Olá, dona Rita. Como vai? Eu espero que a senhora esteja bem. Eu sei que o teu conteúdo é mais focado para o público adulto, mas eu sou uma adolescente de 16 anos e adoro o teu canal. Com você, eu aprendo muita coisa e você sabe explicar tudo com uma linguagem clara e direta. Parabéns pelo canal e nunca pare de trazer conteúdos necessários!
Rita, sou um adolescente trans de 14 anos que sonhava em ser atleta de ginástica. Quando criança, fui recusado varias vezes em escolas de ginástica feminina por ser "grande de mais", e na masculina também não me deixavam participar por ter "nascido mulher". Hoje em dia eu vejo que ainda é uma das minhas grandes paixões, mas que eu nunca vou poder exercer devido a essa sociedade binarista e seletiva. Seus vídeos (principalmente de gênero) me ajudaram muuuito a me entender no mundo e formar minha opinião política, muito obrigado pelo seu trabalho ❤ Um beijo Rita, espero que essa mensagem chegue a você!!
@@lula_x3Eu também, grande e "gorda". Nem as treinadoras colocavam fé em mim. Pior que eu gostava muito e queria muito fazer ginástica olímpica, mas eu acabei internalizando de que eu não era do porte certo pra isso.
@@HulittyJing cada esporte tem um porte físico adequado infelizmente. Eu também gosto de assistir jogos de basquete mas nunca nem ousei pensar em estar numa quadra jogando devido aos meus limitantes 1,65m de altura. ☹️
Gente, vcs me desculpem, mas como assim vcs ainda não perceberam que cada esporte tem um tipo físico? Se a pessoa é gorda tem varios esportes que ser gordo é necessário, já se a pessoa é alta tem varios outros esportes. Para recreação, é uma coisa. Para profissionais é outra, a vida é assim. Nossa materialidade importa e o formato é potência de corpo tbm importam para sermos bons em algo. Bem-vindos ao mundo real. Eu gostaria muito de ser jogadora de vôlei, mas minhas habilidades são péssimas e sou um cotoquinho rs Não adianta eu ficar putinha se uma treinadora não me quiser profissionalmente. Essa é a vida! Alex, vc não vai exercer profissionalmente esse esporte porque vc não nasceu com as características físicas necessárias para ser medalhista de ginástica. E, não, não é pq somos (e somos) uma sociedade binarista. Segue sua vida, procure outros esportes nos quais vc seja bom. E outra: então vc é contra as olimpiadas? Pq é uma das coisas mais seletivas que existem...
Quanto você mede ? É que a estatura média da brasileira é de 1,50m à 160/65m Trabalhava numa loja em Copacabana que lá iam muitos estrangeiros. Vi muitas mulheres gringas altas, inclusive mais altas que eu que meço 1,75m.
@@juliasade3879 é que os homens daqui embora a média tenham por volta de 1,70 a 1,75m de altura estão acostumados com as mulheres daqui que são mais baixinhas. Se algum deles forem pra Holanda vão achar "esquisito" a quantidade de mulheres altas que veriam por lá.
Sou uma mulher cis de 1,77 e tbm sofro transfobia constantemente principalmente pelo fato de que sou de uma região onde a estatura é baixa ainda me perguntam se eu sou mulher mesmo eu fico em choque e pior me olham com nojo Eu fico pensando como mulheres trans se sentem com tanto preconceito 😢
@@astudent2696 gente, mas não é possível isso, tem tantas beldades altíssimas como a Ana Hickmann, Luciana Gimenez, Gisele Bundchen, Nicole Kidman será que em algum momento alguma dessas mulheres foram questionadas se são realmente mulheres por serem altas acima mesmo da média masculina ?
Finalmente esse assunto 🙏🙏 particularmente tenho experiências com essa questão. Eu faço academia a 3 anos regularmente e dieta. Certo dia na academia, enquanto treinava, fui parada por um PROFESSOR que ao invés de vir me ajudar, veio me questionar se eu realmente era mulher 🤡. Outro momento, sai com um cara, e durante o date, ele falando sobre treinos eu mostrando meus treinos ele chega com a questão “espero q vc não leve para o pessoal, mas hoje em dia tem q perguntar, vc nasceu mulher mesmo, pq seu braço é meio grande até.” 🤡🤡 fora às insalubridades que vejo em direct. Sempre um homem, nunca, nunca ouvi nada nem parecido vindo de mulheres. Essa feminilidade imposta mata. Muito obrigada pela informação e utilidade pública 🤍🙏
Tbm já passei por essas situações. Mas, mana, não é justo uma mulher com testosterona alta competir com uma testosterona normal. Quem já usou as paradinha mesmo em baixa quantidade sabe do que estou falando... muda muito... Daqui a pouco só teremos no esporte mulheres com testo alta. Isso nao faz sentido, até pq temos essa divisão exatamente para q as mulheres possam competir justamente. Se nao faz diferença, então por que dividir homens e mulheres nas grandes competições? Eu, como mulher, sou contra. Não tenho como ficar favorável a isso. Sejam mulheres com alterações naturais de testo, sejam mulheres trans hormonizadas. Tem que haver um limite hormonal.
@@adriane7009 é que já tem uma regra é limite hormonal, onde as atletas são todas submetidas a exames e é constatado a testosterona e se condiz com a modalidade. E no caso, a atleta passou por todo esse processo, bem como as outras atletas. Então, não existe uma diferença dela entre outras, existe uma dedicação dela entre outras. Nada relacionado a testosterona…pq se não eu mesma, estaria sempre acima das outras mulheres pq minha testosterona está em altos níveis, mas se eu ficar em casa sentada será o mesmo q nada, mas treino e dedico-me todos os dias arduamente sem nem aditivo de testosterona. Aí simplesmente pela atleta não ter as características de oq é uma mulher do ocidente, pronto…já é o motivo, mascarado com “mas a testosterona dela”
Ó, Diva! Que a ventura vos assista e vos conserve em bem-estar. Compreendo deveras vossa situação, pois tenho eu uma irmãzinha, a qual, conquanto sendo cisgênera, já fora alcunhada de "traveco", em razão de sua voz grave e estatura altaneira. Felizmente, como irmão zeloso, sempre a instruí acerca de tais agravos, e ela, por sua vez, não se deixou abater pelos comentários infames de transfobia.
O melhor vídeo que eu já tinha visto sobre esse tema era do Átila Iamarino. Mas aí vem a dona Rita e o pessoal do tempero drag e solta essa verdadeira AULA. Sinto orgulho de ser apoiador desse canal.
Rita em 5 minutos: 15 minutos de introdução, 20 de desenvolvimento e 10 de conclusão. Amo! Foi a primeira vez em que um vídeo da Rita foi fácil de entender do começo ao fim. Obrigado pela sua dedicação!
Esse caso da atleta me emocionou e ainda fico emocionada. Pois eu era uma criança que não performava oque era dito com "feminino". Sofri muito,escutava fecha as pernas, menina não se veste assim,fala assim,come assim. Vc é mulher macho,era oque eu mais ouvia. Só oque eu queria era fazer tudo oque meus primos faziam,correr,soltar pipa, jogar bola, andar de carrinho de roleman. Tive que me forçar a ser oque eles queriam uma menina que tinha que ser mulher"feminina".
Rita, como eu estava precisando disso, eu queria fazer pesquisas referente a gêneros nas olimpíadas e não sabia por onde começar, e você vem e traz este material rico. Obrigado.
Imagina que delícia, todos nós que assistimos a Ritinha no youtube, assistindo ela juntos num cinema, pra depois debater as ideias que ela colocou, comendo pipoca. Ai, que sonho!
No Amazonas, vou orientar um estudo de mestrado da aluna Ana Karolina Silva Sena que vai estudar o futebol sub8 e sub10 da Federação local. Aqui, foi "aberta" a oportunidade de meninas jogarem com meninos. Ou seja, é como se homens dessem permissão para mulheres jogarem futebol entre eles. Este vídeo vai ajudar muito na elaboração dos problemas de pesquisa. Maravilhosos (2)5 minutos! Muito obrigado!!!!
Parece uma boa iniciativa de todo modo, pois vai quebrar tabus e permitir na prática a integração entre gêneros nessa atividade incrível que é o esporte. Essa integração, o espírito de competição sadia, a valorização da saúde, são coisas importantes para a sociedade e devem ser divulgadas
Adoro aprender com você, tenho 56 anos e tenho muito a desprender sobre os meus pré conceitos ,você é necessária ,torcendo pra que mais e mais pessoas tenham acesso a sua sabedoria ,continue sempre com esta clareza e qualidade
toda vez que assisto um video aqui , quando termina, parece que fiquei mais inteligente. É uma sensação muito boa. Eu sinto isso com poucas pessoas, uma delas é o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Ele é fantástico
Obrigada, por me fazer refletir e aprender a conviver com sanidade, em tempos tão nebulosos. Bj❤❤❤ Direto da Praia do Cassino, na cidade do Rio Grande, no RS.
Rita, que bom te ter nesse mundo! Da um sentimento de alívio em ver e escutar o que quero falar, mas não sei como, pq meu ódio por essa gente fantasiada de "pessoa do bem" me corrói todinha. Teus vídeos são incríveis e vc é inspiração! Continue sempre❤
E além disso ainda tem a ideia que sustenta tudo isso, que fica sob todas as justificativas dadas para a ação violenta, de que se for trans pode apanhar. ABSURDO!!! E tristemente presente em nossa realidade
Só lembrando , que antes da transição, eu me entendia como mulher cis lésbica, porém sempre tive traços e jeito lidos como masculinos pela sociedade. Várias vezes, em vários lugares chamaram o segurança pra me tirar do banheiro feminino, quando não o faziam,me olhavam feio e de forma constrangedora . No primeiro ano de transição, eu parei de ir ao banheiro fora de casa,não pq tinha vergonha,mas pq tinha medo do que poderia acontecer comigo em qualquer um dos banheiros que eu frequentasse ... Em vários aspectos e setores da sociedade, oq parece é que estamos voltando a idade média
Já curto antes de começar porque sei que vai ser uma obra prima! Rochely, desculpa, mas amamos quando os vídeos de 5 minutos da Rita extrapolam 10, 15, 20, 25 minutos.
💎 Rrrrita amada, você é uma faculdade, um mestrado e um doutorado online, um tesouro presenteado ao público 💎 Que didática! Quanta generosidade em compartilhar tanto conhecimento e sabedoria! Obrigada obrigada obrigada❤ você é um presentão que tira meu cérebro congelado da hibernação. Sem falar nos seus looks divo-babadeiros, um banho de garbo, elegância, sofisticação, bom gosto e glamour impecáveis. Tinhamu❤
A judoca Edinanci foi muito atacada no final dos anos 90 por não estar dentro do padrão "feminino". Ela era intersexo e precisou fazer cirurgia para retirar testículos internos e ainda teve que ficar nua diante de um comitê para provar que era mulher e assim conseguir competir. Ela não chegou a ganhar medalhas nas quatro Olimpíadas que disputou (mas ganhou em Jogos Panamericanos e em mundiais de judô), e mesmo assim não deixou de ser atacada e numa época que não existia hater em redes sociais. Os haters eram ao vivo nas ruas, fora as pessoas que a odiavam em suas casas após o "pânico moral" da ideia de um homem supostamente estar disfarçado e "agredindo mulheres judocas". O fato de ser intersexo não era o principal motivo do pânico, visto que as pessoas não sabem nem explicar se isso confere de fato alguma vantagem nas competições. Vale reiterar que ela não ganhou medalhas Olímpicas (ou seja, ela perdeu para mulheres cis). Como descrito no vídeo, ela foi alvo de ódio por ser negra e não feminina padrão. O pano de fundo é racial, social e de classe.
Eu tinha uma prof de voz bastante rouca, fizeram tanto bullying com ela por isso que ela chorava, até que ela passou a ser apenas uma secretária na escola. Mas um prof abusivo a ponto de atirar aqueles pilotos de escrever no quadro nos alunos, nunca aconteceu coisa alguma com ele por isso
São tantos conteúdos tanta coisa para aprender e pensar, queria mais amigos para conversar sobre esses temas, as vezes acho que vou explodir de tanto pensar hah. Vídeo maravilhoso.
Só uma correçao, rita: na categoria geral do xadrez, mulheres sao permitidas. A categoria feminina foi criada justamente por causa da disparidade e a falta de incentivo pras meninas jogarem
Sou agenero, trans masculino, e conheço seu canal a um tempo. Desde então a Sra sempre me ajudou a me posicionar politicamente, a entender que eu não nasci com defeito e não tenho problemas mentais rsrs Vc veio ano retrasado para Catanduva, cidade onde moro, e morrrrraaaam de inveja , EU TENHO UMA FOTO COM RITA VON HUNTY! ❤❤❤ Sempre tive dificuldades em absorver conhecimento através da leitura,mas tudo que me é transmitido por áudio ou vídeo eu consigo aprender rapidamente e acredito que esse canal seja peça fundamental para a evolução intelectual de muita gente como eu ... Continue com seu trabalho incrível de drag e educadora . Bjs 😘
Sou CIS, Negra, nascida em favela, mãe e irmã de LGBTQIAP+, sou QUEER, tenho todos os trejeitos de um “homem” de acordo com os padrões da sociedade atual, sim, porque isso muda de acordo com a epoca, passei uma vida toda sendo tratada como trans, pra mim td bem, amo as trans e tenho uma filha mulher trans que é responsável por eu ter me tornado melhor, mas, me identifico com o meu sexo biológico, e pergunto, que coisa é essa que o outro tem o direito de escolhe o que é e como é correto a forma que devemos performar?
Esse assunto me chateou demais pela injustiça, pelas mentiras deslavadas, pela crueldade gratuita. Eu sinto que vivemos num tempo de transição porque há muitos avanços e harmonia sobre o tema. E da mesma forma ainda há ódio e retrocesso
Olá Rita. Eu acompanho e-sports e sempre me foi uma questão que passou pela a minha cabeça. "Pq existe a diferença entre times exclusivamente masculinos e femininos sendo que é o mesmo teclado e mouse, num boneco digital...". Agora ficou bem mais claro. Muito bom o vídeo.
Obrigada Rita, por mais uma vez trazer conhecimento claro e objetivo. Adoro seu trabalho. Continue me ajudando a ser menos ignorante, independente do assunto. Abraço!!!
Video maravilhoso como sempre, Dona Ritinha! É senso comum pensar que uma mulher, para se equiparar a um homem no esporte, precisaria tomar hormônio, como se fosse uma questão biológica. Se as atletas nao tivessem que cuidar dos filhos, arrumar a casa, cozinhar pra macho ou filho, lavar, passar, além de vender cosmetico e bolo de pote pra comprar equipamento, conseguiriam se equiparar aos atletas masculinos facilmente. 😢
Sabe o que dói?! Saber que esse vídeo extremamente didático e necessário n cai chegar a qm realmente precisa ouvir pra ver se entra um pouco d bom senso, e se caso chegar não vão dar importância... Mas mesmo assim vou compartilhar em todas as redes possíveis ❤
Sobre a parte de xadrez, tem uma série incrível da Netflix , O Gambito da Rainha, que nos mostra como é esse preconceito , e também nos mostra a protagonista arrasando com os machistas , vencendo todos !! Recomendo .
Rita pra ministra de educação/esportes/igualdade racial e gênero já! Sim, esporte nao deveria ser separado por homem e mulher, e ta mais que na hora de encontrarmos outras formas de montar seleções, delegaçoes de atletas, incentivando o esporte desde pequenos e pequenas, pra que a gente sempre saia do mesmo ponto de partida. Selecionar por peso, por exemplo como se faz no boxe. Rita, voce traz exemplos, a pesquisa que voces do TemperoDrag fazem é exemplar! Adoro!
Caracas dona Rita, eu aprendo muito com seus vídeos. Eu mesma ficava falando sobre do quanto é injusto atletas trans disputando com mulheres cis e vi estava repetindo bobagens. Vou pesquisar mais ainda sobre, pra poder passar com propriedade pros meus amigos. Bjinhos
Oi, Prof Rita, bom dia! Sempre correta nas suas contestações, nos ensinando a usar pensamentos críticos e exemplificando. Só falta divulgar o respeito. As pessoas precisam respeitar o outro, não interessa de onde vem, a cor, o gênero, a classe. Caramba, respeito é tudo e o infeliz do ser humano não consegue praticar isso!!! 😠 Há muita falta de respeito e amor e isso me deixa revoltada. 😕 Ótima quarta-feira p/ todos! 😉👍🏼
Eu falei pra minha mãe que eu era DESFEM, ela me refutou , dizendo que eu era atoa. Logo lembrei que ela era Bolsonarista, e deixei de falar com minha mãe de novo.
@@Morena_falidaOlha, chamar ateus de atoa não é de hoje, sou homem e quando me declaro ateu sou chamado de atoa. É só mais uma performance de preconceito
14:23 Rita, nesse caso foi exatamente isso que me deixou chocado até hj...tipo, as pessoas realmente acreditaram que um país islâmico iria permitir que uma mulher trans os representasse nas olimpíadas 🥴 é muito triste infelizmente, mas é a realidade do país
Tem um detalhe que vc não percebeu: a suposta mulher "intersexo" veste-se como homem em seu país : isso também não seria permitido. Note também "ela" sendo colocada no colo por outro homem numa comemoração e etc. Isso deixa claro que tal individuo intersexo vive como homem, não como mulher. Estamos diante de uma fraude descarada pra dar vantagem esportiva, viram a intersexualidade da infância desse indivíduo como brecha. Nada novo no esporte.
Vale lembrar que a modalidade do tiro feminino foi inventada depois de uma atleta feminina levar o ouro em uma olimpiada anos e anos atrás , amo essa história ❤
Sou estudante de Ed Física e homem trans... O trecho que a Rita diz "Não há estudo científico até o momento que determine, que comprove, a superioridade de atletas trans em relação a atletas cis..." sou eu quase toda semana repetindo isso... Quero fazer um pedido, faz um corte desse trecho pra eu postar no meus stories sempre que alguém vier falar essa bobagem de superioridade atletica por causa de hormônios, poe favorzinho! ❤❤❤
Toda a lei de violência doméstica está embasada na superioridade fisica da biologia masculina em cima da feminina. Nós mulheres, não apanhamos de graça, tentamos revidar, só não temos estrutura física para isso. é material, não é moral.
A falta de estudo só comprova que o estudo não foi feito. A ausência de estudo não é prova. A ciência não pode ser utilizada como prova simplesmente porque ela não se pronunciou. Este é o argumento ad ignorantium ou apelo à ignorância: uma falácia lógica que tenta provar algo com base na ignorância sobre o tema.
@@shephgoatfilho ai que você se engana. A própria Comissão Olímpica Internacional iniciou um ensaio científico (um estudo superficial) antes das olimpíadas. Os resultados foram novamente INCONCLUSIVOS, ou seja, não da para afirmar que só o uso de hormônios garanta superioridade de uma ou outra atleta. Dá um Google que você acha a pesquisa do COI, leia a conclusão do estudo.
@@raviileonE como "resultado inconclusivo" seria garantia o suficiente para expor mulheres cis a risco e injustiça? Toma um medicamento cuja segurança seja inconclusiva 😊
não só em esportes físicos, e-sports por exemplo já estudaram a ideia de ter um e-sports normal, e um feminino, essa diferenciação a gente sabe que é só pra dizer que a categoria feminina não atraí as massas, sendo que era só mais fácil fazer metade dos atletas que competem mulheres.
Lembrando que em 1992 Zhang Shan uma atleta Chinesa ganhou ouro no tiro esportivo de Barcelona. Após isso a modalidade de tiro esportivo foi dividida em Feminino e Masculino
Olá, dona Rita. Como vai? Eu espero que a senhora esteja bem. Eu sei que o teu conteúdo é mais focado para o público adulto, mas eu sou uma adolescente de 16 anos e adoro o teu canal. Com você, eu aprendo muita coisa e você sabe explicar tudo com uma linguagem clara e direta. Parabéns pelo canal e nunca pare de trazer conteúdos necessários!
Estou com 58, sigo a uns 4 anos, queria ter tido acesso á esse tipo de conteúdo antes. 😊
Parabéns!
Tenho 15 anos tbm adoro a Ritinha ❤❤🛐🛐
@temprero_drag
Literalmente eu
por favor ritinha queremos rita em 5 minutos com 25 minutos SEMPRE
adorooooooooooooooooooo
Rita em (vinte e) Cinco Minutos 💜
SIMMM
Ou mais 🙃
Siiiimmmmm 😊
Rita, sou um adolescente trans de 14 anos que sonhava em ser atleta de ginástica. Quando criança, fui recusado varias vezes em escolas de ginástica feminina por ser "grande de mais", e na masculina também não me deixavam participar por ter "nascido mulher". Hoje em dia eu vejo que ainda é uma das minhas grandes paixões, mas que eu nunca vou poder exercer devido a essa sociedade binarista e seletiva. Seus vídeos (principalmente de gênero) me ajudaram muuuito a me entender no mundo e formar minha opinião política, muito obrigado pelo seu trabalho ❤
Um beijo Rita, espero que essa mensagem chegue a você!!
Eu sou uma mulher cis que também era "grande demais" pra treinar ginástica
@@lula_x3Eu também, grande e "gorda". Nem as treinadoras colocavam fé em mim. Pior que eu gostava muito e queria muito fazer ginástica olímpica, mas eu acabei internalizando de que eu não era do porte certo pra isso.
@@HulittyJing cada esporte tem um porte físico adequado infelizmente. Eu também gosto de assistir jogos de basquete mas nunca nem ousei pensar em estar numa quadra jogando devido aos meus limitantes 1,65m de altura. ☹️
Oi. Vi vc em uma série brasileira, De volta aos 15. Parabéns.
❤
Gente, vcs me desculpem, mas como assim vcs ainda não perceberam que cada esporte tem um tipo físico? Se a pessoa é gorda tem varios esportes que ser gordo é necessário, já se a pessoa é alta tem varios outros esportes. Para recreação, é uma coisa. Para profissionais é outra, a vida é assim. Nossa materialidade importa e o formato é potência de corpo tbm importam para sermos bons em algo. Bem-vindos ao mundo real.
Eu gostaria muito de ser jogadora de vôlei, mas minhas habilidades são péssimas e sou um cotoquinho rs Não adianta eu ficar putinha se uma treinadora não me quiser profissionalmente. Essa é a vida!
Alex, vc não vai exercer profissionalmente esse esporte porque vc não nasceu com as características físicas necessárias para ser medalhista de ginástica. E, não, não é pq somos (e somos) uma sociedade binarista. Segue sua vida, procure outros esportes nos quais vc seja bom.
E outra: então vc é contra as olimpiadas? Pq é uma das coisas mais seletivas que existem...
Sempre que ela fala que esse é o vídeo curto, de 5 minutos, eu corro pra ver quanto tempo tem o vídeo. E cada vez estão mais longos. Adorooo!! 😂😂
Kkkkk eu tb
Eu também gosto mais ❤
eu sou uma mulher cis e já sofri transfobia 3x, todas por ser alta demais... aparentemente altura faz eu não ser convencionalmente feminina...
Quanto você mede ?
É que a estatura média da brasileira é de 1,50m à 160/65m
Trabalhava numa loja em Copacabana que lá iam muitos estrangeiros. Vi muitas mulheres gringas altas, inclusive mais altas que eu que meço 1,75m.
No Brasil os homens associam mulheres altas às travestis, pois, para eles, ser " alta" é uma característica masculina. @@Elisa-Campos
@@juliasade3879 é que os homens daqui embora a média tenham por volta de 1,70 a 1,75m de altura estão acostumados com as mulheres daqui que são mais baixinhas. Se algum deles forem pra Holanda vão achar "esquisito" a quantidade de mulheres altas que veriam por lá.
Sou uma mulher cis de 1,77 e tbm sofro transfobia constantemente principalmente pelo fato de que sou de uma região onde a estatura é baixa ainda me perguntam se eu sou mulher mesmo eu fico em choque e pior me olham com nojo
Eu fico pensando como mulheres trans se sentem com tanto preconceito 😢
@@astudent2696 gente, mas não é possível isso, tem tantas beldades altíssimas como a Ana Hickmann, Luciana Gimenez, Gisele Bundchen, Nicole Kidman será que em algum momento alguma dessas mulheres foram questionadas se são realmente mulheres por serem altas acima mesmo da média masculina ?
Amo e sou muito fã do Rita em 25 minutos rsrsrs. Cada dia mais lúcida e necessária!
esse em específico ela podia mudar para "Rita em cinco minutos (ao quadrado)"
@@abdyre SIMKKKKK
@@abdyreExato kkkkk
Finalmente esse assunto 🙏🙏 particularmente tenho experiências com essa questão. Eu faço academia a 3 anos regularmente e dieta. Certo dia na academia, enquanto treinava, fui parada por um PROFESSOR que ao invés de vir me ajudar, veio me questionar se eu realmente era mulher 🤡. Outro momento, sai com um cara, e durante o date, ele falando sobre treinos eu mostrando meus treinos ele chega com a questão “espero q vc não leve para o pessoal, mas hoje em dia tem q perguntar, vc nasceu mulher mesmo, pq seu braço é meio grande até.” 🤡🤡 fora às insalubridades que vejo em direct. Sempre um homem, nunca, nunca ouvi nada nem parecido vindo de mulheres. Essa feminilidade imposta mata.
Muito obrigada pela informação e utilidade pública 🤍🙏
Tbm já passei por essas situações. Mas, mana, não é justo uma mulher com testosterona alta competir com uma testosterona normal. Quem já usou as paradinha mesmo em baixa quantidade sabe do que estou falando... muda muito...
Daqui a pouco só teremos no esporte mulheres com testo alta. Isso nao faz sentido, até pq temos essa divisão exatamente para q as mulheres possam competir justamente. Se nao faz diferença, então por que dividir homens e mulheres nas grandes competições?
Eu, como mulher, sou contra. Não tenho como ficar favorável a isso.
Sejam mulheres com alterações naturais de testo, sejam mulheres trans hormonizadas. Tem que haver um limite hormonal.
@@adriane7009 é que já tem uma regra é limite hormonal, onde as atletas são todas submetidas a exames e é constatado a testosterona e se condiz com a modalidade. E no caso, a atleta passou por todo esse processo, bem como as outras atletas.
Então, não existe uma diferença dela entre outras, existe uma dedicação dela entre outras. Nada relacionado a testosterona…pq se não eu mesma, estaria sempre acima das outras mulheres pq minha testosterona está em altos níveis, mas se eu ficar em casa sentada será o mesmo q nada, mas treino e dedico-me todos os dias arduamente sem nem aditivo de testosterona.
Aí simplesmente pela atleta não ter as características de oq é uma mulher do ocidente, pronto…já é o motivo, mascarado com “mas a testosterona dela”
Ó, Diva! Que a ventura vos assista e vos conserve em bem-estar. Compreendo deveras vossa situação, pois tenho eu uma irmãzinha, a qual, conquanto sendo cisgênera, já fora alcunhada de "traveco", em razão de sua voz grave e estatura altaneira. Felizmente, como irmão zeloso, sempre a instruí acerca de tais agravos, e ela, por sua vez, não se deixou abater pelos comentários infames de transfobia.
Necessito de um vídeo sobre "lágrimas de mulheres brancas"
Meu sonho é ver a Rita como ministra da educação.
Eu acho ela incrível 😊
@@Juliojc84 Deus e as deusas e anjos e santos e orixás nos LIVREM
Da cultura pelo amor de Deus, a cultura ta precisando mais de socorro.
OBS: Sou professor do estado e artista kkkkkkkkk
@RogérioRodrigues-s7mMais louco é quem acredita que homem pode ser mulher 😂
@@fridanmkIxi ixi vou ate me retirar depois dessa fala medieval, vai que eu pego peste
O OMI CIS PERDENDO PARA AS MENINAS NAS OLÍMPIADAS O PISÃO HISTÓRICO QUE LEVOU KKKKKKKKK
O melhor vídeo que eu já tinha visto sobre esse tema era do Átila Iamarino. Mas aí vem a dona Rita e o pessoal do tempero drag e solta essa verdadeira AULA.
Sinto orgulho de ser apoiador desse canal.
Rita em 5 minutos: 15 minutos de introdução, 20 de desenvolvimento e 10 de conclusão. Amo!
Foi a primeira vez em que um vídeo da Rita foi fácil de entender do começo ao fim. Obrigado pela sua dedicação!
Esse caso da atleta me emocionou e ainda fico emocionada. Pois eu era uma criança que não performava oque era dito com "feminino". Sofri muito,escutava fecha as pernas, menina não se veste assim,fala assim,come assim. Vc é mulher macho,era oque eu mais ouvia. Só oque eu queria era fazer tudo oque meus primos faziam,correr,soltar pipa, jogar bola, andar de carrinho de roleman. Tive que me forçar a ser oque eles queriam uma menina que tinha que ser mulher"feminina".
Rita em 5 minutos com 25 minutos eu amo saudade dos vídeos longos 🥺🥺🥺 muito bom ouvir os ensinamentos da mama Ri
O caso dos tenistas que a Rita cita rendeu um filme, "A guerra dos sexos", que aborda a luta de mulheres no tênis por equiparação salarial, muito bom.
Você é tão necessária. Gratidão por abrir nossos olhos.
Rita, como eu estava precisando disso, eu queria fazer pesquisas referente a gêneros nas olimpíadas e não sabia por onde começar, e você vem e traz este material rico. Obrigado.
Que aula magnífica! Parabéns, dona Rita. O Brasil precisa prestar atenção em você.
Como já falei antes, daqui a pouco teremos Rita em 5 minutos de 3h de duração em exibição no Cinemark 😂
Imagina que delícia, todos nós que assistimos a Ritinha no youtube, assistindo ela juntos num cinema, pra depois debater as ideias que ela colocou, comendo pipoca. Ai, que sonho!
Acho perfeito
@@geekyhivevocê para de ser excludente que eu moro nos Estados Unidos e não posso perder um evento desses kkkkkk. Só brincando mesmo ❤
@@ajmrs o SUSTO que eu levei 🤣🤣🤣 fiquei pensando "qq eu falei lá mds 🆘"
@@ajmrs mas aí se for pra o Cinemark vira evento mundial, vc está garantido!
No Amazonas, vou orientar um estudo de mestrado da aluna Ana Karolina Silva Sena que vai estudar o futebol sub8 e sub10 da Federação local. Aqui, foi "aberta" a oportunidade de meninas jogarem com meninos. Ou seja, é como se homens dessem permissão para mulheres jogarem futebol entre eles. Este vídeo vai ajudar muito na elaboração dos problemas de pesquisa. Maravilhosos (2)5 minutos! Muito obrigado!!!!
Parece uma boa iniciativa de todo modo, pois vai quebrar tabus e permitir na prática a integração entre gêneros nessa atividade incrível que é o esporte. Essa integração, o espírito de competição sadia, a valorização da saúde, são coisas importantes para a sociedade e devem ser divulgadas
Abordar questões de diferenças biológicas nos esportes sob o prisma ideológico corre o sério risco de conclusões falsas dentro da realidade biológica.
Adoro aprender com você, tenho 56 anos e tenho muito a desprender sobre os meus pré conceitos ,você é necessária ,torcendo pra que mais e mais pessoas tenham acesso a sua sabedoria ,continue sempre com esta clareza e qualidade
toda vez que assisto um video aqui , quando termina, parece que fiquei mais inteligente. É uma sensação muito boa. Eu sinto isso com poucas pessoas, uma delas é o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Ele é fantástico
Eu amei a Rita em 25min dá mais tempo da Rita concluir o raciocínio e ficarmos maravilhados com a inteligência e elegância dessa diva maravilhosa.
Obrigada, por me fazer refletir e aprender a conviver com sanidade, em tempos tão nebulosos. Bj❤❤❤
Direto da Praia do Cassino, na cidade do Rio Grande, no RS.
Tamu junto aprendendo com dna Rita ❤
Pelotas/ RS
eu simplesmente amo esse formato de Rita em 5+20 minutos em que o os números após o + só crescem
Os dedos das mões da Dona Rita são tão expressivos.
Tem hora q me perco prestando att nos dedinhos 😅
Musiquinha da Eliana em 3, 2, 1...
Em pouco tempo vamos ter:
*Rita em 5 minutos quebra recorde de vídeo mais longo da história do RUclips*
Uhu!!! Na expectativa de que seja muito em breve esse acontecimento. 😊
Rita, que bom te ter nesse mundo! Da um sentimento de alívio em ver e escutar o que quero falar, mas não sei como, pq meu ódio por essa gente fantasiada de "pessoa do bem" me corrói todinha. Teus vídeos são incríveis e vc é inspiração! Continue sempre❤
Admiro sua capacidade de explicar !!! E quantas vezes esse pânico moral tem deixado marcas em nossa história 😥😥
E além disso ainda tem a ideia que sustenta tudo isso, que fica sob todas as justificativas dadas para a ação violenta, de que se for trans pode apanhar. ABSURDO!!! E tristemente presente em nossa realidade
Só lembrando , que antes da transição, eu me entendia como mulher cis lésbica, porém sempre tive traços e jeito lidos como masculinos pela sociedade. Várias vezes, em vários lugares chamaram o segurança pra me tirar do banheiro feminino, quando não o faziam,me olhavam feio e de forma constrangedora . No primeiro ano de transição, eu parei de ir ao banheiro fora de casa,não pq tinha vergonha,mas pq tinha medo do que poderia acontecer comigo em qualquer um dos banheiros que eu frequentasse ...
Em vários aspectos e setores da sociedade, oq parece é que estamos voltando a idade média
não há palavras que possam expressar sua relevância. Sua inteligência me entorpece. Nunca pensou em se candidatar? meu voto é garantido!
Já curto antes de começar porque sei que vai ser uma obra prima! Rochely, desculpa, mas amamos quando os vídeos de 5 minutos da Rita extrapolam 10, 15, 20, 25 minutos.
seus vídeos sempre provocando debates e reflexões muito necessárias na nossa realidade. obrigado pela aula professora rita!
Sempre fantástica e oportuna D.Rita!!!!
Se tiver Rita em 80 min eu assistoooooooo ❤️❤️❤️❤️
💎 Rrrrita amada, você é uma faculdade, um mestrado e um doutorado online, um tesouro presenteado ao público 💎 Que didática! Quanta generosidade em compartilhar tanto conhecimento e sabedoria! Obrigada obrigada obrigada❤ você é um presentão que tira meu cérebro congelado da hibernação. Sem falar nos seus looks divo-babadeiros, um banho de garbo, elegância, sofisticação, bom gosto e glamour impecáveis. Tinhamu❤
Só falou verdades 😅
Te amo Rita 💞
Quando eu ouço o indivíduo falar que é a favor da pátria, de Deus e da família eu já sei que não presta 😂
Eu adoro a forma como você pensa e se expressa, Rita. Quero ser igual a você quando eu crescer, você me inspira dms!
A judoca Edinanci foi muito atacada no final dos anos 90 por não estar dentro do padrão "feminino". Ela era intersexo e precisou fazer cirurgia para retirar testículos internos e ainda teve que ficar nua diante de um comitê para provar que era mulher e assim conseguir competir. Ela não chegou a ganhar medalhas nas quatro Olimpíadas que disputou (mas ganhou em Jogos Panamericanos e em mundiais de judô), e mesmo assim não deixou de ser atacada e numa época que não existia hater em redes sociais. Os haters eram ao vivo nas ruas, fora as pessoas que a odiavam em suas casas após o "pânico moral" da ideia de um homem supostamente estar disfarçado e "agredindo mulheres judocas". O fato de ser intersexo não era o principal motivo do pânico, visto que as pessoas não sabem nem explicar se isso confere de fato alguma vantagem nas competições. Vale reiterar que ela não ganhou medalhas Olímpicas (ou seja, ela perdeu para mulheres cis). Como descrito no vídeo, ela foi alvo de ódio por ser negra e não feminina padrão. O pano de fundo é racial, social e de classe.
Chocante que alguém pense que dizer ter agredido outra pessoa porque achou que fosse trans seja justificativa, atenuante.
Rita, obrigada por mais essa aula de luz e esclarecimento 👏👏👏
Eu tinha uma prof de voz bastante rouca, fizeram tanto bullying com ela por isso que ela chorava, até que ela passou a ser apenas uma secretária na escola. Mas um prof abusivo a ponto de atirar aqueles pilotos de escrever no quadro nos alunos, nunca aconteceu coisa alguma com ele por isso
São tantos conteúdos tanta coisa para aprender e pensar, queria mais amigos para conversar sobre esses temas, as vezes acho que vou explodir de tanto pensar hah.
Vídeo maravilhoso.
Só uma correçao, rita: na categoria geral do xadrez, mulheres sao permitidas. A categoria feminina foi criada justamente por causa da disparidade e a falta de incentivo pras meninas jogarem
Aqui eu falo não se vista como um travestir
E ainda bem que o Rita em 5min nunca dura só 5min 🤗
Rita, futura presidenta, quero, sim, um vídeo sobre as lágrimas das mulheres brancas.... por favorzinho!
Futura presidenta será a Erika Hilton, amém? Amém.
Sou agenero, trans masculino, e conheço seu canal a um tempo. Desde então a Sra sempre me ajudou a me posicionar politicamente, a entender que eu não nasci com defeito e não tenho problemas mentais rsrs
Vc veio ano retrasado para Catanduva, cidade onde moro, e morrrrraaaam de inveja , EU TENHO UMA FOTO COM RITA VON HUNTY! ❤❤❤
Sempre tive dificuldades em absorver conhecimento através da leitura,mas tudo que me é transmitido por áudio ou vídeo eu consigo aprender rapidamente e acredito que esse canal seja peça fundamental para a evolução intelectual de muita gente como eu ... Continue com seu trabalho incrível de drag e educadora . Bjs 😘
Foto com a Rita? Que maximooooo
sempre muito bom poder ouvir a palavra de dona Rita. parabéns pra toda equipe
Sou CIS, Negra, nascida em favela, mãe e irmã de LGBTQIAP+, sou QUEER, tenho todos os trejeitos de um “homem” de acordo com os padrões da sociedade atual, sim, porque isso muda de acordo com a epoca, passei uma vida toda sendo tratada como trans, pra mim td bem, amo as trans e tenho uma filha mulher trans que é responsável por eu ter me tornado melhor, mas, me identifico com o meu sexo biológico, e pergunto, que coisa é essa que o outro tem o direito de escolhe o que é e como é correto a forma que devemos performar?
Esse assunto me chateou demais pela injustiça, pelas mentiras deslavadas, pela crueldade gratuita. Eu sinto que vivemos num tempo de transição porque há muitos avanços e harmonia sobre o tema. E da mesma forma ainda há ódio e retrocesso
Rita, só uma mente brilhante como a sua para mostrar a hipocrisia dos discursos de ódio. Parabéns!
Olá Rita. Eu acompanho e-sports e sempre me foi uma questão que passou pela a minha cabeça. "Pq existe a diferença entre times exclusivamente masculinos e femininos sendo que é o mesmo teclado e mouse, num boneco digital...". Agora ficou bem mais claro. Muito bom o vídeo.
Me fiz a mesma pergunta qdo ela falou do xadrez, q é estratégia, ou seja precisa mover a peça e cérebro pra determinar as estratégias!!
Porque o masculino já era consolidado bem antes do feminino, então por não ter sido incentivado que jogassem, as mulheres estão em desvantagem.
Parabéns Rita !!! Mais um show de esclarecimento sobre essas questões tão atuais! Obrigada por você existir!!! ❤
Excelente, Rita! Obrigado por existir!
Rita, você é a primeira pessoa que eu vejo falando sobre o tema que é complexo e de uma maneira tão fácil e direta pra entender. Obrigado por isso!!
Obrigado, dona Rita..!!
Eu vejo um vídeo atrás do outro. Que canal Magnífico, Rita.
Rita em 5 minutos com 25 minutos de vídeo, amo.
Bom dia,amooooo estes videos que trazem reflexão, parabéns ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Video maravilhoso como sempre dona rita obrigado! ❤
Nossa, abordagem pedagógica valorosa . Revigorando a minha mente. Te amo dona Rita
Rita seu trabalho é incrível parabéns ❤
Rita, seus vídeos são tão educadores, esclarecedores e inspiradores!!!! Deveriam passar na tv em horário nobre! Parabens, querida! Um beijo.
Dona Rita maravilhosa ecumenica anjo😍
Obrigada Rita, por mais uma vez trazer conhecimento claro e objetivo. Adoro seu trabalho. Continue me ajudando a ser menos ignorante, independente do assunto. Abraço!!!
Video maravilhoso como sempre, Dona Ritinha! É senso comum pensar que uma mulher, para se equiparar a um homem no esporte, precisaria tomar hormônio, como se fosse uma questão biológica. Se as atletas nao tivessem que cuidar dos filhos, arrumar a casa, cozinhar pra macho ou filho, lavar, passar, além de vender cosmetico e bolo de pote pra comprar equipamento, conseguiriam se equiparar aos atletas masculinos facilmente. 😢
Concordo
Dona Rita maravilhosa como sempre. Melhor vídeo da minha semana. Continue esse trabalho Soda! A gente te ama =*
Gostaria de sugerir um vídeo sobre as paralimpiadas. Os diferentes estão dando um show de superação e do verdadeiro espírito esportivo.
Demais, demais, demais Dona Rita!!!! Esplendido vídeo!!! Obrigada por contribuir com meus estudos! Sigo te admirando muito.
Lembrei do caso de dois irmãos que foram espancados na rua porque estavam abraçados e os agressores os confundiram com um casal gay.
Cruzes
Já vi um "casal" de pai e filho apanhar também... 😢
Te amo. Saude e paz. Fica forte. A humanidade precisa de gente come voce, gente que faz agente ser mais humano.
Peguei um susto com dois vídeos longos, mas amei!
Quem mais queria um documentário de 2 horas mensal?
Sabe o que dói?! Saber que esse vídeo extremamente didático e necessário n cai chegar a qm realmente precisa ouvir pra ver se entra um pouco d bom senso, e se caso chegar não vão dar importância...
Mas mesmo assim vou compartilhar em todas as redes possíveis ❤
Sobre a parte de xadrez, tem uma série incrível da Netflix , O Gambito da Rainha, que nos mostra como é esse preconceito , e também nos mostra a protagonista arrasando com os machistas , vencendo todos !! Recomendo .
Rita pra ministra de educação/esportes/igualdade racial e gênero já! Sim, esporte nao deveria ser separado por homem e mulher, e ta mais que na hora de encontrarmos outras formas de montar seleções, delegaçoes de atletas, incentivando o esporte desde pequenos e pequenas, pra que a gente sempre saia do mesmo ponto de partida. Selecionar por peso, por exemplo como se faz no boxe. Rita, voce traz exemplos, a pesquisa que voces do TemperoDrag fazem é exemplar! Adoro!
Ritinha, seu conteúdo se mostra cada vez mais necessário!
D Ritinha sempre muito necessária❤
Obrigada por promover reflexões.💜
Caracas dona Rita, eu aprendo muito com seus vídeos. Eu mesma ficava falando sobre do quanto é injusto atletas trans disputando com mulheres cis e vi estava repetindo bobagens. Vou pesquisar mais ainda sobre, pra poder passar com propriedade pros meus amigos. Bjinhos
Necessária. Aprender com você é luz na escuridão. Obrigado por existir ❤
Te amo dona Rita te amo
Oi, Prof Rita, bom dia!
Sempre correta nas suas contestações, nos ensinando a usar pensamentos críticos e exemplificando.
Só falta divulgar o respeito. As pessoas precisam respeitar o outro, não interessa de onde vem, a cor, o gênero, a classe. Caramba, respeito é tudo e o infeliz do ser humano não consegue praticar isso!!! 😠
Há muita falta de respeito e amor e isso me deixa revoltada. 😕
Ótima quarta-feira p/ todos! 😉👍🏼
Eu falei pra minha mãe que eu era DESFEM, ela me refutou , dizendo que eu era atoa. Logo lembrei que ela era Bolsonarista, e deixei de falar com minha mãe de novo.
Parabéns pela atitude amg, ninguém pode tirar a nossa individualidade
Minha mãe me chama de atoa pra se referi a mim como atéia (p/ ela atoa é o feminino de ateu)
@@Morena_falidaOlha, chamar ateus de atoa não é de hoje, sou homem e quando me declaro ateu sou chamado de atoa. É só mais uma performance de preconceito
Mãe bolsominion não é mãe de verdade. Se fosse minha mãe não queria mais saber dela
Imagina chamar cristão de atoa
Simplesmente a mais pura perfeição em formato de vídeo no you tube. Seu trabalho é espetacular, continue assim!!
14:23 Rita, nesse caso foi exatamente isso que me deixou chocado até hj...tipo, as pessoas realmente acreditaram que um país islâmico iria permitir que uma mulher trans os representasse nas olimpíadas 🥴 é muito triste infelizmente, mas é a realidade do país
Ma va. ...que ideia de Islão vc tem? A figura é hermafrodita !
Mas é pq eles não pesquisam, eles só pegam oq esses idiotas da extrema direita falam e saem passando adiante como se fosse vdd absoluta
Tem um detalhe que vc não percebeu: a suposta mulher "intersexo" veste-se como homem em seu país : isso também não seria permitido. Note também "ela" sendo colocada no colo por outro homem numa comemoração e etc.
Isso deixa claro que tal individuo intersexo vive como homem, não como mulher.
Estamos diante de uma fraude descarada pra dar vantagem esportiva, viram a intersexualidade da infância desse indivíduo como brecha.
Nada novo no esporte.
Que bom que durou um pouquinho mais! Dona Ritina, maravilhosa!
Seu vídeo é perfeito, Rita. Que esse vídeo chegue em mais e mais pessoas
Mais uma vez aprendendo com a Rita. Agradeço por deixar essa questão tão importante, mais clara para mim ❤
Vale lembrar que a modalidade do tiro feminino foi inventada depois de uma atleta feminina levar o ouro em uma olimpiada anos e anos atrás , amo essa história ❤
Amo demais seus vídeos, Rita é um exemplo de cultura para todos nós
Sou estudante de Ed Física e homem trans... O trecho que a Rita diz "Não há estudo científico até o momento que determine, que comprove, a superioridade de atletas trans em relação a atletas cis..." sou eu quase toda semana repetindo isso... Quero fazer um pedido, faz um corte desse trecho pra eu postar no meus stories sempre que alguém vier falar essa bobagem de superioridade atletica por causa de hormônios, poe favorzinho! ❤❤❤
Toda a lei de violência doméstica está embasada na superioridade fisica da biologia masculina em cima da feminina. Nós mulheres, não apanhamos de graça, tentamos revidar, só não temos estrutura física para isso. é material, não é moral.
A falta de estudo só comprova que o estudo não foi feito. A ausência de estudo não é prova. A ciência não pode ser utilizada como prova simplesmente porque ela não se pronunciou. Este é o argumento ad ignorantium ou apelo à ignorância: uma falácia lógica que tenta provar algo com base na ignorância sobre o tema.
@@shephgoatfilho ai que você se engana. A própria Comissão Olímpica Internacional iniciou um ensaio científico (um estudo superficial) antes das olimpíadas. Os resultados foram novamente INCONCLUSIVOS, ou seja, não da para afirmar que só o uso de hormônios garanta superioridade de uma ou outra atleta. Dá um Google que você acha a pesquisa do COI, leia a conclusão do estudo.
@@raviileonE como "resultado inconclusivo" seria garantia o suficiente para expor mulheres cis a risco e injustiça? Toma um medicamento cuja segurança seja inconclusiva 😊
@@shephgoatfilhoExato. Cansada de falácias com o nome da ciência
Mais uma super aula da Dona Rita!!! Muito obrigado ❤
não só em esportes físicos, e-sports por exemplo já estudaram a ideia de ter um e-sports normal, e um feminino, essa diferenciação a gente sabe que é só pra dizer que a categoria feminina não atraí as massas, sendo que era só mais fácil fazer metade dos atletas que competem mulheres.
😮 você já pensou em uma temporada mista que só ganham meninas? Se isso acontece, a macharada surta 😂😂😂😂
@@sheilahansen9196 o ego deles é atingido por qualquer coisa, capaz de boicotarem os eventos
Eu amei que você trouxe esse tema Profeee!
A senhora é a melhor!!!! ❤❤❤❤❤
Tava so ouvindo e tive que voltar pra ver quem era o "Boquinha de CD player" e morri. TE AMO, RITA!
Rita em 5 x 5 minutos. Amei, amo e amarei sempre
6:58 AMEI a dona rita acabando com esse pensamento xenofóbico HAHA beijocas do Piauí!! venha nos visitar aqui de novo qualquer hora
Terra boa. Um beijo pro pessoal de Picos
Dona Rita, você é maravilhosa ❤️
25min, 30min... Que seja! Amo os seus vídeos longos. Parabéns pelo trabalho e à toda equipe responsável pela produção.
Gente, como eu gosto de assistir Rita falando!!!! Eu fico paralisada escutando, icônica demais!
Lembrando que em 1992 Zhang Shan uma atleta Chinesa ganhou ouro no tiro esportivo de Barcelona.
Após isso a modalidade de tiro esportivo foi dividida em Feminino e Masculino