Pessoal, tenho um Clube de assinatura onde temos aulas sobre neurociências, comportamento, finanças, nutrição, saúde mental, inglês e até cozinha básica. O objetivo é obter conhecimento prático para a vida. Conheça o RD eslendelanogare.com.br/yt-ed
Esses assuntos q vc relata e muito interessante mas quando vc fala q usam animais pra experiências eu sinto muita muita tristeza começo chorar e não co sigo tirar da memória as imagens de animais se sacrificando por causa dos humanos porq nada ais e pra beneficiar os humanos.muito triste sei q o q sinto não é normal mas eu tenho sofrido demais sobre isso, animais sofrendo abandonados algo q não controlo.se alguém poder me ajudar...
vai fazer um mês que eu tô sem celular. Já nem quero carregar essa "prisão móvel" mais. Mais produtividade e facilidade para fazer coisas que precisam de disciplinam; mais interações pessoais reais; mais leitura; menos procrastinação; alheio a informações desncessárias; menos ansiedade e comparações que afetam a auto estima... é como se meu cérebro tivesse sido renovado.
1:40 Dopamina 5:05 Qnt mais prazer vc sente mais tédio vc tende a sentir 8:04 vc sabe lidar com o tédio? 9:00 se vc n tiver minimamente tédio vc perde a referência de sentir prazer
É estranho, quando a gente é criança e pré adolescente, a gente sentia vontade de fazer muita coisa, hoje a gente tem que se forçar fazer, mesmo que seja algo que você adoraria fazer.
Ou talvez não, pq a baixa cultura do Brasil nao está preparada pra assimilar essas idéias. Então é melhor que fique só nos mesmos. Seria bom se toda humanidade viesse pra cá, pra deixar de ser mais ignorante e baixo nível. Mas torço pelo canal obviamente, só expliquei pelo viés do pq as pessoas nao gostam.desses assuntos. E nao pq torço contra o canal.
Eu voluntariamente me restringi a muita coisa que causa prazer rápido e fácil, principalmente prazeres digitais. Comecei removendo todo tipo de rede social do meu telefone, a não ser youtube e whatsapp. Deixo o aparelho na mochila enquanto estou no metrô, sem ouvir música ou podcasts. Em casa, meu telefone fica o dia todo na gaveta. Acho que o acesso fácil e constante a música remove o prazer de ouvir algo prazeroso. Eu tenho certeza que no século 18, quando as pessoas faziam longas caminhadas pra ir a um teatro assistir a uma sinfonia de Beethoven, sentiam muito mais prazer com a música do que alguém do século 21 que fica o dia todo com música no fone de ouvido.
Mano, desde que eu comecei a ver os seus videos minha vida mudou, sem brincadeira. Sei que voce ja ajudou muitas pessoas mas eu conheci eu mesmo quando comecei a prestar atencao no giro de pessoas em que voce se relacionava, acho lindo quanod um humano usa o seu conhecimento pra ajudar outras pessoas, muito obrigado de verdade mano
Faz um vídeo mostrando seus treinos de corrida, estou correndo a 2 anos e é meu único vício que tenho orgulho. Ano passado fiquei em segundo lugar na meia maratona aqui na minha cidade. Fiz em 1h25min, e o primeiro colocado fez em 1h20min
Eslen é uma inspiração,tenho 17 anos e estou conhecendo mais a área de neurociência. Ele me faz ter conhecimento todos os dias de algo novo,muito bom o conteúdo dele!
Eslen, esse conteúdo não é só aprender a viver com o tédio. Ele é da causa para o efeito. E permeia todas as áreas do humano. Esse conteúdo tem uma semântica riquíssima aplicável em muitas situações em que pessoas não entendem seu comportamento ou vício, embora estejam se "dopaminergizando", estão insatisfeitas. Parabéns por compartilhar! Gratidão!
Eu ficava no celular o dia inteiro, quando trabalhava e fazendo qualquer coisa, fui no Pantal lá não tinha Wi-Fi, então celular só pra foto, lá as coisas são bem escassas foi onde eu percebi um outro sentido da vida, eu estava cheio de prazeres e lá sem luz, água, Wi-Fi só mato me fez mudar meu sentido.
Estou finalizando o livro "Nação Dopamina, li por indicação deste mesmo vídeo. Agora estou aqui assistindo novamente, e que vídeo sensacional Eslen, parabéns e sucesso!!
Valeu Eslen por deixar a neurociência mais simplificada de entender! Estou maratonando seus conteúdos e cada vez entendo mais sobre a área, Muito obrigado!!
Faço psicologia e vc me motivou bastante para priorizar meus estudos em conteúdos baseados em evidências, como as neurociências e a ciência cognitiva, Hoje ja sinto uma evolução notável no meu conhecimento sobre esses aspectos biológicos da psicologia! Obrigado pelo conteúdo! E representar essa area de conhecimento incrível! Sucesso na sua caminhada!
A escencia da natureza humana finalmente explicada por um profissional de forma simples, afim de, realmente com humildade, solidariedade e boa vontade em querer ajudar o próximo. A melhora individual a nível comportamental e espiritual pessoal de cada um, causaria numa melhora social geral num todo. Uma sociedade mais evoluída para um bem maior.
Faz sentido, as vezes uma rotina vazia é baseada numa busca incessante de matar o tédio.. busco sempre preencher meu dia com coisas produtivas para nao cair no tedio.
Muito bom 👍. Eu quando fico entediado fico abrindo a geladeira e procurando alguma coisa pra comer, não estou com fome mas "preciso" comer algo. Também não consigo ficar muito longe do celular, fico tenso e meio irritado. Fone de ouvido 24 horas. Sempre música ou Áudio de um vídeo rolando... É difícil...
Bom dia! Seus videos têm me ajudado muito. Sou bariátrico fiz a cirurgia em 2017, sai de um quadro de síndrome de panico em 2015, tenho picos de ansiedade e tive reganho nesta pandemia. Meu peso inicial antes da bari foi de 185Kg, cheguei aos 73kg em 2019 e tive um reganho parando em 115kg. Venho seguindo seu trabalho a alguns meses, estou conseguindo desligar muitos gatilhos, estou retornando ao meu peso desejado, hoje estou com 101Kg. Só tenho a agradecer. Obrigado.
Eslen te conheci pelo podcast groselha..e fiquei encantada...você é jovem e muito sábio...que Deus te abençoe há cada dia e tê dê direção para falar e ser usado por Deus para falar a muitos que precisam ouvir o teu conhecimento...obrigada de coraçao
Bom dia Eslen! Dormiu bem? :-) A respeito de social media como fonte de informação, eu particularmente gosto mais do RUclips. Acredito que também há bastante gente como eu que não utiliza e/ou não gosta do Instagram, portanto, um público no RUclips sedento por conhecimento. No entanto, seu conteúdo é tão extenso e tão rico, com tantos artigos científicos etc que talvez não caiba nessa plataforma aqui. Talvez um RD pelo Patreon (conteúdo pago) do RUclips? Pensando alto aqui... Abração, Eslen. Minha vida não é mais a mesma desde que me deparei com sua primeira entrevista no Podcast do Lutz. Desde então eu colei em você! Kkkkk Parabéns pelo lindo trabalho! 🎈
O nosso corpo e seus estímulos é tão interessante que sabemos teoricamente o caminho para o equilíbrio perfeito mas nosso próprio corpo, nossa própria mente, tenta "Burlar" isso. Parábens pelo trabalho Eslen, sou seu fã!
Nossa isso me ajudou tanto, eu mesmo tinha uns dias incríveis e no dia seguinte era um tédio total ,isso me incomodava muito agora fico mais em paz depois disso. É por isso q várias pessoas tem ansiedade, pq no mundo q a gente tá hoje parece q vc vai ficar sempre entretido e infelizmente não vai.
Cara, li esse livro e agora acho mais fácil a percepção do tédio. No livro fala sobre sofrimento. Mas, acho que a tradução mais adequada seria tédio mesmo. Eslen, vc é muito phoda, irmão! Teus vídeos me ajudaram muito durante esse ano.
Que vídeo irado! O livro já tem tradução em pt-br também. O título é "Nação dopamina: Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar"
Caramba, eu li o livro e quando lia relacionava o " PAIN (DOR) ", que autora mencionava, a dor Física ou algo que nos antormenta Emocionalmente, ou em casos específicos psicologicamente. Mas Relacionando essa " DOR " ao Tédio, fica muito mais interessante e Abri a mente para uma novo estilo de Vida - " Aceitar o Tédio ou Abraçar o Tédio " para se ter Resultados e Sentir prazer em pequenas coisas. Obrigado!
Eu não assisto mais tv já algum tempo. Hj em dia, uso apenas o RUclips pra ver assustos específicos como esse. Tudo aqui é mto bem selecionado e sempre que possível busco um pouco de ócio tbm. Faz mto bem!
Minha vida estava uma merda a 5 meses atrás, ao perder minha namorada uma pessoa que nunca imaginei, um namoro de 5 anos, porém de muitas doideiras da minha parte, eu consigo enxergar meu passado do alto por está vivendo sozinho o término, sem fugar desse sofrimento, e sim vivendo toda essa dor e refletindo sobre tudo, as vezes acabo pensando que estou em depressão por refletir demais, mas parei com todos comportamentos compensatórios que tinha, e estou vivendo o tédio e me sinto com uma percepção de um novo mundo, de verdade. Consigo enxergar todos meus erros, todas as merdas, tudo que fez eu errar e perder aquela garota, acredito que tem coisas na vida que devem acontecer mas só mais na frente iremos compreender por mais que seja difícil aquele momento.
Sou amante da psicologia e neurociência e que bom que você está compartilhando seu conhecimento aqui! 🧠 Espero que seu canal cresça muito pois é um conteúdo necessário e agregador a todos! Abraço!
Meu tédio nem com jogos, tv, filmes, comida, melhorava. Ou seja, estava com anedonia total, nada me dá prazer, tudo é aborrecido. Basicamente quando estou com tédio, eu vou dormir para esquecer que não tenho nada para fazer. Muitas vezes ficava parado a olhar para as paredes e ficava só a fantasiar na minha cabeça uma vida melhor e assim passava o meu tédio. Mas depois, cheguei a uma depressao mais grave, e o tédio ficou bem mais intoleravél, então, comecei a cortar-me para sentir endorfinas no cerebro e sentia-me melhor. Mas agora estou a tentar melhorar, faço exercicio fisico, fico a ler livro, faço passeios na rua para espairecer, tomo medicação antidepressivos. Mas depois de tanto tempo nisto, continuo a ter problemas com o tédio, ele está sempre presente. Eu fui muito viciado em maconha, eu fumava todo o dia, 24h, eu acordava ás 6 da manha porque meu cerebro queria mais maconha. Voltava a dormir, acordava de novo e voltava a fumar mais maconha, era sempre, meu cerebro só queria maconha todo o tempo. Era como se não vivesse, só ficava o dia todo em casa fazendo nada e só fumando...Até que depois comecei a ouvir voces e a ficar paranoico, e agora tomo antipsicoticos. Agora estou na fase de deixar a maconha, e está a ser muito dificil, fico muito irritado, grito, choro, volto a cortar-me, está a ser um pesadelo :( Já pensei em suicidio. Eu vivia para a maconha, sem maconha minha vida nao tem mais sentido, perferia estar morto mesmo. Mas estou a tentar lutar contra isto, mas não sei até quando vou conseguir aguentar este sofrimento.
Obg Eslen gosto MT dos seus vídeos. Tenho andado com dificuldade em lidar com o tédio e realmente sinto que situações simples não me dão tanto prazer como antes, agr já entendi melhor o porquê
Boa noite amigo , muito legal o vídeo , um amigo meu fico doente derrepente e do nada me deu um tédio sabe uma situação em que não ti dá vontade de fazer algumas coisas,ba uma sensação muito ruim mesmo um verdadeiro desconforto e quando jogo no Pc aí melhora um pouco mas é horrível.
Eslen, eu te acompanho faz um tempo, mas nunca tinha visto essa recomendação... coincidentemente acabei de ler esse livro. Muito legal ver que você o recomendou, quando o li lembrei dos seus ensinamentos em vários momentos.
Acompanhando o eslen só por agora e vejo que desde sempre ele vem aprimorando cada vez mais seu conhecimento sobre o cérebro humano, parabéns irmão, por todo o sucesso que você adquiriu por seu próprio esforço e por todo sucesso que ainda há de vir pela frente, você ajuda muito gente cara, muito obrigado por ser quem você é.
Aprendi sozinha na minha solitude quanto adulta, coisas que não vi e nem me ensinaram na sociedade no contexto familiar e escolar - Autoconhecimento; - Leitura; - Pratica de Exercícios Físicos; - Educação Alimentar; - Educação Financeira; - Dormir bem, acordar cedo. Espero que um dia essas disciplinas da vida, sejam aplicadas em sala de aula do primário ao secundário. Pois bem, se não, continuaremos sendo alienados.
Estou lendo "Nação Dopamina." Somos dependentes de conhecimento, conhecimento interno! Autoconhecimento é o caminho para uma sociedade consumista com suas próprias criações. Hora, estamos retrocedendo ? Qual o futuro da nova geração ? Geração habilmente atual. Uma dica de filme ( Poder além da Vida).
Eslen, comecei a assistir seus vídeos e podcast recentemente. Tô aprendendo e aplicando alguns ensinamentos seus em minha vida, tô gostando e tem me ajudado bastante. Praticar o equilíbrio entre as situações que produzem satisfação e o tédio, eu já fazia sem saber. A vida é feita de montes e vales. Deus continue abençoando você. Abraço.
A solução é selecionar os prazeres, mantendo aqueles que mais dão sentido pra nossas vidas e recusar/evitar o resto. Diminuir as distrações/estímulos quando for fazer qualquer atividade, exercitar o foco, isso também descança o cérebro. Pena que construir novos habitos não é fácil para a maioria das pessoas, imagina se desfazer dos antigos. É tão bom ter uma rotina, eu gosto de fazer sempre as mesma coisas. 😂 Quem tem seus objetivos bem determinados e segue os prazos nem precisa se preocupar em ficar sem motivação.
Cara é necessário viver o tédio. Acalmar o gritos da mente. Exemplo, quem tem ansiedade experimenta ficar 1 ano sem celular. Cara, voltar tua mente vai ta muito mais calma e tu ver as alegrias nas menores coisas.
Eu não aguento mais tanto tédio. Bom casamento, bom salário, carga horária pequena. Não tenho filhos. A vida perfeita. Só não tenho amigos pois acho que pessoas mais atrapalham do que ajudam. Tenho preguiça de investir em alguma amizade. Tenho vontade de fazer algumas coisas, como começar a construir uma casa, viver em um motohome... mas não é uma vontade suficiente. Acho mais que é uma fuga. Não me venha com academia, caminhada, yoga... não é pra mim mesmo. Quando mais novo eu tinha tanta vontade de viver! Sinto falta.
Vi você no podcast e depois disso comecei a ver seus vídeos. Estou mudando meus hábitos ruins e tentando substituir por bons hábitos seguindo por base seus vídeos sobre dopamina. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco
Esse assunto é muito vasto: já vi um vídeo analisando um estudos clínico sobre como o tédio é essencial para o bom desenvolvimento da criatividade nas crianças, pois é nos momentos ociosos que a criatividade se sente mais confortável pra aflorar (não sei termos técnicos nem como explicar na linguagem clínica mas era essa a conclusão do estudo) e isso se aplica a nós adultos também de certa forma: por isso temos boas ideias no banho, ou antes de dormir - pois a criatividade está confortável para fazer seu papel durante o tédio. E além das tecnologias, eu pelo menos vejo muita dificuldade em me perceber no tédio pq quando n estou fazendo nada, nem nas redes sociais, tenho pensamentos ansiosos sobre escolhas do passado, medo do futuro, cenários irreais, infinitos "e se" - que acabam por não me deixar viver o tédio em si, espero nao estar mt doida kkk
No começo do vídeo fiquei pensando a última vez que tive tédio e não consegui identificar. Percebi que o tédio vem quando estou fazendo tarefas que não gosto ou que considero chatas, e que eu realmente busco comer ou mexer no celular durante essas tarefas. Muito interessante o estudo. Farei o jejum por aqui pra testar e ver se melhoro minha relação com esse tédio
Meu momento de "tédio" é na hora que tô trabalhando kkk é um pouco chato, apesar q sei fazer quase tudo dentro da firma e pra dar uma equilibrada nisso, eu compro uns chicletes pra comer na hora do expediente pra amenizar um pouco a ansiedade pra lidar com o tédio e a Dopamina
O pontapé inicial pra minha mudança de vida foi desativar as redes sociais e daí pra frente a tendência é só melhorar, principalmente quando se vê o sistema de recompensa da mudança do estilo de vida.
To no caminho certo haha, exclui todas redes socias do celular e RUclips netflix, agora sempre que vou comer, fazer comida etc, faço sem estimulo, só consigo assistir algo pelo pc ou tv agora, e n tem como levar pela casa toda.
Puxa vida!! Tenho 56 anos e nunca na minha vida tinha ouvido alguém dizer que não há nada de mal em cultivar um pouco de tédio; sempre me pareceu que a gente deveria fazer algo para fugir dessa situação. Seus vídeos são muito interessantes, esclarecedores, eu estou gostando bastante de acompanhar o seu canal. Parabéns!
Eslen, me identifiquei muito com seu canal e conteúdos. Luto contra a depressão há mais de 2 décadas. Sou um adicto em recuperação, limpo há 8 anos e além disso carrego diversos traumas (não sou fã dessa palavra kkk mas a psicologia a usa). O compartilhamento de seu conhecimento através de sua didática têm me ajudado a enxergar coisas que há pouco não "enxergava". Gratidão 🙏
Lembro muito quando era criança e vivia reclamando que estava entediada e, após algum tempo sentindo aquilo, inventava algo pra fazer. parece então ser natural ter esses estados e querer fugir dele. Agora, também me pergunto: porque será que queremos fugir dele? será o medo de nos conectarmos com as nossas dores mais profundas? com os nossos medos, com os nossos demônios, fragilidades, etc? é algo a se refletir...
E aí, Eslen, beleza? Há algum tempo acompanho teu conteúdo e resolvi retomar o hábito da leitura, dentre outras coisas. Moro em Milão vai fazer um ano, e fui à livraria procurar um livro que abordasse neurosciência. Achei justamente o da Anna Lembke e comprei. Aqui o nome é "L'era della dopamina" ou "A era da dopamina". Fiquei bem feliz ao vê-lo no teu vídeo e vi que fiz a compra certa! hahaha Abraço!
Caramba, que vídeo….!! Eu simplesmente estou amando o canal, quem passa sabedoria fica mais sábio. Obg, por passar para nós parte da sua sabedoria, parte do seu conhecimento. Uma bela reflexão !
Olá Eslen, tudo bem ? Ah esse cheddar é muito fofo, bonito ver o seu carinho com ele. E sobre o vídeo, como sempre explicação perfeita, como muitos te falam, não sou a mesma depois de te conhecer, você está transformando a vida de muita gente com seus ensinamentos, vou te acompanhar onde você estiver , em qualquer canal. Abraço!!🎈🎈
Opa, Eslen. Se puder falar sobre o que tem sobre meditação budista, a longo prazo, na literatura. Pratico ha mais de um ano e REALMENTE seus efeitos modificam alguma coisa no organismo (de modo muito significativo).
minha experiência pessoal, aprender a conviver com o tedio e reduzir atividade extremamente dopaminérgicas é excelente pra fazer atividades necessárias do dia a dia, desde arrumar sua cama, lavar a louça, fazer comida, até coisas mais complexas e difíceis, e a neuroplasticidade e coisa de louco, se vc voltar pra um estilo de vida mais livre e prazeroso com o tempo, cada vez mais vc vai reduzindo a sua motivação diária, sua felicidade e satisfação nas coisas simples, e seu bem estar fica em apuros.
Não sei porque, mas teu comentário me inspirou bastante. Minha relação Tédio-Dopamina não tá tão equilibrada, quero muito voltar a sentir prazer nas pequenas coisinhas da vida!!
Plenamente perfeito, quem é cauteloso com suas vivências e observa a si mesmo percebe isso ao iniciar um vício, semanas após começar a fumar, notei que o mundo ficou com uma cor mais cinza, não por que meus olhos viam diferente mas o prazer de ver as cores diminui muito para o meu cérebro, inclusive o prazer de respirar pois costumava a meditar e o prazer de sentir o ar fluir sumiu, ouvir músicas e etc.. qualquer coisa muito alta dopaminergica vai simplesmente tirar o prazer de diversas coisas na vida para somente uma droga
Epicuro já falava sobre isso antigamente, da necessidade de aprender a tirar o máximo de prazer de situações simples e evitar super estímulos como a promiscuidade e atos libidinosos por exemplo
Isso faz muito sentido pra mim. Parece que estou sempre buscando coisas extremas para me sentir bem. Do outro lado, quase não suporto ficar no tédio, estou sempre assistindo filmes, séries ou vendo tiktok, instagram e etc. Tenho este sentimento, de que evitar os momentos de tédio acabam tirando o poder de sentir prazer nas coisas simples. Seria mais ou menos isso?
Mas assim, quando o tédio vir eu faço o que? Eu posso tentar fugir dele usando estímulos não apelativos? Exemplo: ler um livro, dar uma caminhada e etc
Reflexão/estudo necessário numa sociedade líquida e superficial, onde "happy hour" é só quando acaba o estudo, o trabalho, sexta-feira depois das 18:00!
Pessoal, tenho um Clube de assinatura onde temos aulas sobre neurociências, comportamento, finanças, nutrição, saúde mental, inglês e até cozinha básica. O objetivo é obter conhecimento prático para a vida. Conheça o RD eslendelanogare.com.br/yt-ed
Esse conteúdo serve para o compreensão do cérebro infantil também?
Parabéns pelo trabalho . Mas 1 inscrito .
Esses assuntos q vc relata e muito interessante mas quando vc fala q usam animais pra experiências eu sinto muita muita tristeza começo chorar e não co sigo tirar da memória as imagens de animais se sacrificando por causa dos humanos porq nada ais e pra beneficiar os humanos.muito triste sei q o q sinto não é normal mas eu tenho sofrido demais sobre isso, animais sofrendo abandonados algo q não controlo.se alguém poder me ajudar...
Obrigado Eslen!
Tamo Junto, Lê
Fui inocente e abri o vídeo achando que era um tutorial
Leandro Twin + tema .
Oi. Obrigada
Leandro...
vai fazer um mês que eu tô sem celular. Já nem quero carregar essa "prisão móvel" mais. Mais produtividade e facilidade para fazer coisas que precisam de disciplinam; mais interações pessoais reais; mais leitura; menos procrastinação; alheio a informações desncessárias; menos ansiedade e comparações que afetam a auto estima... é como se meu cérebro tivesse sido renovado.
Cara, é isso q tentando fazer
É exatamente isso
" Se VC não aprende r a conviver com o TÉDIO vc não vai conseguir obter PRAZER em coisas simples " .
Faz todo o sentido pra mim
1:40 Dopamina
5:05 Qnt mais prazer vc sente mais tédio vc tende a sentir
8:04 vc sabe lidar com o tédio?
9:00 se vc n tiver minimamente tédio vc perde a referência de sentir prazer
Valeu , mas não é bom deixar as partes do vídeo pronto nos comentários
@@brenodafonte eu faço essas anotações nos comentários para mim mesma
@@veronicagama4741Entendi. Verônica
É estranho, quando a gente é criança e pré adolescente, a gente sentia vontade de fazer muita coisa, hoje a gente tem que se forçar fazer, mesmo que seja algo que você adoraria fazer.
Pois é!
Nunca soube lidar bem com o tédio, hoje sei menos ainda. Droga, sexo, masturbação e comida calórica viraram as principais muletas emocionais.
O seu canal não vai demorar para crescer pois o conteúdo é fantástico!
Obrigado! 🤍
O canal já é grande, tontinha!
Ou talvez não, pq a baixa cultura do Brasil nao está preparada pra assimilar essas idéias. Então é melhor que fique só nos mesmos. Seria bom se toda humanidade viesse pra cá, pra deixar de ser mais ignorante e baixo nível. Mas torço pelo canal obviamente, só expliquei pelo viés do pq as pessoas nao gostam.desses assuntos. E nao pq torço contra o canal.
E não demorou kkkk
@@gabrielv145 , pela última contagem, ele está com 130.000alunos pagantes a 30 pilas cada um. Você sabe fazer calculo simples do primário?
Eu voluntariamente me restringi a muita coisa que causa prazer rápido e fácil, principalmente prazeres digitais. Comecei removendo todo tipo de rede social do meu telefone, a não ser youtube e whatsapp. Deixo o aparelho na mochila enquanto estou no metrô, sem ouvir música ou podcasts. Em casa, meu telefone fica o dia todo na gaveta.
Acho que o acesso fácil e constante a música remove o prazer de ouvir algo prazeroso. Eu tenho certeza que no século 18, quando as pessoas faziam longas caminhadas pra ir a um teatro assistir a uma sinfonia de Beethoven, sentiam muito mais prazer com a música do que alguém do século 21 que fica o dia todo com música no fone de ouvido.
Precisamos de mais profissionais como você no brasil!
Representando a psicologia em alto nivel!
E as situações mais simples ,como contemplação, da natureza ou um banho de mar ,onde fica isso?
🎈
E ele tbm traduz de forma simplificada e mais humana de forma que a pessoa que ouve acaba se familiarizando melhor com a explicação, genial.
Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de coragem, de amor e de moderação." 2 Timóteo 1:7.
Exatamente. Só valorizamos o que é bom, quando conhecemos o ruim.
Mano, desde que eu comecei a ver os seus videos minha vida mudou, sem brincadeira. Sei que voce ja ajudou muitas pessoas mas eu conheci eu mesmo quando comecei a prestar atencao no giro de pessoas em que voce se relacionava, acho lindo quanod um humano usa o seu conhecimento pra ajudar outras pessoas, muito obrigado de verdade mano
Faz um vídeo mostrando seus treinos de corrida, estou correndo a 2 anos e é meu único vício que tenho orgulho. Ano passado fiquei em segundo lugar na meia maratona aqui na minha cidade. Fiz em 1h25min, e o primeiro colocado fez em 1h20min
temos alguns vídeos já no canal sobre, e ainda vão sair mais, abraço!
@@CanaldoEslen já vi todos kkkk
Parabéns Israel, correr é massa demais mesmo!!
@@dliedke cara é muita coincidência, assistir esse vídeo nestante de novo. Aí vc comenta aqui ⌛
Eslen é uma inspiração,tenho 17 anos e estou conhecendo mais a área de neurociência. Ele me faz ter conhecimento todos os dias de algo novo,muito bom o conteúdo dele!
Valeu!
Eslen, esse conteúdo não é só aprender a viver com o tédio. Ele é da causa para o efeito. E permeia todas as áreas do humano. Esse conteúdo tem uma semântica riquíssima aplicável em muitas situações em que pessoas não entendem seu comportamento ou vício, embora estejam se "dopaminergizando", estão insatisfeitas.
Parabéns por compartilhar!
Gratidão!
Eu ficava no celular o dia inteiro, quando trabalhava e fazendo qualquer coisa, fui no Pantal lá não tinha Wi-Fi, então celular só pra foto, lá as coisas são bem escassas foi onde eu percebi um outro sentido da vida, eu estava cheio de prazeres e lá sem luz, água, Wi-Fi só mato me fez mudar meu sentido.
To mais do que acostumado com o tedio, ele é bom, me ajuda a refletir e assim ficando triste
Estou finalizando o livro "Nação Dopamina, li por indicação deste mesmo vídeo. Agora estou aqui assistindo novamente, e que vídeo sensacional Eslen, parabéns e sucesso!!
Parabéns pelo vídeo Eslen! Seus vídeos são sensacionais! Parabéns, Deus te abençoe! 🙏🙏🙏🙏
Valeu Eslen por deixar a neurociência mais simplificada de entender! Estou maratonando seus conteúdos e cada vez entendo mais sobre a área, Muito obrigado!!
É impressionante como o Eslen explica de forma simples assuntos complexos, de
Forma que conseguimos aplicar nas nossas vidas. OBRIGADO ESLEN!!!
🤍🎈
Interessante como você aborda o tédio como um "descanso".
Ótimo vídeo
Faço psicologia e vc me motivou bastante para priorizar meus estudos em conteúdos baseados em evidências, como as neurociências e a ciência cognitiva,
Hoje ja sinto uma evolução notável no meu conhecimento sobre esses aspectos biológicos da psicologia!
Obrigado pelo conteúdo! E representar essa area de conhecimento incrível!
Sucesso na sua caminhada!
💜💪🧠
A escencia da natureza humana finalmente explicada por um profissional de forma simples, afim de, realmente com humildade, solidariedade e boa vontade em querer ajudar o próximo.
A melhora individual a nível comportamental e espiritual pessoal de cada um, causaria numa melhora social geral num todo. Uma sociedade mais evoluída para um bem maior.
Faz sentido, as vezes uma rotina vazia é baseada numa busca incessante de matar o tédio.. busco sempre preencher meu dia com coisas produtivas para nao cair no tedio.
Muito bom 👍. Eu quando fico entediado fico abrindo a geladeira e procurando alguma coisa pra comer, não estou com fome mas "preciso" comer algo.
Também não consigo ficar muito longe do celular, fico tenso e meio irritado.
Fone de ouvido 24 horas. Sempre música ou Áudio de um vídeo rolando...
É difícil...
Bom dia! Seus videos têm me ajudado muito. Sou bariátrico fiz a cirurgia em 2017, sai de um quadro de síndrome de panico em 2015, tenho picos de ansiedade e tive reganho nesta pandemia. Meu peso inicial antes da bari foi de 185Kg, cheguei aos 73kg em 2019 e tive um reganho parando em 115kg. Venho seguindo seu trabalho a alguns meses, estou conseguindo desligar muitos gatilhos, estou retornando ao meu peso desejado, hoje estou com 101Kg. Só tenho a agradecer. Obrigado.
Eslen te conheci pelo podcast groselha..e fiquei encantada...você é jovem e muito sábio...que Deus te abençoe há cada dia e tê dê direção para falar e ser usado por Deus para falar a muitos que precisam ouvir o teu conhecimento...obrigada de coraçao
Bom dia Eslen! Dormiu bem? :-) A respeito de social media como fonte de informação, eu particularmente gosto mais do RUclips. Acredito que também há bastante gente como eu que não utiliza e/ou não gosta do Instagram, portanto, um público no RUclips sedento por conhecimento. No entanto, seu conteúdo é tão extenso e tão rico, com tantos artigos científicos etc que talvez não caiba nessa plataforma aqui. Talvez um RD pelo Patreon (conteúdo pago) do RUclips? Pensando alto aqui... Abração, Eslen. Minha vida não é mais a mesma desde que me deparei com sua primeira entrevista no Podcast do Lutz. Desde então eu colei em você! Kkkkk Parabéns pelo lindo trabalho! 🎈
O nosso corpo e seus estímulos é tão interessante que sabemos teoricamente o caminho para o equilíbrio perfeito mas nosso próprio corpo, nossa própria mente, tenta "Burlar" isso.
Parábens pelo trabalho Eslen, sou seu fã!
Nossa isso me ajudou tanto, eu mesmo tinha uns dias incríveis e no dia seguinte era um tédio total ,isso me incomodava muito agora fico mais em paz depois disso.
É por isso q várias pessoas tem ansiedade, pq no mundo q a gente tá hoje parece q vc vai ficar sempre entretido e infelizmente não vai.
Na pandemia o tédio tomou conta de muito na nossa vida. Não tenho motivação para fazer coisas q me davam prazer. Ativou a ansiedade.
Cara, li esse livro e agora acho mais fácil a percepção do tédio. No livro fala sobre sofrimento. Mas, acho que a tradução mais adequada seria tédio mesmo. Eslen, vc é muito phoda, irmão!
Teus vídeos me ajudaram muito durante esse ano.
Que vídeo irado!
O livro já tem tradução em pt-br também. O título é "Nação dopamina: Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar"
Caramba, eu li o livro e quando lia relacionava o " PAIN (DOR) ", que autora mencionava, a dor Física ou algo que nos antormenta Emocionalmente, ou em casos específicos psicologicamente. Mas Relacionando essa " DOR " ao Tédio, fica muito mais interessante e Abri a mente para uma novo estilo de Vida - " Aceitar o Tédio ou Abraçar o Tédio " para se ter Resultados e Sentir prazer em pequenas coisas. Obrigado!
Eu não assisto mais tv já algum tempo. Hj em dia, uso apenas o RUclips pra ver assustos específicos como esse. Tudo aqui é mto bem selecionado e sempre que possível busco um pouco de ócio tbm. Faz mto bem!
Minha vida estava uma merda a 5 meses atrás, ao perder minha namorada uma pessoa que nunca imaginei, um namoro de 5 anos, porém de muitas doideiras da minha parte, eu consigo enxergar meu passado do alto por está vivendo sozinho o término, sem fugar desse sofrimento, e sim vivendo toda essa dor e refletindo sobre tudo, as vezes acabo pensando que estou em depressão por refletir demais, mas parei com todos comportamentos compensatórios que tinha, e estou vivendo o tédio e me sinto com uma percepção de um novo mundo, de verdade. Consigo enxergar todos meus erros, todas as merdas, tudo que fez eu errar e perder aquela garota, acredito que tem coisas na vida que devem acontecer mas só mais na frente iremos compreender por mais que seja difícil aquele momento.
que baita conhecimento importante. você não tem noção em quanto tem me ajudado no meu dia a dia. tudo ciência! lindo demais. obrigada!
🎈🎈
Sou amante da psicologia e neurociência e que bom que você está compartilhando seu conhecimento aqui! 🧠 Espero que seu canal cresça muito pois é um conteúdo necessário e agregador a todos! Abraço!
🙌🧠
Meu tédio nem com jogos, tv, filmes, comida, melhorava. Ou seja, estava com anedonia total, nada me dá prazer, tudo é aborrecido. Basicamente quando estou com tédio, eu vou dormir para esquecer que não tenho nada para fazer. Muitas vezes ficava parado a olhar para as paredes e ficava só a fantasiar na minha cabeça uma vida melhor e assim passava o meu tédio. Mas depois, cheguei a uma depressao mais grave, e o tédio ficou bem mais intoleravél, então, comecei a cortar-me para sentir endorfinas no cerebro e sentia-me melhor. Mas agora estou a tentar melhorar, faço exercicio fisico, fico a ler livro, faço passeios na rua para espairecer, tomo medicação antidepressivos. Mas depois de tanto tempo nisto, continuo a ter problemas com o tédio, ele está sempre presente. Eu fui muito viciado em maconha, eu fumava todo o dia, 24h, eu acordava ás 6 da manha porque meu cerebro queria mais maconha. Voltava a dormir, acordava de novo e voltava a fumar mais maconha, era sempre, meu cerebro só queria maconha todo o tempo. Era como se não vivesse, só ficava o dia todo em casa fazendo nada e só fumando...Até que depois comecei a ouvir voces e a ficar paranoico, e agora tomo antipsicoticos. Agora estou na fase de deixar a maconha, e está a ser muito dificil, fico muito irritado, grito, choro, volto a cortar-me, está a ser um pesadelo :( Já pensei em suicidio. Eu vivia para a maconha, sem maconha minha vida nao tem mais sentido, perferia estar morto mesmo. Mas estou a tentar lutar contra isto, mas não sei até quando vou conseguir aguentar este sofrimento.
Obg Eslen gosto MT dos seus vídeos. Tenho andado com dificuldade em lidar com o tédio e realmente sinto que situações simples não me dão tanto prazer como antes, agr já entendi melhor o porquê
estou extremamente exigente e preciso de coisas apelativas para sentir prazer! obrigado esse video me fez cair um pouco na real
Boa noite amigo , muito legal o vídeo , um amigo meu fico doente derrepente e do nada me deu um tédio sabe uma situação em que não ti dá vontade de fazer algumas coisas,ba uma sensação muito ruim mesmo um verdadeiro desconforto e quando jogo no Pc aí melhora um pouco mas é horrível.
Adoro esses assunto relacionadas a Divina Máquina Humana ! Eslen explica tudo de uma maneira ímpar !!! Show!!!
Eslen, eu te acompanho faz um tempo, mas nunca tinha visto essa recomendação... coincidentemente acabei de ler esse livro. Muito legal ver que você o recomendou, quando o li lembrei dos seus ensinamentos em vários momentos.
Acompanhando o eslen só por agora e vejo que desde sempre ele vem aprimorando cada vez mais seu conhecimento sobre o cérebro humano, parabéns irmão, por todo o sucesso que você adquiriu por seu próprio esforço e por todo sucesso que ainda há de vir pela frente, você ajuda muito gente cara, muito obrigado por ser quem você é.
Aprendi sozinha na minha solitude quanto adulta, coisas que não vi e nem me ensinaram na sociedade no contexto familiar e escolar
- Autoconhecimento;
- Leitura;
- Pratica de Exercícios Físicos;
- Educação Alimentar;
- Educação Financeira;
- Dormir bem, acordar cedo.
Espero que um dia essas disciplinas da vida, sejam aplicadas em sala de aula do primário ao secundário. Pois bem, se não, continuaremos sendo alienados.
Estou lendo "Nação Dopamina." Somos dependentes de conhecimento, conhecimento interno!
Autoconhecimento é o caminho para uma sociedade consumista com suas próprias criações. Hora, estamos retrocedendo ? Qual o futuro da nova geração ? Geração habilmente atual.
Uma dica de filme ( Poder além da Vida).
Eslen, comecei a assistir seus vídeos e podcast recentemente. Tô aprendendo e aplicando alguns ensinamentos seus em minha vida, tô gostando e tem me ajudado bastante. Praticar o equilíbrio entre as situações que produzem satisfação e o tédio, eu já fazia sem saber. A vida é feita de montes e vales. Deus continue abençoando você. Abraço.
A solução é selecionar os prazeres, mantendo aqueles que mais dão sentido pra nossas vidas e recusar/evitar o resto. Diminuir as distrações/estímulos quando for fazer qualquer atividade, exercitar o foco, isso também descança o cérebro. Pena que construir novos habitos não é fácil para a maioria das pessoas, imagina se desfazer dos antigos. É tão bom ter uma rotina, eu gosto de fazer sempre as mesma coisas. 😂 Quem tem seus objetivos bem determinados e segue os prazos nem precisa se preocupar em ficar sem motivação.
Seu canal é essencial, pois envolve acontecimentos do cotidiano de todos os seres humanos. Parabéns pelo trabalho. Você vai longe, brother.
Cara é necessário viver o tédio. Acalmar o gritos da mente. Exemplo, quem tem ansiedade experimenta ficar 1 ano sem celular. Cara, voltar tua mente vai ta muito mais calma e tu ver as alegrias nas menores coisas.
Meu cérebro se tornou tão exigente que não consigo mais sentir prazer em coisas que eu amava a 1 ano atrás
Acredito que devemos viver buscando a alegria de dentro, pq viver nessa balança de prazer e dor mesmo que equilibrada não resgata nossa essência
Eu não aguento mais tanto tédio. Bom casamento, bom salário, carga horária pequena. Não tenho filhos. A vida perfeita. Só não tenho amigos pois acho que pessoas mais atrapalham do que ajudam. Tenho preguiça de investir em alguma amizade. Tenho vontade de fazer algumas coisas, como começar a construir uma casa, viver em um motohome... mas não é uma vontade suficiente. Acho mais que é uma fuga. Não me venha com academia, caminhada, yoga... não é pra mim mesmo. Quando mais novo eu tinha tanta vontade de viver! Sinto falta.
mano seu canal já mudou minha vida, então ja deve ter mudado de muitas outras pessoas.
meus parabéns, desejo tudo de bom na sua caminhada.
Vi você no podcast e depois disso comecei a ver seus vídeos. Estou mudando meus hábitos ruins e tentando substituir por bons hábitos seguindo por base seus vídeos sobre dopamina. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco
Esse assunto é muito vasto: já vi um vídeo analisando um estudos clínico sobre como o tédio é essencial para o bom desenvolvimento da criatividade nas crianças, pois é nos momentos ociosos que a criatividade se sente mais confortável pra aflorar (não sei termos técnicos nem como explicar na linguagem clínica mas era essa a conclusão do estudo) e isso se aplica a nós adultos também de certa forma: por isso temos boas ideias no banho, ou antes de dormir - pois a criatividade está confortável para fazer seu papel durante o tédio.
E além das tecnologias, eu pelo menos vejo muita dificuldade em me perceber no tédio pq quando n estou fazendo nada, nem nas redes sociais, tenho pensamentos ansiosos sobre escolhas do passado, medo do futuro, cenários irreais, infinitos "e se" - que acabam por não me deixar viver o tédio em si, espero nao estar mt doida kkk
Que vídeo importante cara! Eu tô nessa fase de aprender a lidar com o tédio, é bem complicado, mas tô me saindo bem... Drogas de aluguéis, não mais!
No começo do vídeo fiquei pensando a última vez que tive tédio e não consegui identificar. Percebi que o tédio vem quando estou fazendo tarefas que não gosto ou que considero chatas, e que eu realmente busco comer ou mexer no celular durante essas tarefas. Muito interessante o estudo. Farei o jejum por aqui pra testar e ver se melhoro minha relação com esse tédio
Meu momento de "tédio" é na hora que tô trabalhando kkk é um pouco chato, apesar q sei fazer quase tudo dentro da firma e pra dar uma equilibrada nisso, eu compro uns chicletes pra comer na hora do expediente pra amenizar um pouco a ansiedade pra lidar com o tédio e a Dopamina
Em um mundo de tiktok, estudar é muito chato. Entretanto é o único jeito de avançar e ser alguém. A não ser que você seja bonita e dance bem.
O pontapé inicial pra minha mudança de vida foi desativar as redes sociais e daí pra frente a tendência é só melhorar, principalmente quando se vê o sistema de recompensa da mudança do estilo de vida.
To no caminho certo haha, exclui todas redes socias do celular e RUclips netflix, agora sempre que vou comer, fazer comida etc, faço sem estimulo, só consigo assistir algo pelo pc ou tv agora, e n tem como levar pela casa toda.
Meu e da arquitetura e gosta muito do seu vídeos maravilhosos, muito obrigado
Puxa vida!! Tenho 56 anos e nunca na minha vida tinha ouvido alguém dizer que não há nada de mal em cultivar um pouco de tédio; sempre me pareceu que a gente deveria fazer algo para fugir dessa situação. Seus vídeos são muito interessantes, esclarecedores, eu estou gostando bastante de acompanhar o seu canal. Parabéns!
Pois é... nesse mundo onde somos bombardeados com convites pra fugir ao tédio, é realmente um paradoxo né?
@@dorlischmidt6258 Realmente!! Ouvir isso, foi como dar uma guinada no paradigma da distração à qualquer custo!!
Eslen, me identifiquei muito com seu canal e conteúdos. Luto contra a depressão há mais de 2 décadas. Sou um adicto em recuperação, limpo há 8 anos e além disso carrego diversos traumas (não sou fã dessa palavra kkk mas a psicologia a usa). O compartilhamento de seu conhecimento através de sua didática têm me ajudado a enxergar coisas que há pouco não "enxergava". Gratidão 🙏
Lembro muito quando era criança e vivia reclamando que estava entediada e, após algum tempo sentindo aquilo, inventava algo pra fazer. parece então ser natural ter esses estados e querer fugir dele. Agora, também me pergunto: porque será que queremos fugir dele? será o medo de nos conectarmos com as nossas dores mais profundas? com os nossos medos, com os nossos demônios, fragilidades, etc? é algo a se refletir...
Eu tbm sintia isso, é estranho isso
Faz sentido seu pensamento, já que a meditação precisa fica quieto é o nosso pensamentos não deixa nós desligar de tudo
vc abriu os meus olhos fortemente, muito obrigado eslen.
E aí, Eslen, beleza? Há algum tempo acompanho teu conteúdo e resolvi retomar o hábito da leitura, dentre outras coisas. Moro em Milão vai fazer um ano, e fui à livraria procurar um livro que abordasse neurosciência. Achei justamente o da Anna Lembke e comprei. Aqui o nome é "L'era della dopamina" ou "A era da dopamina". Fiquei bem feliz ao vê-lo no teu vídeo e vi que fiz a compra certa! hahaha Abraço!
Amei o conteúdo ❤ que vídeo ótimo. Vou anotar aqui "O tédio é importante"
Obrigado Eslen. Deus te abencoe 🙏🏻
Graças a Deus, olhar o pôr do sol, respirar um ar puro em silêncio, uma caminhada, um abraço, já me dão um prazer absurdo!!
Um dos melhores canais do RUclips. 👏🏻👏🏻👏🏻
Caramba, que vídeo….!!
Eu simplesmente estou amando o canal, quem passa sabedoria fica mais sábio. Obg, por passar para nós parte da sua sabedoria, parte do seu conhecimento. Uma bela reflexão !
Sempre com ótimos conteúdos, abraço Eslen!!
💪🧠
Eslen Seus vídeos Nos faz ser humanos melhor, obrigado por nos passar tantos conhecimentos importantíssimos ,
Li o livro e caiu como uma luva e uma bordoada bem da compassiva. Muito recomendo.
Olá Eslen, tudo bem ? Ah esse cheddar é muito fofo, bonito ver o seu carinho com ele.
E sobre o vídeo, como sempre explicação perfeita, como muitos te falam, não sou a mesma depois de te conhecer, você está transformando a vida de muita gente com seus ensinamentos, vou te acompanhar onde você estiver , em qualquer canal. Abraço!!🎈🎈
Opa, Eslen. Se puder falar sobre o que tem sobre meditação budista, a longo prazo, na literatura. Pratico ha mais de um ano e REALMENTE seus efeitos modificam alguma coisa no organismo (de modo muito significativo).
Vamos ter vídeo em breve falando sobre meditação 😁
@@CanaldoEslen show
minha experiência pessoal, aprender a conviver com o tedio e reduzir atividade extremamente dopaminérgicas é excelente pra fazer atividades necessárias do dia a dia, desde arrumar sua cama, lavar a louça, fazer comida, até coisas mais complexas e difíceis, e a neuroplasticidade e coisa de louco, se vc voltar pra um estilo de vida mais livre e prazeroso com o tempo, cada vez mais vc vai reduzindo a sua motivação diária, sua felicidade e satisfação nas coisas simples, e seu bem estar fica em apuros.
Excelente conteúdo, Eslen!
Não sei porque, mas teu comentário me inspirou bastante. Minha relação Tédio-Dopamina não tá tão equilibrada, quero muito voltar a sentir prazer nas pequenas coisinhas da vida!!
A pré venda do livro Dopamine Nation em português está prevista para Abril. Esse eu preciso comprar.
Plenamente perfeito, quem é cauteloso com suas vivências e observa a si mesmo percebe isso ao iniciar um vício, semanas após começar a fumar, notei que o mundo ficou com uma cor mais cinza, não por que meus olhos viam diferente mas o prazer de ver as cores diminui muito para o meu cérebro, inclusive o prazer de respirar pois costumava a meditar e o prazer de sentir o ar fluir sumiu, ouvir músicas e etc.. qualquer coisa muito alta dopaminergica vai simplesmente tirar o prazer de diversas coisas na vida para somente uma droga
Cara, você entrega informações valiosíssimas "de graça". Parabéns. Sou farmacêutico e seu canal é sensacional. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Deus abençoe
Epicuro já falava sobre isso antigamente, da necessidade de aprender a tirar o máximo de prazer de situações simples e evitar super estímulos como a promiscuidade e atos libidinosos por exemplo
Isso me ensinou que o tédio tem seu lado bom, aí que vem a criatividade, longe do celular masturbação etc, o cara vira uma máquina kkk
Tu é muito inteligente cara, parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar seu conhecimento!!
Nação domina tem no le livros, só pegar no google lá. Muito bom o livro!
Vc sempre colabora muito!
Sem tédio não existe alegria ☯️
Isso faz muito sentido pra mim. Parece que estou sempre buscando coisas extremas para me sentir bem. Do outro lado, quase não suporto ficar no tédio, estou sempre assistindo filmes, séries ou vendo tiktok, instagram e etc. Tenho este sentimento, de que evitar os momentos de tédio acabam tirando o poder de sentir prazer nas coisas simples. Seria mais ou menos isso?
Mas assim, quando o tédio vir eu faço o que? Eu posso tentar fugir dele usando estímulos não apelativos? Exemplo: ler um livro, dar uma caminhada e etc
Esse vídeo fez eu refletir sobre vários momentos da minha rotina, principalmente no meu relacionamento
que esse video alcance o máximo de pessoas possíveis 🛐
Reflexão/estudo necessário numa sociedade líquida e superficial, onde "happy hour" é só quando acaba o estudo, o trabalho, sexta-feira depois das 18:00!
Esse canal é necessário 🎈🧠🌟🧃
Só refletimos em algo quando estamos desconfortável.
na maioria das vezes, precisamos de um indicador ruin pra nos mostrar a direção certa.
Parabéns professor você muito especial.