Sensacional! A literatura nos ajuda a entender a Bíblia! Pura verdade! A Bíblia é literatura! Deus nos criou e sabe como narrativas atuam no nosso cérebro. A leitura é tão importante quanto o alimento, como já disse o Northrop Frye em "A imaginação Educada".
Tenho aqui na minha estante ... lacrado ainda... mas chegará o momento dele ... pois não gastei 56 conto na Amazon pro livro ficar na estante pegando pó... 😊
Seria tão bom se a Debs desse uma segunda chance pra A Montanha Mágica. Dessa vez acredito que ela gostaria bastante e ficaria obcecada com a camada filosófica do livro, daria boas gargalhadas com o Settembrini e com os debates dele com o Naphta sobre Idade média, Cidade de Deus, século das luzes, espírito burguês economicista, comunismo. Bora, Debs, pega A Montanha Mágica pra ler e grava um vídeoooooo.
Um dos meus livros favoritos e foi assim mesmo, peguei as 19h para ler e só soltei ele no dia seguinte, às 8h da manhã chegando atrasada, e virada, no trabalho. QUE LIVRO!
Não vejo a hora te ouvir falar e odiar Uriah Heep do livro David Copperfield 😁 . Se puder coloque em sua lista "A velha loja de curiosidades " tem outra figurinha intragável lá também. Adorei sua resenha. 😘
A compreensão, seguida do encantamento pelas obras de Dickens, têm uma relação direta e proporcional com nossa formação de caráter, com sensibilidade e com nossa afetividade. Dickens é essencial! Ele, como ninguém, se observarem, trata do remorso, o sentimento mais angustiante que o ser humano pode vivenciar! Se você é " tocado " por Dickens....... tem valor!!!
Saudades de ler um livro que me deixasse tão impactada a ponto de ficar “viajando” dias pensando em toda a narrativa. O último que mexeu muito comigo foi Jane Eyre.
Para entender mais sobre a parábola do filho pródigo, recomendo o livro "O Deus Pródigo", do Tim Keller. A tese dele é que a parábola não é só sobre o irmão mais novo, mas também sobre o orgulho do irmão mais velho. Recomendo.
Charles Dickens era um gênio porque ele conseguia criar personagens e histórias que eram, ao mesmo tempo, profundamente humanas e críticas da sociedade. Ele pegava temas pesados como pobreza, injustiça e desigualdade, e os tornava acessíveis, envolventes e cheios de emoção. Além disso, Dickens tinha uma habilidade única de mesclar humor e tragédia, fazendo a gente rir em um momento e refletir sobre as duras realidades da vida no outro. Ele capturava a essência de sua época, mas suas histórias ainda ressoam hoje justamente por tocar em questões universais. Simplesmente genial!
Débora, agora que entrou para o mundo de Dickens, não tem mais saída. A Casa Soturna é incrível também e não tão comentado como David Copperfield, Oliver Twist ou Grandes Esperanças, dos quais gostei bastante. Mas para quem é da área jurídica, como você, a Casa Soturna tem um apelo especial. Eu li numa edição mais antiga, em português mesmo, mas ler em inglês, não desmerecendo o trabalho dos tradutores, é extraordinário. As descrições logo no começo de Bleak house são incríveis. Como citou Tolstoi, tem este vídeo do canal intelligence squared que eu descobri em plena pandemia, depois de ter lido Ana Karenina e a Morte de Ivan Ilitch e quando ainda iniciava a leitura de Dickens. ruclips.net/video/gLXpYJDdEUI/видео.htmlsi=qcIwsTv7jSLnMsHU
Sábado, 4 de março de 1944. . .. " O papai leu-nos umas passagens de um livro de Dickens e, confesso, senti-me no sétimo céu " Pela indicação da Anne, pesquisei no Google e vim parar no seu canal. Já ganhou mais um inscrito.
Este livro conversa um pouco com o livro o vermelho e o negro de Standel que sinceramente me impactou por me sentir um pouco parecida com Julien Sorel.
Sempre reflito sobre pessoas que são ricas e infelizes, mas não conseguem deixar essa vida. Acho que isso tem a ver com o que vc explicou. Não estão mais acostumadas com uma vida ordinária, sempre querem o extraordinário, como não conseguem ser felizes assim, sempre buscam mais poder almejando essa felicidade.
descobri seu canal por acaso ... fiquei maravilhado q nem tudo está perdido ... parabéns garota... a propósito faz pra nós aí uma análise do livro "jovens infelizes" do cineasta poeta jornalista e herege... kkk... pier Paolo Pasolini.... desde já agradeço ... vai ser muito divertido .
ola tudo bem!!! gostaria de sugerir que voce faça a leitura do livro de Henri Nouwen chamado "A Volta Do Filho Pródigo" vai abrir muito sua compreensao sobre a questao do Filho Prodigo Um encontro ao acaso com a reprodução de "A Volta do Filho Pródigo" de Rembrandt mergulhou Henri Nouwen em uma longa aventura espiritual. Neste livro, ele compartilha a meditação profundamente pessoal e ressonante que o levou a descobrir o lugar interior onde Deus escolheu fazer morada. Ao aproveitar a inspiração da representação de Rembrandt
Lembro que li na época daquela coleção de clássicos da Abril, por volta do início dos anos 2000, e fiquei muito abalado durante a leitura, de se sentir triste ao longo dos dias até terminar.
Isso do pézinho no surreal eu entendo, fiquei com essa mesma impressão. É como se o personagem real tivesse entrado numa história tipo num sonho ou num livro de fantasia onde ele está para aprender lições sobre a vida. Não sei, algo assim que me lembrou kkkk
Achei muito engraçado que, conforme a Debs foi contando a história, me lembrei que existe um episódio de South Park contando essa mesma história KKKKKKKKKKKK (claro, com muitas adições padrões do desenho). Um dos personagens chama-se Pip, e esse episódio é sobre sua história.
Os únicos livros que li de Charles Dickens foram Grandes Esperanças e Um Conto de Duas Cidades. Pra mim, foram sensacionais. Infelizmente, Dickens escreveu muito mais, mas aqui no Brasil só temos poucos títulos traduzidos.
Li David Copperfield e achei bem infantil. Minha expectativa foi frustrada. Mas eu acho que pode ter sido devido a escrita do Dickens. Espero gostar mais dos demais livros dele, porque tenho vontade de ler todos os demais.
Parabéns por entender Dickens... Mas acho que você ainda não entendeu a parábola do filho pródigo... Pra começar, ela é menos sobre o filho pródigo e mais sobre o filho mais velho! Contexto: Jesus falava contra os fariseus e saduceus, e preparava para a missão de levar o evangelho para o mundo inteiro. Nesse sentido, os israelitas (especialmente os Judeus - Já que os Galileus/Samaritanos também eram israelitas que foram separados depois de Salomão), se achavam "Os Únicos merecedores de Salvação" por serem decendentes de Israel. Ocorre que Jesus prometeu a Abraão, que por ele, seriam salvas Todas as nações da Terra. Entenda que esse "Filho Pródigo" são todos os Galileus, Samaritanos, e Gregos, Romanos e demais pagãos... Que se arrependeriam e voltariam à casa do Pai (Pelo Batismo de Arrependimento ensinado por João). Mas quando os Judeus vêem essa "Volta", não aceitam, ficam revoltados, e condenam o Pai e o irmão (nós cristãos)! E não por desejo do Pai, mas por opção própria (Birra, ciúme, inveja, etc), ficam de fora da Festa que o Pai dá, onde até os Servos participam, mas o Filho mais velho se Priva (Prefere o Inferno a ficar no Céu com Deus e os Irmãos). Releia sem a mágoa de irmã mais velha... E não fique de fora da festa! (será eterna, e não terá outra!)
Tanto essa leitura da parábola do filho pródigo quanto a passagem de Marta e Maria, na qual Maria "escolheu a boa parte" me causa uma dualidade de sentimentos, pois no caso de Marta, ela estava a receber visitas, e toda boa dona de casa fica preocupada em servir bem seus visitantes...então não me parece "justo" que ela não tivesse ajuda para que todos pudessem aproveitar a boa parte. Entendo, não sei se realmente entendo, essa humildade e o olhar sem mágoa para o arrependimento e redenção do que pecou, mesmo porque é prepotência e engano achar que já é um "salvo" por não ter pecado como o outro pecou, ou achar que merece mais por não ter "desobediência". Isso também me lembra Jonas, resistente e irritado com Deus por não ter castigado Nínive naquele momento, é um sentimento tão humano essa revolta e sede de justiça, para ver o outro pagar pelo seu pecado...fui misturando tudo, espero que compreenda esse caos.
@@paulahebblima6341 Te entendo sim, e Jesus mais ainda, Ele amava muito Marta também, porém, ensinava que não poderia haver NADA mais importante que Ele (Que é Deus) naquele momento, é Ele que está ali a fazer "Por nós", e a nós, cabe apenas aceitá-Lo! (A Lição é "Desapegue-se" das coisas quando tiver de escolher entre elas e Deus ). A passagem com o jovem rico também é emblemática nesse sentido... Quando o jovem chega para Jesus e pergunta "Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a vida eterna?", jesus já responde: "Porque me chamas bom, só Deus é bom"... Jesus sabia que o jovem o reconhecia como sendo o Messias (Deus), e por isso disse que "Só Deus é Bom"! Na continuação, pode ler em qualquer bíblia, Jesus não fala todos os mandamentos, mas apenas os que se refere ao próximo... Mas antes, Ele já havia confirmado que "O Maior mandamento da Lei de Deus é: Amar a Deus sobre todas as coisas", mas não mencionou esse mandamento... Quando o jovem disse que já cumpria todos os mandamentos que Jesus lhe havia falado, Jesus então lhe pos a prova quanto ao 1º e maior mandamento, pedindo que ele fosse, vendesse tudo o que tinha e desse aos pobres, e com isso ele teria "um tesouro no céu" (Onde está o seu tesouro, aí está o seu coração), e depois voltasse e o seguisse. Então o jovem voltou muito frustrado e não cumpriu o que Jesus pediu, pois tinha muitos bens.... (E preferia esses muitos bens a ter um tesouro no céu e andar com Jesus - Cumprir o 1º e maior mandamento)! Haja o que houver, jamais questione a Justiça de Deus, pois Ele é justo, porém, maior é a sua Miseicórdia! E nós não somos "Justos" perante Deus para exigir "Justiça" sem que nos condenemos... Se precisamos de sua Misericórdia, então não podemos questionar a misericórdia dEle com ou outros! Fique com Deus! 🙏
Sensacional! A literatura nos ajuda a entender a Bíblia! Pura verdade! A Bíblia é literatura! Deus nos criou e sabe como narrativas atuam no nosso cérebro. A leitura é tão importante quanto o alimento, como já disse o Northrop Frye em "A imaginação Educada".
DEIXEM O LIKE, COMENTÁRIO, COMPARTILHEM, E SE INSCREVAM!!!
Grandes Esperanças, um livro maravilhoso! Eu o li na adolescência e ainda o reli umas duas vezes. É apaixonante.
Tenho aqui na minha estante ... lacrado ainda... mas chegará o momento dele ... pois não gastei 56 conto na Amazon pro livro ficar na estante pegando pó... 😊
Só enviar pra mim 😉😅
O meu também está assim kkk
Ô saudade que eu estava dessas resenhas. Que bom que vc tá melhor Debs
MEU DEUS DEBORA FINALMENTE LEU CHARLES DICKENS
SIM FINALMENTE!
G7🎉o Yahoo 10:56
😅😅
Agora que vc está na pegada de ler clássicos mais "leves", estou super ansiosa pra chegar a hora do meu querido "Conde de Monte Cristo"
Esse livro é espetacular. Dickens escreveu meus dois livros favoritos David Copperfield e Grandes Esperanças.
David Copperfield é certamente um livro que nao vai decepcionar e tem a pegada de Grandes Esperanças ✌🏻
A mão de comprar o livro chega tremer tamanha empolgação. Tá na lista já!
Seria tão bom se a Debs desse uma segunda chance pra A Montanha Mágica. Dessa vez acredito que ela gostaria bastante e ficaria obcecada com a camada filosófica do livro, daria boas gargalhadas com o Settembrini e com os debates dele com o Naphta sobre Idade média, Cidade de Deus, século das luzes, espírito burguês economicista, comunismo. Bora, Debs, pega A Montanha Mágica pra ler e grava um vídeoooooo.
Boa sugestão, também gostaria de ver está resenha 👏👏👏
Concordo!
Não curti também esse livro 😮
Esse livro é lindo, Charles Dickens é meu autor preferido. Recomendo Casa Soturna, terminei soluçando de lágrimas ❤❤❤
Obrigado Debs, te conheci justamente no Moby Dick que vc citou... Desde então te acompanho fielmente! rsrs
Que vídeo bom de assistir Debs!!!
Muito obrigada por esse presente 🥰
Oi, Débora! Que resenha primorosa, cheia de verdade e entusiasmo! Despertou a minha vontade de ler "Grandes Esperanças". Parabéns pelo trabalho! 😘
Um dos meus livros favoritos e foi assim mesmo, peguei as 19h para ler e só soltei ele no dia seguinte, às 8h da manhã chegando atrasada, e virada, no trabalho.
QUE LIVRO!
Parece história de filme hahaha
Não vejo a hora te ouvir falar e odiar Uriah Heep do livro David Copperfield 😁 .
Se puder coloque em sua lista "A velha loja de curiosidades " tem outra figurinha intragável lá também.
Adorei sua resenha. 😘
Estou lendo nesse exato momento...
O final desse livro foi uma das coisas mais bonitas q eu já li em toda a minha vida.
Parece ser um "espelho" esse livro.
A compreensão, seguida do encantamento pelas obras de Dickens, têm uma relação direta e proporcional com nossa formação de caráter, com sensibilidade e com nossa afetividade.
Dickens é essencial!
Ele, como ninguém, se observarem, trata do remorso, o sentimento mais angustiante que o ser humano pode vivenciar!
Se você é " tocado " por Dickens....... tem valor!!!
Dickens deixou contos de fadas cheios de realismo, as aventuras do senhor Pickwick o primeiro romance dele já estou na 38 releitura.
Pronto. Agora eu tenho que comprar ele
debssss te amamos, não volte para barbacena nunca mais ❤
Muito bom 👏🏼
Ainda aguardando um vídeo atualizado de “Democracia, o Deus que falhou” do Hoppe
Oww Debs na moralzinha memo, eu amo seus vídeos... Eu já vi umas 2x esse e comprei o livro AGR kkk
Saudades de ler um livro que me deixasse tão impactada a ponto de ficar “viajando” dias pensando em toda a narrativa. O último que mexeu muito comigo foi Jane Eyre.
Jane Eyre é bom, mas no quesito narrativa vai se arrastando lá pro fim
Charles Dickens foi um mestre mesmo.
Vou ler o meu❤
Nossa, me interessei!
Quero começar a ler, já, agora, neste momento, imediatamente...
🥰
Para entender mais sobre a parábola do filho pródigo, recomendo o livro "O Deus Pródigo", do Tim Keller.
A tese dele é que a parábola não é só sobre o irmão mais novo, mas também sobre o orgulho do irmão mais velho. Recomendo.
Está feliz, Lutero?
Mas essa tese é meio óbvia, tem até sermões sobre
Charles Dickens era um gênio porque ele conseguia criar personagens e histórias que eram, ao mesmo tempo, profundamente humanas e críticas da sociedade. Ele pegava temas pesados como pobreza, injustiça e desigualdade, e os tornava acessíveis, envolventes e cheios de emoção. Além disso, Dickens tinha uma habilidade única de mesclar humor e tragédia, fazendo a gente rir em um momento e refletir sobre as duras realidades da vida no outro. Ele capturava a essência de sua época, mas suas histórias ainda ressoam hoje justamente por tocar em questões universais. Simplesmente genial!
Diva, quero muito ler um conto de duas cidades do autor ❤
Estou lendo já há 2 meses este livro, para aproveitar devagar a obra .
".... Livro que está mofando"... Eu: SIIIIMMMM
Tá bom Debs, lá vamos comprar mais um livro p ficar na estante.
Só quem leu sabe a riqueza que é esse livro ❤❤ David Copperfield tá nesse nível tbm!! Quero ler todos os livros desse muso, ele é sensacional
Débora, agora que entrou para o mundo de Dickens, não tem mais saída. A Casa Soturna é incrível também e não tão comentado como David Copperfield, Oliver Twist ou Grandes Esperanças, dos quais gostei bastante. Mas para quem é da área jurídica, como você, a Casa Soturna tem um apelo especial. Eu li numa edição mais antiga, em português mesmo, mas ler em inglês, não desmerecendo o trabalho dos tradutores, é extraordinário. As descrições logo no começo de Bleak house são incríveis. Como citou Tolstoi, tem este vídeo do canal intelligence squared que eu descobri em plena pandemia, depois de ter lido Ana Karenina e a Morte de Ivan Ilitch e quando ainda iniciava a leitura de Dickens. ruclips.net/video/gLXpYJDdEUI/видео.htmlsi=qcIwsTv7jSLnMsHU
Sábado, 4 de março de 1944.
. .. " O papai leu-nos umas passagens de um livro de Dickens e, confesso, senti-me no sétimo céu "
Pela indicação da Anne, pesquisei no Google e vim parar no seu canal. Já ganhou mais um inscrito.
Mais um anotado pra minha lista e que já está na no meu carrinho da Amazon, o problema é grana pra comprar tantos livros assim.. ahahahsh..
Este livro conversa um pouco com o livro o vermelho e o negro de Standel que sinceramente me impactou por me sentir um pouco parecida com Julien Sorel.
O meu tá mofando aqui há mais de 10 anos, eu acho. Sua resenha me deu vontade de ler. Já peguei ele aqui. Valeu Debs!
Espero que goste!
Obrigado linda Debie😊😊😊
VOLTO AQUI DEPOIS DE LER. CHEIRO NO OLHO, DEBS.
Ebaaa !
Debs lendo Dickens ❤
Aconteceu comigo também.
Comecei a ler a amostra no Kindle e bastou a primeira página.
Meio primeiro Dickens 🫶
🎉
Sempre reflito sobre pessoas que são ricas e infelizes, mas não conseguem deixar essa vida. Acho que isso tem a ver com o que vc explicou. Não estão mais acostumadas com uma vida ordinária, sempre querem o extraordinário, como não conseguem ser felizes assim, sempre buscam mais poder almejando essa felicidade.
Dele eu tb só li o contos de natal. Vou anotar para minha lista de leituras para quando eu for alguém extraordinário.
Opa! Já estava minha lista. Agora vai furar a fila p próximo. Valeu!!
descobri seu canal por acaso ... fiquei maravilhado q nem tudo está perdido ... parabéns garota... a propósito faz pra nós aí uma análise do livro "jovens infelizes" do cineasta poeta jornalista e herege... kkk... pier Paolo Pasolini.... desde já agradeço ... vai ser muito divertido .
Eu li um conto de duas cidades e, parecia mais um livro de terror !!!
Ta aqui na minha estante mesmo ! Vou ler já ❤
Quando puder, e estiver a fim de rir, leia "As aventuras do Sr. Pickwick", do Dickens. Amei. E "David Copperfield " é maravilhoso. Um abração.
Indico fortemente do Charles Dickens, "As Aventuras do Sr. Pickwick. Você vai AMAR! AMAR!
@tonyclusters6692 é tão difícil ver gente comentando sobre esse livro maravilhoso!
Gostei muito de ler Grandes Esperanças, mas David Copperfield ainda é meu preferido.❤
Aparentemente, o que entre os dois nós lemos primeiro se torna o nosso favorito 😂
Eita! Vou precisar estar lendo
Próximo livro pra tirar da estante ✅️
ola tudo bem!!! gostaria de sugerir que voce faça a leitura do livro de Henri Nouwen chamado "A Volta Do Filho Pródigo" vai abrir muito sua compreensao sobre a questao do Filho Prodigo Um encontro ao acaso com a reprodução de "A Volta do Filho Pródigo" de Rembrandt mergulhou Henri Nouwen em uma longa aventura espiritual. Neste livro, ele compartilha a meditação profundamente pessoal e ressonante que o levou a descobrir o lugar interior onde Deus escolheu fazer morada. Ao aproveitar a inspiração da representação de Rembrandt
me convenceu a comprar o livro.
Lembro que li na época daquela coleção de clássicos da Abril, por volta do início dos anos 2000, e fiquei muito abalado durante a leitura, de se sentir triste ao longo dos dias até terminar.
Sensacional mesmo ❤❤❤❤
Isso do pézinho no surreal eu entendo, fiquei com essa mesma impressão. É como se o personagem real tivesse entrado numa história tipo num sonho ou num livro de fantasia onde ele está para aprender lições sobre a vida. Não sei, algo assim que me lembrou kkkk
Não é no O Idiota, mas sim em Crime e Castigo as questões das pessoas ordinárias e extraordinárias. Ródia e etc.
É em “O Idiota”. Estou falando de outro assunto.
Debs, você já fez resenha do Conde de Monte Cristo?
Ele tá ali mofando na gaveta.. vou começar pós vídeo ❤.. 😂 🎉
A cresce a listinha da Amazon....
Mais um pra lista de 10000000⁰0000 livros a ler 😅
Achei muito engraçado que, conforme a Debs foi contando a história, me lembrei que existe um episódio de South Park contando essa mesma história KKKKKKKKKKKK (claro, com muitas adições padrões do desenho). Um dos personagens chama-se Pip, e esse episódio é sobre sua história.
Eu como irmã mais velha também ficava indignada com a parábola do Filho Pródigo kkk
Oi, Debs! Só pra saber: virão mais vídeos dos assuntos Direito Natural e caça às bruxas?
Quandk vc vai fazer as 6 lições de mises ?
Os únicos livros que li de Charles Dickens foram Grandes Esperanças e Um Conto de Duas Cidades. Pra mim, foram sensacionais. Infelizmente, Dickens escreveu muito mais, mas aqui no Brasil só temos poucos títulos traduzidos.
pensando aqui em ler mais literatura inglesa. Aceito recomendações.
Estou lendo David Copperfield. Infelizmente tomei um spoiler grande de Grandes Esperanças, o que me desanimou a ler, infelizmente 😢
Todos meus vídeos do canal tem spoiler
@@academiabocault no caso peguei o spoiler em outro local, não em seu vídeo
Aconteceu isso comigo com o Grande Sertão Veredas.
Eu só li Oliver Twist dele e não gostei muito, mas depois dessa resenha vou querer dar mais uma chance pro Dickens, já que ele tem obras melhores
Deve ser a mesma sensação de ter descoberto o bitcoin 😮
Mexendo arroz? Eu leio trocando pneu!
Pronto! O vídeo nem começo o livro já foi pro carrinho....Tinha essa impressão tbm que era infantil.
Mexer arroz é complicado.
Bruto, rústico & limitado. 👍🏿😎
Tenho receio de parecer um bocó ao dizer isso, mas, vamos lá: eu vi o filme, a adaptação ao cinema.
Parando o vídeo com 1 minuto pra ir baixar o livro. Depois que ler a primeira página, eu volto o/
Li David Copperfield e achei bem infantil. Minha expectativa foi frustrada. Mas eu acho que pode ter sido devido a escrita do Dickens. Espero gostar mais dos demais livros dele, porque tenho vontade de ler todos os demais.
Tem um capítulo do Chesterton só sobre isso “sobre o alegado otimismo de Dickens”. Você vai gostar.
👍
Fala mais fala mais fala mais kkkkk eu olhando só 30 min e achando pouco kkkkk
Parabéns por entender Dickens... Mas acho que você ainda não entendeu a parábola do filho pródigo...
Pra começar, ela é menos sobre o filho pródigo e mais sobre o filho mais velho!
Contexto: Jesus falava contra os fariseus e saduceus, e preparava para a missão de levar o evangelho para o mundo inteiro.
Nesse sentido, os israelitas (especialmente os Judeus - Já que os Galileus/Samaritanos também eram israelitas que foram separados depois de Salomão), se achavam "Os Únicos merecedores de Salvação" por serem decendentes de Israel.
Ocorre que Jesus prometeu a Abraão, que por ele, seriam salvas Todas as nações da Terra.
Entenda que esse "Filho Pródigo" são todos os Galileus, Samaritanos, e Gregos, Romanos e demais pagãos... Que se arrependeriam e voltariam à casa do Pai (Pelo Batismo de Arrependimento ensinado por João).
Mas quando os Judeus vêem essa "Volta", não aceitam, ficam revoltados, e condenam o Pai e o irmão (nós cristãos)!
E não por desejo do Pai, mas por opção própria (Birra, ciúme, inveja, etc), ficam de fora da Festa que o Pai dá, onde até os Servos participam, mas o Filho mais velho se Priva (Prefere o Inferno a ficar no Céu com Deus e os Irmãos).
Releia sem a mágoa de irmã mais velha... E não fique de fora da festa! (será eterna, e não terá outra!)
Tanto essa leitura da parábola do filho pródigo quanto a passagem de Marta e Maria, na qual Maria "escolheu a boa parte" me causa uma dualidade de sentimentos, pois no caso de Marta, ela estava a receber visitas, e toda boa dona de casa fica preocupada em servir bem seus visitantes...então não me parece "justo" que ela não tivesse ajuda para que todos pudessem aproveitar a boa parte. Entendo, não sei se realmente entendo, essa humildade e o olhar sem mágoa para o arrependimento e redenção do que pecou, mesmo porque é prepotência e engano achar que já é um "salvo" por não ter pecado como o outro pecou, ou achar que merece mais por não ter "desobediência". Isso também me lembra Jonas, resistente e irritado com Deus por não ter castigado Nínive naquele momento, é um sentimento tão humano essa revolta e sede de justiça, para ver o outro pagar pelo seu pecado...fui misturando tudo, espero que compreenda esse caos.
@@paulahebblima6341 Te entendo sim, e Jesus mais ainda, Ele amava muito Marta também, porém, ensinava que não poderia haver NADA mais importante que Ele (Que é Deus) naquele momento, é Ele que está ali a fazer "Por nós", e a nós, cabe apenas aceitá-Lo! (A Lição é "Desapegue-se" das coisas quando tiver de escolher entre elas e Deus ).
A passagem com o jovem rico também é emblemática nesse sentido...
Quando o jovem chega para Jesus e pergunta "Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a vida eterna?", jesus já responde: "Porque me chamas bom, só Deus é bom"... Jesus sabia que o jovem o reconhecia como sendo o Messias (Deus), e por isso disse que "Só Deus é Bom"!
Na continuação, pode ler em qualquer bíblia, Jesus não fala todos os mandamentos, mas apenas os que se refere ao próximo... Mas antes, Ele já havia confirmado que "O Maior mandamento da Lei de Deus é: Amar a Deus sobre todas as coisas", mas não mencionou esse mandamento...
Quando o jovem disse que já cumpria todos os mandamentos que Jesus lhe havia falado, Jesus então lhe pos a prova quanto ao 1º e maior mandamento, pedindo que ele fosse, vendesse tudo o que tinha e desse aos pobres, e com isso ele teria "um tesouro no céu" (Onde está o seu tesouro, aí está o seu coração), e depois voltasse e o seguisse. Então o jovem voltou muito frustrado e não cumpriu o que Jesus pediu, pois tinha muitos bens.... (E preferia esses muitos bens a ter um tesouro no céu e andar com Jesus - Cumprir o 1º e maior mandamento)!
Haja o que houver, jamais questione a Justiça de Deus, pois Ele é justo, porém, maior é a sua Miseicórdia! E nós não somos "Justos" perante Deus para exigir "Justiça" sem que nos condenemos... Se precisamos de sua Misericórdia, então não podemos questionar a misericórdia dEle com ou outros!
Fique com Deus! 🙏
Cruzeiro ganhou a segunda libertadores em 97. Vc não era nascida?
Exagerou sim