Esse texto é doloroso mesmo. Eu entendi como uma metáfora para a depressão, pelo fato de que o Gregor não conseguia mais fazer as tarefas de antes e cai nessa solidão imensa por ter "se transformado". Ser inseto era essa melancolia, porque junto com ela a gente se fecha, as pessoas pensam que estamos sendo fracos, se decepcionam conosco pela falta de energia. O "não levantar" da cama é um dos exemplos. A depressão tira a motivação de viver, a motivação de sociabilidade, porque não conseguimos. Não existe energia pra isso; não existe energia pra qualquer coisa. Então eu acabei entendendo o texto como essa alusão à depressão, à melancolia do ser... em que a gente se sente de outra espécie, deslocado e inútil em meio a tantas outras pessoas.
Melhor análise, com certeza. Terminei o livro e da aquela vontade de discutir mais sobre ele, conhecer mais opiniões, e que bom que cheguei nesse vídeo. Eu associei essa metamorfose a um acidente ou deficiência, mas aqui encontrei tbm essa associação ao envelhecimento e em um comentário, a depressão, realmente expandiu minha visão. Obrigadaaa!
A melhor análise que eu assisti até agora. Já vi análise até de professoras aqui que não chegam aos pés da sua. Estudo literatura e considero a teoria algo muito pertinente nas análises. Você além de trazer as teorias ainda facilita essas teorias, fazendo com que o próprio leitor da obra, até então leigo, entenda por outras visões a que a obra se refere. Parabéns! Continue desenvolvendo seu trabalho, está muito bom. Obrigada pelo vídeo e por suas considerações. Foi de muita valia. Abraços fraternos!
Gosto muito dos seus vídeos, Aline, porque você contextualiza o livro. Não se contenta somente em falar do texto, mas dá detalhes e informações que são de extrema importância, aprendi coisas sobre o Kafka que nem imaginava. Parabéns pelo vídeo e por todo o canal!
Eu acabei de ler. Eu comecei hoje 00h40 e terminei 05h00. E eu tô muito doída, com um sentimento horrível. Resolvi procurar análises pra ver se poderia digerir melhor e das que eu li, a sua realmente é a melhor. Que talento com as palavras!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento e ponto de vista com a gente. ❤️
É um livro tenebroso, mas revelador sobre o que há de sombrio em nós. Não somente a alienação continua que Gregor Samsa irá sofre, à angústia claustrofóbica, mas também a crueldade normal do mundo, habituado as suas monstruosidades.
Que resenha incrivel! Eu pensei muito na questão do idoso também e do deficiente físico. O que nos leva a outra questão: só somos valorizados enquanto somos produtivos? Outro exemplo do absurdismo na literatura é o Bartleby, do Herman Melville. Um dos melhores contos (ou novela) que eu já li.
+Carla Poppe Ótimo exemplo! E, sim, existe uma onda utilitarista que desconsidera e desvaloriza certos tipos de pessoa. Isso é algo com o que se ter muito cuidado, para não cairmos numa espécie de eugenia.
A resenha mais profunda que achei. Parabéns A metamorfose do Gregor me parece uma metáfora para a demência, a depressão, alguma deficiência psiquiátrica ou física. É muito estranho.
30 minutos muito proveitosos do meu dia com esse vídeo. Vc me mostrou ser preparada para saber explanar sobre um autor e novela tão complexas como essa. Eu achei o livro muito perturbador, angustiante e bastante devastador ao saber que nosso cotidiano tem situações similares com indivíduos superficiais que não tem apreço pela inutilidade. Gostei!!!
Oii! Li há algumas semanas esse livro e fiquei bem impressionada. Foi minha primeira leitura de Kafka e não poderia ter sido melhor. Para mim o que mais chamou atenção foi que enquanto ele era o provedor dessa família ele escolheu essa casa em que eles vivem e após a metamorfose ele perde espaço físico, ficando recluso no quarto em que ele não pode sequer escolher se quer a porta aberta ou fechada, e também espaço de relevância familiar já que ele é tão negligenciado que só notam sua extrema magreza e os dias que passou sem comer depois que ele ja morreu. Dá o tom do que é nossa vida, o valor que representamos não apenas para os estranhos (que ja é ate esperado que seja medido no que produzimos e somos úteis) mas também para o núcleo familiar mais íntimo.
Oi, Aline. Parabéns pela análise, a melhor sobre Kafka q vi até o momento. Compartiho a percepção e dor e tristeza que a história nos remete. Em discussão da obra, vi q cada um enfatiza um aspecto. No meu caso, ficou flagrante as relações de conveniência estabelecidas até mesmo no seio familiar. A consideração e afeição condicionada à utilidade do indivíduo. A coisa vai ficando deprimente quando a irmã se cansa de prestar alguma assistência a Gregor e quando o quarto dele vira depósito de móveis sem uso. A hostilidade com q é tratado tb é angustiante. Outro aspecto é o não questionamento da situação de ter-se transformado em inseto, tratado de forma fatalista e resignada. Obrigada pela dica do livro do Todorov, não sabia que tinha se debruçado sobre o tema de literatura fanstática. O conheci só na área da sociologia, na obra A conquista da América. Abçs.
Fantástico, Aline. Parabéns! A abordagem proposta por você no comentário das obras são de um teor crítico e filosófico que, ao que conheço, é exclusivo no booktube. Conheci a pouco seu canal e estou maravilhado! Estudo filosofia e tenho um interesse especial na área da filosofia literária. Encontrei aqui conteúdos e análises que me fascinaram. Espero profundamente que você siga com esse trabalho expendido. Mais uma vez, meus parabéns!
Adorei o vídeo, li a Metamorfose esse ano, e passei mais de uma semana pensando sobre essa história. Sua resenha foi muito esclarecedora. Muito obrigada por isso.
Nossa. Depois de muito procurar, finalmente achei uma booktuber que me agrada. Você não é pedante, traz considerações que fogem do senso comum de apenas contar o resumo do livro (até porque, quem leu a obra quer ir além do óbvio). Gostei muito também que é um vídeo longo. Acho incabível falar de uma obra dessa relevância em dez minutos. Muito obrigada.
"A Metamorfose" é o único texto de Kafka que li. Gostei muito! Tive a sensação de que o autor quis mesmo nos aproximar de Gregor de uma forma cúmplice, a gente sente na pele (ou na casca... arrrg! rs) o que ele está passando, realmente é muito triste... a reação da família nos causa indignação e até raiva! Aquele quarto é muito claustrofóbico! A condição dele é muito claustrofóbica. E a gente espera uma salvação, que nunca vem... As imagens que criei do inseto, do quarto, da casa, grudaram na minha memória, talvez isso se deva à força descritiva na obra. Suas palavras sobre "Na Colônia Penal" foram um verdadeiro chamamento para lê-la em breve rsrs. Adoro o estranho ou o fantástico rs, mas o maravilhoso não me atrai tanto. Parabéns!!
Muito interessante sua resenha. Acabei de ler o livro e busquei vídeos sobre ele. Sua leitura "dolorosa" conversou com a minha, e sua análise me abriu outras linhas de pensamento sobre esse clássico da literatura menor, assim definido. Eu, que atualmente não mato nem uma formiga, fui afetada por Gregor Samsa e, como podemos vivenciar no mundo, fiquei com a interrogação: quem é o homem e quem é o animal nessa novela? Muito obrigada pelo vídeo sensível que vc fez.
Oi Aline parabéns pelo seu canal, e gostei muito da sua interpretação, sem esquecer que o autor Kafka insere um pouco de sua autobiografia nesse conto. Assisti outros canais e diferentes interpretações, e se vc puder me indicar algum texto ou video (seu ou de outra autoria) que distrinchasse parte por parte do livro, pois tenho sede de comhecer opiniões por exemplo, da parte da maçâ q ficou presa nele até apodrecer, do esvaziamento de seu quarto e posteriormente usando o quarto dele como depósito de tudo q a familia descartava.. sobre o incidente com os inquilinos judeus ortodoxos, não vi ainda ninguém comentando esses detalhes.. abraços
Enquanto você ia falando, eu ia pensando nos meus pacientinhos. Trabalho em hospital e vejo frequentemente essa perda repentina da autonomia sobre o próprio corpo. E na automação da rotina, esquecemos de incluir o próprio paciente e a família nos cuidados. Certamente esse vídeo me ajudará a rever minhas práticas profissionais.
Mulher, tu me ajudasse bastante visse. Preciso fazer um trabalho e busquei um vídeo pra me apoiar mais, já que mesmo lendo livro eu gosto de ver outras análises. E a sua análise é incrível!!!
É muito bom ver que alguém consegue analisar os sentimentos que muitos de nós tivemos ao ler o livro mas não entendemos ou conseguimos expressar na época. Aline, seria possível um video sobre livros de teoria literária?
Que resenha maravilhosa, Aline! Já li A metamorfose, mas seu vídeo ampliou muito minha visão sobre a história e sobre a escrita do Kafka. Sinto falta disso no booktube: vídeos que vão além do resumo do enredo e que trazem reflexões, discussões mais teóricas. Obrigada pelo trabalho incrível que você faz aqui no canal! ♥
+Mariana Miquelino Mariana, obrigada pela companhia. Tenho tentado fazer mais desse tipo de vídeo por aqui. Também sinto falta disso no booktube brasileiro. Beijinhos!
Assisti ontem e hoje vim dizer que adorei o vídeo. Gosto muito do canal, normalmente assisto aos vídeos do projeto Shakespeare e de outros livros que eu tenha lido. Kafka é tudo de bom. Metamorfose também foi minha primeira leitura do autor. Angustiante. Bjs
Adorei sua analise Aline. Li A metamorfose na minha adolescencia, atraida pela estranheza e pelo absurdo do tema. Mas fiquei somente na superficie da historia, ate porque naquela epoca eu nao tinha condicoes de fazer uma reflexao mais aprofundada, pois nao tinha maturidade de vida e nem bagagem literaria suficientes. Hoje estou com 38 anos, e seu video despertou em mim um desejo muito grande de reler a obra, e quem sabe conseguir perceber todas as outras camadas que o texto pode nos apresentar. Descobri seu canal recentemente, mas ja virei fa. Comentei ontem pela primeira vez no video sobre realismo magico, e assim cheguei a esse video. Parabens pelo otimo trabalho que vc desenvolve aqui no youtube, e longa vida ao canal!
Mas o que mais me tocou quando li da primeira vez é que a família melhora quando para de depender dele... eles estavam acomodados. Me surpreendeu qnd a história continua mesmo sem ele. Acaba depois do que achei que fosse ser o final...
+Aline Mangaraviti Sim, o narrador que antes só acompanhava o Gregor, agora migra pra família. Kafka nem gostava do final do texto por causa dessa transição. Eles melhoram quanto à autonomia, mas ficam tão aliviados de se livrar do fardo que vão passear. Mas também, seria uma situação muito desgastante de fato.
Perfeito! Bela resenha. Gregor samsa também, retrata o pecado original (Adão e Eva) como aquele família usa o Gregor samsa como bode expiatório. Franz Kafka era judeu, olhando mais longe vejo isso na sua obra. Como as pessoas usa as outras pessoas como culpa de seus problema e depois de sua morte acaba divinizado o falecido. Me parece uma forma de redenção.
👏👏👏👏👏👏 Lembro que quando eu li, o que me chamou a atenção era essa questão da família explorar o Gregor e como essa exploração, como que se vê no final, acomodava a família. Também me chamou atenção que a metamorfose de Gregor em algo indesejado, me fez pensar nas pessoas com problemas dentro das famílias e como são tratados como problemas. Naquela situação de Gregor poderia estar um louco, um doente, um idoso e outros e o tratamento, infelizmente, poderia ser o mesmo. As pessoas são absurdas e transformam o mundo em absurdo. Detalhe: 😲 li uma versão da LP&M. Nela tinha uma nota de rodapé que explicava que a maçã jogada pela irmã nas costas do Gregor era um símbolo de "coito per ânus", mas nunca vi nada na história que justificasse essa afirmação.
Amiga, o booktube pode estar cheio de vídeos sobre A Metamorfose, mas depois desse seu, "os outros são os outros"... Eu li há pouco mais de um ano e nem sei bem o que me fez esperar tanto pra ler Kafka. Fiquei tão impactada!! Pra mim, o que ficou de mais profundo é o fato de quão frágil pode ser a importância que damos a nós mesmos. O Gregor se sentia muito útil e imprescindível e a transformação mostrou que não era bem assim. Também pensei que muitos de nós se põe em uma situação de se tornar necessário ao outro justamente pra ter afeto e consideração e essas coisas não vêm atreladas. A "falta" dele me pareceu até benéfica para toda a família, todos ficaram melhores sem ele. De fato, é uma história muito cruel. E acredito que vc foi muito feliz ao citar situações de velhice e desemprego e outras que fazem o ser humano sentir-se alienado socialmente. Vontade de ir ao Rio e tomar um café conversando com vc!! Um abração, querida!
+Alexsandra Menezes Alê, a sua leitura é impecável! Realmente, ver que de nada adiantou a dedicação é o sacrifício pelo bem da família é uma das piores epifanias do conto. Obrigada pela companhia e pelo incentivo de sempre! ❤
Não consigo observar a parte do (a família ficou melhor sem ele) pq o pai não tinha dinheiro a mãe estava doente e a irmã "iria"ser mandada para o conservatório , seu ponto de vista e bom , só q em vez de colocar q eles ficaram melhor sem ele poderia se pensar que eles mudaram(se adaptaram/ metamorfose) sem sua presença ou influencia , sendo assim diminuindo ainda mais a importância do personagem , criando ainda assim um significado ou mensagem mais denso para obra
situação descrita aos romances de kafka, também abordada em muitos contos é a do homem oscilando entre auto-entrega e a auto-afirmação. O que seria essa auto entrega e afirmação?
Oi , tudo bem ,sou universitária do curso de letras,estou lendo O arco e a lira de Octávio Paz. vc poderia falar dele em um vídeo , já busquei vídeos sobre a obra no RUclips... mas as informações são muito vagas...
Estou lendo "El último lector", do Ricardo Piglia, e um dos capítulos fala justamente sobre Kafka, escritor e leitor, e Felice Bauer (ou "senhorita Bartleby"), a mulher-copista. Sobre a novela em questão, há um pequeno trecho: "Poderíamos dizer que há relatos de Kafka narrados a partir de quem não entende a conexão e somente a vive, e relatos de Kafka narrados a partir de quem vê as conexões que ninguém vê. E, habitualmente, quem vê a conexão enquanto sucedem os fatos é um animal (quer dizer, vê de fora). 'Investigações de um cão', 'Informe para uma academia', 'Josefina, a cantora, ou o povo dos ratos' poderiam ser exemplos claros deste modo de ver. 'A metamorfose' narra a passagem de um estado a outro." (Tradução minha, espero que esteja correta...). Àqueles que buscam saber mais sobre a vida e a obra desse grande autor, recomendo fortemente "O mundo prodigioso que tenho na cabeça: Franz Kafka - um ensaio biográfico", de Louis Begley. É um livro excelente; só de citá-lo, já deu vontade de reler...
Para mim este livro foi um dos que mais me arrebataram! E para mim o inseto sempre foi sim um besouro! Concordo que o da Colônia penal é sim perturbador! Você como sempre esbanjando poder de sintetizar!
Me aproximei de Kafka no conto o abutre. Era uma história em quadrinho que continha o abutre; a PONTE. Depois, comprei um livro de contos: primeira dor; Na Colônia penal; josefine. Assim, gostei muito do Kafka. Desculpe se errei os nomes.
Você falando e eu não conseguindo de parar de pensar nos idosos...que sai de ativo pra passivo e dependente e vira um parasita na sociedade. 😑😑Aí enquanto escrevo o comentário você fala da velhice...🤗
Na versão que li o inseto é chamado pela empregada de "rola-bosta"... E na minha percepção o inseto não era uma barata, talvez um besouro cascudo. Gostei muito da sua visão sobre a história, principalmente com relação a alienação do personagem. Ótima resenha!
A queda é uma crítica acida aos filósofos existencialista de seu tempo. Gostei, muito bem, parabéns por abordar um autor que me é tão caro e ao mesmo tempo tão raro em nosso país.
E o movimento do realismo mágico na América latina? Eu colocaria o Kafka nesse meio tranquilamente e no entanto quanto vou ler sobre o assunto nunca vi citarem Kafka como referência...
Essa alienacao se asemelha a de Marx....Nesse caso uma metafora sensacional,tratando a hipocresia ,desamor,ingratiao...Do ser humano.Amo esse livro,e todos deveriamos uma vez na vida ler.Ja me inscrivi no seu canal e desejaria q tambem se escrevera no meu.Desde Suica.
Esse texto é doloroso mesmo. Eu entendi como uma metáfora para a depressão, pelo fato de que o Gregor não conseguia mais fazer as tarefas de antes e cai nessa solidão imensa por ter "se transformado". Ser inseto era essa melancolia, porque junto com ela a gente se fecha, as pessoas pensam que estamos sendo fracos, se decepcionam conosco pela falta de energia. O "não levantar" da cama é um dos exemplos. A depressão tira a motivação de viver, a motivação de sociabilidade, porque não conseguimos. Não existe energia pra isso; não existe energia pra qualquer coisa. Então eu acabei entendendo o texto como essa alusão à depressão, à melancolia do ser... em que a gente se sente de outra espécie, deslocado e inútil em meio a tantas outras pessoas.
Melhor análise, com certeza. Terminei o livro e da aquela vontade de discutir mais sobre ele, conhecer mais opiniões, e que bom que cheguei nesse vídeo.
Eu associei essa metamorfose a um acidente ou deficiência, mas aqui encontrei tbm essa associação ao envelhecimento e em um comentário, a depressão, realmente expandiu minha visão. Obrigadaaa!
A melhor análise que eu assisti até agora. Já vi análise até de professoras aqui que não chegam aos pés da sua. Estudo literatura e considero a teoria algo muito pertinente nas análises. Você além de trazer as teorias ainda facilita essas teorias, fazendo com que o próprio leitor da obra, até então leigo, entenda por outras visões a que a obra se refere. Parabéns! Continue desenvolvendo seu trabalho, está muito bom. Obrigada pelo vídeo e por suas considerações. Foi de muita valia. Abraços fraternos!
Muito obrigada!!! 😍
Ler Kafka na quarentena (2020) e associar ao que Gregor sentiu. Não tem preço.
Nossa, verdade!
Admirável
Gosto muito dos seus vídeos, Aline, porque você contextualiza o livro. Não se contenta somente em falar do texto, mas dá detalhes e informações que são de extrema importância, aprendi coisas sobre o Kafka que nem imaginava.
Parabéns pelo vídeo e por todo o canal!
+Adriana Hernandes Muito obrigada pela companhia e incentivo! 😊
Eu acabei de ler. Eu comecei hoje 00h40 e terminei 05h00. E eu tô muito doída, com um sentimento horrível. Resolvi procurar análises pra ver se poderia digerir melhor e das que eu li, a sua realmente é a melhor. Que talento com as palavras!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento e ponto de vista com a gente. ❤️
É um livro tenebroso, mas revelador sobre o que há de sombrio em nós. Não somente a alienação continua que Gregor Samsa irá sofre, à angústia claustrofóbica, mas também a crueldade normal do mundo, habituado as suas monstruosidades.
Que resenha incrivel! Eu pensei muito na questão do idoso também e do deficiente físico. O que nos leva a outra questão: só somos valorizados enquanto somos produtivos? Outro exemplo do absurdismo na literatura é o Bartleby, do Herman Melville. Um dos melhores contos (ou novela) que eu já li.
+Carla Poppe Ótimo exemplo! E, sim, existe uma onda utilitarista que desconsidera e desvaloriza certos tipos de pessoa. Isso é algo com o que se ter muito cuidado, para não cairmos numa espécie de eugenia.
Aline Aimee Sem dúvida! Faça uma resenha também da Colônia Penal! ☺
Aline, continue com vídeos longos, é ótimo poder aprofundar em obras tão incríveis como A Metamorfose do Kafka
Gostei da Resenha ! Simples, Completa e direta. Show .. 👏👏👏 🇧🇷
A resenha mais profunda que achei. Parabéns
A metamorfose do Gregor me parece uma metáfora para a demência, a depressão, alguma deficiência psiquiátrica ou física. É muito estranho.
Obrigada! 😀
Terminei o livro ontem estou explodindo pra ouvir outras pessoas falando sobre. Adorei sua resenha!
Revendo durante o isolamento por causa da pandemia... É incrível como o vídeo e esse livro do Kafka parecem fazer ainda mais sentido agora...!
30 minutos muito proveitosos do meu dia com esse vídeo. Vc me mostrou ser preparada para saber explanar sobre um autor e novela tão complexas como essa. Eu achei o livro muito perturbador, angustiante e bastante devastador ao saber que nosso cotidiano tem situações similares com indivíduos superficiais que não tem apreço pela inutilidade. Gostei!!!
Muito bom o vídeo. Parabéns.
Quando eu li me fez pensar na velhice, como vc explicou uma forma de alienação.
Resenha mais completa, impossível. Ameeeeei. Este foi meu primeiro Kafka.
eu AMO esse livro! Você conseguiu passar uma visão perfeita da sensação que o livro passa!
Excelentes comentários. Muitos maridos, após o Divórcio sofrem este processo de metamorfose.
Meia hora maravilhosa sobre Kafka! 👌🏻👌🏻👌🏻
+Paula Carvalho 😊😊😊
Excelente resenha! O desemprego é uma forma muito cruel de alienação!
Sigo aqui te acompanhando, pois sinto que não estou perdendo tempo em assisti um vídeo de 30 minutos como este. Grata!
+Vívian Paula Eu é que agradeço a companhia! 😊
Ótima a sua explicação sobre o estranho, o fantástico e o maravilhoso na literatura!!!
Oii! Li há algumas semanas esse livro e fiquei bem impressionada. Foi minha primeira leitura de Kafka e não poderia ter sido melhor. Para mim o que mais chamou atenção foi que enquanto ele era o provedor dessa família ele escolheu essa casa em que eles vivem e após a metamorfose ele perde espaço físico, ficando recluso no quarto em que ele não pode sequer escolher se quer a porta aberta ou fechada, e também espaço de relevância familiar já que ele é tão negligenciado que só notam sua extrema magreza e os dias que passou sem comer depois que ele ja morreu. Dá o tom do que é nossa vida, o valor que representamos não apenas para os estranhos (que ja é ate esperado que seja medido no que produzimos e somos úteis) mas também para o núcleo familiar mais íntimo.
Oi, Aline. Parabéns pela análise, a melhor sobre Kafka q vi até o momento. Compartiho a percepção e dor e tristeza que a história nos remete. Em discussão da obra, vi q cada um enfatiza um aspecto. No meu caso, ficou flagrante as relações de conveniência estabelecidas até mesmo no seio familiar. A consideração e afeição condicionada à utilidade do indivíduo. A coisa vai ficando deprimente quando a irmã se cansa de prestar alguma assistência a Gregor e quando o quarto dele vira depósito de móveis sem uso. A hostilidade com q é tratado tb é angustiante. Outro aspecto é o não questionamento da situação de ter-se transformado em inseto, tratado de forma fatalista e resignada. Obrigada pela dica do livro do Todorov, não sabia que tinha se debruçado sobre o tema de literatura fanstática. O conheci só na área da sociologia, na obra A conquista da América. Abçs.
Fantástico, Aline. Parabéns! A abordagem proposta por você no comentário das obras são de um teor crítico e filosófico que, ao que conheço, é exclusivo no booktube. Conheci a pouco seu canal e estou maravilhado! Estudo filosofia e tenho um interesse especial na área da filosofia literária. Encontrei aqui conteúdos e análises que me fascinaram. Espero profundamente que você siga com esse trabalho expendido. Mais uma vez, meus parabéns!
+Henrique Maciel Muito obrigada! :)
Maravilhosa sua análise da Matamorfose. Explicação instigante e diferenciada. Acabei de me inscrever. Parabéns!!!!
Que vídeo maravilhoso e esclarecer! Obrigada!
Adorei o vídeo, li a Metamorfose esse ano, e passei mais de uma semana pensando sobre essa história. Sua resenha foi muito esclarecedora. Muito obrigada por isso.
Resenha incrível, muito educativa ! 💓😍
Principalmente, o final do livro. Alienação total. Não querem saber o que a faxineira fez com o cadáver e saem a passeio, como se fosse natural.
Belíssima resenha, parabéns!
Que maravilha de análise!! ♥️
Livros 😍😍😍😍
Gosto da exposição dela.
Nossa. Depois de muito procurar, finalmente achei uma booktuber que me agrada. Você não é pedante, traz considerações que fogem do senso comum de apenas contar o resumo do livro (até porque, quem leu a obra quer ir além do óbvio). Gostei muito também que é um vídeo longo. Acho incabível falar de uma obra dessa relevância em dez minutos. Muito obrigada.
Que bom que gostou! Seja bem-vinda ao canal! 🙂
"A Metamorfose" é o único texto de Kafka que li. Gostei muito! Tive a sensação de que o autor quis mesmo nos aproximar de Gregor de uma forma cúmplice, a gente sente na pele (ou na casca... arrrg! rs) o que ele está passando, realmente é muito triste... a reação da família nos causa indignação e até raiva! Aquele quarto é muito claustrofóbico! A condição dele é muito claustrofóbica. E a gente espera uma salvação, que nunca vem... As imagens que criei do inseto, do quarto, da casa, grudaram na minha memória, talvez isso se deva à força descritiva na obra.
Suas palavras sobre "Na Colônia Penal" foram um verdadeiro chamamento para lê-la em breve rsrs. Adoro o estranho ou o fantástico rs, mas o maravilhoso não me atrai tanto. Parabéns!!
+Patricia Bustamante Prepare-se para uma leitura super angustiante!
Parabéns análise impecável . Muito bem feita sustentada numa análise profunda.
Gostei muito da sua análise. Obrigada
Mds que análise foi essa ? Perfeita, muito obrigada
Muito interessante sua resenha. Acabei de ler o livro e busquei vídeos sobre ele. Sua leitura "dolorosa" conversou com a minha, e sua análise me abriu outras linhas de pensamento sobre esse clássico da literatura menor, assim definido. Eu, que atualmente não mato nem uma formiga, fui afetada por Gregor Samsa e, como podemos vivenciar no mundo, fiquei com a interrogação: quem é o homem e quem é o animal nessa novela? Muito obrigada pelo vídeo sensível que vc fez.
Aline, esse foi o primeiro vídeo que assisti no seu canal. Adorei! Vc foi fantástica!!! Já me inscrevi!
Isso sim é uma análise bem feito do livro! Parabéns! Tente manter a forma como você realiza as análises e aprofundaçōes dos li ros!
Amo essa história!!! E o seu vídeo está ótimo!!!! 👏👏👏👏👏
Que prazer em te ouvir, esclarecedor sua visão sobre o romance.
Que vídeo sensacional, viu
+Rodrigo Enes Obrigada! :)
Excelente análise!!
Uma interpretação muito boa.
Oi Aline parabéns pelo seu canal, e gostei muito da sua interpretação, sem esquecer que o autor Kafka insere um pouco de sua autobiografia nesse conto. Assisti outros canais e diferentes interpretações, e se vc puder me indicar algum texto ou video (seu ou de outra autoria) que distrinchasse parte por parte do livro, pois tenho sede de comhecer opiniões por exemplo, da parte da maçâ q ficou presa nele até apodrecer, do esvaziamento de seu quarto e posteriormente usando o quarto dele como depósito de tudo q a familia descartava.. sobre o incidente com os inquilinos judeus ortodoxos, não vi ainda ninguém comentando esses detalhes.. abraços
Enquanto você ia falando, eu ia pensando nos meus pacientinhos. Trabalho em hospital e vejo frequentemente essa perda repentina da autonomia sobre o próprio corpo. E na automação da rotina, esquecemos de incluir o próprio paciente e a família nos cuidados.
Certamente esse vídeo me ajudará a rever minhas práticas profissionais.
+Isabele de Paula Ah, que maravilha. Estive internada por um mês, doze dias no CTI, e lembrei muito dessa experiência durante a releitura também.
MUITO FODA!! Aline, tu achas que a narrativa de metamorfose se inicia a partir de um conflito?
Mulher, tu me ajudasse bastante visse. Preciso fazer um trabalho e busquei um vídeo pra me apoiar mais, já que mesmo lendo livro eu gosto de ver outras análises. E a sua análise é incrível!!!
É muito bom ver que alguém consegue analisar os sentimentos que muitos de nós tivemos ao ler o livro mas não entendemos ou conseguimos expressar na época. Aline, seria possível um video sobre livros de teoria literária?
+Alister Vieira Posso fazer, sim. Já tenho umas ideias anotadas. ;)
Vídeo sensacional, me ajudou muito!
Bravo!! Parabéns Aline, uma super aula. Obrigado!!
Melhor vídeo sobre o assunto que achei, parabéns e obrigada
Obrigada! 😁
Melhor resenha sobre o livro que assistimos!!!
vídeo longo sim, mas valeu cada milésimo de segundo
Que resenha maravilhosa, Aline! Já li A metamorfose, mas seu vídeo ampliou muito minha visão sobre a história e sobre a escrita do Kafka. Sinto falta disso no booktube: vídeos que vão além do resumo do enredo e que trazem reflexões, discussões mais teóricas. Obrigada pelo trabalho incrível que você faz aqui no canal! ♥
+Mariana Miquelino Mariana, obrigada pela companhia. Tenho tentado fazer mais desse tipo de vídeo por aqui. Também sinto falta disso no booktube brasileiro. Beijinhos!
Assisti ontem e hoje vim dizer que adorei o vídeo. Gosto muito do canal, normalmente assisto aos vídeos do projeto Shakespeare e de outros livros que eu tenha lido. Kafka é tudo de bom. Metamorfose também foi minha primeira leitura do autor. Angustiante. Bjs
Adorei sua análise, parabéns!
Excelente esse vídeo! Com certeza a melhor resenha no youtube.
Que incrível say análise obrigado pela inteligência feminina ❤😮😊
Amo livros, amo leitura , amo Kafka e amei esse vídeo, por isso me inscrevi no canal. Parabéns, você foi genial!
Adorei o vídeo Aline, nem senti o tempo passar. Bjs 😙
+Danielle Valéria Que bom! 😊
Adorei!!!! Parabéns!!!!!
Adorei sua analise Aline. Li A metamorfose na minha adolescencia, atraida pela estranheza e pelo absurdo do tema. Mas fiquei somente na superficie da historia, ate porque naquela epoca eu nao tinha condicoes de fazer uma reflexao mais aprofundada, pois nao tinha maturidade de vida e nem bagagem literaria suficientes. Hoje estou com 38 anos, e seu video despertou em mim um desejo muito grande de reler a obra, e quem sabe conseguir perceber todas as outras camadas que o texto pode nos apresentar. Descobri seu canal recentemente, mas ja virei fa. Comentei ontem pela primeira vez no video sobre realismo magico, e assim cheguei a esse video. Parabens pelo otimo trabalho que vc desenvolve aqui no youtube, e longa vida ao canal!
+Lea Mattosinho Seja bem-vinda! E obrigada!
Mas o que mais me tocou quando li da primeira vez é que a família melhora quando para de depender dele... eles estavam acomodados. Me surpreendeu qnd a história continua mesmo sem ele. Acaba depois do que achei que fosse ser o final...
+Aline Mangaraviti Sim, o narrador que antes só acompanhava o Gregor, agora migra pra família. Kafka nem gostava do final do texto por causa dessa transição. Eles melhoram quanto à autonomia, mas ficam tão aliviados de se livrar do fardo que vão passear. Mas também, seria uma situação muito desgastante de fato.
Perfeito! Bela resenha. Gregor samsa também, retrata o pecado original (Adão e Eva) como aquele família usa o Gregor samsa como bode expiatório. Franz Kafka era judeu, olhando mais longe vejo isso na sua obra. Como as pessoas usa as outras pessoas como culpa de seus problema e depois de sua morte acaba divinizado o falecido. Me parece uma forma de redenção.
👏👏👏👏👏👏
Lembro que quando eu li, o que me chamou a atenção era essa questão da família explorar o Gregor e como essa exploração, como que se vê no final, acomodava a família.
Também me chamou atenção que a metamorfose de Gregor em algo indesejado, me fez pensar nas pessoas com problemas dentro das famílias e como são tratados como problemas. Naquela situação de Gregor poderia estar um louco, um doente, um idoso e outros e o tratamento, infelizmente, poderia ser o mesmo.
As pessoas são absurdas e transformam o mundo em absurdo.
Detalhe: 😲 li uma versão da LP&M. Nela tinha uma nota de rodapé que explicava que a maçã jogada pela irmã nas costas do Gregor era um símbolo de "coito per ânus", mas nunca vi nada na história que justificasse essa afirmação.
+Jônatas Ferro Cruzes! Também nunca li sobre isso, não! 🤔
Amiga, o booktube pode estar cheio de vídeos sobre A Metamorfose, mas depois desse seu, "os outros são os outros"... Eu li há pouco mais de um ano e nem sei bem o que me fez esperar tanto pra ler Kafka. Fiquei tão impactada!! Pra mim, o que ficou de mais profundo é o fato de quão frágil pode ser a importância que damos a nós mesmos. O Gregor se sentia muito útil e imprescindível e a transformação mostrou que não era bem assim. Também pensei que muitos de nós se põe em uma situação de se tornar necessário ao outro justamente pra ter afeto e consideração e essas coisas não vêm atreladas. A "falta" dele me pareceu até benéfica para toda a família, todos ficaram melhores sem ele. De fato, é uma história muito cruel. E acredito que vc foi muito feliz ao citar situações de velhice e desemprego e outras que fazem o ser humano sentir-se alienado socialmente.
Vontade de ir ao Rio e tomar um café conversando com vc!!
Um abração, querida!
+Alexsandra Menezes Alê, a sua leitura é impecável! Realmente, ver que de nada adiantou a dedicação é o sacrifício pelo bem da família é uma das piores epifanias do conto. Obrigada pela companhia e pelo incentivo de sempre! ❤
Não consigo observar a parte do (a família ficou melhor sem ele) pq o pai não tinha dinheiro a mãe estava doente e a irmã "iria"ser mandada para o conservatório , seu ponto de vista e bom , só q em vez de colocar q eles ficaram melhor sem ele poderia se pensar que eles mudaram(se adaptaram/ metamorfose) sem sua presença ou influencia , sendo assim diminuindo ainda mais a importância do personagem , criando ainda assim um significado ou mensagem mais denso para obra
Vc é ótima, Aline! Um beijo!
Uau!! Que vídeo bom.
Parabéns !!!
Obrigada!
Que resenha maravilhosa! :)
situação descrita aos romances de kafka, também abordada em muitos contos é a do homem oscilando entre auto-entrega e a auto-afirmação. O que seria essa auto entrega e afirmação?
Aline, o novo nome do canal bem como a nova abertura ficaram ótimos! Parabéns =)
+Mariana Ferreira Maia Obrigada! :)
Literatura 😍😍😍😍
Oi , tudo bem ,sou universitária do curso de letras,estou lendo O arco e a lira de Octávio Paz. vc poderia falar dele em um vídeo , já busquei vídeos sobre a obra no RUclips... mas as informações são muito vagas...
Valeu a didática, grande trabalho
Estou lendo "El último lector", do Ricardo Piglia, e um dos capítulos fala justamente sobre Kafka, escritor e leitor, e Felice Bauer (ou "senhorita Bartleby"), a mulher-copista. Sobre a novela em questão, há um pequeno trecho: "Poderíamos dizer que há relatos de Kafka narrados a partir de quem não entende a conexão e somente a vive, e relatos de Kafka narrados a partir de quem vê as conexões que ninguém vê. E, habitualmente, quem vê a conexão enquanto sucedem os fatos é um animal (quer dizer, vê de fora). 'Investigações de um cão', 'Informe para uma academia', 'Josefina, a cantora, ou o povo dos ratos' poderiam ser exemplos claros deste modo de ver. 'A metamorfose' narra a passagem de um estado a outro." (Tradução minha, espero que esteja correta...).
Àqueles que buscam saber mais sobre a vida e a obra desse grande autor, recomendo fortemente "O mundo prodigioso que tenho na cabeça: Franz Kafka - um ensaio biográfico", de Louis Begley. É um livro excelente; só de citá-lo, já deu vontade de reler...
+Mônica Gonçalves Que dica incrível! Vou procurar!
Para mim este livro foi um dos que mais me arrebataram! E para mim o inseto sempre foi sim um besouro!
Concordo que o da Colônia penal é sim perturbador! Você como sempre esbanjando poder de sintetizar!
muito bom !
Me aproximei de Kafka no conto o abutre. Era uma história em quadrinho que continha o abutre; a PONTE. Depois, comprei um livro de contos: primeira dor; Na Colônia penal; josefine. Assim, gostei muito do Kafka. Desculpe se errei os nomes.
Ótimo vídeo!
+Bruno Kühl Obrigada! :)
Excelente!!! Amei.
Obrigado!
Adorei a análise!
10 no comentário
Parabéns!!
Muito bom gostei.
Olá, Aline.
Fiquei curiosa a respeito da sua classificação do tipo de narrador.
Por que você o considera observador e não onisciente?
Aline, então, a metamorfose é uma novela do gênero realismo fantástico? você tem algum artigo ou teórico que trabalhe esse tipo de gênero?
Diante da lei. Todos deveriam ler. Leiam o texto de Kafka " Diante da lei".
O livro que eu li tem 34 páginas. Só tem essa quantidade de paginas mesmo?
Maravilhoso. Já vi 2 x
Você falando e eu não conseguindo de parar de pensar nos idosos...que sai de ativo pra passivo e dependente e vira um parasita na sociedade. 😑😑Aí enquanto escrevo o comentário você fala da velhice...🤗
Sim, tem toda uma reflexão sobre a velhice nesse livro! Reflexão que nunca perde sua importância!
@@AlineAimee 🤔🤔🌷
Parabéns. Você é muito autêntica nos seus vídeos. E, sim, é um besouro. Kkk
Na versão que li o inseto é chamado pela empregada de "rola-bosta"... E na minha percepção o inseto não era uma barata, talvez um besouro cascudo.
Gostei muito da sua visão sobre a história, principalmente com relação a alienação do personagem. Ótima resenha!
A queda é uma crítica acida aos filósofos existencialista de seu tempo. Gostei, muito bem, parabéns por abordar um autor que me é tão caro e ao mesmo tempo tão raro em nosso país.
E o movimento do realismo mágico na América latina? Eu colocaria o Kafka nesse meio tranquilamente e no entanto quanto vou ler sobre o assunto nunca vi citarem Kafka como referência...
+Aline Mangaraviti O Realismo Mágico é outra coisa porque envolve alegorias sócio-políticas. Vou fazer vídeo sobre isso em breve. 😉
Essa alienacao se asemelha a de Marx....Nesse caso uma metafora sensacional,tratando a hipocresia ,desamor,ingratiao...Do ser humano.Amo esse livro,e todos deveriamos uma vez na vida ler.Ja me inscrivi no seu canal e desejaria q tambem se escrevera no meu.Desde Suica.