Sou praticante de TKD e realmente ele teve grande influência do Karatê, pois o General Choi Hong Hi, considerado o ''Pai do TKD'', era 2° Dan em Karatê, pois com a ocupação do Japão na Coreia, a população coreana era proibida a cultivar sua cultura e ''incentivada'' a praticar a cultura dos japoneses, e com o final da guerra, foi criado o TAEKWONDO ITF, com a influência de várias artes de combate, coreanas e também o Karatê... Obs: o TKD Olímpico é o WTF.
Eu iria digitar exatamente isso, o TKD sempre existiu com outros nomes, teve mais influência das graduações e etc. O Sul Coreano queria vender a sua arte para o ocidente.
Sou faixa preta 3 Dan de Taekwondo e concordo plenamente em relação ao que foi dito. A partir do momento que temos muitas regras impostas para competição, vamos "amputando" técnicas que são originárias da arte marcial. Agora, vai do mestre/professor saber ensinar o correto. Não sou contra as competições, mas sou contra ensinar somente o que é usado em competição. Não se pode descaracterizar a arte marcial em favor de seu apelo esportivo.
A questão do boxe tailandes X muay thai é fundamental para nós entendermos a evolução do striking no Brasil. Teve pouquíssimo muay thai de fato, muito tkd e boxe e virou uma luta muito eficiente, sem nenhuma dúvida uma das melhores. Mas não é muay thai. Hoje temos material de muita qualidade para estudar e saber que são coisas parecidas mas diferentes em muitos aspectos.
Eu sou da galera old school do TKD, w posso afirmar que era sinistrão demais!! Igual o mestre comentou aí sobre os low kicks potentes, tinha tbm os "bandao" que são chutes na altura da coxa ou cintura, que saía faísca irmão!! Sem contar os hi kicks e os chutes rodados, que eram totalmente liberados!! Época boa viu!!!
sou faixa preta de tae kwon do treino deste de 1999 minha base e o TKD tradicional hoje o TKD das olimpiadas esta longe do da minha epoca,só comparar as lutas dos mestres de hoje Carlos costa,Marcio Eugenio Dutra.
Treinei kickboxing por dois anos, jiu-jítsu entre idas e vinda uns 6 anos… mas nada se compara com karatê de contato ( kyokushin ) fiz por um ano e posso falar que de todas as artes marciais que já fiz e a mais violenta, o treino chegava a dar medo porque você sabia que ia sofrer, já fui nocauteado algumas vezes. Parei porque o mestre voltou pro seu país, ele era da Síria!
Meu professor tinham base no karatê tradicional (shotokam. ) é no kyokishin, ele sempre dizia : "lutador de kyokishin é doido. Se ele mandar escolher ,como quer apanhar dele ou de uma rosa, Ele vai buscar uma rosa pra te bater ." Aquele maoashi, na parte de dentro da coxa , doi pacas.
Em relação origem do Taekwondo, os relatos estão corretos. Com exceção de dois dos fundadores do Taekwondo, todos eram faixas-preta de karate shotokan. Cada escola (kwan) criou um nome coreano para desassociar o nome japonês. A Escola Moodukwan, usava os termos Tang Soo Do, por exemplo. Excelente participação!
Treinei karatê até a faixa roxa e tinha muitos amigos do TKD, Capoeira e outras artes que dividiam o mesmo espaço. Eu era muito fã do TKD antigo e gostava de ver as competições nos anos 90. Saí do karatê e fui praticar o Boxe Tailandês como foi descrito no vídeo, rsrs.... Com algum tempo de treino me tornei instrutor e mais pra frente conheci um mestre francês e já falecido chamado Steff que ensinava o Muay Thai verdadeiro na sua essência + o Muay Boran e fiquei encantado com o que vi. Em algumas poucas aulas entendi o que eu vinha praticando nos katas do karatê e inconscientemente e instintivamente comecei a aplicar os movimentos dos katas (bunkai) de forma real em alguns treinos de Muay Boran encontrando "novas" possibilidades pra defesa pessoal. Nunca curti as regras e o sistema de pontuação do karatê moderno e curto muito o Karatê Kyokushin e o Kudo que são sistemas competitivos que mais se aproximam de uma luta real.
Esse pensamento é o mesmo que eu tenho desde quando eu praticava karatê (tenho 21 anos ao todo treinando e parando), as olimpíadas prejudicou demais o karate, ao passo de virar um desporto de kimono e não uma arte marcial
Aconteceu o mesmo com o Karatê. Depois que houve o trabalho para transformar o Karatê em esporte olímpico, notei que a defesa pessoal foi deixada de lado. Todos lutam apenas por pontos. Eu iniciei os treinos de Karatê em 1986, parei em 1992 e retornei em 2017. Foram 25 anos sem colocar um kimono e sem pisar num Dojô. Quando eu voltei, percebi a grande diferença. Alunos graduados reclamando porque um golpe entrou um pouco mais forte no plexo. Antigamente eu acertava o oponente e ficava de olho nele pra me defender de um possível contragolpe. Hoje os caras acertam e saem gritando a extensão do Kyai e pulando procurando qual árbitro ergueu a bandeira. Lamentável! Chega a ser cômico.
a minha experiencia foi igual! soco abaixo do pescoço e acima da faixa era normal o contato! 50% da força noa treinos ! competição ja era outra história!
O problema do General é que ele teve 2 discursos em sua vida sobre a origem do TKD, na primeirva versão do general o Taekwondo tinha sua origem em artes marciais da própria Coréia: Tekkyon e Hwaurang do etc; já na segunda versão contada por ele, em sentido diverso, se deu quando ele rompeu, foi destituído de poder e passou a dizer que origem do TKD era de origem diversa.Observe que o Karatê mais agressivo o Kyokushin kay foi criado por um coreano que foi para o Japão (ilhas) e o Kyokushinkay nada mais é do que uma cópia do Taekwondo antigo, sem as suavidades de hoje. Masutatsu (Mas) Oyama (大山倍達 Ōyama Masutatsu, nascido Yong Eu Choi), foi o criador do estilo de Karatê Kyokushinkai ou Oyama-Ryu. Hyung Yee nasceu no dia 27 de julho de 1923 em uma aldeia perto de Gunsan na Coréia Meridional. Espero ter colaborado e parem de inventar novas versões, isso chateia quem é praticante do bom e velho TKD. Ah eu, assim como você, também sou faixa preta de Taekwondo e acho que essa discussão sobre a origem do TKD nunca vai ter fim. Fica parecendo aqueles que dizem que a capoeira é de origem africana, daí vão pesquisar e não encontram nada parecido na África, até porque até o nome "capoeira" é de origem tupi-guarani..
*5 artes marciais mais antigas* : - *Malla-yuddha* (Índiacriada em 3000 a.C., essa espécie de wrestling indiano); - *Shuai Jiao* , conhecida como “wrestling chinês”, é a arte marcial mais antiga da China, data 2697 a.C; - *Kalaripayattu* Criada no estado de Kerala, no sul da Índia, por volta de 1000 a.C; - *Pancrácio* Uma combinação de boxe com wrestling, que permite também chutes, é considerada por muitos o “tataravô do MMA”. Embora tenha sido oficialmente registrada na 33ª Olimpíada, em 648 a.C., alguns especialistas apontam que exista desde 2000 a.C; - *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo* Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html
Olimpíadas acabou com Judo e Taenkowdo também virou brincadeira de criança, Uma Arte Marcial jamais deve entrar para olimpíadas se quer continuar a ser destrutiva.
Simplesmente show essa declaração. Sensei ta de parabéns. Pessoa extremamente honesta na arte marcial. Excelente professor, queria eu ter tido um professor como ele quando praticava artes marciais.
Amigo parabéns pela entrevista, não conhecia esse mestre de Karate porem foi um prazer assisti-lo, aliás ver pessoas com essa visão e com essa desenvoltura agregam muito para o seu podecast e você também esta de parabéns, reitero pela entrevista, me permita apenas complementar que o taekwondo é um pouco mais antigo do que o ¨comercial ¨criado na Coreia do Sul, vem de origens em reinos Silla por exemplo, um pouco da China também mas enfim aqui vale os elogios pela excelente entrevista.
Uma vez meu mestre em Krav-Maga disse: O problema do TKD, assim cmo qualquer luta que entra pras Olimpiadas, é que o objetivo passa a ser PONTUAR.... e não o K.O.
É por isso que eu não treino mais as artes marciais "tradicionais". Você entra na academia e já começam a te treinar para o campeonato. "Arte marcial" - Marte é o Deus da guerra Romano, então a arte marcial foi desenvolvida para a guerra. O que se ensina nas academias hoje não é arte marcial, é uma luta esportiva. Na minha opinião, a verdadeira arte marcial tem que te preparar para todo tipo de situação. A pessoa tem que saber lutar desarmada, com armas e saber lidar contra um inimigo armado, saber lutar contra vários inimigos, e por aí vai.
Fui praticante de Shotokan migrei para o Taekwondo nos anos 90, época Hardcore, tínhamos de contorcer e/ou até nocautear o adversário. Qndo 88 o mundo viu, na Olimpíada o poder dos lutadores de taekwondo. Em 92 o comitê olímpico já impôs mudanças, mas ainda era possível ver um timio tora furyo estalando na cabeça. Em 96, diante, trouxeram o BaléKwondo ... acabaram com a magia .. e Inventaram até um dokook coladinho no corpo e até estão testando lutas virtuais... O Karater, precisa fica fora das Olimpíadas ou perderá também sua essência.
Comecei a treinar Taekwondo em 1996 era violento!! lutei até 2010 qndo virou esporte, hoje em dia o Taekwondo é outra coisa, arte marcial não!!! Tive que migrar para o muay Thai/kikboxing, como o sensei falou aí, Taekwondo misturado com muay Thai/kikboxing o cara fica muito cascudo!!! Tenho 47 anos e ainda saio na trocação com atletas muito mais novos que EU.
Existem diversos estilos de Taekwondo, mas os mais praticados são o WTF, ITF e STF. Resumidamente, o estilo de Taekwondo WTF tem mais ênfase em competições esportivas, dando muita prioridade ao aprendizado de técnicas de chute e poomsae, enquanto o Taekwondo ITF tem um estilo mais tradicional e marcial, com ênfase em auto defesa. Já o estilo Taekwondo STF é uma versão ‘ocidentalizada’ do Taekwondo ITF, porém é visto como menos rigoroso.
Exatamente. Como poderia uma arte marcial ser boa (sendo que é pra autodefesa), se até aprender, o cara vai ter mais apanhado que se defendido? Arte boa (ou forma de treino eficiente) é aquela que, como o sensei falou e eu também sempre pensei, te prepare o mais rápido possível pra já ir se defendendo, quanto mais simples, efetivo, direto ao ponto, melhor. Lógico, quanto mais treinar, lapidar as técnicas, melhor, mais fácil fica, mas isso pra tornar melhor o que já vai quebrar o teu galho quando precisar. Por isso, eu treino e ensino o CMA, que tem também o Shotokan raíz como composição do treino.
O Mestre esqueceu que também deram origem ao Taekwondo o Taekkyon e o Haurang-do e outras lutas originárias da Coréia. O Taekkyon de origem milenar e Huaurang do tem provas históricas que demonstram que foram essas artes marciais nascidas na Coréia e que deram origem ao Taekwondo (caminho dos pés e das mãos). Já o Karatê se popularizou no Japão em 1.920. O criador do karatê mais violento, chamado karatê do Kyokushin kay foi criado por um coreano que se mudou para o Japão, se analisar o Kyokushin kay é uma cópia do Taekwondo bruto antigo sem essas reformas para jogos olímpicos. * Entre as 5 artes marciais mais antigas está o Taekkyon* : - *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo* Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html
@@airon58 exato Taekkyon (origem milenar) e Haurang do tem provas históricas que demonstram a origem dessas artes na Coréia e que foram elas que deram origem ao Taekwondo. Já o Karatê se popularizou no Japão em 1.920. O criador do karatê mais violento, chamado karatê do Kyokushin kay foi criado por um coreano que se mudou para o Japão, se analisar o Kyokushin kay é uma cópia do Taekwondo bruto antigo sem essas reformas para jogos olímpicos. * Entre as 5 artes marciais mais antigas está o Taekkyon* : - *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo* Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html .
As artes marciais na sua essencia era pra se defender vida ou morte todos estilos era de golpes violentos . Já o exporte faz atletas , então o que eles estão falando tem lógica.
Pensando que hoje não precisamos quase nunca de defesa pessoal, e a maioria não é lutador profissional, a parada de pontos serve para incluir. Agora se a galera quer ver pancadaria::.; tem que treinar no horário dos porradeiros. Ou bolar campeonatos especiais:, ver algo que mantenha a tradição.
Não é mais fácil você fazer balé então? Quer fazer luta sem pancadaria, qual a lógica disso? Não precisa se matar na porrada mas a prática é importante para aprender.
@@CrueltyIsBack A esmagadora maioria dos treinos de lutas é semi contato, exceto em alguns treinos pra competição e mesmo assim não é 100%. Dá pra ver que vc nunca entrou em academia.
@@Ricardo-cp2lu Você deve ser semi-analfabeto. Além disso, claramente divinador. "Não precisa se matar na porrada mas a prática é importante para aprender." O que você entendeu dessa frase para dar essa resposta anencéfala? Eu falei para dar 100%? Tenho 8 anos de kickboxe com um mestre campeão mundial, mais 4 anos de jiu jitsu e você vem me falar que nunca pisei numa academia? Que doença mental é essa?
A esportivização das artes marciais é a pior coisa que pode acontecer O termo "marcial" remete à Marte, deus da guerra Arte marcial significa "arte de guerra" e na guerra quem não mata, morre Tenho 41 anos, pratico artes marciais desde os 18, comecei no Taekwondo (sou faixa preta) e hoje sinto vergonha alheia ao ver essas lutas onde os lutadores mais gritam do que batem Também pratiquei Karate, um pouco de boxe (continuo treinando por conta própria algumas técnicas do estilo Philly Shell e do Peek-a-Boo), Kickboxing e agora estou no Muay Thai e posso dizer que no MT o striker pode se desenvolver muito mais justamente pq o foco não são pontos Hoje acredito que artes marciais não deveriam estar nas olimpíadas e que o MMA é, de certa forma, o ápice das mesmas, só que o modelo anterior do Vale-Tudo é melhor Uma luta só deveria acabar por incapacitação de um dos atletas (KO ou TKO), avaliação médica ou por "toalha" (um lutador de verdade que o orgulho de um homem/lutador prevalece e que o mesmo pode sacrificar sua carreira por causa de uma luta, é aí que entra o papel da equipe em protegê-lo) Enfim, a esportivização de uma arte marcial não a transforma em um esporte e por isso não deveria ser tratada como tal Lutar é algo inerente à guerra e numa guerra não se pontua, numa guerra a pessoa mata, aleija ou morre...
Sou praticante de Tae Kwon Do bom ate onde sei o TKD e uma arte marcial coreana mas com o dominio Japones quem era faixa preta e mestre era proibido praticar o tkd.
Boa parte da comunidade do Taekwondo critica severamente as alterações que a introdução do sistema eletrônico de pontuação proporcionou. O Taekwondo Olímpico se tornou num jogo de habilidade com as pernas extremamente desinteressante com pouco ou nada haver com luta. Felizmente existem várias iniciativas na modalidade no sentido de desenvolver sistemas competitivos mais realistas e com mais contato. Até mesmo protetores eletrônicos diferentes tem sido testados no sentido de exigir mais potência nos golpes e combinações mais dinâmicas para conceder os pontos. Não acho que a introdução da modalidade no programa Olímpico tenha sido necessariamente ruim pois garantiu o desenvolvimento e a divulgação do Taekwondo e ofereceu novas oportunidades para treinadores e praticantes. Esportes olímpicos são tratados de forma diferenciada em relação aos não olímpicos, ser campeão olímpico ainda é a maior glória esportiva e se manter nas olímpiadas por anos dá para a modalidade um status de destaque, mas uma alteração profunda das regras é mais que urgente.
Na real nem a luta coreana mais proxima do carate é o tangsudo , que muitos chamam de carate coreano, mas logico que o carate tem sua influencia no taekwondo.
De fato, a pontuação eletrônica foi a pá de cal no Taekwondo. Lembro que os coletes e capacetes eletrônicos foram inseridos nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Ainda nessa edição era possível ver lutas boas, talvez por ser o primeiro ano de utilização da pontuação eletrônica e ainda não haver um padrão de calibragem definido. Porém, nas Olimpíadas do Rio em 2016 vimos a decadência sendo evidenciada e passou a ser sofrível ver as lutas a partir daí. Eu pratiquei TKD e fiquei enojado com o que fizeram com a arte marcial. Quando eu treinava, a coisa ainda era mais combativa. Hoje em dia, pelo visto, virou esgrima de perna. Dá gosto ver como eram as lutas de antigamente. Hoje em dia, está tudo deplorável e pode se tratar de algo irreversível, mesmo que o TKD deixe de ser olímpico, um dia.
Exato, veio do Taekkyon (origem milenar) e Haurang do tem provas históricas que demonstram a origem dessas artes na Coréia e que foram elas que deram origem ao Taekwondo. Já o Karatê se popularizou no Japão em 1.920. O criador do karatê mais violento, chamado karatê do Kyokushin kay foi criado por um coreano que se mudou para o Japão, se analisar o Kyokushin kay é uma cópia do Taekwondo bruto antigo sem essas reformas para jogos olímpicos. * Entre as 5 artes marciais mais antigas está o Taekkyon* : - *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo* Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html
Sou da mesma geração do Jayme, respeito-o muito, mas discordo nesse ponto. Vi o tal taekwondo dos anos 1990 e aquilo sempre foi uma porcaria. Não sou do karate, sou ex-instrutor de muay thai , mas tive ex alunos que vinham do taekwondo e assisti a campeonatos na época. Tinham séias deficiencias em coisas básicas de luta, exceto chute, mas mesmo os chutes eram dados e executados de forma pouco real, ao contrário do muay thai que sempre enfocou a realidade do combate. Honestamente, sempre achei uma perda de tempo e dinheiro, e hoje em dia mais ainda.
Eu também acho que luta não precisa estar nas Olimpíadas, E outro problema nos próprios campeonatos das artes, Eu acho que tem de acabar a punição do excesso de contato, esta história, de , tem médico, advogado, engenheiro competindo, e essa galera tem de trabalhar na segunda e não pode se machucar, acho errado, se o cara resolveu ser lutador, tem de lutar seja ele o que for, vai trabalhar na segunda de olho roxo, nariz quebrado, joelho lesionado, é luta...Não quer se machucar, não compete!
As defesas mais tradicionais são as menos eficientes e as menos utilizadas no kumite, existe uma variedade imensa de defesa que não se utiliza, so estudar os kata.
O boxe mais pq o boxe profissional não tem nada a ver com boxe olímpico. A luta greco romana devido as regras já serem mais esportivas desde a origem. Tkd e Judô acabaram, e o karatê irá pelo mesmo caminho.
Tá falando do Taekwondo Olímpico (e eu concordo) , mas o Karatê olímpico tá pior!! Encosta a luva no corpo "para a luta" , deu nocaute é desclassificado....para vai! Ambas as Artes Marciais foram "nerfadas" para se adequar aos "Ideais Olímpicos" fato.
pratiquei TKD por muitos anos, sou primeiro dan, e sou obrigado a concordar. Tá uma merda. E pior que tive a chance de treinar com gente roots. As olimpíadas cagaram o TKD.
Anos 90 quando eu treinava tkd, era violência pura, bater sem parar e rezar pra não tomar uma giratória e cair apagado, hoje virou esgrima de perna e balé.
Exato a base do Taekwondo é o Taekkyon, que sim é de origem milenar e também o Huaurang do e outras artes coreanas, tem provas históricas que demonstram a origem dessas artes na Coréia e que foram elas que deram origem ao Taekwondo. Já o Karatê se popularizou no Japão em 1.920. O criador do karatê mais violento, chamado karatê do Kyokushin kay foi criado por um coreano que se mudou para o Japão, se analisar o Kyokushin kay é uma cópia do Taekwondo bruto antigo sem essas reformas para jogos olímpicos. * Entre as 5 artes marciais mais antigas está o Taekkyon* : - *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo* Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html
como se fosse um delta de um rio , todos os problemas do esporte desembocam no mesmo ponto.... o tesão por regras demais esta destruindo tudo, do karate a F1, muita burocracia, muito bedelho tecnologico
Pessoal confunde luta esportiva com luta real. Karatê esportivo trabalha 5% das técnicas do karatê, isso não implica que quem faz o esporte não possa fazer a luta. São faces da mesma arte...
Sim. Pode até ser. Porém, a partir do momento que uma arte marcial vira esporte, ainda mais olímpico, será que não existe uma pressão ou até mesmo recomendação de que apenas ministrem aulas baseadas na parte esportiva, deixando de lado a parte marcial ou até mesmo correndo o risco de extinguir a parte marcial em prol da parte esportiva?
O taekwondo olimpico é uma piada. Varias lutas em que os dois oponentes ficam saltitando em uma perna só para tentar encostar a outra no sensor do adversario. Nem chute rola mais direito, é ridiculo. Já o taekwondo ITF é bem diferente.
Bem mais ou menos isso aí, amigo! Muito se fala do ITF, afinal sua dinâmica envolve golpes de mão direto contra o rosto, isso altera a movimentação. Mas comparado ao volume de golpes do WTF, o ITF competitivo é questionável.
Taekwondo antigamente era bater e torcer pra não entrar uma giratória e você cair apagado. Hoje virou esgrima de perna misturado com balé.
O MESTRE É UM VERDADEIRO ARTISTA MARCIAL....TEM UMA VISÃO DO MUNDO DAS LUTAS DE UMA MANEIRA SENSACIONAL
Sou praticante de TKD e realmente ele teve grande influência do Karatê, pois o General Choi Hong Hi, considerado o ''Pai do TKD'', era 2° Dan em Karatê, pois com a ocupação do Japão na Coreia, a população coreana era proibida a cultivar sua cultura e ''incentivada'' a praticar a cultura dos japoneses, e com o final da guerra, foi criado o TAEKWONDO ITF, com a influência de várias artes de combate, coreanas e também o Karatê... Obs: o TKD Olímpico é o WTF.
Oss
Eu iria digitar exatamente isso, o TKD sempre existiu com outros nomes, teve mais influência das graduações e etc. O Sul Coreano queria vender a sua arte para o ocidente.
Sou faixa preta 3 Dan de Taekwondo e concordo plenamente em relação ao que foi dito. A partir do momento que temos muitas regras impostas para competição, vamos "amputando" técnicas que são originárias da arte marcial. Agora, vai do mestre/professor saber ensinar o correto. Não sou contra as competições, mas sou contra ensinar somente o que é usado em competição. Não se pode descaracterizar a arte marcial em favor de seu apelo esportivo.
A ITF ( International Tae Kwon DO Federation) ainda mantém o estilo mais voltado para combate. WTF é o show.
A questão do boxe tailandes X muay thai é fundamental para nós entendermos a evolução do striking no Brasil. Teve pouquíssimo muay thai de fato, muito tkd e boxe e virou uma luta muito eficiente, sem nenhuma dúvida uma das melhores. Mas não é muay thai. Hoje temos material de muita qualidade para estudar e saber que são coisas parecidas mas diferentes em muitos aspectos.
Eu sou da galera old school do TKD, w posso afirmar que era sinistrão demais!! Igual o mestre comentou aí sobre os low kicks potentes, tinha tbm os "bandao" que são chutes na altura da coxa ou cintura, que saía faísca irmão!! Sem contar os hi kicks e os chutes rodados, que eram totalmente liberados!! Época boa viu!!!
sou faixa preta de tae kwon do treino deste de 1999 minha base e o TKD tradicional hoje o TKD das olimpiadas esta longe do da minha epoca,só comparar as lutas dos mestres de hoje Carlos costa,Marcio Eugenio Dutra.
Taekwondo nunca teve lowkick.
Treinei kickboxing por dois anos, jiu-jítsu entre idas e vinda uns 6 anos… mas nada se compara com karatê de contato ( kyokushin ) fiz por um ano e posso falar que de todas as artes marciais que já fiz e a mais violenta, o treino chegava a dar medo porque você sabia que ia sofrer, já fui nocauteado algumas vezes. Parei porque o mestre voltou pro seu país, ele era da Síria!
Meu professor tinham base no karatê tradicional (shotokam. ) é no kyokishin, ele sempre dizia : "lutador de kyokishin é doido. Se ele
mandar escolher ,como quer
apanhar dele ou de uma rosa,
Ele vai buscar uma rosa pra te bater ."
Aquele maoashi, na parte de dentro da coxa , doi pacas.
Em relação origem do Taekwondo, os relatos estão corretos. Com exceção de dois dos fundadores do Taekwondo, todos eram faixas-preta de karate shotokan. Cada escola (kwan) criou um nome coreano para desassociar o nome japonês. A Escola Moodukwan, usava os termos Tang Soo Do, por exemplo.
Excelente participação!
Treinei karatê até a faixa roxa e tinha muitos amigos do TKD, Capoeira e outras artes que dividiam o mesmo espaço. Eu era muito fã do TKD antigo e gostava de ver as competições nos anos 90. Saí do karatê e fui praticar o Boxe Tailandês como foi descrito no vídeo, rsrs....
Com algum tempo de treino me tornei instrutor e mais pra frente conheci um mestre francês e já falecido chamado Steff que ensinava o Muay Thai verdadeiro na sua essência + o Muay Boran e fiquei encantado com o que vi. Em algumas poucas aulas entendi o que eu vinha praticando nos katas do karatê e inconscientemente e instintivamente comecei a aplicar os movimentos dos katas (bunkai) de forma real em alguns treinos de Muay Boran encontrando "novas" possibilidades pra defesa pessoal.
Nunca curti as regras e o sistema de pontuação do karatê moderno e curto muito o Karatê Kyokushin e o Kudo que são sistemas competitivos que mais se aproximam de uma luta real.
Esse pensamento é o mesmo que eu tenho desde quando eu praticava karatê (tenho 21 anos ao todo treinando e parando), as olimpíadas prejudicou demais o karate, ao passo de virar um desporto de kimono e não uma arte marcial
Fiz uns 6 anos de karate quando era criança, e sempre achei meio tosco aquelas lutas por ponto e gritaria
Grande sensei Jayme e o carate kombat, esta crescendo e ganhando o público e adeptos. Qual é sua opinião?
Aconteceu o mesmo com o Karatê. Depois que houve o trabalho para transformar o Karatê em esporte olímpico, notei que a defesa pessoal foi deixada de lado. Todos lutam apenas por pontos. Eu iniciei os treinos de Karatê em 1986, parei em 1992 e retornei em 2017. Foram 25 anos sem colocar um kimono e sem pisar num Dojô. Quando eu voltei, percebi a grande diferença. Alunos graduados reclamando porque um golpe entrou um pouco mais forte no plexo. Antigamente eu acertava o oponente e ficava de olho nele pra me defender de um possível contragolpe. Hoje os caras acertam e saem gritando a extensão do Kyai e pulando procurando qual árbitro ergueu a bandeira. Lamentável! Chega a ser cômico.
a minha experiencia foi igual! soco abaixo do pescoço e acima da faixa era normal o contato! 50% da força noa treinos ! competição ja era outra história!
Nunca fiz luta. Mas sou fã desse podcast. Vocês se comunicam muito bem!
O problema do General é que ele teve 2 discursos em sua vida sobre a origem do TKD, na primeirva versão do general o Taekwondo tinha sua origem em artes marciais da própria Coréia: Tekkyon e Hwaurang do etc; já na segunda versão contada por ele, em sentido diverso, se deu quando ele rompeu, foi destituído de poder e passou a dizer que origem do TKD era de origem diversa.Observe que o Karatê mais agressivo o Kyokushin kay foi criado por um coreano que foi para o Japão (ilhas) e o Kyokushinkay nada mais é do que uma cópia do Taekwondo antigo, sem as suavidades de hoje.
Masutatsu (Mas) Oyama (大山倍達 Ōyama Masutatsu, nascido Yong Eu Choi), foi o criador do estilo de Karatê Kyokushinkai ou Oyama-Ryu. Hyung Yee nasceu no dia 27 de julho de 1923 em uma aldeia perto de Gunsan na Coréia Meridional.
Espero ter colaborado e parem de inventar novas versões, isso chateia quem é praticante do bom e velho TKD. Ah eu, assim como você, também sou faixa preta de Taekwondo e acho que essa discussão sobre a origem do TKD nunca vai ter fim. Fica parecendo aqueles que dizem que a capoeira é de origem africana, daí vão pesquisar e não encontram nada parecido na África, até porque até o nome "capoeira" é de origem tupi-guarani..
Sou faixa preta de taekwondo e concordo 100% com o que ele disse.
Brother, anos 80 e 90 TWD era o bicho, era cada cipuada braba
*5 artes marciais mais antigas* : - *Malla-yuddha* (Índiacriada em 3000 a.C., essa espécie de wrestling indiano); - *Shuai Jiao* , conhecida como “wrestling chinês”, é a arte marcial mais antiga da China, data 2697 a.C; - *Kalaripayattu* Criada no estado de Kerala, no sul da Índia, por volta de 1000 a.C; - *Pancrácio* Uma combinação de boxe com wrestling, que permite também chutes, é considerada por muitos o “tataravô do MMA”. Embora tenha sido oficialmente registrada na 33ª Olimpíada, em 648 a.C., alguns especialistas apontam que exista desde 2000 a.C; - *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo*
Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco
revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html
Olimpíadas acabou com Judo e Taenkowdo também virou brincadeira de criança, Uma Arte Marcial jamais deve entrar para olimpíadas se quer continuar a ser destrutiva.
Jayme é o The GOAT dos mestres do karatê 🥋
É gratificante ouvir quem conhece do assunto Artes Marciais.
Simplesmente show essa declaração.
Sensei ta de parabéns.
Pessoa extremamente honesta na arte marcial.
Excelente professor, queria eu ter tido um professor como ele quando praticava artes marciais.
Excelente!!! O caminho da mão vazia tem por objetivo defender e defender-se!!!!
Amigo parabéns pela entrevista, não conhecia esse mestre de Karate porem foi um prazer assisti-lo, aliás ver pessoas com essa visão e com essa desenvoltura agregam muito para o seu podecast e você também esta de parabéns, reitero pela entrevista, me permita apenas complementar que o taekwondo é um pouco mais antigo do que o ¨comercial ¨criado na Coreia do Sul, vem de origens em reinos Silla por exemplo, um pouco da China também mas enfim aqui vale os elogios pela excelente entrevista.
TKD eh uma variante do Karate. O lema dos praticantes do TKD eh "cair 100x sem se render".
O verdadeiro Mestre que ama o Karatê
Grande Jayme Chinelo! Sândalo...areia todos. (Um dia eu acerto)
Eu treino karatê a mais de vinte anos, e não sei nada ainda. Mais a ideia principal da arte marcial é aprender a se defender. Ótimo corte esse.
Uma vez meu mestre em Krav-Maga disse: O problema do TKD, assim cmo qualquer luta que entra pras Olimpiadas, é que o objetivo passa a ser PONTUAR.... e não o K.O.
O taekwondo sempre foi assim
Tae-kwon-do verdadeiro e quebras braços, pernas e arranca a cabeça mas saber dominar as pernas e mãos que não machuque.
Jayme ta certíssimo no ponto do judô, hoje em vários campeões que nem técnica fazem, ganham na base do shido, da até ódio de assistir kkkkkkkk
É por isso que eu não treino mais as artes marciais "tradicionais". Você entra na academia e já começam a te treinar para o campeonato.
"Arte marcial" - Marte é o Deus da guerra Romano, então a arte marcial foi desenvolvida para a guerra.
O que se ensina nas academias hoje não é arte marcial, é uma luta esportiva.
Na minha opinião, a verdadeira arte marcial tem que te preparar para todo tipo de situação. A pessoa tem que saber lutar desarmada, com armas e saber lidar contra um inimigo armado, saber lutar contra vários inimigos, e por aí vai.
enfraqueceu nas academias também
Inclusive uma curiosidade pra todos, hwarang do tekken é exatamente da base do taekwondo, hwarang do
Fui praticante de Shotokan migrei para o Taekwondo nos anos 90, época Hardcore, tínhamos de contorcer e/ou até nocautear o adversário. Qndo 88 o mundo viu, na Olimpíada o poder dos lutadores de taekwondo. Em 92 o comitê olímpico já impôs mudanças, mas ainda era possível ver um timio tora furyo estalando na cabeça. Em 96, diante, trouxeram o BaléKwondo ... acabaram com a magia .. e
Inventaram até um dokook coladinho no corpo e até estão testando lutas virtuais... O Karater, precisa fica fora das Olimpíadas ou perderá também sua essência.
Jayme sandal é um grande mestre!
Comecei a treinar Taekwondo em 1996 era violento!! lutei até 2010 qndo virou esporte, hoje em dia o Taekwondo é outra coisa, arte marcial não!!! Tive que migrar para o muay Thai/kikboxing, como o sensei falou aí, Taekwondo misturado com muay Thai/kikboxing o cara fica muito cascudo!!! Tenho 47 anos e ainda saio na trocação com atletas muito mais novos que EU.
No caso você treina Tae boxing, mix de Taekwondo com boxe, apesar que na origem Taekwondo significa "caminho dos pés e das mãos".
São movimentos precisos de defesa para todas as artes marciais. Até os animais treinam em seco para que na hora funcionem.
Qdo li o título do vídeo pensei "Eles vão falar do TaeKownDo". Acertei na mosca.
Tbm
Existem diversos estilos de Taekwondo, mas os mais praticados são o WTF, ITF e STF.
Resumidamente, o estilo de Taekwondo WTF tem mais ênfase em competições esportivas, dando muita prioridade ao aprendizado de técnicas de chute e poomsae, enquanto o Taekwondo ITF tem um estilo mais tradicional e marcial, com ênfase em auto defesa. Já o estilo Taekwondo STF é uma versão ‘ocidentalizada’ do Taekwondo ITF, porém é visto como menos rigoroso.
taekwondo quebrava bloco de gelo professor Adelino fazia isso .
Eu particularmente nunca gostei da ideia de mim afastar da arte na sua essencia
Exatamente. Como poderia uma arte marcial ser boa (sendo que é pra autodefesa), se até aprender, o cara vai ter mais apanhado que se defendido? Arte boa (ou forma de treino eficiente) é aquela que, como o sensei falou e eu também sempre pensei, te prepare o mais rápido possível pra já ir se defendendo, quanto mais simples, efetivo, direto ao ponto, melhor. Lógico, quanto mais treinar, lapidar as técnicas, melhor, mais fácil fica, mas isso pra tornar melhor o que já vai quebrar o teu galho quando precisar. Por isso, eu treino e ensino o CMA, que tem também o Shotokan raíz como composição do treino.
O Mestre esqueceu que também deram origem ao Taekwondo o Taekkyon e o Haurang-do e outras lutas originárias da Coréia.
O Taekkyon de origem milenar e Huaurang do tem provas históricas que demonstram que foram essas artes marciais nascidas na Coréia e que deram origem ao Taekwondo (caminho dos pés e das mãos).
Já o Karatê se popularizou no Japão em 1.920.
O criador do karatê mais violento, chamado karatê do Kyokushin kay foi criado por um coreano que se mudou para o Japão, se analisar o Kyokushin kay é uma cópia do Taekwondo bruto antigo sem essas reformas para jogos olímpicos.
* Entre as 5 artes marciais mais antigas está o Taekkyon* :
- *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo*
Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco
revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html
Eu conhecia essa história que vc falou . Que a origem do TKD era de fusão de lutas coreanas já existentes.
@@airon58 exato Taekkyon (origem milenar) e Haurang do tem provas históricas que demonstram a origem dessas artes na Coréia e que foram elas que deram origem ao Taekwondo.
Já o Karatê se popularizou no Japão em 1.920. O criador do karatê mais violento, chamado karatê do Kyokushin kay foi criado por um coreano que se mudou para o Japão, se analisar o Kyokushin kay é uma cópia do Taekwondo bruto antigo sem essas reformas para jogos olímpicos.
* Entre as 5 artes marciais mais antigas está o Taekkyon* :
- *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo*
Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco
revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html .
As artes marciais na sua essencia era pra se defender vida ou morte todos estilos era de golpes violentos . Já o exporte faz atletas , então o que eles estão falando tem lógica.
Treine a forma para sair da forma "funakoshi"
O Tae Kwon Do veio do Tae Kyon, que foi formulado por um coreano a partir da prática do Karatê Shotokan no japão.
Não, amigo. Negativo
Pensando que hoje não precisamos quase nunca de defesa pessoal, e a maioria não é lutador profissional, a parada de pontos serve para incluir. Agora se a galera quer ver pancadaria::.; tem que treinar no horário dos porradeiros. Ou bolar campeonatos especiais:, ver algo que mantenha a tradição.
oh hemorroido,defesa pessoal é pra te deixar apto caso vc precise se defender
Não é mais fácil você fazer balé então? Quer fazer luta sem pancadaria, qual a lógica disso? Não precisa se matar na porrada mas a prática é importante para aprender.
@@CrueltyIsBack A esmagadora maioria dos treinos de lutas é semi contato, exceto em alguns treinos pra competição e mesmo assim não é 100%. Dá pra ver que vc nunca entrou em academia.
@@Ricardo-cp2lu Você deve ser semi-analfabeto. Além disso, claramente divinador. "Não precisa se matar na porrada mas a prática é importante para aprender." O que você entendeu dessa frase para dar essa resposta anencéfala? Eu falei para dar 100%?
Tenho 8 anos de kickboxe com um mestre campeão mundial, mais 4 anos de jiu jitsu e você vem me falar que nunca pisei numa academia? Que doença mental é essa?
Só quem é sabe
A esportivização das artes marciais é a pior coisa que pode acontecer
O termo "marcial" remete à Marte, deus da guerra
Arte marcial significa "arte de guerra" e na guerra quem não mata, morre
Tenho 41 anos, pratico artes marciais desde os 18, comecei no Taekwondo (sou faixa preta) e hoje sinto vergonha alheia ao ver essas lutas onde os lutadores mais gritam do que batem
Também pratiquei Karate, um pouco de boxe (continuo treinando por conta própria algumas técnicas do estilo Philly Shell e do Peek-a-Boo), Kickboxing e agora estou no Muay Thai e posso dizer que no MT o striker pode se desenvolver muito mais justamente pq o foco não são pontos
Hoje acredito que artes marciais não deveriam estar nas olimpíadas e que o MMA é, de certa forma, o ápice das mesmas, só que o modelo anterior do Vale-Tudo é melhor
Uma luta só deveria acabar por incapacitação de um dos atletas (KO ou TKO), avaliação médica ou por "toalha" (um lutador de verdade que o orgulho de um homem/lutador prevalece e que o mesmo pode sacrificar sua carreira por causa de uma luta, é aí que entra o papel da equipe em protegê-lo)
Enfim, a esportivização de uma arte marcial não a transforma em um esporte e por isso não deveria ser tratada como tal
Lutar é algo inerente à guerra e numa guerra não se pontua, numa guerra a pessoa mata, aleija ou morre...
Sou praticante de Tae Kwon Do bom ate onde sei o TKD e uma arte marcial coreana mas com o dominio Japones quem era faixa preta e mestre era proibido praticar o tkd.
Ensina Kata, mas ensinar o kata explicando cada golpe
A verdadeira Arte Marcial tem luta para Guerra e treinar para dominar a tecnica tão perfeitamente que não machoque o colega de treino.
Ele e o Viníciu Antony
Boa parte da comunidade do Taekwondo critica severamente as alterações que a introdução do sistema eletrônico de pontuação proporcionou. O Taekwondo Olímpico se tornou num jogo de habilidade com as pernas extremamente desinteressante com pouco ou nada haver com luta. Felizmente existem várias iniciativas na modalidade no sentido de desenvolver sistemas competitivos mais realistas e com mais contato. Até mesmo protetores eletrônicos diferentes tem sido testados no sentido de exigir mais potência nos golpes e combinações mais dinâmicas para conceder os pontos. Não acho que a introdução da modalidade no programa Olímpico tenha sido necessariamente ruim pois garantiu o desenvolvimento e a divulgação do Taekwondo e ofereceu novas oportunidades para treinadores e praticantes. Esportes olímpicos são tratados de forma diferenciada em relação aos não olímpicos, ser campeão olímpico ainda é a maior glória esportiva e se manter nas olímpiadas por anos dá para a modalidade um status de destaque, mas uma alteração profunda das regras é mais que urgente.
Eu encaro qualquer faixa preta de qualquer arte marcial......pode me desafiar
nas olimpiadas teve um lance no karate que o cara nocauteou e perdeu a luta pq foi violento demais
Sim, os Katas faziam os praticantes voarem depois da preta😅
Ja q esse TKD moderno virou nutella, melhor então partir pro "Hapkido" q engloba o Tkd, Aikido, Boxe, Judo, enfim, completo! 😁
Na real nem a luta coreana mais proxima do carate é o tangsudo , que muitos chamam de carate coreano, mas logico que o carate tem sua influencia no taekwondo.
Esse negócio do sensor de contato acabou com o Tae Kwon Dô mesmo. A regra deve ser revista logo.
De fato, a pontuação eletrônica foi a pá de cal no Taekwondo. Lembro que os coletes e capacetes eletrônicos foram inseridos nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Ainda nessa edição era possível ver lutas boas, talvez por ser o primeiro ano de utilização da pontuação eletrônica e ainda não haver um padrão de calibragem definido. Porém, nas Olimpíadas do Rio em 2016 vimos a decadência sendo evidenciada e passou a ser sofrível ver as lutas a partir daí. Eu pratiquei TKD e fiquei enojado com o que fizeram com a arte marcial. Quando eu treinava, a coisa ainda era mais combativa. Hoje em dia, pelo visto, virou esgrima de perna. Dá gosto ver como eram as lutas de antigamente. Hoje em dia, está tudo deplorável e pode se tratar de algo irreversível, mesmo que o TKD deixe de ser olímpico, um dia.
Ficou parecido com a sombra do karatê e a escola de combate do Boxe. Precisa voltar ao passado...@@HwoarangGamer
O taekwondo não veio do huarang do ??????
Exato, veio do Taekkyon (origem milenar) e Haurang do tem provas históricas que demonstram a origem dessas artes na Coréia e que foram elas que deram origem ao Taekwondo.
Já o Karatê se popularizou no Japão em 1.920. O criador do karatê mais violento, chamado karatê do Kyokushin kay foi criado por um coreano que se mudou para o Japão, se analisar o Kyokushin kay é uma cópia do Taekwondo bruto antigo sem essas reformas para jogos olímpicos.
* Entre as 5 artes marciais mais antigas está o Taekkyon* :
- *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo*
Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco
revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html
Não mesmo, o Teakwondo tem sua orgem na antigas lutas da correia e claro que modernisou com a influencia do karate.
Faz anos eu fui falar pra professora de educação física porq o Karatê não era olímpico é foi um chororó.
Sou da mesma geração do Jayme, respeito-o muito, mas discordo nesse ponto. Vi o tal taekwondo dos anos 1990 e aquilo sempre foi uma porcaria. Não sou do karate, sou ex-instrutor de muay thai , mas tive ex alunos que vinham do taekwondo e assisti a campeonatos na época. Tinham séias deficiencias em coisas básicas de luta, exceto chute, mas mesmo os chutes eram dados e executados de forma pouco real, ao contrário do muay thai que sempre enfocou a realidade do combate.
Honestamente, sempre achei uma perda de tempo e dinheiro, e hoje em dia mais ainda.
Eu também acho que luta não precisa estar nas Olimpíadas, E outro problema nos próprios campeonatos das artes, Eu acho que tem de acabar a punição do excesso de contato, esta história, de , tem médico, advogado, engenheiro competindo, e essa galera tem de trabalhar na segunda e não pode se machucar, acho errado, se o cara resolveu ser lutador, tem de lutar seja ele o que for, vai trabalhar na segunda de olho roxo, nariz quebrado, joelho lesionado, é luta...Não quer se machucar, não compete!
As defesas mais tradicionais são as menos eficientes e as menos utilizadas no kumite, existe uma variedade imensa de defesa que não se utiliza, so estudar os kata.
As olimpíadas só não estragaram o Boxe e a luta Greco romana
O boxe mais pq o boxe profissional não tem nada a ver com boxe olímpico. A luta greco romana devido as regras já serem mais esportivas desde a origem. Tkd e Judô acabaram, e o karatê irá pelo mesmo caminho.
Luta de ponto é horrível, e quando se torna olímpico, fica pior ainda
Mestre Myagi não aprova esse podcast. kkkkkkkk
Tá falando do Taekwondo Olímpico (e eu concordo) , mas o Karatê olímpico tá pior!! Encosta a luva no corpo "para a luta" , deu nocaute é desclassificado....para vai! Ambas as Artes Marciais foram "nerfadas" para se adequar aos "Ideais Olímpicos" fato.
Na Corea do Norte o Teakwondo continua assim!
Todos os meus colegas de BJJ não concordam em tornar a luta olímpica.
A maioria das artes marciais tradicionais se tornaram inertes e hoje em dia se equiparam ao ballet.
pratiquei TKD por muitos anos, sou primeiro dan, e sou obrigado a concordar. Tá uma merda. E pior que tive a chance de treinar com gente roots. As olimpíadas cagaram o TKD.
Cagaram praticamente todas as artes marciais, e o Judo infelizmente ta no mesmo caminho @@sandro0094
Anos 90 quando eu treinava tkd, era violência pura, bater sem parar e rezar pra não tomar uma giratória e cair apagado, hoje virou esgrima de perna e balé.
Mas foi assim que o Shotokan se desenvolveu, buscando coisas de outras artes
Cara, taekwondo é milenar.
Não é não, foi fundado nos anos 50
Exato a base do Taekwondo é o Taekkyon, que sim é de origem milenar e também o Huaurang do e outras artes coreanas, tem provas históricas que demonstram a origem dessas artes na Coréia e que foram elas que deram origem ao Taekwondo.
Já o Karatê se popularizou no Japão em 1.920. O criador do karatê mais violento, chamado karatê do Kyokushin kay foi criado por um coreano que se mudou para o Japão, se analisar o Kyokushin kay é uma cópia do Taekwondo bruto antigo sem essas reformas para jogos olímpicos.
* Entre as 5 artes marciais mais antigas está o Taekkyon* :
- *"Taekkyon"* *deu origem ao Taekwondo*
Uma espécie de capoeira coreana, é considerada a forma original de todas as artes marciais praticadas na Coreia do Sul. Sua origem foi traçada a 50 a.C., em pinturas nas tumbas de Muyong Chong e Samcil Chong, do período da Dinastia Goguryeo. Em 1983, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pela Coreia do Sul e, em 2011, considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco
revistagalileu.globo.com/Sociedade/Curiosidade/noticia/2020/01/5-artes-marciais-mais-antigas-do-mundo.html
como se fosse um delta de um rio , todos os problemas do esporte desembocam no mesmo ponto.... o tesão por regras demais esta destruindo tudo, do karate a F1, muita burocracia, muito bedelho tecnologico
Isso é notório em todas as artes marciais, quabdo mais vai para o lado desportivo maior a perda de efetividade.....
taekwondo de hj em dia eh terrivel
Pessoal confunde luta esportiva com luta real. Karatê esportivo trabalha 5% das técnicas do karatê, isso não implica que quem faz o esporte não possa fazer a luta. São faces da mesma arte...
Sim. Pode até ser. Porém, a partir do momento que uma arte marcial vira esporte, ainda mais olímpico, será que não existe uma pressão ou até mesmo recomendação de que apenas ministrem aulas baseadas na parte esportiva, deixando de lado a parte marcial ou até mesmo correndo o risco de extinguir a parte marcial em prol da parte esportiva?
@@HwoarangGamer então nem MMA serve, porque tem regras esportivas. Se não vale dedo no olho, chute no saco, luxação completa, é esporte!
O taekwondo olimpico é uma piada. Varias lutas em que os dois oponentes ficam saltitando em uma perna só para tentar encostar a outra no sensor do adversario. Nem chute rola mais direito, é ridiculo. Já o taekwondo ITF é bem diferente.
Bem mais ou menos isso aí, amigo!
Muito se fala do ITF, afinal sua dinâmica envolve golpes de mão direto contra o rosto, isso altera a movimentação.
Mas comparado ao volume de golpes do WTF, o ITF competitivo é questionável.
taekwondo nas olimpiadas só assiste familiares ou praticantes, para as outras pessoas é extremamente chato de ver
O mestre sussurra, fala muito baixo.
Até o boxe olímpico virou uma bosta que ninguém entende quando assiste
o Taekwondo olimpico é uma vergonha