Uai, nós comentamos a enquete, o Dio fez um vídeo comentando os comentários. Agora estamos comentando os comentários do Dio sobre os comentários. Será que o Dio irá fazer um vídeo comentando os comentários que fizemos no vídeo do Dio comentando os nossos comentários na enquete? Ok, chega de internet por hoje.
Kkkkkkkkkkk vou comentar esse seu comentário: mano que bagulho vc fumou? Será que o Dio vai comentar meu comentário que eu fiz sobre seu comentário que era sobre o comentário sobre os comentários?
@@nannybertulino30 então eu comento seu comentário sobre o comentário do cara que comentou o Dio comentando os comentários que comentaram aquilo que ele pediu pra não comentar! Tempo livre é f... Kkkkk
@@nannybertulino30 Só queria mesmo deixar um comentário sobre o seu comentário, comentando o cara que comentou sobre o vídeo que comenta os comentários de uma enquete. :)
Linux Mint é a melhor distribuição Linux para o meu uso. Aplicações Web - Firefox Pacote Office - WPS E-MAIL - Mail Spring Wine para apps Windows simples como o CalcTape. Interface simples, limpa e eficaz para quem está a migrar de um Windows. Não é necessário passar por formação ou ser Expert para ser um bom utilizador do Linux Mint.
Já experimente quasei todas versões do linux da atualidade. Instalando em vários tipos de máquinas e configurações de baixa capacidade, mas a versão q eu adorei pela simplicidade, estabilidade e funcionalidade. Adotei linux mint cinnamon como a melhor. Já instalei em dezena de máquinas e sempre instala sem problemas, reconhecendo todo hardware. Parabens ao desenvolvedores, eles capricharam. Abraço
Mint Cinnamon sem dúvidas. Basta instalar, dar uma leve customizada (coisa de 10 minutos) pra deixar mais atraente, entregar pra qualquer usuário Windows, dizer que é o novo Windows e esperar o cabra dizer: Nossa, esse novo Windows ficou muito bom, muito mais leve, fácil de usar, fácil de atualizar e de instalar aplicativos. A propósito, minha filha prefere o Mint Cinnamon ao Windows desde os sete anos de idade. Mas hoje somos Manjaro KDE 😍, excelente.
Meio forçado o comentário em ... Mas ok né kkkk eu instalei mint, lubuntu e vários outros sistema pra usuários e mesmo deixando os ícones na área de trabalho e explicando o que é cada um eles sempre volta e fala que precisa atualiza, precisa de tal programa e não ta achando, como que faço tal coisa ... Então hoje em dia mesmo que eu pegue um PC ruim eu instalo o Windows pro cliente pra evita dor de cabeça com essas coisas, a única coisa que me falaram foi a melhora no desempenho mas tirando isso foi só dor de cabeça.
@@brunomello675 O caso de instalar e customizar e dizer para um usuário que é novo Windows se aplica para os primeiros contatos é ÓBVIO que um usuário um pouco mais atento e com tempo acaba percebendo que é tudo diferente, principalmente quando ele for tentar baixar as porcarias na net pra instalar e ferrar tudo, como sempre. Então varia muito de profissional e do usuário/cliente e o uso do PC, pros meus pais e minha filha por exemplo não faz a menor diferença se é Windows, Linux ou Mac, basta uma customização pra deixar tudo fácil pra eles. E minha realmente sempre preferiu usar o Mint Cinnamon no dualboot desde os sete anos quando ensinei a usar o computador e escolher. Por exemplo em julho instalei o Mint Cinnamon pra uma cliente uma amiga uma psicologa, que nunca havia usado Linux. Customizei algumas coisas no Mint, no Mint tem como deixar as atualizações automáticas, ensinei como usar a lojinha pra instalar aplicativos (basicamente mostrei que é igual a loja do Android) e que nunca mais iria precisar ficar buscando coisas no baixaki que vem com aqueles montes de spanware, trojans e aplicativos "extras" e ensinei a usar o Nemo (modifiquei os atalhos nele, para ficar mais parecido com do Windows. Expliquei que não são os mesmos aplicativos, mas que tem tudo que fazem o mesmo só os nomes diferentes e ou tem aparência diferente etc. O maior problema são os softwares proprietários como Microsoft Office , Adobe etc e jogos, mas daí não é problema da distribuição ou sistema se uma determinada empresa não quis portar seu software pra Linux ou Mac, não ouço dizerem que Mac é ruim porquê não tem "joguinho". Eu já conhecia o uso que ela fazia do PC e já sabia que o Office seria complicado, então ela começou a usar o Libre no Windows, bem como o Thunderbird. Enfim, no primeiro comentário dei uma forçada mesmo, para sintetizar. Porquê depende de várias variáveis. Do profissional, do usuário, do uso que ele dará ao PC, das ferramentas que ele é "dependente" e principalmente do quão disposto a aprender fazer o que ele já faz de maneira um pouco diferente. Com as vantagens de não ter sistema quebrando com frequência, não tem problemas com vírus, não fica lento com tempo, é muito mais seguro que o Windows e É GRÁTIS!!! Quando digo que o sistema atualiza sem quebrar, que pode usar o PC enquanto ele está atualizando e que não precisa reiniciar a máquina os olhos de quem já perdeu todo o sistema nas atualizações do Windows chega brilham ! hahaha! Então cada caso é um caso, talvez o melhor seja sugerir, deixar a pessoa pensar e ir migrando para ferramentas open source aos poucos, instalando no próprio Windows antes. Abraço.
@@WilianSamuel Agora sim fico claro, e eu concordo com você mas é meio difícil uma pessoa se adaptar com outras ferramentas. Na casa da minha namorada ela usa Linux todo mundo lá e eu que dou manutenção no PC e no SO só que algumas coisas como o office/photoshop não teve jeito eu tive que instala o wine pra eles usarem mas tirando isso a minha namorada mesmo fala que não quer volta pro windows e que o PC dela ta bem melhor assim (ela usa xubuntu 18.04.3, o pc dela é meio ruinzinho). O único defeito que vejo no Linux pra outros usuários são essas ferramentas e tem gente que não quer muda e isso não da pra critica pois nem eu sai delas mesmo usando Linux a 2 anos e meio mais ou menos. Eu mesmo já instalei Linux em dois PC's essa semana de uns clientes do meu trabalho, os dois eu instalei o Lubuntu mininal e fico show e pelo que os clientes me falaram fico bem rápido em comparação ao que tava só que nesses dois casos era notebooks realmente ruins com um processador de dois ou um núcleo e 1GB de RAM e eles disseram que só usa pra acessar as contas do banco, ai foi simples só formatei e deixei o sistema mais leve possível e simples pra eles usarem e foi uma maravilha, no final tinha até RAM sobrando naqueles 1GB kkk coisa que no antigo SO (win 7 starter) tava faltando o SO subia comendo 800mb da RAM deles e já começava a trava.Resumindo instalei o Lubuntu e subiu com 217MB tranquilo e com o warsaw instalado pra eles usa o banco. Dava pra deixa até mais leve com o debian lxde, aqui em casa em uma VM já fiz ele subi com 154mb de RAM (isso com todos apps básicos e com os temas modificados) mas quando é pra um cliente eu acho mais fácil instala algo da base ubuntu que eles vão se da melhor.
Bruno Mello só uma correção pontual no caso esse "defeito" não é do Linux, seria um "defeito" da Microsoft e Adobe que ainda não fizeram o port das suas ferramentas pro Linux. E é bem assim mesmo, aqui o Manjaro full + KDE completaço standard no pós instalação sobe com 450mb. Imagina uma distribuição minima com um ambiente com beeeem menos recursos. O Slax roda com ainda menos RAM, como diz a velha piada do Linux "dá pra instalar Linux até numa batata". Haha.
Pra mim, Ubuntu 20.04, sem dúvidas. Tô testando programas feitos em C# no Linux, no Ubuntu 20.04 rodou tudo certo. No Mint 19.3 o Visual Studio Code fica travando a máquina virtual toda.
7 meses de ZORIN. Satisfeito,rápido,bonito,elegante,simples.facil de instalar programas e jogos,tudo o que faço no windows faço no ZORIN,tenho dois laptops a trabalhar lado a lado,abraço de PORTUGAL, diolinux ,os seus videos foram cruciais para eu usar linux,muitas dúvidas tirei no seu canal sem ter de perguntar,há videos de tudo,muito bom a explicar as coisas e a continuar a fazer um bom trabalho sempre sai um video novo,sou inscrito faz mais de 1 ano talvez,muito antes de usar linux.
Depois de quase duas décadas de Windows o Linux Mint foi minha minha porta de entrada para o mundo Linux, atualmente estou utilizando o Ubuntu e mesmo sendo iniciante eu optei por usara última versão 20.04 e estou gostando, para mim as duas distribuições são ótimas.
Durante minha adolescência usei muito o ubuntu, acho que era a versão 8. Depois fiquei uma década só no windows e no começo desse ano passei a usar exclusivamente Linux. Escolhi por enquanto o mint por ser muito semelhante ao ubuntu, mas meu notebook é bem antigo e quando pesquisei, o mint me pareceu mais leve. Além disso a universidade onde estudo utiliza mint e os pcs de lá são bem antigos também, isso fortaleceu minha vontade de usar esse sistema.
Para ser justo, ainda que a gente desconsidere os números que chutamos, os pacotes que o Mint entrega não são corrigidos à partir do Ubuntu, o Ubuntu modificado/corrigido seria o Pop!_OS, que também entrega o GNOME, mas diferente ou "corrigido", para alguns. O Mint entrega um conjunto de apps bem diferente. A parte de engenheria de Kernel e segurança do Linux Mint depende muito ainda da Canonical, entretanto, a parte do Desktop em si, é de responsabilidade quase toda do Mint, ainda assim, existe muita tecnologia GNOME puramente ali, como o monitor do sistema, GNOME Disks, etc, etc. (indo até os forks do Nautilus e do Mutter), um pequeno percentual do repositório são de softwares próprios do Mint, ou de software que não são oriundos do projeto, mas que foram adotados e são atualmente mantidos por eles, como o TimeShift e o RedShift. O restante dos pacotes vem direto do Ubuntu e do Debian. Sei que o comentário é humorístico e tudo mais, mas às vezes as pessoas passam a acreditar em coisas devido a piadas, então só pra esclarecer, abraços Wilian! :D
Acho engraçado o pessoal falar do Ubuntu por ele não ser parecido com o windows. Isso na verdade foi o que eu mais gostei! É o primeiro Linux que eu tô usando, e outras distribuições às vezes me chamam a atenção, mas eu não vejo muito ganho em pular pra outro sistema. Na verdade só me parece mais dor de cabeça pra no fim fazer o mesmo que eu já estou fazendo. Enfim, gostei bastante do visual (nunca achei que gostaria tanto de ver tudo em laranja e roxo hahahaha) e a forma como os aplicativos são organizados me parece bem útil. Tentei me adaptar com a barra lateral (dock) se ocultando, mas senti que não era responsivo o suficiente, então deixei ela lá fixa mesmo, já que no meu uso eu preciso ficar pulando entre programas constantemente. E é isso. Um iniciante que prefere uma interface diferente, pq já que é pra mudar, quero mudar de verdade hehe
Dor de cabeça é você começar a usar uma distro -sistema operacional- totalmente diferente quando na verdade procura algo que você está habituado. Nem todos tem tempo ou vontade de colocar a cara a tapa pra aprender o "novo", ainda mais quando a interface funciona de um jeito totalmente diferente.
@@MarkHobbes Nas minhas experiências de usuário, o "totalmente diferente" é um botão sem a logo do windows pra mostrar todos os programas, e a função de desligar estar junto da bateria, volume e wi-fi, ao invés de estar junto dos programas. Uau. Tão diferente. Mas se coisas tão pequenas são empecilho, realmente, é melhor procurar um windows-like. O pecado do ubuntu é não ter os programas bem organizados na lista de programas (estão em ordem alfabética e existe apenas uma pasta utilities por lá), mas convenhamos que no windows não é muito diferente, apesar de eles terem mais pastas para organizar. De novo, nada de muito problemático. As outras complicações me parecem as mesmas de qualquer linux, se comparado ao windows.
Já usei Fedora, Ubuntu, Debian entre outras e resolvi testar o Mint. Apaixonante. Tudo funciona sem muito trabalho e acaba sendo mais prático e simples, mesmo para quem já conhece um pouco de Linux.
14:20 Exatamente o motivo que me faz ficar com o Mint, é prático, eu só quero instalar a distro, dar uma arrumada rápida (trocar ícones haha) e instalar os programas que eu preciso pra já poder sair usando e não me atrapalhar no dia a dia
Minha distro de entrada no mundo linux foi o Ubuntu! Esses dias instalei o Mint em um notebook pra testar um pouco e acabei que, por algum motivo, ficando maluco pra voltar pro Ubuntu! Talvez seja porque a interface padrão do Ubuntu seja a que menos me lembra do Windows kkk
Comecei com Ubuntu, me senti como quando era criança descobrindo as palavras e aprendendo a ler, com o Linux foi a mesma coisa, eu sempre tive computadores fracos, e sempre usei o Windows que não acho ruim, mas tive muitos problemas de desempenho sem falar que sempre me incomodou usar programas piratas, tempos atrás conhecia o kurumim, mas não me aprofundei o tempo passou e conheci o Ubuntu 20.04 LTs lado a lado com Windows e pouco tempo depois não havia mais espaço para o Windows ou melhor era desnecessário, depois o pop os e agora o mint, pro meu notebook antigo, achei a versão mais estável e leve sem dúvida. Tenho o Pop os e o Mint. Agora tenho uma certeza o Linux foi a melhor coisa que conheci e demorei para descobrir por sempre acreditar em gente sem noção que fala que o Linux é muito difícil, sinceramente faz poucos meses que uso linux e já domino muito mais que o Windows por ser algo muito prazeroso de aprender!!
"Vo menti não", minha "praia" nunca foi Gnome, e nem Cinnamon, utilizo xfce desde que me considero gente, e apesar de um compositor de janelas meio "fein" acho uma interface boa para utilizar no dia a dia.
@@andersonpessoa1671 Porque você acha que eu utilizo ele?.... Mas poderia ser implementada uma função de animações, mesmo que viesse desabilitada, e que poderia ser ativada nas configs do gerenciador de janelas
Na minha opinião depois do OpenBOX(Que não é uma DE mas sim um WM) eu me sinto muito mais em casa no XFCE do que no Gnome, Cinnamon e etc... O KDE eu uso muito porque eu comecei a usar linux com o Kubuntu e deixa aquele conceito de "afeição"
Eu nunca fui fã do XFCE, mas gostava bastante do GNOME antigo. Também gosto do LXDE no Lubuntu. Mas o que eu gostaria mesmo, é que a equipe do Mint lançasse uma versão com DDE. Isso com certeza atrairia muitos usuários. O "ruim", por outro lado, é que isso tiraria muito da personalidade do Mint.
Comecei a usar o Linux mint quarta feira desta semana por indicação do seu canal. Trabalhei um pouco para poder usar, pois meu PC é um dual core com míseros 4 GB de RAM DDR2. Agora estou com o mint xfce e não pensei duas vezes e em dois dias de uso apaguei completamente o windows
Assim como todos usuários um pouco mais antigo do Linux, o Ubuntu traz uma nostalgia que faz a gente ficar em cima do muro ou preferir ele, mas tenho que dar o braço a torcer pro mint, ele realmente traz de cara, assim que termina a instalação, um conjunto interface + usabilidade muito melhor para usuários novatos. No meu caso, fico em cima do muro, afinal de contas sou muito fã do Fedora, tanto que uso para trabalho e recentemente descobri o grande zorin os que ficou muito foda, um sistema quase perfeito.
Eu comecei no Ubuntu há 11 anos... E continuo hoje mas mudei para o XFCE pelas facilidades que me permitiu sem perder a origem. E uma coisa que nunca me preocupou é se uma distro tem qualquer similaridade com o falecido Windows, é justamente a diferença que eu busco. A possibilidade de algo que fique como eu preciso.
O ubuntu é ótimo, há um tempinho atrás mudei do windows para ele utilizando o GNOME como interface, mudei ela para o XFCE porque precisei de leveza persoalização da interface e estou amando a distribuição . Penso que com o tempo o tempo a gente vai se adptando a mudança e ela é bem importante.
Descobri o linux agora... nao aguento mais de tantos problemas que tem o windows... estou usando o mint... to apaixonado e vai me ajudar muito... minha unica dificuldade foi colocar as fontes true type no mint... mas descobri um video de um rapaz que ensinou... to falando isso pq nao achei no seu canal... mas agradeço muito pelo seu canal e seu conhecimento em linux...
Aprendi a gostar do Mint após assistir você, Dionatan, na sua fase Mint. Então, sim, você meio que influenciou essa preferência. E a praticidade do sistema e leveza me mantiveram fiel.
comecei hoje minha migração pro linux, não tenho muito conhecimento ainda mais antes de tudo já havia instalado o mint mais avaliando melhor o ubunto fiquei com ele. sua distribuição o torna mais fácil.
Ubuntu foi a segunda distro que usei, quando iniciei no mundo Linux, hoje em dia prefiro o Mint que é bem direto, simples, bom de trabalhar, acho muito intuitivo!!! Eu usei o Mint até o momento em que pararam de desenvolver a versão com KDE, vez ou outra eu uso a versão Mate do Mint, gosto também do Ubuntu Mate, que também é bom de trabalhar!!!
Mint é mais tranquilo de instalar, diferente do Ubuntu, não sei posso estar errando mas vejo Ubuntu mais como um windows do que como um linux quê usa poucos recursos e entrega bastante de volta.
Atualmente prefiro o Ubuntu, apesar de achar o mint muito bom também, por já utilizá-lo há muitos anos (além de gostar muito do antigo Mandriva - antes Mandrake e Conectiva... sim, sou dessa época junto do saudoso Kurumin 😁... o MCC era excelente). Gosto de distros bleeding edge mas com estabilidade e segurança e, portanto, uso o Manjaro hj em dia... talvez tenha alguma outra distro q me proporcione isso mas ainda não me deparei com ela (opensuse leap talvez mas tive problemas com ela algumas vezes q testei). Essa sensação de ter algo novo q te ajude ou apenas cosmética e q vc tem q esperar por 1 século para ser lançado não é legal kkkkkkkk mas o foco é produtividade e o Manjaro com KDE tem me ajudado bastante.... Bom vídeo como sempre Dio, parabéns 😉
Eu gostaria que essa "paranoia" de preferir uma distro ou outra desse espaço para uma discussão muito mais importante, que como o Dio mesmo comenta no final do vídeo, a respeito daquilo para o qual usamos o sistema. E, pra mim, toda esta energia desperdiçada em questões de gosto pessoal ou experiência pessoal, que na maior parte das vezes varia com o hardware, deveria ser investida em aplicativos melhores. Já testei a maioria das distros mais voltadas ao usuário doméstico, como o Mint, Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu), Deepin e outras diferentes até por curiosidade. Em todas instalei e usei Inkscape, GIMP, LibreOffice, WPS Office, Kdenlive, FreeCad, etc. Nunca tive grandes problemas com o SO durante o uso dos aplicativos, mas sempre me deparo com problemas ou coisas que estes aplicativos carecem ter (objetivamente). Uso o Linux a cerca de um ano e, no meu ponto de vista, qualquer distro que já testei é muito superior ao produto pago/proprietário dominante no mercado, o Windows 10 atual. E não estou dizendo que este é um sistema ruim, muito pelo contrário. Mas quando o assunto diz respeito aos aplicativos, como os que eu citei anteriormente, eu sinto que ainda há um distanciamento grande entre o mundo opensource e o proprietário (em termos de performance, recursos, design UX). E, mesmo na inexistência do comparativo, ainda há uma margem enorme de melhorias fundamentais. É claro que minhas colocações não dizem respeito ao universo total do assunto, porque isto seria injusto e incoerente, mas são uma parte da minha experiência e opinião.
Gosto bastante do UBUNTU. Gostaria muito de agradecer ao canal Diolinux, vcs me encorajaram a usar o Linux no meu LAPTOP. Nada de VM, LINUX rodando 100% na minha máquina.
Optei pelo Archlinux com KDE Plasma. Tem me atendido como desenvolvedor. Essa decisão veio depois de ter assistido a entrevista que você fez com o ilustre @tomazcanabrava. Grande entrevista! Parabéns Dionatan, seu canal é muito elaborado e você tem uma excelente didática.
Uso o Linux Mint há mais de 10 anos. Já tentei me adaptar com o ambiente gráfico Gnome, mas acho o Cinnamon melhor. E por ser um OS baseado no Ubuntu tem muito suporte sobre os pacotes e atualizações recentes. Me considero um usuário intermediário. Consigo instalar programas pelo terminal usando flatpak e snap, e também pelo apt-get. Então , pela facilidade do uso, acho melhor o mint.
tentei usar Ubuntu no passado mas esbarrava nas dificuldades de um usuário de windows, não conseguia usar o wi-fi, não conseguia instalar impressora.desta maneira não tinha como utilizar o Ubuntu, veio o Linux Mint e de cara já conectava no meu wi-fi e com um pouco de tempo instalei minha impressora lazer brother. assim ficou bem mais fácil entrar no mundo Linux,com direito a drivers da nvidea pra minha placa de vídeo.era tudo que precisava.comecei a utilizar por indicação do Diolinux e agora é meu O.S favorito!
SObre a barra em cima, ela ocupa mais espaço não na tela, mas na atenção das pessoas. Lemos de cima para baixo e esquecemos do que está lá bem embaixo, mas ao começar a ler qualquer coisa ela passa no foco um pouco, especialmente se não está acostumado. Um bom exemplo é como navegadores passaram os últimos 10 anos diminuindo o que há no topo da janela.
O último grande Windows foi o 7. Prefiro usar o Linux Mint Cinnamon porque tem uma aparência parecida e todos os emuladores que uso funcionam sem problema algum. Não estou desmerecendo o trabalho excelente da Canonical.
Testo várias distros, mas sempre acabo voltando para o Mint, já usei bastante o Ubuntu, mas acho o Mint mais leve e tudo nele funciona, deixo o Mint com Visual do Ubuntu, barra lateral esquerda que fica muito produtivo para mim, mas sem o Gnome!
O mint foi o único que se adaptou melhor ao meu hardware, e estou usando o Cinnamon quem nem é a versão mais leve, resumindo melhor distro que já usei.
Comecei ontem com Linux, escolhi o Mint por indicação de um amigo. Gostei bastante, não sei fazer nada ainda. Instalei Python, Anaconda e R, mas não consegui abrir o RStudio nele ainda. Da um erro e não instala uns pacotes. Hoje a noite pego ele de novo pra tentar. Obrigado.
Sugestão de vídeo: navegador Braver-browser (suporte para Linux). Seria uma forma de navegar e receber pelas propagandas vistas. A maneira de instalar é usando repositórios deles, acha seguro ?
Eu gosto do mint, até pensei em voltar a usar ele depois de um tempo no Ubuntu com gnome. A minha primeira experiência com o mint não foi muito boa por incrível que pareça, apesar dele ser semelhante ao Windows, eu fiquei meio perdida por causa das tantas opções que ele oferece, e não me acostumei achei o visual do gnome muito bonito e apesar de diferente mais simples na questão de usabilidade. Hoje estou no Zorin existem coisas que podem melhorar mais eu gostei da proposta e me agrada.
Faz apenas algumas semanas que instalei o mint (tentando migrar pra linux em definitivo), e estou me agradando muito dele. Depois pretendo testar o Ubuntu. Esse vídeo em partes foi muito esclarecedor para mim.
Eu tive problemas com meu windows em algumas atualizações que prejudicaram imensamente meu trabalho, e vendo os teus vídeos, eu fiquei tentado a testar o linux. Instalei o Ubuntu há uma semana e até agora, tudo que eu fazia no windows, eu faço no linux com um visual ainda mais amigável. Já havia passado por isso há alguns anos e pra mim, o Ubuntu é a melhor distro do sistema. Não conheço o Mint, mas pelo que vi, parece ser uma questão de interface mesmo. Então nesse caso, fico no team Ubuntu. Valeu pelas suas dicas! Ajudaram muito nessa transição!
Já usei as 2 e a interface me agrada muito mais a do Linux Mint, ambos são bem leves ! O Ubuntu precisa de mais conhecimento, até tenho mas conhecimento intermediário, porém gosto do básico. Prefiro Mint
Já surrei me pc com varias distros Linux, no momento, pra o meu pc com processador corel 2duo, muito surrado, estou usando o monte, pois é o único que tem respondido às minhas expectativas.
Usei Ubuntu como distro principal desde 2006. Em 2016 ou 2017 mudei para o Mint. Neste ano decidi mudar. Experimentei o Deepin e achei bagunçado e o Elementary, mas senti falta de alguns recursos. Decidi sair um pouco dos derivados do Debian e estou usando o Fedora 30. Estou muito impressionado. Estou gostando muito mesmo!
o problema do gnome, por exemplo no meu pc, que tem uns 10 anos, ele carrega muita coisa inútil por trás das cortinas, um programa que pra mim é extremamente inútil nos dias atuais é o evolution/thunderbird, não faz sentido vc não poder desinstalar essa tralha sem levar embora a interface toda
Xubuntu! Comecei no XFCE com o Mint, mas acabei indo pro Xubuntu, pro meu gosto é o melhor, por ser leve, estável, interface agradável e fácil de usar.
Eu usei um Ubuntu por algum tempo até descobrir o Mint, na época ele era bem fraquinho, fiquei um bom tempo nele, tipo uns 10 anos. No mês passado o Cinnamon começou a travar feio no meu pc ( antigo core 5). Fui para o K 4 OS, e travou geral, não sei porque. Cansado do mint e de correr atrás de outros S.O. , ontem voltei para o Ubuntu sabor Mate, gostei demais, o desempenho da maquina está ótimo, temperatura lá em baixo e nada de travamentos. Vamos continuar testando.
Concordo plenamente. O Endless tem um objetivo muito nobre, principalmente aquela versão que vem com tudo, facilitando pra pessoas que não tem acesso a internet.
Uso Linux há muitos anos, comecei no Mandrake lá em 2001. Estou longe de ser "iniciante", entretanto, sou fã do Mint e usuário há tempos, basicamente, porque ele simplesmente funciona. Ele me atende, oferece-me tudo o que preciso, sem complicação, de maneira estável. Gosto do Ubuntu também, usei-o por muitos anos, contudo, abandonei-o quando adotou a interface própria. Sei que hoje usa o GNOME, mas, estou satisfeito com o Cinnamon, não vejo motivos para mudar. Gosto de ligar meu laptop para trabalhar e não precisar configurar muita coisa, ele está ali, pronto, esperando-me. Depois de muito sofrer com incompatibilidades e sistemas quebrados, é empolgante o estado do Linux hoje. Tudo funciona como deveria.
Na minha opinião, ambas as distros são maravilhosas. Mas, acredito que o Ubuntu seja minha preferida, pois foi minha primeira distro depois que rompi meu relacionamento com a da Microsoft (Windows 8.1), há 3 anos. Enfim... São tantas emoções, rsrsrs....
Por sua indicação eu conheci e passei a preferir o linux mint antigamente eu só usava Ubuntu por não conhecer outras distribuições, mas depois que conheçi o Linux mint passei a preferir ele por conta do seu visual parecido com windows, por sua simplicidade e leveza
Eu uso ubuntu 18.04 e linux mint ambos são bons, no meu ubuntu 18.04 instalei a interface cinnamimon e meu gnome é modificado com extensões instalei a a extensão dash to painel e novo tema icomes do ubuntu.
Usei o Mint por 5 anos como desktop no meu serviço e na minha casa. Ubuntu XFCE uso em servidores. O Gnome é meio diferente, mas pra serviços que vc não pode ficar formatando é melhor. O Ubuntu 16.04 deu pra fazer upgrade para 18.04 sem formatar, ultimamente isso é interessante pra mim. Sinceramente é a mesma coisa, vai muito do gosto ,eu prefiro a opção upgrade sem formatação.
No meu velho notebook, com quase 10 anos, o Windows já não tinha fluidez, necessitando de muita mão de obra e hacks para ter o mínimo de funcionalidade, além de levar perto de 5 minutos para partir. Querendo aproveitá-lo ao máximo, ao invés de comprar um novo notebook, resolvi, a uns três anos, tentar outros sistemas. Descobri com pouca pesquisa que o Ubuntu, pelo fato de ser longevo, ter uma grande corporação por trás e muito material on-line seria o mais simples de implementar, solucionar os eventuais problemas e proceder as customizações que me fossem necessárias. À época optei pela principal distribuição, o 16.04.2 com interface Unity. Foi bem fácil me adaptar a ele, principalmente tendo ajuda de canais como os do Dio. Quando a Canonical lançou a versão 18, com a interface Gnome 3, fui de pronto testá-la. Ela não se adaptou a minha máquina, tendo um desempenho bem abaixo daquele que me havia acostumado. Além disso, eu não me adaptei a ela, também. Após uma nova pesquisa, e de testar uma ou outra distribuição cheguei ao mesmo Ubuntu 18, porém, com a interface Mate. Muito intuitiva e veloz. De fácil adaptação, mesmo se vier do Windows. Eu já experimentei o Mint, e com respeito ao desempenho, se equivalem, porém a interface do Mate é ainda mais bonita, amigável e mais facilmente customizável, com vários temas já instalados, basta selecionar de acordo com a preferência, além de poder escolher dentre três compositores de tela, o que se adapta melhor às suas aplicações. Mesmo comparando com meu sistema anterior. o Ubuntu 16 com Unity, esta se mostrou superior em qualquer aspecto, fosse visual, de fluidez, de consumo de recursos, versatilidade ou produtividade. Não penso em trocar, pelos próximos anos.
Acho o Ubuntu muito pesado por causa do Gnome (das distros que textei, só o Fedora conseguiu rodar bem o Gnome). O Mint é mais leve, mas acho a Cinnamon muito com cara de que foi feito na garagem comparado com outros (mesmo quando você personaliza ela)... No final eu uso o Kubuntu por ter a estabilidade do KDE e ter a distro .deb
Sou noob no mundo Linux (uso windows). Recentemente fui sugestionado a usar Ubuntu/Mint para usar como plataforma de desenvolvimento num curso online. Após algumas rápidas pesquisas e recomendações instalei o Mint. Minha opinião? Após 10 minutos usando já penso seriamente em erradicar o Windows do meu notebook (usarei VM para quando e se precisar usar M$). Mint virou meu boot principal.
MINT TODA VIDA por experiencia pessoal em cerca de 90 a 95% das vezes q eu usei ubuntu no meu nootbock pessoal tive muito problema principalmente com ip de pacotes do suorce list
2020 Ubuntu 20.04 LTS Voando e ainda bonito =) Falo sempre, faz tempo que não precisamos mais instalar Linux e procurar para deixar ele com cara de macOS, pois as distros estão cada vez mais bonitos
O mint achei mais fácil de mexer, porém ainda gosto do Ubuntu 22.04 LTS, o Ubuntu foi minha porta de entrada para o mundo Linux, não quero usar Windows nunca mais.
Prefiro o Ubuntu pois é mais fácil e intuitivo. No Mint, tem um monte de coisas jogadas e certamente confusas para iniciantes. (por exemplo, tem o pacote chamada Thunderbird Firefox, que eu nunca ouvi falar) E também estou dominando mais o Ubuntu que o Mint.
O funcional hoje é o Mint. Saí do Windows há alguns anos e fui pro Ubuntu com Unity. Adorei. Detestei as novas roupagens com Gnome e parti, de vez, para o Mint, o qual já usava em dual boot com o Ubuntu.
Apesar de ter nascido no ubuntu, adotei o mint após três distros gostei D+, e gostei mais de ter mantido a versão 32, pelo amor de Deus mantenha o 32b funcionando, uma vez que não possuo recursos para adquirir um 64!
Devido a internet ser bem instável na minha cidade, eu não chego a testar outras distro Linux. Mas no momento uso Linux Mint - estou muito satisfeito, até agora não me deu nenhum problema
Olha já passei por várias distros cara. Ubuntu, Mat, Mint e etc cara hoje e estacionei no ZORIN POR ELE ME OFERECER UMA COMPATIBILHIDADE PARA MEU USO... e faz tempo que não uso outro e acho que pra min não saio mais do ZORIN. Obrigado DIOOOOOOO.
Vou tentar usar o mint no PC, tenho usado o Ubuntu 22.04 e não tive e nem tenho nenhum problema atualmente, uso para programar e jogar sem problema nenhum no notebook (instalarei o mint no desktop) porém anteriormente usei Ubuntu 20.0x e tinha sido horrível a experiência, era muito mais bugado, parecia ou SO de tanto bug.
Comecei no Kurumin, mas não era viável para uma época de pouca internet e jogos basicamente feitos para o Windows, passei a usar o Mint 19.3 por recomendação de um amigo depois de anos de Windows. Não achei muita diferença e me serviu para o aprendizado. Passei a navegar em outras distros para testar. Usei o Elementary, mas senti que pecava muito na questão de drivers. Migrei pro Ubuntu. No começo peguei ranço. Mas hoje acho extremamente estável e prática, principalmente no gerenciamento de janelas da tecla window. Parece bobo, mas atende a uma necessidade minha de troca rápida entre tarefas, especialmente quando preciso fazer lives pelo zoom e transmitir algo sem interferir nessa transmissão. Hoje vejo que o Mint é melhor para quem acabou de sair do Windows, mas tem que navegar nas outras distros e achar sua praia. A minha atual é a Ubuntu 20.04, não penso em sair tão cedo.
Gente, em desempenho o Linux Mint é muito mais rápido que o Ubuntu. Usei o Ubuntu e agora to com o Mint, superou o ubuntu mais 100% no meu notebook q nao e tao robusto.
Na minha máquina pessoal uso ubuntu, pois gosto muito do gnome que se distancia da mesmice das interfaces, porém, quando me pedem, instalo o Mint nas máquinas de outras pessoas por ter uma interface mais amigável. Gosto muito das duas.
Estava eu tentando usar o Linux desde 2008... varias distros testando e tals... a principio uma distro em teste até me agradava logo de inicio... mas com o frequente uso algo sempre me aborrecia com algo... então desistia... fiquei alguns anos com a ideia de migrar para o Linux engavetada. Ano passado (2018) em junho mais precisamente... através desse canal "descobri" o Mint... resolvi testa-lo... resumindo... estou com ele até hoje dividindo o uso do pc com o Windows... pra ser mais exato... uso o Windows só pra jogos... o restante é tudo no Mint !!! Abraços.
Continuo preferindo o Xubuntu, faz aquilo que eu preciso, posso deixar ele do jeito que gosto. E nem preciso ficar correndo atrás de versão de curto suporte, pois a LTS do Xubuntu está ótima pra mim.
Cheguei a usar o Kurumin na época do 3.0, fazia dualboot com o Windows (não lembro qual). Com algumas dificuldades que tive, principalmente com o terminal e com programas similares aos do sistema da Microsoft, acabei ficando só no Windows por um tempo e tentei voltar pro Linux com o Ubuntu. Como estava acostumado com o KDE do Kurumin, não gostei do Gnome fiquei só no Windows mesmo (podia ter testado o Kubuntu, mas...). Recentemente, comprei um netbook (PC da Xuxa) usado, pela portabilidade e por não ter dinheiro pra comprar um PC leve mais novo (sou professor de escola pública), e vou instalar o Linux Mint XFCE nele. Sempre quis um computador pra deixar só Linux e me forçar a usar o sistema, sem o Windows do lado, daí vou tentar fazer isso agora.
Pessoal fala sobre as interfaces, mas é tudo muito facilmente configuravel, eu por exemplo uso o Mint com o xfce4 e acho perfeito! Quanto aos icones do mint vc pode configurar facilmente, tem modelo que usa os icones padrão dos apps.
Eu prefiro usar o Ubuntu (na real, uso Debian oldstable), mas considero o Mint mais estável. Não no sentido de não ter bugs, mas nas poucas mudanças na interface gráfica, eu gosto dessa ideia de mudar pouca coisa. Alguns usuários reclamam do tema padrão, mas é justamente o que eu acho mais interessante nele.
Estava com o Ubuntu, mas na atualização 5.11 parou de reiniciar. Daí entrava pela 5.8. Agora instalei o mint porque ele não deu erro na instalação do drive da placa de vídeo nvidia-340. Vi na sua live que o mint é um pouco melhor para codecs e drives, como meu problema era drive, agora funcionando no mint, mas na atualização 5.4 ainda.
Faz algumas semanas que estou no mundo Linux, já havia experimentado Mint e Ubuntu há 10 anos atrás. Como uso Corel, PhotoShop, estou aprendendo os programas do Linux para não voltar para Windows
Minha maquina pessoal uso windows por conta de alguns problema de drivers na minha placa AMD (sim ja tentei de tudo e a perda de desempenho é absurda nas distros linux), mas no trabalho nas duas maquinas que uso instalei o Mint e me sinto muito bem no meu dia a dia, e por incrível que pareça minha produtividade de trabalho não sofreu efeitos..
5 лет назад+1
Principal do Mint pra mim é que já vem com o programa de criar boot num pen drive já instalado. Instalou o primeiro Mint sai instalando em todo lugar por aí
Gosto muito do Ubuntu, mas a paixão mesmo surgiu com o Mint. Nunca tive problemas com o sistema, tudo é elegante e funciona bem. Além das ferramentas sensacionais. Como não tenho mais tempo de ficar pesquisando sobre problemas e distros, o Mint é perfeito.
Eu sempre instalei o tema de ícones ubuntu-mono no Mint. Mas no Mint 19.2, que eu testei recentemente, isso não é necessário. Porque esse tema de ícones já vem instalado. Basta entrar nas configurações, clicar em "Aparência", depois clicar em "Ícones" e escolher entre os diversos temas que estão disponíveis. Incluindo Ubuntu Mono Dark, que é o meu preferido.
O Linux Mint é ótimo por eu vir do windows,mas a minha distro favorita é sim o Ubuntu...mas o Ubuntu Budgie eu já testei muitas distros Linux como o Linux Mint, Xubuntu, elementary OS, Solus e outros.Mas hoje o meu pc é dual boot com windows 10 e Ubuntu Budgie.
Uai, nós comentamos a enquete, o Dio fez um vídeo comentando os comentários.
Agora estamos comentando os comentários do Dio sobre os comentários.
Será que o Dio irá fazer um vídeo comentando os comentários que fizemos no vídeo do Dio comentando os nossos comentários na enquete?
Ok, chega de internet por hoje.
Inception.
Kkkkkkkkkkk vou comentar esse seu comentário: mano que bagulho vc fumou? Será que o Dio vai comentar meu comentário que eu fiz sobre seu comentário que era sobre o comentário sobre os comentários?
Kkkkk
@@nannybertulino30 então eu comento seu comentário sobre o comentário do cara que comentou o Dio comentando os comentários que comentaram aquilo que ele pediu pra não comentar!
Tempo livre é f... Kkkkk
@@nannybertulino30 Só queria mesmo deixar um comentário sobre o seu comentário, comentando o cara que comentou sobre o vídeo que comenta os comentários de uma enquete. :)
Melhor observação: "Você já viu alguém que comprou um mac dizer que não está se aptando?!" kkkkkk Morri! Verdades sejam ditas! Vlw Dio!
realmente
Rebentou nessa ai...
Comprei e me arrependi e devolvi.
@Nolux tu sabx se ele(a) devolveu em 1 dia?
@@Ivivsss Já vi outras pessoas desistirem e venderem por isso... Aparentemente ele não sabe tudo sobre pessoas, mas sabe muito sobre Linux kk
Linux Mint é a melhor distribuição Linux para o meu uso.
Aplicações Web - Firefox
Pacote Office - WPS
E-MAIL - Mail Spring
Wine para apps Windows simples como o CalcTape.
Interface simples, limpa e eficaz para quem está a migrar de um Windows. Não é necessário passar por formação ou ser Expert para ser um bom utilizador do Linux Mint.
Hélio Dias de Brito Teixeira em relação a vírus. Qual proteção mais usada ?
Não conhecia esse WPS Office, baixei aqui e achei muito bom! Melhor que o Libre.
@@sidneycavalcant vírus é a última coisa a se preocupar em distros Linux. Eu ainda não vi uma pessoa que utilizasse um antivírus em uma.
"60% do Mint é Ubuntu"
Exatamente, os outros 40% são as correções. hahaha!
no mint o DaVinci Resolve não tem muitos problemas?
Já experimente quasei todas versões do linux da atualidade. Instalando em vários tipos de máquinas e configurações de baixa capacidade, mas a versão q eu adorei pela simplicidade, estabilidade e funcionalidade. Adotei linux mint cinnamon como a melhor. Já instalei em dezena de máquinas e sempre instala sem problemas, reconhecendo todo hardware. Parabens ao desenvolvedores, eles capricharam. Abraço
Única coisa que não gosto do Mint são os ícones, q não é o padrão dos desenvolvedores
Concordo plenamente...
Mint Cinnamon sem dúvidas.
Basta instalar, dar uma leve customizada (coisa de 10 minutos) pra deixar mais atraente, entregar pra qualquer usuário Windows, dizer que é o novo Windows e esperar o cabra dizer: Nossa, esse novo Windows ficou muito bom, muito mais leve, fácil de usar, fácil de atualizar e de instalar aplicativos.
A propósito, minha filha prefere o Mint Cinnamon ao Windows desde os sete anos de idade.
Mas hoje somos Manjaro KDE 😍, excelente.
Meio forçado o comentário em ... Mas ok né kkkk eu instalei mint, lubuntu e vários outros sistema pra usuários e mesmo deixando os ícones na área de trabalho e explicando o que é cada um eles sempre volta e fala que precisa atualiza, precisa de tal programa e não ta achando, como que faço tal coisa ... Então hoje em dia mesmo que eu pegue um PC ruim eu instalo o Windows pro cliente pra evita dor de cabeça com essas coisas, a única coisa que me falaram foi a melhora no desempenho mas tirando isso foi só dor de cabeça.
@@brunomello675
O caso de instalar e customizar e dizer para um usuário que é novo Windows se aplica para os primeiros contatos é ÓBVIO que um usuário um pouco mais atento e com tempo acaba percebendo que é tudo diferente, principalmente quando ele for tentar baixar as porcarias na net pra instalar e ferrar tudo, como sempre.
Então varia muito de profissional e do usuário/cliente e o uso do PC, pros meus pais e minha filha por exemplo não faz a menor diferença se é Windows, Linux ou Mac, basta uma customização pra deixar tudo fácil pra eles. E minha realmente sempre preferiu usar o Mint Cinnamon no dualboot desde os sete anos quando ensinei a usar o computador e escolher.
Por exemplo em julho instalei o Mint Cinnamon pra uma cliente uma amiga uma psicologa, que nunca havia usado Linux.
Customizei algumas coisas no Mint, no Mint tem como deixar as atualizações automáticas, ensinei como usar a lojinha pra instalar aplicativos (basicamente mostrei que é igual a loja do Android) e que nunca mais iria precisar ficar buscando coisas no baixaki que vem com aqueles montes de spanware, trojans e aplicativos "extras" e ensinei a usar o Nemo (modifiquei os atalhos nele, para ficar mais parecido com do Windows.
Expliquei que não são os mesmos aplicativos, mas que tem tudo que fazem o mesmo só os nomes diferentes e ou tem aparência diferente etc.
O maior problema são os softwares proprietários como Microsoft Office , Adobe etc e jogos, mas daí não é problema da distribuição ou sistema se uma determinada empresa não quis portar seu software pra Linux ou Mac, não ouço dizerem que Mac é ruim porquê não tem "joguinho".
Eu já conhecia o uso que ela fazia do PC e já sabia que o Office seria complicado, então ela começou a usar o Libre no Windows, bem como o Thunderbird.
Enfim, no primeiro comentário dei uma forçada mesmo, para sintetizar. Porquê depende de várias variáveis.
Do profissional, do usuário, do uso que ele dará ao PC, das ferramentas que ele é "dependente" e principalmente do quão disposto a aprender fazer o que ele já faz de maneira um pouco diferente.
Com as vantagens de não ter sistema quebrando com frequência, não tem problemas com vírus, não fica lento com tempo, é muito mais seguro que o Windows e É GRÁTIS!!! Quando digo que o sistema atualiza sem quebrar, que pode usar o PC enquanto ele está atualizando e que não precisa reiniciar a máquina os olhos de quem já perdeu todo o sistema nas atualizações do Windows chega brilham ! hahaha!
Então cada caso é um caso, talvez o melhor seja sugerir, deixar a pessoa pensar e ir migrando para ferramentas open source aos poucos, instalando no próprio Windows antes.
Abraço.
@@WilianSamuel Agora sim fico claro, e eu concordo com você mas é meio difícil uma pessoa se adaptar com outras ferramentas. Na casa da minha namorada ela usa Linux todo mundo lá e eu que dou manutenção no PC e no SO só que algumas coisas como o office/photoshop não teve jeito eu tive que instala o wine pra eles usarem mas tirando isso a minha namorada mesmo fala que não quer volta pro windows e que o PC dela ta bem melhor assim (ela usa xubuntu 18.04.3, o pc dela é meio ruinzinho). O único defeito que vejo no Linux pra outros usuários são essas ferramentas e tem gente que não quer muda e isso não da pra critica pois nem eu sai delas mesmo usando Linux a 2 anos e meio mais ou menos.
Eu mesmo já instalei Linux em dois PC's essa semana de uns clientes do meu trabalho, os dois eu instalei o Lubuntu mininal e fico show e pelo que os clientes me falaram fico bem rápido em comparação ao que tava só que nesses dois casos era notebooks realmente ruins com um processador de dois ou um núcleo e 1GB de RAM e eles disseram que só usa pra acessar as contas do banco, ai foi simples só formatei e deixei o sistema mais leve possível e simples pra eles usarem e foi uma maravilha, no final tinha até RAM sobrando naqueles 1GB kkk coisa que no antigo SO (win 7 starter) tava faltando o SO subia comendo 800mb da RAM deles e já começava a trava.Resumindo instalei o Lubuntu e subiu com 217MB tranquilo e com o warsaw instalado pra eles usa o banco. Dava pra deixa até mais leve com o debian lxde, aqui em casa em uma VM já fiz ele subi com 154mb de RAM (isso com todos apps básicos e com os temas modificados) mas quando é pra um cliente eu acho mais fácil instala algo da base ubuntu que eles vão se da melhor.
Bruno Mello só uma correção pontual no caso esse "defeito" não é do Linux, seria um "defeito" da Microsoft e Adobe que ainda não fizeram o port das suas ferramentas pro Linux.
E é bem assim mesmo, aqui o Manjaro full + KDE completaço standard no pós instalação sobe com 450mb. Imagina uma distribuição minima com um ambiente com beeeem menos recursos. O Slax roda com ainda menos RAM, como diz a velha piada do Linux "dá pra instalar Linux até numa batata". Haha.
melhor resposta parabéns!
Pra mim, Ubuntu 20.04, sem dúvidas. Tô testando programas feitos em C# no Linux, no Ubuntu 20.04 rodou tudo certo. No Mint 19.3 o Visual Studio Code fica travando a máquina virtual toda.
nossa! Melhor canal sobre Linux, fiz um upgrand no not e instalei o Linux Mint e estou maratonando no canal rssss abrss e obrigado pelos os conteúdos
7 meses de ZORIN. Satisfeito,rápido,bonito,elegante,simples.facil de instalar programas e jogos,tudo o que faço no windows faço no ZORIN,tenho dois laptops a trabalhar lado a lado,abraço de PORTUGAL, diolinux ,os seus videos foram cruciais para eu usar linux,muitas dúvidas tirei no seu canal sem ter de perguntar,há videos de tudo,muito bom a explicar as coisas e a continuar a fazer um bom trabalho sempre sai um video novo,sou inscrito faz mais de 1 ano talvez,muito antes de usar linux.
Depois de quase duas décadas de Windows o Linux Mint foi minha minha porta de entrada para o mundo Linux, atualmente estou utilizando o Ubuntu e mesmo sendo iniciante eu optei por usara última versão 20.04 e estou gostando, para mim as duas distribuições são ótimas.
Hoje já deve tá fera 😂
Você é tão simpático e calmo ❤️
Durante minha adolescência usei muito o ubuntu, acho que era a versão 8. Depois fiquei uma década só no windows e no começo desse ano passei a usar exclusivamente Linux. Escolhi por enquanto o mint por ser muito semelhante ao ubuntu, mas meu notebook é bem antigo e quando pesquisei, o mint me pareceu mais leve. Além disso a universidade onde estudo utiliza mint e os pcs de lá são bem antigos também, isso fortaleceu minha vontade de usar esse sistema.
"60% do Mint é Ubuntu"
Exatamente, os outros 40% são as correções. hahaha!
Concordo hahaha
Para ser justo, ainda que a gente desconsidere os números que chutamos, os pacotes que o Mint entrega não são corrigidos à partir do Ubuntu, o Ubuntu modificado/corrigido seria o Pop!_OS, que também entrega o GNOME, mas diferente ou "corrigido", para alguns. O Mint entrega um conjunto de apps bem diferente. A parte de engenheria de Kernel e segurança do Linux Mint depende muito ainda da Canonical, entretanto, a parte do Desktop em si, é de responsabilidade quase toda do Mint, ainda assim, existe muita tecnologia GNOME puramente ali, como o monitor do sistema, GNOME Disks, etc, etc. (indo até os forks do Nautilus e do Mutter), um pequeno percentual do repositório são de softwares próprios do Mint, ou de software que não são oriundos do projeto, mas que foram adotados e são atualmente mantidos por eles, como o TimeShift e o RedShift. O restante dos pacotes vem direto do Ubuntu e do Debian.
Sei que o comentário é humorístico e tudo mais, mas às vezes as pessoas passam a acreditar em coisas devido a piadas, então só pra esclarecer, abraços Wilian! :D
@@Diolinux ai!
Melhor comentário e olha que eu uso o Ubuntu kkkkkkkkkk
boa mano, linux mint é muito melhor
Acho engraçado o pessoal falar do Ubuntu por ele não ser parecido com o windows. Isso na verdade foi o que eu mais gostei! É o primeiro Linux que eu tô usando, e outras distribuições às vezes me chamam a atenção, mas eu não vejo muito ganho em pular pra outro sistema. Na verdade só me parece mais dor de cabeça pra no fim fazer o mesmo que eu já estou fazendo. Enfim, gostei bastante do visual (nunca achei que gostaria tanto de ver tudo em laranja e roxo hahahaha) e a forma como os aplicativos são organizados me parece bem útil. Tentei me adaptar com a barra lateral (dock) se ocultando, mas senti que não era responsivo o suficiente, então deixei ela lá fixa mesmo, já que no meu uso eu preciso ficar pulando entre programas constantemente. E é isso. Um iniciante que prefere uma interface diferente, pq já que é pra mudar, quero mudar de verdade hehe
Um dica, usando um software chamado dconf, que deve ser operado com cautela, que você pode mudar a velocidade da animação de ocultação da dock
Obrigado 😄
Ubuntu não parecer com o Windows é amor
Dor de cabeça é você começar a usar uma distro -sistema operacional- totalmente diferente quando na verdade procura algo que você está habituado. Nem todos tem tempo ou vontade de colocar a cara a tapa pra aprender o "novo", ainda mais quando a interface funciona de um jeito totalmente diferente.
@@MarkHobbes Nas minhas experiências de usuário, o "totalmente diferente" é um botão sem a logo do windows pra mostrar todos os programas, e a função de desligar estar junto da bateria, volume e wi-fi, ao invés de estar junto dos programas. Uau. Tão diferente. Mas se coisas tão pequenas são empecilho, realmente, é melhor procurar um windows-like. O pecado do ubuntu é não ter os programas bem organizados na lista de programas (estão em ordem alfabética e existe apenas uma pasta utilities por lá), mas convenhamos que no windows não é muito diferente, apesar de eles terem mais pastas para organizar. De novo, nada de muito problemático. As outras complicações me parecem as mesmas de qualquer linux, se comparado ao windows.
Já usei Fedora, Ubuntu, Debian entre outras e resolvi testar o Mint. Apaixonante. Tudo funciona sem muito trabalho e acaba sendo mais prático e simples, mesmo para quem já conhece um pouco de Linux.
14:20 Exatamente o motivo que me faz ficar com o Mint, é prático, eu só quero instalar a distro, dar uma arrumada rápida (trocar ícones haha) e instalar os programas que eu preciso pra já poder sair usando e não me atrapalhar no dia a dia
Minha distro de entrada no mundo linux foi o Ubuntu!
Esses dias instalei o Mint em um notebook pra testar um pouco e acabei que, por algum motivo, ficando maluco pra voltar pro Ubuntu! Talvez seja porque a interface padrão do Ubuntu seja a que menos me lembra do Windows kkk
Comecei com Ubuntu, me senti como quando era criança descobrindo as palavras e aprendendo a ler, com o Linux foi a mesma coisa, eu sempre tive computadores fracos, e sempre usei o Windows que não acho ruim, mas tive muitos problemas de desempenho sem falar que sempre me incomodou usar programas piratas, tempos atrás conhecia o kurumim, mas não me aprofundei o tempo passou e conheci o Ubuntu 20.04 LTs lado a lado com Windows e pouco tempo depois não havia mais espaço para o Windows ou melhor era desnecessário, depois o pop os e agora o mint, pro meu notebook antigo, achei a versão mais estável e leve sem dúvida. Tenho o Pop os e o Mint. Agora tenho uma certeza o Linux foi a melhor coisa que conheci e demorei para descobrir por sempre acreditar em gente sem noção que fala que o Linux é muito difícil, sinceramente faz poucos meses que uso linux e já domino muito mais que o Windows por ser algo muito prazeroso de aprender!!
"Vo menti não", minha "praia" nunca foi Gnome, e nem Cinnamon, utilizo xfce desde que me considero gente, e apesar de um compositor de janelas meio "fein" acho uma interface boa para utilizar no dia a dia.
Xfce tem a sua razão de ser (pcs modestos) e pode ser personalizado
@@andersonpessoa1671 Porque você acha que eu utilizo ele?.... Mas poderia ser implementada uma função de animações, mesmo que viesse desabilitada, e que poderia ser ativada nas configs do gerenciador de janelas
Na minha opinião depois do OpenBOX(Que não é uma DE mas sim um WM) eu me sinto muito mais em casa no XFCE do que no Gnome, Cinnamon e etc... O KDE eu uso muito porque eu comecei a usar linux com o Kubuntu e deixa aquele conceito de "afeição"
Eu nunca fui fã do XFCE, mas gostava bastante do GNOME antigo. Também gosto do LXDE no Lubuntu. Mas o que eu gostaria mesmo, é que a equipe do Mint lançasse uma versão com DDE. Isso com certeza atrairia muitos usuários. O "ruim", por outro lado, é que isso tiraria muito da personalidade do Mint.
@@andersonpessoa1671 Sim, mas nada impede de se utilizar um PC top de linha.
DIOLINUX sabe responder os comentários e filtrar críticas. Bom profissionalismo!
Comecei a usar o Linux mint quarta feira desta semana por indicação do seu canal. Trabalhei um pouco para poder usar, pois meu PC é um dual core com míseros 4 GB de RAM DDR2. Agora estou com o mint xfce e não pensei duas vezes e em dois dias de uso apaguei completamente o windows
Assim como todos usuários um pouco mais antigo do Linux, o Ubuntu traz uma nostalgia que faz a gente ficar em cima do muro ou preferir ele, mas tenho que dar o braço a torcer pro mint, ele realmente traz de cara, assim que termina a instalação, um conjunto interface + usabilidade muito melhor para usuários novatos. No meu caso, fico em cima do muro, afinal de contas sou muito fã do Fedora, tanto que uso para trabalho e recentemente descobri o grande zorin os que ficou muito foda, um sistema quase perfeito.
Cheguei aqui pelo canal da Rocketseat, vou dar uma pesquisada sobre esse Linux Mint. Obrigado.
Seja bem-vindo! Qualquer dúvida, participe do nosso fórum! plus.diolinux.com.br
Abração! :)
Eu comecei no Ubuntu há 11 anos... E continuo hoje mas mudei para o XFCE pelas facilidades que me permitiu sem perder a origem. E uma coisa que nunca me preocupou é se uma distro tem qualquer similaridade com o falecido Windows, é justamente a diferença que eu busco. A possibilidade de algo que fique como eu preciso.
O ubuntu é ótimo, há um tempinho atrás mudei do windows para ele utilizando o GNOME como interface, mudei ela para o XFCE porque precisei de leveza persoalização da interface e estou amando a distribuição . Penso que com o tempo o tempo a gente vai se adptando a mudança e ela é bem importante.
Descobri o linux agora... nao aguento mais de tantos problemas que tem o windows... estou usando o mint... to apaixonado e vai me ajudar muito... minha unica dificuldade foi colocar as fontes true type no mint... mas descobri um video de um rapaz que ensinou... to falando isso pq nao achei no seu canal... mas agradeço muito pelo seu canal e seu conhecimento em linux...
Aprendi a gostar do Mint após assistir você, Dionatan, na sua fase Mint. Então, sim, você meio que influenciou essa preferência. E a praticidade do sistema e leveza me mantiveram fiel.
comecei hoje minha migração pro linux, não tenho muito conhecimento ainda mais antes de tudo já havia instalado o mint mais avaliando melhor o ubunto fiquei com ele. sua distribuição o torna mais fácil.
Ubuntu foi a segunda distro que usei, quando iniciei no mundo Linux, hoje em dia prefiro o Mint que é bem direto, simples, bom de trabalhar, acho muito intuitivo!!! Eu usei o Mint até o momento em que pararam de desenvolver a versão com KDE, vez ou outra eu uso a versão Mate do Mint, gosto também do Ubuntu Mate, que também é bom de trabalhar!!!
Mint é mais tranquilo de instalar, diferente do Ubuntu, não sei posso estar errando mas vejo Ubuntu mais como um windows do que como um linux quê usa poucos recursos e entrega bastante de volta.
Usei o Ubuntu na época q enviavam o cd pra casa, mais tarde conheci o Mint 4 Darina , e uso só ele desde então, foi amor a primeira vista.
Atualmente prefiro o Ubuntu, apesar de achar o mint muito bom também, por já utilizá-lo há muitos anos (além de gostar muito do antigo Mandriva - antes Mandrake e Conectiva... sim, sou dessa época junto do saudoso Kurumin 😁... o MCC era excelente). Gosto de distros bleeding edge mas com estabilidade e segurança e, portanto, uso o Manjaro hj em dia... talvez tenha alguma outra distro q me proporcione isso mas ainda não me deparei com ela (opensuse leap talvez mas tive problemas com ela algumas vezes q testei). Essa sensação de ter algo novo q te ajude ou apenas cosmética e q vc tem q esperar por 1 século para ser lançado não é legal kkkkkkkk mas o foco é produtividade e o Manjaro com KDE tem me ajudado bastante.... Bom vídeo como sempre Dio, parabéns 😉
Bom trabalho, esclarece os aspectos vantajosos q o linux oferece.... talvez convenha trazer à discussão os aplicativos q rodam neste os..
Eu gostaria que essa "paranoia" de preferir uma distro ou outra desse espaço para uma discussão muito mais importante, que como o Dio mesmo comenta no final do vídeo, a respeito daquilo para o qual usamos o sistema. E, pra mim, toda esta energia desperdiçada em questões de gosto pessoal ou experiência pessoal, que na maior parte das vezes varia com o hardware, deveria ser investida em aplicativos melhores.
Já testei a maioria das distros mais voltadas ao usuário doméstico, como o Mint, Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu), Deepin e outras diferentes até por curiosidade. Em todas instalei e usei Inkscape, GIMP, LibreOffice, WPS Office, Kdenlive, FreeCad, etc. Nunca tive grandes problemas com o SO durante o uso dos aplicativos, mas sempre me deparo com problemas ou coisas que estes aplicativos carecem ter (objetivamente).
Uso o Linux a cerca de um ano e, no meu ponto de vista, qualquer distro que já testei é muito superior ao produto pago/proprietário dominante no mercado, o Windows 10 atual. E não estou dizendo que este é um sistema ruim, muito pelo contrário.
Mas quando o assunto diz respeito aos aplicativos, como os que eu citei anteriormente, eu sinto que ainda há um distanciamento grande entre o mundo opensource e o proprietário (em termos de performance, recursos, design UX). E, mesmo na inexistência do comparativo, ainda há uma margem enorme de melhorias fundamentais.
É claro que minhas colocações não dizem respeito ao universo total do assunto, porque isto seria injusto e incoerente, mas são uma parte da minha experiência e opinião.
Gosto mais do Mint. Não me perguntem o pq, simplesmente gosto mais e é isso.
Gosto bastante do UBUNTU. Gostaria muito de agradecer ao canal Diolinux, vcs me encorajaram a usar o Linux no meu LAPTOP. Nada de VM, LINUX rodando 100% na minha máquina.
Optei pelo Archlinux com KDE Plasma. Tem me atendido como desenvolvedor. Essa decisão veio depois de ter assistido a entrevista que você fez com o ilustre @tomazcanabrava. Grande entrevista! Parabéns Dionatan, seu canal é muito elaborado e você tem uma excelente didática.
Uso o Linux Mint há mais de 10 anos. Já tentei me adaptar com o ambiente gráfico Gnome, mas acho o Cinnamon melhor. E por ser um OS baseado no Ubuntu tem muito suporte sobre os pacotes e atualizações recentes. Me considero um usuário intermediário. Consigo instalar programas pelo terminal usando flatpak e snap, e também pelo apt-get. Então , pela facilidade do uso, acho melhor o mint.
tentei usar Ubuntu no passado mas esbarrava nas dificuldades de um usuário de windows, não conseguia usar o wi-fi, não conseguia instalar impressora.desta maneira não tinha como utilizar o Ubuntu, veio o Linux Mint e de cara já conectava no meu wi-fi e com um pouco de tempo instalei minha impressora lazer brother. assim ficou bem mais fácil entrar no mundo Linux,com direito a drivers da nvidea pra minha placa de vídeo.era tudo que precisava.comecei a utilizar por indicação do Diolinux e agora é meu O.S favorito!
SObre a barra em cima, ela ocupa mais espaço não na tela, mas na atenção das pessoas. Lemos de cima para baixo e esquecemos do que está lá bem embaixo, mas ao começar a ler qualquer coisa ela passa no foco um pouco, especialmente se não está acostumado.
Um bom exemplo é como navegadores passaram os últimos 10 anos diminuindo o que há no topo da janela.
O último grande Windows foi o 7. Prefiro usar o Linux Mint Cinnamon porque tem uma aparência parecida e todos os emuladores que uso funcionam sem problema algum. Não estou desmerecendo o trabalho excelente da Canonical.
Testo várias distros, mas sempre acabo voltando para o Mint, já usei bastante o Ubuntu, mas acho o Mint mais leve e tudo nele funciona, deixo o Mint com Visual do Ubuntu, barra lateral esquerda que fica muito produtivo para mim, mas sem o Gnome!
O mint foi o único que se adaptou melhor ao meu hardware, e estou usando o Cinnamon quem nem é a versão mais leve, resumindo melhor distro que já usei.
Comecei ontem com Linux, escolhi o Mint por indicação de um amigo. Gostei bastante, não sei fazer nada ainda. Instalei Python, Anaconda e R, mas não consegui abrir o RStudio nele ainda. Da um erro e não instala uns pacotes. Hoje a noite pego ele de novo pra tentar. Obrigado.
Sugestão de vídeo: navegador Braver-browser (suporte para Linux). Seria uma forma de navegar e receber pelas propagandas vistas.
A maneira de instalar é usando repositórios deles, acha seguro ?
Eu gosto do mint, até pensei em voltar a usar ele depois de um tempo no Ubuntu com gnome. A minha primeira experiência com o mint não foi muito boa por incrível que pareça, apesar dele ser semelhante ao Windows, eu fiquei meio perdida por causa das tantas opções que ele oferece, e não me acostumei achei o visual do gnome muito bonito e apesar de diferente mais simples na questão de usabilidade. Hoje estou no Zorin existem coisas que podem melhorar mais eu gostei da proposta e me agrada.
Faz apenas algumas semanas que instalei o mint (tentando migrar pra linux em definitivo), e estou me agradando muito dele. Depois pretendo testar o Ubuntu. Esse vídeo em partes foi muito esclarecedor para mim.
Uso os dois na mesma máquina. Estou satisfeito. E ambos são melhores que todos os Windows que já usei (Do Win 98 ao 10).
Eu gosto muito da ambas. Sei que você disse pra não falar de outra, mas o Suse também é muito bom.
Eu tive problemas com meu windows em algumas atualizações que prejudicaram imensamente meu trabalho, e vendo os teus vídeos, eu fiquei tentado a testar o linux. Instalei o Ubuntu há uma semana e até agora, tudo que eu fazia no windows, eu faço no linux com um visual ainda mais amigável. Já havia passado por isso há alguns anos e pra mim, o Ubuntu é a melhor distro do sistema. Não conheço o Mint, mas pelo que vi, parece ser uma questão de interface mesmo. Então nesse caso, fico no team Ubuntu.
Valeu pelas suas dicas! Ajudaram muito nessa transição!
Já usei as 2 e a interface me agrada muito mais a do Linux Mint, ambos são bem leves ! O Ubuntu precisa de mais conhecimento, até tenho mas conhecimento intermediário, porém gosto do básico. Prefiro Mint
Já surrei me pc com varias distros Linux, no momento, pra o meu pc com processador corel 2duo, muito surrado, estou usando o monte, pois é o único que tem respondido às minhas expectativas.
Usei Ubuntu como distro principal desde 2006. Em 2016 ou 2017 mudei para o Mint. Neste ano decidi mudar. Experimentei o Deepin e achei bagunçado e o Elementary, mas senti falta de alguns recursos. Decidi sair um pouco dos derivados do Debian e estou usando o Fedora 30. Estou muito impressionado. Estou gostando muito mesmo!
Quase "inguau" eu rsrsrs
o problema do gnome, por exemplo no meu pc, que tem uns 10 anos, ele carrega muita coisa inútil por trás das cortinas, um programa que pra mim é extremamente inútil nos dias atuais é o evolution/thunderbird, não faz sentido vc não poder desinstalar essa tralha sem levar embora a interface toda
Xubuntu! Comecei no XFCE com o Mint, mas acabei indo pro Xubuntu, pro meu gosto é o melhor, por ser leve, estável, interface agradável e fácil de usar.
Eu usei um Ubuntu por algum tempo até descobrir o Mint, na época ele era bem fraquinho, fiquei um bom tempo nele, tipo uns 10 anos. No mês passado o Cinnamon começou a travar feio no meu pc ( antigo core 5). Fui para o K 4 OS, e travou geral, não sei porque. Cansado do mint e de correr atrás de outros S.O. , ontem voltei para o Ubuntu sabor Mate, gostei demais, o desempenho da maquina está ótimo, temperatura lá em baixo e nada de travamentos. Vamos continuar testando.
Eu gosto dos dois e uso os dois, deixo o mint nos notebooks dos familiares acostumados com o Windows e no meu notebook particular uso o Ubuntu
Dá hora esta camiseta do Endless! Mais conteúdo sobre esta distro, please!
Concordo plenamente. O Endless tem um objetivo muito nobre, principalmente aquela versão que vem com tudo, facilitando pra pessoas que não tem acesso a internet.
Ubuntu,
Ubuntu. Utilizo o Ubuntu desde 2007, antes dele usava o Debian e, talvez por isso, me adaptei mto bem ao sistema.
Uso Linux há muitos anos, comecei no Mandrake lá em 2001. Estou longe de ser "iniciante", entretanto, sou fã do Mint e usuário há tempos, basicamente, porque ele simplesmente funciona. Ele me atende, oferece-me tudo o que preciso, sem complicação, de maneira estável. Gosto do Ubuntu também, usei-o por muitos anos, contudo, abandonei-o quando adotou a interface própria. Sei que hoje usa o GNOME, mas, estou satisfeito com o Cinnamon, não vejo motivos para mudar. Gosto de ligar meu laptop para trabalhar e não precisar configurar muita coisa, ele está ali, pronto, esperando-me. Depois de muito sofrer com incompatibilidades e sistemas quebrados, é empolgante o estado do Linux hoje. Tudo funciona como deveria.
Na minha opinião, ambas as distros são maravilhosas. Mas, acredito que o Ubuntu seja minha preferida, pois foi minha primeira distro depois que rompi meu relacionamento com a da Microsoft (Windows 8.1), há 3 anos. Enfim... São tantas emoções, rsrsrs....
Os cds que recebi do UBUNTU vieram sim da Africa, ainda tenho eles até hoje. Mais de 6 caixas, sendo 4 delas com CDs duplos
Por sua indicação eu conheci e passei a preferir o linux mint antigamente eu só usava Ubuntu por não conhecer outras distribuições, mas depois que conheçi o Linux mint passei a preferir ele por conta do seu visual parecido com windows, por sua simplicidade e leveza
Eu uso ubuntu 18.04 e linux mint ambos são bons, no meu ubuntu 18.04 instalei a interface cinnamimon e meu gnome é modificado com extensões instalei a a extensão dash to painel e novo tema icomes do ubuntu.
Usei o Mint por 5 anos como desktop no meu serviço e na minha casa. Ubuntu XFCE uso em servidores. O Gnome é meio diferente, mas pra serviços que vc não pode ficar formatando é melhor. O Ubuntu 16.04 deu pra fazer upgrade para 18.04 sem formatar, ultimamente isso é interessante pra mim. Sinceramente é a mesma coisa, vai muito do gosto ,eu prefiro a opção upgrade sem formatação.
No meu velho notebook, com quase 10 anos, o Windows já não tinha fluidez, necessitando de muita mão de obra e hacks para ter o mínimo de funcionalidade, além de levar perto de 5 minutos para partir. Querendo aproveitá-lo ao máximo, ao invés de comprar um novo notebook, resolvi, a uns três anos, tentar outros sistemas. Descobri com pouca pesquisa que o Ubuntu, pelo fato de ser longevo, ter uma grande corporação por trás e muito material on-line seria o mais simples de implementar, solucionar os eventuais problemas e proceder as customizações que me fossem necessárias. À época optei pela principal distribuição, o 16.04.2 com interface Unity. Foi bem fácil me adaptar a ele, principalmente tendo ajuda de canais como os do Dio. Quando a Canonical lançou a versão 18, com a interface Gnome 3, fui de pronto testá-la. Ela não se adaptou a minha máquina, tendo um desempenho bem abaixo daquele que me havia acostumado. Além disso, eu não me adaptei a ela, também. Após uma nova pesquisa, e de testar uma ou outra distribuição cheguei ao mesmo Ubuntu 18, porém, com a interface Mate. Muito intuitiva e veloz. De fácil adaptação, mesmo se vier do Windows. Eu já experimentei o Mint, e com respeito ao desempenho, se equivalem, porém a interface do Mate é ainda mais bonita, amigável e mais facilmente customizável, com vários temas já instalados, basta selecionar de acordo com a preferência, além de poder escolher dentre três compositores de tela, o que se adapta melhor às suas aplicações. Mesmo comparando com meu sistema anterior. o Ubuntu 16 com Unity, esta se mostrou superior em qualquer aspecto, fosse visual, de fluidez, de consumo de recursos, versatilidade ou produtividade. Não penso em trocar, pelos próximos anos.
Acho o Ubuntu muito pesado por causa do Gnome (das distros que textei, só o Fedora conseguiu rodar bem o Gnome).
O Mint é mais leve, mas acho a Cinnamon muito com cara de que foi feito na garagem comparado com outros (mesmo quando você personaliza ela)...
No final eu uso o Kubuntu por ter a estabilidade do KDE e ter a distro .deb
Acho o Mint muito mais interessante, inclusive, é a distro que instalo para quem ainda usa Windows. Acho a distro mais amigável, após o Deepin.
Sou noob no mundo Linux (uso windows). Recentemente fui sugestionado a usar Ubuntu/Mint para usar como plataforma de desenvolvimento num curso online. Após algumas rápidas pesquisas e recomendações instalei o Mint.
Minha opinião? Após 10 minutos usando já penso seriamente em erradicar o Windows do meu notebook (usarei VM para quando e se precisar usar M$). Mint virou meu boot principal.
MINT TODA VIDA por experiencia pessoal em cerca de 90 a 95% das vezes q eu usei ubuntu no meu nootbock pessoal tive muito problema principalmente com ip de pacotes do suorce list
2020
Ubuntu 20.04 LTS
Voando e ainda bonito =)
Falo sempre, faz tempo que não precisamos mais instalar Linux e procurar para deixar ele com cara de macOS, pois as distros estão cada vez mais bonitos
Eu to usando linux mint a mais de um ano, e foi uma descoberta atras da outra ...estou doido por linux ....E é tudo culpa sua ...obrigado.Dio...!!!
Boa noite, eu comecei usando ubuntu mas não me acostumei, ai através do seu canal conheci o mint e me acostumei e é a que uso.
O mint achei mais fácil de mexer, porém ainda gosto do Ubuntu 22.04 LTS, o Ubuntu foi minha porta de entrada para o mundo Linux, não quero usar Windows nunca mais.
Prefiro o Ubuntu pois é mais fácil e intuitivo.
No Mint, tem um monte de coisas jogadas e certamente confusas para iniciantes. (por exemplo, tem o pacote chamada Thunderbird Firefox, que eu nunca ouvi falar)
E também estou dominando mais o Ubuntu que o Mint.
O funcional hoje é o Mint.
Saí do Windows há alguns anos e fui pro Ubuntu com Unity. Adorei. Detestei as novas roupagens com Gnome e parti, de vez, para o Mint, o qual já usava em dual boot com o Ubuntu.
Eu instalei ontem o mint estou gostando muito depois vou para o Ubuntu
OPOPJGODSOJO Ta igual eu, mal instala um sistema e já ta pensando no próximo Kkkkk
Apesar de ter nascido no ubuntu, adotei o mint após três distros gostei D+, e gostei mais de ter mantido a versão 32, pelo amor de Deus mantenha o 32b funcionando, uma vez que não possuo recursos para adquirir um 64!
Vou começar com o Mint, pra vê se me desapego do Ruindows de uma vez.
Cara você vai gostar muito, pode fazer o teste, ele é o melhor para se adaptar ao Linux.
Devido a internet ser bem instável na minha cidade, eu não chego a testar outras distro Linux. Mas no momento uso Linux Mint - estou muito satisfeito, até agora não me deu nenhum problema
Olha já passei por várias distros cara.
Ubuntu, Mat, Mint e etc cara hoje e estacionei no ZORIN POR ELE ME OFERECER UMA COMPATIBILHIDADE PARA MEU USO...
e faz tempo que não uso outro e acho que pra min não saio mais do ZORIN.
Obrigado DIOOOOOOO.
atualmente uso Kubuntu pela facilidade, sou novato ainda, mas gostei do que testei do OpenSUSE Tumbleweed.
tentei usar o Mint mas sei lá, me senti desconfortável e não gostei muito da interface gráfica.
Vou tentar usar o mint no PC, tenho usado o Ubuntu 22.04 e não tive e nem tenho nenhum problema atualmente, uso para programar e jogar sem problema nenhum no notebook (instalarei o mint no desktop) porém anteriormente usei Ubuntu 20.0x e tinha sido horrível a experiência, era muito mais bugado, parecia ou SO de tanto bug.
Comecei no Kurumin, mas não era viável para uma época de pouca internet e jogos basicamente feitos para o Windows, passei a usar o Mint 19.3 por recomendação de um amigo depois de anos de Windows. Não achei muita diferença e me serviu para o aprendizado. Passei a navegar em outras distros para testar. Usei o Elementary, mas senti que pecava muito na questão de drivers. Migrei pro Ubuntu. No começo peguei ranço. Mas hoje acho extremamente estável e prática, principalmente no gerenciamento de janelas da tecla window. Parece bobo, mas atende a uma necessidade minha de troca rápida entre tarefas, especialmente quando preciso fazer lives pelo zoom e transmitir algo sem interferir nessa transmissão.
Hoje vejo que o Mint é melhor para quem acabou de sair do Windows, mas tem que navegar nas outras distros e achar sua praia. A minha atual é a Ubuntu 20.04, não penso em sair tão cedo.
No mint, usei XFCE, mate, e Cinammon. Preferi o Mate.
Gente, em desempenho o Linux Mint é muito mais rápido que o Ubuntu. Usei o Ubuntu e agora to com o Mint, superou o ubuntu mais 100% no meu notebook q nao e tao robusto.
Na minha máquina pessoal uso ubuntu, pois gosto muito do gnome que se distancia da mesmice das interfaces, porém, quando me pedem, instalo o Mint nas máquinas de outras pessoas por ter uma interface mais amigável. Gosto muito das duas.
Estava eu tentando usar o Linux desde 2008... varias distros testando e tals... a principio uma distro em teste até me agradava logo de inicio... mas com o frequente uso algo sempre me aborrecia com algo... então desistia... fiquei alguns anos com a ideia de migrar para o Linux engavetada. Ano passado (2018) em junho mais precisamente... através desse canal "descobri" o Mint... resolvi testa-lo... resumindo... estou com ele até hoje dividindo o uso do pc com o Windows... pra ser mais exato... uso o Windows só pra jogos... o restante é tudo no Mint !!! Abraços.
Continuo preferindo o Xubuntu, faz aquilo que eu preciso, posso deixar ele do jeito que gosto. E nem preciso ficar correndo atrás de versão de curto suporte, pois a LTS do Xubuntu está ótima pra mim.
Cheguei a usar o Kurumin na época do 3.0, fazia dualboot com o Windows (não lembro qual). Com algumas dificuldades que tive, principalmente com o terminal e com programas similares aos do sistema da Microsoft, acabei ficando só no Windows por um tempo e tentei voltar pro Linux com o Ubuntu. Como estava acostumado com o KDE do Kurumin, não gostei do Gnome fiquei só no Windows mesmo (podia ter testado o Kubuntu, mas...). Recentemente, comprei um netbook (PC da Xuxa) usado, pela portabilidade e por não ter dinheiro pra comprar um PC leve mais novo (sou professor de escola pública), e vou instalar o Linux Mint XFCE nele. Sempre quis um computador pra deixar só Linux e me forçar a usar o sistema, sem o Windows do lado, daí vou tentar fazer isso agora.
Pessoal fala sobre as interfaces, mas é tudo muito facilmente configuravel, eu por exemplo uso o Mint com o xfce4 e acho perfeito! Quanto aos icones do mint vc pode configurar facilmente, tem modelo que usa os icones padrão dos apps.
Bom dia. Estou querendo usar o Linux pela sua boa opinião sobre o programa ,que vou baixar e aproveitar,
Eu prefiro usar o Ubuntu (na real, uso Debian oldstable), mas considero o Mint mais estável. Não no sentido de não ter bugs, mas nas poucas mudanças na interface gráfica, eu gosto dessa ideia de mudar pouca coisa. Alguns usuários reclamam do tema padrão, mas é justamente o que eu acho mais interessante nele.
Aliás, usava o Mint com dual boot com Windows, mas instalei o Mint todo no HD, sem preocupações, só alegria
Tenho um notebook com Ubuntu e um desktop com Mint cinnamon. Sinceramente gosto muito mais do mint. Sou usuário simples e o mint é perfeito para mim.
Estava com o Ubuntu, mas na atualização 5.11 parou de reiniciar. Daí entrava pela 5.8. Agora instalei o mint porque ele não deu erro na instalação do drive da placa de vídeo nvidia-340. Vi na sua live que o mint é um pouco melhor para codecs e drives, como meu problema era drive, agora funcionando no mint, mas na atualização 5.4 ainda.
Faz algumas semanas que estou no mundo Linux, já havia experimentado Mint e Ubuntu há 10 anos atrás. Como uso Corel, PhotoShop, estou aprendendo os programas do Linux para não voltar para Windows
Minha maquina pessoal uso windows por conta de alguns problema de drivers na minha placa AMD (sim ja tentei de tudo e a perda de desempenho é absurda nas distros linux), mas no trabalho nas duas maquinas que uso instalei o Mint e me sinto muito bem no meu dia a dia, e por incrível que pareça minha produtividade de trabalho não sofreu efeitos..
Principal do Mint pra mim é que já vem com o programa de criar boot num pen drive já instalado. Instalou o primeiro Mint sai instalando em todo lugar por aí
comecei no mint, fui pro KDE neon, hoje eu uso o ubuntu mate por causa da leveza, além do desempenho e da personalização
Gosto muito do Ubuntu, mas a paixão mesmo surgiu com o Mint. Nunca tive problemas com o sistema, tudo é elegante e funciona bem. Além das ferramentas sensacionais. Como não tenho mais tempo de ficar pesquisando sobre problemas e distros, o Mint é perfeito.
Eu sempre instalei o tema de ícones ubuntu-mono no Mint.
Mas no Mint 19.2, que eu testei recentemente, isso não é necessário. Porque esse tema de ícones já vem instalado.
Basta entrar nas configurações, clicar em "Aparência", depois clicar em "Ícones" e escolher entre os diversos temas que estão disponíveis. Incluindo Ubuntu Mono Dark, que é o meu preferido.
O Linux Mint é ótimo por eu vir do windows,mas a minha distro favorita é sim o Ubuntu...mas o Ubuntu Budgie
eu já testei muitas distros Linux como o Linux Mint, Xubuntu, elementary OS, Solus e outros.Mas hoje o meu pc é dual boot com windows 10 e Ubuntu Budgie.