Oi professor! Realmente nunca imaginei que passaríamos por uma situação como essa que estamos vivendo e ao invés de dar uma das minhas aulas prediletas pessoalmente estou aqui compartilhando sua aula com meus alunos. Vejo que muito do conteúdo vem do livro do Peter Atkyns e Loretta Jones, mas os complementos e a maneira de explicar é um "show" à parte!
Profesor sigo sus aulas desde hace 2 años y le agradesco por toda su información y didáctica para comprender el fascinante mundo de la química. Saludos del departamento de química de la universidad nacional agraria La Molina de Lima Peru.
Realmente como foi dito pelo Gabriel, a qualidade desse canal é impressionante! Esse é um tema que eu acho super interessante e abordo de uma forma mais simplificada para o ensino médio. Não sabia que as Ligações de Hidrogênio podia ser estabelecida entre outros átomos, porém, eu uso uma explicação tão boa que encontrei nas minhas pesquisas que vejo que elas servem, pelo menos para o P, S e Cl que estão na mesma família do N, O e F. Essa explicação que me refiro relaciona essa propriedade ao raio atômico dos elementos citados e a quantidade de prótons no núcleo do átomo.
Lippy Marques Grande Antônio! Sempre brilhante nos seus vídeos. Só uma dica: nas interações pi-pi stacking, devemos medir a distância centróide-centróide entre os anéis de planos adjacentes. O próprio Mercury faz isso! Um grande abraço e parabéns pelo trabalho ensinando Química para essa garotada!
Cara belo trabalho!! Sua aula é com certeza a melhor aula sobre o assunto. Antes só achava material de química mais apurada (nivel graduação e pos) em inglês. agora sou seu fã.
Salve, professor! Obrigado por essa aula, a qual já devo estar revendo pela terceira ou quarta vez ao longo dos tempos. Gostaria, se possível, de fazer uma observação e de fazer uma pergunta. 1. Todo o desenvolvimento que o senhor fez do dipolo está correto e funcional, mas acho que cabe apontar que hoje a convenção de apontar o vetor do momento de dipolo magnético do polo positivo para o negativo está cada vez mais sendo deixada de lado para utilizar o sentido oposto. É apenas um detalhe convencional que não atrapalha em nada, apenas muda o sentido dos resultados. A convenção mais adotada hoje traz a vantagem do seguinte raciocínio: en.wikipedia.org/wiki/File:VFPt_dipole_animation_electric.gif 2. Aos 32:00 a explicação me saltou aos olhos como uma relação de ácido-base ou como uma relação análoga: o hidrogênio de uma molécula tendo um achatamento da densidade de probabilidade de se achar o elétron, como se fosse um hídron H+, sendo recebido pelo oxigênio de outra molécula por meio de seus elétrons livres. Podemos dizer que a água nesse caso seria tanto um ácido quanto uma base de Lewis ou apenas que há muita similaridade? Como não é um hídron propriamente dito, me parece que a definição de Bronsted-Lowry talvez não se aplique. Desde já eu agradeço pela atenção e por todo o conteúdo aqui do canal, que sempre me ajudou bastante.
Vc poderia fazer um vídeo aula continuando essa matéria, falar sobre nox que parece fácil mas envolve bastante regras e detalhes, puxar o assunto de funções inorgânicas e tal.
Professor quando o senhor fala da distância ser maior em átomos maiores de metais alcalinos (K, Ce...), está se referindo a distância em relação ao núcleo e a influência da carga nuclear efetiva na atração da molécula ( com dipolo) certo?
Professor, faço faculdade de química e tenho assistido mto suas aulas e já ate comentei em algumas. quanto a aula no tempo 7:49 você coloca o desenho do Cl (NaCL) dissociado na água, e mostrando os H próximos, porem, porque esse H fica próximo do cloro se ele já está praticamente estável com o oxigenio nao tendo mais eletros em sua C.V.? o CL tira o Hidrogênio do Oxigênio mesmo o O sendo mais eletronegativo?
8 лет назад+1
Olá Felipe, acho que temos uma pequena confusão. O Cl- não tira o hidrogênio do oxigênio da água (o cloreto é uma base muito fraca), mas isso não impede a solvatação. Na solvatação temos apenas interações, e não ligações formadas. O Cl- não hidrolisa, e no caso da aula, eu mostrei um sal qualquer, não foquei na hidrólise. Para qualquer sal solúvel temos o oxigênio direcionado ao cátion, e o hidrogênio direcionado ao ânion, independentemente de hidrólise ou não.
Universidade da Química Sério, não consigo acompanhar na velocidade normal, assimilar tudo nessa velocidade muita informação para o tico e o teco. Hehheh ainda bem que temos esse recurso tecnológico de diminuir a velocidade do vídeo. Abraços, bons vídeos e sucesso!
Professor, oque são unidades eletrostáticas em relação ao momento de dipolo? Pq eu li em um livro da Paula Bruece que a carga do elétron é 4,5 x10 -10 unidades eletrostáticas. Ainda não ouvir falar dessa unidade e não encontro nada sobre. Na física a carga do elétron é 1,6 X 10-¹⁹ C.
muito bom professor,parabens pela ótima didática,por acaso você tem alguma aula explicando os carbocations?te agradeço,muito obrigado!!!
8 лет назад+1
Oi Marco, por enquanto não ... ao menos não exclusivamente. Dá uma olhada na aula de Substituição Nucleofílica, e Eliminação que eu falo um pouco sobre carbocátions, mas não exclusivamente.
adoro suas aulas, tem como informar qual é o software que utilizou nessa aula para mostrar as moléculas? obrigada
8 лет назад
Quais, os mapas de potencial eletrostático? Nesse caso eu copiei as figuras de uma livro, porque dá bastante trabalho gerar esses mapas. Mas tem como ser gerado com o Gaussian/GassView
Professor, excelente aula, muito obrigada! Porém, estou com uma dúvida: por que o HF possui ponto de ebulição bem mais baixo do que a água? Pensei pelo número de ligações de hidrogênio, mas se fosse por esse caminho o NH3 teria o maior...
8 лет назад+1
Oi Minene, no caso do HF envolve sim o fato de fazer uma única ligação de hidrogênio por molécula, mas no caso dele é um pouco mais complicado. É como se o HF não existisse puro, e sim alguns oligômeros, ou mesmo na forma de dímero HF---HF. As ligações dentro desses oligômeros são mais fortes que a da água, mas entre os oligômeros não, tanto que os temos no estado vapor, como eu comento na aula. No caso da amônia nós temos um dipolo bem mais fraco, mesmo fazendo três ligações de hidrogênio.
Obrigada, professor, mas agora ficou outra dúvida: As interações entre esses oligômeros são mais fracas do que a da água, num pensamento mais básico, porque as interações dentro do oligômero acabam por satisfazer melhor a densidade eletrônica, no sentido de diminuir as cargas parciais? Perdoe minha ignorância caso esteja fazendo alguma pergunta absurda, estou apenas no segundo período hahaha
8 лет назад+1
Oi Minene, sua observação (na forma de pergunta) faz sentido. Na verdade é isso que acontece mesmo. Parabéns por seus questionamentos.
professor o carbono grafite conduz corrente elétrica entre todas aquelas camadas (de uma camada para outra) que você mostrou na animação, ou somente em uma mesma camada? li algo do tipo e não ficou muito claro na fonte que busquei!
7 лет назад
A condutividade do grafite é diferente em função do eixo em que é medida a corrente. A explicação molecular para isso é que ele conduz ao longo do plano de ligações ... porém difícil entre as camadas, exatamente por ser um "vácuo".
Professor seus videos são recomendados para pré vestibular em geral ?
8 лет назад+5
Daniel, o material é focado para a graduação, e em alguns casos para pós-graduação em química. Falo bem além do necessário para pré-vestibulares, mas em todo caso, é melhor pecar por mais do que por menos.
Eu estudei no canal do professor Valim e ele disse que o pessoal de biologia gosta de chamar de ligações de hidrogênio, e venho aqui e o professor fala que o pessoal de biologia gosta de chamar de ponte de hidrogênio. A pergunta que fica é: Como diabos o pessoal de biologia chama essa força intermolecular de H com FON ???? kkkkkkkkkkkkkkk
7 лет назад+2
hahahahahhahaha, vai por mim ... chamamos ligação de hidrogênio, e esse seria o "certo", e atualmente mais aceito pela comunidade. Os profissionais de biologia, e os mais "antigos" de química, costumam chamar de ponte de hidrogênio.
A qualidade desse canal é impressionante. Não há nada parecido na internet. Parabéns!
Faço das suas palavras as minhas.
Professor Totti também é muito bom.
concordo em número, gênero e grau
Oi professor! Realmente nunca imaginei que passaríamos por uma situação como essa que estamos vivendo e ao invés de dar uma das minhas aulas prediletas pessoalmente estou aqui compartilhando sua aula com meus alunos. Vejo que muito do conteúdo vem do livro do Peter Atkyns e Loretta Jones, mas os complementos e a maneira de explicar é um "show" à parte!
Professor, o senhor tinha que dar aula para os meus professores.
principalmente de didática.
cara. vc me ajudou muito no período passado. e nesse período em química farmacêutica tbm tá me ajudando bastante. Obrgado.
Profesor sigo sus aulas desde hace 2 años y le agradesco por toda su información y didáctica para comprender el fascinante mundo de la química. Saludos del departamento de química de la universidad nacional agraria La Molina de Lima Peru.
Quando eu pensei que sabia alguma coisa conheci esse canal kkkk
Minha mente abriu muito
obrigado professor
Realmente como foi dito pelo Gabriel, a qualidade desse canal é impressionante!
Esse é um tema que eu acho super interessante e abordo de uma forma mais simplificada para o ensino médio. Não sabia que as Ligações de Hidrogênio podia ser estabelecida entre outros átomos, porém, eu uso uma explicação tão boa que encontrei nas minhas pesquisas que vejo que elas servem, pelo menos para o P, S e Cl que estão na mesma família do N, O e F. Essa explicação que me refiro relaciona essa propriedade ao raio atômico dos elementos citados e a quantidade de prótons no núcleo do átomo.
Sou professor de química a algum tempo, mas foi a melhor aula que já vi sobre esse assunto. Parabéns, professor Florêncio!
Muito obrigado pelo comentário Alexandre, ainda mais vindo de um colega de profissão.
Lippy Marques
Grande Antônio! Sempre brilhante nos seus vídeos. Só uma dica: nas interações pi-pi stacking, devemos medir a distância centróide-centróide entre os anéis de planos adjacentes. O próprio Mercury faz isso! Um grande abraço e parabéns pelo trabalho ensinando Química para essa garotada!
Parabéns professor, foi uma mega aula no melhor sentido do termo.
Parabéns pela aula, professor ! 👏🏾👏🏾👏🏾
Cara belo trabalho!! Sua aula é com certeza a melhor aula sobre o assunto. Antes só achava material de química mais apurada (nivel graduação e pos) em inglês. agora sou seu fã.
Um show de aula!!
Acréscimo: as interações dipolo-dipolo de moléculas em rotação em líquidos e sólidos também faz parte da classificação de Van der Waals
Ótimo vídeo!
Parabéns, Antonio, você sempre foi muito competente e está na profissão certa! Ótima aula.
Bebel, quanto tempo! Obrigado pelo comentário.
Parabéns professor! Essa foi a aula mais completa que já vi sobre esse assunto!
OBRIGADA, PROFESSOOOOOOOR! o melhor
ótima aula agora consegui entender👍👍👍
Muito boa suas aulas, professor. Didática, clareza e apronfundamento no tema.
Obrigado mestre!
Qualidade maravilhosa! Obrigada por salvar-me (novamente)! (risos)
nível alto parabéns
OBRIGADO! Simplesmente muito obrigado pela qualidade da aula e do seu canal!!
Excelente. Verdadeiramente uma excelente aula. Gratidão Profº Antônio.
Perfeito! Muito bom professor Antonio! Dá prazer de vê-lo explicando as maravilhas da Química! abraço
Salve, professor! Obrigado por essa aula, a qual já devo estar revendo pela terceira ou quarta vez ao longo dos tempos. Gostaria, se possível, de fazer uma observação e de fazer uma pergunta.
1. Todo o desenvolvimento que o senhor fez do dipolo está correto e funcional, mas acho que cabe apontar que hoje a convenção de apontar o vetor do momento de dipolo magnético do polo positivo para o negativo está cada vez mais sendo deixada de lado para utilizar o sentido oposto. É apenas um detalhe convencional que não atrapalha em nada, apenas muda o sentido dos resultados. A convenção mais adotada hoje traz a vantagem do seguinte raciocínio: en.wikipedia.org/wiki/File:VFPt_dipole_animation_electric.gif
2. Aos 32:00 a explicação me saltou aos olhos como uma relação de ácido-base ou como uma relação análoga: o hidrogênio de uma molécula tendo um achatamento da densidade de probabilidade de se achar o elétron, como se fosse um hídron H+, sendo recebido pelo oxigênio de outra molécula por meio de seus elétrons livres. Podemos dizer que a água nesse caso seria tanto um ácido quanto uma base de Lewis ou apenas que há muita similaridade? Como não é um hídron propriamente dito, me parece que a definição de Bronsted-Lowry talvez não se aplique.
Desde já eu agradeço pela atenção e por todo o conteúdo aqui do canal, que sempre me ajudou bastante.
Vc poderia fazer um vídeo aula continuando essa matéria, falar sobre nox que parece fácil mas envolve bastante regras e detalhes, puxar o assunto de funções inorgânicas e tal.
Caramba, professor!!
Tu é muito incrível, sério
Te amo ❤❤❤
Aula maravilhosa!!!!
Aula fantástica
Muita boa a aula, parabéns, vai ajudar bastante pra prova da semana que vem!
Parabéns e muito obrigado por esse vídeo professor..Realmente é um vídeo muito rico, não se acha isso assim em qualquer lugar.
Abraço !
Aula bem completa. parabéns!
adorei a aula professor, parabéns, simplesmente amei a aula.
caraca, que aula maravilhosa
Obrigado professor por mais esta maravilhosa aula,um grande abraço
Muito obrigada por esse conteúdo.
Esperava muito um vídeo sobre esse tema, muito obrigado mesmo. ❤
Excelente aula!
Parabéns professor!
Excelente.
Professor, você pode fazer um aula sobre substituição eletrofílica?
Suas aulas são excelentes.
Obrigado
Aula Perfeita ;)
Ótima aula. Onde estão os links dos artigos?
muito bom professor sua aula, gostaria de saber qual é o programa usado que mostra as moléculas em 3D
Ótimos vídeos,vc usa o livro que minha professora usa.
Professor quando o senhor fala da distância ser maior em átomos maiores de metais alcalinos (K, Ce...), está se referindo a distância em relação ao núcleo e a influência da carga nuclear efetiva na atração da molécula ( com dipolo) certo?
sua aulas são muito boas parabéns :D
Essa equação sobre força eletrostática esta falando sobre a distancia elevado a 1 , porque na física usa-se a distância elevado a 2 ?
Professor, faço faculdade de química e tenho assistido mto suas aulas e já ate comentei em algumas.
quanto a aula no tempo 7:49 você coloca o desenho do Cl (NaCL) dissociado na água, e mostrando os H próximos, porem, porque esse H fica próximo do cloro se ele já está praticamente estável com o oxigenio nao tendo mais eletros em sua C.V.? o CL tira o Hidrogênio do Oxigênio mesmo o O sendo mais eletronegativo?
Olá Felipe, acho que temos uma pequena confusão. O Cl- não tira o hidrogênio do oxigênio da água (o cloreto é uma base muito fraca), mas isso não impede a solvatação. Na solvatação temos apenas interações, e não ligações formadas. O Cl- não hidrolisa, e no caso da aula, eu mostrei um sal qualquer, não foquei na hidrólise. Para qualquer sal solúvel temos o oxigênio direcionado ao cátion, e o hidrogênio direcionado ao ânion, independentemente de hidrólise ou não.
entendi é apenas uma aproximação
obrigado. tenho assistido todas suas aulas e voltado para graduação vc realmente é o melhor da web. volto a te perturbar em breve kkk
Cara só eu ter um tempinho, vou assinar o seu curso de graduação.
ótima aula professor!! Gostaria de saber quais outras ligações pí existem além da pí-pí stacking, não consegui achar! Abraço.
Diminuam a velocidade do video para 0,75 que fica ótimo! Muito bom!
Sério Victor? Eu acho que falo muito devagar no vídeos, sempre indico que aumente a velocidade para 1,25 ou 1,5.
Universidade da Química Sério, não consigo acompanhar na velocidade normal, assimilar tudo nessa velocidade muita informação para o tico e o teco. Hehheh ainda bem que temos esse recurso tecnológico de diminuir a velocidade do vídeo. Abraços, bons vídeos e sucesso!
Professor, oque são unidades eletrostáticas em relação ao momento de dipolo? Pq eu li em um livro da Paula Bruece que a carga do elétron é 4,5 x10 -10 unidades eletrostáticas. Ainda não ouvir falar dessa unidade e não encontro nada sobre. Na física a carga do elétron é 1,6 X 10-¹⁹ C.
Parabéns pela excelente aula! Qual programa vc usa pra mostrar as ligações de hidrogênio no gelo?
Muito Bom :)
queria a fonte desse grafico de 3:08
Encontra no livro do Atkins.
Página 172 da 5a edição.
muito bom professor,parabens pela ótima didática,por acaso você tem alguma aula explicando os carbocations?te agradeço,muito obrigado!!!
Oi Marco, por enquanto não ... ao menos não exclusivamente. Dá uma olhada na aula de Substituição Nucleofílica, e Eliminação que eu falo um pouco sobre carbocátions, mas não exclusivamente.
Qual software vc usa pra ter essas estruturas?
Vc é foda demais
perfeito
vai me salvar na prova amanhã? com certeza (espero) entendi tudo
qual programa vc usa pra representar essas moleculas?
dei like
adoro suas aulas, tem como informar qual é o software que utilizou nessa aula para mostrar as moléculas? obrigada
Quais, os mapas de potencial eletrostático? Nesse caso eu copiei as figuras de uma livro, porque dá bastante trabalho gerar esses mapas. Mas tem como ser gerado com o Gaussian/GassView
Qual programa usa para mover as moléculas que apresenta na aula? Para girar, mudar plano, calcular como fez no grafite?
Professor, excelente aula, muito obrigada!
Porém, estou com uma dúvida: por que o HF possui ponto de ebulição bem mais baixo do que a água? Pensei pelo número de ligações de hidrogênio, mas se fosse por esse caminho o NH3 teria o maior...
Oi Minene, no caso do HF envolve sim o fato de fazer uma única ligação de hidrogênio por molécula, mas no caso dele é um pouco mais complicado. É como se o HF não existisse puro, e sim alguns oligômeros, ou mesmo na forma de dímero HF---HF. As ligações dentro desses oligômeros são mais fortes que a da água, mas entre os oligômeros não, tanto que os temos no estado vapor, como eu comento na aula. No caso da amônia nós temos um dipolo bem mais fraco, mesmo fazendo três ligações de hidrogênio.
Obrigada, professor, mas agora ficou outra dúvida:
As interações entre esses oligômeros são mais fracas do que a da água, num pensamento mais básico, porque as interações dentro do oligômero acabam por satisfazer melhor a densidade eletrônica, no sentido de diminuir as cargas parciais?
Perdoe minha ignorância caso esteja fazendo alguma pergunta absurda, estou apenas no segundo período hahaha
Oi Minene, sua observação (na forma de pergunta) faz sentido. Na verdade é isso que acontece mesmo. Parabéns por seus questionamentos.
Obrigada! Estou aprendendo bastante com seus vídeos e tenho certeza que as notas boas são porque os vi :D
Professor, não há link para contatarmos o senhor para as aulas particulares! Add aí! Vlew, grande abraço!
Oi Luan, está na descrição, mas de qualquer forma é esse aqui universidadedaquimica.com.br/aulas-particulares-e-consultorias
professor o carbono grafite conduz corrente elétrica entre todas aquelas camadas (de uma camada para outra) que você mostrou na animação, ou somente em uma mesma camada?
li algo do tipo e não ficou muito claro na fonte que busquei!
A condutividade do grafite é diferente em função do eixo em que é medida a corrente. A explicação molecular para isso é que ele conduz ao longo do plano de ligações ... porém difícil entre as camadas, exatamente por ser um "vácuo".
Show professor.. To esperando ver uma aula de solução colidal na sua abordagem.. Canal show.. Obrigado pelo conhecimento
Professor seus videos são recomendados para pré vestibular em geral ?
Daniel, o material é focado para a graduação, e em alguns casos para pós-graduação em química. Falo bem além do necessário para pré-vestibulares, mas em todo caso, é melhor pecar por mais do que por menos.
Eu estudei no canal do professor Valim e ele disse que o pessoal de biologia gosta de chamar de ligações de hidrogênio, e venho aqui e o professor fala que o pessoal de biologia gosta de chamar de ponte de hidrogênio. A pergunta que fica é: Como diabos o pessoal de biologia chama essa força intermolecular de H com FON ???? kkkkkkkkkkkkkkk
hahahahahhahaha, vai por mim ... chamamos ligação de hidrogênio, e esse seria o "certo", e atualmente mais aceito pela comunidade. Os profissionais de biologia, e os mais "antigos" de química, costumam chamar de ponte de hidrogênio.
Universidade da Química Kkk tá OK prof
Minha prof de Química diz que vai derrubar todas essas pontes... Kkkk
o/
Parabéns professor! Bela aula ...