Quando li este livro, senti raiva da família dele... Desde então estou refletindo sobre minha própria vida. Muitas vezes desejo, assim como ele, cumprir com as expectativas da minha família, mostrar que tenho valor por meio do que faço, sendo que só por existir já tenho valor e mereço respeito apenas por existir, sendo minhas ideias aprovadas ou não, "asquerosas" ou confortáveis. Algumas vezes me sinto indesejada como um inseto, por nao ter cumprido com sucesso com algumas das expectativas de meus pais. Ele tinha objetivos que acabava colocando em segundo plano, como mudar de emprego, e nao fazia sempre pensando nos pais... Quando ele virou um inseto, os pais nao mostraram por ele muita consideração. No fundo, a gente precisa ter amor próprio e nos cuidar... pois, se a gente vira um inseto, pode haver pessoas amorosas que vao nos ajudar? Até pode... Mas nao da pra contar com isso... O ser humano parece distraído demais para pensar e amar... É preciso amar ao próximo, respeitando também a si mesmo, ouvindo as próprias necessidades.
Acabei de ler este livro e estou impactado com a forma que Kafka, basicamente, descreveu um problema hodierno: Somos aquilo que produzimos, portanto, se não produzirmos, não somos nada. Vale salientar que após a metamorfose de Gregor, o personagem manifesta diversos sintomas do transtorno depressivo, haja visto que, esse transtorno traz características como: anedonia (falta de prazer em coisas que já lhe deram prazer- sintoma identificável na passagem em que ele tentou tomar a tigela de leite, que já fora um dos seus alimentos preferidos), falta de vontade de realizar tarefas cotidianas, falta de energia ou um cansaço crônico, melancolia exacerbada entre outros sintomas. De fato, um livro muito interessante !
"A Metamorfose" parece mesmo a narrativa metafórica do "Mal Estar na Civilização" de Freud e dá pra fazer uma associação muito interessante com "A Paixão Segundo GH" de Clarice e "O Coração das Trevas" do Joseph Conrad
3 года назад+8
Ótimo comentário, Beto, muito obrigado! (P.S.: Respondi ao seu novo e-mail.) Abraço!
Muito bom professor ! As vezes penso que, Gregor não virou de fato um inseto, mas que, isto seja uma metáfora de Kafka pra mostrar que, na sociedade capitalista e patriarcal, aqueles que não produzem, não trabalham, ou por outro motivo, perdem o valor, e passam a ser vistos como insetos - até pela família, como neste caso. Mas também gosto muito da interpretação que ele vira de fato um inseto, pode se refletir muito mais sobre. Obrigado!
Ótima resenha! Além das reflexões abordadas, também me veio em mente o seguinte questionamento: "A moral tem critério estético?". Pois até o último suspiro de Gregor todos sabiam que ali era o "Irmão provedor", certamente amado, mas que sofreu uma "metamorfose" e, pela sua aparência, por si só, já foi subjulgado. É o que nós muitas vezes fazemos com um besouro, queremos pisoteá-lo, ou tratamos com desdém por não agradar aos olhos, mas é de senso comum que devemos tocar em borboletas com todo o cuidado para não privá-las de seu belo voo.
Acabei de ler essa novela e para mim foi uma pedradada, um texto muito forte e uma tensão surda. Simplesmente incrível, e grande resenha professor, sempre aprendo muito por aqui.
11 месяцев назад+1
Muito obrigado, Lucas! Eu já ministrei um curso sobre "A metamorfose", do mestre Kafka. Se quiser ter acesso às aulas (valor democrático), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br
Resenha incrível, assim como o livro. Não tinha percebido esse detalhe dos pais vendo na filha o novo meio provedor da família. Muito obrigado, professor. Grande abraço!
Encontrar esse canal foi uma das melhores coisas que me aconteceram no último ano. Obrigada, professor.
3 года назад
Querida Ana Cláudia, muito obrigado! Nesta segunda, vão se abrir as inscrições para o curso que vou ministrar sobre Dostoiévski e Freud. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso às aulas gravadas também. O valor do curso será bastante acessível e democrático. Espero contar com você como aluna. Um grande abraço!
2 года назад+6
Eu acabei de terminar a leitura desse livro e vim correndo pra procurar a sua resenha. Foi uma abordagem profunda e delicada que eu não tinha levado em consideração e agora certas passagens fazem todo sentido. O que mais me marcou na obra foi a questão da comunicação e como nos sentimos como Gregor ao lidarmos com certas pessoas que, tecnicamente compartilhamos a mesma língua, mas às vezes isso não parece ser o suficiente. Eu acho que já estou ficando sem elogios originais para os seus vídeos kk, foi uma resenha espetacular, eu amei. Muito obrigada!
2 года назад+1
Muito obrigado, Marcella! Ainda vai rolar um curso sobre Kafka em 2022 ("O processo" + "A metamorfose"), e certamente vou convidar você :-) Um grande abraço!
Professor, acompanho suas aulas desde muito antes da criação do canal. Ficava deslumbrado com a quantidade de ideias e conceitos que você apresentava, sobretudo pela forma. NADA MUDOU!...Sempre enriquecedor!. Obrigado, professor.
3 года назад
Muito obrigado, Eduardo! Seja sempre bem-vindo! Amigo, que tal se tornar um membro humanista deste canal e contribuir, segundo sua possibilidade, para este meu projeto de universidade aberta no RUclips? Aqui vai o link: ruclips.net/channel/UCeKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin - conto com você, um abraço!
Resenha maravilhosa, fiquei muito reflexiva e motivada a estudar melhor sobre o que abordado
2 года назад
Oi, Sarlem! Muito obrigado. Eu já ministrei cursos, com valores acessíveis, sobre o grande Franz Kafka. Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Excelente resenha. Estou escrevendo um artigo sobre Autoridade, normalidade e alienação em Kafka e sua resenha me possibilitou novos pontos de vista. Obrigado.
FALOU TUDO! sou estudante de letras inglês e analisamos essa obra esses dias. parabéns 👏🏼✌🏼
2 года назад
Heloísa, eu já ministrei um curso sobre "A metamorfose" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Terminei de ler hoje,só tive entendimento acerca do desfecho dessa novela por causa da sua explicação...pois o final do livro é algo à ser decifrado,no caso; a irmã do gregor passou a ser a fonte de renda da família através do casamento,pois os pais dela,ao final da novela,observaram a sua beleza e associaram essa beleza ao sustento da família. *Se é que eu entendi corretamente o desfecho. Agradeço demais pela resenha grande Flávio Vassoler 😉👍
Olá, Jairo! Tudo bem? Muito obrigado! Já ministrei um curso sobre "A metamorfose", de Kafka, pela Universidade Virtual do Vassoler (valor acessível). Se tiver interesse em ter acesso às 4 aulas, cada uma com, no mínimo, 2 horas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br
Excelente resenha! Esse livro é uma obra prima, muita complexidade em tão poucas páginas, fácil perder algum ponto dela, mas sua resenha é muito completa, altíssima qualidade. Parabéns
Parabéns pela resenha, algumas coisas eu não tinha enxergado... Como a parte patriarcal por exemplo, muito bom ter uma outra perspectiva após ler o livro.
Kafka é meu escritor favorito! E ver você professor falando de forma incrível dessa obra me alegra demais !! Parabéns admiração pelo senhor !!
2 года назад
Muito obrigado, Martina. Já ministrei um curso sobre Dostoiévski e Kafka. Se tiver interesse em ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Esta é uma das minhas narrativas favoritas, já tive ótimas discussões com amigos acerca dela. Parabéns pela bela resenha, Flávio! Estou sempre acompanhando o canal.
3 года назад+2
Muito obrigado, Felipe! Ainda este ano, haverá um curso sobre Dostoiévski e Kafka. Espero contar com você como aluno. Um abraço!
Parabéns pelo belíssimo trabalho professor! Anseio por uma resenha de A Peste do Albert Camus
3 года назад
Sugestão anotada, Pedro. Que tal se tornar membro humanista do canal, amigo, e apoiar este projeto de universidade aberta no RUclips segundo sua possibilidade? Aqui vai o link, amigo: ruclips.net/channel/UCeKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin - conto com você, um abraço!
Olá Professor! Durante a leitura fiquei com dúvida se o Gregor estava ou não ciente da sua condição de inseto.Qual momento isso lhe chegou a consciencia? Não teria ele notado a forma violenta que sua familia o tratava ou somente os leitores perceberam?
3 года назад+2
Antônio, desde o primeiro parágrafo Gregor sofre as consequências da metamorfose. Lembremo-nos do início épico com a descrição das dificuldades para o ex-homo sapiens conseguir virar de lado em sua cama, dadas as novas carapaça ampla e patinhas esguias. Um abraço!
Caro professor Vassoler, suas análises literárias são excelentes, por favor continue com esse trabalho. Vc já leu o conto chamado Samsa Apaixonado, de Haruki Murakami, que se encontra no livro Homens sem mulheres? Se não, humildemente lhe recomendo. Abraço! Estivan Levi
Para fazer certas leituras tem que se ter coragem, não é Vassoler? Ainda não tive coragem de ler A metamorfose, mas quero e a sua resenha me ajudou a me aproximar do livro. Não é só "medo", é tbm respeito pela obra... Meio doido, né?🤔 Pessoas mais sensíveis tem que ter os dois, "medo" e respeito, por sua condição
Boa noite, professor Flávio. Li esse livro há uns 15 anos e o reli de novo no início deste ano... E de novo foi um soco no estômago. Achei muito interessante o paralelo que vc fez com a obra de Dostoiesvki, e a questão da significação, e como depois tu relacionaste com o capitalismo e fatores sociais que acabaram nos fazendo naturalizar esse adentramento das relações econômicas na vida íntima, fiquei pensando no conceito de pobreza de experiência do Benjamin, me parece que casa bem com essa obra do Kafka, mas é só uma intuição... O que vc acha? Obrigada por compartilhar conosco o teu conhecimento e as tuas reflexões. Um grande abraço 😘
3 года назад+1
Oi, Cecília! Tudo bem? É uma ótima perspectiva. É duríssimo que alguém só consiga desfolhar aquilo que costumo chamar de sociopatologia da vida cotidiana em face do radical descentramento. Gregor sofreu a metamorfose, mas algumas pessoas passam pela perda de uma série de sonhos, perspectivas e mesmo entes queridos para entreverem frestas de uma vida outra. Ao esfacelamento da experiência, por vezes, algumas situações da vida contrapõem um tipo de visão que irrompe como um gêiser, mas que, tragicamente, não corresponde a uma expansão mesma dessa vida que agora se vê com mais lucidez. Grande abraço!
Assisto a todos os vídeos! Aulas e resenhas fantásticas! Metamorfose me remete ao filme Coringa...🤔 Professor , você assistiu ao filme : " O Poço "? Poderia fazer uma leitura sobre ?
3 года назад+2
Oi, Selma! Tudo bem? Ainda vou fazer uma resenha sobre o filme "Coringa". E ainda não assisti a "O poço". Vou atrás, Selma. Um abraço e muito obrigado!
Flávio: Que maravilha de resenha! Vai uma pergunta: Em que medida Aliena Ivanovna pode ser vista como um inseto kafkiano? Ou haveria, aqui, na figura utilizada tanto por Raskolnikov quanto por Kafka nada mais do que uma simples coincidência? Um grande abraço...
3 года назад+1
Paulo, meu amigo, Raskólnikov significava Aliôna Ivánovna como um "piolho", em sua odiosa expressão. Samsa foi transformado/reduzido a tal sem a possibilidade de "autoconsciência do espírito", para lançarmos mão de uma expressão do velho Hegel. São duas impotências/coisificações, mas, na primeira, lutamos com o Mike Tyson sabendo que se trata dele; na segunda, apanhamos já sem saber de onde vêm os golpes. Grande abraço!
Flávio: Muito bem posto! De fato, "piolho" denota mais o caráter parasitário. A tua categorização analítica das personagens de Kafka e Dostoiévski, em diálogo com a Sociologia, lembrou-me do debate "indireto" entre as teorias sociais de Durkheim e Weber. Durkheim - talvez mais próximo da narratividade kafkiana - enfatizava a dimensão coercitiva (legal e moralmente) e exterior dos "fatos sociais" sobre o indivíduo. Weber, por sua vez, privilegiava as motivações significativas conferida pelos indivíduos à "ação social" que empreendiam, o que estaria, talvez, mais em consonância com a abordagem de Dostoiévski. Um grande abraço...
Eu li esse livro para um trabalho da faculdade, o fato do autor ter escolhido a maçã me chamou atenção. Para além de Adão e Eva, a maçã é muito usada na mitologia grega. O livro q eu li usava Gregório ao invés de Gregor, "Gregor" é a versão germânica do nome que vem do grego "Gregório".
vejo alguma semelhança com o duplo de Dostoievski, será que este o teria influenciado?
3 года назад+3
Dostoiévski foi, sem dúvida, uma grande influência para Kafka. E não deixa de ser interessante de que Gregor como inseto é um outro para si mesmo como a raskol (cisão) na consciência de Goliádkin. Um abraço!
Flávio vi que existem várias edições desse livro. E os preços mudam muito também. Esse daí que você deixou no link é a melhor opção pra compra ou não tem diferença além das ilustrações? Tô na dúvida porque o número de páginas difere muito de edições diferentes
3 года назад
Amigo, na edição de "A metamorfose" publicada pela editora Antofágica, há um posfácio meu. Um abraço!
12 anos, época em que Revista Contigo (depois, Caras) trazia um livro de brinde... 1983... Assim que li "Gragor Samsa encontrou-se insectificado..."... E nunca mais parei de ler Kafka. Pouco espaço pouco acontecimento inúmeras leituras. Kafka é minha inspiração na escrita (me considero o máximo nesse gênero), depois descobri Murilo Rubião, Clarice.... É um livro fundador de consciência. Hoje faço muito a leitura social da Metamorfose ☺
3 года назад+1
Bem-vindo, Leandro, muito obrigado pelo comentário!
Interpreto desta forma a narrativa em resumo e o que seria esse "virar uma barata": Um homem que trabalhava compulsivamente acaba por perder seu emprego devido a um derrame causado por estresse. Perde o controle de seu corpo, sua fala, sua mandíbula e isto é feito analogia como se tivesse se transformado em uma barata,desta forma justificando sua quase impossibilidade de controle do corpo; na verdade está sofrendo de sequelas. Após isto, é negligenciado por sua própria família e deixado de lado ao longo da história, morre e é tratado com total insensibilidade, e enxergam sua morte até como um livramento; mostrando assim, o quanto o homem é reduzido de sua humanidade em relação ao que ele pode prover, ao passo que, se deixar de ser um provedor, é visto da mesma forma que um inseto asqueroso e com total desprezo, até mesmo de seus familiares.
Uma coisa me chama atenção em Kafka: todas as suas personagens estão atravessadas por situações "inimagináveis" e, no entanto, as situações parecem ser triviais. Por ex: Samsa acorda transformado em um bicho, mas sua única preocupação é a desculpa a ser dada ao chefe, uma vez que não apareceu ao trabalho como de costume. Penso eu: poxa, o cara se tornou um bicho horrível, qual seria a razão de pensar no trabalho, no chefe? Chego a conclusão de que suas personagens estão tão atravessadas pelas suas realidades que nem mesmo a mais "louca situação" será vista como tal. Enfim, não sei se consegui expressar minha minha ideia. Mas, nos limites de minhas leituras, é isso que me chama atenção.
3 года назад+1
Eis o que chamo de "sociopatologia da vida cotidiana". Muito obrigado pelo comentário, Paul, um abraço, amigo!
Quando li este livro, senti raiva da família dele... Desde então estou refletindo sobre minha própria vida. Muitas vezes desejo, assim como ele, cumprir com as expectativas da minha família, mostrar que tenho valor por meio do que faço, sendo que só por existir já tenho valor e mereço respeito apenas por existir, sendo minhas ideias aprovadas ou não, "asquerosas" ou confortáveis. Algumas vezes me sinto indesejada como um inseto, por nao ter cumprido com sucesso com algumas das expectativas de meus pais. Ele tinha objetivos que acabava colocando em segundo plano, como mudar de emprego, e nao fazia sempre pensando nos pais... Quando ele virou um inseto, os pais nao mostraram por ele muita consideração. No fundo, a gente precisa ter amor próprio e nos cuidar... pois, se a gente vira um inseto, pode haver pessoas amorosas que vao nos ajudar? Até pode... Mas nao da pra contar com isso... O ser humano parece distraído demais para pensar e amar... É preciso amar ao próximo, respeitando também a si mesmo, ouvindo as próprias necessidades.
Acabei de ler este livro e estou impactado com a forma que Kafka, basicamente, descreveu um problema hodierno: Somos aquilo que produzimos, portanto, se não produzirmos, não somos nada.
Vale salientar que após a metamorfose de Gregor, o personagem manifesta diversos sintomas do transtorno depressivo, haja visto que, esse transtorno traz características como: anedonia (falta de prazer em coisas que já lhe deram prazer- sintoma identificável na passagem em que ele tentou tomar a tigela de leite, que já fora um dos seus alimentos preferidos), falta de vontade de realizar tarefas cotidianas, falta de energia ou um cansaço crônico, melancolia exacerbada entre outros sintomas.
De fato, um livro muito interessante !
"A Metamorfose" parece mesmo a narrativa metafórica do "Mal Estar na Civilização" de Freud e dá pra fazer uma associação muito interessante com "A Paixão Segundo GH" de Clarice e "O Coração das Trevas" do Joseph Conrad
Ótimo comentário, Beto, muito obrigado! (P.S.: Respondi ao seu novo e-mail.) Abraço!
Muito bom professor ! As vezes penso que, Gregor não virou de fato um inseto, mas que, isto seja uma metáfora de Kafka pra mostrar que, na sociedade capitalista e patriarcal, aqueles que não produzem, não trabalham, ou por outro motivo, perdem o valor, e passam a ser vistos como insetos - até pela família, como neste caso. Mas também gosto muito da interpretação que ele vira de fato um inseto, pode se refletir muito mais sobre. Obrigado!
Muito obrigado, Guaraci, um abraço!
Pensei exatamente a mesma coisa...
Ótima resenha! Além das reflexões abordadas, também me veio em mente o seguinte questionamento: "A moral tem critério estético?". Pois até o último suspiro de Gregor todos sabiam que ali era o "Irmão provedor", certamente amado, mas que sofreu uma "metamorfose" e, pela sua aparência, por si só, já foi subjulgado. É o que nós muitas vezes fazemos com um besouro, queremos pisoteá-lo, ou tratamos com desdém por não agradar aos olhos, mas é de senso comum que devemos tocar em borboletas com todo o cuidado para não privá-las de seu belo voo.
Bom comentário, Mateus, um abraço!
Boa tarde Mestre! Sempre bom ouvi-lo, li o livro mas o compreendi com sua aula, obrigado.
Acabei de ler essa novela e para mim foi uma pedradada, um texto muito forte e uma tensão surda. Simplesmente incrível, e grande resenha professor, sempre aprendo muito por aqui.
Muito obrigado, Lucas! Eu já ministrei um curso sobre "A metamorfose", do mestre Kafka. Se quiser ter acesso às aulas (valor democrático), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br
Flávio Vassoler, a sua resenha é otima. Quanto conhecimento! E que capacidade de transmissão. Parabéns. Obrigada.
Muito obrigado, Neinha, um grande abraço!
Sempre fantástico assistir uma resenha sua! Parabéns!
Resenha incrível, assim como o livro. Não tinha percebido esse detalhe dos pais vendo na filha o novo meio provedor da família. Muito obrigado, professor. Grande abraço!
Incrível, professor! Sou grande admiradora do seu trabalho, obrigada por nos oferecer tanto! ❤️
Muito obrigado, Júlia, grande abraço!
Encontrar esse canal foi uma das melhores coisas que me aconteceram no último ano. Obrigada, professor.
Querida Ana Cláudia, muito obrigado! Nesta segunda, vão se abrir as inscrições para o curso que vou ministrar sobre Dostoiévski e Freud. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso às aulas gravadas também. O valor do curso será bastante acessível e democrático. Espero contar com você como aluna. Um grande abraço!
Eu acabei de terminar a leitura desse livro e vim correndo pra procurar a sua resenha. Foi uma abordagem profunda e delicada que eu não tinha levado em consideração e agora certas passagens fazem todo sentido. O que mais me marcou na obra foi a questão da comunicação e como nos sentimos como Gregor ao lidarmos com certas pessoas que, tecnicamente compartilhamos a mesma língua, mas às vezes isso não parece ser o suficiente. Eu acho que já estou ficando sem elogios originais para os seus vídeos kk, foi uma resenha espetacular, eu amei. Muito obrigada!
Muito obrigado, Marcella! Ainda vai rolar um curso sobre Kafka em 2022 ("O processo" + "A metamorfose"), e certamente vou convidar você :-) Um grande abraço!
Quanta perfeição nessa bela resenha.A questão utilitária pela sobrevivência.
Mais uma obra prima, excelente!!!!!!!
Gratidão.
Muito obrigado, querida, grande abraço!
Muito bom , como todo seu trabalho. Expandiu minha compreensão sobre esta intrigante obra.
Valeu, Edson, grande abraço, amigo!
Aos poucos vou assistindo aos seus vídeos e cada vez mais encantada com teu trabalho, parabéns! 👏🏽
Muito obrigado, Suellen, um abraço!
Professor, acompanho suas aulas desde muito antes da criação do canal. Ficava deslumbrado com a quantidade de ideias e conceitos que você apresentava, sobretudo pela forma. NADA MUDOU!...Sempre enriquecedor!. Obrigado, professor.
Muito obrigado, Eduardo! Seja sempre bem-vindo! Amigo, que tal se tornar um membro humanista deste canal e contribuir, segundo sua possibilidade, para este meu projeto de universidade aberta no RUclips? Aqui vai o link: ruclips.net/channel/UCeKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin - conto com você, um abraço!
Muito bom! Li esse livro recentemente e fui bastante impactada por ele.
Muito obrigado, Ju. Um abraço e seja sempre bem-vinda!
Comecei a ler o livro hoje,e aproveitei para procurar uma resenha sua, á cerca dessa obra.
Mais um vídeo Incrível,sem dúvidas!
Grande Kafka!
Útil importante relevante excelência
Valeu!
Excelente, professor! Realmente a expressão recursos humanos é brutal!
Ótima resenha professor. Li a obra ano passado. Foi minha primeira leitura de Kafka e gostei bastante.
Muito obrigado, Kitto. Um abraço, amigo!
Grandee Vassoler li essa obra e amei... Gosto muito de suas resenhas.
Seja sempre bem-vinda, um abraço!
Muito bom! Sim! Precisamos repensar as relações de reciprocidade para que não as capitalizemos
Boa colocação, Deidara! Um abraço e muito obrigado!
Resenha maravilhosa, fiquei muito reflexiva e motivada a estudar melhor sobre o que abordado
Oi, Sarlem! Muito obrigado. Eu já ministrei cursos, com valores acessíveis, sobre o grande Franz Kafka. Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
A melhor análise que vi no youtube. Obrigado!
Valeu, abraço!
Excelente resenha.
Estou escrevendo um artigo sobre Autoridade, normalidade e alienação em Kafka e sua resenha me possibilitou novos pontos de vista. Obrigado.
De nada, um abraço!
FALOU TUDO! sou estudante de letras inglês e analisamos essa obra esses dias. parabéns 👏🏼✌🏼
Heloísa, eu já ministrei um curso sobre "A metamorfose" (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Nyelda Rocha.Descobri as suas resenhas e isto me faz retornar às minhas interpretações ocorridas há priscas eras.....obrigada
Bem-vinda!
Ótima explanação.
Valeu, Victor, um abraço!
Eu amo este livro
ótima resenha professor! obrigada
De nada, Adriele, um abraço!
Um dos mais importantes livros do século XX
Grande Eric John Hobsbawm!
Terminei de ler hoje,só tive entendimento acerca do desfecho dessa novela por causa da sua explicação...pois o final do livro é algo à ser decifrado,no caso; a irmã do gregor passou a ser a fonte de renda da família através do casamento,pois os pais dela,ao final da novela,observaram a sua beleza e associaram essa beleza ao sustento da família.
*Se é que eu entendi corretamente o desfecho.
Agradeço demais pela resenha grande Flávio Vassoler 😉👍
Valeu, um abraço - grande Kafka!
Elucidação exuberante!
Muito obrigado, César, um abraço!
Maravilha...
Muito obrigado!
Li o livro e achei ótima a resenha.Abraços
Olá, Jairo! Tudo bem? Muito obrigado! Já ministrei um curso sobre "A metamorfose", de Kafka, pela Universidade Virtual do Vassoler (valor acessível). Se tiver interesse em ter acesso às 4 aulas, cada uma com, no mínimo, 2 horas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br
Grande profe Vassoler, vc é maravilhoso. Não perco um vídeo do seu canal. Abraços fraternos.
Seja sempre bem-vinda, um abraço!
Sensacional o vídeo, sou seu fã Ricardo e parabéns! 🙏😁🖖👽🪐🐜
Muito obrigado, um abraço!
Que aula excelente! Muito obrigado, xará!
Muito obrigado, Flávio, um abraço!
Estou justamente lendo A Metamorfose e o Ensaio sobre a Cegueira, que coincidência foda!
Saramago e Kafka, excelentes pedidas!
SENSACIONAL! Parabéns e obrigado pelo seu conteúdo!!
Suas resenhas são maravilhosas, obrigada Flavio
Muito obrigado, Cristina, seja sempre bem-vinda!
Excelente resenha! Esse livro é uma obra prima, muita complexidade em tão poucas páginas, fácil perder algum ponto dela, mas sua resenha é muito completa, altíssima qualidade. Parabéns
Muito obrigado, um abraço!
Show
Valeu, um abraço!
Maravilhoso 👏🏼👏🏼 👏🏼🤩
Abraço!
Sensacional!!!
Muito obrigado, um abraço!
Espetacular capacidade de articulação, poder de síntese e envolvimento através da eloquência ...
Muito obrigado mestre!
Valeu, Victor, abraço!
@ Forte abraço mestre!
Sugiro uma resenha do conto Teoria do Medalhão.
Obrigado!
@@victoralves2364, já ministrei uma aula sobre "Teoria do medalhão" e "Pai contra mãe". Logo virá uma resenha. Um abraço!
@ Me inscrevi e ativei o sininho.
Obrigado mestre!
Que Resenha mais incrível! Que livro mais maravilhoso! 👍👍❤❤
Muito obrigado. Grande Kafka!
Parabéns pela resenha, algumas coisas eu não tinha enxergado... Como a parte patriarcal por exemplo, muito bom ter uma outra perspectiva após ler o livro.
Valeu!
Muito obrigado, Glauber, um abraço!
Bom dia professor Ricardo 📚 estou aqui,em2024,😊😊
Kafka é meu escritor favorito! E ver você professor falando de forma incrível dessa obra me alegra demais !! Parabéns admiração pelo senhor !!
Muito obrigado, Martina. Já ministrei um curso sobre Dostoiévski e Kafka. Se tiver interesse em ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Muito bom!!!! Obrigado
Muito obrigado, Marcos, um abraço!
Esta é uma das minhas narrativas favoritas, já tive ótimas discussões com amigos acerca dela. Parabéns pela bela resenha, Flávio! Estou sempre acompanhando o canal.
Muito obrigado, Felipe! Ainda este ano, haverá um curso sobre Dostoiévski e Kafka. Espero contar com você como aluno. Um abraço!
@, será um prazer!
Excelente livro e excelente resenha!
Muito obrigado, Willian, um abraço!
Resenha maravilhosa!
Parabéns pelo belíssimo trabalho professor! Anseio por uma resenha de A Peste do Albert Camus
Sugestão anotada, Pedro. Que tal se tornar membro humanista do canal, amigo, e apoiar este projeto de universidade aberta no RUclips segundo sua possibilidade? Aqui vai o link, amigo: ruclips.net/channel/UCeKrngzvq40JGSPvtrp11Iwjoin - conto com você, um abraço!
adorei
Muito bom!
Valeu, Ícaro, grande abraço!
Olá Professor!
Durante a leitura fiquei com dúvida se o Gregor estava ou não ciente da sua condição de inseto.Qual momento isso lhe chegou a consciencia? Não teria ele notado a forma violenta que sua familia o tratava ou somente os leitores perceberam?
Antônio, desde o primeiro parágrafo Gregor sofre as consequências da metamorfose. Lembremo-nos do início épico com a descrição das dificuldades para o ex-homo sapiens conseguir virar de lado em sua cama, dadas as novas carapaça ampla e patinhas esguias. Um abraço!
Caro professor Vassoler, suas análises literárias são excelentes, por favor continue com esse trabalho. Vc já leu o conto chamado Samsa Apaixonado, de Haruki Murakami, que se encontra no livro Homens sem mulheres? Se não, humildemente lhe recomendo. Abraço! Estivan Levi
Para fazer certas leituras tem que se ter coragem, não é Vassoler? Ainda não tive coragem de ler A metamorfose, mas quero e a sua resenha me ajudou a me aproximar do livro. Não é só "medo", é tbm respeito pela obra... Meio doido, né?🤔 Pessoas mais sensíveis tem que ter os dois, "medo" e respeito, por sua condição
Leia Kafka, Lucas. Um abraço!
Boa noite, professor Flávio. Li esse livro há uns 15 anos e o reli de novo no início deste ano... E de novo foi um soco no estômago. Achei muito interessante o paralelo que vc fez com a obra de Dostoiesvki, e a questão da significação, e como depois tu relacionaste com o capitalismo e fatores sociais que acabaram nos fazendo naturalizar esse adentramento das relações econômicas na vida íntima, fiquei pensando no conceito de pobreza de experiência do Benjamin, me parece que casa bem com essa obra do Kafka, mas é só uma intuição... O que vc acha? Obrigada por compartilhar conosco o teu conhecimento e as tuas reflexões. Um grande abraço 😘
Oi, Cecília! Tudo bem? É uma ótima perspectiva. É duríssimo que alguém só consiga desfolhar aquilo que costumo chamar de sociopatologia da vida cotidiana em face do radical descentramento. Gregor sofreu a metamorfose, mas algumas pessoas passam pela perda de uma série de sonhos, perspectivas e mesmo entes queridos para entreverem frestas de uma vida outra. Ao esfacelamento da experiência, por vezes, algumas situações da vida contrapõem um tipo de visão que irrompe como um gêiser, mas que, tragicamente, não corresponde a uma expansão mesma dessa vida que agora se vê com mais lucidez. Grande abraço!
👏👏👏
Obrigado!
Assisto a todos os vídeos! Aulas e resenhas fantásticas! Metamorfose me remete ao filme Coringa...🤔 Professor , você assistiu ao filme : " O Poço "? Poderia fazer uma leitura sobre ?
Oi, Selma! Tudo bem? Ainda vou fazer uma resenha sobre o filme "Coringa". E ainda não assisti a "O poço". Vou atrás, Selma. Um abraço e muito obrigado!
@ esta lá na plataforma Netflix!
Flávio: Que maravilha de resenha! Vai uma pergunta: Em que medida Aliena Ivanovna pode ser vista como um inseto kafkiano? Ou haveria, aqui, na figura utilizada tanto por Raskolnikov quanto por Kafka nada mais do que uma simples coincidência? Um grande abraço...
Paulo, meu amigo, Raskólnikov significava Aliôna Ivánovna como um "piolho", em sua odiosa expressão. Samsa foi transformado/reduzido a tal sem a possibilidade de "autoconsciência do espírito", para lançarmos mão de uma expressão do velho Hegel. São duas impotências/coisificações, mas, na primeira, lutamos com o Mike Tyson sabendo que se trata dele; na segunda, apanhamos já sem saber de onde vêm os golpes. Grande abraço!
Flávio: Muito bem posto! De fato, "piolho" denota mais o caráter parasitário. A tua categorização analítica das personagens de Kafka e Dostoiévski, em diálogo com a Sociologia, lembrou-me do debate "indireto" entre as teorias sociais de Durkheim e Weber. Durkheim - talvez mais próximo da narratividade kafkiana - enfatizava a dimensão coercitiva (legal e moralmente) e exterior dos "fatos sociais" sobre o indivíduo. Weber, por sua vez, privilegiava as motivações significativas conferida pelos indivíduos à "ação social" que empreendiam, o que estaria, talvez, mais em consonância com a abordagem de Dostoiévski. Um grande abraço...
Eu li esse livro para um trabalho da faculdade, o fato do autor ter escolhido a maçã me chamou atenção. Para além de Adão e Eva, a maçã é muito usada na mitologia grega. O livro q eu li usava Gregório ao invés de Gregor, "Gregor" é a versão germânica do nome que vem do grego "Gregório".
Grande abraço!
vejo alguma semelhança com o duplo de Dostoievski, será que este o teria influenciado?
Dostoiévski foi, sem dúvida, uma grande influência para Kafka. E não deixa de ser interessante de que Gregor como inseto é um outro para si mesmo como a raskol (cisão) na consciência de Goliádkin. Um abraço!
Essa fala de começo ja esta gravado!! Vou falando junto... kkkkkkkkkkk
:-)
Flávio vi que existem várias edições desse livro. E os preços mudam muito também. Esse daí que você deixou no link é a melhor opção pra compra ou não tem diferença além das ilustrações? Tô na dúvida porque o número de páginas difere muito de edições diferentes
Amigo, na edição de "A metamorfose" publicada pela editora Antofágica, há um posfácio meu. Um abraço!
@ vou comprar ela então! Um abraço mestre. Obrigado pela atenção
12 anos, época em que Revista Contigo (depois, Caras) trazia um livro de brinde... 1983... Assim que li "Gragor Samsa encontrou-se insectificado..."... E nunca mais parei de ler Kafka.
Pouco espaço pouco acontecimento inúmeras leituras.
Kafka é minha inspiração na escrita (me considero o máximo nesse gênero), depois descobri Murilo Rubião, Clarice....
É um livro fundador de consciência. Hoje faço muito a leitura social da Metamorfose
☺
Bem-vindo, Leandro, muito obrigado pelo comentário!
Interpreto desta forma a narrativa em resumo e o que seria esse "virar uma barata": Um homem que trabalhava compulsivamente acaba por perder seu emprego devido a um derrame causado por estresse. Perde o controle de seu corpo, sua fala, sua mandíbula e isto é feito analogia como se tivesse se transformado em uma barata,desta forma justificando sua quase impossibilidade de controle do corpo; na verdade está sofrendo de sequelas.
Após isto, é negligenciado por sua própria família e deixado de lado ao longo da história, morre e é tratado com total insensibilidade, e enxergam sua morte até como um livramento; mostrando assim, o quanto o homem é reduzido de sua humanidade em relação ao que ele pode prover, ao passo que, se deixar de ser um provedor, é visto da mesma forma que um inseto asqueroso e com total desprezo, até mesmo de seus familiares.
Uma coisa me chama atenção em Kafka: todas as suas personagens estão atravessadas por situações "inimagináveis" e, no entanto, as situações parecem ser triviais. Por ex: Samsa acorda transformado em um bicho, mas sua única preocupação é a desculpa a ser dada ao chefe, uma vez que não apareceu ao trabalho como de costume. Penso eu: poxa, o cara se tornou um bicho horrível, qual seria a razão de pensar no trabalho, no chefe? Chego a conclusão de que suas personagens estão tão atravessadas pelas suas realidades que nem mesmo a mais "louca situação" será vista como tal. Enfim, não sei se consegui expressar minha minha ideia. Mas, nos limites de minhas leituras, é isso que me chama atenção.
Eis o que chamo de "sociopatologia da vida cotidiana". Muito obrigado pelo comentário, Paul, um abraço, amigo!