a regra mais importante pro câmbio automático durar (além da troca do óleo).
E antes de colocar no P tem que pisar no freio novamente?
@@terezafloriano3482 teoricamente não precisaria, mas tem cambio que só deixa passar pro P com o freio acionado.
@@claytoncosta5073 agradeço pela resposta.
Eu nunca uso o P só o N. Vlw.
@@terezafloriano3482 você Para depois puxa o freio de Mão, depois solta o pé do freio só então você coloca no Park.
Meu primeiro carro automático teve uma situação engraçada... Pedi uma orientação pro vendedor, um senhor, e ele me disse: " A partir de hoje você é um Saci!! Esquece essa perna esquerda. Você não tem mais. Virou um Saci!!" ... E isso foi realmente bom. Eu lembrava da piada toda vez que entrava no carro. Deu certo. Kkkkkk
Kkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂
Hahahahaha uma boa.
Vou comprar um carro com câmbio automático 😃
Uma das primeiras vezes que eu dirigi um veiculo automático foi em viagem com o Astra do Meu Patrão. Ele mandou eu obedeci. kkkkk
Entramos na Regis BR 116 no Taboão. Acelerei e pisei com a esquerda no freio. Foi meu único erro. Virei Saci. kkkkkk
Eu tenho um automático, e nunca mais compro manual!!! o conforto é absurdo!
Nunca tive carro, mas já dirigi vários, e já decidi: meu primeiro carro será com câmbio automático, sem sombra de dúvidas.
@@paulogp4629 Compre um que seja da Hyundai, Toyota ou Honda. Vi dezenas de comentários falando que estes são os únicos que você não tem dor de cabeça. Fuja de câmbio AL4
A explicação foi bem pros "burrões", #zoeira! rs. Eles explicaram como se fosse para uma criança, com bastante paciência. Eu dirigi pela primeira vez um carro automático no meu serviço 12/10/21, dirigi a toro 2017, 1.8. Cara, fiquei encantado. Fui com um colega do lado. Mas agora posso ir sozinho, na boa. Eu ficava na opinião dos outros: "bom é carro manual, você tem domínio do carro". Talvez seja bom mesmo pra esportividade, carros potentes. Mas pra quem bateu de celta por 10 anos, só dirigiu carro popular, o câmbio automático vira um parque de diversões, parece que você saiu da 4° divisão e veio para 1° divisão. Com 15 minutos dirigindo, aos 38 anos (pra nós brasileiros tudo é sofrido), eu posso dizer, sem medo: carro automático é VIDA . Como diria aquele filósofo do youtube: "Tem vida mais barata, mas não presta não."
P = Parking (usado quando vc estaciona)
D = Drive (usado para dirigir, a maior parte do tempo fica em D)
L = Low (usado para arrancadas em subidas, quando o D não dá conta)
R = Reverse (ré).
N = Neutral (ponto morto)
P= Parado
D= Dirija
@@mgfiori o D é de "dar no pé"
@@andrefdsouza E o R é de "Rapidão"
@@leandrohenrique6032kkk,e q o "xenão" ilumine a vida de vcs...
@@ivocerqueira5520 siiiiim, meus considerados
As pessoas devem optar por aquele tipo de câmbio que gostam mais. O bizarro é que há pessoas que sempre usaram câmbio manual e depois migraram pra o automático e falam mal do antigo cambio, a ponto de não respeitarem o gosto pessoal de cada um. Brasileiro ainda é muito deslumbrado. Nos E.U.A. há tanto versões automáticas e manuais do mesmo carro." Quem não está acostumado a comer mel, quando come se lambuza!"
Quando comprei um Monza Classic Automático e com 4 portas em 1996, diziam que eu era louco. Desde então só câmbio automático e nunca tive um problema.
Na época havia um preconceito com câmbio automático. Hoje carros de médio valor já não há mais câmbio manual.
Estou no 4° automático seguido. E na 1° vez que comprei eu sentei no pé esquerdo que teimava em atuar sozinho sem eu pedir. Kkkkk
Comprei um automático, o primeiro na minha vida, sensacional, mas é sempre ouvir dicas de quem entende de carros.
Cambio AUTOMATICO... obra de DEUS
da pra ver que os cara faz o que gosta, esse Felipe explica muito bem, os dois muito inteligente 🏄♂️😃
Muito obrigado Wellington. Isso é um prazer para nós mesmo.
Já tomei 2 sustos pisando no freio com o pé esquerdo, freando bruscamente no meio da rua. Por sorte, não vinha ninguém atrás. Hoje me acostumei.
Eu adquiri recentemente um carro com câmbio automático e realmente é sensacional tanto que quando vou dirigir carro com câmbio manual eu nem acredito o quanto eu fazia esforço desnecessário. Kkkk. Parabéns pelo vídeo. E sinceramente vocês são sensacionais.
O conforto é demais mesmo.
Obrigado Wagner, abraço
Gostaria de saber se devo mudar rápido ou bem pausado quando for tirar do D para o P
@@maikocampagnollo2802 também gostaria de saber .
@@maikocampagnollo2802 tenta fazer o movimento "natural" nem rápido nem devagar, na mudança de marcha
@@alinedovale6195 Primeiro você puxa o freio de mão, coloca em neutro, solta o pé do freio, o carro vai tirar a pressão do freio e câmbio aí sim você coloca em P. Feito
Tenho um Honda civic 2017, cuido muito dele 40 .000 km
Meu Cobalt já está cm 124 mil e já fiz duas trocas total,recentemente estava dando uns trancos na baixa mas como havia trocado oleo levei na oficina especializada em câmbio e o mecânico deu uma volta no carro e disse que o câmbio não estava cm problemas e só precisa de reprogramação (ajuste),paguei 150 reais por isso e ficou top,voltou como era novo.mas o mecânico disse q nem todos que chegam na oficina dando trancos se resolve no computador,alguns tem q abrir o câmbio e não fica barato e foi aí q ele disse q as trocas de óleo regularmente e o modo correto de dirigir vai influenciar no bom funcionamento.
Aprendi a dirigir num automático, em 1968, num Impala SS 1964. Maravilha. Vim para o Brasil e comprei um Opala 4 cilindros com câmbio automático e tive o pior carro do mundo. Numa sinaleira, qualquer fusqueta 1.200 saia na frente. No verão, o arranque não funcionava devido a longa distância entre a chave de ignição, o seletor de marchas e o motor de arranque. Finalmente um mecânico especializado em Power Glide instalou um relé de 10 reais e consertou o problema. Consumo na cidade 3 km por litro. Na troca de marchas o tranco no diferencial era assustador. GM NUNCA MAIS. Tenho um Santana 1989 automático com 200.000 km e tudo bem. Mas a VW não avisava, no manual do carro, que os óleos do diferencial e da caixa eram diferentes e que era necessário verificar o óleo do diferencial no elevador. Tive problemas no diferencial devido a esse erro absurdo da VW.
Roberto Henry Ebelt permita-me incluir meu carro como o “pior do mundo”. Na época, 1978, um Maverick 6 bocas, com a alavanca de câmbio na direção. O motor que a Ford usou nessa versão era o do finado Aero Willys Itamaraty. Numa sinaleira perdia até para cadeira de rodas subindo uma ladeira de ré. Abs.
Oooo meu Deus😢, tadinho do meu civicão, usei por 10anos errado🤦🏽♀️🤦🏽♀️
Ainda bem que era Honda e nunca deu problema!
Vendemos e acabamos de comprar uma Tucson!
Vou começar a usar essas dicas agora🎉🎉🎉
Mto obg meninos, vcs são sensacionais👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Tive um Cobalt e a concessionária se recusou a trocar óleo, mesmo o manual pedindo. Fui num mecânico de confiança. E ele fez o serviço.
O câmbio automático já existia antes da década de 50. Eu tive um pontiac que era, na época, chamado de hidramático. E era muito bom. Só não sei por que só chegou aqui muitas décadas depois e, entendo que ainda está engatinhando.
Troquei o óleo do fusion 2015 com 70mil, fiquei pasmo com a situação do óleo. Percebi que melhorou o funcionamento do câmbio.
Exato, o pessoal acha que dura a vida toda, depois que estragam o câmbio vão dizer que o carro não presta, brasileiro é foda.
O problema da Ford sao que os cambios at nao sao duraveis
Se for o AWD, não esquece de trocar o óleo da caixa de transferência e do diferencial também, pelo menos a cada 50k!
@@Mironeto verdade, na HR nem lembrei, bem lembrado. Obrigado
@@Mironeto i
Só agradecer! Estou comprando meu primeiro carro automático e estava morrendo de medo de me dar despesas extras. Mas estou pegando dicas pra cuidar dele direitinho! 🙏
🙌🧔🏼🧑🏫
Eu tenho um Citroen C4 automático e esse vídeo me ajudou demais pra tirar dúvidas
Sempre quis ter carro automático. E finalmente comprei!!!
Comprei um cobalt automático tô feliz com ele assistir o vídeo seu fiquei mais sossegado estava com medo de da zica mais o que vc passou do carro bateu legal muito obrigado
Sou fã de vocês, Felipe e Gustavo!!!
Gostaria de sugerir um vídeo.
Os carros automáticos, em sua maioria, acabam sofrendo bastante com desgaste do sistema de freios por não contar com freio motor para auxiliar em ladeiras, serras, etc. Conheço amigos que se recusam a usar a posição 3, 2 ou L do câmbio automático para ajudar no freio motor, por acreditar que o consumo de combustível é afetado pelo fato de o motor trabalhar com giro mais alto, então preferem desgastar e causar fadiga ao sistema de freio a usar o freio motor.
Seria legal um vídeo explicando a relação entre freio motor X consumo de combustível X manutenção dos freios.
Abraço e continuem com esse trabalho excelente nos mostrando os veículos, suas particularidades e curiosidades.
Quero comprar um, e as opiniões aqui, estão muito satisfatórias sempre é bom pesquisar, valeu!!! 👏👏👏
Lomba é uma expressão do Sul😊 imagino que queira dizer em uma subida, uma ladeira.👍🏼
Excelente vídeo. Incrível, é que não há imagem dinâmica, e consegui entender toda explicação. Eu desejo que aconteça algo maravilhoso (No setor financeiro de vocês), que faça voltar a comprar carros com câmbio automático. Um Grande abraço.
Da uma aula para nos de como usar automático descendo e subindo serra. Parabéns pelo canal
O lance do pé esquerdo no descanso de pé é importante pra caramba por conta da ergonomia. Trajetos curtos não parecem muita diferença mas numa viagem longa até a carteira no bolso vai custar na sua coluna, experiência própria.
Bom dia a todos. Sou propietario da terceira amarok. Tive boas e pessimas experiencias, veiculo confortavel e economico. Cheio de tecnologia que aliado a um bom mecanico, com equipamento e cartilhas tecnicas, e um propietario que fale a verdade e seja paciente nao tera maiores problemas. Exemplo: bomba e bicos, usar um estabilizador de diesel, trocar filtro e abastecer em postos confiaveis. Se estes itens apresentarem defeitos, obrigatorio trocar tudo, podendo ser seminovos ou novos, nada "reman" limpesa geral. Os bicos deverao ser codificados conforme cod IMA influnciara diretamente no consumo e ruidos ( sem codificar faz 6.9 e codificado ate 13.8 kms/litros ). Na eletrica antes de substituir qualquer sensor de qualquer genero observar os conectores e respectivos chicotes e testa-los. A famosa molinha acende por varias razoes.Na troca de oleo usar o recomendado e se possivel fazer com 6.000 km. No geral o Veiculo oferece conforto, economico, silencioso. ATENCAO: Veiculo necessita de muito cuidado!!! Picup Nuttela... opiniao de quem ja andou quase 400.000 kms pelo Brasil de Amarok S; Se e haghline.
Tenho um Civic 2017 CVT e gosto muito. Já troquei o óleo do cambio com 40 mil rodados, apesar da Honda dizer que não precisa.
Excelente trabalho do canal.
Parabéns e tudo de bom.
Ola rapazes, todo cambio é manual, pois tem que usar a mão, existe cambio mecânico, automático e semiautomático. Legal os vídeos.
Recentemente comprei comprei um honda city exl 2015 1.5 cvt, carro muito economico, na cidade com gasolina faz 13 km litro com ar ligado, rodovia 16 km por litro com ar ligado
Outra informação importante: pros "teimosos" que querem trocar por conta própria, existem câmbios que oferecem opção de trocas manuais na alavanca(aquele M com um + e um -) ou pelas famosas borboletas/aletas atrás do volante. O "maiszinho" é pra subir marcha e o "menoszinho" é pra reduzir, simples assim.
Troca de óleo. Se até do câmbio manual é interessante a troca a cada uns 60 mil km. Minha sugestão é fazer a troca por prevenção. É um valor muito baixo. Vale a prevenção
Ando bastante nas BR's e uso muito as Borboletas do câmbio para Freio Motor. Agora aos 30.000 km ao fazer Rodízios dos Pneus, verifiquei que as Pastilhas ainda estão quase intactas.
Pelo amor de Deus, gente, não caiam na conversa de concessionárias ou oficinas que falam que não precisa trocar o óleo do câmbio automático.
Precisa, sim. Com o desgaste natural dos composites da embreagem, LIMALHAS vão se criando e se alojando no filtro de óleo. Daí, o que acontece ? O filtro entupido de limalha bloqueia a passagem do óleo, causa deficiência na lubrificação e o câmbio estoura na sua mão, assim, custando de R$ 8 a 10 Mil pra efetuar o reparo, e, que você nem sabe o quanto vai durar. Têm peças que podem dar problema depois, e vai quebrar o dono de novo.
Se comprou o carro 0KM, bateu 30 MIL KM's, já troca o óleo, pois, é quando ele ainda desce translúcido, o que significa que está menos contaminado.
Outro detalhe IMPORTANTE e que muita gente não conta ou não sabe, é que, o correto, é trocar o óleo e também o FILTRO. Sim, o FILTRO. Existe carros, que, na maioria deles, o filtro do óleo é dentro do câmbio, e, pra trocar, não tem jeito, ou saca o câmbio ou não troca, mas, se não troca, um dia o filtro vai saturar e vai dar B.O. O IDEAL, é optar por carros que tenham o filtro do óleo do câmbio externo. No caso do Corolla, quando você vai trocar o óleo do câmbio, você solta a tampa do cárter do câmbio e já tem acesso ao filtro, assim, podendo trocar o óleo e o filtro juntos, deixando zerado o sistema de lubrificação. O Honda Civic, também é outro bom exemplo, têm modelos do Civic que têm o filtro do óleo externo, é um filtrinho menor que fica em cima do câmbio e é acoplado com mangueira, algo muito semelhante à um filtro de combustível, por exemplo. Ali também, dá trocar o óleo e o filtro tudo de uma só vez.
OUTRA COISA IMPORTANTE e que muitos também não falam ou não sabem, é que, o arrefecimento do câmbio automático trabalha em conjunto com o arrefecimento do motor do veículo, e, então significa que o sistema de arrefecimento do carro tem que estar em ordem e usando um aditivo para radiadores de qualidade. Trocar o óleo é essencial, mas, também é essencial cuidar do sistema de arrefecimento.
A realidade é que, se você é uma pessoa que NÃO tem condições financeiras de cuidar de um câmbio automático como se deve, então, NÃO TENHA, continue de câmbio manual e seja feliz. Agora, se você TEM condições financeiras pra cuidar do câmbio automático como se deve, vá em frente, é um item de conforto sensacional e que te faz se sentir no céu nos engarrafamentos.
Câmbio automático é muito mais do que só colocar a alavanca seletora no ''D''.
É verdade tem que trocar certinho
Amigo o HRV da para trocar óleo e filtro do câmbio?
Eu so queria ve o comentario da opiniao sincera sobre o comentario bem detalhado do amigo sobre a troca de oleo.
@@fambub1 eu também
Ótimo comentário. Isso também vale para o óleo de direção hidráulica! As montadoras dizem que não precisa trocar nunca, depois de uns anos se não trocar é um problemão.
Foi assim mesmo com meu primeiro automático! Saí da concessionária e meti o pé esquerdo no freio! Foram apenas duas vezes, aí o vendedor falou, esquece o pé esquerdo... A partir daquele momento tudo fluiu! Rsrs... Automático é vida!❤
Tive uma mègane gt 2009, automática, comprei com 45000 km e usei até os 120 mil. Troquei o óleo sòmente uma vez, nunca incomodou. Hoje tenho um fluence, 2017 aut. maravilhoso. Abraços pra dupla!
Bom dia, carro francês da muito problema na Mecânica, ou é só lenda?...esse fluence compensa se não estiver muito rodado?
Esses caras são show! Além de explicarem muito bem, são muito simpáticos. Parabéns!!!
Recebi meu carro hoje com câmbio automático. Não sei nada sobre. Obg pelo vídeo.
Eu tô pensando em comprar um carro automático, e com esse vídeo fiquei mais seguro de ter um carro automático. Já tinha trabalhado bastante com carros automáticos, porém agora eu to tendo a oportunidade de comprar um e estava preocupado com relação a consumo e manutenção. Obrigado pelo esclarecimento. Ganharam um inscrito
Sim comprei um Peugeot 308 com caixa automática EAT8
Estou querendo comprar um cobalt automático, nunca dirigi um carro automático, mas tenho sertesa que não vou apanhar dele, já vi muitos ensinando como sair, estacionar, descer ladeiras, subir ladeiras, e também os tipos de câmbios automáticos que existem.
Sou raiz. Tenho um automático e um manual . Prefiro o manual.
Tenho um automático e adoro
_Ótimo canal. Eu não tenho carro com câmbio automático, nem tão pouco dirigi um. Ainda continuo preferindo carro com câmbio manual. Talvez mais pra frente, mudo de ideia._
Obrigado Ricardo.
Hehehehehe, melhor só experimentar quando quiser usar, é muito melhor.
Até criança dirige carro automático.. muito fácil!! Rss
7:10 sempre faco isso na entrada do estacionamento, muito bom saber!!! Video muito util mesmo pra quem ja dirige automatico a tempos como eu.
9:25 Gostei do veterano bordô da Volks esse faz sucesso até hoje !!.
Gosto do câmbio manual. Mas em minha casa já tinhamos um Mercedes automático desde os anos 80.
Bahhh... Maravilha. Eu já estava desistindo de trocar meu carro manual por um automático. Vi alguns vídeos que deixam amedrontada. Parece que tu está diante de um cristal veneziano....
Obrigada pela aula
Possuo um Toyota Etios Sedã com câmbio automático. Fiquei impressionado com o acerto entre o motor e o câmbio. Parece até que ambos nasceram juntos.
E o automático CVT
Eu tenho um Etios sedan ano 2018 gostei muito do carro
Muito obrigado pela atenção e pela dicas😮
Vídeo útil, 2 anos já. Espero que em 2020 haja um novo cenário. 😂😂
Muito bom! OBS nada a ver com o assunto do vídeo: Tenho uma guitarra EXATAMENTE IGUAL a essa da direita: Ibanez ART 120. Raridade ein!
Meu problema com direção era o oposto: sempre fiquei muito estressado ao dirigir. A ponto de vender o carro e ficar só no transporte público e Uber. Agora comprei um carro automático e descobri que boa parte do meu estresse vinha da preocupação constante com as trocas de marcha. O câmbio automático me fez dirigir novamente.
Mesmo que o fabricante não indique a troca do fluido, é super indicado por mecânicos. Melhor trocar o fluido que trocar o câmbio inteiro.
Salve meus amigos, mais um excelente vídeo. O 1° carro automático que dirigi, (Hilux) dei uma Porrada no freio por conta do pé esquerdo, porém na sequência aprendi com o dia a dia e vendo vídeos, exatamente assim. Abç.
Tenho um Volvo S40 2003 com 120 mil Km, não tenho vontade de trocá-lo por outro carro, mas, sempre me preocupou o fato de que não há recomendação para trocar o óleo do câmbio. Esse vídeo tranqüilizou-me.
Gente, adoro saber "o porque de tudo" e os vídeos seus explicam tudo.. Vcs dão feras.. Mto obg por compartilhar esses conhecimentos
ótimo vídeo, mas discordo de que seja somente óleo ... outro ponto muito importante é ... NUNCA ENGATAR A RÉ OU DRIVE COM O VEÍCULO EM MOVIMENTO" , você deve esperar o carro parar totalmente, para engatar a marcha.
Rapaz, sempre recorro à vocês quando fico com dúvidas sobre qualquer assunto relacionado a carro. Este vídeo me ajudou demais.
Tenho uma scenic desde 2008. Relíquia. Fiquei viciada, é automática e perfeita.
Quero agradecer a esses dois rapazes que ensinam tantas coisas interessantes. Parabéns. Assisto muitos vídeos sobre picapes e eles dão muita segurança nas informações. Abraços
Muito, muito importante ler o manual do carro. No capítulo sobre a transmissão você encontrará boas práticas para economizar combustível, como estacionar, quando usar o N, o P ou o D etc.
Hoje aprendi a olhar o óleo do câmbio do Corolla. Assim:. Com ele parado, o nível tá lá encima. Daí liga o motor, puxa o freio de mão, põe em Drive e verifica o nível. O nível do óleo cai muito, porque está circulando no sistema. Se estiver no meio das linhas,tá bom. Pode ser que parado esteja dentro do nível,mas rodando esteja baixo. Assim falou o técnico.
Obrigado pelas dicas, para quem nunca teve carro automático e pretende adquirir são muito úteis.
Sempre dizia que não gostava de câmbio automático, mas nunca tinha dirigido um carro assim. Então as pessoas me diziam que o dia que eu tivesse um carro com câmbio automático eu não iria querer mais o manual. Pois então, comprei um Peugeot 2008 2022 automático faz um mês, e estou detestando. Prefiro mil vezes o manual.
Carro demora a responder, quando quero ultrapassar tenho que pisar fundo e esperar o câmbio reagir, consumo alto. E ainda vou ter que gastar uma grana para trocar fluido quando chegar entre 40 e 50 mil km.
Infelizmente tive dificuldade em encontrar o carro que me servisse com câmbio manual, as opções estão cada vez mais escassas.
Por outro lado, a minha mulher, que dirige mal, está adorando. Com o câmbio manual ela se atrapalhava.
Irmãos, comprei um carro automático e vcs me ajudaram muito.
Morei nós USA e sempre tive carro com câmbio automático. Adoro
Troquei o óleo de câmbio automático da minha Corolla filder com quase 200 mil km e gritante a diferença agora é carro ficou até mais econômico tem que trocar sim recomendo
Vdd... Mas o bom é trocar o oléo do cambio com 40mil km e se for uso severo no maximo 35mil km e sempre trocar o filtro de oleo quando for trocar o oleo do cambio. Pq as vezes. Se gasta até $700 pra trocar oleo e filtro do cambio automatico. E. Tem cambio automatico q se chegar quebrar por causa de óleo velho.... Chega custar até mais de $10000 pra concertar. 😱😱😱😱
@@williamboschetticoncolatto5650 mas por quê tem alguns carros que trocam com mais ou menos 70.000 Km eles andam um pouco é quebram será que é mão de obra ?
@@gustavojordao1580 as montadoras é capaz de dizer p trocar só com 70mil km pq ja querem q quebre mesmo dai elas venden mais e mais e só embolsa os $$$$😅😅😂
@@gustavojordao1580 mão de obra e peças com toda certeza no mundo... E quen leva a pior e quen cai nas balelas da concesionaria kkkk😅😅😂😂
Olá Ariovaldo tenho uma Fielder 2004/2005 e o óleo está horrível, na cor bem escura.
Estou com receio de trocar e dar algum problema, provavelmente nunca foi trocado.
Tenho um Honda Civic 08 automático. Eu aprendi que você está rodando na D. Pare o carro e passe para o N. Desligue o motor na N. Puxa freio de mão. Passe da N para a P. Pronto, pode sair e fechar o carro. É a (até onde sei) melhor forma de conservar o câmbio automático.
Comprei um Fit 1.4 2008 LXL CVT e vim pra saber mais sobre esse câmbio! Parabéns pelo canal!
Isso de segurar na ladeira com manual é muito culpa das autoescolas de antigamente, meus pais tbm tinham essa mania.
Já tive dois carros automáticos, um Focus sedan. 2009 e um Vectra elegante 2012 8 válvulas, rodei 300 mil km nós dois carros, vendi os dois nunca tive problemas em nem um dos dois.Parabens pelo trabalho.Abraço!
Mas vc trocava o óleo?
Parar o carro só com acelerador e embreagem (também chamado "rampa") foi parte da minha prova de habilitação...
Tenho um cruze sport6 ltz 2019, estou adorando o carro.
7:40 é um famoso experimento da física no qual Watt foi convertido em Joules - justamente girando uma hélice dentro de um fluído e medindo a variação de temperatura.
Pô Felipe, o teu velho tá de parabéns... kkkkk
Teste de rampa antigamente era conteúdo obrigatório nas provas práticas pra tirar carta.
Era o terror de todo mundo kkkkkkk
Ainda são
E a escola de direção ensinava a técnica do punta-taco, que consistia em colocar a ponta do sapato direito no acelerador e o salto no freio, e o pé esquerdo na embreagem. Nunca usei. Confiava mais no freio de mão para não deixar o carro descer de ré na arrancada. Uma tortura nas rampas de estacionamento de Shopping. Com câmbio automático, uma tranquilidade!
A comparação com barco foi legal ficou fácil intemder
Passar marcha é muito gostoso, até tu pegar um engarrafamento. Kkk
Por isso agora só quero Automática.
Na escola onde estudei mecânica, o professor, para explicar o funcionamento do conversor, usava a técnica de dois ventiladores, um de frente para o outro, e o ar era o fluido de ligação entre os ventiladores. Liga um, aumenta a velocidade, o outro gira de forma progressiva.
Embreagem do polo eu já tô a 7 anos com ele nunca troquei ando todo dia
Depois que experimentei automático não quero nem saber do manual! (quem gosta de sofrer)?
Achava que era dor de cotovelo quando as pessoas falavam que gostava de trocar de marcha 😅, só agora assistindo o vídeo percebi que onde moro pego trânsito para trabalhar e quando viajo, esse é o motivo de não gostar de Manual
Eu troco óleo do cambio, a cada dois anos, apesar do manual dizer que não precisa.
Não confio nessa história em óleo vitalício
Qua tô vc paga pra trocar?
NÃO deixem de trocar o óleo, vejam o que tudo quanto é especialista fala e prova sobre o óleo após tanto tempo de uso.
Estou comprando o meu primeiro automático, e amei as dicas! Valeu mesmo.
Eu tbm
Muito melhor com câmbio automático. Já estou indo para o 4 carro com esse câmbio. Amo muito
Acho sensacionais os vídeos do canal, muito bem elaborado e completo os comentários, gostaria muito de ver testes nos suv's da Peugeot. Obrigado
valeu a lição, estou comprando meu 1º automático e já valeu a lição
Vocês comentaram da troca de óleo da caixa automatica de alguns carros que algumas montadoras dizem pra trocar e outras não, eu acho ideal pra ter um cambio sempre otimo na sua mal você trocar o óleo independente da concessionaria de falar que não deve trocar nunca, seria bom fazer a troca a cada 40 ou 50 ou 60mil Km, ai sim você vai ter um cambio que vai durar bastante tempo mesmo. Minha Opinião.
Há uma regra geral: todo fluido deve ser trocado, no caso de câmbio automático mais ou menos na quilometragem citada. E como outra regra geral e que vale para o caso de câmbio automático também, deve-se sempre trocar os filtros. Se perguntar para os especialistas em câmbio, eles vão dizer que deve ser efetuada a troca dos fluidos pois é serviço pra eles; se perguntar na concessionária eles vão dizer que não precisa trocar, pois a vida útil do câmbio no caso de ser afetada por alguma coisa, já estará bem fora da garantia. Nesse jogo de gato e rato, segue-se as duas regras gerais.
As montadoras falam que não precisa trocar o óleo pra você quebrar o câmbio e gastar dinheiro em peças pra dar lucro pra eles, mas eu eles não me enganam, troco o óleo a cada 50 mil km independente de qualquer coisa.
esta certissimo.
concordo.
Perfeito, ainda mais em lugares muito quentes e com muita ladeira. Fraco o vídeo dos caras.
Tenho. Hb20 sedan, premmium. Tô gostando. Já vi dicas do próprio vendedor de como usar corretamente. Mas sempre é bom vir aqui e pegar dicaa com os mestres
Mundo: desde os anos 50 primeiro mundo andando de automático.
Brasil: assunto "polêmico" até hoje.
Sabe porquê é caro manter? Porque nossa mão de obra mecânica disponível no mercado é merda. É mal qualificada e vive de fazer gambiarras e pequenos golpes. E com isso, sem muita oferta e concorrência, você não acha mão de obra especializada e boa sem pagar muito. Porque as chances do óleo caro ser falsificado são grandes. Porque os antigos donos não fizeram as trocas devidas de óleo (que custam acima de 1 mil reais). Aí quando chega na sua mão, um carro que custou no lançamento 70~90 salários mínimos vigentes a época, está uma bomba relógio na sua mão.
Falou bem camarada... é disso pra pior.
É exatamente isso
muito bem colocado, amigo. Qual carro você se refere que a custa mais de 1mil as devidas trocas de óleo?
@@Jack32698 troca de óleo da caixa automática. Acho no geral a maioria dos modelos deve custar isso numa mecânica especializada. A última vez que fiz uma troca dessas foram 900 reais num 307 AT. O litro custa entre 130 a 200 reais, dependo do modelo, marca e cotação do dólar. Dependendo da caixa consome de 4 a 8 litros, sem contar mão de obra.
Excelente comentário!!!!! Tudo verdade. Eu estou com o meu primeiro automático Peugeot 308 THP completamente. Excelente carro, top. Mas troquei agora, com 110k km, e realmente é muito caro pela complexidade do processo, somente mecânicas totalmente equipadas e caras podem fazer a troca do óleo do câmbio automático.
Vcs não mudam chega a ser chato mas o conteúdo sempre é válido
Pô velho o que seria de nós sem vcs pra tirar nossas dúvidas, parabéns.
Ao estacionar em ruas aclives ou declives (ladeiras) pise o pé no freio, coloque no D puxe o freio de mão, tire o pé do freio aí sim coloque no P. Faça a troca do óleo da transmissão completa e não parcial, o gasto é maior, porém não terá dor de cabeça.
Belo vídeo, amigos! Parabéns. Apenas uma observação: a Honda recomenda a troca de óleo da transmissão automática a cada 20 mil kms ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Acabei de passar por isto na revisão do carro da minha esposa (wrv) e da minha sogra (fit 2017). Menos 300 pilas no bolso! Rs! Abrações!
A troca completa é 1300
@@molhesdabarra pois é, amigo. Para você ver a situação do país. Aumentou mais de 300% em 2 anos.
Olá boa tarde amigos da opinião cimceraum dos melhores vídeos que vcs fizeram até hj na minha umild loja dirigia com cambio kkkkhojo meu lado esquerdo todo parado kkke estou aprendendo com VCS aiDeusabencoe VCS
Que canal incrível! Vídeos de fato pertinentes, com explicações claras e objetivas, e que trazem informações de fato relevantes de quem de fato passa segurança, certamente por conhecer bem de carros. Obrigada por cada vídeo, demais.
Vcs são muito bons, ja acompanho a mais de 1 ano.
Muito obrigado Samuel!