Melhor professor de química q já vi. Explicou o assunto com excelência. Meu muitíssimo obrigada e parabéns pela competência. O senhor faz a diferença como profissional da sua área.
Muito bom! Queria te agradecer por todo o conhecimento que eu tenho ganhado nos últimos 6 anos. Ou seja, desde que entrei na graduação em engenharia química venho acompanhando seu canal e tem salvado minha vida, viu? hehehe Parabéns!!!!
4 года назад+1
Olá Vinícius, fico muito feliz em ler seu relato. Muito obrigado!
excelente aula , lembro de uma questão de química inorgânica que eu não fazia ideia como se fazia pôs era necessário saber esse método, lembro de uma amigo me explicando a resolução e ele usou esse método, infelizmente nunca vi esse método de resolução no ensino médio
Muito bom! Muito util e completo! vai alem das aulas do tipo cursinho que nao explicam o balanceamento dos eletrons. Mas fiquei com uma duvida. Como eu faco depois para acrescentar o K+ e o Na+ na equacao final?
8 лет назад+1
Oi Tata, é pelo balanço de cargas final. Se o seu produto tem um íon SO42- (sulfato), então você vai adicionar dois íons K+, se for um NO3-, apenas um K+, e assim por diante.
Esse método serve pra qualquer tipo de equação, mesmo que não seja uma equação de oxi-redução? preciso de um método que se aplique a todos os tipos de equações pois por tentativa é muito trabalhoso.
Muito ótimo esse canal professor informações valiosas.Gostaria de saber onde encontro a teoria completa do Dr Linus Pauling do seu famoso metodo ab initio.Abraços.
9 лет назад
+Antonio Carlos Sousa Oi Antonio, tudo bem? Pauling, dentre outras coisas, foi um dos pais da teoria da ligação química, em especial a TLV, que nós usamos. Infelizmente, no momento, não tenho material para te indicar. Em um livro de quântica você vai achar bastante informação. Além disso, tenho um vídeo falando sobre o método ab initio de Hatree-Fock, que é usado para a resolução aproximada da função de onda. Te ajuda? O link é ruclips.net/video/eh65GowkJvA/видео.html
Professor quanto ao sinal que está posto ao lado de electroes perdidos de Cobre cobre não tinha de ser negativo?
8 лет назад+1
Em Cu -> Cu2+ + 2e? Tem de ser positivo, significa que o cobre metálico se converteu em íons Cu2+ e liberou dois elétrons ... seria negativo se os elétrons estivessem no lado esquerdo da expressão (mas não usamos sinais negativos ...)
Bom dia professor Antônio. Ótima aula. Não estou conseguindo fazer o balanceamento pelo método proposto nesta reação: FeS2(g) + O2(g) → Fe2O3(s) + SO2(g) Os átomos que participam das reações redox estão em uma mesma molécula do produto, o Fe (que passa do estado +4 --> +3) e o O (que passa de 0 --> -2, cada um. Podes me ajudar? Gratíssima.
8 лет назад+2
Esse não é o único problema ... o O2 também reduz quando vai para o SO2, e o enxofre oxida. então temos duas reações de oxidação e duas de redução. Íon-elétron não funciona muito tem nesse caso. Mas ela vai bem por tentativas, uma vez que podemos ajustar livremente a quantidade de oxigênio na molécula de O2. Ajuste o Fe, depois o S, e por fim o O ... "2FeS2 + (11/2)O2 = Fe2O3 + 4SO2".
Oi, tudo bom? Muito obrigado pela aula, foi realmente muito boa. Então, será que você poderia me ajudar num balanceamento? no caso, a reaçao global seria esta: K2S2O3 + HCl -> S + SO2 + H2O + KCl Pelo que parece o tiossulfato esta sofrendo redução e oxidação então, desenhei a estrutura de lewis mais provável e, conclui que um dos enxofres tem NOX=0 enquanto o outro, NOX=4+. Utilizando o mesmo sem a presença do ion espectador, imaginei que fosse possível fazer o balanceamento fazendo: 1)[(S2O3)^-2] -> S... NOX do enxofre indo de 4+ -> 0 2)[(S2O3)^-2] -> SO2... NOX do enxofre indo de 0 ->+4 Mas acabou dando errado :(... o que eu deveria ter feito? Um grande abraço o/
7 лет назад
Usa o Nox médio mesmo. O enxofre no tiossulfato tem NOx médio +2 (pode pensar na média dos dois átomos de enxofre distintos). Ai é só fazer a conta com +2 indo a 0 (no enxofre sólido), e +2 indo a +4 (no SO2). Dá certo isso, embora esse é um caso que dá para sair direto. O H2S2O3 de decompõe em H2O + S + SO2, ai é só ajustar a quantidade de H+ para formar o H2S2O3. Dá K2S2O3 + 2HCl -> S + SO2 + H2O + 2KCl
Olá Professor, enquanto estava estudando me deparei com essa reação: Fe3O4 + H2O2 ---> Fe3+ + H2O (Meio ácido). Fiquei um pouco confusa quanto ao meu raciocínio na hora de encontrar o número de elétrons envolvidos na semi-reação do peróxido de hidrogênio, pois dando uma lida a respeito, encontrei a seguinte regra: "Em todo peróxido, o NOX de cada oxigênio é igual a -1". Respondi a questão, mas ainda estou um pouco confusa e receosa. O Senhor poderia, por favor, me explicar ? Desde já, bastante grata. (:
9 лет назад
+Gessyca Libny (gessycal) Oi Gessyca, sua reação não é das mais simples, mas se você seguir o passo-a-passo que sugiro no vídeo você consegue fazer. Apenas alguns detalhes que você tem de prestar atenção - na reação redução do peróxido a água, você tem o oxigênio indo de -1 para -2, para cada átomo de oxigênio. Ao fazer o balanço de átomos (primeira etapa), você tem de colocar um 2 na frente da molécula de água, para que o número de átomo de oxigênio seja equilibrado. Isso significa que tem-se o ganho de 2 elétrons (um para cada oxigênio). Normalmente esquecemos disso, mas se passando essa etapa o restante é mais tranquilo. O fato do oxigênio do peróxido ter Nox -1 vem de sua estrutura H-O-O-H. O raciocínio é o seguinte, o oxigênio retira um elétron do hidrogênio vizinho, mas "empata" com o outro oxigênio, de modo que no líquido, a "carga" sobre ele é de apenas -1, vindo do hidrogênio. Na oxidação do óxido ferroso-férrico em íons Fe3+ você tem de se ater ao nox do óxido misto. O ferro do Fe3O34 tem nox médio +8/3 para cada átomo de ferro. Quando você faz o ajuste de átomos, você tem de colocar um 3 na frente dos íons Fe3+, isso significa que temos um fluxo total de apenas um elétron na oxidação. Quer ver isso melhor? 3 Fe com Nox +8/3 significa um total de 3*8/3=+8; do outro lado são 3 íons Fe3+, gerando um total de 3*3=+9. Isso indica que para o conjunto, existe a perda de apenas 1 elétron. Depois disso, o balanço de carga e de massa fica fácil.(Agora que eu vi que você não perguntou isso, mas já que digitei ... fica por aqui) Entendeu, ou ficou muito confuso?
Professor. Me ajuda nesses dois balanceamentos por favor. MnO4- + H2O2 + H+ = Mn2+ + O2 + H2O Nessa primeira, estou chegando a: 2MnO4- + 5H2O2 +16 H+ =2 Mn2+ + 5O2 +8 H2O Eu não entendo porque na resposta diz ser 8 HIDROGÊNIOS AO INVÉS DE 16. Quando eu faço o balanceamento de carga da redução do MnO4- eu to chegando a isso: 8H+ + 5e- + MnO4- = Mn+2 + 4H2O ( isso me mostra que nos produtos eu tenho Carga= +2 e nos reagente Carga=+2).... eu devo estar errando algo aqui... E a outra reação que não consigo de jeito nenhuma balancear pelo método que você ensinou é essa: K2Cr2O7 + FeSO4 + H2SO4 → Cr2(SO4)3 + Fe2(SO4)3 + K2SO4 + H2O Se puder me dar essa ajuda ficaria imensamente grato. Obrigado mestre.
8 лет назад+1
Oi Paulo, não sei se ainda há tempo para te ajudar. Na primeira reação você tem DUAS reduções e uma oxidação. As reduções são MnO4-->Mn2+, e H2O2->H2O. A oxidação é H2O2->O2. Monte as três reações separadamente, depois combine as duas reações de Redução, para formar a "redução total", e por fim, combine a "redução total" com a oxidação. Entendeu? A segunda questão é uma questão de interpretação para usar o ìon-elétron. Nesse caso você vai ter de simplificar a questão e formar apenas em quem oxida e reduz. Primeiro passa para a forma iônica líquida (eliminando os íons espectadores). você terá Cr2O72- -> Cr3+, e Fe2+ -> Fe3+, ocorrendo em meio ácido. Proceda pelo método do íon elétron, e no final adicione os íons espectadores, por exemplo ... se você encontrar 3Fe2+, então será 3FeSO4. Entedeu?
PROFESSOR. O SENHOR É GENIAL. OBRIGADO MESMO. ( QUERIA UMA CONTA PARA PODER CONTRIBUIR COM O SEU TRABALHO). ALEM DISSO, PROFESSOR. NÃO CONSIGO CHEGAR A ESSE RESULTADO NESSE BALANCEAMENTO, VEJA: 2 KMnO4 + 16 HCl → 2 KCl + 2 MnCl2 + 5 Cl2 + 8 H2O ( EU FAÇO ASSIM): RETIRO OS ÍONS ESPECTADORES, MAS CHEGO A ESSE RESULTADO: 12 H + 2KMnO4 + 10 HCl → 2 MnCl2 + 5 Cl2 + 6 H2O. ( no balanceamento da semi reação de redução - não consigo igualar o número de oxigênios ao fazer o balanço de massa - ) abração
8 лет назад+1
Então... MnO4- + 5e + 8H+ = Mn2+ + 4H2O ... . A do cloreto é tranquilinha 2Cl- = Cl2 + 2e, ai é só ajustar as quantidades de elétrons. Entendeu? Caso queira contribuir com o meu trabalho você pode assinar um de meus curso (Química Geral ou Química em Concursos), caso tenha interesse dê uma olhada lá www.universidadedaquimica.com.br/alunos . Espero ter ajudado, e agradeço a disposição pelo apoio.
ENTENDI O QUE VOCÊ FEZ, SIM! MAS CONTINUO COM UMA DÚVIDA QUANTO AS SEMI-REAÇÕES (VEJA): PARA O RESULTADO DO BALANCEAMENTO DE CARGA DAR CERTO, O SENHOR TIROU O CLORO ( CONTRA ÍON DO Mn NOS "PRODUTOS") VEJA: MnO4- → Mn+2 ( OU SEJA, O SENHOR TIROU O CLORO QUE ACOMPANHAVA O Mn+2) SÓ ASSIM PARA SE CHEGAR A ESSE RESULTADO: AÍ TEREMOS EM CARGA ( NOS REAGENTES = -6) E (NOS PRODUTOS = +2). - PRÓXIMO PASSO É IGUALAR ESSAS CARGAS. MINHA DÚVIDA É: PORQUE O BALANCEAMENTO NÃO DÁ CERTO AO DEIXARMOS O Mn JUNTO AO CL (MnCl2 - QUANDO A ESPÉCIE TERÁ NOX ZERO NO TOTAL) - MESMO SABENDO QUE O Mn (SOZINHO) TEM NOX = +2? ESSE É O MEU PONTO, NÃO SEI SE ME FIZ ENTENDER. E PODE DEIXAR. FAREI, SIM, OS SEUS CURSOS. O SENHOR É 10!
8 лет назад+1
Paulo, o fato é que o MnCl2 é solúvel, então deixamso na forma iônica líquida. Você pode manter o MnCl2 na forma agregada, mas terá de adicionar 2 Cl- do lado dos reagentes para balancear o cloro (e a carga ao mesmo tempo) ... ficaria assim. 2Cl- + MnO4- + 5e- +8H+ = MnCl2 + 4H2O Mas essa expressão é quimicamente errada, uma vez que o MnCl2 é solúvel, e com isso teríamos o cancelamento do Cl-.
diferente o seu modo! Mas eu aprendi de outra maneira um pouco mais fácil! 1¤-balanceio quem não eh oxigênio nem hidrogênio 2¤-balanceio oxigênio com água 3¤-balanceio hidrogênio com H+ 4¤-balanceio cargas com eletrons! Acho mais tranquilo desse jeito, mas achei interessante o seu jeito de fazer tbm!!
Sobre a primeira reação(Cu + NO3- =Cu2+ + NO2) Como seria se a reação liberasse NO, ao invés de NO2? P.S: Se eu soubesse que voê trabalhava lá, ja tinha te chamado há muito tempo.Você era de inorg.????
9 лет назад+1
+Sara Moura (sarinha) Então Sara, é só seguir o passo-a-passo NO3- -> NO; neste caso a variação do NOx é de +5 para +2, e com isso um fluxo de 3 e-. Tenta fazer todos os balanços e posta aqui o resultado que te digo se está certo, ou errado, e onde você errou. Estuda no IFRJ-Maracanã? Sai de lá tem uns 6 meses ...
+Universidade da Química então, tentei fazer pelo metodo de oxirredução, mas não consegui. Já no método de íon elétron deu a seguinte reação: 2 NO3- + 8H+ + 3Cu = 2NO + 4 H2O + 3Cu2+
9 лет назад+1
+Sara Moura (sarinha) Oi Sara, está correto o balanceamento, parabéns!
Melhor professor de química q já vi. Explicou o assunto com excelência. Meu muitíssimo obrigada e parabéns pela competência. O senhor faz a diferença como profissional da sua área.
FAZ QUÍMICA ONDE? PATO BRANCO?
i know Im kinda randomly asking but do anybody know a good site to stream new tv shows online?
Show de bola, rumo ao ITA!
Rumo!
Isso aí, vamos lá!
passo?
Eu nem lembrava mais desse método!
E nem é tão complicado...
Obrigado por refrescar minha memória.
Adicionei este vídeo na minha playlist.
Deus te abençoe e retribua em dobro tudo o que vc faz pela gente professor!
Ótimo vídeo, parabéns. Esse modelo de videoaula com teoria aplicada à resolução de exercícios é excelente.
Muito boa a aula! Conseguiu sanar minha dúvida completamente!
Muito obrigada pelo conteúdo
Lamento não ter conhecido seu canal antes, muuuuuuuito bom.
parabéns professor! ótimo material e didática, compartilhando em 3, 2, 1....
Ótimo vídeo. Muito bom ver alguém com domínio no conteúdo.
"Método fantástico, poderoso" e eu incluiria eficiente!
parabéns , demonstra e explica o porquê!!!!!!!!!!!!!!!!! Universitário não deve acreditar ele têm que aprender!!!!!!!!
eu sou aluna do IFRJ, nunca te vi por lá, estou em geral 2 ainda e estou aprendendo isso com o professor Jairo
Muito obrigada! Sou estudante de Farmácia e o vídeo será de grande ajuda
Aula que eu tava procurando!!! Explicação perfeita!
Até emocionei aqui. Nem acredito que finalmente entendi essa porra. KKKK
Tu é foda irmão, mais uma inscrita
Brabo professor
Mais um vídeo enriquecedor para o currículo. Rsrs.
Suas aulas são realmente excepcionais! Parabéns!
obrigada pelo seu vídeo! finalmente compreendi mais o balanceamento pelo método íon elétron, o método do químico, como minha professora diz, haha
Muito bom! Queria te agradecer por todo o conhecimento que eu tenho ganhado nos últimos 6 anos. Ou seja, desde que entrei na graduação em engenharia química venho acompanhando seu canal e tem salvado minha vida, viu? hehehe Parabéns!!!!
Olá Vinícius, fico muito feliz em ler seu relato. Muito obrigado!
Que aula incrível, obrigado!
Excelente aula! Gratidão!!!
O senhor é demaisssssss!!!!!!!!
Estou no 7 período e minha professora de Analítica sempre recomenda esse canal...
Oi professor, sou aluno do ifrj do campus Nilópolis, aparece lá ,só tenho a te agradecer!!!!
Amém eu entendi 🤩 obrigada professor
Muito obrigado, ótima aula!!
Aula incrível professor, muito obrigado.
excelente aula , lembro de uma questão de química inorgânica que eu não fazia ideia como se fazia pôs era necessário saber esse método, lembro de uma amigo me explicando a resolução e ele usou esse método, infelizmente nunca vi esse método de resolução no ensino médio
Excelente aula, professor. Eu tinha dúvida ao ver essas reações globais com água e íon hidroxila/hidroxonio. Agora não tenho mais. Vlw!
Excelente aula, muito obrigada!
voce eh incrivel
Legal,explicou igual aos professores da Oswaldocruz , que por sinal admiro muito ,parabéns.. Um dia chego la rsrsrs
Muito boa a aula, ganhou mais um inscrito!!
Maravilhoso!
Muito obrigada!!! Me ajudou bastante!
Aula muito boa
só vc para salvar minha vida
mds do ceu n acredito que eu entendi essa materia kkkkk
Mt obrigada professor, melhor que a minha professora na facul...
Estou no quinto período, e estou assistindo para uma prova de físico-química na segunda- feira
Shooow!!!
Professor pq o permanganato a Mn2+ não ocorre em meio básico??
Caraca que método daora
Muito bom! Muito util e completo! vai alem das aulas do tipo cursinho que nao explicam o balanceamento dos eletrons. Mas fiquei com uma duvida. Como eu faco depois para acrescentar o K+ e o Na+ na equacao final?
Oi Tata, é pelo balanço de cargas final. Se o seu produto tem um íon SO42- (sulfato), então você vai adicionar dois íons K+, se for um NO3-, apenas um K+, e assim por diante.
Aula incrivel, como sempre, professor. Eu so tenho uma duvida: ha uma maneira pratica de identificarmos o ião espectador? Muito obrigada
Me salvou!
Esse método serve pra qualquer tipo de equação, mesmo que não seja uma equação de oxi-redução? preciso de um método que se aplique a todos os tipos de equações pois por tentativa é muito trabalhoso.
Muito bom
Muito ótimo esse canal professor informações valiosas.Gostaria de saber onde encontro a teoria completa do Dr Linus Pauling do seu famoso metodo ab initio.Abraços.
+Antonio Carlos Sousa Oi Antonio, tudo bem? Pauling, dentre outras coisas, foi um dos pais da teoria da ligação química, em especial a TLV, que nós usamos. Infelizmente, no momento, não tenho material para te indicar. Em um livro de quântica você vai achar bastante informação. Além disso, tenho um vídeo falando sobre o método ab initio de Hatree-Fock, que é usado para a resolução aproximada da função de onda. Te ajuda? O link é ruclips.net/video/eh65GowkJvA/видео.html
Professor quanto ao sinal que está posto ao lado de electroes perdidos de Cobre cobre não tinha de ser negativo?
Em Cu -> Cu2+ + 2e? Tem de ser positivo, significa que o cobre metálico se converteu em íons Cu2+ e liberou dois elétrons ... seria negativo se os elétrons estivessem no lado esquerdo da expressão (mas não usamos sinais negativos ...)
Bom dia professor Antônio. Ótima aula.
Não estou conseguindo fazer o balanceamento pelo método proposto nesta reação:
FeS2(g) + O2(g) → Fe2O3(s) + SO2(g)
Os átomos que participam das reações redox estão em uma mesma molécula do produto, o Fe (que passa do estado +4 --> +3) e o O (que passa de 0 --> -2, cada um.
Podes me ajudar? Gratíssima.
Esse não é o único problema ... o O2 também reduz quando vai para o SO2, e o enxofre oxida. então temos duas reações de oxidação e duas de redução. Íon-elétron não funciona muito tem nesse caso. Mas ela vai bem por tentativas, uma vez que podemos ajustar livremente a quantidade de oxigênio na molécula de O2. Ajuste o Fe, depois o S, e por fim o O ... "2FeS2 + (11/2)O2 = Fe2O3 + 4SO2".
Você trabalha no ifrj? Pq eu vou começar a estudar lá este ano em setembro no maracanã
kaio lopes Oi Kaio, trabalho sim no IFRJ - Maracanã, mas até setembro irei mudar de campus. Acho que não terei a oportunidade de ser seu professor lá.
em qual IFRJ o senhor dá aula ?
Oi Luiz, eu dou aula em São Gonçalo. Até 2015 dei aula no Maracanã.
Oi, tudo bom? Muito obrigado pela aula, foi realmente muito boa.
Então, será que você poderia me ajudar num balanceamento?
no caso, a reaçao global seria esta: K2S2O3 + HCl -> S + SO2 + H2O + KCl
Pelo que parece o tiossulfato esta sofrendo redução e oxidação então, desenhei a estrutura de lewis mais provável e, conclui que um dos enxofres tem NOX=0 enquanto o outro, NOX=4+.
Utilizando o mesmo sem a presença do ion espectador, imaginei que fosse possível fazer o balanceamento fazendo:
1)[(S2O3)^-2] -> S... NOX do enxofre indo de 4+ -> 0
2)[(S2O3)^-2] -> SO2... NOX do enxofre indo de 0 ->+4
Mas acabou dando errado :(... o que eu deveria ter feito?
Um grande abraço o/
Usa o Nox médio mesmo. O enxofre no tiossulfato tem NOx médio +2 (pode pensar na média dos dois átomos de enxofre distintos). Ai é só fazer a conta com +2 indo a 0 (no enxofre sólido), e +2 indo a +4 (no SO2). Dá certo isso, embora esse é um caso que dá para sair direto. O H2S2O3 de decompõe em H2O + S + SO2, ai é só ajustar a quantidade de H+ para formar o H2S2O3. Dá K2S2O3 + 2HCl -> S + SO2 + H2O + 2KCl
Olá Professor, enquanto estava estudando me deparei com essa reação: Fe3O4 + H2O2 ---> Fe3+ + H2O (Meio ácido). Fiquei um pouco confusa quanto ao meu raciocínio na hora de encontrar o número de elétrons envolvidos na semi-reação do peróxido de hidrogênio, pois dando uma lida a respeito, encontrei a seguinte regra: "Em todo peróxido, o NOX de cada oxigênio é igual a -1". Respondi a questão, mas ainda estou um pouco confusa e receosa. O Senhor poderia, por favor, me explicar ? Desde já, bastante grata. (:
+Gessyca Libny (gessycal) Oi Gessyca, sua reação não é das mais simples, mas se você seguir o passo-a-passo que sugiro no vídeo você consegue fazer. Apenas alguns detalhes que você tem de prestar atenção - na reação redução do peróxido a água, você tem o oxigênio indo de -1 para -2, para cada átomo de oxigênio. Ao fazer o balanço de átomos (primeira etapa), você tem de colocar um 2 na frente da molécula de água, para que o número de átomo de oxigênio seja equilibrado. Isso significa que tem-se o ganho de 2 elétrons (um para cada oxigênio). Normalmente esquecemos disso, mas se passando essa etapa o restante é mais tranquilo. O fato do oxigênio do peróxido ter Nox -1 vem de sua estrutura H-O-O-H. O raciocínio é o seguinte, o oxigênio retira um elétron do hidrogênio vizinho, mas "empata" com o outro oxigênio, de modo que no líquido, a "carga" sobre ele é de apenas -1, vindo do hidrogênio. Na oxidação do óxido ferroso-férrico em íons Fe3+ você tem de se ater ao nox do óxido misto. O ferro do Fe3O34 tem nox médio +8/3 para cada átomo de ferro. Quando você faz o ajuste de átomos, você tem de colocar um 3 na frente dos íons Fe3+, isso significa que temos um fluxo total de apenas um elétron na oxidação. Quer ver isso melhor? 3 Fe com Nox +8/3 significa um total de 3*8/3=+8; do outro lado são 3 íons Fe3+, gerando um total de 3*3=+9. Isso indica que para o conjunto, existe a perda de apenas 1 elétron. Depois disso, o balanço de carga e de massa fica fácil.(Agora que eu vi que você não perguntou isso, mas já que digitei ... fica por aqui) Entendeu, ou ficou muito confuso?
+Universidade da Química Muitíssimo obrigada professor, super compreendi. Parabéns pelo seu canal, tem me ajudado muito. (:
Professor. Me ajuda nesses dois balanceamentos por favor.
MnO4- + H2O2 + H+ = Mn2+ + O2 + H2O
Nessa primeira, estou chegando a:
2MnO4- + 5H2O2 +16 H+ =2 Mn2+ + 5O2 +8 H2O
Eu não entendo porque na resposta diz ser 8 HIDROGÊNIOS AO INVÉS DE 16. Quando eu faço o balanceamento de carga da redução do MnO4- eu to chegando a isso:
8H+ + 5e- + MnO4- = Mn+2 + 4H2O ( isso me mostra que nos produtos eu tenho Carga= +2 e nos reagente Carga=+2).... eu devo estar errando algo aqui...
E a outra reação que não consigo de jeito nenhuma balancear pelo método que você ensinou é essa:
K2Cr2O7 + FeSO4 + H2SO4 → Cr2(SO4)3 + Fe2(SO4)3 + K2SO4 + H2O
Se puder me dar essa ajuda ficaria imensamente grato.
Obrigado mestre.
Oi Paulo, não sei se ainda há tempo para te ajudar. Na primeira reação você tem DUAS reduções e uma oxidação. As reduções são MnO4-->Mn2+, e H2O2->H2O. A oxidação é H2O2->O2. Monte as três reações separadamente, depois combine as duas reações de Redução, para formar a "redução total", e por fim, combine a "redução total" com a oxidação. Entendeu?
A segunda questão é uma questão de interpretação para usar o ìon-elétron. Nesse caso você vai ter de simplificar a questão e formar apenas em quem oxida e reduz. Primeiro passa para a forma iônica líquida (eliminando os íons espectadores). você terá Cr2O72- -> Cr3+, e Fe2+ -> Fe3+, ocorrendo em meio ácido. Proceda pelo método do íon elétron, e no final adicione os íons espectadores, por exemplo ... se você encontrar 3Fe2+, então será 3FeSO4. Entedeu?
PROFESSOR. O SENHOR É GENIAL. OBRIGADO MESMO. ( QUERIA UMA CONTA PARA PODER CONTRIBUIR COM O SEU TRABALHO).
ALEM DISSO, PROFESSOR. NÃO CONSIGO CHEGAR A ESSE RESULTADO NESSE BALANCEAMENTO, VEJA:
2 KMnO4 + 16 HCl → 2 KCl + 2 MnCl2 + 5 Cl2 + 8 H2O
( EU FAÇO ASSIM): RETIRO OS ÍONS ESPECTADORES, MAS CHEGO A ESSE RESULTADO:
12 H + 2KMnO4 + 10 HCl → 2 MnCl2 + 5 Cl2 + 6 H2O. ( no balanceamento da semi reação de redução - não consigo igualar o número de oxigênios ao fazer o balanço de massa - )
abração
Então... MnO4- + 5e + 8H+ = Mn2+ + 4H2O ... . A do cloreto é tranquilinha 2Cl- = Cl2 + 2e, ai é só ajustar as quantidades de elétrons. Entendeu?
Caso queira contribuir com o meu trabalho você pode assinar um de meus curso (Química Geral ou Química em Concursos), caso tenha interesse dê uma olhada lá www.universidadedaquimica.com.br/alunos . Espero ter ajudado, e agradeço a disposição pelo apoio.
ENTENDI O QUE VOCÊ FEZ, SIM!
MAS CONTINUO COM UMA DÚVIDA QUANTO AS SEMI-REAÇÕES (VEJA):
PARA O RESULTADO DO BALANCEAMENTO DE CARGA DAR CERTO, O SENHOR TIROU O CLORO ( CONTRA ÍON DO Mn NOS "PRODUTOS") VEJA:
MnO4- → Mn+2 ( OU SEJA, O SENHOR TIROU O CLORO QUE ACOMPANHAVA O Mn+2) SÓ ASSIM PARA SE CHEGAR A ESSE RESULTADO: AÍ TEREMOS EM CARGA ( NOS REAGENTES = -6) E (NOS PRODUTOS = +2). - PRÓXIMO PASSO É IGUALAR ESSAS CARGAS.
MINHA DÚVIDA É: PORQUE O BALANCEAMENTO NÃO DÁ CERTO AO DEIXARMOS O Mn JUNTO AO CL (MnCl2 - QUANDO A ESPÉCIE TERÁ NOX ZERO NO TOTAL) - MESMO SABENDO QUE O Mn (SOZINHO) TEM NOX = +2?
ESSE É O MEU PONTO, NÃO SEI SE ME FIZ ENTENDER.
E PODE DEIXAR. FAREI, SIM, OS SEUS CURSOS.
O SENHOR É 10!
Paulo, o fato é que o MnCl2 é solúvel, então deixamso na forma iônica líquida. Você pode manter o MnCl2 na forma agregada, mas terá de adicionar 2 Cl- do lado dos reagentes para balancear o cloro (e a carga ao mesmo tempo) ... ficaria assim.
2Cl- + MnO4- + 5e- +8H+ = MnCl2 + 4H2O
Mas essa expressão é quimicamente errada, uma vez que o MnCl2 é solúvel, e com isso teríamos o cancelamento do Cl-.
diferente o seu modo!
Mas eu aprendi de outra maneira um pouco mais fácil!
1¤-balanceio quem não eh oxigênio nem hidrogênio
2¤-balanceio oxigênio com água
3¤-balanceio hidrogênio com H+
4¤-balanceio cargas com eletrons!
Acho mais tranquilo desse jeito, mas achei interessante o seu jeito de fazer tbm!!
Rodrigo Gomes Simão amigo, esse é o balanceamento tradicional.
Sobre a primeira reação(Cu + NO3- =Cu2+ + NO2)
Como seria se a reação liberasse NO, ao invés de NO2?
P.S: Se eu soubesse que voê trabalhava lá, ja tinha te chamado há muito tempo.Você era de inorg.????
+Sara Moura (sarinha) Então Sara, é só seguir o passo-a-passo NO3- -> NO; neste caso a variação do NOx é de +5 para +2, e com isso um fluxo de 3 e-. Tenta fazer todos os balanços e posta aqui o resultado que te digo se está certo, ou errado, e onde você errou. Estuda no IFRJ-Maracanã? Sai de lá tem uns 6 meses ...
+Universidade da Química então, tentei fazer pelo metodo de oxirredução, mas não consegui. Já no método de íon elétron deu a seguinte reação:
2 NO3- + 8H+ + 3Cu = 2NO + 4 H2O + 3Cu2+
+Sara Moura (sarinha) Oi Sara, está correto o balanceamento, parabéns!
DEUS
quem oxida é o átomo e não a molécula né