Se você pegar a origem dos Jogos Olímpicos eles tinham um caráter religioso e militar. Os jogos sempre tiveram um caráter de preparação pra guerra tanto é que os esportes originais quando não são de combate tem funções que servem ao combate. As pessoas veem um arremesso de dardo e muitas vezes não se ligam que o dardo era uma lança, que o arremesso de peso era pra arremessar pedras, que a corrida era pra levar mensagens aos aliados, aliás a própria Maratona surge porque Fidípides correu até a cidade de Maratona para avisar da vitória dos Gregos sobre os Persas. Além disso tinha a corrida de bigas que envolvia combate e o Pancrácio (Pan= Tudo/toda + Krátos= força brutal).
Também ouvi falar sobre o Pancration, na Grécia antiga que já era um vale tudo, mas, muito mais agressivo, em que lutadores chegavam até a ficarem cegos, acredito que deveria ser praticado nas olimpíadas, gregas, essa greco romana, das olimpíadas atuais, já cabe no estilo, esporte para socialização e educação
Exatamente meu caro... Ele só foi retirado das olimpíadas pq um imperador q se eu não tiver enganado.. foi um q se entitulou " cristão " E baniu o Pancrácio pro ser violento demais baniu as lutas no coliseu, corridas de bigas enfim... E manteve algumas atividades olímpicas mais de boa q tem até hoje tipo corrida, arremesso de peso etc... Mas olha q doideira o q esse imperador fez.... olha a ironia... agora q ele se entitulou "cristão" ele tinha dito q os cristãos não seriam mais perseguidos e mortos por sua fé mas eles agora poderiam alem de praticar e pregar sua fé perseguir e matar quem não se convertesse 🤦🏻♂️ sentido ? Nenhum... E aí começa o q veio a ser a igreja católica Não sei se vcs já ouviram falar de Católico apostolico Romano Pois é... É uns anos mais a frente né com Roma mas vcs já entenderam o contexto né ? Ai o pancracio ficou proibido mas foi resgato depois de uns anos por um greco-americano ( não sei bem se é essa a palavra ) ele tinha a decadência mais pra esse lado ali da europa do q americano em si... Ai com estudo e tudo mais ele reinventou o pancracio q estava perdido no tempo pq ficou proibido de ser praticado tbm ( quase chegou a voltar para as olimpíadas mas não voltou ) ( não tenho certeza se é pq já tinha o boxe e tava no auge não me lembro agora )
Sensei vinicious nao e praticante de Kyokushin nao faz sentindo ele disputa competiçoes de Kyokushin .... praticante de Kyokushin nao soca no rosto shotokan,goju soca ... tem um video antigo de uma compatiçoes interestilos de karate nos anos 80 do filho ou sobrinho de Oyama levando um sacode de um cara da goju ...
Karate pode ser praticado com diferentes finalidades, a competição esportiva é uma delas. Quem treina frequenta um dojo de Karate, sabe que tem praticante avançado que não participa de torneios. Osu!
@@AAA-garnerboliotombestone resgatar algo é um processo, uma busca cabal que envolve conhecimento e o sensei tem muita bagagem. Respeito opiniões, cada um acredita em que quiser
Lendo os comentários percebi-se que as pessoas não tem a menor noção da diferença entre arte marcial e esporte de combate, não importa o estilo se tem regras mais ou menos restritivas se tem competição regras que protegem minimamente a integridade do atleta, é esporte
Opa, sei que o foco do podcast é artes marciais. Mas tem um cara que eu acho que iria agregar e muito (que é do esporte também mas do Bodybuilding) que é o Waldemar Guimarães. Seria muito bom assistir uma entrevista sua com ele. Profundo conhecedor da mecânica humana nos esportes.
Treino artes macias desde dos 12 anos hoje tenho 36 nunca tive esse ego de ser campeão de campeonato sempre guardei pra mim apesar de ter o sangue no olho nos treinos, mais o mestre Antony estar correto as competições esportivas modificou as artes marciais á única arte Márcia que continua raiz é o crav maga
Todo mundo quando fala de Karate apenas pensa que existe Karate japonês, esse que perdeu o sentido marcial e se tornou uma desporto, designadamente o Shotokan e todos os seus derivados, Wado-Ruy, Kyokusihon e Taekwondo inclusive. Mas o Karate marcial ou raiz, de Okinawa continuou sendo ensinado este tempo todo, mesmo no ocidente, chama-se Goju-Ryu, focado nas aplicações de defesa pessoal de todos os movimentos dos Katas, com poucos chutes altos e bonitos e mais virado para o grappling de luta de rua e não de competição. O mestre Masaji Taira de Okinawa e um bom exemplo para os interessados.
To querendo voltar pro goju-ryu esse ano(parei na laranja há anos atrás) Mas só de pensar no treino o corpo dói kkkkkkkk. os treinos de exercício do goju-ryu faz uma coisa que vejo em poucos karate que é levantar peso tipo academia de musculação.
Xomo é importante estudar, vivenciar e experimentar. Tem muira gebger por ai com a caixa fechada, olhos tapados e poufa experiência. Parabéns ao vídeo! Tem muita gente bo Brasil wue precisa entender isso e nunca entendeu. Por isso tem um karatê e Kung Fu fraco. E ainda mais só esportivo!
Qualquer arte marcial que se renda ao "esporte" e ao mito das medalhas e outras babaquices, deixa de cumprir com seu propósito e vira uma merda. Isso aconteceu com o judô, com o Taekwondo e agora com o karatê.
No antigo reino de Sião que depois de alguns séculos se tornou a Tailândia, haviam 5 estilos de "muay" dos mais conhecidos o Muay chaia e Korat. Na década de 20 com o surgimento do muay thai esportivo tbm surge o termo muay boran com a intenção de preservar a memoria marcial dos estilos marciais antigos.
Kung Fu não é arte marcial. É uma expressão chinesa que significa uma alta abilidade adquirida através de muito esforço e repetição. Wushu significa arte marcial em chinês. Exitem milhares de estilos de wushu.
Sim, mas o contexto cultural, devido ao uso comum aqui no Ocidente, faz sermos compreensíveis. Com certeza o mestre Antony é conhecedor do termo correto e de toda história.
Isso é válido muito para o estilo shotokan, que é considerado o karatê moderno. Pratico o estilo Goju Ryu, acredito que seja o estilo que mais preservou a sua origem, seria interessante fazer um estudo em específico desse estilo, que contém muitas técnicas de torção, quebramento, clinch agarramento, quedas, movimentos circulares, lateralidade. E um conjunto de técnicas exclusivas do estilo que são os Goju yppon, que contém basicamente tudo isso que ele falou no vídeo, sempre que falam do karatê falam do shotokan, alguns outros não aparecem tanto justamente por não aderir a toda a modernidade que o karatê acabou se direcionando para o esporte.
Eu não sei se fico triste o feliz do goju-ryu ser meio esquecido. Triste porque pouca gente conhece, mas feliz porque exatamente por ser menos conhecido que manteve muita coisa.
Sou faixa marrom de karate e fiquei pasmo com a ilusão de transformar em esporte. A arte das mãos vazias é diferente do esportivo. Treinei com Akio em BH. Ele faleceu a alguns anos e sua academia a cada dia era mais esporte. Fui para o Jiu Jitsu e fiquei uma década também faixa marrom. O que fizeram com o Jiu Jitsu? O mesmo. No EB criaram uma mistura para defesa pessoal e descobri que defesa pessoal é diferente de artes marciais. O importante é sair vivo e que se dane o oponente. Sai das academias e me dediquei ao EB.
Mas é claro. Quem em sã consciência vai treinar algo com o intuito de matar ? Mesmo que vc treine para a autodefesa, o treino não pode ser destrutivo. E a população não paga para apanhar em academia. Lembrando que a arte precisa de dedicação e para se manter, precisa de dinheiro. Pra conseguir dinheiro você precisa atender aos vários tipos de público. Nenhum pai coloca um filho pra treinar uma luta lesiva. Portanto as lutas vivem em evolução e adaptação.
@@rodrigolbz1 Você pode ensinar defesa pessoal de modo eficiente sem lesar gravemente ninguém. Isso ocorre em vários treinamentos e cursos de polícias, grupos militares, etc.
"Quem treinou karatê antes de 1958?" Eu diria "Quem treinou karatê antes de 1935..?" Realmente, a formatação é completamente diferente que hoje nós treinamos. Oss
Dois livros que me fizeram entender bastante sobre Karate foram Karatê do Kyohan e Karate do, meu modo de vida. Ambos do Funakoshi. Não encontrei ainda livros sobre o kyokushin no Brasil
Gosto de karatê e queria voltar a treinar. Já treinei uma vez e me afastei por não gostar de competições. Isso e o que me afasta. Alguém sabe se existe algum estilo sem competição ? Pois os mestres só querem treinar alunos para competir. Não me interesso por isso.
Sensei Vinícios Antony tá certo… Tradicional mesmo, ainda pode haver dentro de Okinawa. Japão 🇯🇵 ocidental já começou a trabalhar de forma didática até chegar ao nível esportivo, onde hoje dependendo do País, nem sabemos mais o que é ovo 🥚 ou 🐓.rsrsrsrsrsrs
Muito bom. Mas… Na verdade, Okinawa há muito no passado, era uma zona comercial, rota comercial, onde havia muitos povos asiáticos… pecam aqueles que pensam apenas em nativos de Okinawa,ou, apenas influência chinesa. Koreanos, Filipinos, Mongóis , Indonésios e outros, também tiveram forte influência dentro de Okinawa antiga. ainda bem que vejo tudo como uma oportunidade de educação e aprendizado.
Basicamente o q esse cara está dizendo é q todos nós temos q aprender a resgatar as origens da nossa Arte Marcial seja ela qual for... E não ficar preso a parte esportiva dela " Ain eu não entendi " Se liga então... Em uma luta esportiva vc não pode usar 100% da sua Arte Marcial pq existem regras ali né vcs sabem ?! É um ESPORTE e vc não quer matar o outro cara ou aposentar ele Agora... na Rua... pra sua Sobrevivência Vc pode usar as técnicas ditas como Sujas, proibidas e ilegais em competições Por exemplo no Jiu-jitsu: se vc não consegue encaixar o mata leão no cara... é só vc pressionar a cartilagem do nariz do cara ( aquela no meio q separa as narinas ) vc pressiona ela pra dentro e a dor q o cara vai sentir vai fazer ele mover a cabeça e aí agora vc encaixa o mata leão e apaga ele Ou... vc aperta a genitalia o da uma pancada enfim... Outro exemplo no Judô: o cara tá com pouca roupa... ( até pq ninguém anda de Kimono na rua né ?! ) Oq vc pode fazer ? segurar nao so nas roupas mas no cabelo, genitalia e joga ele ao chão.. Outro exemplo no Boxe: pisao no pé, cabeçada soco no saco Estao vendo q tudo isso é funcional ? Só é ilegal em competições esportivas... Mas Isso fez e FAZ parte de tooodas as artes marciais todos esses exemplos são técnicas ou golpes... q são apenas muito mais letais, contundentes, simples e Mais eficientes q os outros Porém... eles podem ferir gravemente a pessoa ou até matar ela E essas são as nossas artes marciais em sua pura essência Mas lembrem-se tá pessoal ? Com nossas artes marciais tbm vieram os mestres pra nos dar disciplina e controlarmos esse poder q nos é dado A maior força esta na nossa mente Então foquem na disciplina e domínio próprio mental e corporal Saibam como, quando e qual técnicas usar e tbm SE... SE vc deve usar elas para se defender Afinal casa caso é um caso... Mas lembrem se... nunca sejam aquele q CAUSA a Briga sempre evite uma possivel briga e ambientes propensos a isso... mas se a briga chegar até vc e não tiver como sair... Se defenda e acabe o mais rápido possível e sai do local Aprende a expressar corporalmente q vc nao quer brigar fale pra pessoa a sua volta ouvir mas esteja de olho no agressor Sabe a ladainha q dizem de q artista marcial não briga ? é só no sentido de vc não sair por aí causando briga e não se meter em briga desnecessária Pq quem briga está em furia quem se defende do brigão está no total controle de suas ações 😉 Bons treinos a todos
a questão mais importante é o seu karate funciona em uma situação de combate de (mma )* ou defesa pessoal na rua ? Caso sim parabéns continue assim Caso não sinto muito lhe dizer você só está praticando filosofia e politicagem de federações
Penso o mesmo...!!! Qual karatê raiz esse povo precisa !!? Se o seu estilo te atende, esse é o raiz pra vc. Agora se ficar pilhado nessa busca de estilo raiz não praticado, pois é inviável mandar o companheiro de treino pra sala de cirurgia, passará a ser só filosofia e caíra no esquecimento por desuso, não atente !!! Melhor comprar uma arma.
Quando entrou em Kyokushin ele mudou de assunto ou é impressão minha? Wado ryu usa movimentos circulares e lateralidade. Shorin ryu usa kobudo. Shotokai nao tem competicoes
Porra, eu tô em uma crise existencial, eu já tava pra ler de qualquer maneira o bubishi e o karatê jutsu de motobu choki, mas isso me pegou como um soco no estômago, é preciso urgente que alguém me informe onde eu posso buscar conhecimento sobre a prática para luta
Karate do é o que ele é, o caminho da mão vazia. É um caminho que você tem que percorrer, seja pra frente evoluindo o sistema, seja pra tras resgatando seus principios e fundamentos. Recomendo o canal do Jesse Enkamp, é em ingles mas muuito proveitoso, ele fez duas series, uma em Okinawa e outra na China para buscar as raizes do Karate.
Grande professor o Antony. Conhece o que ensina. Aprofundou-se na História, origem da coisa. Ajuda a desmistificar preconceitos e a iluminar o caminho. Salve Antony sensei!
Tratou o karate como se so existisse o Shotokan, Treino Uechi Ryu a 23 anos e é um dos muitos estilos de Karate Tradicional Arte Marcial de Okynawa. Como quem esta entrevistando nao entende de Karate aceita sem questionar 😅
Não pratico luta, mas tive observando videos sobre Karate, o Uechi Ryu e o Goju Ryu são bem parecidos, não serveria pra esporte, é briga de rua, muitos golpes são dedo no olho e golpe na garganta, certo ?
só um adendo ai ao vídeo, muito bom, mas tem um grupo muito seleto que tem esse chamado "karatê raiz" o exemplo mais notório seria o filho do Higaonna kanryo, discipulo do mestre chojun miyagi, mas sem duvida o karatê ao redor do mundo em sua maioria é quase um esporte e não mais uma arte marcial literal "uma arte de guerra"
Mano a real papo de raiz é balela, grupo seleto/ser iluminado tudo bullshit. Tem estilos de karate como uechi-ryu nascidos em okinawa que tiveram zero de origem de Chogun/Higaonna.
@@pedrohmr22 Mesmo na época do império de Ryukyu a língua falada não era mais próxima da língua chinesa..O Uchinaaguchi ainda é falado por nativos mais velhos
O cara fala sobre a amígdala interessante. Começa a ficar mais interessante diria. A sim, ele falou tudo corretamente mas falou em linhas bem rasas prestem atenção nisso.b
sinceramente acho o karatê bem interessante igual a outras artes marciais, sou judoka e seria interessante aprender atemi-waza e não só ficar dependente de nage-waza e katame-waza ou ne-waza
Mas mestre... Esta linha histórica utilizada nesta entrevista não está direcionada apenas para o Shotokan que foi o estilo criado pelo Funakoshi. Outros estilos como o Shorin Ryu são raiz sim!
Discordo um pouco da visão mais respeito a opinião o Karate Shotokan ele é um Karate Raíz pois a trocação e pancadaria é mais intensa e praticamente vc não ve muitos lutadores do Karate Shotokan em competições devido ao alto nível de porrada que rola. Mas infelizmente as artes marciais estão correndo um risco grande com essa tal modelo de luta esportiva e vou explicar porque muitos lutadores seja de Jiujitsu, Karate ou outras modalidades estão lutando por pontos e em uma situação real de rua estão levando pontos na cara ou seja LUTA é LUTA amigo muitos campeonatos estão estragando as modalidades e criando lutadores fracos no quesito apenas lutar por pontos .
Vc treinou la com o Mestre? Ainda hoje existe diferença entre o esportivo e arte marcial...As competições não revelam nem 5 porcento dessa arte marcial...Imagina o treinamento daquela epoca...
Discordo desse senhor, o karatê raiz existe sim e é muito forte, claro q a competição tirou muito dessa forma tradicional de treinar mas existe sim, Em okinawa até hoje existem vários mestres q mantém a forma tradicional de treino e aq no Brasil tb
@Mads BG Mano eu também faço parte da comunidade pow. Aluno do saudoso Yoshihide Shinzato, percursor do Shorin-ryu no Brasil. Não há um instrutor de karatê mais hábil em combate que o Vinícius. Fala pra mim um karateka brasileiro que bateria em Lyoto ou Chinzo?? Não tem mano, porque é tudo adaptado. No Brasil tem muitos fanfarrões ao quais nem devo citar os nomes para não ofender. Agora independente se o Vinícius fala baboseira, o karatê dele para lutar, é legítimo e completo. O problema dessa credibilidade é a babação de ovo. Vi gente pega 9° na pura sacanagem, sem merecimento brother. Na minha opinião, Vinícius Antony é o mais hábil do Brasil.
@Mads BG boa noite tudo na paz? Está muito impaciente praticante de karatê, você diz que teu negócio quebrar cabeça, quebrar braço eu tenho certeza que você nunca praticou karatê só pelos seus comentários impensados.
@Mads BG karatê é Defesa e a própria defesa do karatê já é um ataque disfarçado de Defesa, pratiquei karatê shotokan com o sensei Jaime sandal que é aluno do Mestre Hugo Arrigoni, e agente nunca foi ensinado a bater nos outros e sim se defender.
Arístocles era um jovem lutador que tinha grandes atributos físicos e ganhou o apelido de Platão ( tipo na capoeira) daí ele virou filósofo e o apelido de academia ficou!!!kkkkkkkk
Karate Jutsu não existe e não tem que resgatar nada, porque em Okinawa ainda se pratica o Karate Budô com os grandes mestres. O Karate era conhecido em Okinawa como Tode o que significa mãos chinesas. Realmente existe armas rudimentares no Karate, muito mais presentes em outros estilos como o Goju Ryu por exemplo. Em relação ao estilo Kyokushin, acho que ele não está bem informado. O Karate tambem nunca foi usado em guerra, pois Okinawa sempre teve um histórico de paz, até ser atacada e subjugada rapidamente pelo Japão com seus samurais e suas espadas. Não teve nem resitência por parte de Okinawa. O Japão invadiu e anexou.
Os posicionamentos do Sensei Antony são as colocações dele e em se tratando de Karate-Do, não se pode definir como verdade absoluta. É aí que as demais artes mais aplaudidas pelas pessoas de hoje não.compreendem. Se o discurso destoar do que ele fala, os de fora não compram. Esse tem sido o problema.
Falou apenas do Shotokan. Mas e os estilos anteriores? O shorinryu, um dos mais antigos, senão o mais antigo, até hj n é aceito nos campeonatos japoneses. Os estilos de Okinawa são pra luta. Os do Japão são esporte. Porra de kiokushin
LINK DO VÍDEO COMPLETO: ruclips.net/video/GZVqm-wD_a0/видео.html
Se você pegar a origem dos Jogos Olímpicos eles tinham um caráter religioso e militar. Os jogos sempre tiveram um caráter de preparação pra guerra tanto é que os esportes originais quando não são de combate tem funções que servem ao combate. As pessoas veem um arremesso de dardo e muitas vezes não se ligam que o dardo era uma lança, que o arremesso de peso era pra arremessar pedras, que a corrida era pra levar mensagens aos aliados, aliás a própria Maratona surge porque Fidípides correu até a cidade de Maratona para avisar da vitória dos Gregos sobre os Persas. Além disso tinha a corrida de bigas que envolvia combate e o Pancrácio (Pan= Tudo/toda + Krátos= força brutal).
O mestre demonstra grande conhecimento ao diferenciar arte marcial de luta esportiva.
O Sensei Vinícius, é fantástico, apresenta um grande conhecimento.
krk, que cara inteligente, fala mt bem e sabe o que tah falando, tira onda
Também ouvi falar sobre o Pancration, na Grécia antiga que já era um vale tudo, mas, muito mais agressivo, em que lutadores chegavam até a ficarem cegos, acredito que deveria ser praticado nas olimpíadas, gregas, essa greco romana, das olimpíadas atuais, já cabe no estilo, esporte para socialização e educação
Vou pesquisar. Valeu por passar boa informação. Tudo de bom.
Exatamente meu caro...
Ele só foi retirado das olimpíadas pq um imperador q se eu não tiver enganado.. foi um q se entitulou " cristão "
E baniu o Pancrácio pro ser violento demais baniu as lutas no coliseu, corridas de bigas enfim...
E manteve algumas atividades olímpicas mais de boa q tem até hoje tipo corrida, arremesso de peso etc...
Mas olha q doideira o q esse imperador fez.... olha a ironia... agora q ele se entitulou "cristão" ele tinha dito q os cristãos não seriam mais perseguidos e mortos por sua fé mas eles agora poderiam alem de praticar e pregar sua fé perseguir e matar quem não se convertesse 🤦🏻♂️ sentido ? Nenhum...
E aí começa o q veio a ser a igreja católica Não sei se vcs já ouviram falar de Católico apostolico Romano
Pois é... É uns anos mais a frente né com Roma mas vcs já entenderam o contexto né ?
Ai o pancracio ficou proibido mas foi resgato depois de uns anos por um greco-americano ( não sei bem se é essa a palavra ) ele tinha a decadência mais pra esse lado ali da europa do q americano em si...
Ai com estudo e tudo mais ele reinventou o pancracio q estava perdido no tempo pq ficou proibido de ser praticado tbm
( quase chegou a voltar para as olimpíadas mas não voltou )
( não tenho certeza se é pq já tinha o boxe e tava no auge não me lembro agora )
Vi um documentário, não valia dedo no olho bem golpe no saco não, mas de resto acho que valia tudo.
E o Karatê de okinawa ainda é ensinado viu, é uma ótima arte - marcial
Sim o Goju-Ryu né
Em Okinawa
@@juniorfran Tlgd
Karate de contato?
@@marciofidellesk9557 O karatê de Contato pleno mano é o Kyokushin !
Isso sim é um mestre , sou fã do Vinícius extremamente inteligente e sabe passar isso
Belo raciocínio...Grande karateca.Oss.
Gostaria de ver o Vinicio lutando em um campeonato de Kyokushin e depois perguntarem a ele sobre essa parte da entrevista.
Sensei vinicious nao e praticante de Kyokushin nao faz sentindo ele disputa competiçoes de Kyokushin .... praticante de Kyokushin nao soca no rosto shotokan,goju soca ... tem um video antigo de uma compatiçoes interestilos de karate nos anos 80 do filho ou sobrinho de Oyama levando um sacode de um cara da goju ...
Ou o Kudô, arte marcial que pratico.
@detetivesantos9979 Tem link do vídeo?
Karate pode ser praticado com diferentes finalidades, a competição esportiva é uma delas. Quem treina frequenta um dojo de Karate, sabe que tem praticante avançado que não participa de torneios. Osu!
Realmente sensei, o que você falou faz muito sentido, que bom que você está resgatando o karatê raiz, muito boa sua explicação, Oss!
Mas ele acabou de falar que não existe karaté raiz , kkkk
@@AAA-garnerboliotombestone resgatando o karatê raiz, compreendeu?
@@eriveltopaula7728 , Não, se concorda com ele não existe karate raiz. Eu discordo.
@@AAA-garnerboliotombestone resgatar algo é um processo, uma busca cabal que envolve conhecimento e o sensei tem muita bagagem. Respeito opiniões, cada um acredita em que quiser
@@eriveltopaula7728 Qual parte vc não entendeu onde ele diz que NÃO EXISTE KARATE RAIZ !
Lendo os comentários percebi-se que as pessoas não tem a menor noção da diferença entre arte marcial e esporte de combate, não importa o estilo se tem regras mais ou menos restritivas se tem competição regras que protegem minimamente a integridade do atleta, é esporte
Opa, sei que o foco do podcast é artes marciais. Mas tem um cara que eu acho que iria agregar e muito (que é do esporte também mas do Bodybuilding) que é o Waldemar Guimarães. Seria muito bom assistir uma entrevista sua com ele. Profundo conhecedor da mecânica humana nos esportes.
Waldemar é preparador físico, não só de BB. Ele já trabalhou com lutadores também, inclusive com o Wand.
@@baiano3475 um belo motivo pra trazer o homi, meu conterrâneo.
Existiu sim, segunda metade da década 60, na Bahia,.a família Caribé , junto com Matida, ensinavam o Karatê tradicional e não dos pontinhos.
Treino artes macias desde dos 12 anos hoje tenho 36 nunca tive esse ego de ser campeão de campeonato sempre guardei pra mim apesar de ter o sangue no olho nos treinos, mais o mestre Antony estar correto as competições esportivas modificou as artes marciais á única arte Márcia que continua raiz é o crav maga
eu ia falar tbm do ninjutsu, mas tem coisas do ninjutsu que hoje não tem mais, mas a arte não deixa de ser eficiente
Aikido também
Kyokushin continua raiz.
@@marciofidellesk9557 kyokushin é tão esportivo quanto qualquer outro estilo de karatê
Que recorte fantástico desse bate-papo.
O boxe influenciou muito o karatê, principalmente nessa parada de " vender o peixe"
Que aula👏👏
Troquei de faixa sábado agora, peguei faixa vermelha 👊
Mais não sabia dessas informações 👏
Os's!
"Aula" 🤣😂😂😆🙃😍😆🙃😂😆😉😆😂😉😂😅😂😅😂😉🤣🙃🤣😆🙃🤣😆😃😃😃😃😆🙃😆🤣🙃🤣🙃🤣😂😉😆😂🙃🤣😆🙃😆🤣🙃🤣😆🙃🤣😁🙃🤣😆🙃🤣😆🙃🤣😆🙃🤣😁🙃🙃😆😍🤩😆😉😉🤩😆😉😂😆🙃😍😆🙃😂😆🙃😆🙃🤣😆🙃🤣😆🙃🤣😆🙃😆🤣🙃🤣😆🙃🤣😆🤣😆😂😆🙃😆😂🙃😂😆😉😂😆😉🤣😆🙃😂😆😂😆🙃😂😉😆😂😉🤣😆☺️🤣😆😗🤣😆🙃🤣😆🙃🤣😆😉😍😆😉😂😆😉😂😆😆🤣😉😆🤣😉😆😂😂😆😉🤣😆🙃😆🤣🙃🤣
Tem um canal, do karatê nerd, queno cara foi pesquisando pra encontrar os estilos de Kung Fu que chegaram em Okinawa .... Muito interessante.
Jesse Enkamp brabissimo
Mestre Vinicius sabe demais de artes marciais e principalmente de karatê
Conhecimento é poder!!!
Atualmente treino Jiu-jítsu, mas admiro muito o Karatê, se Deus permitir ainda vou treinar com um bom mestre.
Conhecimento com uma boa retórica! Ótima entrevista, parabéns!
Caraca, que papo da hora!
Mais uma vês muito conhecimento e hestoria,parabéns venham mais 💯👊👏
É muito persuasivo e conclusivo em relação a arte marcial.
Isso é cultura! Muito bom!!
GÊNIO
Caralho o vinicius antony falando da at vontade de treinar carate
Todo mundo quando fala de Karate apenas pensa que existe Karate japonês, esse que perdeu o sentido marcial e se tornou uma desporto, designadamente o Shotokan e todos os seus derivados, Wado-Ruy, Kyokusihon e Taekwondo inclusive. Mas o Karate marcial ou raiz, de Okinawa continuou sendo ensinado este tempo todo, mesmo no ocidente, chama-se Goju-Ryu, focado nas aplicações de defesa pessoal de todos os movimentos dos Katas, com poucos chutes altos e bonitos e mais virado para o grappling de luta de rua e não de competição. O mestre Masaji Taira de Okinawa e um bom exemplo para os interessados.
To querendo voltar pro goju-ryu esse ano(parei na laranja há anos atrás)
Mas só de pensar no treino o corpo dói kkkkkkkk.
os treinos de exercício do goju-ryu faz uma coisa que vejo em poucos karate que é levantar peso tipo academia de musculação.
Karatê e seu círculo de competência fala muito bem
Belo vídeo. Parabéns pelo trabalho
Excelente
EXCELENTE AULA!
Esse vídeo é uma bíblia do Karatê, parabéns Sensei.
que aula!!!
Excelente entrevista!!!!
Xomo é importante estudar, vivenciar e experimentar. Tem muira gebger por ai com a caixa fechada, olhos tapados e poufa experiência. Parabéns ao vídeo! Tem muita gente bo Brasil wue precisa entender isso e nunca entendeu. Por isso tem um karatê e Kung Fu fraco. E ainda mais só esportivo!
Que aulão.
Show, conteúdo muito bom.
A melhor explicação que vi
Qualquer arte marcial que se renda ao "esporte" e ao mito das medalhas e outras babaquices, deixa de cumprir com seu propósito e vira uma merda. Isso aconteceu com o judô, com o Taekwondo e agora com o karatê.
Não tem que saber,cara na internet a gente aprende muito
No antigo reino de Sião que depois de alguns séculos se tornou a Tailândia, haviam 5 estilos de "muay" dos mais conhecidos o Muay chaia e Korat.
Na década de 20 com o surgimento do muay thai esportivo tbm surge o termo muay boran com a intenção de preservar a memoria marcial dos estilos marciais antigos.
Kung Fu não é arte marcial. É uma expressão chinesa que significa uma alta abilidade adquirida através de muito esforço e repetição. Wushu significa arte marcial em chinês. Exitem milhares de estilos de wushu.
Sim, mas o contexto cultural, devido ao uso comum aqui no Ocidente, faz sermos compreensíveis. Com certeza o mestre Antony é conhecedor do termo correto e de toda história.
Assim como o kimono, a palavra certa não é essa mas se consagrou pelo uso comum. O termo seria karatê gi.
@@pedror.r.anovites7392 com certeza, povo quer dar uma de sabe tudo
Habilidade é com H
Certo Maxwel 💪🏼
Isso é válido muito para o estilo shotokan, que é considerado o karatê moderno. Pratico o estilo Goju Ryu, acredito que seja o estilo que mais preservou a sua origem, seria interessante fazer um estudo em específico desse estilo, que contém muitas técnicas de torção, quebramento, clinch agarramento, quedas, movimentos circulares, lateralidade. E um conjunto de técnicas exclusivas do estilo que são os Goju yppon, que contém basicamente tudo isso que ele falou no vídeo, sempre que falam do karatê falam do shotokan, alguns outros não aparecem tanto justamente por não aderir a toda a modernidade que o karatê acabou se direcionando para o esporte.
Eu não sei se fico triste o feliz do goju-ryu ser meio esquecido.
Triste porque pouca gente conhece, mas feliz porque exatamente por ser menos conhecido que manteve muita coisa.
Sou faixa marrom de karate e fiquei pasmo com a ilusão de transformar em esporte. A arte das mãos vazias é diferente do esportivo. Treinei com Akio em BH. Ele faleceu a alguns anos e sua academia a cada dia era mais esporte. Fui para o Jiu Jitsu e fiquei uma década também faixa marrom. O que fizeram com o Jiu Jitsu? O mesmo. No EB criaram uma mistura para defesa pessoal e descobri que defesa pessoal é diferente de artes marciais. O importante é sair vivo e que se dane o oponente. Sai das academias e me dediquei ao EB.
Mas é claro. Quem em sã consciência vai treinar algo com o intuito de matar ? Mesmo que vc treine para a autodefesa, o treino não pode ser destrutivo.
E a população não paga para apanhar em academia. Lembrando que a arte precisa de dedicação e para se manter, precisa de dinheiro. Pra conseguir dinheiro você precisa atender aos vários tipos de público. Nenhum pai coloca um filho pra treinar uma luta lesiva. Portanto as lutas vivem em evolução e adaptação.
Vc era do Kyokushin?
@@rodrigolbz1 Você pode ensinar defesa pessoal de modo eficiente sem lesar gravemente ninguém. Isso ocorre em vários treinamentos e cursos de polícias, grupos militares, etc.
Que gostoso ouvir essas histórias. Eu ouviria por horas.
Que aula!! 👏🏼👏🏼
"Quem treinou karatê antes de 1958?"
Eu diria "Quem treinou karatê antes de 1935..?"
Realmente, a formatação é completamente diferente que hoje nós treinamos.
Oss
Que professor!!! Tem algum livro ou recomenda bibliografia? Obrigado pelo conteúdo. Oss
Dois livros que me fizeram entender bastante sobre Karate foram Karatê do Kyohan e Karate do, meu modo de vida. Ambos do Funakoshi.
Não encontrei ainda livros sobre o kyokushin no Brasil
@@andersonrodrigues-xr6jd sou do Kyokushin.
0:30 Nunca viram #KyokushinOyama #Karate? É a base #GeoreStPierre do #UFC
Pior é o karatê daenojokun, kyokishin e fichinha perto dele. Já treinei kyokishin.
kyokushin n é raiz n, muito influenciado pelo muay thai e ele mesmo saiu do goju ryu
Gosto de karatê e queria voltar a treinar. Já treinei uma vez e me afastei por não gostar de competições. Isso e o que me afasta. Alguém sabe se existe algum estilo sem competição ? Pois os mestres só querem treinar alunos para competir. Não me interesso por isso.
Excelente!!!!
10:42 o Wu Shu já é o nome do Kung Fu em uma unificação depois da reforma cultural do Mao Tsé-Tung
O Kyokushin continua raiz, contato puro.
kyokushin é muito influenciado pelo Muay Thai.
Sensei Vinícios Antony tá certo…
Tradicional mesmo, ainda pode haver dentro de Okinawa.
Japão 🇯🇵 ocidental já começou a trabalhar de forma didática até chegar ao nível esportivo, onde hoje dependendo do País, nem sabemos mais o que é ovo 🥚 ou 🐓.rsrsrsrsrsrs
Muito bom.
Mas…
Na verdade, Okinawa há muito no passado, era uma zona comercial, rota comercial, onde havia muitos povos asiáticos…
pecam aqueles que pensam apenas em nativos de Okinawa,ou, apenas influência chinesa.
Koreanos, Filipinos, Mongóis , Indonésios e outros, também tiveram forte influência dentro de Okinawa antiga.
ainda bem que vejo tudo como uma oportunidade de educação e aprendizado.
Basicamente o q esse cara está dizendo é q todos nós temos q aprender a resgatar as origens da nossa Arte Marcial seja ela qual for...
E não ficar preso a parte esportiva dela
" Ain eu não entendi "
Se liga então...
Em uma luta esportiva vc não pode usar 100% da sua Arte Marcial
pq existem regras ali né vcs sabem ?!
É um ESPORTE e vc não quer matar o outro cara ou aposentar ele
Agora... na Rua... pra sua Sobrevivência
Vc pode usar as técnicas ditas como Sujas, proibidas e ilegais em competições
Por exemplo no Jiu-jitsu:
se vc não consegue encaixar o mata leão no cara... é só vc pressionar a cartilagem do nariz do cara ( aquela no meio q separa as narinas ) vc pressiona ela pra dentro e a dor q o cara vai sentir vai fazer ele mover a cabeça e aí agora vc encaixa o mata leão e apaga ele
Ou... vc aperta a genitalia o da uma pancada enfim...
Outro exemplo no Judô:
o cara tá com pouca roupa...
( até pq ninguém anda de Kimono na rua né ?! ) Oq vc pode fazer ? segurar nao so nas roupas mas no cabelo, genitalia e joga ele ao chão..
Outro exemplo no Boxe:
pisao no pé, cabeçada soco no saco
Estao vendo q tudo isso é funcional ?
Só é ilegal em competições esportivas...
Mas Isso fez e FAZ parte de tooodas as artes marciais todos esses exemplos são técnicas ou golpes... q são apenas muito mais letais, contundentes, simples e Mais eficientes q os outros
Porém... eles podem ferir gravemente a pessoa ou até matar ela
E essas são as nossas artes marciais em sua pura essência
Mas lembrem-se tá pessoal ?
Com nossas artes marciais tbm vieram os mestres pra nos dar disciplina e controlarmos esse poder q nos é dado
A maior força esta na nossa mente
Então foquem na disciplina e domínio próprio mental e corporal
Saibam como, quando e qual técnicas usar e tbm SE... SE vc deve usar elas para se defender
Afinal casa caso é um caso...
Mas lembrem se... nunca sejam aquele q CAUSA a Briga sempre evite uma possivel briga e ambientes propensos a isso... mas se a briga chegar até vc e não tiver como sair... Se defenda e acabe o mais rápido possível e sai do local
Aprende a expressar corporalmente q vc nao quer brigar fale pra pessoa a sua volta ouvir mas esteja de olho no agressor
Sabe a ladainha q dizem de q artista marcial não briga ?
é só no sentido de vc não sair por aí causando briga e não se meter em briga desnecessária
Pq quem briga está em furia quem se defende do brigão está no total controle de suas ações 😉
Bons treinos a todos
Entao vamos refazer né, resgatar sei lá
ATUALIZA OS EPISODIOS LÁ NO SPOTIFY !!
a questão mais importante é o seu karate funciona em uma situação de combate de (mma )* ou defesa pessoal na rua ?
Caso sim parabéns continue assim
Caso não sinto muito lhe dizer você só está praticando filosofia e politicagem de federações
Kyokushin e raiz pura.
Penso o mesmo...!!! Qual karatê raiz esse povo precisa !!? Se o seu estilo te atende, esse é o raiz pra vc.
Agora se ficar pilhado nessa busca de estilo raiz não praticado, pois é inviável mandar o companheiro de treino pra sala de cirurgia, passará a ser só filosofia e caíra no esquecimento por desuso, não atente !!! Melhor comprar uma arma.
Karatê e a.luta mais completa do mundo
Tipo a capoeira então, tem vários tipos de vertentes?
Não sei dar soco nem em travesseiro mas curti
Nossa, esse cara como conhecedor do caratê é um ótimo entrevistado
Eu amo Karate esportivo! Acho um esporte espetacular!
conhece muito ... para ser bom só lhe falta humildade ... mas isso vem de berço e não há arte marcial que de jeito nisso !!!!
Verdadeiro mestre!
Quando entrou em Kyokushin ele mudou de assunto ou é impressão minha?
Wado ryu usa movimentos circulares e lateralidade.
Shorin ryu usa kobudo.
Shotokai nao tem competicoes
Baita vídeo
Porra, eu tô em uma crise existencial, eu já tava pra ler de qualquer maneira o bubishi e o karatê jutsu de motobu choki, mas isso me pegou como um soco no estômago, é preciso urgente que alguém me informe onde eu posso buscar conhecimento sobre a prática para luta
Karate do é o que ele é, o caminho da mão vazia. É um caminho que você tem que percorrer, seja pra frente evoluindo o sistema, seja pra tras resgatando seus principios e fundamentos. Recomendo o canal do Jesse Enkamp, é em ingles mas muuito proveitoso, ele fez duas series, uma em Okinawa e outra na China para buscar as raizes do Karate.
O cara tá ligado no estilo shaolin 👍
Karate raiz existe sim, existe no Japão
Grande professor o Antony. Conhece o que ensina. Aprofundou-se na História, origem da coisa. Ajuda a desmistificar preconceitos e a iluminar o caminho. Salve Antony sensei!
Tratou o karate como se so existisse o Shotokan, Treino Uechi Ryu a 23 anos e é um dos muitos estilos de Karate Tradicional Arte Marcial de Okynawa. Como quem esta entrevistando nao entende de Karate aceita sem questionar 😅
Não pratico luta, mas tive observando videos sobre Karate, o Uechi Ryu e o Goju Ryu são bem parecidos, não serveria pra esporte, é briga de rua, muitos golpes são dedo no olho e golpe na garganta, certo ?
só um adendo ai ao vídeo, muito bom, mas tem um grupo muito seleto que tem esse chamado "karatê raiz" o exemplo mais notório seria o filho do Higaonna kanryo, discipulo do mestre chojun miyagi, mas sem duvida o karatê ao redor do mundo em sua maioria é quase um esporte e não mais uma arte marcial literal "uma arte de guerra"
O kyokushin é raiz.
Mano a real papo de raiz é balela, grupo seleto/ser iluminado tudo bullshit. Tem estilos de karate como uechi-ryu nascidos em okinawa que tiveram zero de origem de Chogun/Higaonna.
Só errou numa informação, a língua de Okinawa não é próxima do chinês...E falo com direito, pq eu moro aqui na ilha de OKINAWA..m
Como as japonesas vêem os estrangeiros?
@@RafaelSantos-bl1kg kkkk
ele nao tava falando da epoca antes da dominação japonesa?
@@pedrohmr22 Mesmo na época do império de Ryukyu a língua falada não era mais próxima da língua chinesa..O Uchinaaguchi ainda é falado por nativos mais velhos
@@RafaelSantos-bl1kg kkkkkk
O cara fala sobre a amígdala interessante. Começa a ficar mais interessante diria. A sim, ele falou tudo corretamente mas falou em linhas bem rasas prestem atenção nisso.b
O karatê e a arte marcial mais perfeita e completa que existe
Você não entendeu nada do que o mestre explicou.
@@Sknives Sim.eu.entendi so falei minha opinião.como.karateca
sinceramente acho o karatê bem interessante igual a outras artes marciais, sou judoka e seria interessante aprender atemi-waza e não só ficar dependente de nage-waza e katame-waza ou ne-waza
Mas mestre... Esta linha histórica utilizada nesta entrevista não está direcionada apenas para o Shotokan que foi o estilo criado pelo Funakoshi. Outros estilos como o Shorin Ryu são raiz sim!
Shotokan não nasceu do Shorin. Ambos estilos beberam da mesma fonte, o Shuri-Te e Tomari-Te
Vdd, e o Kyokushin raiz pura.
@@juniorfran verdade, obrigado por abrir esta janela do conhecimento... Oss!
@@juniorfranFunakoshi estudou Shorin ryu, seu estilo é baseado na base do Shorin
@@gachabell7943 tão somente não
Discordo um pouco da visão mais respeito a opinião o Karate Shotokan ele é um Karate Raíz pois a trocação e pancadaria é mais intensa e praticamente vc não ve muitos lutadores do Karate Shotokan em competições devido ao alto nível de porrada que rola.
Mas infelizmente as artes marciais estão correndo um risco grande com essa tal modelo de luta esportiva e vou explicar porque muitos lutadores seja de Jiujitsu, Karate ou outras modalidades estão lutando por pontos e em uma situação real de rua estão levando pontos na cara ou seja LUTA é LUTA amigo muitos campeonatos estão estragando as modalidades e criando lutadores fracos no quesito apenas lutar por pontos .
Vc treinou la com o Mestre? Ainda hoje existe diferença entre o esportivo e arte marcial...As competições não revelam nem 5 porcento dessa arte marcial...Imagina o treinamento daquela epoca...
👏🏻👏🏻👏🏻
Já recebeu algum entrevistado referência do Taekwondo?
Referência do taekwondo ainda n, o mestre woo jae lee já foi no podcast do Petri, ficou muito bom, tem o Mestre Alexandre Coelho q tbm é muito bom
Ignorou totalmente o comentário sobre o Kyokushin e falou somente sobre o que é praticado no competitivo WKF, Shotokan...
ele fala do kyokushin, das características físicas do Masutatsu Oyama e como ele adaptou o karatê dele pra essas características pessoais.
Discordo desse senhor, o karatê raiz existe sim e é muito forte, claro q a competição tirou muito dessa forma tradicional de treinar mas existe sim,
Em okinawa até hoje existem vários mestres q mantém a forma tradicional de treino e aq no Brasil tb
Esse senhor que você não conhece é o mais habilidoso mestre de karatê do Brasil. Está se referindo a karatê de verdade
@Mads BG Mano eu também faço parte da comunidade pow. Aluno do saudoso Yoshihide Shinzato, percursor do Shorin-ryu no Brasil.
Não há um instrutor de karatê mais hábil em combate que o Vinícius.
Fala pra mim um karateka brasileiro que bateria em Lyoto ou Chinzo?? Não tem mano, porque é tudo adaptado.
No Brasil tem muitos fanfarrões ao quais nem devo citar os nomes para não ofender. Agora independente se o Vinícius fala baboseira, o karatê dele para lutar, é legítimo e completo. O problema dessa credibilidade é a babação de ovo. Vi gente pega 9° na pura sacanagem, sem merecimento brother.
Na minha opinião, Vinícius Antony é o mais hábil do Brasil.
@Mads BG Me passa a lista dos que você considera melhoras da JKA do Brasil só por curiosidade. Minha referência lá é Jayme Sandall até então.
@Mads BG boa noite tudo na paz? Está muito impaciente praticante de karatê, você diz que teu negócio quebrar cabeça, quebrar braço eu tenho certeza que você nunca praticou karatê só pelos seus comentários impensados.
@Mads BG karatê é Defesa e a própria defesa do karatê já é um ataque disfarçado de Defesa, pratiquei karatê shotokan com o sensei Jaime sandal que é aluno do Mestre Hugo Arrigoni, e agente nunca foi ensinado a bater nos outros e sim se defender.
Arístocles era um jovem lutador que tinha grandes atributos físicos e ganhou o apelido de Platão ( tipo na capoeira) daí ele virou filósofo e o apelido de academia ficou!!!kkkkkkkk
"ceder com gentileza"...... kkkkkkkkkkkkkkkk
O homi é uma enciclopédia
O cara tá confundindo as coisas aí kakakakakak
Ja ia xingar o cara mas percebi que manja do bagulho
Fui expulso do karatê com 7 anos de idade, por ser muito violento
Tu é fera mesmo,um grande babaca abraços!
Acho q quando se referem a karatê raiz, querem Karatê tradicional.
Oss
Jiyou kumite é uma coisa Shiai kumite e outra. Simples assim.
Karate Jutsu não existe e não tem que resgatar nada, porque em Okinawa ainda se pratica o Karate Budô com os grandes mestres. O Karate era conhecido em Okinawa como Tode o que significa mãos chinesas. Realmente existe armas rudimentares no Karate, muito mais presentes em outros estilos como o Goju Ryu por exemplo. Em relação ao estilo Kyokushin, acho que ele não está bem informado. O Karate tambem nunca foi usado em guerra, pois Okinawa sempre teve um histórico de paz, até ser atacada e subjugada rapidamente pelo Japão com seus samurais e suas espadas. Não teve nem resitência por parte de Okinawa. O Japão invadiu e anexou.
Acho que te conheço,RS...
Seja oq for,todo conhecimento vem um tanto moldado pelo mestre,o cara tem ótimos conteúdos porém não o dono da verdade
mano ksks só eu que vi ?
👀
Há controvérsia
Os posicionamentos do Sensei Antony são as colocações dele e em se tratando de Karate-Do, não se pode definir como verdade absoluta. É aí que as demais artes mais aplaudidas pelas pessoas de hoje não.compreendem.
Se o discurso destoar do que ele fala, os de fora não compram. Esse tem sido o problema.
Falou apenas do Shotokan. Mas e os estilos anteriores? O shorinryu, um dos mais antigos, senão o mais antigo, até hj n é aceito nos campeonatos japoneses. Os estilos de Okinawa são pra luta. Os do Japão são esporte. Porra de kiokushin