Krlh mas foi de um bom extremo ein. Bom continue se informando e questionando eu acho...tem vários canais como esse muito bons mas agt vai aprendendo por sí mesmo principalmente. O negócio é quando discordamos de uma coisa n ficar na nossa zona de conforto procurando informação de qm diz oq agt quer e sim ir nas autoras e autores do lado que agt quer entender...conversar com pessoas de fato do movimento e da vida ao invés da internet. Tudo de bom ai bem vindo/a a comunidade desse canal maravilhoso( A rita tem uns vídeos citando canais essênciais maravilhosos tbm n sei se c ja deu uma olhada, se quiser chegar lá no Leo hwan, chavoso da usp, audino vilão, jones manoel entre outros são canais fodas!)
Como EX-BOLSOMINION só posso lhe agradecer por acender e direcionar esse farol de conhecimento em direção a pessoas como eu que estavam na escuridão! RITAFOREVER!
Oi Ana. Não sei se você vai ler isso, mas eu gostaria de saber se as legendas conseguem fazer o trabalho do intérprete de Libras. Eu penso em fazer um canal no youtube, mas eu não sei Libras e não tenho dinheiro pra contratar um intérprete, e não queria limitar meus conteúdos à população ouvinte, apenas.
@@anaomarmanjotratadoahormon8754 qual o seu problema? O que te amargura tanto ? E se não gosta da pessoa por que se dá o trabalho de assistir ao vídeo e ainda por cima comentar uma coisa totalmente descabida e sem necessidade????
Você está falando sério? O rapaz que usa peruca no vídeo não consegue completar um só raciocínio. Ele mistura inúmeros assuntos que só têm relação entre si na cabeça dele. E ainda fala fazendo pose. Parece Dilma Rousseff versão 2.0.
Como professora, me questiono sobre os rituais de sofrimento da instituição escolar e no quanto é difícil não reproduzir isso. As expressões que usamos: "se matar de estudar", "entender a matéria nem que seja a paulada", "ler o texto até morrer pra entender", "professor X só falta matar a gente na aula"... e por aí vai. Esse seu vídeo me fez refletir mais sobre minhas práticas docentes. Não quero perpetuar isso. Mas requer muito esforço e muito pensamento crítico pra não cair nos velhos chavões, nas velhas práticas...
Descibri vc aos 75 anos quando comecei a ouvir lives sobre o mmarxismo historico. Admiro e aprendo muito com sua fala que expressa sua competência e caráter. Gostaria de ouvir uma fala sibre o Marxismo e a Arte ( estudo Walter Benjamin ) ,mas, minha duvida reside na resistência que muitos Amigos Marxistas de fé e irmãos camaradas recusam discutir Foucault, alguns até abominam. Por que ??? ou seria Por quê ??? Bjão
As únicas diferenças entre BBB, Cidade Alerta e Brasil Urgente são os apresentadores e o horário de exibição. Ambos exploram vários fragmentos do comportamento humano, através da espetacularização das emoções e do corpo, proporcionando diferentes reações dos expectadores. São dois lados da mesma moeda. Adorei o retorno do tradutor de LIBRAS 🥰
Pois é, eu assisti Round 6, apesar de achar que levanta muitas questões sobre o sistema econômico, sinto que perdi uma parte da minha alma. Eu vi uma pichação no muro que dizia " aonde não há cultura, a violência é o espetáculo". Achei perfeita.
@@dyrewinterfrost eu parei de ver big brother quando eu percebi que eu ficava irritada toda vez que tinha um barraco. Eu concluí que consumir violência me deixava violenta tb.
@@dyrewinterfrost eu vi um ótimo também que dizia " apaguem as luzes da cidade que a lua tá linda". Eu amo ler o que as pessoas escrevem, até nas portas dos banheiros.
Round6 foi feita para instigar. Não gosto de ver sangue mas achei as metáforas maravilhosas além de várias citações à outras artes, muito inteligente. Não dá para comparar com BBB.
@@mpoltosi concordo. Eu achei uma crítica bem feita, do roteiro ao visual, passando pelo sistema de justiça. Ainda assim, eu achei muito sádica. O big brother também é algo que eu acho sádico, porém sem propósito algum de provocar nada.
algo me diz fortemente que a glória está diretamente criticando o Big Brother,mas não pode ser tão explícita,afinal ela está nesse meio . óbvio,que isso respinga em vários locais de mídia. mas acredito que ela escreveu criticando o BBB pode ser que não. mas tenho essa sensação,até porque Glória é muito entendida sobre essas questões político-sociais ,agora o que ela faz com isso são outros 500
Eu colocaria no mesmo "nível" de Vladimir Safatle e Christian Dunker, mas isso não é um desmerecimento e sim um elogio!!! Vida longa e próspera para Rita e o canal🖖👏🤝
Sou professora em Portugal e passei estes vídeos para os meus alunos. A Rita é um exemplo de intelectualidade e clareza do discurso ❤️ serviço público muito necessário!! 👏🏻👏🏻 Continue, por favor ✊🏻
Querida, gratidão! Sua voz nesses tempos é indispensável! Sou filha de um militar que torturava presos no meio da noite na delegacia que ficava no andar debaixo de minha casa... Eu sofri mt pois desde de sempre sou empata... Chorei mt com esse vídeo seu... Tá osso! Eu não suporto mais ver tanta gente sem um teto, isso me arrebenta por dentro. .. E saber que isso está aumentando, no lugar onde o rico cada vez fica mais rico, pra mim, está insuportável... Estou estudando psicanálise e me apegando ao conhecimento pra eu conseguir sobreviver a esse caos... Quanto a "atriz" do "Garganta Profunda", por coincidência, comentei com uma amiga minha na semana passada, pois além de tudo, a mãe dela não a acolheu quando ela pediu socorro. Sou filha de mãe narcisista, infelizmente, muitas filhas passam por tantas humilhações, exatamente por não ter tido dos pais: afeto, instrução e compreensão... Mas já seria um outro assunto. Gratidão por tudo!
@@ledadecassia5802 gratidão! O pior disso tudo, são as sequelas que ficam, nos transformando em pessoas vulneráveis a relacionamentos abusivos. Mas estou estudando psicanálise, isso tem me auxiliado na superação! Te convido a conhecer meu canal! Um grande beijo!😘🦋🌷
@@soffaerie gratidão! O pior disso tudo, são as sequelas que ficam, nos transformando em pessoas vulneráveis a relacionamentos abusivos. Mas estou estudando psicanálise, isso tem me auxiliado na superação! Te convido a conhecer meu canal! Um grande beijo!😘🦋🌷
minha solidariedade, lu, meu carinho e abraço virtual pra você! Eles passarão! procure sempre o acolhimento de ajuda profissional pra cuidar desses traumas viu? um xeiro!
@@GiNicacio exatamente, até porque o nazismo também se baseava no racismo. Hoje, na nossa concepção de brasileiros do século XXI, judeus são brancos, mas na época não era bem assim. Branquitude também é uma construção social.
2 года назад+22
O negócio é que atualmente toda dor gera goso, piada, meme. A sua dor, a minha, a dos negros, a dos judeus, a das travestis e até a do Monark. Nada mais é sério e digno de respeito e reflexão, tudo e produto e capital.
Hj minha professora de 65 anos te mencionou durante a aula, você é maravilhosa, rita, sua sapiência chega a ser confortável de se ouvir, impossível não parar para prestar atenção quando você fala, espero q todos tenham a oportunidade de te ouvir falar pelo menos uma vez e repensar os próprios posicionamentos
Ela consegue falar exatamente TUDO num único vídeo, com referências citações riquíssimas, uma aula de cultura, humanidade, argumentação e sensatez. Rita perfeita!
Bom dia Rafael. A realidade humana é isto mesmo ver sangue, matança, ganância. Poucos como nós entendemos as mensagens passadas nos filmes, séries e documentários. O humano vive da desgraça alheia e portanto de si mesmo. O HUMANO FOI UM PROJETO DEFEITUOSO SEM CONSERTO, LANÇADO NA TERRA POR ENGANO E TEM QUE TER FIM.
Ai ai Rita! Despertar é tão dolorido, mas tão necessário. Obrigado por ser esse farol que nos coloca atentos!! Gratidão pela sua tão importante e necessária doação!
Esse vídeo me fez rever uma velha pergunta. Porque os brasileiros almoçam e jantam vendo tanto programa policial? Aqui pude ter uma resposta. Obrigado Rita
Nem fala..eu almoçava no horário do jornal do meio dia e um dia passaram tanto assassinato q quase passei mal . A comida ficou com gosto de sangue ..e a pessoal no refeitório comendo numa boa eqto a TV mostrava aquela carnificina
Nunca gostei cara, faço a mesma pergunta para minha mãe que adora (não entendo isso) mas que vive constantemente frustrada e assombrada pela insegurança do local onde vivemos. Ela, não satisfeita em presenciar a violência e sofrimento diariamente porta afora, ainda se deleita em ver essa programação em seu momento de descanso.
@@sibora461 foi um dia comendo em casa olhei a TV e notei que esse coisa comum, porque esse espetáculo a violência? Porque os corpos são sempre parecidos? Deixei ver e a poucos minha família tb.
Sempre me chamou atenção os entretenimentos do momento, como foi com a série coreana Round 6, e outras séries com temáticas muito violentas. Interrompi várias séries que passaram a usar o tema do estupro, com riqueza de detalhes, por perceber que alguém tá lucrando com esse sadismo todo. Além de não ter estômago pra tanta banalização do mal.
Esse vídeo me remeteu muito ao episódio "White Bear", de Black Mirror (ep. 2 temp. 2), que trata justamente da espetacularização do sofrimento do outro na era das redes sociais.
A discussão me lembrou "Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto?", da Judith Butler... Dá uma aflição pensar no quanto a gente consegue ser cruel enquanto coletivo, enquanto cultura.
Hoje é Sexta-feira Santa. Dia que relembramos no Cristianismo o assassinato de Jesus Cristo. Essa espetacularização da Tortura, e esse método de deixar claro que não se pode ir contra o estado, os poderosos porque a pena é exemplar, é visto claramente no processo de tortura de Cristo. Manter o silêncio por medo da pena, manter tudo com estar. E agradecer por não ser você o penalizado e silenciar toda a dor e revoltada. Pedro, braço direito de Jesus, por medo o negou. Agindo igualmente ao colegas de trabalho dos humoristas do Pânico na TV. Sei nem como terminar esse raciocínio.
Nem sei se tenho esperança de que, a maioria desse povo, está no universo da temporalidade. Ter alguns valores que norteiam suas preferências ou não os ter, fala muito sobre vc. Quero muito resgatar minha esperanca, mas tá difícil!!!!
Será que somente eu sinto um aperto no peito e os olhos se encherem de lágrimas ao assistir esse vídeo? Não deveria ser necessário o óbvio ser dito a todo momento e praticamente desenhado. O que há com as pessoas que não despertam? O que o ser humano evoluiu, nada? Rita sempre espetacular e necessária. Sua luta é nossa! Obrigada por tanto! ❤️
Me fez lembrar do livro Fahrenheit 451, qdo eu li esse livro eu achei que falava dos tempos atuais mas ele foi publicado em 1953. Somos dependentes de uma tela, aonde nela o que vemos é isso um show de horror. E as pessoas parecem gostar disso.
Sabe, meu bem, eu penso muito sobre isso. Eu tenho uma tolerância muito baixa para o sofrimento alheio. Vivo tentando mediar a minha capacidade de sentir com a alienação, porque o mundo me parece sempre demais pra processar, no entanto, ele vai continuar existindo mesmo que eu me aparte dele. Tento escolher minhas lutas todo dia, devagar e sem nenhuma certeza. Para preservar minha sanidade e também minha capacidade de sentir a dor do outro, que embora seja meu maior sofrimento, talvez seja a minha maior qualidade. Que época difícil, essa nossa. Que bom que você existe. 🧡
Vídeo mais do que necessário, estou revendo minha relação com várias espetacularizaçoes de sofrimento, Dona Ritinha. E Rochele SE SUPEROU na edição desse vídeo, TÁ SUBLIME!
Sempre pensei sobre isso, ainda criança, ao ver videocassetada e tentar entender porquê os adultos achavam tão divertido ver as pessoas se machucarem (e ainda ter quem as filmasse). Grata pela reflexão!
O bom é essa "mágica" : Transformar um assunto tão complexo, em algo mais simples de entender...o personagem é perfeito, e o "carinha" do Libras é impagável!!! Parabéns a todos os participantes desse canal!!!
A mídia sabe da tendência humana á animalidade. Sabe e lucra com esse aspecto das nossas sombras. Sempre tive em mente não doar meu tempo a esse lado sombrio da "cultura", tomando cuidado com aquilo que é alimento ao meu espírito. E vc explana lindamente sobre esse tema tão necessário, para evoluirmos como pessoas, e deixarmos de ser simples massa de manobra. Muito obrigada!
Nossa, Ritinha!! És phoda! Eu estava lendo os comentários e fiquei impressionada: que bela e importante educadora tens sido para essa juventude; mas não só para a juventude mas para os velhinhos e velhinhas como eu, já terminando a oitava década
Oi Lucas, como você esta? Percebi em suas palavras muita angustia. Lembre-se que você é um ser humano, único e com a capacidade de se libertar do seu próprio sofrimento. Dessa forma você viverá em paz e poderá ajudar as outras pessoas a sofrerem menos. Tome cuidado para não se afogar em um oceano de sofrimento e desespero ao olhar para os problemas do mundo.
Dona Rita, queria te indicar um livro lançado recentemente por uma escritura francesa que repercutiu muito: O baile das loucas, da Victoria Mas. Ele trata da estereotipação da loucura, de como a sociedade e as instituições tratavam (e ainda tratam) a linha tênue que separa a sanidade da insanidade e de como as mulheres, em especial as deitas "loucas", eram vistas no século XIX. O livro se passa em um famoso hospital psiquiátrico de Paris, Hôpital de la Salpêtrière. É ótimo.
Meu tema de pesquisa 😍 sou atriz (e batuqueira), mas amooo antropologia e sociologia e pesquiso esse tema há alguns anos. Muito obrigada pela indicação, será muito útil! 🥰 Na minha monografia, escrevi sobre a sinhá Olympia uma 'louca de rua' (termo da antropologia) que ficou muito famosa em Ouro Preto MG. Considerada louca, por sua conduta, porém, bateu um papo (em francês) com o simpático casal Simone de Beavoir e Sartre quando vieram ao Brasil.
Filmes 'O Poço" e "Round 6", são provas desta sociedade, sem esquecer das lutas televisivas como UFC onde há todo um jogo de comoção inclusive patriota. Ahh te amo Ritinha, apesar de não saber.
Vi aleatoriamente um vídeo no Instagram onde um lutador dava um chute na cabeça do outro, e este perdeu os sentidos. Os comentários eram efusivos. Eu comentei apenas “Isso não é esporte.. isso é doentio”… e recebi uns 50 xingamentos
Penso da mesma forma, somado a isso, fui tentar assistir EUPHORIA que o povo tanto comentava. Gente, o galã tortura um cara INOCENTE até quase a morte e esse mesmo ator é posto como galã " o macho defensor de mocinhas inocentes" em campanhas de moda após o lancamento da serie... isso é so um exemplo de tantos outros absurdos mostrados e a "consequencia" na vida teal. Eu nao consegui assitir, nao consigo ver nenhum desses programas e muito menos entendo quem assiste 🥲
Não vejo O Poço ou Round 6 na mesma prateleira de Jogos Mortais, do entretenimento da dor. Para mim esse filme e essa série contém um conteúdo denso, claro que não descarto que existam pessoas que os assistem como um divertimento. Mas acho que são obras com conteúdos a serem discutidos. O mesmo vale para a série Euphoria, claro que vejo que as coisas tomaram um rumo bizarro… enfim só quis expor minha opinião…
O Poço e Round 6 não foram criados para essa cultura do gozo ao sofrimento, eles criticam uma sociedade doentia pelo capitalismo de uma forma mais densa e aterrorizante, como na vida real.
@@espectro7099 a violência em Round 6 é espetacularizada. Feita para ser assim. Para vender, muito mais do que refletir. É aquela coisa, assim como aconteceu com Clube da Luta, a crítica ao capitalismo vira símbolo deste e faz sucesso através e para manutenção do próprio capitalismo.
Que vídeo importante. Eu cresci nos anos 80, passei minha adolescência nos 90 e cresci assistindo as olimpíadas do Faustão e as vídeo cassadas.. Quando criança achava graça nisso tudo. Depois de adulto comecei a refletir sobre o que teria graça em ver alguém se machucar. Mas ouvir a Rita falando e explicando de uma forma tão profunda e simples, é perfeito. Por mais conteúdos assim!!!
Rita , vc é brilhante . Voltei a assistir os seus vídeos, pois eles me ajudam em redações. Na redação do Enem usei seus argumentos e fui bem . É brilhante , dá clareza mental. E o melhor vc explica de uma forma acessível.
Obrigado dona Rita, que vídeo incrível, estou encucado até agora, não paro de pensar em quantas vezes eu consumi uma série ou filme ou programa de TV querendo ver o sofrimento das pessoas/personagens e nunca tinha percebido o quão bizarro e escroto isso é, que insanidade.
Rita, morro de tristeza a cada notícia de barbárie, a cada vida tirada por motivo algum. Colocar sua inteligência e coragem para denunciar nossos comportamentos doentes e criminosos é muito necessário, terapêutico. Diva e divā desse nosso país louco.
Nossa,foi um vídeo realmente muito pesado,o acontecimento que foi narrado no livro é muito triste.O questionam no final do vídeo Tmb foi muito forte.Parando pra pensar o que dá mais audiência na televisão hoje são programas onde uma pessoa tem que se humilhar pra conseguir algo e todos os programas que estão mudando o conteúdo estão perdendo a audiência. Acho incrível como o estudo de Cultura nos mostra como somos por dentro.
Esse vídeo me pegou muito de surpresa! Venho pensando muito sobre esse assunto recentemente. Algumas semanas atrás, li o conto de "Omelas" da Úrsula K. Le Guin, onde em um certo ponto, ela diz algo como "...chegamos a um ponto onde não conseguimos mais descrever uma pessoa feliz". Comentei sobre o conto da Úrsula com meus pais, e a primeira coisa que minha mãe disse sobre foi: "Quem assiste BBB e torce para que todas as pessoas da casa se dêem bem?". Pois é. Em geral, a cultura, em especial a cultura dos Reality Shows, dos seriados "True Crime", da violência gratuita como entretenimento, já normalizou tanto o horror e a violência, que parece que somos incapazes de distinguir o absurdo, não vemos graça na alegria genuína. Vemos o caso de Moïse e normalizamos. Vemos a quantidade de pessoas em situação de rua em frente a Igreja da Sé, em São Paulo, e não ficamos horrorizados. Vídeo incrível, Rita! Espero que seja tão impactante para outras pessoas como foi para mim.
Acho incrível como a Rita consegue alcançar qualquer nível de conhecimento e intelecto de seus expectadores. Rita já é parte do legado que deixaremos nesse tempo!
Você é maravilhosa... Tenho 25 anos, quero ser professor um dia e me esforço todos os dias para um dia ter tanto conhecimento quanto você tem para poder dar uma aula dessas. Você é top ♥️
Nossa essa reflexão que ela deixa é algo tão sensível e profundo. Como diz Flaira Ferro "que nada nos distraia do amor, nem mesmo as vitórias da vida. Que nada nos distraia do amor, nem mesmo confetes e serpentinas. Que tudo nos atraia ao amor". Obrigada por existir Rita! E Flaira!
esse vídeo me tocou profundamente... em lugares que nem eu enxergava. cresci assistindo pânico com meu pai, ele via vídeos (como ele mesmo chamava) de requinte de crueldade ao meu lado. pessoas sendo mortas, espancadas. hoje o estrago é enorme e me dá vontade de chorar quando lembro o tanto de ferida que vou ter que curar por ser exposta a violência tão cedo, inclusive doméstica. espero que curemos isso coletivamente, pois viver assim é doloroso demais. obrigada pelo trabalho Rita
Queria ser sua amiga ❤️ sou prof de geografia e sociologia e sempre recomendo seu canal e quando casa os temas eu mesmo passo seus vídeos na aula para gerar novas perspectivas nos estudantes ❤️
Eu fico boba como uma pessoa tão jovem já tenha uma bagagem histórica e consiga fazer reflexões críticas da atualidade e fazendo pontuações do passado que explica muita coisa que acontece hoje, embora não justifique mas explica muita coisa! Parabéns mesmo pela personagem tão maravilhosa!
Nossa, caí de paraquedas no seu canal e já me inscrevi após assistir este vídeo. Escutei uma pessoa dizendo recentemente que as Vídeo Cassetadas do Faustão era prova de que gostamos de nos divertir com o sofrimento alheio....isso me fez ter uma grande reflexão "dolorosa" pq sempre fui fan. Mas tanto as Vídeo Cassetadas quanto o BBB são exemplos claríssimos do quanto estamos sendo programados para gostar de ver os outros sofrerem e de normalizar! Não, não não não e não...isso precisa ser reprogramado em nós, e eu já comecei em mim! O mundo precisa evoluir, e enquanto estamos aqui temos que fazer nossas vidas serem úteis! Obrigado pelas informações e reflexões extremamente importantes Rita!
nao gosto de ver o outro sofrer e evito esse tipo de programa, bbb, panico e outros por aí, mas ainda tenho muito que aprender e mostrar aos meus que se deve respeitar o outro. Obrigada pelos ensinamento sempre, Dona Rita.
Estou chocado com as informações e ensinamentos que recebi com esse vídeo. É tudo um espetáculo com o sofrimento e me sinto ignorante por não me tocado antes. Excelente aula, Rita!
Rita, não vi esse vídeo com a intenção de continuar a ter um bom motivo para não assistir a BBB e suas cópias mas fico muito aliviada de começar a pensar que meu mau humor, minha tristeza, minha revolta por ser professora do Estado de SP e trabalhar até a exaustão não são coisas da minha cabeça. Sigo tomando remédios por todos os motivos acima. Medicada sim, burra nunca. Obrigada.
Uma coisa deliciosa deste tempero drag é o conjunto dos comentários de seu seguidores, querida Rita von Hunty. Te amooooooooo!!!! 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Esse vídeo complementa/é complementado muito bem pelo vídeo do Prof. Christian Dunker sobre a síndrome de burnout (deste último mês). Como todo sofrimento é instrumentalizado para tirar "o nosso melhor".
Eu falava sobre isso com um amigo, dia desses. Comentei com ele que me gera um incômodo imenso assistir vídeos de pessoas caindo, se machucando. A hora do “vídeo cassetadas” era um grande sofrimento na minha infância. Eu lembro que eu fechava os olhos enquanto todo mundo em volta ria. O que a gente consome, o que faz rir ou chorar, diz muito sobre quem somos e como nós lemos o mundo em que estamos. Que vídeo incrível, tia Ritinha. Obrigada por tantas reflexões.
As vezes, olhando a nossa realide, da vontade de desanimar. Entretanto ao ver e houvir uma live como esta, penso que nem tudo esta perdido, ainda existem pessoas lúcidas que fazem a diferença. Um abraço!
vídeo incrível! mto triste, mas necessária, a sua explanação sobre o caso do rapaz refugiado e da travesti, que nem sabia do caso dela. Parabéns pela equipe. Adorei os edits.
Que discussão maravilhosa! A sociedade consome o sofrimento alheio, sem empatia, sem sentir nenhum incomodo com isso. Não é atoa que vemos uma "estudante de medicina" fazendo "piada" sobre estar irritada por não ter dormido no plantão porque chegou uma mulher infartando (nossa, que coisa, ela decidiu infartar na minha hora de dormir). O sofrimento do outro virou um espetáculo, fonte de gozo para espectadores de todas as idades.
No livro Diante da Dor dos Outros, , Susan Sontag reflete sobre o impacto das imagens de sofrimento que nos são apresentadas todos os dias por todas as mídias. Ela mostra cono o isso transforma o sofrimento em algo comum e pode gerar indiferença diante do sofrimento alheio.
Rita voltei a ver seus vídeos após um período doente. Não sei se tava sofrendo de "mais valia" ou de "respulsa assombrosa à sociedade do espetáculo". não vejo tv há 13 anos (me informo deoutros modos). Mas adoeci porque o neoliberalismo não só adoece como mata, a cada segundo. Grata demais por vc existir. Vc tbm é minha amiga. A gente só nao se conhece pessoalmente.
A cada vídeo assistido ficam as inquietações, e penso: o que fazer pra mudar ou quem sabe melhorar a situação deste país? E me entristeço porque não tenho ferramentas suficientes, sinto que estou exaustivamente remando contra a maré quando em minhas aulas, curtas, hoje controladas, tento conscientizar meus alunos. Obrigada Rita 🥰
Que vídeo necessário. Estava essa semana mesmo refletindo sobre exatamente essa necessidade das pessoas em ver BRIGAS nesse programa BBB, pessoas reclamando que não estão vendo tantas brigas e discussões como tinha na edição anterior. Me preocupa!
Caralho n canso de me impressionar com o tamanho da sua sabedoria. Tou simplesmente sem palavras. Que puta reflexão 🤯 Quanto mais a gente discute mais a gente percebe o quão enraizada essa cultura do sofrimento está na nossa sociedade. Foda.
Assunto sério e pesado! Concordo. Parabéns como sempre. Conteúdo, abordagem, costura e referêncas incríveis! Dona Ritinha, estás, como sempre, maravilhosa. Aprendo muito contigo. Este video está pra lá de necessário. Beijo de um fã que não se cansa de ser teu aluno.
Ex bolsominion, obrigada Rita por me tirar do obscurantismo, você é essencial. 🥰
Parabéns 👏
Seja bem vinda à nossa igreja da Santa Solidariedade na terra. Você foi salva, graças à Santa Rita!!! Abraços.
Krlh mas foi de um bom extremo ein. Bom continue se informando e questionando eu acho...tem vários canais como esse muito bons mas agt vai aprendendo por sí mesmo principalmente. O negócio é quando discordamos de uma coisa n ficar na nossa zona de conforto procurando informação de qm diz oq agt quer e sim ir nas autoras e autores do lado que agt quer entender...conversar com pessoas de fato do movimento e da vida ao invés da internet. Tudo de bom ai bem vindo/a a comunidade desse canal maravilhoso( A rita tem uns vídeos citando canais essênciais maravilhosos tbm n sei se c ja deu uma olhada, se quiser chegar lá no Leo hwan, chavoso da usp, audino vilão, jones manoel entre outros são canais fodas!)
Me junto a ti. Também acordei! Feliz por conhecer Santa Rita RUclipsr, ela é linda demais!!!... fisica e psicologicamente.
❤️
Como EX-BOLSOMINION só posso lhe agradecer por acender e direcionar esse farol de conhecimento em direção a pessoas como eu que estavam na escuridão!
RITAFOREVER!
parabéns Ramon! bora pra luta!
Parabéns pela coragem 👏
❤❤❤
Intérprete de Libras...valeu dona Rita!! Os Surdos com acessibilidade e inclusão 👏🏼👏🏼
🤟
Eu também estava com saudade dele nos vídeos.
Oi Ana. Não sei se você vai ler isso, mas eu gostaria de saber se as legendas conseguem fazer o trabalho do intérprete de Libras. Eu penso em fazer um canal no youtube, mas eu não sei Libras e não tenho dinheiro pra contratar um intérprete, e não queria limitar meus conteúdos à população ouvinte, apenas.
@@anaomarmanjotratadoahormon8754 qual o seu problema? O que te amargura tanto ? E se não gosta da pessoa por que se dá o trabalho de assistir ao vídeo e ainda por cima comentar uma coisa totalmente descabida e sem necessidade????
@@liapaiva2170 são essa pessoas de direita, são tudo pessoas preconceituosas
É impressionante o embasamento técnico e científico para a construção e explicação de cada assunto, simplesmente educacional, transformando vidas.
Você está falando sério? O rapaz que usa peruca no vídeo não consegue completar um só raciocínio. Ele mistura inúmeros assuntos que só têm relação entre si na cabeça dele. E ainda fala fazendo pose. Parece Dilma Rousseff versão 2.0.
@@anaomarmanjotratadoahormon8754 Diga-me então, qual raciocínio a dona Rita não conseguiu completar. O problema tá nela ou em você?
@@anaomarmanjotratadoahormon8754 kkk ah não eu n li isso, o preço que eu pago por saber ler...
@@ApenasUmCritico e nunca mais apareceu...
@@rogerstrik3 pois é, sumiu.
Como professora, me questiono sobre os rituais de sofrimento da instituição escolar e no quanto é difícil não reproduzir isso. As expressões que usamos: "se matar de estudar", "entender a matéria nem que seja a paulada", "ler o texto até morrer pra entender", "professor X só falta matar a gente na aula"... e por aí vai. Esse seu vídeo me fez refletir mais sobre minhas práticas docentes. Não quero perpetuar isso. Mas requer muito esforço e muito pensamento crítico pra não cair nos velhos chavões, nas velhas práticas...
Ahhhh e tem a resposta para a pergunta..."vai cair o que na prova professora?....Lágrimas...
Perceber isso e querer mudar já é um passo
Ex liberal 😭😭❤️. Obrigado pelo milagre, pastora Rita
A IGREJA LOUVA DE PÉ
Amém irmão 🙌
que a deusa te abençoe
e vamos de LIBERTAÇÃO, é pra glorificar 📿
Eu ouvi amém, Igreja?
Descibri vc aos 75 anos quando comecei a ouvir lives sobre o mmarxismo historico. Admiro e aprendo muito com sua fala que expressa sua competência e caráter. Gostaria de ouvir uma fala sibre o Marxismo e a Arte ( estudo Walter Benjamin ) ,mas, minha duvida reside na resistência que muitos Amigos Marxistas de fé e irmãos camaradas recusam discutir Foucault, alguns até abominam. Por que ??? ou seria Por quê ??? Bjão
É por quê? Feliz em ajudar 🤗
'por quê' com acento sempre que anteceder ponto de interrogação
Uma mente disposta a aprender é uma mente saudável. Bjs
Que lindo🥰espero que a #Rita leia seu comentário é te responda...você é um fofo😍
@@fernandaleite3816 exatamente.
As únicas diferenças entre BBB, Cidade Alerta e Brasil Urgente são os apresentadores e o horário de exibição. Ambos exploram vários fragmentos do comportamento humano, através da espetacularização das emoções e do corpo, proporcionando diferentes reações dos expectadores. São dois lados da mesma moeda. Adorei o retorno do tradutor de LIBRAS 🥰
Isso msm
Verdade. Tenho pensado nisso ultimamente mas nunca soube me expressar de forma concisa.
Ebaaaaaaa
Pois é, eu assisti Round 6, apesar de achar que levanta muitas questões sobre o sistema econômico, sinto que perdi uma parte da minha alma. Eu vi uma pichação no muro que dizia " aonde não há cultura, a violência é o espetáculo". Achei perfeita.
Grafites e Pichos são quase sempre os melhores oráculos
@@dyrewinterfrost eu parei de ver big brother quando eu percebi que eu ficava irritada toda vez que tinha um barraco. Eu concluí que consumir violência me deixava violenta tb.
@@dyrewinterfrost eu vi um ótimo também que dizia " apaguem as luzes da cidade que a lua tá linda". Eu amo ler o que as pessoas escrevem, até nas portas dos banheiros.
Round6 foi feita para instigar. Não gosto de ver sangue mas achei as metáforas maravilhosas além de várias citações à outras artes, muito inteligente. Não dá para comparar com BBB.
@@mpoltosi concordo. Eu achei uma crítica bem feita, do roteiro ao visual, passando pelo sistema de justiça. Ainda assim, eu achei muito sádica. O big brother também é algo que eu acho sádico, porém sem propósito algum de provocar nada.
"Extra!! Extra!! Não fique de fora dessa. Melhor que a subida só mesmo assistir à queda"
- Gloria Groove
Só de saber que todos esses versos foram inspirados na mamacita...
algo me diz fortemente que a glória está diretamente criticando o Big Brother,mas não pode ser tão explícita,afinal ela está nesse meio . óbvio,que isso respinga em vários locais de mídia. mas acredito que ela escreveu criticando o BBB
pode ser que não. mas tenho essa sensação,até porque Glória é muito entendida sobre essas questões político-sociais ,agora o que ela faz com isso são outros 500
@@thalena98 sim, o circo poderia ser uma metafora pro bbb
Gloria groove maravilhosa
Figura pública MAIS INTELIGENTE não há. Amo muito. ❤️
Não é só inteligente, é amorosa, tem consciência, e age.
Eu colocaria no mesmo "nível" de Vladimir Safatle e Christian Dunker, mas isso não é um desmerecimento e sim um elogio!!! Vida longa e próspera para Rita e o canal🖖👏🤝
Saí do abismo da ignorância depois que conheci Rita . 🤗🤳
Eu também.
Eu também.
Tenho aprendido muito com ela
Bom dia. Boa tarde. Boa noite. Vivemos o show de Thurman expandido.
Nós todos😍
Eu vivo falando sobre isso com os meus amigos , sofrimento alheio não é entretenimento.
Claro que é.
Sou professora em Portugal e passei estes vídeos para os meus alunos. A Rita é um exemplo de intelectualidade e clareza do discurso ❤️ serviço público muito necessário!! 👏🏻👏🏻 Continue, por favor ✊🏻
Professora de que disciplina?
Querida, gratidão! Sua voz nesses tempos é indispensável! Sou filha de um militar que torturava presos no meio da noite na delegacia que ficava no andar debaixo de minha casa... Eu sofri mt pois desde de sempre sou empata... Chorei mt com esse vídeo seu... Tá osso! Eu não suporto mais ver tanta gente sem um teto, isso me arrebenta por dentro. .. E saber que isso está aumentando, no lugar onde o rico cada vez fica mais rico, pra mim, está insuportável... Estou estudando psicanálise e me apegando ao conhecimento pra eu conseguir sobreviver a esse caos... Quanto a "atriz" do "Garganta Profunda", por coincidência, comentei com uma amiga minha na semana passada, pois além de tudo, a mãe dela não a acolheu quando ela pediu socorro. Sou filha de mãe narcisista, infelizmente, muitas filhas passam por tantas humilhações, exatamente por não ter tido dos pais: afeto, instrução e compreensão... Mas já seria um outro assunto. Gratidão por tudo!
Espero que vc consiga lidar com tanta dor... 🥺💕
Deve ser mt difícil. Muita força pra vc!
@@ledadecassia5802 gratidão! O pior disso tudo, são as sequelas que ficam, nos transformando em pessoas vulneráveis a relacionamentos abusivos. Mas estou estudando psicanálise, isso tem me auxiliado na superação! Te convido a conhecer meu canal! Um grande beijo!😘🦋🌷
@@soffaerie gratidão! O pior disso tudo, são as sequelas que ficam, nos transformando em pessoas vulneráveis a relacionamentos abusivos. Mas estou estudando psicanálise, isso tem me auxiliado na superação! Te convido a conhecer meu canal! Um grande beijo!😘🦋🌷
minha solidariedade, lu, meu carinho e abraço virtual pra você! Eles passarão! procure sempre o acolhimento de ajuda profissional pra cuidar desses traumas viu? um xeiro!
Meu... Sem palavras, Rita sempre cirúrgica e é sempre um soco no estômago
Mas é um soco no estômago necessário. Todo vídeo nos tornamos mais humanos.
Eu não conheço outra pessoa que tenha tanto conhecimento e clareza pra falar sobre tantas coisas fundamentais. É uma dor e um alívio ouvir você, Rita.
navalha na carne, para uma transfusão que a gente faz ou morre, morre a esperança
Sempre que vejo esse tipo de assunto me lembro daquela máxima do Emicida: "A dor dos judeus choca, a nossa gera piada."
o grande lance é não dar uma de monarque e querer fazer piada com as dores em geral
@@GiNicacio exatamente, até porque o nazismo também se baseava no racismo. Hoje, na nossa concepção de brasileiros do século XXI, judeus são brancos, mas na época não era bem assim. Branquitude também é uma construção social.
O negócio é que atualmente toda dor gera goso, piada, meme. A sua dor, a minha, a dos negros, a dos judeus, a das travestis e até a do Monark.
Nada mais é sério e digno de respeito e reflexão, tudo e produto e capital.
A dos judeus gera piada também. O anti-semitismo infelizmente está em alta.
É bem isso. As pessoas escolhem se comoverem com as coisas que estão distantes delas para negarem a responsabilidade que tem sobre quem está perto
Hj minha professora de 65 anos te mencionou durante a aula, você é maravilhosa, rita, sua sapiência chega a ser confortável de se ouvir, impossível não parar para prestar atenção quando você fala, espero q todos tenham a oportunidade de te ouvir falar pelo menos uma vez e repensar os próprios posicionamentos
Ela consegue falar exatamente TUDO num único vídeo, com referências citações riquíssimas, uma aula de cultura, humanidade, argumentação e sensatez. Rita perfeita!
Vc falando e eu só entendendo pq Round 6 fez o maior barulho no streaming! Pqp, q boommm na mente! Obg
Bom dia Rafael. A realidade humana é isto mesmo ver sangue, matança, ganância.
Poucos como nós entendemos as mensagens passadas nos filmes, séries e documentários.
O humano vive da desgraça alheia e portanto de si mesmo.
O HUMANO FOI UM PROJETO DEFEITUOSO SEM CONSERTO, LANÇADO NA TERRA POR ENGANO E TEM QUE TER FIM.
Lembrei do mesmo...
Ai ai Rita! Despertar é tão dolorido, mas tão necessário. Obrigado por ser esse farol que nos coloca atentos!! Gratidão pela sua tão importante e necessária doação!
Esse vídeo me fez rever uma velha pergunta. Porque os brasileiros almoçam e jantam vendo tanto programa policial? Aqui pude ter uma resposta. Obrigado Rita
Nossa, você fez uma pergunta boa
Nem fala..eu almoçava no horário do jornal do meio dia e um dia passaram tanto assassinato q quase passei mal . A comida ficou com gosto de sangue ..e a pessoal no refeitório comendo numa boa eqto a TV mostrava aquela carnificina
Nunca gostei cara, faço a mesma pergunta para minha mãe que adora (não entendo isso) mas que vive constantemente frustrada e assombrada pela insegurança do local onde vivemos. Ela, não satisfeita em presenciar a violência e sofrimento diariamente porta afora, ainda se deleita em ver essa programação em seu momento de descanso.
@@biancanascimento8252 Na minha cada era mesma, minha família por sorte deixaram ver isso.
@@sibora461 foi um dia comendo em casa olhei a TV e notei que esse coisa comum, porque esse espetáculo a violência? Porque os corpos são sempre parecidos? Deixei ver e a poucos minha família tb.
Fico me sentindo um filho prestando atenção na mae cantando quando assisto seus videos. Me encanta, ensina, estimula e ajuda, muito obrigado
SIM! não desviei o olhar um segundo sequer
😊bom!
Sempre me chamou atenção os entretenimentos do momento, como foi com a série coreana Round 6, e outras séries com temáticas muito violentas. Interrompi várias séries que passaram a usar o tema do estupro, com riqueza de detalhes, por perceber que alguém tá lucrando com esse sadismo todo. Além de não ter estômago pra tanta banalização do mal.
Isso é tão importante num nível surreal, obrigado tempero drag.
Esse vídeo me remeteu muito ao episódio "White Bear", de Black Mirror (ep. 2 temp. 2), que trata justamente da espetacularização do sofrimento do outro na era das redes sociais.
Nossa sim! Muito eu fiquei muito mal depois que vi esse episódio 😞
Os esquerdistas são especializados em destruir reputações via redes sociais.
Necessária, Dona Rita. A senhora é necessária.
A discussão me lembrou "Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto?", da Judith Butler... Dá uma aflição pensar no quanto a gente consegue ser cruel enquanto coletivo, enquanto cultura.
Hoje é Sexta-feira Santa. Dia que relembramos no Cristianismo o assassinato de Jesus Cristo. Essa espetacularização da Tortura, e esse método de deixar claro que não se pode ir contra o estado, os poderosos porque a pena é exemplar, é visto claramente no processo de tortura de Cristo.
Manter o silêncio por medo da pena, manter tudo com estar. E agradecer por não ser você o penalizado e silenciar toda a dor e revoltada.
Pedro, braço direito de Jesus, por medo o negou. Agindo igualmente ao colegas de trabalho dos humoristas do Pânico na TV.
Sei nem como terminar esse raciocínio.
A emoção é grande. As decepções imensas. Mas a esperança permanece. Gratidão, pois a sua voz é forte e chegará a outros "surdos" temporais.
Nem sei se tenho esperança de que, a maioria desse povo, está no universo da temporalidade. Ter alguns valores que norteiam suas preferências ou não os ter, fala muito sobre vc. Quero muito resgatar minha esperanca, mas tá difícil!!!!
Será que somente eu sinto um aperto no peito e os olhos se encherem de lágrimas ao assistir esse vídeo?
Não deveria ser necessário o óbvio ser dito a todo momento e praticamente desenhado.
O que há com as pessoas que não despertam? O que o ser humano evoluiu, nada?
Rita sempre espetacular e necessária. Sua luta é nossa!
Obrigada por tanto! ❤️
Tô chorando sem parar 😢😞🥺 não assisto filmes de violência ☹️não acho graça em ver outro sofrer ! Troco de canal 😢
Eu acredito que é impossível terminar esse vídeo sem lagrimas nos olhos e o peito apertado.
Dona Ritinha, obrigado por fazer eu me sentir menos " anormal".....te amo.
Me fez lembrar do livro Fahrenheit 451, qdo eu li esse livro eu achei que falava dos tempos atuais mas ele foi publicado em 1953. Somos dependentes de uma tela, aonde nela o que vemos é isso um show de horror. E as pessoas parecem gostar disso.
Rita vc é luz na escuridão das nossas limitações.Fome de ler todos esses livros q vc indica Obrigada! 🌹
Sabe, meu bem, eu penso muito sobre isso. Eu tenho uma tolerância muito baixa para o sofrimento alheio. Vivo tentando mediar a minha capacidade de sentir com a alienação, porque o mundo me parece sempre demais pra processar, no entanto, ele vai continuar existindo mesmo que eu me aparte dele. Tento escolher minhas lutas todo dia, devagar e sem nenhuma certeza. Para preservar minha sanidade e também minha capacidade de sentir a dor do outro, que embora seja meu maior sofrimento, talvez seja a minha maior qualidade. Que época difícil, essa nossa. Que bom que você existe. 🧡
Vídeo mais do que necessário, estou revendo minha relação com várias espetacularizaçoes de sofrimento, Dona Ritinha. E Rochele SE SUPEROU na edição desse vídeo, TÁ SUBLIME!
Sempre pensei sobre isso, ainda criança, ao ver videocassetada e tentar entender porquê os adultos achavam tão divertido ver as pessoas se machucarem (e ainda ter quem as filmasse). Grata pela reflexão!
Foi o que me veio em mente.
Meus filhos indagavam sobre como eu poderia ser tão chata e não achar graça de nada.
O bom é essa "mágica" : Transformar um assunto tão complexo, em algo mais simples de entender...o personagem é perfeito, e o "carinha" do Libras é impagável!!! Parabéns a todos os participantes desse canal!!!
A mídia sabe da tendência humana á animalidade. Sabe e lucra com esse aspecto das nossas sombras. Sempre tive em mente não doar meu tempo a esse lado sombrio da "cultura", tomando cuidado com aquilo que é alimento ao meu espírito. E vc explana lindamente sobre esse tema tão necessário, para evoluirmos como pessoas, e deixarmos de ser simples massa de manobra. Muito obrigada!
Todos têm que assistir a Dona Ritinha, e começar a ler , se interar na política do nosso país, para poder entender em quem votar com consciência.
Nossa, Ritinha!! És phoda! Eu estava lendo os comentários e fiquei impressionada: que bela e importante educadora tens sido para essa juventude; mas não só para a juventude mas para os velhinhos e velhinhas como eu, já terminando a oitava década
Obrigado
Oi Lucas, como você esta?
Percebi em suas palavras muita angustia. Lembre-se que você é um ser humano, único e com a capacidade de se libertar do seu próprio sofrimento. Dessa forma você viverá em paz e poderá ajudar as outras pessoas a sofrerem menos. Tome cuidado para não se afogar em um oceano de sofrimento e desespero ao olhar para os problemas do mundo.
Eu amo os vídeos da tia Rita, mas não é sempre que tô com o psicológico preparado pra assistir. Às vezes dói 🥲
Tu É a pessoa mais sensata desse país! Eu queria poder te abraçar agora e a gente chorar junto. Compartilhamos a indignação e dor.
Dona Rita, queria te indicar um livro lançado recentemente por uma escritura francesa que repercutiu muito: O baile das loucas, da Victoria Mas. Ele trata da estereotipação da loucura, de como a sociedade e as instituições tratavam (e ainda tratam) a linha tênue que separa a sanidade da insanidade e de como as mulheres, em especial as deitas "loucas", eram vistas no século XIX. O livro se passa em um famoso hospital psiquiátrico de Paris, Hôpital de la Salpêtrière. É ótimo.
Meu tema de pesquisa 😍 sou atriz (e batuqueira), mas amooo antropologia e sociologia e pesquiso esse tema há alguns anos. Muito obrigada pela indicação, será muito útil! 🥰
Na minha monografia, escrevi sobre a sinhá Olympia uma 'louca de rua' (termo da antropologia) que ficou muito famosa em Ouro Preto MG. Considerada louca, por sua conduta, porém, bateu um papo (em francês) com o simpático casal Simone de Beavoir e Sartre quando vieram ao Brasil.
Filmes 'O Poço" e "Round 6", são provas desta sociedade, sem esquecer das lutas televisivas como UFC onde há todo um jogo de comoção inclusive patriota.
Ahh te amo Ritinha, apesar de não saber.
Vi aleatoriamente um vídeo no Instagram onde um lutador dava um chute na cabeça do outro, e este perdeu os sentidos. Os comentários eram efusivos. Eu comentei apenas “Isso não é esporte.. isso é doentio”… e recebi uns 50 xingamentos
Penso da mesma forma, somado a isso, fui tentar assistir EUPHORIA que o povo tanto comentava. Gente, o galã tortura um cara INOCENTE até quase a morte e esse mesmo ator é posto como galã " o macho defensor de mocinhas inocentes" em campanhas de moda após o lancamento da serie... isso é so um exemplo de tantos outros absurdos mostrados e a "consequencia" na vida teal. Eu nao consegui assitir, nao consigo ver nenhum desses programas e muito menos entendo quem assiste 🥲
Não vejo O Poço ou Round 6 na mesma prateleira de Jogos Mortais, do entretenimento da dor. Para mim esse filme e essa série contém um conteúdo denso, claro que não descarto que existam pessoas que os assistem como um divertimento. Mas acho que são obras com conteúdos a serem discutidos. O mesmo vale para a série Euphoria, claro que vejo que as coisas tomaram um rumo bizarro… enfim só quis expor minha opinião…
O Poço e Round 6 não foram criados para essa cultura do gozo ao sofrimento, eles criticam uma sociedade doentia pelo capitalismo de uma forma mais densa e aterrorizante, como na vida real.
@@espectro7099 a violência em Round 6 é espetacularizada. Feita para ser assim. Para vender, muito mais do que refletir. É aquela coisa, assim como aconteceu com Clube da Luta, a crítica ao capitalismo vira símbolo deste e faz sucesso através e para manutenção do próprio capitalismo.
Um boliviano aquí te admirando e aprendendo com cadaa video, te amo mana.
Que vídeo importante. Eu cresci nos anos 80, passei minha adolescência nos 90 e cresci assistindo as olimpíadas do Faustão e as vídeo cassadas.. Quando criança achava graça nisso tudo. Depois de adulto comecei a refletir sobre o que teria graça em ver alguém se machucar. Mas ouvir a Rita falando e explicando de uma forma tão profunda e simples, é perfeito.
Por mais conteúdos assim!!!
Rita , vc é brilhante . Voltei a assistir os seus vídeos, pois eles me ajudam em redações. Na redação do Enem usei seus argumentos e fui bem . É brilhante , dá clareza mental. E o melhor vc explica de uma forma acessível.
Talvez isso explique a inércia da maioria das pessoas (em mim também) em relação ao sofrimento imposto aos animais criados para consumo.
Eu vi esse sofrimento e decidi mudar, sou vegana faz 10 anos e o único arrependimento é de não ter tomado essa decisão antes.
Obrigado dona Rita, que vídeo incrível, estou encucado até agora, não paro de pensar em quantas vezes eu consumi uma série ou filme ou programa de TV querendo ver o sofrimento das pessoas/personagens e nunca tinha percebido o quão bizarro e escroto isso é, que insanidade.
Tia Rita, que bom que você existe pra nos ensinar tantooo!!! Diva maravilinda!❤
Por favor jamais apague esse vídeo! Vou voltar a ele ainda muitas vezes... Obrigada!
Rita, morro de tristeza a cada notícia de barbárie, a cada vida tirada por motivo algum. Colocar sua inteligência e coragem para denunciar nossos comportamentos doentes e criminosos é muito necessário, terapêutico. Diva e divā desse nosso país louco.
MDS, alguém precisava falar sobre esse assunto por mais que seja pesado demais. Obrigado Rita ❤️🤧
é um refinamento filosófico quase intangível
Nossa,foi um vídeo realmente muito pesado,o acontecimento que foi narrado no livro é muito triste.O questionam no final do vídeo Tmb foi muito forte.Parando pra pensar o que dá mais audiência na televisão hoje são programas onde uma pessoa tem que se humilhar pra conseguir algo e todos os programas que estão mudando o conteúdo estão perdendo a audiência.
Acho incrível como o estudo de Cultura nos mostra como somos por dentro.
Rita, vc sempre perfeita em suas análises. Não consumo mais esse tipo de programa. Temos mesmo que reavaliar e avaliar nossas escolhas.
Um beijão.
Sentiremos saudades... Que perfeição vocabular....que reflexão profunda dos dias tenebrosos que estamos vivendo... Palmas para vc é muito simples.
Esse vídeo é um soco no estômago, mas muito necessário. É extremamente importante falarmos sobre esse sadismo que opera a nossa sociedade
Esse vídeo me pegou muito de surpresa! Venho pensando muito sobre esse assunto recentemente.
Algumas semanas atrás, li o conto de "Omelas" da Úrsula K. Le Guin, onde em um certo ponto, ela diz algo como "...chegamos a um ponto onde não conseguimos mais descrever uma pessoa feliz". Comentei sobre o conto da Úrsula com meus pais, e a primeira coisa que minha mãe disse sobre foi: "Quem assiste BBB e torce para que todas as pessoas da casa se dêem bem?".
Pois é.
Em geral, a cultura, em especial a cultura dos Reality Shows, dos seriados "True Crime", da violência gratuita como entretenimento, já normalizou tanto o horror e a violência, que parece que somos incapazes de distinguir o absurdo, não vemos graça na alegria genuína.
Vemos o caso de Moïse e normalizamos.
Vemos a quantidade de pessoas em situação de rua em frente a Igreja da Sé, em São Paulo, e não ficamos horrorizados.
Vídeo incrível, Rita! Espero que seja tão impactante para outras pessoas como foi para mim.
Acho incrível como a Rita consegue alcançar qualquer nível de conhecimento e intelecto de seus expectadores. Rita já é parte do legado que deixaremos nesse tempo!
Você é maravilhosa... Tenho 25 anos, quero ser professor um dia e me esforço todos os dias para um dia ter tanto conhecimento quanto você tem para poder dar uma aula dessas. Você é top ♥️
Nossa essa reflexão que ela deixa é algo tão sensível e profundo. Como diz Flaira Ferro "que nada nos distraia do amor, nem mesmo as vitórias da vida. Que nada nos distraia do amor, nem mesmo confetes e serpentinas. Que tudo nos atraia ao amor". Obrigada por existir Rita! E Flaira!
esse vídeo me tocou profundamente... em lugares que nem eu enxergava. cresci assistindo pânico com meu pai, ele via vídeos (como ele mesmo chamava) de requinte de crueldade ao meu lado. pessoas sendo mortas, espancadas. hoje o estrago é enorme e me dá vontade de chorar quando lembro o tanto de ferida que vou ter que curar por ser exposta a violência tão cedo, inclusive doméstica. espero que curemos isso coletivamente, pois viver assim é doloroso demais. obrigada pelo trabalho Rita
Dona Rita, a senhora é uma potência cultural! Vida longa, com paz, saúde, alegria, entusiasmo e abundância do que mais lhe aprouver! 😍☘✨💐
Queria ser sua amiga ❤️ sou prof de geografia e sociologia e sempre recomendo seu canal e quando casa os temas eu mesmo passo seus vídeos na aula para gerar novas perspectivas nos estudantes ❤️
D. Rita, vc chegou na minha vida pra somar e me ajudar a me compreender e compreender o mundo onde vivo. Só agradeço 🌻
Eu fico boba como uma pessoa tão jovem já tenha uma bagagem histórica e consiga fazer reflexões críticas da atualidade e fazendo pontuações do passado que explica muita coisa que acontece hoje, embora não justifique mas explica muita coisa! Parabéns mesmo pela personagem tão maravilhosa!
Nossa, caí de paraquedas no seu canal e já me inscrevi após assistir este vídeo.
Escutei uma pessoa dizendo recentemente que as Vídeo Cassetadas do Faustão era prova de que gostamos de nos divertir com o sofrimento alheio....isso me fez ter uma grande reflexão "dolorosa" pq sempre fui fan. Mas tanto as Vídeo Cassetadas quanto o BBB são exemplos claríssimos do quanto estamos sendo programados para gostar de ver os outros sofrerem e de normalizar!
Não, não não não e não...isso precisa ser reprogramado em nós, e eu já comecei em mim!
O mundo precisa evoluir, e enquanto estamos aqui temos que fazer nossas vidas serem úteis!
Obrigado pelas informações e reflexões extremamente importantes Rita!
É tão lugar comum mas preciso dizer. Você é bárbara, essencial, necessária. Amo muito.
Melhor momento da minha quinta-feira, vídeo da dona Ritinha
6:44 "A Helena Viera minha amiga, falo dela quase todo vídeo. Vem aqui em casa vamo tomar um café vagabund4" HAHAHAHAHAHAAH
nao gosto de ver o outro sofrer e evito esse tipo de programa, bbb, panico e outros por aí, mas ainda tenho muito que aprender e mostrar aos meus que se deve respeitar o outro. Obrigada pelos ensinamento sempre, Dona Rita.
Te adoro, Ritinha. Repertório teórico e a didática de milhões, incrível.
Ai Rita, queria tanto um dia tomar um chá com a sra e ouvir seus ensinamentos enquanto saboreio uma torradinha qualquer.
Te amo tanto, ♥️
Uma conversinha de 2 dias😂❤❤
Me chama tbm, por favor!!!
Tamu junto!
Tb quero!!!
@@sergiodasilva4785 papo rápido!
😃😃😃😃😃❤❤❤❤
Ai, como eu gostaria também!
Estou chocado com as informações e ensinamentos que recebi com esse vídeo. É tudo um espetáculo com o sofrimento e me sinto ignorante por não me tocado antes. Excelente aula, Rita!
Já que viver é uma experiência não poderia deixar de conhecer você, Rita. Tenho 63 anos e a Sra. me ajuda a pensar. Abraço Quentinho!
Sensacional! Você é fundamental nesse País louco e desinformado chamado Brasil.
Rita, suas falas deveriam ser transmitidas na TV aberta. Te descobri faz pouco tempo, mas te viralizo. Vc precisa ser anunciada.Obrigada!
Rita, não vi esse vídeo com a intenção de continuar a ter um bom motivo para não assistir a BBB e suas cópias mas fico muito aliviada de começar a pensar que meu mau humor, minha tristeza, minha revolta por ser professora do Estado de SP e trabalhar até a exaustão não são coisas da minha cabeça. Sigo tomando remédios por todos os motivos acima. Medicada sim, burra nunca. Obrigada.
Uma coisa deliciosa deste tempero drag é o conjunto dos comentários de seu seguidores, querida Rita von Hunty. Te amooooooooo!!!!
🥰🥰🥰🥰🥰🥰🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Eu também te amo , Rita ! ❤️❤️❤️🥰🥰🥰🙏🙏🙏
Esse vídeo complementa/é complementado muito bem pelo vídeo do Prof. Christian Dunker sobre a síndrome de burnout (deste último mês). Como todo sofrimento é instrumentalizado para tirar "o nosso melhor".
Meu Deus...que vídeo necessário, saí dele e não consigo parar de pensar em cada palavra. Obrigada minha amiga Greyce que me apresentou Rita
Ritinha, vc toca fundo demais, que que isso... São dias de reflexões depois dos seus vídeos!
no estilo das aulas da Unesp, ou reflete ou pede pra sair
Eu falava sobre isso com um amigo, dia desses. Comentei com ele que me gera um incômodo imenso assistir vídeos de pessoas caindo, se machucando. A hora do “vídeo cassetadas” era um grande sofrimento na minha infância. Eu lembro que eu fechava os olhos enquanto todo mundo em volta ria. O que a gente consome, o que faz rir ou chorar, diz muito sobre quem somos e como nós lemos o mundo em que estamos. Que vídeo incrível, tia Ritinha. Obrigada por tantas reflexões.
Eu sempre achei aquilo muito chato, nem pena nem riso... agora n sei pq...
Eu me sentia mal por as pessoas estarem rindo
@@EliveltoOliveiraOfc
Talvez porque não visse sentido naquilo
As vezes, olhando a nossa realide, da vontade de desanimar. Entretanto ao ver e houvir uma live como esta, penso que nem tudo esta perdido, ainda existem pessoas lúcidas que fazem a diferença. Um abraço!
vídeo incrível! mto triste, mas necessária, a sua explanação sobre o caso do rapaz refugiado e da travesti, que nem sabia do caso dela. Parabéns pela equipe. Adorei os edits.
Rita, eu te amo. Queria ser sua amiga, mas só consegui ser amiga de um conhecido seu! Obrigada pelo o q vc faz, tira o véu dos nossos olhos.
Excelente!! Te amo, Rita!
Que reflexão foda para se fazer antes de dormir, mas necessária. Você é maravilhosa ❤️
Que discussão maravilhosa!
A sociedade consome o sofrimento alheio, sem empatia, sem sentir nenhum incomodo com isso. Não é atoa que vemos uma "estudante de medicina" fazendo "piada" sobre estar irritada por não ter dormido no plantão porque chegou uma mulher infartando (nossa, que coisa, ela decidiu infartar na minha hora de dormir). O sofrimento do outro virou um espetáculo, fonte de gozo para espectadores de todas as idades.
No livro Diante da Dor dos Outros, , Susan Sontag reflete sobre o impacto das imagens de sofrimento que nos são apresentadas todos os dias por todas as mídias. Ela mostra cono o isso transforma o sofrimento em algo comum e pode gerar indiferença diante do sofrimento alheio.
Rita voltei a ver seus vídeos após um período doente. Não sei se tava sofrendo de "mais valia" ou de "respulsa assombrosa à sociedade do espetáculo". não vejo tv há 13 anos (me informo deoutros modos). Mas adoeci porque o neoliberalismo não só adoece como mata, a cada segundo. Grata demais por vc existir. Vc tbm é minha amiga. A gente só nao se conhece pessoalmente.
A cada vídeo assistido ficam as inquietações, e penso: o que fazer pra mudar ou quem sabe melhorar a situação deste país? E me entristeço porque não tenho ferramentas suficientes, sinto que estou exaustivamente remando contra a maré quando em minhas aulas, curtas, hoje controladas, tento conscientizar meus alunos. Obrigada Rita 🥰
Eu aposto numa revolução sexual, o controle da libido continua sendo a fonte do capitalismo neoliberal.
Que vídeo necessário. Estava essa semana mesmo refletindo sobre exatamente essa necessidade das pessoas em ver BRIGAS nesse programa BBB, pessoas reclamando que não estão vendo tantas brigas e discussões como tinha na edição anterior. Me preocupa!
Caralho n canso de me impressionar com o tamanho da sua sabedoria. Tou simplesmente sem palavras. Que puta reflexão 🤯
Quanto mais a gente discute mais a gente percebe o quão enraizada essa cultura do sofrimento está na nossa sociedade. Foda.
Ai, dona Ritinha, meu estômago tá na garganta. Cada aula, uma realidade pra ser "reprogramada".
A Rita tem o dom de trazer conhecimento complexo de uma maneira que da pra gente entender e repensar.
Assunto sério e pesado! Concordo. Parabéns como sempre. Conteúdo, abordagem, costura e referêncas incríveis! Dona Ritinha, estás, como sempre, maravilhosa. Aprendo muito contigo. Este video está pra lá de necessário. Beijo de um fã que não se cansa de ser teu aluno.