O vídeo foi tão perfeito que o Prof. Marcelo mal comentou. O Thiago é um cara muito necessário nessa era de narrativas históricas. Nenhum crítico dele leu mais de 3 livros na vida, ou fez um trabalho de pesquisa tão pesado.
Eu era um revolucionário idiota até 2013. Até as escamas da ignorância sair dos meus olhos , começou com Olavo de Carvalho hoje já estou vendo Thiago Brava , e Marcelo Andrade .
Comigo foi a partir do escândalo do mensalão, ali acendeu um alerta, fui procurando conhecer os autores de direita, Misses, Roberto Campos e cheguei ao Olavão, na segunda eleição da presidentA já votei no adversário dela a contragosto porque não tinha outro.
Que é o quê, cara, tu é supremacista branco com mente lavada pelos mitos da burguesia capitalista, todo mundo sabe que quando Cabral chegou no Brasil só havia mesmo índigena cantando o cumbaiá à volta da fogueira e vivendo em comunismo primitivo em perfeita harmonia, oxiii tu tem de abrir a mente para a VERDADE ALTERNATIVA™, pára de propagar esteriótipo imperialista
Os indígenas não escravizavam uns aos outros. Eles lutavam entre si, e praticavam um ritual antropofágico, que é diferente de canibalismo. A única tribo que realmente eram canibais ao que a história nos aponta eram os goytacazes. Comentário ignorante vindo de alguém que desconhece completamente os hábitos dos indígenas.
@@pliniojr95 Os indígenas tinham escravos sim, o que é contestado é saber se já os tinham antes ou depois da chegada dos europeus. No tratado descritivo do Brasil de 1587 fazem imensas menções aos indígenas e como eles tinham escravos sim. E isso também estava associado ao ritual antropofágico, pois normalmente o prisioneiro vivia com a tribo durante um período antes do ritual, e nesse tempo colocavam ele para trabalhar forçadamente. Foi ao que aconteceu ao Hans staden. Isto sugere que eles já tinham escravos no período pré-colonial e a antropofagia é a prova disso mesmo.
@Anderson-hi2ln ISSO É SÓ UM COMENTÁRIO IRÔNICO, A ESCRAVIDÃO FOI A REALIDADE DA ÉPOCA E TODO MUNDO EXPLOROU A ESCRAVIDÃO, OS NEGROS, OS BRANCOS E ATÉ ZUMBI DOS PALMARES TINHA SEUS ESCRAVOS
@Anderson-hi2ln eles n estavam quietos no seu canto, eles já tinha escravizado a europa com os mouros e eles negociaram com europeus.... ou seja eles n tavam quieto nada, fora que eles viviam em guerra entre si
@@arrascamilgrauaqueles esquerdinhas brasileiros que dizem que a Coreia do Norte e Cuba são democracias vibrantes e que todo ano comemoram aniversário da revolução russa, esses são os comunistas
Nzinga Mbande, rainha que dominou com braço de ferro o Reino do Congo, é hoje adorada por legiões de militantes como ícone supremo e líder visionária, bondosa, empoderada e libertária. Contudo, a verdadeira história dela (com relatos de crueldade sobre seus escravos de deixar os filmes de Hitchcock na classificação de Sessão da Tarde) só se vê com isenção em literatura estrangeira, porque no Brasil, até onde vi, só narrativas enviesadas e parciais.
Próprio Mandela né...ele e a esposa matavam seus inimigos políticos com requintes de crueldade...nao passou 20.anos preso por amar demais, como tentam vender
Os escravos da época bíblica não foram escravizados exatamente como os negros foram. Na época se você perdia uma guerra, você virava escravo, se você criasse uma dívida impagável, virava escravo também. E segundo o Rodrigo Silva, os escravos naquela época também recebiam algo pelos seus serviços, mas eles não podiam deixar de trabalhar.
O pior é que o X é simplesmente o mundo livre da internet (claro, tirando o submundo da deep web e afins), desde que o Musk adquiriu. Aí se tem só retardado, só criminoso ou boas companhias, depende de com quem você interage. Fato é que, agora que a imprensa é parcial e as outras plataformas são censuradas, tem coisa que você só fica sabendo pelo X. De lá veio, por exemplo, a notícia de que o governo está ativamente atrapalhando os esforços de quem quer ajudar as vitimas da tragédia do Rio Grande do Sul, e a partir dali foi para o SBT. E essa liberdade tem um preço, que é muita gente burra falando merda, que é o caso da esquerda.
É... eu estava revendo meus livros de história para escrever o que realmente aconteceu em tal evento histórico por meio do thiago braga e do marcelo andrade, acho que agora vou rever sobre a escravidão no brasil. Parabéns pelo trabalho.
@@fbezerra1017 A maioria dos canais no yt mentem sobre a escravidão no Brasil, fingem que n havia venda de escravos por parte dos próprios africanos...Se ele estudar pelo yt, vai pensar igual a vc, de maneira burra, se estudar de verdade, vai ver oq é dito pelo Thiago Braga
Um ótimo livro de um escritor africano sobre o termo intitulado O Genocídio Ocultado ,relata muitíssimo bem com fontes sobre a escravatura na África subsaariana
A culpa não é do escravizado, é dos militantes socialistas/comunistas que instrumentalizam os escravizados para se adequarem a sua ideologia totalitária. @@danilo.garcigarcia6351
O braguinha tá só começando. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂. Sensacional. Acompanho vocês e vejo a importância deste trabalho. Algo fundamental para ampliar a consciência a cerca de assuntos tão manipulados por narrativas ideológicas para manter as pessoas submissas à ignorância. Parabéns professor Marcelo Andrade e ao Tiago Braga.
Vai não, as escolas são dominadas por professores socialistas, até as faculdades, eu fui cancelado na faculdade de cinema quando nem existia cancelamento ainda😢
@@pliniojr95Não, o rei do congo só tratava os africanos sobre sua posse como mercadoria. Só os trocava por outras mercadorias. Quanta "bondade" desse rei.
Simplesmente Perfeito! Altamente esclarecedor. A verdade tem que ser dita doa a quem doer. Se está registrado em documentos, então não tem como fugir da realidade. Parabéns professor!
Essa realidade que querem tanto ocultar acaba apontando para um fato interessante: quando eles falam em dívida histórica, referem-se a brancos culpados e negros vitimados. Entretanto, os negros que são descendentes de vitimados são os que vivem ou descendem dos países do continente americano. Os que descendem dos que nunca saíram da África são descendentes de culpados ou de omissos (algumas vezes de inocentes, ok), mas não de vitimados. As nações africanas GANHARAM encima dos escravos. E hoje, em geral, um negro que vive nas Américas, mesmo num subúrbio panamenho, vive melhor do que um que viva na África.
Dizer que negro escravizou negro é diminuir a culpa do que os europeus fizeram. O que você me diria se eu falasse "branco matou branco na segunda guerra mundial" ou "asiático matou asiático" quando me refiro à invasão do Japão na China e na Coreia? Sempre houve guerras e escravidão, negros não são culpados. No século XIX a Europa repartiu a África em vários "pedaços", você pode encontrar cartas em que europeus chamam negros de des-civilizados. Ou seja, eles consideravam os negros como pessoas menos inteligentes e, como uma desculpa para INVADIR, ESCRAVIZAR E MATAR, sentiam-se na obrigação de "ajudar e ensinar" esse povos. Portanto, a África, como qualquer lugar no mundo, foi um local onde houve sim escravidão. Porém, é inegável que, ao passar do tempo, os europeus criaram desculpas para adentrar a África, matar e escravizar povos africanos.
Poise e Tem Muito Brasileiro que não Aceita Essa Verdade. Na Cabeça Deles é Culpa Dos Países Europeus Só Kk Se Que Eu Me Lembre a América Também o Fez Depois Da Independência 😂
É aquela velha ideia de que a Europa é um povo só e a África também um único povo, unido que foi subjugado por uma "raça " europeia que dominou o mundo sozinha e daí veio todo mal do mundo.
Então, me explica esse fragmento escrito por Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Por mais que retrocedamos na História, acharemos que a África está sempre fechada no contato com o resto do mundo, é um país criança envolvido na escuridão da noite, aquém da luz da história consciente. O negro representa o homem natural em toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo devemos esquecer todas as representações europeias. Devemos esquecer Deus e as leis morais.
Marcelo.Lembre que na Índia que é a região com os povos mais antigos do mundo.Existia a Casta que era o sobrenome da pessoa determinava se ela era rica ou
As castas são um sistema complicada e hoje em dia o sistema de castas altas e sudras já está completamente dissolvido. Mas ainda existem Dalits que estão em extrema marginalização. Os Indianos me explicam que o problema é algo bastante cinza, mas ainda é grave.
Que pena que você nasceu após abolição da escravidão que já tinha sido assinada pela princesa Isabel. Via pressão externa. Pq como negro seria uma maravilha liberal né?
A palavra escravo vem de eslavo. Eslavos são os povos brancos do leste europeu. Os russos do Império também tinham escravos brancos antes de os comunistas assumirem o poder por lá. Os americanos acham que a gente fala espanhol e nossa capital é Buenos Aires. Pra gente, os africanos são iguais, mas pra eles, não. Eles têm (ou tinham) suas rivalidades assim como nós temos com a Argentina. No mais, valeu pelo vídeo.
A origem da palavra "escravo" é latina, o nome "eslavo" tem origem no eslavônico. A ligação entre "eslavo" e "escravo" não é etimologicamente correta, são palavras similares, mas não estão correlatas.
os caras ainda não entenderam que ambos brancos e negros participaram no processo de compra da escravidão, ambos são culpados, e ficar tentando falar qual é o mais culpado não vai ajudar em nada
Também existiram escravos brancos tanto na Grécia como no Império Romano, quem construiu o coliseu de Roma faram todos escravos brancos, ninguém estuda o Brasil e o país da ignorância.
@@rogerioaraujo659 oq eu quis dizer é que existiam monstros dos 2 lados da história, e criar uma briga coletiva na internet por causa disso n ia resolver, realmente a proporção de brancos culpados é maior por conta de apenas a elite da África participar disso, mas mesmo assim os 2 lados possuiam pessoas horríveis, e é uma vergonha isso ter acontecido um dia
@@rogerioaraujo659Nossa com ctz os africanos tinham esse poderio militar, mas eles eram tão bonzinhos e sossegados que não tentavam sair do continente e apenas se contentavam com as redondezas.
O ódio ao Thiago e a outros que trazem os fatos reais é que tais fatos desmascaram suas narrativas. Ai não pode né, tem que calar, tem que censurar. É SURREAL
Eram tribos que faziam outras tribos de prisioneiros e que os vendiam. Inclusive eram negociações muito perigosas para o comprador, que também se arriscavam em tratar com eles.
Está complicado mesmo o professor de "história" da minha filha passou 2 dias falando sobre o show da madona, quando alguns alunos reclamaram ele disse que eles eram sem cultura e ofendeu alguns, minha esposa ligou na escola para reclamar dessa atitude e a diretora disse que ela tinha que ver o contexto, ou seja, estamos perdidos.
@Jennn312 Não somente, mas também é um simbolo usado por católicos, principalmente orientais como os Ucranianos e Melquitas, por exemplo. Esta escrito em grego: ΙϹ (Ιησούς) ΧϹ (Χριστός) NIKA (Νικά), que significa, Jesús Cristo Vence.
@Jennn312 Eu não sou ortodoxo, muito menos católico de rito oriental, bizantino, sou romano, apenas tenho uma simpatia pelo rito; então não poderia te indicar um livro para iniciação na igreja ortodoxa. Eu posso te aconselhar um que estou lendo nesse momento que é A Pequena Filocalia, que é um compilado de sermões, ensinamentos de grandes nomes, santos, escolas de espiritualidade voltado para a teologia oriental, com um ponto central na Oração de Jesus e exercícios orantes voltados a oração de Jesus e a lembrança salutar do Santo Nome de Cristo. Eu não sei se você é católico ou de outra denominação, mas se você está procurando ou tem uma inclinação a uma espiritualidade oriental, saiba que existem igrejas particulares católicas de rito oriental, bizantino incluso, alem de outros, o rito bizantino nessas Igrejas Católicas orientais que não difere quase nada do Ortodoxo e da espiritualidade ortodoxa, e estão unidas a Santa Igreja de Deus, unidas ao Papa; logo aquilo que você procura, podes achar na Santa Igreja de Deus, na Igreja Católica, a única e verdadeira Igreja de Deus. Há igrejas católicas de rito bizantino em muitos lugares do Brasil, principalmente a Igreja Greco-Católica Ucraniana, que se encontra principalmente no Paraná, e a Igreja Greco-Católica Melquita, que você a encontra em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e outros lugares. Então, se estas procurando uma espiritualidade cristã oriental eu te aconselho a ler a Pequena Filocalia, como forma de se iniciar e procurar uma paróquia Católica de rito bizantino mais proxima de você. Aqui está um site onde tu pode conhecer um pouco sobre essas Igrejas: orientecatholico.blogspot.com/ Aqui está alguns vídeos de um católico romano descrevendo as Igrejas Católicas de rito oriental e testemunhando sua experiencia como catecúmeno na Igreja Greco-Católica Melquita: 1 - ruclips.net/video/dpLv0FVS4Y8/видео.htmlsi=R-9itaTULRXNRUHh 2 - ruclips.net/video/VtRUOK5jFmE/видео.htmlsi=0unzyJzqHk4W-mLC 3 - ruclips.net/video/HuN_5OFxdvA/видео.htmlsi=aF5Pi7R7tDWhwo2y
Adorando o conteúdo aqui do canal professor Marcelo! Sempre gostei de história e geografia, minhas matérias preferidas que sempre vi como interligadas. Obrigado pelos ótimos videos!
Alisson do Manual de História fez um excelente vídeo sobre a Escravidão na África. Os títulos do videos são: AULA 7 - Antes do Tráfico Atlântico: O Tráfico Transaariano AULA 8 - Crianças Escravizadas em Guerras e Razias
Como falar a verdade quando se cresceu, e quer acreditar em mentiras, fora que admitir que seu pseudo conhecimento provém de "meias verdades" é vc ter que destruir seu ego e deixar aflorar a humildade de assumir que na verdade vc nunca soube a verdade.
Só após meus 28 anos de idade, eu tive oportunidade de compreender que toda "HISTÓRIA" que aprendi, era no máximo uma narrativa, com uma parte minoritária de verdade.
Podemos dizer que ainda há muitos escravos em muitos lugares. Qdo se trabalha + de 12hs por dia, 6, 7 dias por semana, se ficar doente não recebe, se fizer hora extra é banco de horas, há países com 1 semana de férias por ano, sem contar a pe jotização e condições de trabalho. E o salário óóó.
[1] - Contraponto à fala do Thiago Braga a partir do minuto 7:58. Antes, porém, destaca-se que a fonte primária apresentada pelo Thiago Braga data de 04/12/1540. -------- O relacionamento entre o Reino do Congo e o Reino de Portugal durante o período do comércio transatlântico de escravos foi complexo e evoluiu ao longo dos séculos após o primeiro contato em 1483. A interação entre esses dois reinos destacou tanto a cooperação quanto os conflitos, especialmente em relação ao comércio de escravos (Fonte primária apresenta data de 1540. Primeiro contato 1483, ou seja, quase 60 anos); [2] - O contato inicial entre o Reino do Congo e Portugal foi marcado pela chegada do explorador português Diogo Cão em 1483. O interesse dos portugueses no Congo era parte de seu mais amplo projeto de exploração e expansão comercial na África. O rei do Congo, Nzinga a Nkuwu foi batizado em 1491, adotando o nome de João I em homenagem ao rei de Portugal, solidificando uma relação que combinava interesses políticos e religiosos. [3] - Após a conversão ao cristianismo, os líderes do Congo frequentemente se alinhavam com os portugueses em troca de benefícios militares e tecnológicos. No entanto, essa relação não era de igualdade, sendo frequentemente caracterizada pela manipulação e coerção por parte dos portugueses. O Reino do Congo, sob a influência de Portugal, facilitou o acesso a escravos, inicialmente como parte de acordos diplomáticos e comerciais. Os portugueses estavam interessados em adquirir escravos para trabalhar nas recém-estabelecidas plantações de açúcar nas ilhas atlânticas e, mais tarde, no Brasil. [4] - Embora inicialmente o Reino do Congo fornecesse escravos capturados em guerras internas ou criminosos, a crescente demanda por escravos levou a práticas mais agressivas e desestabilizadoras. Com o tempo, os reis do Congo expressaram descontentamento e tentaram regular ou limitar o comércio de escravos devido ao seu impacto destrutivo sobre a sociedade congolesa. Em várias correspondências com os reis de Portugal, reis do Congo como Afonso I tentaram apelar para o fim das práticas mais predatórias, mas com eficácia limitada. [5] - As relações entre o Reino do Congo e Portugal durante o comércio de escravos foram caracterizadas por uma complexa mistura de cooperação, coerção e eventual resistência por parte do Congo. O papel do Congo na facilitação e até na incentivação do comércio de escravos deve ser entendido dentro do contexto de pressões internas e externas que moldaram suas decisões políticas e comerciais.. Portanto, a "tese" apresentada pelo Thiago Braga corresponete parcialmente à realicade. [6} - FONTES SECUNDÁRIAS PARA CONSULTA: História Geral da África - Vol. V - África do século XVI ao XVIII", editado pela UNESCO; e O Atlântico Negro" de Paul Gilroy.
Outra coisa, só para a informação, o contexto da escravidão que ocorria na África era diferente, eles viviam próximos a sua terra natal, eram quase considerados cidadãos de 2ª classe, com o tempo a comunidade deixava de os considerar escravos. Muito diferente da realidade de ser jogado em um galeão insalubre, trazido para um mundo diferente e ter sua identidade apagada.
Professor marcelo andrade, conheci o seu canal por acaso e ja tenho visto muito videos, gosto muito dos conteudos que voce traz no seu canal, e um excelente trabalho com temas que nos traz importantes conhecimentos. parabens , parabens, voce ganhou mais um inscrito no canal.
Obrigado professor Marcelo!
Olha o terror dos webcomunistas aqui!
Olha o homem aqui!!!
Você tem que ir no podcast caravelas
boa ideia! Seria incrível ver o debate desses dois mestres do conhecimento!
Aaoooooooohh POTÊÊNCIA!
🙌🏻🙌🏻🙌🏻 PETIÇÃO para o Professor Marcelo levar o Professor Thiago no podcast Caravelas 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Já passou da hora
professor thiago??????? Hahahahahah.
@@anonymousg.5432 sim, professor
@@anonymousg.5432 pelo o menos o currículo dele ta exposto já o seu... Pensando bem, melhor nem mostrar.
1 voto aqui
O vídeo foi tão perfeito que o Prof. Marcelo mal comentou. O Thiago é um cara muito necessário nessa era de narrativas históricas. Nenhum crítico dele leu mais de 3 livros na vida, ou fez um trabalho de pesquisa tão pesado.
Não sei porque esse comédia fez esse vídeo pra comentar o vídeo do Thiago? 😂😂😂😂
@@ganicas123ferreira6 Que!?
Eu era um revolucionário idiota até 2013. Até as escamas da ignorância sair dos meus olhos , começou com Olavo de Carvalho hoje já estou vendo Thiago Brava , e Marcelo Andrade .
Idem!
Recomendo a leitura de "Escravidão" do Laurentinho Gomes.
Nunca é tarde para ver a realidade. SAUDAÇÕES LUSITANAS.
@thesecretrio134 Por quê ele traiu tudo que ele escreveu? Baseado em opiniões de RUclipsrs néscios e demagogos não valem como argumento amigo.
Comigo foi a partir do escândalo do mensalão, ali acendeu um alerta, fui procurando conhecer os autores de direita, Misses, Roberto Campos e cheguei ao Olavão, na segunda eleição da presidentA já votei no adversário dela a contragosto porque não tinha outro.
Os indios do Brasil guerreavam entre si, escravizavam os vencidos e comiam-nos ao café da manhã
Que é o quê, cara, tu é supremacista branco com mente lavada pelos mitos da burguesia capitalista, todo mundo sabe que quando Cabral chegou no Brasil só havia mesmo índigena cantando o cumbaiá à volta da fogueira e vivendo em comunismo primitivo em perfeita harmonia, oxiii tu tem de abrir a mente para a VERDADE ALTERNATIVA™, pára de propagar esteriótipo imperialista
Os indígenas não escravizavam uns aos outros. Eles lutavam entre si, e praticavam um ritual antropofágico, que é diferente de canibalismo. A única tribo que realmente eram canibais ao que a história nos aponta eram os goytacazes.
Comentário ignorante vindo de alguém que desconhece completamente os hábitos dos indígenas.
No café da manhã não . No guaraná da manhã .😅😅😅
@@pliniojr95 Os indígenas tinham escravos sim, o que é contestado é saber se já os tinham antes ou depois da chegada dos europeus. No tratado descritivo do Brasil de 1587 fazem imensas menções aos indígenas e como eles tinham escravos sim. E isso também estava associado ao ritual antropofágico, pois normalmente o prisioneiro vivia com a tribo durante um período antes do ritual, e nesse tempo colocavam ele para trabalhar forçadamente. Foi ao que aconteceu ao Hans staden. Isto sugere que eles já tinham escravos no período pré-colonial e a antropofagia é a prova disso mesmo.
@@pliniojr95ou seja: comiam o amiguinho, mas tudo no maior respeito. Rezavam um Tupã Nosso antes né? 😂
Eu amava assistir a um podcast entre o Prof. Marcelo Andrade e o Thiago Braga.
Duas inteligências brilhantes!
Amava ou amaria?
ÚNICO HOMEM BRANCO QUE ADENTROU O INTERIOR DA ÁFRICA E DOMINOU TUDO FOI O TARZAN,🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Kkkkkkk kkkkk boa piada 👍 😃 😃 😃
É vero
Na verdade não, no século xix eles fizeram uma baguncinha.
@Anderson-hi2ln ISSO É SÓ UM COMENTÁRIO IRÔNICO, A ESCRAVIDÃO FOI A REALIDADE DA ÉPOCA E TODO MUNDO EXPLOROU A ESCRAVIDÃO, OS NEGROS, OS BRANCOS E ATÉ ZUMBI DOS PALMARES TINHA SEUS ESCRAVOS
@Anderson-hi2ln eles n estavam quietos no seu canto, eles já tinha escravizado a europa com os mouros e eles negociaram com europeus.... ou seja eles n tavam quieto nada, fora que eles viviam em guerra entre si
Pode ser preso hoje em dia se contar a verdade!!!!!!!!
Comunista só passa vergonha kkkk
E quem é comunista?
@@arrascamilgrau Os Powers Rangers.
@@arrascamilgrau O scooby-doo
@@arrascamilgrau"o meu pa."
~Rogério Skylab
@@arrascamilgrauaqueles esquerdinhas brasileiros que dizem que a Coreia do Norte e Cuba são democracias vibrantes e que todo ano comemoram aniversário da revolução russa, esses são os comunistas
Apoio aos professores Marcelo e Thiago. Historiadores competentes e sem viés. Parabéns aos dois.
Nzinga Mbande, rainha que dominou com braço de ferro o Reino do Congo, é hoje adorada por legiões de militantes como ícone supremo e líder visionária, bondosa, empoderada e libertária. Contudo, a verdadeira história dela (com relatos de crueldade sobre seus escravos de deixar os filmes de Hitchcock na classificação de Sessão da Tarde) só se vê com isenção em literatura estrangeira, porque no Brasil, até onde vi, só narrativas enviesadas e parciais.
A rainha Ranavalona de Madagascar também foi extremamente cruel com os inimigos escravisados.
@@celioassuncao1946 Exato, há até uma música brasileira (baiana) que a enaltece.
Próprio Mandela né...ele e a esposa matavam seus inimigos políticos com requintes de crueldade...nao passou 20.anos preso por amar demais, como tentam vender
A verdade dói mais que a mentira, por isso essa galera do amor prefere a mentira.
Até na bíblia os escravos que serviam os judeus eram chamados de SERVOS.
o próprio Criador ensinou os judeus a tratar um escravo, lá em êxodo
Os escravos da época bíblica não foram escravizados exatamente como os negros foram. Na época se você perdia uma guerra, você virava escravo, se você criasse uma dívida impagável, virava escravo também. E segundo o Rodrigo Silva, os escravos naquela época também recebiam algo pelos seus serviços, mas eles não podiam deixar de trabalhar.
Os judeus também eram donos dos navios negreiros
@@zjunio5520Vem defender judeu não rapaz, eles lucraram bastante com a escravidão também, ninguém tá limpo
@@zjunio5520todos escravos eram libertados no ano Jubileu. É claro que no meio do povo Judeu, a escravidão era por dividas!
Marcelo e Thiago são tesouros nacionais! Fantásticos!
"O berço da erudição moderna" na hora eu achei graça, mas depois percebi que para muitos isso é verdade. Trágico!!!
O pior é que o X é simplesmente o mundo livre da internet (claro, tirando o submundo da deep web e afins), desde que o Musk adquiriu. Aí se tem só retardado, só criminoso ou boas companhias, depende de com quem você interage. Fato é que, agora que a imprensa é parcial e as outras plataformas são censuradas, tem coisa que você só fica sabendo pelo X. De lá veio, por exemplo, a notícia de que o governo está ativamente atrapalhando os esforços de quem quer ajudar as vitimas da tragédia do Rio Grande do Sul, e a partir dali foi para o SBT. E essa liberdade tem um preço, que é muita gente burra falando merda, que é o caso da esquerda.
Thiago já era fera no Imperios AD, agora no Brasão de armas está mandando bem demais kkkkkk
Nos somos escravos modernos do estado . Trabalhamos muito, e ficamos com nada do que ganhamos. 😢
O estado e o novo Deus dos progressistas
Só percebeu agora?
Mais da metade fica nas mãos do Estado
Não chega a ser escravidão mas quase.
Já os membros que vivem sobre as ideologias totalitárias como o comunismo ou o fascismo são escravos.
@@estevanvitorino2838 E eles nem reclamam sobre isso
É... eu estava revendo meus livros de história para escrever o que realmente aconteceu em tal evento histórico por meio do thiago braga e do marcelo andrade, acho que agora vou rever sobre a escravidão no brasil.
Parabéns pelo trabalho.
Parabéns. Vai rever via youtube. Amanhã complementar com via zap e para lerd0s.
@@fbezerra1017 A maioria dos canais no yt mentem sobre a escravidão no Brasil, fingem que n havia venda de escravos por parte dos próprios africanos...Se ele estudar pelo yt, vai pensar igual a vc, de maneira burra, se estudar de verdade, vai ver oq é dito pelo Thiago Braga
@@fbezerra1017 Ele mentiu?
Você já terminou seu artigo? Eu queria ler
O Thiagão é fantástico!!! Show em cada vídeo!!!
Como é bom descobrir que a existe pessoas realmente inteligentes e que gostam de estudar pra falar a verdade
Isso é uma coisa tão óbvia que não devia gerar nem debate.
Disse tudo!👍
Um ótimo livro de um escritor africano sobre o termo intitulado
O Genocídio Ocultado ,relata muitíssimo bem com fontes sobre a escravatura na África subsaariana
Verdade, um livro que devia ser lido pelos "historiadores". Um livro de Tidiane N'Diaye, antropólogo e economista franco-senegalês.
O Thiago nem entrou nesse tema. Eu gostaria que ele falasse.
O livro fala como? Que os africanos foram os culpados da escravidão tbm?
@@ElHuntik a humanidade ao longo da sua existência teceu histórias muitíssimo complexas
@@ElHuntik o Livro de Tidiane N'Diayechama-se "O Genocídio Ocultado", vai lá lê o que lá fala e depois pode ser que mude de opinião.
Thiago Braga é uma figuraca.
Comunas insistem em criticar o thiago pq nao querem perder o carater vitimista do discurso deles.
Tem razão, amiguinho, a culpa é do escravizado.😂
@@danilo.garcigarcia6351qual a raça daqueles que venderam escravos africanos para os portugueses?
@@danilo.garcigarcia6351 só um cabeça de bagre que nao entendeu nada chega a essa conclusão
A culpa não é do escravizado, é dos militantes socialistas/comunistas que instrumentalizam os escravizados para se adequarem a sua ideologia totalitária. @@danilo.garcigarcia6351
Além do discurso de brancos contra negros clássico
O braguinha tá só começando. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂. Sensacional. Acompanho vocês e vejo a importância deste trabalho. Algo fundamental para ampliar a consciência a cerca de assuntos tão manipulados por narrativas ideológicas para manter as pessoas submissas à ignorância. Parabéns professor Marcelo Andrade e ao Tiago Braga.
Obrigado Marcelo, por ajudar a propagar a verdade, pois como dizia o Nosso Senhor Jesus, só a verdade liberta.
Isso tinha que ser ensinado nas escolas.
Vai não, as escolas são dominadas por professores socialistas, até as faculdades, eu fui cancelado na faculdade de cinema quando nem existia cancelamento ainda😢
O que é verdade é o fato de o Brasil é o que é Graças a Portugal
Sou fã do BrasãodeArmas. ,Tiago explica com Riqueza de detalhes
Caramba havia concorrência entre os reinos africanos na venda de escravos ...
Vídeo muito necessário! Ao analisar sob essa ótica o desenrolar dos fatos históricos faz muito mais sentido!
Parabéns professores vocês são incriveis
Thiago Braga é espetacular!
Ele está certíssimo. Os verdadeiros donos de escravos, eram negros, movimentavam um grande comércio.
Então eles eram revendidos no Brasil para outros negros? Kkkkkkk o que assistir Brasil Para lerdos does to a mf
@@pliniojr95esperar o que de um Otaku com bandeira da Rússia
@@pliniojr95 eles eram vendidos para pessoas livres. Em raros casos, negros livres ou libertos. Mas, obviamente, em geral, eram brancos ou mestiços.
@@Carlos-Kaisernegros livres. Baralho, que passada de pano. Era vendido pra o negro da cultura do bolso. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkk
@@pliniojr95Não, o rei do congo só tratava os africanos sobre sua posse como mercadoria. Só os trocava por outras mercadorias. Quanta "bondade" desse rei.
Simplesmente Perfeito!
Altamente esclarecedor. A verdade tem que ser dita doa a quem doer. Se está registrado em documentos, então não tem como fugir da realidade.
Parabéns professor!
esse povo deve ter pesadelo com o Thiago
No twitter eles vivem o atacando todo o dia.
Essa realidade que querem tanto ocultar acaba apontando para um fato interessante: quando eles falam em dívida histórica, referem-se a brancos culpados e negros vitimados. Entretanto, os negros que são descendentes de vitimados são os que vivem ou descendem dos países do continente americano. Os que descendem dos que nunca saíram da África são descendentes de culpados ou de omissos (algumas vezes de inocentes, ok), mas não de vitimados. As nações africanas GANHARAM encima dos escravos. E hoje, em geral, um negro que vive nas Américas, mesmo num subúrbio panamenho, vive melhor do que um que viva na África.
Dizer que negro escravizou negro é diminuir a culpa do que os europeus fizeram. O que você me diria se eu falasse "branco matou branco na segunda guerra mundial" ou "asiático matou asiático" quando me refiro à invasão do Japão na China e na Coreia? Sempre houve guerras e escravidão, negros não são culpados.
No século XIX a Europa repartiu a África em vários "pedaços", você pode encontrar cartas em que europeus chamam negros de des-civilizados. Ou seja, eles consideravam os negros como pessoas menos inteligentes e, como uma desculpa para INVADIR, ESCRAVIZAR E MATAR, sentiam-se na obrigação de "ajudar e ensinar" esse povos.
Portanto, a África, como qualquer lugar no mundo, foi um local onde houve sim escravidão. Porém, é inegável que, ao passar do tempo, os europeus criaram desculpas para adentrar a África, matar e escravizar povos africanos.
Conheço alguém que também pensa assim.
Uma coisa sei, a verdade não tem donos.
Parabéns pelo seu trabalho! ❤️🇵🇹
O Brasil independente continuou a traficar escravos.
Poise e Tem Muito Brasileiro que não Aceita Essa Verdade.
Na Cabeça Deles é Culpa Dos Países Europeus Só Kk Se Que Eu Me Lembre a América Também o Fez Depois Da Independência 😂
Parabéns Thiago, mostrando a verdade para o mundo!
É idiotice achar que os europeus tinham força pra ir na África lutar com os locais e capturar escravos.
Conhecimento e RECONHECIMENTO Liberta.
Você me lembra Daniel Fraga! Seus discursos e palavras são bem empregadas! Muito bom!
Tiago é um cara da hora, faz excelentes vídeos
É aquela velha ideia de que a Europa é um povo só e a África também um único povo, unido que foi subjugado por uma "raça " europeia que dominou o mundo sozinha e daí veio todo mal do mundo.
Então, me explica esse fragmento escrito por Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Por mais que retrocedamos na História, acharemos que a África está sempre fechada no contato com o resto do mundo, é um país criança envolvido na escuridão da noite, aquém da luz da história consciente. O negro representa o homem natural em toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo devemos esquecer todas as representações europeias. Devemos esquecer Deus e as leis morais.
Parabéns professor!
A criação/utilização do termo "Tupinisoviético" é a cereja do bolo desse vídeo.
Nós, o povo tupinisoviético!
HOJE TEMOS DIA DO ÍNDIO E DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.....E O BRANCO ????? CONTINUARÁ SENDO O VILÃO "SOZINHO" ???????
E assim msm já vê q tão dizendo q a “maioria” da população e negra e vai continuar assim....
o Branco tem os outros 363 dias
@@NunoDiogodeSantamariaClaro,e as vítimas da história sempre serão os pretos😂 faz me rir
Marcelo.Lembre que na Índia que é a região com os povos mais antigos do mundo.Existia a Casta que era o sobrenome da pessoa determinava se ela era rica ou
E ainda existe….
As castas são um sistema complicada e hoje em dia o sistema de castas altas e sudras já está completamente dissolvido. Mas ainda existem Dalits que estão em extrema marginalização.
Os Indianos me explicam que o problema é algo bastante cinza, mas ainda é grave.
"Sempre foi condenado pela igreja católica ", o Tanas...A própria igreja católica teve escravos.
O conhecimento liberta!!
Eu, como professor de história, falo a verdade para meus alunos. E sou um crítico ferrenho dessa falsa noção de consciência negra.
Tá certo professor, nada de militância na tua aula
Que pena que você nasceu após abolição da escravidão que já tinha sido assinada pela princesa Isabel. Via pressão externa. Pq como negro seria uma maravilha liberal né?
@@lucianoferret4220, se fosse um Rei Africano, podre de rico e vendendor de escravos, seria negro também.
@@lucianoferret4220ih ala, acha q princesa ligava para isso kkkkk ela so fez isso pq a parte do mundo via escravidão cm negócio n maia lucrativo
Parabéns Thiago você está completamente certo Parabéns.
Nunca foi cor da pele mais um homem impondo sua vontade ao outro.
Muito bom essa reportagem!!!!!!
Ainda mais quando aquele historiador/pesquisador falou. Aquele com carreira acadêmica que foi na África fez os estudos. Kkkkkk
Excelente, Marcelo Braga. Parabéns pelos belos trabalhos: seu e do Thiago Braga. Sou seguidor de vocês.
Bom conteúdo como sempre professor Marcelo Andrade, muito bom, um abraço do reino 🏰🕍
O Professor Marcelo e o Thiago Braga são duas bênçãos. ❤❤❤
A palavra escravo vem de eslavo. Eslavos são os povos brancos do leste europeu. Os russos do Império também tinham escravos brancos antes de os comunistas assumirem o poder por lá. Os americanos acham que a gente fala espanhol e nossa capital é Buenos Aires. Pra gente, os africanos são iguais, mas pra eles, não. Eles têm (ou tinham) suas rivalidades assim como nós temos com a Argentina. No mais, valeu pelo vídeo.
A origem da palavra "escravo" é latina, o nome "eslavo" tem origem no eslavônico. A ligação entre "eslavo" e "escravo" não é etimologicamente correta, são palavras similares, mas não estão correlatas.
É isso aí a dívida histórica está paga
Gostei do corote na abertura do Tiago...
Absoluta verdade!
É mais facil criar uma narrativa.. culpar os brancos e o mundo do q a propria incompetencia e complexo de inferioridade
Criar narrativas? Os senhores do vídeo fizeram os vídeos via RUclips e Google. Kkkkkk
@@fbezerra1017😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@fbezerra1017 exato e se vc não entendeu o comentario eu estou totalmente de acordo com eles
@@fbezerra1017 "fizeram os vídeos via youtube e google"...qual outra forma de fazer um vídeo? kkkkk
Impressionante como nunca Hollywood fez um único filme sobre o Holodomor e os gulags.
os caras ainda não entenderam que ambos brancos e negros participaram no processo de compra da escravidão, ambos são culpados, e ficar tentando falar qual é o mais culpado não vai ajudar em nada
Também existiram escravos brancos tanto na Grécia como no Império Romano, quem construiu o coliseu de Roma faram todos escravos brancos, ninguém estuda o Brasil e o país da ignorância.
Ue ?
Invlusive era os africanos que facilitavam o comércio construindo navios negreiros e os conduzindo ÀS americas (sarcasmo).
@@rogerioaraujo659 oq eu quis dizer é que existiam monstros dos 2 lados da história, e criar uma briga coletiva na internet por causa disso n ia resolver, realmente a proporção de brancos culpados é maior por conta de apenas a elite da África participar disso, mas mesmo assim os 2 lados possuiam pessoas horríveis, e é uma vergonha isso ter acontecido um dia
@@rogerioaraujo659Nossa com ctz os africanos tinham esse poderio militar, mas eles eram tão bonzinhos e sossegados que não tentavam sair do continente e apenas se contentavam com as redondezas.
assisti no canal do thiago e to assistindo de novo aqui.
Bom demais ❤😂😂Thiago é orgulho dos portugueses e brasileiros
Só dos portugueses mesmo. 😂
20:27 "Eu sou o Revisionismo"
ABSOLUTE CINEMA
✋🏼😮🤚🏼
Marcelo é muito coerente parabéns
O ódio ao Thiago e a outros que trazem os fatos reais é que tais fatos desmascaram suas narrativas. Ai não pode né, tem que calar, tem que censurar. É SURREAL
Ótimo conteúdo, parabéns pelo trabalho... Obrigada por compartilhar
ÓTIMO CONTEÚDO
Obrigado prof.Marcelo
Eram tribos que faziam outras tribos de prisioneiros e que os vendiam. Inclusive eram negociações muito perigosas para o comprador, que também se arriscavam em tratar com eles.
Sempre pensei assim. Suspeitei desde o princípio.
Está complicado mesmo o professor de "história" da minha filha passou 2 dias falando sobre o show da madona, quando alguns alunos reclamaram ele disse que eles eram sem cultura e ofendeu alguns, minha esposa ligou na escola para reclamar dessa atitude e a diretora disse que ela tinha que ver o contexto, ou seja, estamos perdidos.
O contexto e o objetivo, é destruir os princípios conservadores. Um teatro promíscuo e vergonhoso , enquanto a Gauchada morriam afogados.
Eu tinha conversado com os pais dos alunos e convencia a tirar os filhos da escola se o professor não fosse demitido
homeschooling
Eu acho que Deus preparou Thiago para exatamente para os tempos de hoje. Parabéns.
Professor Marcelo, chama o Thiago Braga pro Caravelas.
@Jennn312 Não somente, mas também é um simbolo usado por católicos, principalmente orientais como os Ucranianos e Melquitas, por exemplo.
Esta escrito em grego: ΙϹ (Ιησούς) ΧϹ (Χριστός) NIKA (Νικά), que significa, Jesús Cristo Vence.
@Jennn312 Eu não sou ortodoxo, muito menos católico de rito oriental, bizantino, sou romano, apenas tenho uma simpatia pelo rito; então não poderia te indicar um livro para iniciação na igreja ortodoxa.
Eu posso te aconselhar um que estou lendo nesse momento que é A Pequena Filocalia, que é um compilado de sermões, ensinamentos de grandes nomes, santos, escolas de espiritualidade voltado para a teologia oriental, com um ponto central na Oração de Jesus e exercícios orantes voltados a oração de Jesus e a lembrança salutar do Santo Nome de Cristo.
Eu não sei se você é católico ou de outra denominação, mas se você está procurando ou tem uma inclinação a uma espiritualidade oriental, saiba que existem igrejas particulares católicas de rito oriental, bizantino incluso, alem de outros, o rito bizantino nessas Igrejas Católicas orientais que não difere quase nada do Ortodoxo e da espiritualidade ortodoxa, e estão unidas a Santa Igreja de Deus, unidas ao Papa; logo aquilo que você procura, podes achar na Santa Igreja de Deus, na Igreja Católica, a única e verdadeira Igreja de Deus.
Há igrejas católicas de rito bizantino em muitos lugares do Brasil, principalmente a Igreja Greco-Católica Ucraniana, que se encontra principalmente no Paraná, e a Igreja Greco-Católica Melquita, que você a encontra em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e outros lugares.
Então, se estas procurando uma espiritualidade cristã oriental eu te aconselho a ler a Pequena Filocalia, como forma de se iniciar e procurar uma paróquia Católica de rito bizantino mais proxima de você.
Aqui está um site onde tu pode conhecer um pouco sobre essas Igrejas: orientecatholico.blogspot.com/
Aqui está alguns vídeos de um católico romano descrevendo as Igrejas Católicas de rito oriental e testemunhando sua experiencia como catecúmeno na Igreja Greco-Católica Melquita:
1 - ruclips.net/video/dpLv0FVS4Y8/видео.htmlsi=R-9itaTULRXNRUHh
2 - ruclips.net/video/VtRUOK5jFmE/видео.htmlsi=0unzyJzqHk4W-mLC
3 - ruclips.net/video/HuN_5OFxdvA/видео.htmlsi=aF5Pi7R7tDWhwo2y
Ainda hoje existe escravidão , os médicos do programa+ médicos da esquerda ⬅️ !!!
Que DEUS 🙏 tenha misericórdia !!!
.......
...
O mais legal do Thiago, que ele leva situações sérias pelo lado do meme, isso acaba ficando na mente. As histórias pegam mais no subconsciente.
Aqui se tem uma aula completa, e não pela metade.
Boa noite, muito agradecido.
Frase dita e eternizada do Professor Marcelo: “ A escravidão no Brasil foi branda”…
Sem mais…
Igual com os judeus que foi brando demais.
Adoraria saber se o professor Marcelo toparia levar umas chicotadas no lombo, para comprovar sua tese de que foi "brando" 😂
Ah foi
Adorando o conteúdo aqui do canal professor Marcelo! Sempre gostei de história e geografia, minhas matérias preferidas que sempre vi como interligadas. Obrigado pelos ótimos videos!
Alisson do Manual de História fez um excelente vídeo sobre a Escravidão na África.
Os títulos do videos são:
AULA 7 - Antes do Tráfico Atlântico: O Tráfico Transaariano
AULA 8 - Crianças Escravizadas em Guerras e Razias
Só para acrescentar: o professor Alberto da Costa e Silva têm belissimas obras sobre África e escravidão. Tmj
PROGRAMA + MÉDICOS É UM EXEMPLO DE ESCRAVIDÃO PELA ES QUER DA NOS DIAS DE HOJE !!!
QUE DEUS 🙏 TENHA MISERICÓRDIA !!!
A verdade é essa o ser humano e seus erros e acertos
A nova é positivista.
Eletricista, maquinista, pugilista, musicista, brigadista, motorista...
Como falar a verdade quando se cresceu, e quer acreditar em mentiras, fora que admitir que seu pseudo conhecimento provém de "meias verdades" é vc ter que destruir seu ego e deixar aflorar a humildade de assumir que na verdade vc nunca soube a verdade.
Quando o professor fala dos figurinhas do Iluminismo eu até passo mal de rir 😂
Mais um excelente react
Menos " Brasil para lerdos" e mais livros, é o meu conselho.😘
Há uma esperança 🙏🏻
coisa maravilhosa kkkk
quando comunistas começam a atacar o Thiago Braga, mais dou crédito a ele
Só após meus 28 anos de idade, eu tive oportunidade de compreender que toda "HISTÓRIA" que aprendi, era no máximo uma narrativa, com uma parte minoritária de verdade.
O quê, por exemplo?
Pra mim vc está apenas adotando um cara que fala oque vc que ouvir como verdade...
@@lucaswerE você não faz o mesmo, hipócrita?
@@lucasweronde ele tá errado ? Vc tem fontes ou é só achismo ?
Podemos dizer que ainda há muitos escravos em muitos lugares. Qdo se trabalha + de 12hs por dia, 6, 7 dias por semana, se ficar doente não recebe, se fizer hora extra é banco de horas, há países com 1 semana de férias por ano, sem contar a pe
jotização e condições de trabalho. E o salário óóó.
Thiago Braga foi passista nesse carnaval
[1] - Contraponto à fala do Thiago Braga a partir do minuto 7:58. Antes, porém, destaca-se que a fonte primária apresentada pelo Thiago Braga data de 04/12/1540. -------- O relacionamento entre o Reino do Congo e o Reino de Portugal durante o período do comércio transatlântico de escravos foi complexo e evoluiu ao longo dos séculos após o primeiro contato em 1483. A interação entre esses dois reinos destacou tanto a cooperação quanto os conflitos, especialmente em relação ao comércio de escravos (Fonte primária apresenta data de 1540. Primeiro contato 1483, ou seja, quase 60 anos);
[2] - O contato inicial entre o Reino do Congo e Portugal foi marcado pela chegada do explorador português Diogo Cão em 1483. O interesse dos portugueses no Congo era parte de seu mais amplo projeto de exploração e expansão comercial na África. O rei do Congo, Nzinga a Nkuwu foi batizado em 1491, adotando o nome de João I em homenagem ao rei de Portugal, solidificando uma relação que combinava interesses políticos e religiosos.
[3] - Após a conversão ao cristianismo, os líderes do Congo frequentemente se alinhavam com os portugueses em troca de benefícios militares e tecnológicos. No entanto, essa relação não era de igualdade, sendo frequentemente caracterizada pela manipulação e coerção por parte dos portugueses. O Reino do Congo, sob a influência de Portugal, facilitou o acesso a escravos, inicialmente como parte de acordos diplomáticos e comerciais. Os portugueses estavam interessados em adquirir escravos para trabalhar nas recém-estabelecidas plantações de açúcar nas ilhas atlânticas e, mais tarde, no Brasil.
[4] - Embora inicialmente o Reino do Congo fornecesse escravos capturados em guerras internas ou criminosos, a crescente demanda por escravos levou a práticas mais agressivas e desestabilizadoras. Com o tempo, os reis do Congo expressaram descontentamento e tentaram regular ou limitar o comércio de escravos devido ao seu impacto destrutivo sobre a sociedade congolesa. Em várias correspondências com os reis de Portugal, reis do Congo como Afonso I tentaram apelar para o fim das práticas mais predatórias, mas com eficácia limitada.
[5] - As relações entre o Reino do Congo e Portugal durante o comércio de escravos foram caracterizadas por uma complexa mistura de cooperação, coerção e eventual resistência por parte do Congo. O papel do Congo na facilitação e até na incentivação do comércio de escravos deve ser entendido dentro do contexto de pressões internas e externas que moldaram suas decisões políticas e comerciais.. Portanto, a "tese" apresentada pelo Thiago Braga corresponete parcialmente à realicade.
[6} - FONTES SECUNDÁRIAS PARA CONSULTA: História Geral da África - Vol. V - África do século XVI ao XVIII", editado pela UNESCO; e O Atlântico Negro" de Paul Gilroy.
Outra coisa, só para a informação, o contexto da escravidão que ocorria na África era diferente, eles viviam próximos a sua terra natal, eram quase considerados cidadãos de 2ª classe, com o tempo a comunidade deixava de os considerar escravos. Muito diferente da realidade de ser jogado em um galeão insalubre, trazido para um mundo diferente e ter sua identidade apagada.
Professor marcelo andrade, conheci o seu canal por acaso e ja tenho visto muito videos, gosto muito dos conteudos que voce traz no seu canal, e um excelente trabalho com temas que nos traz importantes conhecimentos. parabens , parabens, voce ganhou mais um inscrito no canal.