Pessoal, pra quem quer saber mais sobre o tema o Ian Neves, do História Pública, o Gustavo Gaiofato, do História Cabeluda, a Sofia Lisboa, do Contra Palavra, a Duda do DudaBolche tem vídeos muito bons sobre a Contra Reforma do Ensino Médio! Recomendo demais, principalmente, pra saber qual a relação entre a reforma do ensino médio com o setor privado!
UP. Identitarismo sem luta de classes é sectarismo. Ambientalismo sem luta de classes é jardinagem. Reformismo sem luta de classes é apoio à burguesia. Educação sem luta de classes é empreendedorismo. Política internacional sem luta de classes é (repita os mais ricos para ser rico).
Eu estudei durante a conquista de um marco, (1973) onde o Estado se torna obrigado a oferecer educação além da quarta série. Eu fui a primeira a concluir o Ensino Médio na família. Só que até chegar no Ensino Médio, houve uma Reforma e já não existia filosofia, psicologia, entre outras disciplinas importantes para formação de pensamento. Não fiz a faculdade na época porque tive que começar a trabalhar e ajudar em casa. Mas minha irmã fez. Quem veio depois não consegue entender as lutas que são travadas diariamente para que a Educação seja para todos e de qualidade, que forme um cidadão de verdade.
Parabéns Guilherme! Mais uma vez você me surpreende! Sou Professor no ensino público municipal em São Paulo e tenho uma profunda angústia pela maneira como todes estão tratando esta deforma do ensino mérdio. Fico indignado até com as mídias chamadas progressistas (247 e ICL, as que eu acompanho), que tem tratado o assunto de maneira leviana, repleto de jornalistas e comentaristas com opiniões e convicções, sem nunca chamarem um Professor ou Professora para falar sobre o assunto. Daniel é o CARA neste assunto. E concordo INTEIRAMENTE com TUDO o que ele diz. Gratidão novamente pelo seu trabalho.
sou muito abençoada em ter encontrado teu canal. Que live amigo, Passei para todos os meus colegas. Sou professora aposentada, mas continuo dando aulas na áreas das ciências humanas, a reforma me trouxe uma boa gastrite, saí de 3 aulas de hist em que já n dava para fazer um bom trabalho para 1 de hist e 1 de soci no 1º ano e 1 de hist no 2º e 3º. Meus alunos na geral estão muito preocupados dizem que ter 1 período de cada itinerário e conteúdos essenciais não vão levá-los a lugar nenhum. Estão preocupados com o ENEM e vestibulares em geral.
É muito triste eu como professora não ter esperança? Pois trabalhando na rede estadual de SP Capital eu não acredito que a educação no Brasil tenha mais solução. 😢
Olá! Sua pergunta é muito importante, visto que esperança é como um foco ajustável, isto é, podemos modelar a "potência" -- modelar nossa esperança conforme onde depositamos nosso foco, a esperança também é modelada conforme a construção de propósito. Este processo depende de nossa escolha de: com quem estaremos agregados e, sobre em qual resultado focar, jaturalmente focando nos resultados positivos, das pessoas que estão na linha de frente e no quanto estamos cooperando. Sim! É muito ruim não ter esperança, mas, podemos escolher ter esperança. Não que isso seja fácil, e o grau de eificuldade depende de vários fatores, tanto quanto epgenetico quanto indiocincrático, o que precisamos estar atentos. Mais uma vez, estando próximos dos que têm esperança e trabalha por mudança.
Assisti ontem pelo Instagram e revendo agora com minha mãe Gui, minha mãe é uma senhorinha de 72 anos que adora dona Ritinha Obrigada, Gui e ao brilhante Daniel pela incansável luta pela educação. Vocês são especiais ❤
A coisa é muito mais grave do que parece porque os Itinerários Formativos são uma grande mentira, não se trata de áreas que deverão ser aprofundadas. Eu estou atuando como professora do Estado de São Paulo e tenho vivido esta tragédia de perto. Na verdade o que somos obrigados a trabalhar em sala de aula são "temas". O MAPPA, Material de Apoio ao Planejamento a Práticas do Aprofundamento, conduz o professor a tratar "temas" de forma superficial e incompleta. Temas que já eram objetos de estudos das disciplinas de base. Por exemplo, eu dou um itinerário chamado "A cultura e seu sentidos", que se trata de uma leitura simplista sobre assimilação e aculturação, sem abordar o epistemicídio, o etnocídio e outras questões históricas importantes quando nos referimos à diversidade cultural latino americana. É grave! Não tem sentido retirar sociologia, história, geografia, filosofia, etc. para trabalhar temas soltos como cidadania (já tratado dentro destas disciplinas), e uma cidadania sem construção histórica e sem crítica social. Nos itinerários das áreas de exatas e ciências da natureza acontece o mesmo, temas como "probabilidade" sendo tratado um semestre inteiro, onde o professor tem que esticar o assunto deixando de lado outros conteúdos importantes. O que está acontecendo é uma insubordinação coletiva, onde os professores tratam com os alunos dos conteúdos que consideram importantes para o vestibular ou para uma formação mais plena. Isso sem falar na desmotivação dos alunos em sala de aula, com um excesso de itinerários malucos e aulas de 45 min. Aliás, aulas de 45 minutos?! É uma piada de mal gosto..
Boa análise. O MAPPA da seduc sp é um material ruim, não permite o aprofundamento do conteúdo. Estou trabalhando com o ensino médio e eu fiz uma adaptação do MAPPA, para incluir conteúdo que realmente faça diferença na vida do estudante. Surtiu efeito, pois os estudantes estão gostando. Porém, de um modo geral, percebemos que eles estão insatisfeitos com esses itinerários.
Gostaria de deixar um comentário para a Rita , que sai da discussão do vídeo mas quero aproveitar a oportunidade. Tenho melhorado muito como ser humano no contexto de minhas indagações graças a vc e o material que vem produzindo. Quero que tenha consciência do qual transformador e uma comunicadora como vc fazendo um trabalho como esse. Com base, com pesquisa, com informação, com humor, e principalmente com acolhimento. Não sei se vai acabar vendo esse comentário, mas quero deixar aqui a minha afirmação de que o que vem discutindo, debatendo, defendendo, abrindo a crítica e de suma importância para contribuir com o futuro. Vc permeia nossa mente com questionamentos que resultam em esclarecimentos fantásticos ou aguçam nosso interesse por coisas que não são exatamente questões que temos e não percebemos. Sou pai de um menino lindo e talentoso que se assumiu e que dentro de uma família conservadora conseguiu abrir nossos olhos para coisas muito mais importantes. Em um vídeo seu vc comentou algo sobre ser um arsenal para a crítica, eu coloco humildemente algo a mais. Um arsenal para a crítica mais que social, pessoal e humana que ajuda a reconhecer e lembrar que amar e mudar as coisas interessa muito mais. Obrigado por existir, obrigado por ser quem e, obrigado por dividir dores e não ser alguém da mídia que se encontra acima, mas alguém que sentimos do lado como uma visita querida que nos acompanha em um café. Luz para sua vida. Amor em todos os lugares e pessoas que conhece. E sim, vc e o tipo de pessoa que faz diferença no mundo. Não nos deixe. De seu novo e fiel aluno professora. Beijo
@@Mi-im1fj muito obrigado mi. Descobrir a professora Rita mudou muita coisa na minha cabeça. Espero que mais gente tenha se aberto a ouvir o que ela tem a dizer. Tô divulgando a palavra da Rita com cmtodo mundo que conheço
Discussão e luta da maior importância! Sou testemunha do estrago que esses tipos de reformas do ensino podem fazer. Sou gaúcha e até o 3º ginasial estudei em Porto Alegre, sempre Em escolas públicas. Na época, só iam para as escolas privadas os maus alunos. Os que não estudavam. Me lembro até hoje minhas notas do admissão para passar para o Instituto de Educação. De lá trago a minha base educacional, inclusive como artista. Nunca mais vi uma escola como aquela. Enfim, nos mudamos para o Rio de Janeiro em 1973, onde já estava implementada a tal reforma do ensino dos militares. Fomos para escola pública. Eu sabia tudo! Achavam que meus pais me obrigavam a estudar pq eu só tirava notas máximas. Porque eu sabia as matérias. E ia para a praia. Estava tudo defasado. Resultado: no vestibular, na primeira vez, não passei. Só então entendi a diferença do ensino antes e depois da tal reforma. Que essa luta seja vitoriosa. Que nosso Presidente entenda a função da educação pública de qualidade. Que seja bloqueada essa contra reforma. Para que todo estudante brasileiro possa ter então ensino de qualidade, que o habilite ser aquilo que desejar. Bravíssimo a todas, todos e todes envolvidos nessa luta para o bem do nosso imenso Brasil !
Acompanhei ontem e hoje, por ter achado tão boa, tive que rever essa live. É incrível como os interlocutores conseguem ser tão objetivos, apontar fatos, propor soluções. Infelizmente, em nome da defesa do "mudar pelo mudar", muitos dos nossos colegas professores estão seduzidos por essa DEFORMA. Muito obrigado Daniel e Gui, vocês são necessários e incríveis.
Boa noite! Obrigada, Professores Guilherme e Daniel, pelo relevante debate sobre o assunto. Sou professora de Ensino Médio na rede estadual, em São Gonçalo/RJ. O NEM é uma aberração. Em minha escola, desde 2017, estamos nos debatendo contra ele, temos clara noção do quanto traz prejuízos aos nossos jovens e não perdemos oportunidade de esclarecer a respeito aos nossos alunos.
Muito bom ouvir argumentos consigo, pautado no bom senso e na lógica consciente. Sou piauiense, moro em uma cidadezinha no interior com cerca de 10 mil habitantes, e afirmo com conhecimento de causa que as escolas ñ tem estrutura muito menos profissionais preparados para o novo ensino médio. Tenho filho no 3 ano do ensino médio e para mim é cruel deixa lo o dia todo preso em uma escola q só oferece almoço e lanche, professor e quadro...ñ ha salas para a parte diversificada, ñ ha sla para itinerários, ñ tem biblioteca, ñ tem sala de informática, ñ tem laboratório...enfim, todo dia eu infarto um pouquinho
Sou professora do Novo Ensino Médio. Dou aula em uma escola de uma cidade pequena. Não tem sala de aula, damos aula no pátio, dou duas aulas de Língua Portuguesa e 3 de Itinerário Formativo, 3 aulas no meio do recreio, com barulho, sem lousa, sem nada de tecnologia, e no material manda nos professores mostrar vídeos e nem uma lousa tenho, é revoltante, é degradante, sou contra esse novo Ensino Médio.
Escutando vocês dois sinto-me angustiada demais. Hoje sou uma professora e pesquisadora da Educação Infantil na rede pública. Orgulho-me da minha formação inteira ser na rede pública, mas lembro-me da decepção que tive ao tentar fazer vestibular para Medicina após ter feito um curso médio de magistério em que não se estudava matérias como física, química, biologia. Foi uma luta entender que a culpa não era minha e sim de um sistema que nunca acolheu a jovens que prrcisam mudar o curso de seus planos ou deixam a escola para trabalhar e ajudar a família. Está reforma é um retrocesso.
Mas a culpa é sua SIM ! Ué, a escolha de fazer o "normal" foi somente sua, já sabendo que era um curso para formação de professoras alfabetizadoras e/ou destinadas ao antigo primário. Agora, vem culpar o governo 😅
Trabalhei para o SENAC São Paulo por mais de 10 anos. Desde a aprovação da reforma, essa instituição começou a se organizar para "oferecer" tal ensino ao Governo, valendo-se de sua estrutura. Uma estrutura considerável, construída ao longo de seus mais de 70 anos de existência graças a uma taxa paga pelos empresários do comércio e serviço na Guia de recolhimento de INSS de seus funcionários. O ano passado, trabalhei como professora na escola pública por seis meses. Este foi um tempo suficiente para verificar que a escola nada mais é que um instrumento de exclusão social. Os professores pouco conseguem ensinar, os alunos pouco aprendem e finalizam o Ensino Médio sem as mínimas condições de conseguir uma posição digna no mercado de trabalho. Esta reforma é mais uma medida para assegurar que a escola continue a ser este instrumento de exclusão.
Em Belo Horizonte há anos a escola Integral funciona com "oficineiros" que não são professores. Depois da pandemia, uma empresa de SP foi contratada para gerir aulas de reforço, com professores subempregados, sem concurso. Precarização do ensino, dos profissionais e privatização da educação - tudo isso vendido como um bônus, com pouca gente percebendo o que está acontecendo. Com Zema do partido Novo no Governo do Estado, nem se fala. 😢
No Paraná de Ratinho/PSD não é diferente, contrataram uma universidade particular, por um acaso grande doadora do Ratinho, para dar os itinerários à distância!!!
Infelizmente, a educação é um produto comercial, sim. Por isso, o Estado precisa custear e garantir a escola pública pra quem não tem grana (maioria no Brasil) pra “comprar” uma educação de qualidade. Muito importante ouvir os impactos negativos dessa reforma do ensino médio. Gratidão 🤝
Conteúdo de altíssima qualidade, e, mais do que necessário. Agradeço a todos os envolvidos. Seguimos em luta. Escola não é empresa. Pessoas não são coisas. A educação precisa ser levada a séria por todos os que nos governam, e, se os que estão lá não conseguem ver o quão importante é o tema. Não estão preparados para estarem lá.
Eu fiz 1 ano de biomedicina, depois me formei em direito e agora curso ciência da computação... o novo ensino médio seria um horror para mim... AMO ciências, e enlouqueço com ao analfabetismo científico da maioria da população, imagina se nem tivessem tido a opção de aprender!
Super esclarecedor Nós mães estamos sendo obrigada a simplesmente aceitar toda essa desforma e se quisermos da o poder de escolha aos nossos filhos temos q pagar mais. E o cenário da educação pública tende a ficar pior e o capitalismo agora até às escolas. Lamentável
No ano passado, o itinerário que eu fazia tirava metade do tempo da aula normal, era um tempo perdido pois o conteúdo sempre fui muito menor. Felizmente neste ano tiraram
Trabalho no estado de Minas e veja a seguinte situação: foram formadas três turmas de segundo ano com itinerários diferentes e aprofundamentos distintos. O problema é que uma turma ficou com poucos alunos, por abordar mais conteúdos de matemática, e por isso, o Estado quer fechar esta turma e empurrar os alunos nas outras salas. Resumo: o aluno não pode se manter na área que escolheu. Uma bagunça em MG
Excelente entrevista! Estava alheia ao significado dessa reforma e consegui entender o porquê dessa suspensão e acredito que possa ser levado ao Presidente esses aspectos para que ele tome a decisão de revogar essa reforma. Satisfação enorme em ter assistido esse vídeo.❤❤
Temos que exigir a revogação desta lei sem postergação! Além da Uberizasão da economia a saturação do mercado de trabalho em informática por excedente de mão de obra! O "empreendedorismo" digital!❤ Valeu Rita! Excelente vídeo crítico e reflexivo! Bjs!
Passando aqui para agradecer. Nesse mundo assíncrono, so agora vi a live aqui no RUclips. Confesso que eu não entendia a dimensão do erro que essa reforma representa. Obrigada pelo esforço para desmistifica-la. Passarei a acompanhar o tema com mais atenção para identificar formas de ajudar a barrar essa “””reforma””””
A “escolha” no novo ensino, tristemente (e trago o humor apenas para reflexão) como aquele meme da comissária de bordo: “Sr. Café ou Chá? / Chá por favor / Errou é café.”
Quanto à precarização, terceirização e desvalorização do profissional da educação, digo com toda a propriedade, que isso é uma realidade. Vejo isso de perto todos os dias em uma escola do Estado, a qual, dou aula para o Ensino Fundamental II. Há dias na escola que NEM papel higiênico tem no banheiro dos alunos e professores. Na verdade, não temos recurso de material pedagógico algum. Nada básico. Nossas impressoras, as quais são para impressão das atividades e provas, estão paradas há quase um mês. Folha sufite compramos do nosso bolso. A escola também não disponibiliza. Quando chove, damos aula com o chão da sala cheio de poças de água. Pingueira nas salas. Dentre muitas outras coisas mais. Deixo aqui, apenas uma contribuição para conhecimento daqueles que não sabem e/ou desconhecem da realidade que literalmente é dura e cruel. Dói no peito. 😢
Prof. Guilherme, obrigada pelo vídeo, todas essas questões são ultra importantes. Contudo, entendo a gravidade e a extrema delicadeza com que o tema tem que ser tratado, pois não se trata de formar a "pessoa neoliberal", mas de sacramentar a alienação da extrema direita, utilizando, supostamente, um método da "esquerda", quando o que está em jogo é a antidemocracia que se apresenta como modelo político atual.
Sempre é uma enorme satisfação ouvir Daniel Cara! É urgente que nós educadores tenhamos o protagonismo na Educação. Professor sem piso salarial e ameaçado todos os dias é revoltante!
É urgente revogar esse modelo de ensino médio excludente, que transforma educação em mercadoria e de precarização dos acessos da classe trabalhadora a possibilidades de educação e o mínimo de mobilidade social.
Sensacional!!! Divulguei tanto esse papo quanto a aula de ontem no whatsapp, face, LinkedIn! Bora fazer com que esse tema e discussão chegue a mais pessoas!
Estou prestes a completar 60 anos de idade, e vou cursar história que aprendi a gostar por várias influências, " a Rita é uma delas", e quero muito aprender o que realmente significa esta mudança, ja sabia que não era coisa boa, colocada pelo golpista Temer e apoiada pelo Luciano Hulk, ja temos que ir contra.Valeu pelo vídeo, parabéns!
Lindo o Daniel te chamar: Gui. Essa deforma aprofunda a desigualdade de tal sorte, que os alunos das escolas públicas não chegarão à universidade. Esse abismo é inconstitucional.
Fui recém aprovado em um concurso público para professor de Português e a preocupação no grupo dos aprovados é esse NEM, principalmente os aprovados em disciplinas como Biologia, Química, Física... Segundo que se entre 2012 e 2014 já tivesse o NEM eu nem entraria na universidade, pois fiz o ensino médio noturno, o que já foi difícil, pois fiz um curso de Letras sem ter estudado literatura.
Como sugestão seria muiiiito bom que famosos abrissem espaços para esse debate. Com um linguajar mais didático e dirigido a população que vai sofrer na pele isso
Sou estudante da unifesp em geografia e leciono no ensino municipal de São Paulo e todos estamos mto preocupados com o que está por vir. Realmente espero que o presidente Lula juntamente com o Camilo Santana revogue isso. Essa deforma como disse o Guilherme é uma catástrofe anunciada : um desmonte da educação de qualidade e da educação que proporciona discutir , questionar e debater .
Obrigada! Entrevista essencial Essas ideias de reformas liberais estão acertando o ensina fundamental também, lá também já existem algumas formações liberais
A parte final foi perfeita: é necessário deixar claro "o que é Educação". Isso não é uma pergunta retórica ou enciclopédica, é uma questão central para se fazer Educação, de fato. A gente mal consegue trabalhar temas sobre Filosofia ou História da nossa própria Educação cuja primeira lei que sistematizou uma "possibilidade" de educação popular há 200 anos atrás.
Rita/Gui, vc parece cansado(a) de tanta luta, e sei que não tenho o direito de te pedir para continuar. Mas, por gentileza, continua… Vc construiu um grande canal nessa plataforma. Use-o para disseminar informações deste tipo.
Muito obrigada por tanta clareza e inteligência! Sou profa da rede pública. Foi muito triste ver os meus alunos do EM desistindo de estudar numa Escola Integral sem infraestrutura e sem o Itinerário almejado...
Debate perfeito.. não sei quais os convidados dos próximos vídeos, mas penso que enriqueceria muito o debate se, além de academicos e pesquisadores da área (importantíssimos sem dúvida), os professores do ensino básico público fossem chamados para o debate. Saber e sentir como estão sentido esse impacto no chão da sala de aula, na realidade cotidiana. Abraços..
Como professora de chão de escola pública só tenho a relatar meu desespero com o NEM. Quando finalmente nossos discentes conseguem alçar as universidades públicas vem esse disparate. Não dá para aceitar isso sem luta!!!
Estava vendo um vídeo, onde diz que o meu Estado e o sexto mais pobre do Brasil, com esse vídeo acabei de ter a certeza que não iremos sair desse ranque afinal cada município só tem uma escola de ensino médio, e a maioria dos alunos desistem no meio do caminho, aqui falam que o futuro e um bom salario só ganha quem trabalha no Agro
Pessoal, pra quem quer saber mais sobre o tema o Ian Neves, do História Pública, o Gustavo Gaiofato, do História Cabeluda, a Sofia Lisboa, do Contra Palavra, a Duda do DudaBolche tem vídeos muito bons sobre a Contra Reforma do Ensino Médio! Recomendo demais, principalmente, pra saber qual a relação entre a reforma do ensino médio com o setor privado!
Tem tb a Suede Carvalho❤
E a Laura Sabino
O Chavoso da USP
tbm tem o chavoso da USP, o Jones Manoel, a Sabrina do Tese Onze tb,m, junto com alguns comunicadores convidados
UP. Identitarismo sem luta de classes é sectarismo. Ambientalismo sem luta de classes é jardinagem. Reformismo sem luta de classes é apoio à burguesia. Educação sem luta de classes é empreendedorismo. Política internacional sem luta de classes é (repita os mais ricos para ser rico).
Excelente!
Não há mantra mais apropriado.
Jardinagem foi boa kskskskksksks
falou tudo meu ksksks✊🏼✊🏼
@@ilovegodard, "ecologia sem luta de classes é jardinagem" é uma frase famosa do Chico Mendes.
Excelente! Vou espalhar. Em Portugal. Obrigada. 🕊
Rita sou advogada, professora e mestranda em Educação, e o neoliberalismo é algo tão grave, principalmente para a educação. Obrigada por essa Live.
Eu estudei durante a conquista de um marco, (1973) onde o Estado se torna obrigado a oferecer educação além da quarta série. Eu fui a primeira a concluir o Ensino Médio na família. Só que até chegar no Ensino Médio, houve uma Reforma e já não existia filosofia, psicologia, entre outras disciplinas importantes para formação de pensamento. Não fiz a faculdade na época porque tive que começar a trabalhar e ajudar em casa. Mas minha irmã fez. Quem veio depois não consegue entender as lutas que são travadas diariamente para que a Educação seja para todos e de qualidade, que forme um cidadão de verdade.
Parabéns Guilherme! Mais uma vez você me surpreende! Sou Professor no ensino público municipal em São Paulo e tenho uma profunda angústia pela maneira como todes estão tratando esta deforma do ensino mérdio. Fico indignado até com as mídias chamadas progressistas (247 e ICL, as que eu acompanho), que tem tratado o assunto de maneira leviana, repleto de jornalistas e comentaristas com opiniões e convicções, sem nunca chamarem um Professor ou Professora para falar sobre o assunto. Daniel é o CARA neste assunto. E concordo INTEIRAMENTE com TUDO o que ele diz. Gratidão novamente pelo seu trabalho.
sou muito abençoada em ter encontrado teu canal. Que live amigo, Passei para todos os meus colegas. Sou professora aposentada, mas continuo dando aulas na áreas das ciências humanas, a reforma me trouxe uma boa gastrite, saí de 3 aulas de hist em que já n dava para fazer um bom trabalho para 1 de hist e 1 de soci no 1º ano e 1 de hist no 2º e 3º. Meus alunos na geral estão muito preocupados dizem que ter 1 período de cada itinerário e conteúdos essenciais não vão levá-los a lugar nenhum. Estão preocupados com o ENEM e vestibulares em geral.
É muito triste eu como professora não ter esperança? Pois trabalhando na rede estadual de SP Capital eu não acredito que a educação no Brasil tenha mais solução. 😢
Olá! Sua pergunta é muito importante, visto que esperança é como um foco ajustável, isto é, podemos modelar a "potência" -- modelar nossa esperança conforme onde depositamos nosso foco, a esperança também é modelada conforme a construção de propósito.
Este processo depende de nossa escolha de: com quem estaremos agregados e, sobre em qual resultado focar, jaturalmente focando nos resultados positivos, das pessoas que estão na linha de frente e no quanto estamos cooperando.
Sim! É muito ruim não ter esperança, mas, podemos escolher ter esperança.
Não que isso seja fácil, e o grau de eificuldade depende de vários fatores, tanto quanto epgenetico quanto indiocincrático, o que precisamos estar atentos.
Mais uma vez, estando próximos dos que têm esperança e trabalha por mudança.
Assisti ontem pelo Instagram e revendo agora com minha mãe
Gui, minha mãe é uma senhorinha de 72 anos que adora dona Ritinha
Obrigada, Gui e ao brilhante Daniel pela incansável luta pela educação.
Vocês são especiais ❤
Rita, você é uma jóia rara neste Brasil !
Gui tu dá um alento no meu coração por estar sempre lutando pelo nosso país e pela nossa educação.
A coisa é muito mais grave do que parece porque os Itinerários Formativos são uma grande mentira, não se trata de áreas que deverão ser aprofundadas. Eu estou atuando como professora do Estado de São Paulo e tenho vivido esta tragédia de perto. Na verdade o que somos obrigados a trabalhar em sala de aula são "temas". O MAPPA, Material de Apoio ao Planejamento a Práticas do Aprofundamento, conduz o professor a tratar "temas" de forma superficial e incompleta. Temas que já eram objetos de estudos das disciplinas de base. Por exemplo, eu dou um itinerário chamado "A cultura e seu sentidos", que se trata de uma leitura simplista sobre assimilação e aculturação, sem abordar o epistemicídio, o etnocídio e outras questões históricas importantes quando nos referimos à diversidade cultural latino americana. É grave! Não tem sentido retirar sociologia, história, geografia, filosofia, etc. para trabalhar temas soltos como cidadania (já tratado dentro destas disciplinas), e uma cidadania sem construção histórica e sem crítica social. Nos itinerários das áreas de exatas e ciências da natureza acontece o mesmo, temas como "probabilidade" sendo tratado um semestre inteiro, onde o professor tem que esticar o assunto deixando de lado outros conteúdos importantes. O que está acontecendo é uma insubordinação coletiva, onde os professores tratam com os alunos dos conteúdos que consideram importantes para o vestibular ou para uma formação mais plena. Isso sem falar na desmotivação dos alunos em sala de aula, com um excesso de itinerários malucos e aulas de 45 min. Aliás, aulas de 45 minutos?! É uma piada de mal gosto..
Boa análise. O MAPPA da seduc sp é um material ruim, não permite o aprofundamento do conteúdo. Estou trabalhando com o ensino médio e eu fiz uma adaptação do MAPPA, para incluir conteúdo que realmente faça diferença na vida do estudante. Surtiu efeito, pois os estudantes estão gostando. Porém, de um modo geral, percebemos que eles estão insatisfeitos com esses itinerários.
Obrigada por seu relato!
Tenho 4 itinerários inclusiva o citado.... tenho vontade de chorar toda vez que tenho que dar essas "aulas".
@@acassio.k Parabéns, Cássio! E muita força a vocês nesse momento. Espero que esse novo ensino médio caia já!
Que entrevista esclarecedora, quanto mais eu aprendo com você, mais descubro que sei pouco. Obrigado Gui!
Gostaria de deixar um comentário para a Rita , que sai da discussão do vídeo mas quero aproveitar a oportunidade. Tenho melhorado muito como ser humano no contexto de minhas indagações graças a vc e o material que vem produzindo. Quero que tenha consciência do qual transformador e uma comunicadora como vc fazendo um trabalho como esse. Com base, com pesquisa, com informação, com humor, e principalmente com acolhimento. Não sei se vai acabar vendo esse comentário, mas quero deixar aqui a minha afirmação de que o que vem discutindo, debatendo, defendendo, abrindo a crítica e de suma importância para contribuir com o futuro. Vc permeia nossa mente com questionamentos que resultam em esclarecimentos fantásticos ou aguçam nosso interesse por coisas que não são exatamente questões que temos e não percebemos. Sou pai de um menino lindo e talentoso que se assumiu e que dentro de uma família conservadora conseguiu abrir nossos olhos para coisas muito mais importantes. Em um vídeo seu vc comentou algo sobre ser um arsenal para a crítica, eu coloco humildemente algo a mais. Um arsenal para a crítica mais que social, pessoal e humana que ajuda a reconhecer e lembrar que amar e mudar as coisas interessa muito mais. Obrigado por existir, obrigado por ser quem e, obrigado por dividir dores e não ser alguém da mídia que se encontra acima, mas alguém que sentimos do lado como uma visita querida que nos acompanha em um café. Luz para sua vida. Amor em todos os lugares e pessoas que conhece. E sim, vc e o tipo de pessoa que faz diferença no mundo. Não nos deixe. De seu novo e fiel aluno professora. Beijo
Que relato lindo! Espero que ela veja!
@@Mi-im1fj muito obrigado mi. Descobrir a professora Rita mudou muita coisa na minha cabeça. Espero que mais gente tenha se aberto a ouvir o que ela tem a dizer. Tô divulgando a palavra da Rita com cmtodo mundo que conheço
@@robertonascimento6368 eu idealizo um mundo com mais pessoas que se abram para o conhecimento como vc e eu. Sigamos sem esmorecer.
Discussão e luta da maior importância! Sou testemunha do estrago que esses tipos de reformas do ensino podem fazer. Sou gaúcha e até o 3º ginasial estudei em Porto Alegre, sempre
Em escolas públicas. Na época, só iam para as escolas privadas os maus alunos. Os que não estudavam. Me lembro até hoje minhas notas do admissão para passar para o Instituto de Educação. De lá trago a minha base educacional, inclusive como artista. Nunca mais vi uma escola como aquela. Enfim, nos mudamos para o Rio de Janeiro em 1973, onde já estava implementada a tal reforma do ensino dos militares. Fomos para escola pública. Eu sabia tudo! Achavam que meus pais me obrigavam a estudar pq eu só tirava notas máximas. Porque eu sabia as matérias. E ia para a praia. Estava tudo defasado. Resultado: no vestibular, na primeira vez, não passei. Só então entendi a diferença do ensino antes e depois da tal reforma. Que essa luta seja vitoriosa. Que nosso Presidente entenda a função da educação pública de qualidade. Que seja bloqueada essa contra reforma. Para que todo estudante brasileiro possa ter então ensino de qualidade, que o habilite ser aquilo que desejar.
Bravíssimo a todas, todos e todes envolvidos nessa luta para o bem do nosso imenso Brasil !
Acompanhei ontem e hoje, por ter achado tão boa, tive que rever essa live.
É incrível como os interlocutores conseguem ser tão objetivos, apontar fatos, propor soluções. Infelizmente, em nome da defesa do "mudar pelo mudar", muitos dos nossos colegas professores estão seduzidos por essa DEFORMA.
Muito obrigado Daniel e Gui, vocês são necessários e incríveis.
Boa noite! Obrigada, Professores Guilherme e Daniel, pelo relevante debate sobre o assunto. Sou professora de Ensino Médio na rede estadual, em São Gonçalo/RJ. O NEM é uma aberração. Em minha escola, desde 2017, estamos nos debatendo contra ele, temos clara noção do quanto traz prejuízos aos nossos jovens e não perdemos oportunidade de esclarecer a respeito aos nossos alunos.
Muito bom ouvir argumentos consigo, pautado no bom senso e na lógica consciente.
Sou piauiense, moro em uma cidadezinha no interior com cerca de 10 mil habitantes, e afirmo com conhecimento de causa que as escolas ñ tem estrutura muito menos profissionais preparados para o novo ensino médio.
Tenho filho no 3 ano do ensino médio e para mim é cruel deixa lo o dia todo preso em uma escola q só oferece almoço e lanche, professor e quadro...ñ ha salas para a parte diversificada, ñ ha sla para itinerários, ñ tem biblioteca, ñ tem sala de informática, ñ tem laboratório...enfim, todo dia eu infarto um pouquinho
Sou professora do Novo Ensino Médio. Dou aula em uma escola de uma cidade pequena. Não tem sala de aula, damos aula no pátio, dou duas aulas de Língua Portuguesa e 3 de Itinerário Formativo, 3 aulas no meio do recreio, com barulho, sem lousa, sem nada de tecnologia, e no material manda nos professores mostrar vídeos e nem uma lousa tenho, é revoltante, é degradante, sou contra esse novo Ensino Médio.
Escutando vocês dois sinto-me angustiada demais. Hoje sou uma professora e pesquisadora da Educação Infantil na rede pública. Orgulho-me da minha formação inteira ser na rede pública, mas lembro-me da decepção que tive ao tentar fazer vestibular para Medicina após ter feito um curso médio de magistério em que não se estudava matérias como física, química, biologia. Foi uma luta entender que a culpa não era minha e sim de um sistema que nunca acolheu a jovens que prrcisam mudar o curso de seus planos ou deixam a escola para trabalhar e ajudar a família. Está reforma é um retrocesso.
Mas a culpa é sua SIM ! Ué, a escolha de fazer o "normal" foi somente sua, já sabendo que era um curso para formação de professoras alfabetizadoras e/ou destinadas ao antigo primário. Agora, vem culpar o governo 😅
Sou professora aposentada e um ponto que acho muito importante e a saude mental dos docents e corpo administrativo.
Trabalhei para o SENAC São Paulo por mais de 10 anos. Desde a aprovação da reforma, essa instituição começou a se organizar para "oferecer" tal ensino ao Governo, valendo-se de sua estrutura. Uma estrutura considerável, construída ao longo de seus mais de 70 anos de existência graças a uma taxa paga pelos empresários do comércio e serviço na Guia de recolhimento de INSS de seus funcionários.
O ano passado, trabalhei como professora na escola pública por seis meses. Este foi um tempo suficiente para verificar que a escola nada mais é que um instrumento de exclusão social. Os professores pouco conseguem ensinar, os alunos pouco aprendem e finalizam o Ensino Médio sem as mínimas condições de conseguir uma posição digna no mercado de trabalho. Esta reforma é mais uma medida para assegurar que a escola continue a ser este instrumento de exclusão.
👏👏👏
Em Belo Horizonte há anos a escola Integral funciona com "oficineiros" que não são professores. Depois da pandemia, uma empresa de SP foi contratada para gerir aulas de reforço, com professores subempregados, sem concurso. Precarização do ensino, dos profissionais e privatização da educação - tudo isso vendido como um bônus, com pouca gente percebendo o que está acontecendo. Com Zema do partido Novo no Governo do Estado, nem se fala. 😢
Ninguém merece o Zema por aqui :/
tá puxado mesmo, viu. Nossa que tristeza #revoganem
Esse Zema não sei como ganha reeleição governo horrível descaso total com Minas
No Paraná de Ratinho/PSD não é diferente, contrataram uma universidade particular, por um acaso grande doadora do Ratinho, para dar os itinerários à distância!!!
O povo colhe o que planta.
Que os Educadores reivindiquem a liderança nos debates educacionais! #bora
Obrigada pela aula!❤ Meu filho estará no ensino médio daqui há 2 anos e eu nao fazia ideia do que era esse novo ensino médio...
Infelizmente, a educação é um produto comercial, sim. Por isso, o Estado precisa custear e garantir a escola pública pra quem não tem grana (maioria no Brasil) pra “comprar” uma educação de qualidade. Muito importante ouvir os impactos negativos dessa reforma do ensino médio. Gratidão 🤝
Vídeo imprescindível. Quero muito que chegue no máximo de pessoas possível
Estudo no ensino médio profissionalizante, do Ceará, agradeço por ter nascido no Ceará, se pra gente aqui ta ruim, o resto do país ta terrível
Conteúdo de altíssima qualidade, e, mais do que necessário. Agradeço a todos os envolvidos. Seguimos em luta. Escola não é empresa. Pessoas não são coisas. A educação precisa ser levada a séria por todos os que nos governam, e, se os que estão lá não conseguem ver o quão importante é o tema. Não estão preparados para estarem lá.
Parabéns MUITA SAÚDE PAZ AMOR e DEMOCRACIA!! Gratidão
Eu fiz 1 ano de biomedicina, depois me formei em direito e agora curso ciência da computação... o novo ensino médio seria um horror para mim... AMO ciências, e enlouqueço com ao analfabetismo científico da maioria da população, imagina se nem tivessem tido a opção de aprender!
Acompanhando demais sobre esse assunto, temos que estar atento e aprendendo com pessoas profissionais e responsáveis!!! Parabéns!! Amo seu trabalho!!!
Super esclarecedor
Nós mães estamos sendo obrigada a simplesmente aceitar toda essa desforma e se quisermos da o poder de escolha aos nossos filhos temos q pagar mais. E o cenário da educação pública tende a ficar pior e o capitalismo agora até às escolas. Lamentável
Falas magníficas! Tomara que as pessoas tomem consciência de todo esse desmonte da educação brasileira.
Minha mãe de 83 anos faz propaganda do professor Caras ela é sua fã!!! Educadores com coragem!!!
Agora que ele disse que morou no mesmo bairro que eu e é Corintiano gosto mais.
No ano passado, o itinerário que eu fazia tirava metade do tempo da aula normal, era um tempo perdido pois o conteúdo sempre fui muito menor. Felizmente neste ano tiraram
Trabalho no estado de Minas e veja a seguinte situação: foram formadas três turmas de segundo ano com itinerários diferentes e aprofundamentos distintos. O problema é que uma turma ficou com poucos alunos, por abordar mais conteúdos de matemática, e por isso, o Estado quer fechar esta turma e empurrar os alunos nas outras salas. Resumo: o aluno não pode se manter na área que escolheu. Uma bagunça em MG
Excelente entrevista! Estava alheia ao significado dessa reforma e consegui entender o porquê dessa suspensão e acredito que possa ser levado ao Presidente esses aspectos para que ele tome a decisão de revogar essa reforma.
Satisfação enorme em ter assistido esse vídeo.❤❤
Que bom ter Live com pessoas como vocês, honrada em ouvir todo este conhecimento Daniel Cara, Guilherme Terreles 👏👏👏👏👏👏👏
Muito bom essa reflexão sobre a revogação do ensino médio. ❤
Tu é show, dona Rita!
Temos que exigir a revogação desta lei sem postergação! Além da Uberizasão da economia a saturação do mercado de trabalho em informática por excedente de mão de obra! O "empreendedorismo" digital!❤ Valeu Rita! Excelente vídeo crítico e reflexivo! Bjs!
No apoio pela REVOGAÇÃO!!! Muito obrigada pelos esclarecimentos!!!
Rita/Gui é humilde e respeitosa, tratando o Daniel por "senhor" e "professor". Adoro essa véia dos trelelês.
#revoganem
Passando aqui para agradecer. Nesse mundo assíncrono, so agora vi a live aqui no RUclips. Confesso que eu não entendia a dimensão do erro que essa reforma representa. Obrigada pelo esforço para desmistifica-la. Passarei a acompanhar o tema com mais atenção para identificar formas de ajudar a barrar essa “””reforma””””
Só posso dizer: obrigada! Fico até angustiada pra que a sociedade pudesse entender isso... Sigam... Seguimos, pois é o que podemos fazer
A “escolha” no novo ensino, tristemente (e trago o humor apenas para reflexão) como aquele meme da comissária de bordo: “Sr. Café ou Chá? / Chá por favor / Errou é café.”
Excelente Live! Muito obrigado pelo conhecimento ofertado a respeito deste tema tão importante.
Quanto à precarização, terceirização e desvalorização do profissional da educação, digo com toda a propriedade, que isso é uma realidade. Vejo isso de perto todos os dias em uma escola do Estado, a qual, dou aula para o Ensino Fundamental II. Há dias na escola que NEM papel higiênico tem no banheiro dos alunos e professores. Na verdade, não temos recurso de material pedagógico algum. Nada básico. Nossas impressoras, as quais são para impressão das atividades e provas, estão paradas há quase um mês. Folha sufite compramos do nosso bolso. A escola também não disponibiliza. Quando chove, damos aula com o chão da sala cheio de poças de água. Pingueira nas salas. Dentre muitas outras coisas mais. Deixo aqui, apenas uma contribuição para conhecimento daqueles que não sabem e/ou desconhecem da realidade que literalmente é dura e cruel. Dói no peito. 😢
Não muda nada na escola. Quando muda é pra pior.
Compartilho do seu relato. Atuo em uma escola na Região do Parque São Lucas em São Paulo, e a situação é a mesma.
Prof. Guilherme, obrigada pelo vídeo, todas essas questões são ultra importantes. Contudo, entendo a gravidade e a extrema delicadeza com que o tema tem que ser tratado, pois não se trata de formar a "pessoa neoliberal", mas de sacramentar a alienação da extrema direita, utilizando, supostamente, um método da "esquerda", quando o que está em jogo é a antidemocracia que se apresenta como modelo político atual.
Obrigado pelos esclarecimentos e pela aula de cidadania. Parabéns e sigamos na luta
Sempre é uma enorme satisfação ouvir Daniel Cara! É urgente que nós educadores tenhamos o protagonismo na Educação. Professor sem piso salarial e ameaçado todos os dias é revoltante!
É urgente revogar esse modelo de ensino médio excludente, que transforma educação em mercadoria e de precarização dos acessos da classe trabalhadora a possibilidades de educação e o mínimo de mobilidade social.
Sensacional!!! Divulguei tanto esse papo quanto a aula de ontem no whatsapp, face, LinkedIn! Bora fazer com que esse tema e discussão chegue a mais pessoas!
Estou prestes a completar 60 anos de idade, e vou cursar história que aprendi a gostar por várias influências, " a Rita é uma delas", e quero muito aprender o que realmente significa esta mudança, ja sabia que não era coisa boa, colocada pelo golpista Temer e apoiada pelo Luciano Hulk, ja temos que ir contra.Valeu pelo vídeo, parabéns!
Lindo o Daniel te chamar: Gui. Essa deforma aprofunda a desigualdade de tal sorte, que os alunos das escolas públicas não chegarão à universidade. Esse abismo é inconstitucional.
Fui recém aprovado em um concurso público para professor de Português e a preocupação no grupo dos aprovados é esse NEM, principalmente os aprovados em disciplinas como Biologia, Química, Física... Segundo que se entre 2012 e 2014 já tivesse o NEM eu nem entraria na universidade, pois fiz o ensino médio noturno, o que já foi difícil, pois fiz um curso de Letras sem ter estudado literatura.
Como sugestão seria muiiiito bom que famosos abrissem espaços para esse debate. Com um linguajar mais didático e dirigido a população que vai sofrer na pele isso
Simplesmente amo esse jovem lindo, coração cheio repleto de esperança
Daniel é orgulho da noroeste!!!!
Eu, como professora em formação, agradeço IMENSAMENTE por esse vídeo!!.
Que vídeo necessário! Meu Deus!!! Que todos tenham acesso a esse vídeo!
Maravilhoso meu querido, muito obrigada ❤️😍❤️😍❤️ vc é um amor e é mega inteligente 😍😍
Sou estudante da unifesp em geografia e leciono no ensino municipal de São Paulo e todos estamos mto preocupados com o que está por vir. Realmente espero que o presidente Lula juntamente com o Camilo Santana revogue isso. Essa deforma como disse o Guilherme é uma catástrofe anunciada : um desmonte da educação de qualidade e da educação que proporciona discutir , questionar e debater .
Importante o debate do tema. precisamos muito!
Obrigada! Entrevista essencial
Essas ideias de reformas liberais estão acertando o ensina fundamental também, lá também já existem algumas formações liberais
Registro agradecimento pela divulgação desse conteúdo tão importante para a reflexão e para a ação. Parabéns a ambos!
Nossa ! Muuuuuito obrigada...
A parte final foi perfeita: é necessário deixar claro "o que é Educação". Isso não é uma pergunta retórica ou enciclopédica, é uma questão central para se fazer Educação, de fato. A gente mal consegue trabalhar temas sobre Filosofia ou História da nossa própria Educação cuja primeira lei que sistematizou uma "possibilidade" de educação popular há 200 anos atrás.
UP! Importante dar like e compartilhar
Você é super necessário!!!
Rita/Gui, vc parece cansado(a) de tanta luta, e sei que não tenho o direito de te pedir para continuar. Mas, por gentileza, continua… Vc construiu um grande canal nessa plataforma. Use-o para disseminar informações deste tipo.
Excelente trabalho!
Parabéns pelo material reflexivo rico. ❤
Saúde e paz sempre!
Esperamos que os poderes públicos federais estejam acompanhando esse trabalho. Parabéns, Guilherme.
Obrigado por abordar esse tema. Parabéns.
Excelente conversa sobre tema essencial para o futuro da nação. Pela Revogação do Novo Ensino Médio já!
Obrigada Gui, por trazer esse assunto! Muito preocupante! Que os anjos ajudem!🌻
Muito obrigada por tanta clareza e inteligência! Sou profa da rede pública. Foi muito triste ver os meus alunos do EM desistindo de estudar numa Escola Integral sem infraestrutura e sem o Itinerário almejado...
que debate e divulgação de informação necessários!
Obrigada por essa live. Essa luta é de todos nós.
Acompanhei ontem essa Live com Daniel
Eu quero viver pra ver um ministro da educação tipo o prof. Daniel Cara.
Estou chocada. Os professores devem se unir contra essa contra reforma absurda.
Que bom estarem discutindo o assunto.
Debate perfeito.. não sei quais os convidados dos próximos vídeos, mas penso que enriqueceria muito o debate se, além de academicos e pesquisadores da área (importantíssimos sem dúvida), os professores do ensino básico público fossem chamados para o debate. Saber e sentir como estão sentido esse impacto no chão da sala de aula, na realidade cotidiana. Abraços..
Incrível poder ver essa conversa e seguimos tendo a esperança de ter a educação tratada como se deve.
Sou de Pirituba também!
excelente conversa. obrigada! ❤
Que Deus abençoe sempre sua vida ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Debate de altíssimo nível. Necessário e urgente.
Queria muito entender esse tema!! Obrigada!!
Como professora de chão de escola pública só tenho a relatar meu desespero com o NEM. Quando finalmente nossos discentes conseguem alçar as universidades públicas vem esse disparate. Não dá para aceitar isso sem luta!!!
Obrigada por todos os esclarecimentos 👏👏👏
Fantástica essa entrevista. Estou ansiosa pela próxima.
Se fazer terapia for sincericídeo estamos mal, o auto cuidado é fundamental! 🙌🏼
Muito obrigada pelo debate, Guilherme.
São verdadeiramente formidáveis as suas pautas. Obrigado
Bom dia, muito importante essas falas. Parabéns . Toda a sociedade tem que saber e entender a complexidade do assunto.
Estava vendo um vídeo, onde diz que o meu Estado e o sexto mais pobre do Brasil, com esse vídeo acabei de ter a certeza que não iremos sair desse ranque afinal cada município só tem uma escola de ensino médio, e a maioria dos alunos desistem no meio do caminho, aqui falam que o futuro e um bom salario só ganha quem trabalha no Agro
Ser Cidão pleno! Poder transitar e se descobrir!