7 VÍDEOS POR DIA? VAI TUDO ACABAR? | JANA VISCARDI

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 окт 2024
  • Já reparou quantas vezes as pessoas que você acompanha por aqui postam vídeo por dia, por semana? Cada vez mais parece que só dá pra existir por essas bandas do RUclips (e das outras redes) se postar muito. É claro que não é assim pra todo mundo, mas ver esses movimentos de outros canais me colocou pra pensar - de novo - sobre produção de conteúdo. Apoie a produção de conteúdo: apoia.se/janav...
    *******
    Acompanhe nas redes:
    Twitter: / janaviscardi
    Instagram: / janaisa
    ****
    Roteiro, gravação e edição: Jana Viscardi

Комментарии • 258

  • @ANomadeCosmica
    @ANomadeCosmica 2 года назад +103

    "Meu trabalho é contaminado pela minha condição", Conceição Evaristo. Essa frase é tão forte quanto triste, pois é nossa condição de criadoras de conteúdo que tem contribuído para o nosso apagamento com direito a, em alguns casos, torcida organizada de trolls pra nos derrubar/intimidar. Não é normal um trabalho tão bom quanto o seu levar 7 anos para obter aquilo que o canal de qualquer criador medíocre ganha de bandeja em meses.

  • @jucaracarvalho847
    @jucaracarvalho847 2 года назад +7

    Fugimos da TV para o RUclips por conta da qualidade da programação .E agora para onde vamos fugir???

  • @leticiad.1944
    @leticiad.1944 2 года назад +56

    Esse vídeo me lembrou o fim do canal "Depois das Onze". É uma dupla de duas amigas que começou o canal adolescente e durou anos, faziam de 3 a 4 vídeos por semana, gravaram música e peça que rodou o Brasil todo lotando muitos espaços. Mas, a diferente rotina das meninas e a negação de ambas em "tiktokzar" o canal levou ele ao fim. Achei as duas muito corajosas de respeitarem o que tinham como princípio. Acho que muitos criadores também vão ver o peso, as limitações e por um fim em seus canais no futuro. É muito triste o que está acontecendo com a Internet, eu me pergunto: onde vamos parar? O que mais precisamos fazer para que trabalhos de qualidade sejam valorizados nessas plataformas? É uma lógica absurda de consumo que eu não consigo acompanhar. É um acalanto ter o seu canal firme e persistente por aqui.

    • @JanaViscardi
      @JanaViscardi  2 года назад +49

      Eu fico pensando como seguir tendo um trabalho se não for através das redes. Eu tenho 41 anos, terminei meu doutorado há 10. Não estou na universidade, já estou "envelhecida" pra muitas buscas de emprego e minha renda vem dos cursos que ofereço. Eu os divulgo pelas redes. Meu trabalho está aqui. Mas tb não acho que será viável num futuro relativamente próximo. Enfim, questões de vida que a "idade" só faz ampliar ainda mais.

    • @leticiad.1944
      @leticiad.1944 2 года назад +9

      @@JanaViscardi Não sei como será, mas acredito que terá espaço pra todos, só não consigo imaginar como. Espero que o seu seja reservado com prestígio.

  • @IncrivelPontinhoAzul
    @IncrivelPontinhoAzul 2 года назад +22

    A meritocracia na produção de conteúdo.
    "Ain, se você não tem alcance é porque você não se esforça."
    Produzo animações educacionais voltadas para o público infantil e é simplesmente IMPOSSÍVEL manter esse volume imposto.
    Meu canal não pode ter aviso de novas publicações (sininho), nem comunidade, nem shorts, nem mesmo comentário.
    O conteúdo não é entregue, simples assim. Desisti da ideia de tentar me tornar um produtor de conteúdo.

    • @sthesadala
      @sthesadala 2 года назад +3

      Mas pode ter certeza que o seu canal é muito bom!👍🏼
      Sou inscrita.😁

    • @PedroHenriqueA20
      @PedroHenriqueA20 Год назад +1

      Geralmente canais voltados ao publico infantil são desse jeito mesmo, infelizmente. TODOS os canais infantis que vejo têm seus comentários desativados

  • @PapodeCobra
    @PapodeCobra 2 года назад +20

    Meu canal fala de ciência. Eu preciso de tempo para explicar conteúdos q são direcionados ao grande público. Então fazer videos curtos ou muitos videos por semana não se encaixa com minha proposta. Não tenho patrocínio e dependo da distribuição do YT que piora a cada dia. Mas vou continuar com o propósito do inicio: tentar oferecer o melhor conteúdo possível e evitar q pessoas e cobras sejam mortas pelo desconhecimento. Se eu conseguir mudar o pensamento e o comportamento de um pequeno grupo de pessoas, estarei satisfeito. Não vou me vender por causa de algoritmo nenhum. 💚💚🐍🐍

  • @zenoluz775
    @zenoluz775 2 года назад +3

    O youtube é um rolo compressor. Cuidado com ele, Jana. Resista! Precisamos de você.

  • @renanpereira-podcastserios8674
    @renanpereira-podcastserios8674 2 года назад +14

    Eu tô há dois anos tentando produzir conteúdo - aqui e em outras redes sociais. Faço parte de um podcast de divulgação científica - o Sério Sapiens?, enquanto tento meu lugar na academia / espaço de trabalho. Todos os integrantes do grupo tbm tão nessas: mestrado, doutorado, especialização enquanto colaboram com o podcast. Nos orgulhamos por termos diversidade racial, gênero e orientação sexual, e buscamos levar assuntos e reflexões sobre biologia ás pessoas.
    E com essas mudanças das plataformas, nos questionamos exatamente disso: como falar sobre evolução em 1 minuto? Não sabemos como, sendo que gastamos no minimo 1 semestre só pra estudar isso na graduação (fora o que vimos em outras disciplinas). E qual o problema de um video de 20, 40, 60 minutos se a pessoa quer ver?
    Vamos tbm que, por exemplo, nossos shorts têm muito mais alcance do que nossos episódios (de 30 min+). O tema conta muito, se for polêmico, se espalha muito mais. Eu, sendo negro, vejo que se eu aparecer em um video vs se uma das mulheres do grupo aparecer, já tem diferença tbm.
    Tudo isso pra considerar enquanto nos preocupamos com artigos e prazos da pós. Sendo que n contamos com investimentos e equipamentos... passando por tudo isso, entendo muito bem o sentimento que vc tá tendo, Jana..., é desesperador tentar tentar e não ter resultados, nem pela qualidade do trabalho ser ruim, mas por causa de todas essas variáveis e por tantas outras que as redes podem trazer sem nem explicar direito. Sinto que é como montar um avião sem manual, ferramenta, sem nem nunca ter visto um avião =S

  • @walkbarros7306
    @walkbarros7306 2 года назад +37

    Consumo desenfreado...referência única....produção frágil....difícil Jana, mas seu canal está bem longe disso e não vai acabar mas sua reflexão chega e provoca, pensemos juntos sobre o filtro somos nós.

  • @ClaudineiaAntunes
    @ClaudineiaAntunes 2 года назад +28

    em 2016 quase pirei, vendo isso, e conclui que deveria usar o RUclips como lugar onde disponibilizo videos como complemento do blog e para divulgar algo produzido por mim. ai que veio uma loja de molde. e eu também queria saber como produzir e consumir tanto conteúdo, e uma overdose

  • @FlaviaLundberg
    @FlaviaLundberg 2 года назад +7

    Jana! Super entendo seus questionamentos... mas pense nos cortes, no caso do seu canal, como uma chamada para assistir todos os seus vídeos na íntegra.
    Não desista. Seu conteúdo é de excelência!

  • @lus.n7009
    @lus.n7009 2 года назад +11

    E a gente também não consegue assistir muita coisa, porque tem coisa demais, nosso cérebro não consegue acompanhar.

    • @quinhavieri2178
      @quinhavieri2178 2 года назад +3

      Sim, acabei de deixar o comentário falando desse ponto de vista do lado de quem consome o conteúdo tamb... a gente tamb não dá conta de td!

  • @nubiahuff
    @nubiahuff 2 года назад +5

    Eu passei por uma situação muito semelhante em 2016 com minha empresa de música ao vivo para eventos. Uma consultoria em marketing digital chegou à conclusão de que eu deveria publicar um vídeo de conteúdo por semana no RUclips e duas a três postagens diárias no Instagram.
    Claro que pra mim sozinha, sem equipe, tendo que fazer o atendimento dos clientes, participar de eventos, criar produtos, criar e alimentar uma rede de contatos de organizadores de eventos... era impossível. Ali eu decidi que a internet serve pra mim pra deixar conteúdo de qualidade disponível e o resto faço tudo ao vivo, em eventos presenciais. Me ferrei na pandemia :/... mas a pandemia foi terrível pra todo mundo que trabalha.

  • @Henrique96Alves
    @Henrique96Alves 2 года назад +22

    Há anos eu tentava criar coragem pra criar conteúdo pra internet. Eu precisava me dissociar de um perfeccionismo tóxico que ainda enfrento, pq pra produção diária é impossível. Eu até tô me encontrando no Tiktok, é uma plataforma mt boa pra quem quer começar, mas não tem como se aprofundar lá. Ainda tô tentando criar roteiros pro RUclips mas eu sei que não vale a pena investir taaanto nisso e talvez esse seja o ponto. É difícil ser do contra, "slow-blogging"

    • @lingux_yt
      @lingux_yt 2 года назад +1

      me encontrei no tiktok tb. um ou dois vídeos por semana, senão fico doido

  •  2 года назад +6

    Esse assunto tem me tirado o sono há meses! Não tenho recursos financeiros e nem saúde mental para "me adaptar" aos desejos das plataformas (publico 1 vídeo a cada 10 dias). E acho muito injusta a utilização das mesmas métricas para os diferentes tipos de conteúdos/criadores (desconsideram as nossas especificidades) 😢. Espero que um dia o RUclips consiga re-pensar essa lógica homogeneizadora e passe a incentivar mais canais importantes como o seu Jana. Abraços!

  • @EcologiaInterior
    @EcologiaInterior 2 года назад +3

    Mulher! Esse é o primeiro vídeo que assisto seu. Uma amiga me enviou pq disse que seria bom pra mim. Ela acompanha minha montanha russa emocional em relação ao meu canal (que criei há 2 meses), mas já sinto TODA essa pressão e já começa desestimulando quem ainda nem começou a engatinhar. Vejo que quanto mais perfimático é apresentador de programa, além da programação sugerida pelo YT, "melhor". Mas, melhor pra quem, né?
    Obrigada por esse vídeo! Ameeei! Continuarei te seguindo 😉🥰

  • @jornalistarenatarosa4205
    @jornalistarenatarosa4205 2 года назад +10

    Gente ainda lembro qdo todo mundo ficou passado em atender a fome da plataforma de fazer 3 vídeos por semana se nem sempre vc tem o que dizer, imagina várias vezes ao dia? Eu tive um canal que produzi jornalismo independente incessantemente durante os dois anos de pandemia até q a minha bateria acabou. Isso tá deixando a gente doente, não dá pra entrar nessa lógica não, e pensar q pra assistir tanta coisa as pessoas estão vendo em ritmo acelerado, e clickbait virou a normal...é a escravidão moderna darling

  • @namarie666
    @namarie666 2 года назад +3

    Produzindo e chorando no cantinho kkkk(crying)

  • @Rafael_1917
    @Rafael_1917 2 года назад +4

    São questões bem complicadas. Vejo que parte disso, assim como a Jana apontou, vem da maneira como consumimos os conteúdos produzidos. E isso por si só, já é tema pra muito debate. Pelo que eu venho percebendo nos últimos anos, estamos caminhando pra um futuro onde, pensaremos cada vez menos e executaremos cada vez mais. Acho que um possível candidato a "antídoto" contra isso, seria fazermos meio que o oposto, pensar mais antes de fazer. Seria interessante também, se houvesse mais RUclipsrs abordando a questão da produtividade excessiva. Especialmente os canais que possuem milhões de seguidores. Obrigado por nos trazer essa discussão tão importante Jana.

  • @LudmilaSouzaRodrigues
    @LudmilaSouzaRodrigues 2 года назад +1

    Genial!!! Maravilhosa fala e tão honesta! Estava hoje mesmo sofrendo com a vida acelerada, a dificuldade de fazer pausas, pensar, refletir. Vivemos sobre uma pressão impressionante, para obtermos sucesso, para termos qualquer forma de atenção e aprovação. Onde vamos parar? Quanto estresse e exploração da mão de obra. E com esta velocidade acelerada nos tornamos mais violentos.

  • @I.Sousa_
    @I.Sousa_ 2 года назад +26

    Jana,
    "Vamos em frente... Rumo à produtividade... Não importa a qualidade...Produza sem cessar. Só tem sucesso quem se esforça. Se esforce!" (Modo ironia estava ligado😂. Pronto, já desliguei).
    Infelizmente, só os números e algoritmos interessam nessa época de "uberização" de tudo, inclusive do conteúdo digital. Mais uma "doce" faceta neoliberal!
    É o esvaziamento de sentido em tudo e em todos na prática! Tempos modernos ( nem tão modernos assim).
    Receba minha solidariedade e carinho. O conteúdo que vc produz é, sem dúvidas, enriquecedor, de alto nível intelectual, caprichado e fonte de aprendizagem para mim. Obrigada! 🌻

    • @JanaViscardi
      @JanaViscardi  2 года назад +5

      Pois é...

    •  2 года назад +5

      Errata : onde se lê "se esforce", leia-se "esfole-se" 😢

    • @I.Sousa_
      @I.Sousa_ 2 года назад +3

      @ Só faltou incluir que é pra mudar o mindset 🤦🏻‍♀️

  • @henriquedjosci
    @henriquedjosci 2 года назад +3

    Jana, bota o link do seu site na descrição padrão dos vídeos e nos links do canal. Assim a gente não tem que digitar a URL pra acessar. 💛

  • @mariavilma1526
    @mariavilma1526 2 года назад +3

    Excelentes reflexões, Jana. Acompanho o seu canal exatamente por seus conteúdos tão ricos.♥️

  • @janedsonalmeida1324
    @janedsonalmeida1324 2 года назад +3

    O que mais admiro no teu trabalho é que você não deixa de problematizar essa plataforma aqui e sempre traz reflexões sobre o processo. Não é o primeiro vídeo que você traz essa temática. Acho importante a gente pensar sobre como as plataformas se estruturam, né.

  • @DireitoeCinema
    @DireitoeCinema 2 года назад +9

    Jana, quanta pergunta boa. Essa uberização da sociedade é punk. Você trabalha quanto quiser, é seu próprio chefe, pode levar o escritório quando for viajar.... Resumo: temos o pior chefe do mundo, nós mesmas que não temos piedade na crítica, estamos sempre devendo e não há quantidade que seja suficiente.
    Tenho um canal que fala de Direito e Cinema e os vídeos precisam de tempo para serem produzidos, preciso estudar, pesquisar, refletir para depois começar a produzi-los. O meu canal é meu passatempo, não consigo produzir vídeo toda semana, nem de 15 em 15 dias. Produzo quando dá, entre uma aula e outra.
    Receba a minha solidariedade e um forte abraço!!
    Ana Victoria

    • @crajirucunha
      @crajirucunha 2 года назад

      Na uberização seu chefe é o uber, o ifood, o RUclips, ou as outra plataforma digital, não se engane com essa história de ser seu "próprio" chefe.

  • @raquel_hakeu
    @raquel_hakeu 2 года назад +3

    Eu acho que a intenção é tornar o conteúdo dos canais mais superficial.
    Quem controla os cordões da economia/política não tem NENHUM INTERESSE em promover debates sólidos , não tem NENHUM INTERESSE que as pessoas se desenvolvam , desenvolviam senso crítico , etc .
    O emburrecimento geral é uma meta que os donos do mundo ( aquela elite que se reúne e manda e desmanda , que manda fazer guerras e manda fabricar armas biológicas) tem como meta deformar a mente do ser humano , de acordo apenas com sua conveniência .
    O nosso trabalho é lutar contra , cada um na sua humilde medida !!
    Seu trabalho é maravilhoso, e mesmo que seu canal acabe , você terá produzido um material consistente, que poderá ser disponibilizado e acessado em uma plataforma , por exemplo ( como o ICL , como o SuperSentido tem feito)
    Somos pequenos , mas temos meios .
    Parabéns pela sua fibra !

    • @jornalistarenatarosa4205
      @jornalistarenatarosa4205 2 года назад

      puro entretenimento essa sempre foi a ideia da plataforma, mas o levante conservador fez surgirem muitos canais de conteúdo mais denso que agora estão sofrendo para sobreviver em meio a essa demanda desenfreada por informação descartável

  • @alokastrologica2727
    @alokastrologica2727 2 года назад +1

    vc está certíssima por abrir esse debate e nessas horas a responsabilidade é nossa como espectadores de consumir nossos os canais de conteúdo mais aprofundado pra mostrar pro RUclips que há interesse nesse conteúdo. eu evito consumir shorts, não pq acho errado, mas pq não é o tipo de conteúdo que busco no RUclips, esse tipo de comportamento em quantidade faz a plataforma redirecionar suas decisões assim como foi no twitter que tirou os "Stories" que tinham depois de um tempo sem muito uso pelos usuários.

  • @semavatar8106
    @semavatar8106 2 года назад +8

    Poxa, Jana, espero q isso mude e que o seu canal cresça pela pela qualidade e não pela quantidade de vídeos postados.
    Horrível esse tipo de coisa q RUclips faz. Sinceramente, eu não gosto, nem tenho saco de ficar assistindo vídeo a todo momento, tbm não gosto q os canais q eu sigo postem vídeos o tempo inteiro...imagina os produtores de conteúdo q fazem roteiros?

  • @julianabenicio1310
    @julianabenicio1310 2 года назад +1

    Jana, você materializou um desconforto que tenho sentido ao acompanhar um de meus canais preferidos aqui no RUclips. Há vezes em que eles publicam 4 vídeos no mesmo dia. Quando o conteúdo não fica prejudicado, a minha saúde mental fica. Eu sei que poderia não assistir, mas a necessidade de me manter informada e, sobretudo, a solidão em que a vida apressada e cheia de instruções ("informações") nos coloca me impelem a estar conectada à plataforma na TV, no celular e no computador. E são tantos canais, e são tantos vídeos, tanto conteúdo, que me sinto esgotada, sozinha, num campo aberto, com rajadas de vento vindo de todas as direções... cada uma me arrancando um pedacinho.

  • @marianadilascio7692
    @marianadilascio7692 2 года назад +1

    É triste... não aguento os shorts. Seu canal é excelente.

  • @ritarocha8360
    @ritarocha8360 2 года назад +1

    Êta que situação angustiante... Espero que você continue resistindo, porque teu canal é muito necessário. Força!

  • @JenaraMiranda
    @JenaraMiranda 2 года назад +4

    Jana, a partir do seu convite pra reflexão, porponho um outro convite pra reflexão: talvez seja um olhar utópico de alguém que estuda/acompanha a evolução da comunicação, mas não necessariamente faz parte dela, mas eu penso que uma opção/saída dessa opressão que as plataformas infligem sobre pequenos produtores de conteúdo seria a reunião/associação desses pequenos produtores em grupos mais ou menos organizados de forma que, juntos, pudessem diluir os custos com a parte mais técnica (roteiro e edição) e se concentrar no conteúdo propriamente dito. Isso ajudaria, inclusive, uma galera da técnica que também precisa se virar pra ter uma renda, mas que acaba pegando um freela aqui e ali porque os canais que podem manter um pessoal fixo já têm equipe montada. Eu percebo que a transformação do mercado de trabalho, que cada vez mais empurra o trabalhador pro lugar de "empreendedor" (contém altas doses de ironia) está fazendo com que os trabalhadores façam o caminho contrário do que se viu décadas atrás, em que muitas conquistas na área trabalhista se deram graças à pressão dos grupos, associações e sindicatos pra que as mudanças acontecessem. Claro que não estamos falando aqui na criação de um sindicato de RUclipsrs, mas numa tentativa até de incentivar um modo de trabalho mais colaborativo. Mas não colaborativo no sentido de convidar o coleguinha pra participar de uma live aqui e ali e sim uma colaboração real, colaboração no perrengue do dia a dia. Daqui a pouco este grupo pode se ajudar até no sentido de entender melhor como a plataforma funciona, trocando experiências e estratégias que podem ajudar a todos. Não sei, uma ideia aí pra se pensar...

  • @claragrica
    @claragrica 2 года назад +4

    Nossa, eu to vendo todos os Canais que sigo fazendo vídeos do tipo. Eu fico bem tensa, por que o TikTok trabalha na lógica de retirar a necessidade de conteúdo na realidade. Eu não tenho o aplicativo por que a maioria dos copilados me dão desespero e eu fico pensando que se o RUclips faz tanto dinheiro assim, como é que eles não bolam algo deles que seja tão atraente? Que que adianta ficar querendo “roubar” a atenção do tiktok no campo de batalha dele? Agora, sobre o volume de vídeos que se assiste por dia, a real é que eu deixo o RUclips como se fazia com a TV antigamente, de deixar rodando algo pra ficar escutando, então eu facilmente passo de 7 vídeos por dia, até por que existem momentos do meu trabalho que são bem mecânicos. Eu “assisti” a todos os filmes do Harry Potter assim, enquanto executava algum processo chato. Hoje em dia deixo os canais exatamente de quem se aprofunda mais em algum assunto e fazem vídeos longos, funciona como um podcast. Tendo a procurar mais no RUclips por que são os vídeo mais informativos. Tenho visto alguns canais com vídeos bastante longos tendo uma quantidade grande visualizações, mas geralmente são os que já começam com uma certa produção, já tem algum patrocínio (o que facilita pra pessoa conseguir produzir vídeos que duram 2 horas, às vezes). A real é que me parece muito que o RUclips tá querendo tirar o corpo fora em relação a pagamento, engajamento etc... assim, sei lá, passou pela minha cabeça agora refletindo sobre alguns dos canais que costumo assistir.

  • @soniamf7925
    @soniamf7925 2 года назад +1

    *É uma realidade. Coletivamente temos de ir pensando a respeito para não sermos todos tragados, seja como produtores, seja como consumidores.*
    *Abraço.* 🤗🌷🕊

  • @karlaakemi
    @karlaakemi 2 года назад +5

    Eu não estou gostando/conseguindo assistir canais que antes tinham no título uma breve explicação e passaram a ter títulos assim:
    Não aguentei e contei tudo.
    Coisas que não compro.
    Abri meu coração e olhe o que aconteceu.
    Ninguém te contou que…
    E o pior é que vc clica e assiste e não tem nada ali. Era um vídeo ruim, sem conteúdo, com metade do vídeo pedindo da curtir etc. e as vezes o título nem faz sentido com o vídeo 😆
    Fica muito voltado pra essas regras e constância alucinante da plataforma.
    Eu não tenho o aplicativo dos vídeos curtos e não gosto do short do YT.
    Mas penso a maioria gosta desses vídeos curtos.
    Nem imagino o trabalho que deve dar fazer um vídeo bem feito e não ganhar praticamente nada em troca. Complicado.

  • @MariSheWolf
    @MariSheWolf 2 года назад +2

    Olha, eu trabalho como dominatrix e uma das coisas mais difíceis do trabalho é estar sempre produzindo conteúdo pra rede social pra continuar relevante/continuar tendo novos clientes.
    Eu costumava escrever textos sobre, mas infelizmente não dava tanta visualização, porque o que a galera quer ver mesmo são conteúdos fáceis de digerir. Uma foto, um vídeo bobinho... É esse tipo de coisa que te faz crescer nas redes, especialmente Instagram. E com isso a gente perde conteúdos mais aprofundados e que de fato vão te dar algo pra pensar.

  • @thaisviegas9269
    @thaisviegas9269 2 года назад +1

    Jana, gosto muito quando tu nos convida pra essa conversa porque o papo nos alerta, esclarece e orienta, além de humanizar as pessoas que produzem conteúdo. Cá do outro lado, ficamos consumindo vídeos mil e podemos perder de vista quem está no trabalho de produção daquele material e sob quais condições. Sendo leiga, desconheço o que conduz o algoritmo e não faço ideia da gravidade das exigências impostas pela plataforma para distribuir os vídeos. Deixo aqui minha solidariedade e respeito por teu trabalho aqui no canal e em outros lugares. Um beijo grande!

  • @fabioselvo3802
    @fabioselvo3802 2 года назад +1

    Muito boa reflexão! Tenho pensado muito sobre os rumos que nossa sociedade vem tomando, e esse efeito "tiktokzação" tem influenciado muito nossas relações para além das midias. E é importante falar sobre, pois, no caso do you tube que vinha com uma possibilidade de romper padrões, acaba caindo na mesma lógica de exploração e com olhar para os ganhos.

  • @quinhavieri2178
    @quinhavieri2178 2 года назад +1

    E tem o lado do público tamb! Já me afastei de canais depois de tanto ouvir "cobranças" e desabafos sobre como a gente (inscritos) precisava ver os videos assim q saíssem, compartilhar, comentar... Claro q entendo a pressão q os criadores sofrem pra chegarem nessas cobranças. Mas comecei a me sentir muito mal, culpada, incompetente, cobrada por não conseguir acompanhar todos os videos de todos os canais. Me desliguei de vários da noite pro dia e fiquei um bom tempo afastada. Com o tempo fui voltando pra alguns, e hj priorizo o "ñ me cobrar" pra deixar comentários, assistir tudo, assistir quando sai e até mesmo me inscrever. Sei q é foda para os youtubers tamb, mas eu tamb não dou conta de td...

  • @patriciagss2024
    @patriciagss2024 2 года назад +2

    Jana, vejo que tem gente que para produzir vários vídeos abre e pronto, sem pensar. Essa está sendo a mesma lógica das escolas, os professores sobrecarregados de aulas, sem tempo de preparar aulas de qualidade, sendo submetidos a "avaliação de desempenho" e preencher notas, aplicativos, dia e noite. O foco, o aprendizado, fica esvaziado. Eu tive burnout por isso aqui no Paraná. Não pelos alunos, mas porque o Secretário da Educação (dono da Multilaser, governo do Ratinho Jr) transformou o ensino numa selvageria capitalista, com avaliações de desempenho, diminuição de horas -atividade para o professor, fim do afastamento para Mestrado, dentre muitos outros absurdos. Estou tentando o afastamento definitivo da sala de aula porque perdi minha liberdade de cátedra que é Constitucional, o que me deixou doente.

  • @alinetakei4196
    @alinetakei4196 2 года назад +1

    Eu costuro roupas e lancei, recentemente, uma loja virtual com minhas peças. E me questionei muito sobre isso que você falou, só que aplicado ao Instagram. Não basta postar uma foto bonita lá... Cada vez mais, tenho visto vídeos curtos e dancinhas, inspiradas no Tik Tok. Então, pessoas que querem apresentar seu conhecimento, ou um trabalho autoral, ficam mais encurraladas. Criei um blog também, onde me sinto mais livre para escrever sobre o que me interessa. Mas é complicado contar com "engajamento orgânico" nas redes sociais.

  • @PatriciaScarpinTK
    @PatriciaScarpinTK 2 года назад +1

    Querida, já perdi as contas de quantas vezes fui perguntada sobre o porquê de eu não fazer vídeos de receita (antigamente mais, agora não tanto). Eu não consigo nem imaginar a trabalheira, e como minha fonte principal de renda nada tem a ver com o blog eu não posso investir nisso. Admiro quem consegue produzir conteúdo DE QUALIDADE, como vc, ainda mais lutando contra a maré da banalização de tudo. Você é maravilhosa!

  • @pequenamente8612
    @pequenamente8612 2 года назад +1

    Pessoas inteligentes sempre sabem o que ver por aqui.
    Sua audiência sempre vai ti assistir, é um público que vc conquistou.
    Eu tô sempre por aqui .
    Beijos .

  • @anarcarolinee
    @anarcarolinee 2 года назад +1

    é o famoso "pagar pra trabalhar", agradecer de joelhos que a plataforma simplesmente existe. é punk, é coisa de ir adoecendo todo mundo mesmo (quem produz principalmente, mas também quem consome). forças, Jana! obrigada pelo conteúdo, sempre ♥️

  • @paxvobus
    @paxvobus 2 года назад +2

    Espero sinceramente que esse momento de tiktokzação seja superado...
    Eu vi o "corte" de uma live do Felipe Neto (um corte justamente o que estamos criticando 🤭) onde ele fala sobre esse fenômeno que na visão dele culmina com as pessoas não refletindo mais sobre nada... Só correndo os vídeos curtos para terem sua dose de dopamina.
    O Henry Bugalho também falou dessa situação explicou que ele já passou por diversas ondas como blogs que também tiveram seu ápice e depois sua queda.
    Acho muito triste tudo isso... Eu pessoalmente vejo no RUclips algo muito maravilhoso onde pessoas podem ter acesso a vídeos como o seu, como do Tempero Drag, da escola Nova Acrópole com palestras maravilhosa da professora Lúcia Helena, ou Henry Bugalho.... Enfim vamos ver onde vai parar essa dinâmica.

  • @robertasantos4577
    @robertasantos4577 2 года назад +1

    Seu canal é tão preciso! Tão certo! Obrigada pela qualidade! Mesmo com tudo isso acontecendo!

  • @mariane7682
    @mariane7682 2 года назад +7

    Jana, como eu me sinto? Moída. Mas sabe? Cada pedacinho animado com as tuas reflexões. Abração!

  • @yta23xp
    @yta23xp 2 года назад +1

    Pessoal, o lance é FAZER DANCINHA. Simples assim, taoquêi? E academia, só se for de ginástica, pra deixar tudo no shape. Mais glúteo, menos neocórtex. Viva o futuro! Viva as redes sociais pautando a vida, como se não houvesse alternativa fora delas!

  • @cristinanunes2768
    @cristinanunes2768 2 года назад

    Bem, sou assídua por aqui e penso que não teria estrutura para assistir um vídeo seu por dia. Não que não sejas boa no que fazes, não que eu não aprecie seu trabalho. Mas leio bastante, tenho uma rotina bem cansativa e tenho uma doença crônica, dolorosa, degenerativa e muitas vezes incapacitante. Diante disso, quando para cá me refugio é para relaxar, para ouvir uma voz como a sua, um pensamento como o seu, uma pergunta que me instigue, um pouco de nexo nesse mundo que se retroalimenta na falta de nexo que nos afoga. Agradeço muito seu trabalho, não consigo ajudar porque mesmo sabendo que precisas de um tanto para produzir, muitos de nós ainda lutamos pelo básico para sobreviver e conseguir ser escada para nossos filhos e quem nos cerca. Está difícil para quem cria conteúdo, está difícil para quem consome e nem consegue ter tempo para criar... só não está difícil para quem é dono dos meios de produção, para os "mili" e "bili" otários, ops, onários... Mas sempre haverá um rico que recebe salário de cinco mil por mês para dizer que eles trabalharam para enriquecer e que se eu trabalhar bastante enriquecerei como eles... vou sentar aqui e fazer as contas de quantos anos de trabalho preciso para juntar um milhão, sendo que só consegui fazer minha licenciatura aos 45 anos tendo começado a trabalhar aos quatorze, levantando às 06:00 da manhã e chegando em casa 23:00, porque o super mercado fechava dez horas da noite, mas os clientes da redondeza geralmente chegavam em torno de nove e cinquenta (porque afinal, eles pagam e eles mandam, neh verdade)... Valeu Jana, você me inspira!

  • @MeioAmbienteHojeMesmo
    @MeioAmbienteHojeMesmo 2 года назад

    Muito bom ouvir você falando sobre nossas angústias e a "escravização " de ter que produzir conteúdo numa velocidade insana.

  • @alexcosta1880
    @alexcosta1880 2 года назад +4

    Odeio pensar que a internet como um todo anda forcando o conteúdo a ter cada vez menos espaço para reflexão. Odeio mais ainda pensar que seu canal seria encerrado por este triste e infeliz motivo - foi através de seus videos que comecei a adquirir conhecimento e empoderamento para usar a linguagem neutra. Seu trabalho significa demais para mim. Infelizmente não produzo conteúdo, gostaria muito de ter algo util para dizer e ajudar. O que venho observando ha tempos é o fato de as informações chegarem rápido demais, sem tempo para se refletir ou aprofundar no assunto.

  • @sthefanyvieira4106
    @sthefanyvieira4106 2 года назад +2

    Jana, eu gosto muito do seu canal. Já faz algum tempo que acompanho, sempre assisto tudo que você posta. Gosto muita das lives e dos shorts, mas os meus favoritos são essas discussões de 15-20min que vc propõem com os vídeos semanais. Acho a periodicidade maravilhosa. Beijos,

  • @aleaguasanitaria
    @aleaguasanitaria 2 года назад +3

    Eu sempre digo: não sigo X , Y e Z, porque não sou capaz de consumir TUDO que a internet oferta todo dia. Se algum canal que eu sigo começa a postar todo dia, aquilo vai me dando uma aflição, eu não assisto todos os vídeos e acabo parando de seguir. Já deixei de seguir vários youtubers grandes por causa disso. Pra mim torna-se irrelevante aquela pessoa, me cansa. Sim, eu prefiro gente que posta uma vez por semana. No Instagram é a mesma coisa: se fica postando todo dia, eu paro de seguir, porque fico saturado. E não vejo stories de ninguém. Eu penso assim: se fosse importante, seria um post, não um storie.

  • @karlateixeira56
    @karlateixeira56 2 года назад +1

    Ah Jana… sua fala sempre muito necessária! Eu como ouvindo do seu canal e mais alguns como da Rita e da Sabrina os quais tento acompanhar regularmente já fico triste quando deixo acumular vários, pense vários por dia! Infelizmente sabemos que faz muito sentido essa lógica de produção tem justamente esse objetivo: que pensemos cada vez menos, vcs na produção e nós na reflexão que não interessa ao “grandes”. Que possamos resistir todos juntos e assim ao refletir escolher cada vez melhor o que assistimos. Amo teu trabalho!!!

  • @AlmaJunguianaDorianeDemuth
    @AlmaJunguianaDorianeDemuth 2 года назад

    Concordo com vc e senti isso na produção de conteúdo do meu canal. Os vídeos são longos pq trago estudos de psicologia. Não tem como mais de um vídeo por semana, eu mesma edito e tenho e preciso estudar o conteúdo. O conteúdo é profundo e as pessoas precisam de tempo para digerir. Depois de 4 anos finalmente 1000 seguidores. Ahhh que desafiador.

  • @maria.claudia_84
    @maria.claudia_84 Год назад

    Levei 4 anos pra receber meu primeiro salário do RUclips e de uns tempos pra minha renda tá caindo, é bem desanimador concorrer com sensacionalistas e produzir conteúdos sozinha

  • @joaovitorbasilio266
    @joaovitorbasilio266 2 года назад +2

    Jana, muito muito legal trazer essa discussão aqui! Trouxe aqui uma boa reflexão sobre a maneira com que nós consumimos o conteúdo e o quão “lúcido” é esse consumo. Gratidão pelo vídeo!

  • @marianamolinari4018
    @marianamolinari4018 2 года назад +4

    Minhas férias me permitiu maratonar seus vídeos, conheci o canal agora e sinto que perdi muita coisa legal pela falta do youtube me indicar seus vídeos

  • @silvaniaoliveira8792
    @silvaniaoliveira8792 11 месяцев назад

    💪Força Jana! precisamos de você!

  • @hnrqssz
    @hnrqssz 2 года назад +1

    sua reflexão é muito boa, relevante e urgente. fico preocupado porque comecei a criar conteúdo para a internet há alguns meses e, embora [ainda] não seja um objetivo ganhar dinheiro com o que se criar por aqui, não gostaria de ter conteúdos com bons números que não se refletissem em qualidade (da minha parte).
    gostaria de fazer um paralelo com a fala da adele sobre criar música para sua geração e dizer que minha expectativa é que os conteúdos criados para ‘nossa geração não tiktokzada’ continuem sendo criados.

  • @teucorrea6658
    @teucorrea6658 2 года назад +1

    Tenho um canal de culinária que se chama “Teu Gostinho”. Começamos do zero, investimento baixíssimo e tudo feito por nós. Ainda é assim. Depois de ano e meio que conseguimos monetizar mas ainda longe de ver a cara do $.
    O custo do canal é alto. Além do tempo para gravar, criar, editar, etc, temos os custos da compra dos insumos para a produção das preparações.
    É desafiador demais. É desanimador também. Muitas vezes pensamos em parar, mas seguimos. Não sei pra onde. 😅

  • @monicacardoso4636
    @monicacardoso4636 2 года назад +2

    Eu te admiro tanto, Jana! Sua insistência em compartilhar conhecimento me inspira, você é uma doutora, deveria ser super valorizada por isso, infelizmente a internet deu espaço aos boçais enquanto sufoca gente especial como vc. Que tristeza 😢

  • @LimiardoMedo
    @LimiardoMedo 2 года назад +1

    Esse conteúdo foi tão necessário 💜 estava pensando nisso essa semana, sobre as efemeridades na nossa sociedade contemporânea. Prezar a quantidade vai diminuir a qualidade se você não tem dinheiro para pagar uma equipe. Está bem complicado para canais pequenos.

  • @rafaelalobato7145
    @rafaelalobato7145 2 года назад +1

    Jana, sei de qual canal que se trata que tá postando 7 vídeos por dia. Mas, vc tem que levar em consideração que é um canal tocado por jornalistas. É isso que a gente, em redação, geralmente tem que entregar num dia de trabalho. Ou seja, é rotina de trabalho pra eles. Não é a mesma coisa que conteúdo especializado. Vc acaba fazendo o trabalho de "tudólogo"

  •  2 года назад

    Eu comecei um hiato no RUclips que já dura dois anos achando que tava ficando muito hardcore produzir conteúdo pro RUclips. Mal sabia eu que isso era só aponta do iceberg. Eu vou voltar pro RUclips um dia, mas já antes de voltar eu já tô prevendo o próximo hiato

  • @leticia_veiga
    @leticia_veiga 2 года назад +3

    Jana, já ouviu o podcast do Revolushow com o Luide, a Laura Sabino e o Jones Manoel falando sobre a produção de conteúdo na internet?
    Talvez o bate papo desse episódio possa te ajudar a pensar sobre e ajudar tbm a melhorar.

  • @paoladerossifontanelli8358
    @paoladerossifontanelli8358 2 года назад +9

    Só quem não faz mais nada na vida consegue ver 7 vídeos por dia de um mesmo canal. Tem que pensar nisso tb, quem é seu público. Live, por exemplo, só vejo depois, porque dá pra aumentar a velocidade. Não tenho tempo pra ver tudo que eu quero

    • @JanaViscardi
      @JanaViscardi  2 года назад +3

      pois é

    • @asliteraturas
      @asliteraturas 2 года назад +2

      Verdade, além da tentativa doentia de abraçar o mundo, completar todos os possíveis "buracos" para ter audiência.

    • @quinhavieri2178
      @quinhavieri2178 2 года назад +2

      Sim, tem o lado do público tamb! Já me afastei de canais depois de tanto ouvir "cobranças" e desabafos sobre como a gente (inscritos) precisava ver os videos assim q saíssem, compartilhar, comentar... Claro q entendo a pressão q os criadores sofrem pra chegarem nessas cobranças. Mas comecei a me sentir muito mal, culpada, incompetente, cobrada por não conseguir acompanhar todos os videos de todos os canais. Me desliguei de vários da noite pro dia e fiquei um bom tempo afastada. Com o tempo fui voltando pra alguns, e hj priorizo o "ñ me cobrar" pra deixar comentários, assistir tudo, assistir quando sai e até mesmo me inscrever. Sei q é foda para os youtubers tamb, mas eu tamb não dou conta de td...

  • @FlaviaCarvalho
    @FlaviaCarvalho 2 года назад +1

    Agora como quem assiste eu comecei a sair dos canais que estão lotando de videos, pq quantidade não é qualidade, dai canais que sempre gostei de assistir como meteoro agora faz live e cortes mil...é uma maneira de tentar continuar a existir mas honestamente me sinto sufocada de videos e mais videos...não sei até que ponto ceder é o caminho
    Mas entendo pq vocês buscam viver disso, eu já desisti faz tempo rs

  • @Leda736
    @Leda736 2 года назад

    Obrigada por seguir incitando conversas tão lúcidas

  • @aurotakara
    @aurotakara 2 года назад

    Pra mim youtube é só passatempo. Muita gente quer que eu continue fazendo vídeos novos, mas nem clicam no joinha. Se for pela monetização, não vale a pena.

  • @idvss
    @idvss 2 года назад

    Jana quando preciso de equilíbrio e ajuda para fincar os pés na realidade, nos dias q parecem q vou enlouquecer com tanta correria e cobrança diante da rotina diária, eu venho aqui no seu canal e escuto uma mulher real, linda e sabia que faz com q eu me acalme e ligue o foda-se: rotina vai esmagar outra pq eu não, eu me canso, eu fico triste, eu tenho limites. Te amo Jana 💝

  • @ocianadonato
    @ocianadonato 2 года назад +1

    Reflexão interessante e corajosa!!!

  • @enairavetter8149
    @enairavetter8149 2 года назад +1

    Oi Jana, a conclusão que chego é que é a precarização do trabalho virtual. Tenho loja virtual e sinto a mesma angústia, parece que nos é exigido cada vez mais de entrega pra que o nosso anúncio chegue ao consumidor. Só me falta fazer dancinha no tiktok...... Te deixo aqui um grande e afetuoso abraço!

  • @Lestr4ng3
    @Lestr4ng3 2 года назад

    Jana, esse vídeo seu me tocou em um lugar de muita reflexão. Tanto que decidi até pegar o computador pra conseguir discorrer com mais fôlego. Hahahaha.
    Esse pensamento, da quantidade e da velocidade de consumo dos conteúdos que hoje parece inescapável, principalmente por uma limitação processual e, importante dizer, eletiva das redes e quem está por trás delas me levou a lembrar de uma situação, nas últimas semanas, em que me peguei extremamente ansioso por esperar pela liberação de um vídeo da Rita von Hunty. Depois de muito atualizar o feed do RUclips e olhar no Instagram, parei pra pensar que, assim como Rita expôs em um dos seus vídeos, nós somos captados por essa lógica do puro consumo dos conteúdos, do consumo rápido e irrefletido de qualquer coisa.
    Acredito que nós, espectadores, de maneira pré-consciente (porque não acredito que seja de maneira consciente, nem inconsciente - algo como um senso prático), acabamos por exercer certa pressão por uma demanda que acaba por requerer menos pensamento e mais produção de quem está a frente de um conteúdo. A ânsia pelas respostas aqui e agora sobre o que se passa a nossa volta, um certo alento às nossas angústias são, hoje, refletidas naqueles que acompanhamos, que se tornaram nossos porta-vozes. Incorrendo, talvez, em uma lógica elitista (e peço desculpas caso seja o caso), parece que cada vez menos nós temos a possibilidade de buscar, por nós mesmos, as respostas para aquilo que nos preocupa e de refletirmos, em conjunto, sobre os temas que são levantados.
    Acredito que o momento e a conjuntura sócio-histórica nos demanda, na verdade, reflexão e busca por burlar esse sistema que gera lucros para outras camadas que não nós, que consumimos ou produzimos conteúdo. Talvez a conjuntura nos demande mais parcimônia mas não sei até quando é possível visto que cada vez mais desaparecem as possibilidades de um diálogo qualificado.
    Fico com a esperança de que um dia melhore.

  •  2 года назад

    Ótima reflexão, Jana! E a questão é mesmo o consumo. Por muito algum retornou uma idealização que existiu no início da internet de que seria a democratização definitiva. Canais de reflexão e crítica experimentaram uma projeção impressionante e ficamos com a sensação de que "havia espaço para todos" e isso exigia mais determinação do que esforço. Henry Bugalho fez um desabafo próximo ao que você está fazendo. Canais como o Meteoro parecem estar se saindo melhor por que notícia também é consumível. Mas reflexão e sobretudo reflexão crítica não interessa a esse mercado de espetáculos. O tempo da reflexão não gera ganhos na velocidade que as plataformas perseguem, não porque os produtores de conteúdo, pretendam ficar milionários, e alguns até pretendem. Mas porque o ganho da plataforma é se materializa apenas em grande escala. E os veículos indutores de ansiedade são viciantes no limiar do desespero, ou seja fenômenos quase que pulsionais, como a própria lógica do consumo em si. Também não tenho resposta para essa situação. E isso deveria ser ótimo, pois o que faz evoluir nossa humanidade é identificar e elaborar nossos problemas. Já a mercadoria precisa ser consumida insanamente para superar os eternos gargalos da redução das taxas de lucro. Bjks e boa sorte pra nós.

  • @AdrianaElizabeth76
    @AdrianaElizabeth76 2 года назад +2

    Acabei conhecendo seu canal depois de buscar vídeos a favor e contra gênero neutro para preparar uma aula extra sobre assuntos relevantes (atualidades) para alunos do EM. Após essa busca, seu canal surgiu no meu feed do RUclips e adorei seu jeitão. Desde então, inscrita neste modestíssimo canal, sou notificada a cada vídeo novo, j[a maratonei os antigos e fico esperando "você, miga" semanalmente. Mas ouvindo sua pergunta sobre "qual a nossa alegria e satisfação" ao consumir seu conteúdo, eu devolvo a pergunta: qual é a sua alegria e haverá satisfação produzindo 2, 5 ou 7 vídeos por dia?
    Sou aluna da Thaís Godinho (movimento vida organizada) e gosto muito da ideia de produtividade compassiva que ela desenvolve. Precisamos de mais auto compaixão em nossas vidas (mesmo tendo contas a pagar).
    Não consumo "shorts" (pra isso já tem TikTok e Reels...) e busco coisas bacanas como as que você produz. Vou continuar acompanhando seu trabalho e ainda quero ser sua aluna. Talvez, o caminho seja o que até famosos têm feito: usar o RUclips para lives de divulgação de cursos (síncronos e assíncronos) e mudar a fonte de renda, Jana.
    Seja como for, agradeço toda a dedicação na produção de seus vídeos (que compartilho com colegas de trabalho e alunos).

  • @gabrielrodarte184
    @gabrielrodarte184 2 года назад +3

    Jana é muito complicado, pq seu conteúdo demanda muito tempo para ser produzido e não tem lógica ele ser feito em série, até pq muitas vezes a gente pega para ver o RUclips tão cansado, e nem rola ver um conteúdo q demanda um nível de entrega de atenção como o seu, no seu caso não basta ter mais vídeos, pq nem sempre as pessoas estam disposta a ver mais vídeos... Se RUclips quer diversidade de vídeos tem que tratar os vídeos como conteúdos distintos e ver qual seria a melhor estratégia em cada caso.

  • @NunyPeloMundo
    @NunyPeloMundo 2 года назад

    Discussão necessária... eu penso que existem assuntos e assuntos. Assuntos banais que geram apenas entretenimento "raso" (que são conteúdos importantíssimos), sim, é necessário um volume maior. Agora um conteúdo que tem como o objetivo gerar uma discussão, ensinar algo, uma conversa um pouco mais profunda, não tem como pro produtor de conteúdo, mas também não vejo necessidade pro prório espectador. Ta aí também a lógica de porque o banal faz mais sucesso, até pq ele traz também um alívio na profundidade. Mas algo que trago do blog de viagens que tenho aqui para o RUclips, é a necessidade de planejamento muito além do roteiro, gravaçao e edição. É muito importante ter uma estratégia que leva em consideraçao o SEO, até porque o youtube é uma plataforma de BUSCA. Entender o que a tua audiência busca, e elaborar esse conteúdo conforme os termos buscados, é essencial para que a entrega do teu conteúdo seja disseminada de forma mais eficaz. Um título e descrição do vídeo, por exemplo, ele precisa ser, antes de tudo, recheado de termos e palavras-chave do que o espectador vai buscar. PRINCIPALMENTE pra quem está no começo e quer crescer, ams também pra quem já e grande atrair novos espectadores. Sao muitas nuances dentro desse assunto...

  • @ol_zy
    @ol_zy 2 года назад +1

    Estou para começar um canal onde abordarei vários temas, mas mantendo um foco em questões LGBTQIAPN+ e coisas relacionadas. E fico com esse medo constante de "nunca ir pra frente". Eu não teria cabeça pra um vídeo por dia, quem dirá sete. Meu plano era ir "na sorte" mesmo, ir fazendo no meu tempo, ir postando, e é isso. Se meu público for pequeno, tudo bem. Se eu tiver visualizações pontuais, tudo bem. Estive produzindo mais no Instagram, e desde lá percebo essa crise da produção de conteúdo na Internet, que está se tornando apenas produzir por produzir e só; sendo sobre quantidade apenas, e não qualidade. É deprimente, também não sei como lidar. Mas estamos aí, né.

    • @JanaViscardi
      @JanaViscardi  2 года назад +1

      Eu acho que ninguém deve começar um canal com expectativas de que “dê certo”, nessa lógica de números algos e alcance rápido, em especial se é um projeto solo, sem verba. Isso não significa não fazer, significa reconhecer que pode haver ótimas possibilidades de diálogo mas tb um mar muito grande a navegar.

  • @soniaberttolani63
    @soniaberttolani63 2 года назад

    Jana, o pessoal que faz tarot, astrologia, enfim, fazem mais, às vezes, e aí, programam para entrega. São vídeos de 15 a 20minutos gravados de uma só vez. Alguns específicos, são feitos com edição.

  • @julianaaraujo8963
    @julianaaraujo8963 2 года назад

    Jana, acompanho seu trabalho há pouco tempo, mas queria trazer reflexões como público. De tudo que acompanho das redes, conteúdo de qualidade é mesmo algo diferenciado, não apenas para quem produz, mas também para quem assiste. Acompanhar coisas leves e banais de entretenimento com maior frequência é mais fácil do que ver conteúdos reflexivos e mais densos (mesmo que não sejam tão técnicos e profundos). Nem sempre a gente está com disposição para ficar questionando a vida e às vezes quer só rir um pouco, mas isso não altera o fato de que seguirá havendo espaço para tudo e todes. Os espaços e alcances são diferentes mesmo, porém não vejo nenhuma novidade nisso. A lógica do sistema desigual apenas se reproduz mais uma vez. Não dá para comparar os números de admiradores, seguidores e remuneração publicitária de um jogador de futebol, estrelas de novelas, músicos ou youtubers comerciais etc com os de especialistas altamente capacitados ou mesmo professores phd. Isso é péssimo e ridículo, e apesar de não concordar com esse sistema, talvez a maior frustração venha de uma expectativa de que a internet seria mais "democrática" ou menos desigual, o que a essa altura já deveriamos ter percebido que era só mais uma mentira. O legal é ver que ainda que você considere seu canal pequeno, imagino que pelo número de inscritos, a proporção de curtidas e comentários me parece muito boa. Os comentários também são de qualidade, portanto você está se comunicando com o seu público. Entender quem é seu público e qual a melhor maneira de interagir com ele é muito mais relevante do que apenas métricas e números. Como seu canal se presta a discutir justamente questões de linguagem e comunicação, me parece ter êxito no que se propõe, por isso parabéns!

  • @xixicodoapodi
    @xixicodoapodi 2 года назад +1

    Jana, quero agradecer seu trabalho nesse imenso mar que é a net.

  • @Lawson_Barbosaa
    @Lawson_Barbosaa 2 года назад +1

    Viscardi sempre brilhante ✊🏽💪🏽❤

  • @lingux_yt
    @lingux_yt 2 года назад +1

    Jana, eu acho que você deve trapacear a plataforma sempre que possível. se tiver um tema de meia hora, faz três vídeos de 10 minutos, pra monetizar, e dane-se. a gente tem que entender suas razões, afinal a gente nem paga pelo seu ótimo conteúdo!
    te sigo no tiktok tb, um abraço

  • @JhonatanKn
    @JhonatanKn 2 года назад

    Oi Jana, adoro seu canal, acompanho sempre que possível, o que mais me fascina, é modo como você traz esses debates, como você mesma disse, as leituras críticas, nesse formato mesmo, acho extremamente pertinentes, um beijo, parabéns por mais este conteúdo de qualidade.

  • @DiegoPujoni
    @DiegoPujoni 2 года назад

    Eu te entendo demais, Jana. Tenho um canal e sei como é difícil e muito cansativo.

  • @lyndianelima
    @lyndianelima 2 года назад

    Isso mesmo. Parece que nós aqui são levados por uma onda 🌊.
    Como consumidores também somos desafiados manter os pés no chão.

  • @jonatanflauzino9180
    @jonatanflauzino9180 2 года назад +1

    ótimo vídeo. ótimas perguntas

  • @amigobee_
    @amigobee_ 2 года назад

    Obrigado por esse vídeo, eu como criador de conteúdos me identifique demais 🥹🥹🥹🥹

  • @fulavio
    @fulavio 2 года назад +1

    ótima reflexão

  • @bidele
    @bidele 2 года назад

    Jana, adoro seus vídeos, são provocativos, me fazem refletir, aprendo muito contigo! Obrigado por compartilhar os seus pensamentos 💕 segue firme aí que a gente gosta do teu canal desse jeitinho hahahhha

  • @academiaredencensedeletras2522
    @academiaredencensedeletras2522 2 года назад

    Estamos com você onde fores... mas obrigado por nos avisar acerca da tictoczação do RUclips...bjs!

  • @Nina_Anin26
    @Nina_Anin26 2 года назад

    TikTok? Não tenho.
    Vídeo curto? Não gosto.
    Seu trabalho me instiga, Jana, e eu te agradeço!

  • @kojimajessica8977
    @kojimajessica8977 2 года назад +2

    Jana, adoro o seu canal.
    Nos seus vídeos, você conseguiu colocar em poucas palavras coisas que eu não consegui expressar minha vida inteira!
    E sou muito, muito grata por isso. Conseguir expressar e entender meus argumentos transformou minha vida.
    Espero que essa tiktokização seja passageira, ou ao menos que não se torne o principal tipo de conteúdo nas plataformas.
    Muita força para você, e desejo sorte na sua jornada.

  • @dihkis
    @dihkis 2 года назад

    tenho ouvido muitas reclamações de youtubers falando sobre os números, realmente é preocupante :(

  • @chrisduarte4940
    @chrisduarte4940 2 года назад

    Ô RUclips!!!!! Não f**** os bons né?! Jana é necessária e não a queremos despedaçada!

  • @thaisn.b.5918
    @thaisn.b.5918 2 года назад +1

    exato! é que nem a lógica produtivista da academia. se vc sai submetendo um tanto de artigos , só para ter produção, mas n tem tempo p pesquisar, aprofundar , logo, poder de fato contribuir de maneira relevante substancial, vc só ta ajudando a roda aí , se exaurindo , mas não provocando reflexões e contribuindo de fato com a construção de conhecimento.

  • @ninivemsvanrossum9173
    @ninivemsvanrossum9173 2 года назад +4

    É uma lógica de trabalho escravizador para o criador de conteúdo e emburrecedora para quem consome! Extremamente perigoso socialmente que foca em bitolar os dos lados do jogo com o RUclips manipulando ao seu bel prazer.

  • @virginiabenatti8546
    @virginiabenatti8546 2 года назад

    Eu, dentro da minha ignorância, acho que tá na hora de aparecer uma plataforma nova. Sempre acontece isso, surge uma plataforma, as pessoas começam a usar, tem várias coisas que funcionam, são boas, qndo chega num ponto de uso começam as propagandas e daí pra frente é só declínio. Estou sendo beemmmm pífia aqui, sem fazer grandes análises de nada. Eu sei que as propagandas tem sua importância pros produtores (mas, como você mesma disse, é bem pouco que chega nos produtores), sei que tem diversas coisas a serem analisadas. Mas é o que eu tenho sentido de uns anos pra cá.... Fico me perguntando "cadê a próxima plataforma?". E tbm sei que uma nova plataforma não resolveria todos os problemas, só estou compartilhando algo que eu, como espectadora, tenho pensado.

  • @TeusSemH
    @TeusSemH 2 года назад +1

    💚♥fica bem, Jana

  • @nathaliaoliveira200
    @nathaliaoliveira200 2 года назад

    ai, jana, adoro o seu trabalho! obrigada por trazer essa discussão pra cá.