@@deputadoff o PATRÃO não é o adversário, o MONOPÓLIO dos MEIOS DE PRODUÇÃO é o adversário, e as pessoas que os detém sabem que oque fazem é a causa da desgraça da maior parte da população que é trabalhadora. Queremos a extinção da CLASSE burguesa, e não de pessoas especificas.
Eu sempre fui contra sindicatos... dai esse ano eu fiquei sabendo de um auxilio que existia e perguntei na minha empresa sobre o auxilio e o RH respondeu "Não existe não". Falei com o sindicato e eles não responderam, pq eu não era sindicalizado (tinha entregue a carta de oposição). Justo, afinal, se eu não apoiava o sindicato, pq eles iriam me dar auxilio juridico? Ok, fui lá e me associei voluntariamente. Dai entrei em contato e perguntei de novo, e dai eles me deram as informações sobre o auxilio, com todo o embasamento juridico. Voltei na empresa e pá: recebi o valor do auxilio (retroativo ainda, de 6 meses atrás até hj, R$ 3500,00 no total). Nunca mais entrego carta de oposição, pq se depender da boa vontade patronal, pode esperar sentado. Em tempo pra quem vai falar que "Ah, agora vc vai ser mandado embora": se a empresa for me mandar embora por que eu eu estou cobrando apenas o meu direito, então lá não é um lugar que tem os valores que me fariam querer seguir uma carreira ali. Segue o jogo.
adorei ver seu depoimento. Dia de entregar carta de oposição ao sindicado, em geral a empresa libera os funcionários. É bizarro que os empregados não entendam a manobra.
Bom, tirando o fato dq o sindicato funciona numa estrutura liberal d relação d trabalho, ótimo relato👊. Dito isso, o sindicato deveria t dar o mínimo d ajuda, d qq jeito. Obviamente n fariam todo o acompanhamento jurídico e arcariam com despesas do procedimento, pq afinal vc n contribuía e, como eu disse, na estrutura q existe n é uma organização altruísta, pura e simplesmente. Mas t dizer q sim, vc tem esse direito e apontar o mínimo d como vc correr atrás sozinho( embora eu acho muito difícil q conseguisse... ), eles deveriam ter feito... Desculpa a liberdade, rs, mas qual é seu sindicato?
Todos os nossos direitos de trabalhadores são frutos da luta dos sindicatos. Patrões odeiam sindicatos porque é através deles que temos por onde brigar pelos nossos direitos.
@@JackDanihell pode crê. É, n conheço... N posso dizer c é pelego, rs. Agora, imagino q deva ter um povo pelegado na sua área, rs. Ou n tb, presunção sem indicativos suficientes.
Camarada Ian é fenomenal com suas palavras e assertivo historicamente. Temos uma onda de esquerda crescendo na internet e eu peguei essa onda e graças a eleição passada consegui enxergar a vida por uma nova ótica diante tanta barbárie que Bolsonaro fez. Sempre me declarei liberal e de direita, votei em Bolsonaro em 2018 por acreditar que o PT não seria uma boa e mudei de opinião por tudo que eu vi acontecendo. E graças a comunicadores que estão no fronte como o Ian que as coisas vem mudado. Mas camaradas, vamos nos unir fora da internet, vamos nos mobilizar. Seja você jovem, adulto, jovem-adulto, idosos. A construção da revolução brasileira precisa passar fora da internet e no nosso dia-a-dia, mobilização e militar é o que precisamos. Quem puder participar, que participe, vamos nos mobilizar de todas as formas. Juntos venceremos! Parabéns camarada, Ian! Foi graças a um amigo que me mostrou um vídeo seu sobre Integralismo brasileiro que eu comecei a me radicalizar, você é sensacional e necessário!
É tudo cíclico, Bolsonaro pra fugir do PT, Lula pra fugir do Bolsonaro, lá na frente outro pra fugir de novo do PT... E no final temos um país que é uma colcha de retalhos porque não se tem um projeto. E os invisíveis ao Estado vão continuar crescendo. A Praca da Sé de hoje já existia no governo Lula, cresceu muito nos governos Dilma e Bolsonaro. Mas ninguém vai fazer nada por eles.
Não entendo qual é o objetivo de greve em empresa estatal, pois o patrão (o estado) tem como principal fonte de renda os impostos, e não o lucro da empresa, e não trabalhar iria reduzir os prejuízos (acho que os trabalhadores têm que protestar e lutar por seus direitos, mas sem ficar sem trabalhar, pois isso só prejudica outros trabalhadores que dependem daquele serviço).
@@PedroAnjos123 Se não me engano, as greves de metrô no Japão são assim; mas pena que a empresa não deixou, iria facilitar a vida de muita gente que precisa ir trabalhar.
@@PedroAnjos123 claro. O metrô já é subsidiado, o sindicato do metrô é o único que pede catraca livre ciente de que o metroviário não vai ganhar nada com isso. No final é só jogo de poder pra o presidente do sindicato sair candidato. Vide sindicato dos motoristas
Colega, uma Estatal (UMA EMPRESA PÚBLICA e UMA SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA) só contrata a maioria do pessoal MEDIANTE CONCURSO PÚBLICO TAMBÉM. Esse concurso também é de provas e títulos e também segue os ditâmes da CF/88, logo o direito de greve também se aplica, ou seja, mesmo que sejam regidos pela CLT, eles ainda gozam de direitos e garantias previstos na legislação brasileira. Ademais, o STF, em recente jurisprudência, por maioria, afirmou que EMPREGADO PÚBLICO DAS ESTATAIS NÃO PODEM SER DEMITIDOS SEM MOTIVAÇÃO E QUE SEM ESSA MOTIVAÇÃO O ATO É ILEGAL. Até mesmo os empregados públicos temporários das Estatais estão protegidos pelo tempo de contrato que firmaram ao realizarem o processo seletivo simplificado. As Estatais possuem duas formas de contratar: por concurso público (aqui deve ser a maioria do pessoal) e por PSS (processo eletivo simplificado de contratação que deve ser por tempo determinado). Sendo assim, não faz o menor sentido o que você está alegando. Quero crer que você esteja confundindo PRIVATIZAÇÃO com CONCESSÃO OU PERMISSÃO OU AUTORIZAÇÃO DE EXECUÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO (OU USO DE BEM PÚBLICO). A pergunta que fica é "essa tal linha, a qual você se refere, agora pertence a uma Estatal (privatização) ou à concessionária (não é privatização) de execução de serviço de transporte?
Olá, Ian. Não queria me submeter a isso, mas tenho que contar minha triste história. Recentemente estava me sentindo doente, acordava passando mal e passa o dia com essa sensação ruim. Fui ao médico várias vezes e fiz dezenas de exames, mas nenhum médica conseguia descobrir o que era. Depois de muita luta, consegui um médico que me ajudou muito e me deu um diagnóstico. Infelizmente meu caso é grave e sinto cada vez mais a vida se esvaindo de mim. Entre todos os remédios, químicos e naturais do mundo, só um consegue resolver a minha doença e salvar minha vida. E só você pode me ajudar com isso, porquê o remédio é o vídeo do Laos 2. Estimo que em 2 ou 3 semanas devo entrar em coma devido a falta do remédio, então achei que teria que avisar.
Amigo, não esqueça que sem o vídeo sobre o Stalin vc não estará totalmente seguro contra uma volta da doença. O Ian deveria te ajudar com isso tb. Força guerreiro
Que sonho Iaaaaaaaaaaan... que sonhooooO! 13:03 > TRABALHADORES PERCEBEREM QUE, A RIQUEZA PARTE DAS MÃOS DELES, E QUE SE ELES PARAREM ELES PRESSIONAM O PATRÃO!!!
No sindicato responsável do meu trabalho e do antigo emprego do meu padrasto a gente viu isso (no meu eu vi colega sendo "denunciado", do meu padrasto ele procurou para reclamar de uma situação desumana da empresa e no dia seguinte fizeram birra jogando um monte de trampo pra ele). Além disso, existem sindicatos PRÓPRIOS DA EMPRESA(nesses trampos a gente só tem essa opção de sindicato, ou é ele ou é nenhum) como se fosse privado, daí eles deitam e rolam no trabalhador sindicalizado. A nossa luta necessita dar uma atenção maior e deixar mais claro isso tudo Paz entre nós, guerra aos senhores
Ótima entrevista, didática e atualíssima. Aqui estamos com os grupos que apoiam as paralisações dos metroviários. Somos do "Desativa Prates" (BH), conseguimos a desativação do Aeroporto Carlos Prates, depois de mais de 85 anos de uso, o que era distante, hoje está em uma região onde mais de 300 mil pessoas são diretamente afetadas. Conseguimos a municipalização do Terreno, que pertencia à União e o defenestrado Bozo, planejava privatizar. A partir dessa transferência, discutiremos a destinação do espaço. Apoiamos os metroviários de Belo Horizonte e Contagem!💪🏻
Mesmo quando eles citam as demandas, é sempre de forma resumida por um repórter na rua que logo em seguida passa o microfone pra um cidadão prejudicado com a greve. Eles não dão o microfone pros grevistas, e escondem os responsáveis pelos problemas, e fica parecendo que a greve é egoísta e que eles estão dispostos a prejudicar os trabalhadores pra conseguir "privilégios".
@@viniciusdecarli9967 eu trabalha como jovem aprendiz na administração de um shopping de luxo em SP (2016). Os alunos eram vistos por lá como arruaceiros, bardeneiros, irracionais. No dia em que o protesto passou na frente shopping pela manhã, mandaram descer as portas do shopping pras lojas não serem vandalizadas - só que os protestos da época nunca deixaram de ser pacíficos. Eu já tinha me formado na época, mas encorajei todos os adolescentes que conhecia a participar das ocupações e dos protestos. Grevistas sempre serão vistos como vagabundos pela burguesia e pela mídia, ainda mais se tiver muito lobby do capitalistas do setor em questão. Se a mídia apoia, se o centrão tá junto, se a polícia não rechaça, com certeza é furada pro povo. Foi assim que eu soube que tinha algo errado no golpe contra a Dilma. Isso e o fato de a misoginia estar por toda parte.
Que baita AULA MEU DEUS!!! Obrigada Ian. Aqui eu fui desde cedo educada contra os sindicatos dentro da própria casa, minha família materna tem uma pequena empresa de antenas fundada pelo meu avô, e meus parentes reproduzem todo o discurso da burguesia, sem se tocar que são baixa burguesia e atualmente estão praticamente novamente como classe trabalhadora com a empresa por um fio. Cresci com muito discurso contra sindicatos e greves trabalhistas, quando era menor eu só acreditava sem questionar, mas fui lentamente questionando conforme cresci, mas não tinha muita informação, então sempre me mantive meio distante de sindicatos por puro desconhecimento. Também não ajuda eu ter trabalhado somente com empresas de consultoria e em TI, nem sei que sindicato encaixaria na minha situação. O tanto de protestos que já quis tanto participar mas não podia porque tinha de trabalhar e não teria como negociar uma ausência, mas um sindicato tendo poder de ajudar nesse dilema dando suporte ao trabalhador... Várias chaves virando aqui na cabeça.
A cobertura da imprensa, sobre a greve (de qualquer categoria) e realmente, totalmente enviesada! Não falam das reivindicações, ou quando falam fazem parecer, que são absurdas.
A mídia é cachorrinho da burguesia, vai sempre expor o pensamento burguês da situação. O povo é bobo e cai, pior, o povo é tão sem consciência de classe que quando teve um movimento contra a mídia tradicional burguesa, eles começaram a consumir a mídia radical burguesa kkkkkkkkkkkkkkkkk BRASILEIRO É EXÓTICO DEMAIS, eles querem radicalizar a opressão contra si mesmo
Aqui na Suécia é tabu falar de sindicatos e falar de salário. Aqui o sistema está sendo americanizado e td salário é feito como acordo patrão e trabalhador. A parada tá tão bizarra que nego se sindicaliza e não fala pra ninguém. Sindicato tem muita força mas dependendo da tua área de trabalho ou oq procura de emprego, se souberem q tu é sindicalizado acaba não sendo contratado.
@@calordanoruega aqui tá tendo “greve” dos trabalhadores de trens. Passagem está muito mais cara o serviço não melhora, começaram a mandar embora o auxiliar do maquinista q é responsável por abrir e fechar as portas dos vagões, segunda de passageiros, aviso no autocolante… aí o serviço será feito td pelo maquinista.
@@edisone.7212 o estado de bem estar social está sendo “amputado” aos poucos. A alguns anos começaram as privatizações, a lavagem cerebral tá tão grande que o pessoal é anti esquerda, odeiam comunistas, rola esse tabu de falar de salário com colegas de trabalho e sindicatos…
Cara sério nunca pensei sobre isso, mas a cada vídeo a cada momento me radicalizo mais, é triste ver a nossa galera sendo tratada como lixo enquanto poucas pessoas ficam felizes com o fruto do nosso trabalho.
eu pelo contrario nao me radicalizo ,so me radicalizo contra ,tanto contra a esquerda como contra a direita ,tem gente que nao sabe fazer outra cosia senao ser candidato a proletario e depois reclamar que foi explorado ,no caso aqui do lolapalozza sim foi exploracao .era pra eles perdererm tudo que tem os donos do evento so isso.problema da direita e a ganancia e da esquerda o vitimismo. so e explorado qeum se permite.as opcoes estao ai vc so trabalha de clt se quizer ninguem lhe poe uma arma na cabeça.e uma escolha e tem um preço.
@@luisadatanet8569 po moça com todo respeito mas falar de vitimismo se viajou legal, não sei suas vivências e tal mas esse ponto de vista ignora totalmente pessoas precarizadas que nao tem outra opção além de aceitar pra sobreviver por falta de outras oportunidades com maior qualidade
@@samaragao eu fui um que nao tinha opcao ,porem nuna quiz trabalhar pra ninguem ,paguei um preço por isso.nao fquei rico ainda, mas nao trabalhei de clt .forma tempos dificeis .mas vc esta certo ,concordo a ocasioes e locais que o que tem vc, tem de se sujeitar aceitar.muitas vezes um salario miseria e por ignorancia ,que o governo investe nessa iggnorancia vc trabalha so pra sobreviver eu em porto alegre tinha mais opcoes .com eu disse depende do local e outros fatores .sim e verdade .mas eu chamo de vitima porque parece que tudo e exploracao tudo e culpa de burgues enfim eu nao do bola pra isso eu procuro criar meu dinehiro,crio a minha sorte
Год назад+4
@@luisadatanet8569 “eu fui pq não tinha opção” e mesmo assim não consegue enxergar a realidade de exploração em que vive… Sei que esse discurso de ser autossuficiente, de correr atrás e fazer valer serve muito bem em canais de autoajuda financeira como primo rico, me poupe, jovem de negócios e outros tantos aí que pregam soluções milagrosas para ficar milionário. “Enriquecer é questão de escolha” né? Oh, se é… só não bate com a realidade, infelizmente
O sindicato dos frentistas é comandando por um dos grandes donos de redes de postos de gasolina então não é somente uma disputa entre trabalhadores mas sim uma dominação dos setores sindicais pelos próprios patrões.
Muito boa a entrevista do camarada Ian!! Só pra complementar a informação sobre a Greve Geral de 1917, além da demanda por melhores salários, os trabalhadores lutavam tb por diminuição da carga horária e melhores condições de trabalho. Lembrando que naquela época havia muitas mulheres e crianças trabalhando na indústria.
Seria muito interessante termos um panorama (se já não tivermos) dos sindicatos que são a favor do trabalhador e quais são a favor dos empresários, eu particularmente nunca apoiei sindicato pq sempre ouvi que sindicato não serve para nada 😢
Minha mãe disse q no trabalho dela tinha o sindicato que queriam tirar (ela diz q eles pagam 20 reais cada um pelo sindicato) e se não fosse o sindicato a empresa ia cortar O VALE ALIMENTAÇÃO deles e a empresa tava insistindo em tirar o sindicato
Cara nao conheço esse podcast que ele foi mas achei que nao sou o ian estava mto a vontade mas como tbm os hosts foram muuuito amigaveis e respeitosos.da pra ver por horas essa conversa
01:45 acho que o Ian foi muito bonzinho, a empresa falou que pagou tudo que deve porque acredita que pro escravo, quer dizer colaborador, nao precisa pagar mais do que foi pago, a lei nao precisa ser cumprida e tudo que o patrão faz é um favor pra sociedade.
Vamos precisar de muitos Engenheiros na nossa revolução, a história de virada da China como superpotencia passou pelas lideranças socialistas com formação em engenharia.
Complicado, são necessários mas nossas experiências no mesmo normalmente não são tão bacanas. No meu sindicato por exemplo tive vários problemas que eles lavavam as mãos, mas para os cara amigos do sindicato encobriam até crimes. Outra coisa eh que os diretores do meu sindicato USAM MAIS OURO QUE UM GÂNGSTER ,…. A gente sabe que quem usa ouro pra carai eh do corre né….apenas meu relato
Adoro Sindicatos! Ja trabalhei em lugar com sindicato presente e sem sindicato... com sindicato sempre foi imensamente melhor. Atualmente alias trabalho nos EUA, no ramo da construcao, onde o sindicato dos carpinteiros eh muito presente, e meus beneficios sao excelentes, ao contrario dos outros lugares onde ate pra conseguir ferias eh um sufoco.
@@mistoquente6311 não é numa crítica ian e o exemplo de alguém que ten o potencial que tem graças ao estudo a história e não repetir os erros do passado
22:05 faz tempo que não pego nos meus livros, mas se vc lê um pouquinho de história, isso não supreende. Racismo, Eugenia, Frenologia, Teoria do Éter, um monte de coisa que hoje é (ou deveria ser) vista como baboseira, era matéria de cátedra em universidade grande e respeitada.
Bom dia companheiros... esta testimonhanza do companheiro Ian sobre a realidade dos sindicatacos no Brasil me trás as realidades nos sindicatos daqui da Itália de onde vivo, até ontem os sindicatos foram uma realidade ativa na vida industrial e politica deste País, mas com a criação das agências "interinais" e mudanças da realidade na economia mundial , aonde se tercerizou a mão de obra , se quebrou a relação direta entre o empresário e o trabalhador, o sindicato perdeu muito do seu poder de representatividade e contratação, hoje reduzido a uma mera força representativa e quase não mais ativa.... o trabalhador deixou de ser uma parte ativa e direta na produção para ser somente uma das vozes na despeza de gastos das grandes industrias... obrigado pela sua testemunhança, muito interessante pois nos fazem entender como o neo liberalismo,(eu o chamo neo colonialismo), dominou e hoje comanda em todo o planeta, e o porque economias como a China fazem terror a eles !!!
Eu cresci numa Comunidade Eclesial de Base Conheci de perto o Padre Jaime Crowe q nos deixou na semana do Carnaval, aquele irlandês 🥲 Minha mãe foi muito próxima a ele Penso muito na sindicalização Trabalho pra prestadoras de serviço de desenvolvimento de software e vejo como a galera é superexploração e alienada, mas como a grana q cai na conta permite fz uma viagem por ano pra fora, os caras acham q tá tudo ok Uma meninada jovem - eu nasci no ano q Lula se tornou Lula, tendo Burnout, c pressão alta e q se alivia c vídeo game E vem sendo muito cooptados por essas neopentec de parede preta e púlpito de prancha de surf
Muito obrigada por esse vídeo, me sinto bem informada. Só prova que não é por falta de informação que esse tipo de situação manipuladora por parte do govermo acontece. Que bom que a galera tá ficando mais esperta e já conseguiu desmascarar a manobra do governo.
Sensacional esse corte Ian 👏🏼👏🏼👊🏼🔥 consegui pegar algumas referências durante o vídeo. Para deixa lo ainda mais pesado, inserir referências bibliográficas e de textos na descrição desse vídeo. Esse corte vai chegar/incomodar longe, ctz!!!! 🙏🏼✌🏼
Quem já trabalhou sabe como é, especialmente em empresa pequena. Quando seu chefe vive dizendo que está para entrar em falencia e a empresa vai fechar. Mas, vive comprando imóveis, carros de luxo, e até banheira vindo da Italia e quando chega a banheira que custa mais de 100 mil, o mesmo não gosta da cor e joga fora e manda comprar outra. Mas, os salários continuam na miséria, e sempre na choradeira que não tem dinheiro nem para investir na própria empresa. SIM, SINDICATO É A ÚNICA COISA QUE O TRABALHADOR TEM E A CLT CONTRA OS CORONÉ DO BRASIL. LEIAM A ELITE DO ATRADO, DA ESCRAVIDÃO A LAVA JATO. Só assim para compreenderem o que é Brasil. Os salários no Brasil estão defasados desde 2012 sem qualquer reajuste. Mas, eles aumentaram acompanhando o dólar tudo. Estão terceirizando até mão de obra altamente qualificada.
Em relação a essa greve, vale a pena lembrar que o trabalhador se ferra mais ainda pois faz 10 anos que a SPtrans passou o grande facão e cortou e dilapidou a maioria das linhas de ônibus, principalmente da Zona Leste, diminuindo muito as alternativas e conexões. Acredito que seja um lobby com a empresa Metrô para obrigar os usuários de transporte público a usar os dois sistemas. Eles continuam ganhando o dinheiro deles pois o número de pessoas pegando ônibus aumentou muito de lá pra cá, e as linhas só diminuíram.
Parabéns pelo corte e pela luta com tudo que acontece, todo mundo sendo atacado é sinal que estamos no caminho certo, parece que cresce.... só um comentário o audio aqui ta mono nos cortes, não sei se foi no corte em sí
Já trabalhei em sindicato como estagiário na época da reforma trabalhista e ainda tenho contato com a categoria porque sou perito contador. Sempre teve uma mobilização para greves e protestos na região que moro. Quanto a questão de ter menos sindicatos para ter menos sindicatos pelegos, isso é juridicamente impossível. Hoje em dia cada sindicato comporta uma base territorial para representar trabalhadores de uma região específica, que vai buscar por melhorias de acordo com a realidade econômica e social do local e por esse motivo que existem tantos no Brasil. Dá pra identificar o quão pelego um sindicato é pela acessibilidade de informação que ela produz. Por exemplo, se você não consegue acessar com facilidade todas as convenções coletivas de trabalho da sua categoria, já é um mal sinal. A categoria mais pelego é a rural (porque será, né?) porque é praticamente impossível ter informação dessa categoria, e quando vão fornecer, ficam jogando você pra ir em outro sindicato que "tem" o que procura. Vale falar também que a reforma trabalhista deu um golpe imenso no movimento sindical ao retirar a obrigatoriedade do imposto sindical.
alguém devia samplear: "burguesia é quem tem carrão, burguesia é quem tem mansão. Não! burguesia é quem detém os meios de produção!" só pra deixar o Ian constrangido.
Muito importante ver e rever para entender muito bem tudo o que tá sendo dito, refletir, se aprofundar e cada vez mais entender mais ainda, pra que a gente possa sair da lama e todos terem uma vida digna! Escutem João do Vale!
Meu marido é metroviário em BH. A classe foi muito sacaneada e fizeram os trabalhadores da cidade ficarem contra os metroviários. Isso é o capitalismo.
Aqui nos Estados Unidos o povo tem pavor de sindicatos. Vc vê funcionários caguetando colegas de trabalho tentando desmantelar qualquer tentativa de formação de sindicatos.
Sou da época da cmtc,fizeram pressão pra privatizar,não era ideal mas tarifas eram muito baratas,depois de privatizar gradualmente as tarifas foram majoradas ficando muito caras apesar dos subsídios serem enormes e a qualidade do transporte ficou pior que na época do cmtc
Um exemplo dessa ação de desmobilização que os sindicatos pelegos realizam foi a recente crítica que a UGT fez ao veto que Lula realizou a desoneração das folhas de pagamento sobre o INSS, justificando que isso produziria desemprego. UGT trotskista
Detalhe que um estado não pode decretar lei declarando greve ilegal, pois greve é permitido por lei federal, e estados e municípios dentro do ordenamento jurídico brasileiro não podem editar leis, decretos, etc que vão contra lei federal, mas tem governadores e prefeitos que abstraem e fingem demência.
Trabalho em área industrial onde o sindicato tem muito mais força, em 4 anos nosso salário valorizou mais de 30%, o ticket numa grande greve saiu de menos de 200 pra 450, que ano após ano tiveram mais greves e negociações, conseguindo mais de 70% de aumento somando todos os reajustes no ticket, conseguimos plano odontológico. Detalhe: os ganhos que traziam pra nós, tentam exportar pra fora da área industrial, a dificuldade é imensa pois não tem a mesma mobilização por parte dos trabalhadores, fora a dificuldade ''judicial'' O sindicato mais fraco da área (cozinha industrial) saiu de 140 pra pouco mais de 220 em 4 anos, justamente o que não teve sequer uma greve, NINGUÉM gosta de trabalhar;
Estou tendo uma experiência peculiar com sindicalização aqui no Canadá. Nos estados unidos todas as empresas de animacao sao em sua maioria sindicalizadas. Isso garante salarios mais altos. Aqui no canada as empresas de animação em geral nao são sindicalizadas. O unico estudio em que houve adesao a um sindicato no momento é a empresa que agora oferece os salarios mais baixos da cidade. Eu nao sei se é por falta de poder politico do sindicato ou se é uma tentativa da empresa de dar um exemplo e estrangular a iniciativa da formação de sindicatos em Vancouver.
O local é lotado, trabalhamos pior do que em linha de produção, quando está muito cheio nossa supervisora diz que fazer hora de janta não é prioridade, mesmo suando a camisa os lucros não chegam até nós.
Aqui em BH parou total, não teve nenhum trem rodando nem durante o Carnaval. Achei que a galera foi sensacional, aguentaram um bom tempo, mesmo com a multa alta.
Espero que os que votaram no governador atual de São Paulo, estejam satisfeitos. Fica a dica, dê valor ao direito de voto que temos, e não vote no partido, mas sim no candidato. Não sejamos direita ou esquerda, mas sim unidos a favor do nosso Brasil, pois temos muito mais poder juntos.
Deixa eu te falar uma coisa. Meu pai é funilieiro. O sindicato dele é comandado pela mesma pessoa desde os anos 90. O sindicato dos rodoviários de Belém também. Eu participei de uma eleição de sindicato da educação do municipio e estado de onde moro. Deu nojo. Nojo de como as coisas funcionam. Os sindicatos se perverteram a muito tempo desde Vargas que os manipulou para o seu favor. Lutar pelo direitos dos trabalhadores ninguém quer. Todos querem dinheiro e visibilidade. E é só isso.
Sou vigilante Ian,algumas empresas de segurança estão contratando os vigilantes,somente se tiverem disponível,para trabalhar 24 horas recebendo a metade dos direitos trabalhista,se quiser senão não são contratados.....
Falo sempre para as pessoas mais jovens: o mundo do trabalho mudou muito desde quando comecei a trabalhar em 1977. Uma das mudaças mais importantes aconteceu devido a tecnologia. Antes era bem mais possível reunir milhares de trabalhadores de uma mesma função fabril, hoje até as produções fabris no país minguaram e outras terceirizaram.. Um modelo de sindicado que permanece o mesmo Há 60 anos não atenderá a complexa situação de trabalhadores que se precarizaram para sobreviver. Não tenho dúvida que ter consciência de classe seria fundamental para um novo modelo de sindicato. Mas a minha impressão é que os trabalhadores parecem perdidos dentro de um egoísmo burro. Por exemplo, um analista de sistema não se enxerga numa mesma luta que um trabalhador na função de auxiliar escritório.
Alem do ajuste salarial, a greve de 1917 demandava fim do trabalho noturno feminino, fim do trabalho infantil, direito de ferias, limite da jornada de trabalho de 8 horas, assistencia médica e aposentadoria.
Infelizmente, os sindicatos são cada vez mais assistencialistas e pouco formam e organizam a luta sindical e os trabalhadores. O Metrô de BH, foi dado para o setor privado e os metroviários nunca conseguiram se aproximar dos usuários.😢
Que o Ian tem uma visão muito pró trabalhadores, isso não tenho dúvidas... Mas ele tem que entender que tem a justiça pra definir por fim oque vai ser reajustado e pelo menos no meu caso que trabalho nos Correios, por vezes lutamos, perdemos e ainda temos descontos e pagamentos de horas de greve! Resumindo o sindicato tem que lutar somente em base do que a empresa tem condições realmente, pois será julgado e a decisão que for tomada ja era!
Talvez seja porque o meu sindicato me tira quase 500 reais e nunca moveu 1 dedo pela categoria. O problema não é a ideia de existir sindicatos, o problema é que o sindicato é composto por pessoas que na grande maioria das vezes não quer fazer nada por você.
Isso depende mto do tipo de sindicato, eu vi umcara dizendl que a empresa dele tinha um "sindicato próprio" basicamente algo que existia la só pra dizer que tem. Algumas instituições dessas n prestam msm, mas devemos apoiar os sindicatos sempre.
Brasil atualmente: protesto golpista sendo considerado legítimo e greve de trabalhadores ilegítima
😂😂pra vc ve onde os fachistas colocam o brasil
@@Beowulf_93 o mundo está ao contrário e só cassia eller reparou
Cadê a segurança no dia do protesto?
Como diz o cara do sindicato da minha empresa: greve é pra incomodar mesmo, quando chamamos pra tomar café o patrão não veio 😊
😂😂é desse jeito. Na empresa tb foi assim.pra falar na calma num cafe e encontro entre os trabalhadores ninguem tava interessado. 😂
Com a burguesia não tem diálogo, com eles é na base da porrada
ai fica desempregado acha ruim… querem ver o patrão como adversário, tem que se ferrar mesmo
@@deputadoff o PATRÃO não é o adversário, o MONOPÓLIO dos MEIOS DE PRODUÇÃO é o adversário, e as pessoas que os detém sabem que oque fazem é a causa da desgraça da maior parte da população que é trabalhadora.
Queremos a extinção da CLASSE burguesa, e não de pessoas especificas.
@@deputadoffo patrão de verdade, o dono da empresa (não o gerente ou o supervisor) é o adversário do proletário, a paz tem que ser entre nós
Eu sempre fui contra sindicatos... dai esse ano eu fiquei sabendo de um auxilio que existia e perguntei na minha empresa sobre o auxilio e o RH respondeu "Não existe não". Falei com o sindicato e eles não responderam, pq eu não era sindicalizado (tinha entregue a carta de oposição). Justo, afinal, se eu não apoiava o sindicato, pq eles iriam me dar auxilio juridico? Ok, fui lá e me associei voluntariamente. Dai entrei em contato e perguntei de novo, e dai eles me deram as informações sobre o auxilio, com todo o embasamento juridico. Voltei na empresa e pá: recebi o valor do auxilio (retroativo ainda, de 6 meses atrás até hj, R$ 3500,00 no total). Nunca mais entrego carta de oposição, pq se depender da boa vontade patronal, pode esperar sentado. Em tempo pra quem vai falar que "Ah, agora vc vai ser mandado embora": se a empresa for me mandar embora por que eu eu estou cobrando apenas o meu direito, então lá não é um lugar que tem os valores que me fariam querer seguir uma carreira ali. Segue o jogo.
adorei ver seu depoimento. Dia de entregar carta de oposição ao sindicado, em geral a empresa libera os funcionários. É bizarro que os empregados não entendam a manobra.
Bom, tirando o fato dq o sindicato funciona numa estrutura liberal d relação d trabalho, ótimo relato👊.
Dito isso, o sindicato deveria t dar o mínimo d ajuda, d qq jeito. Obviamente n fariam todo o acompanhamento jurídico e arcariam com despesas do procedimento, pq afinal vc n contribuía e, como eu disse, na estrutura q existe n é uma organização altruísta, pura e simplesmente. Mas t dizer q sim, vc tem esse direito e apontar o mínimo d como vc correr atrás sozinho( embora eu acho muito difícil q conseguisse... ), eles deveriam ter feito...
Desculpa a liberdade, rs, mas qual é seu sindicato?
Todos os nossos direitos de trabalhadores são frutos da luta dos sindicatos. Patrões odeiam sindicatos porque é através deles que temos por onde brigar pelos nossos direitos.
@@marioaugustovasquesmoreira3652 é o sindpd, da área de TI. Trabalho com desenvolvimento de software.
@@JackDanihell pode crê. É, n conheço... N posso dizer c é pelego, rs. Agora, imagino q deva ter um povo pelegado na sua área, rs. Ou n tb, presunção sem indicativos suficientes.
Paz entre nós guerro aos senhores! 🔥
Forca aos senhores!
@@DomRodrigo80 e às senhoras.
@@DomRodrigo80 eu li força e já ia soltar um calma lá, parceiro, num é assim que a banda toca
@@seuvagem1950 comunista red pill é foda
@@RodrigoSantos-mn1uj a banda toca e a cabeça dos burgueses rola kkk
Camarada Ian é fenomenal com suas palavras e assertivo historicamente. Temos uma onda de esquerda crescendo na internet e eu peguei essa onda e graças a eleição passada consegui enxergar a vida por uma nova ótica diante tanta barbárie que Bolsonaro fez. Sempre me declarei liberal e de direita, votei em Bolsonaro em 2018 por acreditar que o PT não seria uma boa e mudei de opinião por tudo que eu vi acontecendo. E graças a comunicadores que estão no fronte como o Ian que as coisas vem mudado.
Mas camaradas, vamos nos unir fora da internet, vamos nos mobilizar. Seja você jovem, adulto, jovem-adulto, idosos. A construção da revolução brasileira precisa passar fora da internet e no nosso dia-a-dia, mobilização e militar é o que precisamos. Quem puder participar, que participe, vamos nos mobilizar de todas as formas. Juntos venceremos!
Parabéns camarada, Ian! Foi graças a um amigo que me mostrou um vídeo seu sobre Integralismo brasileiro que eu comecei a me radicalizar, você é sensacional e necessário!
É tudo cíclico, Bolsonaro pra fugir do PT, Lula pra fugir do Bolsonaro, lá na frente outro pra fugir de novo do PT... E no final temos um país que é uma colcha de retalhos porque não se tem um projeto. E os invisíveis ao Estado vão continuar crescendo. A Praca da Sé de hoje já existia no governo Lula, cresceu muito nos governos Dilma e Bolsonaro. Mas ninguém vai fazer nada por eles.
nossa um babaovo influenciavel
Fora da internet não gera dinheiro.
Esquece isso daí, cara, tudo que eles querem é dinheiro.
vagabundo sustentado pelo pai. garanto.
vc vai pegar em armas? tem experiencia militar?
Lembrar que as linhas que já foram privatizadas não têm greves devido a represália contra os trabalhadores, que é fortíssima! Trabalho precarizado.
Não entendo qual é o objetivo de greve em empresa estatal, pois o patrão (o estado) tem como principal fonte de renda os impostos, e não o lucro da empresa, e não trabalhar iria reduzir os prejuízos (acho que os trabalhadores têm que protestar e lutar por seus direitos, mas sem ficar sem trabalhar, pois isso só prejudica outros trabalhadores que dependem daquele serviço).
@@il_gran_signore Era isso que eles queriam fazer mas foi negado, a ideia era trabalhar sem cobrar.
@@PedroAnjos123 Se não me engano, as greves de metrô no Japão são assim; mas pena que a empresa não deixou, iria facilitar a vida de muita gente que precisa ir trabalhar.
@@PedroAnjos123 claro. O metrô já é subsidiado, o sindicato do metrô é o único que pede catraca livre ciente de que o metroviário não vai ganhar nada com isso. No final é só jogo de poder pra o presidente do sindicato sair candidato. Vide sindicato dos motoristas
Colega, uma Estatal (UMA EMPRESA PÚBLICA e UMA SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA) só contrata a maioria do pessoal MEDIANTE CONCURSO PÚBLICO TAMBÉM. Esse concurso também é de provas e títulos e também segue os ditâmes da CF/88, logo o direito de greve também se aplica, ou seja, mesmo que sejam regidos pela CLT, eles ainda gozam de direitos e garantias previstos na legislação brasileira. Ademais, o STF, em recente jurisprudência, por maioria, afirmou que EMPREGADO PÚBLICO DAS ESTATAIS NÃO PODEM SER DEMITIDOS SEM MOTIVAÇÃO E QUE SEM ESSA MOTIVAÇÃO O ATO É ILEGAL. Até mesmo os empregados públicos temporários das Estatais estão protegidos pelo tempo de contrato que firmaram ao realizarem o processo seletivo simplificado. As Estatais possuem duas formas de contratar: por concurso público (aqui deve ser a maioria do pessoal) e por PSS (processo eletivo simplificado de contratação que deve ser por tempo determinado). Sendo assim, não faz o menor sentido o que você está alegando. Quero crer que você esteja confundindo PRIVATIZAÇÃO com CONCESSÃO OU PERMISSÃO OU AUTORIZAÇÃO DE EXECUÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO (OU USO DE BEM PÚBLICO). A pergunta que fica é "essa tal linha, a qual você se refere, agora pertence a uma Estatal (privatização) ou à concessionária (não é privatização) de execução de serviço de transporte?
"A greve é a festa dos pobres. Os pobres são todos companheiros, companheiros da gente." (Jorge Amado, Capitães da Areia)
Vídeo fundamental!! A reforma trabalhista e todo o lobby que a antecedeu demonizou os sindicatos e a contribuição sindical.
Olá, Ian. Não queria me submeter a isso, mas tenho que contar minha triste história. Recentemente estava me sentindo doente, acordava passando mal e passa o dia com essa sensação ruim. Fui ao médico várias vezes e fiz dezenas de exames, mas nenhum médica conseguia descobrir o que era. Depois de muita luta, consegui um médico que me ajudou muito e me deu um diagnóstico. Infelizmente meu caso é grave e sinto cada vez mais a vida se esvaindo de mim. Entre todos os remédios, químicos e naturais do mundo, só um consegue resolver a minha doença e salvar minha vida. E só você pode me ajudar com isso, porquê o remédio é o vídeo do Laos 2. Estimo que em 2 ou 3 semanas devo entrar em coma devido a falta do remédio, então achei que teria que avisar.
Amigo, não esqueça que sem o vídeo sobre o Stalin vc não estará totalmente seguro contra uma volta da doença. O Ian deveria te ajudar com isso tb. Força guerreiro
LKKKKKKKKKKKKK EU TO CHORANDO, TENHO CTZ Q O IAN TEM PESADELOS COM ESSE TIPO DE COMENTÁRIO
GENTE ISSO É GRAVEEEEEE, PRECISAMOS DOS INSUMOS URGENTEMENTE, obviamente alguém pode morrer sem isso
@historiapublica ajuda o rapaz aí, só você pode o salvar
Tem criança sofrendo, mãe de família chorando, absurdo! Laos 2 já!
O sindicato dos rodoviários aqui de Belém tá só patronal. Coisa triste 😔☹️
Que sonho Iaaaaaaaaaaan... que sonhooooO!
13:03 > TRABALHADORES PERCEBEREM QUE, A RIQUEZA PARTE DAS MÃOS DELES, E QUE SE ELES PARAREM ELES PRESSIONAM O PATRÃO!!!
No sindicato responsável do meu trabalho e do antigo emprego do meu padrasto a gente viu isso (no meu eu vi colega sendo "denunciado", do meu padrasto ele procurou para reclamar de uma situação desumana da empresa e no dia seguinte fizeram birra jogando um monte de trampo pra ele).
Além disso, existem sindicatos PRÓPRIOS DA EMPRESA(nesses trampos a gente só tem essa opção de sindicato, ou é ele ou é nenhum) como se fosse privado, daí eles deitam e rolam no trabalhador sindicalizado. A nossa luta necessita dar uma atenção maior e deixar mais claro isso tudo
Paz entre nós, guerra aos senhores
Ótima entrevista, didática e atualíssima. Aqui estamos com os grupos que apoiam as paralisações dos metroviários.
Somos do "Desativa Prates" (BH), conseguimos a desativação do Aeroporto Carlos Prates, depois de mais de 85 anos de uso, o que era distante, hoje está em uma região onde mais de 300 mil pessoas são diretamente afetadas. Conseguimos a municipalização do Terreno, que pertencia à União e o defenestrado Bozo, planejava privatizar. A partir dessa transferência, discutiremos a destinação do espaço.
Apoiamos os metroviários de Belo Horizonte e Contagem!💪🏻
Todo meu apoio aos metroviários da RMBH.
VENCEREMOS!
Mesmo quando eles citam as demandas, é sempre de forma resumida por um repórter na rua que logo em seguida passa o microfone pra um cidadão prejudicado com a greve. Eles não dão o microfone pros grevistas, e escondem os responsáveis pelos problemas, e fica parecendo que a greve é egoísta e que eles estão dispostos a prejudicar os trabalhadores pra conseguir "privilégios".
Sempre assim. Sempre assim. Até na greve dos estudantes lá em 2017 (acho) foi assim
@@viniciusdecarli9967 eu trabalha como jovem aprendiz na administração de um shopping de luxo em SP (2016). Os alunos eram vistos por lá como arruaceiros, bardeneiros, irracionais. No dia em que o protesto passou na frente shopping pela manhã, mandaram descer as portas do shopping pras lojas não serem vandalizadas - só que os protestos da época nunca deixaram de ser pacíficos. Eu já tinha me formado na época, mas encorajei todos os adolescentes que conhecia a participar das ocupações e dos protestos.
Grevistas sempre serão vistos como vagabundos pela burguesia e pela mídia, ainda mais se tiver muito lobby do capitalistas do setor em questão. Se a mídia apoia, se o centrão tá junto, se a polícia não rechaça, com certeza é furada pro povo. Foi assim que eu soube que tinha algo errado no golpe contra a Dilma. Isso e o fato de a misoginia estar por toda parte.
Que baita AULA MEU DEUS!!!
Obrigada Ian. Aqui eu fui desde cedo educada contra os sindicatos dentro da própria casa, minha família materna tem uma pequena empresa de antenas fundada pelo meu avô, e meus parentes reproduzem todo o discurso da burguesia, sem se tocar que são baixa burguesia e atualmente estão praticamente novamente como classe trabalhadora com a empresa por um fio.
Cresci com muito discurso contra sindicatos e greves trabalhistas, quando era menor eu só acreditava sem questionar, mas fui lentamente questionando conforme cresci, mas não tinha muita informação, então sempre me mantive meio distante de sindicatos por puro desconhecimento. Também não ajuda eu ter trabalhado somente com empresas de consultoria e em TI, nem sei que sindicato encaixaria na minha situação.
O tanto de protestos que já quis tanto participar mas não podia porque tinha de trabalhar e não teria como negociar uma ausência, mas um sindicato tendo poder de ajudar nesse dilema dando suporte ao trabalhador... Várias chaves virando aqui na cabeça.
Lembro que a primeira vez na vida que fui no dentista, foi graças a existência do sindicato.
A cobertura da imprensa, sobre a greve (de qualquer categoria) e realmente, totalmente enviesada! Não falam das reivindicações, ou quando falam fazem parecer, que são absurdas.
Midia: Salário? Esse povo do serviço público é inacreditável mesmo, deviam trabalhar por amor ao povo!
Quem devia trabalhar de graça são os políticos
A mídia é cachorrinho da burguesia, vai sempre expor o pensamento burguês da situação. O povo é bobo e cai, pior, o povo é tão sem consciência de classe que quando teve um movimento contra a mídia tradicional burguesa, eles começaram a consumir a mídia radical burguesa kkkkkkkkkkkkkkkkk BRASILEIRO É EXÓTICO DEMAIS, eles querem radicalizar a opressão contra si mesmo
participei em varias greves, todas com esquemas. voces são mt inocentes
@@lucascolombo6628Quantas vezes você se juntou, com alguns colegas em uma chapa para disputar, o sindicato da sua categoria e acabar com isso?
Ian sempre na raiz da história!
Aqui na Suécia é tabu falar de sindicatos e falar de salário. Aqui o sistema está sendo americanizado e td salário é feito como acordo patrão e trabalhador. A parada tá tão bizarra que nego se sindicaliza e não fala pra ninguém. Sindicato tem muita força mas dependendo da tua área de trabalho ou oq procura de emprego, se souberem q tu é sindicalizado acaba não sendo contratado.
Sério? Aqui teve greve de professores ano passado
Ah Suécia!!! Maravilhasa social-democracia. (Sqn)😟
@@calordanoruega aqui tá tendo “greve” dos trabalhadores de trens. Passagem está muito mais cara o serviço não melhora, começaram a mandar embora o auxiliar do maquinista q é responsável por abrir e fechar as portas dos vagões, segunda de passageiros, aviso no autocolante… aí o serviço será feito td pelo maquinista.
@@edisone.7212 o estado de bem estar social está sendo “amputado” aos poucos. A alguns anos começaram as privatizações, a lavagem cerebral tá tão grande que o pessoal é anti esquerda, odeiam comunistas, rola esse tabu de falar de salário com colegas de trabalho e sindicatos…
Essa Onda Conservadora começou por aí quando ?
ví o podcast inteiro e vendo de novo pra aumentar o engajamento!!!
Ian deu aula!!! cada dia melhor!!!
Ian é um grande comunicador, pqp, o cara tem uma clareza incrível. Paz entre nós, guerra aos senhores!
Impressionante Ian. Depois que conheci o canal dele tenho marotonado seus vídeos e o acompanho onde for falar.
Cara sério nunca pensei sobre isso, mas a cada vídeo a cada momento me radicalizo mais, é triste ver a nossa galera sendo tratada como lixo enquanto poucas pessoas ficam felizes com o fruto do nosso trabalho.
eu pelo contrario nao me radicalizo ,so me radicalizo contra ,tanto contra a esquerda como contra a direita ,tem gente que nao sabe fazer outra cosia senao ser candidato a proletario e depois reclamar que foi explorado ,no caso aqui do lolapalozza sim foi exploracao .era pra eles perdererm tudo que tem os donos do evento so isso.problema da direita e a ganancia e da esquerda o vitimismo. so e explorado qeum se permite.as opcoes estao ai vc so trabalha de clt se quizer ninguem lhe poe uma arma na cabeça.e uma escolha e tem um preço.
@@luisadatanet8569 verdade vou virar Sr. Mei, Pjtinha do Uber ou quem sabe Ifood tá de Brinks comigo.
@@luisadatanet8569 po moça com todo respeito mas falar de vitimismo se viajou legal, não sei suas vivências e tal mas esse ponto de vista ignora totalmente pessoas precarizadas que nao tem outra opção além de aceitar pra sobreviver por falta de outras oportunidades com maior qualidade
@@samaragao eu fui um que nao tinha opcao ,porem nuna quiz trabalhar pra ninguem ,paguei um preço por isso.nao fquei rico ainda, mas nao trabalhei de clt .forma tempos dificeis .mas vc esta certo ,concordo a ocasioes e locais que o que tem vc, tem de se sujeitar aceitar.muitas vezes um salario miseria e por ignorancia ,que o governo investe nessa iggnorancia vc trabalha so pra sobreviver eu em porto alegre tinha mais opcoes .com eu disse depende do local e outros fatores .sim e verdade .mas eu chamo de vitima porque parece que tudo e exploracao tudo e culpa de burgues enfim eu nao do bola pra isso eu procuro criar meu dinehiro,crio a minha sorte
@@luisadatanet8569 “eu fui pq não tinha opção” e mesmo assim não consegue enxergar a realidade de exploração em que vive… Sei que esse discurso de ser autossuficiente, de correr atrás e fazer valer serve muito bem em canais de autoajuda financeira como primo rico, me poupe, jovem de negócios e outros tantos aí que pregam soluções milagrosas para ficar milionário. “Enriquecer é questão de escolha” né? Oh, se é… só não bate com a realidade, infelizmente
O sindicato dos frentistas é comandando por um dos grandes donos de redes de postos de gasolina então não é somente uma disputa entre trabalhadores mas sim uma dominação dos setores sindicais pelos próprios patrões.
Nao. Os sindicalistas se vendem para os donos dos postos. São dessa forma que sindicalista fica rico sem trabalhar.
@@wwiilliiaann concordo plenamente já vê muito disso acontecendo , tudo uma "conversa no escritório"
Muito boa a entrevista do camarada Ian!! Só pra complementar a informação sobre a Greve Geral de 1917, além da demanda por melhores salários, os trabalhadores lutavam tb por diminuição da carga horária e melhores condições de trabalho. Lembrando que naquela época havia muitas mulheres e crianças trabalhando na indústria.
Queria saber mais sobre a experiência socialista de Granada e suas peculiaridades.
Tem vídeo no canal do nosso camarada João Carvalho
Seria muito interessante termos um panorama (se já não tivermos) dos sindicatos que são a favor do trabalhador e quais são a favor dos empresários, eu particularmente nunca apoiei sindicato pq sempre ouvi que sindicato não serve para nada 😢
Mto bom, cara. Destruiu nesse podcast!
Minha mãe disse q no trabalho dela tinha o sindicato que queriam tirar (ela diz q eles pagam 20 reais cada um pelo sindicato) e se não fosse o sindicato a empresa ia cortar O VALE ALIMENTAÇÃO deles e a empresa tava insistindo em tirar o sindicato
Cara nao conheço esse podcast que ele foi mas achei que nao sou o ian estava mto a vontade mas como tbm os hosts foram muuuito amigaveis e respeitosos.da pra ver por horas essa conversa
Obrigado pelo apoio camarada Ian.
01:45 acho que o Ian foi muito bonzinho, a empresa falou que pagou tudo que deve porque acredita que pro escravo, quer dizer colaborador, nao precisa pagar mais do que foi pago, a lei nao precisa ser cumprida e tudo que o patrão faz é um favor pra sociedade.
Obrigado camarada, sua lucidez e inteligência é Exemplar..
Vamos precisar de muitos Engenheiros na nossa revolução, a história de virada da China como superpotencia passou pelas lideranças socialistas com formação em engenharia.
Mas a China não é mais um país socialista desde 1976.
Existem muitos engenheiros civis desempregados, temos muito trabalho a fazer
Avante, camaradas!
Sonho com meu diploma servindo ao povo brasileiro. É tudo que eu quero dês de que me radicalizei
Imagina só usar meu diploma de engenharia elétrica por uma causa de verdade ✊
Complicado, são necessários mas nossas experiências no mesmo normalmente não são tão bacanas. No meu sindicato por exemplo tive vários problemas que eles lavavam as mãos, mas para os cara amigos do sindicato encobriam até crimes. Outra coisa eh que os diretores do meu sindicato USAM MAIS OURO QUE UM GÂNGSTER ,…. A gente sabe que quem usa ouro pra carai eh do corre né….apenas meu relato
Adoro Sindicatos! Ja trabalhei em lugar com sindicato presente e sem sindicato... com sindicato sempre foi imensamente melhor.
Atualmente alias trabalho nos EUA, no ramo da construcao, onde o sindicato dos carpinteiros eh muito presente, e meus beneficios sao excelentes, ao contrario dos outros lugares onde ate pra conseguir ferias eh um sufoco.
estude história Ian é o maior exemplo
Curioso que essa critica vai justamemte pra um historiador...
@@mistoquente6311 não é numa crítica ian e o exemplo de alguém que ten o potencial que tem graças ao estudo a história e não repetir os erros do passado
22:05 faz tempo que não pego nos meus livros, mas se vc lê um pouquinho de história, isso não supreende. Racismo, Eugenia, Frenologia, Teoria do Éter, um monte de coisa que hoje é (ou deveria ser) vista como baboseira, era matéria de cátedra em universidade grande e respeitada.
que massa que os entrevistadores foram bem abertos e discutiram coisas incríveis. tenho que escutar esse ep todo
Ian, entra em contato com a gente do sindicato, procura nossa presidenta Camila Lisboa pra vc bater umas ideias com ela.
fala pelo discord com ele, aqui acho dificil
@@juliamachado6019 valeu Julia, vou fazer isso
Ian tem repertório e didática 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Ian Neves é muito articulado e conhecedor da história brasileira. Um dos influenciadores fundamentais para a politização do trabalhador.👏🏿👏🏿👏🏿
Bom dia companheiros... esta testimonhanza do companheiro Ian sobre a realidade dos sindicatacos no Brasil me trás as realidades nos sindicatos daqui da Itália de onde vivo, até ontem os sindicatos foram uma realidade ativa na vida industrial e politica deste País, mas com a criação das agências "interinais" e mudanças da realidade na economia mundial , aonde se tercerizou a mão de obra , se quebrou a relação direta entre o empresário e o trabalhador, o sindicato perdeu muito do seu poder de representatividade e contratação, hoje reduzido a uma mera força representativa e quase não mais ativa.... o trabalhador deixou de ser uma parte ativa e direta na produção para ser somente uma das vozes na despeza de gastos das grandes industrias... obrigado pela sua testemunhança, muito interessante pois nos fazem entender como o neo liberalismo,(eu o chamo neo colonialismo), dominou e hoje comanda em todo o planeta, e o porque economias como a China fazem terror a eles !!!
Nossa o Ian tá acertando demais nos conteúdos e participações esse ano 😍
Eu cresci numa Comunidade Eclesial de Base
Conheci de perto o Padre Jaime Crowe q nos deixou na semana do Carnaval, aquele irlandês 🥲
Minha mãe foi muito próxima a ele
Penso muito na sindicalização
Trabalho pra prestadoras de serviço de desenvolvimento de software e vejo como a galera é superexploração e alienada, mas como a grana q cai na conta permite fz uma viagem por ano pra fora, os caras acham q tá tudo ok
Uma meninada jovem - eu nasci no ano q Lula se tornou Lula, tendo Burnout, c pressão alta e q se alivia c vídeo game
E vem sendo muito cooptados por essas neopentec de parede preta e púlpito de prancha de surf
Muito obrigada por esse vídeo, me sinto bem informada. Só prova que não é por falta de informação que esse tipo de situação manipuladora por parte do govermo acontece. Que bom que a galera tá ficando mais esperta e já conseguiu desmascarar a manobra do governo.
Força Ian !!! Você é uma inspiração !! Eu assisto e reassisto seus vídeos ! Eu adoro te ouvir é muita inspiração . 💪🏽🌹💪🏽
Sensacional esse corte Ian 👏🏼👏🏼👊🏼🔥 consegui pegar algumas referências durante o vídeo. Para deixa lo ainda mais pesado, inserir referências bibliográficas e de textos na descrição desse vídeo. Esse corte vai chegar/incomodar longe, ctz!!!! 🙏🏼✌🏼
Obrigado por me atualizar em relação aos sindicatos dos metroviarios! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👍🏽
Quem já trabalhou sabe como é, especialmente em empresa pequena. Quando seu chefe vive dizendo que está para entrar em falencia e a empresa vai fechar. Mas, vive comprando imóveis, carros de luxo, e até banheira vindo da Italia e quando chega a banheira que custa mais de 100 mil, o mesmo não gosta da cor e joga fora e manda comprar outra. Mas, os salários continuam na miséria, e sempre na choradeira que não tem dinheiro nem para investir na própria empresa. SIM, SINDICATO É A ÚNICA COISA QUE O TRABALHADOR TEM E A CLT CONTRA OS CORONÉ DO BRASIL. LEIAM A ELITE DO ATRADO, DA ESCRAVIDÃO A LAVA JATO. Só assim para compreenderem o que é Brasil. Os salários no Brasil estão defasados desde 2012 sem qualquer reajuste. Mas, eles aumentaram acompanhando o dólar tudo. Estão terceirizando até mão de obra altamente qualificada.
Em relação a essa greve, vale a pena lembrar que o trabalhador se ferra mais ainda pois faz 10 anos que a SPtrans passou o grande facão e cortou e dilapidou a maioria das linhas de ônibus, principalmente da Zona Leste, diminuindo muito as alternativas e conexões. Acredito que seja um lobby com a empresa Metrô para obrigar os usuários de transporte público a usar os dois sistemas. Eles continuam ganhando o dinheiro deles pois o número de pessoas pegando ônibus aumentou muito de lá pra cá, e as linhas só diminuíram.
Vai Ian! Mandou muiiito
bem
Sim .o Sistema nos torna egoísta e ñ entende a greve.
Tá cada um desesperado pra ganhar o seu infelizmente.
Paz sempre é pra quem está vencendo. Quem ta perdendo tem que fazer guerra mesmo e tomar de volta o que pertence ao trabalhador.
esse podcast foi sensacional
como chama esse podcast?
@@luanacardeal9407 kritikê podcast
Todo podcast que o Ian vai é maravilhoso! Simplesmente viciante ouvir esse cara falar ✊👏
Ian você é incrível
Rapaz, o processo de Eugênia continua na nossa cara veja o Rio de Janeiro.
Isso salta aos olhos 👀 👀 😢😢
Parabéns pelo corte e pela luta com tudo que acontece, todo mundo sendo atacado é sinal que estamos no caminho certo, parece que cresce.... só um comentário o audio aqui ta mono nos cortes, não sei se foi no corte em sí
Excelente também foi a contextualização histórica do surgimento e eterna luta dos sindicatos brasileiros! 👏🏽👏🏽👏🏽👍🏽
Nós não odiamos os sindicatos, odiamos as pessoas que controlam os sindicatos.
Excelente camarada Ian.
Ian vc e de mais !!!aprendo muito com vc .
Não fomos ensinados não, existiam sindicatos que não servem pra nada. Muitas vezes dá até o aval para o que está errado
Já trabalhei em sindicato como estagiário na época da reforma trabalhista e ainda tenho contato com a categoria porque sou perito contador. Sempre teve uma mobilização para greves e protestos na região que moro.
Quanto a questão de ter menos sindicatos para ter menos sindicatos pelegos, isso é juridicamente impossível.
Hoje em dia cada sindicato comporta uma base territorial para representar trabalhadores de uma região específica, que vai buscar por melhorias de acordo com a realidade econômica e social do local e por esse motivo que existem tantos no Brasil.
Dá pra identificar o quão pelego um sindicato é pela acessibilidade de informação que ela produz. Por exemplo, se você não consegue acessar com facilidade todas as convenções coletivas de trabalho da sua categoria, já é um mal sinal.
A categoria mais pelego é a rural (porque será, né?) porque é praticamente impossível ter informação dessa categoria, e quando vão fornecer, ficam jogando você pra ir em outro sindicato que "tem" o que procura.
Vale falar também que a reforma trabalhista deu um golpe imenso no movimento sindical ao retirar a obrigatoriedade do imposto sindical.
alguém devia samplear: "burguesia é quem tem carrão, burguesia é quem tem mansão. Não! burguesia é quem detém os meios de produção!" só pra deixar o Ian constrangido.
Sim , foi fato , eu estava na estação Belém e presenciei os funcionários do metrô que estavam disponíveis . Tinha um compromisso e fui de Uber .
Muito importante ver e rever para entender muito bem tudo o que tá sendo dito, refletir, se aprofundar e cada vez mais entender mais ainda, pra que a gente possa sair da lama e todos terem uma vida digna! Escutem João do Vale!
vida digna e o que?o estado dando assitencia?
Parabéns Ian!! TMJ
VÍDEO IMPORTANTÍSSIMO!
Meu marido é metroviário em BH. A classe foi muito sacaneada e fizeram os trabalhadores da cidade ficarem contra os metroviários. Isso é o capitalismo.
Meu problema atualmente é com o MEU sindicato que parece que defende só uma parte da categoria.
Que vídeo sensacional 👏🏽 juntos somos mais fortes 💪🏽
SINDICATO DOS RUclipsRS JÁ!!!
Aqui nos Estados Unidos o povo tem pavor de sindicatos. Vc vê funcionários caguetando colegas de trabalho tentando desmantelar qualquer tentativa de formação de sindicatos.
Mas por que?
@@giselesouza2265 lavagem cerebral que vai passando de geração em geração.
Sou da época da cmtc,fizeram pressão pra privatizar,não era ideal mas tarifas eram muito baratas,depois de privatizar gradualmente as tarifas foram majoradas ficando muito caras apesar dos subsídios serem enormes e a qualidade do transporte ficou pior que na época do cmtc
Ian.. faz uma análise do Getúlio Vargas e depois do Jango
Um exemplo dessa ação de desmobilização que os sindicatos pelegos realizam foi a recente crítica que a UGT fez ao veto que Lula realizou a desoneração das folhas de pagamento sobre o INSS, justificando que isso produziria desemprego. UGT trotskista
Ian, fale sobre Thomas Sankara
Detalhe que um estado não pode decretar lei declarando greve ilegal, pois greve é permitido por lei federal, e estados e municípios dentro do ordenamento jurídico brasileiro não podem editar leis, decretos, etc que vão contra lei federal, mas tem governadores e prefeitos que abstraem e fingem demência.
Trabalho em área industrial onde o sindicato tem muito mais força, em 4 anos nosso salário valorizou mais de 30%, o ticket numa grande greve saiu de menos de 200 pra 450, que ano após ano tiveram mais greves e negociações, conseguindo mais de 70% de aumento somando todos os reajustes no ticket, conseguimos plano odontológico.
Detalhe: os ganhos que traziam pra nós, tentam exportar pra fora da área industrial, a dificuldade é imensa pois não tem a mesma mobilização por parte dos trabalhadores, fora a dificuldade ''judicial''
O sindicato mais fraco da área (cozinha industrial) saiu de 140 pra pouco mais de 220 em 4 anos, justamente o que não teve sequer uma greve, NINGUÉM gosta de trabalhar;
Precisamos continuar combatendo a privatização dos serviços. Imaginem o preço da água pós privatização da sabesp
Vai ser mais barato
@@SrJonathasSoares confia
Estou tendo uma experiência peculiar com sindicalização aqui no Canadá. Nos estados unidos todas as empresas de animacao sao em sua maioria sindicalizadas. Isso garante salarios mais altos.
Aqui no canada as empresas de animação em geral nao são sindicalizadas. O unico estudio em que houve adesao a um sindicato no momento é a empresa que agora oferece os salarios mais baixos da cidade.
Eu nao sei se é por falta de poder politico do sindicato ou se é uma tentativa da empresa de dar um exemplo e estrangular a iniciativa da formação de sindicatos em Vancouver.
O local é lotado, trabalhamos pior do que em linha de produção, quando está muito cheio nossa supervisora diz que fazer hora de janta não é prioridade, mesmo suando a camisa os lucros não chegam até nós.
Ian, tem como fazer um vídeo sobre D Pedro II? 🙏🏻
Aqui em BH parou total, não teve nenhum trem rodando nem durante o Carnaval. Achei que a galera foi sensacional, aguentaram um bom tempo, mesmo com a multa alta.
Quem dá a muita? São os comprados pelos empresarios
Fiquei triste quando acaboi😢👏👏👏
Vem cá, mainha. Vem se achegar ao nosso sindicato. Só pagar essa taxinha aqui anualmente pra nós manter aqui te representando kakakkaka
Espero que os que votaram no governador atual de São Paulo, estejam satisfeitos. Fica a dica, dê valor ao direito de voto que temos, e não vote no partido, mas sim no candidato. Não sejamos direita ou esquerda, mas sim unidos a favor do nosso Brasil, pois temos muito mais poder juntos.
Forca aos senhores ✊🏾
Só matando mesmo
Caralho, que papo fantástico
Ótimo corte!
Deixa eu te falar uma coisa. Meu pai é funilieiro. O sindicato dele é comandado pela mesma pessoa desde os anos 90. O sindicato dos rodoviários de Belém também. Eu participei de uma eleição de sindicato da educação do municipio e estado de onde moro. Deu nojo. Nojo de como as coisas funcionam. Os sindicatos se perverteram a muito tempo desde Vargas que os manipulou para o seu favor. Lutar pelo direitos dos trabalhadores ninguém quer. Todos querem dinheiro e visibilidade. E é só isso.
tamo aqui já
Sou vigilante Ian,algumas empresas de segurança estão contratando os vigilantes,somente se tiverem disponível,para trabalhar 24 horas recebendo a metade dos direitos trabalhista,se quiser senão não são contratados.....
Mais bizarro que os municípios tem limite de funcionários o que obriga os municípios a terceirizarem.
A própria lei ferra os funcionários públicos.
Falo sempre para as pessoas mais jovens: o mundo do trabalho mudou muito desde quando comecei a trabalhar em 1977. Uma das mudaças mais importantes aconteceu devido a tecnologia. Antes era bem mais possível reunir milhares de trabalhadores de uma mesma função fabril, hoje até as produções fabris no país minguaram e outras terceirizaram.. Um modelo de sindicado que permanece o mesmo Há 60 anos não atenderá a complexa situação de trabalhadores que se precarizaram para sobreviver. Não tenho dúvida que ter consciência de classe seria fundamental para um novo modelo de sindicato. Mas a minha impressão é que os trabalhadores parecem perdidos dentro de um egoísmo burro. Por exemplo, um analista de sistema não se enxerga numa mesma luta que um trabalhador na função de auxiliar escritório.
Alem do ajuste salarial, a greve de 1917 demandava fim do trabalho noturno feminino, fim do trabalho infantil, direito de ferias, limite da jornada de trabalho de 8 horas, assistencia médica e aposentadoria.
Infelizmente, os sindicatos são cada vez mais assistencialistas e pouco formam e organizam a luta sindical e os trabalhadores.
O Metrô de BH, foi dado para o setor privado e os metroviários nunca conseguiram se aproximar dos usuários.😢
Que o Ian tem uma visão muito pró trabalhadores, isso não tenho dúvidas... Mas ele tem que entender que tem a justiça pra definir por fim oque vai ser reajustado e pelo menos no meu caso que trabalho nos Correios, por vezes lutamos, perdemos e ainda temos descontos e pagamentos de horas de greve! Resumindo o sindicato tem que lutar somente em base do que a empresa tem condições realmente, pois será julgado e a decisão que for tomada ja era!
Comentando pra engajar
Respondendo pra ajudar
Talvez seja porque o meu sindicato me tira quase 500 reais e nunca moveu 1 dedo pela categoria. O problema não é a ideia de existir sindicatos, o problema é que o sindicato é composto por pessoas que na grande maioria das vezes não quer fazer nada por você.
Isso depende mto do tipo de sindicato, eu vi umcara dizendl que a empresa dele tinha um "sindicato próprio" basicamente algo que existia la só pra dizer que tem. Algumas instituições dessas n prestam msm, mas devemos apoiar os sindicatos sempre.
Sindicato pelego sempre existiu e dá uma raiva do caralho mesmo.