Professor, a sua boa vontade, zelo e carinho em fazer suas aulas compensam os equívocos na fala. Você é cuidadoso o suficiente para corrigir seus equívocos, os quais gosto de imaginar não serem equívocos, mas instantes para provar que estamos prestando atenção em sua fala. Obrigado pelas aulas, tempos atrás eu já escrevia um elogio para sua aula, hoje retorno para agradecer seu lindo trabalho. Como costumo dizer, quando crescer quero ser como você. :)
ótima aula Professor estou cursando Licenciatura em Química, estou tendo dificuldades em Inorgânica mas essa aula sua me ajudou bastante.....obrigado!!!!!
Professor eu gostaria de parabeniza-lo e dizer que o senhor tem um Dom de Deus, (o senhor apresenta uma capacidade incrível de simplificar definições complexas e de difícil compreensão) continue sempre assim e sucesso para o seu canal.
Nossa, muito obrigado. Esclareceu muito. Vou me fuder em matemática básica, mas em química eu vou passar com ajuda desse professor. O senhor tem um curso completo. Que deus te de saúde sempre e que o RUclips te dê uma boa remuneração de visualização dos vídeos. Compartilho com prazer e ainda faço propaganda.
7 лет назад
Obrigado Machado!!! Fico feliz que o canal esteja ajudando.
Gostei muito da sua aula. muito boa mesmo. Tirei todas as minhas dúvidas e caiu uma questão semelhante na seleção do mestrado que eu me submeti. Obrigado
Excelente aula, mas bateu uma duvida: Vc diz aos 16:38 que o "delta H" para o ganho de elétrons para alguns é positivo e pra outros é negativo, mas no caso do flúor é negativo. Como eu saberia essa informação? Numa questão de prova esses valores todos deveriam já vir com os sinais?
Ótima aula... eu tava procurando alguem explicando esse ciclo a muito tempo.... o Atinis é muito cansativo hahhahhaha Parabéns
9 лет назад+1
+Luis Carvalho Que bom que pude ajudar Luis. Engraçado ... no Ensinando & Aprendendo (meu antigo canal) tinha essa mesma aula, você não a encontrou lá não?
Parabéns professor Antônio! As suas aulas são excelentes, é possível compreender conteúdos extremamente difíceis. Gostaria de saber se o senhor poderia dá uma aula sobre o cálculo da partícula na caixa? Tenho dúvidas sobre este assunto.
8 лет назад
Oi Karen, até tenho uma aula preparada já ... mas como imaginei que não teria procura não gravei ... vou dar uma retomada à ideia.
Ok professor. Tenho assistido suas aulas e elas têm sido de extrema importância para a compreensão dos conteúdos que o senhor aborda! Mais uma vez parabéns
Boa noite, eu realmente gostei os seus vídeos, queria saber se você poderia fazer um vídeo explicando o ciclo de Born-Haber. Aqui na Argentina, temos duas formas de fazer o ciclo se você podar fazer um vídeo explicando eu vou muito obrigado. abraços
8 лет назад
Oi Layla, eu não sei qual seria a segunda forma. Aqui resolvemos assim ...
muito obrigado, pode ser que haja um ciclo de Born-Haber para covalente e compostos iônicos?
8 лет назад+1
O Ciclo é usado para compostos iônicos, mas ele nada mais é do que uma outra forma da Lei de Hess, que por sua vez pode ser aplicada com qualquer função de estado. Então, para compostos covalentes podemos usar a Lei de Hess, e acaba dando no mesmo.
Obrigado pela resposta, agora vou ler um pouco sobre a lei de Hess. Estou confuso quando eu tenho que escolher qual ciclo fazer, você não pode fazer um pequeno vídeo com as diferenças em cada ciclo?
Professor a Lei de Hess tem alguma relação com o Ciclo de Born Haber? Visto que a Lei pode ser uma somatória de etapas!
3 года назад
Historicamente eu não sei dizer, mas a Lei de Hess se baseia no fato de as funções de estado dependerem apenas do ponto inicial e final. Tradicionalmente usamos a Lei de Hesse para entalpia, mas o mesmo princípio é válido para energia livre, energia interna, entropia e qualquer função de estado. O ciclo de BH na prática é a mesma coisa, mas aplicada a um sistema específico.
Professor, esse video ja nao tem no antigo canal do sr? E professor o sr tem pretensão de fazer videos sobre geometria molecular? Seria muito show, nao tem nenhuma aula de qualidafe no youtube
9 лет назад
+Alexandre Clem Oi Alexandre, a partir de agora vou cancelar essa aula no Ensinando e Aprendendo (o mesmo que eu fiz com a aula de carga nuclear efetiva). Pretendo sim, fazer aulas tanto de TLV quanto de TOM. Já estou inclusive coletando material para isso (para estar no MegaQuímica eu tenho de oferecer algum diferencial).
Olá! Nesse processo (supondo feito com NaCl) ocorreria a formação de Na+(g) e Cl-(g). Que tipo de interação haveria prevalência nesse estado? Covalente? Iônica? Obrigado!
7 лет назад
Há uns dias estava conversando com meu antigo orientador sobre isso (e da possibilidade de existir ou não ...). Acredito que seriam unidades de NaCl NaCl NaCl, e o tipo de ligação no par seria iônica. Mas os vapores de cátions e ânions apresentados na aula são hipotéticos ...
Bom dia professor. Eu não entendi a diferença entre entalpia de rede e entalpia de formação. O senhor poderia me ajudar?
7 лет назад+1
Oi Daniel a diferença está na definição, mas os produtos são os mesmos. Na entalpia de rede formamos um sal a partir dos VAPORES DE CÁTIONS E ÂNIONS. Esse é um processo hipotético e não pode ser medido diretamente. A entalpia de formação, é a formação do sal (ou qualquer substância), a partir de SUBSTÂNCIAS SIMPLES. Esse processo já é possível de ser mensurável.
Excelente explicação professor! Qual livro indica para Química Geral do Curso de Engenharia Civil?
8 лет назад+1
+Welson Gonçalves Oi Welson, estou fazendo um série chamada "O que se estuda em ...", e nela dou indicações de livros, veja esse vídeo ruclips.net/video/9JxAUeMSNUY/видео.html
@ perguntei por causa das mudanças que a Bncc esta provocando no conteúdo. O proprio curriculo de SP está pedindo para incluir as energias envolvidas no processo de ligacao quimica. A Bncc tambem prega muito pela interdisciplinaridade do ensino. Vc tem algum video comentando essas questoes? Se nao, pretende fazer? Abraços!
gostaria de fazer uma observação tecnica ao video e a todos os que forem produzidos desse jeito ..... muitos professores nao percebem que quando inserido a selfie , automaticamente estao inserindo um ruido na informação e pode causar desvio de atenção na linha de racioninio por causa de outra imagem que foge do contexto do que o cerebro esta administrando .no raciocinio da aula. entao eu sugiro que suas aulas passem a ser diretamente feitas sem a selfie e somente as esplicaçoes; sei que pode parecer rude o que digo mas essa dica é muito importante para o sucesso do seu canal suas aulas sao muito boas . voce explica algo complexo e muito dificil de se enxergar . de uma maneira pratica e fica bem facil parabens
+Monyque Holanda Sim! Se a definição for a formação do compostos iônico. Na formação, a partir dos vapores iônicos temos apenas ligações formadas (e nenhuma quebrada), por isso ela sempre será negativa.
Só não entendi pq no segundo exemplo teve duas EI e no primeiro só um
9 лет назад+5
+Thiago Queiroz Oi Thiago, no primeiro caso partíamos do Li metálico e deveríamos chegar ao Li+(g). Como lítio é um cátion monovalente, ele passar por um único processo de Energia de Ionização. Já no segundo exemplo tínhamos o Ca indo a Ca2+. Para isso ele passa pela perda do primeiro elétron, que é a 1ª EI, e passa pela perda do segundo elétron, caracterizado pela 2ª EI. Se fosse o Alumínio, formando o Al3+ seria necessário a 3ª EI. Entendeu?
Professor, meu professor do IF falou que o MgCl2 é covalente. Disse que tinha tudo para ser iônico, mas é covalente. Ele não explicou mais por que precisamos disso para um trabalho. Gostaria que você respondesse se é iônico ou covalente (apesar de tudo indicar que seja iônico). Grato desde já.
7 лет назад+2
Oi Guilherme, procure a respeito de poder polarizante e polarizabilidade. Além disso, nos livros de química inorgânica veja a parte de química descritiva (ou sistemática) relacionada ao magnésio. Acredito que além de conseguir sua resposta, você terá os argumentos para provar que ele é iônico ou covalente.
Parabéns irmão!! Essa aula foi perfeita!! Tentei, tentei e nunca entendi esse ciclo, até encontrar você, muito obrigado!!!
Professor, a sua boa vontade, zelo e carinho em fazer suas aulas compensam os equívocos na fala. Você é cuidadoso o suficiente para corrigir seus equívocos, os quais gosto de imaginar não serem equívocos, mas instantes para provar que estamos prestando atenção em sua fala. Obrigado pelas aulas, tempos atrás eu já escrevia um elogio para sua aula, hoje retorno para agradecer seu lindo trabalho. Como costumo dizer, quando crescer quero ser como você. :)
MEU DEUS! ONDE EU ESTAVA QUE NUNCA TINHA VISTO ESSE CANAL? TOPPPPPPZAO
Parabéns professor, me salvou na prova !!!, você ensina muito bem, brigadão aí !!!
ótima aula Professor estou cursando Licenciatura em Química, estou tendo dificuldades em Inorgânica mas essa aula sua me ajudou bastante.....obrigado!!!!!
Tudo o que eu não aprendo com meu professor eu aprendo aqui, muito obrigada pela clareza e ótima aula!
Me salvou irmão, tenho prova de química inorgânica 1 hoje e entendi direitinho
Muito foda sua aula cara valeu mesmo. Explicou melhor que o J.D.LEE na página 79 do
ñtãoconcisa.
Que bom que gostou Eduardo.
Sem dúvidas kkkk
Que aula incrível!!! O prof explica melhor que os meus 2 prof universitários! Consegui compreender isto pela primeira vez ...
Muito grata 🙏
Professor fico muito impressionada com sua sabedoria e didática! Melhor canal do RUclips!
Cara simplesmente show a sua aula, quem quiser aprender sobre Born-Haber, tem que assistir!! Show , show de bola !!
Que clareza de raciocínio, amei sua aula professor!! Parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Muito esclarecedor, de forma simples e descomplicada. Muito bom.
Canal perfeito, para nós que gostamos de Química. Parabéns e obrigado por compartilhar esses conhecimentos.
Que aula maravilhosa!!!!! Muitíssimo obrigado!!! A Faculdade de Farmácia da UFBA agradece! ❤
Explicação clara e objetiva, parabéns professor, e muito obrigado por nos ajudar disponibilizando as suas excelentes aulas!
Aula bem explícita, clara, objetiva e prática. Nota 10 este professor. 👏👏👏
muito bom professor, na aula não consegui entender, o senhor esclareceu minhas dúvidas, vídeo aula nota 10, perfeita !!!
Professor eu gostaria de parabeniza-lo e dizer que o senhor tem um Dom de Deus, (o senhor apresenta uma capacidade incrível de simplificar definições complexas e de difícil compreensão) continue sempre assim e sucesso para o seu canal.
+Eduard David Olá Eduard, muito obrigado mesmo!
Nossa, muito obrigado. Esclareceu muito. Vou me fuder em matemática básica, mas em química eu vou passar com ajuda desse professor. O senhor tem um curso completo. Que deus te de saúde sempre e que o RUclips te dê uma boa remuneração de visualização dos vídeos. Compartilho com prazer e ainda faço propaganda.
Obrigado Machado!!! Fico feliz que o canal esteja ajudando.
Muito obrigado pela iluminação, Professor🙏
Professor, eu amo suas aulas, sempre aprendo muito. Sua didática é perfeita.
Eu AMO as suas aulas, me ajudam bastante na graduação, obrigada!
Só conseguir aprender esse ciclo com o senhor! amei!
+Joyce Miranda Que bom que ajudei Joyce.
Professor, muito obrigado por essa aula, me ajudou imensamente para uma prova de Inorgânica.
Muito obrigada pela aula maravilhosa professor!! Parabéns!!
Professor, você é fantástico!! Obrigada por suas aulas
esse professor é mt bom, primeira aula que assisto e já me inscrevi
Gostei muito da sua aula. muito boa mesmo. Tirei todas as minhas dúvidas e caiu uma questão semelhante na seleção do mestrado que eu me submeti. Obrigado
+Joselson Rodrigues Que bom que pude ajudar!
Aula perfeitaaaa❤❤
Excelente aula Professor. O conceito é bem complicado, mas sua explicação foi ótima
muito bom! antes de começar assistir eu faço questão de Sempre dar logo meu "gostei" 👍
Muito boa aula. Obrigada professor!!!!
Aula show de bola
Mano, suas aulas são fantásticas. Você é d+
sua explicação é show. Muito bom
obrigada, professor! aulas maravilhosas!!
Aula perfeita!!!
Suas aulas são muito boas, me ajudam muito.
Muito obrigado professor!!! Você explica muito bem mesmo! Obrigado!
Excelente aula, mas bateu uma duvida: Vc diz aos 16:38 que o "delta H" para o ganho de elétrons para alguns é positivo e pra outros é negativo, mas no caso do flúor é negativo. Como eu saberia essa informação? Numa questão de prova esses valores todos deveriam já vir com os sinais?
ótima aula. Fiz minha inscrição até. Parabéns
Otima aula. Sai esgotado sem glicose no cerebro mas valeu a pena
Parabéns pela aula, professor! Me ajudou muito. Ganhou mais uma inscrita! 👏🏼 Partiu prova amanhã! 💡
Muito obrigado, professor! Like e inscrito!
obrigado amigao,
otimo video
Obrigado professor 😃
Ótima aula, muito bem explicada.
ótima aula, parabéns pela aula .
Excelente! Muito obrigado!
Queria entender melhor na termodinâmica a parte que diferencia delta H de DeltaU..entalpia e energia interna..É a aplicação disso em equações quimicas
Parabens por suas aulas ! Perfeitas :)
parabens tava dificil entender essa materia me ajudou muito mesmo
Muito bom! Parabéns!
Você ME salvou! ❤️
Maravilhoso como sempre
Parabens Mestre
cada lugar da valores diferentes para a energia de rede... é até dificil levar a sério.
Ótima aula
Ótima aula... eu tava procurando alguem explicando esse ciclo a muito tempo.... o Atinis é muito cansativo hahhahhaha Parabéns
+Luis Carvalho Que bom que pude ajudar Luis. Engraçado ... no Ensinando & Aprendendo (meu antigo canal) tinha essa mesma aula, você não a encontrou lá não?
Conheci seu canal agora a pouco tempo eu escrevia os assuntos na procura e ia zipando to aprendendo a procurar as coisas por canal agora hahaha..
Parabéns professor Antônio! As suas aulas são excelentes, é possível compreender conteúdos extremamente difíceis. Gostaria de saber se o senhor poderia dá uma aula sobre o cálculo da partícula na caixa? Tenho dúvidas sobre este assunto.
Oi Karen, até tenho uma aula preparada já ... mas como imaginei que não teria procura não gravei ... vou dar uma retomada à ideia.
Ok professor. Tenho assistido suas aulas e elas têm sido de extrema importância para a compreensão dos conteúdos que o senhor aborda! Mais uma vez parabéns
Universidade da Química com certeza vai ter procura.
Obrigado! Me ajudou demais!
EU TE AMO MUITO OBRIGADA
Excelente aula!!
matéria da prova chunnin
boa kkkkkkk
Parabéns pelo canal Professor ! +1 INSCRITO.
+Gustavo Alvarenga Obrigado Gustavo.
Excelente!!
Aula excelente!
Muito boa aula , ta me salvando kkkk
Muito boa a explicação mas acho interessante falar mais detalhadamente do porque das energias serem endo ou exo.
Prof, por que você multiplicou o delta h de ganho de elétrons por 2?
Excelente explicação!
+Mary Carneiro Obrigado Mary!
Cara, muito obrigada! Muito boa explicação! Acho que agora vai, rsrsrs
+juliana jacobsen Por nada Juliana ... vai sim!
Delta H de rede é entalpia?
suas aulas sao perfeitas!
Será que você pode fazer uma aula de DFT
Boa noite, eu realmente gostei os seus vídeos, queria saber se você poderia fazer um vídeo explicando o ciclo de Born-Haber. Aqui na Argentina, temos duas formas de fazer o ciclo se você podar fazer um vídeo explicando eu vou muito obrigado. abraços
Oi Layla, eu não sei qual seria a segunda forma. Aqui resolvemos assim ...
muito obrigado, pode ser que haja um ciclo de Born-Haber para covalente e compostos iônicos?
O Ciclo é usado para compostos iônicos, mas ele nada mais é do que uma outra forma da Lei de Hess, que por sua vez pode ser aplicada com qualquer função de estado. Então, para compostos covalentes podemos usar a Lei de Hess, e acaba dando no mesmo.
Obrigado pela resposta, agora vou ler um pouco sobre a lei de Hess. Estou confuso quando eu tenho que escolher qual ciclo fazer, você não pode fazer um pequeno vídeo com as diferenças em cada ciclo?
Professor a Lei de Hess tem alguma relação com o Ciclo de Born Haber? Visto que a Lei pode ser uma somatória de etapas!
Historicamente eu não sei dizer, mas a Lei de Hess se baseia no fato de as funções de estado dependerem apenas do ponto inicial e final. Tradicionalmente usamos a Lei de Hesse para entalpia, mas o mesmo princípio é válido para energia livre, energia interna, entropia e qualquer função de estado. O ciclo de BH na prática é a mesma coisa, mas aplicada a um sistema específico.
Professor, esse video ja nao tem no antigo canal do sr? E professor o sr tem pretensão de fazer videos sobre geometria molecular? Seria muito show, nao tem nenhuma aula de qualidafe no youtube
+Alexandre Clem Oi Alexandre, a partir de agora vou cancelar essa aula no Ensinando e Aprendendo (o mesmo que eu fiz com a aula de carga nuclear efetiva). Pretendo sim, fazer aulas tanto de TLV quanto de TOM. Já estou inclusive coletando material para isso (para estar no MegaQuímica eu tenho de oferecer algum diferencial).
Que isso!!!! To aqui na expectativa ja.. TOM é um assunto muito importante mas dificil de achar bons conteudos(pelo menos pra mim) valeu professor!!
nesse canal tem curso de inorganica completo? preciso muito
Oi Jadiel, um curso completo não, mas algumas aulas você encontra.
aula muito boa
o valor do delta H de rede é -976,8, a aula ta mais mas a tela de selfie atraplha muito
Olá!
Nesse processo (supondo feito com NaCl) ocorreria a formação de Na+(g) e Cl-(g). Que tipo de interação haveria prevalência nesse estado? Covalente? Iônica? Obrigado!
Há uns dias estava conversando com meu antigo orientador sobre isso (e da possibilidade de existir ou não ...). Acredito que seriam unidades de NaCl NaCl NaCl, e o tipo de ligação no par seria iônica. Mas os vapores de cátions e ânions apresentados na aula são hipotéticos ...
Obrigado
Obrigado
Correcto.#valdomario
Bom dia professor. Eu não entendi a diferença entre entalpia de rede e entalpia de formação. O senhor poderia me ajudar?
Oi Daniel a diferença está na definição, mas os produtos são os mesmos. Na entalpia de rede formamos um sal a partir dos VAPORES DE CÁTIONS E ÂNIONS. Esse é um processo hipotético e não pode ser medido diretamente. A entalpia de formação, é a formação do sal (ou qualquer substância), a partir de SUBSTÂNCIAS SIMPLES. Esse processo já é possível de ser mensurável.
Excelente explicação professor! Qual livro indica para Química Geral do Curso de Engenharia Civil?
+Welson Gonçalves Oi Welson, estou fazendo um série chamada "O que se estuda em ...", e nela dou indicações de livros, veja esse vídeo ruclips.net/video/9JxAUeMSNUY/видео.html
Muito obrigado. Vlw
Excelente
Prof, o que acha desse conteúdo ser abordado no ensino médio no tema de ligações químicas?
O assunto não é difícil, o problema é a disponibilidade de tempo que o professor terá a abordar o conceito, e no geral não temos esse tempo.
@ perguntei por causa das mudanças que a Bncc esta provocando no conteúdo. O proprio curriculo de SP está pedindo para incluir as energias envolvidas no processo de ligacao quimica. A Bncc tambem prega muito pela interdisciplinaridade do ensino. Vc tem algum video comentando essas questoes? Se nao, pretende fazer? Abraços!
ótima aula, porém muitos anúncios,
gostaria de fazer uma observação tecnica ao video e a todos os que forem produzidos desse jeito ..... muitos professores nao percebem que quando inserido a selfie , automaticamente estao inserindo um ruido na informação e pode causar desvio de atenção na linha de racioninio por causa de outra imagem que foge do contexto do que o cerebro esta administrando .no raciocinio da aula. entao eu sugiro que suas aulas passem a ser diretamente feitas sem a selfie e somente as esplicaçoes; sei que pode parecer rude o que digo mas essa dica é muito importante para o sucesso do seu canal
suas aulas sao muito boas . voce explica algo complexo e muito dificil de se enxergar . de uma maneira pratica e fica bem facil
parabens
esplicaçoes
a entalpia de rede é sempre negativa??
+Monyque Holanda Sim! Se a definição for a formação do compostos iônico. Na formação, a partir dos vapores iônicos temos apenas ligações formadas (e nenhuma quebrada), por isso ela sempre será negativa.
Só não entendi pq no segundo exemplo teve duas EI e no primeiro só um
+Thiago Queiroz Oi Thiago, no primeiro caso partíamos do Li metálico e deveríamos chegar ao Li+(g). Como lítio é um cátion monovalente, ele passar por um único processo de Energia de Ionização. Já no segundo exemplo tínhamos o Ca indo a Ca2+. Para isso ele passa pela perda do primeiro elétron, que é a 1ª EI, e passa pela perda do segundo elétron, caracterizado pela 2ª EI. Se fosse o Alumínio, formando o Al3+ seria necessário a 3ª EI. Entendeu?
Professor, meu professor do IF falou que o MgCl2 é covalente. Disse que tinha tudo para ser iônico, mas é covalente. Ele não explicou mais por que precisamos disso para um trabalho. Gostaria que você respondesse se é iônico ou covalente (apesar de tudo indicar que seja iônico). Grato desde já.
Oi Guilherme, procure a respeito de poder polarizante e polarizabilidade. Além disso, nos livros de química inorgânica veja a parte de química descritiva (ou sistemática) relacionada ao magnésio. Acredito que além de conseguir sua resposta, você terá os argumentos para provar que ele é iônico ou covalente.
Universidade da Química consegui, professor. obrigado
Eu li esse "IF" e pensei em Fluoreto de Iodo, fiquei viajando 🤔 Só depois fui perceber que era "Instituto Federal".
🎉🎉
Então professor o ciclo de born haber é a mesma coisa que lei de hess?
"Sim" ... Por que os dois são artifícios baseados no fato da entalpia ser uma função de estado
salvouuuu
Muito bom mestre, parabéns.
como eu sei que o ∆h de rede é mais estável que outro?
Quanto mais negativo o DH de rede, a princípio mais estável é o sistema.
mt bom.
o cara ñ estuda com tanto anuncio , affz youtube tá foda!