Bom. É o dia de voltar aqui, mas desta vez para agradecer. Cerca de 1 ano atrás apareci aqui p falar merda, agora estou voltando para dizer obrigado por abrir meus olhos. Graças a você passei a ler rotineiramente, e me interessar por assuntos políticos e filosóficos. Somos todos bocós.
Adorei o início, conheci muitas cidades. Tanto no caminho do navio do dracula de leste pra inglaterra, quanto no caminho do johnatan para leste. Cada cidade citada eu ia olhar no mapa e ver fotos do lugar, ai eu imaginava com as cenas descritas. Cada capitulo que descrevia o caminho e os acontecimentos do navio dava aquele frio na barriga.
Pelo amor de Deus mulher, que resenha espetacular! Eu vou ler de novo, pq qdo li era burra demais e não peguei nada disso que vc falou, exceto que vampiro é o próprio mal encarnado! Muito obrigada por compartilhar tudo isso conosco, profa, vc é f*da!
Amo suas resenhas. Eu até gosto do filme de Copolla, mas o que me incomoda é essa relativização do mal. Nunca li Dráculq, mas sempre tive uma imensa vontade. Em português, então a edição da Penguin é a melhor?❤ Bjs.
Minha teoria é que, antigamente como não existia internet, ao invés dos jovens e adultos estarem criticando e fazendo comentários maldosos na internet ou vendo e produzindo materiais para virar notícia na internet e sub celebridade, antigamente eles tinham que achar alguma coisa p fazer kkkk
Os adultos faziam filhos ao invés de flertar com a putar|@ na internet e os jovens estavam construindo boas amizades e fazendo catira para construir suas casas kkkkk
Iniciei a leitura no ano passado, mas não dei continuidade. Acho sensacional a descrição que Bram Stoker faz do leste europeu, dos costumes da galera de lá e de como o protagonista, Jonathan Harker, enquanto reformado, ia vivenciando e tendo contato com coisas que sua fé via como superstição. Não sei se a visão colocada no livro sobre o local em que a história se passa é um reflexo da visão do autor ou um estereótipo injetado propositalmente no Jonathan, um inglês, quanto a um local visto como a linha limite entre a Europa civilizada e o resto - sudoeste e leste europeu.
Finalmente uma visão sensata sobre Drácula. Eu e minha esposa lemos Drácula no ano passado e fomos assistir ao filme do Coppola super entusiasmados, afinal, era o Drácula DE BRAMSTOKER. Qual foi nossa desagradável surpresa ao nos depararmos com os personagens totalmente deturpados. Que raiva, meus amigos! Tudo o que amamos em Drácula jogado no esgoto. Mas enfim o livro é um espetáculo!
A mesma coisa aconteceu comigo. Fiquei com tanto ódio desse filme que nem terminei de ver o final. Não sei pq a tara de pôr conteúdo sexual em tudo. E pessoas falando que é bom, fiel ao livro. Como assim ?
Oi, Débora! Você conhece a coleção de clássicos (principalmente de língua inglesa) publicados pela Ignatius Press? É uma editora católica (que inclusive publicou a obra completa do Chesterton lá na gringa), e a coleção foi toda organizada pelo Joseph Pierce. Os textos de apoio são excelentes. Li Frankenstein e A Consolação da Filosofia. Phoda!
Olá Débora. Tudo bem? Realmente, "Drácula" é uma obra-prima, o grande romance gótico inglês e possibilita muitas leituras. Reli recentemente, e vou fazer algumas observações sobre a obra. O que mais chama atenção é a sua estrutura narrativa que é bastante intrigante. Temos o registro dos fatos por meio de diários, o que faz com os narradores não sejam confiáveis. Por outro lado, os vários tipos de documentos que registram os fatos. Dessa forma, cria-se uma constante tensão na narrativa. "Drácula" é produto de sua época, ou seja, conforme você bem ressaltou, Stoker era um homem conservador e escreve no estilo vitoriano. Ou seja, os protagonistas do livro são pessoas descritas como virtuosas. A única que destoa um pouco, é Lucy que é "assanhada" para os padrões de etiqueta vitoriano. O livro também conforme você bem ressaltou tem várias referências as obras de Shakespeare que são encaixadas na narrativa. Além disso, o autor usa recursos teatrais, a exemplo de personagens que entram e saem de cena. Também no que se refere as "weird sisters", Stoker faz uso dos artifícios de "Macabeth" para criar uma atmosfera sobrenatural.
Tive uma super insônia essa madrugada, e simplesmente adiantei umas 120 páginas desse livro. Livro muuuito imersivo, mantém um certo ritmo de ação sem ser cansativo, e todos os personagens (mesmo o Drácula) são interessantes e cativantes.
Quando li Drácula em 2020 (edição da Landmark), tive exatamente a mesma interpretação que você expõe no vídeo, desde o mal absoluto representado até o laço entre os personagens que se opõem ao Conde. Fiquei até assustado como as ideias batiam com as suas conforme eu assistia o vídeo kkkkkkk.
@@academiabocault kkkkkkk. Já tem uns anos da minha leitura. Mas logo no começo, depois que o Jonathan chega no castelo, ele tem um sonho que é quase erótico. Nada explícito, mas aquelas 3 vampironas são descritas como sedutoras ou algo assim. Acho que os vampiros no geral são essas criaturas sedutoras, e isso não é prerrogativa dos vampiros de crepúsculo. Existe qualquer coisa de sexual no beijo do vampiro: lembra que o conde drácula diz que ele só entra se for convidado? Pois é, então é meio como se quem é "beijado" tenha se deixado seduzir. Nesses livros antigos, a sensualidade é geralmente sutil, é o velho "para bom entendedor, meia palavra basta".
Oi, fiquei com muita curiosidade de ler Frankenstein depois de seus comentários. Nada como ler no original. Muito obrigada por compartilhar sua visão dessas obras clássicas.
Год назад+2
leia, é um livro incrível. Acho que adaptação mais "fiel" é a que tem o Kenneth Branagh como o Dr Frankenstein . E também recomendo o filme Mary Shelley com a Elle Fanning que conta a história da autora
A adaptação "Nosferatu" de 1979 dirigida pelo Herzog pra mim é melhor que o livro, a versão do Coppola talvez seja a melhor adaptação, a mais fiel, mas essa do Herzog é um filme melhor e que pra mim supera facil facil o livro.
Adoro. Li três vezes em português, mais uma quarta em inglês. Até coleciono adaptações em quadrinhos. O filme do Copolla é plasticamente legal, mas não é fiel nem aqui nem na China. Dica: se curtiu... e se curte vampiros e essa mitologia... leia a série ANNO DRACULA, do Kim Newman. Tente ao menos o primeiro, pra ver se curte. Eu já estou no sexto da série. É uma continuação... mas da metade do DRÁCULA apenas, que desconsidera seu final. Dê uma pesquisada e veja se te interessa. E valeu pelo vídeo!
Débs, sensacional a resenha. Por favor, faça mais resenhas. Todas bem vindas. É muito bom ouví-la. Vou dizer algo (pessoal) a você. Gosto mais de você com seu cabelo na cor original. Esse cor de rosa é esquisito. Mas isso é somente minha opinião. Continuo apreciando o seu trabalho. Abraços
Caralho, li drácula ano passado na edição da darkside, e n me lembro dessa parte dos familiares do drácula fazerem pacto com o diabo, nem de o próprio drácula ter feito, me lembro apenas de algumas menções a isso, mas nd de fato explícito... Muito me surpreendi quando vc falou isso 😮 pqp mano tiraram uma parte do livro na cara dura :v no mais eu me lembro de ter achado muito estranho algumas resenhas e análises do livro no yt, justamente falando de besteiras como colonialismo inglês ou coisas libidinosas onde n tinham, quando na vdd o drácula é literalmente o oposto de Cristo, um deu o próprio sangue pra salvar a humanidade, o outro literalmente suga os humanos pra permanecer vivo, um liberta os homens, o outro hipnotiza e os obriga a cometer atrocidades, e por aí vai, me pareceu gritante que drácula representava o mau, a antítese de Cristo, e me lembro de ter feito um comentário nessa linha em um desses reviews no yt e ser tachado de crente bitolado... Enfim finalmente uma resenha lúcida do livro😊
Pois é. Essa parte foi o Van Helsing que diz, inclusive que tem uma especie de escola secreta de bruxaria que inspirou Hogwarts. Quanto as análises, sem comentários, vontade de me defenestrar
Debs, gostei muito do vídeo, principalmente por ver vc tão empolgada com algo “leve”. Lerei o livro assim que puder, mas já com o desgosto de saber que a tradução não trará toda a beleza da narrativa. Bjs ❤😊
Bom demais 👏👏👏 Li qnd novo e n tinha essa maturidade pra entender. Bacana demais. E eu quero saber qnd vc vai ter coragem de terminar o Musashi e resenhar pra nós heim
Sempre evito a Darkside, o único livro que eu tenho deles é O Coração das Trevas porque eu não sabia qual edição viria, mas esse livro é perfeito de qualquer forma!
Eu comprei drácula deles pra minha coleção, a tradução está aceitável. Eles até mantiveram o dialeto diferente do Van Hellsing no livro. Comprei tbm Frankstein deles pra minha coleção mas como ainda não li estou com medo de estar uma merda.
@@academiabocault pior que não pq intercalei com a tradução da Nova Fronteira pq estava muito ruim de ler. Não sabia que fizeram isso, que pena. Tô com o Frankstein deles e estou com medo de ser péssimo a tradução tbm.
Acabei de terminar de ler, por sua recomendação, o livro. O sangue chega a ferver vendo a deturpação de uma obra tão bela como Drácula; tanto que a Volta do Justo deixa de ser uma "simples" espera e torna-se um anseio angustiante. Eu me recuso a assistir as desgraçadas adaptações do livro, pois prefiro manter a minha sanidade. Obrigado pelo seu trabalho, Debs!
Eu li em uma edição da editora Principes. Bem simples, mas gostei muito. Já vi um milhão de resenhas sobre esse livro. Porém, sei quê, em se tratando de "Madame Bocó", vai render algo a mais. ❤
Finalmente uma análise boa do livro, que não fica enfiando sexo em tudo kkkkkkkkkkkkk acho que o livro não tem nem beijo, e o povo fica descrevendo a Lucy como uma depravada
Olá Débs Luciano, tenho uma comparação sobre esse amor pela mulher que supera essa disputa pela moça em nome de uma causa maior.. na Revolta de Atlas, guardadas a devidas proporções, os homens que convivem com a Dagny mesmo apaixonados por ela continuam unidos no objetivo de parar o "motor do mundo". Inclusive uma das grandes passagens da história (que uso como bio nas redes sociais), fala sobre "o amor ser a resposta a nossos valores mais elevados, e não pode ser outra coisa", é uma crítica à banalização carnal daquela sociedade decadente. Os personagens são unidos por um senso moral inabalável, e isso faz com que dediquem sua vida para manter suas escolhas! Eu gosto muito desse livro, apesar dos haters serem muitos!
Li esse livro faz um ano por causa de um jogo de tabuleiro (super fiel ao livro por sinal) e é incrível mesmo. Agora me sinto mal por não ter lido direto em Inglês. Lembro que em algumas partes eu pensei que a tradução estava mesmo meio estranha.
Sobre o Drácula do Copolla, vejam o filme com os comentários do diretor. O desprezo que ele mostra pela produção é impressionante. Ele deixa claro que só aceitou fazer o filme porque estava sem dinheiro e quem dirigiu a metade do filme na realidade foi o seu filho. Li esta obra prima quando adolescente, há muito tempo. Confesso que nem me lembro mais da história. Estimulou a releitura.
A versão capa dura da biografia do da Vinci em PT também é assim com contra capa e o livro bem parecido, mas normalmente os livros em inglês é que são assim mesmo.
Finalizei a leitura ontem e me surpreendi ao encontrar resenhas que encontravam um suposto subtexto sexual ou misógino. O único subtexto, que é, na verdade, mais do que explícito, é um só: ✝️🧎
Muito bom! Único senão é - original deu uma impressão de que o "herói " / Jonathan, teve um papel quase um personagem de filme de " herói americano salvando o planeta ".
Acho o suspense dele MUITO BOM, até hoje me pego pensando na descrição do personagem indo pro castelo do conde. Nossa que ambiente bem construído. Meu único problema é o final que achei abrupto kkkkkk fiquei tipo: é isso? 😂 Mas tenho muita vontade de reler.
Por anos me privei de ler o Dracula por causa do filme do Copolla que sempre achei piegas com aquela historinha de amor ridícula, por isso sempre pensei que o livro fosse a mesma coisa. Quando li, ele se tornou um de meus livros favoritos (e li tudo em 3 dias porque não conseguia parar, e ainda atrasava a leitura pro livro não acabar muito rápido). Nada de historinha de amor, e aqui o Drácula é tratado quase como um animal... Mas o melhor do livro é a Mina que ao invés de donzela apaixonada do filme, é simplesmente uma personagem foda, mas tão foda que sem brincadeira , como os personagens do livro, me apaixonei por ela enquanto lia. Enfim, se tornou um de meus livros favoritos. Agora pretendo ler a versão em inglês. Pra quem quiser ver uma adaptação bem fiel, a que mais gostei até agora foi a versão pra TV da BBC de 1977.
@@academiabocault Eu sempre digo que se ele se chamasse Copolla´s Dracula eu aceitaria de boa, mas quando se coloca o Bram Stoker no título a gente espera uma fidelidade maior.
Uma vez peguei o livro do Drácula quando estudava no ifce, era um livro muito antigo com páginas amareladas se não me engano tinha um medalhão de dragão na capa, sem dúvida foi o livro mais difícil de ler que eu peguei, muitas palavras que eu não sabia o significado, tinha que ler com o dicionário do lado. Provavelmente era umas das primeiras traduções.
Adorei a resenha!! Eu já tinha lido este livro, mas não tinha entendido nem metade de tudo que você descreveu!! Muito obrigada! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Год назад+1
Eu fui ler depois de ter visto o filme. Eu gosto muitos dos 2, mas vejo como histórias diferentes, meio como uma historia surgida num Fandom. 2 coisas me chamaram muito a atenção na 1a leitura: 1) isso que você citou sobre o extremo conservadorismo e cavalheirismo das personagens masculinas (o Van Helsing é o que constrastou mais na minha opinião, pois no filme, ele é bem mais cru nas suas palavras para falar da Lucy por exemplo); 2) o Drácula apaixonado que o Coppola criou não está no livro dessa maneira. Obrigada pelo vídeo!
Год назад+1
fiz o comentário antes de terminar o vídeo e realmente tem a questão da explicação da origem, que não tem no livro
Excelente análise. Eu abrii um vídeo de análise deste livro, mas era mt bobagem sem sentido e fechei. Chutei neste e me surpreendi agradavelmente seu review.
Débora do céu, acompanho você desde muito tempo, mas quase nunca comento nada. Porém nesse livro simplesmente me surgiu uma enorme vontade de compartilhar, também, do ódio das resenhas! Como podem as pessoas tirarem essas conclusões horrorosas de uma história tão incrível dessas: (Posfácio da edição ebook da Amazon, não sei se também está em alguma outra edição) "A partir de um olhar masculino o modelo representado pelas três vampiras é o da mulher devoradora... Lucy é a outra face do modelo de feminilidade domesticada... O controle da sexualidade feminina é o objeto disputado entre Drácula e o grupo liderado por Van Helsing..." "Van Helsing mata as irmãs vampiras sem piedade, violência justificada não apenas por sua aura de heroísmo, mas também por se tratarem de não damas e sim da percepção dele de o mal encarnado" Gente não tem condições essa coisa feia. Isso daí é o mesmo nível de interpretação daquelas pessoas que leem/assistem O Senhor dos Anéis e chegam na brilhante conclusão que o Frodo e o Sam são, de alguma forma, um casal gay. Simplesmente intankavel.
HAHAHHAHAHHA Alguém que me entende! Não dá um desespero ver essas análises? Da uma coisa ruim no coração ao melhor estilo NÃO PELO AMOR DE DEUS NAOOOOOOOOOO
Não sei se eu sou cru ainda, mas tive que me forçar até o final de Frankenstein. Toda hora que o livro ficava bom a autora fazia o favor de trazer as partes chatas de novo. Até entendo o propósito disso, como penitência pelos atos maléficos cometidos pelo Vitor, e a resposta que ele dá ao problema. Mas o Rodka passa por algo parecido em crime e castigo e não tive que me forçar a ler igual Frankenstein. Sinto que literatura inglesa não é pra mim, já não é a primeira vez que me sinto assim com livros de lá. Isto posto, Drácula me interessou. Talvez eu dê uma chance.
Você resnasceu a minha esperança sobre o Dracula, literalmente todo mundo que vi falando desse livro tava falando mal, tanto que eu já tava me preparando para ler o livro para falar mal dele (ruindade da minha parte?) Ai encontrei você finalmente falando bem do livro Ansioso para a resenha do livro Dáo Cu'la, a paródia pornô gay de Dracula
Bom. É o dia de voltar aqui, mas desta vez para agradecer. Cerca de 1 ano atrás apareci aqui p falar merda, agora estou voltando para dizer obrigado por abrir meus olhos. Graças a você passei a ler rotineiramente, e me interessar por assuntos políticos e filosóficos. Somos todos bocós.
Adorei o início, conheci muitas cidades. Tanto no caminho do navio do dracula de leste pra inglaterra, quanto no caminho do johnatan para leste. Cada cidade citada eu ia olhar no mapa e ver fotos do lugar, ai eu imaginava com as cenas descritas. Cada capitulo que descrevia o caminho e os acontecimentos do navio dava aquele frio na barriga.
Amo esse livro. O que mais gostei na primeira leitura foi a ambientação sombria
Também gostei
Pelo amor de Deus mulher, que resenha espetacular!
Eu vou ler de novo, pq qdo li era burra demais e não peguei nada disso que vc falou, exceto que vampiro é o próprio mal encarnado!
Muito obrigada por compartilhar tudo isso conosco, profa, vc é f*da!
❤️❤️❤️ só quero que mais pessoas conheçam essa beleza
Para quem está estudando inglês, é um livro relativamente mais simples para praticar! Recomendo a leitura no original! :)
Vish, eu não recomendo para iniciantes não, tem até regionalismo com os marinheiros
@@academiabocault Posso estar enganado, mas quando li muito tempo atrás (ainda intermediário), achei relativamente tranquilo de ler!
@@LeiturasdoCesar não tem versões e versões? É muito comum as edições modernizaram dialetos
Amo suas resenhas.
Eu até gosto do filme de Copolla, mas o que me incomoda é essa relativização do mal.
Nunca li Dráculq, mas sempre tive uma imensa vontade. Em português, então a edição da Penguin é a melhor?❤
Bjs.
Decididamente não é para iniciantes, não só pelos regionalismos...
Minha teoria é que, antigamente como não existia internet, ao invés dos jovens e adultos estarem criticando e fazendo comentários maldosos na internet ou vendo e produzindo materiais para virar notícia na internet e sub celebridade, antigamente eles tinham que achar alguma coisa p fazer kkkk
Os adultos faziam filhos ao invés de flertar com a putar|@ na internet e os jovens estavam construindo boas amizades e fazendo catira para construir suas casas kkkkk
MEU DEUS, UM VIDEO DE LIVRO
ERA SO ISSO PRA ME TIRAR DA DEPRESSAO PROFUNDA E PARALIZANTE QUE ME ENCONTRAVA APOS DESCOBRIR COISAS
hehehehe é que eu tava depressiva
Iniciei a leitura no ano passado, mas não dei continuidade. Acho sensacional a descrição que Bram Stoker faz do leste europeu, dos costumes da galera de lá e de como o protagonista, Jonathan Harker, enquanto reformado, ia vivenciando e tendo contato com coisas que sua fé via como superstição. Não sei se a visão colocada no livro sobre o local em que a história se passa é um reflexo da visão do autor ou um estereótipo injetado propositalmente no Jonathan, um inglês, quanto a um local visto como a linha limite entre a Europa civilizada e o resto - sudoeste e leste europeu.
Isso se reflete do Jonhatan eu acho!
@@academiabocault Tenho de retomar a leitura.
Eu li esse livro quando eu era mais bocó, preciso reler e de preferência em inglês agora.
É uma subversão ideológica total 😪
Excelente a análise, recuperação do sentido dessa obra. Com certeza vou ler novamente na versão original 😊
Que saudades que eu tava de tu, mulher
Some assim não 🥲🤌🏽
Só quando a depresso ataca
@@academiabocaultte cuida, em nome de Jesus
Dra, a senhora poderia, no futuro, fazer um contraponto do Drácula com os vampiros da Anne Rice. Seria massa de ver...
Amo os vídeos sobre política. Mas, admito que estava com saudade desses.
Parece que todo mundo gostou :)
Que bom que você voltou com as resenhas literárias,Débora.Amo suas resenhas!
Muito obrigada 😊
Finalmente uma visão sensata sobre Drácula. Eu e minha esposa lemos Drácula no ano passado e fomos assistir ao filme do Coppola super entusiasmados, afinal, era o Drácula DE BRAMSTOKER. Qual foi nossa desagradável surpresa ao nos depararmos com os personagens totalmente deturpados. Que raiva, meus amigos! Tudo o que amamos em Drácula jogado no esgoto. Mas enfim o livro é um espetáculo!
Rapaz mesma coisa comigo
@@renantoledo9268 lamentável!
Sim, por mim pegava os atores e regrava da maneira correta.
A mesma coisa aconteceu comigo. Fiquei com tanto ódio desse filme que nem terminei de ver o final. Não sei pq a tara de pôr conteúdo sexual em tudo. E pessoas falando que é bom, fiel ao livro. Como assim ?
@@isabelle02.12 nem me fale! Quando eu vi Lucy devassa e Mina Harker daquele jeito me subiu um ódio terrível!
Adoramos resenha de livros. E obrigada pela indicação da Editora/Tradução. Já coloquei o livro na lista.
❤️❤️
ADOREI!!!! inclusive penso que o nome da moça ser Luci pode não ser por acaso, remete a Luce, Luz
Oi, Débora! Você conhece a coleção de clássicos (principalmente de língua inglesa) publicados pela Ignatius Press? É uma editora católica (que inclusive publicou a obra completa do Chesterton lá na gringa), e a coleção foi toda organizada pelo Joseph Pierce. Os textos de apoio são excelentes. Li Frankenstein e A Consolação da Filosofia. Phoda!
Ignatius Press Critical Editions
Vou procurar!
Olá Débora. Tudo bem? Realmente, "Drácula" é uma obra-prima, o grande romance gótico inglês e possibilita muitas leituras. Reli recentemente, e vou fazer algumas observações sobre a obra. O que mais chama atenção é a sua estrutura narrativa que é bastante intrigante. Temos o registro dos fatos por meio de diários, o que faz com os narradores não sejam confiáveis. Por outro lado, os vários tipos de documentos que registram os fatos. Dessa forma, cria-se uma constante tensão na narrativa. "Drácula" é produto de sua época, ou seja, conforme você bem ressaltou, Stoker era um homem conservador e escreve no estilo vitoriano. Ou seja, os protagonistas do livro são pessoas descritas como virtuosas. A única que destoa um pouco, é Lucy que é "assanhada" para os padrões de etiqueta vitoriano. O livro também conforme você bem ressaltou tem várias referências as obras de Shakespeare que são encaixadas na narrativa. Além disso, o autor usa recursos teatrais, a exemplo de personagens que entram e saem de cena. Também no que se refere as "weird sisters", Stoker faz uso dos artifícios de "Macabeth" para criar uma atmosfera sobrenatural.
As weird sisters fazem referência às 3 bruxas de Macbeth?
finalmente as resenhas voltaram 🎉🎉🎉
Tive uma super insônia essa madrugada, e simplesmente adiantei umas 120 páginas desse livro. Livro muuuito imersivo, mantém um certo ritmo de ação sem ser cansativo, e todos os personagens (mesmo o Drácula) são interessantes e cativantes.
Depois de ver a resenha ou antes? 😂
Quando li Drácula em 2020 (edição da Landmark), tive exatamente a mesma interpretação que você expõe no vídeo, desde o mal absoluto representado até o laço entre os personagens que se opõem ao Conde. Fiquei até assustado como as ideias batiam com as suas conforme eu assistia o vídeo kkkkkkk.
Tava com saudades das resenhas literárias.
Mas assim, eu acho que existe uma sensualidade latente no livro, sim. Kkk não no livro todo, mas em alguns momentos.
E não é demérito para o livro. Muito pelo contrário. Evidencia a sedução do mal.
Cabeça de homem funciona diferente demais de mulher. Todas as mulheres que eu conheço que leram ficaram ??? Onde tem sensualidade aqui
@@academiabocault kkkkkkk. Já tem uns anos da minha leitura. Mas logo no começo, depois que o Jonathan chega no castelo, ele tem um sonho que é quase erótico. Nada explícito, mas aquelas 3 vampironas são descritas como sedutoras ou algo assim. Acho que os vampiros no geral são essas criaturas sedutoras, e isso não é prerrogativa dos vampiros de crepúsculo. Existe qualquer coisa de sexual no beijo do vampiro: lembra que o conde drácula diz que ele só entra se for convidado? Pois é, então é meio como se quem é "beijado" tenha se deixado seduzir. Nesses livros antigos, a sensualidade é geralmente sutil, é o velho "para bom entendedor, meia palavra basta".
As resenhas são maravilhosas!
Muito obrigada 😊
Descobri a Tatiana Feltrin jovem.. to chocadaaa ❤
Oi, fiquei com muita curiosidade de ler Frankenstein depois de seus comentários. Nada como ler no original. Muito obrigada por compartilhar sua visão dessas obras clássicas.
leia, é um livro incrível. Acho que adaptação mais "fiel" é a que tem o Kenneth Branagh como o Dr Frankenstein . E também recomendo o filme Mary Shelley com a Elle Fanning que conta a história da autora
Eu tenho esse livro faz um século, mas nunca parei pra ler. Acho que vou começar hoje mesmo
Vemmmmm
O primeiro livro que eu li na biblioteca da escola foi Drácula❤ lembro que gostei muito, preciso reler.
A adaptação "Nosferatu" de 1979 dirigida pelo Herzog pra mim é melhor que o livro, a versão do Coppola talvez seja a melhor adaptação, a mais fiel, mas essa do Herzog é um filme melhor e que pra mim supera facil facil o livro.
Adoro. Li três vezes em português, mais uma quarta em inglês. Até coleciono adaptações em quadrinhos. O filme do Copolla é plasticamente legal, mas não é fiel nem aqui nem na China.
Dica: se curtiu... e se curte vampiros e essa mitologia... leia a série ANNO DRACULA, do Kim Newman. Tente ao menos o primeiro, pra ver se curte. Eu já estou no sexto da série. É uma continuação... mas da metade do DRÁCULA apenas, que desconsidera seu final. Dê uma pesquisada e veja se te interessa.
E valeu pelo vídeo!
Obrigada pela recomendação. Você leu em inglês mesmo, ou existe tradução da série?
@@frankensah O primeiro saiu aqui pela Aleph há uns anos, mas você encontra com facilidade na Estante Virtual. O resto só em inglês até o momento.
Amo suas resenhas de livros!!! Por favor, nem pense em parar!
Pode deixar
Acho que ela parou.
Débs, sensacional a resenha. Por favor, faça mais resenhas. Todas bem vindas. É muito bom ouví-la. Vou dizer algo (pessoal) a você. Gosto mais de você com seu cabelo na cor original. Esse cor de rosa é esquisito. Mas isso é somente minha opinião. Continuo apreciando o seu trabalho. Abraços
Amo seu vídeos sobre resenhas!!!! Pode continuar que é sucesso.
mas vc é muito nova para uma análise tão boa dessa obra, parabéns. de fato os filmes tiraram das pessoas o interesse pela obra, que é excelente.
É que eu não sou nova 😌
Caralho, li drácula ano passado na edição da darkside, e n me lembro dessa parte dos familiares do drácula fazerem pacto com o diabo, nem de o próprio drácula ter feito, me lembro apenas de algumas menções a isso, mas nd de fato explícito... Muito me surpreendi quando vc falou isso 😮 pqp mano tiraram uma parte do livro na cara dura :v no mais eu me lembro de ter achado muito estranho algumas resenhas e análises do livro no yt, justamente falando de besteiras como colonialismo inglês ou coisas libidinosas onde n tinham, quando na vdd o drácula é literalmente o oposto de Cristo, um deu o próprio sangue pra salvar a humanidade, o outro literalmente suga os humanos pra permanecer vivo, um liberta os homens, o outro hipnotiza e os obriga a cometer atrocidades, e por aí vai, me pareceu gritante que drácula representava o mau, a antítese de Cristo, e me lembro de ter feito um comentário nessa linha em um desses reviews no yt e ser tachado de crente bitolado... Enfim finalmente uma resenha lúcida do livro😊
Pois é. Essa parte foi o Van Helsing que diz, inclusive que tem uma especie de escola secreta de bruxaria que inspirou Hogwarts. Quanto as análises, sem comentários, vontade de me defenestrar
AGUARDEI MUITO POR ESSE LIVRO!!!
Ganhei de presente esse livro, sempre tive curiosidade, agora vou avançar o nível de prioridade dele!
Debs, gostei muito do vídeo, principalmente por ver vc tão empolgada com algo “leve”. Lerei o livro assim que puder, mas já com o desgosto de saber que a tradução não trará toda a beleza da narrativa. Bjs ❤😊
Quando ela está com esses cabelos pintados são as melhores fases! Kkkkkkkkkkkk
Eu li esse livro quando eu tinha uns nove anos. Acho que está na hora de ler de novo.
A Edição da Darkside é 10/10 em todos os aspectos...
Eu tenho aquela versão preta da Darkside. Não sei como é o texto, porque ainda não li, ainda. Comprei só pela estética do livro
Horrivel a tradução viu
Lí há uns 2 anos mas não com a mesma profundidade que você aborda no vídeo. Adorei a resenha e em breve farei uma releitura desse livro maravilhoso.
Vale muito a pena
Eu AMO Drácula 🖤
Bom demais 👏👏👏
Li qnd novo e n tinha essa maturidade pra entender. Bacana demais.
E eu quero saber qnd vc vai ter coragem de terminar o Musashi e resenhar pra nós heim
Então, eu vou reformular o canal ano que vem exatamente pra focar nas leituras por prazer como essa 👀
Sempre evito a Darkside, o único livro que eu tenho deles é O Coração das Trevas porque eu não sabia qual edição viria, mas esse livro é perfeito de qualquer forma!
Sempreeeeeeee evito, péssimos
@@academiabocault Pior que comprei essa versão deles porque achei bonita (ainda não li). Até então a minha era da Martin Claret.
Eu comprei drácula deles pra minha coleção, a tradução está aceitável. Eles até mantiveram o dialeto diferente do Van Hellsing no livro. Comprei tbm Frankstein deles pra minha coleção mas como ainda não li estou com medo de estar uma merda.
@@isabelle02.12 Pois você não percebeu que eles fizeram alterações no texto por sugestão da tradutora? Pra mim isso é ruim demais
@@academiabocault pior que não pq intercalei com a tradução da Nova Fronteira pq estava muito ruim de ler. Não sabia que fizeram isso, que pena. Tô com o Frankstein deles e estou com medo de ser péssimo a tradução tbm.
Acabei de terminar de ler, por sua recomendação, o livro. O sangue chega a ferver vendo a deturpação de uma obra tão bela como Drácula; tanto que a Volta do Justo deixa de ser uma "simples" espera e torna-se um anseio angustiante. Eu me recuso a assistir as desgraçadas adaptações do livro, pois prefiro manter a minha sanidade.
Obrigado pelo seu trabalho, Debs!
Eu li em uma edição da editora Principes. Bem simples, mas gostei muito.
Já vi um milhão de resenhas sobre esse livro. Porém, sei quê, em se tratando de "Madame Bocó", vai render algo a mais. ❤
Eu fui assistir e fiquei com raiva 😂
Tá vendo, rendeu muito !
Apenas três pessoas fazem resenhas de sustância aqui nessa plataforma. Você, Tati Feltrin, e Claire Scorzy.
Finalmente uma análise boa do livro, que não fica enfiando sexo em tudo kkkkkkkkkkkkk acho que o livro não tem nem beijo, e o povo fica descrevendo a Lucy como uma depravada
Um dos primeiros classicos que li ❤ tudo de bom! Lealdade, amizade, coragem, sabedoria, inteligência, altruísmo e fé
Olá Débs Luciano, tenho uma comparação sobre esse amor pela mulher que supera essa disputa pela moça em nome de uma causa maior.. na Revolta de Atlas, guardadas a devidas proporções, os homens que convivem com a Dagny mesmo apaixonados por ela continuam unidos no objetivo de parar o "motor do mundo". Inclusive uma das grandes passagens da história (que uso como bio nas redes sociais), fala sobre "o amor ser a resposta a nossos valores mais elevados, e não pode ser outra coisa", é uma crítica à banalização carnal daquela sociedade decadente. Os personagens são unidos por um senso moral inabalável, e isso faz com que dediquem sua vida para manter suas escolhas!
Eu gosto muito desse livro, apesar dos haters serem muitos!
Eu iniciei a leitura desse livro há algum tempo, mas por algum motivo acabei protelando.
Acho que chegou a hora de ler também.
vem, me marca na resenha
Boa bocó, ja vi algumas passagens desse livro q me deixou mt curioso, ja que tu gostou vou comprar
Compre pela livraria obrigada! :)
Li esse livro faz um ano por causa de um jogo de tabuleiro (super fiel ao livro por sinal) e é incrível mesmo. Agora me sinto mal por não ter lido direto em Inglês. Lembro que em algumas partes eu pensei que a tradução estava mesmo meio estranha.
Nossa, graças a Deus uma resenha de um romance 🙏🏻
Sobre o Drácula do Copolla, vejam o filme com os comentários do diretor. O desprezo que ele mostra pela produção é impressionante. Ele deixa claro que só aceitou fazer o filme porque estava sem dinheiro e quem dirigiu a metade do filme na realidade foi o seu filho. Li esta obra prima quando adolescente, há muito tempo. Confesso que nem me lembro mais da história. Estimulou a releitura.
uia, nao sabia disso!
HAHAHHAHA agora tudo faz sentido porque pelo amor de Deus
Reli este ano e continua tão bom quanto a primeira vez em que o li. Melhor história sobre vampiros da literatura.
Menina, amei sua empolgação🥰 Esse livro é realmente uma obra a ser degustada e destrinchada como vc fez. Amo num tanto que sempre estou relendo🥰
A versão capa dura da biografia do da Vinci em PT também é assim com contra capa e o livro bem parecido, mas normalmente os livros em inglês é que são assim mesmo.
Estou na minha 3ª leitura de Frankenstein (sim, gosto muito), vou pôr Drácula na fila.
Vai sair um filme mês que vem sobre aquela parte do navio.. espero que seja bom 😅
sério?? tem nome já?
@ a ultima viagem de Demeter
@@WinterQzn obrigada!!
Finalizei a leitura ontem e me surpreendi ao encontrar resenhas que encontravam um suposto subtexto sexual ou misógino. O único subtexto, que é, na verdade, mais do que explícito, é um só: ✝️🧎
Muito bom! Único senão é - original deu uma impressão de que o "herói " / Jonathan, teve um papel quase um personagem de filme de " herói americano salvando o planeta ".
Temos a trindade do horror:
Frankenstein
Drácula
O Médico e o Monstro
Menção Honrosa ao Retrato de Dorian Gray
Faltou falar do Steverson!
Menção honrosa também para O Fantasma da Ópera.
Tenho a versão que contém os três, com introdução do Stephen King.
@@academiabocault médico e o monstro é do Stevenson
@@aric.freire ela quis dizer que ela não falou do Stevenson no vídeo
Ótimo livro. Também lí no original, no início da pandemia.
Estava com saudade de resenha por aqui. Drácula eu li há muitos anos.
Débora você é muito boa. Resenhas críticas de qualidade.
Obrigada
Acho o suspense dele MUITO BOM, até hoje me pego pensando na descrição do personagem indo pro castelo do conde. Nossa que ambiente bem construído. Meu único problema é o final que achei abrupto kkkkkk fiquei tipo: é isso? 😂 Mas tenho muita vontade de reler.
Sim. O final è tipo é isso mataram o veio assim?
Uma resenha digna da obra! Parabéns, Debs! Livro incrível, resenha maravilhosa!
Obrigada!!
Por favor faça mais resenhas de livros.
Debs pretente trazer o último do Michel Houellebecq(Aniquilação)?
Obrigada, obrigada!!
sim, estava com saudade das resenhas
Eu também ❤️
Por anos me privei de ler o Dracula por causa do filme do Copolla que sempre achei piegas com aquela historinha de amor ridícula, por isso sempre pensei que o livro fosse a mesma coisa. Quando li, ele se tornou um de meus livros favoritos (e li tudo em 3 dias porque não conseguia parar, e ainda atrasava a leitura pro livro não acabar muito rápido). Nada de historinha de amor, e aqui o Drácula é tratado quase como um animal... Mas o melhor do livro é a Mina que ao invés de donzela apaixonada do filme, é simplesmente uma personagem foda, mas tão foda que sem brincadeira , como os personagens do livro, me apaixonei por ela enquanto lia. Enfim, se tornou um de meus livros favoritos. Agora pretendo ler a versão em inglês. Pra quem quiser ver uma adaptação bem fiel, a que mais gostei até agora foi a versão pra TV da BBC de 1977.
O filme estragou a experiência de MILHARES
@@academiabocault Eu sempre digo que se ele se chamasse Copolla´s Dracula eu aceitaria de boa, mas quando se coloca o Bram Stoker no título a gente espera uma fidelidade maior.
Um dos meus filmes clássicos preferidos
As resenhas voltaram 🎉 🎉🎉
UHULLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Tãoooo bom ouvir tuas resenhas, Debs! Nao pare nunca ❤
Adorei o vídeo!
Vou ler o livro !
👍
Uma vez peguei o livro do Drácula quando estudava no ifce, era um livro muito antigo com páginas amareladas se não me engano tinha um medalhão de dragão na capa, sem dúvida foi o livro mais difícil de ler que eu peguei, muitas palavras que eu não sabia o significado, tinha que ler com o dicionário do lado. Provavelmente era umas das primeiras traduções.
Parece a tradução do Theobaldo de Souza da LePM
Parece a tradução do Theobaldo de Souza da LePM. Bem rebuscada mas acho que faz jus ao texto original.
Adorei ter lido! E adorei a resenha! O próximo grande recomendado a ser lido será Frankenstein!
Espero que goste!
Video profético.
Adorei a resenha!! Eu já tinha lido este livro, mas não tinha entendido nem metade de tudo que você descreveu!! Muito obrigada! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Eu fui ler depois de ter visto o filme. Eu gosto muitos dos 2, mas vejo como histórias diferentes, meio como uma historia surgida num Fandom. 2 coisas me chamaram muito a atenção na 1a leitura:
1) isso que você citou sobre o extremo conservadorismo e cavalheirismo das personagens masculinas (o Van Helsing é o que constrastou mais na minha opinião, pois no filme, ele é bem mais cru nas suas palavras para falar da Lucy por exemplo);
2) o Drácula apaixonado que o Coppola criou não está no livro dessa maneira.
Obrigada pelo vídeo!
fiz o comentário antes de terminar o vídeo e realmente tem a questão da explicação da origem, que não tem no livro
Simmmmmm 🫠
Excelente análise. Eu abrii um vídeo de análise deste livro, mas era mt bobagem sem sentido e fechei. Chutei neste e me surpreendi agradavelmente seu review.
Adoro as resenhas! Por favor, poste sempre que possível.
Amo seu conteúdo
Vou continuar sim
Que resenha emocionante❤
Débora do céu, acompanho você desde muito tempo, mas quase nunca comento nada. Porém nesse livro simplesmente me surgiu uma enorme vontade de compartilhar, também, do ódio das resenhas! Como podem as pessoas tirarem essas conclusões horrorosas de uma história tão incrível dessas:
(Posfácio da edição ebook da Amazon, não sei se também está em alguma outra edição)
"A partir de um olhar masculino o modelo representado pelas três vampiras é o da mulher devoradora...
Lucy é a outra face do modelo de feminilidade domesticada...
O controle da sexualidade feminina é o objeto disputado entre Drácula e o grupo liderado por Van Helsing..."
"Van Helsing mata as irmãs vampiras sem piedade, violência justificada não apenas por sua aura de heroísmo, mas também por se tratarem de não damas e sim da percepção dele de o mal encarnado"
Gente não tem condições essa coisa feia. Isso daí é o mesmo nível de interpretação daquelas pessoas que leem/assistem O Senhor dos Anéis e chegam na brilhante conclusão que o Frodo e o Sam são, de alguma forma, um casal gay. Simplesmente intankavel.
HAHAHHAHAHHA Alguém que me entende! Não dá um desespero ver essas análises? Da uma coisa ruim no coração ao melhor estilo NÃO PELO AMOR DE DEUS NAOOOOOOOOOO
Obrigada Debs por esse vídeo! Estávamos precisando, viu? Acho que Bram Stocker ficaria feliz em vê-lo❤
Tomara! Porque a obra dele está sendo profanada
Vai ter algum video sobre a busca e apreensão na casa dos familiares da família que "agrediu" o Deus careca?
Comprei a edição da Martin Claret nesse Prime Day. Dedos cruzados para que a tradução não seja tão enfadonha.
Acho que não. É uma das melhores eu acho!
Adorei a resenha !! Faça mais ❤
Ótima resenha, Debs.
Obrigada 😃
Debs, voce faria analise de filme tambem? uma analise do filme q vai sair do napoleao mais especificamente
e se possivel da barbie
ADORO Drácula!! 😍
Que resenha espetacular! 👏
Não sei se eu sou cru ainda, mas tive que me forçar até o final de Frankenstein. Toda hora que o livro ficava bom a autora fazia o favor de trazer as partes chatas de novo. Até entendo o propósito disso, como penitência pelos atos maléficos cometidos pelo Vitor, e a resposta que ele dá ao problema. Mas o Rodka passa por algo parecido em crime e castigo e não tive que me forçar a ler igual Frankenstein. Sinto que literatura inglesa não é pra mim, já não é a primeira vez que me sinto assim com livros de lá. Isto posto, Drácula me interessou. Talvez eu dê uma chance.
você resumiu bem minha experiência com Frankenstein, o que me deixa receoso de ler Drácula hahahahaha
@@davidsantos9895 bom saber que não sou o único kk
Eu sinceramente não consegui ler 3 páginas de Frankenstein porque estava MUITO CHATO, Drácula é bom e interessante do começo ao fim
Debs, tu acha a tradução da Niva fronteira boa ? Eu tenho e acho ela melhor que a Darkside. To querendo uma da Martin Claret tbm pra minha coleção.
Sim deve ser sim!
Obrigada
Essa sua estante e linda ❤
Você resnasceu a minha esperança sobre o Dracula, literalmente todo mundo que vi falando desse livro tava falando mal, tanto que eu já tava me preparando para ler o livro para falar mal dele (ruindade da minha parte?) Ai encontrei você finalmente falando bem do livro
Ansioso para a resenha do livro Dáo Cu'la, a paródia pornô gay de Dracula