Eu quando li, a parada do inseto não me chamou atenção, mas o que ficou para mim é a que a vida segue e as pessoas te usam e usam outras quando são uteis.
Metarmofose é um dos meus livros preferidos, achei a análise bem rasa mas respeito a opinião, a ideia do livro é fazer uma crítica a família, emprego e etc. Ex: aprendemos que a família é algo sagrado, que ocorre um amor elevadissimo e mútuo entre os membros mas na prática nem toda relação familiar é livre de interesse, em algumas familias os membros são mais valorizados a medida que tem algo a oferecer. O que ocorre quando um membro da família ou um funcionário do trabalho perde seu valor útil, quando vira um parasita? Ao meu ver o autor é inteligentissimo, abordou temas de difícil questionamento até nos nossos dias: relacionamento tóxico na família, reflexos da perda da capacidade produtiva no emprego e etc
Lidianesantos A análise que você fez é a que todos fazem, enquanto ela também diz isso e vai além, e você diz que a análise dela é rasa??? Desculpe-me.
Quando li o que eu relacionei com o livro é a situação de um parente que fica doente e prostrado, talvez pela idade, e começa virar um "peso" para família, tanto financeiramente quanto de tempo e esforço. Obvio, de uma perspectiva pessimista e "maligna".
Olá, Debs. Esse livro foi muito importante para mim num momento muito difícil de minha vida, foi ele que me fez despertar e sair de uma situação muito complexa, mas não sei se em outra situação tivesse gostado tanto. O que ele fez comigo foi me ajudar a simplesmente perceber que num grupo que eu fazia parte, eu já não servia mais. Todos me trataram com ogeriza, asco, indigação, então eu me senti o próprio Gregor Sansa. Eu não sei as milhões de analogias/interpretações do livro, mas eu sei que, pessoalmente, ele fez todo sentido e mais que isso, me acordou e me fez sair desse situação.
Adoro essas conexões que você faz entre livros aparentemente tão díspares! E por colocações como essas é que Chesterton é tão fantástico.. Parabéns pelo vídeo!
Metamorfose mostra o quadro de AVC, que torna uma pessoa em um ser deformado e vegetativo da noite para o dia, e que faria um gerente fugir imediatamente. É um livro,onde o autor quer mostrar como o enfermo se sente, quando de repente, percebe que se tornou inútil para a família ou para qualquer pessoa que esteja com ele por interesse.
A quem quer entender um pouco mais das motivações literárias de Kafka, aconselho ler "Carta ao pai", como uma espécie de desabafo que ele escreveu ao seu pai, mas que nunca foi entregue. Curioso que algumas passagens de alguns livros podem ser encontradas nesta "carta", bem como a afirmação do Kafka de que tudo que ele escreveu foi para o pai. interessantíssimo.
Debs, eu nunca li esse livro, só assisti trabalhos na faculdade de Letras sobre ele, mas gostei da interpretação que fizeram de associarem o inseto a alguém inválido, a desumanização do ser humano, já que o Gregory só tinha valor enquanto sustentava a família e estava saudável. A reflexão muito forte que fizeram foi a dos idosos que se tornam um peso para a família com suas doenças e que a família chega a se aliviar após a sua morte, enfim, qualquer situação em que o ser humano é desumanizado e visto como um ser inferior, principalmente na nossa sociedade hiper materialista em que a pessoa só vale o que produz, somos uma sociedade tão miserável que chegamos a falar em bebês viáveis ou não viáveis, como se falassemos sei lá, da escolha entre sorvete de chocolate ou baunilha, quando na verdade o ser humano tem valor por ser humano, ainda que esteja doente ou seja incapaz. No caso, ele usou uma super figura de linguagem, para causar impacto e a gente notar como tratamos os outros como insetos.
*PARA MIM* (bem destacado pra ninguém me encher o saco) "A Metamorfose" se trata de uma crítica à hipocrisia da família burguesa (também não sou marxista). Ao meu ver a transformação do Gregor é o que acontece quando alguém se torna doente, inválido dentro de uma casa: você se transforma em um inseto, um estorvo, fadado a viver escondido em um quarto escuro longe do mundo pois os familiares não suportam sua presença. A metamorfose não passa de uma metáfora para o que uma pessoa normal se torna quando deixa de ser produtiva e se vê dependente da família até o último dia de vida e, quando o inválido de vai, todos sentem como se não houvesse mais o fardo de conviver com esse membro que demanda tanto dinheiro e tempo. Assim, joguei minha interpretação aí em cima pra ver se amolece seu coraçãozinho sobre o Kafka, não precisa concordar com o tio e vivamos em paz. bjs.
@@liabdallah2729 Obrigado. Acho que o legal do Kafka é você conseguir ter essa gama tão grande de interpretações, o problema que o pessoal estrapola às vezes e acontece que fica parecendo literatura superficial.
@@bran1125 sim, é uma obra intrigante. Li há muito tempo atrás e não tinha gostado. Aliás, sentia pena e sentia a dor do Gregory mas não tinha essa perspectiva. Depois do vídeo e de ler comentários(principalmente o seu), eu pude compreender melhor e enriquecer o fundo da história.
@@liabdallah2729 Talvez. Eu mesmo fiquei um mês com cara de bocó pra chegar a essa minha interpretação hahah. Mas fico feliz de meu comentário ter ajudado em algo - sou uma pessoa bastante relutante no que tange redes sociais. E, por pura curiosidade, você por acaso tem origem libanesa? Só consigo associar o seu sobrenome com o oriente médio e o verme da curiosidade me mordeu aqui.
Evidentemente que a liberdade do leitor é seu direito último, e deve ser defendido de todos os ataques. Dito isso, recomendo que, para aqueles não tenham gostado de Kafka, no futuro, dêem uma nova chance para ele, visto que as pessoas que o alçaram ao patamar em que ele se encontra, são grandes teóricos e críticos, entre eles Carpeux, Bloom e outros.
Linda, no que respeita a esse livro, você é a primeira pessoa lúcida e verdadeira que vejo por aqui. Palmas pra sua sinceridade. As pessoas sempre vão "encontrar" um significado no absurdo desde que queiram ou precisem. «Numa galeria, uma senhora admira uma exposição de pinturas alegando que o autor introduziu nelas uma série de elementos metafísicos e ou idiossincráticos. Porém, fica de queixo caído quando lhe dizem que aquelas pinturas na realidade foram feitas por um chimpanzé». Eu li Metamorfose, e a sensação que me deixou, é a de que a montanha pariu um rato.
É o tipo de livro que só faz sucesso porque o autor tem um nome e soma-se ao fato do brasileiro achar que consumir literatura estrangeira é ser chique deixando de lado autores Brasileiros.
Cara, eu realmente não entendo como vocês acham Kafka chato mas leem 900 páginas do narrador linguarudo de Doistoievski. Porra, FODA-SE que ele se transforma num inseto, atente ao drama humano presente na narrativa, na construção de cenas, ao humor presente na obra (que quase ninguém nota).
Veja, tudo o que você falou só prova o porquê do Metamorfose ter o seu mérito: a falta de espanto das personagens expressa o quanto o mundo adulto numa sociedade industrial está estéril e é frustrante, gerando a depressão no Gregor Samsa. Você levar tudo pro lado literal é injusto, mesmo com a cena do gerente.
A graça não é a transformação, é como as pessoas reagem a essa transformação. Você está lendo o livro como se fosse um conto de fadas, mas não é. São questões sobre a existência humana que não dá pra interpretar sob essa ótica. ruclips.net/video/8GzABp9CbEM/видео.html
Simplesmente amo Kafka, não me pergunte o porquê, só sei que gosto das obras dele! Já adianto que eu não tenho certeza que você irá gostar de "O Processo" rsrsrs, eu acho ele muito mais maçante, sendo que ele nem foi estruturado (da forma que conhecemos) por Kafka!
Tenho uma opinião semelhante a sua (achar "O Processo" muito mais maçante); o que gostei de fato sobre "O Processo" foi a viagem que ele me fez ter naquela conversa dentro da catedral, mas não porque eu o entendi, justamente pelo contrário, até hoje eu não entendo (e não sei se tenho capacidade cognitiva pra compreender algum dia) e essa viagem, que é a parte interessante pra mim. De resto mesmo "O Processo" só me fez sentir uma ansiedade maluca.
@@bran1125 Temos as mesmas considerações pelo livro. Em mim foi o sentimento de claustrofobia, parecia que eu estava sendo encurralado, durante a leitura, pelo autor, angustiante.
Opa, é a primeira vez que vejo alguém no RUclips que detestou A Metamorfose, interessante sua visão! Particularmente, gosto de todos os livros do autor que li e o que me levou a entender a narrativa tão sombria/deprimente do texto foi ler Carta ao Pai. Caso tenha interesse em continuar a ler o autor, recomendo fortemente os escritos mais íntimos dele. Abraço.
Modesto Carone o outro tradutor. Esse começo da obra tem algo de especial por conta de alguns aspectos linguísticos, etimológicos, mais especificamente. O "monstruoso", por exemplo, significa "o que não é familiar". Como se pode dizer que tudo se insere no cosmo familiar, no fato de ele ir sendo alienado pela família, a primeira linha do texto já sintetiza a obra toda.
Tem uma passagem que o chefe dele vai visitá-lo, e quando nota que seu funcionário virou uma barata, sai pulando pelas escadas. Me lembro de ter entrado numa espiral de riso bizarra ao ler essa cena.
Acreditaria que seu comentário foi despretencioso e que você se arrependeu de ter levantado o assunto se o Twitter não fosse movido pela força da treta, e você não fosse muito hábil em usar ela a seu favor.😂😂😂😂
❤ Deh, você é uma fofa >< Não ligue para essas pessoas que falam mal de você. Ninguém é obrigado a gostar de obra literária nenhuma. Desde quando gostar de algum clássico virou obrigação? Essa máxima é imposta por pessoas ridículas e pedantes que querem se gabar de uma nobreza de alma que nunca alcançarão!!!
Não há nada de maravilhoso na transformação em inseto. Talvez o mais legal no Kafka seja o fato de que ele já começa a história pela reviravolta, sem introduzir personagens e etc... Para mim, a única explicação possível para "A Metamorfose" é que o Sansa realmente virou um "inseto", um ser desagradável e descartável. Ele não tem nenhuma auto-estima, vive para os outros e quando ele finalmente despenca e não consegue mais sustentar ninguém, todos o abandonam até que ele vai embora.
Eu interpreto como se ele estivesse acometido por alguma doença MENTAL, causada pelo estresse do trabalho, talvez um Burnout, sei lá (naquela época ainda se sabia menos sobre isso). E penso também em como é diferente lidar com acometimentos mentais, porque não são VISÍVEIS...mas acredito que se fossem, como UMA METAMORFOSE EM INSETO, talvez a estranheza dos outros fosse similar..."que nojo, que coisa estranha, por favor saia daqui e não me incomode com suas dificuldades". Igual faziam com os doentes e simplesmente trancavam nos manicômios para os afastarem da sociedade. A acredito que dentro disso tudo também há a crítica ao trabalho excessivo, que seria um dos motivadores para essa crise psicológica, tanto que mesmo estando doente/transformado em inseto, ele estava preocupado com o dinheiro da família, ou seja, estava se negligenciando e se desumanizando.
Não li o livro, mas pelo que pesquei da coisa toda, o autor quer exemplificar de modo exagerado como o desgaste e a deformação de alguém com o peso de ser arrimo é ignorado. Este direciona toda sua preocupação a outros, mas estes não lhe dão alivio algum nesta jornada e o encaram apenas de forma utilitarista.
Evidentemente leu e não entendeu, de bom mesmo só as indicações das aulas do inesquecível prof. Monir Nasser. Uma dica: Kafka era judeu, e sem entender a época na qual ele vivia e sua visão da Graça de acordo com as escrituras judaicas não vai entender nunca nada do que ele escreveu. Do ponto de vista literário, o efeito da irrupção do sobrenatural no mundo real, acompanhado da mais perfeita naturalidade com que tal fato é tratado é simplesmente genial. Nenhum autor fez isso antes. Mas esperar o que de um leitor no século XXI acostumado aos efeitos da Marvel?
Mas é muito esquisito mesmo, quando eu terminei de ler fiquei ainda me perguntando como diabos aquele menino se tornou uma barata. Em outra camada, fiquei com raiva da família inteira do menino, hahaha, gente folgada
Finalmente alguém que não gosta de Kafka, acho que a primeira booktuber que vejo critica-lo. Não liga para os fãs de Kafka, meio que se criou uma verdade absoluta que vc precisa gostar dele e se vc não gostar necessariamente vc esta errado.
Mas,a barata, não significava nada. A barata era uma metáfora e. Ele se sentia um ser desprezível, e um ser extremamente desnecessário triste e adoecido e por isso ele morreu
Eu amei Metamorfose e confesso que quando terminei o livro fiquei refletindo bastante, mas a leitura atinge as pessoas de forma muito específica. Eu, por exemplo, não gosto de Dom Casmurro, acho um porre de chatice, o que não significa que eu não reconheça sua importância. As pessoas precisam compreender que não é porque é um clássico é que somos obrigados a gostar 😆
É preciso acima de tudo, respeitar a opinião e o gosto alheio eu particularmente gostei da novela e também de outras obras de kafka e até tenho elas como mais umas de minhas referencias para a vida, porém todo mundo tem o direito de gostar ou não de uma obra, ao meu ver, em momento algum foi desmerecida, deturpada ou desrespeitada a obra no video, simplesmente na visão dela, não gostou! Falo isso inclusive por ter visto alguns outros videos do canal, onde a moça é maravilhosa , inteligente e tem ideias sensacionais e concordo muito com sua visão do mundo atual. O que eu não gosto não apenas em muitos canais mas em tudo hoje em dia é politização de tudo, e pior, dustorcendo todo e qualquer assunto para o lado esquerdista, isso me incomoda demais, não podemos mais ver quase nada que não tenha pelo menos um fiozinho ali puxando pra esquerda, pra mim e pra dona do canal também, uma ideologias que deveria ser tratada como é tratado o nazismo, por serem assassinas iguais! A moça não disse nada de não ter gostado por questões politicas nefastas e de nenhum extremo, e sim da estruturação das udeias na trama. O que eu não gostaria seria se pir exemplo, chegasse alguém e dissesse: não gostei, ou gostei por que okha só, isso é o mau do capitalismo malvadao que ninguém se importa com o cara e sim no dinheiro do serviço dele. Ou então, olha só, o cara é capitalista malvadao ganancioso que mesmo não tendo condições só pensa no trabalho e no dinheiro, o gerente opressor.... etc
Acho engraçado essa galera colocando "Vc não gostou pq não entendeu, é uma metáfora" "Isso aqui, aquilo lá, problemas familiares, tivesse entendido teria gostado"
Algum ser humano lindo já leu a reedição do "Mapas do Significado" pra saber se vale a pena gastar o dimdim comprando a versão PT-BR mesmo, ou se guardo mais dimdim pra comprar a versão original?
Qual a música que o livro A Metamorfose canta para a Débora? "Eu disse sim! Vem Kafka comigo!” 😅 Chesterton é Chesterton! Não tem palavras para falar dele!
Eu achei esse livro um tédio, li porque sempre recomendavam, mas, nossa, que livro arrastado! Mas assim, eu li faz algum tempo, estava no primeiro ano de faculdade eu acho, lerei de novo, talvez eu tenha uma impressão diferente.
O unico livro do Kafka que li , foi o processo, trata-se de uma leitura ¨ofegante¨ , ¨hermetica¨ e claustrofóbica¨¨, dizem que o melhor livro do escritor tcheco, é cartas ao pai, talvez um dia eu venha a ler
Quando eu li esse livro foi pela editora Novo Século. Eu não gostei muito do livro, não achei tão chamativo e cansativo. Eu fiquei com medo de falar isso para outras pessoas que eu não gostei muito do livro, pois as pessoas acham q livros clássicos têm q gostar a qualquer custo. Mas, vendo esse teu vídeo, percebi q não sou a única aqui kkkkkkk tamo junto!
me perdoe, sou paciente, dou varias chances (pra você foi Kafka, Austen e os dois videos do Homero). Talvez, se eu também fosse inépto, teria conseguido poupar mais do meu tempo.
pra dar uma assoprada na mordida (que deu pra ver que doeu), o do Dracula, do Melville e os do Milton e do Dostoyevski são bem bons. Todas obras profundamente cristãs, alias. Mas parece que, longe do Calvario, distante da sombra da Cruz, tu tem dificuldade em enxergar até os tesouros mais reluzentes. Pela sua atitude nesses videos, bem debochada, parece até se orgulhar disso. Você chamaria isso de outra coisa que não inépcia ?
esse livro é legal / as gravuras do Lourenço Mutarelli são otimas / quanto a outra tradução é do Modesto Carone, excelente. quanto o pessoal que esta falando água; não permita perder seu tempo com essa inutilidade. // obs. o meu predileto do Kafka é O Castelo,
Cada um gosta ou não do que quiser. Não gostei da Montanha Mágica do Thomas Mann e amei Morte em Veneza do mesmo autor. Contudo, a obra prima do Mann é a Montanha e não Morte e Veneza. Também não gostei tanto da Metamorfose. O Crocodilo de Dostoiévsky que também tem uma premissa fantástica me cativou mais.
Li recentemente, por ter tanta indicação. É um conto que desperta curiosidade de como termina. Uma estória simples que se transformou em um sucesso, devido ao trabalho de divulgação, que atrai os modinhas os quais, são muito também no meio cultural. Somo todos gados, apesar de muito conhecimento. Qual é o seu deus?
Sim, inclusive já vi até pessoas marxista criticando o livro Sapiens. Daí queria ver o ponto de vista de uma pessoa não marxista. Eu tô lendo e tô gostando do livro.
@@carloscastro8095 calma, cara, só tô falando q o cara é marxista, pois o canal dele é falando só sobre o Marx kkkkkk Ele mesmo deixou claro e ele dá aula sobre isso, doido. Então, ele fala com ponto de vista do marxismo sobre esse livro aí, krlh! Eu ein
Não gostar tudo bem, mas achar que quem gostou é por causa da "premissa mágica interessante" é pesado demais... ruclips.net/video/8GzABp9CbEM/видео.html
Graças a Deus que neste mundo literário existe tb uma pessoa que não gosta desse livro.Fui obrigada a ler na faculdade de Letras e pasmem fiquei sem dormir!!!!! E afinal de contas nós temos o direito de não gostar. Oh povo chato!!!!
Eu tb achei esse livro uma bosta. Acho que a ideia central é trazer a discussão se somos amados por quem nos somos ou por aquilo que proporcionamos as pessoas. A metamorfose não é apenas do Gregor, mas de todos os que também mudaram com ele. Daí creio ser correta sua correção com Ortodoxia de Chesterton. onde este diz que, quando amamos alguém, abrimos mão daquilo que mais podemos gostar nas pessoas para salvá-las, ao passo que qd apenas somos interesseiros, sacrificamos a própria pessoa em prol dos benefícios que elas podem nos lograr. É ok.
Transformei o meu personagem em uma "barata" para contextualizar as minhas ideias. Após ficar horas pensando em como começar o livro, me veio a mente fazê-lo acordar em forma de inseto mutante. Sim, eu apelei pro absurdo, vide a minha pouca criatividade. Farei levantar-se da cama, em uma manhã, seguido de algo bizarro, bem como, no futuro, farei também em "Processo", meu outro livro. Todavia, dirão que fui genial por ter a "criatividade" suficiente para pensar no estopim dessa história(realmente muita criatividade), e mais genial ainda de dar a possibilidade de diversas interpretações diferentes, quando eu, a princípio, só queria escrever um livro com o seguinte pressuposto: "forma em que a sociedade te trata mediante a sua situação ou debilitação". Como o pressuposto é amplo, o livro fica aberto para diversas interpretações. A consequência disso? Se alguém não adorar o livro; será por que não o leu sob uma ótica de alguém com depressão, ou com qualquer outra doença mental, talvez não o leu imaginando que o personagem tenha sido cingido por um problema físico, ou por que não viu sob a ótica do "Burn-Out", ou não interpretou a família como tóxica, ou rejeita a simbologia do fantástico, ou por que et coetera, et coetera, et coetera. Se não gostou, obviamente não entendeu! Cult. Escrevo tão bem que fui capaz de tornar tediante um livro de 70 páginas.
É duro quando a pessoa está presa ao "real" e rejeita a simbologia do fantástico.
Eu quando li, a parada do inseto não me chamou atenção, mas o que ficou para mim é a que a vida segue e as pessoas te usam e usam outras quando são uteis.
Metarmofose é um dos meus livros preferidos, achei a análise bem rasa mas respeito a opinião, a ideia do livro é fazer uma crítica a família, emprego e etc. Ex: aprendemos que a família é algo sagrado, que ocorre um amor elevadissimo e mútuo entre os membros mas na prática nem toda relação familiar é livre de interesse, em algumas familias os membros são mais valorizados a medida que tem algo a oferecer. O que ocorre quando um membro da família ou um funcionário do trabalho perde seu valor útil, quando vira um parasita? Ao meu ver o autor é inteligentissimo, abordou temas de difícil questionamento até nos nossos dias: relacionamento tóxico na família, reflexos da perda da capacidade produtiva no emprego e etc
Lidianesantos A análise que você fez é a que todos fazem, enquanto ela também diz isso e vai além, e você diz que a análise dela é rasa??? Desculpe-me.
Quando li o que eu relacionei com o livro é a situação de um parente que fica doente e prostrado, talvez pela idade, e começa virar um "peso" para família, tanto financeiramente quanto de tempo e esforço. Obvio, de uma perspectiva pessimista e "maligna".
Olá, Debs. Esse livro foi muito importante para mim num momento muito difícil de minha vida, foi ele que me fez despertar e sair de uma situação muito complexa, mas não sei se em outra situação tivesse gostado tanto. O que ele fez comigo foi me ajudar a simplesmente perceber que num grupo que eu fazia parte, eu já não servia mais. Todos me trataram com ogeriza, asco, indigação, então eu me senti o próprio Gregor Sansa. Eu não sei as milhões de analogias/interpretações do livro, mas eu sei que, pessoalmente, ele fez todo sentido e mais que isso, me acordou e me fez sair desse situação.
A liberdade está tão restrita que até o gosto pessoal é desrespeitado. Exige-se o pensamento coletivo absoluto em tudo!
Realmente. Semana passada 340 pessoas foram presas no Brasil porque criticaram o Kafka.
"As pessoas estão me xingando há tres dias!" hahahahahaha
Devo ser meio esquisito pois achei Metamorfose, O Processo e O Castelo livros divertidíssimos de ler.
Adoro essas conexões que você faz entre livros aparentemente tão díspares!
E por colocações como essas é que Chesterton é tão fantástico.. Parabéns pelo vídeo!
Metamorfose mostra o quadro de AVC, que torna uma pessoa em um ser deformado e vegetativo da noite para o dia, e que faria um gerente fugir imediatamente. É um livro,onde o autor quer mostrar como o enfermo se sente, quando de repente, percebe que se tornou inútil para a família ou para qualquer pessoa que esteja com ele por interesse.
A quem quer entender um pouco mais das motivações literárias de Kafka, aconselho ler "Carta ao pai", como uma espécie de desabafo que ele escreveu ao seu pai, mas que nunca foi entregue. Curioso que algumas passagens de alguns livros podem ser encontradas nesta "carta", bem como a afirmação do Kafka de que tudo que ele escreveu foi para o pai. interessantíssimo.
Amo esse livro
Eu amo esse livro, meu favorito. ❤
Impressionante como tem centenas de comentários dando sua interpretação sobre o livro e são todas diferentes entre si. Realmente um livro incrível
Debs, eu nunca li esse livro, só assisti trabalhos na faculdade de Letras sobre ele, mas gostei da interpretação que fizeram de associarem o inseto a alguém inválido, a desumanização do ser humano, já que o Gregory só tinha valor enquanto sustentava a família e estava saudável. A reflexão muito forte que fizeram foi a dos idosos que se tornam um peso para a família com suas doenças e que a família chega a se aliviar após a sua morte, enfim, qualquer situação em que o ser humano é desumanizado e visto como um ser inferior, principalmente na nossa sociedade hiper materialista em que a pessoa só vale o que produz, somos uma sociedade tão miserável que chegamos a falar em bebês viáveis ou não viáveis, como se falassemos sei lá, da escolha entre sorvete de chocolate ou baunilha, quando na verdade o ser humano tem valor por ser humano, ainda que esteja doente ou seja incapaz. No caso, ele usou uma super figura de linguagem, para causar impacto e a gente notar como tratamos os outros como insetos.
*PARA MIM* (bem destacado pra ninguém me encher o saco) "A Metamorfose" se trata de uma crítica à hipocrisia da família burguesa (também não sou marxista). Ao meu ver a transformação do Gregor é o que acontece quando alguém se torna doente, inválido dentro de uma casa: você se transforma em um inseto, um estorvo, fadado a viver escondido em um quarto escuro longe do mundo pois os familiares não suportam sua presença. A metamorfose não passa de uma metáfora para o que uma pessoa normal se torna quando deixa de ser produtiva e se vê dependente da família até o último dia de vida e, quando o inválido de vai, todos sentem como se não houvesse mais o fardo de conviver com esse membro que demanda tanto dinheiro e tempo.
Assim, joguei minha interpretação aí em cima pra ver se amolece seu coraçãozinho sobre o Kafka, não precisa concordar com o tio e vivamos em paz. bjs.
sim. me disseram q o livro é todo uma analogia à depressão. achei interessante o seu comentário.
@@liabdallah2729 Obrigado. Acho que o legal do Kafka é você conseguir ter essa gama tão grande de interpretações, o problema que o pessoal estrapola às vezes e acontece que fica parecendo literatura superficial.
@@bran1125 sim, é uma obra intrigante. Li há muito tempo atrás e não tinha gostado. Aliás, sentia pena e sentia a dor do Gregory mas não tinha essa perspectiva. Depois do vídeo e de ler comentários(principalmente o seu), eu pude compreender melhor e enriquecer o fundo da história.
@@bran1125 e talvez extrapolam por realmente não compreender.
@@liabdallah2729 Talvez. Eu mesmo fiquei um mês com cara de bocó pra chegar a essa minha interpretação hahah. Mas fico feliz de meu comentário ter ajudado em algo - sou uma pessoa bastante relutante no que tange redes sociais. E, por pura curiosidade, você por acaso tem origem libanesa? Só consigo associar o seu sobrenome com o oriente médio e o verme da curiosidade me mordeu aqui.
Evidentemente que a liberdade do leitor é seu direito último, e deve ser defendido de todos os ataques. Dito isso, recomendo que, para aqueles não tenham gostado de Kafka, no futuro, dêem uma nova chance para ele, visto que as pessoas que o alçaram ao patamar em que ele se encontra, são grandes teóricos e críticos, entre eles Carpeux, Bloom e outros.
Linda, no que respeita a esse livro, você é a primeira pessoa lúcida e verdadeira que vejo por aqui. Palmas pra sua sinceridade. As pessoas sempre vão "encontrar" um significado no absurdo desde que queiram ou precisem. «Numa galeria, uma senhora admira uma exposição de pinturas alegando que o autor introduziu nelas uma série de elementos metafísicos e ou idiossincráticos. Porém, fica de queixo caído quando lhe dizem que aquelas pinturas na realidade foram feitas por um chimpanzé». Eu li Metamorfose, e a sensação que me deixou, é a de que a montanha pariu um rato.
É o tipo de livro que só faz sucesso porque o autor tem um nome e soma-se ao fato do brasileiro achar que consumir literatura estrangeira é ser chique deixando de lado autores Brasileiros.
Esse é sem dúvidas um dos comentários mais burros que eu já li
Estou lendo" o castelo" desse autor kafka e sinto como estivesse dormindo e querendo acordar de um pesadelo.
O pior momento ainda vai chegar, o momento em que o livro acaba do nada, já que o kafka morreu e não concluiu.
Cara, eu realmente não entendo como vocês acham Kafka chato mas leem 900 páginas do narrador linguarudo de Doistoievski.
Porra, FODA-SE que ele se transforma num inseto, atente ao drama humano presente na narrativa, na construção de cenas, ao humor presente na obra (que quase ninguém nota).
NÃO FALE MAL DE DOSTO PRIMEIRO AVISO NO PROXIMO EU ROUBAREI SEU CACHORRO ENQUANTO VC DORME
É que Dostoievski é BOM
Deu PITI 😂😂😂😂
Veja, tudo o que você falou só prova o porquê do Metamorfose ter o seu mérito: a falta de espanto das personagens expressa o quanto o mundo adulto numa sociedade industrial está estéril e é frustrante, gerando a depressão no Gregor Samsa. Você levar tudo pro lado literal é injusto, mesmo com a cena do gerente.
A graça não é a transformação, é como as pessoas reagem a essa transformação. Você está lendo o livro como se fosse um conto de fadas, mas não é. São questões sobre a existência humana que não dá pra interpretar sob essa ótica.
ruclips.net/video/8GzABp9CbEM/видео.html
Simplesmente amo Kafka, não me pergunte o porquê, só sei que gosto das obras dele! Já adianto que eu não tenho certeza que você irá gostar de "O Processo" rsrsrs, eu acho ele muito mais maçante, sendo que ele nem foi estruturado (da forma que conhecemos) por Kafka!
Tenho uma opinião semelhante a sua (achar "O Processo" muito mais maçante); o que gostei de fato sobre "O Processo" foi a viagem que ele me fez ter naquela conversa dentro da catedral, mas não porque eu o entendi, justamente pelo contrário, até hoje eu não entendo (e não sei se tenho capacidade cognitiva pra compreender algum dia) e essa viagem, que é a parte interessante pra mim. De resto mesmo "O Processo" só me fez sentir uma ansiedade maluca.
@@bran1125 Temos as mesmas considerações pelo livro. Em mim foi o sentimento de claustrofobia, parecia que eu estava sendo encurralado, durante a leitura, pelo autor, angustiante.
Modesto Carone é o melhor e maior tradutor de Kafka aqui no Brasil.
O que esperar de uma Olavista? Olavices!
A verdadeira metamorfose foi da família.
Opa, é a primeira vez que vejo alguém no RUclips que detestou A Metamorfose, interessante sua visão! Particularmente, gosto de todos os livros do autor que li e o que me levou a entender a narrativa tão sombria/deprimente do texto foi ler Carta ao Pai. Caso tenha interesse em continuar a ler o autor, recomendo fortemente os escritos mais íntimos dele. Abraço.
Modesto Carone o outro tradutor.
Esse começo da obra tem algo de especial por conta de alguns aspectos linguísticos, etimológicos, mais especificamente.
O "monstruoso", por exemplo, significa "o que não é familiar". Como se pode dizer que tudo se insere no cosmo familiar, no fato de ele ir sendo alienado pela família, a primeira linha do texto já sintetiza a obra toda.
Tem uma passagem que o chefe dele vai visitá-lo, e quando nota que seu funcionário virou uma barata, sai pulando pelas escadas.
Me lembro de ter entrado numa espiral de riso bizarra ao ler essa cena.
Metarmofose é tb uma simbologia pra depressão
Simm também pensei nisso
nao consigo te achar pra falar com voceeeee
vamo fazer live!
Acreditaria que seu comentário foi despretencioso e que você se arrependeu de ter levantado o assunto se o Twitter não fosse movido pela força da treta, e você não fosse muito hábil em usar ela a seu favor.😂😂😂😂
❤ Deh, você é uma fofa ><
Não ligue para essas pessoas que falam mal de você.
Ninguém é obrigado a gostar de obra literária nenhuma. Desde quando gostar de algum clássico virou obrigação? Essa máxima é imposta por pessoas ridículas e pedantes que querem se gabar de uma nobreza de alma que nunca alcançarão!!!
Não há nada de maravilhoso na transformação em inseto. Talvez o mais legal no Kafka seja o fato de que ele já começa a história pela reviravolta, sem introduzir personagens e etc... Para mim, a única explicação possível para "A Metamorfose" é que o Sansa realmente virou um "inseto", um ser desagradável e descartável. Ele não tem nenhuma auto-estima, vive para os outros e quando ele finalmente despenca e não consegue mais sustentar ninguém, todos o abandonam até que ele vai embora.
Eu interpreto como se ele estivesse acometido por alguma doença MENTAL, causada pelo estresse do trabalho, talvez um Burnout, sei lá (naquela época ainda se sabia menos sobre isso). E penso também em como é diferente lidar com acometimentos mentais, porque não são VISÍVEIS...mas acredito que se fossem, como UMA METAMORFOSE EM INSETO, talvez a estranheza dos outros fosse similar..."que nojo, que coisa estranha, por favor saia daqui e não me incomode com suas dificuldades". Igual faziam com os doentes e simplesmente trancavam nos manicômios para os afastarem da sociedade. A acredito que dentro disso tudo também há a crítica ao trabalho excessivo, que seria um dos motivadores para essa crise psicológica, tanto que mesmo estando doente/transformado em inseto, ele estava preocupado com o dinheiro da família, ou seja, estava se negligenciando e se desumanizando.
Eu gostei do livro, porém respeito sua análise.
Não li o livro, mas pelo que pesquei da coisa toda, o autor quer exemplificar de modo exagerado como o desgaste e a deformação de alguém com o peso de ser arrimo é ignorado. Este direciona toda sua preocupação a outros, mas estes não lhe dão alivio algum nesta jornada e o encaram apenas de forma utilitarista.
Gostei da resenha...sobre está questão do fantástico na bíblia é possivel também encontra este gênero do fantástico nos livros da bíblia.
Evidentemente leu e não entendeu, de bom mesmo só as indicações das aulas do inesquecível prof. Monir Nasser. Uma dica: Kafka era judeu, e sem entender a época na qual ele vivia e sua visão da Graça de acordo com as escrituras judaicas não vai entender nunca nada do que ele escreveu. Do ponto de vista literário, o efeito da irrupção do sobrenatural no mundo real, acompanhado da mais perfeita naturalidade com que tal fato é tratado é simplesmente genial. Nenhum autor fez isso antes. Mas esperar o que de um leitor no século XXI acostumado aos efeitos da Marvel?
Eu li há trinta anos fizemos análise comparações e não gostei e ponto .E só respeitar ..
Modesto Carone, Carvalhosa é o jurista centenário.
Acho que deve ser uma alegoria a lepra ou tuberculose... Que no seu estágio mais avançado fica bem "evidente".
Depois de assistir ao vídeo, ressalto, não leia Kafka antes de "Carta ao Pai".
Mas é muito esquisito mesmo, quando eu terminei de ler fiquei ainda me perguntando como diabos aquele menino se tornou uma barata. Em outra camada, fiquei com raiva da família inteira do menino, hahaha, gente folgada
nao contente em levar hate no twitter e instagram, debs vai atras do hate no yt
li e foi o livro q mais me mexeu. Óbvio que a história não é das melhores. Mas por isso esse livro é tão grandioso.
Finalmente alguém que não gosta de Kafka, acho que a primeira booktuber que vejo critica-lo. Não liga para os fãs de Kafka, meio que se criou uma verdade absoluta que vc precisa gostar dele e se vc não gostar necessariamente vc esta errado.
@Pais & Filhos kkkkkkkkkkkk
Não gostar dele é suave, mas não tira o fato de ele ser um clássico absoluto não só pros fãs da obra
MDS finalmente alguém que pensa o mesmo que eu sobre esse livro.
Pode contar comigo também...
Excelente. Fala dos livros e desperta o interesse na leitura. 🏆. Eu adoro o canal.🌟🌟🌟🌟🌟
Mas,a barata, não significava nada. A barata era uma metáfora e. Ele se sentia um ser desprezível, e um ser extremamente desnecessário triste e adoecido e por isso ele morreu
Eu amei Metamorfose e confesso que quando terminei o livro fiquei refletindo bastante, mas a leitura atinge as pessoas de forma muito específica. Eu, por exemplo, não gosto de Dom Casmurro, acho um porre de chatice, o que não significa que eu não reconheça sua importância. As pessoas precisam compreender que não é porque é um clássico é que somos obrigados a gostar 😆
Mas ALGUÉM gosta de Dom Casmurro?
@@academiabocault Dom Casmurro é bom, caray. O que estraga é professor pereba no ensino médio perguntando "e aí, Capitu traiu ou não traiu Bentinho?"
@@academiabocault Claro
@@girardialexandre essa é a pergunta mais idiota da literatura brasileira.
@@academiabocault Eu amo! kkk
Curso gratuito sobre Kafka:
ruclips.net/video/kPRksvcjol8/видео.htmlsi=KsVsQmvcmGAgtWZJ
É preciso acima de tudo, respeitar a opinião e o gosto alheio eu particularmente gostei da novela e também de outras obras de kafka e até tenho elas como mais umas de minhas referencias para a vida, porém todo mundo tem o direito de gostar ou não de uma obra, ao meu ver, em momento algum foi desmerecida, deturpada ou desrespeitada a obra no video, simplesmente na visão dela, não gostou! Falo isso inclusive por ter visto alguns outros videos do canal, onde a moça é maravilhosa , inteligente e tem ideias sensacionais e concordo muito com sua visão do mundo atual.
O que eu não gosto não apenas em muitos canais mas em tudo hoje em dia é politização de tudo, e pior, dustorcendo todo e qualquer assunto para o lado esquerdista, isso me incomoda demais, não podemos mais ver quase nada que não tenha pelo menos um fiozinho ali puxando pra esquerda, pra mim e pra dona do canal também, uma ideologias que deveria ser tratada como é tratado o nazismo, por serem assassinas iguais! A moça não disse nada de não ter gostado por questões politicas nefastas e de nenhum extremo, e sim da estruturação das udeias na trama. O que eu não gostaria seria se pir exemplo, chegasse alguém e dissesse: não gostei, ou gostei por que okha só, isso é o mau do capitalismo malvadao que ninguém se importa com o cara e sim no dinheiro do serviço dele. Ou então, olha só, o cara é capitalista malvadao ganancioso que mesmo não tendo condições só pensa no trabalho e no dinheiro, o gerente opressor.... etc
Primeiro,kkk mais um vídeo bom de qualidade,uma pergunta você já leu o livro do Paul Johnson "Tempos Modernos"?
Os pseudo-intelectuais.... odeio Virgínia Woolf, tomei pedrada até não poder mais.
Se continua odiando é pq tomou pouca pedrada
Está explicação sobre a ética do mundo mágico??? Qual livro foi utilizado???
Ortodoxia do Chesterton
Este livro me transparece muito sobre os estigmas da humanidade que transformou pessoas em monstros: Lepra, Aids etc.
Acho engraçado essa galera colocando
"Vc não gostou pq não entendeu, é uma metáfora"
"Isso aqui, aquilo lá, problemas familiares, tivesse entendido teria gostado"
Voce sabe o que é uma metáfora, querida?
Ela contesta esse fato de ser metáfora ou não, assista o vídeo novamente.
Virou comparação com Monteiro Lobato? Qual o sentido de comparar? Se ML é melhor que K, então K é ruim???
ruclips.net/video/8GzABp9CbEM/видео.html
Algum ser humano lindo já leu a reedição do "Mapas do Significado" pra saber se vale a pena gastar o dimdim comprando a versão PT-BR mesmo, ou se guardo mais dimdim pra comprar a versão original?
Qual a música que o livro A Metamorfose canta para a Débora? "Eu disse sim! Vem Kafka comigo!” 😅
Chesterton é Chesterton! Não tem palavras para falar dele!
Chesterton é soporifero...Prefiro ler o Marques de Sade.
@@MrLethivic heheheheheh cada qual com sua cada quala.
Ele enlouqueceu ou virou um animal?
Volte precisamos de você
Debs, resenha "Os Pilares da Independência" em comemoração ao 7/set ?
Tem versão digital gratuita na FUNAG e Nunca te pedi nada!
Opa! Já tô aqui pra assistir
Debs, cadê você? Tá bem? :(
Eu achei esse livro um tédio, li porque sempre recomendavam, mas, nossa, que livro arrastado!
Mas assim, eu li faz algum tempo, estava no primeiro ano de faculdade eu acho, lerei de novo, talvez eu tenha uma impressão diferente.
Desconfio que não...
Indico os vídeos do bunker do dio sobre kafka
O unico livro do Kafka que li , foi o processo, trata-se de uma leitura ¨ofegante¨ , ¨hermetica¨ e claustrofóbica¨¨, dizem que o melhor livro do escritor tcheco, é cartas ao pai, talvez um dia eu venha a ler
Quando eu li esse livro foi pela editora Novo Século. Eu não gostei muito do livro, não achei tão chamativo e cansativo.
Eu fiquei com medo de falar isso para outras pessoas que eu não gostei muito do livro, pois as pessoas acham q livros clássicos têm q gostar a qualquer custo.
Mas, vendo esse teu vídeo, percebi q não sou a única aqui kkkkkkk tamo junto!
Achei que os vídeos da Ilíada e da Odisseia tivessem sido episódios de inépcia. Infelizmente, eu estava errado.
KKKKKK vc viu dois vídeos todos pra confirmar? Eu li um comentário seu e já conclui que você é mané
me perdoe, sou paciente, dou varias chances (pra você foi Kafka, Austen e os dois videos do Homero). Talvez, se eu também fosse inépto, teria conseguido poupar mais do meu tempo.
pra dar uma assoprada na mordida (que deu pra ver que doeu), o do Dracula, do Melville e os do Milton e do Dostoyevski são bem bons. Todas obras profundamente cristãs, alias. Mas parece que, longe do Calvario, distante da sombra da Cruz, tu tem dificuldade em enxergar até os tesouros mais reluzentes. Pela sua atitude nesses videos, bem debochada, parece até se orgulhar disso. Você chamaria isso de outra coisa que não inépcia ?
Já faz dois anos e eu ainda não entendo pq enaltecem tanto Kafka de verdade...
Eu acho que sei, mas se o digo aqui, alguém se vai chatear...
REssalva: Demônios é um dos livros que o Olavo recomenda...
Debs, sua conta no tt caiu? Cadê vc, meu bem?
"Vc não entendeu o livro" (Essa é clássica)
Pronto, agora vai ser xingada tb por aqueles que não te seguem nas outras redes e só te acompanham por aqui...hahahaha
esse livro é legal / as gravuras do Lourenço Mutarelli são otimas / quanto a outra tradução é do Modesto Carone, excelente. quanto o pessoal que esta falando água; não permita perder seu tempo com essa inutilidade. // obs. o meu predileto do Kafka é O Castelo,
Cada um gosta ou não do que quiser. Não gostei da Montanha Mágica do Thomas Mann e amei Morte em Veneza do mesmo autor. Contudo, a obra prima do Mann é a Montanha e não Morte e Veneza. Também não gostei tanto da Metamorfose. O Crocodilo de Dostoiévsky que também tem uma premissa fantástica me cativou mais.
Eu achei o livro bem legal e recomendo a leitura. Porém, não me interesso muito por todas essas interpretações possíveis.
kkkkkkkkkkkkkk
Parabéns pelos comentários sinceros!
Olá , bora
👿: isso, agora vai lá e fala que a discussão bentinho/capitú é um tremenda bobeira de leitor bocó
😇: não, debs, não arrume sarna pra se coçar
Será que isso dá confusão? É uma bobeira absurda HAHAHAHA coisa de professor de ensino médio chatissimo!
@@academiabocault pois é, é uma discussão chata pra cacete, mas tem gente que acha que citar isso aí é ser descolado 🤢
Não consigo achar nem o seu Instagram e nem o seu Twitter.
Não gostar de Kafka para mim, tranquilo o pior é nao gostar de CRIME E CASTIgo ai te jogaria pedra :D
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk odeio crime e castigo, mas com certeza li errado. Vou ler de novo.
@@academiabocault com certeza Leu 😡
Imagina, gostar ou nao gostar de algo! Que absurdo
Li recentemente, por ter tanta indicação. É um conto que desperta curiosidade de como termina. Uma estória simples que se transformou em um sucesso, devido ao trabalho de divulgação, que atrai os modinhas os quais, são muito também no meio cultural.
Somo todos gados, apesar de muito conhecimento. Qual é o seu deus?
CARALHO Achei que só eu tinha essa opinião sobre esse livro que terminei de ler essa semana. Que alívio.
E dois...
Debs, deixou o Twitter?
Um clássico desses! Gostaria de ver uma análise sua sobre Sapiens - uma breve história da humanidade; de Yuval Noah Harari.
Ciência? Também gostaria.
Up
Sim, inclusive já vi até pessoas marxista criticando o livro Sapiens. Daí queria ver o ponto de vista de uma pessoa não marxista.
Eu tô lendo e tô gostando do livro.
@@vitoria_leonida Pessoal Marxista? PCO tá fazendo crítica literária?? Kkk
Agora sério, sem piadas. O que vc quer dizer com pessoas marxistas??
@@carloscastro8095 calma, cara, só tô falando q o cara é marxista, pois o canal dele é falando só sobre o Marx kkkkkk
Ele mesmo deixou claro e ele dá aula sobre isso, doido.
Então, ele fala com ponto de vista do marxismo sobre esse livro aí, krlh!
Eu ein
Não gostar tudo bem, mas achar que quem gostou é por causa da "premissa mágica interessante" é pesado demais...
ruclips.net/video/8GzABp9CbEM/видео.html
Debs, me diz que tu saiu do TW por livre e espontânea vontade...
Debs, tu gosta do Bruno Tolentino?
Oi tá tudo bem ? Sumiu do insta, da notícias
finalmente achei outra pessoa que não vê nada demais no livro, eu até gostei mas foi ok pra mim por DIVERSOS motivos
Sumiu debs, Tá td bem?
Graças a Deus que neste mundo literário existe tb uma pessoa que não gosta desse livro.Fui obrigada a ler na faculdade de Letras e pasmem fiquei sem dormir!!!!! E afinal de contas nós temos o direito de não gostar. Oh povo chato!!!!
Eu tb achei esse livro uma bosta. Acho que a ideia central é trazer a discussão se somos amados por quem nos somos ou por aquilo que proporcionamos as pessoas. A metamorfose não é apenas do Gregor, mas de todos os que também mudaram com ele. Daí creio ser correta sua correção com Ortodoxia de Chesterton. onde este diz que, quando amamos alguém, abrimos mão daquilo que mais podemos gostar nas pessoas para salvá-las, ao passo que qd apenas somos interesseiros, sacrificamos a própria pessoa em prol dos benefícios que elas podem nos lograr. É ok.
Transformei o meu personagem em uma "barata" para contextualizar as minhas ideias. Após ficar horas pensando em como começar o livro, me veio a mente fazê-lo acordar em forma de inseto mutante. Sim, eu apelei pro absurdo, vide a minha pouca criatividade. Farei levantar-se da cama, em uma manhã, seguido de algo bizarro, bem como, no futuro, farei também em "Processo", meu outro livro. Todavia, dirão que fui genial por ter a "criatividade" suficiente para pensar no estopim dessa história(realmente muita criatividade), e mais genial ainda de dar a possibilidade de diversas interpretações diferentes, quando eu, a princípio, só queria escrever um livro com o seguinte pressuposto: "forma em que a sociedade te trata mediante a sua situação ou debilitação". Como o pressuposto é amplo, o livro fica aberto para diversas interpretações. A consequência disso? Se alguém não adorar o livro; será por que não o leu sob uma ótica de alguém com depressão, ou com qualquer outra doença mental, talvez não o leu imaginando que o personagem tenha sido cingido por um problema físico, ou por que não viu sob a ótica do "Burn-Out", ou não interpretou a família como tóxica, ou rejeita a simbologia do fantástico, ou por que et coetera, et coetera, et coetera. Se não gostou, obviamente não entendeu! Cult.
Escrevo tão bem que fui capaz de tornar tediante um livro de 70 páginas.