Adoro esses papos. Foi numa dessas que mulher considerada negra e apoiadora de vários movimentos negro no E.U.A qndo foi puxar a árvore genealógica dela descobriu que ela descendia de uma família escravagista. Pergunta que fica, será que ela vai correr atrás de descobrir quais foram as famílias negras prejudicadas pelos ancestrais dela e saldar a tal a dívida histórica?
vc é contra a reparação histórica então? posso afirmar por esse seu comentário que vc deve ser contra por exemplo a criação do Estado de Israel então né?
Então vai lá e contesta, prove que o que vc tá falando é verdade e o que eles estão dizendo é mentira. A uniesquina produz monte de ablublublé que acha que está apto a falar sobre algo que nunca pesquisou pra contestar quem sentou a bunda na cadeira por anos pra estudar
Eu concordo com praticamente tudo que foi dito aí. Só que é o seguinte camaradas: se sabiam que nações africanas escravizavam outras e que esta parte da história é fato, por que a academia não quis ensinar isso não escolas e ficaram discutindo estes dados históricos somente no ambiente acadêmico? É aí que falham muito e o povo não adquire um conhecimento tão valioso porque alguns estudiosos "iluminados" simplesmente não quiseram contar essa parte da história, e que deixou a interpretação livre para os escritos de Narloch. Agora é conveniente falar? Só uma crítica a essa bolha acadêmica
Detalhe realmente nunca trouxeram isso a baila pq são escravos da ideologia vigente nas universidades onde ser de direita é ser cancelado foi preciso um jornalista escrever um livro de história ou seja alguém fora da bolha agora criticam pq não produzem nada diferente se formam militontos !
Amigão quem define o que vai ser ensinado nas escolas não são os historiadores, o que você aprendeu sobre história africana na escola? Não é ensinado isso pois não é interessante, não corrobora com o projeto político vigente. Quem detém o controle do Estado (burguesia) iria ensinar a respeito das hierarquias criadas a partir da escravidão na nossa sociedade por qual motivo? Ensinar isso nas escolas seria admitir explicitamente que nossa burguesia atual é de origem escravocrata, num país onde a maioria é negra, qual seria o reflexo disso? Não acha que causaria revolta? O não ensinamento é uma escolha para manter o poder da maneira que ele se dá em nosso país, ou seja, conservar as estruturas hierarquicas racistas.
@@matheusortunes4923 amigão, já fez uma década da lei de cotas raciais, milhares de negros entraram nas universidades, e até então o mais relevante estudo sobre isso foi feito por um jornalista branco chamado Laurentino Gomes. Alguma coisa continua errada. E não dá mais para dizer sobre a história racista como impeditivo. Sinceramente…
@@moimsk8 Uma década não é nada, foram séculos de escravidão, após a abolição os negros não podiam possuir terras e não conseguiam trabalhar. Existem diversos estudos sobre ascensão social que indicam de 5 a 9 gerações para sair da pobreza e atingir a média do país. "Como promover mobilidade social, seriam necessárias nove gerações para que os descendentes de um brasileiro entre os 10% mais pobres atingissem o nível médio de rendimento do país. A estimativa é a mesma para a África do Sul e só perde para a Colômbia, onde o período de ascensão levaria 11 gerações." Sua perspectiva é extremamente limitada, pois uma parcela MÍNIMA de negros frequentam universidades ainda hoje, mesmo após a política de cotas raciais.
@@matheusortunes4923 uma década é um crescimento de uma geração. Minha visão é o contrário do teu achismo sobre o tempo e o espaço para que mudanças necessárias surtam efeitos práticos, que possam atingir gerações futuras. Não se colhe antes de plantar. Você sabe quantos seres humanos nasceram em uma década? Quantas novas tecnologias surgiram? Por que ainda somos limitados ao pensamento filósofo e não saibamos fazer o prático? Reflita o que uma década pode ser feita e pare de lamentações sem ações!
"A academia filtra esses vieses." Sim... isso define quem vai ter vaga pros estágios, quem vai ter artigos publicados quem vai ter preferências nas extensões, mestrados, doutorados, vagas futuras de professor nas universidades públicas. Se você for de direita, sua chance é zero, mesmo que você descubra o elo perdido. Qualquer um que foi aluno de universidade pública, que é a real academia, na área de humanas, sabe disso.
Amo história queria fazer bacharel, ainda pretendo mas em faculdade particular. Espero não ter que encontrar essas coisas lá. Gosto muito de alguns historiadores contra corrente: nial furgson, Robert service, Frank dikotter etc.
O que ele disse foi exatamente COLOCAR O SEU VIÉS nas suas matérias, dps ele falou do historiador de direita Manolo Florentino que todo mundo respeita. Seja da esquerda ou seja da direita, o que vale é ter embasamento não viés
@@thelmartins4697 por exemplo, ele diz que a escravização de negros por outros negros sempre foi ponto passivo entre historiadores. O quite ele não diz é que esses historiadores sempre procuraram abafar esse fato pra servir a "causa". Ele diz que antigamente não havia distinção de raças para o serviço de escravo, o que não se conta é sobre o acórdão feito pra jogar sobre a era o medieval a culpa pelo racismo histórico, sendo que isso tem origem na modernidade.
@@dantonpc7415 que causa? Camarada. Quando a gente estuda história, pelo menos na escola, a gente aprende que havia escravidão na antiguidade semelhante ao que povos africanos praticavam (por conquista). O ponto é: PQ SÓ NEGROS ERAM ESCRAVIZADOS NA AMÉRICA? O português não escravizava o espanhol na fronteira, o espanhol não escravizava o francês. Só negros. No começo eles praticaram com os índigenas, mas quando aboliram esse tipo de escravidão, não aboliram para os negros também. Entende o pulo do gato? Por isso a sociedade em que vivemos, mesmo miscigenada é racista.
E´por isso q A DIFERENCA DO BRASIL nao tem pobreza. NEM FAVELAS, nem diferenca de classes e nem racismo entre negros na Africa(SENDO MIUTISSIMOOO IRONICO!!!!!), segundo esse energumeno do video Q NAO CONHECE HISTORIA E OBVIAMENTE JAMAIS LEU UM LIVRO DE ANTROPOLOGIA AFRICANA NA VIDA E VIVE DE ACHISMO!!! ...... A MENOS Q OS MESMISSIMOS NEGROS JA FAZIAM ¨DARWINISMO SOCIAL¨ ENTRE OS PROPRIOS NEGROS AFRICANOS, ISSO MILES DE ANOS ANTES OS EUROPEUS CHEGAREM NA AFRICA PQ A ARICA DE NORTE A SUL ERA ESCRAVOCRATA E TINHA COMERCIO DE ESCRAVOS NEGROS NAO SO DENTRO COMO PRA FORA DA AFRICA COMO ORIENTE MEDIO E ASIA!! EXISTEM RELATOS DE NEGROS AFRICANOS NO CHINA NO SECULO VIII!! ; NAO EXISTE NA HISTORIA DA HUMANIDADE NENHUMA SOCIEDADE MAIS ESCRAVOCRATA Q A AFRICANA!! FATO!!! OS AFRICANOS BERBERES ESCRAVIZARAM ATE MESMO OS EUROPEUS, CIDADES INTEIRAS DAS COSTAS ATE O SECULO XVIII!! FATO!! . Pedro Alvares Cabral quando descobriu o Brasil ao seguir viagem para as Indias, ao passar o Cabo da Boa Esperanca e chegar ao lado oriental da Africa parou no porto africano de Quiloa, uma ilha pertecente a atual Tanzania, onde ja havia COMERCIO DOMINADO POR AFRICANOS ISLAMIZADOS onde se trocava ouro e ferro do Zimbábue, *ESCRAVOS* e marfim da África Ocidental, por tecidos, porcelanas, joias e especiarias da Ásia. De Quíloa, a frota de Cabral partiu para Melinde, cidade fundada por mercadores suaíles, na costa do atual Quênia. Ali reuniu-se com o rei local, com quem estabeleceu relações de amizade e trocou presentes. A cidade já era conhecida pelos portugueses: Vasco da Gama ali aportara em 1488 e conseguira um piloto para levá-lo a Calicute. O mesmo aconteceu com Cabral.
Com relação a parte do Noé, algumas coisas precisam ser explicadas melhor. Quem foi amaldiçoado não foi Cam, mas seu filho Canaã. Sim, alguns dos filhos de Cam foram para a África, mas especificamente Canaã, que gerou os canaanitas, foi para as terras que, posteriormente, tornou-se território de Israel. Ou seja, os canaanitas eram povos do oriente médio como os judeus e os árabes ditos ismaelitas; inclusive alguns canaanitas também compunham uma parte do povo judeu. Assim, a maldição de Canaã de servir aos irmãos de Cam seria cumprida na expulsão desses povos pelos judeus, como conta o Êxodo, e também na própria escravização dos judeus por outros povos semitas como, por exemplo, os babilônios que eram descendentes dos amoritas, descendentes de Sem. Além do mais, a parte da "marca de Cam" foi uma confusão total que os dois no podcast aí fizeram, pois nunca existiu isso de "marca de Cam". O que ocorreu, e eu creio que seja isso que eles queriam dizer e se confundiram, é que Caim foi marcado, por assassinar Abel, como uma maldição. Não há nada sobre Cam ter sido marcado. Portanto, a maldição já se cumpriu e foi descrita no próprio antigo testamento, e essa "marca na pele" se refere a Caim, evento este que ocorrera muito tempo antes de Noé, destarte nada tem que ver com a maldição de Cam. Enfim, explicada as coisas, vamos para algumas constatações. Primeiro, esse argumento de que os "negros" nomeados como descendentes de Canaã deveriam ser escravizados, pois deviam servir aos irmãos de Cam, foi formulado assim há muito tempo pelos próprios Judeus, muito antes de Cristo, e posteriormente pelos islâmicos. Não quero com isso defender a igreja católica, pois muitos de seus membros realmente se utilizaram desse argumento para escravizar negros. O que eu quero alertar é que o texto foi deturpado para ser utilizado como argumento escravocrata, ou seja, não é que a doutrina judaico-cristã pregue isso, mas sim que certos homens ignorantes, frutos dos preconceitos de seu tempo, distorceram o que claramente estava escrito. Além do mais, nessa época a Igreja católica estava muito paganizada, muitas loucuras acontecendo.
isso so mostra como eles desconhecem do que estão falando, pois erraram feio ao falar em algo da Bíblia, usando-a negativamente. Pelo menos nesse corte, em nenhum momento, eles dizem algo como "a Bíblia não diz isso, mas pensavam assim". Sabe porque? porque teem um viés claro e isso, os cega. muito boa a sua observação!
Muita enrolação para ocultar o fato de que por conta dos grandes reinos da “Mãe África”, a escravidão e o lucrativo tráfico de escravos africanos pelo Atlântico, continuariam a existir até hoje.
Dizer que a África manteria a escravidão até hoje é desviar do real culpado. Quem criou e lucrou com o tráfico de escravos foram os europeus, não os africanos. A escravidão na África antes era bem diferente, e só virou esse sistema cruel porque os europeus financiaram e transformaram isso numa máquina de lucro. Se continuasse hoje, seria pelos mesmos motivos: exploração feita por quem domina o sistema. Culpar a África é só uma desculpa pra fugir da verdade.
Sim! Ele queria amaldiçoar cam, mas cam tinha recebido a bênção de Deus por ser uma das pessoas a sobreviver no dilúvio, então ele amaldiçoou o descendente de cam (Canaã).
Não vejo discordância do que foi dito, com o livro do Narlock... lá ficou claro que as pessoas na África foram escravizadas por grupos diferentes. Não há nenhuma negação do produto gerado.
Mas eles não escravizavam por eles terem certas características ou por de tal cor. Eles escravizavam porque não era do mesmo lugar, se o rival fosse branco ou indígena, também seria escravizado
Ressalva: Já existia uma identidade muito similar à de branco durante a idade média chamada de Europeu. O europeu passou a se ver como europeu devido aos invasores islamicos da época.
Esse papo de que as invasões islâmicas criaram uma “identidade branca” na Europa não faz sentido,. O lance na Idade Média era religião, não cor de pele. Quem invadiu a Europa foram os islâmicos, e isso criou uma ideia de “nós cristãos contra eles muçulmanos”. A identidade era cristã, ponto. Não tinha nada a ver com ser branco ou europeu no sentido racial. Essa ideia de raça branca só apareceu bem depois, na época da colonização, pra justificar a escravidão e a exploração. Na Idade Média, o que definia o “inimigo” era a religião, não a cor. Então não vem com esse papo de que a noção de raça já tava rolando lá, porque não tava.
há uma diferença entre guerras tribais africanas e as guerras napoleônicas, 1a e 2a guerras mundiais e outras europeias, pois eles ñ buscavam escravizar os inimigos para venderem em outros continentes como potentados e sobas africanos o fizeram nos séculos XVI até o XIX. além disso, ñ precisa ter cor de pele diferente para haver raça distinta e preconceito racial. basta ler a história racial de Ruanda entre hutus e tutsis.
Perfeito! Se assim o fosse a Rússia estaria escravizando a Ucrânia. E ele faz essa relação hj com o passado, não sendo honesto sobre o que era normal no passado, é reprovado atualmente.
@@Cmd_not Essa frase eu me lembro bem, meu professor de história dizia isso, nunca me esqueci, sempre que vejo histórias mirabolantes me lembro dela...
@@thelmartins4697 se vc me falar que acredita em papai noel eu nao fico surpreso... quanta panaquisse... nem é infantilidade, é ser mané mesmo, a historia é contada pelos vencedores, vc acha mesmo que eles vao conta tudo? Ate mesmo seus podres? Quando contam sobre o desbravamento da america do norte por exemplo, vc acha mesmo que sempre contaram tudo ate sobre os estupros e genocidios? Ou apenas pintaram os colonizadores como seres de luz trazendo a civilizacão pro povos barbaros?
Aposto que esse aí acredita naqueles adolescente incel (ou redpill) q saíram da matrix e estão contra o sistema e contam AS COISAS Q NAO QUEREM Q VC SAIBA.
Que covarde é esse ataque ao Narloch. Eu sou negro, já li livros do Narloch e acompanho ele nas redes. Ele jamais colocou o assunto dessa forma. Esses dois aí são simplesmente inimigos ideológicos fazendo ataques covardes.
Ninguém quer limpar a barra dos brancos com essa frase, ela simplesmente é pra lembrar que na história não existe vilões e mocinhos. Os portugueses compravam os escravos dos reis e nobres africanos.
Acho que a academia que eles falam deve ser na Nova Zelândia ou em outro lugar bem longe... Sinceramente, dizer que não há viés? Não se consegue debater se não for de esquerda. O simples fato de questionar algo já é motivo de perseguição de professores e alunos (que nem precisam ser radicais). E o rótulo fica, mesmo se não se encaixar como uma pessoa de direita.
Oq me dói dessas coisas é querer argumentar políticas de quase 150 anos atrás pra tirar a vaga de um branco que não tem nada a ver com isso mas perde a vaga mesmo sendo melhor que o negro, que tem uma vaga específica pra ele
Mas o negro nao foi inserido no mercado de trabalho,foi excluído e viveu a margem,ja os imigrantes(japonese,italianos,poloneses)viraram a mao de obra na epoca.Agora,faça um exercicio,japoneses ,italianos consistem em grande parte da classe media brasileira.Ja os negros sao maioria de origem pobre.Ja que foram para as Favelas. A questao é a Republica nao amparou os negros na sociedade brasileira.Na verdade os excluiu.Vc pode falar que e argumento antigo.Mas isso so mostraria que vc e priviliegiado,e nao quer perder espaço para dar oportunidade aos menos favorecidos.
@@viniciusbarbosa2833 mas concurso público não olha cor, quem for o melhor passa, justamente para o serviço público ser o melhor possível. Um negro que faz um concurso entra com a mesma chance do branco, mas aí, por algo que aconteceu a 150 anos atrás quiserem dar privilégio a os negros, tirando a vaga de brancos que mereciam passar mais que eles, afinal, mostraram na prática (na hora da prova) que eram melhores
@@eric1337 Mas eric se baseando no Concurso.Quem tem mais chance de passar nele,estatisticamente falando.Um filho de uma familia classe media,que tem a opçao de um cursinho,que nem se preocupa com o que vai comer(pois possui opçao de escolher o que comer,e quando comer)tem tempo livre pra estudar,pode fazer academia.....e outro que tem que trabalhar,sem tempo pra estudar(ou estudando muito mal)mal consegue dormir direito,se alimenta mal,e quando se alimenta.O que quero dizer é que,quem é classe media tem varias vantagens.E aqueles que foram excluidos da sociede a 150 anos atras.
A política de cotas não devia ser afunilada apenas para negros, isso por si só já segrega os negros. Uma vaga de faculdade federal muitas vezes é ocupada por um negro que até tem certas condições enquanto vários brancos da favela não tem essa mesma possibilidade.. eu acredito que deva existir isonomia nesse processo e que as vagas de cotas sejam destinadas a pessoas com baixa renda, sejam elas brancas, negras, amarelas e etc...
Primeiro, que há educação deveria ser para quem quisesse ter. Segundo já que é dessa forma, deveria ter cotas para as pessoas que vem do ensino público, que automaticamente já incluiriam as etnias historicamente exploradas.
O racismo no Brasil nunca vai acabar e o principal motivo é: Não há interesse q ele acabe, da lucro e serve pra manter negros sob tutela de alguém com a ilusão de q estão trabalhando por vcs comunidade negra.
Pelos imbecis que aplaudem por receber migalha do estado, enquanto roubam todos, tudo que querem, guerra de classes, etnia, gênero, opção sexual, e ainda acham que esses vermes se importam com eles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ihhh, a forma que se doeram com a quebra da narrativa é evidente, a escravidão no Brasil teve muitas fazes diferentes ressalto a parceria do Rei do Congo com o Rei de Portugal no inicio do trafico, ambas as partes igualmente culpadas pelo processo onde um capturava e o outro transportava e revendia, inclusive com o Rei do Congo em diversos momentos irritado com Portugal não pagar e recolher seus escravizados que superlotavam e morriam de fome e sede nos portos, mas quando os Portugueses começaram o trafico de angolanos foi bem diferente disso, aprendi isso adulto procurando por conta própria, durante a escola e universidade a informação SEMPRE foi ocultada em prol de narrativa, mesmo em matérias especificas sobre afrodescendência, esses dois ai só estão irritados do outro lado politico fazer o mesmo que eles fazem ou seja meias verdades muitas mentiras, sempre com muita insinuação e pregação ideológica, NOJENTOS!
Sim vc tem toda razão, nada tira a culpa de ambos os lados, um povo que escravizava seu próprio povo e vendia para europeus, e esses por sua vez revendia para outros povos na América!
Mesmo com os negros tendo escravizado, isso n tira a culpa de quem comprou e escravizou. Se uma mãe vende o corpo da filha menor de idade e algm vai lá e paga pra abusar da criança então ele n tem culpa pq foi a própria mãe q entregou a filha? N parece lógico pra mim.
Eu vou verificar isso, mas se não me falha a memória, na Bíblia, não tem essa marca em Cam não. A marca foi em Caim, que nem descendente tinha mais na época do fato de Noé.
Confirmado, ninguém colocou marca alguma em Cam, vou deixar a referência aqui pra ajudar, Gênesis cap 9 do versículo 20 ao versículo 27, não há marca nem uma colocada em Cam. Quem recebeu de Deus uma marca foi Caim, que repito, seus descendentes morreram no dilúvio. Sobre a maldição colocada em Cam, essa se cumpriu no próprio Velho Testamento, não tendo absolutamente nada a ver com os povos africanos.
@@taygravillacorta6577 sim! Realmente não tem nenhuma citação de marca da maldição em Canaã. Mas essa foi uma teoria antiga criada pela igreja, na qual afirmava que Canaã teria sido o ancestral dos povos de pele negra e isso seria uma justificativa para eles serem escravizados. Até hoje, ainda tem crentes imbecis que usam essa teoria para justificar seu racismo e arruma uma explicação para a miséria do continente africano.
@@hugoalexandre171 sim eu sei disso, esse tipo de teoria ganhava terreno por causa da falta de acesso a Bíblia no passado, hoje é por pura burrice e preguiça de estudar a Bíblia. Essa teoria é tão errada que não há apenas uma interpretação mau feita dos textos mas foi preciso até acrescentar coisas que não estão no texto, como essa marca em Cam.
A primeira religião além do anemismo em África era o islã ja tinhamos o Império do ouro o Império do rei Leão, o Homem mais rico da história, ofereceu tanto ouro que o sistema manipulador colapsou e obrigaram lhe a comprar o ouro devolta❤
E´por isso q A DIFERENCA DO BRASIL nao tem pobreza. NEM FAVELAS, nem diferenca de classes e nem racismo entre negros na Africa(SENDO MIUTISSIMOOO IRONICO!!!!!), segundo esse energumeno do video Q NAO CONHECE HISTORIA E OBVIAMENTE JAMAIS LEU UM LIVRO DE ANTROPOLOGIA AFRICANA NA VIDA E VIVE DE ACHISMO!!! ...... A MENOS Q OS MESMISSIMOS NEGROS JA FAZIAM ¨DARWINISMO SOCIAL¨ ENTRE OS PROPRIOS NEGROS AFRICANOS, ISSO MILES DE ANOS ANTES OS EUROPEUS CHEGAREM NA AFRICA PQ A ARICA DE NORTE A SUL ERA ESCRAVOCRATA E TINHA COMERCIO DE ESCRAVOS NEGROS NAO SO DENTRO COMO PRA FORA DA AFRICA COMO ORIENTE MEDIO E ASIA!! EXISTEM RELATOS DE NEGROS AFRICANOS NO CHINA NO SECULO VIII!! ; NAO EXISTE NA HISTORIA DA HUMANIDADE NENHUMA SOCIEDADE MAIS ESCRAVOCRATA Q A AFRICANA!! FATO!!! OS AFRICANOS BERBERES ESCRAVIZARAM ATE MESMO OS EUROPEUS, CIDADES INTEIRAS DAS COSTAS ATE O SECULO XVIII!! FATO!! . Pedro Alvares Cabral quando descobriu o Brasil ao seguir viagem para as Indias, ao passar o Cabo da Boa Esperanca e chegar ao lado oriental da Africa parou no porto africano de Quiloa, uma ilha pertecente a atual Tanzania, onde ja havia COMERCIO DOMINADO POR AFRICANOS ISLAMIZADOS onde se trocava ouro e ferro do Zimbábue, *ESCRAVOS* e marfim da África Ocidental, por tecidos, porcelanas, joias e especiarias da Ásia. De Quíloa, a frota de Cabral partiu para Melinde, cidade fundada por mercadores suaíles, na costa do atual Quênia. Ali reuniu-se com o rei local, com quem estabeleceu relações de amizade e trocou presentes. A cidade já era conhecida pelos portugueses: Vasco da Gama ali aportara em 1488 e conseguira um piloto para levá-lo a Calicute. O mesmo aconteceu com Cabral.
Acredito que a grande dívida que existe, e é exatamente de quem deveria fazer algo e até hoje fizeram pouco e de forma errada, são os políticos, tão pouco cobrados pelos seu eleitores e são eles que podem através de leis e diretrizes em ministérios mudar essa situação e a principal delas é em relação a educação e depois infraestrutura e por fim segurança pública que por si só fica mais fácil de gerir quando se tem uma população educada e com um boa base estrutural ao redor da sua vida, pouco adianta você criar cotas se o negro não tiver acesso a uma escola de qualidade pois o mesmo terá o seu caminho "facilitado" por conta de uma dívida histórica mas a sua formação pode não ter tanta qualidade e continuará sendo preterido por outro tecnicamente melhor formado. Em relação a infraestrutura, como uma pessoa consegue estudar direito se ela não tem condições salubre em sua moradia e vive constantemente doente por conta disso ou até mesmo a questão da violência que o mesmo não sabe quando terá problema e sua comunidade, ora por conta de confronto contra a polícia ora por confronto entre facções, então fica difícil resolver essa questão só pelo viés racial pois a mesma é extremamente complexa e enquanto ficarmos discutindo entre nós quem tem "razão" os que de fato podem resolver ou começar a resolver essa questão estão gozando de vários privilégios que os mesmo se dão ano após ano e com a nossa anuência através do voto, e por isso digo que é tão ou mais importante o voto que damos em um deputado e senador do que em um presidente.
Pode ser até que na academia não tenha a parte ideológica, mas os livros de História que chegam nas escolas não contam a história como ela realmente é. O público do Narloc não era o acadêmico e sim os leigos.
A questão, como tudo em história, é mais complexa do que eles colocam. O ponto é que a narrativa que circula e é tentado se passar ao público geral é que o branco realiza a atrocidade da escravidão por racismo, contra o negro. Não adianta dizer que no meio dos historiadores se sabe que não é bem assim, pq é isso que chega ao grande público e principalmente às escolas e crianças. E esse pensamento que nos molda. Falo por experiência, pois eu era um aluno com enorme curiosidade histórica, lendo tudo que caia na minha mão sobre história e aínda assim, pelo viés dado na escola, não me atentei para esse e outros fatos. O que o Narloch fez foi chamar a atenção pra pontos controversos, de maneira propositalmente rasa, que não eram discutidos, e assim, trazer eles à luz.
Quando se diz que o negro escravizou também, é exatamente pra quebrar essa ligação racial que a escravidão criou na cabeça das pessoas. O racismo surge exatamente como resultado, conforme colocado na entrevista, e mais ainda como justificativa para a escravidão, uma vez que ela começa a ser moralmente desafiada.
Sim sempre se apresenta os índios e africanos nus em suas tribos e os europeus malvados com a pólvora, impondo o cristianismo, como se a Europa não tivesse passado por um processo de cristianização e como se o império romano não tivesse lutado e assassinado povos brancos como na conquista da gália e repressão dos germânicos.
Mas realizou sim. Durante a epóca das grandes navegações, colonias e segunda onda de colonização. Estava espalhado sim no meio popular que o negro era uma raça inferior à branca, burro e incapaz de se desenvolver sozinho (o grande fardo branco) e que só servia pra ser escravo. Existia uma ideologia de supremaia racial absurda correndo solta nessa epoca.
E vocês racistas incubado sempre usa isso invalidar , usa isso como argumento para diminuir o mal que os Europeus e brancos , a escravidão sempre teve em toda civilização , o problema que só o Europeus fizeram disso negócio , e usou a cor como argumento pra fundamentar os motivos
@vicente blz. Nosso consenso que escravidão existiu em toda civilização, Mesmo que não foi só os Europeus fizeram disso negócio, Isso diminui em que a culpa deles, porq foi isso que eu falei , a maneira que usam isso para relativizar , ( os negro já escravizavam os negro ) Vc acha que isso tem relativização ?
Sérgio Buarque de Hollanda, que ninguém vai dizer que era de direita, dizia que a escravidão tinha muito mais a ver com posição social do que cor, tanto que vinham negros estudar em universidades mesmo na época da escravidão. Também é foda contextualizar as coisas com a visão da época e com a visão de agora, conforme a conveniência... E mais, duvido que esse cara debateria com o Marcelo Andrade!
Academia filtra esses viesses... E o caso da tese que aconteceu a guerra do Paraguai pq a gente estava seguindo ordens da Inglaterra? E as lendas criadas sobre os bandeirantes?
Os caras viajaram na explicação da bíblia quando eles falam da "marca de Cam", esse termo não existe na biblia, o que existe é a marca de Caim, que foi um cara que supostamente viveu muito antes de Cam e não tem nada a ver com o tal argumento racista que eles falam.
Excelente! Ouvia esse papo dos mais antigos de justificar o tal "povo amaldiçoado" que vinha da África. E hoje, camarões fala alemão, Nigéria fala inglês e outros...
Tbm concordo que o pesquisador, 1⁰ pesquisa, depois produz conceitos. O historiador iniciar um estudo esperando uma resposta, deveria voltar para a academia e repetir a disciplina de metodologia. Querer amenizar que a escravidão promovida na África era a escravidão do bem, é desonestidade, hipocrisia e militância. Se assim o fosse, a África não escravizando e vendendo seu povo, haveria negros escravos nas Américas ou no velho continente? Enquanto o velho continente se desenvolvia e fazia novas descobertas a África apenas escravizava seu próprio povo?
Eu juro para vocês que têm um cara aqui no RUclips de Angola podem pesquisar, que ele segue um profeta chamado Caçou Felipe e ele fala com toda convicção do mundo que o povo africano é amaldiçoado, o nome dele é Hugo Zé,Apóstolo Hugo Zé
Independente de raça...os interesses gananciosos e fúteis e absurdos são inerentes a natureza humana. Dente outros tantos, os negros também exploraram os seus semelhantes. Lamentável, porém real.
Se a questão não é racial não dá p entender então quando, colocado no contexto aqui, frisam que o problema da escravidão foi a cor, não humanos escravizando humanos... Enfim!
Os caras viajaram na Marca de Cam 😂... nada a ver... a bíblia fala da marca em Caim... vejam: 15. Contudo, o SENHOR lhe asseverou: “Não acontecerá assim! Se alguém matar a Caim, sofrerá sete vezes a vingança.” E o SENHOR colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse. (Gênesis, 4). Abraço e fiquem com Deus
N sou o dono da verdade! n sei muita coisa sobre! mas pelos meus conhecimentos, estudo: na minha humildade, só acho q quando as pessoas n sabem o q dizem, fiquem com a boca calada, Seria uma falta d respeito alguém q se diz historiador, conhecer alguns países africanos ir ao museus e dizer para um mais velho q negro, escravizou outro negro, porq lá n teve isso antes d opressor ter chegado, d guerras civis, desigualdade etc! a n ser q aconteceu no br isso, quando o opressor começou a fazer maldade e disse pr população q lá eles escravizaram, por isso q metade d população br, diz isso! Quem nunca ouviu alguém falar que os negros escravizaram os próprios negros? Esse é um dos principais argumentos utilizados por pessoas racistas para deslegitimar os movimentos negros, para desqualificar as lutas das populações negras ao longo do tempo e para até mesmo destituir Zumbi dos Palmares da condição de herói nacional. As frases proferidas pelo senso comum mais utilizadas nessas situações vão na seguinte direção: “O racismo não é culpa dos brancos, pois os negros escravizaram os próprios negros”. Ou ainda: “Cotas étnico-raciais não são dívida histórica, pois foram os negros que venderam e escravizaram os próprios negros. Então, a culpa da escravidão é da própria população negra”. Em 2018, meses antes das eleições presidenciais, o então candidato à presidência Jair Bolsonaro, ao discutir cotas étnico-raciais no programa Roda Viva, disse que era contra a política de cotas, pois “ele nunca escravizou ninguém na vida” e que “o português nem pisava África, eram os negros que entregavam os escravos”. Na mesma lógica de pensamento, encontram-se os argumentos que colocam Zumbi dos Palmares em um patamar de vilão, tirano, o pior dos negros que escravizaram outros negros. Um exemplo nítido dessa argumentação foi a polêmica criada pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, que declarou em abril de 2020 que: “Não tenho que admirar Zumbi dos Palmares, que pra mim era um filho da **** que escravizava pretos.” E com isso, segue-se uma série de outros ataques para perseguir, deslegitimar, desarticular e diminuir as lutas da população negra no Brasil ao longo do tempo e dos movimentos negros da atualidade. É como diz Nei Lopes em seu poema Brechtiana: “Lançaram a culpa da escravidão na ambição das próprias vítimas e debitaram o racismo na nossa pobre conta”. Exaltar Zumbi dos Palmares como herói nacional é um posicionamento político e ideológico, assim como também o é culpar a população negra pela desigualdade racial. A ideia deste artigo não é discutir se Zumbi dos Palmares tinha ou não escravizados, tampouco argumentar se havia ou não escravização no continente africano ou discutir quem escravizou quem primeiro. O objetivo é iniciar uma reflexão sobre a lógica racista que perpassa o argumento de “negros que escravizaram negros” e desumaniza as experiências e pluralidades dos povos africanos e afro-brasileiro. O primeiro erro desse argumento está na generalização da África como uma única coisa. Falamos “a África” ou “os africanos” ou “os negros da África” como se estivéssemos falando do mesmo povo, da mesma região, da mesma identidade étnica, cultural e linguística. Quando falamos de África, falamos de um continente composto por 54 países, com mais de 800 milhões de habitantes, distribuídos em mais de mil grupos linguísticos. Mas, ainda assim, esquecemos toda essa pluralidade e a generalizamos. Falamos de cultura africana, culinária africana, literatura africana. O mesmo não ocorre com a Europa. Nós não falamos cultura europeia, culinária europeia e literatura europeia. Nós falamos sobre cultura francesa, culinária italiana e literatura inglesa. A generalização faz parte de um processo histórico que colocou a Europa como centro do mundo e outros povos e continentes como se fossem grandes massas periféricas.
Na 1a parte, narloc daria um pal neles... na 2a parte, Rodrigo Silva nem falaria... só de rir dos caras já ganhava o debate kkkkk Os caras são tão inteligentes q colocam a culpa no cristianismo de algo q nem faz parte da teologia Bíblica... marca de cam é a cor !?? Aaaah vá vagar
Eles erraram... falaram Marca de Cam...é a marca de "CAIM" E Caim era irmao de Abel "filhos de Adão" e nao Cam "filho de Noé", confundiram o Caim com o Cam
Um artigo não é publicado se estiver enviesado kkkkkkkk, a maior falácia que ouvi, iria assistir os outros cortes, depois dessa vou procurar outra coisa pra assistir
E´por isso q A DIFERENCA DO BRASIL nao tem pobreza. NEM FAVELAS, nem diferenca de classes e nem racismo entre negros na Africa(SENDO MIUTISSIMOOO IRONICO!!!!!), segundo esse energumeno do video Q NAO CONHECE HISTORIA E OBVIAMENTE JAMAIS LEU UM LIVRO DE ANTROPOLOGIA AFRICANA NA VIDA E VIVE DE ACHISMO!!! ...... A MENOS Q OS MESMISSIMOS NEGROS JA FAZIAM ¨DARWINISMO SOCIAL¨ ENTRE OS PROPRIOS NEGROS AFRICANOS, ISSO MILES DE ANOS ANTES OS EUROPEUS CHEGAREM NA AFRICA PQ A ARICA DE NORTE A SUL ERA ESCRAVOCRATA E TINHA COMERCIO DE ESCRAVOS NEGROS NAO SO DENTRO COMO PRA FORA DA AFRICA COMO ORIENTE MEDIO E ASIA!! EXISTEM RELATOS DE NEGROS AFRICANOS NO CHINA NO SECULO VIII!! ; NAO EXISTE NA HISTORIA DA HUMANIDADE NENHUMA SOCIEDADE MAIS ESCRAVOCRATA Q A AFRICANA!! FATO!!! OS AFRICANOS BERBERES ESCRAVIZARAM ATE MESMO OS EUROPEUS, CIDADES INTEIRAS DAS COSTAS ATE O SECULO XVIII!! FATO!! . Pedro Alvares Cabral quando descobriu o Brasil ao seguir viagem para as Indias, ao passar o Cabo da Boa Esperanca e chegar ao lado oriental da Africa parou no porto africano de Quiloa, uma ilha pertecente a atual Tanzania, onde ja havia COMERCIO DOMINADO POR AFRICANOS ISLAMIZADOS onde se trocava ouro e ferro do Zimbábue, *ESCRAVOS* e marfim da África Ocidental, por tecidos, porcelanas, joias e especiarias da Ásia. De Quíloa, a frota de Cabral partiu para Melinde, cidade fundada por mercadores suaíles, na costa do atual Quênia. Ali reuniu-se com o rei local, com quem estabeleceu relações de amizade e trocou presentes. A cidade já era conhecida pelos portugueses: Vasco da Gama ali aportara em 1488 e conseguira um piloto para levá-lo a Calicute. O mesmo aconteceu com Cabral.
A questão de povos conquistados se tornarem escravos é bem antiga....tanto que existe há muito tempo...alguns autores defendem a ideia de que justamente esse fato fez o império Romano ruir, uma vez que eles escrevizavam os povos conquistados e ficavam com as riquezas deles!! Acredito sim, que na África, Negros vendiam negros..afinal, era mercadoria, moeda de troca..enfim! Mas isso não torna a escravidão mais romântica!
@@jamesdouglas402 Muito pelo contrário, são tão culpados quanto. O escravizadores negros são minimizados, intencionalmente encobertos. Quem iniciou esse crime contra a humanidade foram os negros. Sei que quebra um pouco da narrativa de que a escravidão teve como principal motivo a questão racial.
@@raquelalves290 Você está totalmente desinformada, quando vc fala "negros" você fala de qual povo? São milhares de povos com culturas diferentes, vc não pode dizer que um francês é nazista só pq ele é da Europa e pq existiram europeus nazistas, a África é um continente gigantesco. sim esse tipo de escravidão ocorreu, mas tbm ocorreu no mundo todo, por guerras conquistas e etc.. Mas pela cor da pele, tem um agravante a mais, não adianta vc ser liberto se vc tem as "características de escravo" E isso perpétua até hoje.
Ué, então o cara basicamente está se prendendo a nomenclatura. Esse outro povo que o angolano do exemplo do Vilela escravizava também era negro, portanto onde está o erro em dizer "negros escravizavam negros" ? Não mudou nada na prática. Pô eu aprendi isso na escola e na época nem tinha essa guerra como é hoje de esquerda e direita, ninguém nem sabia o que era esquerda e direita.
Vilela vc é um cara branco Nunca sofreu nem um sentimento do que eu e minha família sofreram Por favor com todo meu respeito ao seu "trabalho" Por favor tenha o mínimo respeito pela minha raça e convide gente com um mínimo de base Trazer iguinoramtes no debate a nossa causa que é autêntica vc desqualifica tudo Puro interesse financeiro seu Nojento isso
Gostei muito do papo muito inteligente mais quando se refere a essa nativa a bíblia não existe , já procurei , na bíblia vc acha o que vc quer depende do seu ponto de vista .
Nunca vi historiadores tão ruins. E olha que tenho de amigos historiadores de renome aqui no Canadá e Brasil. Problema do Brasil é que os historiadores são muito parciais carregados de fortes ideologias.
Adoro o canal mas essa entrevista foi a mais rasa e tendenciosa que vi. Falou um monte de meias verdades e não deu fonte alguma, até os canais de esquerda que acompanho tiveram mais honestidade e fontes que estes aí, pela cara nem o entrevistador acreditou muito nos entrevistados.
Para defender seu viés os seres de luz até romantizam escravidão, que fofo. Até pq os escravos de guerra devem ter sido muito felizes, só os outro que sofreram né? Ah, vai tomar banho no Tietê!
Não entendi. 13 minutos de vídeo, não falou nada do assunto. A única coisa que eu entendi é que tem que ser amigo da banca examinadora. Tem que ser aprovado pelos colegas. Kkkkkkkkk
Galera, pra quem gosta do assunto: "O Genocídio Ocultado: investigação histórica sobre o tráfico árabo-muçulmano", de Tidiane N'Diaye. Leitura obrigatória pra quem quer entender a origem do tráfico, da inferiorização dos negros e do racismo. Detalhe: essa parte da maldição de Cam não vem dos europeus. Começou bem antes. Fica aí essa super dica.
Nos zoológicos da Bélgica e de outros países haviam humanos africanos em jaulas. Isso aconteceu até o começo do século XX, menos de 100 anos atrás.
O último zoológico humano foi em 1958, ou seja depois da segunda mundial...
Um absurdo ser humano vei
Teve índios brasileiros e outros nativos de vários regiões do mundo.
O historiador não esconde a informação. Mas na sala de aula não é apresentado esses elementos da história.
Talvez na sua. Porém, eu já tinha ouvido falar sobre tudo isso na época do ensino médio.
O que mais se falam nas aulas de história é sobre África é lei inclusive
Hoje em dia as coisas vem mudando.
Exato. Eu tenho 40 anos e isso não era falado na minha época. Mas tudo bem, vamos fingir q acreditamos q isso sempre foi falado...
Adoro esses papos. Foi numa dessas que mulher considerada negra e apoiadora de vários movimentos negro no E.U.A qndo foi puxar a árvore genealógica dela descobriu que ela descendia de uma família escravagista. Pergunta que fica, será que ela vai correr atrás de descobrir quais foram as famílias negras prejudicadas pelos ancestrais dela e saldar a tal a dívida histórica?
👏👏🏿👏👏🏿👏👏🏿👏👏🏿
e dai?! isso faz dela branca, aos olhos da sociedade? Você já estudou sobre as consequencias da escravidão?
vc é contra a reparação histórica então? posso afirmar por esse seu comentário que vc deve ser contra por exemplo a criação do Estado de Israel então né?
Provavelmente foi fruto de estupro
Na real isso pode significar q alguém da família dela foi estuprada por alguém da família escravagista.
"Trabalho com viés não passa na banca" foi a maior forçada sobre a educação superior no Brasil hoje.
Então vai lá e contesta, prove que o que vc tá falando é verdade e o que eles estão dizendo é mentira. A uniesquina produz monte de ablublublé que acha que está apto a falar sobre algo que nunca pesquisou pra contestar quem sentou a bunda na cadeira por anos pra estudar
Eu concordo com praticamente tudo que foi dito aí. Só que é o seguinte camaradas: se sabiam que nações africanas escravizavam outras e que esta parte da história é fato, por que a academia não quis ensinar isso não escolas e ficaram discutindo estes dados históricos somente no ambiente acadêmico? É aí que falham muito e o povo não adquire um conhecimento tão valioso porque alguns estudiosos "iluminados" simplesmente não quiseram contar essa parte da história, e que deixou a interpretação livre para os escritos de Narloch. Agora é conveniente falar?
Só uma crítica a essa bolha acadêmica
Detalhe realmente nunca trouxeram isso a baila pq são escravos da ideologia vigente nas universidades onde ser de direita é ser cancelado foi preciso um jornalista escrever um livro de história ou seja alguém fora da bolha agora criticam pq não produzem nada diferente se formam militontos !
Amigão quem define o que vai ser ensinado nas escolas não são os historiadores, o que você aprendeu sobre história africana na escola? Não é ensinado isso pois não é interessante, não corrobora com o projeto político vigente. Quem detém o controle do Estado (burguesia) iria ensinar a respeito das hierarquias criadas a partir da escravidão na nossa sociedade por qual motivo? Ensinar isso nas escolas seria admitir explicitamente que nossa burguesia atual é de origem escravocrata, num país onde a maioria é negra, qual seria o reflexo disso? Não acha que causaria revolta? O não ensinamento é uma escolha para manter o poder da maneira que ele se dá em nosso país, ou seja, conservar as estruturas hierarquicas racistas.
@@matheusortunes4923 amigão, já fez uma década da lei de cotas raciais, milhares de negros entraram nas universidades, e até então o mais relevante estudo sobre isso foi feito por um jornalista branco chamado Laurentino Gomes.
Alguma coisa continua errada. E não dá mais para dizer sobre a história racista como impeditivo. Sinceramente…
@@moimsk8 Uma década não é nada, foram séculos de escravidão, após a abolição os negros não podiam possuir terras e não conseguiam trabalhar. Existem diversos estudos sobre ascensão social que indicam de 5 a 9 gerações para sair da pobreza e atingir a média do país.
"Como promover mobilidade social, seriam necessárias nove gerações para que os descendentes de um brasileiro entre os 10% mais pobres atingissem o nível médio de rendimento do país. A estimativa é a mesma para a África do Sul e só perde para a Colômbia, onde o período de ascensão levaria 11 gerações."
Sua perspectiva é extremamente limitada, pois uma parcela MÍNIMA de negros frequentam universidades ainda hoje, mesmo após a política de cotas raciais.
@@matheusortunes4923 uma década é um crescimento de uma geração. Minha visão é o contrário do teu achismo sobre o tempo e o espaço para que mudanças necessárias surtam efeitos práticos, que possam atingir gerações futuras. Não se colhe antes de plantar. Você sabe quantos seres humanos nasceram em uma década? Quantas novas tecnologias surgiram? Por que ainda somos limitados ao pensamento filósofo e não saibamos fazer o prático? Reflita o que uma década pode ser feita e pare de lamentações sem ações!
"A academia filtra esses vieses."
Sim... isso define quem vai ter vaga pros estágios, quem vai ter artigos publicados quem vai ter preferências nas extensões, mestrados, doutorados, vagas futuras de professor nas universidades públicas.
Se você for de direita, sua chance é zero, mesmo que você descubra o elo perdido. Qualquer um que foi aluno de universidade pública, que é a real academia, na área de humanas, sabe disso.
Amo história queria fazer bacharel, ainda pretendo mas em faculdade particular. Espero não ter que encontrar essas coisas lá. Gosto muito de alguns historiadores contra corrente: nial furgson, Robert service, Frank dikotter etc.
O que ele disse foi exatamente COLOCAR O SEU VIÉS nas suas matérias, dps ele falou do historiador de direita Manolo Florentino que todo mundo respeita. Seja da esquerda ou seja da direita, o que vale é ter embasamento não viés
Vc tá reclamando de não ter vaga , larga de mímimi e vai estudar mas .
Tauves o aluna não conseguiu a vaga porque não e tão bom como ele acha que é
Vc tá reclamando de não ter vaga , larga de mímimi e vai estudar mas .
Tauves o aluna não conseguiu a vaga porque não e tão bom como ele acha que é
Mal sabe escrever e sugere que "vai estudar mas". "Tauves" = talvez?
"Eu não tenho viés ideológico, o outro é que tem". Os caras dizem meias verdades, mas as verdades que os outros contam estão erradas.
Que meia verdade foi dita?
@@thelmartins4697 por exemplo, ele diz que a escravização de negros por outros negros sempre foi ponto passivo entre historiadores. O quite ele não diz é que esses historiadores sempre procuraram abafar esse fato pra servir a "causa". Ele diz que antigamente não havia distinção de raças para o serviço de escravo, o que não se conta é sobre o acórdão feito pra jogar sobre a era o medieval a culpa pelo racismo histórico, sendo que isso tem origem na modernidade.
@@dantonpc7415 que causa? Camarada. Quando a gente estuda história, pelo menos na escola, a gente aprende que havia escravidão na antiguidade semelhante ao que povos africanos praticavam (por conquista). O ponto é: PQ SÓ NEGROS ERAM ESCRAVIZADOS NA AMÉRICA? O português não escravizava o espanhol na fronteira, o espanhol não escravizava o francês. Só negros. No começo eles praticaram com os índigenas, mas quando aboliram esse tipo de escravidão, não aboliram para os negros também. Entende o pulo do gato? Por isso a sociedade em que vivemos, mesmo miscigenada é racista.
E´por isso q A DIFERENCA DO BRASIL nao tem pobreza. NEM FAVELAS, nem diferenca de classes e nem racismo entre negros na Africa(SENDO MIUTISSIMOOO IRONICO!!!!!), segundo esse energumeno do video Q NAO CONHECE HISTORIA E OBVIAMENTE JAMAIS LEU UM LIVRO DE ANTROPOLOGIA AFRICANA NA VIDA E VIVE DE ACHISMO!!! ...... A MENOS Q OS MESMISSIMOS NEGROS JA FAZIAM ¨DARWINISMO SOCIAL¨ ENTRE OS PROPRIOS NEGROS AFRICANOS, ISSO MILES DE ANOS ANTES OS EUROPEUS CHEGAREM NA AFRICA PQ A ARICA DE NORTE A SUL ERA ESCRAVOCRATA E TINHA COMERCIO DE ESCRAVOS NEGROS NAO SO DENTRO COMO PRA FORA DA AFRICA COMO ORIENTE MEDIO E ASIA!! EXISTEM RELATOS DE NEGROS AFRICANOS NO CHINA NO SECULO VIII!!
;
NAO EXISTE NA HISTORIA DA HUMANIDADE NENHUMA SOCIEDADE MAIS ESCRAVOCRATA Q A AFRICANA!! FATO!!! OS AFRICANOS BERBERES ESCRAVIZARAM ATE MESMO OS EUROPEUS, CIDADES INTEIRAS DAS COSTAS ATE O SECULO XVIII!! FATO!!
.
Pedro Alvares Cabral quando descobriu o Brasil ao seguir viagem para as Indias, ao passar o Cabo da Boa Esperanca e chegar ao lado oriental da Africa parou no porto africano de Quiloa, uma ilha pertecente a atual Tanzania, onde ja havia COMERCIO DOMINADO POR AFRICANOS ISLAMIZADOS onde se trocava ouro e ferro do Zimbábue, *ESCRAVOS* e marfim da África Ocidental, por tecidos, porcelanas, joias e especiarias da Ásia.
De Quíloa, a frota de Cabral partiu para Melinde, cidade fundada por mercadores suaíles, na costa do atual Quênia. Ali reuniu-se com o rei local, com quem estabeleceu relações de amizade e trocou presentes. A cidade já era conhecida pelos portugueses: Vasco da Gama ali aportara em 1488 e conseguira um piloto para levá-lo a Calicute. O mesmo aconteceu com Cabral.
Escravidão é escravidão. Seja praticada por negros ou brancos. Não é porque um negro, num contexto de guerra que a pratica se torna menos grave.
Não tem coitado nessa história e ponto. O que estão querendo com isso tudo hoje em dia é arrancar mais dinheiro do pagador de imposto.
Com relação a parte do Noé, algumas coisas precisam ser explicadas melhor. Quem foi amaldiçoado não foi Cam, mas seu filho Canaã. Sim, alguns dos filhos de Cam foram para a África, mas especificamente Canaã, que gerou os canaanitas, foi para as terras que, posteriormente, tornou-se território de Israel. Ou seja, os canaanitas eram povos do oriente médio como os judeus e os árabes ditos ismaelitas; inclusive alguns canaanitas também compunham uma parte do povo judeu. Assim, a maldição de Canaã de servir aos irmãos de Cam seria cumprida na expulsão desses povos pelos judeus, como conta o Êxodo, e também na própria escravização dos judeus por outros povos semitas como, por exemplo, os babilônios que eram descendentes dos amoritas, descendentes de Sem. Além do mais, a parte da "marca de Cam" foi uma confusão total que os dois no podcast aí fizeram, pois nunca existiu isso de "marca de Cam". O que ocorreu, e eu creio que seja isso que eles queriam dizer e se confundiram, é que Caim foi marcado, por assassinar Abel, como uma maldição. Não há nada sobre Cam ter sido marcado. Portanto, a maldição já se cumpriu e foi descrita no próprio antigo testamento, e essa "marca na pele" se refere a Caim, evento este que ocorrera muito tempo antes de Noé, destarte nada tem que ver com a maldição de Cam.
Enfim, explicada as coisas, vamos para algumas constatações. Primeiro, esse argumento de que os "negros" nomeados como descendentes de Canaã deveriam ser escravizados, pois deviam servir aos irmãos de Cam, foi formulado assim há muito tempo pelos próprios Judeus, muito antes de Cristo, e posteriormente pelos islâmicos. Não quero com isso defender a igreja católica, pois muitos de seus membros realmente se utilizaram desse argumento para escravizar negros. O que eu quero alertar é que o texto foi deturpado para ser utilizado como argumento escravocrata, ou seja, não é que a doutrina judaico-cristã pregue isso, mas sim que certos homens ignorantes, frutos dos preconceitos de seu tempo, distorceram o que claramente estava escrito. Além do mais, nessa época a Igreja católica estava muito paganizada, muitas loucuras acontecendo.
Vc disse tudo que eu queria dizer parabens vc é braboooo !
👏👏👏👏👏🤌
Os judeus também eram semitas
isso so mostra como eles desconhecem do que estão falando, pois erraram feio ao falar em algo da Bíblia, usando-a negativamente. Pelo menos nesse corte, em nenhum momento, eles dizem algo como "a Bíblia não diz isso, mas pensavam assim". Sabe porque? porque teem um viés claro e isso, os cega. muito boa a sua observação!
Muita enrolação para ocultar o fato de que por conta dos grandes reinos da “Mãe África”, a escravidão e o lucrativo tráfico de escravos africanos pelo Atlântico, continuariam a existir até hoje.
Dizer que a África manteria a escravidão até hoje é desviar do real culpado. Quem criou e lucrou com o tráfico de escravos foram os europeus, não os africanos. A escravidão na África antes era bem diferente, e só virou esse sistema cruel porque os europeus financiaram e transformaram isso numa máquina de lucro. Se continuasse hoje, seria pelos mesmos motivos: exploração feita por quem domina o sistema. Culpar a África é só uma desculpa pra fugir da verdade.
So um detalhe. Noé não amaldiçoou o filho e sim o neto Canaã.
Sim! Ele queria amaldiçoar cam, mas cam tinha recebido a bênção de Deus por ser uma das pessoas a sobreviver no dilúvio, então ele amaldiçoou o descendente de cam (Canaã).
Não vejo discordância do que foi dito, com o livro do Narlock... lá ficou claro que as pessoas na África foram escravizadas por grupos diferentes. Não há nenhuma negação do produto gerado.
" nao era negro escravizando negro era angolano escravizando um rival" ou seja negro escravizando negro.
Né ou seja dava no mesmo !
Mas no Brasil a história é diferente.
Mas eles não escravizavam por eles terem certas características ou por de tal cor. Eles escravizavam porque não era do mesmo lugar, se o rival fosse branco ou indígena, também seria escravizado
@@kkamizzdo mesmo jeito que o branco escravizou branco, escravizou negro e escravizou amarelo. Não pela cor hora... Que burrice.
@@Tchepampa1 Exatamente do mesmo jeito se o povo Africano fosse o mais avançado militarmente teria escravizado Europeu
Ressalva: Já existia uma identidade muito similar à de branco durante a idade média chamada de Europeu.
O europeu passou a se ver como europeu devido aos invasores islamicos da época.
Era uma identidade, mas não tinha nada de similar. Se fosse assim, judeus e eslavos seriam considerados europeus nessa época.
Esse papo de que as invasões islâmicas criaram uma “identidade branca” na Europa não faz sentido,. O lance na Idade Média era religião, não cor de pele. Quem invadiu a Europa foram os islâmicos, e isso criou uma ideia de “nós cristãos contra eles muçulmanos”. A identidade era cristã, ponto. Não tinha nada a ver com ser branco ou europeu no sentido racial.
Essa ideia de raça branca só apareceu bem depois, na época da colonização, pra justificar a escravidão e a exploração. Na Idade Média, o que definia o “inimigo” era a religião, não a cor. Então não vem com esse papo de que a noção de raça já tava rolando lá, porque não tava.
há uma diferença entre guerras tribais africanas e as guerras napoleônicas, 1a e 2a guerras mundiais e outras europeias, pois eles ñ buscavam escravizar os inimigos para venderem em outros continentes como potentados e sobas africanos o fizeram nos séculos XVI até o XIX. além disso, ñ precisa ter cor de pele diferente para haver raça distinta e preconceito racial. basta ler a história racial de Ruanda entre hutus e tutsis.
Perfeito! Se assim o fosse a Rússia estaria escravizando a Ucrânia. E ele faz essa relação hj com o passado, não sendo honesto sobre o que era normal no passado, é reprovado atualmente.
"Historiadores não tem isso de esconder história de ninguém". Agora conta a do papagaio ^^
A historia é contada pelos vencedores... e ninguem quer marketing negativo...kkkkk
@@Cmd_not Essa frase eu me lembro bem, meu professor de história dizia isso, nunca me esqueci, sempre que vejo histórias mirabolantes me lembro dela...
Fala uma história que foi escondida pelos historiadores.
PS: se você sabe uma, é sinal de que não te esconderam nada.
@@thelmartins4697 se vc me falar que acredita em papai noel eu nao fico surpreso... quanta panaquisse... nem é infantilidade, é ser mané mesmo, a historia é contada pelos vencedores, vc acha mesmo que eles vao conta tudo? Ate mesmo seus podres? Quando contam sobre o desbravamento da america do norte por exemplo, vc acha mesmo que sempre contaram tudo ate sobre os estupros e genocidios? Ou apenas pintaram os colonizadores como seres de luz trazendo a civilizacão pro povos barbaros?
Aposto que esse aí acredita naqueles adolescente incel (ou redpill) q saíram da matrix e estão contra o sistema e contam AS COISAS Q NAO QUEREM Q VC SAIBA.
Que covarde é esse ataque ao Narloch. Eu sou negro, já li livros do Narloch e acompanho ele nas redes. Ele jamais colocou o assunto dessa forma. Esses dois aí são simplesmente inimigos ideológicos fazendo ataques covardes.
Não leram né?
Ninguém quer limpar a barra dos brancos com essa frase, ela simplesmente é pra lembrar que na história não existe vilões e mocinhos.
Os portugueses compravam os escravos dos reis e nobres africanos.
Fato! Quem escravizou o negro foi o próprio negro
Acho que a academia que eles falam deve ser na Nova Zelândia ou em outro lugar bem longe... Sinceramente, dizer que não há viés? Não se consegue debater se não for de esquerda. O simples fato de questionar algo já é motivo de perseguição de professores e alunos (que nem precisam ser radicais). E o rótulo fica, mesmo se não se encaixar como uma pessoa de direita.
Queria conhecer essa universidade com professores de esquerda que vcs tanto falo, pois eu nunca vi um professor marxista no meu curso kkkk
Muito interessante
Oq me dói dessas coisas é querer argumentar políticas de quase 150 anos atrás pra tirar a vaga de um branco que não tem nada a ver com isso mas perde a vaga mesmo sendo melhor que o negro, que tem uma vaga específica pra ele
Mas o negro nao foi inserido no mercado de trabalho,foi excluído e viveu a margem,ja os imigrantes(japonese,italianos,poloneses)viraram a mao de obra na epoca.Agora,faça um exercicio,japoneses ,italianos consistem em grande parte da classe media brasileira.Ja os negros sao maioria de origem pobre.Ja que foram para as Favelas.
A questao é a Republica nao amparou os negros na sociedade brasileira.Na verdade os excluiu.Vc pode falar que e argumento antigo.Mas isso so mostraria que vc e priviliegiado,e nao quer perder espaço para dar oportunidade aos menos favorecidos.
@@viniciusbarbosa2833 mas concurso público não olha cor, quem for o melhor passa, justamente para o serviço público ser o melhor possível. Um negro que faz um concurso entra com a mesma chance do branco, mas aí, por algo que aconteceu a 150 anos atrás quiserem dar privilégio a os negros, tirando a vaga de brancos que mereciam passar mais que eles, afinal, mostraram na prática (na hora da prova) que eram melhores
@@eric1337 Mas eric se baseando no Concurso.Quem tem mais chance de passar nele,estatisticamente falando.Um filho de uma familia classe media,que tem a opçao de um cursinho,que nem se preocupa com o que vai comer(pois possui opçao de escolher o que comer,e quando comer)tem tempo livre pra estudar,pode fazer academia.....e outro que tem que trabalhar,sem tempo pra estudar(ou estudando muito mal)mal consegue dormir direito,se alimenta mal,e quando se alimenta.O que quero dizer é que,quem é classe media tem varias vantagens.E aqueles que foram excluidos da sociede a 150 anos atras.
A política de cotas não devia ser afunilada apenas para negros, isso por si só já segrega os negros. Uma vaga de faculdade federal muitas vezes é ocupada por um negro que até tem certas condições enquanto vários brancos da favela não tem essa mesma possibilidade.. eu acredito que deva existir isonomia nesse processo e que as vagas de cotas sejam destinadas a pessoas com baixa renda, sejam elas brancas, negras, amarelas e etc...
Primeiro, que há educação deveria ser para quem quisesse ter. Segundo já que é dessa forma, deveria ter cotas para as pessoas que vem do ensino público, que automaticamente já incluiriam as etnias historicamente exploradas.
O racismo no Brasil nunca vai acabar e o principal motivo é: Não há interesse q ele acabe, da lucro e serve pra manter negros sob tutela de alguém com a ilusão de q estão trabalhando por vcs comunidade negra.
Pelos imbecis que aplaudem por receber migalha do estado, enquanto roubam todos, tudo que querem, guerra de classes, etnia, gênero, opção sexual, e ainda acham que esses vermes se importam com eles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Noé amaldiçoou foi o filho de Cam. Quem foi amaldiçoado foi o Canaã e sua descendência.
Ihhh, a forma que se doeram com a quebra da narrativa é evidente, a escravidão no Brasil teve muitas fazes diferentes ressalto a parceria do Rei do Congo com o Rei de Portugal no inicio do trafico, ambas as partes igualmente culpadas pelo processo onde um capturava e o outro transportava e revendia, inclusive com o Rei do Congo em diversos momentos irritado com Portugal não pagar e recolher seus escravizados que superlotavam e morriam de fome e sede nos portos, mas quando os Portugueses começaram o trafico de angolanos foi bem diferente disso, aprendi isso adulto procurando por conta própria, durante a escola e universidade a informação SEMPRE foi ocultada em prol de narrativa, mesmo em matérias especificas sobre afrodescendência, esses dois ai só estão irritados do outro lado politico fazer o mesmo que eles fazem ou seja meias verdades muitas mentiras, sempre com muita insinuação e pregação ideológica, NOJENTOS!
Sim vc tem toda razão, nada tira a culpa de ambos os lados, um povo que escravizava seu próprio povo e vendia para europeus, e esses por sua vez revendia para outros povos na América!
Mesmo com os negros tendo escravizado, isso n tira a culpa de quem comprou e escravizou. Se uma mãe vende o corpo da filha menor de idade e algm vai lá e paga pra abusar da criança então ele n tem culpa pq foi a própria mãe q entregou a filha? N parece lógico pra mim.
daqui uns tempos eles vao dizer que Tutsis,que se achavam superiores aos Hutus,nao sabiam p que estavam fazendo
Referente a passagem bíblica, quem foi marcado foi caim. Muito bom o restante do conteúdo, estou tentando entender algumas coisas sobre o assunto
Um assunto tão delicado que Vilela tem medo de abrir a boca e não ser cancelado.
Acredito que ele simplesmente não quer falar bobagem de algo que ele não sabe.
Eu vou verificar isso, mas se não me falha a memória, na Bíblia, não tem essa marca em Cam não. A marca foi em Caim, que nem descendente tinha mais na época do fato de Noé.
Confirmado, ninguém colocou marca alguma em Cam, vou deixar a referência aqui pra ajudar, Gênesis cap 9 do versículo 20 ao versículo 27, não há marca nem uma colocada em Cam. Quem recebeu de Deus uma marca foi Caim, que repito, seus descendentes morreram no dilúvio. Sobre a maldição colocada em Cam, essa se cumpriu no próprio Velho Testamento, não tendo absolutamente nada a ver com os povos africanos.
@@taygravillacorta6577 sim! Realmente não tem nenhuma citação de marca da maldição em Canaã. Mas essa foi uma teoria antiga criada pela igreja, na qual afirmava que Canaã teria sido o ancestral dos povos de pele negra e isso seria uma justificativa para eles serem escravizados. Até hoje, ainda tem crentes imbecis que usam essa teoria para justificar seu racismo e arruma uma explicação para a miséria do continente africano.
@@hugoalexandre171 sim eu sei disso, esse tipo de teoria ganhava terreno por causa da falta de acesso a Bíblia no passado, hoje é por pura burrice e preguiça de estudar a Bíblia. Essa teoria é tão errada que não há apenas uma interpretação mau feita dos textos mas foi preciso até acrescentar coisas que não estão no texto, como essa marca em Cam.
Nunca foi uma raça ou cor
Sempre foi o poder
A primeira religião além do anemismo em África era o islã
ja tinhamos o Império do ouro o Império do rei Leão, o Homem mais rico da história, ofereceu tanto ouro que o sistema manipulador colapsou e obrigaram lhe a comprar o ouro devolta❤
O que tem de brasileiro que não conhecem a História do próprio país nos comentários 😂
Não se pode entender fenômenos históricos sem entender as causas e efeitos espirituais.
E´por isso q A DIFERENCA DO BRASIL nao tem pobreza. NEM FAVELAS, nem diferenca de classes e nem racismo entre negros na Africa(SENDO MIUTISSIMOOO IRONICO!!!!!), segundo esse energumeno do video Q NAO CONHECE HISTORIA E OBVIAMENTE JAMAIS LEU UM LIVRO DE ANTROPOLOGIA AFRICANA NA VIDA E VIVE DE ACHISMO!!! ...... A MENOS Q OS MESMISSIMOS NEGROS JA FAZIAM ¨DARWINISMO SOCIAL¨ ENTRE OS PROPRIOS NEGROS AFRICANOS, ISSO MILES DE ANOS ANTES OS EUROPEUS CHEGAREM NA AFRICA PQ A ARICA DE NORTE A SUL ERA ESCRAVOCRATA E TINHA COMERCIO DE ESCRAVOS NEGROS NAO SO DENTRO COMO PRA FORA DA AFRICA COMO ORIENTE MEDIO E ASIA!! EXISTEM RELATOS DE NEGROS AFRICANOS NO CHINA NO SECULO VIII!!
;
NAO EXISTE NA HISTORIA DA HUMANIDADE NENHUMA SOCIEDADE MAIS ESCRAVOCRATA Q A AFRICANA!! FATO!!! OS AFRICANOS BERBERES ESCRAVIZARAM ATE MESMO OS EUROPEUS, CIDADES INTEIRAS DAS COSTAS ATE O SECULO XVIII!! FATO!!
.
Pedro Alvares Cabral quando descobriu o Brasil ao seguir viagem para as Indias, ao passar o Cabo da Boa Esperanca e chegar ao lado oriental da Africa parou no porto africano de Quiloa, uma ilha pertecente a atual Tanzania, onde ja havia COMERCIO DOMINADO POR AFRICANOS ISLAMIZADOS onde se trocava ouro e ferro do Zimbábue, *ESCRAVOS* e marfim da África Ocidental, por tecidos, porcelanas, joias e especiarias da Ásia.
De Quíloa, a frota de Cabral partiu para Melinde, cidade fundada por mercadores suaíles, na costa do atual Quênia. Ali reuniu-se com o rei local, com quem estabeleceu relações de amizade e trocou presentes. A cidade já era conhecida pelos portugueses: Vasco da Gama ali aportara em 1488 e conseguira um piloto para levá-lo a Calicute. O mesmo aconteceu com Cabral.
Uma página também muito importante na história também que o Darwin detestou o Brasil por presenciar a escravidão.
E ele também era eugenista caso não saiba
@@ClaudionorPereira12667 Não estou ignorando os fatos históricos, eu só relatei esse em específico.
Muito bom vídeo
Acredito que a grande dívida que existe, e é exatamente de quem deveria fazer algo e até hoje fizeram pouco e de forma errada, são os políticos, tão pouco cobrados pelos seu eleitores e são eles que podem através de leis e diretrizes em ministérios mudar essa situação e a principal delas é em relação a educação e depois infraestrutura e por fim segurança pública que por si só fica mais fácil de gerir quando se tem uma população educada e com um boa base estrutural ao redor da sua vida, pouco adianta você criar cotas se o negro não tiver acesso a uma escola de qualidade pois o mesmo terá o seu caminho "facilitado" por conta de uma dívida histórica mas a sua formação pode não ter tanta qualidade e continuará sendo preterido por outro tecnicamente melhor formado.
Em relação a infraestrutura, como uma pessoa consegue estudar direito se ela não tem condições salubre em sua moradia e vive constantemente doente por conta disso ou até mesmo a questão da violência que o mesmo não sabe quando terá problema e sua comunidade, ora por conta de confronto contra a polícia ora por confronto entre facções, então fica difícil resolver essa questão só pelo viés racial pois a mesma é extremamente complexa e enquanto ficarmos discutindo entre nós quem tem "razão" os que de fato podem resolver ou começar a resolver essa questão estão gozando de vários privilégios que os mesmo se dão ano após ano e com a nossa anuência através do voto, e por isso digo que é tão ou mais importante o voto que damos em um deputado e senador do que em um presidente.
Pode ser até que na academia não tenha a parte ideológica, mas os livros de História que chegam nas escolas não contam a história como ela realmente é. O público do Narloc não era o acadêmico e sim os leigos.
A questão, como tudo em história, é mais complexa do que eles colocam. O ponto é que a narrativa que circula e é tentado se passar ao público geral é que o branco realiza a atrocidade da escravidão por racismo, contra o negro. Não adianta dizer que no meio dos historiadores se sabe que não é bem assim, pq é isso que chega ao grande público e principalmente às escolas e crianças. E esse pensamento que nos molda. Falo por experiência, pois eu era um aluno com enorme curiosidade histórica, lendo tudo que caia na minha mão sobre história e aínda assim, pelo viés dado na escola, não me atentei para esse e outros fatos. O que o Narloch fez foi chamar a atenção pra pontos controversos, de maneira propositalmente rasa, que não eram discutidos, e assim, trazer eles à luz.
Quando se diz que o negro escravizou também, é exatamente pra quebrar essa ligação racial que a escravidão criou na cabeça das pessoas. O racismo surge exatamente como resultado, conforme colocado na entrevista, e mais ainda como justificativa para a escravidão, uma vez que ela começa a ser moralmente desafiada.
Sim sempre se apresenta os índios e africanos nus em suas tribos e os europeus malvados com a pólvora, impondo o cristianismo, como se a Europa não tivesse passado por um processo de cristianização e como se o império romano não tivesse lutado e assassinado povos brancos como na conquista da gália e repressão dos germânicos.
Mas realizou sim.
Durante a epóca das grandes navegações, colonias e segunda onda de colonização. Estava espalhado sim no meio popular que o negro era uma raça inferior à branca, burro e incapaz de se desenvolver sozinho (o grande fardo branco) e que só servia pra ser escravo.
Existia uma ideologia de supremaia racial absurda correndo solta nessa epoca.
E vocês racistas incubado sempre usa isso invalidar , usa isso como argumento para diminuir o mal que os Europeus e brancos , a escravidão sempre teve em toda civilização , o problema que só o Europeus fizeram disso negócio , e usou a cor como argumento pra fundamentar os motivos
@vicente blz.
Nosso consenso que escravidão existiu em toda civilização,
Mesmo que não foi só os Europeus fizeram disso negócio,
Isso diminui em que a culpa deles, porq foi isso que eu falei , a maneira que usam isso para relativizar , ( os negro já escravizavam os negro )
Vc acha que isso tem relativização ?
Dizer que os reis africanos não vendiam outros negros é mentira. Eu não sabia disso na escola.
Ngm tenta anular nada, só estão falando a realidade e a realidade do Brasil é q todos se phodem igualmente sendo pobres 😂
Sérgio Buarque de Hollanda, que ninguém vai dizer que era de direita, dizia que a escravidão tinha muito mais a ver com posição social do que cor, tanto que vinham negros estudar em universidades mesmo na época da escravidão. Também é foda contextualizar as coisas com a visão da época e com a visão de agora, conforme a conveniência...
E mais, duvido que esse cara debateria com o Marcelo Andrade!
Academia filtra esses viesses... E o caso da tese que aconteceu a guerra do Paraguai pq a gente estava seguindo ordens da Inglaterra? E as lendas criadas sobre os bandeirantes?
Nunca que um paizeco que tinha metade da área territorial de hoje em dia seria uma grande potência. A
@@renat321 Se até argentina, e venezuela já tiveram entre os melhores e hj tão assim, julgar pelo território chega a ser estranho...
Essa resposta faz muito sentido.
Isso era comum , brancos escravizam brancos império romano escravizou milhares de brancos, antes eram aldeias assim tbm aconteceu na África
Estava indo bem até a parte de que a academia filtra o viés hahahahahahh
Os caras viajaram na explicação da bíblia quando eles falam da "marca de Cam", esse termo não existe na biblia, o que existe é a marca de Caim, que foi um cara que supostamente viveu muito antes de Cam e não tem nada a ver com o tal argumento racista que eles falam.
A maior maldição é esse livro racista , que insistem de chamar "a palavra de Deus".
Excelente! Ouvia esse papo dos mais antigos de justificar o tal "povo amaldiçoado" que vinha da África. E hoje, camarões fala alemão, Nigéria fala inglês e outros...
Quase ninguém fala alemães em camaroes
Tbm concordo que o pesquisador, 1⁰ pesquisa, depois produz conceitos. O historiador iniciar um estudo esperando uma resposta, deveria voltar para a academia e repetir a disciplina de metodologia.
Querer amenizar que a escravidão promovida na África era a escravidão do bem, é desonestidade, hipocrisia e militância. Se assim o fosse, a África não escravizando e vendendo seu povo, haveria negros escravos nas Américas ou no velho continente?
Enquanto o velho continente se desenvolvia e fazia novas descobertas a África apenas escravizava seu próprio povo?
Eu juro para vocês que têm um cara aqui no RUclips de Angola podem pesquisar, que ele segue um profeta chamado Caçou Felipe e ele fala com toda convicção do mundo que o povo africano é amaldiçoado, o nome dele é Hugo Zé,Apóstolo Hugo Zé
Independente de raça...os interesses gananciosos e fúteis e absurdos são inerentes a natureza humana. Dente outros tantos, os negros também exploraram os seus semelhantes. Lamentável, porém real.
Academia de história sem viés ideológico não existe...
Se a questão não é racial não dá p entender então quando, colocado no contexto aqui, frisam que o problema da escravidão foi a cor, não humanos escravizando humanos... Enfim!
Será que os assinantes dos Brasil Paralelo deram deslikes?
Não precisou, ele entrou para desmentir e só confirmou.
Com certeza, pois no Brasil para lerdos só tem coxinha negacionista!
Argumentos perfeitos e eu ainda acredito que vitimismo e dívida histórica estão errados
Eu sempre soube disso, meu pai é imigrante angolano, sinto falta dele😢
Os caras viajaram na Marca de Cam 😂... nada a ver... a bíblia fala da marca em Caim... vejam:
15. Contudo, o SENHOR lhe asseverou: “Não acontecerá assim! Se alguém matar a Caim, sofrerá sete vezes a vingança.” E o SENHOR colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse.
(Gênesis, 4).
Abraço e fiquem com Deus
Meia verdade não amigo, isso foi verdade.
Eles não se entenderem como um povo só, negro, não muda o fato que sim, escravizaram os povos negros derrotados nas batalhas. Cadê a meia verdade?
N sou o dono da verdade! n sei muita coisa sobre! mas pelos meus conhecimentos, estudo: na minha humildade, só acho q quando as pessoas n sabem o q dizem, fiquem com a boca calada, Seria uma falta d respeito alguém q se diz historiador, conhecer alguns países africanos ir ao museus e dizer para um mais velho q negro, escravizou outro negro, porq lá n teve isso antes d opressor ter chegado, d guerras civis, desigualdade etc! a n ser q aconteceu no br isso, quando o opressor começou a fazer maldade e disse pr população q lá eles escravizaram, por isso q metade d população br, diz isso! Quem nunca ouviu alguém falar que os negros escravizaram os próprios negros? Esse é um dos principais argumentos utilizados por pessoas racistas para deslegitimar os movimentos negros, para desqualificar as lutas das populações negras ao longo do tempo e para até mesmo destituir Zumbi dos Palmares da condição de herói nacional. As frases proferidas pelo senso comum mais utilizadas nessas situações vão na seguinte direção: “O racismo não é culpa dos brancos, pois os negros escravizaram os próprios negros”. Ou ainda: “Cotas étnico-raciais não são dívida histórica, pois foram os negros que venderam e escravizaram os próprios negros. Então, a culpa da escravidão é da própria população negra”.
Em 2018, meses antes das eleições presidenciais, o então candidato à presidência Jair Bolsonaro, ao discutir cotas étnico-raciais no programa Roda Viva, disse que era contra a política de cotas, pois “ele nunca escravizou ninguém na vida” e que “o português nem pisava África, eram os negros que entregavam os escravos”. Na mesma lógica de pensamento, encontram-se os argumentos que colocam Zumbi dos Palmares em um patamar de vilão, tirano, o pior dos negros que escravizaram outros negros. Um exemplo nítido dessa argumentação foi a polêmica criada pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, que declarou em abril de 2020 que: “Não tenho que admirar Zumbi dos Palmares, que pra mim era um filho da **** que escravizava pretos.” E com isso, segue-se uma série de outros ataques para perseguir, deslegitimar, desarticular e diminuir as lutas da população negra no Brasil ao longo do tempo e dos movimentos negros da atualidade. É como diz Nei Lopes em seu poema Brechtiana: “Lançaram a culpa da escravidão na ambição das próprias vítimas e debitaram o racismo na nossa pobre conta”.
Exaltar Zumbi dos Palmares como herói nacional é um posicionamento político e ideológico, assim como também o é culpar a população negra pela desigualdade racial. A ideia deste artigo não é discutir se Zumbi dos Palmares tinha ou não escravizados, tampouco argumentar se havia ou não escravização no continente africano ou discutir quem escravizou quem primeiro. O objetivo é iniciar uma reflexão sobre a lógica racista que perpassa o argumento de “negros que escravizaram negros” e desumaniza as experiências e pluralidades dos povos africanos e afro-brasileiro.
O primeiro erro desse argumento está na generalização da África como uma única coisa. Falamos “a África” ou “os africanos” ou “os negros da África” como se estivéssemos falando do mesmo povo, da mesma região, da mesma identidade étnica, cultural e linguística. Quando falamos de África, falamos de um continente composto por 54 países, com mais de 800 milhões de habitantes, distribuídos em mais de mil grupos linguísticos. Mas, ainda assim, esquecemos toda essa pluralidade e a generalizamos. Falamos de cultura africana, culinária africana, literatura africana. O mesmo não ocorre com a Europa. Nós não falamos cultura europeia, culinária europeia e literatura europeia. Nós falamos sobre cultura francesa, culinária italiana e literatura inglesa. A generalização faz parte de um processo histórico que colocou a Europa como centro do mundo e outros povos e continentes como se fossem grandes massas periféricas.
A história dos Malês(Malinkes)😢
Gente a marca era em Caim e não em Cam.
Eles se afogam num mar de contradições... Complicado
Sou negro concordo de mais com vc
a PALAVRA CERTA É PESSOA ESCRAVISADA.
Na 1a parte, narloc daria um pal neles... na 2a parte, Rodrigo Silva nem falaria... só de rir dos caras já ganhava o debate kkkkk
Os caras são tão inteligentes q colocam a culpa no cristianismo de algo q nem faz parte da teologia Bíblica... marca de cam é a cor !?? Aaaah vá vagar
Eles erraram... falaram Marca de Cam...é a marca de "CAIM" E Caim era irmao de Abel "filhos de Adão" e nao Cam "filho de Noé", confundiram o Caim com o Cam
Um artigo não é publicado se estiver enviesado kkkkkkkk, a maior falácia que ouvi, iria assistir os outros cortes, depois dessa vou procurar outra coisa pra assistir
Os caras não conseguem mentir nem pra eles mesmo, no olhar vc vê que eles não acreditam no que estão falando kkkkkkkk
Refuta eles ai ent espertao
5 minutos de leitura no google ja corrobora tudo oq eles estao dizendo
Não sabe de nada não comenta mano!!
E´por isso q A DIFERENCA DO BRASIL nao tem pobreza. NEM FAVELAS, nem diferenca de classes e nem racismo entre negros na Africa(SENDO MIUTISSIMOOO IRONICO!!!!!), segundo esse energumeno do video Q NAO CONHECE HISTORIA E OBVIAMENTE JAMAIS LEU UM LIVRO DE ANTROPOLOGIA AFRICANA NA VIDA E VIVE DE ACHISMO!!! ...... A MENOS Q OS MESMISSIMOS NEGROS JA FAZIAM ¨DARWINISMO SOCIAL¨ ENTRE OS PROPRIOS NEGROS AFRICANOS, ISSO MILES DE ANOS ANTES OS EUROPEUS CHEGAREM NA AFRICA PQ A ARICA DE NORTE A SUL ERA ESCRAVOCRATA E TINHA COMERCIO DE ESCRAVOS NEGROS NAO SO DENTRO COMO PRA FORA DA AFRICA COMO ORIENTE MEDIO E ASIA!! EXISTEM RELATOS DE NEGROS AFRICANOS NO CHINA NO SECULO VIII!!
;
NAO EXISTE NA HISTORIA DA HUMANIDADE NENHUMA SOCIEDADE MAIS ESCRAVOCRATA Q A AFRICANA!! FATO!!! OS AFRICANOS BERBERES ESCRAVIZARAM ATE MESMO OS EUROPEUS, CIDADES INTEIRAS DAS COSTAS ATE O SECULO XVIII!! FATO!!
.
Pedro Alvares Cabral quando descobriu o Brasil ao seguir viagem para as Indias, ao passar o Cabo da Boa Esperanca e chegar ao lado oriental da Africa parou no porto africano de Quiloa, uma ilha pertecente a atual Tanzania, onde ja havia COMERCIO DOMINADO POR AFRICANOS ISLAMIZADOS onde se trocava ouro e ferro do Zimbábue, *ESCRAVOS* e marfim da África Ocidental, por tecidos, porcelanas, joias e especiarias da Ásia.
De Quíloa, a frota de Cabral partiu para Melinde, cidade fundada por mercadores suaíles, na costa do atual Quênia. Ali reuniu-se com o rei local, com quem estabeleceu relações de amizade e trocou presentes. A cidade já era conhecida pelos portugueses: Vasco da Gama ali aportara em 1488 e conseguira um piloto para levá-lo a Calicute. O mesmo aconteceu com Cabral.
Esses caras nunca se encontraram com um professor ou influencer comunista kkkk
Ótimos argumentos
A questão de povos conquistados se tornarem escravos é bem antiga....tanto que existe há muito tempo...alguns autores defendem a ideia de que justamente esse fato fez o império Romano ruir, uma vez que eles escrevizavam os povos conquistados e ficavam com as riquezas deles!! Acredito sim, que na África, Negros vendiam negros..afinal, era mercadoria, moeda de troca..enfim! Mas isso não torna a escravidão mais romântica!
Foi exatamente o que ele falou
Exato, os europeus só compravam os negros que os próprios negros comercializavam..
@@raquelalves290 coitados dos europeus né, não fizeram nada de errado.
@@jamesdouglas402 Muito pelo contrário, são tão culpados quanto. O escravizadores negros são minimizados, intencionalmente encobertos. Quem iniciou esse crime contra a humanidade foram os negros. Sei que quebra um pouco da narrativa de que a escravidão teve como principal motivo a questão racial.
@@raquelalves290 Você está totalmente desinformada, quando vc fala "negros" você fala de qual povo? São milhares de povos com culturas diferentes, vc não pode dizer que um francês é nazista só pq ele é da Europa e pq existiram europeus nazistas, a África é um continente gigantesco. sim esse tipo de escravidão ocorreu, mas tbm ocorreu no mundo todo, por guerras conquistas e etc.. Mas pela cor da pele, tem um agravante a mais, não adianta vc ser liberto se vc tem as "características de escravo" E isso perpétua até hoje.
Falaram até algumas verdades, algumas coisas que fazem sentido. Mas também falaram muita abobrinha! 🤦
Porque o Brasil não indeniza os escravizados?
Negro escravizava negro ? Entao pergunta pq a Itália tentou tomar Etiópia? Para escravizar e se deu muito mal
o Bom livro não pode ser ideologico.
Nada como ouvir gente que realmente pensa e nao papagaios que só repetem refroes. Parábens a esses dois. Precisamos de mais gente assim no Brasil
Ué, então o cara basicamente está se prendendo a nomenclatura. Esse outro povo que o angolano do exemplo do Vilela escravizava também era negro, portanto onde está o erro em dizer "negros escravizavam negros" ? Não mudou nada na prática. Pô eu aprendi isso na escola e na época nem tinha essa guerra como é hoje de esquerda e direita, ninguém nem sabia o que era esquerda e direita.
Vilela vc é um cara branco
Nunca sofreu nem um sentimento do que eu e minha família sofreram
Por favor com todo meu respeito ao seu "trabalho"
Por favor tenha o mínimo respeito pela minha raça e convide gente com um mínimo de base
Trazer iguinoramtes no debate a nossa causa que é autêntica vc desqualifica tudo
Puro interesse financeiro seu
Nojento isso
Viajou bonito hein? Tu entendeu o que foi falado pelos caras?.
Revise seu texto. Está cheio de erros, desse jeito não vai passar de ano. Volte e corrija pra te dar uma nota.
Citar fonte que é bom, nada... Só observando daqui os "historiadores".
video de 13:56 minutos para confirmar que negro escravizava e vendia e no final ainda quer rotular quem tem esse pensamento
Né?!
Gostei muito do papo muito inteligente mais quando se refere a essa nativa a bíblia não existe , já procurei , na bíblia vc acha o que vc quer depende do seu ponto de vista .
Alguma coisa sobre essas histórias entrem em contacto .
Nbe nho conoh na sanoma❤
Nunca vi historiadores tão ruins. E olha que tenho de amigos historiadores de renome aqui no Canadá e Brasil. Problema do Brasil é que os historiadores são muito parciais carregados de fortes ideologias.
Essa é a velha história quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Todo mundo sabe mas continua perguntando.
Adoro o canal mas essa entrevista foi a mais rasa e tendenciosa que vi. Falou um monte de meias verdades e não deu fonte alguma, até os canais de esquerda que acompanho tiveram mais honestidade e fontes que estes aí, pela cara nem o entrevistador acreditou muito nos entrevistados.
Os negros vendia os proprios negros isso e um fato voces nao pode mudar se voces estiver falando na questão cor
Noé foi festejar e ficou loucão???
Que leitura absurda heim, distorção total.
A galera confunde a escravidão por divida e guerra com o conceito de escravidão baseada no racismo científico
Sim, os comerciantes de escravos europeus nem pensavam no dinheiro que iriam ganhar, só escravizavam os negros por preconceito mesmo.
@@CaioCdA tu é burro ou faz isso por esporte?
Para defender seu viés os seres de luz até romantizam escravidão, que fofo. Até pq os escravos de guerra devem ter sido muito felizes, só os outro que sofreram né?
Ah, vai tomar banho no Tietê!
Existe o conceito de escravidão até de sistema econômico, como era defendido na antiga Grécia. Mas nenhum se anula, todos são horríveis.
@@TheDannabrito vc é burro por esporte ou é assim mesmo na vida normal?
Esse garoto é muito fraquinho.
O maior legado do cristianismo foi acabar com a escravidão em todo o lugar onde colocou os seus pés.
meia verdade nao, o fato é escravizou ou não?
Historiadores que não citam fontes históricas. 😅😅😅😅😅😅
Ou seja, como o Brasil paralelo faz e pior tem trouxa que assina aquilo kkkkkkkkkkkkkkkk
Trouxa é quem cai na conversa desses enviezados do video.
@@juniorortiz8602 kkkkkkkkkkkkkkkkkk..vai la pagar seu boleto trouxa do site deles vai
@@kidlandia3468 Se vc não curte o Brasil Paralelo, então o correto é os outros se associarem à eles!
5:13 Isso foi Galton, primo de Darwin
Tudo descamba pra luta de classes.
Não entendi. 13 minutos de vídeo, não falou nada do assunto. A única coisa que eu entendi é que tem que ser amigo da banca examinadora. Tem que ser aprovado pelos colegas. Kkkkkkkkk
Vai se internar
@@dragfelipahalley3281 Não entendi. Você está em um Hospital Psiquiátrico? Você está precisando de ajuda? Você está tomando os seus remédios?
Concordo com quase tudo, menos a parte do viés.
Meus caros nao e conta história para o povo de verdade para a população ser manipulada infelizmente
Meuuuuuuuuuuuuuuuuu pai, o melhor a dizer sobre estes comentários é cavalo que não chupa laranja não anda de bicicleta.
Galera, pra quem gosta do assunto: "O Genocídio Ocultado: investigação histórica sobre o tráfico árabo-muçulmano", de Tidiane N'Diaye. Leitura obrigatória pra quem quer entender a origem do tráfico, da inferiorização dos negros e do racismo. Detalhe: essa parte da maldição de Cam não vem dos europeus. Começou bem antes. Fica aí essa super dica.
Estes meninos devem ter estudado, se estudaram, com gibis, nada mais que isso. Da dureza mesmo!
O cara critica o anacronismo fazendo anacronismo.....