O pai de um grande amigo aparece aos 2:23. Engenheiro projetista da AeroWillys, de uma época gloriosa que se fabricavam de forma linda e artesanal. Um trabalho que se fazia com imenso cuidado, com atenção aos detalhes, com organização e métodos bem definidos. Bem diferente dessas carroças de impressora 3d feita de plástico em tudo que é lugar que guiamos hoje em dia.
Sou suspeito pra falar, pois tenho um 1965, e sou apaixonado por esse automóvel!è um sucesso até hoje . E para quem pretende se tornar um antigomobilista, é um ótimo começo. O carro tem um valor bem mais acessível do que os importados, baixa manutenção, e há peças para comprar em qualquer auto-peças.Só esse ano fiz 23 casamentos,dá pra custear o carro e ainda sobra muito!!! parabéns WILLYS. Aliás Willy será o nome do meu próximo filho!!!!!!!!!!!!!!
Sem dúvida que foi um grande passo para a indústria automotiva brasileira! O nosso País, sempre mereceu lugar de destaque no cenário mundial, o que para isso, sempre precisou de brasileiros competentes e com desejo de ver o nosso país crescer. Lionel 76 DC_RJ 26.01.23
Muito bom vídeo. Na época eu criança ouvia os adultos dizerem carro de gente rica. Para ter um teria que ter muita posse financeira. Financiamentos a longo prazo inexistiam. Para comprar um tinha que ser um barão do café e residir num palacete da antiga avenida Paulista.
tem gente que é iludida né, pedreiro, padeiro e operário trabalham igual corno e num conseguem nem comprar uma bike, se pagar pra comer já tá de bom tamanho... agora trabalhando por hora então, pior ainda...
Caramba, muito bom este vídeo, e o mais impressionante é que os engenheiros mesmo sem dispor de muita tecnologia conseguiram fazer com que os 6 canecos ficasse nervoso, claro que estamos falando de um motor produzido á quase 60 anos atrás. Muito bom mesmo gostei.
@@antonielpereira4921 Eu tenho 63 anos de idade, meu pai, se estivesse vivo, teria uns 103, ele trabalhou nas principais montadoras dos anos 60, incluindo Willys Overland do Brasil e Vemag, entre outras da época e trabalhou nas oficinas de protótipos da época, esculpindo protótipos em argila e construindo os veículos artesanalmente. Não sou nenhum moleque.
Muito bom vídeo, verdadeira arqueologia. Nunca tive um carro desses, mas na década de 70 meu fusca estava com problema e, para passar o dia passeando com uma garota em Nova Friburgo, aluguei lá o Itamaraty de um taxista amigo meu. O Itamaraty 3000 (3.0) foi uma "quase" limusine, evolução do Aero Willys. Excelente carro para os padrões da época.
Um carro bonito Robusto lindo desainer tudo feito,projetado por Brasileiros mesmos,Meu Deus quanto orgulho seria hoje isso para nós,sem essas invasões de importados só latarias de terceira e mecânica fragil,Aero Willis isso sim foi nosso orgulho há 55,anos atraz! Ótima postagem👍👏👏👏👏👏👏👏👏
tive a felicidade de conhecer esta empresa. logo ela passou para a ford tyrabahei no centro de pesquisa, na via anchieta, e bom p-articipar da historia deste pais. excelente documentario.
O primeiro carro fabricado em série no Brasil foi lançado há 56 anos. Era setembro de 1956 e em uma tradicional indústria de fundição em Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo, nascia a Romi-isetta, um modelo de veículo compacto, capaz de transportar dois adultos e uma criança e rodar 25 km com um l de gasolina.
Droga de reportagem pregando mentiras o primeiro carro genuinamente brasileiro foi o presidente que não pode ser fabricado em grande escala por causa das grandes montadoras que mandavam no Brasil.
@@precilianaepaulocardososil133 Isso mesmo. Veículos brasileiros de verdade eram FNM e Gurgel. E as montadoras ainda mandam e desmandam aqui. Tanto é que o golpe de 1964 foi dado justamente para essas multinacionais entrarem ainda mais aqui, destruírem as nossas indústrias e roubarem o nosso mercado interno. É por isto que nós não temos computadores brasileiros, carros brasileiros, turbinas brasileiras para aviões, foguetes espaciais, etc.
Como antigomobilista nato! Devemos respeitar a evolução da indústria automotiva, desde as Romis até aos super luxuosos Galaxie/Landau, aos Dodges Le Baron e também aos Opalas Gran-luxo. O Aero teve sim participação nesse mercado com o Itamaraty, mas não podemos nos esquecer da evolução que aconteceu com nossos carros no final dec 60 com a chegada do Opala. Enfim, sou suspeito pra falar...
A GM foi a primeira a ver que o mercado nacional ia bombar e trouxe um carro mais maneiro e recente primeiro que as outras, com o Opala. Ainda assim era um carro com vários problemas de estabilidade, mas dava um banho na concorrência.
@@stelles Era o que existia na época tive 2, e sim davam de goleada pois só tínhamos projetos obsoletos como o Aero (O CHAMAVAM DE Jipe de Gravata ) e a Simca.O Corcel também tava nascendo um bom produto.
@@brunoleopoldo7304 Sim. Aí os milicos depois destruíram as indústrias nacionais para deixar entrar aqui as multinacionais. Um dos motivos do golpe contra Vargas e João Goulart. Não teve nada de combate ao tal do "comunismo". O que os norte-americanos e europeus queriam é que o Brasil não surgisse como potência industrial para competir com eles no continente americano e no resto do mundo. A FNM foi fechada em 1973, bem no meio do regime militar. Os milicos não queriam que surgisse a Eletrobrás e a Petrobrás, aí Vargas deu um tiro no próprio peito em forma de protesto.
O Aero Willys 2600 (1963 a 1972) teve o seu reinado. Originou o Itamaraty que era um dos modelos mais cobiçado. Após o lançamento do Ford Galaxie eles perderam a majestade. Quem finalmente acabou o Aero Willys. Foi o Chevrolet Opala (1968 a 1992) Um carro originado do Opel Rekord (1966 a 1971). Que muito mais moderno. Tanto em estilo quanto na mecânica. Meu pai teve 3 Aero. Em 1975 fizemos uma viagem do Rio de Janeiro passando por. Sete Quedas. Mandaguari. Foz Iguacu. Xanxere. Lajes. Caxias do Sul e voltando pelo litoral. Uma grande aventura.
UM dos melhores carros dos anos sessenta tive o prazer de dirigir um ITAMARATY que carro, entrava na curva com velocidade e reduzia a marcha parece que ele grudava no chão tal a sua estabilidade é do tempo que se construíam carros,sem contar o esportivo convercível , 'INTERLAGOS ' fabricado em 1962 na época quem tinha um era 'BOY' e as pessoas citavam é um 'Willys Overland do Brasil !
Mara Lucia uma correção amiga o último gurgel o BR 800 tinha motor próprio da Gurgel foi o 1 e último carro totalmente nacional e creio que não haverá outro infelizmente
Mais e o Bianco... o miura... o nik ... teve outros... mais também morreram na planta... sem contar o puma que em 1989 a fábrica era aqui do lado de casa em Curitiba já com a empresa alfa metais... a mesma hoje fabrica apenas peças pra outras marcas... ainda em Curitiba... e no barracão ainda tem veículos pumas amv 4.1 e outros da linha...triste realidade brasileira
As Palavras que Acompanham Este Texto,Parabéns,Parabéns,Parabéns . Minhas Perguntas ? .. Existem os Vídeos do Famoso Interlagos ?. . Os Projetos dos Utilitários Rural-Willys / Pickp-Up Rural-Willys ?. . Os Carros Gordini And Douphine,Também Pertencia ao Grupo Willys ?. . A Pergunta Final,o Projeto M,Caracterizou o Corcel ?. . Excelente Postagem jeanmanzonfan .
Kkk. Eu trabalhei no desenvolvimento desse carro. Não era um carro novo mas sim uma modificação do modelo antigo , o Aerowilis, assim como o Dofini virou Gordini. Kkkk
Isso me leva a crer que se o Brasil tivesse políticos honestos que fizesse investimentos na sociedade em questão de tecnologias, seríamos uma das maiores potências mundiais. Tínhamos tudo para ter um País foda
O PT que me da orulho de ser brasileiro.Não a elite direitista.Essa elite direitista que venderam a DKW por um preço mais barato para FIAT enquanto os ditadores militares sabotavam a IBAD Democrata.
Sinto pena da mente brasileira que só vê tv e assiste programas de tragédia como se fosse algo normal. E que dizem que o Brasil é uma merda. Valorizem o Brasil! Já chega a Europa, Ásia e EUA acharem nosso país e os brasileiros um lixo. Agora, o próprio brasileiro se sabotar é horrível.
Jean Manzon Fan. Boa Tarde, Temos um Programa de Automóvel no CANAL SOLER chamado de AO VOLANTE e vamos receber um convidado na live desta semana 15/05/2020 chamado João Marcos de Oliviera Ramos e ele me pediu para que exibíssemos trechos deste vídeo, gostaria de saber se você nos permite exibir para que ele faça comentários sobre o desenvolvimento deste carro. Obrigado
perguntei pro meu pai que tem 58 anos e ele tinha um quando jovem ,so que foi roubado , ele tem uma foto que o carro esta do lado dele, ele disse que era um carro bom na epoca o melhor na verdade
A violencia industrial entre paises é bem conhecida ! Eu conheço a historia da GURGEL . Recentemente uma marca brasileira saiu no mercado nacional ( D2D motors ) o brasileiro devia privilegiar esta marca na suas futuras compras !!!!! NAO é crime ser patriota .
Não verá, o último que pensou nisso foi engolido pela corrupção e ego, Eike Batista; ou comprado e destruido como a Troller. Mas pensando bem, construtores independentes poderiam importar motores da China e com design nacional fazê-los atraves de vaquinha virtual
Infelizmente vc não vai ver,pois na epoca em que surggiu uma empresa 100% nacional foi sabotada pelos generais entreguistas.Tais generais entreuistas tipo Mourão,Vidas boas estão por ai ainda.
Penso sim, que dá para fazer carros 100% nacional, e pelo valor econômico. Sobre as indústrias internacionais. Não há nada a se fazer... Pense em um produto artesanal ou uma empresa que faça poucos carros por encomenda. Como a Ferrari faz, seria uma forma de quebrar monopólio. E carros movidos a eletricidade, energia solar, álcool, gasolina e gás. Tudo híbrido!
E o primeiro Gol que saiu com motor de Fusca era um espetáculo de feiura e baixo desempenho! A VW só veio dar uma "melhoradinha" no visual do Gol nas versões GTS, GTI e no G3.
concordo com os argumentos de quem defende como "primeiro carro nacional" a Romiseta, o DKW, os Gurgel, ou os Democratas. Mas a criação do Aero Willys 2600 é um caso especial --- uma história super interessante, uma fábrica (na época) grande , e com ótima participação no mercado, desenhando, projetando, construindo e comercializando seu primeiro carro completo, existente apenas no Brasil. E vendeu "que nem pão quente", foi um sucesso! Projeto complicado, e meio híbrido.... a frente era semelhante à (brasileiríssima) frente da Rural, de 1959. As portas, capô e mala eram os mesmos do Aero '62..... O carro ficou lindo. Mesmo assim, foi atualizado e modernizado em 1965. Ficou mais bonito e moderno ainda!
Q eu saiba e q meu pai sempre falava o Brasil nunca fez carro , é fácil pegar o motor e algumas peças e fazer um carro , foi igual o caso da Gurgel EA da Brasília , pegaram o motor q é da Alemanha e algumas peças e montaram esses carros , é vou pegar uma geladeira e colocar o motor do Fusca , ae vcs podem dizerem q foi a primeira geladeira brasileira Brastemp a andar , ae fica fácil Brasil só copia nunca vai chegar no patente de fora kkkkkkkkk
não, não. Outros carros já eram montados por aqui, há décadas (mesmo que manualmente, com peças importadas). Esse carro foi o primeiro que teve seu desenho feito aqui, conforme explicado, alterando o projeto original do Aero Willys, mas mantendo muitas peças vindas de fora por dentro do carro. É um projeto concebido no Brasil adaptando um carro que já estava bastante antiquado.
Essa é difícil, pois quase ao mesmo tempo apareceram muitas marcas independentes na Alemanha, antes até da mercedes, na França com a Citroen, na Itália com a alfa ou Bugatti não lembro agora e na inglaterra também e acho que a Packard no EUA
A primeira indústria automobilística do mundo foi a Czech Company Nesselsdorfer Wagenbau, na Tchecoslováquia, em 1897. Depois passou a se chamar Tatra.
@@luizmiranda1950 Foi a Benz em 1871 (149 anos) (como Benz & Cia) 1890 (130 anos) (como Daimler-Motoren-Gesellschaft) 1924 (96 anos) (como Mercedes-Benz)
Para ser genuinamente brasileiro, desde o projeto, até o motor, coisa que só a Gurgel conseguiu, o resto é só o designer com motor de outra montadora.. No caso da Gurgel era o Gurgel BR800
EU SOU ENGENHEIRO MECÂNICO E A MINHA VIDA É A PÁREA AUTOMOTIVA, DEVIDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DE DISTÂNCIA DOS GRANDES CENTRO E A DEMORA EM ME FORMAR DEVIDO A CONDIÇÕES FINANCEIRAS, DE FORMA NENHUMA POR DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MESMO ASSIM NUNCA DEIXEI O SONHO DE TRABALHAR NA PÁREA AUTOMOTIVA, INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI, MAS SE TEM UMA COISA QUE ME REVOLTA ALÉM DISSO É VER QUE NOSSO ,PAÍS DEIXOU, POR CULPA DE UM BANDO DE CRETINOS, QUE AS TRANSACIONAIS ESTRANGEIRAS TOMASSE CONTA DE NOSSA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, MATANDO ASSIM, AS POSSIBILIDADES DE UMA INDÚSTRIA DESSA NATUREZA GENUINAMENTE NACIONAL, ATÉ QUE ASSUMA NO COMANDO DESTE PAÍS, ALGUÉM QUE PENSE COMO EU, ISSO SE PERPETUARÁ E NOSSO ENGENHEIROS, CIENTISTAS E TÉCNICOS JAMAIS IRÃO TER O PRAZER DE ANDAR NUM VEÍCULO CRIADO PROJETADO, CONCEBIDO E CONSTRUÍDO GENUINAMENTE POR NÓS, FICAREMOS SEMPRE NA RABEIRA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E AGORA, COM ESTE ESPÍRITO DE PORCO NO COMANDO DO PAÍS E COM A FINANCEIRIZAÇÃO DA NOSSA ECONOMIA, É QUE SEREMOS APENAS UMA PROVÍNCIA EXPORTADORA DE MATÉRIAS PRIMAS, POR ISSO NÃO ME CONTENHO AO VER ESTAS COISAS, A VONTADE QUE DÁ É DE IR RESOLVER ESSA PORRA TODA NO BRAÇO!!!!!!
O primeiro carro feito no Brasil na verdade foi um carro caseiro criado com outras peças de outros carros em Cachoeira do Sul - RS, em 1964... Um pouco de pesquisa não doi nada =)
saness games você tem uma Ferrari ? Você tem condições pra ter uma Ferrari além do valor do veículo tem como pagar IPVA e seguro ? Um carro 1.0. Basico custa no Brasil uns 33.000 você tem condições de pagar avista sem parcelas? Grande bosta ter Ferrari hoje em dia
há um erro de interpretação o que o narrador luiz jatobá quer dizer é que o aero willys foi o primeiro carro desenhado por projetistas brasileiros feito aqui no Brasil ja que os modelos anteriores eram americanos
Não existe carro brasileiro, nem o Aero-Willys era. A grande mídia convenceu o povo que carros feitos por multinacionais são brasileiros. Não são. O brasileiro abdicou de desenvolver tecnologia e se um dia as multinacionais forem embora fica todo mundo de tanga aqui. Somos totalmente dependentes e colonizados. A grande mídia ainda se encarregou de colocar na cabeça do povo que somos um país de "vocação agrícola". Brasileiro só serve para plantar, criar gado e extrair minério para deixar os estrangeiros mais ricos. Quando uma empresa brasileira desponta um governo traidor é colocado no poder, ou pelo voto com a ajuda da mídia ou com golpes, para que as empresas e nossas riquezas sejam entregues a empresas estrangeiras. Brasil eterna colônia.
Hoje temos utilitários 100 % brasileira...a linha marruá AM 50,100 e 200 da Agrale...mais parece que os brasileiros têm um certo preconceito com empresas brasileiras... exemplo a troller que faliu e foi vendida para Ford...
Acho que agora é a hora e a vez do Brasil começar a fabricar carro brasileiro pois estamos no inicio da era do Carro Eletrico e eletricidade boa e barata o Brasil tem, sim... Estou interassado no nome dessa musica de pandeiro com piano...Alguem sabe???
Interessante, mas esse ai é a geração 2 do aero willys. A geração 1 era todo arredondado. Esse ai entrou junto com o Itamaraty. Em tempo... esse é o Willys do bem, não aquela aberração do Jean Wyllys
Por mais bem produzido que seja esse material,esse carro ñ era nem de longe brasileiro,em 1963 a Willys ja tinha morrido nos EUA e o ferramental foi trazido pra cá pra que continuasse a ser montado como artigo de luxo(a Willys americana fabricava utilitários militares e carros para famílias de baixa renda do pós guerra),era um carro ultrapassado até mesmo em design em comparação aos carros de outros países
Complementando o que você disse, a Willys nada mais fez do que dar uma melhorada no conceito apresentando por Brook Stevens em 1955. Era pra esse modelo do Aero ter sido fabricado nos EUA a partir desse ano, mas invés disso a Kaiser (dona da Willys-Overland) resolveu encerrar a produção do modelo com carroceria arredondada e trazer o ferramental pro Brasil. Basicamente ele só foi feito aqui como tapa-buraco até que a WOB tivesse pronta pra fazer o Aero quadrado.
Exato,tanto que essa versão havia sido descartada por causa das linhas desequilibradas,rabos de peixe já estavam fora de moda e destoavam das linhas planas do teto e dos vigias,que deixavam o carro com uma aparência de carro barato,faróis em cima,grade embaixo formando uma "boca",lanternas traseiras verticais,... já não era mais adequado à época,o Aero ñ é um carro grande,é um carro gordo,a proporção da largura não condiz com a altura e o comprimento do carro e o motor já não era bom,o 6 cilindros gastava muito e andava pouco,mesmo em torque era um motor fraco. É só comparar com qualquer carro dos anos 60,o modelo da willys estava preso na década de 50
O pai de um grande amigo aparece aos 2:23. Engenheiro projetista da AeroWillys, de uma época gloriosa que se fabricavam de forma linda e artesanal. Um trabalho que se fazia com imenso cuidado, com atenção aos detalhes, com organização e métodos bem definidos. Bem diferente dessas carroças de impressora 3d feita de plástico em tudo que é lugar que guiamos hoje em dia.
Narração do inesquecível Luis Jatobá!
Sou suspeito pra falar, pois tenho um 1965, e sou apaixonado por esse automóvel!è um sucesso até hoje . E para quem pretende se tornar um antigomobilista, é um ótimo começo. O carro tem um valor bem mais acessível do que os importados, baixa manutenção, e há peças para comprar em qualquer auto-peças.Só esse ano fiz 23 casamentos,dá pra custear o carro e ainda sobra muito!!! parabéns WILLYS. Aliás Willy será o nome do meu próximo filho!!!!!!!!!!!!!!
bacana esse teu relato de que é possível ter um carro de coleção e usá-lo para eventos como forma de custear a manutenção! Parabéns!
E como está teu filho willis? O meu filho e Wen Brian
Sem dúvida que foi um grande passo para a indústria automotiva brasileira!
O nosso País, sempre mereceu lugar de destaque no cenário mundial, o que para isso, sempre precisou de brasileiros competentes e com desejo de ver o nosso país crescer.
Lionel 76 DC_RJ 26.01.23
Muito bom vídeo. Na época eu criança ouvia os adultos dizerem carro de gente rica. Para ter um teria que ter muita posse financeira. Financiamentos a longo prazo inexistiam. Para comprar um tinha que ser um barão do café e residir num palacete da antiga avenida Paulista.
+oswaldo lima rosa jr
tinha que trabalhar parceiro trabalhar nada mais facil que isso era so trabalhar e tinha carro
+Ferran Cameranesi Oh, moleque. Cale a boca. O Brasil sempre foi um país de merda.
tem gente que é iludida né, pedreiro, padeiro e operário trabalham igual corno e num conseguem nem comprar uma bike, se pagar pra comer já tá de bom tamanho... agora trabalhando por hora então, pior ainda...
Caramba, muito bom este vídeo, e o mais impressionante é que os engenheiros mesmo sem dispor de muita tecnologia conseguiram fazer com que os 6 canecos ficasse nervoso, claro que estamos falando de um motor produzido á quase 60 anos atrás. Muito bom mesmo gostei.
Tive um Aero 1967. Excelente automóvel. Acabamento primoroso. Pai ele em jacarandá entre outros detalhes. Fantástico.
Agora os desenhos são uma maravilha! Talento puro!
Meu saudoso pai trabalhou nesse projeto!
SC Bright sério?
Parabéns !
Que privilégio seu pai teve
Seu pai e o matusalen ? Kkkkk
@@antonielpereira4921 Eu tenho 63 anos de idade, meu pai, se estivesse vivo, teria uns 103, ele trabalhou nas principais montadoras dos anos 60, incluindo Willys Overland do Brasil e Vemag, entre outras da época e trabalhou nas oficinas de protótipos da época, esculpindo protótipos em argila e construindo os veículos artesanalmente. Não sou nenhum moleque.
e a coisa mais gostosa e nostalgica ver o passado como tudo era feito dava gosto de ver a dedicaçao de todos parabens pelo video
é a entonação forçada do vídeo. Lembre-se que o mundo real é bem diferente do filtro da câmera, não se sente calor/frio, odores, etc etc
Era tudo dezenhado na prancheta.....e os montadores praticamente tudo feito na mão,bons tempos....
bom aonde
Que documentário!!!
Que show de reportagem!!!
Que pesquisa maravilhosa!!!
cara! na hora que apareceu o designer com seu " aerógrafo" ( 1:53).....a arte na essência!!!
Muito bom vídeo, verdadeira arqueologia. Nunca tive um carro desses, mas na década de 70 meu fusca estava com problema e, para passar o dia passeando com uma garota em Nova Friburgo, aluguei lá o Itamaraty de um taxista amigo meu. O Itamaraty 3000 (3.0) foi uma "quase" limusine, evolução do Aero Willys. Excelente carro para os padrões da época.
Excelente.Nota 10.
Que bom que tem esses vídeos para nós conhecermos a história da indústria de automóveis no Brasil
emociona d+ voltar no passado...qdo a vida realmente era prazerosa...
E naquela época, você achava a vida prazerosa mesmo? Pensava isto quando estava naquela época?
Um carro bonito Robusto lindo desainer tudo feito,projetado por Brasileiros mesmos,Meu Deus quanto orgulho seria hoje isso para nós,sem essas invasões de importados só latarias de terceira e mecânica fragil,Aero Willis isso sim foi nosso orgulho há 55,anos atraz! Ótima postagem👍👏👏👏👏👏👏👏👏
1:20 "O sonho de hoje é a realidade de amanhã". 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
tive a felicidade de conhecer esta empresa. logo ela passou para a ford tyrabahei no centro de pesquisa, na via anchieta, e bom p-articipar da historia deste pais. excelente documentario.
Parabéns pelo memorial!
David D'Avila Mombach maiore
O primeiro carro fabricado em série no Brasil foi lançado há 56 anos. Era setembro de 1956 e em uma tradicional indústria de fundição em Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo, nascia a Romi-isetta, um modelo de veículo compacto, capaz de transportar dois adultos e uma criança e rodar 25 km com um l de gasolina.
Existiram ainda assim várias versões desse carrinho, produzido por várias empresas após o término da 2a guerra...
Sensacional 👏👏👏
Era pequeno e meu tio havia comprado um 63 verde claro, carro confortável demais
bela reportagem,
isso é um grande orgulho que muitos não sabem , que fica na lembrança
parabéns aos técnicos que idealizaram e trabalharam .
Droga de reportagem pregando mentiras o primeiro carro genuinamente brasileiro foi o presidente que não pode ser fabricado em grande escala por causa das grandes montadoras que mandavam no Brasil.
rafael claudio dos santos dos que o
@@precilianaepaulocardososil133 Isso mesmo. Veículos brasileiros de verdade eram FNM e Gurgel. E as montadoras ainda mandam e desmandam aqui. Tanto é que o golpe de 1964 foi dado justamente para essas multinacionais entrarem ainda mais aqui, destruírem as nossas indústrias e roubarem o nosso mercado interno. É por isto que nós não temos computadores brasileiros, carros brasileiros, turbinas brasileiras para aviões, foguetes espaciais, etc.
Toda as potências tem seus automóveis, e o Brasil também precisa ter sua própria indústria automobilística
Já tem pra isso, mas só no domínio do autobus...
Muitas lembranças e saudades ,eu talvez sou o único projetista vivo que trabalhou neste projeto
Como antigomobilista nato! Devemos respeitar a evolução da indústria automotiva, desde as Romis até aos super luxuosos Galaxie/Landau, aos Dodges Le Baron e também aos Opalas Gran-luxo. O Aero teve sim participação nesse mercado com o Itamaraty, mas não podemos nos esquecer da evolução que aconteceu com nossos carros no final dec 60 com a chegada do Opala. Enfim, sou suspeito pra falar...
A GM foi a primeira a ver que o mercado nacional ia bombar e trouxe um carro mais maneiro e recente primeiro que as outras, com o Opala. Ainda assim era um carro com vários problemas de estabilidade, mas dava um banho na concorrência.
@@stelles Era o que existia na época tive 2, e sim davam de goleada pois só tínhamos projetos obsoletos como o Aero (O CHAMAVAM DE Jipe de Gravata ) e a Simca.O Corcel também tava nascendo um bom produto.
Vejam os "Fenemens" FNM que tbm são absolutamente nacionais e para as condições da época.
Projeto italiano da ALFA (ANÔNIMA LOMBARDA FABRICA DE AUTOS ),veio ao Brasil com o apoio do Vargas e a CSN companhia siderúrgica nacional.
Muito bem lembrado.
@@brunoleopoldo7304 Sim. Aí os milicos depois destruíram as indústrias nacionais para deixar entrar aqui as multinacionais. Um dos motivos do golpe contra Vargas e João Goulart. Não teve nada de combate ao tal do "comunismo". O que os norte-americanos e europeus queriam é que o Brasil não surgisse como potência industrial para competir com eles no continente americano e no resto do mundo. A FNM foi fechada em 1973, bem no meio do regime militar. Os milicos não queriam que surgisse a Eletrobrás e a Petrobrás, aí Vargas deu um tiro no próprio peito em forma de protesto.
O Aero Willys 2600 (1963 a 1972) teve o seu reinado. Originou o Itamaraty que era um dos modelos mais cobiçado. Após o lançamento do Ford Galaxie eles perderam a majestade. Quem finalmente acabou o Aero Willys. Foi o Chevrolet Opala (1968 a 1992) Um carro originado do Opel Rekord (1966 a 1971). Que muito mais moderno. Tanto em estilo quanto na mecânica. Meu pai teve 3 Aero. Em 1975 fizemos uma viagem do Rio de Janeiro passando por. Sete Quedas. Mandaguari. Foz Iguacu. Xanxere. Lajes. Caxias do Sul e voltando pelo litoral. Uma grande aventura.
UM dos melhores carros dos anos sessenta tive o prazer de dirigir um ITAMARATY que carro, entrava na curva com velocidade e reduzia a marcha parece que ele grudava no chão tal a sua estabilidade é do tempo que se construíam carros,sem contar o esportivo convercível , 'INTERLAGOS ' fabricado em 1962 na época quem tinha um era 'BOY' e as pessoas citavam é um 'Willys Overland do Brasil !
otimo video! parabens!
Que época linda eu viajo nisso. 😢
O único carro totalmente feito no Brasil, foi o Gurgel, com motor de fusca e acabou logo por falta de apoio do governo. Aqui se montam as peças.
Mara Lucia uma correção amiga o último gurgel o BR 800 tinha motor próprio da Gurgel foi o 1 e último carro totalmente nacional e creio que não haverá outro infelizmente
@@andrecasas1 verdade! !
E o motor do Fusca? Não foi inteiramente
Mais e o Bianco... o miura... o nik ... teve outros... mais também morreram na planta... sem contar o puma que em 1989 a fábrica era aqui do lado de casa em Curitiba já com a empresa alfa metais... a mesma hoje fabrica apenas peças pra outras marcas... ainda em Curitiba... e no barracão ainda tem veículos pumas amv 4.1 e outros da linha...triste realidade brasileira
@@alinesilva9000 se eu não me engano esses carros usavam peças de outros
As Palavras que Acompanham Este Texto,Parabéns,Parabéns,Parabéns .
Minhas Perguntas ? ..
Existem os Vídeos do Famoso Interlagos ?. .
Os Projetos dos Utilitários Rural-Willys / Pickp-Up Rural-Willys ?. .
Os Carros Gordini And Douphine,Também Pertencia ao Grupo Willys ?. .
A Pergunta Final,o Projeto M,Caracterizou o Corcel ?. .
Excelente Postagem jeanmanzonfan .
Com relaçao a epoca , super moderno e bonito mas infelizmente as grandes montadoras boicotam
video bem feito com um texto muito bom!!!
Kkk. Eu trabalhei no desenvolvimento desse carro. Não era um carro novo mas sim uma modificação do modelo antigo , o Aerowilis, assim como o Dofini virou Gordini. Kkkk
Era um carro potente. Motor de 6 cilindros, com 2600 cilindradas e dois carburadores. Meu pai teve um desses na época.
Maior. Orgulho.
Bom ser visto!
tenho saudades desse veículo
Histórias. Importantes.
Caramba que vídeo esso sim que é uma obra de arte
Wooow vou publicar na minha página de carros antigos quando eu fizer a matéria sobre o Aero wyllis
VENDO ISSO TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO
Giovana Gelfuso Tirando o satanás do partido do PT eu tenho orgulho.
Isso me leva a crer que se o Brasil tivesse políticos honestos que fizesse investimentos na sociedade em questão de tecnologias, seríamos uma das maiores potências mundiais. Tínhamos tudo para ter um País foda
O PT que me da orulho de ser brasileiro.Não a elite direitista.Essa elite direitista que venderam a DKW por um preço mais barato para FIAT enquanto os ditadores militares sabotavam a IBAD Democrata.
Sinto pena da mente brasileira que só vê tv e assiste programas de tragédia como se fosse algo normal. E que dizem que o Brasil é uma merda. Valorizem o Brasil! Já chega a Europa, Ásia e EUA acharem nosso país e os brasileiros um lixo. Agora, o próprio brasileiro se sabotar é horrível.
+Almir Bispo a DKV não tem nada a ver com a FIAT, a DKV tem haver com a PKV, eu conheci a linha de montagem de ambas!
Jean Manzon Fan. Boa Tarde, Temos um Programa de Automóvel no CANAL SOLER chamado de AO VOLANTE e vamos receber um convidado na live desta semana 15/05/2020 chamado João Marcos de Oliviera Ramos e ele me pediu para que exibíssemos trechos deste vídeo, gostaria de saber se você nos permite exibir para que ele faça comentários sobre o desenvolvimento deste carro. Obrigado
Nossa. Quanto. Trabalho. Manual.
perguntei pro meu pai que tem 58 anos e ele tinha um quando jovem ,so que foi roubado , ele tem uma foto que o carro esta do lado dele, ele disse que era um carro bom na epoca o melhor na verdade
Essa marca jeep e muito boa co fiável e de qualidade
kinho Silva não tem a ver com o tema já que não é nacional e além de tudo só nao faliu porque a fiat comprou
sensacional!!!
Tive um desses 64 , acreditem...
Que carro e esse?
Aero Willys
O primeiro carro genuinamente brasileiro, foi o DEMOCRATA da extinta montadora PRESIDENTE.
os unicos carros 100% brasileiros e o democrata e o grugel br800 o resto tudo emportado
Gostei dessas informações sobre o Democrata.
É por isso que devemos ter fontes confiáveis pra entender a história 👍👍
Pode crer! E o Gurgel BR800!
@@cinosouza se escreve importado anarfabetu
@@mr.grumpygrumpy2035 ñ é
Pelo que me lembro o 1o aerowilis tinha a lanterna traseira pequena. Esta comprida surgiu depois.
sensacional
Quero ver o Brasil com um carro a 100% brasileiro.
A violencia industrial entre paises é bem conhecida ! Eu conheço a historia da GURGEL . Recentemente uma marca brasileira saiu no mercado nacional ( D2D motors ) o brasileiro devia privilegiar esta marca na suas futuras compras !!!!! NAO é crime ser patriota .
Não verá, o último que pensou nisso foi engolido pela corrupção e ego, Eike Batista; ou comprado e destruido como a Troller.
Mas pensando bem, construtores independentes poderiam importar motores da China e com design nacional fazê-los atraves de vaquinha virtual
Vixiiiiii lascou então.....
Infelizmente vc não vai ver,pois na epoca em que surggiu uma empresa 100% nacional foi sabotada pelos generais entreguistas.Tais generais entreuistas tipo Mourão,Vidas boas estão por ai ainda.
Penso sim, que dá para fazer carros 100% nacional, e pelo valor econômico. Sobre as indústrias internacionais. Não há nada a se fazer... Pense em um produto artesanal ou uma empresa que faça poucos carros por encomenda. Como a Ferrari faz, seria uma forma de quebrar monopólio. E carros movidos a eletricidade, energia solar, álcool, gasolina e gás. Tudo híbrido!
Manon,um srtista da tela! Qto ao Aero,nunca se falou como o 1° brasileiro...
riquíssimo documentario
Nesta época existia gênio de verdade, sem tecnologia .nenhuma
Sensacional !!!!
O primeiro carro genuinamente brasileiro foi o Gurgel.
Dudu Lima Uma bosta de Carro .Feio que doi
E o Gol é lindo né? seu idiota.
+Lucas Giantorno, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
E o primeiro Gol que saiu com motor de Fusca era um espetáculo de feiura e baixo desempenho! A VW só veio dar uma "melhoradinha" no visual do Gol nas versões GTS, GTI e no G3.
@@LucasGiantorno melhor que muitos Gurgel
concordo com os argumentos de quem defende como "primeiro carro nacional" a Romiseta, o DKW, os Gurgel, ou os Democratas.
Mas a criação do Aero Willys 2600 é um caso especial --- uma história super interessante, uma fábrica (na época) grande , e com ótima participação no mercado, desenhando, projetando, construindo e comercializando seu primeiro carro completo, existente apenas no Brasil. E vendeu "que nem pão quente", foi um sucesso!
Projeto complicado, e meio híbrido.... a frente era semelhante à (brasileiríssima) frente da Rural, de 1959. As portas, capô e mala eram os mesmos do Aero '62.....
O carro ficou lindo. Mesmo assim, foi atualizado e modernizado em 1965. Ficou mais bonito e moderno ainda!
Nasceu mil anos atrás na maternidade caipirinha há há há acertei
Os brasileiros precisam parar de ficar só reclamando do Brasil e trabalhar com força para melhorar esse país.
Romi Isetta foi o primeiro carro do Brasil
Show!!!!
Q eu saiba e q meu pai sempre falava o Brasil nunca fez carro , é fácil pegar o motor e algumas peças e fazer um carro , foi igual o caso da Gurgel EA da Brasília , pegaram o motor q é da Alemanha e algumas peças e montaram esses carros , é vou pegar uma geladeira e colocar o motor do Fusca , ae vcs podem dizerem q foi a primeira geladeira brasileira Brastemp a andar , ae fica fácil Brasil só copia nunca vai chegar no patente de fora kkkkkkkkk
por que não cala a boca? Melhor que falar merda.... VocÊ NÃO SABE NADA dos CARROS e FA´BRICAS DESSA ÉPOCA, GALINHA KKKK.
Ótimo
Sensacional a História, QUAL o nome do carro?
Aero Willys
Mas. Muito. Lindo
Talvez o certo seria dizer "O primeiro carro a ser fabricado ou montado no Brasil".
não, não. Outros carros já eram montados por aqui, há décadas (mesmo que manualmente, com peças importadas). Esse carro foi o primeiro que teve seu desenho feito aqui, conforme explicado, alterando o projeto original do Aero Willys, mas mantendo muitas peças vindas de fora por dentro do carro. É um projeto concebido no Brasil adaptando um carro que já estava bastante antiquado.
@@stelles mas as peças, motor e tecnologia? São de fora né?
qual foi a primeira marca do mundo ?
Tecnicamente foi a Mercedes
Essa é difícil, pois quase ao mesmo tempo apareceram muitas marcas independentes na Alemanha, antes até da mercedes, na França com a Citroen, na Itália com a alfa ou Bugatti não lembro agora e na inglaterra também e acho que a Packard no EUA
A primeira indústria automobilística do mundo foi a Czech Company Nesselsdorfer Wagenbau, na Tchecoslováquia, em 1897. Depois passou a se chamar Tatra.
@@luizmiranda1950 Foi a Benz em 1871 (149 anos) (como Benz & Cia) 1890 (130 anos) (como Daimler-Motoren-Gesellschaft) 1924 (96 anos) (como Mercedes-Benz)
Por que os locutores antigos tinham um arrastado travoso na letra R, no início das palavras começadas por essa mesma letra?
Acho que o primeiro veículo nacional foi o Joagar que foi feito em 1960.
Para ser genuinamente brasileiro, desde o projeto, até o motor, coisa que só a Gurgel conseguiu, o resto é só o designer com motor de outra montadora..
No caso da Gurgel era o Gurgel BR800
Muito bom eu gosto muito da ciência
31/01/2021 20:23 dom campo grande ms
maravilha
Muito da hora esse carro , aqui na minha cidade tem um desses rodando mas ja ta meio surrado
eu gostei 😘😘😘😘😘
EU SOU ENGENHEIRO MECÂNICO E A MINHA VIDA É A PÁREA AUTOMOTIVA, DEVIDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DE DISTÂNCIA DOS GRANDES CENTRO E A DEMORA EM ME FORMAR DEVIDO A CONDIÇÕES FINANCEIRAS, DE FORMA NENHUMA POR DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MESMO ASSIM NUNCA DEIXEI O SONHO DE TRABALHAR NA PÁREA AUTOMOTIVA, INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI, MAS SE TEM UMA COISA QUE ME REVOLTA ALÉM DISSO É VER QUE NOSSO ,PAÍS DEIXOU, POR CULPA DE UM BANDO DE CRETINOS, QUE AS TRANSACIONAIS ESTRANGEIRAS TOMASSE CONTA DE NOSSA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, MATANDO ASSIM, AS POSSIBILIDADES DE UMA INDÚSTRIA DESSA NATUREZA GENUINAMENTE NACIONAL, ATÉ QUE ASSUMA NO COMANDO DESTE PAÍS, ALGUÉM QUE PENSE COMO EU, ISSO SE PERPETUARÁ E NOSSO ENGENHEIROS, CIENTISTAS E TÉCNICOS JAMAIS IRÃO TER O PRAZER DE ANDAR NUM VEÍCULO CRIADO PROJETADO, CONCEBIDO E CONSTRUÍDO GENUINAMENTE POR NÓS, FICAREMOS SEMPRE NA RABEIRA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E AGORA, COM ESTE ESPÍRITO DE PORCO NO COMANDO DO PAÍS E COM A FINANCEIRIZAÇÃO DA NOSSA ECONOMIA, É QUE SEREMOS APENAS UMA PROVÍNCIA EXPORTADORA DE MATÉRIAS PRIMAS, POR ISSO NÃO ME CONTENHO AO VER ESTAS COISAS, A VONTADE QUE DÁ É DE IR RESOLVER ESSA PORRA TODA NO BRAÇO!!!!!!
O primeiro carro feito no Brasil na verdade foi um carro caseiro criado com outras peças de outros carros em Cachoeira do Sul - RS, em 1964...
Um pouco de pesquisa não doi nada =)
Chris qual?
carro caseiro num conta, devem ter feito um monte no país inteiro ao longo do século...
não falou o nome do carro! É o aero willis?
Assim como outras industrias a DANA foi muito importante também nessa história. Tell me mor
E o Romi - Isetta ? Achei que tivesse sido o primeiro 100% nacional.
E hoje em 2018 o que temos???
Romeu Da Silva Pereira Ferrari
saness games você tem uma Ferrari ? Você tem condições pra ter uma Ferrari além do valor do veículo tem como pagar IPVA e seguro ? Um carro 1.0. Basico custa no Brasil uns 33.000 você tem condições de pagar avista sem parcelas? Grande bosta ter Ferrari hoje em dia
Temos.......
só porcaria de outros países, os carros totalmente originais e Brasileiros estão tecnicamente *extintos*.
CARROS 1.0 DE PLASTICO COM PRESTAÇÕES A PERDER DE VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIISTA
@@alessandrolima7818 KKKKKKKKKKKK
BMW (BEAUTIFUL, MARVELLOUS, WONDERFUL)!
ERRO
O PRIMEIRO GENUINAMENTE BRASILEIRO FOI EM 1950
EM SANTA BÁRBARA D OESTE SP
ROMI ISETA
julianna valente como o nome diz era italiano, não brasileiro
há um erro de interpretação o que o narrador luiz jatobá quer dizer é que o aero willys foi o primeiro carro desenhado por projetistas brasileiros feito aqui no Brasil ja que os modelos anteriores eram americanos
Não existe carro brasileiro, nem o Aero-Willys era. A grande mídia convenceu o povo que carros feitos por multinacionais são brasileiros. Não são. O brasileiro abdicou de desenvolver tecnologia e se um dia as multinacionais forem embora fica todo mundo de tanga aqui. Somos totalmente dependentes e colonizados. A grande mídia ainda se encarregou de colocar na cabeça do povo que somos um país de "vocação agrícola". Brasileiro só serve para plantar, criar gado e extrair minério para deixar os estrangeiros mais ricos. Quando uma empresa brasileira desponta um governo traidor é colocado no poder, ou pelo voto com a ajuda da mídia ou com golpes, para que as empresas e nossas riquezas sejam entregues a empresas estrangeiras. Brasil eterna colônia.
Primeiro carro fabricado no Brasil !! Só o gurgel Br 800 e totalmente nacional
Detalhe, motor box nacional 2 cilindros, hoje todo mundo fica admirado com os novos 3 cilindros!
3 cilindros?
Reza a lenda que havia um projeto, mas a perua do aero só não saiu por causa das boas vendas da rural.
alguemm sabe o nome desse narrador a voz parace de rolando nero mas acho que nao e
Jean Manzon
+adonis costa Luiz Jatobá(EXCELENTE).
+Ronaldo Chagas valeu capitao adoro a vc desse cara
Manzon fazia a filmagem e fotografia, dirigia o curta
os caras eram fodas
Hoje temos utilitários 100 % brasileira...a linha marruá AM 50,100 e 200 da Agrale...mais parece que os brasileiros têm um certo preconceito com empresas brasileiras... exemplo a troller que faliu e foi vendida para Ford...
Acho que agora é a hora e a vez do Brasil começar a fabricar carro brasileiro pois
estamos no inicio da era do Carro Eletrico e eletricidade boa e barata o Brasil tem, sim...
Estou interassado no nome dessa musica de pandeiro com piano...Alguem sabe???
Interessante, mas esse ai é a geração 2 do aero willys. A geração 1 era todo arredondado. Esse ai entrou junto com o Itamaraty. Em tempo... esse é o Willys do bem, não aquela aberração do Jean Wyllys
mas o primeiro carro nacional nao e o romi isseta
Inteligência, ele diz o primeiro carro BRASILEIRO, não o primeiro carro que foi fabricado no Brasil.
Hein o Isetta é italiano
E aquela desgraça feia pode se chamar de carro?
Por mais bem produzido que seja esse material,esse carro ñ era nem de longe brasileiro,em 1963 a Willys ja tinha morrido nos EUA e o ferramental foi trazido pra cá pra que continuasse a ser montado como artigo de luxo(a Willys americana fabricava utilitários militares e carros para famílias de baixa renda do pós guerra),era um carro ultrapassado até mesmo em design em comparação aos carros de outros países
Complementando o que você disse, a Willys nada mais fez do que dar uma melhorada no conceito apresentando por Brook Stevens em 1955. Era pra esse modelo do Aero ter sido fabricado nos EUA a partir desse ano, mas invés disso a Kaiser (dona da Willys-Overland) resolveu encerrar a produção do modelo com carroceria arredondada e trazer o ferramental pro Brasil. Basicamente ele só foi feito aqui como tapa-buraco até que a WOB tivesse pronta pra fazer o Aero quadrado.
Exato,tanto que essa versão havia sido descartada por causa das linhas desequilibradas,rabos de peixe já estavam fora de moda e destoavam das linhas planas do teto e dos vigias,que deixavam o carro com uma aparência de carro barato,faróis em cima,grade embaixo formando uma "boca",lanternas traseiras verticais,... já não era mais adequado à época,o Aero ñ é um carro grande,é um carro gordo,a proporção da largura não condiz com a altura e o comprimento do carro e o motor já não era bom,o 6 cilindros gastava muito e andava pouco,mesmo em torque era um motor fraco.
É só comparar com qualquer carro dos anos 60,o modelo da willys estava preso na década de 50
O PRIMEIRO CARRO ROMIISETTA
ta uma pergunta, será que ainda tem chance da empresa voltar a fabricar?
(eu estive pensando nisso há mais de um ano)