Tenho 43 anos, comecei jiu-jitsu há uma semana, fiquei com vergonha de ir pq me achei velho demais. Fui muito bem recebido pelos colegas, me incentivaram a não desistir. Estou muito animado. Mesmo tendo começado há uma semana, vejo o jiu-jitsu fazendo parte da minha vida.
Mano quando chegar três meses vai dá desânimo... pq vc vai evoluir e os mais graduados vão apertar mais ... tu vai sentir muita dor ... período de mutação do corpo... muita dor e sofrimento... Se passar desta fase não para nunca mais ... parabéns... não desista ...0ss
Duas não o bjj é umas 10 artes mistura.... É muito coisa uma coisa louca. E tão botando regras eu treino a 30 anos ... Todo dia muda tudo.... Meu jiu-jitsu é coisa de ninja. Nunca perdi uma porrada na rua
Eu tenho 37 anos, tenho apenas um mês de jiu-jitsu e faço de suas palavras as minhas. É outra família. Estou viciado no jiu-jitsu não falto treino e quando falto fico malzão.
Meu sobrinho hoje foi para sua primeira competição de jiu-jitsu e ficou em terceiro lugar. Todos da nossa família ficamos extremamente felizes. O muleque faz 5 meses que tá treinando, estava sedentário aos 10 anos , só queria saber de celular e comer porcaria. Depois desse tempo treinando ele já está muito bem fisicamente e mentalmente. O jiu-jitsu salva!
Maravilhoso esse corte. Tenho 45 anos e sou atleta de Judô desde os meus 8 anos de idade, passei por essa fase de "abandonar" a arte por não alcançar os resultados. Hoje eu consigo ir treinar por prazer por conta da doutrina que adquiri no tatame, cansado depois de um dia duro de trabalho ou às 06 da manhã antes de ir trabalhar. Judô é um esporte pra vida, mas sim, não existe dojo que não busque resultados em competições. Hoje treino por prazer mas com um olho nos campeonatos de masters. Nunca vi um cara que entrasse em um Dojo de Judô aos 40, mas tenho muitos amigos que o fizeram em um Dojo de Jiu Jitsu. Para terminar eu lembrei de uma frase sensacional que ouvi a uns 30 anos atrás quando perguntaram para um sensei de Jusô isso aqui: "Quanto tempo leva para uma pessoa comum virar um faixa preta de Judô?" "Pessoas comuns não viram faixa preta de Judô"
@@RyanGarcia19994você é burrão mesmo em caraleo ? Você não consegue entender que o cara não está falando de um título de um status e sim do nível de treinamento, vai ler um livro antes de defecar pela internet seu animal, pela amor né, consegue entender uma sentença básica, isso pode ser início de demência sabia ? Acha que tudo é dinheiro ? Você é puta ?
Fiz judô por mais de 10 anos e na minha opinião o que "estraga" o esporte é justamente essa coisa da federação mais atrapalhando do que ajudando e os atletas e senseis se preocupando mais com a competição do que com a arte marcial em si. Eu gostaria de voltar a praticar, porém é muito difícil achar hoje em dia uma academia que realmente ensine o judô de verdade e completo (pé, chão, história e filosofia). O principal do Judô é sua filosofia e o pessoal simplesmente esquece essa parte...
Faço numa academia aqui em bh com p sensei seya hirashima, da terceira geração de judô. Já treinou com kiuzo mifune, judô de verdade é MT mais interessante dos essa besteira que as federações fizeram.
@@ensaiodoabsurdo4197 amigo, sabe onde encontro uma academia em São Paulo que ensine esse Judô não voltado pra competição? Estou procurando a meses por aqui.
Muito top o vídeo, realmente o Jiu Jitsu muda o estilo de vida, comecei aos 42 anos e agora com 44 continuo amarradão no esporte. Me ajudou a sair de uma crise de ansiedade e me trouxe uma baita autoconfiança. Oss...
Amigao eu to me viciando em apostas , preciso de um esporte para tirar minha ansiedade , infelizmente jj na minha cidade as academias sao de fundo de quintal sem organização ..
Judo e esporte com regras engessadas cheio de punições e quedas. Como combate luta como ele mesmo disse faixa preta com 20 anos nao finalizava faixa branca de jiujitsu justamente porque jiujitsu e feito para você finalizar oponente e nao apenas derrubar quando derrubar começa luta no jiujitsu 🤗
@@jeanezqzo6714 Imagina se o judoca decide treinar jiu-jitsu? Sou faixa preta de judô e marrom de jiu-jitsu Qdo comecei treinar, competir jiu, eu dava a queda, marcava 2pontos , me mantinha em pé e meus adversários eram obrigados a ficar em pé e +2pontos 😅 E se me comparar com alguém com mesmo tempo de jiu, por ser judoca tenho um diferencial
Contra fatos não há argumentos. É isso mesmo. E acrescento, além de ser a F1 das lutas, é dos esportes também, pra mim talvez empate com a Natação. Mas é isso mesmo. Quem quiser continuar a polêmica não é Judoca rs. Treinei muito, a vida toda enquanto eu tinha gás pra isso, a maturidade chega e você passa a ver as coisas com olhos mais sábios também, mas o Rugby (não sei se é assim que escreve) é um esporte cujo treino é pesadíssimo também, pau a pau com o Judô se não for um pouquinho mais puxado, e acho que só. Tirando as brincadeiras à parte, todos Atletas, que levam seu Esporte a sério e conseguem atingir o nível Arte, todos são alvos do nosso respeito. Abçs.
Tenho 44 anos e estou fazendo Judô há um mês. Comecei para ampliar a interação com meu filho que já faz há 4 anos. Estou motivado e gostando de tudo. Converso muito com amigos que fazem Jiu-jitsu e estou gostando deste intercâmbio. São duas artes sensacionais, cada uma com sua tradição e peculiaridades.
Parabéns pela iniciativa e por exercer a paternidade dessa maneira! Tenho certeza que quando seu filho for adulto ele reconhecerá a atitude do pai e terá um exemplo a seguir.
Sensacional o raciocínio do Sensei Moacyr, eu fui Judoca, treinei na Volks, Mercedes, eu cheguei na faixa roxa, cada treino era uma guerra, nunca havia treino leve, com o tempo, eu tive fraturas serias, de tornozelo, ombro, o corpo, tem o limite, o Sensei falou tudo...
Grande satisfação assistir está entrevista...sou praticante de artes marciais tenho quase 50 anos e não podenos jamais perder o romantismo marcial e a defesa pessoal!!!!
Treinei Judo no prejeto USP/xerox e em Barueri, com grandes mestres um dele Douglas Vieira. O chão de SP (newaza) sempre foi forte, quase todos nós competiamos no judô e jiu-jitsu, eu mesmo lembro de chegar com minha faixa roxa judô em escola de jiu-jitsu e ficou feio para o pessoal das escolas de jiu-jitsu incluindo os pretas que sempre ficavam louco comigo. Experiência bacana que fez muito jiu-jitsuka respeitar o judô assim como psicóloga judocas respeitam o jiu-jitsu.
*Eu estou com 35 anos, sempre gostei de praticar esportes e estou na quarta aula de judô.* *Eu treino com prazer!* *Não sou saudosista, eu vivo o hoje.* *Um dia de cada vez, amigo! OSS!* 🇧🇷
Um aspecto não abordado, que acho de fundamental diferença entre as duas artes, é que o treino de Judô é muito mais anaeróbico, e portanto mais desconfortável que o treino de jiu jitsu. Qualquer judoca ao perder uma semana de treino por algum problema particular, sente muita falta de prática perante seus parceiros habituais. Esse fator, aliado à competitividade extrema, abordada no vídeo, desestimula a volta aos treinos de quem ficou muito tempo parado.
O que eu acredito é que o JJ é mais instintivo. Alguêm sem treino que se envolva numa situação de troca ali no chão com alguém com alguma experiência consegue mais ou menos se virar por algum tempo. Já no Judo é muito mais "o Instinto te engana" e você treina para PERDER aquela reação mais natural e ter a reação realmente técnica
Karacaaa!! Quando esse cara começou a falar que o jiu-jítsu é mais fácil que o judô, eu quase desliguei o vídeo!! Ainda bem que assisti até o final!! Ótima explicação sobre a diferença entre ambos 👍🏻 Oss 👊🏻💪🏻🥋
Concordo professor. Mas com mais de 60 anos, fica mais difícil a recuperação do corpo após uma aula de judô. Então , no jiu-jitsu diário, entre nós (velhinhos) não vejo muita gente pensando em alto rendimento. Jiu-jitsu é um estilo de vida. Usamos os ensinamentos colhidos no tatame para todos os outros aspectos da vida. Parece que há mais longevidade onde tudo é mais fácil. Oss!
A questão do judô, é que as quedas geram muitos impactos no corpo, o que traz mais riscos de lesões, enquanto no jiujitsu, como a maior parte da ação se desenvolve no chão, isso minimiza os impactos. Por isso que o jiujitsu é mais recomendado quando a gente já está com uma idade mais avançada.
Cheguei até a faixa laranja no judô e o acho mais intuitivo e "direto ao ponto" que o jiu jitsu. Quanto ao BJJ considero ele complexo e não ortodoxo, com sua infinidade de técnicas e posições.
Eu também cara, eu cheguei até a faixa amarela, fiz judô do 2/3 ano do fundamental, ao 6 ano, e dps parei, agr com 19 anos entrei no jiu-jitsu e acho mto mais difícil, e a questão do que esse cara falou, é o seguinte, eu cheguei até a amarela, e não tínhamos nenhum golpe de finalização, só treinavamos queda, só treina no chão a glr mais graduada do judô, no JIU vc já treina no chão, por isso os pretas foram amassados, mas bota em pé pra ver kkkk, enfim, eu tô tendo mta dificuldade no jiu jitsu pq tem mta coisa que eu n conheço
Eu comecei a treinar judô para poder acompanhar meus filhos, quiça daqui 8 ou 10 anos vou estar junto com meus filhos treinando. Agora, eu gostaria de ver mais treinamentos de defesa pessoal mais incluídos no judô, afinal também existem técnicas importantes ali.
Eu treinava judo e amo a arte, visitava academias de jiujitsu e tinha amigos que me ajudavam a aprender como um complemento. Depois de me envolver com alguns projetos sociais decidi treinar jiujitsu formalmente. É muito mais natural para um ser humano rolar no chão do que andar e projetar outra pessoa que está tentando fazer o mesmo com você. Infelizmente o judo está se mantando com tanta burocracia.
Voce tentar derrubar alguem do mesmo nivel tecnico q vc e muito dificil, mas vai fazer isso cm um inexperiente, o cara da um 360 graus antes de cair kkkkkkkkkkkk. Judo e uma arte muito tecnica, sempre foi dificil ver lutas competitivas acabarem em golpe perfeito, e mais uma disputa de tecnica
6:00 É muito verdade. Tenho 41 e parei judô aos 18. Conheci jiu-jitsu aos 11 e voltei a treinar aos 37. Judô é muito cansativo, muito impacto, muito mais chance de lesão.
É o contrário, as posições do Judô você precisa ceder a queda para cair bem, não machuca... O jiu-jitsu machuca demasiadamente mais! Devido as torcida e alavancas, ainda mais se você lutar fazendo muita guarda ou atacando e defendendo joelho e pé, é muita exigência de flexibilidade, mobilidade...
@@Bjjflowart sinto muito amigo, mas a sua visão está totalmente errada. Jiu jitsu é um dos esportes mais seguros que existe. Basta pegar estatisticamente o número de adultos que praticam judô ativamente e o número que praticam jiu de forma ativa. (por ativamente e ativa, se entende como aquele que de fato treina, realizando as posições e lutas). O que mais há é pessoas de idade iniciando no jiu jitsu, justamente por esse quesito de segurança. Coisa que no judô é bem pouco rotineira.
@@marceloisoni9158 poxa manos, eu como praticante e competidor de ambas modalidades, sempre me machuquei muito no jj doq no judô e ainda vejo mais colegas também na mesma, além do fato que não se cai 200x num treino todo dia
Como ex judoca tenho que concordar. o Jiu Jitsu é muito mais atrativo como um lifestyle ao longo da vida fora que tem muito mais ofertas de academias do que de dojos para o Judô, Muito mais fácil eu consegui incluir Jiu Jitsu na minha rotina com os meus horários do que incluir novamente o Judô. Fora que as regras realmente atrapalham um pouco do desenvolvimento do esporte, Muito do que eu aprendi lá no começo com 7 anos ainda é aplicado ou já ta proibido então eu com 31 tenho que "reaprender" as regras.
Concordo. Treinei jiu quando criança, hoje sou faixa preta de judô. O jiu-jitsu mudou completamente de quando eu treinava, evoluiu muito. Enquanto que o judô só regrediu.
Já tem 2 anos que voltei a praticar judô depois de 15 anos parado e a cerca de 5 meses entrei no Jiu Jitsu e aos 35 anos participei da minha primeira competição! Adoro as duas artes, mas eu acho JJ mais difícil! Esse podcast é muito foda!
Tenho 42 e acabei se começar no judô .... Meus metres me receberam com.muita alegria e satisfação assim como os colegas de treino todos muito mais novos que eu
Vídeo massa. Exatamente isso. Treinei seis meses o judô e gostei muito. Mas quando fui para o jiu-jitsu amei demais. Comecei com 41 anos e luto muito duro com a moçada mais jovem. E mesmo com gente mais pesada ainda dou muito trabalho para eles. O jiu-jitsu é um estilo de vida para mim. Autoconfiança e autoestima lá em cima. Parabéns pela fala. Hoje estou com 50 anos e nem penso em parar. Na faixa roxa. Já chegando na marrom. Só competi uma vez na vida e nem sinto vontade. Não treino para competição. Treino por prazer, qualidade de vida.
Uma análise equilibrada ,inteligente e profunda das duas modalidades. Prático Judô a mais de vinte anos e hoje com 41 , estou querendo treinar para competir, mas não consigo por falta de material humano. Já o Jiu-jitsu, modalidade que treino a pouco mais de 2 anos, encontro bastante diversidade nos treinos, no que diz respeito ao material humano supramencionado. De fato o Judô não é um estilo de vida,mas o Jiu-jitsu sim.
Eu tenho 48 anos e treino judo por Life style, e minha academia a turma não é pra competição, no entanto nós competimos mesmo assim. Não pode generalizar. No mais ótimo bate-papo
Espectacular!! Sin duda o judo e un dos deportes de combate mais dificiles e mais duros, tardase moito tempo en dominar, ten ademas unha explosividad brutal, as tecnicas realizanse a maxima velocidad, e igual que o striking o movimento e en todas as direccions, o timing e complicado, pero o bjj e maravilloso!! Cortes estou esperando a que te especialices no kick boxing con a tua loxica, razonamento e instinto vas a facelo de 10, necesitamos algo asi no kick boxing, tocaches algo do kick con o mestre marco ruas, bueno un saludo so calidade como sempre!!❤
DISCORDO!! TENHO 30 ANOS, E TREINO JUDO POR PRAZER! AMO A DINAMICA DO TREINO E A REPETIÇÃO EXAUSTIVA PRA LAPIDAR OS GOLPES, tenho apenas 17 meses de judô
Ronda Roussey passou o carro numa pá de mulher se valendo basicamente só do judô, ela metia uma espécie de seoi nage e finalizava e quase nenhuma mina sabia defender aquilo. Só quando ela foi se meter a boxear é que deram um fim nela.
@@Jaque_Leao Bem, nessa magia única ela era imbatível mesmo contra especialistas. Mas aí ela achou de boa querer sair na porrada com Striker campeã. No final do dia só importa se vc venceu, não importa como, e é fato que ela seria durado mais tempo se não tivesse tomado escolhas erradas.
Muito interessante, sempre achei que o Moacir Mendes era um cara inteligente, e isso só se confirmou. Excelente pedida pra entrevista. Ah, e volta pro Spotify meu velho!
É verdade, as vezes eu chego da universidade, depois vou pra musculação e quando chega a hora do treino de judô eu quero ir lá pq eu gosto mas lembro que quando chegar lá vão me obrigar a fazer um treino pesadíssimo por causa de competição, e ai invés de relaxar só vou estressar ainda mais o meu corpo e desisto de ir
Boa noite....Me chamo Miguel Gentile e comecei no Judô com 12 anos com o saudoso Sensei Catalano, fui até os 25 anos e parei....voltei com 42, hoje eu sou Shodan e treino com o Sensei Fossati. Na nossa academia temos vários veteranos que treinam por gostarem do Judô, convido vocês para irem em nosso Dojo para ver como nosso treino é LifeStyle.
Treinei muito tempo judô e não vejo os caras da minha época, que começaram criança comigo, treinando. Migrei pro BJJ porque o Judô acaba sendo mesmo muito orientado pra competição e eu honestamente não posso me dar ao luxo de me arrebentar como me arrebentava antes. O "lifestyle" do BJJ é legal porque é inclusivo. As pessoas realmente começam tarde e vai tudo bem, o qur raramente acontece no Judô. O cara com 1 ano de treino vai pra campeonato mundial, o que é impossível no Judô.
Olha, eu fiz uns 13 anos de judô e com bastante frequência sinto aquela coceirinha de voltar a treinar. A questão é que lutar em pé e cair 100 vezes para um lado e 100 vezes para o outro, todo treinamento, é coisa para jovem em forma. Para quem tá mais coroa não dá. Última vez que fui treinar eu achei que minha coluna ia separar ao meio com cada tombo. No chão isso já não acontece. É só dar os 3 tapinhas.
Mais ou menos. Todos amigos que treinam bjj que eu conheço se machucam. E toda a atmosfera de treino é competitiva pra caramba com maluco querendo levar seu braço pra casa e sangue nozóio. E pelos comentários ele só esteve em Dojo de judô de esporte. Existe sim Dojo em molde mais antigo que o ambiente não exclui pessoas que não são atletas de alto rendimento.
@@kenokurose mas ninguém disse que não machuca. Eu já me machuquei demais lutando chão. Acho que o pessoal não tá entendendo, então eu vou tentar explicar melhor. Para se aprender judô, eu empresto meu corpo para o meu colega aplicar uma queda e vice-versa. Isso é feito todo o treino, dezenas de vezes; chama-se uchi komi. A longo prazo, depois dos 40 e com uns quilos a mais, ninguém aguenta mais, entendeu? Salvo uns malucos. Na luta propriamente, com todo mundo no mesmo nível, até que não se cai muito, o problema é o treinamento que precede o randori.
@@marceloisoni9158 pse, o chão também machuca bastante, mas a parte de tomar um monte de queda no mesmo dia realmente atrapalha muito pra qm é mais velho e até mesmo mais novo q tem trabalhar no outro dia
Puts concordo muito, lesionei fiz cirurgia fiquei 10 meses afastados no meu segundo treino na volta do judô já vieram falar de me preparar bem para competir em campeonato kkkkk
Meu Sensei de Judô ele tem 53 anos,ele luta a + de 30 anos,e ele leva isso com estilo de vida,ele falou nunca pensou em desistir do Judô,porque segundo ele,Um dos fundamentos do Judô e nunca desistir.
Saudade do old judo! Quando vou treinar com meus irmaos de judogui, a gente so faz old judo hahaha vale tudo! Sou preta de Judô e Roxa de Jiu. Digo que o Jiu é o judo desbloqueado. Top video, Oss Sensei.
Sensei Moacir sabe muito! Eu tive a sorte de começar o Judô e Jiu-Jitsu com o professor Orlando Araújo que sempre nos fez entender que ambos são necessários um para o outro.
Cara, vou pegar o meu exemplo. Eu treino judô a vida inteira e um tempo desses eu comecei a treinar o jiu jitsu pra ter o compromisso de treinar ne-waza ao menos 3 vezes por semana. A minha escola por si só sempre deu muita ênfase em ne-waza. O meu sensei passava uma passagem de guarda, uma raspagem, uma finalização e nos as repetimos várias vezes. Mas msm assim o foco maior era em nage-waza. Cara, sem brincadeira, no meu primeiro treino de jiu jitsu eu estava lutando e finalizando caras de faixa azul com facilidade. Tava lutando de igual pra igual com os faixas roxas. Tava conseguido não ser finalizado, por impor ritmo na luta, pelos faixas marrons e estava conseguindo me sair "bem" contra os faixas pretas, embora tenha sido finalizado várias vezes. Isso tudo com o básico q eu tinha. Oq eu achei muito diferente, e acho q isso me favoreceu, foi o fato do judô ter um ritmo mais dinâmico. Outra coisa q eu percebi é q os caras treinavam "pouco" as posições e as finalizações comparado ao q eu fazia ( pelo menos 100x pra esquerda e 100x pra direita). Olhe q eu n sou nenhum prodígio, muito pelo contrário, eu sempre precisei treinar muito mais pq sempre tive dificuldades em pegar movimentos novos. Lembrando, n estou desmerecendo o jiu-jitsu, é uma arte muito eficiente se treinada de maneira correta. Mas a parada dos 3 anos comparados aos 3 meses é MUITO vdd.
Já eu nunca encontrei um faixa preta de judô bom de chão eu viajo o país competindo e sempre visito academias e eu msm sendo um faixa azul quarto grau na época (hj eu sou roxa) eu sempre vencia todos com muita facilidade, o newaza do judo é muito inferior ao newaza no jiu jitsu da msm forma que o tati waza do jiu jitsu é muito inferior ao tati waza do judo, eu tbm treino as duas artes marciais.
@@compass3309 n necessariamente. Obviamente q as duas modalidades dão um foco maior em uma das duas partes ( nage-waza e ne-waza). Oq acontece é q no judô mundial por muitos anos o ne-waza foi muito desvalorizado, principalmente na Europa, e as regras n favoreçam nenhum pouco quem buscava desenrolar a luta no ne-waza, naturalmente os grandes clubes destinaram o seu foco para o nage-waza, as exceções ficam por algumas academias q sempre continuaram a treinar ne-waza (o meu caso). Isso começou a mudar dps q o Flávio canto apareceu, q de acordo com ele, o sensei Geraldo Bernardes era apaixonado por ne-waza(inclusive por isso q ele é considerado um dos maiores do Brasil. De certa forma, ele "mudou" o judô mundial). As regras de hj favorecem muito mais o ne-waza do q a 10 anos atrás, um bom exemplo disso foi no último mundial, onde as lutas das japonesas por alguns momentos pareciam até msm uma luta de jiu-jitsu. Acredito essa questão está começando a ser resolvida ao redor do globo, já q as japonesas tão pegando geral no chão e preferindo a luta de solo grande parte das vezes. Eu tenho percebido esse movimento crescendo no Brasil, antigamente nos campeonatos a gente sobrava no solo, hj em dia as coisas estão BEM mais complicadas. Enfim, concluindo, essa questão vai variando de escola pra escola, no meu caso, tive a sorte de ter um sensei q incentivava muito o estudo do ne-waza.
A galera esquece que você ter uma Base de judô, ainda mais se for um faixa preta, já ajuda muito. A consciência corporal de uma pessoa para prática de arte marcial é um dos principais pilares para o seu desenvolvimento, ainda mais se tratando de artes marciais que são muito semelhantes (judô e jiu-jitsu). Então não é questão do Jiu-jitsu ser mais fácil, mas sim que o judô é uma ótima base corporal e técnica para quem está iniciando no jiu-jitsu. Sou faixa preta de jiu-jitsu e na minha academia recebemos muitas visitas de judocas que treinam para competição e alguns são faixas pretas, e nunca vi essa facilidade toda dos caras em aprender como é dito no vídeo ou por você relatada. O que eu vejo são pessoas que tem consciência corporal e experiência com luta, só isso.
Poucos entendi o que realmente é judô, judô e vida e você dedicar todo tempo pra uma coisa e vê sua evolução e surreal a uma experiência muito gostosa sou judôka amo muito pq ja derrotei muito graduados foi muito bom saber e ver minha experiência
É verdade eu quando fiz judo até feixa castanha em fins de 80 aqui em Portugal e cara esquece demora muito mais passar de cinto e usávamos mais a luta no chão em combates...e é normal um judoca aprender rápido BJJ já o fazemos no judo.. fazíamos e exacto passou a ser um desporto de rendimento e finalizar o mais rápido possível..e cuidado com lutar sem kimono ...claro vocês levam vantagem....mas aí está existem judocas verdadeiras máquinas no chão...por exemplo o meu cunhado .. foi comigo treinar BJJ estou a adorar ❤..o mestre teve de o por a treinar com feixa preta ...antes limpou todos no chão..os faixa preta nenhum o fechou ele fechou alguns.....90% das vitórias dele no judo foram finalizadas no chão sufocando..bons tempos na história do judo ....e é verdade é uma tristeza não deixarem usar cenas antigas e mais luta no chão ...agora são máquinas de explosão.
Eu treinei judo por 2 anos dos meus 9 aos 11 aos 11 eu comecei a treinar muay Thai e assim treino até hoje, com meus 21 o judô é uma arte tão foda e tão repetitiva que aos meus 21 anos quando comecei a praticar wrestling as quedas que eu mais derrubo são as quedas de quadril que aprendi aos 9 anos. principalmente haraigoshi
Então. Muito bom a colocação ainda mais vindo de quem respeito muito e sei que é muito bom. O judô é infinitamente mais difícil porém mais completo , umas das dificuldade do judô pelo menos na região norte são as academias tipo quase não tem. Já o jiu-jitsu em todos os lugares tem no mínimo 3 academias. Entendo também pelo espaço exigido para treinos não seja tão exigente quanto no judô quando se trata de espaço físico. Tenho 54 anos de idade e só não treino judô todos os dias porque não tem judô onde moro ou por onde viajo. Então acabo treinando jiu-jitsu para não ficar parado. Shiran - Jigoro Kano criou o judô como filosofia de vida e o mesmo não tinha interesse que fosse um esporte mas a arte criou uma dimensão que ficou impossível evitar. Sem esquecer que um dos princípios é preservar a idoneidade física do praticamente. Por isso o tanto de regras.
Eu como praticante de Judô e Jiu Jitsu há 17 anos. Assino embaixo tudo o que ele falou. Minha academia de Judô é uma exceção devido a quantidade de praticantes acima dos 40 anos, mas complementando: o Judô gera muitas lesões que afasta os mais antigos, e o JJ não. Eu particularmente, lesionado...treino JJ tranquilamente.
Isso eu percebi nas turmas, jiu jitsu tem mais longevidade. Vejo muitas pessoas próximas dos 50 anos treinando jiu e com um físico excelente. Na mão de bons mestre o potencial é gigante mesmo.
Realmente é mais difícil pq é mais completo o judô , um dia eu finalizei um roxa de judo eu era faixa branca de jiu com 4 meses de treino e na época tbm era branca de judô com um mês de treino,isso foi em um campeonato de luta casada
Vocês estão certíssimos. Eu fiz Judô dos 4 aos 16 anos, fiquei 30 anos sem colocar um kimono e aos 46 comecei no Jiu-Jitsu, fui Campeão Mundial em Las Vegas com 51 anos na faixa marrom. Oss @mauricioribeirobj
Bom dia! Se me permite o comentário, vi um podcast com Lioto e ele explica a origem do judô e jiu-jitsu muito interessante. E pra nós ocidentais é muito difícil entender o judô e o judô foi criado como uma forma de educação principalmente para as crianças, muito interessante a história.
Sou marrom no judô, treino a muito tempo, nas vezes que fui no jiu jitsu, vi muita diferença entre as artes. Hoje tô "dando aula" para dois amigos jiu jiteiros que querem aprender algumas quedas. Máximo respeito às duas artes
Comecei judô aos 12 anos e tive que parar aos 18 devido a ter entrado na faculdade e querer me dedicar aos estudos de língua japonesa, o que me trouxe ao Japão e decidi voltar ao judô aos 49 anos, tendo treinado por 1 ano até agora. Participei de uma competição e , para minha surpresa, fiquei em terceiro lugar mesmo tendo lutado com o ligamento do joelho rompido e ter lutado com gente mais nova que eu (incluindo policiais)e com mais experiência. Estarei participando de outra competição em setembro, que dá a possibilidade de tirar a faixa preta para o primeiro colocado, mas também fiz o curso ¨nage no kata ¨ para poder tirar a faixa preta por vias normais. Fiz uma aula experimental de jiu-jitsu, mas não gostei por sentir que é um ¨judô mutilado¨ pelo fato de não haver luta no alto e não achar que somente treinar chão vai me ajudar no judô nem é útil para defesa pessoal, visto que também faço aikidô.Pensei em arrumar um segundo lugar para treinar judô ou possivelmente treinar jiu-jitsu pelo fato de não ser tão difícil para alguém acima dos 40 treinar, mas decidi fazer caratê.
Treino Judo a 42 anos e Jiu Jitsu a 11 anos, estou com 46 anos hoje.......inclusive fui atleta de judo da Sogipa, mesmo clube do Moacir...... Na minha percepção o Judô tem sim um life style, mas somente quando se é criança até a adolescência, já na fase adulta sem dúvida nenhuma o jiu jitsu tem o life style muito forte.
então treina mais solo, as lutas de judô hj estão terminando mais no solo do que em quedas, só que os judocas não aceitam isso, tem que treinar solo, pra ficar completo como atleta.
Esses são os lados que se completam. É realmente uma pena que quando falamos de uma coisa complementar a outra, alguns praticantes imaginem somente o solo complementando a luta em pé e vice-versa. Na verdade, são as formas de se pensar a luta que se completam.
Sou professor de Judô e defendo Judô como arte marcial, voltado para defesa pessoal, competição é um meio e não fim, então sou defensor do judô como uma forma de estilo de vida. Realmente cada dia que passa engessa essa arte marcial.
Eu acho que mais para frente, talvez irá ter outra confederação de judô (como Karatê) outros senseis, que irá fazer um judô mais para defesa pessoal ou com menos regras enfadonhas.
O judô de 1920 era bem mais violento, como uma luta, em si. Hoje o judô oficial visa o bem-estar dos atletas e a estética ao público, o que é sempre questionável.
Acho que muito dessa diferença entre judô e jiu quanto a movimentos novos é porque o judô é esporte olímpico (o que torna as regras mais rigosas e deixa mais engessado).
So ouvi verdades ótimo podcast. Jiu jitsu e um estilo de vida jj e terapia jj tira ansiedade jj tira depressão jj e puramente life. Ca entre nós judô e meio mecânico não e tão atraente por exemplo pra quem que apenas treinar não tem como treinar leve o pai quebra sempre no JJ e mais fácil de se tornar um ambiente controlado aonde um médico pode treinar sem medo de se machucar por exemplo jiu jitsu e a arte suave !
Eu pratiquei BJJ durante um tempo e sempre tive muita facilidade em me defender nos rolas. Era muito difícil me finalizar(óbvio que me finalizavam) porém como tenho um grau de autismo e tenho dificuldade com lateralidade não conseguia muito memorizar os lados dos movimentos. Mas digo... é uma arte maravilhosa de se praticar mesmo sem intenção de competir. Realmente com 6 meses de treino eu já incomodava muito atletas de outras artes inclusive judô que iam treinar conosco.
Cara eu faço jiu jitsu, e cheguei a fazer um bom tempo de judo, e quando peguei um cara no treino em pé la no treino de jiu-jitsu, eu n fiz mt coisa, e fiquei surpreso, pensei que seria mais facil quedar.
Interessante, realmente a parte de arte marcial x lifestyle x competição foi muito bem colocada. No entanto, não acho o jiu mais fácil, ambos possuem suas particularidades como arte marcial. Agora o judô atual, de perfil competitivo, com todas as restrições que foram colocadas, realmente se torna mais difícil, pois ima série de recursos foram retirados. Deixou de ser algo que os mais fracos possam praticar em pé de igualdade, se tornando um esporte como levantamento de peso ou natação. Ao diminuir possibilidades técnicas, a força e potência aumentam a importância nos randoris. O jiu-jítsu, por sua vez, ao abraçar o novo e as técnicas, permite ao mais fraco utilizar todas as ferramentas ao seu dispor. Isso, aliado ao tempo maior de luta, também favorece a técnica. Mas excelente a pauta, dá uma discussão muito prolífica.
Jigoro Kano fez o judô para defesa pessoal, infelizmente virou um esporte olímpico, eu lutei judô na minha adolescência, gosto das sequências de golpe queda para chão, usei um tempo atrás numa briga ude-garame.E eficaz judô na defesa pessoal, problema e que os sensei só ensinam para competição.
Tenho 43 anos, comecei jiu-jitsu há uma semana, fiquei com vergonha de ir pq me achei velho demais. Fui muito bem recebido pelos colegas, me incentivaram a não desistir. Estou muito animado. Mesmo tendo começado há uma semana, vejo o jiu-jitsu fazendo parte da minha vida.
Mano quando chegar três meses vai dá desânimo... pq vc vai evoluir e os mais graduados vão apertar mais ... tu vai sentir muita dor ... período de mutação do corpo... muita dor e sofrimento...
Se passar desta fase não para nunca mais ... parabéns... não desista ...0ss
O bjj é um mix shake .... O judô é diferente... E tem um o no-gi TBM... Mas nunca será um esporte olímpico.
O bjj é porrada.
Duas não o bjj é umas 10 artes mistura.... É muito coisa uma coisa louca. E tão botando regras eu treino a 30 anos ... Todo dia muda tudo.... Meu jiu-jitsu é coisa de ninja. Nunca perdi uma porrada na rua
Eu tenho 37 anos, tenho apenas um mês de jiu-jitsu e faço de suas palavras as minhas. É outra família. Estou viciado no jiu-jitsu não falto treino e quando falto fico malzão.
E eu que tenho 50 e penso em começar…
Meu sobrinho hoje foi para sua primeira competição de jiu-jitsu e ficou em terceiro lugar. Todos da nossa família ficamos extremamente felizes. O muleque faz 5 meses que tá treinando, estava sedentário aos 10 anos , só queria saber de celular e comer porcaria. Depois desse tempo treinando ele já está muito bem fisicamente e mentalmente. O jiu-jitsu salva!
Maravilhoso esse corte.
Tenho 45 anos e sou atleta de Judô desde os meus 8 anos de idade, passei por essa fase de "abandonar" a arte por não alcançar os resultados. Hoje eu consigo ir treinar por prazer por conta da doutrina que adquiri no tatame, cansado depois de um dia duro de trabalho ou às 06 da manhã antes de ir trabalhar. Judô é um esporte pra vida, mas sim, não existe dojo que não busque resultados em competições. Hoje treino por prazer mas com um olho nos campeonatos de masters.
Nunca vi um cara que entrasse em um Dojo de Judô aos 40, mas tenho muitos amigos que o fizeram em um Dojo de Jiu Jitsu.
Para terminar eu lembrei de uma frase sensacional que ouvi a uns 30 anos atrás quando perguntaram para um sensei de Jusô isso aqui:
"Quanto tempo leva para uma pessoa comum virar um faixa preta de Judô?"
"Pessoas comuns não viram faixa preta de Judô"
Oss!
Qualquer um vira faixa preta de qualquer coisa, seja judô, jiu jitsu, sem essa de ficar romantizando
@@RyanGarcia19994você é burrão mesmo em caraleo ? Você não consegue entender que o cara não está falando de um título de um status e sim do nível de treinamento, vai ler um livro antes de defecar pela internet seu animal, pela amor né, consegue entender uma sentença básica, isso pode ser início de demência sabia ? Acha que tudo é dinheiro ? Você é puta ?
Fiz judô por mais de 10 anos e na minha opinião o que "estraga" o esporte é justamente essa coisa da federação mais atrapalhando do que ajudando e os atletas e senseis se preocupando mais com a competição do que com a arte marcial em si. Eu gostaria de voltar a praticar, porém é muito difícil achar hoje em dia uma academia que realmente ensine o judô de verdade e completo (pé, chão, história e filosofia). O principal do Judô é sua filosofia e o pessoal simplesmente esquece essa parte...
Faço numa academia aqui em bh com p sensei seya hirashima, da terceira geração de judô. Já treinou com kiuzo mifune, judô de verdade é MT mais interessante dos essa besteira que as federações fizeram.
Sim, visando sempre medalha e se não for competir pode sair da academia ....
Caramba interessante saber que o principal da arte marcial não é nem o combate em si, e sim a filosofia ..
@@ensaiodoabsurdo4197 amigo, sabe onde encontro uma academia em São Paulo que ensine esse Judô não voltado pra competição? Estou procurando a meses por aqui.
@@juniorbastos8910 Projeto Budô, faça uma visita
COMECEI JUDÔ COM 42 E ESTOU ADORANDO ,SOU TIPO TOQUINHO!😂😂😂😂😂 BRUTALIDADE MAXIMA.!!!
Vixe rs
Como estão os treinos hoje em dia? :) Já mudou de faixa?
Muito top o vídeo, realmente o Jiu Jitsu muda o estilo de vida, comecei aos 42 anos e agora com 44 continuo amarradão no esporte. Me ajudou a sair de uma crise de ansiedade e me trouxe uma baita autoconfiança. Oss...
Amigao eu to me viciando em apostas , preciso de um esporte para tirar minha ansiedade , infelizmente jj na minha cidade as academias sao de fundo de quintal sem organização ..
Estou usando justamente para Controlar as crises ansiedade(ainda não resolveu, mas está ajudando).
@@Direita_sempre.1609 Mas não tem outras academias de outras artes marciais?
Comecei no Jiu Jitsu aos 45 anos. Hoje aos 55 anos estou na Faixa Marrom e não penso em parar. Jiu Jitsu é qualidade de vida.
Fantástico! Parabéns! 👏👏
Já era pra estar na preta.
Sem dúvida! Judo é a Fórmula 1 das lutas. Qualquer um aprende jiu-jitsu.
Judo e esporte com regras engessadas cheio de punições e quedas. Como combate luta como ele mesmo disse faixa preta com 20 anos nao finalizava faixa branca de jiujitsu justamente porque jiujitsu e feito para você finalizar oponente e nao apenas derrubar quando derrubar começa luta no jiujitsu 🤗
A vaidade que o cara falou no vídeo 😂😂😂
@@jeanezqzo6714 Imagina se o judoca decide treinar jiu-jitsu?
Sou faixa preta de judô e marrom de jiu-jitsu
Qdo comecei treinar, competir jiu, eu dava a queda, marcava 2pontos , me mantinha em pé e meus adversários eram obrigados a ficar em pé e +2pontos 😅
E se me comparar com alguém com mesmo tempo de jiu, por ser judoca tenho um diferencial
Contra fatos não há argumentos. É isso mesmo. E acrescento, além de ser a F1 das lutas, é dos esportes também, pra mim talvez empate com a Natação. Mas é isso mesmo. Quem quiser continuar a polêmica não é Judoca rs. Treinei muito, a vida toda enquanto eu tinha gás pra isso, a maturidade chega e você passa a ver as coisas com olhos mais sábios também, mas o Rugby (não sei se é assim que escreve) é um esporte cujo treino é pesadíssimo também, pau a pau com o Judô se não for um pouquinho mais puxado, e acho que só. Tirando as brincadeiras à parte, todos Atletas, que levam seu Esporte a sério e conseguem atingir o nível Arte, todos são alvos do nosso respeito. Abçs.
@@jeanezqzo6714qt bobagem.
Tenho 44 anos e estou fazendo Judô há um mês. Comecei para ampliar a interação com meu filho que já faz há 4 anos. Estou motivado e gostando de tudo.
Converso muito com amigos que fazem Jiu-jitsu e estou gostando deste intercâmbio. São duas artes sensacionais, cada uma com sua tradição e peculiaridades.
Judô no começo é tenso, muita queda tem que aprender.
Posição do corpo na queda e as pernas, tenso demais
Parabéns pela iniciativa e por exercer a paternidade dessa maneira!
Tenho certeza que quando seu filho for adulto ele reconhecerá a atitude do pai e terá um exemplo a seguir.
Sensacional o raciocínio do Sensei Moacyr, eu fui Judoca, treinei na Volks, Mercedes, eu cheguei na faixa roxa, cada treino era uma guerra, nunca havia treino leve, com o tempo, eu tive fraturas serias, de tornozelo, ombro, o corpo, tem o limite, o Sensei falou tudo...
Grande satisfação assistir está entrevista...sou praticante de artes marciais tenho quase 50 anos e não podenos jamais perder o romantismo marcial e a defesa pessoal!!!!
O Jiu-jitsu transformou a minha vida e me deu a melhor relação pai e filho ...Hj tenho 44 anos e vivo de Oss
Treinei Judo no prejeto USP/xerox e em Barueri, com grandes mestres um dele Douglas Vieira. O chão de SP (newaza) sempre foi forte, quase todos nós competiamos no judô e jiu-jitsu, eu mesmo lembro de chegar com minha faixa roxa judô em escola de jiu-jitsu e ficou feio para o pessoal das escolas de jiu-jitsu incluindo os pretas que sempre ficavam louco comigo. Experiência bacana que fez muito jiu-jitsuka respeitar o judô assim como psicóloga judocas respeitam o jiu-jitsu.
treinei Jiu jitsu por 7 meses e depois fui pro judô, pretendo treinar pela vida toda, to com 17 meses de judô!!
Eu treinava karatê e judo quando criança, particularmente acho o judô mais divertido. Estou voltando agora, com 26 anos
vou assistir inteiro pq encontrei um judoca sensato.. amém senhora...
*Eu estou com 35 anos, sempre gostei de praticar esportes e estou na quarta aula de judô.*
*Eu treino com prazer!*
*Não sou saudosista, eu vivo o hoje.*
*Um dia de cada vez, amigo! OSS!* 🇧🇷
Boa amigo, voltei agora com 29 no judô, é bom demais
Um aspecto não abordado, que acho de fundamental diferença entre as duas artes, é que o treino de Judô é muito mais anaeróbico, e portanto mais desconfortável que o treino de jiu jitsu. Qualquer judoca ao perder uma semana de treino por algum problema particular, sente muita falta de prática perante seus parceiros habituais. Esse fator, aliado à competitividade extrema, abordada no vídeo, desestimula a volta aos treinos de quem ficou muito tempo parado.
Concordo!
O que eu acredito é que o JJ é mais instintivo. Alguêm sem treino que se envolva numa situação de troca ali no chão com alguém com alguma experiência consegue mais ou menos se virar por algum tempo. Já no Judo é muito mais "o Instinto te engana" e você treina para PERDER aquela reação mais natural e ter a reação realmente técnica
Karacaaa!!
Quando esse cara começou a falar que o jiu-jítsu é mais fácil que o judô, eu quase desliguei o vídeo!!
Ainda bem que assisti até o final!!
Ótima explicação sobre a diferença entre ambos 👍🏻
Oss 👊🏻💪🏻🥋
Esse podcast não para de melhorar, gosto muito de lutas e sinceramente aqui nesse programa a complexidade do Judô como esporte de alto rendimento
Concordo professor. Mas com mais de 60 anos, fica mais difícil a recuperação do corpo após uma aula de judô. Então , no jiu-jitsu diário, entre nós (velhinhos) não vejo muita gente pensando em alto rendimento. Jiu-jitsu é um estilo de vida. Usamos os ensinamentos colhidos no tatame para todos os outros aspectos da vida. Parece que há mais longevidade onde tudo é mais fácil. Oss!
A questão do judô, é que as quedas geram muitos impactos no corpo, o que traz mais riscos de lesões, enquanto no jiujitsu, como a maior parte da ação se desenvolve no chão, isso minimiza os impactos.
Por isso que o jiujitsu é mais recomendado quando a gente já está com uma idade mais avançada.
Cheguei até a faixa laranja no judô e o acho mais intuitivo e "direto ao ponto" que o jiu jitsu. Quanto ao BJJ considero ele complexo e não ortodoxo, com sua infinidade de técnicas e posições.
EXATO
Eu também cara, eu cheguei até a faixa amarela, fiz judô do 2/3 ano do fundamental, ao 6 ano, e dps parei, agr com 19 anos entrei no jiu-jitsu e acho mto mais difícil, e a questão do que esse cara falou, é o seguinte, eu cheguei até a amarela, e não tínhamos nenhum golpe de finalização, só treinavamos queda, só treina no chão a glr mais graduada do judô, no JIU vc já treina no chão, por isso os pretas foram amassados, mas bota em pé pra ver kkkk, enfim, eu tô tendo mta dificuldade no jiu jitsu pq tem mta coisa que eu n conheço
Eu comecei a treinar judô para poder acompanhar meus filhos, quiça daqui 8 ou 10 anos vou estar junto com meus filhos treinando. Agora, eu gostaria de ver mais treinamentos de defesa pessoal mais incluídos no judô, afinal também existem técnicas importantes ali.
Comecei no jiu aos 45, hoje com quase 49 na roxa! O mestre pontuou perfeitamente!
Parabéns mano são poucos quarentões que tem disponibilidade é disposição pra treinar artes marciais
Parabéns guerreiro! Poucos começam nessa idade! Exemplo para nós mais jovens! Oss
Po 4 anos faixa roxa é, se eu começar com 23 quando tiver com a idade do senhor já serei faixa preta
3 treinos por dia, eu acerdito.
@@NathanOnCodesbasta treinar
Eu treinava judo e amo a arte, visitava academias de jiujitsu e tinha amigos que me ajudavam a aprender como um complemento.
Depois de me envolver com alguns projetos sociais decidi treinar jiujitsu formalmente.
É muito mais natural para um ser humano rolar no chão do que andar e projetar outra pessoa que está tentando fazer o mesmo com você.
Infelizmente o judo está se mantando com tanta burocracia.
Voce tentar derrubar alguem do mesmo nivel tecnico q vc e muito dificil, mas vai fazer isso cm um inexperiente, o cara da um 360 graus antes de cair kkkkkkkkkkkk. Judo e uma arte muito tecnica, sempre foi dificil ver lutas competitivas acabarem em golpe perfeito, e mais uma disputa de tecnica
Que visão do caralho Moacir Mendes, Puro fato o que o mestre falou.
6:00 É muito verdade. Tenho 41 e parei judô aos 18. Conheci jiu-jitsu aos 11 e voltei a treinar aos 37. Judô é muito cansativo, muito impacto, muito mais chance de lesão.
É o contrário, as posições do Judô você precisa ceder a queda para cair bem, não machuca... O jiu-jitsu machuca demasiadamente mais! Devido as torcida e alavancas, ainda mais se você lutar fazendo muita guarda ou atacando e defendendo joelho e pé, é muita exigência de flexibilidade, mobilidade...
@@Bjjflowart sinto muito amigo, mas a sua visão está totalmente errada. Jiu jitsu é um dos esportes mais seguros que existe. Basta pegar estatisticamente o número de adultos que praticam judô ativamente e o número que praticam jiu de forma ativa. (por ativamente e ativa, se entende como aquele que de fato treina, realizando as posições e lutas).
O que mais há é pessoas de idade iniciando no jiu jitsu, justamente por esse quesito de segurança. Coisa que no judô é bem pouco rotineira.
@@Bjjflowart se não for em nível competitivo e aquela saber cair não significa que todo o impacto vai sumir tu cai no mínimo 100 vezes no dia
@@Bjjflowart é isso mesmo. Cair 100 vezes durante um treino, todo santo dia, arrebenta qualquer um, por mais que se caia certinho.
@@marceloisoni9158 poxa manos, eu como praticante e competidor de ambas modalidades, sempre me machuquei muito no jj doq no judô e ainda vejo mais colegas também na mesma, além do fato que não se cai 200x num treino todo dia
Como ex judoca tenho que concordar. o Jiu Jitsu é muito mais atrativo como um lifestyle ao longo da vida fora que tem muito mais ofertas de academias do que de dojos para o Judô, Muito mais fácil eu consegui incluir Jiu Jitsu na minha rotina com os meus horários do que incluir novamente o Judô. Fora que as regras realmente atrapalham um pouco do desenvolvimento do esporte, Muito do que eu aprendi lá no começo com 7 anos ainda é aplicado ou já ta proibido então eu com 31 tenho que "reaprender" as regras.
Aq na minha cidade é MUITO DIFERENTE, dificil é encontra bjj aq, so tem judo nessa porra, prefeitura investiu dms
@@cauelpm5600qual cidade?
@@cauelpm5600 onde vc mora?
@@irasac1 Jacareí mn, interior de SP
Concordo. Treinei jiu quando criança, hoje sou faixa preta de judô. O jiu-jitsu mudou completamente de quando eu treinava, evoluiu muito. Enquanto que o judô só regrediu.
Já tem 2 anos que voltei a praticar judô depois de 15 anos parado e a cerca de 5 meses entrei no Jiu Jitsu e aos 35 anos participei da minha primeira competição! Adoro as duas artes, mas eu acho JJ mais difícil! Esse podcast é muito foda!
Jiu depois de velho vc é mais duro.
Tenho 42 e acabei se começar no judô .... Meus metres me receberam com.muita alegria e satisfação assim como os colegas de treino todos muito mais novos que eu
Vídeo massa. Exatamente isso. Treinei seis meses o judô e gostei muito. Mas quando fui para o jiu-jitsu amei demais. Comecei com 41 anos e luto muito duro com a moçada mais jovem. E mesmo com gente mais pesada ainda dou muito trabalho para eles. O jiu-jitsu é um estilo de vida para mim. Autoconfiança e autoestima lá em cima. Parabéns pela fala. Hoje estou com 50 anos e nem penso em parar. Na faixa roxa. Já chegando na marrom. Só competi uma vez na vida e nem sinto vontade. Não treino para competição. Treino por prazer, qualidade de vida.
Uma análise equilibrada ,inteligente e profunda das duas modalidades.
Prático Judô a mais de vinte anos e hoje com 41 , estou querendo treinar para competir, mas não consigo por falta de material humano. Já o Jiu-jitsu, modalidade que treino a pouco mais de 2 anos, encontro bastante diversidade nos treinos, no que diz respeito ao material humano supramencionado.
De fato o Judô não é um estilo de vida,mas o Jiu-jitsu sim.
Como uma pode ser um estilo de vida e a outra não?
Eu tenho 48 anos e treino judo por Life style, e minha academia a turma não é pra competição, no entanto nós competimos mesmo assim. Não pode generalizar.
No mais ótimo bate-papo
Sua academia é exceção. Parabéns
Moacir foi um extraordinário judoca!!!
Espectacular!! Sin duda o judo e un dos deportes de combate mais dificiles e mais duros, tardase moito tempo en dominar, ten ademas unha explosividad brutal, as tecnicas realizanse a maxima velocidad, e igual que o striking o movimento e en todas as direccions, o timing e complicado, pero o bjj e maravilloso!! Cortes estou esperando a que te especialices no kick boxing con a tua loxica, razonamento e instinto vas a facelo de 10, necesitamos algo asi no kick boxing, tocaches algo do kick con o mestre marco ruas, bueno un saludo so calidade como sempre!!❤
O Jiu-Jitsu, tem mudado continuamente o meu estilo de vida, tenho treinado jiu a 2 anos. OSS!
Sou campeão mundial de braço de ferro e gosto muito do canal top demais
Parabéns man
E o Tadala, tem visto?
Akakakksks você tá aqui também? Te vi acho que no sexto round
Como anda o Tadala? KKKKKKKK
Jiujitsu é a arte marcial mais fácil que existe. Tanto de aprender, como de praticar.
Ótimo então é ela mesmo que vou aprender.
Bora treinar jiu jitsu .
E a mais eficaz.
@@mafisojj Mais eficaz pra defesa, é judo. Pra travar luta, jiujitsu. O judo é mais rapido.
@@CrossverseTM😂😂😂😂
@@CrossverseTMAprenda a escrever corretamente usando ponto e vírgula! 👍🏿
DISCORDO!! TENHO 30 ANOS, E TREINO JUDO POR PRAZER! AMO A DINAMICA DO TREINO E A REPETIÇÃO EXAUSTIVA PRA LAPIDAR OS GOLPES, tenho apenas 17 meses de judô
Sabe de nada. Volte a esse vídeo qdo tiver 20 anos de fx preta de judô. Vamos ver se vc vai estar treinando ainda.
Ronda Roussey passou o carro numa pá de mulher se valendo basicamente só do judô, ela metia uma espécie de seoi nage e finalizava e quase nenhuma mina sabia defender aquilo. Só quando ela foi se meter a boxear é que deram um fim nela.
Alguém que lembra do que foi a Ronda. Ultimamente só vejo o pessoal a tratando como uma qualquer que foi espancada pela Amanda.
Ronda é sinistra dms
Exatamente. Quando ela foi se meter a fazer outra coisa que ela se ferrou
A Ronda era uma mágica de um truque só. Não se sobrevive muito tempo no MMA sem mixar. Todavia, entendo a importância da Ronda na cena.
@@Jaque_Leao Bem, nessa magia única ela era imbatível mesmo contra especialistas. Mas aí ela achou de boa querer sair na porrada com Striker campeã. No final do dia só importa se vc venceu, não importa como, e é fato que ela seria durado mais tempo se não tivesse tomado escolhas erradas.
Excelente entrevista Alexandre, sou faixa preta de judo e vcs sintetizaram a burocracia que se tornou o esporte.
Muito interessante, sempre achei que o Moacir Mendes era um cara inteligente, e isso só se confirmou. Excelente pedida pra entrevista. Ah, e volta pro Spotify meu velho!
É verdade, as vezes eu chego da universidade, depois vou pra musculação e quando chega a hora do treino de judô eu quero ir lá pq eu gosto mas lembro que quando chegar lá vão me obrigar a fazer um treino pesadíssimo por causa de competição, e ai invés de relaxar só vou estressar ainda mais o meu corpo e desisto de ir
Boa noite....Me chamo Miguel Gentile e comecei no Judô com 12 anos com o saudoso Sensei Catalano, fui até os 25 anos e parei....voltei com 42, hoje eu sou Shodan e treino com o Sensei Fossati. Na nossa academia temos vários veteranos que treinam por gostarem do Judô, convido vocês para irem em nosso Dojo para ver como nosso treino é LifeStyle.
Que corte foda... 👏👏👏👏
Já lutei judô, hj sou preta de jiu-jitsu, e concordo com tudo que foi conversado nesse corte...
Isso é a mais pura verdade, tenho 39 anos e comecei a 3 semanas a treinar jiu-jitsu, estou adorando realmente é um estilo de vida.
Treinei muito tempo judô e não vejo os caras da minha época, que começaram criança comigo, treinando. Migrei pro BJJ porque o Judô acaba sendo mesmo muito orientado pra competição e eu honestamente não posso me dar ao luxo de me arrebentar como me arrebentava antes. O "lifestyle" do BJJ é legal porque é inclusivo. As pessoas realmente começam tarde e vai tudo bem, o qur raramente acontece no Judô. O cara com 1 ano de treino vai pra campeonato mundial, o que é impossível no Judô.
Olha, eu fiz uns 13 anos de judô e com bastante frequência sinto aquela coceirinha de voltar a treinar. A questão é que lutar em pé e cair 100 vezes para um lado e 100 vezes para o outro, todo treinamento, é coisa para jovem em forma. Para quem tá mais coroa não dá. Última vez que fui treinar eu achei que minha coluna ia separar ao meio com cada tombo. No chão isso já não acontece. É só dar os 3 tapinhas.
@@marceloisoni9158 exatamente, cara. E o dia seguinte é bem melhor tbm!
Mais ou menos. Todos amigos que treinam bjj que eu conheço se machucam. E toda a atmosfera de treino é competitiva pra caramba com maluco querendo levar seu braço pra casa e sangue nozóio. E pelos comentários ele só esteve em Dojo de judô de esporte. Existe sim Dojo em molde mais antigo que o ambiente não exclui pessoas que não são atletas de alto rendimento.
@@kenokurose mas ninguém disse que não machuca. Eu já me machuquei demais lutando chão. Acho que o pessoal não tá entendendo, então eu vou tentar explicar melhor. Para se aprender judô, eu empresto meu corpo para o meu colega aplicar uma queda e vice-versa. Isso é feito todo o treino, dezenas de vezes; chama-se uchi komi. A longo prazo, depois dos 40 e com uns quilos a mais, ninguém aguenta mais, entendeu? Salvo uns malucos. Na luta propriamente, com todo mundo no mesmo nível, até que não se cai muito, o problema é o treinamento que precede o randori.
@@marceloisoni9158 pse, o chão também machuca bastante, mas a parte de tomar um monte de queda no mesmo dia realmente atrapalha muito pra qm é mais velho e até mesmo mais novo q tem trabalhar no outro dia
Belo diálogo, muito produtivo e fluido…
Puts concordo muito, lesionei fiz cirurgia fiquei 10 meses afastados no meu segundo treino na volta do judô já vieram falar de me preparar bem para competir em campeonato kkkkk
Meu Sensei de Judô ele tem 53 anos,ele luta a + de 30 anos,e ele leva isso com estilo de vida,ele falou nunca pensou em desistir do Judô,porque segundo ele,Um dos fundamentos do Judô e nunca desistir.
Judô é estilo de vida também. Nem tudo que dizem nesse vídeo é a realidade
Saudade do old judo! Quando vou treinar com meus irmaos de judogui, a gente so faz old judo hahaha vale tudo! Sou preta de Judô e Roxa de Jiu. Digo que o Jiu é o judo desbloqueado. Top video, Oss Sensei.
Sensei Moacir sabe muito! Eu tive a sorte de começar o Judô e Jiu-Jitsu com o professor Orlando Araújo que sempre nos fez entender que ambos são necessários um para o outro.
Uma entrevista melhor do que outra. Está completamente com razão em tudo que falou. Esse Podcast é o melhor de todos, de longe.
Moacir, show de bola, excelente comentários, concordo 100% com você!
Muito real o video, voltei a treinar com 43 (depois de um milhão de anos sem lutar).
Cara, vou pegar o meu exemplo. Eu treino judô a vida inteira e um tempo desses eu comecei a treinar o jiu jitsu pra ter o compromisso de treinar ne-waza ao menos 3 vezes por semana. A minha escola por si só sempre deu muita ênfase em ne-waza. O meu sensei passava uma passagem de guarda, uma raspagem, uma finalização e nos as repetimos várias vezes. Mas msm assim o foco maior era em nage-waza. Cara, sem brincadeira, no meu primeiro treino de jiu jitsu eu estava lutando e finalizando caras de faixa azul com facilidade. Tava lutando de igual pra igual com os faixas roxas. Tava conseguido não ser finalizado, por impor ritmo na luta, pelos faixas marrons e estava conseguindo me sair "bem" contra os faixas pretas, embora tenha sido finalizado várias vezes. Isso tudo com o básico q eu tinha. Oq eu achei muito diferente, e acho q isso me favoreceu, foi o fato do judô ter um ritmo mais dinâmico. Outra coisa q eu percebi é q os caras treinavam "pouco" as posições e as finalizações comparado ao q eu fazia ( pelo menos 100x pra esquerda e 100x pra direita). Olhe q eu n sou nenhum prodígio, muito pelo contrário, eu sempre precisei treinar muito mais pq sempre tive dificuldades em pegar movimentos novos.
Lembrando, n estou desmerecendo o jiu-jitsu, é uma arte muito eficiente se treinada de maneira correta. Mas a parada dos 3 anos comparados aos 3 meses é MUITO vdd.
Já eu nunca encontrei um faixa preta de judô bom de chão eu viajo o país competindo e sempre visito academias e eu msm sendo um faixa azul quarto grau na época (hj eu sou roxa) eu sempre vencia todos com muita facilidade, o newaza do judo é muito inferior ao newaza no jiu jitsu da msm forma que o tati waza do jiu jitsu é muito inferior ao tati waza do judo, eu tbm treino as duas artes marciais.
@@compass3309 n necessariamente. Obviamente q as duas modalidades dão um foco maior em uma das duas partes ( nage-waza e ne-waza). Oq acontece é q no judô mundial por muitos anos o ne-waza foi muito desvalorizado, principalmente na Europa, e as regras n favoreçam nenhum pouco quem buscava desenrolar a luta no ne-waza, naturalmente os grandes clubes destinaram o seu foco para o nage-waza, as exceções ficam por algumas academias q sempre continuaram a treinar ne-waza (o meu caso). Isso começou a mudar dps q o Flávio canto apareceu, q de acordo com ele, o sensei Geraldo Bernardes era apaixonado por ne-waza(inclusive por isso q ele é considerado um dos maiores do Brasil. De certa forma, ele "mudou" o judô mundial). As regras de hj favorecem muito mais o ne-waza do q a 10 anos atrás, um bom exemplo disso foi no último mundial, onde as lutas das japonesas por alguns momentos pareciam até msm uma luta de jiu-jitsu. Acredito essa questão está começando a ser resolvida ao redor do globo, já q as japonesas tão pegando geral no chão e preferindo a luta de solo grande parte das vezes. Eu tenho percebido esse movimento crescendo no Brasil, antigamente nos campeonatos a gente sobrava no solo, hj em dia as coisas estão BEM mais complicadas. Enfim, concluindo, essa questão vai variando de escola pra escola, no meu caso, tive a sorte de ter um sensei q incentivava muito o estudo do ne-waza.
@@Regulus-jm9dd Você sempre vai puxar a sardinha para aquilo que você pratica.
A galera esquece que você ter uma Base de judô, ainda mais se for um faixa preta, já ajuda muito. A consciência corporal de uma pessoa para prática de arte marcial é um dos principais pilares para o seu desenvolvimento, ainda mais se tratando de artes marciais que são muito semelhantes (judô e jiu-jitsu). Então não é questão do Jiu-jitsu ser mais fácil, mas sim que o judô é uma ótima base corporal e técnica para quem está iniciando no jiu-jitsu.
Sou faixa preta de jiu-jitsu e na minha academia recebemos muitas visitas de judocas que treinam para competição e alguns são faixas pretas, e nunca vi essa facilidade toda dos caras em aprender como é dito no vídeo ou por você relatada. O que eu vejo são pessoas que tem consciência corporal e experiência com luta, só isso.
Isso depende muito da academia que você foi também, e a metodologia, o fato de “treinar pouco” varia de mestre pra mestre.
Poucos entendi o que realmente é judô, judô e vida e você dedicar todo tempo pra uma coisa e vê sua evolução e surreal a uma experiência muito gostosa sou judôka amo muito pq ja derrotei muito graduados foi muito bom saber e ver minha experiência
É verdade eu quando fiz judo até feixa castanha em fins de 80 aqui em Portugal e cara esquece demora muito mais passar de cinto e usávamos mais a luta no chão em combates...e é normal um judoca aprender rápido BJJ já o fazemos no judo.. fazíamos e exacto passou a ser um desporto de rendimento e finalizar o mais rápido possível..e cuidado com lutar sem kimono ...claro vocês levam vantagem....mas aí está existem judocas verdadeiras máquinas no chão...por exemplo o meu cunhado .. foi comigo treinar BJJ estou a adorar ❤..o mestre teve de o por a treinar com feixa preta ...antes limpou todos no chão..os faixa preta nenhum o fechou ele fechou alguns.....90% das vitórias dele no judo foram finalizadas no chão sufocando..bons tempos na história do judo ....e é verdade é uma tristeza não deixarem usar cenas antigas e mais luta no chão ...agora são máquinas de explosão.
A cada episódio do conectcast eu penso "esse foi o melhor de todos!" ... Isso dura até o lançamento do próximo EP 🤣
Tenho 49 anos e treino judô duas a três vezes por semana! Treino pro prazer.
Entrei no jiu-jitsu com 36 anos hj tenho 41 faixa roxa, ainda no competi mas está nos meus planos, quero competir pelo menos uma vez na vida
Excelente !! Moacir Mendes, disse tudo, o judô tirou a inclusao!
Sou faixa preta de judô amante das duas artes!
Adorei as críticas que ele fez ao saudosismo nas artes marciais
Que honra ver nosso professor . Oss
Esse é o melhor corte de todos!
Prático Jiu Jitsu, mas como sou passador curto muito lutar em pé, inclusive acho que o Jiu Jitsu em pé está absorvendo muitas técnicas do wrestling.
Em Brasília têm sim, academias onde o pessoal treina por filosofia de vida. Judô o "Jita Kyoei"!!!
Amigo, qual o nome dessa academia?
Muitooo Real, estou nessa ai migrando para o Jiu e estou com aquela mesmo vontade que eu tinha la no começo do Judô
Eu treinei judo por 2 anos dos meus 9 aos 11 aos 11 eu comecei a treinar muay Thai e assim treino até hoje, com meus 21 o judô é uma arte tão foda e tão repetitiva que aos meus 21 anos quando comecei a praticar wrestling as quedas que eu mais derrubo são as quedas de quadril que aprendi aos 9 anos. principalmente haraigoshi
Meu sonho é praticar wresteling, mas na minha cidade só tem jiu-jitsu😔
Então. Muito bom a colocação ainda mais vindo de quem respeito muito e sei que é muito bom.
O judô é infinitamente mais difícil porém mais completo , umas das dificuldade do judô pelo menos na região norte são as academias tipo quase não tem. Já o jiu-jitsu em todos os lugares tem no mínimo 3 academias. Entendo também pelo espaço exigido para treinos não seja tão exigente quanto no judô quando se trata de espaço físico. Tenho 54 anos de idade e só não treino judô todos os dias porque não tem judô onde moro ou por onde viajo. Então acabo treinando jiu-jitsu para não ficar parado.
Shiran - Jigoro Kano criou o judô como filosofia de vida e o mesmo não tinha interesse que fosse um esporte mas a arte criou uma dimensão que ficou impossível evitar. Sem esquecer que um dos princípios é preservar a idoneidade física do praticamente. Por isso o tanto de regras.
Sou preta de jiu-jitsu e marrom de judô. No momento estou só no judô e o que o Sensei Moacyr falou é a pura verdade. O judô é muito mais difícil.
Eu como praticante de Judô e Jiu Jitsu há 17 anos. Assino embaixo tudo o que ele falou. Minha academia de Judô é uma exceção devido a quantidade de praticantes acima dos 40 anos, mas complementando: o Judô gera muitas lesões que afasta os mais antigos, e o JJ não. Eu particularmente, lesionado...treino JJ tranquilamente.
Isso eu percebi nas turmas, jiu jitsu tem mais longevidade.
Vejo muitas pessoas próximas dos 50 anos treinando jiu e com um físico excelente.
Na mão de bons mestre o potencial é gigante mesmo.
Realmente é mais difícil pq é mais completo o judô , um dia eu finalizei um roxa de judo eu era faixa branca de jiu com 4 meses de treino e na época tbm era branca de judô com um mês de treino,isso foi em um campeonato de luta casada
Tenho 33 anos , ja fiz minha segunda aula de judô. To gostando e me surpreendendo do quanto é puxado 😂
Vocês estão certíssimos. Eu fiz Judô dos 4 aos 16 anos, fiquei 30 anos sem colocar um kimono e aos 46 comecei no Jiu-Jitsu, fui Campeão Mundial em Las Vegas com 51 anos na faixa marrom. Oss @mauricioribeirobj
Bom dia!
Se me permite o comentário, vi um podcast com Lioto e ele explica a origem do judô e jiu-jitsu muito interessante.
E pra nós ocidentais é muito difícil entender o judô e o judô foi criado como uma forma de educação principalmente para as crianças, muito interessante a história.
Academia Thiago Camilo de Judô-SP. Academia Monte Branco-MA. Grande abraço mestre.
Sou marrom no judô, treino a muito tempo, nas vezes que fui no jiu jitsu, vi muita diferença entre as artes.
Hoje tô "dando aula" para dois amigos jiu jiteiros que querem aprender algumas quedas.
Máximo respeito às duas artes
Já fiz judô e hoje prático jiu-jitsu.
Comecei judô aos 12 anos e tive que parar aos 18 devido a ter entrado na faculdade e querer me dedicar aos estudos de língua japonesa, o que me trouxe ao Japão e decidi voltar ao judô aos 49 anos, tendo treinado por 1 ano até agora. Participei de uma competição e , para minha surpresa, fiquei em terceiro lugar mesmo tendo lutado com o ligamento do joelho rompido e ter lutado com gente mais nova que eu (incluindo policiais)e com mais experiência. Estarei participando de outra competição em setembro, que dá a possibilidade de tirar a faixa preta para o primeiro colocado, mas também fiz o curso ¨nage no kata ¨ para poder tirar a faixa preta por vias normais. Fiz uma aula experimental de jiu-jitsu, mas não gostei por sentir que é um ¨judô mutilado¨ pelo fato de não haver luta no alto e não achar que somente treinar chão vai me ajudar no judô nem é útil para defesa pessoal, visto que também faço aikidô.Pensei em arrumar um segundo lugar para treinar judô ou possivelmente treinar jiu-jitsu pelo fato de não ser tão difícil para alguém acima dos 40 treinar, mas decidi fazer caratê.
Qual teu Instagram?
Voltei agora com 29, tô curtindo
Treino Judo a 42 anos e Jiu Jitsu a 11 anos, estou com 46 anos hoje.......inclusive fui atleta de judo da Sogipa, mesmo clube do Moacir...... Na minha percepção o Judô tem sim um life style, mas somente quando se é criança até a adolescência, já na fase adulta sem dúvida nenhuma o jiu jitsu tem o life style muito forte.
Caramba, que entrevista excelente! 👏👏 Quero assistir inteira.
Tenho 14 anos de Judô 🙆 e as regras estão complicando muito o esporte 👍🏻
verdade
então treina mais solo, as lutas de judô hj estão terminando mais no solo do que em quedas, só que os judocas não aceitam isso, tem que treinar solo, pra ficar completo como atleta.
1 ano laranja de judo já derrotei jiu-jiteiros de 7 anos ambos em pé e no chão
Esses são os lados que se completam. É realmente uma pena que quando falamos de uma coisa complementar a outra, alguns praticantes imaginem somente o solo complementando a luta em pé e vice-versa. Na verdade, são as formas de se pensar a luta que se completam.
Sou professor de Judô e defendo Judô como arte marcial, voltado para defesa pessoal, competição é um meio e não fim, então sou defensor do judô como uma forma de estilo de vida. Realmente cada dia que passa engessa essa arte marcial.
Eu acho que mais para frente, talvez irá ter outra confederação de judô (como Karatê) outros senseis, que irá fazer um judô mais para defesa pessoal ou com menos regras enfadonhas.
Por isso eu amo judô.
O judô de 1920 era bem mais violento, como uma luta, em si. Hoje o judô oficial visa o bem-estar dos atletas e a estética ao público, o que é sempre questionável.
Falou tudo esse cara👏🏼👏🏼👏🏼
Acho que muito dessa diferença entre judô e jiu quanto a movimentos novos é porque o judô é esporte olímpico (o que torna as regras mais rigosas e deixa mais engessado).
So ouvi verdades ótimo podcast. Jiu jitsu e um estilo de vida jj e terapia jj tira ansiedade jj tira depressão jj e puramente life. Ca entre nós judô e meio mecânico não e tão atraente por exemplo pra quem que apenas treinar não tem como treinar leve o pai quebra sempre no JJ e mais fácil de se tornar um ambiente controlado aonde um médico pode treinar sem medo de se machucar por exemplo jiu jitsu e a arte suave !
Eu pratiquei BJJ durante um tempo e sempre tive muita facilidade em me defender nos rolas. Era muito difícil me finalizar(óbvio que me finalizavam) porém como tenho um grau de autismo e tenho dificuldade com lateralidade não conseguia muito memorizar os lados dos movimentos. Mas digo... é uma arte maravilhosa de se praticar mesmo sem intenção de competir. Realmente com 6 meses de treino eu já incomodava muito atletas de outras artes inclusive judô que iam treinar conosco.
Cara eu faço jiu jitsu, e cheguei a fazer um bom tempo de judo, e quando peguei um cara no treino em pé la no treino de jiu-jitsu, eu n fiz mt coisa, e fiquei surpreso, pensei que seria mais facil quedar.
Top demais!!!
Que papo massa
Eu prático judô tem quase um ano, vale a pena começar a praticar jiu jitsu também? (Eu acho a filósofa do jiu jitsu muito top)
Parabéns pelo vídeo, concordo com com você diz.
👏👏👏👏👏👏excelente!!
Interessante, realmente a parte de arte marcial x lifestyle x competição foi muito bem colocada.
No entanto, não acho o jiu mais fácil, ambos possuem suas particularidades como arte marcial.
Agora o judô atual, de perfil competitivo, com todas as restrições que foram colocadas, realmente se torna mais difícil, pois ima série de recursos foram retirados.
Deixou de ser algo que os mais fracos possam praticar em pé de igualdade, se tornando um esporte como levantamento de peso ou natação.
Ao diminuir possibilidades técnicas, a força e potência aumentam a importância nos randoris.
O jiu-jítsu, por sua vez, ao abraçar o novo e as técnicas, permite ao mais fraco utilizar todas as ferramentas ao seu dispor.
Isso, aliado ao tempo maior de luta, também favorece a técnica.
Mas excelente a pauta, dá uma discussão muito prolífica.
Jigoro Kano fez o judô para defesa pessoal, infelizmente virou um esporte olímpico, eu lutei judô na minha adolescência, gosto das sequências de golpe queda para chão, usei um tempo atrás numa briga ude-garame.E eficaz judô na defesa pessoal, problema e que os sensei só ensinam para competição.
Treino judo e adoro treinamos judo tradicional do mestre jigoro kano em pe e chão