Tomás, estive ontem (25/01) no lançamento do livro da Andreia Melo e da Tania Matos, na FNAC do Norteshopping, que tu brilhantemente apresentaste e mediaste, com perguntas pertinentes. Como te prometi, vim "buscar" o teu podcast. Sem surpresas, é a tua cara e é tão bom quanto eu esperava (até mais um bocadinho). Parabéns e continua nesse caminho "despolarizante"
"A narrativa é história. A história serve para passar conhecimento e para passar valores." O esquecimento, ou até mesmo o desprezo pela história, em que hoje se vive, entristece-me. Porque podíamos evitar tantos erros e tanto sofrimento humano, se estivéssemos mais atentos aos acontecimentos passados. É frustrante ver tantas pessoas tecnologicamente bem preparadas, desperdiçarem os conhecimentos da história. Numa época em que a sustentabilidade e o combate ao desperdício é a palavra de ordem, desperdiçar conhecimento também deveria ser considerada uma atitude de extrema gravidade.
Com toda certeza Abrunhosa é o português vivo que mais admiro. As colocações dele são sempre tão coerentes e necessárias! Além disso, destaco que a sensibilidade, destemor e clareza de seu discurso são admiráveis! Um poeta, sábio, músico, cidadão da mais alta qualidade! Vida longa a este "PROFESSOR"! Obrigado pela conversa!
O Pedro Abrunhosa tem um intelecto e uma eloquência admiráveis. Ficava horas a ouvir conversas assim. Muitos parabéns também ao Tomás pela condução tão natural e respeitosa do diálogo.
excelente episódio 👍 já tinha assistido algumas vezes à profundidade de pensamento do Pedro, mas penso que nunca foi tão bem explorada como aqui - colocaste questões relevantes e fizeste sobressair o melhor, parabéns!
Antes de ouvir o Abrunhosa, não tinha qualquer interesse sobre mitologia grega (ou romana), mas achei tão interessante as diversas partilhas. Sobretudo Apolo Dionísio e o paralelismo da formação "formatada" do Conservatório a rebeldia da fuga para o jazz! Cada pessoa é única e tem diferentes coisas para dar ao mundo. Mas não pode haver diversidade sem tolerância, e a tolerância não existe se não soubermos aceitar que outras pessoas pensam e acreditam em coisas diferentes... coisas com as quais não concordamos, que talvez até nos choquem. Tolerância não é dizer que jazz é que é, mas aceitar que jazz e musica clássica e todas as outras formas e tipos de música têm o seu lugar no mundo. Hoje em dia as coisas parecem subvertidas e quem "ontem" defendia a liberdade de expressão hoje desmultiplica-se em esforços para calar a voz do outro. Para cancelar existências contrárias às suas.
A mitologia greco-romana está na génese da cultura europeia a par da sua filosofia, do Cristianismo e mais tarde do liberalismo iluminista. E portanto comporta um sem fim de ensinamentos filosóficos e espirituais acerca do indivíduo e da sua relação com o mundo assim como nos desvela muito do que é o "espírito europeu", aquilo que nos levou durante mais de 2000 anos a agir enquanto povo de uma determinada forma. No que toca ao "Apolíneo e Dionisíaco", a exploração dessa dicotomia está mais ligada à filosofia alemã, mais particularmente a Nietzsche no seu livro a "Origem da Tragédia". Este defende que o conteúdo das grandes tragédias está sempre ligado à tensão criada pela interacção entre estes dois. São duas das forças eternas dicotómicas opostas e complementares que se podem encontrar em todas as coisas, um pouco à semelhança do Yin-Yang Taoista: a ordem e o caos, o dia e a noite, a razão e a emoção, a reflexão e o instinto, o masculino e o feminino, etc...
Acabei de ouvir agora. Realmente espectacular ❤. Concordo com o Pedro Abrunhosa. Foi mais interessante do que falarem de música. Espero que há haja uma segunda sessão. Obrigada. Foi como estar aí.
Vou já com mais de metade da entrevista ouvida e quero dizer que estou a gostar muito. O Pedro Abrunhosa terá o dobro da idade do jovem que tem à frente. Mais sabedoria, mais culto, mais vivido, com muita paciência para este diálogo. Vou ouvir o resto. Espero que o Pedro possa voltar . É muito interessante. Aprendi com ele hoje coisas que desconhecia e sou pela idade dele ❤. Jovem, aprende, com humildade, escuta. Muitas felicidades para o/a filhote
O Universo Não é uma Pirâmide Hierárquica de Quantidades Matemáticas O Universo é uma Holarquia de Esferas de Qualidades de Consciência Desde o Inferno InConscinte ❤️ Para o Inferno Consciente 💚 Até ao Paraíso da Consciência 💜 Stay Awake Not Woke ❤️💚💜
Vim aqui parar ao canal por acaso, ou não. Parabéns pelo trabalho, que grande conversa. Parafraseando esse grande poeta, “sem achismos”, deixo só a minha opinião; a fé não é para ser compreendida e sim para ser exercida. A fé é persistência. Bem hajam.
Foi um episódio muito interessante na perspectiva de um aprendiz, pareceu-me mais uma aula de faculdade do que propriamente um ep. do Despolariza. O Pedro Abrunhosa é sem dúvida um homem inteligente e talentoso, mas aquela pitada de vaidade moral e intelectual torna-o um pouco azedo. Patinou no tema das celebridades serem instrumentalizadas pelas causas, vai se lá saber porquê. Obrigado pelo episódio!
Ainda não vi o vídeo mas vou certamente ver. O Pedro Abrunhosa, apesar de ser de uma ideologia política com a qual não concordo nada, é uma pessoa extremamente culta, inteligente e que sabe justificar o seu próprio pensamento, não dá como não gostar de assistir (mesmo que não se concorde) a uma pessoa destas a falar. Como artista nem se fala, é um dos maiores artistas portugueses de sempre, e sempre o irá ser!
Alguém que me explique como se salta do negacionismo da pandemia para os terra planistas ainda não percebi a conexão.... Quem ataca os negacionistas tem que surgir com este argumento porquê? n percebo...
É uma ferramenta de retórica usada pela incapacidade de argumentar. O que se passou exactamente durante a pandemia é um tema muito complicado e provavelmente nunca saberemos a verdade completa. Tudo e o seu contrário está disponível nas redes sociais para se usar como prova inequívoca seja do que quer que seja. É muito difícil perceber onde pára a verdade. Mentes mais fracas não admitem isto e recorrem a todo o tipo de instrumentos, mais ou menos pacíficos ou legítimos para tentar mudar a opinião dos outros.
@@polymaniac Um exemplo para quê?Sempre que se fala em negacionistas é automático...faz-se logo comparação com terra planistas... é um recurso argumentativo recorrente muito fraco...sem qualquer sentido para validar não sei o quê exactamente... enfim...
A Tirania é a Semente da Sua Própria Destruição !!! Os Fins Nunca Justificam os Meios Os Meios Sempre Determinam os Fins Os Indivíduos podem Ser Assassinados As Ideas Não Podem Ser Mortas❤️💚💜
Fez um péssimo trabalho na resposta sobre as vacinas quando entrou na brincadeira de confundir negacionismo com livre arbítrio e quando fala de ciência como uma verdade absoluta. Como disse há dias um médico conhecido, não podemos ler apenas a conclusão do estudo mas também as premissas, pois essas por vezes já condicionam o resultado que procuramos. Deu o exemplo do estudo que concluiu que um barco totalmente operacional não navegava... Mas era preciso ver que o barco nao foi testado na água....se alteramos a premissa, obtemos o resultado que queremos.
Polémico como sempre foi. Agrada a uns e outros ouvem simplesmente a sua música e não suas ideias ou opiniões. Quando à temática drogas (picas inoculações ou"vacinas") respondo da mesma forma que ele às ditas.. " Não julgo mas não quero para mim" isso sim é respeitar e exercer liberdade de cada um. Boa semana
Em que minuto é que o sr. Pedro fala do que ele fez enquanto POLÍTICO autarca eleito pelo PS no Porto, quando o Sr. Sócrates era o Líder Nacional? Imagino que ele fale dos envelopes de 75 mil euros. Eu percebo que ele está a ver a mamadeira do socialismo absoluto a acabar na Europa e, esperto como é, sabe que também vai acabar em Portugal. Itália, Holanda e Argentina andam a tirar-lhe o sono. CHEGA de socialismo absoluto que em 8 anos só destruiu o SNS e as escolas públicas.
Sim, as crianças mortas em ataques israelitas já andam de granada na mão 🤥. É impensável defender Israel neste momento, assim como defender as ações do Hamas. No fundo, é impensável defender a guerra, seja qual for o lado.
Ha quem seja inocente e ingenuo por falta de conhecimento de história e factos e há quem saiba do que se passa e fecha os olhinhos pk exitem bons e maus o que continua a ser ingénuo e inocente mas em conhecimento de causa enfim quando não se sabe do que se fala diz se M....
Tomás, estive ontem (25/01) no lançamento do livro da Andreia Melo e da Tania Matos, na FNAC do Norteshopping, que tu brilhantemente apresentaste e mediaste, com perguntas pertinentes. Como te prometi, vim "buscar" o teu podcast. Sem surpresas, é a tua cara e é tão bom quanto eu esperava (até mais um bocadinho). Parabéns e continua nesse caminho "despolarizante"
Muito obrigado José!!
"A narrativa é história. A história serve para passar conhecimento e para passar valores." O esquecimento, ou até mesmo o desprezo pela história, em que hoje se vive, entristece-me. Porque podíamos evitar tantos erros e tanto sofrimento humano, se estivéssemos mais atentos aos acontecimentos passados. É frustrante ver tantas pessoas tecnologicamente bem preparadas, desperdiçarem os conhecimentos da história. Numa época em que a sustentabilidade e o combate ao desperdício é a palavra de ordem, desperdiçar conhecimento também deveria ser considerada uma atitude de extrema gravidade.
E o problema é que não querem saber/aprender
Concordo, muito sabia suas palavras... Parece k a humanidade não evoluiu, ainda tanto ódio e guerras sem motivos plausíveis
Com toda certeza Abrunhosa é o português vivo que mais admiro. As colocações dele são sempre tão coerentes e necessárias! Além disso, destaco que a sensibilidade, destemor e clareza de seu discurso são admiráveis! Um poeta, sábio, músico, cidadão da mais alta qualidade! Vida longa a este "PROFESSOR"!
Obrigado pela conversa!
Grande homem obrigado Pedro Abrunhosa espectáculo ❤😂😢😮😅 🇵🇹💯🎹
O Pedro Abrunhosa tem um intelecto e uma eloquência admiráveis. Ficava horas a ouvir conversas assim. Muitos parabéns também ao Tomás pela condução tão natural e respeitosa do diálogo.
Concordo em pleno! E ressalto que esta foi das melhores conversas que assisti com o grande Abrunhosa, superou até mesmo a palestra dele no TEDTalks.
Pedro Abrunhosa obrigado tua cultura.🎉
excelente episódio 👍 já tinha assistido algumas vezes à profundidade de pensamento do Pedro, mas penso que nunca foi tão bem explorada como aqui - colocaste questões relevantes e fizeste sobressair o melhor, parabéns!
Por isso é necessário que volte ❤
Antes de ouvir o Abrunhosa, não tinha qualquer interesse sobre mitologia grega (ou romana), mas achei tão interessante as diversas partilhas. Sobretudo Apolo Dionísio e o paralelismo da formação "formatada" do Conservatório a rebeldia da fuga para o jazz! Cada pessoa é única e tem diferentes coisas para dar ao mundo. Mas não pode haver diversidade sem tolerância, e a tolerância não existe se não soubermos aceitar que outras pessoas pensam e acreditam em coisas diferentes... coisas com as quais não concordamos, que talvez até nos choquem. Tolerância não é dizer que jazz é que é, mas aceitar que jazz e musica clássica e todas as outras formas e tipos de música têm o seu lugar no mundo. Hoje em dia as coisas parecem subvertidas e quem "ontem" defendia a liberdade de expressão hoje desmultiplica-se em esforços para calar a voz do outro. Para cancelar existências contrárias às suas.
A mitologia greco-romana está na génese da cultura europeia a par da sua filosofia, do Cristianismo e mais tarde do liberalismo iluminista. E portanto comporta um sem fim de ensinamentos filosóficos e espirituais acerca do indivíduo e da sua relação com o mundo assim como nos desvela muito do que é o "espírito europeu", aquilo que nos levou durante mais de 2000 anos a agir enquanto povo de uma determinada forma. No que toca ao "Apolíneo e Dionisíaco", a exploração dessa dicotomia está mais ligada à filosofia alemã, mais particularmente a Nietzsche no seu livro a "Origem da Tragédia". Este defende que o conteúdo das grandes tragédias está sempre ligado à tensão criada pela interacção entre estes dois. São duas das forças eternas dicotómicas opostas e complementares que se podem encontrar em todas as coisas, um pouco à semelhança do Yin-Yang Taoista: a ordem e o caos, o dia e a noite, a razão e a emoção, a reflexão e o instinto, o masculino e o feminino, etc...
Mesmo, a matéria é boa ou má dependendo do professor e o Pedro Abrunhosa dá gosto ouvir...
Muito Bom .
Culturalmente aconselhável
Obrigado Pedro
Uma lenda viva mesmo🌟💫🌟💫👏👏👏👏
Grande Senhor da cultura.
Obrigado Pedro Abrunhosa
Quanto mais te conheço mais maravilhado fico. Muita cultura mesmo. Teu Fã assumido. Força y Pedro. Grande Abraço.
Excelente entrevista parabens!
Nunca fui ,mas a partir desta entrevista fiquei fã do Pedro Abrunhosa , parabens pela maravilhosa entrevista 👏👏👏
Acabei de ouvir agora. Realmente espectacular ❤. Concordo com o Pedro Abrunhosa. Foi mais interessante do que falarem de música. Espero que há haja uma segunda sessão. Obrigada. Foi como estar aí.
Nós anos 79/80 andei pelo país a fazer inquéritos e a pobreza era igual à referida pelo Pedro Abrunhosa nos anos 60.
Está bem, Pedro, não são todos iguais, mas isso não quer dizer que sejam muito diferentes.
Fabulosa conversa.... Deveras enriquecedora e criativa!
Sempre admirei este grande senhor pela cultura e veia poética ,muito boa entrevista !!
Parabéns beijinhos
Vou já com mais de metade da entrevista ouvida e quero dizer que estou a gostar muito. O Pedro Abrunhosa terá o dobro da idade do jovem que tem à frente. Mais sabedoria, mais culto, mais vivido, com muita paciência para este diálogo. Vou ouvir o resto. Espero que o Pedro possa voltar . É muito interessante. Aprendi com ele hoje coisas que desconhecia e sou pela idade dele ❤. Jovem, aprende, com humildade, escuta.
Muitas felicidades para o/a filhote
Gostei imenso!! fiquei cheia de vontade de ouvir uma segunda parte
Espero que o Pedro volte ❤
Qual é o livro de Edward Said que o Pedro refere? 1:08:28
Grande Pedro..é caso pra dizer: "este homem é um Senhor!" Adorei, que bela conversa entre 2 homens cultos do Norte! Parabéns Tomás pelo projecto.
Faz shorts! 😊 aumenta a dinâmica e capta!
Excelente conversa!
Amo muito pedro abrunhosa é maravilhoso
O Universo Não é uma Pirâmide Hierárquica de Quantidades Matemáticas
O Universo é uma Holarquia de Esferas de Qualidades de Consciência
Desde o Inferno InConscinte ❤️
Para o Inferno Consciente 💚
Até ao Paraíso da Consciência 💜
Stay Awake Not Woke ❤️💚💜
Vim aqui parar ao canal por acaso, ou não. Parabéns pelo trabalho, que grande conversa.
Parafraseando esse grande poeta, “sem achismos”, deixo só a minha opinião; a fé não é para ser compreendida e sim para ser exercida. A fé é persistência.
Bem hajam.
Se me permite: a fé é um percurso pessoal, feito de avanços e recuos.
Grande conversa a estamos de acordo licoes culorais continuem Parahens
Aprenda a escrever, por favor.
Foi um episódio muito interessante na perspectiva de um aprendiz, pareceu-me mais uma aula de faculdade do que propriamente um ep. do Despolariza. O Pedro Abrunhosa é sem dúvida um homem inteligente e talentoso, mas aquela pitada de vaidade moral e intelectual torna-o um pouco azedo. Patinou no tema das celebridades serem instrumentalizadas pelas causas, vai se lá saber porquê. Obrigado pelo episódio!
Tomas, não queres acrescentar o PayPal como forma de doação?
Felicidades e obrigado pelo teu tempo.
Que estranho! Sempre teve a opção Paypal mas realmente fui la ver agora e não aparece. Vou escrever um email para a Donorbox. Obrigado pelo aviso 🙌🏼
Incrível episódio!
Obrigado!!
Ainda não vi o vídeo mas vou certamente ver. O Pedro Abrunhosa, apesar de ser de uma ideologia política com a qual não concordo nada, é uma pessoa extremamente culta, inteligente e que sabe justificar o seu próprio pensamento, não dá como não gostar de assistir (mesmo que não se concorde) a uma pessoa destas a falar. Como artista nem se fala, é um dos maiores artistas portugueses de sempre, e sempre o irá ser!
Brilhante
O conceito do véu da ignorância é maravilhoso!
❤
Pedro, tocas piano de ouvido. Quando se tem bom ouvido, e se percebe de música, obviamente, é fácil tocar uma música.
Alguém que me explique como se salta do negacionismo da pandemia para os terra planistas ainda não percebi a conexão.... Quem ataca os negacionistas tem que surgir com este argumento porquê? n percebo...
É uma ferramenta de retórica usada pela incapacidade de argumentar. O que se passou exactamente durante a pandemia é um tema muito complicado e provavelmente nunca saberemos a verdade completa. Tudo e o seu contrário está disponível nas redes sociais para se usar como prova inequívoca seja do que quer que seja. É muito difícil perceber onde pára a verdade. Mentes mais fracas não admitem isto e recorrem a todo o tipo de instrumentos, mais ou menos pacíficos ou legítimos para tentar mudar a opinião dos outros.
A conexão é serem ambos os assuntos anti-científicos.
@@polymaniac Certo...mas porquê sempre este?
Pareceu-me que deu apenas um exemplo.
@@polymaniac Um exemplo para quê?Sempre que se fala em negacionistas é automático...faz-se logo comparação com terra planistas... é um recurso argumentativo recorrente muito fraco...sem qualquer sentido para validar não sei o quê exactamente... enfim...
Anti Trump e anti Ventura. Os fãs que lidem com isso. É um exercício de amor continuar a ser fã de alguém com ideologias opostas
Que é que estás para aí a dizer?
És um boneco
Os políticos são mesmo todos iguais = 🤥 🤥 🤥 🤡🤡🤡
A Tirania é a Semente da Sua Própria Destruição !!!
Os Fins Nunca Justificam os Meios
Os Meios Sempre Determinam os Fins
Os Indivíduos podem Ser Assassinados
As Ideas Não Podem Ser Mortas❤️💚💜
Fez um péssimo trabalho na resposta sobre as vacinas quando entrou na brincadeira de confundir negacionismo com livre arbítrio e quando fala de ciência como uma verdade absoluta.
Como disse há dias um médico conhecido, não podemos ler apenas a conclusão do estudo mas também as premissas, pois essas por vezes já condicionam o resultado que procuramos. Deu o exemplo do estudo que concluiu que um barco totalmente operacional não navegava... Mas era preciso ver que o barco nao foi testado na água....se alteramos a premissa, obtemos o resultado que queremos.
Polémico como sempre foi. Agrada a uns e outros ouvem simplesmente a sua música e não suas ideias ou opiniões. Quando à temática drogas (picas inoculações ou"vacinas") respondo da mesma forma que ele às ditas.. " Não julgo mas não quero para mim" isso sim é respeitar e exercer liberdade de cada um. Boa semana
Quem é este indivíduo com tantas certezas ?
Xiu boneco
Como tantas certezas? Ele refere que não há verdades absolutas. Como é que consegui ouvir o contrário?
A POLÍTICA no sentido NOBRE da palavra!
mt bom
Ó Pedrinho
A Terra Plana é uma Metáfora para Explicar a MonoNarrativa !!!
Pois não são todos iguais mas, quando toca a passarem-se dos carretos, os xuxas abusam. Convenhamos.😅
A vox e de baritomo e dos rituais negros o que bem presenciei nesses tempos idos Waramos a nessitar que os Deuses desxao ca baixo ABRACO
Desçam* necessitar*
Quase 2h e meia a ouvir um progressista de esquerda o gajo é 0 em politica e falso se diz que é bom em história.
Em que minuto é que o sr. Pedro fala do que ele fez enquanto POLÍTICO autarca eleito pelo PS no Porto, quando o Sr. Sócrates era o Líder Nacional? Imagino que ele fale dos envelopes de 75 mil euros. Eu percebo que ele está a ver a mamadeira do socialismo absoluto a acabar na Europa e, esperto como é, sabe que também vai acabar em Portugal. Itália, Holanda e Argentina andam a tirar-lhe o sono. CHEGA de socialismo absoluto que em 8 anos só destruiu o SNS e as escolas públicas.
Israel não propaga ódio sobre os Palestinianos; propaga, sim, sobre os terroristas do Hamas
Sim, as crianças mortas em ataques israelitas já andam de granada na mão 🤥. É impensável defender Israel neste momento, assim como defender as ações do Hamas. No fundo, é impensável defender a guerra, seja qual for o lado.
Isso mesmo mas estes avençados da esquerda fazem questão de propagar a narrativa das quadrilhas de esquerda.
Ha quem seja inocente e ingenuo por falta de conhecimento de história e factos e há quem saiba do que se passa e fecha os olhinhos pk exitem bons e maus o que continua a ser ingénuo e inocente mas em conhecimento de causa enfim quando não se sabe do que se fala diz se M....
Não Será Deus
O Colectivo InConscinte ?!?!?!
❤
O conceito do véu da ignorância é maravilhoso!