A igreja católica é a mais antiga em relação ao cristianismo e não em outras religiões. Eu sou católico, respeito meus irmãos evangélicos, claro que temos nossas diferenças, mas o que nos une é muito mais poderoso que é o nosso senhor Jesus.
Raignen Laureano Finalmente alguém aqui entendeu o cerne da questão. Tenho amigos católicos, o que nos une é maior. As divergências são importantes, mas nenhum evangélico crê que detém o monopólio da salvação. Continue ponderado, amigo.
Raignen Laureano: Desculpe usar de franqueza para dizer a VERDADE: os chamados evangélicos, ao contrário de você que afirmou respeitar "meus irmãos evangélicos", não consideram os católicos romanos como IRMÃOS. Pelo oposto. Se alguém daquele segmento religioso disser o contrário, trata-se da mais pura HIPOCRISIA, principalmente os que se rotulam de calvinistas ou reformados, cuja confissão de fé diz explicitamente que o catolicismo detém o _"quartel-general"_ do anticristo.
Yago, achei que você vacilou dessa vez. Um argumento que católicos usam frequentemente é que os protestantes não podem estar certos pois como Deus poderia ter deixado a igreja andar no erro por mais de 1000 anos pra só depois vir alguém e consertar tudo? O modo certo de responder esse argumento é dizer que a teologia protestante não foi nenhuma inovação, mas em grande parte foi um retorno a ensinos originais que foram lenta e gradualmente se perdendo. O problema é que você foi na direção contrária ao conduzir esse vídeo, argumentando na linha "qual o problema se tiver sido uma inovação?", fazendo uma analogia com avanços científicos. Bom, a analogia não é válida. Conhecimento científico é diferente de conhecimento revelado por Deus. Este último é 100% verdadeiro e imutável. E dependemos da certeza desse conhecimento para sermos salvos. Você realmente acha que não haveria problema em a igreja ter ficado por séculos com um entendimento errado da Escritura até que chegasse Lutero ou Calvino pra consertar tudo? Certamente que não. Achei ruim ter usado essa linha pra argumentar.
Pois é cara, é exatamente isso mesmo. Estavam no erro e se mantiveram no erro, porque são humanos e reprimiam todo tipo de tentativa de questionamento por séculos, matando quem se propunha a questionar um pouco.
A questão é que o Protestantismo sectário, nascido ontem, não tem autoridade divina alguma para se atrever a julgar a "Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade" (1Tm 3,15).
Meu caro, ler a patrística, apenas. É o suficiente para vermos que o protestantismo não tem nada a ver com os pais da igreja. Viva a Santa Igreja, Viva Cristo Rei.
@ARMAGEDOM O que você tá falando? Kkkkkk a Igreja Católica preserva a tradição dos cristãos desde o primeiro século, qualquer coisa que esteja fora da Igreja Católica é doutrina não cristã, como por exemplo o sola scriptura. Agora, você vir aqui falar que a Igreja Católica deturpa as coisas é de rir meu amigo, e mais, falar que uma instituição que está viva há 2.000 anos sem NUNCA ter caído vai cair? Kkkkkkkkkkkk, é bom começar o dia com risadas, vai lá meu caro, vai pra tua igreja batista, ou presbiteriana? Ou metodista? Ou luterana? Ou assembleiana? Ou adventista? Ou Wesleyana? Ou neopentecostal? Sei lá, escolha sua igreja nesse self-service, com certeza ela é a verdadeira, confia.
A importância de tudo isso é que JESUS CRISTO disse : Estarei com vós até o fim do tempo .Deus não abandona a Igreja que Ele deixou e assim será até a sua volta.
@@artursilvasemper2205 Isso significa o que?na sua opinião, a igreja pode ter recebido uma missão, é,se ela se desviasse ,se corromperam,você permaneceria nela?No livro de apocalipse o próprio JESUS envia cartas à 7 igrejas CRISTÃS, uma delas ele fala que por não se quente,nem fria,mas MORNA,vomitaria ela ,já outra,recomendou:SAIA DELA POVO MEU,chamou ainda de Sinagoga de satanás, cuidado com essa autoridade única dada a igreja católica por durante anos a moral a ética ficou bem a quem do esperado,os guardioes da constituição brasileira é O STF,que varia vezes rasgaram a constituição, você segue o catecismo deles?
@@artursilvasemper2205 Só faltava dizer que quem escreveu os livros ,foi a igreja, tá pior do que o partido comunista chinês, não duvido nada que não vai ser a nova Jerusalem que vai descer dos céus ,que Jesus era católico, não me preocupo com isso ,o diabo é pai da me tira a igreja católica é a mae
Foi a HERESIA a ferramenta que induziu a execução de Jesus, se o Fariseus seguissem o que Moisés falava, não teriam feito isso, como o próprio Cristo diz. E o que realmente foi responsável pela crucificação de Jesus, foi o pecado do homem!
@@juliaagnello1302 A heresia passada de geração em geração, via tradição, como o purgatório, o guardar os domingos ao invés de sábados, as indulgências, etc. Se seguissem os a tradição oral judaicas, iríamos acreditar que lilith foi a primeira mulher de Adão.
pensei exatamente o mesmo por esses dias. Todo judeu que é questionado sobre Jesus ser o Messias, e mostrar profecias da torá que o apitam, eles falam que é complicado, pq não conhecemos as tradições. Logo, chegamos a conclusão que um dos motivos da crucificação de Jesus, foi judeus crerem nas tradições. Outra coisa que reforça o pensamento, é que sempre que Jesus confrontava um fariseu ou mestre da lei, ele perguntava: Não lerdes nas escrituras?
Yago, é bom fazer um comparativo da questão de Cristo ser Judeu e que combateu as tradições, mostrando que nós vamos ser julgados pela palavra e não por tradições.
Mas a Tradição, que é defendida no âmbito do Catolicismo, é todo conhecimento oral que Cristo transmitiu ao apóstolos, sejam por palavras, sejam por ações e exemplos. A Tradição "conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores". Inclusive, a Bíblia nos ensina que devemos guardar as Tradições Orais, São Paulo recomenda e ordena a manutenção da Tradição Oral. Em 1 Cor 11,2, por exemplo," Eu vos felicito por vos lembrardes de mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como eu vo-las transmiti". São Paulo está claramente recomendando que mantenham a tradição oral, e deve ser notado em particular que ele congratula os fiéis por fazê-lo (Eu vos felicito…). Também é explícito no texto o fato de que a integridade desta Tradição oral apostólica era claramente mantida, da mesma forma como Nosso Senhor havia prometido, sob o auxílio do Espírito Santo (cf. Jo 16,13). O mais evidente apoio bíblico para a Tradição oral seja 2 Ts 2,15, em que os cristãos são enfaticamente advertidos: "Assim, pois, irmãos, ficai inabaláveis e guardai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta." Esta passagem é significante porque: 1º) mostra tradição oral apostólica vivente, 2º) diz que os cristãos estarão firmemente fundamentados na fé se aderirem a estas tradições e 3º) claramente afirma que estas tradições eram tanto escritas como orais. A Bíblia distintamente mostra aqui que as tradições orais - autênticas e apostólicas em sua origem - deveriam ser seguidas como componente válido do Depósito da Fé, então por quais razões ou desculpas os protestantes a rejeitam? Com qual autoridade podem rejeitar uma exortação clara de Paulo? Além disso, devemos considerar o texto desta passagem. A palavra grega krateite, traduzida aqui como guardar, significa estar firme, forte, prevalecer. Esta linguagem é enfática, e demonstra a importância da manutenção destas tradições. Devemos diferenciar o que seja Tradição (com T maiúsculo), que é parte da revelação divina, das tradições da Igreja (com t minúsculo) que, mesmo que sejam boas, desenvolveram-se tardiamente na Igreja e não fazem parte do Depósito da Fé.
@@rodericus4448 _"3º) claramente afirma que estas tradições eram tanto escritas como orais."_ Exatamente, a pergunta que você tem que se fazer é: A tradição Oral pode contradizer o que está escrito? pois o próprio Paulo dá uma ordem clara em 1Co 4:6 _E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que EM NÓS APRENDAIS a NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro. 1 Coríntios 4:6_ Então respondendo a sua pergunta: _Com qual autoridade podem rejeitar uma exortação clara de Paulo?_ R: A gente não está rejeitando a exortação clara de Paulo e sim seguindo a risca o que ele mesmo fala!
@@lrobertoborges "3º) claramente afirma que estas tradições eram tanto escritas como orais." Exatamente, a pergunta que você tem que se fazer é: A tradição Oral pode contradizer o que está escrito? pois o próprio Paulo dá uma ordem clara em 1Co 4:6 E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que EM NÓS APRENDAIS a NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro. 1 Coríntios 4:6 Então respondendo a sua pergunta: Com qual autoridade podem rejeitar uma exortação clara de Paulo? R: A gente não está rejeitando a exortação clara de Paulo e sim seguindo a risca o que ele mesmo fala! RESPOSTA: “Nisto Tudo Irmãos, eu me tornei como exemplo juntamente com Apolo por causa de vós, a fim de que aprendais a nosso respeito a Máxima, (‘não ir além do que está escrito’)”. Se você leu o texto, pode perceber a razão que levou São Paulo a escrever a referida carta, saberia que os coríntios estavam em contenta, disputas para ver qual era o melhor apostolo que havia os evangelizados, os julgamentos indevidos, a comunhão com os pagãos, etc. Em I Coríntios 4,1-6 diz: “Que os homens nos considerem, pois, como simples operários de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. Ora, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. A mim pouco se me dá ser julgado por vós ou por tribunal humano, pois nem eu me julgo a mim mesmo. De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor. Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece. Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, em nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.” Perceba que São Paulo não diz nada a respeito de que os coríntios estavam seguindo algo além das escrituras e consequentemente, os repreendendo por isso. Apenas faz admoestações sobre a má conduta deles e sobre os boatos que estavam surgindo e os exorta nesse caso a seguirem o que está escrito sobre eles, Paulo e Apolo. Se São Paulo estivesse se referindo a seguir somente as escrituras estaria se referindo ao antigo testamento e não ao novo testamento visto que o NT ainda não estava escrito. Alguns pontos sobre o trecho: 1º Este versículo não faz menção a respeito das Escrituras; 2º São Paulo não faz exortação à leitura das Escrituras; 3º São Paulo está falando para eles não acreditarem em nada que não estivesse escrito sobre ELE, APOLO e PEDRO na carta que ele mesmo havia ESCRITO ANTERIORMENTE. Vejamos novamente o que fala o versículo em questão: “Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito, para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.” O que se dizia sobre Paulo e Apolo nessa carta? Justamente o conteúdo de uma carta que ele tinha mandados aos Coríntios previamente: “Na minha carta vos escrevi que não tivésseis familiaridade com os impudicos. Porém, não me referia de um modo absoluto a todos os impudicos deste mundo, os avarentos, os ladrões ou os idólatras, pois neste caso deveríeis sair deste mundo.” I Cor 5, 9-10 Quanto a carta: Onde está? Qual o conteúdo? Por que não é considerada inspirada? É uma carta chamada de “pré-canônica” que não foi conservada e logo após depois de São Paulo ter recebido a notícia na casa de Cloé (I Cor 1, 11) resolveu escrever esta outra carta que para nós é 1ª Coríntios. Agora tratando da Tradição Oral e a Bíblia. Por quais meios Deus nos revela a Sua Palavra de modo infalível? Se você afirma que é somente por meio da Bíblia, está em contradição com a própria Escritura, que diz que a Tradição oral também é um meio de transmissão da Palavra de Deus. “Eu vos louvo por vos recordardes de mim em todas as ocasiões e por conservardes as tradições tais como vo-las transmiti.” I Cor 11, 2 Que tradições são essas a que São Paulo se refere? Bem, ele não falava de tradições humanas, nem apenas de seus escritos, mas de toda a Palavra de Salvação proferida por ele e pelos demais apóstolos. “Portanto, irmãos, ficai firmes; guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito” II Ts 2,15 Ou seja, a própria Bíblia diz que a Tradição Oral também é um meio de revelação da Palavra de Deus. São Paulo coloca essas duas formas de revelação lado a lado, indicando que, mesmo distintas, têm o mesmo valor e provêm da mesma fonte divina. São João confirma essa verdade: “Embora tenha muitas coisas a vos escrever, não quis fazê-lo com papel e tinta. Mas espero estar convosco e vos falar de viva voz, para que a nossa alegria seja perfeita” II Jo 1, 12 Em outras palavras, São João não registrou por escrito tudo o que considerava necessário ensinar ao povo e a alegria dos cristãos só alcança a perfeição quando, além de estudar as Escrituras, são acolhidos os ensinamentos apostólicos transmitidos oralmente pelas legítimas autoridades da Igreja, ou seja, a Tradição. A Bíblia também diz que nem tudo o que Jesus fez e ensinou foi posteriormente registrado nos Evangelhos. Sendo assim, obviamente, muitas coisas que os apóstolos aprenderam com Jesus foram comunicadas à Igreja de forma oral: “Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez. Se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam” Jo 21, 25 Resumindo, a Revelação é o conjunto de fatos, atos e palavras que transmite o que os apóstolos receberam pelo ensinamento e pelos exemplos de Jesus Cristo e do Espírito Santo. A Sagrada Escritura registra por escrito a Revelação que mesmo antes já era comunicada aos cristãos por meio da Tradição oral. Dizer “não ir além do que está escrito” para legitimar a sola scriptura é uma falácia terrível.
Sola Fide, o grande erro do protestantismo. E assim os protestantes levam isso ao pé da letra, só fazem levantar as mãos dizendo terem fé, acham que já estão salvos e fazerem boas obras e amarem ao próximo, poucos conseguem!!!. Não podem ver uma moeda de 1 real.
Airton Barros, Deus te abençoe. Não podemos ver uma moeda, que já pensamos que Órfãos ou viúvas ou necessitados podemos ajudar ou pra onde podemos enviar um missionário ou ajudar os que já estão em algum lugar( talvez Síria ou Turquia, ajudados os refugiados). Se informa um pouquinho antes de generalizar, pesquise sobre as grandes instituições de caridade do Mundo e quem as fundou?
Ele claramente não entendeu o argumento dos 2.000 anos. Não se trata da mera idade mas da proximidade cronológica com Cristo e os apóstolos. A Igreja Católica tem sua raiz rastreada até lá. As 23.000 igrejas protestantes, no mínimo 1.500 anos depois, como se Jesus tivesse dito: "Sobre ti, Lutero, edificarei minhas dezenas de milhares de igrejas, mas só daqui a 15 séculos".
Pois é. Segundo a lógica dos protestantes, Jesus teria descumprido sua promessa de assistir sua Igreja desde sua fundação até o fim dos tempos. Saiu pra tomar um cafezinho e voltou somente 1500 anos depois com a reforma.
O "edificarei minha igreja" nao denota absolutamente nada acerca do institucionalismo q se ve no catolicismo romano, organizado na forma de estado ( absolutista ainda por cima!) O romanismo quer projetar na igreja primitiva uma organizaçao q o imperio romano criou para si.
Yago, onde está a Igreja primitiva, que foi edificada por Cristo nos Apóstolos e pregada por eles que deve durar desde aquele tempo até o fim do mundo? Onde posso encontra-la para ir lá no próximo Domingo adorar o Senhor e glorifica junto dos meus irmãos de fé?
@@juhorebejh9563 falou asneiras. Antes de falar, estude história primeiro. Todas essas Igrejas que vc mencionou. Faziam parte da Igreja Católica Apostólica Romana. Por que vc não prova que a Igreja Católica veio no século IV?
@@juhorebejh9563 www.semprefamilia.com.br/quem-sao-os-coptas-10-fatos-sobre-um-dos-grupos-cristaos-mais-perseguidos-da-atualidade/ Lê a matéria e se informar melhor antes de falar asneiras na internet. Para de acreditar nas asneiras protestantes.
Parece-me que alguns protestantes atribuem ao movimento protestante uma nova vinda do Cristo. Ao argumentar que "tradição por tradição é melhor ficar com a judaica", fica faltando aí um pequeno detalhe: Jesus Cristo de Nazaré! Não foi a Igreja Católica que estabeleceu uma Nova Aliança, rompendo com a tradição dos judeus, mas sim Nosso Senhor Jesus Cristo. Dar a entender que Lutero e cia tem a mesma prerrogativa de romper com a "tradição de 2 mil anos" e estabelecer um novo paradigma é no mínimo cômico. Se a Igreja Católica não é a Igreja Primitiva, onde estava a Igreja de Cristo até a Reforma? E mais, como fica a promessa de Jesus de estar conosco todos os dias até o fim dos tempos? Esperando Lutero corrigir os "equívocos"?
Alysson Dreyffus Fernandes Amigo, então por que temos os livros hebraicos (1ª aliança) na nossa Bíblia? Precisamos aprender com eles, os acertos e erros de várias pessoas da antiguidade. Nos livros dos profetas eles já anunciavam a vinda do Messias, o judaísmo original é sim pra honra e glória de nosso Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Os judeus tem tradição que seguimos até hoje, a Páscoa é um exemplo, assim como tem várias tradições católicas que os protestantes também seguem, como o formato de culto onde o apresentador (o padre ou pastor) ensina através da palavra aos auditores. Com o passar dos anos o povo de Deus (tanto os judeus do antigo testamento como a igreja) foi se desviando do caminho e foi o Senhor quem os guiou de novo para o caminho certo. Veja o exílio para a Babilônia como exemplo, o qual os judeus passaram antes do Messias chegar. Nesse tempo Deus estava zelando para que o povo parasse de praticar a idolatria e se voltasse para Ele. O protestantismo começou no coração de Deus com o mesmo desejo de voltar às tradições originais da igreja do Senhor Jesus, que tinha tomado um rumo diferente do certo. Lutero poderia muito bem ter começado a pregar o certo para os próprios católicos da época e não ter feito uma "revolução", mas isso não adiantaria muita coisa, depois da sua morte (que aconteceria bem rápido, pois esses pensamentos eram considerados hereges e condenados à morte) suas palavras seriam jogadas ao vento e Deus teria que escolher outra pessoa para ser profeta à sua igreja e anunciar que estavam errados e deveriam se arrepender. Quantos profetas hebreus foram mortos pelo povo não querer ouvir as palavras de Deus. Isso continua acontecendo, e se algum dia o protestantismo se desviar do caminho, Deus fará questão de mandar outro profeta para que haja mudança na forma de pensar e de agir.
Alysson Dreyffus Fernandes , meu irmão dizer que a igreja primitiva catolica é a mesma que se tem hoje é um erro. Pois com o tempo é com a mistura de governo e igreja a igreja católica virou igreja católica romana . E aos poucos foram se perdendo , Lutero não quis romper com isso, não foi a intenção dele. A igreja católica que tirou ele, depois quis voltar atrás.
ONDE ENCONTRAMOS NA BÍBLIA A BÍBLIA? ONDE ELA DIZ QUE ELA É A REGRA DE MORAL E PRÁTICA? COMO AS PESSOAS IRIAM LER A BÍBLIA SE ATÉ POUCAS DÉCADAS ATRÁS, A MAIORIA DA POPULAÇÃO ERA ANALFABETA EM TODO MUNDO? ONDE CRISTO DEU A LUTERO OU A OUTRO O PODER DE CRIAR "IGREJAS". POR FAVOR ME MOSTRE ISSO NA BÍBLIA!
Salmos 119: 105. A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. 2 Timóteo 3: 15. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 16. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17. para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. Salmos 119: 10. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. 11. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. 12. Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos. Hebreus 4: 12. Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Mateus 4: 4. Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
Onde encontro a Bíblia ai? Encontra diversas passagens de diversas Escrituras...A Bíblia só veio a existir no século IV. Quem reuniu as Escrituras Sagradas e dividiu em Novo e Antigo Testamento, quem separou Capítulos e Versículos e deu o Nome Bíblia foi a Igreja Católica. A Palavra de Deus é VIVA como você mesmo disse, pode um livro, ter vida? Pode a Bíblia dividir a alma de um homem? A Palavra que se refere nos seus textos é o próprio Cristo que é a PALAVRA DE DEUS!
As milhares de seitas protestantes, nascidas "ontem", não têm autoridade divina alguma para julgar a "Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade" (1Tm 3,15). Isto é soberba!
Cara muito bom, posta mais vídeos assim, pois já assisti quatro vídeos seu e quanto mais eu assisto mais a minha fé na Santa Igreja Católica fortalece!!
Aigreja catolica o nus garante que ela e a verdadeira é ela encina a mesma fé os mesmos sacramentos no mundo inteiro isso a 2 mil anos estua historia com seriedade faz como milhres de pastores ja fiseram
@@andrebernardesmiranda6147 A questão é que as milhares de seitas protestantes, nascidas "ontem", não têm autoridade divina alguma para julgar a "Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade" (1Tm 3,15). Isto é soberba!
Eu vivi na igreja católica Romana até 25 anos, nunca ouvi uma pregação sobre a palavra de Deus, nunca ouvi um Padre pregar que Cristo morreu na cruz, derramou seu sangue pra me dar vida, aliás até alguns anos atrás as missas eram em Latim, como vai pregar o evangelho em Latim??? (Impressionante) fui conhecer o evangelho e palavra de Deus na igreja protestante ( CONHECEREIS a verdade e a verdade te libertará) é isso é o que interessa!!
Como não ouviu se pra celebrar uma santa missa precisa da Bíblia? Recomendo que você diga o nome da igreja católica em que frequentou. Ou pare de mentir, isso é pecado, viu? A paz de Cristo!
Sola Fide, o grande erro do protestantismo. E assim os protestantes levam isso ao pé da letra, só fazem levantar as mãos dizendo terem fé, acham que já estão salvos e fazerem boas obras e amarem ao próximo, poucos conseguem!!!. Não podem ver uma moeda de 1 real. Por isso escreveram aquele livro: "A Ética protestante e o espirito do capitalismo"
Airton Barros, olhe para as mãos de Jesus e me responda: Quem morreu por você na cruz? Essa noite antes de se deitar, não reze a Maria, Paulo, Pedro ou João. Ore a Deus, converse com ele, e lhe pergunte: A quem devo orar? Devo rogar a Maria por mim pecador? Faça isso meu amigo, um abraço!
O comentário do Airton foi apagado. Gostaria de colocar uma contribuição para a reflexão à respeito de Maria: Lutero, em 1522, escreveu um comentário do Magnificat de Maria, onde repetidas vezes a chama de a “doce Mãe de Deus”. E nele Lutero pede à Virgem “que ore por ele”. Entre outras, coisas ele disse da Virgem Maria: “Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat… Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém.
Graças a tradição e a sucessão apostólica temos uma só fé, um só batismo, a sagrada escritura que veio dela, a eucaristia, os santos, tudo isso forma o corpo de cristo, que é a cabeça, a igreja católica é plena e perfeita!
Depois desse vídeo ficou claro que o Yago não é desonesto, mas está faltando com a verdade minimamente lógica, A diferença do Judaísmo para o Catolicismo chama-se JESUS, igualmente para os amigos do Islã. Então compara-los e dizer que são a mesma coisa e por isso podem ser seguidos é no mínimo infantil. Sugiro que os amigos estudem o judaísmo e o Islã antes de citalos. O Yago quer de todas as formas diluir a história da Igreja (que filosoficamente é compreensivismo). Nietzsche observou bem: “você só supera aquilo que você substitui” o espaço vazio deixado pela igreja os Protestantes pegam para si, o Problema é que vocês mesmo estão destruindo o CRISTIANISMO!
Fabrizzio D' luca Ele usou o exemplo do judaísmo e do hinduísmo para mostrar a fragilidade do argumento da antiguidade da tradição católica em oposição a tradição protestante. Ele não disse que essas religiões se equivalem, preste mais atenção no vídeo.
Você fala como se o protestantismo tivesse substituído Cristo e colocado Lutero, Calvino ou qualquer outro reformador no lugar, o que passa longe de ser verdade.
E outra escreve assim no seu croome, líderes religiosos mundiais, se unindo no ecumenismo, aí vc coloca imagens, vc vai ver o Papa com fariseu, islã, indu, tudo que vc imaginar. Ecumenismo um erro Teólogico. Aqui pelo menos o debate é entre CRISTÃOS
O Papa se une com pessoas que nem acreditam em CRISTO. e acha que todo Mundo vai pro céu. A bíblia não diz isso é vc sabe. Procure saber o que o Líder mor da sua religião ensina, e vc vai se surpreender
Você esqueceu um detalhe muito importante, a bíblia. Mt 28:19,20 diz que: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". O protestantismo passa pelo princípio que Jesus "esqueceu" de sua promessa por mil anos, desde a "romanização da Igreja" até a reforma. Já os católicos creem que Jesus está por 2000 anos em sua Igreja.
Bernardo Braga Então os discípulos de Cristo também salvam ? Pois foi isso que vc deixou a claro em seu questionamento. Tanto que ele se Cristo passou sua autoridade a eles então pela lógica então os seus discípulos também salvam não é.?
Bernardo Braga Jesus não abandonou sua igreja, recomendo que leia João, capítulo 14, vou deixar aqui o verso 26: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." O Espírito Santo veio em substituição a Cristo na terra, portanto Ele, não a igreja, é quem amparou os cristãos nesses mais de dois mil anos de história do cristianismo. Jesus cumpriu e continua cumprindo sua promessa, independente de qualquer religião institucionalizada.
David, eu realmente não entendi a lógica de seu comentário. Poderia explicar melhor? Os apóstolos "salvam" as pessoas no sentido de que levam a salvação conquista por Cristo até elas. Allison, sua colocação não altera o problema que coloquei. Por um lado, devido à unidade Deus, onde uma pessoa da trindade está, de alguma forma, todas as outras também estão. Por outro, como você citou: o Espírito Santo "ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". Portanto, se Ele esteve com a Igreja por 2000 anos, a fé católica não pode estar errada.
O próprio Paulo fala que após a morte dele, a apostasia entraria com força no cristianismo "Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si." Atos 20:29,30 Paulo esqueceu da promessa de Jesus de não abandonar a igreja nem por 10 segundos. A forma de Deus agir nunca mudou. Ele sempre foi o mesmo. Os judeus receberam um pacto de Deus e uma promessa, mas Deus não pode tirar o arbítrio das pessoas. Os judeus caíram na apostasia, mas continuaram em pacto com Deus. A promessa de Jesus pode ser neste sentido. Mesmo que as pessoas caiam, ele vai levantar, algum dia. É uma promessa de esperança.
Há dezenas de autores católicos que mostram a fundamentação bíblica do Catolicismo, como David P. Lang, Al Kresta, Brian Roberts, Carlos Caso-Rosendi, Chantal Epie, Dave Armstrong, Dom Wulstan Mork, Edward Sri, Eugene Hausmann, Frank Chacon, James Seghers, Jim Burnham, Jimmy Akin, Karl Keating, Marcus Grodi, Mario Romero, Mark Shea, Mike Aquilina, Mitch Pacwa, Jésus Manuel Urones Rodríguez, José Miguel Arráiz, John Salza, Paul Flanagan, Peter Kreeft, Patrick Madrid, Robert Schihl, Robert Sungenis, Scott Hahn, Steven Kellmeyer, Steve Ray, Sebastian Fama, Taylor Marshall, Thomas Lane, Thomas Howard, Tim Staples, Tim Gray, Tom Nash, Trent Horn, Peter Stravinskas, entre outros. Por que você não os lê e estuda, atacando os seus argumentos, em vez de ficar com conversa fiada? Vocês não estão refutando o Catolicismo há 500 anos, mas ignorando, sistematicamente, o que é o Catolicismo verdadeiramente! Já no século XVI, você encontra Johannes Cochlaeus; Jacobus Latomus; Johann Eck; Richard Smyth; Tommaso de Vio (Cardeal Caetano); São Roberto Belarmino; São Pedro Canísio; São Francisco de Sales; São Lourenço de Brindisi; São John Fisher; William Damasus Lindanus; São Thomas More, Henrique VIII. quando a cabeça de cima ainda mandava na de baixo; Albert Pighius; Cardeal César Barônio; Lancelotto Politi; Giovanni Crisostomo Javèlli; Johann Dietenberger; Hieronymus Dungersheim; Johann Faber; Martin Eisengrein; Conrad Koellin; Kasper Franck; Jacob Gretser; Nicolaus Ferber; Vitus Miletus; Johannes Mensing; Michael Vehe; Kaspar Ulenberg; Johannes Romberch; Ambrosius Pelargus; Konrad Wimpina; Robert Céneau; Pierre Charron; Pierre Doré; François Feuardent; Antoine de Mouchy; Claude de Sainctes; Augustine of Alfeld; Jerome Emser; Sylvester Mazzolini; Lancelotto Politi; Caspar Schatzgeyer; Edward Powell; Cornelius Loos; John Gibbons; Roger Edgeworth; e tantos outros argumentando contra o Protestantismo. Onde estão os protestantes citando essa literatura e argumentando contra ela? Na lista acima, você encontra 4 Doutores da Igreja que escreveram livros contra o Protestantismo: São Francisco de Sales, São Lourenço de Brindisi, São Pedro Canísio, São Roberto Belarmino. Onde estão as refutações protestantes contra esses autores? No século XVIII, outro Doutor da Igreja, Santo Afonso de Ligório, também escreveu volumes contra o Protestantismo. Por que você não os lê e os refuta? A única coisa que vocês continuam fazendo é espalhando mentiras sobre a Igreja sem ter a menor idéia do que ela ensina realmente.
Falacia de carteirada, autoridade, espantalho, não confere verdade a nada, amigo, citar escritores, doutores, não significa nada, tem que ter argumentação bíblica, que qualquer cristão sincero refuta todos os seus grandes escritores!!
@@andersonsoarespereira5727 de acordo com que dado? O que tem é vocês fazendo competitividade, falando: "Olha só, o irmão voltou para a verdadeira igreja". A única diferença é que Evangélicos não ficam fazendo competição e nem vídeo quando alguém se converte, mesmo tendo um monte de ex-católico entrando nas Igrejas. É só ver o crescimento do Protestantismo nos últimos anos, que foi muito maior do que qualquer conversão de 3 ex-protestantes. Que Deus abençoe!
@@Mu-nc7xm A saída das pessoas da igreja é se se esperar é está prevista na Bíblia. "Pois meu povo se perde por falta de conhecimento." Se olharmos para os católicos que se converterão, veremos que não eram católicos de verdade, não conheciam a Igreja e não estudavam ela. Nós vemos o contrário disso nas conversões de protestantes para católicos, que estudam e se convertem. Inclusive temos um Santo na Igreja, chamado São João Newman, que era protestante, se tornou católico apos estudar e deixou uma frase para nós: "Estudar a história é deixar de ser protestante." Deus abençoe!
@@andersonsoarespereira5727 Que? Já tem dados de que o Protestantismo tá crescendo no Brasil e o catolicismo diminuindo
Год назад+1
Caro Yago Martins, que prazer em ter essa oportunidade de trocar ideias. Bem, sobre o valor da tradição que você questiona, é claro que a mera antiguidade de uma prática não atesta sua validade. Mas sabe o que atesta? A qualidade e profundidade dos ensinamentos que a acompanham. Entenda, não se trata apenas de "tradição" na Igreja Católica, mas de sabedoria acumulada e transmitida ao longo dos séculos, alicerçada na própria vida e ensinamentos de Jesus Cristo. Ah, e sobre a sua menção ao "progresso" dos evangélicos através de críticas e estudos teológicos, é bom lembrar que "progresso" não é necessariamente sinônimo de melhoria, certo? Alguém pode "progredir" na direção errada. Mas é claro, valorizamos a liberdade de pesquisa e reflexão. Aliás, desde a época de Agostinho e Tomás de Aquino, a Igreja Católica tem sido um centro vibrante de estudo e reflexão teológica. Sim, nós também somos bastante modernos nesse sentido. Você diz que argumentos religiosos devem ser avaliados por seu mérito, e não por sua aderência à tradição. Mas, Yago, você já parou para pensar que a tradição pode ser um caminho de acesso a uma sabedoria profunda e duradoura? Sabe, nem todo o "novo" é bom, nem todo o "antigo" é ruim. E na Igreja Católica, nós buscamos manter um equilíbrio saudável entre o respeito à tradição e a abertura para novas reflexões. Por fim, totalmente de acordo com o seu último ponto. O debate entre católicos e evangélicos deve ser pautado por argumentos relevantes. Mas, Yago, talvez seja bom lembrar que a relevância não é determinada apenas pelo que é contemporâneo ou inovador. Às vezes, a sabedoria antiga tem um poder duradouro para iluminar questões atuais. Só uma reflexão... De qualquer forma, valorizo a abertura do diálogo e espero que possamos continuar a trocar ideias de maneira construtiva.
Não vou precisar dizer nada,Jesus Cristo vai conhecer nossas obras e dar o veredito final:salvação ou condenação. Idolatria é um sentimento de adoração por objetos colocados acima ou no lugar de Deus.Idolatria é um sentimento. Apenas Deus conhece e tem autoridade para julgar nossos sentimentos,portanto,quando vós me chamastes de idólatra tu mesmo comete idolatria porque coloca -se no lugar de Deus. Como Jesus Cristo dizia: "Há pessoas que julgam o cisco no olho do próximo mas não enxergam a trave presente nos seus olhos. Pelo visto o idólatra não sou eu.
@P.D.M IAGO LUÍS Onde está a idolatria da igreja católica? Até onde sei, o único quem deve ser adorado é Deus. Maria e os santos são venerados, mas adorados não. O único quem faz milagre é Deus. Oramos a Maria e Santos pedindo intercessão. Inclusive, Maria só tem a importância que tem na igreja católica, justamente pela condição dela ser mãe de Jesus, do Deus pai criador. "Cheia de graça" foi como o anjo saudou ela, e lhe comunicou esse milagre. Santos foram pessoas que em suas histórias, após ter um relacionamento mais próximo com Deus, se dedicaram de uma maneira que a maioria das pessoas muito dificilmente conseguiriam. Homens e mulheres de fé, de obras, que alcançaram um nível de santidade em vida. Pessoas que devemos nos inspirar para seguir a Deus. **E não é idolatria, pois mesmo entre os evangélicos, a figura do pastor, suas palavras e obras, inspiram muitos fiéis a seguirem da maneira correta a palavra de Deus. Mesmo pessoas que já se foram, mas que tem uma bela história de vida de fé, de seguir a Cristo. A igreja católica tem os Santos, oficialmente reconhecidos pela mesma, para que o mundo todo conheça suas histórias, e inspirem muitos fieis a seguirem a Deus. -- Agora, onde está a idolatria? Uma crítica válida a muitos católicos, é a questão de orar perante a imagem, como se estivesse nela a "força" ou "o milagre" ou "espírito". Quando nós oramos perante a imagem, temos que saber que a imagem é só um símbolo, uma representação. Não é ela quem vai fazer alguma coisa. E aí que está o problema, que muitos colocam a fé na imagem, e aí sim vem o argumento dos evangélicos em acusar os católicos de idólatras. Agora, seja justo. Você não pode acusar a igreja católica de idólatra por conta dos erros de muitos fieis em relação a isso. É o mesmo que eu querer acusar os evangélicos de gananciosos materialistas, visto que muitas igrejas promovem cultos em base de "doe e melhore de vida, fique rico", usando o nome de Deus, por exemplo.
Muito prezado Yago, é isso mesmo meu caro amigo, você tem que refutar todos esses pseudo-dogmas da igreja católica Romana, que não possui nenhuma veracidade escriturística!
Não é nem a antiguidade e nem mesmo a teologia que nos assegura que a Igreja Católica é a igreja verdadeira, mas sim a história: foi Jesus quem fundou a igreja católica! A igreja católica foi continuada pelos apóstolos e pelos discípulos dos apóstolos, até os dias atuais. Os protestantes só surgiram 1500 anos depois disso e, para conseguirem "competir" com a Igreja Católica, negaram que Jesus tenha deixado uma igreja visível aqui na terra. Essa afirmação é absurda e qualquer um que estude percebe isso.
@@nelsonmendes1609 Só tem um detalhe que você esqueceu de mencionar em sua fala: a Igreja de Cristo é composta por pessoas QUE FORAM ESCOLHIDAS POR CRISTO E COLOCADAS EM UMA HIERARQUIA que receberam a palavra e foram transformadas pelo espírito santo. Então, não é possível olhar para a Igreja de Cristo sem levar em consideração que ele deixou autoridades para nos guiar (os apóstolos, e os sucessores dos apóstolos. Esses que, por sua vez, tem Pedro e os sucessores de Pedro como chefes). Isto é comprovado pelas sagradas escrituras e pelos registros históricos dos primeiros padres da igreja. Qualquer um que estude percebe que desde o início a igreja de Cristo foi Católica e Romana (pois respondia à Pedro, que viria a morrer na cidade de Roma). Além disso, aproveito para comentar que vejo aqui na internet muitos protestantes hipócritas, que defendem a "sola scriptura", mas que negam imediatamente as escrituras quando passagens que falam claramente em defesa dos dogmas católicos são mencionadas (dentre elas: Mt 16, 18; Lc 22, 19; Lc 1, 28), apresentando um monte de contorcionismos interpretativos para tentar negar ensinamentos claros que a bíblia nos dá.
Qual foi o papa que ele instituiu? Pedro? Então esse "papa" tinha um problema, porque Paulo tem que dar um sermão em Pedro, pois ele estava querendo "impressionar" os judeus da época e com isso esnobava alguns cristãos. Eu não idolatro homens imperfeitos. O que nós chamamos hoje de Cristianismo, na época era conhecido como O Caminho, pois só há um Caminho. Ele é o caminho. Não são suas boas obras, seu papa, Maria... seja lá quem for... só há Um Caminho Onde ele mandou fazermos imagens e esculturas? Onde Paulo falou que iria interceder por nós após a sua morte? Onde a Bíblia fala que Maria iria interceder por nós? A passagem não diz em momento algum que Maria teria tal poder. O Antigo Testamento não fez nenhuma profecia sobre Maria, A Intercessora. E, cá entre nós, Deus teria deixado bem claro, assim como deixou claro a vinda do Messias que, junto com ele, teríamos uma Maria com tal poder. Maria cumpriu o seu importante papel, mas quando ela tentou atrapalhar a obra de Jesus ele disse: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe". Quem disse que não existe Santa Ceia no protestantismo? Mentiras atrás de mentiras. Se orgulham tanto em ter preservado a Bíblia, deveriam se preocupar mais em ler.
Quando entendermos que não é sobre instituições religiosas e sim sobre Cristo... A santa igreja não é a católica ou a protestante, mormon ou adventista, mas sim todo aquele que está ligado por ligamentos e articulações ao cabeça que é Cristo, e aqueles que tem o Espírito que nos torna semelhantes a ele, ou seja, santos... De fato não podemos deixar de congregar e temos que buscar um lugar que se alinhe com a bese da igreja, Atos 2.
Eu entendo que quem rompeu foi a instituicao "igreja católica" com as escrituras. O protestantismo só foi uma tentativa de regressar ao evangelho genuínamente bíblico. A igreja católica não é dona do termo igreja, nem católica. Chego então a entender que só houve dissociação entre tais igrejas a partir da reforma. Portanto, pra mim, ambas tem a mesma idade.
Também vejo assim. Tanto algumas denominações cristãs protestantes quanto a católica romana são comunidades (não chamo denominação, mas de comunidade) genuinas. Essas comunidades tem idades diferentes, mas a fé cristã tem 2 mil anos de tradição. Todo cristão é católico apostólico ( faz parte da igreja universal apostólica)
O judaísmo e o hinduísmo são ciências também? E outra coisa, sua ideia de que não dá para comparar uma coisa com a outra é inviável. É uma ANALOGIA, e isso não depende da sua vontade. Segundo, Cristo fundou a igreja "católica", universal, não a igreja Católica Apostólica Romana. Não confunda Jesus com Constantino, embora o imperador tenha sido apenas um dos pontos na infinita reta de distorções que levou a igreja Católica para longe da verdade.
A igreja católica precisa se reformar, o que mudou foi só que que eles não podem mais matar pessoas, de resto tá a mesma coisa, mas acho que a reforma não irá acontecer nesse sistema
@@rodrigooliveiira605 a Igreja católica matou "sim", tanto quanto a reforma em relação aos Anabatistas, em relação a anglicanos contra os puritanos, protestante contra protestante, por isso que tem uma nação chama EUA, aí quando chegaram lá coitado dos índios, sofrerão da mesma perseguição, isso não é opnião é história, em toda as colônias protestantes tiveram ou tem apartheid. isso é só um pouquinho, tem mais.
@@quefoi814 que eu saiba em relação aos anabatista foi por causa de políticas não de religião, e eu não me ofendo com você dizendo isso, mesmo que as idéias da reforma seja certa a luz da Bíblia, eu não sigo protestantismo, tô fora dos sistemas religiosos, certeza que se Jesus Cristo estivesse de fato nessas pessoas tanto católicas ou protestantes essas histórias sangrentas não teriam ocorrido, até no Brasil nos últimos séculos tiveram mortes por causa dessa briga
Onde na Bíblia está escrito que a Bíblia é a única fonte de fé? Se não foi a Igreja Católica que fez o cânon bíblico, quem fez? Onde foi parar a Igreja que fez isso?
José Guilherme Dellamano Ele já fez um vídeo falando disso, e existem um milhão de versículos q afirmam q a Bíblia é suficiente para o conhecimento a respeito de Deus, vai procurar já q é vc q está interessado e não sabe, ninguém vai procurar pra vc!
José Guilherme Dellamano Wow, não é atoa q vcs adoram ele ao invés do próprio Deus, afinal, o cara é top das galáxias tem até a chave do Céu hen?? Agora sim! “-Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16" claramente afirmando q ela é suficiente para se praticar boas obras, talvez ele esqueceu de acrescentar a tradição da Santa igreja do deus Pedro né? Um pequeno erro de Deus no momento de inspirar a Bíblia, talvez tivesse distraído..
Jesus falou "Pedro. sobre essa pedra construirei minha igreja, e o poder Do mal nuca irá destruila" Aí eu pergunto. quem quer destruir a verdadeira igreja de Cristo?
Kkkkkkkkk se ler a Bíblia, não se refere a igreja católica.kkkkkkkkkkkk.pega os mandamentos e compare , os filhos de Deus conhecem e praticam os mandamentos,inclusive de êxodo 20.
A pedra não é Pedro, mas sim sua confissão. Pedro não é o papa, pai de todos, nem infalível. Leia Mateus 16.23 Mateus 18.15,16,17,18 Veja que ele é falível, mesmo depois da descida do Espírito Santo, Pedro não é visto como representador de Jesus Cristo na terra, nem infalível. Galatas 11 em diante 1 Pedro 2 em diante
@@phill4242 inferno é achar que igreja salva UHAHUAHUAHU, nenhuma igreja salva meu caro. Muitoooooooo menos a católica que ja faz uma hipocrisia danada com venerar e adorar Maria.
Não é questão de Tradição por Tradição... Acontece que a providência divina não abandonaria sua Igreja. Mas recomendo que leiam a bíblia, foi justamente ela que me fez Católico.
Não foi Deus que abandonou a igreja,foi a igreja católica que se desviou da verdade com seus dogmas e heresias e julgamentos levando milhares a MORREREM NOME DE DEUS
@@eudesdarochacavalcanti836 Se a quem você se refere é o Espírito Santo e a doutrina de que nosso único mediador é Cristo, concordo com você. Agora provar que sempre existiu igreja católica da difícil pra você kkkkk
@@leonardoandrey4816 SEMPRE é meu surreal,,pretensioso dizer que começou com Jesus mas quem tem DINHEIRO e Poder diz o que quer ,vende-se a imagem que quer e o povo compra,O DONO DA SEARA TA VIAJANDO,EU QUERO VER QUANDO ELE VOLTAR É BUSCAR A SUA IGREJA ROTULADA DE CATÓLICA, SEGUNFOBA PROPRIA IGREJA CATOLICA,QUE DIX SER DONA DA BIBLIA É DO PRÓPRIO JEDUS ,VAMOS VER SE DINHEIRO COMPRA TUDO MESMO
0:45 a 1:27 - É muita cara de pau... Essas religiões aí ACREDITAM EM COISA DIFERENTE! Em outros deuses, negam Jesus e tudo mais... Ou vc vai dizer que Jesus abandonou o mundo por todo esse período??
DEZ RAZÕES BÍBLICAS PORQUE NÃO SOU CATÓLICO APÓSTOLICO ROMANO. I - A igreja de Cristo não nasceu em Roma, mas em Jerusalém. a. O catolicismo romano nasceu somente em 325 d.C. com o concílio de Nicéia, promovido por Constantino, imperador de Roma. Ela recebeu esse nome em 381 com o imperador Teodósio. b. A bíblia revela que o início da igreja cristã foi trezentos anos antes em Jerusalém, e não em Roma. Lc. 24: 47-49; At.1:4, 8, 12-14; 2: 1-5, 37-47. II - A autoridade da bíblia está acima da autoridade de qualquer igreja. a. A igreja católica em 1546 colocou a tradição da igreja em pé de igualdade com as escrituras. Isto significa que só a igreja romana determina o que é verdade e o que não é na bíblia. Exemplo: No século IV a igreja romana estabeleceu as orações pelos mortos e sinal -da- cruz feito no ar. No ano de 1100 d.C. introduz na igreja o culto dos anjos. b. Mt.15:3; Mc.7:13; II Tm.3:16. A bíblia tem autoridade suprema e não a igreja. Devemos aceitar a verdade da palavra de Deus e não uma interpretação particular de uma entidade. I Co.4:6; Ap.22:18 III - A história da igreja e acima de tudo a bíblia nos ensina que só devemos aceitar 66 livros da escritura como inspirado por Deus e não 73. a. Os 7 livros a mais na bíblia católica foram acrescentados em 8 de Abril de 1546 no Concilio de trento (1545-1563). São estes os livros: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, A epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel. b. Wayne Grudem alista 4 fatos que comprovam que você não deve recebê-los com Palavra de Deus. b.1. Eles não atribuem a si a inspiração divina; b.2. Não foram considerados como palavra de Deus pelo povo judeu; b.3. Não foram considerados como escritura por Jesus nem pelos escritores do novo testamento; b.4. Contêm ensinos incoerentes com o restante da bíblia. Exemplos: Baruc diz que Deus ouve as orações dos mortos (3.4); II Macabeus pede desculpas por seus erros, 15:36-39. IV - Seguir o Catolicismo é praticar espiritismo, que é condenado por Deus. a. A partir do momento que os sacerdotes católicos ensinam os seus seguidores a intercederem a Maria, João, José, Pedro ou a qualquer outro que está morto. Ensinam praticas espíritas que é consultar os mortos. b. Deus condena veementemente consultar os mortos, Dt.18:9-14; Is.8:19-22. V - A idolatria é um grande pecado diante de Deus. a. O 3° catecismo-p. 75 da igreja católica ensinam que se deve prestar honra e veneração às imagens de escultura. b. A imagem de escultura que é o mesmo que ídolo é condenado expressamente por Deus, Ex.20:4; Dt.7:25-26; Hc.2:18-19; Os.4:12; Mt. 4:10. VI - O batismo é uma confirmação de fé e não um meio de Salvação. a. A igreja católica ensina que o batismo infantil deve ser realizado como meio de salvação. Acredita-se que se a criança morrer sem se batizar, irá para o limbo e ficará numa sombra eterna sendo considerada pagã. b. Segundo a bíblia o batismo trata de um ato de obediência que expressa fé do batizando em Cristo. Uma criança não tem entendimento suficiente para obedecer e expressar sua fé em cristo. Aliás, o próprio salvador foi batizado aos 30 anos de idade, Lc.3:21-23; Mc.16:15,16. VII - A palavra de Deus me ensina que só Jesus não cometeu pecado algum. a.Hb.9:28.1. O ensino católico diz que Maria a mãe de Jesus foi uma mulher que não cometeu pecado algum. b. Em Lc. 6:46-47 A própria Maria declarou-se pecadora como qualquer outra pessoa. Em Lc.2:22-24, ela mesma se incluiu no sacrifício de um par de rolas pelo seu pecado. VIII - Jesus é o único intercessor entre Deus e os homens. a.I Tm.2:51. A igreja católica coloca Maria e muitos outros como intercessores entre Deus e os homens.2. O próprio Jesus nos ensinou que Devemos pedir ao Pai em Seu Nome, Jo. 15:16; 16:23, 34. IX - Cristo é o único e grande fundamento da igreja. a. A história revela que o papado foi instituído com fins políticos. O primeiro papa foi Leão I (440-461d.C.) e não Pedro. O título de papa não existe na bíblia, Ef. 4:11.2. Usa-se Mt. 16:16-19 para afirmar-se que Pedro foi o primeiro papa. O termo usado por Jesus para Pedro é pedra. Contudo a palavra no grego é “petrós”. Jesus empregou-a com o sentido de “pedrinha”. Já para a palavra pedra, da frase “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Jesus usou o termo grego “petras” para designar rocha (grande pedra). A bíblia ensina que Pedro não passa de uma pequena parte da edificação. Ele mesmo escreveu que Jesus é a pedra de esquina, I Pe.2:4-10. X - Salvação Eterna só em Cristo Jesus. a. Para o catolicismo, as boas obras ajudam na salvação. b. Tal crença despreza o grande amor de Deus. Somos salvos pela graça e não por méritos pessoais. A bíblia nos dá grandes respostas sobre a doutrina da salvação: b.1. A salvação só vem de Deus, Is.12:2; 25:19; I Tm.4:10; b.2. Salvação só por meio de Cristo. Jo.10:9; At.4:12; Rm.5:1,9; I Ts.5:9; b.3. A salvação é um dom imerecido de Deus, Jo.3:16; Ef.2:8, 9. “Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade”. II Cor. 13:8
Leo muito bem! Vc acertou na historiografia católica! Agora me diz, quem foram as pessoas que compilaram a Bíblia que você lê? Foram bispos e cardeais, ou pastores evangélicos? Refute isso e eu te dou 5 razões pq eu não sou protestante.
Saulo Camargo Isso é o de menos, meu caro. Deus é Soberano e Ele age como quer (se foi por meio do catolicismo que assim Ele o quis, ótimo, isso não é mérito humano, seja quem for. Deus não deve nada a ninguém!). Ele usou até uma mula para falar com um homem certa feita. E você mesmo concordou com as verdades embasadas nas Escrituras que o Léo expôs acima quando disse: "Muito bem Léo!". Portanto, da pra concluir que quem compilou a bíblia, ao longo dos séculos, se corrompeu, pois a verdade exposta acima é clara - e muitas coisas não condiz com o que o catolicismo prega.
Davi matou um homem, mas se arrependeu e foi considerado homem segundo o coração de Deus. Os doze apóstolos eram pessoas cheias de defeitos, e até problemáticas. E nem por isso Deus deixou de usá-los.
Nunca vi tanta ignorância em um só comentário, se a "igreja primitiva" é diferente da Igreja Católica, oque aconteceu com a "igreja primitiva" ? Outra se a igreja guardou a bíblia durante 1500 anos porque ela só colocou livros em 1546 ? Lutero era católico, padre, os luteranos tem, ostiais, amor aos santos. Se a sola scriptura da poder a todos a inspiração divina de interpretação, porque tantas interpretações diferentes do mesmo livro feito pelos protestantes ? me responde ai por favor, e eu lhe tratei com educação espero o mesmo de você!
Irmão, respeitosamente, digo: seus argumentos são pífios. I- Você usa a falácia do espantalho: ninguém deu o critério da "idade" da tradição por si só. Isto é, o judaísmo não pode ser evocado como mais legítimo simplesmente porque a Igreja foi fundada por Cristo. Assim, como você bate num espantalho, até 1:50, ignoremos. II. O que é "facilmente refutável" na teologia católica? Pode apontar? Aqui, é curioso. Embora critique o espantalho (por você mesmo criado), ao dizer que "idade" não traz legitimidade, apela, pouco depois, à QUANTIDADE: "Esses 500 anos de reforma protestante (...) tem refutado muito do material católico. Isso você vê pela quantidade de literatura evangélica...". Sei que você apenas deu como referência, para dizer que devemos buscar o material, certo? Contudo, meu caro, isso não é argumento contra o catolicismo de maneira alguma, deve convir. As coisas devem ser analisadas pelo seu mérito pessoal e não por seu alinhamento à tradição anterior? A questão é que, se ao contrário do que você reputa como método kuhniano, a religião, de fato, é marcada por outro tipo de relação, pra que você citou o método científico? Diga-me: se confia no sola scriptura (o que não tem sentido algum - onde está na Escritura que só se deve recorrer a ela?), então eu posso rechaçar os Catecismos de Lutero e seus demais escritos? E Tessalonicenses 2, 15? Sinceramente, o vídeo é aberrante. Deus te guarde.
Que Deus te abençoe Yago, que Ele te dê a cada dia mais sabedoria e te esvazie de orgulhos ou convicções próprias e te encha das convicções do Espírito. Vc já tem mostrado essas características nos seus vídeos e como resultado almas estão sendo salvas e edificadas. Yago muito obrigado por se esforçar p espalhar a salvação que só Cristo pode trazer e demolir qualquer força q se opõe a única verdade.
"Por isso o REINO DE DEUS SERÁ TIRADO DE VOZ"Já leu isso David? Já leu a carta aos Romanos? "E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, (Romanos 11,16-17)"
Moacir Shepper a igreja primitiva existe até hoje naqueles irmãos que se reúnem unicamente ao nome do Senhor , seguindo a doutrina dos apóstolos, não é nem essas evangélicas com nomes diferentes cada uma, nem a católica romana e suas tradições
Um questionamento, se por acaso a argumentação da reforma se mostrar indubitável e a livre interpretação da bíblia seja a nova religião cristã. Não estaria a igreja católica também inserida nesse argumento? Ou seja, que ela seria como toda igreja reformista tendo sua interpretação particular. Qual o problema com o catolicismo então? Afinal ele passa pelo crivo da argumentação protestante sem nenhum problema. Para quê ficar atacando desse jeito? Me parece que a própria essência da existência protestante é bater no catolicismo, mesmo que em última instância ele encaixe na argumentação reformista como qualquer outra igreja. Agora, comparar o desenvolvimento da religião com a teoria das revoluções cientificas de Thomas Kuhn foi bizarro e despreparado, foi um total relativismo religioso com consequências serias para o cristianismo como um todo, melhor repensar isso aí.
João Pedro Pepê Livre exame, não livre interpretação. São coisas distintas. A interpretação protestante faz uma exegese a partir do texto, não da tradição, mas não é livre de forma alguma. O exame do texto é livre, sua interpretação não.
"O exame do texto é livre, sua interpretação não." Exatamente! Isso ainda corrobora o que eu disse! Isso considerando que exegese não tem interpretação, porque senão a frase não faria sentido, livre exame esta colocado como somente examinar sem interpretações, todavia essa ainda não é minha pergunta.
O problema é o sola scriptura. A igreja católica não tem seus dogmas derivados exclusivamente da bíblia, mas também de uma tradição oral passada pelos séculos. Isso deu margem para o surgimento de dogmas não bíblicos. Por isso, os protestantes atacam tanto os católicos, por eles, os católicos, possuírem mais de uma fonte de autoridade. O catolicismo não é apenas mais uma interpretação da bíblia, é uma interpretação da bíblia mais um conjunto de outros dogmas não bíblicos, ouso dizer que alguns desses dogmas são , inclusive, anti-bíblicos.
João Pedro Pepê Não passa no CRIVO não esse é o problema. É MUITO SÉRIO ISSO, SE OS CATÓLICOS ESTIVEREM ERRADOS NESTA INTERPRETAÇÃO, CORREM O RISCO DE ESTAREM DESAGRADANDO A DEUS e achando que estão agradando Pode ter consequências gravissimas, e pra toda eternidade ! Êxodo 20 diz . Não fará para ti imagem de escultura, nem imagem do que há na terra, nem no céu e no mar. E a elas não prestará Culto e nem se prostará diante delas. Esse é o primeiro mandamento e já é quebrado Isso é muito perigoso. Se vc já leu as escrituras DEUS pediu para não fazer isso de jeito nenhum. Porque esse éra os costumes dos povos pagãos. De onde o povo de Israel ia tomar posse da TERRA.
E pelo menos da minha parte não é ATAQUE. é preocupação com os Irmãos. Entenda. Quem está no CÉU, e todos nós estamos aguardando a sua segunda vinda . JESUS. certo. Então segundo o primeiro mandamento, eu não posso fazer, nem me prostar, nem diante da imagem de JESUS. É MUITO SIMPLES ESSA INTERPRETAÇÃO. TA ESCRITO DE FORMA FÁCIL E CLARA.
Na verdade não, eu procurei outros comentários e até respostas, o na verdade a bíblia cita algumas outras fontes de fé. Como por exemplo a tradição oral que foi a forma como as boas novas foi repassada aos discípulos.
@@mildo588O que vc não entende é que o VERBO/PALAVRA é dada à IGREJA, mas não é dada ao entendimento e inspiração particular de cada um para que saia fazendo tudo segundo seu discernimento privado, como fazem os fundadores de seitas entre vocês. (2° Pedro 1, 20) A IGREJA dos mártires, dos santos, dos papas e bispos, definiu o cânon bíblico que vc tem aí na mão no século IV em 393 no concílio de Hipona, sendo Dâmaso o papa conciliar. Mas vcs, caluniosamente afirmam que a IGREJA CATÓLICA é a Igreja pagã criada por Constantino. Mas olha só a incoerência: CONSTANTINO/IGREJA "PAGÃ >> ano "313 CÂNON BÍBLICO/PAPA >> Ano 393 Então me diga, essa biblia do N.T que vc tem em mãos é inspirada por Deus, sim ou não? Certamente vc dirá que sim. Muito bem! Eu tb creio que estes escritos são sagrados e são inspirados pelo Espírito Santo. Então, por lógica, ou vc admite que a IGREJA dos papas e dos bispos é a IGREJA de Cristo, e definiu em 393 como sendo escrituras sagradas essa mesma que vc tem em mãos, ou então continue afirmando que a IGREJA dos papas e bispos é uma igreja pagã criada pelo imperador, e jogue essa biblia "pagã" no lixo. Imagine, vcs "santos e irrepreensíveis", vcs que empunham a biblia e ficam berrando autoridade bíblica aos quatro ventos iriam usar uma Bíblia compilada por uma igreja pagã?? Pode berrar e espernear se quiser, mas não adianta. A história depõe drasticamente contra os filhos da rebelião protestante. O protestantismo e a sola escriptura é como o esforço de um homem ficar de pé sobre os próprios ombros.
João 5:37 O Pai que me enviou... João 7:16 Respondeu-lhes Jesus: “A meu ensinamento não é meu, e sim, daquele que me enviou... Jesus anunciava o evangelho conforme o ensinamento do pai (Deus), aos seus discípulos e apóstolos para que eles passassem para outros. Em nenhum momento os ensinamentos deles ensinaram a rezar a Maria, pedir bênçãos a Maria, Pedir que Maria rogasse por nós e nunca Maria subiu até os céus pois nem Maria subiu aos céus, isso significa que ela morreu como uma mulher comum, pois até João o discipulo de Cristo disse: João 3:13 Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser Aquele que veio do céu: o Filho do homem que está no céu. Diante desses fatos daqueles que estavam presentes aonde os padres não existiam não estavam lá diante de Jesus, Maria, Apóstolos e Discípulos que presenciaram com seus olhos tudo e apredenram diretamente com Jesus. Faz um vídeo em defesa da crença em Maria conforme a doutrina católica. E o porque a tradição não confere com os ensinamentos de Jesus que foi dado pelo pai para ele passar aos seus discípulos e apóstolos.
A diferença é que uma foi fundada por Cristo e a outra por Lutero. Vocês nunca refutaram a igreja católica, na realidade vocês criam um espantalho dela na cabeça de vocês e começam a bater, mas nunca procuraram sequer estudar e compreender a mesma. Protestantismo é uma torre de babel, um esforço humano de se tentar alcançar o céu, se colocando no lugar do próprio Deus fundando "igrejas" e rejeitando a verdadeira igreja do próprio Cristo, e como a torre de Babel que caiu e gerou confusão e divisão, assim foi o protestantismo onde ninguém se entende, e onde não ha nenhuma concordância de fé, a única fé em comum nesse meio é o anticatolicismo. Todos(Protestantes) dizem ter o espírito santo, mesmo um e outro pregando um Jesus diferente em cada esquina. Mas lhe pergunto, pode o Espírito Santo de Deus se contradizer? Por acaso há varias verdades? “...Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não resistirá." (Mateus 12:25) Há uma só verdade, um só Cristo, e uma só igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana! Nossa igreja não foi fundada por homens, foi fundada pelo próprio Deus que se fez homem. Procure falar de coisas que você realmente entenda, para não ficar disseminando mentiras pela internet. "Creio nos Evangelhos porque a Santa Mãe Igreja me manda acreditar neles. Na medida em que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo. Eu não acreditaria no Evangelho, se a isso não me levasse a autoridade da Igreja Católica. Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue. A Igreja é Santa, a Única Igreja, a Verdadeira Igreja, a Igreja Católica, lutando sempre contra todas as heresias. Ela pode lutar, mas não pode ser derrotada. Todas as heresias são expulsas por ela, como os galhos pendentes são arrancados de uma vinha.Ela permanece presa à sua raiz, em sua vinha, em seu amor. As portas do inferno não prevalecerão contra ela. Vacilará a Igreja se vacila seu fundamento. Mas poderá talvez Cristo vacilar? Visto que Cristo não vacila, a Igreja permanecerá intacta até o fim dos tempos. Um homem Cristão é Católico enquanto vive no corpo; decepado deste, torna-se um herege. O Espírito não segue um membro amputado. Fora da Igreja Católica pode encontrar-se tudo, menos a salvação. Pode-se ter honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o 'Aleluia', pode responder-se o 'Amém', pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusive, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja Católica, pode encontrar-se a salvação." (São Agostinho)
Eu não sabia que o nome de Constantino era Cristo, que interessante! Quando foi que Jesus esteve em Roma? Não há provas históricas convincentes de que Pedro esteve em Roma, Jesus e Roma são incompatíveis em essência, são como água e óleo, não se misturam, a Igreja de Roma, é uma religião Sincretista, (Que mistura elementos pagãos da cultura religiosa do Império romano) Pagã em essência (Com direito até a uma "Deusa", não é interessante que Maria tenha mudado-se justamente para Éfeso, casa e local de Romaria a Diana? rsrsrs) Idólatra (sem maiores explicações rsrsrs) Perseguidora, Assassina (idem para comentários) e com uma proposta, que nunca foi a do evangelho, a de ser uma religião formal e dogmática. Em síntese, a Igreja de Roma, nos aspecto religioso cristão, é só mais uma instituição religiosa codinominada igreja, e não é nem a mais antiga, existem pelo menos 3 mais antigas que ela, no ponto de vista religioso institucional, a sua "tradição" apóstolica, tem tanto valor quanto a do "Apóstolo Waldomiro", rsrsrs, e do ponto de vista do que ensina o "Sagrado" Magistério, sobre a sua tradição, é O MAIOR ESTELIONATO RELIGIOSO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE!
Assim como o catolicismo tem direito a expor suas defesas, e assim tem sido feito. O protestantismo também tem esse direito e dever... Lendo os comentários, vejo irmãos católicos que na falta de argumentos partem para ofensas... O diálogo é bom e saudável, e ao que parece algumas pessoas veem um duelo esperando para ver que vai vencer...
Sola Fide, o grande erro do protestantismo. E assim os protestantes levam isso ao pé da letra, só fazem levantar as mãos dizendo terem fé, acham que já estão salvos mas fazerem boas obras e amarem ao próximo, poucos conseguem!!!. Não podem ver uma moeda de 1 real. Por isso escreveram aquele livro: "A Ética protestante e o espirito do capitalismo"
Alexandre Rolim. Acho bom vocês protestantes abrirem mais seus corações, para que se resplandeça a luz do entendimento da VERDADE IMUTÁVEL QUE É DEUS no coração de vocês, sim, porque quando você se apega as letras, surge o mal costume de apenas lerem um único versículo e assim se esquecem de que um bom entendimento sobre o contexto DEPENDE UNICA E EXCLUSIVAMENTE do modo correto de se ler boa parte do texto para se ter um entendimento claro e correto sobre o que o autor está querendo passar. Efésio 2:8 é apenas um versículo de toda Efésios 2, e para se ter um entendimento correto deve-se lê pelo menos 5 versículos antes e 5 versículos depois do 2:8. Vamos lá. Ora, o autor diz que pela fé se deve iniciar o principio do entendimento sobre do VERDADEIRO EVANGELHO porque a Fé é a premissa para se iniciar qualquer ato nessa vida, mas note que após esse versículo ele diz que dando seguimento a Fé obteríamos o Verdadeiro entendimento para fazermos as boas obras que o Cristo nos pede, portanto: 1- A Fé é apenas a premissa, 2-O entendimento verdadeiro da Mensagem do Cristo é o ponto de fusão, e 3-A prática das boas obras é o fechamento dessa grandiosidade trinitária. conclusão: apenas a fé é EGOCENTRISMO; Apenas as obras é EGOCENTRISMO; Mas só com com o Verdadeiro entendimento sobre a Mensagem é que se pode ter Fé e praticar as obras de forma correta. Paulo rejeita apenas a Fé como também rejeita apenas as obras, mas nos diz claramente que a prática dessas duas ações é o puro entendimento da verdadeira mensagem do evangelho e que só essa duas salvam. Vejam o versículo 10, especificamente. Ele não poderia está ratificando apenas a fé como meio de salvação se no versículo 10 ele também diz que "criados em Cristo Jesus" somos aptos a fazer as boas obras. Segue os versículos: Leiam tudo por favor!. ===================================================== Efésios 2: 6-11 ====================================================== E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; *Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.* Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Efésios 2:6-11 Abraços a todos. Não tenho vínculos com nenhuma instituição dogmática religiosa.
Falou, falou e não disse nada! Meus irmãos, sou Católico e acho que antes de ficar nessa briguinha miserável de quem está certo está está errado, devemos é nos retirar à nossa insignificância teórica e orar a Deus e pedir perdão por nossos pecados. O errado ou certo quem julga é DEUS; ninguém mais! Católicos: parem de atacar os protestantes. Protestantes: não somos inimigos, parem de nos atacar. No dia do Juízo, todas as máscaras cairão. Um grande abraço e fiquem todos com Deus.
Nada é mais claro para a História que cada herege criou um cosmos inteiro sozinho que foi completamente destruído pelo próximo herege. Duas coisas sabemos com certeza. Primeiro, que Nestório, um herege, ensinou algo bem diferente que ensinava Ário, o herege que veio antes dele. Leia-os, ao invés de louvá-los, e verá que todo o universo deles se apoia ou se demole com a deidade[... ] Não! O livre-pensador não destrói o Cristianismo. Ele destrói o livre-pensador que veio antes dele. Livre-pensamento pode ser inspirador e sugestivo, mas tem uma coisa que o livre-pensamento jamais será, o livre-pensamento jamais será progressivo. Ele jamais será progressivo pois não pode aceitar nada do passado. Ele começa do zero a cada geração. E toda a vez em uma direção diferente[...] Não! Só há duas coisas que realmente progridem. E ambas aceitam acumulação e autoridade, elas podem crescer mais ou menos, mas elas permanentemente avançam em uma direção definida. Elas são as únicas duas coisas que parecem poder progredir. A primeira é ciência física pura e a segunda é a Igreja Católica[...] - A Esfera e a Cruz por G. K. Chesterton
Por que razão, em vez de inventar argumentos que você nunca encontrará na literatura apologética católica, como essa história patética de que o Catolicismo seja verdadeiro, em detrimento do Protestantismo, por ser mais antigo --- isso seria um "argumentum ad antiquitatem" infantil ---, você não pega um livro do apologeta Dave Armstrong, como o "Está na Bíblia: os versículos católicos", que, inclusive, está em promoção na editora Ecclesiae, custando apenas 24,95 (ecclesiae.com.br/esta-na-biblia), ou algum dos livros católicos contra o Protestantismo que disponibilizei, gratuitamente, no meu blogue: fabiosalgado.blogspot.com.br/2017/06/livros-catolicos-em-portugues-contra-o.html ?
A reforma não é uma descontinuidade, mas sim uma mudança de rumo, portanto o período anterior deve ser considerado na existência do protestantismo. A Igreja Anglicana por exemplo existia antes de unir-se à romana, quando se separa volta a ser independente. A igreja grega é mais antiga que a romana.
Não houve "reforma" e sim REVOLUÇÃO ou REVOLTA protestante Justamente pois houve uma QUEBRA de continuidade, que nada tem a ver com os exemplos citados (seita anglicana e igreja grega)
Seita vem do Latim *secta* que significa "dividir" ou "partir" ... Ou seja, é um grupo que se separada da Ideologia em que pertencia, pois seus pensamentos se tornaram diferentes. Ex: a Igreja Primitiva foram considerados uma Seita Judaica. Já que a maioria dos Judeus não concordavam que Jesus eram o Cristo, os judeus que acreditavam em Jesus se "Separaram", se "Dividiram" dos Judeus, por tanto se tornaram uma Seita. Os protestantes também. Quando Lutero iniciou a reforma protestante, as pessoas que se separaram da Igreja Católica foram considerados uma Seita Cristã. Seita não quer dizer que são mal e tals, apenas que tem outras linhas de pensamentos diferentes. Se o protestantismo atual se desviar muito da palavra, porque não fazer uma nova reforma da reforma? Fica ai uma reflexão.
Católico é um ser engraçado, eles acham que têm o monopólio de Jesus, para você falar de Jesus tem que pegar uma licença com eles se não eles te "processam".
Já começou o vídeo errado, não é pela antiguidade (tempo) apenas e sim pela sucessão apostólica que não foi quebrada em 2 mil anos, ou seja a tradição primitiva foi mantida, e vc sabe bem que queremos dizer isso quando citamos 2000 anos, seja honesto em suas afirmações
Ok. Quer dizer então que que so preciso de uma biblia escrita por católicos, e fasso a minha própria igreja e fasso tudo o que quero e o resto que se dane... 2000 anos de tradição pesão mais que meros 10 a 300 anos de protestantismo. E vamos concordar que ja ficou chato quelquer um criar sua própria igreja, e muitas vezes ter so heresia.
a igreja nao foi feito por catolicos jovem, hahaha primeiro que a biblia foi escrita em hebraico, oi? ou seja se fosse escrita, ja seria em latim. Os seguidores de Pedro talvez criou a igreja católica, proximidade aos romanos.
O judaísmo e outras religiões pagãs também foram refutados, e nem por isso deixaram de existir em um passe de mágica. Seguindo a mesma lógica, se o protestantismo foi refutado, porque ainda está de pé? Fraquinha essa, hein
Porque protestantismo é uma religião criada por Satanás para dividir aprova em inúmeras seitas protestantes que existem hoje e não venha com essa hipocrisia e dizer que os outros não são católicos não são Protestantes que isso já foi reportado e todos vocês sabem que não há unidade entre vós
Yago, que Jesus te abençoe muito, estamos juntos nessa luta pelo evangelho da PAZ, pelo qual Deus te usa para pregar, sem brigas, sem ofensas, é desta forma que se faz apologia, meus parabéns ! ^_^ Esse tema é fruto das minhas orações, continue falando em nome da Igreja, continue falando em nome de Cristo, nao pare ! :)
Coluna e sustentáculo da verdade....ela não se adequa a ao momento... não muda.... Cristo é o mesmo ontem hoje e sempre...viva a Santa igreja católica apostólica Romana...
Até pensei que vc tivesse fundamentos teologicos,cheguei a assistir p esperar algum conhecimento biblico,ou historico mas infelizmente vi um protestante massageando seu ego!!!?por acaso o induismo,judaismo... seguem a Cristo??para mudarmos de religião? meu querido, a igreja catolica é fundamentada,em (Mt 16,18) Pedro, isso nao é apenas biblico como tbm teologico, volte p seus livros!
O triste é que muitas igrejas ditas evangélicas debandaram para o lado das indulgências com a teologia da prosperidade se afastando dos 5 princípios da Reforma.
Só queria saber quem organizou o Canon da Bíblia. Quem organizou a Bíblia que os protestantes lêem? Qual é a doutrina da "Igreja Evangélica"? Gostaria de está estudando.
então creia no que vc acha que deveria, nesse seu texto, crer na minha igreja que Maria é acima de Jesus, como a católica faz. Maria, rogai por nós pecadores. Ue quem morreu por nós, quem ficou na cruz do calvário, quem levou todas as dores consigo, foi Maria?
Yago, vc escondeu de ponderar que o protestantismo nao é uma "igreja mais nova", mas sim a Igreja Reformada!! Nesse sentido, a igreja protestante tem 2.000 tbm, pois o periodo anterior à reforma tbm faz parte da igreja ( de ambas)
Impossível, cara! Se alguém tentar, se converte. É por isso que o Yago morre de medo. E morrendo de medo, corre pras fontes e argumentos Banzollicas adulteradas sobre eles e outros pais da Igreja (como sempre).
@@ryandimariae5959 Lucas Banzoli não adulterou nada eu já li todas as citações da Patrística que ele me trouxe e fui conferir em sites católicos e encontrei a mesma coisa
Imagino a "Felicidade" de Jesus em ver o povo debatendo pra saber quem tem a religião certa. Será que no céu não terão judeus, católicos, protestantes e etc? Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ninguém chega ao Pai se não através dele.
Mas o argumento do tempo se sustenta justamente na tese de que as ordenações dos bispos católicos ligam o fiel atual a Cristo... você não refutou esse aspecto, eu acho.
O argumento é que o "sagrado magistério" nos deu a bíblia (Novo Testamento), e por isso deve ter prioridade em questão de autoridade. Se assim fosse, deveríamos ser judeus, pois eles nos deram o Antigo Testamento, que tem mais livros e são mais antigos, portanto, trabalharam mais.
Calvinismo ou Arminianismo? Qual sua linha de pensamento Hiago se é que estou correto na pergunta. Estou perguntando por se esse o assunto que mais está sendo difundido entre evangélicos no meu convívio.
Esse argumento trata-se de uma interpretação da passagem em que Jesus pergunta a Pedro quem Ele é (Jesus) e Pedro responde que Ele é o filho de Deus vivo, o Messias. Sucede então que Jesus disse: "...Tú és Pedro, e sobre esta rocha eu edificarei a minha igreja..." O católico interpreta que Jesus está referindo-se a Pedro como a rocha. O Protestante diz que a rocha é a resposta que Pedro deu a Jesus. Pra entender melhor, leia Mateus 16: 14-18
Yago, como conclusão do paralelo com a epistemologia de Kuhn (3:58), você reconhece que o protestantismo é uma ruptura com o cristianismo, por assim dizer, mais antigo? Não me refiro só à fé católica, mas também a dos orientais e nestorianos. O protestantismo é uma ruptura com os 1500 anos de tradição anteriores?
Yago! Parabéns pelos seus vídeos. Sugiro bater menos na igreja católica e focar mais nas pseudo-seitas evangélicas que deturpam, na minha opinião, muito mais o evangelho e a teologia coerente e pautada na palavra de Deus. Abraço amigo!
Estêvão Brito Isso se da pelo fato de que estamos próximos do aniversário da reforma protestante. Agora que tá no primeiro ponto, ainda faltam mais 4 a serem abordados.
Isabela Araújo, não disse que não há falhas teológicas de interpretação e de adição nas escrituras, só que quando se assiste ao vídeo de forma descotextualizada parece um vídeo-resposta às críticas feitas pelos católicos, levando em consideração que devem haver muitos que se identificam com o canal, acho que pode ter sido um choque de realidade muito precoce. Não é uma discussão sobre quem é mais herege, é apenas uma sugestão à uma pessoa que eu admiro e que pode trabalhar cada vez mais para difundir um canal de extrema relevância como este.
Gomes Você não entende o significado das imagens para a profissão de fé católica, amigo. Neste teu comentário, eu li apenas uma crítica, sem levar em conta o real significado de uma imagem. Não se presta culto a elas, são apenas um símbolo (como a aliança do enlace matrimonial também o é e tem seu significado).
mtzandonadi Engraçado não vejo os apóstolos na igreja primitiva fazendo a procissão do santo Moisés, nem a imagem de "lembrança" do santo Abraão, ninguém indo com pedra na cabeça a Jerusalém depois de ter recebido uma graça da Santo Davi ou hinos de adoração ao Santo Isaque.
O único momento de pura raiva que Jesus Cristo teve deveu-se à cobrança feita para acesso ao templo. Sou Católico, ninguém me cobra nada para frequentar a Igreja, e muitas vezes nada pago de facto, nem por vezes durante a missa. Ninguém me julga ou vira as costas por isso. Ninguém quer saber. Se tem dá, senão a nada é obrigado. Diferente são os cultos evangélicos, que cobram 11% dos ganhos dos crentes. E aí de quem não pague, é excluído: "dá ou desce". Irmão Yago, estou errado?
Eu esperava escutar algo contudente do Yago, pois pela sua retórica demonstrar ter uma inteligência, porém não crítica, pois não se apropria do conteúdo do assunto que quer construir a crítica, fazendo comentários solto, aleatório. Quem sabem, um dia você chega lá.
Parabéns pelos vídeos e conhecimento. Incrível que o pessoal fala e se apega a cada porcaria nada bíblica e Graça a Deus vc mostra como ser um verdadeiro cristão, com paciência, muita sabedoria na palavra de Deus que somente a escritura temos que viver e seguir e amor somente ao nosso Salvador Jesus. Admiro muito o seu trabalho e que Deus continue ajudando e abençoando pq seus vídeos estão tirando muitos da era de "trevas."
A igreja de Cristo é espiritual, onde todo crente no sacrifício do filho de Deus compõe a estrutura, sendo o mesmo Cristo a pedra principal da construção. Isso, pra bons entendedores, basta! Graça e paz!
Jesus Cristo não nos deixou imersos nesse mar de incertezas e à mercê de nossa própria capacidade interpretativa que constantemente contrasta com a interpretação de meu próximo. Acreditar no corpo contínuo da Igreja não é só uma conclusão histórica, também é uma crença na providência divina de preservação da sã doutrina ao longo dos séculos.
Que espantalho tenebroso kkkkkkk nenhum católico jamais usa o fato da antiguidade como um argumento em si. Isso é, no mínimo, ridículo. Além disso, nenhum "teólogo" da "reforma" conseguiu refutar uma doutrina católica. Há várias tentativas, e frustradas. A quase todos os livros protestantes, algum tempo após, é lançado um livro de um autor católico destruindo os argumentos desse livro protestante lançado. Dave Armstrong e Scott Han está aí pra provar o que digo.
4:55 Se Jesus voltar daqui a 8 mil anos o argumento vai continuar sendo mesmo que você se recusa a aceitar : Que a igreja que você tanto critica foi fundada por dois apóstolos de cristo e teve um deles com bispo a mando do nosso próprio senhor(diferente da que você segue, que foi fundada por um herege no sec XVI), e que aquilo que você chama de novo testamento foi formado por essa mesma igreja através de concílios e discussões. Ta em decadência, em, filhão. A cada vídeo que passa os argumentos estão mais ridículos
Guilherme Silva Aliás quem salva é Cristo os seus apóstolos ? Aliás a autoridade máxima hoje da palavra de Deus é o Papa Francisco ? Pois se a igreja católica a única e a verdadeira só por que é a mais tradicional então por consequência logo ele é Santo e a voz de Cristo e de Deus na terra. Parece absurdo o meu comentário, Mas do modo que vc reconhecem a AUTORIDADE da igreja católica então tudo leva a crer nisso. Pelo menos os protestantes assumem que não são divinos ou deixam entender isso. Ao contrário da igreja onde se diz que não podemos adorar imagens, mas tem monumentos em suas instituições e rezam para os "Santos" sendo que só é Cristo que é o único santo e digno disso.
A igreja católica é a mais antiga em relação ao cristianismo e não em outras religiões. Eu sou católico, respeito meus irmãos evangélicos, claro que temos nossas diferenças, mas o que nos une é muito mais poderoso que é o nosso senhor Jesus.
Raignen Laureano Finalmente alguém aqui entendeu o cerne da questão. Tenho amigos católicos, o que nos une é maior. As divergências são importantes, mas nenhum evangélico crê que detém o monopólio da salvação. Continue ponderado, amigo.
Raignen Laureano concordamos querido
Raignen Laureano muito bem irmão, vc sim é um católico cristão, tem meu respeito...tmj... Deus te abençoe ❤✝
Raignen Laureano que belíssima colocação...
Raignen Laureano: Desculpe usar de franqueza para dizer a VERDADE: os chamados evangélicos, ao contrário de você que afirmou respeitar "meus irmãos evangélicos", não consideram os católicos romanos como IRMÃOS. Pelo oposto. Se alguém daquele segmento religioso disser o contrário, trata-se da mais pura HIPOCRISIA, principalmente os que se rotulam de calvinistas ou reformados, cuja confissão de fé diz explicitamente que o catolicismo detém o _"quartel-general"_ do anticristo.
Yago, achei que você vacilou dessa vez. Um argumento que católicos usam frequentemente é que os protestantes não podem estar certos pois como Deus poderia ter deixado a igreja andar no erro por mais de 1000 anos pra só depois vir alguém e consertar tudo? O modo certo de responder esse argumento é dizer que a teologia protestante não foi nenhuma inovação, mas em grande parte foi um retorno a ensinos originais que foram lenta e gradualmente se perdendo. O problema é que você foi na direção contrária ao conduzir esse vídeo, argumentando na linha "qual o problema se tiver sido uma inovação?", fazendo uma analogia com avanços científicos. Bom, a analogia não é válida. Conhecimento científico é diferente de conhecimento revelado por Deus. Este último é 100% verdadeiro e imutável. E dependemos da certeza desse conhecimento para sermos salvos. Você realmente acha que não haveria problema em a igreja ter ficado por séculos com um entendimento errado da Escritura até que chegasse Lutero ou Calvino pra consertar tudo? Certamente que não. Achei ruim ter usado essa linha pra argumentar.
Pois é cara, é exatamente isso mesmo. Estavam no erro e se mantiveram no erro, porque são humanos e reprimiam todo tipo de tentativa de questionamento por séculos, matando quem se propunha a questionar um pouco.
A questão é que o Protestantismo sectário, nascido ontem, não tem autoridade divina alguma para se atrever a julgar a "Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade" (1Tm 3,15).
Meu caro, ler a patrística, apenas.
É o suficiente para vermos que o protestantismo não tem nada a ver com os pais da igreja.
Viva a Santa Igreja, Viva Cristo Rei.
@ARMAGEDOM O que você tá falando? Kkkkkk a Igreja Católica preserva a tradição dos cristãos desde o primeiro século, qualquer coisa que esteja fora da Igreja Católica é doutrina não cristã, como por exemplo o sola scriptura.
Agora, você vir aqui falar que a Igreja Católica deturpa as coisas é de rir meu amigo, e mais, falar que uma instituição que está viva há 2.000 anos sem NUNCA ter caído vai cair? Kkkkkkkkkkkk, é bom começar o dia com risadas, vai lá meu caro, vai pra tua igreja batista, ou presbiteriana? Ou metodista? Ou luterana? Ou assembleiana? Ou adventista? Ou Wesleyana? Ou neopentecostal? Sei lá, escolha sua igreja nesse self-service, com certeza ela é a verdadeira, confia.
@@Jon.Almeida O Paganismo egípcio durou 3 mil anos.
A importância de tudo isso é que JESUS CRISTO disse : Estarei com vós até o fim do tempo .Deus não abandona a Igreja que Ele deixou e assim será até a sua volta.
"A IGREJA que Ele deixou"?? Qual? A IGREJA que ele fundou no ano 33, ou a igreja que o home fundou no ano 1517??
@@jorgealmeida7981a Igreja somos nós todos que cremos em Jesus como Filho de Deus
@@jorgealmeida7981Primeiro que Jesus não fundou ou deixou Igreja nenhuma.
@@_maisa Sério mesmo que Cristo não fundou nenhuma igreja?? Até quando vc vai pecar contra a verdade chamando Jesus de mentiroso??
@@jorgealmeida7981
Sim. Cristo não fumdou instituição de Igreja alguma.
Esperando um debate seu com o padre paulo Ricardo!
Marca então pô... Seria uma boa mano
Misericórdia, O PADRE Ricardo é ,pra não dizer um doido ,um figura caricata que ,coitado,ele não tem culpa ,enfina o que A igreja ensina não, a biblia
@@eudesdarochacavalcanti836 A Biblia te ensinou qual era a lista de livros bíblicos ?
A Igreja sim .
@@artursilvasemper2205 Isso significa o que?na sua opinião, a igreja pode ter recebido uma missão, é,se ela se desviasse ,se corromperam,você permaneceria nela?No livro de apocalipse o próprio JESUS envia cartas à 7 igrejas CRISTÃS, uma delas ele fala que por não se quente,nem fria,mas MORNA,vomitaria ela ,já outra,recomendou:SAIA DELA POVO MEU,chamou ainda de Sinagoga de satanás, cuidado com essa autoridade única dada a igreja católica por durante anos a moral a ética ficou bem a quem do esperado,os guardioes da constituição brasileira é O STF,que varia vezes rasgaram a constituição, você segue o catecismo deles?
@@artursilvasemper2205 Só faltava dizer que quem escreveu os livros ,foi a igreja, tá pior do que o partido comunista chinês, não duvido nada que não vai ser a nova Jerusalem que vai descer dos céus ,que Jesus era católico, não me preocupo com isso ,o diabo é pai da me tira a igreja católica é a mae
É um pouco complicado.
Porque tradição foi a ferramenta fundamental que induziu a crucificação do Messias.
Foi a HERESIA a ferramenta que induziu a execução de Jesus, se o Fariseus seguissem o que Moisés falava, não teriam feito isso, como o próprio Cristo diz.
E o que realmente foi responsável pela crucificação de Jesus, foi o pecado do homem!
@@juliaagnello1302 A heresia passada de geração em geração, via tradição, como o purgatório, o guardar os domingos ao invés de sábados, as indulgências, etc. Se seguissem os a tradição oral judaicas, iríamos acreditar que lilith foi a primeira mulher de Adão.
@@marcoscesarzaleskideolivei9129 Não generalize a palavra Tradição. Fala como se houvesse apenas uma. Não defendemos a tradição judaica, mas a cristã.
pensei exatamente o mesmo por esses dias. Todo judeu que é questionado sobre Jesus ser o Messias, e mostrar profecias da torá que o apitam, eles falam que é complicado, pq não conhecemos as tradições. Logo, chegamos a conclusão que um dos motivos da crucificação de Jesus, foi judeus crerem nas tradições.
Outra coisa que reforça o pensamento, é que sempre que Jesus confrontava um fariseu ou mestre da lei, ele perguntava: Não lerdes nas escrituras?
Yago, é bom fazer um comparativo da questão de Cristo ser Judeu e que combateu as tradições, mostrando que nós vamos ser julgados pela palavra e não por tradições.
Mas a Tradição, que é defendida no âmbito do Catolicismo, é todo conhecimento oral que Cristo transmitiu ao apóstolos, sejam por palavras, sejam por ações e exemplos. A Tradição "conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores".
Inclusive, a Bíblia nos ensina que devemos guardar as Tradições Orais, São Paulo recomenda e ordena a manutenção da Tradição Oral. Em 1 Cor 11,2, por exemplo," Eu vos felicito por vos lembrardes de mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como eu vo-las transmiti". São Paulo está claramente recomendando que mantenham a tradição oral, e deve ser notado em particular que ele congratula os fiéis por fazê-lo (Eu vos felicito…). Também é explícito no texto o fato de que a integridade desta Tradição oral apostólica era claramente mantida, da mesma forma como Nosso Senhor havia prometido, sob o auxílio do Espírito Santo (cf. Jo 16,13).
O mais evidente apoio bíblico para a Tradição oral seja 2 Ts 2,15, em que os cristãos são enfaticamente advertidos: "Assim, pois, irmãos, ficai inabaláveis e guardai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta." Esta passagem é significante porque: 1º) mostra tradição oral apostólica vivente, 2º) diz que os cristãos estarão firmemente fundamentados na fé se aderirem a estas tradições e 3º) claramente afirma que estas tradições eram tanto escritas como orais. A Bíblia distintamente mostra aqui que as tradições orais - autênticas e apostólicas em sua origem - deveriam ser seguidas como componente válido do Depósito da Fé, então por quais razões ou desculpas os protestantes a rejeitam? Com qual autoridade podem rejeitar uma exortação clara de Paulo?
Além disso, devemos considerar o texto desta passagem. A palavra grega krateite, traduzida aqui como guardar, significa estar firme, forte, prevalecer. Esta linguagem é enfática, e demonstra a importância da manutenção destas tradições. Devemos diferenciar o que seja Tradição (com T maiúsculo), que é parte da revelação divina, das tradições da Igreja (com t minúsculo) que, mesmo que sejam boas, desenvolveram-se tardiamente na Igreja e não fazem parte do Depósito da Fé.
@@rodericus4448 👏👏👏👏
@@rodericus4448 aí sim pô
@@rodericus4448 _"3º) claramente afirma que estas tradições eram tanto escritas como orais."_
Exatamente, a pergunta que você tem que se fazer é: A tradição Oral pode contradizer o que está escrito? pois o próprio Paulo dá uma ordem clara em 1Co 4:6
_E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que EM NÓS APRENDAIS a NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.
1 Coríntios 4:6_
Então respondendo a sua pergunta: _Com qual autoridade podem rejeitar uma exortação clara de Paulo?_
R: A gente não está rejeitando a exortação clara de Paulo e sim seguindo a risca o que ele mesmo fala!
@@lrobertoborges "3º) claramente afirma que estas tradições eram tanto escritas como orais."
Exatamente, a pergunta que você tem que se fazer é: A tradição Oral pode contradizer o que está escrito? pois o próprio Paulo dá uma ordem clara em 1Co 4:6
E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que EM NÓS APRENDAIS a NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.
1 Coríntios 4:6
Então respondendo a sua pergunta: Com qual autoridade podem rejeitar uma exortação clara de Paulo?
R: A gente não está rejeitando a exortação clara de Paulo e sim seguindo a risca o que ele mesmo fala!
RESPOSTA:
“Nisto Tudo Irmãos, eu me tornei como exemplo juntamente com Apolo por causa de vós, a fim de que aprendais a nosso respeito a Máxima, (‘não ir além do que está escrito’)”.
Se você leu o texto, pode perceber a razão que levou São Paulo a escrever a referida carta, saberia que os coríntios estavam em contenta, disputas para ver qual era o melhor apostolo que havia os evangelizados, os julgamentos indevidos, a comunhão com os pagãos, etc. Em I Coríntios 4,1-6 diz:
“Que os homens nos considerem, pois, como simples operários de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. Ora, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. A mim pouco se me dá ser julgado por vós ou por tribunal humano, pois nem eu me julgo a mim mesmo. De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor. Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece. Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, em nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.”
Perceba que São Paulo não diz nada a respeito de que os coríntios estavam seguindo algo além das escrituras e consequentemente, os repreendendo por isso. Apenas faz admoestações sobre a má conduta deles e sobre os boatos que estavam surgindo e os exorta nesse caso a seguirem o que está escrito sobre eles, Paulo e Apolo. Se São Paulo estivesse se referindo a seguir somente as escrituras estaria se referindo ao antigo testamento e não ao novo testamento visto que o NT ainda não estava escrito.
Alguns pontos sobre o trecho:
1º Este versículo não faz menção a respeito das Escrituras;
2º São Paulo não faz exortação à leitura das Escrituras;
3º São Paulo está falando para eles não acreditarem em nada que não estivesse escrito sobre ELE, APOLO e PEDRO na carta que ele mesmo havia ESCRITO ANTERIORMENTE.
Vejamos novamente o que fala o versículo em questão:
“Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito, para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.”
O que se dizia sobre Paulo e Apolo nessa carta? Justamente o conteúdo de uma carta que ele tinha mandados aos Coríntios previamente:
“Na minha carta vos escrevi que não tivésseis familiaridade com os impudicos. Porém, não me referia de um modo absoluto a todos os impudicos deste mundo, os avarentos, os ladrões ou os idólatras, pois neste caso deveríeis sair deste mundo.” I Cor 5, 9-10
Quanto a carta: Onde está? Qual o conteúdo? Por que não é considerada inspirada?
É uma carta chamada de “pré-canônica” que não foi conservada e logo após depois de São Paulo ter recebido a notícia na casa de Cloé (I Cor 1, 11) resolveu escrever esta outra carta que para nós é 1ª Coríntios.
Agora tratando da Tradição Oral e a Bíblia. Por quais meios Deus nos revela a Sua Palavra de modo infalível? Se você afirma que é somente por meio da Bíblia, está em contradição com a própria Escritura, que diz que a Tradição oral também é um meio de transmissão da Palavra de Deus.
“Eu vos louvo por vos recordardes de mim em todas as ocasiões e por conservardes as tradições tais como vo-las transmiti.” I Cor 11, 2
Que tradições são essas a que São Paulo se refere? Bem, ele não falava de tradições humanas, nem apenas de seus escritos, mas de toda a Palavra de Salvação proferida por ele e pelos demais apóstolos.
“Portanto, irmãos, ficai firmes; guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito” II Ts 2,15
Ou seja, a própria Bíblia diz que a Tradição Oral também é um meio de revelação da Palavra de Deus. São Paulo coloca essas duas formas de revelação lado a lado, indicando que, mesmo distintas, têm o mesmo valor e provêm da mesma fonte divina. São João confirma essa verdade:
“Embora tenha muitas coisas a vos escrever, não quis fazê-lo com papel e tinta. Mas espero estar convosco e vos falar de viva voz, para que a nossa alegria seja perfeita” II Jo 1, 12
Em outras palavras, São João não registrou por escrito tudo o que considerava necessário ensinar ao povo e a alegria dos cristãos só alcança a perfeição quando, além de estudar as Escrituras, são acolhidos os ensinamentos apostólicos transmitidos oralmente pelas legítimas autoridades da Igreja, ou seja, a Tradição. A Bíblia também diz que nem tudo o que Jesus fez e ensinou foi posteriormente registrado nos Evangelhos. Sendo assim, obviamente, muitas coisas que os apóstolos aprenderam com Jesus foram comunicadas à Igreja de forma oral:
“Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez. Se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam” Jo 21, 25
Resumindo, a Revelação é o conjunto de fatos, atos e palavras que transmite o que os apóstolos receberam pelo ensinamento e pelos exemplos de Jesus Cristo e do Espírito Santo. A Sagrada Escritura registra por escrito a Revelação que mesmo antes já era comunicada aos cristãos por meio da Tradição oral. Dizer “não ir além do que está escrito” para legitimar a sola scriptura é uma falácia terrível.
Parabéns Yago! Excelente explanação. Continue publicando bons vídeos como esse. A verdade precisa ser dita, doa quem doer.
Ola Bom dia . A sola scriptura que ele fala não é Bíblico.
Vc precisa ver ele explicando o pão e vinho, corpo e sangue de Cristo, a confusão que ele faz
*Por favor, retornem aquele vídeo onde vcs refutam o izzynobre. Queria mostrar para uma amiga e não encontro o vídeo*
Joga na pesquisa do RUclips que você acha.
S. Crystine Tem no RUclips é só procurar por quem inventou Izzy Nobre
Aqui o vídeo:
ruclips.net/video/ACFulg9ZNVY/видео.html
Sola Fide, o grande erro do protestantismo.
E assim os protestantes levam isso ao pé da letra, só fazem levantar as mãos dizendo terem fé, acham que já estão salvos e fazerem boas obras e amarem ao próximo, poucos conseguem!!!.
Não podem ver uma moeda de 1 real.
Airton Barros, Deus te abençoe. Não podemos ver uma moeda, que já pensamos que Órfãos ou viúvas ou necessitados podemos ajudar ou pra onde podemos enviar um missionário ou ajudar os que já estão em algum lugar( talvez Síria ou Turquia, ajudados os refugiados). Se informa um pouquinho antes de generalizar, pesquise sobre as grandes instituições de caridade do Mundo e quem as fundou?
Ele claramente não entendeu o argumento dos 2.000 anos. Não se trata da mera idade mas da proximidade cronológica com Cristo e os apóstolos. A Igreja Católica tem sua raiz rastreada até lá. As 23.000 igrejas protestantes, no mínimo 1.500 anos depois, como se Jesus tivesse dito: "Sobre ti, Lutero, edificarei minhas dezenas de milhares de igrejas, mas só daqui a 15 séculos".
Marcelo Moreira bela resposta 👏👏👏👏👏👏
Pois é. Segundo a lógica dos protestantes, Jesus teria descumprido sua promessa de assistir sua Igreja desde sua fundação até o fim dos tempos. Saiu pra tomar um cafezinho e voltou somente 1500 anos depois com a reforma.
A lógica católica é misturar paganismo e cristianismo! dizer que a verdadeira igreja ! 2 mil anos levando almas para o inferno !
O "edificarei minha igreja" nao denota absolutamente nada acerca do institucionalismo q se ve no catolicismo romano, organizado na forma de estado ( absolutista ainda por cima!) O romanismo quer projetar na igreja primitiva uma organizaçao q o imperio romano criou para si.
Marcelo, a cegueira de vocês católicos é tanta , que vocês não enxergam um palmo diante do nariz.
Yago, onde está a Igreja primitiva, que foi edificada por Cristo nos Apóstolos e pregada por eles que deve durar desde aquele tempo até o fim do mundo? Onde posso encontra-la para ir lá no próximo Domingo adorar o Senhor e glorifica junto dos meus irmãos de fé?
É da Igreja Católica Apostólica Romana que vc está falando.
@@juhorebejh9563 falou asneiras. Antes de falar, estude história primeiro. Todas essas Igrejas que vc mencionou. Faziam parte da Igreja Católica Apostólica Romana. Por que vc não prova que a Igreja Católica veio no século IV?
@@juhorebejh9563 cadê as Fontes?
@@juhorebejh9563 como vc não pode mostrar as fontes, vc tem que falar asneiras.
@@juhorebejh9563 www.semprefamilia.com.br/quem-sao-os-coptas-10-fatos-sobre-um-dos-grupos-cristaos-mais-perseguidos-da-atualidade/
Lê a matéria e se informar melhor antes de falar asneiras na internet.
Para de acreditar nas asneiras protestantes.
Parece-me que alguns protestantes atribuem ao movimento protestante uma nova vinda do Cristo. Ao argumentar que "tradição por tradição é melhor ficar com a judaica", fica faltando aí um pequeno detalhe: Jesus Cristo de Nazaré! Não foi a Igreja Católica que estabeleceu uma Nova Aliança, rompendo com a tradição dos judeus, mas sim Nosso Senhor Jesus Cristo. Dar a entender que Lutero e cia tem a mesma prerrogativa de romper com a "tradição de 2 mil anos" e estabelecer um novo paradigma é no mínimo cômico. Se a Igreja Católica não é a Igreja Primitiva, onde estava a Igreja de Cristo até a Reforma? E mais, como fica a promessa de Jesus de estar conosco todos os dias até o fim dos tempos? Esperando Lutero corrigir os "equívocos"?
Alysson Dreyffus Fernandes Amigo, então por que temos os livros hebraicos (1ª aliança) na nossa Bíblia? Precisamos aprender com eles, os acertos e erros de várias pessoas da antiguidade. Nos livros dos profetas eles já anunciavam a vinda do Messias, o judaísmo original é sim pra honra e glória de nosso Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo.
Os judeus tem tradição que seguimos até hoje, a Páscoa é um exemplo, assim como tem várias tradições católicas que os protestantes também seguem, como o formato de culto onde o apresentador (o padre ou pastor) ensina através da palavra aos auditores.
Com o passar dos anos o povo de Deus (tanto os judeus do antigo testamento como a igreja) foi se desviando do caminho e foi o Senhor quem os guiou de novo para o caminho certo. Veja o exílio para a Babilônia como exemplo, o qual os judeus passaram antes do Messias chegar. Nesse tempo Deus estava zelando para que o povo parasse de praticar a idolatria e se voltasse para Ele.
O protestantismo começou no coração de Deus com o mesmo desejo de voltar às tradições originais da igreja do Senhor Jesus, que tinha tomado um rumo diferente do certo. Lutero poderia muito bem ter começado a pregar o certo para os próprios católicos da época e não ter feito uma "revolução", mas isso não adiantaria muita coisa, depois da sua morte (que aconteceria bem rápido, pois esses pensamentos eram considerados hereges e condenados à morte) suas palavras seriam jogadas ao vento e Deus teria que escolher outra pessoa para ser profeta à sua igreja e anunciar que estavam errados e deveriam se arrepender.
Quantos profetas hebreus foram mortos pelo povo não querer ouvir as palavras de Deus. Isso continua acontecendo, e se algum dia o protestantismo se desviar do caminho, Deus fará questão de mandar outro profeta para que haja mudança na forma de pensar e de agir.
Alysson Dreyffus Fernandes , meu irmão dizer que a igreja primitiva catolica é a mesma que se tem hoje é um erro. Pois com o tempo é com a mistura de governo e igreja a igreja católica virou igreja católica romana . E aos poucos foram se perdendo , Lutero não quis romper com isso, não foi a intenção dele.
A igreja católica que tirou ele, depois quis voltar atrás.
ONDE ENCONTRAMOS NA BÍBLIA A BÍBLIA? ONDE ELA DIZ QUE ELA É A REGRA DE MORAL E PRÁTICA? COMO AS PESSOAS IRIAM LER A BÍBLIA SE ATÉ POUCAS DÉCADAS ATRÁS, A MAIORIA DA POPULAÇÃO ERA ANALFABETA EM TODO MUNDO? ONDE CRISTO DEU A LUTERO OU A OUTRO O PODER DE CRIAR "IGREJAS". POR FAVOR ME MOSTRE ISSO NA BÍBLIA!
Salmos 119: 105. A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.
2 Timóteo 3: 15. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 16. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17. para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
Salmos 119: 10. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. 11. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. 12. Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos.
Hebreus 4: 12. Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
Mateus 4: 4. Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
Onde encontro a Bíblia ai? Encontra diversas passagens de diversas Escrituras...A Bíblia só veio a existir no século IV. Quem reuniu as Escrituras Sagradas e dividiu em Novo e Antigo Testamento, quem separou Capítulos e Versículos e deu o Nome Bíblia foi a Igreja Católica. A Palavra de Deus é VIVA como você mesmo disse, pode um livro, ter vida? Pode a Bíblia dividir a alma de um homem? A Palavra que se refere nos seus textos é o próprio Cristo que é a PALAVRA DE DEUS!
Parabéns pelo vídeo Yago! Deus te abençoe.
As milhares de seitas protestantes, nascidas "ontem", não têm autoridade divina alguma para julgar a "Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade" (1Tm 3,15). Isto é soberba!
Cara muito bom, posta mais vídeos assim, pois já assisti quatro vídeos seu e quanto mais eu assisto mais a minha fé na Santa Igreja Católica fortalece!!
Quanto eu mais assisto os vídeos do pastor Yago Martins mais evangélico fico
Iago é de rir até no chão esse tua reflexão em relação aigreja catolica 2000 anos que cristo fundou sua igreja
Aigreja catolica o nus garante que ela e a verdadeira é ela encina a mesma fé os mesmos sacramentos no mundo inteiro isso a 2 mil anos estua historia com seriedade faz como milhres de pastores ja fiseram
Digo o mesmo kkkkkk
@@andrebernardesmiranda6147 A questão é que as milhares de seitas protestantes, nascidas "ontem", não têm autoridade divina alguma para julgar a "Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade" (1Tm 3,15). Isto é soberba!
Eu vivi na igreja católica Romana até 25 anos, nunca ouvi uma pregação sobre a palavra de Deus, nunca ouvi um Padre pregar que Cristo morreu na cruz, derramou seu sangue pra me dar vida, aliás até alguns anos atrás as missas eram em Latim, como vai pregar o evangelho em Latim??? (Impressionante) fui conhecer o evangelho e palavra de Deus na igreja protestante ( CONHECEREIS a verdade e a verdade te libertará) é isso é o que interessa!!
Se você passou 25 frequentando a Igreja Católica e nunca escutou uma homília sobre Cristo, você não estava na Igreja Católica. Simples assim.
Como não ouviu se pra celebrar uma santa missa precisa da Bíblia? Recomendo que você diga o nome da igreja católica em que frequentou. Ou pare de mentir, isso é pecado, viu? A paz de Cristo!
Qualque pessoa sabe que você era cátolica de IBGE ou está mentindo!
Mentiroso.
Yago eu amo seu ministério! Deus continue dando-lhe sabedoria, fique firme meu irmão estamos orando por você!
Sola Fide, o grande erro do protestantismo.
E assim os protestantes levam isso ao pé da letra, só fazem levantar as mãos dizendo terem fé, acham que já estão salvos e fazerem boas obras e amarem ao próximo, poucos conseguem!!!.
Não podem ver uma moeda de 1 real.
Por isso escreveram aquele livro: "A Ética protestante e o espirito do capitalismo"
Airton Barros, olhe para as mãos de Jesus e me responda: Quem morreu por você na cruz? Essa noite antes de se deitar, não reze a Maria, Paulo, Pedro ou João. Ore a Deus, converse com ele, e lhe pergunte: A quem devo orar? Devo rogar a Maria por mim pecador? Faça isso meu amigo, um abraço!
O comentário do Airton foi apagado. Gostaria de colocar uma contribuição para a reflexão à respeito de Maria: Lutero, em 1522, escreveu um comentário do Magnificat de Maria, onde repetidas vezes a chama de a “doce Mãe de Deus”. E nele Lutero pede à Virgem “que ore por ele”. Entre outras, coisas ele disse da Virgem Maria: “Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat… Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém.
Wandreson de Oliveira Silva TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA...
Se isso for "sabedoria" eu estou morto .
Graças a tradição e a sucessão apostólica temos uma só fé, um só batismo, a sagrada escritura que veio dela, a eucaristia, os santos, tudo isso forma o corpo de cristo, que é a cabeça, a igreja católica é plena e perfeita!
Depois desse vídeo ficou claro que o Yago não é desonesto, mas está faltando com a verdade minimamente lógica, A diferença do Judaísmo para o Catolicismo chama-se JESUS, igualmente para os amigos do Islã. Então compara-los e dizer que são a mesma coisa e por isso podem ser seguidos é no mínimo infantil. Sugiro que os amigos estudem o judaísmo e o Islã antes de citalos. O Yago quer de todas as formas diluir a história da Igreja (que filosoficamente é compreensivismo). Nietzsche observou bem: “você só supera aquilo que você substitui” o espaço vazio deixado pela igreja os Protestantes pegam para si, o Problema é que vocês mesmo estão destruindo o CRISTIANISMO!
Fabrizzio D' luca Ele usou o exemplo do judaísmo e do hinduísmo para mostrar a fragilidade do argumento da antiguidade da tradição católica em oposição a tradição protestante. Ele não disse que essas religiões se equivalem, preste mais atenção no vídeo.
Você fala como se o protestantismo tivesse substituído Cristo e colocado Lutero, Calvino ou qualquer outro reformador no lugar, o que passa longe de ser verdade.
Fabrizzio D' luca
Vc não conseguiu entender nada do que ele quis dizer
Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
E outra escreve assim no seu croome, líderes religiosos mundiais, se unindo no ecumenismo, aí vc coloca imagens, vc vai ver o Papa com fariseu, islã, indu, tudo que vc imaginar.
Ecumenismo um erro Teólogico.
Aqui pelo menos o debate é entre CRISTÃOS
O Papa se une com pessoas que nem acreditam em CRISTO. e acha que todo Mundo vai pro céu. A bíblia não diz isso é vc sabe.
Procure saber o que o Líder mor da sua religião ensina, e vc vai se surpreender
"Se a Igreja não for Católica, ela não existe" (Bento XVI)
@Caio Rossi, a Escritura afirma isso??? Onde está a sua sola scriptura? Você precisa sustentar isso, não eu.
Meu pai aceitou Jesus com a pregação de um ex padre que virou pastor!!! Gloria a Deus pela REFORMA PROTESTANTE
qual o nome do pastor irma ??
revolução protestante
Você esqueceu um detalhe muito importante, a bíblia. Mt 28:19,20 diz que:
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
O protestantismo passa pelo princípio que Jesus "esqueceu" de sua promessa por mil anos, desde a "romanização da Igreja" até a reforma. Já os católicos creem que Jesus está por 2000 anos em sua Igreja.
Bernardo Braga Então os discípulos de Cristo também salvam ? Pois foi isso que vc deixou a claro em seu questionamento. Tanto que ele se Cristo passou sua autoridade a eles então pela lógica então os seus discípulos também salvam não é.?
Bernardo Braga Jesus não abandonou sua igreja, recomendo que leia João, capítulo 14, vou deixar aqui o verso 26:
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."
O Espírito Santo veio em substituição a Cristo na terra, portanto Ele, não a igreja, é quem amparou os cristãos nesses mais de dois mil anos de história do cristianismo.
Jesus cumpriu e continua cumprindo sua promessa, independente de qualquer religião institucionalizada.
David, eu realmente não entendi a lógica de seu comentário. Poderia explicar melhor? Os apóstolos "salvam" as pessoas no sentido de que levam a salvação conquista por Cristo até elas.
Allison, sua colocação não altera o problema que coloquei. Por um lado, devido à unidade Deus, onde uma pessoa da trindade está, de alguma forma, todas as outras também estão. Por outro, como você citou: o Espírito Santo "ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". Portanto, se Ele esteve com a Igreja por 2000 anos, a fé católica não pode estar errada.
O próprio Paulo fala que após a morte dele, a apostasia entraria com força no cristianismo
"Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si."
Atos 20:29,30
Paulo esqueceu da promessa de Jesus de não abandonar a igreja nem por 10 segundos.
A forma de Deus agir nunca mudou. Ele sempre foi o mesmo. Os judeus receberam um pacto de Deus e uma promessa, mas Deus não pode tirar o arbítrio das pessoas. Os judeus caíram na apostasia, mas continuaram em pacto com Deus. A promessa de Jesus pode ser neste sentido. Mesmo que as pessoas caiam, ele vai levantar, algum dia. É uma promessa de esperança.
Bernardo Braga
Argumento fraco,
Não tem relevância alguma com o versículo.
Há dezenas de autores católicos que mostram a fundamentação bíblica do Catolicismo, como David P. Lang, Al Kresta, Brian Roberts, Carlos Caso-Rosendi, Chantal Epie, Dave Armstrong, Dom Wulstan Mork, Edward Sri, Eugene Hausmann, Frank Chacon, James Seghers, Jim Burnham, Jimmy Akin, Karl Keating, Marcus Grodi, Mario Romero, Mark Shea, Mike Aquilina, Mitch Pacwa, Jésus Manuel Urones Rodríguez, José Miguel Arráiz, John Salza, Paul Flanagan, Peter Kreeft, Patrick Madrid, Robert Schihl, Robert Sungenis, Scott Hahn, Steven Kellmeyer, Steve Ray, Sebastian Fama, Taylor Marshall, Thomas Lane, Thomas Howard, Tim Staples, Tim Gray, Tom Nash, Trent Horn, Peter Stravinskas, entre outros. Por que você não os lê e estuda, atacando os seus argumentos, em vez de ficar com conversa fiada? Vocês não estão refutando o Catolicismo há 500 anos, mas ignorando, sistematicamente, o que é o Catolicismo verdadeiramente!
Já no século XVI, você encontra Johannes Cochlaeus; Jacobus Latomus; Johann Eck; Richard Smyth; Tommaso de Vio (Cardeal Caetano); São Roberto Belarmino; São Pedro Canísio; São Francisco de Sales; São Lourenço de Brindisi; São John Fisher; William Damasus Lindanus; São Thomas More, Henrique VIII. quando a cabeça de cima ainda mandava na de baixo; Albert Pighius; Cardeal César Barônio; Lancelotto Politi; Giovanni Crisostomo Javèlli; Johann Dietenberger; Hieronymus Dungersheim; Johann Faber; Martin Eisengrein; Conrad Koellin; Kasper Franck; Jacob Gretser; Nicolaus Ferber; Vitus Miletus; Johannes Mensing; Michael Vehe; Kaspar Ulenberg; Johannes Romberch; Ambrosius Pelargus; Konrad Wimpina; Robert Céneau; Pierre Charron; Pierre Doré; François Feuardent; Antoine de Mouchy; Claude de Sainctes; Augustine of Alfeld; Jerome Emser; Sylvester Mazzolini; Lancelotto Politi; Caspar Schatzgeyer; Edward Powell; Cornelius Loos; John Gibbons; Roger Edgeworth; e tantos outros argumentando contra o Protestantismo.
Onde estão os protestantes citando essa literatura e argumentando contra ela?
Na lista acima, você encontra 4 Doutores da Igreja que escreveram livros contra o Protestantismo: São Francisco de Sales, São Lourenço de Brindisi, São Pedro Canísio, São Roberto Belarmino. Onde estão as refutações protestantes contra esses autores?
No século XVIII, outro Doutor da Igreja, Santo Afonso de Ligório, também escreveu volumes contra o Protestantismo. Por que você não os lê e os refuta?
A única coisa que vocês continuam fazendo é espalhando mentiras sobre a Igreja sem ter a menor idéia do que ela ensina realmente.
Fábio Salgado de Carvalho caraca bixo, ninguém nem respondeu teu comentário kk
Fábio Salgado de Carvalho bastante conteúdo pra estudar hein, parece ótimo pra eu dar uma olhada mais tarde, Deus abençoe irmão!
Falacia de carteirada, autoridade, espantalho, não confere verdade a nada, amigo, citar escritores, doutores, não significa nada, tem que ter argumentação bíblica, que qualquer cristão sincero refuta todos os seus grandes escritores!!
Elton, me responde por favor: antes da bíblia existir, como faziam os cristãos? Qual era a igreja que tinha antes da bíblia existir?
SEITA HERETICA CATOLICA ROMANO, VAI PARA O INFERNO COM MILHÕES DE SEGUIDORES CEGOS E MANIPULADOS, RELIGIÃO DEMONIACA CATOLICA.
Só ignorou o fato de que foi a Sagrada Tradição Católica formou a Bíblia.
Kkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk
"sagrada"?
Meu professor de filosofia era ex padre e agora ele se tornou protestante. pense num cara gente boa e educado
Vc fala assim, mas o que está acontecendo no mundo de hoje, são mais pastores se convertendo ao catolicismo, exatamente por causa da EUCARISTIA
@@andersonsoarespereira5727 `ibge`
@@andersonsoarespereira5727 de acordo com que dado? O que tem é vocês fazendo competitividade, falando: "Olha só, o irmão voltou para a verdadeira igreja".
A única diferença é que Evangélicos não ficam fazendo competição e nem vídeo quando alguém se converte, mesmo tendo um monte de ex-católico entrando nas Igrejas.
É só ver o crescimento do Protestantismo nos últimos anos, que foi muito maior do que qualquer conversão de 3 ex-protestantes. Que Deus abençoe!
@@Mu-nc7xm A saída das pessoas da igreja é se se esperar é está prevista na Bíblia. "Pois meu povo se perde por falta de conhecimento."
Se olharmos para os católicos que se converterão, veremos que não eram católicos de verdade, não conheciam a Igreja e não estudavam ela. Nós vemos o contrário disso nas conversões de protestantes para católicos, que estudam e se convertem. Inclusive temos um Santo na Igreja, chamado São João Newman, que era protestante, se tornou católico apos estudar e deixou uma frase para nós: "Estudar a história é deixar de ser protestante."
Deus abençoe!
@@andersonsoarespereira5727 Que? Já tem dados de que o Protestantismo tá crescendo no Brasil e o catolicismo diminuindo
Caro Yago Martins, que prazer em ter essa oportunidade de trocar ideias.
Bem, sobre o valor da tradição que você questiona, é claro que a mera antiguidade de uma prática não atesta sua validade. Mas sabe o que atesta? A qualidade e profundidade dos ensinamentos que a acompanham. Entenda, não se trata apenas de "tradição" na Igreja Católica, mas de sabedoria acumulada e transmitida ao longo dos séculos, alicerçada na própria vida e ensinamentos de Jesus Cristo.
Ah, e sobre a sua menção ao "progresso" dos evangélicos através de críticas e estudos teológicos, é bom lembrar que "progresso" não é necessariamente sinônimo de melhoria, certo? Alguém pode "progredir" na direção errada. Mas é claro, valorizamos a liberdade de pesquisa e reflexão. Aliás, desde a época de Agostinho e Tomás de Aquino, a Igreja Católica tem sido um centro vibrante de estudo e reflexão teológica. Sim, nós também somos bastante modernos nesse sentido.
Você diz que argumentos religiosos devem ser avaliados por seu mérito, e não por sua aderência à tradição. Mas, Yago, você já parou para pensar que a tradição pode ser um caminho de acesso a uma sabedoria profunda e duradoura? Sabe, nem todo o "novo" é bom, nem todo o "antigo" é ruim. E na Igreja Católica, nós buscamos manter um equilíbrio saudável entre o respeito à tradição e a abertura para novas reflexões.
Por fim, totalmente de acordo com o seu último ponto. O debate entre católicos e evangélicos deve ser pautado por argumentos relevantes. Mas, Yago, talvez seja bom lembrar que a relevância não é determinada apenas pelo que é contemporâneo ou inovador. Às vezes, a sabedoria antiga tem um poder duradouro para iluminar questões atuais. Só uma reflexão...
De qualquer forma, valorizo a abertura do diálogo e espero que possamos continuar a trocar ideias de maneira construtiva.
Obrigado,Yago Martins,teus argumentos reforçaram minha fé no catolicismo.
Não vou precisar dizer nada,Jesus Cristo vai conhecer nossas obras e dar o veredito final:salvação ou condenação.
Idolatria é um sentimento de adoração por objetos colocados acima ou no lugar de Deus.Idolatria é um sentimento. Apenas Deus conhece e tem autoridade para julgar nossos sentimentos,portanto,quando vós me chamastes de idólatra tu mesmo comete idolatria porque coloca -se no lugar de Deus.
Como Jesus Cristo dizia: "Há pessoas que julgam o cisco no olho do próximo mas não enxergam a trave presente nos seus olhos.
Pelo visto o idólatra não sou eu.
@IAGO LUÍS nós católicos não ficamos dependendo de versículo bíblico pra reforçar a nossa fé.
@IAGO LUÍS eu não nego que ali está a palavra de Deus,mas o cristianismo não é a religião de um livro,é a religião de uma pessoa.
@P.D.M IAGO LUÍS Onde está a idolatria da igreja católica?
Até onde sei, o único quem deve ser adorado é Deus. Maria e os santos são venerados, mas adorados não.
O único quem faz milagre é Deus.
Oramos a Maria e Santos pedindo intercessão.
Inclusive, Maria só tem a importância que tem na igreja católica, justamente pela condição dela ser mãe de Jesus, do Deus pai criador. "Cheia de graça" foi como o anjo saudou ela, e lhe comunicou esse milagre.
Santos foram pessoas que em suas histórias, após ter um relacionamento mais próximo com Deus, se dedicaram de uma maneira que a maioria das pessoas muito dificilmente conseguiriam. Homens e mulheres de fé, de obras, que alcançaram um nível de santidade em vida. Pessoas que devemos nos inspirar para seguir a Deus.
**E não é idolatria, pois mesmo entre os evangélicos, a figura do pastor, suas palavras e obras, inspiram muitos fiéis a seguirem da maneira correta a palavra de Deus. Mesmo pessoas que já se foram, mas que tem uma bela história de vida de fé, de seguir a Cristo. A igreja católica tem os Santos, oficialmente reconhecidos pela mesma, para que o mundo todo conheça suas histórias, e inspirem muitos fieis a seguirem a Deus.
--
Agora, onde está a idolatria?
Uma crítica válida a muitos católicos, é a questão de orar perante a imagem, como se estivesse nela a "força" ou "o milagre" ou "espírito". Quando nós oramos perante a imagem, temos que saber que a imagem é só um símbolo, uma representação. Não é ela quem vai fazer alguma coisa. E aí que está o problema, que muitos colocam a fé na imagem, e aí sim vem o argumento dos evangélicos em acusar os católicos de idólatras.
Agora, seja justo. Você não pode acusar a igreja católica de idólatra por conta dos erros de muitos fieis em relação a isso. É o mesmo que eu querer acusar os evangélicos de gananciosos materialistas, visto que muitas igrejas promovem cultos em base de "doe e melhore de vida, fique rico", usando o nome de Deus, por exemplo.
Kkkkk, obrigado Yago Martins, teus argumentos me tornaram católico.
Muito prezado Yago, é isso mesmo meu caro amigo, você tem que refutar todos esses pseudo-dogmas da igreja católica Romana, que não possui nenhuma veracidade escriturística!
Não é nem a antiguidade e nem mesmo a teologia que nos assegura que a Igreja Católica é a igreja verdadeira, mas sim a história: foi Jesus quem fundou a igreja católica! A igreja católica foi continuada pelos apóstolos e pelos discípulos dos apóstolos, até os dias atuais.
Os protestantes só surgiram 1500 anos depois disso e, para conseguirem "competir" com a Igreja Católica, negaram que Jesus tenha deixado uma igreja visível aqui na terra. Essa afirmação é absurda e qualquer um que estude percebe isso.
@@nelsonmendes1609 Só tem um detalhe que você esqueceu de mencionar em sua fala: a Igreja de Cristo é composta por pessoas QUE FORAM ESCOLHIDAS POR CRISTO E COLOCADAS EM UMA HIERARQUIA que receberam a palavra e foram transformadas pelo espírito santo.
Então, não é possível olhar para a Igreja de Cristo sem levar em consideração que ele deixou autoridades para nos guiar (os apóstolos, e os sucessores dos apóstolos. Esses que, por sua vez, tem Pedro e os sucessores de Pedro como chefes).
Isto é comprovado pelas sagradas escrituras e pelos registros históricos dos primeiros padres da igreja. Qualquer um que estude percebe que desde o início a igreja de Cristo foi Católica e Romana (pois respondia à Pedro, que viria a morrer na cidade de Roma).
Além disso, aproveito para comentar que vejo aqui na internet muitos protestantes hipócritas, que defendem a "sola scriptura", mas que negam imediatamente as escrituras quando passagens que falam claramente em defesa dos dogmas católicos são mencionadas (dentre elas: Mt 16, 18; Lc 22, 19; Lc 1, 28), apresentando um monte de contorcionismos interpretativos para tentar negar ensinamentos claros que a bíblia nos dá.
@@nelsonmendes1609 ou seja, a Igreja Catolica Apostolica
A parte de "romanismo" fica por conta de vc e os demais revoltados nas seitas protestantes
Qual foi o papa que ele instituiu?
Pedro?
Então esse "papa" tinha um problema, porque Paulo tem que dar um sermão em Pedro, pois ele estava querendo "impressionar" os judeus da época e com isso esnobava alguns cristãos.
Eu não idolatro homens imperfeitos.
O que nós chamamos hoje de Cristianismo, na época era conhecido como O Caminho, pois só há um Caminho. Ele é o caminho. Não são suas boas obras, seu papa, Maria... seja lá quem for... só há Um Caminho
Onde ele mandou fazermos imagens e esculturas?
Onde Paulo falou que iria interceder por nós após a sua morte?
Onde a Bíblia fala que Maria iria interceder por nós?
A passagem não diz em momento algum que Maria teria tal poder. O Antigo Testamento não fez nenhuma profecia sobre Maria, A Intercessora. E, cá entre nós, Deus teria deixado bem claro, assim como deixou claro a vinda do Messias que, junto com ele, teríamos uma Maria com tal poder.
Maria cumpriu o seu importante papel, mas quando ela tentou atrapalhar a obra de Jesus ele disse: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
Quem disse que não existe Santa Ceia no protestantismo?
Mentiras atrás de mentiras. Se orgulham tanto em ter preservado a Bíblia, deveriam se preocupar mais em ler.
Quando entendermos que não é sobre instituições religiosas e sim sobre Cristo... A santa igreja não é a católica ou a protestante, mormon ou adventista, mas sim todo aquele que está ligado por ligamentos e articulações ao cabeça que é Cristo, e aqueles que tem o Espírito que nos torna semelhantes a ele, ou seja, santos... De fato não podemos deixar de congregar e temos que buscar um lugar que se alinhe com a bese da igreja, Atos 2.
Está muito bom continue, Deus te abençoe.
O termo "igreja evangélica " não é apropriado, pois não existe como igreja e sim como milhares de denominações contraditórias.
VOCE FEZ EU ME CONVERTER AO CATOLICISMO, OBRIGADO
A eh? Qual era tua religião antes?
Não sei se é só comigo, mas alguns vídeos do Dois Dedos saem com um apito fortíssimo!
ME DIGA QUAL DENOMINAÇÃO PROTESTANTE DE NO MÁXIMO 500 ANOS É A IGREJA INSTITUÍDA POR CRISTO E PREGADA PELOS APÓSTOLOS A DOIS MIL ANOS?
Boa, quero ver esse herege responde, sem sequi seu pai lutero, procura yma fragilidade( brexa) ñara se manter na sua doutrina.
Argumentos refutados no vídeo,próximo...
@@leandrofrancisco2860 foi? Me responde então!
Eu entendo que quem rompeu foi a instituicao "igreja católica" com as escrituras. O protestantismo só foi uma tentativa de regressar ao evangelho genuínamente bíblico.
A igreja católica não é dona do termo igreja, nem católica. Chego então a entender que só houve dissociação entre tais igrejas a partir da reforma. Portanto, pra mim, ambas tem a mesma idade.
Também vejo assim. Tanto algumas denominações cristãs protestantes quanto a católica romana são comunidades (não chamo denominação, mas de comunidade) genuinas. Essas comunidades tem idades diferentes, mas a fé cristã tem 2 mil anos de tradição. Todo cristão é católico apostólico ( faz parte da igreja universal apostólica)
Finalmente alguém com um comentário inteligente.
Seu argumento é fraco porque religião não é ciência. Além disso, a igreja católica descende de Jesus e dos apóstolos, e não de um rebelde.
O judaísmo e o hinduísmo são ciências também? E outra coisa, sua ideia de que não dá para comparar uma coisa com a outra é inviável. É uma ANALOGIA, e isso não depende da sua vontade. Segundo, Cristo fundou a igreja "católica", universal, não a igreja Católica Apostólica Romana. Não confunda Jesus com Constantino, embora o imperador tenha sido apenas um dos pontos na infinita reta de distorções que levou a igreja Católica para longe da verdade.
@@tcosta6046 me mostre um documento ou fato histórico que diga que Constantino fundou a igreja católica 😒
@@DanielSilva-xd3hkse não foi constantino Jesus também não foi!
Que vídeo!!! Pelamoooor!!! Esse canal só melhora!
Senhoras e senhores vamos ter uma nova reforma protestante, agora é a reforma da reforma
Senhoras e senhores vamos presenciar mais uma fundação de uma denominação católica
A igreja católica precisa se reformar, o que mudou foi só que que eles não podem mais matar pessoas, de resto tá a mesma coisa, mas acho que a reforma não irá acontecer nesse sistema
@@rodrigooliveiira605 a Igreja católica matou "sim", tanto quanto a reforma em relação aos Anabatistas, em relação a anglicanos contra os puritanos, protestante contra protestante, por isso que tem uma nação chama EUA, aí quando chegaram lá coitado dos índios, sofrerão da mesma perseguição, isso não é opnião é história, em toda as colônias protestantes tiveram ou tem apartheid. isso é só um pouquinho, tem mais.
@@quefoi814 que eu saiba em relação aos anabatista foi por causa de políticas não de religião, e eu não me ofendo com você dizendo isso, mesmo que as idéias da reforma seja certa a luz da Bíblia, eu não sigo protestantismo, tô fora dos sistemas religiosos, certeza que se Jesus Cristo estivesse de fato nessas pessoas tanto católicas ou protestantes essas histórias sangrentas não teriam ocorrido, até no Brasil nos últimos séculos tiveram mortes por causa dessa briga
@@rodrigooliveiira605 anabatista foi por causa de políticas? karai
Onde na Bíblia está escrito que a Bíblia é a única fonte de fé?
Se não foi a Igreja Católica que fez o cânon bíblico, quem fez? Onde foi parar a Igreja que fez isso?
José Guilherme Dellamano Ele já fez um vídeo falando disso, e existem um milhão de versículos q afirmam q a Bíblia é suficiente para o conhecimento a respeito de Deus, vai procurar já q é vc q está interessado e não sabe, ninguém vai procurar pra vc!
Lucy, na verdade não existe isso na Bíblia. Porém existe um versículo dizendo que Cristo entregou as chaves do céu para Pedro.
José Guilherme Dellamano Wow, não é atoa q vcs adoram ele ao invés do próprio Deus, afinal, o cara é top das galáxias tem até a chave do Céu hen?? Agora sim! “-Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
2 Timóteo 3:16" claramente afirmando q ela é suficiente para se praticar boas obras, talvez ele esqueceu de acrescentar a tradição da Santa igreja do deus Pedro né? Um pequeno erro de Deus no momento de inspirar a Bíblia, talvez tivesse distraído..
José Guilherme Dellamano esse imbecil do vídeo aí, deve pensar que foi Lutero ou Calvino...
Isso é um IMBECIL !!
Kkkk mano ler isso é deprimente
Jesus falou "Pedro. sobre essa pedra construirei minha igreja, e o poder Do mal nuca irá destruila"
Aí eu pergunto. quem quer destruir a verdadeira igreja de Cristo?
Kkkkkkkkk se ler a Bíblia, não se refere a igreja católica.kkkkkkkkkkkk.pega os mandamentos e compare , os filhos de Deus conhecem e praticam os mandamentos,inclusive de êxodo 20.
A pedra não é Pedro, mas sim sua confissão. Pedro não é o papa, pai de todos, nem infalível.
Leia Mateus 16.23
Mateus 18.15,16,17,18
Veja que ele é falível, mesmo depois da descida do Espírito Santo, Pedro não é visto como representador de Jesus Cristo na terra, nem infalível.
Galatas 11 em diante
1 Pedro 2 em diante
@@rafaeljunio6640tu tenta acreditar nessa sua mentira, prepotência leva ao inferno.
Jesus fundou a igreja católica, ou católica foi fundada por causa de Jesus?
@@phill4242 inferno é achar que igreja salva UHAHUAHUAHU, nenhuma igreja salva meu caro. Muitoooooooo menos a católica que ja faz uma hipocrisia danada com venerar e adorar Maria.
Não é questão de Tradição por Tradição... Acontece que a providência divina não abandonaria sua Igreja. Mas recomendo que leiam a bíblia, foi justamente ela que me fez Católico.
Não foi Deus que abandonou a igreja,foi a igreja católica que se desviou da verdade com seus dogmas e heresias e julgamentos levando milhares a MORREREM NOME DE DEUS
Então está sendo um herege, pois a Bíblia está emcontradição com o que o Catolicismo ensina.
@@leonardoandrey4816 Sempre teve,catolicismo Romano da ouvido a espíritos enganadores e a doutrina de demônios
@@eudesdarochacavalcanti836 Se a quem você se refere é o Espírito Santo e a doutrina de que nosso único mediador é Cristo, concordo com você. Agora provar que sempre existiu igreja católica da difícil pra você kkkkk
@@leonardoandrey4816 SEMPRE é meu surreal,,pretensioso dizer que começou com Jesus mas quem tem DINHEIRO e Poder diz o que quer ,vende-se a imagem
que quer e o povo compra,O DONO DA SEARA TA VIAJANDO,EU QUERO VER QUANDO ELE VOLTAR É BUSCAR A SUA IGREJA ROTULADA DE CATÓLICA, SEGUNFOBA PROPRIA IGREJA CATOLICA,QUE DIX SER DONA DA BIBLIA É DO PRÓPRIO JEDUS ,VAMOS VER SE DINHEIRO COMPRA TUDO MESMO
Você dá cada aula fantástica cara... e o melhor, sem nunca apelar pra baixaria. Parabéns.
0:45 a 1:27 - É muita cara de pau... Essas religiões aí ACREDITAM EM COISA DIFERENTE! Em outros deuses, negam Jesus e tudo mais... Ou vc vai dizer que Jesus abandonou o mundo por todo esse período??
DEZ RAZÕES BÍBLICAS PORQUE NÃO SOU CATÓLICO APÓSTOLICO ROMANO.
I - A igreja de Cristo não nasceu em Roma, mas em Jerusalém.
a. O catolicismo romano nasceu somente em 325 d.C. com o concílio de Nicéia, promovido por Constantino, imperador de Roma. Ela recebeu esse nome em 381 com o imperador Teodósio.
b. A bíblia revela que o início da igreja cristã foi trezentos anos antes em Jerusalém, e não em Roma. Lc. 24: 47-49; At.1:4, 8, 12-14; 2: 1-5, 37-47.
II - A autoridade da bíblia está acima da autoridade de qualquer igreja.
a. A igreja católica em 1546 colocou a tradição da igreja em pé de igualdade com as escrituras. Isto significa que só a igreja romana determina o que é verdade e o que não é na bíblia.
Exemplo: No século IV a igreja romana estabeleceu as orações pelos mortos e sinal -da- cruz feito no ar. No ano de 1100 d.C. introduz na igreja o culto dos anjos.
b. Mt.15:3; Mc.7:13; II Tm.3:16. A bíblia tem autoridade suprema e não a igreja. Devemos aceitar a verdade da palavra de Deus e não uma interpretação particular de uma entidade. I Co.4:6; Ap.22:18
III - A história da igreja e acima de tudo a bíblia nos ensina que só devemos aceitar 66 livros da escritura como inspirado por Deus e não 73.
a. Os 7 livros a mais na bíblia católica foram acrescentados em 8 de Abril de 1546 no Concilio de trento (1545-1563). São estes os livros: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, A epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel.
b. Wayne Grudem alista 4 fatos que comprovam que você não deve recebê-los com Palavra de Deus.
b.1. Eles não atribuem a si a inspiração divina; b.2. Não foram considerados como palavra de Deus pelo povo judeu; b.3. Não foram considerados como escritura por Jesus nem pelos escritores do novo testamento; b.4. Contêm ensinos incoerentes com o restante da bíblia.
Exemplos: Baruc diz que Deus ouve as orações dos mortos (3.4); II Macabeus pede desculpas por seus erros, 15:36-39.
IV - Seguir o Catolicismo é praticar espiritismo, que é condenado por Deus.
a. A partir do momento que os sacerdotes católicos ensinam os seus seguidores a intercederem a Maria, João, José, Pedro ou a qualquer outro que está morto. Ensinam praticas espíritas que é consultar os mortos.
b. Deus condena veementemente consultar os mortos, Dt.18:9-14; Is.8:19-22.
V - A idolatria é um grande pecado diante de Deus.
a. O 3° catecismo-p. 75 da igreja católica ensinam que se deve prestar honra e veneração às imagens de escultura.
b. A imagem de escultura que é o mesmo que ídolo é condenado expressamente por Deus, Ex.20:4; Dt.7:25-26; Hc.2:18-19; Os.4:12; Mt. 4:10.
VI - O batismo é uma confirmação de fé e não um meio de Salvação.
a. A igreja católica ensina que o batismo infantil deve ser realizado como meio de salvação. Acredita-se que se a criança morrer sem se batizar, irá para o limbo e ficará numa sombra eterna sendo considerada pagã.
b. Segundo a bíblia o batismo trata de um ato de obediência que expressa fé do batizando em Cristo. Uma criança não tem entendimento suficiente para obedecer e expressar sua fé em cristo. Aliás, o próprio salvador foi batizado aos 30 anos de idade, Lc.3:21-23; Mc.16:15,16.
VII - A palavra de Deus me ensina que só Jesus não cometeu pecado algum.
a.Hb.9:28.1. O ensino católico diz que Maria a mãe de Jesus foi uma mulher que não cometeu pecado algum.
b. Em Lc. 6:46-47 A própria Maria declarou-se pecadora como qualquer outra pessoa. Em Lc.2:22-24, ela mesma se incluiu no sacrifício de um par de rolas pelo seu pecado.
VIII - Jesus é o único intercessor entre Deus e os homens.
a.I Tm.2:51. A igreja católica coloca Maria e muitos outros como intercessores entre Deus e os homens.2. O próprio Jesus nos ensinou que Devemos pedir ao Pai em Seu Nome, Jo. 15:16; 16:23, 34.
IX - Cristo é o único e grande fundamento da igreja.
a. A história revela que o papado foi instituído com fins políticos. O primeiro papa foi Leão I (440-461d.C.) e não Pedro. O título de papa não existe na bíblia, Ef. 4:11.2. Usa-se Mt. 16:16-19 para afirmar-se que Pedro foi o primeiro papa. O termo usado por Jesus para Pedro é pedra. Contudo a palavra no grego é “petrós”. Jesus empregou-a com o sentido de “pedrinha”. Já para a palavra pedra, da frase “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Jesus usou o termo grego “petras” para designar rocha (grande pedra). A bíblia ensina que Pedro não passa de uma pequena parte da edificação. Ele mesmo escreveu que Jesus é a pedra de esquina, I Pe.2:4-10.
X - Salvação Eterna só em Cristo Jesus.
a. Para o catolicismo, as boas obras ajudam na salvação.
b. Tal crença despreza o grande amor de Deus. Somos salvos pela graça e não por méritos pessoais. A bíblia nos dá grandes respostas sobre a doutrina da salvação:
b.1. A salvação só vem de Deus, Is.12:2; 25:19; I Tm.4:10; b.2. Salvação só por meio de Cristo. Jo.10:9; At.4:12; Rm.5:1,9; I Ts.5:9; b.3. A salvação é um dom imerecido de Deus, Jo.3:16; Ef.2:8, 9.
“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade”. II Cor. 13:8
Leo muito bem! Vc acertou na historiografia católica! Agora me diz, quem foram as pessoas que compilaram a Bíblia que você lê? Foram bispos e cardeais, ou pastores evangélicos? Refute isso e eu te dou 5 razões pq eu não sou protestante.
Saulo Camargo Isso é o de menos, meu caro. Deus é Soberano e Ele age como quer (se foi por meio do catolicismo que assim Ele o quis, ótimo, isso não é mérito humano, seja quem for. Deus não deve nada a ninguém!). Ele usou até uma mula para falar com um homem certa feita. E você mesmo concordou com as verdades embasadas nas Escrituras que o Léo expôs acima quando disse: "Muito bem Léo!". Portanto, da pra concluir que quem compilou a bíblia, ao longo dos séculos, se corrompeu, pois a verdade exposta acima é clara - e muitas coisas não condiz com o que o catolicismo prega.
Davi matou um homem, mas se arrependeu e foi considerado homem segundo o coração de Deus. Os doze apóstolos eram pessoas cheias de defeitos, e até problemáticas. E nem por isso Deus deixou de usá-los.
Nunca vi tanta ignorância em um só comentário, se a "igreja primitiva" é diferente da Igreja Católica, oque aconteceu com a "igreja primitiva" ? Outra se a igreja guardou a bíblia durante 1500 anos porque ela só colocou livros em 1546 ? Lutero era católico, padre, os luteranos tem, ostiais, amor aos santos. Se a sola scriptura da poder a todos a inspiração divina de interpretação, porque tantas interpretações diferentes do mesmo livro feito pelos protestantes ? me responde ai por favor, e eu lhe tratei com educação espero o mesmo de você!
Leo man, você arrebentou !
Irmão, respeitosamente, digo: seus argumentos são pífios. I- Você usa a falácia do espantalho: ninguém deu o critério da "idade" da tradição por si só. Isto é, o judaísmo não pode ser evocado como mais legítimo simplesmente porque a Igreja foi fundada por Cristo. Assim, como você bate num espantalho, até 1:50, ignoremos. II. O que é "facilmente refutável" na teologia católica? Pode apontar? Aqui, é curioso. Embora critique o espantalho (por você mesmo criado), ao dizer que "idade" não traz legitimidade, apela, pouco depois, à QUANTIDADE: "Esses 500 anos de reforma protestante (...) tem refutado muito do material católico. Isso você vê pela quantidade de literatura evangélica...". Sei que você apenas deu como referência, para dizer que devemos buscar o material, certo? Contudo, meu caro, isso não é argumento contra o catolicismo de maneira alguma, deve convir. As coisas devem ser analisadas pelo seu mérito pessoal e não por seu alinhamento à tradição anterior? A questão é que, se ao contrário do que você reputa como método kuhniano, a religião, de fato, é marcada por outro tipo de relação, pra que você citou o método científico? Diga-me: se confia no sola scriptura (o que não tem sentido algum - onde está na Escritura que só se deve recorrer a ela?), então eu posso rechaçar os Catecismos de Lutero e seus demais escritos? E Tessalonicenses 2, 15? Sinceramente, o vídeo é aberrante. Deus te guarde.
Que Deus te abençoe Yago, que Ele te dê a cada dia mais sabedoria e te esvazie de orgulhos ou convicções próprias e te encha das convicções do Espírito. Vc já tem mostrado essas características nos seus vídeos e como resultado almas estão sendo salvas e edificadas. Yago muito obrigado por se esforçar p espalhar a salvação que só Cristo pode trazer e demolir qualquer força q se opõe a única verdade.
EU TE FAÇO UM DESAFIO YAGO, DIGA-ME ONDE ESTÁ A IGREJA PRIMITIVA? ONDE ENCONTRO-A? O QUE ACONTECEU COM ELA? ME RESPONDE!
A igreja de cristo surgiu em jerusalém e não em roma.
"Por isso o REINO DE DEUS SERÁ TIRADO DE VOZ"Já leu isso David? Já leu a carta aos Romanos? "E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, (Romanos 11,16-17)"
Davi, quero sabe agora o que a Alemanha e a reforma tem a ver com Cristo!
Moacir Shepper a igreja primitiva existe até hoje naqueles irmãos que se reúnem unicamente ao nome do Senhor , seguindo a doutrina dos apóstolos,
não é nem essas evangélicas com nomes diferentes cada uma, nem a católica romana e suas tradições
Dri, ok, por favor, diga-me por caridade onde encontro essa Igreja Primitiva e me responda se eles usam a Bíblia.
Um questionamento, se por acaso a argumentação da reforma se mostrar indubitável e a livre interpretação da bíblia seja a nova religião cristã. Não estaria a igreja católica também inserida nesse argumento? Ou seja, que ela seria como toda igreja reformista tendo sua interpretação particular. Qual o problema com o catolicismo então? Afinal ele passa pelo crivo da argumentação protestante sem nenhum problema. Para quê ficar atacando desse jeito? Me parece que a própria essência da existência protestante é bater no catolicismo, mesmo que em última instância ele encaixe na argumentação reformista como qualquer outra igreja.
Agora, comparar o desenvolvimento da religião com a teoria das revoluções cientificas de Thomas Kuhn foi bizarro e despreparado, foi um total relativismo religioso com consequências serias para o cristianismo como um todo, melhor repensar isso aí.
João Pedro Pepê Livre exame, não livre interpretação. São coisas distintas. A interpretação protestante faz uma exegese a partir do texto, não da tradição, mas não é livre de forma alguma. O exame do texto é livre, sua interpretação não.
"O exame do texto é livre, sua interpretação não." Exatamente! Isso ainda corrobora o que eu disse! Isso considerando que exegese não tem interpretação, porque senão a frase não faria sentido, livre exame esta colocado como somente examinar sem interpretações, todavia essa ainda não é minha pergunta.
O problema é o sola scriptura. A igreja católica não tem seus dogmas derivados exclusivamente da bíblia, mas também de uma tradição oral passada pelos séculos. Isso deu margem para o surgimento de dogmas não bíblicos. Por isso, os protestantes atacam tanto os católicos, por eles, os católicos, possuírem mais de uma fonte de autoridade. O catolicismo não é apenas mais uma interpretação da bíblia, é uma interpretação da bíblia mais um conjunto de outros dogmas não bíblicos, ouso dizer que alguns desses dogmas são , inclusive, anti-bíblicos.
João Pedro Pepê
Não passa no CRIVO não
esse é o problema.
É MUITO SÉRIO ISSO, SE OS CATÓLICOS ESTIVEREM ERRADOS NESTA INTERPRETAÇÃO, CORREM O RISCO DE ESTAREM DESAGRADANDO A DEUS e achando que estão agradando
Pode ter consequências gravissimas, e pra toda eternidade !
Êxodo 20 diz . Não fará para ti imagem de escultura, nem imagem do que há na terra, nem no céu e no mar. E a elas não prestará Culto e nem se prostará diante delas.
Esse é o primeiro mandamento e já é quebrado
Isso é muito perigoso. Se vc já leu as escrituras DEUS pediu para não fazer isso de jeito nenhum. Porque esse éra os costumes dos povos pagãos. De onde o povo de Israel ia tomar posse da TERRA.
E pelo menos da minha parte não é ATAQUE. é preocupação com os Irmãos.
Entenda.
Quem está no CÉU, e todos nós estamos aguardando a sua segunda vinda . JESUS. certo.
Então segundo o primeiro mandamento, eu não posso fazer, nem me prostar, nem diante da imagem de JESUS.
É MUITO SIMPLES ESSA INTERPRETAÇÃO. TA ESCRITO DE FORMA FÁCIL E CLARA.
Muito bom Yago 👏👏👏 .. Os primo fica doido rsrs
Simplesmente incrível, continue com a boa argumentação pr. Yago
Bom dia . A teoria da Sola scriptura que ele fala tem na Biblia
Na verdade não, eu procurei outros comentários e até respostas, o na verdade a bíblia cita algumas outras fontes de fé. Como por exemplo a tradição oral que foi a forma como as boas novas foi repassada aos discípulos.
Cada vez que escuto vc falar mais tenho certeza que a igreja católica é a igreja de Cristo. Obg por sua contribuição!
Tu acredita em bitcoin hauahau
@@mildo588O que vc não entende é que o VERBO/PALAVRA é dada à IGREJA, mas não é dada ao entendimento e inspiração particular de cada um para que saia fazendo tudo segundo seu discernimento privado, como fazem os fundadores de seitas entre vocês. (2° Pedro 1, 20)
A IGREJA dos mártires, dos santos, dos papas e bispos, definiu o cânon bíblico que vc tem aí na mão no século IV em 393 no concílio de Hipona, sendo Dâmaso o papa conciliar. Mas vcs, caluniosamente afirmam que a IGREJA CATÓLICA é a Igreja pagã criada por Constantino. Mas olha só a incoerência:
CONSTANTINO/IGREJA "PAGÃ >> ano "313
CÂNON BÍBLICO/PAPA >> Ano 393
Então me diga, essa biblia do N.T que vc tem em mãos é inspirada por Deus, sim ou não? Certamente vc dirá que sim. Muito bem! Eu tb creio que estes escritos são sagrados e são inspirados pelo Espírito Santo.
Então, por lógica, ou vc admite que a IGREJA dos papas e dos bispos é a IGREJA de Cristo, e definiu em 393 como sendo escrituras sagradas essa mesma que vc tem em mãos, ou então continue afirmando que a IGREJA dos papas e bispos é uma igreja pagã criada pelo imperador, e jogue essa biblia "pagã" no lixo. Imagine, vcs "santos e irrepreensíveis", vcs que empunham a biblia e ficam berrando autoridade bíblica aos quatro ventos iriam usar uma Bíblia compilada por uma igreja pagã??
Pode berrar e espernear se quiser, mas não adianta. A história depõe drasticamente contra os filhos da rebelião protestante.
O protestantismo e a sola escriptura é como o esforço de um homem ficar de pé sobre os próprios ombros.
Se você tá se tornando cada vez mais católico,. desculpe, mas você definitivamente não tá escutando ele falar KKKK
Os caras fazem forças para continuar cegos e burro de carga, negando evangelho.
João 5:37
O Pai que me enviou...
João 7:16
Respondeu-lhes Jesus: “A meu ensinamento não é meu, e sim, daquele que me enviou...
Jesus anunciava o evangelho conforme o ensinamento do pai (Deus), aos seus discípulos e apóstolos para que eles passassem para outros.
Em nenhum momento os ensinamentos deles ensinaram a rezar a Maria, pedir bênçãos a Maria, Pedir que Maria rogasse por nós e nunca Maria subiu até os céus pois nem Maria subiu aos céus, isso significa que ela morreu como uma mulher comum, pois até João o discipulo de Cristo disse:
João 3:13
Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser Aquele que veio do céu: o Filho do homem que está no céu.
Diante desses fatos daqueles que estavam presentes aonde os padres não existiam não estavam lá diante de Jesus, Maria, Apóstolos e Discípulos que presenciaram com seus olhos tudo e apredenram diretamente com Jesus.
Faz um vídeo em defesa da crença em Maria conforme a doutrina católica. E o porque a tradição não confere com os ensinamentos de Jesus que foi dado pelo pai para ele passar aos seus discípulos e apóstolos.
A diferença é que uma foi fundada por Cristo e a outra por Lutero.
Vocês nunca refutaram a igreja católica, na realidade vocês criam um espantalho dela na cabeça de vocês e começam a bater, mas nunca procuraram sequer estudar e compreender a mesma.
Protestantismo é uma torre de babel, um esforço humano de se tentar alcançar o céu, se colocando no lugar do próprio Deus fundando "igrejas" e rejeitando a verdadeira igreja do próprio Cristo, e como a torre de Babel que caiu e gerou confusão e divisão, assim foi o protestantismo onde ninguém se entende, e onde não ha nenhuma concordância de fé, a única fé em comum nesse meio é o anticatolicismo.
Todos(Protestantes) dizem ter o espírito santo, mesmo um e outro pregando um Jesus diferente em cada esquina. Mas lhe pergunto, pode o Espírito Santo de Deus se contradizer? Por acaso há varias verdades?
“...Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não resistirá."
(Mateus 12:25)
Há uma só verdade, um só Cristo, e uma só igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana!
Nossa igreja não foi fundada por homens, foi fundada pelo próprio Deus que se fez homem.
Procure falar de coisas que você realmente entenda, para não ficar disseminando mentiras pela internet.
"Creio nos Evangelhos porque a Santa Mãe Igreja me manda acreditar neles.
Na medida em que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo.
Eu não acreditaria no Evangelho, se a isso não me levasse a autoridade da Igreja Católica.
Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue.
A Igreja é Santa, a Única Igreja, a Verdadeira Igreja, a Igreja Católica, lutando sempre contra todas as heresias. Ela pode lutar, mas não pode ser derrotada. Todas as heresias são expulsas por ela, como os galhos pendentes são arrancados de uma vinha.Ela permanece presa à sua raiz, em sua vinha, em seu amor. As portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Vacilará a Igreja se vacila seu fundamento. Mas poderá talvez Cristo vacilar? Visto que Cristo não vacila, a Igreja permanecerá intacta até o fim dos tempos.
Um homem Cristão é Católico enquanto vive no corpo; decepado deste, torna-se um herege. O Espírito não segue um membro amputado.
Fora da Igreja Católica pode encontrar-se tudo, menos a salvação. Pode-se ter honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o 'Aleluia', pode responder-se o 'Amém', pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusive, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja Católica, pode encontrar-se a salvação."
(São Agostinho)
romario alves de souza belíssima resposta amigo...👏👏👏👏👏👏👏
Que Deus te abençoe...🙏
Eu não sabia que o nome de Constantino era Cristo, que interessante! Quando foi que Jesus esteve em Roma? Não há provas históricas convincentes de que Pedro esteve em Roma, Jesus e Roma são incompatíveis em essência, são como água e óleo, não se misturam, a Igreja de Roma, é uma religião Sincretista, (Que mistura elementos pagãos da cultura religiosa do Império romano) Pagã em essência (Com direito até a uma "Deusa", não é interessante que Maria tenha mudado-se justamente para Éfeso, casa e local de Romaria a Diana? rsrsrs) Idólatra (sem maiores explicações rsrsrs) Perseguidora, Assassina (idem para comentários) e com uma proposta, que nunca foi a do evangelho, a de ser uma religião formal e dogmática. Em síntese, a Igreja de Roma, nos aspecto religioso cristão, é só mais uma instituição religiosa codinominada igreja, e não é nem a mais antiga, existem pelo menos 3 mais antigas que ela, no ponto de vista religioso institucional, a sua "tradição" apóstolica, tem tanto valor quanto a do "Apóstolo Waldomiro", rsrsrs, e do ponto de vista do que ensina o "Sagrado" Magistério, sobre a sua tradição, é O MAIOR ESTELIONATO RELIGIOSO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE!
A igreja católica, foi fundada por Constantino, Jesus é um mito, derivado de mitra e oros
Assim como o catolicismo tem direito a expor suas defesas, e assim tem sido feito. O protestantismo também tem esse direito e dever... Lendo os comentários, vejo irmãos católicos que na falta de argumentos partem para ofensas... O diálogo é bom e saudável, e ao que parece algumas pessoas veem um duelo esperando para ver que vai vencer...
Sola Fide, o grande erro do protestantismo.
E assim os protestantes levam isso ao pé da letra, só fazem levantar as mãos dizendo terem fé, acham que já estão salvos mas fazerem boas obras e amarem ao próximo, poucos conseguem!!!.
Não podem ver uma moeda de 1 real.
Por isso escreveram aquele livro: "A Ética protestante e o espirito do capitalismo"
Airton Barros só ler Efésios 2:8
Não vou generalizar, mas esses católicos que partem para a ofensa não foram regenerados pelo Espírito Santo e por isso deveriam se calar.
Airton Barros cara, vc realmente não sabe o que significa sola fide msm
Alexandre Rolim.
Acho bom vocês protestantes abrirem mais seus corações, para que se resplandeça a luz do entendimento da VERDADE IMUTÁVEL QUE É DEUS no coração de vocês, sim, porque quando você se apega as letras, surge o mal costume de apenas lerem um único versículo e assim se esquecem de que um bom entendimento sobre o contexto DEPENDE UNICA E EXCLUSIVAMENTE do modo correto de se ler boa parte do texto para se ter um entendimento claro e correto sobre o que o autor está querendo passar.
Efésio 2:8 é apenas um versículo de toda Efésios 2, e para se ter um entendimento correto deve-se lê pelo menos 5 versículos antes e 5 versículos depois do 2:8.
Vamos lá.
Ora, o autor diz que pela fé se deve iniciar o principio do entendimento sobre do VERDADEIRO EVANGELHO porque a Fé é a premissa para se iniciar qualquer ato nessa vida, mas note que após esse versículo ele diz que dando seguimento a Fé obteríamos o Verdadeiro entendimento para fazermos as boas obras que o Cristo nos pede, portanto:
1- A Fé é apenas a premissa,
2-O entendimento verdadeiro da Mensagem do Cristo é o ponto de fusão, e
3-A prática das boas obras é o fechamento dessa grandiosidade trinitária.
conclusão:
apenas a fé é EGOCENTRISMO;
Apenas as obras é EGOCENTRISMO;
Mas só com com o Verdadeiro entendimento sobre a Mensagem é que se pode ter Fé e praticar as obras de forma correta.
Paulo rejeita apenas a Fé como também rejeita apenas as obras, mas nos diz claramente que a prática dessas duas ações é o puro entendimento da verdadeira mensagem do evangelho e que só essa duas salvam.
Vejam o versículo 10, especificamente.
Ele não poderia está ratificando apenas a fé como meio de salvação se no versículo 10 ele também diz que "criados em Cristo Jesus" somos aptos a fazer as boas obras.
Segue os versículos:
Leiam tudo por favor!.
=====================================================
Efésios 2: 6-11
======================================================
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
*Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.*
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Efésios 2:6-11
Abraços a todos.
Não tenho vínculos com nenhuma instituição dogmática religiosa.
Falou, falou e não disse nada!
Meus irmãos, sou Católico e acho que antes de ficar nessa briguinha miserável de quem está certo está está errado, devemos é nos retirar à nossa insignificância teórica e orar a Deus e pedir perdão por nossos pecados. O errado ou certo quem julga é DEUS; ninguém mais! Católicos: parem de atacar os protestantes. Protestantes: não somos inimigos, parem de nos atacar.
No dia do Juízo, todas as máscaras cairão.
Um grande abraço e fiquem todos com Deus.
Que comentário sábio! Coisa maravilhosa!❤
Ae cara gracas a Deus por sua vida, alguem sensato¡
Parabéns, Yago! Estava na hora de alguém responder esses boçais que se dizem cristãos católicos no RUclips.
Nada é mais claro para a História que cada herege criou um cosmos inteiro sozinho que foi completamente destruído pelo próximo herege. Duas coisas sabemos com certeza. Primeiro, que Nestório, um herege, ensinou algo bem diferente que ensinava Ário, o herege que veio antes dele. Leia-os, ao invés de louvá-los, e verá que todo o universo deles se apoia ou se demole com a deidade[... ] Não! O livre-pensador não destrói o Cristianismo. Ele destrói o livre-pensador que veio antes dele. Livre-pensamento pode ser inspirador e sugestivo, mas tem uma coisa que o livre-pensamento jamais será, o livre-pensamento jamais será progressivo. Ele jamais será progressivo pois não pode aceitar nada do passado. Ele começa do zero a cada geração. E toda a vez em uma direção diferente[...] Não! Só há duas coisas que realmente progridem. E ambas aceitam acumulação e autoridade, elas podem crescer mais ou menos, mas elas permanentemente avançam em uma direção definida. Elas são as únicas duas coisas que parecem poder progredir. A primeira é ciência física pura e a segunda é a Igreja Católica[...] - A Esfera e a Cruz por G. K. Chesterton
Chesterton não conhecia a tradição Ortodoxa Bizantina, Copta de Alexandria e etc...
Manda o atual Papa "moderninho" ler esse texto pra ver o que ele acha kkkk.
Parabéns Yago.
Por que razão, em vez de inventar argumentos que você nunca encontrará na literatura apologética católica, como essa história patética de que o Catolicismo seja verdadeiro, em detrimento do Protestantismo, por ser mais antigo --- isso seria um "argumentum ad antiquitatem" infantil ---, você não pega um livro do apologeta Dave Armstrong, como o "Está na Bíblia: os versículos católicos", que, inclusive, está em promoção na editora Ecclesiae, custando apenas 24,95 (ecclesiae.com.br/esta-na-biblia), ou algum dos livros católicos contra o Protestantismo que disponibilizei, gratuitamente, no meu blogue: fabiosalgado.blogspot.com.br/2017/06/livros-catolicos-em-portugues-contra-o.html ?
A reforma não é uma descontinuidade, mas sim uma mudança de rumo, portanto o período anterior deve ser considerado na existência do protestantismo. A Igreja Anglicana por exemplo existia antes de unir-se à romana, quando se separa volta a ser independente. A igreja grega é mais antiga que a romana.
Não houve "reforma" e sim REVOLUÇÃO ou REVOLTA protestante
Justamente pois houve uma QUEBRA de continuidade, que nada tem a ver com os exemplos citados (seita anglicana e igreja grega)
Tem mta seita protestante judaizante !!!!!!!!!!!
E essas não devem ser seguidas.
E estão erradas.
WILL como VC sabe se é seita?
Seita vem do Latim *secta* que significa "dividir" ou "partir" ... Ou seja, é um grupo que se separada da Ideologia em que pertencia, pois seus pensamentos se tornaram diferentes.
Ex: a Igreja Primitiva foram considerados uma Seita Judaica. Já que a maioria dos Judeus não concordavam que Jesus eram o Cristo, os judeus que acreditavam em Jesus se "Separaram", se "Dividiram" dos Judeus, por tanto se tornaram uma Seita.
Os protestantes também. Quando Lutero iniciou a reforma protestante, as pessoas que se separaram da Igreja Católica foram considerados uma Seita Cristã.
Seita não quer dizer que são mal e tals, apenas que tem outras linhas de pensamentos diferentes.
Se o protestantismo atual se desviar muito da palavra, porque não fazer uma nova reforma da reforma?
Fica ai uma reflexão.
E...?
Católico é um ser engraçado, eles acham que têm o monopólio de Jesus, para você falar de Jesus tem que pegar uma licença com eles se não eles te "processam".
Já começou o vídeo errado, não é pela antiguidade (tempo) apenas e sim pela sucessão apostólica que não foi quebrada em 2 mil anos, ou seja a tradição primitiva foi mantida, e vc sabe bem que queremos dizer isso quando citamos 2000 anos, seja honesto em suas afirmações
E viva a santa igreja católica apostólica. Paz de Cristo irmãos.
Ok.
Quer dizer então que que so preciso de uma biblia escrita por católicos, e fasso a minha própria igreja e fasso tudo o que quero e o resto que se dane...
2000 anos de tradição pesão mais que meros 10 a 300 anos de protestantismo.
E vamos concordar que ja ficou chato quelquer um criar sua própria igreja, e muitas vezes ter so heresia.
Sinal que não viu o vídeo nem entendeu
a igreja nao foi feito por catolicos jovem, hahaha primeiro que a biblia foi escrita em hebraico, oi? ou seja se fosse escrita, ja seria em latim. Os seguidores de Pedro talvez criou a igreja católica, proximidade aos romanos.
Catolicismo vem de JESUS CRISTO e aí está mas de 2000 que Cristo deixou a Igreja Católica Apostólica Romana para todos !!!!!
5:40 se refutou então pq a Igreja Católica ainda está de pé??
O judaísmo e outras religiões pagãs também foram refutados, e nem por isso deixaram de existir em um passe de mágica. Seguindo a mesma lógica, se o protestantismo foi refutado, porque ainda está de pé? Fraquinha essa, hein
Porque protestantismo é uma religião criada por Satanás para dividir aprova em inúmeras seitas protestantes que existem hoje e não venha com essa hipocrisia e dizer que os outros não são católicos não são Protestantes que isso já foi reportado e todos vocês sabem que não há unidade entre vós
A igreja católica é a meretriz do livro de apocalipse
@@augustoklais5393judaísmo pagão?
Sou só eu que não conseguir ouvir o vídeo por conta de uma frequência agudíssima de fundo?
Yago, que Jesus te abençoe muito, estamos juntos nessa luta pelo evangelho da PAZ, pelo qual Deus te usa para pregar, sem brigas, sem ofensas, é desta forma que se faz apologia, meus parabéns ! ^_^ Esse tema é fruto das minhas orações, continue falando em nome da Igreja, continue falando em nome de Cristo, nao pare ! :)
Coluna e sustentáculo da verdade....ela não se adequa a ao momento... não muda.... Cristo é o mesmo ontem hoje e sempre...viva a Santa igreja católica apostólica Romana...
Até pensei que vc tivesse fundamentos teologicos,cheguei a assistir p esperar algum conhecimento biblico,ou historico mas infelizmente vi um protestante massageando seu ego!!!?por acaso o induismo,judaismo... seguem a Cristo??para mudarmos de religião? meu querido, a igreja catolica é fundamentada,em (Mt 16,18) Pedro, isso nao é apenas biblico como tbm teologico, volte p seus livros!
O triste é que muitas igrejas ditas evangélicas debandaram para o lado das indulgências com a teologia da prosperidade se afastando dos 5 princípios da Reforma.
Parabéns Yago pelo seu trabalho aqui no seu canal
Ele fala da sola Scriptura. E A sola scriptura não está na Biblia.
Só queria saber quem organizou o Canon da Bíblia. Quem organizou a Bíblia que os protestantes lêem?
Qual é a doutrina da "Igreja Evangélica"? Gostaria de está estudando.
Alguém encontra por favor aonde está escrito a solo scriptura na Bíblia!!!....
então creia no que vc acha que deveria, nesse seu texto, crer na minha igreja que Maria é acima de Jesus, como a católica faz. Maria, rogai por nós pecadores. Ue quem morreu por nós, quem ficou na cruz do calvário, quem levou todas as dores consigo, foi Maria?
2 Timóteo 3:16 e Hebreus 4:12
Yago, vc escondeu de ponderar que o protestantismo nao é uma "igreja mais nova", mas sim a Igreja Reformada!! Nesse sentido, a igreja protestante tem 2.000 tbm, pois o periodo anterior à reforma tbm faz parte da igreja ( de ambas)
Muito direto e claro. Parabéns pelo canal
Alguém já tentou refutar São Tomás de Aquino, Santo Anselmo, Santo Agostinho?
Impossível, cara! Se alguém tentar, se converte. É por isso que o Yago morre de medo. E morrendo de medo, corre pras fontes e argumentos Banzollicas adulteradas sobre eles e outros pais da Igreja (como sempre).
Esses homens nunca foram católicos romanos
@@ryandimariae5959 Lucas Banzoli não adulterou nada eu já li todas as citações da Patrística que ele me trouxe e fui conferir em sites católicos e encontrei a mesma coisa
@@andrebernardesmiranda6147Claro que foram
Meu Deus!
😂😂😂
Os argumentos do Conde louppeux são mais convincentes do que o do Yago.
Esse sujeito é muito violento!!! Já o vi usando linguajar mais baixo que de criminoso, infelizmente...
Que sejam aniquilados os dois anos de tradição da igreja e que prevaleça a palavra de Deus, a doutrina do evangelho
Parabéns Yago, excelente video Deus abençoe seu ministério.
Imagino a "Felicidade" de Jesus em ver o povo debatendo pra saber quem tem a religião certa.
Será que no céu não terão judeus, católicos, protestantes e etc?
Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ninguém chega ao Pai se não através dele.
Mas o argumento do tempo se sustenta justamente na tese de que as ordenações dos bispos católicos ligam o fiel atual a Cristo... você não refutou esse aspecto, eu acho.
Tu és Pedro , e sobre está Pedra edificarei a MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela
O argumento é que o "sagrado magistério" nos deu a bíblia (Novo Testamento), e por isso deve ter prioridade em questão de autoridade. Se assim fosse, deveríamos ser judeus, pois eles nos deram o Antigo Testamento, que tem mais livros e são mais antigos, portanto, trabalharam mais.
Ciro Augusto Não deram não, existiam vários cânones judaicos.
Cláudio Brasil
Voce está falando do antigo testamento? Quais livros constituem a torá?
Calvinismo ou Arminianismo?
Qual sua linha de pensamento Hiago se é que estou correto na pergunta.
Estou perguntando por se esse o assunto que mais está sendo difundido entre evangélicos no meu convívio.
mendes mendes 👍
O Yago consegue se contradizer várias vezes em menos de 7 minutos. Disparado esse é o pior vídeo dele ( e o mais engraçado).
Ele sempre foi assim, é que vocês só perceberam agora.
izzynobre
Eles só percebem quando a Porto Alegre deles se divide no GreNal!
ogrande anjonegro Aponte as contradições.
Tradição errada tem mais é que ser rompida. Tô contigo, Yago.
Alguns católicos dizem q a igreja romana é a única igreja q Cristo deixou através de Pedro. Pode fazer um vídeo sobre isso por favor
Esse argumento trata-se de uma interpretação da passagem em que Jesus pergunta a Pedro quem Ele é (Jesus) e Pedro responde que Ele é o filho de Deus vivo, o Messias.
Sucede então que Jesus disse:
"...Tú és Pedro, e sobre esta rocha eu edificarei a minha igreja..."
O católico interpreta que Jesus está referindo-se a Pedro como a rocha.
O Protestante diz que a rocha é a resposta que Pedro deu a Jesus.
Pra entender melhor, leia Mateus 16: 14-18
Yago, como conclusão do paralelo com a epistemologia de Kuhn (3:58), você reconhece que o protestantismo é uma ruptura com o cristianismo, por assim dizer, mais antigo? Não me refiro só à fé católica, mas também a dos orientais e nestorianos. O protestantismo é uma ruptura com os 1500 anos de tradição anteriores?
Yago! Parabéns pelos seus vídeos. Sugiro bater menos na igreja católica e focar mais nas pseudo-seitas evangélicas que deturpam, na minha opinião, muito mais o evangelho e a teologia coerente e pautada na palavra de Deus. Abraço amigo!
Estêvão Brito Isso se da pelo fato de que estamos próximos do aniversário da reforma protestante. Agora que tá no primeiro ponto, ainda faltam mais 4 a serem abordados.
Isabela Araújo, não disse que não há falhas teológicas de interpretação e de adição nas escrituras, só que quando se assiste ao vídeo de forma descotextualizada parece um vídeo-resposta às críticas feitas pelos católicos, levando em consideração que devem haver muitos que se identificam com o canal, acho que pode ter sido um choque de realidade muito precoce. Não é uma discussão sobre quem é mais herege, é apenas uma sugestão à uma pessoa que eu admiro e que pode trabalhar cada vez mais para difundir um canal de extrema relevância como este.
Maluco Beleza mas se ajoelham e beijam as estatuas. E ainda fazem promessas.
Gomes Você não entende o significado das imagens para a profissão de fé católica, amigo. Neste teu comentário, eu li apenas uma crítica, sem levar em conta o real significado de uma imagem. Não se presta culto a elas, são apenas um símbolo (como a aliança do enlace matrimonial também o é e tem seu significado).
mtzandonadi Engraçado não vejo os apóstolos na igreja primitiva fazendo a procissão do santo Moisés, nem a imagem de "lembrança" do santo Abraão, ninguém indo com pedra na cabeça a Jerusalém depois de ter recebido uma graça da Santo Davi ou hinos de adoração ao Santo Isaque.
O único momento de pura raiva que Jesus Cristo teve deveu-se à cobrança feita para acesso ao templo. Sou Católico, ninguém me cobra nada para frequentar a Igreja, e muitas vezes nada pago de facto, nem por vezes durante a missa. Ninguém me julga ou vira as costas por isso. Ninguém quer saber. Se tem dá, senão a nada é obrigado. Diferente são os cultos evangélicos, que cobram 11% dos ganhos dos crentes. E aí de quem não pague, é excluído: "dá ou desce". Irmão Yago, estou errado?
Gostei disso, pode fazer um ano inteiro de vídeos falando desses assuntos que permeiam a igreja católica... Ta ótimo haha
Eu esperava escutar algo contudente do Yago, pois pela sua retórica demonstrar ter uma inteligência, porém não crítica, pois não se apropria do conteúdo do assunto que quer construir a crítica, fazendo comentários solto, aleatório. Quem sabem, um dia você chega lá.
Senhor Yago me mostra unidade de fé e batismo uma heterodoxia do protestantismo?
faz um debate com o Conte no terça livre !!! quem apoia da up !!!
Parabéns pelos vídeos e conhecimento. Incrível que o pessoal fala e se apega a cada porcaria nada bíblica e Graça a Deus vc mostra como ser um verdadeiro cristão, com paciência, muita sabedoria na palavra de Deus que somente a escritura temos que viver e seguir e amor somente ao nosso Salvador Jesus. Admiro muito o seu trabalho e que Deus continue ajudando e abençoando pq seus vídeos estão tirando muitos da era de "trevas."
Bom dia . A teoria da Sola scriptura que ele fala tem na Biblia.
A igreja de Cristo é espiritual, onde todo crente no sacrifício do filho de Deus compõe a estrutura, sendo o mesmo Cristo a pedra principal da construção.
Isso, pra bons entendedores, basta!
Graça e paz!
Excelente série de vídeos, continuem com o bom trabalho!
Jesus Cristo não nos deixou imersos nesse mar de incertezas e à mercê de nossa própria capacidade interpretativa que constantemente contrasta com a interpretação de meu próximo. Acreditar no corpo contínuo da Igreja não é só uma conclusão histórica, também é uma crença na providência divina de preservação da sã doutrina ao longo dos séculos.
Que espantalho tenebroso kkkkkkk nenhum católico jamais usa o fato da antiguidade como um argumento em si. Isso é, no mínimo, ridículo. Além disso, nenhum "teólogo" da "reforma" conseguiu refutar uma doutrina católica. Há várias tentativas, e frustradas. A quase todos os livros protestantes, algum tempo após, é lançado um livro de um autor católico destruindo os argumentos desse livro protestante lançado. Dave Armstrong e Scott Han está aí pra provar o que digo.
4:55 Se Jesus voltar daqui a 8 mil anos o argumento vai continuar sendo mesmo que você se recusa a aceitar : Que a igreja que você tanto critica foi fundada por dois apóstolos de cristo e teve um deles com bispo a mando do nosso próprio senhor(diferente da que você segue, que foi fundada por um herege no sec XVI), e que aquilo que você chama de novo testamento foi formado por essa mesma igreja através de concílios e discussões.
Ta em decadência, em, filhão. A cada vídeo que passa os argumentos estão mais ridículos
Guilherme Silva Aliás quem salva é Cristo os seus apóstolos ? Aliás a autoridade máxima hoje da palavra de Deus é o Papa Francisco ? Pois se a igreja católica a única e a verdadeira só por que é a mais tradicional então por consequência logo ele é Santo e a voz de Cristo e de Deus na terra. Parece absurdo o meu comentário, Mas do modo que vc reconhecem a AUTORIDADE da igreja católica então tudo leva a crer nisso. Pelo menos os protestantes assumem que não são divinos ou deixam entender isso. Ao contrário da igreja onde se diz que não podemos adorar imagens, mas tem monumentos em suas instituições e rezam para os "Santos" sendo que só é Cristo que é o único santo e digno disso.