Sou pobre, estudei em escola pública bem ruim e trabalhava no contraturno. No trabalho, meu patrão me explorava e me pagava uma miséria. Terminei o ensino médio e fiz o Enem, mas devido a péssima formação, não passei. Então entrei em uma universidade privada para cursar letras, que é o curso que eu conseguia pagar com o meu emprego. Fui um dos melhores alunos do curso, porém nunca fui agraciado com uma bolsa de iniciação científica, pois essas eram reservadas para os "riquinhos" do curso. Com muito esforço consegui terminar a faculdade com CR 8.4 e passei para o mestrado, que também tinha muitas injustiças. A coordenação preferiu dar a bolsa para um aluno que era tradutor e ganhava 15 mil, mas não tinha a carteira assinada, do que pra mim que só estava ganhando 500 reais na época, mas tinha a carteira assinada. Conclusão, praticamente passei fome durante todo o mestrado enquanto ouvia a coordenação dizendo que tínhamos de implementar práticas que diminuíssem as desigualdades entre os pós-graduandos. Depois de muito esforço, conclui o mestrado com CR 8.6 e emendei o doutorado na mesma instituição. O meu CR no doutorado fechou em 9.8, publico muitos artigos, sou bastante respeitado no departamento, mas não fui indicado para ganhar a Bolsa Faperj, que é a melhor bolsa, pois ela estava reservada para uma aluna branca, rica (sim, ela é filha de um artista plástico e mora em uma das regiões mais caras da zona sul do Rio) e tem conchavo com a coordenação. Enfim, também até hoje, mesmo com muita formação e capacidade, não consigo um emprego decente... meritocracia não existe! Isso é uma farsa! Edit.: Pessoal, boa notícia!!! Com 28 anos, em dezembro de 2023, eu passei em um concurso para ser professor de nível superior em uma prestigiada universidade pública do Rio de Janeiro! Devo tomar posse em junho de 2024! Por mais que seja difícil, não desistam, amigos! Com MUITO esforço e trabalho duro, contra tudo e contra todos, sonhos se realizam! Vamos seguindo resistindo!
Puxa Camilo. Que triste! Mas ainda assim vc lutou bravamente. Sim... A classe média e alta fazem de tudo pra derrubar quem está nessa luta. Torço para que vc consiga conquistar o que almejas.
Também não acredito na meritocracia, passei por experiências, como tb presenciei algumas injustiças com outros indivíduos. O que existe é o QI( QUEM INDICA). Possa ser que alguém de fato consiga algo pela meritocracia.
Isso é um dos aspectos da falsa meritocracia, a questão das terras que foram roubadas, a propriedade privada. Sim, é triste perceber que o buraco é muito mais fundo do que parece
@@renatomota9830 A decisão inteligente dele foi sustentar os 5 filhos ao invés de fazer a gente passar necessidade e se enfiar em dividas pra tentar comprar uma casa pro filhos brigarem por ela depois por herança
@@renatomota9830 Vá a merda vc cara! Não vou perder meu tempo te respondendo. Vai lá então, trabalhe de pedreiro e monte uma parceria com o Jeff Bezos, ja que é só ser pedreiro que será bem sucedido. Piada...
@@renatomota9830 muito possível que na época que o pai dessa pessoa gerou 5 filhos não havia uma campanha publica e sistemática na região onde ele morava para debater prevenções e cuidados e o por quê da prevenção de gerar filhos. Até hoje em dia sinto falta desses debates nas periferias. Realmente não podemos julgar a vida do outro, ainda mais em realidades históricas e culturais diferentes das nossas
@@renatomota9830 4 mil de mão de obra em um serviço de 4 dias??? Cara! Que planeta VC vive! Vai se foder irmão, nem vou mais me dar ao trabalho de ler as merdas q vc escreve.
@@renatomota9830 Vc se aproveita da anonimidade da internet pra falar essas merdas. Se alguém chama meu pai de animal na minha frente vai ter q procurar os dentes no chão...seu bosta
É um ciclo vicioso: a gente se lasca, busca entender pq se lasca, entende que a realidade é cruel, e agora continua se lascando SABENDO O MOTIVO do lascamento. Seu trabalho é importantíssimo, Rita. Por favor, não pare. Nunca. Já passou da hora do trabalhador entender o espaço que ele ocupa no mundo.
já dizia meu professor de sociologia, Affonsinho com 2 f's: se você conseguir, de fato, subir de classe social, você é a exceção da exceção da exceção da exceção, e aquele pedreiro que está terminando um prédio de um bairro nobre nunca mais pisará nele. um luxo ter esse professor, viu gente
@@Shalimardasilva você não assistiu o vídeo? A Rita falou logo no começo sobre pessoas como Neymar que vieram da pobreza, são pretas, mas estão no topo, entretanto por um acaso (uma hora certa e um lugar certo) e não por um esforço além da conta. Se fosse por esforços, a trabalhadora informal e mãe de família já estaria com bilhões, pois essa sim tem uma vida sobrecarregada e não a Carla Zambelli.
Antes da pandemia, eu trabalhava em uma empresa de cobrança. Veio um menino na empresa, de mais ou menos vinte anos, falar sobre uma dívida de 600 reais que ele tinha na época. Ele chegou sujo, fedido e me contou que a mãe o expulsou de casa porque ele não conseguiu emprego. Ele foi então morar na rua e pouco depois passou a morar nos fundos de um quarto de igreja. Daí dá pra se perguntar: que oportunidade um cara desses pode ter de trabalhar e pagar sua dívida, se nem condições de tomar banho ele tem? Quem é que iria contratar ele? Meritocracia é uma piada nesse país.
Apesar de qualquer pessoa bem sucedida (sendo privilegiada ou não) teve que pelo menos (uns MT mais, outros bem menos claro) se esforçar pra chegar onde esta, nada se ganha estando só sentado, mas dizer que existe meritocracia no Brasil, um dos países mais desiguais do mundo, com mais de 14 milhões de desempregados, e com crescimento do mercado informal em alta, chega a ser cômico. As pessoas preferem crer em ficções, do que encarar a realidade
@@user-ps2xw5ip6o Concordo. É justamente o que ela diz nesse vídeo... Não é possível que todos esses milhões de desempregados sejam não esforçados e burros
Não é só aqui no Brasil, isso é uma característica do capitalismo. A merda é que como existem pessoas ricas e pobres por conta da "meritocracia" pessoal, também existem países ricos e pobres por conta da "meritocracia" global. É por isso que a Europa é "primeiro mundo" e a América do Sul não.
Só consigo lembrar daquela onda de Coach falando que todo mundo consegue, é só se esforçar, acordar feliz às 5 da manhã, dormir 4 horas por noite.... ódio!!!
o "sucesso profissional" é, geralmente, um tripé formado por esforço pessoal (mérito), oportunidades e sorte. se vc depende dos estudos e não é um tdh, ou um neuro-divergente, ou um autista, um ansioso ou um bipolar... vc já foi contemplado por uma das bases do tripé, a sorte. se alguém lhe abre portas, temos outra base, a oportunidade. e, pra finalizar, se vc é esforçado, focado, obstinado, entra a última base, a meritocracia. com esses 3 aí, se vc nasceu pobre, certamente não irá morrer pobre.
A “cultura” do coaching foi gestada dentro dessa racionalidade meritocrático. Uma racionalidade que além de naturalizar desigualdades, estimula a disputa.
Eu sempre me incomodei com essa ideia de coaching: "você quer, você consegue e se você não tem é por que você não se esforçou o suficiente", chega a ser ridículo. Esse vídeo da Rita, é muito interessante, e muito bom para entender melhor o nosso sistema. Estou aprendendo muito...
concordo puramente, já cai num grupo de coach para vender "produtos" com aquela retorica, vc vai ser o seu patrão, vai ficar rico, não queremos pensamento negativo só pensamento positivo, vc deve agradecer sempre que te colocou no negocio, tem que participar das reuniões mas que paga o combustivel é vc mesmo com dinheiro do seu bolso, eu tiro da onde das vendas, e se não vender, continua, tem que dar um jeito, o cara abandona o trabalho fixo e vai porque sabe que o trabalho q ele execer é mal remunerado, tem aquele chefe fdp, trabalha de seg a sab, 9 h por dia fora 3 h no transito, e no novo negocio vc descobre q a população não tem condições para adquirir os produtos, porque o valor do produto é feito para classe média alta que não vai dar bola para um pobre entrar na casa dela para oferecer um produto, e o pobre, classe media acha caro e não dá bola para o nicho q vc oferece (saúde), não é prioridade na mente da população pobre, e as pessoas que compram tem que dividir em 3000x pagar, mas a maioria não compra, e vendedores que vendem forçam as pessoas a compra, muitas odeiam o vendedor e saem falando mal, essa cultura, crença incompativel com a realidade brasileira é sentida quanto um produto é feito para um classe especifica, ai está a mostra da desigualdade economica e social.
Cara, caixa de supermercado rala mesmo. Trabalha muito e ganha um péssimo salário. Acho que é em função disso, que a grande maioria é muito mal-humorada. Não estou falando mal. Estou apenas fazendo uma observação, fruto das minhas andanças pelos supermercados e atacadões.
sou psicóloga formada e, durante o curso, fui operadora de caixa e em seguida, telemarketing (só trampo bom). O caixa anda devagar pq sabemos que ao atender mais rápido, atendemos mais, a fila cresce em detrimento das outras, somos selecionados mais vezes para cobrir feriados e dias cheios, e o salário? Não muda um real! As pessoas que criticam o trabalho feito precisam entender de que forma ele é implementado e mantido (dica: se vc não quer, tem alguém desesperado por uma oportunidade)
Apesar de repulsivo, isso infelizmente não é tão surpreendente, pois se você parar pra pensar as ideias e visões de mundo que correm na sociedade atual são baseadas em pensamentos da classe dominante, e nem tô falando que é algo como um plano pensado por eles acho que é algo meio que natural da visão de mundo deles eles são incapazes de ver um mundo sem a meritocracia e o captalismo.
Teu celular foi feito por um milionário, todo conteúdo que você consome foi feito por milionário, suas redes sociais foram feitas por milionários, a comida que se come passar por fabricas de milionários, boa sorte para viver num socialismo onde o governo vai dar o básico para todo mundo de graça e sem ter que trabalha, agora que vai produzir esse básico se deve saber né.
Em muitos assuntos eu consigo entender o pensamento alheio, e apenas tomo como ignorância... Mas sobre a meritocracia, só consigo sentir nojo, quem acredita/defende tal ideia literalmente está dizendo que uma das maiores causas de morte é sofrimento do mundo, é ocasionada por "preguiça" ou "falta de vontade", não consigo dialogar, apenas sentir nojo
@@sthepcorms6747 eu odeio tb, mas acho q quando se cavuca a fundo o pensamento dessas pessoas, está a estreiteza de visão de q é impossível haver "lugar ao sol" para todos. Como a única possibilidade de sociedade fosse uma estamentada. Então talvez nossa desconstrução deva começar por aí
@@maestrinatatirosa Desconstrução? O que você faz pra melhorar o País? Se você quisesse uma descontração você ia protestar pra tirar aqueles ladrões do Stf e colocar gente honesta e com ética seria. Todo dia aqueles bandidos aprova Leis que so piora o pais. Se você quiser mesmo mudar sai desse celular e vai protestar nas ruas mas se tiver falando só pra fazer bonito continua na sua preguiça.
Vontade de trancar toda minha família numa sala e fazer uma sessão de vídeos desse canal. Só vão sair depois que entenderem direitinho o que dona Ritinha explicou, vai ter uma prova oral depois
Fiz engenharia achando que iria ter uma oportunidade no mercado mesmo sendo uma fodida, depois de formada descobri que tenho que ter mil anos de experiência, ter conhecimento em milhões de softwares, falar várias línguas e ,ah, ter vários intercâmbios... Pelo amor de Deus, só quero uma oportunidade.
Ô amiga, vai dar certo. Não desista disso se for o teu sonho. Eu imagino o quanto é difícil ter que começar algo estando um milhão de passos atrás dos outros.
Cursei Psicologia e descobri que não adianta ser um dos melhores da turma,quem vai conseguir "lotar agenda" é o pastor,os colegas que tem qi... agora entendo quando alguém reclama de atendimento psicológico.
Ritinha, aprimorada na didática, no sarcasmo e na indignação. Não tá fácil pra ninguém querida. Você é uma centelha de alívio em meio a tanto irracionalismo anti civilizatório. Obrigada!! Já querendo o seu Carlinho.
Eu lembro que o meu professor de história fez algo parecido quando eu tava no primeiro ano do Ensino Médio. Ele colocou todos da turma em uma linha reta no meio da quadra da escola e começou com as perguntas... "se tu pode pagar por um plano de saúde, um passo à frente", "se tu NÃO te sempre representado nas grandes mídias por conta da tua cor de pele, sexualidade ou outra minoria, um passo para trás", e assim foram inúmeras perguntas que deixavam bem explícitas as desigualdades na turma. E aquela era uma escola que pegava alunos de diferentes lugares da cidade e de diferentes municípios também... E depois era nítido, alunos que permaneciam quase no centro da quadra e outros em extremidades diferentes, evidenciando o quão privilegiados alguns eram em comparação a outros. Imagino que para a maioria das turmas aquela atividade nem teve tanta importância, mas é algo que eu carrego até hoje...
Dona Rita, eu com quase 14 anos me sinto tão culto ao assistir seus vídeos, eles são tão repletos de sua sabedoria adquirida ao longo da vida que me sinto como uma criancinha aprendendo o alfabeto, sem duvida nenhuma, não tem como não se apaixonar por seu canal e toda essa sabedoria que nos oferece.
É assim mesmo. Eu também me pego rindo e em outros trechos super preocupada. No final, super agradecida, e querendo mostrar pra outras pessoas essas maravilhas da Rita.
Eu de manter distância...eles gostam de opressor. Liberdade é responsabilidade. Veja o rio de janeiro 70% pretos 90% pobres brancos e pretos.. E olha os políticos que eles viram. Ouço desde s anos 70 que eles são vítimas.. NÃO. São cúmplices
Tem que mandar esse vídeo pras nossas universidades públicas...o que tem de acadêmico, professor, chefe, e o escambal que acredita em meritocracia... Muito bom Rita, valeu!
Tô cansada de todos os meus professores acreditarem que todos na minha sala são armados com notebook e smartphone,more cê tá no Brasil, América Latina, cidade interiorana.
Gente, eu fico hipnotizada com a oratória dela, com a inteligência e principalmente em como ela trata de assuntos tão complexos, de forma tão simples e compreensível. Eu sou extremamente apaixonada ❤️
eu achei legal um que eu assisti à muito tempo em que um rapaz negro que estava laaaaá atrás conseguiu a nota, pena que esse video passou a ser usado como a "prova" que a tal meritocracia funciona e não um exemplo do qnto uma pessoa prejudicada socialmente tem que se esforçar muuuito mais que todo o restante pra conseguir alguma coisa.
Só para eu entender melhor. Se eu posso enviar a meu filho na escola que esta mais perto de casa, eu deveria mandar ele numa mais longe para ele não ficar na vantagem de outras crianças? ou se meu filho pode ter computador? eu deberia tirar o computador dele pois ele estaria na frente de outras crianças?
Esse vídeo me fez lembrar um um professor de empreendedorismo que tive na faculdade (me formei em gastronomia). Na aula, o professor tinha a “intenção” de motivar os alunos a empreender na área, já que o assalariado desse ramo não ganha nem pro aluguel. Enfim… Em uma aula ele veio usar como exemplo de empreendedor de sucesso o Caito Maia, dono da Chilli Beans. Fez todo um discurso de que o cara era um vencedor, com milhares de lojas pelo mundo, e blá blá blá. Eu fiquei como: passada! Fui pesquisar sobre o cidadão e descobri que o cara iniciou todo esse sucesso sendo filho de pais de “classe média alta”, que viaja todo mês pros EUA pra surfar e montar uma banda de rock… Nessas idas e vindas EUA x Brasil, diante das possibilidades financeiras que ele tinha, comprava muitos óculos de sol e, ao voltar pro Brasil, os amigos dele, igualmente “classe média alta”, admiravam muito esses óculos e pediam pra ele vender as peças. Bom, o resultado foi: o professor achou visionário o Caito se aproveitar dessa “vontade de compra dos amigos” e “descobriu” um novo negócio: abrir uma loja de óculos. Falei pro professor: mas aí fica fácil, sendo rico e tendo todas as condições dele, abrir lojas de óculos no mundo todo. Empreendedor de que? O professor ficou puto, e eu nunca mais esqueci dessa situação e de como a mente das pessoas, é fechada… De como algumas pessoas, de fato, não enxergam além dos próprios umbigos. Meritocracia assim é fácil… é uma maravilha…
@@natanmoraes8394Mas só o fato deste rapaz ter uma base sólida e peças de óculos bons, já mostra que ele tinha chances muito mais altas de dar certo do que alguém que abre um brechó e vai comprando roupas no Brás aos poucos
No meio acadêmico é muito nítido esse mito da meritocracia... Eu mesma só estou onde estou porque meu pai pode me bancar enquanto eu faço mestrado, e todo mundo acha que é "mérito" e não previlégio.
Como diria o sábio poeta "Quando eu era pequeno minha mãe sempre dizia "Filho, por você ser preto você tem que ser duas vezes melhor" mas como ser duas vezes melhor? Se você tá pelo menos 100 vezes atrasado!"
Tive um professor de filosofia excelente nos anos 90 que explicou tudo isso e eu nunca esqueci. O bom professor tem a capacidade de abrir nossa mente se a gente se abrir tbem. Detalhe que era uma escola pública e o professor ia com traje africano completo. A gente era adolescente e nem pensava muito nisso na época. Hj acho ele um homem muito corajoso. Talvez atualmente ele seria até agredido por assumir sua ascendência afro. Saudades dele. Uma pessoa especial.
Tríade da Ritinha para deixar de ser alienado: vídeo sobre consciência de classe, pra que serve um bilionário e esse sobre meritocracia. Me poupa muito tempo em discussão só mandar os links ❤
O que dizer de você, Rita? Obrigado por você existir. Nossa luta por um mundo igualitário ganha, com você, duas dimensões que só você concilia: graça e profundidade intelectual.
Namorei com uma pessoa "rica" a família dele é famosinha aqui na cidade, eu fiquei chocada com a diferença que gente tinha, enquanto me matava de estudar em casa ele tinha aulas de reforços, tentei entrar em um cursinho que ia ter aqui na minha cidade que era de graça e advinha? Não fui aceita ele tbm se inscreveu e foi o primeiro a ser chamado. Falei sobre algumas coisas que a escola particular dele tinha e a minha não tinha e ele tava simplesmente falando"a minha escola é igual escola de pobre só muda o nome" enfim parei de comparar mas percebi a diferença das nossas vidas e o quanto ele era ingrato por ter tudo e mesmo assim fica pagando de não ter nada, acabei tendo repulsa por esse tipo de comportamento.
@@Leon-eh4kecomo assim qual o problema irmão? tem gente que não tem a porra do acesso ao ensino BASICO em escola pública, tanto por educação sucateada, por falta de professores, por grade curricular fedida pelo estado, falta de verba na escola e os carvalho a quatro sem contar que MUITA gente não tem condições financeiras pra pagar curso por fora ou nem tem tempo porque PFECISA trabalhar pra não passar fome. É completamente frustrante ver alguém com o DOBRO de oportunidade e livre acesso às coisas BASICAS que você deveria ter, ser ingrato e achar que o mundo é um morango pra todo mundo .
@@potatoloser tudo isso é pago, não tem problema nenhum alguém ter um poder de compra maior, então culpe o governo que adora acabar com a economia pro próprio benefício
Isso que é o pior de tudo. Pior ainda que pobre sem consciência de classe que defende milionário é esses classe-média que tem tudo e fica pagando de humilde, coitadinho. Me dá um ódio que eu não sei nem explicar
Pra classe "dominante", é muito necessário que a gente acredite que todo o esforça é válido pra um dia alcançar os nossos sonhos e objetivos. E então pensando no futuro, nós vamos nos tornando seres humanos cansados, deprimidos, e desacreditados, e assim, nós acabamos criando os nossos filhos dessa mesma forma, e o ciclo se repete e eles continuam controlando a gente com migalhas e fontes de distrações que eu não entendo como são tão eficazes. Esse canal e a mensagem que ele nos trás é muito importante e necessário pra o nosso povo. Precisamos entender o nosso lugar dentro dessa sociedade. Ritinha, obrigada por existir, e continue inspirando muitas pessoas❤️❤️❤️❤️
Eu já tenho quase 50 anos, vejo pessoas da minha idade e mais velhas, com uma mentalidade tacanha e preconceituosa. Sei que o tempo não volta, mas eu teria amado ter encontrado alguém como você, rsrsrsr embora fosse difícil eu saber da sua existência, pois só fui ver um computador quando contratada pra trabalhar no mercado formal e, embora eu adorasse ler, não tinha dinheiro para comprar livros, e, a biblioteca que eu frequentava não era das melhores providas. Mas, você consegue colocar em palavras muitos dos meus pensamentos, sentimentos e revolta diante do mundo em que eu vivia. Enquanto escrevo, me emociono, porque pessoas como você, nesse mundo de merda, são tão necessárias quanto o ar que respiramos. Não pare, continue com seus vídeos, pois na vida, você faz a diferença.
Ganhei uma bolsa para estudar francês porque por acaso eu estudava na escola publica escolhida pelo pesquisador que ofereceria bolsas para as duas melhores equipes da competiçao. Por sorte na minha equipe tinha uma colega que era competitiva e nao aceitava perder. Das 20 equipes de 5 alunos, minha equipe foi a segunda melhor. A partir do dia em que me inscrevi, teve a minha parte de esforço claro, porque a média pra passar para bolsistas era 80/100, enquanto que a média para as que pagavam era de 65/100. Eu me sentia como um peixe fora d'agua, e fora da moda. Uma pobre estudando numa escola de ricos. A professora pra puxar assunto em aula perguntava : - O que vocês ganharam de presente no ultimo aniversario ? Eu ouvia os colegas reponderem : um piano, uma viagem pra Europa, um carro, etc... eu preferia nem responder. Consegui terminar o curso (9 anos) e isso me abriu muitas portas de emprego. Mas sempre digo : nao é justo. Por que eu ? E todas as outras que nao tiveram esta sorte, esta chance ?
É Igual concurso público em cidade pequena onde filhos e parentes do prefeito,vereadores, juízes passam na prova sem nem terem comparecido no dia da prova. FOI MÉRITO DE TER PARENTES INFLUENTES 😂😂
Criticar o sistema que defende para excluir o mérito de passar em concurso? Mérito vai além disso, demanda eu esforço, trabalho, paciência, focar na podridão político partidária só tira o seu mérito sobre a questão.
“Eu vendo aqui pra falar: oi a água é molhada, o fogo queima, a luz é clara e a noite é escura, um beijinho tchauuu” kakakakakakak meu bem é exatamente esse o seu papel, pq eu sou um aluno do 3° médio de uma rede pública e tinha uma ideia completamente equivocada sobre meritocracia, kkkkkkkkkkkkkkkk. Ps: cada k é uma lágrima
Eu sou uma mulher de quase 40 anos,com a saúde mental em frangalhos pq não existia Rita na minha juventude. Eu sei,eu vejo no seu rosto que você já está exausta, mas tem muita gente precisando ouvir que a água é molhada,etc,etc
Olha amigo, tem muita gente por aí que estuda em colégio "bom", vai pras melhores faculdades, e ainda assim acredita em meritocracia. Isso não é algo óbvio, é uma coisa que você só aprende ou parando pra pensar profundamente sobre a sociedade em geral por anos (ou seja, virar um filósofo ou um Karl Marx da vida) ou com alguém mais "cabeça aberta" te ensinando.
É desesperador. Eu sou formada em engenharia civil. Fiz das tripas coração e até pouco tempo eu me perguntava "Por que essa galera com quem eu estudei que tirava nota baixa, que pescava respostas, que sempre dava um jeitinho pra poder passar nas disciplinas, enquanto eu me fodia de estudar e quase caio em uma crise de ansiedade gigante, consegue empregos tão bons, e eu não consigo nada?" "Meritocracia", né? Ai, que óóóóóódio, cara!
Já encontrei cadelinha de Kardashian que ficou TRÊS DIAS me xingando no Twitter porque eu disse "grandes merda" pra essa historinha impressionante de como a Kylie que conseguiu virar a mais nova bilionária e blá-blá-blá.
É incrível o jeito como esse povo idólatra Kylie, Kendal e etc. Sendo q elas tem tudo pq tem dinheiro, a Kylie provavelmente paga pessoas pra fazer o trabalho dela, Kendall eu nem comento
@@emmy3052 SIM!! E eu até tentei explicar que a família dela já era rica antes, então tinha dinheiro pra investir, esse marketing todo em cima delas influenciou muito e tal, esse bagulho todo que está por trás dela, mas o cara ficou puto "VOCÊS PERCEGUEM MUITO AS KARDASHIANS!", "QUEREM DIMINUIR AS _CONQUISTAS_ DELA" e por aí vai. Meu Twitter ficou CHEIO de notificação dele, um porre
Kkkkkk. Meu Deus... Isso realmente aconteceu? E ainda tem o cãozinho pra proteger os dragões que não estão nem aí... (digo dragões em questão delas não se importar e nem dar valor para a massa...).
Eu amo, como você torna assuntos “difíceis” para a população com baixa escolaridade tão fáceis de serem entendidos e absorvidos! Tão necessário esse debate do que é falado e muitas pessoas repetem e não refletem no que realmente significa
A Rita pode até achar que os vídeos dela são óbvios, mas pra mim são coisas muito novas, amo seus vídeos e tô louco pra assistir os especiais do Karlinhos akakaksksk
"E tem que acredite nessa palhaçada" kkkk rachei o bico Vim de familia pobre e sou médico: merito... meu ânus. Graças a cotas, auxílio alimentação, bolsa permanecia, bolsa escola, meia passagem. Graças a todas as políticas públicas que me possibilitaram estudar.
E aí vem o filhinho de papai rico (também médico), dizer que fez o mesmo curso, sem precisar de nada do que citou, e consegui por seu próprio mérito é claro.
Merito seu poha nehuma merito da sociedade que paga milhares de impostos pra você conseguir seu diploma. Realmente muito ingrato , acha que a política pública foi feita só com seus impostos que não chega a 1/4 do valor da faculdade.
Você se esforça e estuda, passa fome, anda longas distancias e termina a graduação. E então você descobre que as vagas de emprego na área dependem exclusivamente de indicação ou de coisas que você, por ser pobre, não tem como possuir, como intercâmbio no exterior e falar três idiomas com fluência. E então você desiste da área, trabalha no que dá, passa em um concurso para ensino médio (nao tentou o de ensino superior porque as vagas eram poucas, o tempo para estudar enquanto trabalhava era ínfimo e o medo de não passar era grande) e ainda tem que ouvir acusações de que não consegue ascender socialmente por preguiça, saindo 6h da manhã para trabalhar e voltando 19h, todos os dias. Preguiça. Estou ficando com preguiça mesmo, muita, desse discursinho meritocratico mentiroso do k***lho.
E qd o concurso começa a encher de gente trabalhadora, e se torna mais difícil de entrar, o ATUAL GOVERNO quer acabar com a estabilidade, e colocar vários comissionados e terceirizados. Dá MUITA tristeza e desânimo.
O Neymar e a Naomi são como o Neo no Matrix 2. Eles só escapam do Matrix para que os que continuam lá presos tenham esperança para poderem continuar a viver e serem sugados.
Crl... Agora isso tbm me veio a cabeça, tanto que vemos tantos garotos sonhando em ser jogador de futebol se inspirando em figuras famosas como Neymar ou Pelé, e muitos realmente tentam engressar nessa carreira, mas nem porisso se tornam milionários mundialmente famosos, Neymar é a *exceção* , da *exceção* , dá *exceção* ,e msm assim muitas pessoas querem usar exceções pra comparar ao todo! Se se tornar jogador de futebol deixasse todo preto um milionário com status, provavelmente todo mundo já seria jogador de futebol, imagino
A esperança dentro do capitalismo são essas exceções, o que faz com que "os sonhadores" continuem dando ao máximo, achando que isso vai acontecer com eles tmb
Meritocracia é um jeito bonitinho para falar que mesmo que vc estude,se esforce de verdade e seja de comunidade,não vai chegar ao sucesso. Meritocracia só vale para quem já nasceu rico. É uma falsa sensação de inclusão.
Sim, ou seja... Temos um campo limitado de acesso. Precisamos fazer um esforço exaustivo para ter alguma coisa, enquanto o outro tá de buenas por pertencer a uma classe favorecida. Mas, ainda assim, se a gente não se mexe, continuamos atolados. Eu sou a primeira que está se formando em ensino superior da família. Noites sem dormir e trabalho... Mas ainda assim, penso que não dá pra ficar sempre na mesma. Podendo melhorar um pouco, precisamos buscar saídas. A meritocracia foi um discurso muito aceito nas escolas. O desafio é desconstruir isso.
@@lischilink eu fico observando uma moça aqui no RUclips que adora pagar de que tinha nada, fiz uma pesquisa e o marido começou a vida ganhando o que equivale hoje a 5 mil reais, depois o salário foi pra dez mil, tem um médico que adora pagar que passou aperto com o pai dele pagando sua faculdade, fico pensando esse povo acha mesmo que era pobre assim? Ou fazem isso pra iludir o gado, essa moça que falei vive de vender curso, e pra isso só pode.
Oieeeeeee. O rapaz do vídeo distorceu tudo. Meritocracia é justamente o contrário do que ele diz. Meritocracia é justamente aquilo que a pessoa obtém por esforço próprio. Ele quer sugerir que as pessoas consigam algo sem esforço e vivam em um mundo imaginário. Experimentem levar a sério essas besteiras! Não conseguirão nada.
@@professoramaluquinhaaaaaaa. Olha, o que deu de entender foi que: sim, é preciso se esforçar para ter as coisas mas seu esforço não é equivalente a ter sucesso. Tipo, você pode estudar 13 horas por dia, trabalhar, passar noites e noites acordado mas ainda assim perder pra quem faz muito mesmo que isso simplesmente por que ele ja nasceu com vantagem. Por exemplo, não passou fome na infância (logo não desenvolveu nenhum problema de saúde), teve família com boa renda financeira (logo não teve que sacrificar o estudo para trabalhar e poder sobreviver) e coisas assim.
Sempre que falavam em trabalhar no sentido meritocrático, eu pensava em como a minha mãe sempre trabalhou tanto e a vida não era fácil para nós. Não me fazia sentido, pois não conhecia quase ninguém que trabalhasse tanto como ela.
@@denicebritotavares1569 Meritocracia não é sobre se esforçar, é sobre contribuir para a sociedade. Com toda certeza, sua mãe contribuiu para a sociedade, só que não tanto quanto Bill Gates, por mais que ela possa ter se esforçado mais. Se vc achar injusto, imagine uma pessoa que passa 12 horas por dia fazendo bolo de lama, ela com certeza se esforça bastante, mas não contribui em nada para a sociedade, portanto, não vai ganhar nada. Entendeu?
No meu caso, eu nunca vou poder nem sequer pensar no termo "self made" e meu nome na mesma sentença. Sei dos meus privilégios e que de fato, se estou onde estou, um exército de pessoas bem intencionadas e amorosas me trouxe aqui. A elas o meu eterno agradecimento e que eu honre seu esforço.
obrigada por me tirar da bolha conservadora e abrir meus horizontes Rita, que seus vídeos chegue a muito mais pessoas e possamos criar uma sociedade mais empática. 🙏🏻🙏🏻
Passei toda a minha infância e adolescência escutando os mais velhos me dizendo: "tem que estudar para ser alguém. Se você não estudar não vai conseguir nenhum emprego". Pois bem, estudei até onde me foi permitido e infelizmente não ganhei ascensão social. Através da Rita e das pessoas que sigo aqui no You tube, descobri a realidade: se nascemos em classe proletariada dificilmente seremos agraciados com uma ascensão. Infelizmente somos condicionados pelo Capitalismo a uma ilusão.
Desanima mesmo ver tanta gente "se deixando" enganar com esse papinho de meritocracia, mas é muito importante pessoas como você que ainda se dão ao duro trabalho de informar e educar sustentando tão bem os argumentos. Parabéns! Você é um sopro de ânimo!
Sou uma mulher parda e com apenas 21 anos fiquei órfã de pai e mãe. Sempre tive o sonho de ser engenheira desde pequena, porém com a morte dos meus pais esse sonho ficou quase impossível, já era na verdade, pois éramos muito pobres. Consegui um emprego de vendedora e somente aos 25 anos fui fazer a tão sonhada faculdade de engenharia como bolsista, em uma universidade de elite de SP. Por diversas vezes eu não tive dinheiro para pagar a mensalidade e mesmo sendo bolsista de 50% o meu salário ia todo para a faculdade. Quando o semestre virava eu negociava os débitos antigos, era um sufoco!! Eu não conseguia estágio de jeito nenhum e não conseguia entender o motivo, na verdade o motivo era o CEP!! Até que nesse meio tempo casei e fui morar em um bairro de classe alta em SP, milagrosamente fui chamada para trabalhar em uma das maiores construtoras do País, ainda na faculdade de engenharia eu comecei outra faculdade ( Marketing) e me formei nas duas no mesmo ano . Me formei, fiz uma pós no Mackenzie e como mágica as coisas foram acontecendo. Olho para trás e penso... Então quer dizer que se eu ainda morasse na periferia eu provavelmente nem teria me formado??? ( NÃO!!) Então eu mesma recém formada tenho um salário de engenheiro experiente pq eu tenho um pacote de coisas que "contribuem para isso''?. ( SIM, FUI AGRACIADA PELO SISTEMA) A sorte do casamento, o CEP que eu moro, essas coisas foram me beneficiando ao ponto de no quinto semestre da faculdade eu simplesmente ganhar mais que um professor. Possibilitou que, como em um efeito dominó acontecesse essa série de oportunidades na minha vida. Claro, eu agradeço a Deus todos os dias por isso, mas com consciência que sem esses desvios e acontecimentos tudo daria errado. MERITOCRACIA NÃO EXISTE!!
Parabéns!!! Uma vez quando era mais novo eu havia ganhado uma bolsa de estudos via ENEM. Quando chegou a hora de entregar os documentos faltou a escritura da casa que moro (que não existe, moro em periferia). O resultado é que eu perdi a bolsa por causa de 1 documento. Foi daí que comecei a buscar entender o porque isso aconteceu. A real é que o sistema é controlado pelos burgueses, que fazem de tudo pra nos manter aonde estamos. Agora estou eu, desmotivado a trabalhar. Parabéns belo sistema que temos
Mais que essencial! Trabalho em uma das maiores empresas do mundo e ganho um salário miserável, ainda por cima tenho que ouvir que ouvir um monte de desaforo, porém , com fé na meritocracia, um dia eu chego lá 🤦🏾♀️
"Antigamente por sermos sociedades cristãs, a gente acreditava que algumas pessoas caiam nas graças divinas e outras não. Então você tem pessoas graciosas e desgraçadas [...]" RITA_2021
É engraçado quando reconhecemos nossos privilégios. Agora parei para pensar e concluí que só "cheguei" onde cheguei porque dei sorte, fui afortunado. Hoje faço engenharia não porquê mereço ou conquistei isso, mas sim porque tive a sorte de nascer em uma família minimamente estruturada e que consegui entrar na faculdade na hora certa e no momento certo.
Mas Jessé Souza já explica direitinho sobre isso na obra A Elite do Atraso, o que caracteriza a Classs Média, não é só renda, mas educação, cultura, acesso a bens materiais...esse livro é ótimo, recomendo...
@@augustouruguaiana estava tentando explica isso para um pobre de direita preto só porque tem uma pizzaria na favela se acha classe média eu disse isso a ele a classe media não é só dinheiro eles tem as melhores educação. Saúde. Cultura etc vc pode ganhar a mesma quantia de dinheiro que eles com sua pizzaria mas vc nunca terá o conhecimento e a mente deles nem pagando um escolinha particular de classe media baixa ora seus filhos vc só e um pobre melhorado
@@macacoparafuso7781 Como que ela vai investir se o salário do Brasileiro mal da pra comer? Pra pagar aluguel? Água, energia, se vestir e etc? Acorda desse sonho criatura. Pobre não investe pq pobre NÃO tem como investir. O pobre tem como sobreviver HOJE.
Onde estava esse canal que eu não sabia da existência? RUclips esta precisando refinar seu algorítimo que só me manda essas papagaiada de coach. Seu video é muito necessário Rita!!! Perfeita!!
Esse vídeo já foi atrasado uma semana por causa da quantidade de aulas e trabalho pra fazer, é possível que eles tiveram que escolher entre atrasar o vídeo mais uma semana ou lançar esse sem intérprete hoje
Outro problema do discurso da meritocracia é que ele nega a verdade mais básica da espécie humana: A de que nós somos totalmente dependentes uns dos outros. Não existe nenhum grande logro da raça humana que tenha sido feito sozinho, e isso vale pro sucesso individual também. Você não vai ser empreendedor de sucesso se não tiver gente pra comprar o que você tem a oferecer, você não vai ser um profissional de sucesso se não tiver acesso ao conhecimento e a oportunidade de exercer seja lá qual seja sua profissão. Essa cultura de todo mundo querer ser o especial é muito tóxica, o que a gente é hoje é muito mais por causa de coisas que estão fora do nosso controle. Inclusive a tal "vontade" de se esforçar é muito mais fruto de fatores externos (genética, experiências na vida, etc) do que algo que nós simplesmente "somos". Na minha opinião, ninguém é especial por ser esforçado, seria o mesmo que alguém se achar especial porque respira. Qualquer ser humano se esforça quando vê alguma razão nisso... se eu soltar um leão no meio de um escritório pode ter certeza que todo mundo vai se esforçar bastante pra sair correndo de lá.
Disse tudo...mas é por causa desse auge do neoliberalismo, que vem desde os anos 80, que forçou a crença nisso, desmantelou as organizações sociais, Jessé Souza explica também sobre isso. Esse processo fez com que o proletariado se aceitasse a ser assim, explorado e ponto final!
Eu sou o "puro suco da meritocracia" ou pelo menos pensava que era antes do seu vídeo! sou servidora pública concursada, muitos dizem que sou privilegiada, e eu até pensei que fosse! mas assistindo o seu video percebi o quanto estou manipulada por esse sistema. Minha família é pobre, de todas asgerações anteriores eu fui a primeira pessoa que se formou na faculdade isso nos anos 2000, meu pai por sorte do destino é servidor público desde os anos 90, mas oq ele ganhava era o suficiente para sustentar as necessidades basicas de uma casa, a esposa (minha mae nunca trabalhou) e 4 filhos. Eu sempre em escola publica, sempre tirava as melhores notas, mas nunca tinha acesso a bolsas ou programas tipo pq reprovava no quesito que meu pai era servidor publico e ganhava "bem" então eu estudei, estudei muito, venci as deficiencias do ensino publico, fiz a faculdade particular pq nao consegui passar na publica, foi dificil pagar, fazia estagio, trabalhos academicos dos colegas pra tirar um extras... estudei pra concursos, desde os 14 anos, aos 24 eu passei, continuei estudando, pos graduaçao, mestrado, outro concurso e hoje sou servidora publica num orgao federal, pensei comigo... venci na vida neh, e foi por merito meu! Ledo engano.... eu nao tenho nada mais, nada menos do que um cargo mediano e com um salario mediano que dá pra eu sobreviver sem viagens, sem luxo, ter meu carro e nao passar fome. Agora lembro de colegas que conheci nessa trajetória que "tiveram mais merito que eu" "se esforçaram mais" e estao hoje nos cargos top de delegado federal, procurador federal, juiz, etc... não, eles nao tiveram mérito, isso apos eu assistir o seu video, eles tiveram "berço" pois sempre estudaram nas melhores escolas particulares, faziam cursos no contraturno, viajavam o país fazendo as provas, não trabalhavam, conheço um que recebia à época uma bolsa do pai de 2mil para estudar, treinar na academia e ter o lazer dele, além de todos os cursos e materiais pagos pelo paitrocínio, ele demorou 2 anos pra passar no cargo top. E lá está... por mérito seu? será???
Eu tenho TDAH e eu preciso como qualquer pessoa cumprir minhas atividades diárias, mas há dias que minha falta de foco fica atacada e não consigo "produzir" nada e o conteúdo do Tempero Drag me ajuda bastante. Eu tenho me sentido ansioso, assustado e só consigo dormir quando meu corpo apaga pelo cansaço.
Ai, amigo, super te entendo. Eu sofro com a minha ansiedade, que ataca de vez em quando (agora mais do que nunca), não consigo produzir, daí fico ainda mais ansiosa por estar acumulando tarefas
Sou caixa de supermercado kkkk... Mesmo tendo tirado férias de outros dois cargos mais elevados não me promovem... Curso licenciatura em artes EAD e por vezes me envergonho de dizer que faço EAD porque quem faz presencial em particulares ou federais não vê isso com bons olhos, ainda assim tento encontrar algum conforto nas minhas batalhas pra terminar, venho de zona periférica e sou o primeiro da família a cursar algum curso superior, falta pouco pra me formar, mas as vezes bate aquele desânimo, já tenho 32 anos e ainda não ascendi financeiramente, só trabalhei em subempregos até hoje, então pra mim o que me leva a ter uma vida melhor é estudar... Mas ainda me parece que quando estou perto da chegada, eles movem a linha mais pra frente.
Sou caixa de supermercado, pior lugar que já trabalhei e olha que trabalho desde os 14. Tudo desconta de ti, gente briga demais, tem que trabalhar domingo, salário péssimo pro tanto de coisa que tu faz, tem que ser caixa, empacotador e repositor da parte da frente, faço nove horas no sábado por causa do movimento. Não encontro perspectiva e entrei nesse trabalho pra juntar dinheiro e tentar correr atrás da minha formação mas eu chego em casa nove da noite e não consigo fazer nada. Pior que no fundo acho que nenhuma formação me daria uma melhor condição de vida ://
@@annegiaretta2474 Pois é, é bem assim mesmo trabalhar em mercado, e se te pedem pra fazer a mais do que tu tem que fazer e tu diz não, tu já passa a ser visto como um funcionário ruim. Se eu puder te aconselhar, eu diria pra você fazer sim algum curso, não vou mentir, fácil não vai ser eu demorei 7 anos pra me formar, porque vieram vários fatores que atrapalharam, tipo desemprego, meu pai teve câncer e tal, falta de grana, bem complicado, mas eu sou bem teimoso quando quero alguma coisa, então continuei. Posso te dizer também que as facus EAD não são ruins como as pessoas acham, se tu conseguir estudar e montar teu esquema de estudos tu absorve muita coisa, outro ponto importante é, quando eu fui prestar concurso este ano, praticamente tudo que caiu na prova eu tinha aprendido na facu, então considero mais uma confirmação que o EAD não é ruim, só é mal visto as vezes por algumas pessoas. Eu ainda quero fazer bacharel, mas só depois que eu estiver lecionando, eu não vou conseguir fazer ganhando o que eu ganho agora, e também não quero passar por algumas coisas que passei quando fui pra graduação, ex: trabalhar em dois empregos, ficar acordado por mais de 36 horas tendo tirado 1 hora de sono apenas e alguns cochilos no ônibus enquanto ia pro trabalho com uma garrafinha 600ml de café gelado, pq eu não tinha dinheiro pra comprar uma térmica, enfim, cheguei aos 32 formado, mas com um cansaço extremo, então quando for fazer bacharel, somente se estiver trabalhando menos, com um salário razoável. Mas meu conselho é esse, escolha algo que tu ame muito estudar e se joga, espero que tenha mais sorte que eu no decorrer da sua formação. Boa sorte e sucesso.
É o mesmo comigo. Eu tô no freelancer atualmente, por isso, eu só conseguia trabalhar em sub-empregos e consegui uma pequena melhora com estudos, mas esses mesmos estudos não vão me levar ao um trabalho melhor. A minha única saída é concurso público
Rita eu não gosto de ver seus vídeos, pq eles me deixam triste...Esse mundo é tão fudido, e a quem diga que tudo é questão de perspectiva...É foda, sabe? Kkkk amo seu canal, muito obrigado pelo conteúdo, a forma como você os aborda é bem abrangente...Eu gosto muito.💖
Rita, você é fantástica. Tive um professor fantástico. Ele amava ou ama( pois não sei se é vivo) HISTÓRIA, tinha aulas com ele nas sextas feiras nos dois últimos horários noturnos e a sala ficava cheia, ele sabia ensinar era divertidíssimo, ele nos colocava dentro da história. Ele fez a árvore genealógica da política brasileira desde ano 1.500 até a época das eleições presidenciais entre Lula e Collor. E nos mostrou que essa descendência familiar foi quebrada quando um operário se tornou candidato e futuramente um presidente.
Sou pobre, estudei em escola pública bem ruim e trabalhava no contraturno. No trabalho, meu patrão me explorava e me pagava uma miséria. Terminei o ensino médio e fiz o Enem, mas devido a péssima formação, não passei. Então entrei em uma universidade privada para cursar letras, que é o curso que eu conseguia pagar com o meu emprego. Fui um dos melhores alunos do curso, porém nunca fui agraciado com uma bolsa de iniciação científica, pois essas eram reservadas para os "riquinhos" do curso. Com muito esforço consegui terminar a faculdade com CR 8.4 e passei para o mestrado, que também tinha muitas injustiças. A coordenação preferiu dar a bolsa para um aluno que era tradutor e ganhava 15 mil, mas não tinha a carteira assinada, do que pra mim que só estava ganhando 500 reais na época, mas tinha a carteira assinada. Conclusão, praticamente passei fome durante todo o mestrado enquanto ouvia a coordenação dizendo que tínhamos de implementar práticas que diminuíssem as desigualdades entre os pós-graduandos. Depois de muito esforço, conclui o mestrado com CR 8.6 e emendei o doutorado na mesma instituição. O meu CR no doutorado fechou em 9.8, publico muitos artigos, sou bastante respeitado no departamento, mas não fui indicado para ganhar a Bolsa Faperj, que é a melhor bolsa, pois ela estava reservada para uma aluna branca, rica (sim, ela é filha de um artista plástico e mora em uma das regiões mais caras da zona sul do Rio) e tem conchavo com a coordenação. Enfim, também até hoje, mesmo com muita formação e capacidade, não consigo um emprego decente... meritocracia não existe! Isso é uma farsa!
Edit.: Pessoal, boa notícia!!! Com 28 anos, em dezembro de 2023, eu passei em um concurso para ser professor de nível superior em uma prestigiada universidade pública do Rio de Janeiro! Devo tomar posse em junho de 2024! Por mais que seja difícil, não desistam, amigos! Com MUITO esforço e trabalho duro, contra tudo e contra todos, sonhos se realizam! Vamos seguindo resistindo!
Puxa Camilo. Que triste! Mas ainda assim vc lutou bravamente. Sim... A classe média e alta fazem de tudo pra derrubar quem está nessa luta. Torço para que vc consiga conquistar o que almejas.
@@lischilink, muito obrigado, querida! Sigamos na luta!
Também não acredito na meritocracia, passei por experiências, como tb presenciei algumas injustiças com outros indivíduos. O que existe é o QI( QUEM INDICA). Possa ser que alguém de fato consiga algo pela meritocracia.
Isso é um dos aspectos da falsa meritocracia, a questão das terras que foram roubadas, a propriedade privada. Sim, é triste perceber que o buraco é muito mais fundo do que parece
Sinto muitissimo. Que bom que vc nao desistiu.
sempre que ouço sobre meritocracia lembro da frase "toda vez que temos a chance de avançar, eles mudam a chegada", do filme Estrelas além do tempo
Filme Perfeito!
Vou assistir esse filme
Essa frase se encaixa perfeitamente a uma situação que aconteceu comigo
Perfeito
José, obrigado por citar o nome do filme. Acabei de assistir. Filmaço! Parabéns pelo bom gosto! 👏👏👏
O que me deixa mais triste é saber que meu pai pedreiro já construiu mais de 120 casas durante a vida e ele mora de aluguel...
@@renatomota9830 A decisão inteligente dele foi sustentar os 5 filhos ao invés de fazer a gente passar necessidade e se enfiar em dividas pra tentar comprar uma casa pro filhos brigarem por ela depois por herança
@@renatomota9830 Vá a merda vc cara! Não vou perder meu tempo te respondendo. Vai lá então, trabalhe de pedreiro e monte uma parceria com o Jeff Bezos, ja que é só ser pedreiro que será bem sucedido.
Piada...
@@renatomota9830 muito possível que na época que o pai dessa pessoa gerou 5 filhos não havia uma campanha publica e sistemática na região onde ele morava para debater prevenções e cuidados e o por quê da prevenção de gerar filhos. Até hoje em dia sinto falta desses debates nas periferias. Realmente não podemos julgar a vida do outro, ainda mais em realidades históricas e culturais diferentes das nossas
@@renatomota9830 4 mil de mão de obra em um serviço de 4 dias??? Cara! Que planeta VC vive! Vai se foder irmão, nem vou mais me dar ao trabalho de ler as merdas q vc escreve.
@@renatomota9830 Vc se aproveita da anonimidade da internet pra falar essas merdas. Se alguém chama meu pai de animal na minha frente vai ter q procurar os dentes no chão...seu bosta
É um ciclo vicioso: a gente se lasca, busca entender pq se lasca, entende que a realidade é cruel, e agora continua se lascando SABENDO O MOTIVO do lascamento.
Seu trabalho é importantíssimo, Rita. Por favor, não pare. Nunca. Já passou da hora do trabalhador entender o espaço que ele ocupa no mundo.
Ignorância é uma benção.
Vou usar sua frase para explicar o motivos das minhas crises existenciais
já dizia meu professor de sociologia, Affonsinho com 2 f's: se você conseguir, de fato, subir de classe social, você é a exceção da exceção da exceção da exceção, e aquele pedreiro que está terminando um prédio de um bairro nobre nunca mais pisará nele.
um luxo ter esse professor, viu gente
Pergunta: Carla Zambelli foi fiscal de banheiro quimico, então seguindo a lógica, o filho herdará este título? Kkkk
@@Shalimardasilva você não assistiu o vídeo? A Rita falou logo no começo sobre pessoas como Neymar que vieram da pobreza, são pretas, mas estão no topo, entretanto por um acaso (uma hora certa e um lugar certo) e não por um esforço além da conta. Se fosse por esforços, a trabalhadora informal e mãe de família já estaria com bilhões, pois essa sim tem uma vida sobrecarregada e não a Carla Zambelli.
@@dericm.lisboa vc sabe o que é ironia???? Aff
@@Shalimardasilva é q, devido às circunstâncias, ler ironia ou sarcasmo tá osso... e se fosse um comentário franco? Hoje, isso seria crível
@@Shalimardasilva me desculpe, mas pareceu muito um comentário sério.
Antes da pandemia, eu trabalhava em uma empresa de cobrança. Veio um menino na empresa, de mais ou menos vinte anos, falar sobre uma dívida de 600 reais que ele tinha na época. Ele chegou sujo, fedido e me contou que a mãe o expulsou de casa porque ele não conseguiu emprego. Ele foi então morar na rua e pouco depois passou a morar nos fundos de um quarto de igreja. Daí dá pra se perguntar: que oportunidade um cara desses pode ter de trabalhar e pagar sua dívida, se nem condições de tomar banho ele tem? Quem é que iria contratar ele? Meritocracia é uma piada nesse país.
Verdade
As pessoas não querem enxergar a realidade.
Apesar de qualquer pessoa bem sucedida (sendo privilegiada ou não) teve que pelo menos (uns MT mais, outros bem menos claro) se esforçar pra chegar onde esta, nada se ganha estando só sentado, mas dizer que existe meritocracia no Brasil, um dos países mais desiguais do mundo, com mais de 14 milhões de desempregados, e com crescimento do mercado informal em alta, chega a ser cômico. As pessoas preferem crer em ficções, do que encarar a realidade
@@user-ps2xw5ip6o Concordo. É justamente o que ela diz nesse vídeo... Não é possível que todos esses milhões de desempregados sejam não esforçados e burros
Não é só aqui no Brasil, isso é uma característica do capitalismo. A merda é que como existem pessoas ricas e pobres por conta da "meritocracia" pessoal, também existem países ricos e pobres por conta da "meritocracia" global. É por isso que a Europa é "primeiro mundo" e a América do Sul não.
Só consigo lembrar daquela onda de Coach falando que todo mundo consegue, é só se esforçar, acordar feliz às 5 da manhã, dormir 4 horas por noite.... ódio!!!
ódio é? huh que curioso...
"trabalhe enquanto eles dormem" e pipipipopopo
Caiu no papo do coach ,ne!?
@@pauloo2418 ?
Coach é o mal desse século!
A filha da Kylie Jenner com 18 anos vai ter uma poupança de 1 bilhão de dólares.
KKKKKKKKKKKKKKKK "mérito"
Morta kkkkk
o "sucesso profissional" é, geralmente, um tripé formado por esforço pessoal (mérito), oportunidades e sorte. se vc depende dos estudos e não é um tdh, ou um neuro-divergente, ou um autista, um ansioso ou um bipolar... vc já foi contemplado por uma das bases do tripé, a sorte. se alguém lhe abre portas, temos outra base, a oportunidade. e, pra finalizar, se vc é esforçado, focado, obstinado, entra a última base, a meritocracia. com esses 3 aí, se vc nasceu pobre, certamente não irá morrer pobre.
sou filha de uma "Kardashian" que preferiu casar com um negro também, que era o meu pai. Eu não tenho isso aí não KKKKKKKKK
Mérito sim. Ela venceu na corrida dos espermatozóides.
@@angry.xepaaaTambém não, pois é o útero que escolhe o esperma que quer ser fecundado
Dona Rita é um exemplo de que existe vida pensante na internet , os vídeos mais incríveis que tenho acompanhado nos últimos tempos.
Se gosta de pessoas inteligentes na internet, assiste também o canal Ora Thiago.
@@andrepera2688 Adorei a indicação
0
Assino embaixo
Uma notícia ainda melhor, Dona Rita não está só na internet.
A “cultura” do coaching foi gestada dentro dessa racionalidade meritocrático. Uma racionalidade que além de naturalizar desigualdades, estimula a disputa.
Detesto essa gente
Eu sempre me incomodei com essa ideia de coaching: "você quer, você consegue e se você não tem é por que você não se esforçou o suficiente", chega a ser ridículo.
Esse vídeo da Rita, é muito interessante, e muito bom para entender melhor o nosso sistema. Estou aprendendo muito...
ruclips.net/video/4hGnExmHgDA/видео.html
concordo puramente, já cai num grupo de coach para vender "produtos" com aquela retorica, vc vai ser o seu patrão, vai ficar rico, não queremos pensamento negativo só pensamento positivo, vc deve agradecer sempre que te colocou no negocio, tem que participar das reuniões mas que paga o combustivel é vc mesmo com dinheiro do seu bolso, eu tiro da onde das vendas, e se não vender, continua, tem que dar um jeito, o cara abandona o trabalho fixo e vai porque sabe que o trabalho q ele execer é mal remunerado, tem aquele chefe fdp, trabalha de seg a sab, 9 h por dia fora 3 h no transito, e no novo negocio vc descobre q a população não tem condições para adquirir os produtos, porque o valor do produto é feito para classe média alta que não vai dar bola para um pobre entrar na casa dela para oferecer um produto, e o pobre, classe media acha caro e não dá bola para o nicho q vc oferece (saúde), não é prioridade na mente da população pobre, e as pessoas que compram tem que dividir em 3000x pagar, mas a maioria não compra, e vendedores que vendem forçam as pessoas a compra, muitas odeiam o vendedor e saem falando mal, essa cultura, crença incompativel com a realidade brasileira é sentida quanto um produto é feito para um classe especifica, ai está a mostra da desigualdade economica e social.
Odeio 99% desses choachs, só n vou generalizar
7:40 chorei quando falou dos caixas de supermercado - meu trabalho atual.
É muito puxado trabalhar e estudar, forças pra quem enfrenta essa luta tbm
ah mano, sinto muito
minha mãe é professora e vemos muito frequentemente alunos dela trabalhando em supermercados
boa sorte pra você
Cara, caixa de supermercado rala mesmo. Trabalha muito e ganha um péssimo salário. Acho que é em função disso, que a grande maioria é muito mal-humorada. Não estou falando mal. Estou apenas fazendo uma observação, fruto das minhas andanças pelos supermercados e atacadões.
sou psicóloga formada e, durante o curso, fui operadora de caixa e em seguida, telemarketing (só trampo bom). O caixa anda devagar pq sabemos que ao atender mais rápido, atendemos mais, a fila cresce em detrimento das outras, somos selecionados mais vezes para cobrir feriados e dias cheios, e o salário? Não muda um real! As pessoas que criticam o trabalho feito precisam entender de que forma ele é implementado e mantido (dica: se vc não quer, tem alguém desesperado por uma oportunidade)
Tenho nem palavras pra expressar a repulsa que sinto quando pobre defende a meritocracia ou pior, defender os milionários. Juro.
Famosa falta de consciência de classe
Ignorância e falará de consciência de classe. A maioria tem idéias formadas pelo método "Maria vai com as outras".
Falta*
Apesar de repulsivo, isso infelizmente não é tão surpreendente, pois se você parar pra pensar as ideias e visões de mundo que correm na sociedade atual são baseadas em pensamentos da classe dominante, e nem tô falando que é algo como um plano pensado por eles acho que é algo meio que natural da visão de mundo deles eles são incapazes de ver um mundo sem a meritocracia e o captalismo.
Teu celular foi feito por um milionário, todo conteúdo que você consome foi feito por milionário, suas redes sociais foram feitas por milionários, a comida que se come passar por fabricas de milionários, boa sorte para viver num socialismo onde o governo vai dar o básico para todo mundo de graça e sem ter que trabalha, agora que vai produzir esse básico se deve saber né.
“Por que eu sou maravilhosa e vocês são horríveis? Mérito” 🗣🗣🗣
não mentiu
@@henritanteh faltou a vírgula "não, mentiu"
@@moisesluz2 a vírgula que você colocou, mudaria pra um sentido que eu NÃO quero expressar
Maravilhosaaa
@@henritanteh Moisés viajou. hahahahah
" Não saio de casa sem referências bibliográficas, é ótimo! 🤣🤣🤣🤣👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
2021 e gente achando que as pessoas são pobres porque são preguiçosas e quem ''venceu na vida'' se esforçou mais
E MUITA gente cai nessa
Em muitos assuntos eu consigo entender o pensamento alheio, e apenas tomo como ignorância...
Mas sobre a meritocracia, só consigo sentir nojo, quem acredita/defende tal ideia literalmente está dizendo que uma das maiores causas de morte é sofrimento do mundo, é ocasionada por "preguiça" ou "falta de vontade", não consigo dialogar, apenas sentir nojo
@@sthepcorms6747 eu odeio tb, mas acho q quando se cavuca a fundo o pensamento dessas pessoas, está a estreiteza de visão de q é impossível haver "lugar ao sol" para todos. Como a única possibilidade de sociedade fosse uma estamentada.
Então talvez nossa desconstrução deva começar por aí
@@maestrinatatirosa Desconstrução? O que você faz pra melhorar o País? Se você quisesse uma descontração você ia protestar pra tirar aqueles ladrões do Stf e colocar gente honesta e com ética seria. Todo dia aqueles bandidos aprova Leis que so piora o pais. Se você quiser mesmo mudar sai desse celular e vai protestar nas ruas mas se tiver falando só pra fazer bonito continua na sua preguiça.
@@macacoparafuso7781 q bom q vc teve tempo de ler e me responder enquanto deveria estar na rua protestando
Vontade de trancar toda minha família numa sala e fazer uma sessão de vídeos desse canal. Só vão sair depois que entenderem direitinho o que dona Ritinha explicou, vai ter uma prova oral depois
Entender o que, bem?
@@soldadoanonimo9519 Provavelmente, isso q pelo q parece, vc não entendeu.
@@elanemorais90 E o que eu não entendi exatamente?
KKKKK adorei
Entender, sei.....😂😂😂😂😂
Fiz engenharia achando que iria ter uma oportunidade no mercado mesmo sendo uma fodida, depois de formada descobri que tenho que ter mil anos de experiência, ter conhecimento em milhões de softwares, falar várias línguas e ,ah, ter vários intercâmbios... Pelo amor de Deus, só quero uma oportunidade.
Ô amiga, vai dar certo. Não desista disso se for o teu sonho. Eu imagino o quanto é difícil ter que começar algo estando um milhão de passos atrás dos outros.
Ou você podia ter um pai rico com contatos, parece bem mais fácil que tudo isso
Nunca me senti tão representado em um comentário antes me emocionei até 😪🤣🤣🤣🤣😭😭😭😭😭😭😭
Cursei Psicologia e descobri que não adianta ser um dos melhores da turma,quem vai conseguir "lotar agenda" é o pastor,os colegas que tem qi... agora entendo quando alguém reclama de atendimento psicológico.
É amiga tem q ter Q.I. (Quem Indique)
Ritinha, aprimorada na didática, no sarcasmo e na indignação. Não tá fácil pra ninguém querida. Você é uma centelha de alívio em meio a tanto irracionalismo anti civilizatório. Obrigada!! Já querendo o seu Carlinho.
Eu compartilho mesmo sem assistir o vídeo pq sei que não tem erro! Rita maravilhosa. Agora vou assistir.
Eu amo os vídeos da Rita, principalmente desmentindo essas ficções criadas por cérebros corroídos de apatia
Traduziu muito bem.
Eu lembro que o meu professor de história fez algo parecido quando eu tava no primeiro ano do Ensino Médio. Ele colocou todos da turma em uma linha reta no meio da quadra da escola e começou com as perguntas... "se tu pode pagar por um plano de saúde, um passo à frente", "se tu NÃO te sempre representado nas grandes mídias por conta da tua cor de pele, sexualidade ou outra minoria, um passo para trás", e assim foram inúmeras perguntas que deixavam bem explícitas as desigualdades na turma. E aquela era uma escola que pegava alunos de diferentes lugares da cidade e de diferentes municípios também... E depois era nítido, alunos que permaneciam quase no centro da quadra e outros em extremidades diferentes, evidenciando o quão privilegiados alguns eram em comparação a outros. Imagino que para a maioria das turmas aquela atividade nem teve tanta importância, mas é algo que eu carrego até hoje...
Dona Rita, eu com quase 14 anos me sinto tão culto ao assistir seus vídeos, eles são tão repletos de sua sabedoria adquirida ao longo da vida que me sinto como uma criancinha aprendendo o alfabeto, sem duvida nenhuma, não tem como não se apaixonar por seu canal e toda essa sabedoria que nos oferece.
Alex!! Que alegria ler isso!!! Vejo uma juventude tão alienada, que ler sua postagem foi um colírio para meus olhos! Abração!!!
Eu sinto o mesmo, Alex.
Eu tbm amg!!!
Estou apreensiva ao ler isso. Procure também outras fontes de inspiração. Bjsssssss
@@professoramaluquinhaaaaaaa. não se preocupe minha querida, não sou um estudante de um professor só, procuro sempre expandir meus estudos
Assistindo aos vídeos da Rita: fico sério, sorrio, fico sério, sorrio de novo e, por fim, fico puto, porém agradecido pelo conhecimento compartilhado.
Oh, meu lindezo!
Melhor definição!
É assim mesmo. Eu também me pego rindo e em outros trechos super preocupada. No final, super agradecida, e querendo mostrar pra outras pessoas essas maravilhas da Rita.
feliz pq tenho mais conhecimento e triste pq tenho mais conhecimento..... que odio kkkkkkkkkkk
@Davi Lopes Pedro Argumentos
Sempre que vejo os vídeos da Rita sinto a necessidade e a vontade de estudar mais e de levar esses conhecimentos a outras pessoas que não tem acesso .
Eu de manter distância...eles gostam de opressor. Liberdade é responsabilidade.
Veja o rio de janeiro 70% pretos 90% pobres brancos e pretos.. E olha os políticos que eles viram.
Ouço desde s anos 70 que eles são vítimas.. NÃO. São cúmplices
@@deus2222 massa de manobra que fala, Deus você conhece bem do que estou falando, e não faça a vítima do dilúvio.
Tem que mandar esse vídeo pras nossas universidades públicas...o que tem de acadêmico, professor, chefe, e o escambal que acredita em meritocracia...
Muito bom Rita, valeu!
Verdade. Muito triste né!?
Tô cansada de todos os meus professores acreditarem que todos na minha sala são armados com notebook e smartphone,more cê tá no Brasil, América Latina, cidade interiorana.
A maioria desses doutores pensam que todos os alunos são de classe média ou alta. Lá um deles disse que a universidade não era para pobre!
@@quimicounifesp2597 que horror!
@@umninguem756 no dia eu não estava. Uma aluna me relatou e foi reclamar na secretaria. Caso eu tivesse ouvido, iria replicar na hora!
"E tem quem acredite nessa palhaçada, meus anjos" HAHAHAH
Rita, vc merece o mundo!
Rita, por favor não pare com esses vídeos. Em tempos bolsonaristas seus vídeos tem se tornado cada vez mais necessários.
Up
Pervertidinho
Claro, diariamente Bolsonaristas estão se convertendo com os vídeos da Rita.
Up
@@alestentzle sou. Hahahaha
Gente, eu fico hipnotizada com a oratória dela, com a inteligência e principalmente em como ela trata de assuntos tão complexos, de forma tão simples e compreensível. Eu sou extremamente apaixonada ❤️
E eu amo o deboche tbm kkkkk
Eu também!!!
Concordo Amanda, é incrível.
Não me derruba.SO CHAMO ATENÇÃO DE MOSCAS NA NET!
E com fontes... Com fontes!
A história da corrida para conseguir 100 dólares, é a maneira mais fácil de repassar o conhecimento e de explicar para alguém o que é a meritocracia!
Infelizmente, a galera assiste e não entende. Os comentários do vídeo são prova
@@andreandrejewski9079 O povo entende sim, o que acontece é que pessoas que acreditam em meritocracia não se importam com os outros.
eu achei legal um que eu assisti à muito tempo em que um rapaz negro que estava laaaaá atrás conseguiu a nota, pena que esse video passou a ser usado como a "prova" que a tal meritocracia funciona e não um exemplo do qnto uma pessoa prejudicada socialmente tem que se esforçar muuuito mais que todo o restante pra conseguir alguma coisa.
@@andreandrejewski9079
Nao é.
É ki as pessoas se bastam em entender apenas oq lhes convém.
Só para eu entender melhor. Se eu posso enviar a meu filho na escola que esta mais perto de casa, eu deveria mandar ele numa mais longe para ele não ficar na vantagem de outras crianças? ou se meu filho pode ter computador? eu deberia tirar o computador dele pois ele estaria na frente de outras crianças?
Esse vídeo me fez lembrar um um professor de empreendedorismo que tive na faculdade (me formei em gastronomia). Na aula, o professor tinha a “intenção” de motivar os alunos a empreender na área, já que o assalariado desse ramo não ganha nem pro aluguel. Enfim…
Em uma aula ele veio usar como exemplo de empreendedor de sucesso o Caito Maia, dono da Chilli Beans. Fez todo um discurso de que o cara era um vencedor, com milhares de lojas pelo mundo, e blá blá blá. Eu fiquei como: passada! Fui pesquisar sobre o cidadão e descobri que o cara iniciou todo esse sucesso sendo filho de pais de “classe média alta”, que viaja todo mês pros EUA pra surfar e montar uma banda de rock… Nessas idas e vindas EUA x Brasil, diante das possibilidades financeiras que ele tinha, comprava muitos óculos de sol e, ao voltar pro Brasil, os amigos dele, igualmente “classe média alta”, admiravam muito esses óculos e pediam pra ele vender as peças. Bom, o resultado foi: o professor achou visionário o Caito se aproveitar dessa “vontade de compra dos amigos” e “descobriu” um novo negócio: abrir uma loja de óculos.
Falei pro professor: mas aí fica fácil, sendo rico e tendo todas as condições dele, abrir lojas de óculos no mundo todo. Empreendedor de que?
O professor ficou puto, e eu nunca mais esqueci dessa situação e de como a mente das pessoas, é fechada… De como algumas pessoas, de fato, não enxergam além dos próprios umbigos.
Meritocracia assim é fácil… é uma maravilha…
Dinheiro pode ajudar a começar um negócio. Mas todo ano milhares de empresas ricas falem, e milhares de empresas pobres ficam ricas
@@natanmoraes8394Mas só o fato deste rapaz ter uma base sólida e peças de óculos bons, já mostra que ele tinha chances muito mais altas de dar certo do que alguém que abre um brechó e vai comprando roupas no Brás aos poucos
Empresa bilionária ñ.
No meio acadêmico é muito nítido esse mito da meritocracia... Eu mesma só estou onde estou porque meu pai pode me bancar enquanto eu faço mestrado, e todo mundo acha que é "mérito" e não previlégio.
A maioria dos coach devem ter odiado esse video, bom ter a Rita com suas verdades pra nos tirar da bolha.
Odeio coach
Como diria o sábio poeta
"Quando eu era pequeno minha mãe sempre dizia "Filho, por você ser preto você tem que ser duas vezes melhor" mas como ser duas vezes melhor? Se você tá pelo menos 100 vezes atrasado!"
Eu também sempre ouvi isso: "Por você ser PcD, tem que se esforçar o dobro!"
"Eu posso ser o que quiser, agora vc fique no seu mundinho porque me divirto com sua derrota"...essa é sempre dita entrelinhas, nunca as claras.
-Mano Brown
E desde quando você é preto? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@ginke1996 negrômetro com falta de conhecimento sobre colorismo e miscigenação no br
Tive um professor de filosofia excelente nos anos 90 que explicou tudo isso e eu nunca esqueci. O bom professor tem a capacidade de abrir nossa mente se a gente se abrir tbem. Detalhe que era uma escola pública e o professor ia com traje africano completo. A gente era adolescente e nem pensava muito nisso na época. Hj acho ele um homem muito corajoso. Talvez atualmente ele seria até agredido por assumir sua ascendência afro. Saudades dele. Uma pessoa especial.
Gente, eu amo essa ironia da Rita.
Tríade da Ritinha para deixar de ser alienado: vídeo sobre consciência de classe, pra que serve um bilionário e esse sobre meritocracia. Me poupa muito tempo em discussão só mandar os links ❤
Kkkkk.... verdade. A questão é: será que o pessoal que a gente precisa enviar esses vídeos irão ver?
Excelente ideia!! Vou copiar você. Muito obrigada!!!
Amo o " Pra que serve um bilionário" sempre compartilho no status do Whatsapp o link
Kkkkkkkkkk vou aderir
O que dizer de você, Rita?
Obrigado por você existir.
Nossa luta por um mundo igualitário ganha, com você, duas dimensões que só você concilia: graça e profundidade intelectual.
Rita está mais do que certa. Parece que temos que explicar porque *ficções* são *ficções*
Namorei com uma pessoa "rica" a família dele é famosinha aqui na cidade, eu fiquei chocada com a diferença que gente tinha, enquanto me matava de estudar em casa ele tinha aulas de reforços, tentei entrar em um cursinho que ia ter aqui na minha cidade que era de graça e advinha? Não fui aceita ele tbm se inscreveu e foi o primeiro a ser chamado. Falei sobre algumas coisas que a escola particular dele tinha e a minha não tinha e ele tava simplesmente falando"a minha escola é igual escola de pobre só muda o nome" enfim parei de comparar mas percebi a diferença das nossas vidas e o quanto ele era ingrato por ter tudo e mesmo assim fica pagando de não ter nada, acabei tendo repulsa por esse tipo de comportamento.
Qual poblema? Niveis diferentes tem problemas diferentes
@@Leon-eh4kecomo assim qual o problema irmão?
tem gente que não tem a porra do acesso ao ensino BASICO em escola pública, tanto por educação sucateada, por falta de professores, por grade curricular fedida pelo estado, falta de verba na escola e os carvalho a quatro
sem contar que MUITA gente não tem condições financeiras pra pagar curso por fora ou nem tem tempo porque PFECISA trabalhar pra não passar fome.
É completamente frustrante ver alguém com o DOBRO de oportunidade e livre acesso às coisas BASICAS que você deveria ter, ser ingrato e achar que o mundo é um morango pra todo mundo .
@@potatoloser tudo isso é pago, não tem problema nenhum alguém ter um poder de compra maior, então culpe o governo que adora acabar com a economia pro próprio benefício
Isso que é o pior de tudo. Pior ainda que pobre sem consciência de classe que defende milionário é esses classe-média que tem tudo e fica pagando de humilde, coitadinho. Me dá um ódio que eu não sei nem explicar
Ai isso é livramento, agradeça!!
Pra classe "dominante", é muito necessário que a gente acredite que todo o esforça é válido pra um dia alcançar os nossos sonhos e objetivos. E então pensando no futuro, nós vamos nos tornando seres humanos cansados, deprimidos, e desacreditados, e assim, nós acabamos criando os nossos filhos dessa mesma forma, e o ciclo se repete e eles continuam controlando a gente com migalhas e fontes de distrações que eu não entendo como são tão eficazes. Esse canal e a mensagem que ele nos trás é muito importante e necessário pra o nosso povo. Precisamos entender o nosso lugar dentro dessa sociedade. Ritinha, obrigada por existir, e continue inspirando muitas pessoas❤️❤️❤️❤️
Eu já tenho quase 50 anos, vejo pessoas da minha idade e mais velhas, com uma mentalidade tacanha e preconceituosa. Sei que o tempo não volta, mas eu teria amado ter encontrado alguém como você, rsrsrsr embora fosse difícil eu saber da sua existência, pois só fui ver um computador quando contratada pra trabalhar no mercado formal e, embora eu adorasse ler, não tinha dinheiro para comprar livros, e, a biblioteca que eu frequentava não era das melhores providas. Mas, você consegue colocar em palavras muitos dos meus pensamentos, sentimentos e revolta diante do mundo em que eu vivia. Enquanto escrevo, me emociono, porque pessoas como você, nesse mundo de merda, são tão necessárias quanto o ar que respiramos. Não pare, continue com seus vídeos, pois na vida, você faz a diferença.
Muito forte a sua história. E sim, precisamos de pessoas como ela ❤
precisamos tbm de pessoas como vc, pde ter certeza
Tanto você quanto a Rita são 1000% necessárias
@@altobras42 Obrigada! Me sinto muito feliz de poder estar viva e ver tantas pessoas unidas por nossa causa.
@@orion9970 Olha, docinho, obrigada pelo seu comentário. Beijos de luz.
Eu, o bibliotecário surtado, reparando que a Rita mudou a organização das estantes dela
Menino... foi um quid prod quo dos diabos!
@@TemperoDrag com essa quantidade toda de livros, eu já imagino o trabalho que deve ter dado
Hehehe bibliotecário e seus TOCs e observações
Você é maravilhosa.
Poderia fazer um vídeo falando sobre as suas crenças espirituais.
Hahaha meritocrático bibliotecário virginiano bem aventurado 😂
Ganhei uma bolsa para estudar francês porque por acaso eu estudava na escola publica escolhida pelo pesquisador que ofereceria bolsas para as duas melhores equipes da competiçao. Por sorte na minha equipe tinha uma colega que era competitiva e nao aceitava perder. Das 20 equipes de 5 alunos, minha equipe foi a segunda melhor. A partir do dia em que me inscrevi, teve a minha parte de esforço claro, porque a média pra passar para bolsistas era 80/100, enquanto que a média para as que pagavam era de 65/100. Eu me sentia como um peixe fora d'agua, e fora da moda. Uma pobre estudando numa escola de ricos. A professora pra puxar assunto em aula perguntava : - O que vocês ganharam de presente no ultimo aniversario ? Eu ouvia os colegas reponderem : um piano, uma viagem pra Europa, um carro, etc... eu preferia nem responder. Consegui terminar o curso (9 anos) e isso me abriu muitas portas de emprego. Mas sempre digo : nao é justo. Por que eu ? E todas as outras que nao tiveram esta sorte, esta chance ?
Meritocracia, quando vc se esforça mas quem consegue a vaga é o sobrinho do amigo do chefe. Pq claramente ele é mais preparado.
Vc faria a MESMÍSSIMA coisa. Hipocrisia....
@@RafaelCosta-fy7tb Todo mundo faria, principalmente em um país fodido como o nosso. O não significa que isso esteja ou seja certo.
Isso é bem normal. Quando eu compro algo eu dou mais importância nos comentários das pessoas do que nas especificações do produto.
@@RafaelCosta-fy7tb Ou seja, se nós tivéssemos os PRIVILÉGIOS que os filhotes de papai rico
Logo, você está confirmando, meritocracia não existe.
E aí te convidam para "assessora-lo", ou seja fazer o trabalho pra ele, mas quem leva o salário e tem o cargo é ele.
É Igual concurso público em cidade pequena onde filhos e parentes do prefeito,vereadores, juízes passam na prova sem nem terem comparecido no dia da prova. FOI MÉRITO DE TER PARENTES INFLUENTES 😂😂
Verdade..
Exatamente
Criticar o sistema que defende para excluir o mérito de passar em concurso? Mérito vai além disso, demanda eu esforço, trabalho, paciência, focar na podridão político partidária só tira o seu mérito sobre a questão.
Nesse caso só denunciar a fraude.
“Eu vendo aqui pra falar: oi a água é molhada, o fogo queima, a luz é clara e a noite é escura, um beijinho tchauuu” kakakakakakak meu bem é exatamente esse o seu papel, pq eu sou um aluno do 3° médio de uma rede pública e tinha uma ideia completamente equivocada sobre meritocracia, kkkkkkkkkkkkkkkk.
Ps: cada k é uma lágrima
Eu sou uma mulher de quase 40 anos,com a saúde mental em frangalhos pq não existia Rita na minha juventude. Eu sei,eu vejo no seu rosto que você já está exausta, mas tem muita gente precisando ouvir que a água é molhada,etc,etc
Olha amigo, tem muita gente por aí que estuda em colégio "bom", vai pras melhores faculdades, e ainda assim acredita em meritocracia.
Isso não é algo óbvio, é uma coisa que você só aprende ou parando pra pensar profundamente sobre a sociedade em geral por anos (ou seja, virar um filósofo ou um Karl Marx da vida) ou com alguém mais "cabeça aberta" te ensinando.
@@nemherdeiranemguerreira8190 oque vc me aconselharia? Tô nos meus 17 anos e acho que perdi meu rumo
É desesperador. Eu sou formada em engenharia civil. Fiz das tripas coração e até pouco tempo eu me perguntava "Por que essa galera com quem eu estudei que tirava nota baixa, que pescava respostas, que sempre dava um jeitinho pra poder passar nas disciplinas, enquanto eu me fodia de estudar e quase caio em uma crise de ansiedade gigante, consegue empregos tão bons, e eu não consigo nada?" "Meritocracia", né? Ai, que óóóóóódio, cara!
habilidades sociais são essenciais, e pelo visto você é uma chata que não sabe trabalhar com pessoas
Tu acha? Acho que não vou nem dormir depois dessZZZZZzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZzzz 😴😴😴😴😴😴😴😴
@@flavianegoncalvesramos1721 acabou de confirmar a suspeita, kkkk
Siimmmm! Simpática seletiva com muito orgulho. Gostasse?
@@flavianegoncalvesramos1721 recalcada
Já curtir antes de assistir, porque sei que vem coisa genial por aí!!!
Eu neste exato momento.
Eu tbm kkkk
Dona Rita como sempre cirúrgica 🧡
"Amiga, você foi SIDERÚRGICA" 🤭
Já encontrei cadelinha de Kardashian que ficou TRÊS DIAS me xingando no Twitter porque eu disse "grandes merda" pra essa historinha impressionante de como a Kylie que conseguiu virar a mais nova bilionária e blá-blá-blá.
É incrível o jeito como esse povo idólatra Kylie, Kendal e etc. Sendo q elas tem tudo pq tem dinheiro, a Kylie provavelmente paga pessoas pra fazer o trabalho dela, Kendall eu nem comento
@@emmy3052 SIM!! E eu até tentei explicar que a família dela já era rica antes, então tinha dinheiro pra investir, esse marketing todo em cima delas influenciou muito e tal, esse bagulho todo que está por trás dela, mas o cara ficou puto "VOCÊS PERCEGUEM MUITO AS KARDASHIANS!", "QUEREM DIMINUIR AS _CONQUISTAS_ DELA" e por aí vai. Meu Twitter ficou CHEIO de notificação dele, um porre
Odeio gente q idolatra essa familia
Kkkkkk. Meu Deus... Isso realmente aconteceu? E ainda tem o cãozinho pra proteger os dragões que não estão nem aí... (digo dragões em questão delas não se importar e nem dar valor para a massa...).
Eu amo, como você torna assuntos “difíceis” para a população com baixa escolaridade tão fáceis de serem entendidos e absorvidos! Tão necessário esse debate do que é falado e muitas pessoas repetem e não refletem no que realmente significa
A Rita pode até achar que os vídeos dela são óbvios, mas pra mim são coisas muito novas, amo seus vídeos e tô louco pra assistir os especiais do Karlinhos akakaksksk
Rita, a série brasileira 3%, da Netflix, é muito massa para entender esse conceito
Nossa. Tem uma frase dessa serie que nao esqueco nunca "Independente do que acontecer, vc merece". Cara. Mto chocante
"E tem que acredite nessa palhaçada" kkkk rachei o bico
Vim de familia pobre e sou médico: merito... meu ânus. Graças a cotas, auxílio alimentação, bolsa permanecia, bolsa escola, meia passagem. Graças a todas as políticas públicas que me possibilitaram estudar.
E aí vem o filhinho de papai rico (também médico), dizer que fez o mesmo curso, sem precisar de nada do que citou, e consegui por seu próprio mérito é claro.
Merito seu poha nehuma merito da sociedade que paga milhares de impostos pra você conseguir seu diploma. Realmente muito ingrato , acha que a política pública foi feita só com seus impostos que não chega a 1/4 do valor da faculdade.
@@macacoparafuso7781 eoque poha??? Kkkk
@@macacoparafuso7781 ô anjo, vc definitivamente não entendeu o que o rapaz escreveu ali em cima... volta e lê direito 🤦🏻♀️
@@maevitaperon entendi você que nao aceita opinião diferentes
"a sociedade não é ruim, ruim é a sua preguiça" resumiu a fala da maiora dos coachs
Você se esforça e estuda, passa fome, anda longas distancias e termina a graduação. E então você descobre que as vagas de emprego na área dependem exclusivamente de indicação ou de coisas que você, por ser pobre, não tem como possuir, como intercâmbio no exterior e falar três idiomas com fluência.
E então você desiste da área, trabalha no que dá, passa em um concurso para ensino médio (nao tentou o de ensino superior porque as vagas eram poucas, o tempo para estudar enquanto trabalhava era ínfimo e o medo de não passar era grande) e ainda tem que ouvir acusações de que não consegue ascender socialmente por preguiça, saindo 6h da manhã para trabalhar e voltando 19h, todos os dias. Preguiça. Estou ficando com preguiça mesmo, muita, desse discursinho meritocratico mentiroso do k***lho.
Prefeito o comentário!!!
quanto choro
Um fato minha amiga!
Uma descrição perfeita da vida do jovem pobre/ periférico.
E qd o concurso começa a encher de gente trabalhadora, e se torna mais difícil de entrar, o ATUAL GOVERNO quer acabar com a estabilidade, e colocar vários comissionados e terceirizados. Dá MUITA tristeza e desânimo.
Como não amar todo esse conhecimento de pretinho básico e penteado impecável? 👏👏👏 perfeita sempre!
O Neymar e a Naomi são como o Neo no Matrix 2. Eles só escapam do Matrix para que os que continuam lá presos tenham esperança para poderem continuar a viver e serem sugados.
Falou tudo 👏
Crl... Agora isso tbm me veio a cabeça, tanto que vemos tantos garotos sonhando em ser jogador de futebol se inspirando em figuras famosas como Neymar ou Pelé, e muitos realmente tentam engressar nessa carreira, mas nem porisso se tornam milionários mundialmente famosos, Neymar é a *exceção* , da *exceção* , dá *exceção* ,e msm assim muitas pessoas querem usar exceções pra comparar ao todo! Se se tornar jogador de futebol deixasse todo preto um milionário com status, provavelmente todo mundo já seria jogador de futebol, imagino
Exatamente.
A esperança dentro do capitalismo são essas exceções, o que faz com que "os sonhadores" continuem dando ao máximo, achando que isso vai acontecer com eles tmb
Nossa exatamente
Meritocracia é um jeito bonitinho para falar que mesmo que vc estude,se esforce de verdade e seja de comunidade,não vai chegar ao sucesso.
Meritocracia só vale para quem já nasceu rico.
É uma falsa sensação de inclusão.
Sim, ou seja... Temos um campo limitado de acesso. Precisamos fazer um esforço exaustivo para ter alguma coisa, enquanto o outro tá de buenas por pertencer a uma classe favorecida. Mas, ainda assim, se a gente não se mexe, continuamos atolados. Eu sou a primeira que está se formando em ensino superior da família. Noites sem dormir e trabalho... Mas ainda assim, penso que não dá pra ficar sempre na mesma. Podendo melhorar um pouco, precisamos buscar saídas. A meritocracia foi um discurso muito aceito nas escolas. O desafio é desconstruir isso.
@@lischilink eu fico observando uma moça aqui no RUclips que adora pagar de que tinha nada, fiz uma pesquisa e o marido começou a vida ganhando o que equivale hoje a 5 mil reais, depois o salário foi pra dez mil, tem um médico que adora pagar que passou aperto com o pai dele pagando sua faculdade, fico pensando esse povo acha mesmo que era pobre assim? Ou fazem isso pra iludir o gado, essa moça que falei vive de vender curso, e pra isso só pode.
Oieeeeeee. O rapaz do vídeo distorceu tudo. Meritocracia é justamente o contrário do que ele diz. Meritocracia é justamente aquilo que a pessoa obtém por esforço próprio. Ele quer sugerir que as pessoas consigam algo sem esforço e vivam em um mundo imaginário. Experimentem levar a sério essas besteiras! Não conseguirão nada.
@@professoramaluquinhaaaaaaa. Olha, o que deu de entender foi que: sim, é preciso se esforçar para ter as coisas mas seu esforço não é equivalente a ter sucesso. Tipo, você pode estudar 13 horas por dia, trabalhar, passar noites e noites acordado mas ainda assim perder pra quem faz muito mesmo que isso simplesmente por que ele ja nasceu com vantagem. Por exemplo, não passou fome na infância (logo não desenvolveu nenhum problema de saúde), teve família com boa renda financeira (logo não teve que sacrificar o estudo para trabalhar e poder sobreviver) e coisas assim.
@@davidarisoncastroesilva6633, a vida não nos dá garantias. Muito menos um militante de esquerda pode nos dar.
Sempre que falavam em trabalhar no sentido meritocrático, eu pensava em como a minha mãe sempre trabalhou tanto e a vida não era fácil para nós. Não me fazia sentido, pois não conhecia quase ninguém que trabalhasse tanto como ela.
Sempre pensei o mesmo minha mãe trabalhou muito e muito não conseguiu fortuna como doméstica. Será que ela não teve mérito?
Erro seu em pensar que meritocracia é apenas "trabalhar bastante".
@@denicebritotavares1569 Meritocracia não é sobre se esforçar, é sobre contribuir para a sociedade. Com toda certeza, sua mãe contribuiu para a sociedade, só que não tanto quanto Bill Gates, por mais que ela possa ter se esforçado mais. Se vc achar injusto, imagine uma pessoa que passa 12 horas por dia fazendo bolo de lama, ela com certeza se esforça bastante, mas não contribui em nada para a sociedade, portanto, não vai ganhar nada. Entendeu?
@@renatomota9830 então o que é meritocracia? Vamos debater
@@tiomeliodas705 Leia o rapaz de cima.
ai a didática da Dona Ritinha me deixa maravilhada e cheia de esperança
No meu caso, eu nunca vou poder nem sequer pensar no termo "self made" e meu nome na mesma sentença. Sei dos meus privilégios e que de fato, se estou onde estou, um exército de pessoas bem intencionadas e amorosas me trouxe aqui. A elas o meu eterno agradecimento e que eu honre seu esforço.
obrigada por me tirar da bolha conservadora e abrir meus horizontes Rita, que seus vídeos chegue a muito mais pessoas e possamos criar uma sociedade mais empática. 🙏🏻🙏🏻
Eu: Rita, porque és tão linda de preto?
Rita: Meritocracia menino, não viu o vídeo não?
li com a voz dela. ahahahhaha
😄😄😄😄😄
Rita, a pin-up da minha vida.
Passei toda a minha infância e adolescência escutando os mais velhos me dizendo: "tem que estudar para ser alguém. Se você não estudar não vai conseguir nenhum emprego". Pois bem, estudei até onde me foi permitido e infelizmente não ganhei ascensão social. Através da Rita e das pessoas que sigo aqui no You tube, descobri a realidade: se nascemos em classe proletariada dificilmente seremos agraciados com uma ascensão. Infelizmente somos condicionados pelo Capitalismo a uma ilusão.
Vc é muito foda,seu coméntario é perfeito
tenho que chorar mesmo 😿
@@shaianeteixeira3779 e quem dita quem tem talento ou não? Tu? Todo mundo tem direito e deve estudar!
"'tudo vai dar certo no final' é ter dois filhos e uma casa" PERFEITO! Essa é a mente de muita gente
Desanima mesmo ver tanta gente "se deixando" enganar com esse papinho de meritocracia, mas é muito importante pessoas como você que ainda se dão ao duro trabalho de informar e educar sustentando tão bem os argumentos. Parabéns! Você é um sopro de ânimo!
Vivo isso na empresa que trabalho, Rita. Acho um horror a forma empregada. Sou obrigada e me calar diante das injustiças...
Rita, às vezes, precisamos de alguém para dizer que a água é molhada e que a luz é clara, você está aí pq é necessária! Te amo.
Sou uma mulher parda e com apenas 21 anos fiquei órfã de pai e mãe. Sempre tive o sonho de ser engenheira desde pequena, porém com a morte dos meus pais esse sonho ficou quase impossível, já era na verdade, pois éramos muito pobres. Consegui um emprego de vendedora e somente aos 25 anos fui fazer a tão sonhada faculdade de engenharia como bolsista, em uma universidade de elite de SP. Por diversas vezes eu não tive dinheiro para pagar a mensalidade e mesmo sendo bolsista de 50% o meu salário ia todo para a faculdade. Quando o semestre virava eu negociava os débitos antigos, era um sufoco!!
Eu não conseguia estágio de jeito nenhum e não conseguia entender o motivo, na verdade o motivo era o CEP!! Até que nesse meio tempo casei e fui morar em um bairro de classe alta em SP, milagrosamente fui chamada para trabalhar em uma das maiores construtoras do País, ainda na faculdade de engenharia eu comecei outra faculdade ( Marketing) e me formei nas duas no mesmo ano . Me formei, fiz uma pós no Mackenzie e como mágica as coisas foram acontecendo. Olho para trás e penso... Então quer dizer que se eu ainda morasse na periferia eu provavelmente nem teria me formado??? ( NÃO!!)
Então eu mesma recém formada tenho um salário de engenheiro experiente pq eu tenho um pacote de coisas que "contribuem para isso''?. ( SIM, FUI AGRACIADA PELO SISTEMA)
A sorte do casamento, o CEP que eu moro, essas coisas foram me beneficiando ao ponto de no quinto semestre da faculdade eu simplesmente ganhar mais que um professor.
Possibilitou que, como em um efeito dominó acontecesse essa série de oportunidades na minha vida.
Claro, eu agradeço a Deus todos os dias por isso, mas com consciência que sem esses desvios e acontecimentos tudo daria errado. MERITOCRACIA NÃO EXISTE!!
Fico muito feliz que tenha dado tudo certo!!!
Meritocracia não existe o que existe a sorte e essa sorriu para você
Parabéns!!! Uma vez quando era mais novo eu havia ganhado uma bolsa de estudos via ENEM. Quando chegou a hora de entregar os documentos faltou a escritura da casa que moro (que não existe, moro em periferia). O resultado é que eu perdi a bolsa por causa de 1 documento. Foi daí que comecei a buscar entender o porque isso aconteceu. A real é que o sistema é controlado pelos burgueses, que fazem de tudo pra nos manter aonde estamos. Agora estou eu, desmotivado a trabalhar. Parabéns belo sistema que temos
@@jany90210Exatamente! Casou e foi morar num lugar bom aí a enxergaram.
É triste esse país! Discrimina as pessoas
Mais que essencial! Trabalho em uma das maiores empresas do mundo e ganho um salário miserável, ainda por cima tenho que ouvir que ouvir um monte de desaforo, porém , com fé na meritocracia, um dia eu chego lá 🤦🏾♀️
Assistir aos vídeos da Rita é uma mistura de deleito com desespero. Vamos juntos!
Tirou daqui, amigo. Até arrepia
Depois q meus olhos se abriram, vejo claramente o quão difícil é o caminho de quem começa "por baixo"...
"Antigamente por sermos sociedades cristãs, a gente acreditava que algumas pessoas caiam nas graças divinas e outras não. Então você tem pessoas graciosas e desgraçadas [...]" RITA_2021
A Simone ali no fundo sempre com cara de quem sabe o que eu fiz no verão passado 😭
Kkkk tbm tava de olho nela
Fui procurar. Hahaha
Se tratando da Rita, foi pensado, claro.
😂😂😂😂
Rita você é luz em tempos sombrios.
Muito pertinente! A métrica dessa tal meritocracia não fecha!
Simplesmente espetacular!!!! Obrigado Dona Rita bom Hunty!!! Sonho com umas100 mil Ritas espalhadas pelas escolas do nosso Brasil!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
o problema é que o povo que assiste ao canal já tem uma mente aberta
Pois é!
Vdd. O gado deveria assistir. Mas eles não querem ouvir, não querem refletir, não querem REpensar. É uma pena!
Não só o gado! Serve pra todos
Eu penso a mesma coisa. A rita ta dando banana pra macaco! quem tinha que ve isso é esse povo bosta.
@@wiliamrubem6184 gado não pensa, só muji.
É engraçado quando reconhecemos nossos privilégios. Agora parei para pensar e concluí que só "cheguei" onde cheguei porque dei sorte, fui afortunado. Hoje faço engenharia não porquê mereço ou conquistei isso, mas sim porque tive a sorte de nascer em uma família minimamente estruturada e que consegui entrar na faculdade na hora certa e no momento certo.
Por isso que família estruturada é importante que deve ser preservada
Mas Jessé Souza já explica direitinho sobre isso na obra A Elite do Atraso, o que caracteriza a Classs Média, não é só renda, mas educação, cultura, acesso a bens materiais...esse livro é ótimo, recomendo...
@@augustouruguaiana estava tentando explica isso para um pobre de direita preto só porque tem uma pizzaria na favela se acha classe média eu disse isso a ele a classe media não é só dinheiro eles tem as melhores educação. Saúde. Cultura etc vc pode ganhar a mesma quantia de dinheiro que eles com sua pizzaria mas vc nunca terá o conhecimento e a mente deles nem pagando um escolinha particular de classe media baixa ora seus filhos vc só e um pobre melhorado
Graças a Deus vc reconhece isso, acho lindo quando uma pessoa admite, odeio discurso de gente que paga que era pobre.
Então quer dizer que eu nunca vou ser rica mesmo trabalhando sábado e domingo num restaurante chique?
Fui tapeada!
🗣️
Investe
Não. Talvez vc seja afortunada, ou seja, tenha sorte!
Talvez vc seja sim, mas a questão é que a exceção só confirma a regra
@@macacoparafuso7781 Como que ela vai investir se o salário do Brasileiro mal da pra comer? Pra pagar aluguel? Água, energia, se vestir e etc? Acorda desse sonho criatura. Pobre não investe pq pobre NÃO tem como investir. O pobre tem como sobreviver HOJE.
Onde estava esse canal que eu não sabia da existência? RUclips esta precisando refinar seu algorítimo que só me manda essas papagaiada de coach. Seu video é muito necessário Rita!!! Perfeita!!
Te entendo. Eu só fui descobrir esse canal hoje!
Video para sextar??? AMOOOOO
Você não está chovendo no molhado. Suas falas são didáticas. E ótimas para uso pedagógico. Não desamine.
"O privilegio desmente a ilusão da meritocracia" - Adilson Moreira.
Esse livro de Michael Sandel foi um dos mais marcantes de minha vida! Mudei diametralmente minha ideia que tendia a meritocracia. Sensacional!
KD o rapaz da libras??? Senti falta dele.
Eu tb
Esse vídeo já foi atrasado uma semana por causa da quantidade de aulas e trabalho pra fazer, é possível que eles tiveram que escolher entre atrasar o vídeo mais uma semana ou lançar esse sem intérprete hoje
Outro problema do discurso da meritocracia é que ele nega a verdade mais básica da espécie humana: A de que nós somos totalmente dependentes uns dos outros.
Não existe nenhum grande logro da raça humana que tenha sido feito sozinho, e isso vale pro sucesso individual também. Você não vai ser empreendedor de sucesso se não tiver gente pra comprar o que você tem a oferecer, você não vai ser um profissional de sucesso se não tiver acesso ao conhecimento e a oportunidade de exercer seja lá qual seja sua profissão.
Essa cultura de todo mundo querer ser o especial é muito tóxica, o que a gente é hoje é muito mais por causa de coisas que estão fora do nosso controle. Inclusive a tal "vontade" de se esforçar é muito mais fruto de fatores externos (genética, experiências na vida, etc) do que algo que nós simplesmente "somos".
Na minha opinião, ninguém é especial por ser esforçado, seria o mesmo que alguém se achar especial porque respira. Qualquer ser humano se esforça quando vê alguma razão nisso... se eu soltar um leão no meio de um escritório pode ter certeza que todo mundo vai se esforçar bastante pra sair correndo de lá.
Falou tudo
Disse tudo...mas é por causa desse auge do neoliberalismo, que vem desde os anos 80, que forçou a crença nisso, desmantelou as organizações sociais, Jessé Souza explica também sobre isso. Esse processo fez com que o proletariado se aceitasse a ser assim, explorado e ponto final!
Pontual
os Liberais (pelo menos alguns)
choram ao lerem esse seu comentário ksksksks perfeito U>U👍🏼
Tempos em que o óbvio precisa ser dito, explicado, desenhado! Parabéns pelo conteúdo e paciência!!
Eu sou o "puro suco da meritocracia" ou pelo menos pensava que era antes do seu vídeo! sou servidora pública concursada, muitos dizem que sou privilegiada, e eu até pensei que fosse! mas assistindo o seu video percebi o quanto estou manipulada por esse sistema. Minha família é pobre, de todas asgerações anteriores eu fui a primeira pessoa que se formou na faculdade isso nos anos 2000, meu pai por sorte do destino é servidor público desde os anos 90, mas oq ele ganhava era o suficiente para sustentar as necessidades basicas de uma casa, a esposa (minha mae nunca trabalhou) e 4 filhos. Eu sempre em escola publica, sempre tirava as melhores notas, mas nunca tinha acesso a bolsas ou programas tipo pq reprovava no quesito que meu pai era servidor publico e ganhava "bem" então eu estudei, estudei muito, venci as deficiencias do ensino publico, fiz a faculdade particular pq nao consegui passar na publica, foi dificil pagar, fazia estagio, trabalhos academicos dos colegas pra tirar um extras... estudei pra concursos, desde os 14 anos, aos 24 eu passei, continuei estudando, pos graduaçao, mestrado, outro concurso e hoje sou servidora publica num orgao federal, pensei comigo... venci na vida neh, e foi por merito meu! Ledo engano.... eu nao tenho nada mais, nada menos do que um cargo mediano e com um salario mediano que dá pra eu sobreviver sem viagens, sem luxo, ter meu carro e nao passar fome.
Agora lembro de colegas que conheci nessa trajetória que "tiveram mais merito que eu" "se esforçaram mais" e estao hoje nos cargos top de delegado federal, procurador federal, juiz, etc... não, eles nao tiveram mérito, isso apos eu assistir o seu video, eles tiveram "berço" pois sempre estudaram nas melhores escolas particulares, faziam cursos no contraturno, viajavam o país fazendo as provas, não trabalhavam, conheço um que recebia à época uma bolsa do pai de 2mil para estudar, treinar na academia e ter o lazer dele, além de todos os cursos e materiais pagos pelo paitrocínio, ele demorou 2 anos pra passar no cargo top. E lá está... por mérito seu? será???
Tia Ritinha do céu!! Nem na UFPR no meu curso de sociais tive uma aula tão boa sobre a "merdocracia." Gratidão pra karai 😉
Larga de ser doente , universidade no Brasil é formadora de militantes e alienados . Lógico que você não vai ganhar so conhecimento
Ritinha, você poderia gravar uma live com o Jessé de Souza. Ele também critica veementemente a meritocracia
É uma pensadora sofisticada, atual, didática sem perder a complexidade, e necessária! Aplausos.
Qd falava em meritocracia, eu pensava “ah então quem se esforça não merece melhorar de vida?” Mas agora entendi. Muito obrigada por esse vídeo!
Rita, como é bom te ouvir!!
"Proibido defender meritocracia na frente das crianças, sujeito a paulada"
Meritocracia, a palavra que mais me faz pegar ranço de alguém que fala
Eu tenho TDAH e eu preciso como qualquer pessoa cumprir minhas atividades diárias, mas há dias que minha falta de foco fica atacada e não consigo "produzir" nada e o conteúdo do Tempero Drag me ajuda bastante. Eu tenho me sentido ansioso, assustado e só consigo dormir quando meu corpo apaga pelo cansaço.
Eu tenho TAG, também tem dias de dificuldade grande em manter foco. :c
Ai, amigo, super te entendo. Eu sofro com a minha ansiedade, que ataca de vez em quando (agora mais do que nunca), não consigo produzir, daí fico ainda mais ansiosa por estar acumulando tarefas
Sou caixa de supermercado kkkk... Mesmo tendo tirado férias de outros dois cargos mais elevados não me promovem... Curso licenciatura em artes EAD e por vezes me envergonho de dizer que faço EAD porque quem faz presencial em particulares ou federais não vê isso com bons olhos, ainda assim tento encontrar algum conforto nas minhas batalhas pra terminar, venho de zona periférica e sou o primeiro da família a cursar algum curso superior, falta pouco pra me formar, mas as vezes bate aquele desânimo, já tenho 32 anos e ainda não ascendi financeiramente, só trabalhei em subempregos até hoje, então pra mim o que me leva a ter uma vida melhor é estudar...
Mas ainda me parece que quando estou perto da chegada, eles movem a linha mais pra frente.
Sou caixa de supermercado, pior lugar que já trabalhei e olha que trabalho desde os 14. Tudo desconta de ti, gente briga demais, tem que trabalhar domingo, salário péssimo pro tanto de coisa que tu faz, tem que ser caixa, empacotador e repositor da parte da frente, faço nove horas no sábado por causa do movimento. Não encontro perspectiva e entrei nesse trabalho pra juntar dinheiro e tentar correr atrás da minha formação mas eu chego em casa nove da noite e não consigo fazer nada. Pior que no fundo acho que nenhuma formação me daria uma melhor condição de vida ://
@@annegiaretta2474 Pois é, é bem assim mesmo trabalhar em mercado, e se te pedem pra fazer a mais do que tu tem que fazer e tu diz não, tu já passa a ser visto como um funcionário ruim. Se eu puder te aconselhar, eu diria pra você fazer sim algum curso, não vou mentir, fácil não vai ser eu demorei 7 anos pra me formar, porque vieram vários fatores que atrapalharam, tipo desemprego, meu pai teve câncer e tal, falta de grana, bem complicado, mas eu sou bem teimoso quando quero alguma coisa, então continuei. Posso te dizer também que as facus EAD não são ruins como as pessoas acham, se tu conseguir estudar e montar teu esquema de estudos tu absorve muita coisa, outro ponto importante é, quando eu fui prestar concurso este ano, praticamente tudo que caiu na prova eu tinha aprendido na facu, então considero mais uma confirmação que o EAD não é ruim, só é mal visto as vezes por algumas pessoas. Eu ainda quero fazer bacharel, mas só depois que eu estiver lecionando, eu não vou conseguir fazer ganhando o que eu ganho agora, e também não quero passar por algumas coisas que passei quando fui pra graduação, ex: trabalhar em dois empregos, ficar acordado por mais de 36 horas tendo tirado 1 hora de sono apenas e alguns cochilos no ônibus enquanto ia pro trabalho com uma garrafinha 600ml de café gelado, pq eu não tinha dinheiro pra comprar uma térmica, enfim, cheguei aos 32 formado, mas com um cansaço extremo, então quando for fazer bacharel, somente se estiver trabalhando menos, com um salário razoável. Mas meu conselho é esse, escolha algo que tu ame muito estudar e se joga, espero que tenha mais sorte que eu no decorrer da sua formação. Boa sorte e sucesso.
É o mesmo comigo. Eu tô no freelancer atualmente, por isso, eu só conseguia trabalhar em sub-empregos e consegui uma pequena melhora com estudos, mas esses mesmos estudos não vão me levar ao um trabalho melhor. A minha única saída é concurso público
@@RabeloGabriel investe nos concursos, dependendo da área é bem satisfatório
Sempre tão lúcida, extremamente didática e maravilhosa! Vamos semear Rita Von Hunty em todas as periféricas do país.
Rita eu não gosto de ver seus vídeos, pq eles me deixam triste...Esse mundo é tão fudido, e a quem diga que tudo é questão de perspectiva...É foda, sabe? Kkkk amo seu canal, muito obrigado pelo conteúdo, a forma como você os aborda é bem abrangente...Eu gosto muito.💖
A única coisa que entristece é saber que quem precisa, verdadeiramente, assistir a esse vídeo, não assiste.
Conteúdo incrível! 🖤
Rita, você é fantástica. Tive um professor fantástico. Ele amava ou ama( pois não sei se é vivo) HISTÓRIA, tinha aulas com ele nas sextas feiras nos dois últimos horários noturnos e a sala ficava cheia, ele sabia ensinar era divertidíssimo, ele nos colocava dentro da história. Ele fez a árvore genealógica da política brasileira desde ano 1.500 até a época das eleições presidenciais entre Lula e Collor. E nos mostrou que essa descendência familiar foi quebrada quando um operário se tornou candidato e futuramente um presidente.