LINK PARA VOCÊ SE INSCREVER NO CURSO SOBRE "MEMÓRIAS DO SUBSOLO", DE DOSTOIÉVSKI, A SER MINISTRADO PELO PROF. DR. FLÁVIO RICARDO VASSOLER: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150
Estou lendo Confissões 🥰 obrigada pela resenha mestre, fantástico!
4 года назад+2
Excelente, Cirle, muito obrigado :-) Aproveito a deixa, querida: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluna, grande abraço!
O senhor explica muito bem! Já estava com muita vontade de ler "Confissões" e, agora, depois dessa resenha, essa vontade de tornou quase uma necessidade!
Professor....li As Confissões recentemente e, de fato, sua resenha sobre o tema é magnífica. É preciso assistir a esse vídeo outras tantas vezes para tentar captar sua percepção da obra. Obrigado. Abraços
Sempre muito bom, sempre muito esclarecedor. Já não me imagino sem seguir as suas lições .!Bem haja
2 года назад
Muito obrigado, Júlia! Aprofundo bastante as análises nos cursos que ministro pelo Zoom. Se quiser ter acesso às aulas (valores acessíveis), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Que resenha maravilhosa! Somos todos santos pecadores! Negar o pecado é negar a santidade! O ego é o ponto cego da humanidade! Santo Agostinho despido do ego em suas confissões eternizou o Bem!
Você é uma das pessoas mais bem articuladas que eu conheço, que verbalização e oratória incrível!
2 года назад
Muito obrigado, amigo. Convido você a se inscrever nos cursos que venho ministrando sobre literatura (valores acessíveis). Se estiver interessado, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Muito obrigado, André, grande abraço! Aproveito a deixa: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
Muito obrigado, Daysy! Querida, aproveito a deixa: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluna, grande abraço!
Muito obrigado, Mateus! Aproveito a deixa, meu caro: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
@ Opa, claro, eu já havia te envia emails sobre outras questões, e disse que compraria alguns de seus livros quando terminasse de ler os grandes autores, como ainda não o fiz, e você me aparenta merecer tais lucros, logo no início do mês, eu provavelmente me inscreverei.
Ótima resenha, preclaro mestre! Assisti a ela duas vezes. Fico instigado a ler, novamente, essa obra maravilhosa. Parabéns, também, por seu aniversário. Não sei o dia exato, mas sei que é agora em novembro. Muitos anos de vida e saúde para o senhor. Grande abraço!
4 года назад
Foi no dia 11/11, quarta-feira. Muito obrigado, amigo. Grande abraço!
acredito que está em nossa essência o bem e o mal.O que vai despertar em nós os nossos sentinentos é o momento, dependendo do momento iremos agir ou bem ou mal.E dentro desses dois senrimentos existe muitos bens oumuitos mals.
Professor, meu sincero agradecimento por ter feito esta tão esperada resenha. Obs.: Feliz aniversário! 11/11. Continue a nos inspirar com seu carisma e profissionalismo. Obrigada por ter me enviado o livro.
4 года назад
Oi, Milena! Tudo bom? Muito obrigado, querida! O livro já chegou? Maravilha. Faça uma boa leitura. Aproveito a deixa: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluna, grande abraço!
Grande Agostinho de Hipona! Vinícius, aproveito a deixa: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
Boa noite, professor! Estou sem fôlego com essa resenha, o Sr. é muito inteligente, tem uma percepção e didática fenomenais, parabéns! É bem reconfortante a ideia de que Santo Agostinho nos dá sobre a natureza do mal, além de tudo isso que o Sr. explanou perfeitamente eu compreendi o entendimento dele a respeito do mal como sendo algo que nós temos a responsabilidade de transformar. Confissões é uma leitura transformadora, parabéns por divulgar uma obra como essa. Mais uma coisa: professor, o Sr. já leu bhagavad gita? Gostaria de sugerir como uma futura resenha. Muito obrigado! Um abraço!
4 года назад
Agradeço muito pelo seu comentário, Renato. Vejo que você é bastante assíduo e interessado. Meu caro, te trago um convite dostoievskiano, veja só: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
São Tomás de Aquino e Leibniz (Teodicéia) também enfrentam a questão da existência do mal, que ele não existe em si mesmo, é uma ausência, uma privação do bem. São Tomás analisa o mal categorizando: o mal natural, o sofrimento humano e o mal moral. Entendo que o verdadeiro objetivo dessa digressão filosófica da existência do mal e da bondade de Deus visa primordialmente garantir a existência da religião através da preservação da fé e da prevalência final do bem. Sempre que me defronto com esse tema me lembro de Ivan Karamazov e a criança destroçada pelos cães: "se Deus não existe, tudo é permitido".
4 года назад+1
É uma importante consideração, Marcínio. Procure um ensaio meu, em que coloco Ivan Karamázov para conversar com Allan Kardec, publicado no jornal "Folha de S.Paulo" em 31/03/19. Discorro sobre a questão. Meu amigo, aproveito a ocasião para convidar você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Dostoiévski: aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo para as aulas gravadas e valor bastante acessível e democrático. Aqui vai o link para o programa e o cronograma do curso, Marcínio, via plataforma Sympla: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Por ele você também pode se inscrever. Conto com você como aluno no curso. Um grande abraço!
Olá Flávio! Que maravilha de resenha! Estou aqui de novo! Não assisti antes porque ainda estava lendo! O que mais gosto em suas resenhas são esses tentáculos do conhecimento que você propaga se agarrando a diversos outros escritores e escritoras, fazendo referência a outros livros e assuntos. Isso é fantástico! Você nada fora do aquário do livro! Faz mergulhos profundos e laterais no conhecimento relacionado ao livro!
3 года назад
Muito obrigado, grande Mardemes! Fiquei muito contente com sua mensagem, amigo. Como estou sentindo de você nos cursos que venho ministrando, pelo Zoom, sobre Dostoiévski, aqui vai o convite para o próximo. Gostaria de convidar você a se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Nietzsche. O curso tem valor acessível e democrático. As aulas vão acontecer nos dias 12/06, 19/06, 26/06 e 03/07/21, sábados, das 11h às 13h (horário de Brasília). Se você não puder assistir às aulas ao vivo, terá acesso às gravações das aulas por um bom tempo. Aqui vai o link, via plataforma Sympla, para você se inscrever: www.sympla.com.br/da-inexistencia-de-deus-a-vontade-de-potencia-dostoievski-nietzsche-e-o-niilismo-da-modernidade__1213989 Se não virar hiperlink, é só copiá-lo para ter acesso à página. Você também pode encontrar o link, dessa vez como hiperlink, na minha BIO aqui do Instagram. Conto com você no curso. No início deste segundo dia de inscrições, quase 60% das vagas já foram preenchidas. Um abraço e muito obrigado pela atenção, Flávio Ricardo Vassoler
Penso que nós mesmos sejamos a origem do mal, assim como "o homem ridículo" se deu conta de que ao negar ajuda a menina na rua , agia como a serpente no paraíso. O místico alemão Jakob Boehme, em seu livro "Aurora nascente", disserta bastante sobre a origem do bem e do mal, a "queda" do homem bem como seu destino. O senhor o conhece? Se não, vale a pena a leitura :) Obrigado pela resenha!
4 года назад+2
Boa sugestão, Leonardo. Vou atrás da obra para uma futura resenha. Um abraço!
Muito obrigado, Lázaro! Aproveito a deixa, meu amigo: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
Olá professor, tudo bem? Obrigado pela excelente resenha. Gostaria de perguntar: a edição da abril cultural é boa para um leitor inexperiente em filosofia ou teologia? Li recentemente essa obra em uma edição da Penguin e achei excelente, com pertinentes notas de roda-pé explicativas. Abraços e obrigado pela atenção!
4 года назад
Olá, Henrique! Tudo bom? O texto da Abril Cultural conta com um bom projeto de apoio editorial, sim. É uma bela pedida. Aproveito a deixa, amigo, para convidar você a se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Dostoiévski: aulas em dezembro, acesso às aulas ao vivo e às aulas gravadas, além de o valor do curso ser bastante acessível e democrático. Aqui vai o link para o programa e o cronograma: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Um abraço!
Li esse livro no ano passado. Achei interessante a parte autobiográfica do livro, já a parte teológica...não me diz nada, não entendi nada. Boa explicação! Deixou-me mais curioso para ler o anticristo
Jean, a tradição dialética, do taoísmo e Buda a Hegel, sem nos esquecermos de Agostinho e Kardec, discordaria de você. Nesse sentido, seria interessante (re)ler as "Palestras sobre a filosofia da história", de Hegel, e o "Livro dos espíritos", do Kardec. Nietzsche, no entanto, está com você. Abraço!
@Boa Noite Flávio! Sim sou um leitor de Nietzsche, no entanto a obra de autores como Darwin, Hawking, Dawkins, Schopenhauer, entre outros expoentes do ateísmo me parecem Inelutável, as obras que citou já tive o prazer de ler e com certeza discordam de mim e creio que da verdade ( espero não parecer presunçoso), Estou me enveredando pela obra de Agostinho e antes de lê-lo resolvi ver uns vídeos a respeito e confesso que sua eloquência ajudou e me fez ter mais interesse ainda, obrigado! Muito feliz por me dedicar um pouco do seu tempo, me tornei um inscrito e divulgador do seu trabalho.
4 года назад+1
@@jeanferraz1711, muito obrigado, amigo. Seja sempre bem-vindo e grande abraço!
Não. O mal, na visão Agostiniana, não existe quanto substância. O mal é falta do bem, a falta de Deus, então não necessariamente é o livre arbítrio. Quem fala que essa é a resposta de santo Agostinho está fazendo uma simplificação grosseira dessa questão
@@G.SGoldSeinen Opa, obrigado pelo retorno ! Isso não entraria em conflito com as escrituras ? Uma vez que a mesma afirma que o mal existe, desde quando pensamos em fazer o mal ele já existe como substância ( não material ) porém existe. E essa ideia de ausência para justificar o seu oposto é válido para provar somente o lado benéfico ?
@@maxwilliam9367 depende muito do que você quer dizer com "vai contra as escrituras" St Agostinho era católico, então ele acreditava tanto na tradição, quanto nas escrituras. O que pode acontecer é que a visão agostiniana vá contra as suas interpretações da Bíblia, mas não, St. Agostinho era um hábil leitor das Sagradas escrituras. Entenda, Quando St Agostinho diz que o mal não existe como substância, ele está falando que o mal não existe por si só, o mal é, nas palavras de santo Agostinho: "a vontade desordenada Contraria ao sumo Bem"... o que existe é O bem, pois tudo o que Deus fez é bom, o que corrompe é a vontade desordenada. Ou seja, o mal nada mais é que a ausência do bem, e isso não contradiz as sagradas escrituras, até porque o mal ele existe, isso é inegável, porém porém não existe como substância. Essa é a visão agostiniana
LINK PARA VOCÊ SE INSCREVER NO CURSO SOBRE "MEMÓRIAS DO SUBSOLO", DE DOSTOIÉVSKI, A SER MINISTRADO PELO PROF. DR. FLÁVIO RICARDO VASSOLER: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150
Conheci o canal tem poucos dias.Se tiver outro curso desse livro,eu quero fazer...
Agostinho de hipona sem dúvida é uma das mentes cristã mais intelectuais já visto neste mundo!
Sensacional! Melhor resenha de Santo Agostinho já vista
Bom dia mestre Flávio vasoller conhecimento liberta okjsestamosjuntos.
Abraço!
Fantástico
Estou lendo Confissões 🥰 obrigada pela resenha mestre, fantástico!
Excelente, Cirle, muito obrigado :-) Aproveito a deixa, querida: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluna, grande abraço!
Não vai ter jeito, preciso ler esse livro logo.
Será uma proveitosa leitura, Milena, um abraço!
Maravilha professor.
Abraço!
Importante
Muito obrigado, um abraço!
Excelente professor.
Grande obra, excelente resenha
Tô lendo aqui impressionado.... Tenho há um bom tempo o livro aqui, só agora resolvi ler.
Muito bom, obrigado pela resenha. Está na lista de livro ter livros para ler!
Grande Agostinho de Hipona!
O senhor explica muito bem! Já estava com muita vontade de ler "Confissões" e, agora, depois dessa resenha, essa vontade de tornou quase uma necessidade!
Nossaaaa apaixonada por essa resenha gratidão 🙏❤😍😘😘😘 já quero lê esse livro🤗
Grande Agostinho!
Professor....li As Confissões recentemente e, de fato, sua resenha sobre o tema é magnífica. É preciso assistir a esse vídeo outras tantas vezes para tentar captar sua percepção da obra. Obrigado. Abraços
Sempre muito bom, sempre muito esclarecedor. Já não me imagino sem seguir as suas lições .!Bem haja
Muito obrigado, Júlia! Aprofundo bastante as análises nos cursos que ministro pelo Zoom. Se quiser ter acesso às aulas (valores acessíveis), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Maravilhoso, Flavio. Muito obrigada.
Maravilhosa exposição!
Estou começando a ler Confissões (prefaciado por Pondé). Obrigado pela resenha.
De nada, um abraço!
Que resenha maravilhosa! Somos todos santos pecadores!
Negar o pecado é negar a santidade!
O ego é o ponto cego da humanidade!
Santo Agostinho despido do ego em suas confissões eternizou o Bem!
Muito obrigado, um abraço!
Parabéns professor, muito bem explicado!
Muito obrigado, um abraço!
Bravo!!!
Você é uma das pessoas mais bem articuladas que eu conheço, que verbalização e oratória incrível!
Muito obrigado, amigo. Convido você a se inscrever nos cursos que venho ministrando sobre literatura (valores acessíveis). Se estiver interessado, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
❤❤❤
Excelente
Muito obrigado, um abraço!
Sou devoto de santo Agostinho. Seus sermões, ajudam nas conversões.
Bem-vindo, Marcos, abraço!
Brilhante. Grata.
Valeu, um abraço!
Muito bom! Ótima didática!
Excelente!
Muito obrigado, um abraço!
obrigada pelo vídeo
Maravilhosa resenha!
Muito obrigado, um abraço!
Muito bom!
Valeu, Marcos, um abraço!
Que bela viagem por várias paragens do cânone ocidental!
Muito obrigado, amigo. Seja sempre bem-vindo!
👏👏👏👏👏
Muito obrigado, Alesandro, grande abraço!
Demais!
Muito obrigado, André, grande abraço! Aproveito a deixa: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
Muito boa a resenha!
Muito obrigado, Guaracy, um abraço!
Excelente!👏🏽👏🏽👏🏽
Muito obrigado, Flávio, um abraço!
Excelente resenha 😃
Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado, Fernando, um abraço!
Gostei! Obrigada!
Muito obrigado, Daysy! Querida, aproveito a deixa: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluna, grande abraço!
Muito bom
Muito obrigado, Mateus! Aproveito a deixa, meu caro: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
@ Opa, claro, eu já havia te envia emails sobre outras questões, e disse que compraria alguns de seus livros quando terminasse de ler os grandes autores, como ainda não o fiz, e você me aparenta merecer tais lucros, logo no início do mês, eu provavelmente me inscreverei.
Ótima resenha, preclaro mestre! Assisti a ela duas vezes. Fico instigado a ler, novamente, essa obra maravilhosa. Parabéns, também, por seu aniversário. Não sei o dia exato, mas sei que é agora em novembro. Muitos anos de vida e saúde para o senhor. Grande abraço!
Foi no dia 11/11, quarta-feira. Muito obrigado, amigo. Grande abraço!
acredito que está em nossa essência o bem e o mal.O que vai despertar em nós os nossos sentinentos é o momento, dependendo do momento iremos agir ou bem ou mal.E dentro desses dois senrimentos existe muitos bens oumuitos mals.
Muito obrigado pelo comentário. Um abraço!
Professor, meu sincero agradecimento por ter feito esta tão esperada resenha.
Obs.: Feliz aniversário! 11/11.
Continue a nos inspirar com seu carisma e profissionalismo.
Obrigada por ter me enviado o livro.
Oi, Milena! Tudo bom? Muito obrigado, querida! O livro já chegou? Maravilha. Faça uma boa leitura. Aproveito a deixa: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluna, grande abraço!
Ótimo livro
Grande Agostinho de Hipona! Vinícius, aproveito a deixa: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
Boa noite, professor! Estou sem fôlego com essa resenha, o Sr. é muito inteligente, tem uma percepção e didática fenomenais, parabéns! É bem reconfortante a ideia de que Santo Agostinho nos dá sobre a natureza do mal, além de tudo isso que o Sr. explanou perfeitamente eu compreendi o entendimento dele a respeito do mal como sendo algo que nós temos a responsabilidade de transformar. Confissões é uma leitura transformadora, parabéns por divulgar uma obra como essa.
Mais uma coisa: professor, o Sr. já leu bhagavad gita? Gostaria de sugerir como uma futura resenha. Muito obrigado! Um abraço!
Agradeço muito pelo seu comentário, Renato. Vejo que você é bastante assíduo e interessado. Meu caro, te trago um convite dostoievskiano, veja só: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
São Tomás de Aquino e Leibniz (Teodicéia) também enfrentam a questão da existência do mal, que ele não existe em si mesmo, é uma ausência, uma privação do bem. São Tomás analisa o mal categorizando: o mal natural, o sofrimento humano e o mal moral.
Entendo que o verdadeiro objetivo dessa digressão filosófica da existência do mal e da bondade de Deus visa primordialmente garantir a existência da religião através da preservação da fé e da prevalência final do bem.
Sempre que me defronto com esse tema me lembro de Ivan Karamazov e a criança destroçada pelos cães: "se Deus não existe, tudo é permitido".
É uma importante consideração, Marcínio. Procure um ensaio meu, em que coloco Ivan Karamázov para conversar com Allan Kardec, publicado no jornal "Folha de S.Paulo" em 31/03/19. Discorro sobre a questão. Meu amigo, aproveito a ocasião para convidar você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Dostoiévski: aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo para as aulas gravadas e valor bastante acessível e democrático. Aqui vai o link para o programa e o cronograma do curso, Marcínio, via plataforma Sympla: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Por ele você também pode se inscrever. Conto com você como aluno no curso. Um grande abraço!
🌹❤
Muito obrigado, Mandinha, seja sempre bem-vinda!
Olá Flávio! Que maravilha de resenha! Estou aqui de novo! Não assisti antes porque ainda estava lendo! O que mais gosto em suas resenhas são esses tentáculos do conhecimento que você propaga se agarrando a diversos outros escritores e escritoras, fazendo referência a outros livros e assuntos.
Isso é fantástico! Você nada fora do aquário do livro! Faz mergulhos profundos e laterais no conhecimento relacionado ao livro!
Muito obrigado, grande Mardemes! Fiquei muito contente com sua mensagem, amigo. Como estou sentindo de você nos cursos que venho ministrando, pelo Zoom, sobre Dostoiévski, aqui vai o convite para o próximo.
Gostaria de convidar você a se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Nietzsche. O curso tem valor acessível e democrático.
As aulas vão acontecer nos dias 12/06, 19/06, 26/06 e 03/07/21, sábados, das 11h às 13h (horário de Brasília).
Se você não puder assistir às aulas ao vivo, terá acesso às gravações das aulas por um bom tempo.
Aqui vai o link, via plataforma Sympla, para você se inscrever:
www.sympla.com.br/da-inexistencia-de-deus-a-vontade-de-potencia-dostoievski-nietzsche-e-o-niilismo-da-modernidade__1213989
Se não virar hiperlink, é só copiá-lo para ter acesso à página. Você também pode encontrar o link, dessa vez como hiperlink, na minha BIO aqui do Instagram.
Conto com você no curso. No início deste segundo dia de inscrições, quase 60% das vagas já foram preenchidas.
Um abraço e muito obrigado pela atenção,
Flávio Ricardo Vassoler
Uaau
Penso que nós mesmos sejamos a origem do mal, assim como "o homem ridículo" se deu conta de que ao negar ajuda a menina na rua , agia como a serpente no paraíso. O místico alemão Jakob Boehme, em seu livro "Aurora nascente", disserta bastante sobre a origem do bem e do mal, a "queda" do homem bem como seu destino. O senhor o conhece? Se não, vale a pena a leitura :) Obrigado pela resenha!
Boa sugestão, Leonardo. Vou atrás da obra para uma futura resenha. Um abraço!
Primeiro!
Muito obrigado, Lázaro! Aproveito a deixa, meu amigo: convido você a se inscrever no curso que vou ministrar, em dezembro, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Fiódor Dostoiévski. Aulas ao vivo pelo Zoom, acesso por bom tempo às aulas gravadas e valor bastante acessível. Aqui vai o link para você conhecer o programa e o cronograma do curso, por meio do qual você também poderá se inscrever: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Conto com você como aluno, grande abraço!
Qual edição você recomenda? Estou querendo comprar, mas vejo que tem gente que diz sobre má tradução de algumas delas...
Li as "Confissões" a partir da edição de "Os pensadores", publicada pela editora Abril. Um abraço!
Caralho! Você estuda mesmo!
:-)
Kkkkk
Olá professor, tudo bem? Obrigado pela excelente resenha.
Gostaria de perguntar: a edição da abril cultural é boa para um leitor inexperiente em filosofia ou teologia?
Li recentemente essa obra em uma edição da Penguin e achei excelente, com pertinentes notas de roda-pé explicativas. Abraços e obrigado pela atenção!
Olá, Henrique! Tudo bom? O texto da Abril Cultural conta com um bom projeto de apoio editorial, sim. É uma bela pedida. Aproveito a deixa, amigo, para convidar você a se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre a novela "Memórias do subsolo", do mestre Dostoiévski: aulas em dezembro, acesso às aulas ao vivo e às aulas gravadas, além de o valor do curso ser bastante acessível e democrático. Aqui vai o link para o programa e o cronograma: www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-obra-de-dostoievski-analise-da-novela-memorias-do-subsolo__1047150. Um abraço!
Querido professor, esta expressão "centelha divina em nós" é para mim muito peculiar. Qual a origem dela? É bíblica?
Eu a criei, Sílvio. Abraço!
Li esse livro no ano passado. Achei interessante a parte autobiográfica do livro, já a parte teológica...não me diz nada, não entendi nada.
Boa explicação! Deixou-me mais curioso para ler o anticristo
Missão cumprida, portanto, César. Um abraço!
Acho que todos as pessoas deveriam estudar um pouco sobre filosofia.
Certamente, Wanderson. Um abraço!
Subterfúgios de Agostinho para o injustificável
.
Jean, a tradição dialética, do taoísmo e Buda a Hegel, sem nos esquecermos de Agostinho e Kardec, discordaria de você. Nesse sentido, seria interessante (re)ler as "Palestras sobre a filosofia da história", de Hegel, e o "Livro dos espíritos", do Kardec. Nietzsche, no entanto, está com você. Abraço!
@Boa Noite Flávio! Sim sou um leitor de Nietzsche, no entanto a obra de autores como Darwin, Hawking, Dawkins, Schopenhauer, entre outros expoentes do ateísmo me parecem Inelutável, as obras que citou já tive o prazer de ler e com certeza discordam de mim e creio que da verdade ( espero não parecer presunçoso), Estou me enveredando pela obra de Agostinho e antes de lê-lo resolvi ver uns vídeos a respeito e confesso que sua eloquência ajudou e me fez ter mais interesse ainda, obrigado!
Muito feliz por me dedicar um pouco do seu tempo, me tornei um inscrito e divulgador do seu trabalho.
@@jeanferraz1711, muito obrigado, amigo. Seja sempre bem-vindo e grande abraço!
ah que legal, adoro agostinho, tenho um vídeo sobre o De Magistro de agostinho : ruclips.net/video/YK2ACDzGYtQ/видео.html
Bem-vinda, Ana!
Pelo o que entendi, o mal para o Santo Agostinho teria origem no livre árbitrio ?
Não. O mal, na visão Agostiniana, não existe quanto substância. O mal é falta do bem, a falta de Deus, então não necessariamente é o livre arbítrio. Quem fala que essa é a resposta de santo Agostinho está fazendo uma simplificação grosseira dessa questão
@@G.SGoldSeinen Opa, obrigado pelo retorno ! Isso não entraria em conflito com as escrituras ? Uma vez que a mesma afirma que o mal existe, desde quando pensamos em fazer o mal ele já existe como substância ( não material ) porém existe. E essa ideia de ausência para justificar o seu oposto é válido para provar somente o lado benéfico ?
@@maxwilliam9367 depende muito do que você quer dizer com "vai contra as escrituras" St Agostinho era católico, então ele acreditava tanto na tradição, quanto nas escrituras. O que pode acontecer é que a visão agostiniana vá contra as suas interpretações da Bíblia, mas não, St. Agostinho era um hábil leitor das Sagradas escrituras. Entenda, Quando St Agostinho diz que o mal não existe como substância, ele está falando que o mal não existe por si só, o mal é, nas palavras de santo Agostinho: "a vontade desordenada Contraria ao sumo Bem"... o que existe é O bem, pois tudo o que Deus fez é bom, o que corrompe é a vontade desordenada. Ou seja, o mal nada mais é que a ausência do bem, e isso não contradiz as sagradas escrituras, até porque o mal ele existe, isso é inegável, porém porém não existe como substância. Essa é a visão agostiniana
👏👏👏👏
:-)
👏👏👏