Cheguei aqui via Vitor Fontana, apesar de estar 1 ano atrasado. Vi que a treta ocorreu nesse período já superado, ou menos focado. No entanto, como Pastor Pentecostal, Bacharel em Filosofia pela UCSAL, especializando em Docência de Teologia, História e Filosofia, aluno do Pedro Dulci no IC-Loop, aluno do Paulo Won no Didaskalia, membro da ABC2, Núcleo de Salvador/Ba, e participante concluso do curso Fundamentos da Visa Intelectual, da mesma associação, tenho me aproximado, desde 2014, dos reformados, e me impressionado com o nível e a abrangência dos temas abordados. Também interessou-me sua abordagem sobre o Liberalismo Teológico, já que na.minha graduação em Filosofia, meu TCC foi baseado no livro Princípios Fundamentais da Filosofia do Direito, em 2018, e até hoje tenho dificuldades em entender esse autor. Mas, meu interesse mesmo, é o de estudar sobre o Liberalismo Teológico, suas raízes, influências e legado. Qual bibliografia, em português, que vc me indicaria? Já me inscrevi em seu canal e pretendo acompanhá-lo. Desde já agradeço a atenção, e peço desculpas pelo texto prolongado.
Infelizmente no Brasil a Teologia Liberal não tem muito sucesso entre acadêmicos brasileiros. Talvez um começo seria o livro Teologia Moderna do H.R. Mackintosh. Claramente ele não é liberal, mas, ao menos trata com seriedade as idéias dos principais teólogos. Tem todos esses citados no vídeo. Espero ter ajudado.
Vim pelo vídeo do Victor Fontana. O formato do seu vídeo ficou bacana. A explicação: melhor ainda. Sua fala fuída mostra conhecimento de causa. Parabéns!
Faz um sobre neo-ortodoxia e sobre essa corrente no luteranismo também (quais influencias e teologos que podem ser considerados neo-ortodoxos no luteranismo). E se puder fala algo sobre Oscar Cullmann e esse lance de aniquilacionismo
Exato! Conheça bem o autor q vc está lendo, assim você vai saber discernir o que é bom do que é pernicioso. Além disto mantenha sua fé fundamentada na confissão da sua igreja local, no fundo é ali que você será deputada, não nos muitos livros
Como o alemão disse, é importante conhecer o pastor ou escritor que você esta lendo pra ter uma ideia prévia do que irá encontrar. E lógico, conhecer pelo menos a base das Escrituras pra ter um contra ponto. Se o que esse autor está dizendo é coerente com a Palavra de Deus.
Se vc puder , leia a teólogia sistematica de Norman geisler . E uma tem uma linha mais apologética. Único problema é que é o preço é um pouco liberal KKK.
Olá, meu querido. Vim por meio do canal do Victor. Agradeço pela aula e síntese. Vez ou outra na academia, apelo para a ideia oriunda de Von Harnack, sempre reservando Karl Barth do lado para me resguardar.
Alex, sou um estudante de História e você falou coisas muito interessantes pra quem é da área e gosta de pensar nesse diálogo entre a História e Teologia. Tem alguns desses materiais que você citou em inglês ou português? Principalmente sobre essa questão em Ritschl, que já vi sendo citado pelo Bavinck, justo nessa discussão sobre História. No mais, obrigado pelo vídeo! Tive muitos insights, principalmente para minhas pesquisas dentro da universidade.
Muito esclarecedora a sua aula. Obrigado. Gostaria de pedir para que você falasse um pouco sobre a diferença entre liberalismo e neo-ortodoxia. Deus abençoe seu bebê, e sua família!
Boa tarde Alex. Muito bom ver esse tipo de conteúdo tão bem explicado e com livre acesso. Parabéns e obrigado haha Minha opinião sobre o estilo do vídeo: Acho que um vídeo onde você está parado, em um ambiente mais adequado para a gravação, seria melhor de assistir. (Minha opinião apenas :$) Creio que mesmo que a quantidade de vídeos seja bem menor fazendo assim, a longo prazo isso se resolveria. Teríamos muitos vídeos com assuntos tão bem explicados e com uma qualidade melhor. Acima de tudo, muito obrigado pela disposição em nos abençoar com seus vídeos. Independente do modelo de edição, você tem sido uma benção. Deus abençoe, abraço.
Gostei. Uma das poucas abordagens mais próxima da neutralidade que já vi. O que vemos por aí é uma desenfreada predileção por uma ou outra opção confessional e uma certa irracionalidade contra um movimento teológico.
Ótimo vídeo, muito obrigado! Quanto ao formato, eu prefiro o mais tradicional, porém, faça o que for mais conveniente, fácil e produtivo pra você. O formato em si é o de menos
Olá Alexander. Boa tarde. Muito interessante o tema de hoje. Apesar de interessante, foi bem En Passant, por se tratar de um vídeo de menos de 20 minutos, sobre um tema tão vasto. Eu sou cristão e estudante de licenciatura em filosofia, aqui na federal de Brasília (UnB). Gostaria que, caso possa, por gentileza, me envie bibliografia para entender mais sobre o assunto do Liberalismo teológico e a influência de Hegel, Kant e Schleiermacher nessa história toda. O tema me interessou muito. Aceito indicações bibliográficas em inglês e francês também (além do português, claro).
Penso que a diferença entre liberais, fundamentalistas e neo-ortodoxos está no fato de que os primeiros pensavam a revelação como algo substancialmente imanente, de forma que a Bíblia, por ex., seria uma revelação no sentido que é, no máximo, uma cristalização de uma experiência religiosa comum da humanidade. Já o fundamentalismo tem uma visão notadamente proposicional da revelação (daí acarinharem tanto doutrinas como a inerrância). Por seu turno, a neo-ortodoxia tem uma noção relacional da revelação (esta seria o encontro entre Deus e o homem). Assim, a Bíblia seria revelação no sentido que, em sua leitura e por meio do querigma, a igreja pode encontrar Deus através de Cristo (pois aquela éo testemunho [humano] da revelação histórica). Me identifico com a última perspectiva.
Bem específico isso, não? Tübingen é a escola de Baur, que propôs uma exegese histórico-critica livre de dogmatizasses confessionais. Já a escola de Erlangen é menos conhecida, pq representa um recorte do neoluteranismo. Um nome conhecido por aqui é o do Delitzsch, que muitas vezes vc encontra em comentários bíblicos do AT.
Excelente!! Muito obrigado! Melhor mais vídeos assim do que um vídeo bem elaborado mas demorado. Se possível, gostaria que você recomendasse alguma (ou algumas) obras para iniciar esses estudos. Abraço!
Obrigado mano! Temos pouco material em Português, mas recomendo extrair as passagens do McGrath sobre os liberais citados na Teologia sistemática dele. A história da teologia do Hägglund tb ajuda. Mas bom mesmo são os Handbook of 19th century theology
Muito bom! Eu indicaria que fizesse uma edição de vídeos sobre os movimentos teológicos, neste mesmo formato. Outra ideia seria vídeos sobre terminologias teológicas.
Verdade! Eu queria editar, mas foi justamente por não conseguir tempo pra estudar uma pauta, gravar e editar que escolhei esse formato. Assim consigo entregar valor pra vocês, mesmo com alguns problemas técnicos.
Teologia do Alemão Não se preocupe. Continue fazendo dessa maneira, do jeito que der. =) Se não for pedir demais... e caso haja mais gente interessada no assunto... podia comentar as versões da Bíblia em alemão?
Muito bacana o formato de video Alex! Perguntas: qual a principal contribuição do liberalismo ao cristianismo histórico e qual o principal problema, que você acha? Outra pergunta, será a classificação de "liberal" hoje, a quem defende algum ponto semelhante ao defendido por algum liberal histórico, seria correta ou um anacronismo? Por exemplo: não crer num doutrina da criação literal ou na existência de um Adão histórico, como C. S. Lewis acreditava.
Renato, muito obrigado pelo comentário e as perguntas. 1. Contribuição: eu diria que os métodos exegéticos, como o histórico comparativo das religiões nos ajudou a enxergar que, sim, também dialogamos e respondemos ao meio religioso onde vivemos. Compreendemos melhor que nossa interpretação não é pura e isenta ou objetiva, mas que também lemos a Bíblia com algum óculos. 2. Problema: adotar a crítica histórica como regua pra dizer o q é verdadeiro e falso na revelação foi o que causou todo o dano. Por conta disto, aliado ao racionalismo, os dogmas foram deixados de lado, o valor da revelação foi minimizada e a fé resumida em bons costumes e moral burguesa. 3. O movimento liberal como plataforma teológica acabou. Acredito que confundimos mais do que ajudamos quando usamos o termo liberal. Quem seria apropriadamente um liberal hoje? Aquele que assina em baixo do PACOTE liberal. Com certeza há destes ainda hoje, mas na maioria dos casos chamados liberais, não passam de alguém que compactua com um ou outro ponto do liberalismo. Mas nesse caso teriamos que colocar até Bonhoeffer, McGrath ou CS Lewis e NT Wright dentro do liberalismo, o que seria totalmente errôneo. Dá pra dizer que aqui ou ali, este ou aquele, sofreu alguma influencia liberal, mas dizer que É liberal é um erro sem tamanho.
@@teologiadoalemao Mais uma vez, obrigado pelos esclarecimentos Alex! Também compartilho dessas percepções! Acompanho seu trabalho no bibotalk há um bom tempo e me sinto muito edificado. Muito obrigado!
@@teologiadoalemao Alex, aproveitando a pergunta, você diria que essa influência liberal nesses autores seria em si mesma um problema ou a partir dessa influência eles puderam trazer coisas boas?
É uma né... é q eu tenho q fazer uma escolha: ou eu edito ou eu gravo o vídeo. Não tenho muito tempo sendo pastor, família, 3 filhos... mas deixei na descrição os nomes dos principais
@@teologiadoalemao se não tem tempo para editar, apenas faça os vídeos assim mesmo. Obrigado por compartilhar conhecimento. Que Deus te abençoe cada vez mais.
irmão... eu tive que ir atrás de literatura estrangeira pq em português é tudo muito panfletário. Acho que ninguém se deu ao trabalho de ler os liberais pra criticar. Então tive que ir pra outros lugares pra achar, especialmente introduções alemãs sobre cada um destes teólogos que eu citei. Alguns eu li no doutorado, então já tava na cabeça.
Gostei bastante do vídeo! Muito bom pra esclarecer os termos da treta lá no tt e ainda edificar. Vai ter um vídeo do outro lado da moeda? 👀 (fundamentalismo)
Alex muito bom sua explanação sobre o liberalismo! Vc particularmente ve alguma contribuição positiva do liberalismo para a história e para nós cristãos hoje? Devemos jogar toda água fora sem ver se existe algum bebe junto? Digo isto porque o cristianismo é ainda hoje acusado de uma série de atrocidades, que são verdadeiras, mas que em grande parte aconteceu devido há distorçôes do movimento original de Cristo, sabemos hoje que Jesus provavelmente não assinaria em baixo das grandes atrocidades feitas em nome de Deus. Partindo desta premissa, não haveria algo de bom no movimento liberal? Será que a origem não foi baseada em buscas e duvidas sinceras? Grande abraço!!!
Sim, principalmente no campo da exegese. Posso não concordar com os resultados da exegese deles, mas eles deram um bom impulso na exegese. Além disto abriram frentes para pesquisa histórica mais séria na teologia, o que foi bastante importante.
O Liberalismo Teológico influenciou de algum modo, direta ou indiretamente, a Teologia da Libertação e a Teologia da Missão Integral? Elas me parecem ter em comum a questão do desenvolvimento moral.
Oi Rafael, sim! A teologia da libertação se alimenta diretamente da escatologia pós-milenista do liberalismo. Além disto usa o criticismo bíblico como ferramenta de trabalho ao lado da teoria crítica vinda da filosofia. Já a missão integral tem bem menos influencia liberal, pois ela bebe alguma coisa de social gospel americano e esse tem uma leve influencia liberal no fundo, mas não chega, p. ex. a usar o método histórico-critico. Claro, não quer dizer q adeptos da TMI não tenham por conta própria bebido de fontes da teologia politica, como Moltmann. Mas dai Moltmann é mais uma influencia na escatologia e concepção de reino de Deus, do que na exegese.
Professor, ainda dá tempo de fazer pergunta? rsrs. Sempre ouvimos falar que um dos motivos das igrejas europeias (não sei se posso estender tanto) terem seu declínio espiritual ou dogmático, foi o liberalismo presente em seu sistema teológico. Até que ponto isso é verdade?
Liberalismo é só um dos problemas. Mais certeiro seria dizer que o protestantismo cultural, que inclui também cristãos tradicionais e grupos mais piedosos, contribuiu.
O problema do estudo sobre o liberalismo teológico no brasil é não ver nada nele que se aproveite. Quando na verdade, a teologia crítica contribuiu em muito para o avanço da exegese e da hermenêutica bíblicas. Mas os teólogos fundamentalistas têm pavor dos estudos críticos fazerem os estudantes de teologia perderem a fé.
Muito legal o vídeo, Alex, obrigado pela aula sobre liberalismo. Já vi algumas pessoas associando Barth ao liberalismo: isso faz sentido? Sobre o formato do vídeo, confesso que fiquei com um pouco de dor de cabeça. Talvez se arrumasse um pau de selfie pra prender no canguru do bebê, o ângulo da câmera não mudaria tanto e ficaria um pouco melhor. Deus abençoe!
Não! É como dizer q McGrath é liberal por concordar com o conceito de heresia de Schleiermacher ou q Bonhoeffer é liberal por propor um cristianismo sem a casca religiosa.
Entendo que ela pode ajudar a esclarecer diferenças de perspectiva entre os textos, sempre lembrando que isso não anula o fato de que olhamos para o texto como um todo e não como fragmentos soltos colocados juntos de forma aleatória. Deus conduz esse processo em que pessoas são usadas para esse propósito.
Bom dia, Alex. Paz, irmão! Em primeiro lugar, parabéns pelo bom conteúdo que você tem disposto em seu canal. Em segundo lugar, se possível, gostaria de lhe perguntar a respeito da Hermenêutica Pentecostal. 1) Se estiver correto o meu raciocínio, é uma proposta que tenta valorizar, ou "unir", o método histórico-gramatical e o histórico-crítico, levando em conta o sentido pretendido pelo autor mas unificando a este, também o "sentido", ou a compreensão que o leitor pode dar ao texto referente. Ou seja, o autor inspirado + o leitor e suas experiências, unido isto a seus seus pressupostos (visto todos termos pressupostos) construirão assim, pelo que entendi, juntos, o sentido do texto. PERGUNTO: seria dentro disso a proposta da Hermenêutica Pentecostal? 2) Se assim for, há nessa proposta alguma associação com o pensamento pietista mais ligado a Scheleimacher (perdoe o alemão, RS!) e também com algum tipo de liberalismo como um "programa"? PERGUNTO: Em sua opinião, se for possível compartilha-la, essa proposta atual de hermenêutica pentecostal tem algum tipo de influência do Liberalismo como programa? 3) Volta e meia é mencionado dentro deste movimento o teólogo alemão e luterano, Rudolf Otto (.... - 1937), que me parece, se assemelha com Scheleimacher em suas perspectivas teológicas e religiosas, visto ter sido o Otto um estudioso das Religiões Comparadas. Também, dentro da proposta da Hermenêutica Pentecostal, é comum algum tipo de endosso a Jacques Derrida (1930-2004), nascido de pais judeus, na colônia francesa da Argélia, que realizou seus estudos em Paris e também depois foi professor na Califórnia. Pelo que me parece ele segue uma linha desconstrucionista, onde somos todos mediadores e tradutores do texto. Ou seja, parece que não há um objetivo específico e fixo no texto. O que leva, ao meu ver, a uma autorregulação, pois se for assim, tudo o que Derrida escreveu e falou em suas aulas em universidades, podem não ter tido objetividade nenhuma. Pelo menos é o que me parece. PERGUNTO: o irmão acredita que dentro da proposta da hermenêutica pentecostal há influências de Rudolf Otto e Jacques Derrida? 4) PERGUNTA e resumo: essa proposta não poderá acabar por ser mediadora de uma forma de pensar que desconstrói o sentido único de um texto das Escrituras podendo nós levar assim a uma subjetividade incontrolável? Agradeço a atenção do IRMÃO, e dentro de suas possibilidades se puder me dar um retorno de sua opinião , muito me ajudaria. Caso prefira, meu e-mail é: newtonpba@gmail.com OBS: estou ciente das dificuldades de muitos textos para se chegar ao sentido pretendido pelo autor, mas ainda assim creio, honestamente, que há objetivamente um sentido pretendido pelo autor que cabe a nós, por meio de estudos sérios e dedicados, descobri-los. Também estou ciente de que todos nós estamos carregados de pressupostos quando nos chegamos a leitura de um texto. Porém, se estivermos cientes destes pressupostos, podemos lidar melhor para que não coloquemos tanto nossas ideias no texto. OBS 2: irmão, estas são falas honestas, não tem o tom de debate. Também sou o pastor de uma igreja local aqui em Santa Catarina, sou casado, tenho filhos.... Apenas para que o irmão saiba que estou sendo honesto.
No pod cast do bibotalk o vitor foi arrogante em nao explicar claramente ele divia saber que nao e so o publico acadêmico que escuta o pod cast deixou a desejar vc ja e fantástico professor
Parabéns pelo vídeo!!! Só uma observação: quando a elite teológica é ganha, as massas também são. O que aconteceu na Europa continental é que elas compraram a conclusão dos intelectuais sem precisar entender o raciocínio!
Então... vivia lá por 6 anos e vi que essa conclusão infelizmente é uma invenção conservadora pra tapar o sol com a peneira. Colocar na conta dos liberais a falha em fazer o trabalho de casa, evangelizar, discipular, influenciar cultura, e principalmente engajar-se academicamente. A grande massa protestante não é liberal nem conservadora teologicamente, ela só quer uma igreja pra servir como elemento de coesão social e isso tem a ver com o desenvolvimento do cristianismo europeu desde o fim da guerra dos 30 anos. Acredite menos no bicho papão criado pelos pregadores piedosos e faça pesquisa histórica.
@@teologiadoalemao Obrigado por se dar ao trabalho de ler, responder e enriquecer minha visão com mais dados. Porém a notícia que tenho é que, na Europa, grande parte dos pastores (protestantes) não crê na ressurreição (física) de Jesus. Segundo Paulo, não é igreja quem não crê nisso! Essa descrença, conforme seu vídeo, tem como RAIZ principal o liberalismo teológico. Ah, segundo o Victor Fontana, o Xandão também é testemunha da apostasia europeia, causada pelo liberalismo, hehehe 😄.
Sou pentecostal e comecei a ler livros que falam da história da AD , sociologia da religião para pesquisa científica da história pentecostal e sua teólogia. Acontece que alguns desses aurores apesar de alguns serem pentecostais, tem uma tendência de usar por exemplo teólogia de Paul Tillic , mais na minha experiência teólogica pentecostal, as ADs seguem uma linha teológica ,fora e claro a doutrina dos carismas, uma linha fundamentalista e Batista , será que eles usam Tillic para apenas para examinar a teólogia da fenomenologia dos carismas ou é uma tentativa sutil de misturar isso na doutrina pentecostal?
Pelo visto, um entendimento conservador ou fundamentalista é bem parecido com o liberal já que ambos ressaltam a moralidade em detrimento de outras coisas.
Muito boa exposição, mas o formato ficaria melhor para um tema mais leve, um conteúdo menos denso, porque o bebê e a paisagem desviam a atenção do espectador kkkkk
Um breve comentário/desabafo sobre os últimos acontecimentos (não saberia dizer se dos recentes ou não...): É tão triste esse dualismo que se criou ("nós" e "eles"... o outro). Acredito que seja fruto da própria reação ao liberalismo, no caso, o fundamentalismo. Essa lógica parte do pressuposto de que um liberal é, naturalmente, mal-intencionado, um "lobo", "falso mestre" ou sei lá o quê. É uma lógica da condenação! Condena, sistematicamente, os liberais clássicos (e todos/as que não seguem uma cartilha específica). É muito triste, mesmo. Nessa lógica, ainda, tudo é negado aos liberais (ou "liberais"): espiritualidade, piedade, salvação etc., nenhum liberal sequer (ou "liberal") pode conter algum resquício disso. É vetada toda possibilidade de pensamento crítico, autocrítica ou dúvidas legítimas (ai de quem questionar!). Não há espaço para a especulação. Cria-se um medo coletivo. Um medo que, com o tempo, já não se sabe mais do quê. Sem saber o que se teme, o liberalismo (aspas, se preferir) se torna um fantasminha, como o fantasminha do comunismo. É o "inimigo a ser combatido". Enfim... esse dualismo, ao vetar o senso crítico, reprime pessoas. Faz com que muitos dedos sejam apontados, pouco diálogo ocorra, e muita gente se afaste (isso quando não são "convidadas a se afastar", dentro do contexto eclesial). Às vezes, eu me sinto cansado com essas coisas todas. Estamos em pleno século XXI, discutindo coisas QUASE que exclusivas do XIX (com uma certa margem de erro), como se nada tivesse ocorrido de lá pra cá. Os coronéis desconhecem a vastidão teológica do século XX/XXI? Enfim... No mais, o formato do vídeo ficou legal, Alex. Ficou dinâmico. Caso queira uma sugestão, use a forma mais elaborada quando tiver um tempo sobrando, e use esta mais dinâmica para "mantar uma regularidade".
Mano! Concordo muito com você! Eu diria q os coronéis conhecem, mas para manter o controle sobre as mentes dos seus é melhor criar espantalho do que deixar eles pensarem autonomamente
Bah, é uma realidade bem triste... eu posso estar errado, mas na minha leitura da coisa, me parece algo de ordem estrutural. Tem sua raiz lá no séc XIX, descendo dos EUA. Com os anos, foi se institucionalizando (fazendo-se presente nos seminários, nos púlpitos etc., até alcançar as mentalidades), assumindo a forma de estrutura. Consolidando um padrão normativo. Se esse for o caso, acho que podemos aplicar os conceitos de "igreja" e "seita", de Troeltsch, com esse padrão normativo assumindo o posto de "igreja". Claro que eu dilatei um pouco o uso, mas me parece aplicável... Obrigado pela resposta, Alex! Abração!!!
Esse formato é muito bom, principalmente pq dá pra vermos se o cardio tá em dia. No fim do vídeo a respiração já tá diferente. Hehe Uma sugestão seria um vídeo de uns 40 min sobre a teoria da justiça de Rawls. Daí o cardio fica tinindo. Hahaha Muito obrigado, mano! Abração!
Alemão vc é mito... Esses videozinhos com câmera, luz e áudio controlado é coisa de Nutella... Quem é bom msm explica teologia liberal no barulho da rua e caminhando com o filhote!!! Mto bom!
Vim pela indicação do canal do Vitor Fontana. Amei a explicação. Curti e me inscrevi!
Obrigado 🙏🏻
Eu também!☝️
Eu Tb.
Como é bom ouvir quem realmente sabe 🤗
Obrigado Lucas!! Tmj mano
Cheguei aqui via Vitor Fontana, apesar de estar 1 ano atrasado. Vi que a treta ocorreu nesse período já superado, ou menos focado. No entanto, como Pastor Pentecostal, Bacharel em Filosofia pela UCSAL, especializando em Docência de Teologia, História e Filosofia, aluno do Pedro Dulci no IC-Loop, aluno do Paulo Won no Didaskalia, membro da ABC2, Núcleo de Salvador/Ba, e participante concluso do curso Fundamentos da Visa Intelectual, da mesma associação, tenho me aproximado, desde 2014, dos reformados, e me impressionado com o nível e a abrangência dos temas abordados. Também interessou-me sua abordagem sobre o Liberalismo Teológico, já que na.minha graduação em Filosofia, meu TCC foi baseado no livro Princípios Fundamentais da Filosofia do Direito, em 2018, e até hoje tenho dificuldades em entender esse autor.
Mas, meu interesse mesmo, é o de estudar sobre o Liberalismo Teológico, suas raízes, influências e legado.
Qual bibliografia, em português, que vc me indicaria?
Já me inscrevi em seu canal e pretendo acompanhá-lo.
Desde já agradeço a atenção, e peço desculpas pelo texto prolongado.
Infelizmente no Brasil a Teologia Liberal não tem muito sucesso entre acadêmicos brasileiros. Talvez um começo seria o livro Teologia Moderna do H.R. Mackintosh. Claramente ele não é liberal, mas, ao menos trata com seriedade as idéias dos principais teólogos. Tem todos esses citados no vídeo. Espero ter ajudado.
Vim pelo canal do Víctor Fontana. Deus abençoe você.
Muito boa explicação. Obrigada!❤
Que baita aula. Ganhou um inscrito!
obrigado
Excelente! Valia a pena pagar por um conteúdo tão rico desse. Deus te abençõe, irmão!
Muito bom show de bola
Entendo, Alex, gostei muito do vídeo, me ajudou a ter outra visão do assunto.
Que ótimo!
Vim pelo vídeo do Victor Fontana.
O formato do seu vídeo ficou bacana. A explicação: melhor ainda.
Sua fala fuída mostra conhecimento de causa.
Parabéns!
Excelente vídeo
👍
Excelente
Vim através de Vitor Fontana mas já me inscrevi no canal. Amo aprender com quem realmente sabe.
Maravilha
Ótimo vídeo Alex! Deus te abençoe! Danke!
Bitte schön! Prazer te-lo aqui
Excelente amigo. Continue fazendo vídeo. Deus abençoe.
Indicação do Victor Fontana. Muito bom. 👍
indicação de Vitor Fontana, obrigado.
Achei interessante o formato.
Foi o primeiro vídeo do canal que vi. Victor Fontana indicou.
Faz um sobre neo-ortodoxia e sobre essa corrente no luteranismo também (quais influencias e teologos que podem ser considerados neo-ortodoxos no luteranismo). E se puder fala algo sobre Oscar Cullmann e esse lance de aniquilacionismo
Eita! Tem pauta pra caramba aí! Obrigado pelas sugestões
mano, me edificou bastante esse vídeo, muito obrigado!!!
Deixando minha pergunta:
Como ler teólogos com elementos liberais, como Paul Tillich, de maneira saudável e crítica, retendo o que é bom?
Exato! Conheça bem o autor q vc está lendo, assim você vai saber discernir o que é bom do que é pernicioso. Além disto mantenha sua fé fundamentada na confissão da sua igreja local, no fundo é ali que você será deputada, não nos muitos livros
Isso vale pra tudo na vida né. "Examinai tudo, retém o que é bom".
Como o alemão disse, é importante conhecer o pastor ou escritor que você esta lendo pra ter uma ideia prévia do que irá encontrar. E lógico, conhecer pelo menos a base das Escrituras pra ter um contra ponto. Se o que esse autor está dizendo é coerente com a Palavra de Deus.
Se vc puder , leia a teólogia sistematica de Norman geisler . E uma tem uma linha mais apologética. Único problema é que é o preço é um pouco liberal KKK.
Excelente! O estilo de vídeo foi bom tbm.
Obrigado pelo elogio
Esse formato ficou ótimo.. E clareou muito o assunto!
Obrigado André
Olá, meu querido. Vim por meio do canal do Victor. Agradeço pela aula e síntese. Vez ou outra na academia, apelo para a ideia oriunda de Von Harnack, sempre reservando Karl Barth do lado para me resguardar.
Muito bom Rafael
Cara o vídeo muito bom, estou até baixando ele no celular pra assistir quando eu estiver sem internet .
Deus abençoe.
valeu mano
Top!!!
Vim pela indicação do Victor. Muito bom a explicação ✅
tmj! Muito obrigado
Quanto o formato do vídeo o qual o irmão pediu para opinar, muito bom! Fica dentro dos aspectos comuns e diários da vida. Parabéns! Excelente!
Topppp!
Poderia citar hoje no Brasil e EUA, 3 principais liberais hoje? Para lermos suas produções e/ou discursos.
Caraca! Mto bom o video
Alex, sou um estudante de História e você falou coisas muito interessantes pra quem é da área e gosta de pensar nesse diálogo entre a História e Teologia. Tem alguns desses materiais que você citou em inglês ou português? Principalmente sobre essa questão em Ritschl, que já vi sendo citado pelo Bavinck, justo nessa discussão sobre História.
No mais, obrigado pelo vídeo! Tive muitos insights, principalmente para minhas pesquisas dentro da universidade.
Muito esclarecedora a sua aula. Obrigado. Gostaria de pedir para que você falasse um pouco sobre a diferença entre liberalismo e neo-ortodoxia. Deus abençoe seu bebê, e sua família!
Boa pauta
Ótimo vídeo para visar para a banca 😅
Parabéns! Mesmo ocupado achou uma maneira de abençoar outros com seu dom!
Se significa mais conteúdo, tá aprovado!
Boa tarde Alex.
Muito bom ver esse tipo de conteúdo tão bem explicado e com livre acesso.
Parabéns e obrigado haha
Minha opinião sobre o estilo do vídeo:
Acho que um vídeo onde você está parado, em um ambiente mais adequado para a gravação, seria melhor de assistir. (Minha opinião apenas :$)
Creio que mesmo que a quantidade de vídeos seja bem menor fazendo assim, a longo prazo isso se resolveria. Teríamos muitos vídeos com assuntos tão bem explicados e com uma qualidade melhor.
Acima de tudo, muito obrigado pela disposição em nos abençoar com seus vídeos. Independente do modelo de edição, você tem sido uma benção.
Deus abençoe,
abraço.
Obrigado pelo feedback mano!
Boa
Excelente, como sempre!
Satisfação em tê-lo aqui Erlan! Abraços mano
Adorei esse formato. Foi muito esclarecedor o vídeo 👏🏼
Que legal! Fiquei feliz que vc curtiu
Curti pra caramba o formato!
Obrigado pelo feedback mano!
Curti o vídeo e o formato.
obrigado Luiz!!
MT bom!
Gostei. Uma das poucas abordagens mais próxima da neutralidade que já vi. O que vemos por aí é uma desenfreada predileção por uma ou outra opção confessional e uma certa irracionalidade contra um movimento teológico.
Ótimo vídeo Alex! Que Deus te abençoe!
Muito bom.
Eu também por causa do vídeo do Victor Fontana
Ótimo!
Formato baita mano, aguardando mais conteúdos 😁
Show Diesel
Muito bom!!!
Obrigado Lucas
Acho bacana esse formato também! Me importo mais com o conteúdo do que com a forma, portanto pode continuar assim que está ótimo!
Show! Muito obrigado
Que esclarecedor!
Muito bom. A câmera balançou um pouco. Queria ter tido essa aula no seminário. Incentivo a fazer outros vídeos com esses temas teológicos.
Será q o famoso pau de selfie ajuda nisso? Obrigado pelo feedback
Muito bom. Estava lendo um pouco sobre Bonhoeffer em suas biografias e a impressão que eu tenho é que ele sobreviveu ao liberalismo de Harnack.
Exato Ronaldo!!
O formato ficou bom. Faz vídeos sobre o luteranismo escolástico também. Valeu.
Muito obrigado! Legal a sugestão tb
Legal demais o panorama! E o formato está bacana também, ainda mais que permite mais vídeos kkkk
Essa é a ideia! Obrigado pelo feedback
Ótimo vídeo, muito obrigado!
Quanto ao formato, eu prefiro o mais tradicional, porém, faça o que for mais conveniente, fácil e produtivo pra você. O formato em si é o de menos
Faço o q dá haha obrigado pelo comentário!
Só não se esqueça de olhar pros dois lados antes de atravessar a rua por favor! 😅😂
Kkkk sim
Olá Alexander. Boa tarde. Muito interessante o tema de hoje. Apesar de interessante, foi bem En Passant, por se tratar de um vídeo de menos de 20 minutos, sobre um tema tão vasto.
Eu sou cristão e estudante de licenciatura em filosofia, aqui na federal de Brasília (UnB). Gostaria que, caso possa, por gentileza, me envie bibliografia para entender mais sobre o assunto do Liberalismo teológico e a influência de Hegel, Kant e Schleiermacher nessa história toda.
O tema me interessou muito. Aceito indicações bibliográficas em inglês e francês também (além do português, claro).
Me escreve pra me cobrar: alex@bibotalk.com
@@teologiadoalemao Obrigado. Escreverei.
Também curti o formato. Queria saber mais sobre a neo-ortodoxia.
Ainda virá!
Vídeo muito bom. Legal o formato também. Vou copiar.... Rsrs
Muito esclarecedor, meu irmão.
Penso que a diferença entre liberais, fundamentalistas e neo-ortodoxos está no fato de que os primeiros pensavam a revelação como algo substancialmente imanente, de forma que a Bíblia, por ex., seria uma revelação no sentido que é, no máximo, uma cristalização de uma experiência religiosa comum da humanidade. Já o fundamentalismo tem uma visão notadamente proposicional da revelação (daí acarinharem tanto doutrinas como a inerrância). Por seu turno, a neo-ortodoxia tem uma noção relacional da revelação (esta seria o encontro entre Deus e o homem). Assim, a Bíblia seria revelação no sentido que, em sua leitura e por meio do querigma, a igreja pode encontrar Deus através de Cristo (pois aquela éo testemunho [humano] da revelação histórica). Me identifico com a última perspectiva.
boa!
Muito esclarecedor o vídeo. Seria possível um vídeo sobre a Escola de Tübingen e a Escola de Erlagen?
Bem específico isso, não? Tübingen é a escola de Baur, que propôs uma exegese histórico-critica livre de dogmatizasses confessionais. Já a escola de Erlangen é menos conhecida, pq representa um recorte do neoluteranismo. Um nome conhecido por aqui é o do Delitzsch, que muitas vezes vc encontra em comentários bíblicos do AT.
Excelente!! Muito obrigado! Melhor mais vídeos assim do que um vídeo bem elaborado mas demorado. Se possível, gostaria que você recomendasse alguma (ou algumas) obras para iniciar esses estudos. Abraço!
Obrigado mano! Temos pouco material em Português, mas recomendo extrair as passagens do McGrath sobre os liberais citados na Teologia sistemática dele. A história da teologia do Hägglund tb ajuda. Mas bom mesmo são os Handbook of 19th century theology
Teologia do Alemão perfeito! Possuo a sistemática do McGrath e já vou ler essa parte! Muito obrigado!
Muito bom! Eu indicaria que fizesse uma edição de vídeos sobre os movimentos teológicos, neste mesmo formato. Outra ideia seria vídeos sobre terminologias teológicas.
Muito obrigado pelo feedback! Ótimas pautas, está anotado
Grüß Dich! Ficou muito bom o vídeo. Só o primeiro caminhão barulhento que atrapalhou. Acho que uma edição que reduza o ruído de fundo já resolve.
Verdade! Eu queria editar, mas foi justamente por não conseguir tempo pra estudar uma pauta, gravar e editar que escolhei esse formato. Assim consigo entregar valor pra vocês, mesmo com alguns problemas técnicos.
Teologia do Alemão Não se preocupe. Continue fazendo dessa maneira, do jeito que der. =)
Se não for pedir demais... e caso haja mais gente interessada no assunto... podia comentar as versões da Bíblia em alemão?
Gerne!
Na sua opinião, quais teriam sidos os pontos positivos na filosofia Marxista?
Muito bacana o formato de video Alex! Perguntas: qual a principal contribuição do liberalismo ao cristianismo histórico e qual o principal problema, que você acha? Outra pergunta, será a classificação de "liberal" hoje, a quem defende algum ponto semelhante ao defendido por algum liberal histórico, seria correta ou um anacronismo? Por exemplo: não crer num doutrina da criação literal ou na existência de um Adão histórico, como C. S. Lewis acreditava.
Renato, muito obrigado pelo comentário e as perguntas.
1. Contribuição: eu diria que os métodos exegéticos, como o histórico comparativo das religiões nos ajudou a enxergar que, sim, também dialogamos e respondemos ao meio religioso onde vivemos. Compreendemos melhor que nossa interpretação não é pura e isenta ou objetiva, mas que também lemos a Bíblia com algum óculos.
2. Problema: adotar a crítica histórica como regua pra dizer o q é verdadeiro e falso na revelação foi o que causou todo o dano. Por conta disto, aliado ao racionalismo, os dogmas foram deixados de lado, o valor da revelação foi minimizada e a fé resumida em bons costumes e moral burguesa.
3. O movimento liberal como plataforma teológica acabou. Acredito que confundimos mais do que ajudamos quando usamos o termo liberal. Quem seria apropriadamente um liberal hoje? Aquele que assina em baixo do PACOTE liberal. Com certeza há destes ainda hoje, mas na maioria dos casos chamados liberais, não passam de alguém que compactua com um ou outro ponto do liberalismo. Mas nesse caso teriamos que colocar até Bonhoeffer, McGrath ou CS Lewis e NT Wright dentro do liberalismo, o que seria totalmente errôneo. Dá pra dizer que aqui ou ali, este ou aquele, sofreu alguma influencia liberal, mas dizer que É liberal é um erro sem tamanho.
@@teologiadoalemao Mais uma vez, obrigado pelos esclarecimentos Alex! Também compartilho dessas percepções! Acompanho seu trabalho no bibotalk há um bom tempo e me sinto muito edificado. Muito obrigado!
@@teologiadoalemao Alex, aproveitando a pergunta, você diria que essa influência liberal nesses autores seria em si mesma um problema ou a partir dessa influência eles puderam trazer coisas boas?
@@teologiadoalemao mas o N. T. Wright eu tinha certeza que era liberal! 🤣
Vim pelo canal do #victorfontana
Obrigado 🙏🏻
Uma sugestão: quando pronunciar o nome desses autores alemães coloque também os respectivos nomes no vídeo.
É uma né... é q eu tenho q fazer uma escolha: ou eu edito ou eu gravo o vídeo. Não tenho muito tempo sendo pastor, família, 3 filhos... mas deixei na descrição os nomes dos principais
@@teologiadoalemao se não tem tempo para editar, apenas faça os vídeos assim mesmo. Obrigado por compartilhar conhecimento. Que Deus te abençoe cada vez mais.
@@teologiadoalemao Pode só escrever os nomes na descrição do vídeo mesmo. Tipo, nomes citados: a, b e c.
Boa noite gostei muito do seu vídeo. Sou pastor batista e professor. Poderia indicar o material que vc usou para sua fala aqui. Muito bom parabéns 👏
irmão... eu tive que ir atrás de literatura estrangeira pq em português é tudo muito panfletário. Acho que ninguém se deu ao trabalho de ler os liberais pra criticar. Então tive que ir pra outros lugares pra achar, especialmente introduções alemãs sobre cada um destes teólogos que eu citei. Alguns eu li no doutorado, então já tava na cabeça.
Gostei bastante do vídeo! Muito bom pra esclarecer os termos da treta lá no tt e ainda edificar. Vai ter um vídeo do outro lado da moeda? 👀 (fundamentalismo)
Estou realmente pensando no assunto, acho q sim 👍
Que aproximações podem ser feitas entre o liberalismo teológico e o neocalvinismo holandês?
Que o neocalvinismo foi critico ao liberalismo? Mais não saberia dizer pq não sou versado em calvinismo.
Estou aqui em razão do Fontana.
Alex muito bom sua explanação sobre o liberalismo! Vc particularmente ve alguma contribuição positiva do liberalismo para a história e para nós cristãos hoje? Devemos jogar toda água fora sem ver se existe algum bebe junto? Digo isto porque o cristianismo é ainda hoje acusado de uma série de atrocidades, que são verdadeiras, mas que em grande parte aconteceu devido há distorçôes do movimento original de Cristo, sabemos hoje que Jesus provavelmente não assinaria em baixo das grandes atrocidades feitas em nome de Deus. Partindo desta premissa, não haveria algo de bom no movimento liberal? Será que a origem não foi baseada em buscas e duvidas sinceras? Grande abraço!!!
Sim, principalmente no campo da exegese. Posso não concordar com os resultados da exegese deles, mas eles deram um bom impulso na exegese. Além disto abriram frentes para pesquisa histórica mais séria na teologia, o que foi bastante importante.
O Liberalismo Teológico influenciou de algum modo, direta ou indiretamente, a Teologia da Libertação e a Teologia da Missão Integral? Elas me parecem ter em comum a questão do desenvolvimento moral.
Oi Rafael, sim! A teologia da libertação se alimenta diretamente da escatologia pós-milenista do liberalismo. Além disto usa o criticismo bíblico como ferramenta de trabalho ao lado da teoria crítica vinda da filosofia. Já a missão integral tem bem menos influencia liberal, pois ela bebe alguma coisa de social gospel americano e esse tem uma leve influencia liberal no fundo, mas não chega, p. ex. a usar o método histórico-critico. Claro, não quer dizer q adeptos da TMI não tenham por conta própria bebido de fontes da teologia politica, como Moltmann. Mas dai Moltmann é mais uma influencia na escatologia e concepção de reino de Deus, do que na exegese.
Você teria recomendações de livros para estudar este movimento teológico?
Muito bom o desenvolvimento do conteúdo!!!
Parabéns!!! Que a paz Deus esteja sempre contigo...
Professor, ainda dá tempo de fazer pergunta? rsrs. Sempre ouvimos falar que um dos motivos das igrejas europeias (não sei se posso estender tanto) terem seu declínio espiritual ou dogmático, foi o liberalismo presente em seu sistema teológico. Até que ponto isso é verdade?
Liberalismo é só um dos problemas. Mais certeiro seria dizer que o protestantismo cultural, que inclui também cristãos tradicionais e grupos mais piedosos, contribuiu.
Olá. Não é Schelling, mas Friedrich Schlegel. Obrigado pelo vídeo.
Mancada! No podcast eu corrigi.
O problema do estudo sobre o liberalismo teológico no brasil é não ver nada nele que se aproveite. Quando na verdade, a teologia crítica contribuiu em muito para o avanço da exegese e da hermenêutica bíblicas. Mas os teólogos fundamentalistas têm pavor dos estudos críticos fazerem os estudantes de teologia perderem a fé.
Que livros vc indica para um panorama da teologia liberal, histórica e teologicamente? Roger Olson (História da Teologia) é bom?
Esse subjetivismo pode ser relacionado à experiência nos moldes pentecostais?
Não é pq compartilham do subjetivismo que compartilham das mesmas premissas e mesmos resultados. Tem teólogo velho falando asneira por ai...
Muito legal o vídeo, Alex, obrigado pela aula sobre liberalismo. Já vi algumas pessoas associando Barth ao liberalismo: isso faz sentido?
Sobre o formato do vídeo, confesso que fiquei com um pouco de dor de cabeça. Talvez se arrumasse um pau de selfie pra prender no canguru do bebê, o ângulo da câmera não mudaria tanto e ficaria um pouco melhor. Deus abençoe!
Não! É como dizer q McGrath é liberal por concordar com o conceito de heresia de Schleiermacher ou q Bonhoeffer é liberal por propor um cristianismo sem a casca religiosa.
O vc acha de Júlio Zabatiero?
Do que eu li, gostei
A teologia do Schleiermacher nao influenciou também os pentecostais com seu foco mais nos sentimentos?
Fábio, não pq eles não tiveram essa influência acadêmica. A questão dos sentimentos e da experiência tem outras origens no pentecostalismo
Querido, até que ponto, nós, cristãos mais conservadores, podemos estudar a Teoria das Fontes sem deixar de lado a crença de que o texto foi revelado?
Entendo que ela pode ajudar a esclarecer diferenças de perspectiva entre os textos, sempre lembrando que isso não anula o fato de que olhamos para o texto como um todo e não como fragmentos soltos colocados juntos de forma aleatória. Deus conduz esse processo em que pessoas são usadas para esse propósito.
Bom dia, Alex. Paz, irmão!
Em primeiro lugar, parabéns pelo bom conteúdo que você tem disposto em seu canal.
Em segundo lugar, se possível, gostaria de lhe perguntar a respeito da Hermenêutica Pentecostal.
1) Se estiver correto o meu raciocínio, é uma proposta que tenta valorizar, ou "unir", o método histórico-gramatical e o histórico-crítico, levando em conta o sentido pretendido pelo autor mas unificando a este, também o "sentido", ou a compreensão que o leitor pode dar ao texto referente. Ou seja, o autor inspirado + o leitor e suas experiências, unido isto a seus seus pressupostos (visto todos termos pressupostos) construirão assim, pelo que entendi, juntos, o sentido do texto.
PERGUNTO: seria dentro disso a proposta da Hermenêutica Pentecostal?
2) Se assim for, há nessa proposta alguma associação com o pensamento pietista mais ligado a Scheleimacher (perdoe o alemão, RS!) e também com algum tipo de liberalismo como um "programa"?
PERGUNTO: Em sua opinião, se for possível compartilha-la, essa proposta atual de hermenêutica pentecostal tem algum tipo de influência do Liberalismo como programa?
3) Volta e meia é mencionado dentro deste movimento o teólogo alemão e luterano, Rudolf Otto (.... - 1937), que me parece, se assemelha com Scheleimacher em suas perspectivas teológicas e religiosas, visto ter sido o Otto um estudioso das Religiões Comparadas.
Também, dentro da proposta da Hermenêutica Pentecostal, é comum algum tipo de endosso a Jacques Derrida (1930-2004), nascido de pais judeus, na colônia francesa da Argélia, que realizou seus estudos em Paris e também depois foi professor na Califórnia.
Pelo que me parece ele segue uma linha desconstrucionista, onde somos todos mediadores e tradutores do texto. Ou seja, parece que não há um objetivo específico e fixo no texto. O que leva, ao meu ver, a uma autorregulação, pois se for assim, tudo o que Derrida escreveu e falou em suas aulas em universidades, podem não ter tido objetividade nenhuma. Pelo menos é o que me parece.
PERGUNTO: o irmão acredita que dentro da proposta da hermenêutica pentecostal há influências de Rudolf Otto e Jacques Derrida?
4) PERGUNTA e resumo: essa proposta não poderá acabar por ser mediadora de uma forma de pensar que desconstrói o sentido único de um texto das Escrituras podendo nós levar assim a uma subjetividade incontrolável?
Agradeço a atenção do IRMÃO, e dentro de suas possibilidades se puder me dar um retorno de sua opinião , muito me ajudaria.
Caso prefira, meu e-mail é: newtonpba@gmail.com
OBS: estou ciente das dificuldades de muitos textos para se chegar ao sentido pretendido pelo autor, mas ainda assim creio, honestamente, que há objetivamente um sentido pretendido pelo autor que cabe a nós, por meio de estudos sérios e dedicados, descobri-los.
Também estou ciente de que todos nós estamos carregados de pressupostos quando nos chegamos a leitura de um texto. Porém, se estivermos cientes destes pressupostos, podemos lidar melhor para que não coloquemos tanto nossas ideias no texto.
OBS 2: irmão, estas são falas honestas, não tem o tom de debate. Também sou o pastor de uma igreja local aqui em Santa Catarina, sou casado, tenho filhos.... Apenas para que o irmão saiba que estou sendo honesto.
Oi Newton! Que comentário interessante. Vou precisar de um bom tempo pra responder. Mas vou tentar fazer em breve!
No pod cast do bibotalk o vitor foi arrogante em nao explicar claramente ele divia saber que nao e so o publico acadêmico que escuta o pod cast deixou a desejar vc ja e fantástico professor
mano recomendo refazer o video, pois o audio está muito ruim.
Parabéns pelo vídeo!!! Só uma observação: quando a elite teológica é ganha, as massas também são. O que aconteceu na Europa continental é que elas compraram a conclusão dos intelectuais sem precisar entender o raciocínio!
Então... vivia lá por 6 anos e vi que essa conclusão infelizmente é uma invenção conservadora pra tapar o sol com a peneira. Colocar na conta dos liberais a falha em fazer o trabalho de casa, evangelizar, discipular, influenciar cultura, e principalmente engajar-se academicamente. A grande massa protestante não é liberal nem conservadora teologicamente, ela só quer uma igreja pra servir como elemento de coesão social e isso tem a ver com o desenvolvimento do cristianismo europeu desde o fim da guerra dos 30 anos. Acredite menos no bicho papão criado pelos pregadores piedosos e faça pesquisa histórica.
@@teologiadoalemao Obrigado por se dar ao trabalho de ler, responder e enriquecer minha visão com mais dados.
Porém a notícia que tenho é que, na Europa, grande parte dos pastores (protestantes) não crê na ressurreição (física) de Jesus. Segundo Paulo, não é igreja quem não crê nisso! Essa descrença, conforme seu vídeo, tem como RAIZ principal o liberalismo teológico. Ah, segundo o Victor Fontana, o Xandão também é testemunha da apostasia europeia, causada pelo liberalismo, hehehe 😄.
Sou pentecostal e comecei a ler livros que falam da história da AD , sociologia da religião para pesquisa científica da história pentecostal e sua teólogia. Acontece que alguns desses aurores apesar de alguns serem pentecostais, tem uma tendência de usar por exemplo teólogia de Paul Tillic , mais na minha experiência teólogica pentecostal, as ADs seguem uma linha teológica ,fora e claro a doutrina dos carismas, uma linha fundamentalista e Batista , será que eles usam Tillic para apenas para examinar a teólogia da fenomenologia dos carismas ou é uma tentativa sutil de misturar isso na doutrina pentecostal?
Usam por causa da fenomenologia, sem dúvida.
Pelo visto, um entendimento conservador ou fundamentalista é bem parecido com o liberal já que ambos ressaltam a moralidade em detrimento de outras coisas.
Nesse sentido sim
Meu irmão que mistura boa! Teologia, caminhada e cuidado paterno. Literalmente você foi longe....kkkkkkk
Haha verdade! Tmj
Muito boa exposição, mas o formato ficaria melhor para um tema mais leve, um conteúdo menos denso, porque o bebê e a paisagem desviam a atenção do espectador kkkkk
Kkk fazer o q né... tenho q fazer 3 coisas ao mesmo tempo
Um breve comentário/desabafo sobre os últimos acontecimentos (não saberia dizer se dos recentes ou não...):
É tão triste esse dualismo que se criou ("nós" e "eles"... o outro). Acredito que seja fruto da própria reação ao liberalismo, no caso, o fundamentalismo. Essa lógica parte do pressuposto de que um liberal é, naturalmente, mal-intencionado, um "lobo", "falso mestre" ou sei lá o quê. É uma lógica da condenação! Condena, sistematicamente, os liberais clássicos (e todos/as que não seguem uma cartilha específica). É muito triste, mesmo. Nessa lógica, ainda, tudo é negado aos liberais (ou "liberais"): espiritualidade, piedade, salvação etc., nenhum liberal sequer (ou "liberal") pode conter algum resquício disso. É vetada toda possibilidade de pensamento crítico, autocrítica ou dúvidas legítimas (ai de quem questionar!). Não há espaço para a especulação. Cria-se um medo coletivo. Um medo que, com o tempo, já não se sabe mais do quê. Sem saber o que se teme, o liberalismo (aspas, se preferir) se torna um fantasminha, como o fantasminha do comunismo. É o "inimigo a ser combatido".
Enfim... esse dualismo, ao vetar o senso crítico, reprime pessoas. Faz com que muitos dedos sejam apontados, pouco diálogo ocorra, e muita gente se afaste (isso quando não são "convidadas a se afastar", dentro do contexto eclesial). Às vezes, eu me sinto cansado com essas coisas todas. Estamos em pleno século XXI, discutindo coisas QUASE que exclusivas do XIX (com uma certa margem de erro), como se nada tivesse ocorrido de lá pra cá. Os coronéis desconhecem a vastidão teológica do século XX/XXI? Enfim...
No mais, o formato do vídeo ficou legal, Alex. Ficou dinâmico. Caso queira uma sugestão, use a forma mais elaborada quando tiver um tempo sobrando, e use esta mais dinâmica para "mantar uma regularidade".
Mano! Concordo muito com você! Eu diria q os coronéis conhecem, mas para manter o controle sobre as mentes dos seus é melhor criar espantalho do que deixar eles pensarem autonomamente
Bah, é uma realidade bem triste... eu posso estar errado, mas na minha leitura da coisa, me parece algo de ordem estrutural. Tem sua raiz lá no séc XIX, descendo dos EUA. Com os anos, foi se institucionalizando (fazendo-se presente nos seminários, nos púlpitos etc., até alcançar as mentalidades), assumindo a forma de estrutura. Consolidando um padrão normativo. Se esse for o caso, acho que podemos aplicar os conceitos de "igreja" e "seita", de Troeltsch, com esse padrão normativo assumindo o posto de "igreja". Claro que eu dilatei um pouco o uso, mas me parece aplicável...
Obrigado pela resposta, Alex! Abração!!!
Top os herdeiros do liberalismo atuam nas americas e brasil
O formato do vídeo não interfere em nada na qualidade do mesmo. ;)
Obrigado Tamyres!!
Esse formato é muito bom, principalmente pq dá pra vermos se o cardio tá em dia. No fim do vídeo a respiração já tá diferente. Hehe
Uma sugestão seria um vídeo de uns 40 min sobre a teoria da justiça de Rawls. Daí o cardio fica tinindo. Hahaha
Muito obrigado, mano! Abração!
Hahaha não tá em dia!
Alemão vc é mito... Esses videozinhos com câmera, luz e áudio controlado é coisa de Nutella... Quem é bom msm explica teologia liberal no barulho da rua e caminhando com o filhote!!!
Mto bom!
hahaha obrigado mano