É igual o Kung-Fu aqui no Brasil, o que tinha de academias de professores picaretas desde a década de 70 , alguns eram professores bons ensinavam Kung-Fu de verdade, mas a maioria eram picaretas, ainda bem que a maioria foi desmascaradas, outros tiveram a cara quebrada na frente dos próprio alunos e graças a Deus a maioria dessas academias de picaretas hoje já nem existem mais.
Meu primo na época era um, que juntava um monte de moleques e ensiva só que aprendia nos livros, na época eu era criança e achava mesmo que lutava muito. kkkkkk
Nem fala, amigo. Eu fui vítima de alguns desses picaretas. Tinha gente preta de karatê que na moda do kung fu migrou pra ele. Técnicas péssimas, lutas péssimas, só fantasia.
Karatê dominava mesmo Hollywoody nos anos 80, depois do lançamento de Street Fighter 2 as pessoas começaram a procurar por KickBoxer, Muai Thay ... só mais pra frente começou a moda de MMA, Jiu Jutsu ... Anos 80 eram Schwarzenegger, Stallone e Van Damme no topo.
Não me lembro do Stallone fazendo qualquer menção ao Karatê nos filmes dele, até porque o estilo dele, tirando Rocky que era boxe, era o especialista em armas e no corpo a corpo em situações práticas (Rambo, O Especialista, Tango e Cash, Risco Total, Daylight, Stallone Kobra…)
@@canalraviporto6642 Stallone e Schwarzenegger praticamente criaram um novo estilo de filmes, mas durante anos se resumiam entre eles dois até se popularizar mesmo e estender a outros astros de porte físico igual, o estilo de musculatura deles é não se ajusta aos movimentos leves do Karatê, mesmo que eles fossem mestre, nas câmeras não fica bonito. Já o Karatê como eu disse no comentário principal, todos queriam fazer um filme sobre, era o sucesso da época, Karatê, Ninjas, e outras artes marciais em menor popularidade. Mas garanto, se os dois atores tivessem corpos menos musculosos eles teriam feito vários filmes de Karatê nos anos 80. Mas realmente, eu fiz um pequena conclusão citando os dois, mas minha intenção era não deixar eles de fora do estilo maior que dominava aquela época, que era ação com força bruta. Me desculpa se isso te levou a confusão.
Biografia do Bruce Lee é muito boa mesmo. Cara era insano, uma esponja que absorvia tudo. Uma pena ter morrido tão jovem, de uma maneira bem estranha aliás, tanto ele quanto o filho dele depois.
o filho dele gosta de usar armas reais uns dos tiros não saiu pelo cano alis foram mais de um , ai em outro set eles encheram a arma de polvora sem munição para fazer barulho e faisca e as balas sairam e mataram ele, naquela epoca não tinha segurança no set, o bruce lee ja era doente a decadas estranho e ter durado tanto.
não sabemos ao certo mas ele fazia tratamento oriental, e foi por isso que ele começo a fazer artes marciais, só temos relatos obscuros@@renancaires6821
Olá, eu sou do muay thai, mas já ví o verdadeiro karate em ação, sou amigo de uma familia de japoneses. Os filhos aprenderam com o pai e posteriormente entraram em uma academia para ter graduação pra dar aulas. A filha, eu vi em uma competição em que fui levar meu primo que na época era criança em SP pra competir. Com 2 golpes ela incapacitou a adversária, e os dois golpes foram iguais. Duas pancadas com o cutelo da mão na traquéia da outra, a luta durou segundos.
Não sei de onde esse cara tirou que Francisco Filho é pouco conhecido! Aliás, já treinou lutadores famosos do UFC como por exemplo Júnior Cigano, Machida dentre outros... pouco aparecido sim! Humilde sim! Famoso... DEMAIS!
Só alguns adendos... no caso do Karate americano, foi depois da segunda guerra mundial, quando os USA enfiou as duas bombas no Japão, houve um período de ocupação americana dentro do Japão, e um desses era o coronel Robert Trias... nesse período ele aprendeu a cultura do país e o Karate japonês. Então ele retornou para os USA e abriu o primeiro dojô dentro da America. Mas ele viu que os americanos não tinham o biotipo adequado para a pratica como os japoneses, então ele fez algumas modificações, assim criando o Karate americano, similar ao que o Hélio Gracie fez com o JJ japonês. Quanto ao Bruce Lee, ele era hiperativo... ele brigava nas ruas, na escola britânica que ele estudou em Hong Kong onde ele fez boxe, esgrima e dança de salão, enquanto ele fazia Wing Tsun na academia do Ip Man... Só depois que ele se mudou para os USA que ele veio a conhecer alguns nomes das artes marciais por lá e foi pegando técnicas com alguns deles por lá.
@@luizricardo82 Creio que não, já existia o karate "Wado-Ryu" no Japão que já utilizava os steps. O karate americano pegou elementos do boxe inglês. dizem que foi daí que partiu a ideia da criação do Kickboxing americano nos anos 80.
Depois dos filmes do Ip Man apareceu um monte de "mestres" de Wing Chun e 99% deles é um Wing Chun muito ruim, os alunos do meu mestre vão em outras escolas conhecer e voltam horrorizados porque nada se compara com o nosso Wing Chun. É muito raro achar uma boa escola de Wing Chun, a grande maioria não ensina nada que funciona na rua. Eu nem saberia dizer quantas, além da do meu mestre, ensinam o Wing Chun eficiente e brutal como ele foi criado para ser.
@@peres827Um monte de academia que diz ensinar "Muay Thai", mas na verdade, tá ensinando kickboxing, e muitas vezes, "kickboxing funcional" pra pegar uma fatia maior de público (principalmente feminino)
O Chuck Norris aprendeu Tangsudo (uma das escolas precursoras do Taekwondo) quando prestou serviço militar na Coreia (durante a guerra), e ficou famoso por vencer campeonatos de artes marciais chamados "Campeonato de karatê"...mas que praticantes de diversas modalidades participavam e quem ganhava era "campeão de karatê" mas somente desse campeonato....
Sobre a parte que ele fala sobre o BRUCE LEE...Realmente é verdade, ele usou o cinema apenas como meio de divulgar sua arte marcial e a cultura chinesa na época. Já pesquisei bastante sobre a trajetória de Bruce e ele realmente era porradeiro, e seu pai mandou ele para os Estados Unidos devido suas desavenças com a máfia chinesa. Esse sim é casca grossa ! Oss!!!
engraçado o q o cara fala que o chuck norris nunca lutou fora dos EUA e que os caras não lutaram em campeonatos mundias de verdade, mas não falou q o bruce lee tbm nunca disputou nenhum campeonato, não existe registro dele lutando a serio contra ngm e outra o chuck era aluno do bruce lee, portanto se um é fraude como o outro não era?
@@leotoledo8461 ele disse claramente que o Chuck Norris não era uma fraude, só não da pra ser considerado o "melhor do mundo" na sua época, da mesma forma como o Bruce Lee foi um lutador legítimo mas tb é superestimado pela mídia que se criou ao redor dele.
Chuck Norris não sabe o que é luta de contato, todos os seus eventos foram SEMI-contato, igual os filmes do antigo Karatê Kid. Bruce Lee era mais do que aceito por todos os profissionais de que Bruce era mestre no full contato mesmo e não SEMI-contato igual Norris. E Bruce não foi professor de Chuck Norris, apenas já treinaram juntos e Bruce ensinou algumas coisa para o Chuck Norris, Bruce foi um mestre de momento do Chuck Norris, e não em tempo continuo.
Esse fenômeno aconteceu não somente com o Karate mas com quase todas as artes marciais tradicionais nos EUA a partir dos anos 70 e 80 se intensificando nos anos 90 e 2000. Por isso estilos como Karate, Taekwondo, Kung Fu, Aikido, etc. são tratados com desconfiança e até certo desdém por parte da comunidade marcial lá. É comum ter "faixas pretas" sendo formados após 1 ou 2 anos de treinamento básico, inclusive crianças. Infelizmente esse modelo se alastrou para outros países pois é lucrativo para as academias que ganham com mensalidades de mais alunos já que o treino não é tão exigente e taxas de exames de faixa que são mais caras para faixas pretas. Tenho orgulho de ter treinado Karate no Brasil e de ser faixa preta de Taekwondo tb por academias brasileiras pois aqui ainda se tem uma preocupação legítima com a formação e com o nível dos praticantes, principalmente nas faixas mais escuras independentemente da disciplina marcial.
Eu voltei a treinar taekwondo esse ano e tenho visto alguns videos americanos no youtube, isso que você falou realmente é verdade. Agradeço pelo comentário, agora consigo entender melhor porque tanta gente estrangeira fala mal do taekwondo. O curioso é que na biografia do mestre que fundou o tkd no Brasil relata que ele foi desafiado e teve que lutar até a morte com um membro da familia gracie... Obrigado pelo seu comentario.
@@leandroferreira7870 não acho que seja necessariamente ruim pq acaba sendo preciso a formação de uma banca avaliadora com instrutores e mestres devidamente habilitados, fora custos relacionado às taxas das federações etc. Tudo isso gera gastos. Mas realmente é mt fácil transformar os exames de faixa em sistemas meramente voltados pra ganhar dinheiro sem mta preocupação com a qualidade técnica dos alunos.
@@victorfazolato1884 tem academias excelentes nos EUA assim como tem academias questionáveis. Os EUA já foram uma potência no Taekwondo principalmente na era da família López. Hoje dependendo do lugar vc entra numa turma infantil e acha dezenas de crianças com faixas pretas amarradas na cintura que mal sabem aplicar um chute rodado. Aqui no Brasil já é difícil encontrar alguém que tenha conseguido chegar na faixa preta sem vários anos com várias horas de treino. Por isso ainda é uma graduação respeitada.
Virei Fã de Karate por causa do Mestre Andy Hug Campeão mundial de K1, Ele realmente provou a força do Karate no K1 contra os melhores especialistas de trocacão no mundo.
Jayme Sandália é muito fera, estou sempre o acompanhando em seu canal, e até já respondeu à comentários meus. 😊
Год назад+9
Eu treinei Karatê como ele fala. No Kihon é de um jeito. No Kumite é de outro. E a gente treinava o kumite tradicional e o full contact que era para ter trocação mesmo igual o boxe. Com uma diferença, valia chute e queda também. E o que ele falou da questão da guarda era claro. O Karate mudou a minha vida.
O curioso é que os brasileiros se apropriaram do Jujitsu para testar com qualquer arte marcial do mundo e nunca receberam 1/4 dos holofotes que os americanos receberam com o Karate freestyle.
Mentira! O jiu-jítsu brasileiro é fantástico e muito praticado dentro e fora do Brasil, uma arte marcial muito completa. Ninguém mais prática o karatê deles enauqnto o jiu-jítsu só cresce, lambe bolas de americano bexta e desinformado!
@@jubernardi23 Isso hoje, mas entre os anos 70 e 80, quando o esporte passou a ser divulgado mundialmente, o Jiu-Jujitsu passou meio despercebido para os amantes das artes marciais. O Jiu-jitsu passou a ter atenções a partir de 1993, com o nascimento do UFC.
Isso que ele falou é verdade, os únicos karatês fora do Japão que realmente seguiam a disciplina e filosofia do karatê era na Europa e Brasil, o karatê dos estados unidos era tão cômico e desrespeitoso, que o elvis presley quando foi receber sua faixa preta foi com um kimono todo enfeitado de lantejoulas e de botas, qualquer mestre legítimo de karatê nunca aceitaria um discípulo pisar no tatame, usando esses trajes pra receber uma faixa preta de karatê 🥋
Todos são "artistas marciais", mesmo os que não foram reais lutadores. Até mesmo não praticantes, os fãs das Artes Marciais também são. O cinema levou aos verdadeiros "dojo" muitos lutadores.
Muito bom, sou do TKD, mas sigo Sensei Jayme, seu Canal é muito bom!! E ouvir ele dizer que o Chuck Norris, foi campeão mundial, mas nunca lutou com um estrangeiro, foi ótimo!! kk E eu como fã do BRUCE LEE, desde 1980, ouvir ele, que tem diversos títulos, falando bem do Bruce, me alegra muito, porque muitos pensam que Lee, era apenas um ator, que lutava, mas na realidade, ela um grande lutador, mas de combate real, sem regras, que inspirou milhões em todo o mundo e creio que ainda inspira... Abraço!! Oss 🙏🥋☯
tem biografia dele que os cineastras comentam q viam todos os dias chegar alguem pra trocar porrada com ele e o bruce aceitava toda trocação. o pior que o termo que usei o termo certo, é que era literalmente todos os dias. o estudio ficava louco, pq paravam tudo no meio de um take pro bruce bater em alguem kkkkk
Excelente! O Karate dos EUA foi importado antes do Karate ser organizado e disciplinado no Japão. Os Americanos tiveram base em Okinawa na II Guerra e trouxeram somente uma parte da arte. E tb teve o Tang Soo Do Coreano que ajudou a piorar as coisas...
Meu querido pai foi um entusiasta das artes marciais, eu me lembro de um livro que ele tinha "Karate sem Mestre" do Sansei Oswaldo Duncan. Que nostalgia !!!
Sobre o Chuck Norris a luta que ele praticava era Tang soo do , uma espécie de Karatê coreano. O Tang soo do e o Taekwondo e boxe foram percursores do Kickboxing americano quase não se fala em karatê japonês nos EUA. Somente o norte americano Jesse Ekamp no momento é que fala mais no karatê nipo okinawense , como shotokan, goju Ryu, uechi Ryu, Shorin Ryu , Wado Ryu e etc...
Meu nome Ricardo Arrigoni primeiro brasileiro a fazer de exame para preta em 1977 no Japão ( Jka ) . Treinei junto com Ugo ARRIGONI, Victor Hugo na Hoitsugan( com Nakaiama ), faculdade Takudai e outro Mestres ( Kanazawa) Só para conhecimento. Ugo é maior lenda do karatê mundial ( como Yahara)e Brasil. Veja currículo.
como karateca de shotokan e praticante de capoeira, entrei no kickboxing e apanhei muito, pois fiquei limitado ao boxe. Mas ai aprendi e hoje com o kiokushin e kickboxing é outro nível. shotokan ain da é a minha filosofia e treino s os katas que pra mim ,são únicos
Cara, vocês fazem uma entrevista falando que o Chuck Norris era um karateka. Ele era faixa preta de Tang Soo Do, arte marcial coreana que aprendeu quando serviu na Coréia. Ficou conhecida como "Karatê Coreano", pelo fato de o karatê shotokan ter sido um dos sistemas utilizados para criação do Tanto Soo Do. Ele participava de campeonatos de karatê nos EUA por que bastava seguir as regras dos campeonatos de karatê, mas não era um karateka. Procurem mais sobre os assuntos que vão falar.
Tang So Doo é karatê coreano e não se baseia no karatê japonês, o Tang So Doo se baseia no karatê de Okinawa e bem fiel incopra golpes e movimentos de taekyon pra não ficar a mesma repetição, pega coisas do Kung fu mas e karatê.
Sou instrutor de Muay Thai e me lembro que um dia, quando moleque, quebrei um dente de um colega que vinha do Caratê. Ele vinha feito doido pra cima mas sem guarda nenhum. É o Caratê "tradicional" do qual você falou sem o cuidado de se proteger .
Em um documentário sobre Bruce Lee a uma parte onde Chuck Norris fala que o mestre era Bruce e ele foi convidado para a filme porque sabia dar alguns chutes. Achei humildade do Chuky.
Cara difícil, o karatê é cheio de politicagem e pouco lutador melhorando a técnica. Essa de puxar o soco de trás o tempo inteiro fica manjado, tem que ter várias maneiras e técnicas incorporadas. Sou karareca desde 85, treinei com professores que com 29 anos não treinavam mais e se sentiam os mestres, mas ir atrás e melhorar a tec. ninguém queria.Hj sou instrutor de capoeira e nunca fiz uma luta tão forte no karatê, quanto faço na capoeira, por Isso os karatecas perderam a credibilidade, por pegarem a preta e acharem que chegaram no final da trajetória e não acrescentaram nada pro karatê. Sou marrom até hj, sou fã do Machida e do Gustavo Sampaio (labareda) do DF. Eles representam com excelência o karatê no mma . Oss!
Não só o "karate" americano, como também, mais recentemente, as regras adotadas pela WKF. Eu, particularmente, não tenho nada contra a WKF, porém, eles abriram demais as pernas pro Comitê Olímpico e as regras rígidas de contato acabaram prejudicando ainda mais a imagem do Karate no meio dos esportes de combate. E olha que tem bastante lutador bom que compete lá e hoje está no Karate Combat, por exemplo.
Caraca mano, sério mesmo que a história do Frank Dux é uma farsa?😮 Eu era moh fã, até hj assisto aquele filme… Rapaz, nunca pesquisei, até pq naquela época eu era criança e fã dos filmes do Van Damme… Obrigado pelo vídeo, muito informativo 😎✔️
Mas desde muito tempo se questiona a origem desse Kumite que ele participou, que segundo ele por ser secreto se tinha pouca informação de local exato 😂😂. Mas com o passar do tempo foi descobrindo que ele nunca teve na Ásia e nem lutava Karatê
Bruce Lee foi grande mesmo. Joe Lewis já falou que Lee era o maior mestre da época. *Foi esse aluno de Bruce Lee que superou Chuck Norris e ainda serviu de inspiração para a criação do Ken Masters de Street Fighter, o Joe Lewis. Ele venceu no karatê full contact, coisa que Norris nunca conseguiu fazer.*
Não só o Karatê, qualquer Arte Marcial os americanos estão kgando. JJ Br tá indo para o mesmo caminho já que tem tem moleque se tornando faixa preta online e dando aula online.
Eu sou a favor de manter o modo de luta tradicional do karate, mas é muito positivo aprender outros estilos de luta como o Kung Fu ou Taekwondo. Tudo o que foi dito no vídeo é verdade .
Eu sou muito fã até hoje do filme Bloodsport (o grande dragão branco) É um filme maravilhoso sobre karate, como eu disse, é um filme, e já me inspirou muito e tenho certeza que muita gente também. Grande abraço a todos.
O filme o grande dragao branco foi um clássico da minha infância, e até hoje gosto de assistir, porém, recentemente fui pesquisar sobre Frank Dux e descobri que o cara é uma enganação. Achei melhor apenas curtir a estória do filme sem pensar que conta a história de um enganador. 😅😅😅😅
@@viniciussilva0141 o que se tem registro, inclusive vc encontra algumas poucas imagens aqui é dele participando de alguns torneios locais , em uma modalidade de contato muito parecido com o kickboxer americano , usando luvas e proteção de pés, uma luta de pontuação onde ele ganhou alguns torneios com o sobrenome real dele, Vanvarengerg. Que ele sempre foi um cara talentoso é fato, principalmente com os chutes, mas nunca se aprofundou em combates e torneios , o lance dele é fazer filmes, e usou a habilidade que tinha pra isso.
isso era exatamente algo q eu comentava, muitos mestres de artes marciais, se fecham em sua arte, e nao buscam testar suas tecnicas com outras artes. pq a tecnica tem que ser efetiva, ela tem o modo arte, e tem o modo efetivo 06:40
Professor, o que tem de campeão mundial no Brasil de tudo que é arte marcial. Quando jiu-jitsu virou arte marcial mais divulgada no Brasil o que mais tinha era mundial espalhado por ai. Aí você ia assistir eram 50 brasileiros e um paraguaio naturalizado.
O sr. Francisco tem total razão! Mas isso nao acontece somente no karate. Os alunos não sabem identificar charlatões e ai esses professores queimam o nome da arte. Triste isso. Mas sua ideia para mudar isso foi otima!
Falou como é de praxe, um brasileiro a respeito da nação que mais coleciona medalhas de esporte no mundo. Deveria ter medalha para essa categoria:"falar". O brasil seria campeão, mas só nessa categoria.
Agora que eu vi esse vídeo, lembrei de um vídeo feito por um praticante norte-americano de karate... 2:16 você me "quebrou," eu ia citar os McDojos! Like mais que merecido.
Alguém sabe me dizer qual livro da biografia do Bruce Lee é esse que o entrevistado se refere? Eu sei do Bruce Lee mais do que eu sei sobre minha própria vida, mas eu quero comprar esse livro❤❤
American Karatê não é karatê japonês, é karatê coreano. Chuck Norris é faixa preta de Tang Soo Do, uma variante coreana de karatê. A questão do nome karatê nos EUA é puramente porque o americano já estava mais familiarizado com o nome. Era mais simples usar um nome que o povo já conhecia. O Tang Soo Do foi criado por coreanos que eram faixa preta de karatê Shotokan, mas consideravam o Shotokan incompleto por não ter muita ênfase em chutes. Pode observar que o tal Karatê americano tem muita ênfase em chutes, ao contrário do karatê japonês que era mais voltado aos golpes de punho. A excessão é o karatê kyokushin. Que no Japão também não é considerado karatê pela comunidade das artes tradicionais, pois foi criado por um coreano. Falar de regulamentação no karatê é desconhecer a história dessa arte. Ela só evoluiu tanto por não ser regulamentada.
Fiz kyokusin em 90 aprendi muita coisa ai fui assistir aulas aqui no RUclips pra lembrar e ver se eu esqueci alguma coisa tem muita cara se dizendo mestre muito golpe esquecido kata de faixa branca falando que é de azul e um ou outro que ensina direito kirron sem a posição de perna correta
Karate americano voce quis dizer karate fullcontact, cuidado cara esta modalidade nao é farsa não, é so vc ir lutar com um atleta desta modalidade e vais ver como é real e eficaz, os invejosos claro dizem mal dos outros estilos, diminuindo -os para tentarem se evidenciar
@@livesjuris3032 Full Contact veio depois, logo, deu origem ao Kickboxing. Antes disso, o "karate" americano era bem fraquinho mesmo e foi um dos motivos que acabaram com a imagem do Karate de verdade. Hoje em dia, dojo de Karate é sinônimo de creche nos EUA.
Pelo que sei, quem fundou o primeiro dojo de Karate nos USA foi um americano chamado Robert Trias. Dizem que por causa disso, o Karate cresceu nos USA como uma arte marcial "americana". Por isso o interesse deles em aprenderem o Karate por lá. Além do Chuck Norris, tinha um outro cara que era fodão no karate por lá, Joe Lewis. O Chuck Norris o venceu na final, e o Bruce já fazia o Kato no Besouro Verde e assistiu essa competição. Segundo o próprio Chuck, Bruce o chamou para os dois treinarem juntos depois disso. Aí a série foi cancelada, Bruce voltou para Hong Kong, aí convidou Chuck para fazer o filme com ele, o Chuck voltou para os USA e passou a fazer outros filmes, etc...
É difícil conservadores aceitarem que artes marciais são expresões de combate vivas em constante desenvolvimento. Não imagina que até para um quinto dã de Karatê havia tal julgamento. Eu quase abandonei a pratica marcial de tanta ameaça que já sofri e de tanta porrada que tive que participar só por praticar uma arte marcial própria só por praticar. Daí, apelidaram de Firmada como uma forma pejorativa usando meu sobrenome. E toda vez que algum praticante de arte marcial me vê praticando Firmada, ou quer comprar briga, ou debocha, ou acontece de uma minoria de querer saber mais, por que exerga algo original e sem amarras de doutrinas, dogmas e politicagem que mais atrapalham o artista marcial do que ajuda.
Rapaz... essa eu nunca imaginei... que o Frank Dux era uma fraude! Eu assisti a esse filme no cinema ao final apareciam as letras dizendo que o filme era baseado nesse cara, e se bem me lembro aparecia um cartel absurdo como se ele fosse um Anderson Silva do Karatê. Cresci acreditando nisso! kkk Valeu por desmascarar essa fake news quase 30 anos depois!
E eu acho que fica mais dificil o Karatê ter uma entidade central para coordenar tudo, justamente por ter tantos estilos de Karatê, não só criados no Japão, mas criados pelo mundo todo.
Vandamme e juck norris, ajudaram muito no marketing, chegaram em outros lugares difundindo o karatê.Por causa deles e do filme karate kid, muitos karatecas poderam conhecer outros estilos, como o goju-ryu e deram um empurrão a vários karatecas que hj são professores.
karate americano , tem até o lance do Frank Dux que virou filme, que a gente cresceu vendo e achava um máximo a historia do tijolo , mas esse cara que inspirou o filme nunca foi faixa preta de verdade , contou meia duzia de história e ainda ficou famoso , tem um outro filme mais anitgo que relata bem como eram os anos 80/90 nos EUA e a visão que tudo era karate, nome do filme é Best of the Best, é exatamente esse relato, criram um campeonato com uma mistitura de lutas em pé e chamam tudo de karte .
No meio de tantas fraudes têm que se fazer uma mensão honrosa ao Don Wilson que dessa época atores de filmes de artes marciais era um dos poucos se não o único que foi bem sucessido como artista marcial, ganhando inúmeros títulos realmente importantes e mundiais.
Lembro de poucos filmes do Don Wilson, mas ele fez lutas reais inclusive contra lutadores de Muay Thai no final da década de 80. Procura por Don Wilson vs Fanta
Muito bom ! A mais pura verdade sobre o Karate! Varios faixa- preta com exame de faixa comprado ou filiado a federação de karate que ensina balé e vende faixa! OSS!
Existiu um torneio aberto na qual o Chuck Noris foi vencido por um outro artista Marcial de Taiwan, chamado John Liu. Parece segundo algumas lendas que ele foi aluno do Bruce Lee de Kung-fu. O Lee sempre chamava campeões famosos para os seus filmes. Sobre o Frank Dux, tudo bem!
Não fazia ideia do Frank dux ser fraude, caramba. Tinha visto alguns lutadores de karate no inicio do Vale tudo e achei, que não era bom pra entrar pra lutas mistas, até ver o Lyoto foi ele que me rever a minha opinião sobre o karate.
LINK DO EPISÓDIO COMPLETO: ruclips.net/video/4s6FcltViCA/видео.html
O problema do livre mercado.
Tudo precisa de orgão para regular.
Seria possível fazer um vídeo sobre jiu jitsu americano é real ou não? ruclips.net/user/results?search_query=jiu+jitsu+brasileiro+vs+americano
É igual o Kung-Fu aqui no Brasil, o que tinha de academias de professores picaretas desde a década de 70 , alguns eram professores bons ensinavam Kung-Fu de verdade, mas a maioria eram picaretas, ainda bem que a maioria foi desmascaradas, outros tiveram a cara quebrada na frente dos próprio alunos e graças a Deus a maioria dessas academias de picaretas hoje já nem existem mais.
Meu primo na época era um, que juntava um monte de moleques e ensiva só que aprendia nos livros, na época eu era criança e achava mesmo que lutava muito. kkkkkk
@@MAQUINANERDTinha um vizinho que fazia isso também, hoje é pastor.
Nem fala, amigo. Eu fui vítima de alguns desses picaretas. Tinha gente preta de karatê que na moda do kung fu migrou pra ele. Técnicas péssimas, lutas péssimas, só fantasia.
Não sei como anda hoje, mas ainda nos anos 90 tinha "professor" de Kung-Fu, que cada mês ensinava um "Kati" diferente que viu em algum VHS.
@@Astronauta45-x5z Meu primo tentou ser pastor tbm, além de musico, politico, enfermeiro e etc. kkkkk
Karatê dominava mesmo Hollywoody nos anos 80, depois do lançamento de Street Fighter 2 as pessoas começaram a procurar por KickBoxer, Muai Thay ... só mais pra frente começou a moda de MMA, Jiu Jutsu ...
Anos 80 eram Schwarzenegger, Stallone e Van Damme no topo.
Não me lembro do Stallone fazendo qualquer menção ao Karatê nos filmes dele, até porque o estilo dele, tirando Rocky que era boxe, era o especialista em armas e no corpo a corpo em situações práticas (Rambo, O Especialista, Tango e Cash, Risco Total, Daylight, Stallone Kobra…)
@@canalraviporto6642 Stallone e Schwarzenegger praticamente criaram um novo estilo de filmes, mas durante anos se resumiam entre eles dois até se popularizar mesmo e estender a outros astros de porte físico igual, o estilo de musculatura deles é não se ajusta aos movimentos leves do Karatê, mesmo que eles fossem mestre, nas câmeras não fica bonito. Já o Karatê como eu disse no comentário principal, todos queriam fazer um filme sobre, era o sucesso da época, Karatê, Ninjas, e outras artes marciais em menor popularidade.
Mas garanto, se os dois atores tivessem corpos menos musculosos eles teriam feito vários filmes de Karatê nos anos 80.
Mas realmente, eu fiz um pequena conclusão citando os dois, mas minha intenção era não deixar eles de fora do estilo maior que dominava aquela época, que era ação com força bruta.
Me desculpa se isso te levou a confusão.
Imagina, meu amigo! Forte abraço!
Schwazeneger kkkkkkkkkk stalone kkkkkkkkk..desde quando lutaram karate
Stallone e Schwarzeneger não eram atores de filmes de Karatê eles eram atores de filmes de Força Bruta Músculos Boxe Espada e armas
Biografia do Bruce Lee é muito boa mesmo. Cara era insano, uma esponja que absorvia tudo. Uma pena ter morrido tão jovem, de uma maneira bem estranha aliás, tanto ele quanto o filho dele depois.
o filho dele gosta de usar armas reais uns dos tiros não saiu pelo cano alis foram mais de um , ai em outro set eles encheram a arma de polvora sem munição para fazer barulho e faisca e as balas sairam e mataram ele, naquela epoca não tinha segurança no set, o bruce lee ja era doente a decadas estranho e ter durado tanto.
Ss uma pena. Be water my friend
@@saitamablz1512doente de quê?
E teve a morte mais honrada, drogadão, de p* duro, na cama da amante
não sabemos ao certo mas ele fazia tratamento oriental, e foi por isso que ele começo a fazer artes marciais, só temos relatos obscuros@@renancaires6821
Olá, eu sou do muay thai, mas já ví o verdadeiro karate em ação, sou amigo de uma familia de japoneses. Os filhos aprenderam com o pai e posteriormente entraram em uma academia para ter graduação pra dar aulas. A filha, eu vi em uma competição em que fui levar meu primo que na época era criança em SP pra competir. Com 2 golpes ela incapacitou a adversária, e os dois golpes foram iguais. Duas pancadas com o cutelo da mão na traquéia da outra, a luta durou segundos.
vídeo muito bom, só uma sugestão, vc poderia colocar o nome do convidado no título.
Francisco Filho, cria do Kyokushin, brabo e lenda do K1, infelizmente pouco reconhecido...
Pouco reconhecido?!
Não sei de onde esse cara tirou que Francisco Filho é pouco conhecido! Aliás, já treinou lutadores famosos do UFC como por exemplo Júnior Cigano, Machida dentre outros... pouco aparecido sim! Humilde sim! Famoso... DEMAIS!
Reconhecimento no Brasil você esquece! Tem que ver fora do Brasil. Francisco é muito reconhecido. Principalmente na Europa.
Cara eu falar exatamente dele, era foda demais " o senhor um dois". No país de pateta a só admira gringo.
@@ALexRibe-m1ypouco conhecido no Brasil . Ele deu azar de não ter as redes sociais na época
Só alguns adendos... no caso do Karate americano, foi depois da segunda guerra mundial, quando os USA enfiou as duas bombas no Japão, houve um período de ocupação americana dentro do Japão, e um desses era o coronel Robert Trias... nesse período ele aprendeu a cultura do país e o Karate japonês. Então ele retornou para os USA e abriu o primeiro dojô dentro da America. Mas ele viu que os americanos não tinham o biotipo adequado para a pratica como os japoneses, então ele fez algumas modificações, assim criando o Karate americano, similar ao que o Hélio Gracie fez com o JJ japonês.
Quanto ao Bruce Lee, ele era hiperativo... ele brigava nas ruas, na escola britânica que ele estudou em Hong Kong onde ele fez boxe, esgrima e dança de salão, enquanto ele fazia Wing Tsun na academia do Ip Man... Só depois que ele se mudou para os USA que ele veio a conhecer alguns nomes das artes marciais por lá e foi pegando técnicas com alguns deles por lá.
Esse do karatê, foi o que adicionou o Step?
@@luizricardo82
Creio que não, já existia o karate "Wado-Ryu" no Japão que já utilizava os steps. O karate americano pegou elementos do boxe inglês. dizem que foi daí que partiu a ideia da criação do Kickboxing americano nos anos 80.
Isso aconteceu algo parecido no Brasil, com o Kung Fu, anos 70, 80, 90 vários charlatões abriram academia devido o sucesso dos filmes desse estilo.
Acontece isso hj em dia com o Muay thai e o BJJ
@@peres827exato
Kung-fu até hoje é complicado no Brasil
Depois dos filmes do Ip Man apareceu um monte de "mestres" de Wing Chun e 99% deles é um Wing Chun muito ruim, os alunos do meu mestre vão em outras escolas conhecer e voltam horrorizados porque nada se compara com o nosso Wing Chun. É muito raro achar uma boa escola de Wing Chun, a grande maioria não ensina nada que funciona na rua. Eu nem saberia dizer quantas, além da do meu mestre, ensinam o Wing Chun eficiente e brutal como ele foi criado para ser.
@@peres827Um monte de academia que diz ensinar "Muay Thai", mas na verdade, tá ensinando kickboxing, e muitas vezes, "kickboxing funcional" pra pegar uma fatia maior de público (principalmente feminino)
O Chuck Norris aprendeu Tangsudo (uma das escolas precursoras do Taekwondo) quando prestou serviço militar na Coreia (durante a guerra), e ficou famoso por vencer campeonatos de artes marciais chamados "Campeonato de karatê"...mas que praticantes de diversas modalidades participavam e quem ganhava era "campeão de karatê" mas somente desse campeonato....
Lembra muito a história do mestre do Cobra Kai...
e Chuck Norris não sabe o que é luta de contato, todos os seus eventos foram SEMI-contato, igual os filmes do antigo Karatê Kid.
@@sneocatenaccio746 se não me engano o personagem foi criado para ele que acabou recusando o papel.
O Norris foi aluno do Bruce Lee.
@@Barro-ee5wcviajou irmão.
Sobre a parte que ele fala sobre o BRUCE LEE...Realmente é verdade, ele usou o cinema apenas como meio de divulgar sua arte marcial e a cultura chinesa na época. Já pesquisei bastante sobre a trajetória de Bruce e ele realmente era porradeiro, e seu pai mandou ele para os Estados Unidos devido suas desavenças com a máfia chinesa. Esse sim é casca grossa ! Oss!!!
engraçado o q o cara fala que o chuck norris nunca lutou fora dos EUA e que os caras não lutaram em campeonatos mundias de verdade, mas não falou q o bruce lee tbm nunca disputou nenhum campeonato, não existe registro dele lutando a serio contra ngm e outra o chuck era aluno do bruce lee, portanto se um é fraude como o outro não era?
@@leotoledo8461Se um estelionatário entrar em um curso de natação, o professor dele passa a ser estelionatário também?
@@leotoledo8461 Chuck Norris aluno do Bruce? Que eu saiba ele não era aluno do Bruce, foi convidado para o filme.
@@leotoledo8461 ele disse claramente que o Chuck Norris não era uma fraude, só não da pra ser considerado o "melhor do mundo" na sua época, da mesma forma como o Bruce Lee foi um lutador legítimo mas tb é superestimado pela mídia que se criou ao redor dele.
Chuck Norris não sabe o que é luta de contato, todos os seus eventos foram SEMI-contato, igual os filmes do antigo Karatê Kid.
Bruce Lee era mais do que aceito por todos os profissionais de que Bruce era mestre no full contato mesmo e não SEMI-contato igual Norris.
E Bruce não foi professor de Chuck Norris, apenas já treinaram juntos e Bruce ensinou algumas coisa para o Chuck Norris, Bruce foi um mestre de momento do Chuck Norris, e não em tempo continuo.
O complicado é q dependendo da forma como vc aprende o karatê pode ser excelente ou completamente horrível
Resumiu bem a realidade
É como dizem existem PROFESSORES e professores
Verdade
Esse fenômeno aconteceu não somente com o Karate mas com quase todas as artes marciais tradicionais nos EUA a partir dos anos 70 e 80 se intensificando nos anos 90 e 2000. Por isso estilos como Karate, Taekwondo, Kung Fu, Aikido, etc. são tratados com desconfiança e até certo desdém por parte da comunidade marcial lá. É comum ter "faixas pretas" sendo formados após 1 ou 2 anos de treinamento básico, inclusive crianças. Infelizmente esse modelo se alastrou para outros países pois é lucrativo para as academias que ganham com mensalidades de mais alunos já que o treino não é tão exigente e taxas de exames de faixa que são mais caras para faixas pretas. Tenho orgulho de ter treinado Karate no Brasil e de ser faixa preta de Taekwondo tb por academias brasileiras pois aqui ainda se tem uma preocupação legítima com a formação e com o nível dos praticantes, principalmente nas faixas mais escuras independentemente da disciplina marcial.
agora entendi prq é hater do Bruce Lee nos outros comentários, é chucknozet
Acho bizarro taxa para exame de faixa
Eu voltei a treinar taekwondo esse ano e tenho visto alguns videos americanos no youtube, isso que você falou realmente é verdade. Agradeço pelo comentário, agora consigo entender melhor porque tanta gente estrangeira fala mal do taekwondo. O curioso é que na biografia do mestre que fundou o tkd no Brasil relata que ele foi desafiado e teve que lutar até a morte com um membro da familia gracie...
Obrigado pelo seu comentario.
@@leandroferreira7870 não acho que seja necessariamente ruim pq acaba sendo preciso a formação de uma banca avaliadora com instrutores e mestres devidamente habilitados, fora custos relacionado às taxas das federações etc. Tudo isso gera gastos. Mas realmente é mt fácil transformar os exames de faixa em sistemas meramente voltados pra ganhar dinheiro sem mta preocupação com a qualidade técnica dos alunos.
@@victorfazolato1884 tem academias excelentes nos EUA assim como tem academias questionáveis. Os EUA já foram uma potência no Taekwondo principalmente na era da família López. Hoje dependendo do lugar vc entra numa turma infantil e acha dezenas de crianças com faixas pretas amarradas na cintura que mal sabem aplicar um chute rodado. Aqui no Brasil já é difícil encontrar alguém que tenha conseguido chegar na faixa preta sem vários anos com várias horas de treino. Por isso ainda é uma graduação respeitada.
Virei Fã de Karate por causa do Mestre Andy Hug Campeão mundial de K1, Ele realmente provou a força do Karate no K1 contra os melhores especialistas de trocacão no mundo.
Andy Hug é uma lenda, ele merecia um filme contando a vida dele.
karate kyokushin!!! OSU 🥋
Tomou pau de vários brasileiros. Glauber Feitosa, Francisco Filho ( Shirram ). Todos do Karatê. Valorize mais nossos atletas.
@@zeus5176um bom nao faz dois ruins andy , filho e feitosa sao todos lendas. Um nao tira merito do outro.
O cara foi uma lenda!!!
Jayme Sandália é muito fera, estou sempre o acompanhando em seu canal, e até já respondeu à comentários meus. 😊
Eu treinei Karatê como ele fala. No Kihon é de um jeito. No Kumite é de outro. E a gente treinava o kumite tradicional e o full contact que era para ter trocação mesmo igual o boxe. Com uma diferença, valia chute e queda também. E o que ele falou da questão da guarda era claro. O Karate mudou a minha vida.
oss
O curioso é que os brasileiros se apropriaram do Jujitsu para testar com qualquer arte marcial do mundo e nunca receberam 1/4 dos holofotes que os americanos receberam com o Karate freestyle.
pq o jiu ganhava as lutas, ai os mestres evitavam
Mentira! O jiu-jítsu brasileiro é fantástico e muito praticado dentro e fora do Brasil, uma arte marcial muito completa. Ninguém mais prática o karatê deles enauqnto o jiu-jítsu só cresce, lambe bolas de americano bexta e desinformado!
@@jubernardi23 Isso hoje, mas entre os anos 70 e 80, quando o esporte passou a ser divulgado mundialmente, o Jiu-Jujitsu passou meio despercebido para os amantes das artes marciais. O Jiu-jitsu passou a ter atenções a partir de 1993, com o nascimento do UFC.
@@jubernardi23 interpretação de texto ta em falta kkk
Isso aconteceu basicamente com quase todas as artes marciais. Dá para ver uma grande diferença até no treino, asiático para o treino aqui na América
O Judô foi uma arte marcial que o ocidente estragou, principalmente por causa das mudanças de regras para se adequar a Olimpíadas.
Exatamente, da até vergonha de ver karatê e Kung Fu dos estados unidos
Isso que ele falou é verdade, os únicos karatês fora do Japão que realmente seguiam a disciplina e filosofia do karatê era na Europa e Brasil, o karatê dos estados unidos era tão cômico e desrespeitoso, que o elvis presley quando foi receber sua faixa preta foi com um kimono todo enfeitado de lantejoulas e de botas, qualquer mestre legítimo de karatê nunca aceitaria um discípulo pisar no tatame, usando esses trajes pra receber uma faixa preta de karatê 🥋
Todos são "artistas marciais", mesmo os que não foram reais lutadores. Até mesmo não praticantes, os fãs das Artes Marciais também são. O cinema levou aos verdadeiros "dojo" muitos lutadores.
Muito bom, sou do TKD, mas sigo Sensei Jayme, seu Canal é muito bom!! E ouvir ele dizer que o Chuck Norris, foi campeão mundial, mas nunca lutou com um estrangeiro, foi ótimo!! kk E eu como fã do BRUCE LEE, desde 1980, ouvir ele, que tem diversos títulos, falando bem do Bruce, me alegra muito, porque muitos pensam que Lee, era apenas um ator, que lutava, mas na realidade, ela um grande lutador, mas de combate real, sem regras, que inspirou milhões em todo o mundo e creio que ainda inspira... Abraço!! Oss 🙏🥋☯
Tive o privilégio de treinar com o professor Jaime, oss.
É bom ver q existe ainda um professor de artes marciais que passa a realidade diferente de muitos charlatões que tem por aí .
Que bom saber que o Bruce não era uma fraude! Já estava me preparando para me decepcionar também
tem biografia dele que os cineastras comentam q viam todos os dias chegar alguem pra trocar porrada com ele e o bruce aceitava toda trocação. o pior que o termo que usei o termo certo, é que era literalmente todos os dias. o estudio ficava louco, pq paravam tudo no meio de um take pro bruce bater em alguem kkkkk
@@fillipef é que Bruce Lee não conheceu os tailandeses
@@davidsoncarlos5566 ele lutou contra todo mundo... Não tinha limite pra ele
Esse canal e de alto nível!
O Jaime tem um dos melhores canais de karate no mundo. Ensina muito bem aprendo muito.
🔥🔥
BloodSport também foi um dos filmes que ajudaram a inspirar a criação de Mortal Kombat.
O filme do Van Damme foi a principal inspiração pro jogo
no netflix tem uma serie sobre o bruce lee, é mto boa e conta exatamente essa historia!!!
Excelente vídeo, os "mac dojo" são uma praga dentro do karatê
Excelente! O Karate dos EUA foi importado antes do Karate ser organizado e disciplinado no Japão. Os Americanos tiveram base em Okinawa na II Guerra e trouxeram somente uma parte da arte. E tb teve o Tang Soo Do Coreano que ajudou a piorar as coisas...
Vídeo excelente! Gostaria de conhecer esse sensei um dia.
Meu querido pai foi um entusiasta das artes marciais, eu me lembro de um livro que ele tinha "Karate sem Mestre" do Sansei Oswaldo Duncan.
Que nostalgia !!!
dai surgiram as ideia americanas do video
Perfeito Jayme, tem fanfarrão que diz que luta, mas ora h amarela. Respeito é adquirido através do exemplo.
certo HULK
Que vídeo esclarecedor e gratificante.
Obrigado pelas informações.
A coisa mais bizarra que eles criaram foi o Karate freestyle.
Azideia 😂😂😂
Bruce Lee era um super humano. Fora da curva. 😮😮
Sobre o Chuck Norris a luta que ele praticava era Tang soo do , uma espécie de Karatê coreano. O Tang soo do e o Taekwondo e boxe foram percursores do Kickboxing americano quase não se fala em karatê japonês nos EUA.
Somente o norte americano Jesse Ekamp no momento é que fala mais no karatê nipo okinawense , como shotokan, goju Ryu, uechi Ryu, Shorin Ryu , Wado Ryu e etc...
Só uma correção, o Jesse é finlandês e sueco. Gosto muito do conteúdo dele.
Meu nome Ricardo Arrigoni primeiro brasileiro a fazer de exame para preta em 1977 no Japão ( Jka ) . Treinei junto com Ugo ARRIGONI, Victor Hugo na Hoitsugan( com Nakaiama ), faculdade Takudai e outro Mestres ( Kanazawa) Só para conhecimento. Ugo é maior lenda do karatê mundial ( como Yahara)e Brasil. Veja currículo.
Comecei o Karate na época do Arrigoni.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito top. Treinei karete muito tempo... migrei pra o jiu
como karateca de shotokan e praticante de capoeira, entrei no kickboxing e apanhei muito, pois fiquei limitado ao boxe. Mas ai aprendi e hoje com o kiokushin e kickboxing é outro nível. shotokan ain da é a minha filosofia e treino s os katas que pra mim ,são únicos
Parabéns, está corretíssimo...🙏
Cara, vocês fazem uma entrevista falando que o Chuck Norris era um karateka. Ele era faixa preta de Tang Soo Do, arte marcial coreana que aprendeu quando serviu na Coréia. Ficou conhecida como "Karatê Coreano", pelo fato de o karatê shotokan ter sido um dos sistemas utilizados para criação do Tanto Soo Do. Ele participava de campeonatos de karatê nos EUA por que bastava seguir as regras dos campeonatos de karatê, mas não era um karateka. Procurem mais sobre os assuntos que vão falar.
Tang soo do é karatê, só que coreano.
Tang So Doo é karatê coreano e não se baseia no karatê japonês, o Tang So Doo se baseia no karatê de Okinawa e bem fiel incopra golpes e movimentos de taekyon pra não ficar a mesma repetição, pega coisas do Kung fu mas e karatê.
Saudade do nosso grande Sensei Tanaka aqui do RJ, que Deus o tenha!
E na época eu achava Chuck Norris era do karate e full contact e ele é do tang soo do arte marcial coreana.
Muito bom esse conteúdo.
Showwwwww, sou do Ninjutsu, mas pratiquei karatê a muitos anos, concordo plenamente com o vídeo.
Sou instrutor de Muay Thai e me lembro que um dia, quando moleque, quebrei um dente de um colega que vinha do Caratê. Ele vinha feito doido pra cima mas sem guarda nenhum. É o Caratê "tradicional" do qual você falou sem o cuidado de se proteger .
na época que JCVD fez o bloodsport ele era pouco conhecido, porém estourou depois desse filme.
Eu gostei muito deste vídeo concordo plenamente com tudo que o mestre falou
Em um documentário sobre Bruce Lee a uma parte onde Chuck Norris fala que o mestre era Bruce e ele foi convidado para a filme porque sabia dar alguns chutes. Achei humildade do Chuky.
Que bacana e esclarecedor...👍👏👏👏
Cara difícil, o karatê é cheio de politicagem e pouco lutador melhorando a técnica. Essa de puxar o soco de trás o tempo inteiro fica manjado, tem que ter várias maneiras e técnicas incorporadas. Sou karareca desde 85, treinei com professores que com 29 anos não treinavam mais e se sentiam os mestres, mas ir atrás e melhorar a tec. ninguém queria.Hj sou instrutor de capoeira e nunca fiz uma luta tão forte no karatê, quanto faço na capoeira, por Isso os karatecas perderam a credibilidade, por pegarem a preta e acharem que chegaram no final da trajetória e não acrescentaram nada pro karatê. Sou marrom até hj, sou fã do Machida e do Gustavo Sampaio (labareda) do DF. Eles representam com excelência o karatê no mma . Oss!
Qual estilo você treinava?
Exatamente o que eu sempre falei para os meus amigos da minha geração, os Estados Unidos acabaram com o Karate, se tornou arte de fanfarrão.
Não só o "karate" americano, como também, mais recentemente, as regras adotadas pela WKF.
Eu, particularmente, não tenho nada contra a WKF, porém, eles abriram demais as pernas pro Comitê Olímpico e as regras rígidas de contato acabaram prejudicando ainda mais a imagem do Karate no meio dos esportes de combate.
E olha que tem bastante lutador bom que compete lá e hoje está no Karate Combat, por exemplo.
Sou 3° dan de kyokushin, sigo testando meu estilo e compartilhando conhecimento com outros lutadores de outras modalidades.
Caraca mano, sério mesmo que a história do Frank Dux é uma farsa?😮 Eu era moh fã, até hj assisto aquele filme… Rapaz, nunca pesquisei, até pq naquela época eu era criança e fã dos filmes do Van Damme… Obrigado pelo vídeo, muito informativo 😎✔️
Minha adolescência acabou-se depois dessa.
Tem alguns documentários aqui no RUclips falando da farsa do Frank Dux
Mas desde muito tempo se questiona a origem desse Kumite que ele participou, que segundo ele por ser secreto se tinha pouca informação de local exato 😂😂. Mas com o passar do tempo foi descobrindo que ele nunca teve na Ásia e nem lutava Karatê
Rapaz, fui checar essa informação agora pouco na academia com os gringos e é verdade mesmo 🥋😎😂😂😂
A "magia" de Hollywood. Propaganda é a alma do negócio. Não é atoa que achamos que certas coisas são vilas e outros mocinhos.
Bruce Lee foi grande mesmo. Joe Lewis já falou que Lee era o maior mestre da época.
*Foi esse aluno de Bruce Lee que superou Chuck Norris e ainda serviu de inspiração para a criação do Ken Masters de Street Fighter, o Joe Lewis. Ele venceu no karatê full contact, coisa que Norris nunca conseguiu fazer.*
O estilo de luta de Frank Dux não é Karate, é sim o Ninjutsu, que por sinal, é cheio de controvérsias, pra dizer o mínimo.
Ninjutsu era o estilo que Mirko Crocop treinou, correto?
@@samurayjapanNão Mirko é do Kickboxing o único representante do ninjutsu no Ufc foi o Steve Jennun .
Não só o Karatê, qualquer Arte Marcial os americanos estão kgando. JJ Br tá indo para o mesmo caminho já que tem tem moleque se tornando faixa preta online e dando aula online.
Eu sou a favor de manter o modo de luta tradicional do karate, mas é muito positivo aprender outros estilos de luta como o Kung Fu ou Taekwondo. Tudo o que foi dito no vídeo é verdade .
Chuk Norris poupou os tais "mestres" para não envergonhá-los , Chuk Norris Lenda !
parabens por esse video, conheci seu canal hj
Eu sou muito fã até hoje do filme Bloodsport (o grande dragão branco)
É um filme maravilhoso sobre karate, como eu disse, é um filme, e já me inspirou muito e tenho certeza que muita gente também. Grande abraço a todos.
O filme o grande dragao branco foi um clássico da minha infância, e até hoje gosto de assistir, porém, recentemente fui pesquisar sobre Frank Dux e descobri que o cara é uma enganação. Achei melhor apenas curtir a estória do filme sem pensar que conta a história de um enganador. 😅😅😅😅
Só um detalhe, na época que filmou BloodSport, Van Damme era totalmente desconhecido. Foi Justamnete a partir desse filme que ele se torna famoso.
Mais VAN DAMME era lutador profissional de KARATÊ?
@@viniciussilva0141 o que se tem registro, inclusive vc encontra algumas poucas imagens aqui é dele participando de alguns torneios locais , em uma modalidade de contato muito parecido com o kickboxer americano , usando luvas e proteção de pés, uma luta de pontuação onde ele ganhou alguns torneios com o sobrenome real dele, Vanvarengerg. Que ele sempre foi um cara talentoso é fato, principalmente com os chutes, mas nunca se aprofundou em combates e torneios , o lance dele é fazer filmes, e usou a habilidade que tinha pra isso.
isso era exatamente algo q eu comentava, muitos mestres de artes marciais, se fecham em sua arte, e nao buscam testar suas tecnicas com outras artes. pq a tecnica tem que ser efetiva, ela tem o modo arte, e tem o modo efetivo 06:40
Professor, o que tem de campeão mundial no Brasil de tudo que é arte marcial. Quando jiu-jitsu virou arte marcial mais divulgada no Brasil o que mais tinha era mundial espalhado por ai. Aí você ia assistir eram 50 brasileiros e um paraguaio naturalizado.
O sr. Francisco tem total razão! Mas isso nao acontece somente no karate. Os alunos não sabem identificar charlatões e ai esses professores queimam o nome da arte. Triste isso. Mas sua ideia para mudar isso foi otima!
Ganhou um seguidor!!!
Falou como é de praxe, um brasileiro a respeito da nação que mais coleciona medalhas de esporte no mundo. Deveria ter medalha para essa categoria:"falar". O brasil seria campeão, mas só nessa categoria.
Agora que eu vi esse vídeo, lembrei de um vídeo feito por um praticante norte-americano de karate...
2:16 você me "quebrou," eu ia citar os McDojos! Like mais que merecido.
Muito bom, Jaime!
grandes verdades!
Oss
Alexandre trás o Mestre Francisco Filho qualquer dia ae.
Top! Boa entrevista
Alguém sabe me dizer qual livro da biografia do Bruce Lee é esse que o entrevistado se refere?
Eu sei do Bruce Lee mais do que eu sei sobre minha própria vida, mas eu quero comprar esse livro❤❤
American Karatê não é karatê japonês, é karatê coreano. Chuck Norris é faixa preta de Tang Soo Do, uma variante coreana de karatê. A questão do nome karatê nos EUA é puramente porque o americano já estava mais familiarizado com o nome. Era mais simples usar um nome que o povo já conhecia. O Tang Soo Do foi criado por coreanos que eram faixa preta de karatê Shotokan, mas consideravam o Shotokan incompleto por não ter muita ênfase em chutes. Pode observar que o tal Karatê americano tem muita ênfase em chutes, ao contrário do karatê japonês que era mais voltado aos golpes de punho. A excessão é o karatê kyokushin. Que no Japão também não é considerado karatê pela comunidade das artes tradicionais, pois foi criado por um coreano. Falar de regulamentação no karatê é desconhecer a história dessa arte. Ela só evoluiu tanto por não ser regulamentada.
e Chuck Norris não sabe o que é luta de contato, todos os seus eventos foram SEMI-contato, igual os filmes do antigo Karatê Kid.
O importante é a imagem!
Fiz kyokusin em 90 aprendi muita coisa ai fui assistir aulas aqui no RUclips pra lembrar e ver se eu esqueci alguma coisa tem muita cara se dizendo mestre muito golpe esquecido kata de faixa branca falando que é de azul e um ou outro que ensina direito kirron sem a posição de perna correta
Finalmente alguém falando da Farsa do karate americano
Oss
Karate americano voce quis dizer karate fullcontact, cuidado cara esta modalidade nao é farsa não, é so vc ir lutar com um atleta desta modalidade e vais ver como é real e eficaz, os invejosos claro dizem mal dos outros estilos, diminuindo -os para tentarem se evidenciar
@@livesjuris3032 Full Contact veio depois, logo, deu origem ao Kickboxing. Antes disso, o "karate" americano era bem fraquinho mesmo e foi um dos motivos que acabaram com a imagem do Karate de verdade. Hoje em dia, dojo de Karate é sinônimo de creche nos EUA.
Andy Hug, Francisco Filho, grandes caratecas, que fizeram muito pela luta em suas épocas, e que até hoje são lendas.
Melhores Boxe, jiu-jitsu, westley e muya thay
Graças a Deus eu dês de criança tive um bom mestre de karatê, estou com ele a 16 anos! MT bom esse podcast
"desde" de criança
João Goes, um bom mestre de karatê e péssimo professor ou professora de português... 🤣🫣
Pelo que sei, quem fundou o primeiro dojo de Karate nos USA foi um americano chamado Robert Trias. Dizem que por causa disso, o Karate cresceu nos USA como uma arte marcial "americana". Por isso o interesse deles em aprenderem o Karate por lá.
Além do Chuck Norris, tinha um outro cara que era fodão no karate por lá, Joe Lewis. O Chuck Norris o venceu na final, e o Bruce já fazia o Kato no Besouro Verde e assistiu essa competição. Segundo o próprio Chuck, Bruce o chamou para os dois treinarem juntos depois disso. Aí a série foi cancelada, Bruce voltou para Hong Kong, aí convidou Chuck para fazer o filme com ele, o Chuck voltou para os USA e passou a fazer outros filmes, etc...
Parabéns Bruce Lee vc realmente foi único mestre de artes marciais
O único que não tem uma luta real kkk cadê o título dele? Bruce Lee lutou contra quem? Cadê os títulos dele?
O homem que inspirou o filme grande dragão branco é uma fraude. Poderiam colocar o artigo?
É difícil conservadores aceitarem que artes marciais são expresões de combate vivas em constante desenvolvimento. Não imagina que até para um quinto dã de Karatê havia tal julgamento. Eu quase abandonei a pratica marcial de tanta ameaça que já sofri e de tanta porrada que tive que participar só por praticar uma arte marcial própria só por praticar. Daí, apelidaram de Firmada como uma forma pejorativa usando meu sobrenome. E toda vez que algum praticante de arte marcial me vê praticando Firmada, ou quer comprar briga, ou debocha, ou acontece de uma minoria de querer saber mais, por que exerga algo original e sem amarras de doutrinas, dogmas e politicagem que mais atrapalham o artista marcial do que ajuda.
Rapaz... essa eu nunca imaginei... que o Frank Dux era uma fraude! Eu assisti a esse filme no cinema ao final apareciam as letras dizendo que o filme era baseado nesse cara, e se bem me lembro aparecia um cartel absurdo como se ele fosse um Anderson Silva do Karatê. Cresci acreditando nisso! kkk Valeu por desmascarar essa fake news quase 30 anos depois!
Eu fui mais um que não sabia também e caí nesse bait 😆
Essa é velha
E eu acho que fica mais dificil o Karatê ter uma entidade central para coordenar tudo, justamente por ter tantos estilos de Karatê, não só criados no Japão, mas criados pelo mundo todo.
ótimo vídeo, parabéns por mostrarem a verdade!
Vandamme e juck norris, ajudaram muito no marketing, chegaram em outros lugares difundindo o karatê.Por causa deles e do filme karate kid, muitos karatecas poderam conhecer outros estilos, como o goju-ryu e deram um empurrão a vários karatecas que hj são professores.
Vale lembrar que Chuck se graduou faixa preta de jiu-jitsu na família Gracie, depôs de anos de treino.
Traz o Shihan Francisco Filho 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
karate americano , tem até o lance do Frank Dux que virou filme, que a gente cresceu vendo e achava um máximo a historia do tijolo , mas esse cara que inspirou o filme nunca foi faixa preta de verdade , contou meia duzia de história e ainda ficou famoso , tem um outro filme mais anitgo que relata bem como eram os anos 80/90 nos EUA e a visão que tudo era karate, nome do filme é Best of the Best, é exatamente esse relato, criram um campeonato com uma mistitura de lutas em pé e chamam tudo de karte .
Esse professor e nota 10 humilde . e legal
No meio de tantas fraudes têm que se fazer uma mensão honrosa ao Don Wilson que dessa época atores de filmes de artes marciais era um dos poucos se não o único que foi bem sucessido como artista marcial, ganhando inúmeros títulos realmente importantes e mundiais.
Além de tudo é um dos menos conhecidos e famoso.
Lembro de poucos filmes do Don Wilson, mas ele fez lutas reais inclusive contra lutadores de Muay Thai no final da década de 80.
Procura por Don Wilson vs Fanta
Denis Alexio também lutava, fez o irmão do Van Dame no filme kickboxer o desafio do dragão
Tá acontecendo isso com krav Maga no Brasil
Muito bom ! A mais pura verdade sobre o Karate! Varios faixa- preta com exame de faixa comprado ou filiado a federação de karate que ensina balé e vende faixa! OSS!
Existiu um torneio aberto na qual o Chuck Noris foi vencido por um outro artista Marcial de Taiwan, chamado John Liu. Parece segundo algumas lendas que ele foi aluno do Bruce Lee de Kung-fu. O Lee sempre chamava campeões famosos para os seus filmes.
Sobre o Frank Dux, tudo bem!
Não fazia ideia do Frank dux ser fraude, caramba. Tinha visto alguns lutadores de karate no inicio do Vale tudo e achei, que não era bom pra entrar pra lutas mistas, até ver o Lyoto foi ele que me rever a minha opinião sobre o karate.
Falou e bem do kimono e do desrespeito mas vemos isso no BJJ também. Kimono devia ser branco e sem mais nada.
Falou tudo sensei. Oss!!!!