OS INTERESSES POR TRÁS DO NOVO ENSINO MÉDIO: QUEM REALMENTE GANHA COM ESSA REFORMA?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 сен 2024
  • -Canal Principal:
    / históriapúblicaoficial
    -Quer saber o que é comunismo, assista:
    • Comunismo: princípios ...
    -Assista às lives, procure /historiapublica na roxinha
    -Discord da Soberana: / discord
    -Redes Sociais: linktr.ee/hist...
    Deixe o like!
    Se inscreva!
    Ative o sino!
    Links:
    ‪@KritikePodcast‬

Комментарии • 246

  • @ViniciusCM328
    @ViniciusCM328 Год назад +306

    Olá, Ian. Não queria me submeter a isso, mas tenho que contar minha triste história. Recentemente estava me sentindo doente, acordava passando mal e passa o dia com essa sensação ruim. Fui ao médico várias vezes e fiz dezenas de exames, mas nenhum médica conseguia descobrir o que era. Depois de muita luta, consegui um médico que me ajudou muito e me deu um diagnóstico. Infelizmente meu caso é grave e sinto cada vez mais a vida se esvaindo de mim. Entre todos os remédios, químicos e naturais do mundo, só um consegue resolver a minha doença e salvar minha vida. E só você pode me ajudar com isso, porquê o remédio é o vídeo do Laos 2. Estimo que em 2 ou 3 semanas devo entrar em coma devido a falta do remédio, então achei que teria que avisar.

  • @brunopaluco
    @brunopaluco Год назад +71

    Sou formado em matemática e não consegui atribuir aulas de matemática por conta da redução. São 4 no primeiro ano, 3 no segundo e 2 no terceiro ano. Tive que pegar aulas do itinerário. Toda aula que eu tenho que dar dentro do itinerário me sinto um lixo de profissional. O vestibular da UNICAMP (sou de Campinas) e o ENEM não estarão de acordo com isso, meus alunos NÃO merecem isso!

    • @robertab.7520
      @robertab.7520 Год назад +1

      😢

    • @Nayanak1
      @Nayanak1 Год назад +6

      Oi Bruno, é isso mesmo, também sou de Campinas, professora de História e Filo e só consegui 2 aulas no EJA. A situação é caótica.

  • @cosmos3576
    @cosmos3576 Год назад +150

    *Vocês da Soberana precisam fazer vídeos urgentes sobre a luta pela estetização da AVIBRAS.*

    • @kakesss9126
      @kakesss9126 Год назад

      O próprio exército sabotou a avibras

    • @marp2002
      @marp2002 Год назад +13

      Existe um movimento, pela estatização da AVIBRAS?!?! Tem apoio dos funcionários?

    • @cosmos3576
      @cosmos3576 Год назад +27

      @@marp2002 Sim, tem um sindicato dos funcionários. E tem muito apoio a estatização, mas precisa ter pressão da classe trabalhadora como um todo.

    • @cosmos3576
      @cosmos3576 Год назад +16

      ​@@kakesss9126 Todos nós sabemos das coisas ruins que tem no exército. Mas tem a ver com domínio tecnológico também, não podemos entregar de graça para os árabes.

    • @pedrolopes9580
      @pedrolopes9580 Год назад +1

      up

  • @robertab.7520
    @robertab.7520 Год назад +15

    Não sabia dos detalhes dessa reforma do ensino médio! Que absurdo!!!

  • @saoridelima4993
    @saoridelima4993 Год назад +92

    Minha mãe e meu pai estudaram até a 8 série e minha mãe já falou sobre que antes não eram obrigados a dar o "resto" dos estudos e quando começaram a dar o ensino médio ele já estava adulta e diz q eu tive sorte de terminar meu ensino medio pq isso me deixa NA FRENTE DOS Q NAO FIZERAM 😢 isso é mto triste

    • @JoaoBatistaBio
      @JoaoBatistaBio Год назад +4

      Estado
      Investir em educação isoladamente, só transforma trabalhadores explorados mais qualificado. Temos que também distribuir riquezas.
      Mais Impostos sobre grandes fortunas, lucros e dividendos, latifúndios, impostos ecológicos..
      Desde a década de 90, oligopolio e monopólio têm revolucionado o mercado, cabe ao Estado ser o fiel da balança!

    • @giseleveloso5590
      @giseleveloso5590 Год назад +3

      @@JoaoBatistaBio Isso é a mais pura verdade,não dá para ficar só nessa de qualificar e não ter espaço para essa qualificação,fora esse trsão por tudo ser sobre o mercado,colocar no mercado.... estudo também deve ser para enriquecimento mental

    • @leonardohuesca8046
      @leonardohuesca8046 Год назад

      ​​@@JoaoBatistaBio no *Estado burguês* não tem reforma que segure esse rojão, o caminho é construir outro molde de estado, um estado proletário.

  • @rosanagomes2015
    @rosanagomes2015 Год назад +79

    Ontem fui numa reunião de jovens pra falar do novo ensino médio.
    Uma menina falou que na escola dela tem itinerário sobre solo pros alunos aprenderem se tá bom ou não pra plantar.
    Minha mãe que não entendia nada do assunto saiu de lá revoltada e querendo se informar,eu que não fiquei nem um pouco supresa por estar nesse sistema e pesquisar bastante fiquei muito feliz de fazer ela entender a situação e poder divulgar pra mais pessoas ficarem tão revoltadas quanto nós alunos e professores já estamos.

    • @italobarros1620
      @italobarros1620 Год назад

      o caras nao querem fazer o minimo.... escola em tempo integral

  • @thorbie_
    @thorbie_ Год назад +22

    Minha mãe tem mais de 60 anos e teve que fazer esses "vestibulinhos" que atrasaram muito os estudos dela porque não conseguia passar. Ela era pobre, conseguiu passar pra fazer as outras séries mas com muito custo. Nunca tinha entendido porque era assim mas agora "faz sentido".

  • @ricardoromero1351
    @ricardoromero1351 Год назад +93

    Nem a carga horária de português e matemática se mantiveram, pelo menos na rede estadual do Rio de Janeiro. No segundo ano a mudança foi de 4 tempos semanais para 3, já no terceiro ano a redução será de 5 para 3 a partir do ano que vem.
    Isso das disciplinas optativas também é uma loucura. Além dos alunos não escolherem, de fato, o que vão fazer, muitas delas precisam de laboratório, computador ou outro recurso de infraestrutura, que a maioria das escolas não possuem.
    Eu, enquanto professor, estou tendo que ministrar disciplinas cujas ementas são predominante de outra área que não minha de formação, fora disciplinas que não têm nem sequer uma ementa definida.
    #revoganem
    #pagaopisoclaudiocastro

    • @brunopaluco
      @brunopaluco Год назад +4

      No estado de SP também houve uma redução, sou formado em matemática e não consegui atribuir aulas de matemática por conta da redução. São 4 no primeiro ano, 3 no segundo e 2 no terceiro ano. Tive que pegar aulas do itinerário. Toda aula que eu tenho que dar dentro do itinerário me sinto um lixo de profissional. O vestibular da UNICAMP (sou de Campinas) e o ENEM não estarão de acordo com isso, meus alunos NÃO merecem isso!

    • @ricardoromero1351
      @ricardoromero1351 Год назад +1

      @@brunopaluco Compartilho da sua dor. Força, camarada! Vamos seguir na luta.

  • @felipepizarro2000
    @felipepizarro2000 Год назад +51

    Estudei a vida toda na rede SESI. Acabei a escola já tem uns 5 anos. Quando a reforma do EM foi instaurada eu tava no 2 ano do EM e aí o SESI colocou matérias chamadas de "eixo integradores". Tiraram aulas de história, geografia, sociologia e filosofia pra enfiar 4 matérias de eixo no currículo escolar. O objetivo desse eixo integrador era a gente escolher um tema de vários propostos pelos professores no início do ano letivo, pros alunos desenvolverem um projeto em cima desse tema que a turma tinha escolhido. Moral da história: Só tiraram as matérias que nos faz desenvolver o senso crítico pra encher linguiça com assuntos totalmente irrelevantes na nossa vida. Passei o 2 e terceirão tendo aula de humanas só uma vez por semana, eu odiava isso!

    • @marciarodrigues506
      @marciarodrigues506 Год назад

      Bom eu pergunto o seguinte de que adianta todas essas matérias se os cidadãos depois que acabam a escola vc pergunta eles o que é capitalismo e socialismo eles não sabem a diferença pergunta sobre a ditadura que foi aqui em nosso país e eles não sabem mau sabem sobre a revolução industrial e a primeira e segunda guerra mundial e sem contar que certos assuntos que vimos já escola no dia a dia pós escola não utilizamos nada e algo como uma simples calculadora muitos não sabem utilizar pq as escolas não deixam utilizar e no mercado de trabalho é calculadora para tudo

    • @samiraamorim9904
      @samiraamorim9904 4 месяца назад

      ​@@marciarodrigues506Você acha mais importante ensinar a usar a calculadora ou ensinar a pessoa a calcular com a própria mente desenvolvendo o indivíduo?
      O currículo é o menor problema da educação brasileira (ou era, agora após a reforma). Sempre estudei em escola pública, aprendi e sigo aprendendo porque fui incentivada no lar, desce criança a ler a ser curiosa e a perguntar. Também aprendi bem porque tive condições de estudar em boas escolas que tinham estrutura para ensinar bem, como materiais didáticos e complementares ( biblioteca, laboratório, sala de informática), além de estar sempre alimentada, e vestida na escola.
      O maior problema da escola brasileira sempre foi infraestrutura e aspectos socioeconômicos, que acometem não só a escola mas também os alunos. Mudar o currículo não é a prioridade, pois não é nem de longe o maior problema, e discordar é ignorância ou cegueira.

  • @joelsonfelipedejesus9453
    @joelsonfelipedejesus9453 Год назад +10

    Velho, esse cara sintetizou a história da educação do Brasil de forma dinâmica numa linguagem muito acessível.

  • @marcomendonca9216
    @marcomendonca9216 Год назад +16

    Quando em 1970 eu saí do grupo escolar (antigo 1º grau) para entrar no ginásio (da 5ª à 8ª séries) eu tive que prestar um exame de admissão que era como se fosse um "vestibular". Se você não passasse, teria que estudar em escolas particulares que naquela época eram chamadas de "pagou, passou", ali já estava em andamento a transferência para o ensino particular. Depois de 3 anos, as escolas particulares já não eram mais chamadas de pagou, passou e sim de ensino de qualidade.

    • @otsuboyuichi
      @otsuboyuichi 11 месяцев назад

      Hmmmm por isso que minha mãe e meus tios e tias estudaram em escolas particulares nessa época. Eles estudaram bem nessa época entre os anos 70 e 80.

  • @Shoujofan
    @Shoujofan Год назад +133

    E ainda havia o exame de admissão, por isso, muita gente parava na quarta série, não passava na prova, ou já estava tão atrasado na escola que não "valia a pena" seguir estudando, pois era necessário trabalhar. Minha avó materna parou na quarta-série. Meu pai, entrou na escola com 11 anos e parou na quarta-série, também.

    • @orthojac
      @orthojac Год назад

      sim, mas com 4 anos de boa escola elementar, sabiam muito mais do que os analfabetos funcionais com diploma de ensino medio de hoje.

    • @kaizarchan
      @kaizarchan Год назад +4

      Se não me engano o Olavo também parou na 4a série

    • @larissawelteremidio3533
      @larissawelteremidio3533 Год назад

      Minha irmã chegou a pegar o vestibulinho sempre achei que era lenda dela pq eu já não peguei e era escola particular...

    • @larissawelteremidio3533
      @larissawelteremidio3533 Год назад

      ​@@kaizarchan tá explicado

    • @orthojac
      @orthojac Год назад

      @@larissawelteremidio3533 o vestibulinho existiu qdo ainda havia uma meia duzia de escolas publicas de ensino medio (chamava-se colegial) de nivel aceitavel... eram disputadas pelos que não tinham grana para o setor privado, já muito superior nos anos 70

  • @robertoleonie
    @robertoleonie Год назад +10

    Até essas "escolas particulares de bairro" estão sofrendo com o lobby da educação. Onde eu morava, tinha uma escola particular (Educandário Santa Helena) que o pessoal do meu transporte estudava que recentemente foi comprada pelo grupo Eleva Educação.

  • @thisanx
    @thisanx Год назад +39

    O FIES foi uma festa para as faculdades privadas. as faculdades aumentaram o valor das mensalidades em mais de 3x só pq com o FIES, eles recebiam integral e a vista o valor. Depois o estudante que se virasse pra pagar a dívida

    • @susususuellenbraganca7747
      @susususuellenbraganca7747 Год назад +10

      Acho engraçado que pro Fies me enviaram e-mail 3 dias antes avisando quando abria, mas pro ProUni se eu não corresse atrás eu não ia ter conseguido

    • @susususuellenbraganca7747
      @susususuellenbraganca7747 Год назад +1

      @Jefferson Sabino Jr acho foda porque aí a pessoa fica no 8 ou 80, ou pega Fies e vai pra faculdade ou é incapaz de fazer por não conseguir pagar 😞

    • @Kayky_Ferreira
      @Kayky_Ferreira 3 месяца назад

      No Brasil tem um dobro de Faculdades e Universidade privadas do que publicas que muito menor

  • @soaresa.p.7214
    @soaresa.p.7214 Год назад +40

    Este está sendo sem dúvidas um dos meus canais preferidos, isso deveria passar no Normose é no Meteoro Brasil.

  • @conjunturareal
    @conjunturareal Год назад +4

    Lembro do meu ensino médio na década de 90... o acesso a Universidade era algo distante demais. Com a Esquerda no governo houve um encurtamento dessa distância. Com o Golpe, os caras quiseram promover o distanciamento de novo com essa reforma. Trata-se de uma manutenção das diferenças, de garantir o posicionamento das elites na sociedade.

  • @daviviegas9498
    @daviviegas9498 Год назад +23

    As escolas particulares pequenas da minha cidade estão deixando de ter o ensino médio pelo NEM.

  • @yamaria07
    @yamaria07 Год назад +2

    Minha avó passou no vestibulinho para o ginásio, mas não tinha escola no bairro dela (periferia) e ela não tinha dinheiro para o transporte até a escola, então parou. Meu pai parou e fez supletivo anos mais tarde por incentivo do trabalho dele.

  • @wellersonoliveira5334
    @wellersonoliveira5334 Год назад +36

    Querem formar novos Carlos Pilotto mas sem serem classe media alta kkk

  • @joaoprates4328
    @joaoprates4328 Год назад +9

    Eu sou Classe Média C, e fico puto pra caralho de ver amigos com grana fazendo federal, viajando pra Disney e eu desde criança tendo que escolher entre escolar particular mediana ou publica e hoje estar com uma divida de 20k de um Fies. Eu tenho total consciência das oportunidades que tive e tenho, mas ver esse pessoal tendo esses ''luxos'' fornecidos pelo estado, me deixa muito puto...
    E o pior é que vou me matar de trabalhar, pros mesmos amigos fazerem metade e ganharem uma vaga de gerente, por ser sobrinho/filho do dono.
    É como diz o ditado, Bom xibom, xibom, bombom.

    • @alexiaalmeida1746
      @alexiaalmeida1746 Год назад +1

      Exatamente. E quando falamos sobre, ao invés de questionarem o pq disso acontecer, nos chamam de invejosos... enfim 😶

  • @arthurcals1084
    @arthurcals1084 Год назад +11

    É bem simples até de entender, o rico sempre põe o filho na escola caríssima, no entanto, colégio particular em média é frequentado por filhos da classe média. Se o ensino público fosse de qualidade, esses colégios particulares de classe média iriam se foder MUITO

  • @diegoferraz
    @diegoferraz Год назад +6

    Ian, só corrigindo, Português e Matemática não aumentaram, eles apenas são obrigatórios durante os três anos, mas também tiveram carga horária drasticamente diminuída, ao menos aqui em SC. E Língua Portuguesa perdeu ainda mais que Matemática no modo como o currículo foi realizado aqui em SC.

  • @mauromacota3824
    @mauromacota3824 Год назад +11

    Na quarta série havia a chamada Admissão. Prova que se fazia para ir à 5a série.

    • @juremacristina8230
      @juremacristina8230 Год назад +1

      Assim como do primeiro para o segundo grau fazíamos uma prova de seleção

  • @Guzin9945
    @Guzin9945 Год назад +15

    Por um instante pensei q vc tinha ido no podcast do primo rico

    • @fabiorodrigo7503
      @fabiorodrigo7503 Год назад

      Acho que o dono do podcast colocou essa fonte de cores de propósito pra pegar os desprevenidos

  • @Alexacavatina
    @Alexacavatina Год назад +3

    A evolução do ensino no Brasil é incrível...o q ja era muito precario , vai ficar ainda mais defasado.

    • @lg_guima
      @lg_guima Год назад

      É como dividir um 1 ao meio

  • @nailacruz1736
    @nailacruz1736 Год назад +1

    Desviei de raspao dessa reforma por ter conseguido bolsa em colegio particular e estar me formando agr. Ver o meu irmão mais novo sendo obrigado a seguir esse curriculo quase criminoso é triste demais. Convivo com vários professores de ensino médio e pra eles o pesadelo ta ainda maior do que antes. Se antes a classe ja era precarizada, agora nao tem nem nome pra situação em que está

  • @redjenny8543
    @redjenny8543 Год назад +9

    Ian, o ensino privado tb tá uma bost@!
    Não sei as grandes e caríssimas escolas particulares, mas a escola que minha filha estuda, que não é nada barata, segue o novo ensino médio, normalmente, como todas as escolas públicas e privadas, mesmo pq, não tem a opção de não seguir. Precarização total do ensino médio, tanto nas escolas públicas, quanto particulares.

  • @JheniSnow
    @JheniSnow Год назад +8

    Eles precisam de pessoas que não se revoltam em trabalhar por dia, ganhando no máximo 1 salário mínimo. Sem direito a nenhum benefício que vem com a carteira assinada. O benefício que o patrão te daria ele vai usar pra fazer AQUELA viajem que tanto sonhou, enquanto isso você não consegue nem ir na cidade vizinha pois já gastou todo o seu mísero dinheiro no dia a dia. Ás vezes ainda em remédio pra ver se aguenta mais um dia de trabalho pesado. Eu fico revoltada pois conheço uma pessoa que foi passada de ano na pandemia sem ter feito prova, sem ter pisado na escola e sem ter literalmente estudado. Talvez eles pensaram: passe logo ela de ano talvez é o que ela queira. Mas os anos que ela não conseguiu estudar e se desenvolver na escola vão fazer falta quando ela não conseguir estudar com facilidade pois não sabe nem o básico!

    • @fabiorodrigo7503
      @fabiorodrigo7503 Год назад +1

      Estou estagiando em escola pública e tem crianças que estão sendo alfabetizadas na 5° série e tem adolescentes no ensino médio que tem dificuldade de saber o nome dos continentes, sério da muita pena ver o futuro deles.

    • @JheniSnow
      @JheniSnow Год назад

      ​@@fabiorodrigo7503 😢😢😢

    • @fernandoloch3779
      @fernandoloch3779 Год назад +2

      @@fabiorodrigo7503 minha sogra é professora de crianças do 1° ao 3° ano, ela esse ano está alfabetizando crianças no 3° ano, é simplesmente bizarro

    • @fabiorodrigo7503
      @fabiorodrigo7503 Год назад +1

      @@fernandoloch3779 A educação do Brasil decaiu muito, bate uma tristeza pelas crianças que nem vão ter o direito de aprender a defender os seus direitos porque o máximo que vão conseguir fazer é ter jma leitura precária e contas básicas.

  • @katianogueira8594
    @katianogueira8594 Год назад +6

    Minha irmã é professora de geografia formada pela UERJ e teve os tempos reduzidos a 2 como é o mínimo exigido. Ela fala que é impossível ministrar uma aula de qualidade devido a essa redução drástica de tempos.

  • @Victor_Piragibe
    @Victor_Piragibe Год назад +4

    Em escolas caras de ensino fundamental e médio. Professor formado em faculdade privada não consegue vaga. As diretorias só consideram válidos currículo com formação na Unicamp, USP ou universidade federal.

  • @LuLu98J
    @LuLu98J Год назад +6

    Eu estou quase me formando na graduação e eu já tive pesadelos *várias* vezes de que, por algum motivo, eu não tinha terminado o 3o ano do Ensino Médio e eu tinha que voltar a estudar no meu antigo colégio (que é particular), algumas vezes até tendo que fazer o 3o ano e a faculdade ao mesmo tempo (o que é impossível porque você tem que ter certificado do EM para poder se matricular numa universidade pública). Mas ontem à noite eu tive o pesadelo mais bizarro dessa série "volta ao Ensino Médio": eu voltava a estudar no 3o ano e, depois da aula de português/redação, o professor de música entrava na sala e falava que, como teve a REFORMA DO ENSINO MÉDIO, ele não estava mais contratado pra dar aula sobre música, então ia dar uma aula que ele escolheu lá, que era sobre "lógica". No próprio sonho eu fiquei tão puta por causa da reforma, que eu não ia poder mais ter aula de música, e eu ficava super confusa com o porquê daquele professor ter decidido dar aquela aula kkkkk Acordei mega confusa e agradecendo por estar no último semestre da graduação, e não no último ano do EM. Eu fico triste toda vez que penso na (des)Reforma do Ensino Médio por causa do tanto de conhecimento que está sendo negado à tantos jovens que estão no EM hoje.

  • @melsilva5717
    @melsilva5717 Год назад +7

    EII AQUI NO MUNICÍPIO DE PIB DE CANA DE AÇUCAR EU SÓ ESTUDEI ATE OITAVA SÉRIE NA ESCOLA DA MINHA RUA MAS SEM ACESSO AOS CONTEÚDO AULA DE MENTIRINHA E NO SEGUNDO GRAU A ESCOLA DO ESTADO ENTROU EM GREVE PARA NÃO ME PASSAR INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTADO 🕵🕵🕵🕵

  • @ambraa9221
    @ambraa9221 Год назад +1

    Parabéns, Ian!
    Você é muito bom!

  • @EdwardsAoki
    @EdwardsAoki Год назад +6

    Cara na minha escola tem duas matérias extremamente desnecessárias , patrimônio público cultural e agricultura... Sem falar nas matérias que saem de outras matérias como literatura e escrita criativa e escrita inteligente de língua inglesa.... Tá um inferno, além das matérias boas terem diminuído , tem professor que vive no meu pé sendo que não faço nada de errado

    • @juremacristina8230
      @juremacristina8230 Год назад

      Isso porque não é o aluno quem escolhe o que (quer) cursar e sim o que na turma dele, tem na grade como disciplina eletiva.

  • @beatrizbeneditodasilva4078
    @beatrizbeneditodasilva4078 Год назад +2

    Diminuíram e também tiraram disciplinas extremamente importantes para a garotada. As turmas do terceiro ano do ensino médio não têm Educação física, Arte, História e Geografia. Português e Matemática são apenas três aulas semanais.Os itinerários formativos são supérfluos com atividades utópicas que não alcançam as realidades das vivências deles. Por mais que o professor traga por conta própria, esse itinerário baseado no cotidiano, eles odeiam.

  • @claritin100ml
    @claritin100ml Год назад +4

    Estudante do 2° E.M aqui que deseja expressar sua insatisfação com a reforma (e olha que ainda tenho o privilégio de estudar em particular, mesmo que de bairro, tenho 16 colegas de turma já que é bem pequena): tenho uma aula de HISTÓRIA e só duas de PORTUGUÊS e MATEMÁTICA por semana, enquanto tenho quatro horários de itinerários (em um dia, tenho dois horários de um itinerário de manhã, depois mais dois a tarde). O primeiro tem como tema "O Cyberbullying", enquanto o outro itinerário fala sobre a "Arte na Antiguidade Ocidental" (valorização somente da cultura ocidental, nada novo). As aulas são o suco do senso comum (que aluno de 17 anos faz bullying porque "não sabia que não era legal" ?), e também não apresentam nada que já não tenha sido estudado (as aulas sobre a antiguidade são repetições do que vemos em artes, sem exagero, um dia as duas aulas foram pra "desenhar uma obra clássica" só pra encher linguiça). Ninguém tem interesse, galera sai mais cedo na aula de itinerário e quando tão em sala não engajam nem um pouco (completamente compreensível)

  • @luansk8-
    @luansk8- Год назад +8

    up camaradas. Seguem firmes. Venceremos

  • @quecosano
    @quecosano Год назад +3

    Que podcast sensacional uma conversa maravilhosa.
    Sem palavras Ian Neves é maravilhoso ❤️

  • @Glcoutoo
    @Glcoutoo Год назад +22

    Faço licenciatura em matemática na UFPEL, tô no estágio e conversando com os professores, muitos tinham 15/30 turmas pra cuidar, professores que não são de matemática e de português, se fodem mt pegando muita turma pra cumprir apenas 20 hrs, um de matemática pegaria 4 turmas, já por exemplo de geografia pegaria 15... é foda bixo, agr com essas novas matérias vai fuder mais ainda o professor

    • @Danknight403
      @Danknight403 Год назад

      Também faço licenciatura, mas no meu caso letras, e com tudo isso quem vem acontecendo, realmente não seu se vou continuar com o curso.

  • @Lidrager
    @Lidrager Год назад +3

    O pior dessa história toda é que vi um vídeo do Mynews entrevistando a presidenta do Conselho Nacional de Educação, que resumiu os argumentos de quem quer revogar essa barbaridade em: "eles estão reclamando que o novo Ensino Médio foi feito por um governo golpista"

  • @fabiorodrigues3531
    @fabiorodrigues3531 10 месяцев назад +1

    9:07 Reforma

  • @andrealuiza7026
    @andrealuiza7026 Год назад +2

    Parabéns, vocês são demais!!!!

  • @valdenisearaujonunes8953
    @valdenisearaujonunes8953 Год назад +1

    Professor Ian, mais claro do que isso não existe. Informações corretas e precisas sobre educação. Virei sua fã.😂😂😂😂😂

  • @francisdrakull5986
    @francisdrakull5986 Год назад +4

    Comentário de engajamento do final do vídeo.

  • @Kwas305
    @Kwas305 10 месяцев назад

    Ficou bem pontuado a questão da demanda por formação para o exército de contigência

  • @warlleysilva2738
    @warlleysilva2738 Год назад +5

    O Yan só disse fatos, pois com esse novo ensino médio poucos é que vão escolher uma coisa de fato, na minha cidade mesmo só tem um colégio de ensino médio e os alunos vão escolher lá mesmo.

  • @miguelmendes6626
    @miguelmendes6626 Год назад +9

    Pessoal fala tanto de matérias que nunca usa, em educação física da UFRJ eu passei por história, filosofia, sociologia, pedagogia, estatística, trigonometria, fisiologia, bioquímica.
    A galera que fez ensino médio recente já mais precarizado sofria. Imagina com essa merda aí...

  • @oggooggo6535
    @oggooggo6535 9 месяцев назад +1

    Eu estudo integral (1° ano) em "escola de bairro" e confirmo: aqui no RS, com nove períodos diários, a carga horária de estudo é das 8h às 16h30, e na semana inteira há quatro períodos de português e quatro de matemática (períodos picotados, pra piorar).
    Além disso, não posso esquecer de falar das 10 matérias inúteis acrescentadas ao currículo escolar, onde não há NENHUM professor realmente capaz de lecionar, tirando espaço para o aprofundamento em matérias realmente relevantes.
    Aliás, só um ponto que tenho a discordar com o Ian: as aulas de português e matemáticas sendo acrescentadas não vão formar uma mão-de-obra que saiba apenas fazer conta e escrever o próprio nome. Muito pelo contrário: as duas disciplinas desempenham um papel crucial no desenvolvimento do senso crítico, habilidade de expressão de ideias e raciocínio lógico dos indivíduos. No entanto, como eu disse anteriormente, acontece que o Novo Ensino Médio está recheado de novas matérias, porém "inúteis" (entre aspas, pois depende pra quem serão inúteis), abafando a autoridade e o aprofundamento de matérias que realmente vão agregar valor à intelectualidade dos alunos.

  • @umamentepelomundo
    @umamentepelomundo Год назад

    Passando para deixar meu comentário de apoio ao canal que gosto muito!!! Venceremos!!!

  • @brunodaniel5155
    @brunodaniel5155 Год назад +4

    Minha namorada faz pedagogia numa faculdade privada. É ridículo o quão ruim são as aulas...

  • @frerdy
    @frerdy Год назад +2

    Todo ano, não importa o que ocorra com o IPCA, a mensalidade da escola sobe no mínimo 11%! É um absurdo completo. Muitas famílias gastam praticamente toda renda em educação dos filhos.

  • @lorranphelipe8834
    @lorranphelipe8834 Год назад +2

    Agora entendi pq minha mãe só fez até a 4 série, isso nunca me passou pela cabeça

  • @stephanylvj8294
    @stephanylvj8294 Год назад +6

    Na escola que eu dou aula até a carga horária de matemática diminui, tem turmas com uma aula por semana

  • @leohorvat1399
    @leohorvat1399 Год назад +2

    Aí tu vai pesquisar sobre a Cogna e a empresa está com altíssimo prejuízo nos últimos anos, endividamento nas alturas, logo logo vai a falência...

  • @bruninhinho
    @bruninhinho Год назад +1

    Muito boa a entrevista Ian, o entrevistador parece ser ótimo também, com boas colocações

  • @elainessjg
    @elainessjg Год назад +2

    Diminuiu Português e Matemática também nas escolas que têm 3 turnos. Só tem 4 tempos no primeiro ano e 3 tempos de Matémática e Português no segundo e no terceiro anos.

  • @ocamposleo
    @ocamposleo Год назад +11

    e quem criou a maior empresa de educação do mundo? lula com sua politica de FIES e PROUNI!! é importante que todos saibam

    • @valk4426
      @valk4426 Год назад

      Exato. Por isso os camaradas marxistas leninistas não defendem a democracia burguesa a mesma maneira que o pt faz, mas a ruptura por meio da revolução do proletariado

    • @denisgobbo33
      @denisgobbo33 4 месяца назад

      Nossa quanta bosta em amigo, 😊

  • @professormanuelbras979
    @professormanuelbras979 Год назад +3

    Até Matemática diminuiu.

  • @sandroperegrino6063
    @sandroperegrino6063 Год назад +1

    À Luta!

  • @larissawelteremidio3533
    @larissawelteremidio3533 Год назад +1

    Enquanto a gente sonha com o fim do vestibular a burguesia tira as matérias necessárias para ele do ensino médio. Expectativa bem longe da realidade

  • @izabelamaral9653
    @izabelamaral9653 Год назад +2

    Boa tarde, camaradas!
    O RJ está muito apagado nessa questão da deforma do ensino médio!

  • @rodrigoamendola5737
    @rodrigoamendola5737 Год назад +1

    Obrigado por falar sobre o FIES, não sinto estar tão sozinho na crítica agora.

  • @RamonSilvar
    @RamonSilvar Год назад +2

    Pelo que entendi sobre a prova de admissão pra entrar na 5ª série, é muito semelhante ao vestibular de hoje. Muita gente fica de fora por falta de recurso e por ter tido um ensino precário à vida toda no 1° e 2° graus.

  • @barbara_luzan
    @barbara_luzan Год назад +2

    Eu tenho 40 anos. E já era assim em 97/99. Lembro ainda que fiz o segundo grau técnico, daí em escola particular, porque meus pais acharam que ia ser melhor, e na época não tinha a obrigatoriedade das matérias básicas e que caem no vestibular. Ou seja, me fodi quando fui prestar o vestibular pq eu não tinha estudado história, geografia, física, química.. as únicas matérias do currículo básico que tinha eram português, matemática e um inglês bem meia boca.

    • @juremacristina8230
      @juremacristina8230 Год назад

      Esse modelo é muito diferente. Não se trata do aluno escolher um curso técnico (aí escolheria sua vocação) e sairia de lá formado para o mercado de trabalho ou escolheria cursar o científico, que daria oportunidade de prestar vestibular (naquela época, sem cotas. Era ampla concorrência com alunos de todas as redes).

  • @1b3456
    @1b3456 Год назад +3

    Meu irmão tem matéria de MINERAÇÃO...
    ???????

    • @ttthiaaagooo
      @ttthiaaagooo Год назад +2

      Eu tenho "água com solvente natural"

  • @sonovets6704
    @sonovets6704 Год назад +9

    Mano que conversa produtiva. Qual nome desse podcast?

  • @wesleysouzadasilva8641
    @wesleysouzadasilva8641 Год назад +2

    Q raiva esse corte ser tão curto. Vou ter q ver tudo

  • @odanobu364
    @odanobu364 Год назад +8

    2:30 As pessoas não acupam as vagas nessas escolas pq elas não tem capacidade de ocupar as vagas ou as vagas pedem mais do que eles precisam pra fazer aquele trabalho?
    Queria que o Ian tivesse falado isso

    • @correspondenciacamarada
      @correspondenciacamarada Год назад

      Não é sobre capacidade e sim sobre sua precarização

    • @odanobu364
      @odanobu364 Год назад +1

      @@correspondenciacamarada eu sei, falei só pq queria que ele tivesse retrucado o cara com essa pergunta.

  • @francisdrakull5986
    @francisdrakull5986 Год назад +3

    Comentário de engajamento do início do vídeo.

  • @hugozanco5942
    @hugozanco5942 Год назад +1

    Ótimo corte!

  • @paixaoferreira6907
    @paixaoferreira6907 Год назад

    Era ao terminar a quinta série teria que fazer a prova de admissão ao ginásio, tinha a duração de 4 anos. Eu passei por isso

  • @eduardobatista2047
    @eduardobatista2047 Год назад +2

    Falem sobre a venda e a necessidade de estatizar a AVIBRAS.

  • @denilsondede818
    @denilsondede818 Год назад +2

    UP

  • @jailsonaraujodemorais2938
    @jailsonaraujodemorais2938 Год назад +1

    Tive um debate com um colega professor. Ele alegou que a terceirizacao e precarizacao da docencia inclusive dentro do funcionálismo público seria limitada pela constituição e que os magnatas da educacao privada não tem interesse na educação pública.

  • @talitaribeirodecarvalho7688
    @talitaribeirodecarvalho7688 Год назад +2

    Onde clica para curtir um milhão de vezes?

  • @rodrigoartegrafica
    @rodrigoartegrafica Год назад

    Olá. Antes de tudo, parabéns pela iniciativa de seus vídeos pois oferece debates relevantes. Com todo respeito, gostaria de fazer duas observações: Sou professor e me formei em universidade pública. Faço meu mestrado, também em universidade pública e justamente por isto posso afirmar o seguinte: A maior parcela de meus colegas de graduação foram direto para carreira acadêmica, redes de ensino privada ou para outras áreas do bacharelado. Até aí ok, mas apenas eu e mais 5 optaram por trabalhar com a docência em escola pública. Em outras palavras os "bem formados" não querem saber em pisar no "chão de sala". Quanto a BNCC, a proposta do documento vem como norte para unificação do currículo na federação. Ela esta vinculada com projetos pensados no Reino Unido, Espanha, Portugal e Austrália. Enfim, sucesso em suas empresas. Fique bem.

  • @cleversondias9920
    @cleversondias9920 Год назад +1

    Lembra da lenda urbana que falava que "o Brasil é o país do futuro"??? Então....

  • @francisdrakull5986
    @francisdrakull5986 Год назад +3

    Comentário de engajamento do meio do vídeo.

  • @pedrolima7749
    @pedrolima7749 Год назад +1

    Alguém tem fonte sobre a informação do governo oferecer ensino limitado? estou pesquisando e nao encontro nada

  • @ryelplayer
    @ryelplayer Год назад +1

    O problema do brasileiro é qualquer problema eles já querem parar o Brasil? Isso prejudica a si próprios e a pessoa muito mais carentes do Brasil

    • @kiraa780
      @kiraa780 Год назад

      E vai fazer oq?????? Se não parar não muda e se não muda essas pessoas vão continuar na merda

  • @leandrogomes1423
    @leandrogomes1423 Год назад +1

    bom demais

  • @fhfferreira
    @fhfferreira Год назад

    13,5% de taxa de juros. O Governo não tem nem peito (ou vontade real) pra mudar isso, imagina cuidar da Educação no país. Um dado para reflexão: há uma quantidade significativa de cursos de nível médio e superior na rede pública de ensino que não conseguem alunos para preencherem suas vagas.

  • @user-yk5wg4yp3e
    @user-yk5wg4yp3e 5 месяцев назад

    É ridículo, não existe formações de professores nestas áreas! Porque elas não existem enquanto áreas de conhecimento. São as "eletivas." Ta muito, muito difícil ser professor!

  • @Positivamente_sim
    @Positivamente_sim Год назад +3

    Pena que termina sem um desfecho, será que tem continuação?

    • @zZwingli
      @zZwingli Год назад +2

      Assista ao podcast na íntegra, tem o link do canal de podcast na descrição

  • @luz5418
    @luz5418 Год назад

    Ian, coloca algumas fontes e materiais de estudos nos teus vídeos, isso seria ótimo

  • @johnnyaiolfisilva116
    @johnnyaiolfisilva116 Год назад

    O cara é igual ao Pedro da KBC!

  • @aleshofastora440
    @aleshofastora440 Год назад +2

    O começo a metade desse vídeo foi muito importante

  • @alexdelforge
    @alexdelforge 3 месяца назад

    Deveríamos reclamar da falta de recursos e do salário baixo dos professores...

  • @thorbie_
    @thorbie_ Год назад +3

    Isso de pobre fazer faculdade particular é MUITO real. Eu consegui estudar em faculdade pública e digo com certeza que 90% dos meus colegas vieram de escola particular E eram no mínimo classe média alta. A esmagadora maioria. E claro, quase todos brancos. Do outro lado, a maioria dos meus colegas mais pobres que eu conhecia antes e que eram de escolas públicas fizeram particulares. Todos com ProUni ou FIES. Estudaram a vida inteira em escola pública pra chegar em faculdade e ser particular. Já com os outros foi o oposto, estudaram a vida toda em escola particular pra chegar no final e fazer faculdade pública. E detalhe, muitos desses que eram pobres ainda eram os primeiros da família a fazerem faculdade, os pais não tinham.

  • @a.e.neuman4702
    @a.e.neuman4702 Год назад

    🎬🎙
    🎖 camarada ianevich ✊
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @alfazero9671
    @alfazero9671 Год назад +1

    #199 Não dá para aplicar um currículo de 1975 em 2023.

  • @simonyplatt1803
    @simonyplatt1803 Год назад

    Essa lógica de precarização da educação pública, serve para saúde tbm., com o SUS.

  • @leticiabarbosaferreira3276
    @leticiabarbosaferreira3276 Год назад +1

    Vendo esse vídeo dps das notícia da revogação 🙌🏼

  • @emylily8266
    @emylily8266 Год назад +1

    o FIES é sim uma sacanagem sem tamanho, mas ainda apóio o Prouni pelo simples fato de cursos de meio período serem extremamente raros em universidades públicas. Pra onde realmente vai essa gana toda de incluir as classes mais baixas no ensino superior se temos de abdicar quase que totalmente da nossa renda para ter esse acesso? Eu entendo que para seguir carreira academica requer empenhamento total, mas não tem como, até o dia que todo estudante de baixa renda ganhe para estudar essa dicotomia vai continuar existindo.

  • @diegomendesdasilva3767
    @diegomendesdasilva3767 Год назад

    Veremos

  • @ninguern7693
    @ninguern7693 Год назад +2

    Educação não deveria ser negócio

  • @tomilinhar
    @tomilinhar Год назад

    Eu sou vestibulanda de med, provavelmente com o Enem desse ano vou passar. Tô com medo desse novo Enem e novo ensino médio, eu me formei em 2020, não faço ideia de como vai ser a prova e imagino que nem o cursinho 😢

  • @controleretro3806
    @controleretro3806 Год назад +4

    o que ele quis dizer com a frase: "fábrica de profissionais" ? (7:10)

    • @gustavocaetano0201
      @gustavocaetano0201 Год назад +14

      É que não ficou muito claro, mas como acompanho ele a um tempo eu entendi. Ele está falando sobre como essas faculdades formam profissionais de forma massificada, mas sem uma formação adequada, é o famoso ter o diploma de enfeite sabe, porque na prática você não tem o conhecimento e preparo pra aplicar aquilo. Na minha opinião eu concordo totalmente com ele.

    • @alancristhian7532
      @alancristhian7532 Год назад +14

      Quis dizer que só "fábrica o diploma" mas não forma um bom profissional. Na teoria, fabricou-se um profissional, mas na prática o indivíduo sabe apenas o básico da sua área.
      Estou terminando um curso em uma faculdade particular e isso é muito verdade. Boa parte dos conhecimentos que adquiri foram por estudos próprios, coisa que muitos colegas não alcançaram.

    • @controleretro3806
      @controleretro3806 Год назад +2

      @@alancristhian7532 obrigado pela explicação

    • @controleretro3806
      @controleretro3806 Год назад +2

      @@gustavocaetano0201 obrigado por explicar

    • @fabiorodrigo7503
      @fabiorodrigo7503 Год назад +3

      Forma o profissional pro mercado de trabalho com o mínimo de informação possível. Como a formação é baixa obriga o aluno a pagar uma pós graduação ou mestrado.

  • @gustavovitorino2481
    @gustavovitorino2481 Год назад +5

    Abram os óleos

  • @carlosloiola
    @carlosloiola Год назад +1

    Boa tarde