#41 CAROLINA LOPES RODRIGUES - Autismo, Professores, Bullying, Literatura, Jesuitas.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 окт 2024

Комментарии • 27

  • @Rocktonight
    @Rocktonight Месяц назад +1

    Compreendo muito bem a questão da avalanche de estímulos. Só desde que ouvi falar de neurodivergência (há menos de 2 anos) e de sensibilidade aos estímulos é que percebi que vivia assim desde sempre. Já tenho o meu diagnóstico aos 40 anos: PHDA e TEA. Ainda a processar essa informação, mas foi como uma validação do que eu vinha a suspeitar ao longo deste último ano. E como é que cheguei lá pela primeira vez: podcast do Raminhos. Mudou a minha vida. Agora descobri o Despolariza e também estou a adorar. Parabéns pelo serviço público! 👏👏👏

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 Год назад +5

    Achei extraordinária a resposta que a Carolina deu, quando lhe perguntaste se ela queria ser curada do autismo, caso houvesse um tratamento que possibilitasse essa cura. Ela, no fundo, respondeu que não sabia, porque a cura poderia implicar a alteração de toda a sua personalidade, e isso poderia ser assustador.

  • @flordekker1584
    @flordekker1584 4 месяца назад +1

    Episódio super interessante, bem feito!
    Talvez fosse interessante entrevistar um médico ou terapeuta com autismo. Conheço alguns no meu país, por exemplo, um médico que opta conscientemente por partilhar o seu diagnóstico com o mundo exterior, para mostrar que 'somos médicos normais, e bons no nosso trabalho'.
    Tenho curiosidade em saber se existe alguma abertura sobre este assunto entre os profissionais (para)médicos em Portugal.

  • @marisacandido2640
    @marisacandido2640 9 месяцев назад +1

    Que entrevista tão importante para mim 😊 Este ano tive o diagnóstico de TEA da minha filha de 7 anos. Estamos a viver uma avalanche de mudanças e adaptações😢 Um bem haja pela entrevista ❤

  • @fernandoadamastor8268
    @fernandoadamastor8268 Год назад +2

    Carolina, uma "menina" absolutamente extraordinária.

  • @manuel11764
    @manuel11764 7 месяцев назад +1

    FORÇA CAROLINA, Adoro pessoas que se superam. Não tenho nada contra os outros que o não conseguem. Estas pessoas como a Carolina dão-me coragem.

  • @ecovel_s
    @ecovel_s Год назад +2

    É sempre muito comovente ouvir histórias sobre pessoas especiais que se cruzam na vida de outras pessoas (especiais também😄) e que podem ter contribuído para uma mudança tão positiva de direcção nos caminhos da vida.

  • @claramagalhaesdias9085
    @claramagalhaesdias9085 Год назад +2

    Adorei ouvir a Carolina 💚

  • @marinajunqueira
    @marinajunqueira Год назад +3

    Que conversa incrível!! 💚 Será que não são os ditos 'normais' que estão errados em querer fazer que todo mundo seja igual, quando a cada dia temos mais e mais exemplos que de que a beleza está na diferença? O que nos falta mesmo é o respeito pela diferença.
    Carolina, eu entendo que tu não queiras ser rotulada como a 'autista' nas redes sociais, mas se trabalhas nessa área da comunicação digital (e sabes o poder que isso tem) e tens tanto (mas tanto) para ensinar sobre o autismo e principalmente, sobre empatia, aceitação e respeito, é um favor gigaaaante que fazes a sociedade em falar sobre isso!!! Acho que é caso para pensares com muito carinho! Já tens uma apoiante!! 🙌🙌

  • @rafaelmaria3498
    @rafaelmaria3498 Год назад +2

    Gostei de ouvir a Carolina. Estas conversas costumam ser boas e importantes. Parabéns :)

  • @mcarmotd
    @mcarmotd Год назад +3

    Primeiros 4 minutos já valeram a pena!! Amazing 💛

  • @onemorecupofcoffee.
    @onemorecupofcoffee. Год назад +1

    Tão bom 💛

  • @Bananahammockingbird
    @Bananahammockingbird Год назад +1

    Nunca desilude o Despolariza :)

  • @neliapombo2636
    @neliapombo2636 Год назад +3

    Boa noite, infelizmente não posso ser mecenas mas teria o maior prazer em o ser, pois fazem um serviço público muito grande.
    A Carolina é brilhante, como mãe de uma menina de 7anos com autismo é assustador e ao mesmo tempo reconfortante, pois ao ouvir a história médica dela vejo as mesmas características na minha filha, no entanto eu não sei se ela vai ter as mesmas oportunidades devido há falta de meios para a ajudar. Pois ela só me tem a mim. Por isso Carolina tu és brilhante e os teus pais, alguns professores, amigos, médicos, etc. são os teus anjos pois te ajudaram a ser feliz, eu espero estar á altura do desafio pois gostaria que ela tivesse um dia a autonomia que tu tens. Muito Obrigada a ambos.

    • @Despolariza
      @Despolariza  Год назад +1

      Obrigado! 🤍

    • @marisacandido2640
      @marisacandido2640 9 месяцев назад +1

      A minha filha também é Carolina e tem 7 anos. Identifico-me tanto com esta história. Temos tido um caminho muito difícil... Se quiser falar em privado, disponha 😊

  • @manuelressanogarcia7013
    @manuelressanogarcia7013 Год назад +1

    Muito bom, até queria ter tido mais! obrigado mais uma vez

  • @didominguez4355
    @didominguez4355 Год назад +1

    Obrigado ❤

  • @teresafernandes4153
    @teresafernandes4153 Год назад +3

    Achei uma querida a Carolina, mas gostava de comentar algo em relação à linguagem neutra.
    "Dizer boa noite a todos e todas é pleonasmo.
    Dizer boa noite a todos, todas e todes é imbecilidade"
    Infelizmente a ameaça desse verdadeiro atentando à língua portuguesa é real, uma vez que é uma pauta da esquerda e já se sabe que a esquerda está em peso na academia.
    A meu ver demasiado ridículo, além de que é uma questão de elite, o pobre necessitado não está de certeza preocupado com isto. E as minorias de género não deveriam perder tempo com algo tão inútil, que só faz com que nao sejam levados a sério.
    Outro ponto relevante: os cegos e surdos, como seria para eles ter de se adaptar a esta mudança na escrita? O mundo já é suficientemente desafiante para eles. Dessas minorias já não se fala, porque causam menos polémica, no entanto são uma minoria mais expressiva. Triste.
    PS. A língua portuguesa é masculina, não machista.