Eu sou católico mas tenho um respeito muito grande pelo yago Martins ele sempre esclarece as coisas com muito respeito DEUS abençoe todos vocês meus irmãos
@@giovanacastro3891 e um Cristão não católico (protestante como queira dizer) também não estuda não? Quem é que lê e estuda mais a Bíblia, Católicos ou Evangélicos/Protestantes? (estou falando dos Cristãos não Teólogos, tb chamados de leigos)
Então você não é católico. Você é um católico de IBGE. Yago quando trata de católicidade escorre ódio. Ele mente, omite e distorce. Tudo para escarnecer da Verdadeira Igreja que é a Católica. Se você respeita alguém assim, então você desrespeita a Santa Igreja. Não dá para agradar a Deus e ao demônio. Quem criou o protestantismo foi o próprio inimigo.
@@sigillvmmilitvmxpisti5010 ue... você fala com tanta convicção que ele trás discurso de ódio, mas nesse vídeo não vemos um🤔 essa é uma desculpa pra nao aceitar que ele tem argumentos?
Caramba kkkkkkkk ... E eu que pensava que conhecia de bíblia kkkkkkk ... depois desse vídeo, percebi que não sei de nada! Que DEUS continue multiplicando a sabedoria em ti, Yago. Excelente aula de apologética.
Como é bom ter conteúdo como o seu aqui disponível pra nós! Seu canal foi/é muito importante para o meu desenvolvimento e crescimento como cristão. Tanto em conhecimento quanto espiritualidade. Deus abençoe a sua vida e toda a sua família! 🙏🏾❤️
Rapaz, no meu início de convertido, eu pensava "Que Deus proteja o Silas Malafaia, Feliciano, etc." e peço isso ainda, que Deus sempre conserve essas pessoas com conhecimento e liderança, como homens de Deus, ainda, é claro, que sejamos todos falhos. Mas é engraçado, pois com o tempo Deus vai levantando outros, com muita sabedoria tão igual ou até mais que aqueles que estavam por aí, e aí eu passei a ficar mais tranquilo, pois, se Deus é por nós, quem será contra? Se eu não consigo me levantar e se ninguém mais clamar, as pedrãs farão isso. Lucas 19:40
Até hoje Yago não achou o caminho de casa depois que tomou uma surra do Fábio Salgado de Carvalho - quem se interessar procure pelo Fábio no Instagram. Yago até apagou os argumentos do Fábio no Facebook, de tão feia que foi a coisa.
Eu sou católico apostólico romano e tenho que concordar com a grande maioria que o senhor sobre a tradução bíblica. Fico grato por me ensinar mais sobre a Palavra de Deus. Deus lhe abençoe e lhe ilumine cada vez mais.
Um católico veio a um comentário evangélico ser generoso,mostrando que uma mente madura apenas ouve,sem precisar aceitar tudo que foi dito,nem argumentar milhares de coisas,aí vem um outro católico burro e comenta embaixo que este católico está aprendendo a se rebelar e está aprendendo errado kkk,ta doido. Mikael,parabéns continue assim,vc mostra para todos com poucas palavras que a paz está no coração não nos estudos históricos,Deus te abençoe amigo.
FERNANDO PORTUGAL,Pelo visto te falta paz no coração,pois quando falar de Deus ou sobre ensinamentos te trás raiva ou te lembra "guerra" é sinal que vc está pela política e condenação,não pela palavra. Se alguém está aprendendo errado não é rebatendo que se mostra algo,é com exemplo,liga pra ele e mostra que vc tem mais Jesus no coração e amor do que a pessoa que está ensinando,aí vamos ver diferença.
Esse debate é muito bom. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". João 14.6. Deus abençoe a todos
@@papaalexandersexto432 ora, a mesma que causa incômodo a um Católico e o motiva a vir ouvir o vídeo do tal pastor Yago. Se há interesse em ouvir a opinião e pressupostos do Yago, é porque há relevância em suas palavras. Se vc gasta tempo para ver o tal pastor detonar a imbecilidade de alguns católicos pela internet, é porque vc gosta de ouvir o Yago, ou no mínimo as opiniões do mesmo e o nível de instrução dele o incomodam. Quanto a mim, ao ver uma resposta bem fundamentada, e vídeos tecnicamente bem embasados que atendem o propósito de edificar a igreja, vejo uma voz de instrução. Por isso o Yago tem sido uma dessas vozes.
@@papaalexandersexto432 no que diz respeito a segunda parte do seu comentário, tenho por certo que vc não sabe nem ao menos do que está falando. Portanto, vá estudar mais! Veja mais vídeos do Yago que vc tá no caminho certo!
@@leituraevida Esse pastor é contra o evolucionismo e tb é contra a Terra Plana sendo que a bíblia que ele defende fala que a Terra é plana. Ou ele segue ou não segue a bíblia.
@@pereirapereirademoraes3482 Ola. Acho que você não assistiu o vídeo, ou não entendeu. O fato da bíblia que Lutero usava ter mais livros não significa absolutamente nada no que diz respeito aos livros que devem estar nos cânones. A título de ilustração, é como eu falar para você: - "bíblia deve ter preta". Mas durante anos usaram com capa marrom. O certo ainda é usar capa preta, e o fato de passarem muitos anos usando capa marrom não torna isso correto. Entende? Daí, para você entender porque acreditamos que a bíblia deve ser composta pelos 66 livros, assista o vídeo com calma. Pois não há necessidade de eu explicar tudo novamente, haja vista que o Yago já explicou muito bem. Abraço meu amigo. Paz! ☺🙏
@@karlmarxsantanadasilva7088 o Yago afirma que o cânon tradicional é o cânon Protestante. Como pode ser verdade se a igreja utiliza a mesma lista desde o século 4? Então quer dizer que 1517 é anterior a 382? Vc sabia que existem várias referências a Septuaginta no Novo Testamento? Quero dizer que os apóstolos acreditavam em livros como Tobias, Judite…e vcs não creem. A igreja católica crer na fé dos apóstolos e isso o Yago só tergiversou.
Até hoje Yago não achou o caminho de casa depois que tomou uma surra do Fábio Salgado de Carvalho - quem se interessar procure pelo Fábio no Instagram. Yago até apagou os argumentos do Fábio no Facebook, de tão feia que foi a coisa.
@@claygonsil Rapaz... Eu não tenho como transcrever tudo que foi falado no vídeo aqui não. Isso que você falou está bem explicado e refutado no vídeo. Sugiro que assista novamente. Mas fazendo um super resumo: - Existem vários tipos de septuaginta (E a ICAR selecionou os livros que achou pertinente dentre essas versões) - Seguimos a única versão de canon do AT que se tem consenso (Tanak) - O fato de ter referência da septuaginta no NT não significa nada, pois também tem referencia da Tanak. (Também tem referência de poesia grega, e nem por isso isto se torna canon.). - E o fato de a ICAR usar determinado compilado de livros não quer dizer que todos são canonicos. Significa apenas que a ICAR usa determinado compilado de livros. Mas, tudo que falei (e muito mais) já foi falado no vídeo, com muito mais explicação, contextualização e moderação. Não há motivo de eu estar aqui tentando explicar o que já foi explicado. Se você realmente quer entender como cremos, assista novamente, assista outros vídeos de outros pregadores, leia livros, etc. Comentário de YT não edifica quase nada. Comentei aqui no vídeo apenas para parabenizar o Yago pela postura no vídeo. Não tenho pretensão de ficar conversando/debatendo via comentário do YT. Abraço amigão. Paz!
Gosto de acompanhar seus videos. Sou um cristão que não estou frequentando a Igreja e por isso estou tentando abrir meu coração pra encontrar uma que possa me ajudar a trilhar o caminho da fé. O senhor tem me ajudado muito nisso pastor e agradeço de mais por seus ensinamentos.
O que eu acho engraçado é que os católicos acham que a gente idolatra Lutero, da msm forma que eles idolatram seus Santos, aí falam das falhas do homem e a gente vai lá e concorda. Lutero foi importante, mas infalível, Santo e sem erro só Cristo.
Yago Martins que você permita ser a cada dia um instrumento nas mãos Deus, e que o Altíssimo te abençoe e guarde. Esse vídeo foi esclarecedor, e de muitor valor que enobrece nosso ser, porque é conhecimento bíblico! 👏👏👏
Sim Iago, agora concordamos completamente. A tradição acontece e só depois é escrita e se bate martelo ao passo em que vamos entendendo a realidade e sendo inspirados por Cristo, cabeça da igreja Católica Apostólica.
@@miguelferreira3527 kkkkk então foi Lutero o fundador da Igreja de Cristo em 1517 kkkk Vocês protestantes são uma piada. Se tá brabinho que a Igreja Católica é a única e verdadeira Igreja de Cristo então morde as costas e rasga Mt 16,18 da sua bíblia cheia de falsas traduções kk No dia que eu levar a sério alguém que comemora o "dia da reforma" eu tiro meu time de Campo kkkk CONVERTA-SE
Interessante como alteram os fatos, mudam a narrativa e depois ajeitam as primissas e dizem que é fato. Excelente vídeo Yago, um assunto já batido e esclarecido pelo Espírito no guiar da sua providência. Que Deus tenha misericórdia desses tais e chame os seus para Cristo.
Até hoje Yago não achou o caminho de casa depois que tomou uma surra do Fábio Salgado de Carvalho - quem se interessar procure pelo Fábio no Instagram. Yago até apagou os argumentos do Fábio no Facebook, de tão feia que foi a coisa.
@@mattw5964 Enquanto tiverem imagens e pessoas se ajoelhando perante elas qualquer argumento católico é bobagem. É igual o Ciro Gomes metido a falar bobagens intelectuais mas que no fundo não significam nada.
@@lilygiganty O que você tem contra as imagens de Cristo, da Theotokos e dos santos? Se ajoelhar para orar diante da imagem do Cristo crucificado é pecado?
hahaha sim, a mim também, normalmente é esse o tom das pessoas que não tem tanta convicção e acabam tentando somar alguns tons na fala justamente para ver se cola "um pouco mais". Ao oposto do Yago, sereno sempre, e espero que Deus o conserve sempre assim.
Que bom que estejam se respondendo com respeito, moro com um amigo que é evangélico e nos damos muito bem, eu sou católico, é bom ver esse debate saudável.
@@sampaiostephen exatamente,Deus dá a uns à condição de poder estudar em uma faculdade e ter uma livraria em casa e a outros Deus deu à internet que através destes nos passam uma bela aula teológica!Sou grata a Deus pois ele não deixa seus filhos no engano!
@@MrEfesanches sim nós mesmo pois nós somos a igreja fundada na pedra que é Cristo "tu és é Pedro e sobre está pedra (Jesus a pedra angular , a rocha que na parábola estava na rocha) edificarei a minha igreja" e hj todos nós a igreja estamos aqui
bendito seja o senhor dos exércitos, meu amigo parabéns pela sua incrível eloquência, e inteligência, pela sua busca de defesa do nosso evangelho, msm quando houve desrespeito da nossa fé, vc manteve o respeito e a classe na sua reação, isso sim é o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, O ÚNICO SANTO, que o senhor continue lhe capacitando e fortalecendo seu trabalho, ganhou um fã 😉
A questão é que a bíblia Católica atual já era usada desde antes de Trento. O cânon podia não tá fechado mas o fato é que a bíblia católica atual já era usada desde antes de Trento.
No vídeo do Santa Carona ele disse que o Canon vou decidido muito antes do concílio de Trento. O Concílio de Trento só serviu para oficializar a versão (idioma) da língua, que no caso foi a Vulgata Latina que segue como bíblia oficial católica até hoje.
@@daviaugusto9194 Mas protestante não quer reconhecer isso. Eles querem continuar mentindo e propagando as mentiras protestantes que ensinam nos seminários protestantes. Para eles é mais cômodo mentir, eles se sentem melhor.
@@ismaelgustavo4014 Irmão, dizer que o Lutero é indiretamente responsável pelo Holocausto é delírio. Primeiro que odiar Judeu não é uma característica única Naz1st@, existiam e existem vários povos que odeiam Judeus, e isso não significa que eles são Naz1. Os Mulçumanos são um exemplo. Outro motivo também, é que Hitler era perverso e autoritário, embora genuinamente Hitler odiava Judeus de fato, ele os usou como motivo apenas para chegar ao poder (assista "Como se tornar um Tirano, na Netflix). E se formos realmente citar os crimes de humanidade na História, a Igreja Católica não fica muito atrás disso não.
@@victorxisto1670 mano , sua argumentação é baseada em um filme ou série Netflix? No livro “mein kampf” Hitler deixa claro que sua maior inspiração de vida foi Martinho Lutero(deixando claro que na Alemanha a maioria das pessoas eram protestantes, assim como Hitler ) e a base do q Hitler fez está nas citacoes do livro dele “judeus e suas mentiras “ lá diz que Lutero queria queimar as sinagogas. E eu estou delirando?
@@ismaelgustavo4014 O antissemitismo nazista, não surgiu quando Hitler leu as obras de Lutero. Ele surgiu logo depois da Primeira Guerra Mundial (perdida pela Alemanha), onde os judeus, em sua maioria banqueiros, exploravam a população alemã na base dos juros compostos.
Beleza então gente. Cristo não conseguiu sustentar sua igreja e teve que esperar até 1517 até que aparecesse Lutero para salva-la. E foi as igrejas evangélicas que definiram o Canon logo nos primeiros séculos. Show de bola.
Pois é, então o fim dos tempos chegaram há muito tempo né, daí o "Messias" Lutero salvou tudo, até eles os protestontos deturparam, porque o cara continuou devoto e morreu sendo devoto de Maria, quero ver como os protestontos se sentem dizendo que eles estão afirmando que Deus foi falho por 1500 anos consecutivos
@@slipperyaim: Errou! a igreja católica Romana só se consolidou apartir do decreto do imperador Teodósio em 380 dC tornando o "cristianismo" inventado pelo clero Romano religião oficial do Império Romano, foi daí em diante que a igreja recém saída das catacumbas tornou-se estatal, opulenta e poderosa, agora de braços dados com o poder o clero começou a acrescentar na liturgia coisas dos ritos pagãos para agradar o imperador, e já no V século com a oficialização do papado essa igreja havia apostatado totalmente da fé apostólica, e deu no que deu, surgiu a igreja católica apostólica Romana, a maior e mais perniciosa seita derivada da Igreja primitiva.
Sabe nada. Ele fala de literatura protestante sobre história???? É isso mesmo??? Meu, ele parece que vive numa bolha. Saber sobre história, vc tem que pesquisar aquilo que é produzido na academia, não livro pastoral de igrejas.
Sou católico, parabéns ao Yago que fez um vídeo resposta com respeito. Infelizmente o Santa Carona, ficou colocando muitos memes a cada fala. Acho meio desrespeitoso.
Uai esse protestantes faz coisa pior, como por exemplo mentir e ser desonesto a vida inteira, até pa já surgiu da desonestidade de Lutero né kkkk enfim, se esses hereges não inventasse e mentisse tanto a gente não precisaria defender a nossa fé, esse bando se mentirosos
Já tem umas semanas que o vídeo desse camarada está rodando o YT, mas eu nunca parei pra assistir. Aí esses dias, eu estava com um tempinho sobrando e fui ver o que ele estava dizendo, mas desisti quando ele disse que os judeus não tinham um cânon de quais eram os livros sagrados. Bernardo Kuster 2.0. Ô, meu Deus rs
Católicos (não todos, muitos não engolem vários dogmas decretados ao longo da história) estão tão cegos como eu e você antes da conversão, por isso creem em qualquer coisa inclusive em coisas que vão contra o que é ensinado nas escrituras: exemplo: purgatório.
A “santa igreja católica” E AS SUAS FILHAS PROTESTANTES. Os protestantes são DISSIDÊNCIA da igreja católica e fazem o mesmo que ela sempre fez. Em vez de crerem, ensinarem e PRATICAREM o ensino GRATUITO do Mestre Jesus, eles preferem crer, ensinar e PRATICAR as BOBAGENS que servem ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE DISFARÇA, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus". NÃO EXISTEM VÁRIAS VERDADES: João 14 vs. 6 - Jesus AFIRMA: “EU SOU o Caminho, A VERDADE e a Vida; SOMENTE POR MEIO DE MIM é possível chegar ao Pai.” Quem é que DÁ o verdadeiro ENTENDIMENTO do que ESTÁ ESCRITO nas Escrituras Sagradas: Seria o Calvinismo? - Seria o Luteranismo? - Seria o Arminianismo? - Seria o catolicismo? - Seriam os GURU$ da teologia? - Seriam os “papas” evangélicos? - Seriam os FAL$O$ “apóstolos e profetas”? - Seriam os CUR$O$ e os livros dos teólogos? NÃO! O SENHOR JESUS RESPONDE: João 8 vs. 31 e 32 - “SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os libertará.” Qual é A CONDIÇÃO, IMPOSTA pelo Senhor Jesus Cristo, a quem deseja CONHECER a Verdade e ser LIBERTO? O QUE FAZER PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO? O SENHOR JESUS RESPONDE: João 14 vs. 15 e 16 - Jesus diz AOS DISCÍPULOS: “Se vocês me amam, OBEDEÇAM aos meus mandamentos. Eu PEDIREI ao Pai, e ele lhes DARÁ outro Auxiliador, O ESPÍRITO DA VERDADE, para ficar SEMPRE com vocês.” Obs.: Primeiro, OBEDECE! Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU dos FAL$O$ “profetas”, dos GURU$ da teologia, do FALSO “evangelho”, do FALSO “cristianismo” e do COMÉRCIO religioso. Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, JÁ NOS CUROU. Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para CURAR OU LIBERTAR alguém? Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU da vaidade, da escravidão do consumismo, dos vícios, da religião falsa e das MENTIRAS e escravidão que vem do espírito DESTE mundo. Mas é VITAL, além de crer em Jesus, OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. O Diabo NÃO TEME a cruz, que ele criou para torturar e matar; NÃO TEME a Bíblia, que ele USA e DISTORCE; NÃO TEME as INVENÇÕES, “revelações”, SUBIDAS AO MONTE e os “exorcismos” dos FAL$O$ “apóstolo$ e profeta$” e nem os E$TUDO$ e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos. O Diabo TEME A OBEDIÊNCIA ao Ensino GRATUITO do Senhor JESUS CRISTO, que o PARALISA E DESMASCARA. NÃO SE IMPRESSIONEM com milagres, curas físicas, prosperidade material e FALSAS “libertações”. Isso acontece em TODAS as religiões DESTE mundo, INCLUSIVE nas que não creem em Jesus Cristo. Segunda Tessalonicenses 2 vs. 9 ao 12: “O Perverso chegará com O PODER de Satanás e fará todo o tipo de milagres, falsos sinais e maravilhas. E usará de todo tipo de maldade PARA ENGANAR os que vão se perder. Eles vão se perder porque NÃO ACEITARAM nem amaram A VERDADE que os podia salvar. Por isso Deus manda o poder do erro agir neles para que ACREDITEM na MENTIRA. O resultado disso é que TODOS que não creem na VERDADE, mas tem prazer na MENTIRA serão CONDENADOS.”
Fiel que se diz católico e defende o que o Yago diz, precisa ser catequizado. Ele não conhece a doutrina católica e ao invés de perguntar sobre a doutrina católica a um sacerdote católico, não, pergunta a um protestante. É como se inscrever pra um curso de programação e seu professor começa a ensinar receita de bolo. Vai fundo irmão.
Sou católico apostólico romano. Iago gostei do seu vídeo, e achei 100% coerente com a sua fé. Parabéns. A única crítica (construtiva) seria vc completar quando vc fala que algo é "falso" e "mentiroso" que é "falso ou mentiroso" conforme a doutrina protestantes, semelhante ao que vc fez nós dois primeiros minutos do seu vídeo. Pois o Guilherme não mentiu e não deu falso testemunho, pois tudo o que ele relatou e apresentou não foi da cabeça dele (por isso não mentiu). E também não pode dizer que as fontes são mentirosas pois se referem a fatos históricos, que podem ser interpretadados de forma diferente e pode ser discutido. É só.
Exato, se ele fosse direto nas fontes a visão dele seria diferente. Mas ele tem certeza absoluta que a visão dele tá certa então só bebe das fontes que convém com a fé dele.
Prezado irmão Yago, Gostei muito do seu vídeo. Sempre muito instrutivos. Não sei se vc vai ler meu comentário, pois já há tantos... Devido aos afazeres familiares e laborais, não pude ver antes. Gostaria de complementar algumas coisas que vc disse 1- Jerônimo, na Vulgata, em seu prólogo aos livros de Samuel e Reis, diz: "Este prefácio das Escrituras pode servir como uma introdução protegida como que por um capacete, para todos os livros que traduzimos do hebraico para o latim, para que possamos ter certeza de que o que não for encontrado em nossa lista deve ser colocado entre os escritos apócrifos." Ou seja, no video do amado Guilherme, ele diz que Jerônimo fez a Vulgata a partir da LXX, o que também não é verdade. Em outros prólogos de Jerônimo, também surge o que ele chama de "Hebraica veritas", pois considerava o texto hebraico superior à LXX. Fora as várias vezes em seus prólogos em que cita o cânon do AT como tendo 22 livros, assim como o alfabeto hebraico tem 22 letras (isto não é um argumento, mas uma analogia que Jerônimo fez). Mas, segundo nossos amados católicos romanos, não foi um "papa" que teria encomendado a Jerônimo a produção da Vulgata. Será que ele não sabia desta posição de Jerônimo antes de comissioná-lo? Não foi o mesmo que presidiu o concílio de Roma? Se o cânon já estava estabelecido já como o atual católico romano, o que Jerônimo estava fazendo ao dizer estas coisas? Aliás, uma das coisas importantes na Vulgata é que no AT, ela foi traduzida do hebraico, a partir de textos PRÉ-massoréticos. Já que os Textos Massoréticos são do séc 9 ao 11, a Vulgata ajuda no estudo das variantes textuais do AT, juntamente com a LXX, a Peshitta Tanakh, os Textos Massoréticos, o Pentateuco Samaritano e os Manuscritos do Mar Morto (talvez eu tenha esquecido de algum...) 2- Em qualquer exemplar da Bíblia com o cânon da Igreja Ortodoxa Grega, de fato, constam bem mais livros do que a Vulgata e o cânon romano. Como os que vc citou, 3 e 4 Macabeus, 1 e 2 Esdras, Oração de Manassés, Salmos de Salomão e talvez algum outro que esqueci... Aliás, se o cânon já estaria estabelecido desde o concílio de Roma, por que também a Igreja Ortodoxa (que se separou antes em 1054) também fez sua versão do Concílio de Trento, em 1672, no Sínodo de Jerusalém? Não haveria necessidade se o cânon já estivesse estabelecido num concílio ecumênico, já que, para a igreja ortodoxa grega, as decisões dos concílios ecumênicos antes do cisma de 1054. 3 - Caso algum católico romano esteja lendo isso... Em primeiro lugar, nós protestantes não odiamos os católicos romanos, nem Maria, nem o Papa, nem ninguém... amamos vocês de coração, pois não somos melhores que vocês. Se a graça de Deus alcança qualquer pessoa, não é por qualquer mérito dela ou virtude. Então, esqueçam este negócio de que "os protestantes odeiam isso ou aquilo...", assim como sabemos que muitos católicos romanos nos amam também. Se há algum ódio, antes de qualquer discussão que possa ser frutífera aos olhos de Deus, isto deve ser resolvido antes diante da Cruz de Cristo. O vídeo do Guilherme deixa claro que nós, protestantes e católicos, concordamos que a norma para os cristãos é o ensino apostólico, Nisso não há qualquer dúvida, não? Já que o ensino apostólico é Palavra de Deus e é a verdade, e a verdade NÃO pode se auto-contradizer, o registro escrito não deverá contradizer o que ensinaram oralmente. Portanto, recomendo fortemente que leiam o Novo Testamento, que é o ensino dos apóstolos registrados de forma escrita, POR SI MESMOS. Leiam o texto POR SI MESMOS e peçam antes que Deus os conduza no entendimento dos textos em direção à verdade e sigam a verdade onde quer que os levarem. Afinal de contas, de acordo com o ensino apostólico e dos profetas, cada um dará conta DE SI MESMO a Deus. Portanto, no dia em que todos nós estivermos diante dEle para prestar contas, não haverá pastor, bispo, padre, papa, patriarca, rabino ou qualquer outra liderança religiosa que possamos culpar por nossos equívocos ou usar como desculpa do porquê de não buscarmos a verdade por NÓS MESMOS e a ter seguido. Que Deus nos abençoe a todos no nome de Jesus, Carlos Augusto Welte P.S: Se houver alguma objeção católico romana, me desculpem se eu demorar em responder, pois merecem respeito e consideração. Mas, em algum momento, respondo. Deus os abençoe.
Yago se apoia antes de mais nada em um argumento do consenso patrístico, no qual houve uma evolução orgânica e processual do reconhecimento dos livros inspirados. O problema dessa tese está nos documentos que o próprio Yago apresenta, a saber, os códices, Alexandrinus, Sinaiticus e Vaticanus, os quais são datados do século 4 e 5. Todos esses códices concordam em conjunto com os livros de Tobias e Judite. No entanto, o códice Alenxadrinus e Sinaiticus concordam a mais, incluindo também 4 livros de Macabeus. O ponto é: Se o Yago apela para o argumento do consenso patrístico, como explicar então que no final do século 4 e início do século 5 a lista ainda não estava em conformidade com o cânon protestante? Ainda mais, como explicar que quase um século antes de Lutero no Concílio de Florença, o cânon católico foi definido de maneira idêntica a definição apresenta em Trento? É ele (Yago) quem tem que explicar esses documentos. A igreja católica jamais se apoiou em códices ou mesmo em pais da igreja (tomados isoladamente) para afirmar sua doutrina do cânon. Na verdade o Yago precisa explicar muitas coisas antes de refutar a posição católica. Ele precisa mostrar por qual motivo alguns os primeiros cristão como Justino Mártir endossavam a lenda acerca da Septuaginta, ao que parece ele a possuía em alta estima, haja vista que a lenda era utilizada para afirmar sobre a inspiração do mesmo livro. Todos os livros que passaram a ser inclusos na septuaginta após a tradução do pentateuco dificilmente não seriam levados em alta conta por judeus, tendo em vista tal lenda amplamente difundida. Quanto ao A.T estar fechado na época de Jesus, Yago nada prova citando Rm 3 e 9, pois é fato que havia um corpo de Escrituras bem estabelecido, mas disso não se pode inferir que esse corpo de Escrituras estava FECHADO. Havia de fato livros os quais eram aceitos por todos, os chamados PROTOcanônicos, mas também é fato que haviam livros disputados, ou DEUTEROcânonicos, dentre os quais estava o próprio livro de Ester e Cântico dos Cânticos, sendo assim não havia lista definitiva, nem mesmo houve em Jamnia, tendo em vista que no século 3a.D (DC) ainda havia discussões na Mixná Yadayim acerca dos livros que já mencionei aqui, os quais os protestante consideram inspirados. Antes de mais nada, não argumentarei sobre a lista oferecida por Josefo e Filo para não me estender demasiadamente, mas que fique claro, existem respostas adequadas para tais listas e que contrapõem a tese de que Josefo apresenta uma lista que era aceita por todos os judeus de sua época. Após Yago responder todas essas considerações, coisa que não creio que ele conseguiria, ainda existem inúmeros outros problemas para afirmar que o cânon protestante surgiu de um consenso patrístico a partir de uma evolução orgânica a universal do reconhecimento dos livros.
@@matheusmelo731 Prezado Matheus, Promessa feita é promessa cumprida. Desculpe a demora na resposta. Como falei, provavelmente não ia conseguir responder imediatamente. Mas, não por falta de respeito e consideração. Não me lembro (e pode ser por falha minha) do Yago falando de "consenso patrístico" do cânon. Mas, se falou, está equivocado mesmo. Embora, haja evidências históricas e no NT de que o cânon usado por Jesus e os apóstolos era o do Tanakh, até onde sei, sim, havia alguns pais da igreja que discordavam entre o cânon hebraico e o grego. Até na base para a tradução do texto para o Latim, não havia consenso. Por exemplo, Jerônimo usou um texto pré-massorético em hebraico para a Vulgata. Agostinho o criticou por isso dizendo que ele deveria usar a LXX em grego como base. E sim, a adoção dos livros exclusivos da LXX foi um processo também orgânico e posterior à era apostólica, que acabou culminando na sua ratificação romana em Trento e dos ortodoxos gregos no Sínodo de Jerusalém. Só lembrando que a composição do AT da Vulgata e da LXX são diferentes entre si, sendo este mais extenso e nunca foi o cânon romano, ao contrário do que muitos apologistas romanos dizem. Quanto às discussões rabínicas sobre o cânon, o chamado “Concílio de Jamnia” não é um fato histórico comprovado, apesar de popularmente se falar sobre a existência de tal evento. Não há registro na literatura rabínica, nem nos Manuscritos do Mar Morto ou outra literatura encontrada até o momento que explique como o cânon do Tanakh foi feito. Jerônimo, em seus prefácios da Vulgata, argumenta que os judeus, em sua época, tinham o cânon atual do Tanakh (o que ele chama de veritas hebraica) e não da LXX. Também diz que o cânon hebraico seria composto de 22 livros, assim como o alfabeto hebraico tem 22 letras. Ele não diz, mas talvez tivesse em mente que eles tivessem organizado assim por alguma questão guemátrica ligado ao número das letras do alfabeto. Mas, isto é especulação minha. Como falei, na realidade não se sabe como foi organizado. Apesar de haver pouquíssimas discussões rabínicas registradas no Talmud sobre isso, a questão do cânon do Tanakh é praticamente um consenso no judaísmo desde a época do 2º Templo. O fato dos judeus de Alexandria incluírem os demais livros fora do Tanakh também nem prova inequivocamente que os consideravam canônicos. Isto, pois, assim como os de Qumran guardavam vários livros encontrados nos Manuscritos do Mar Morto que nunca foram canônicos, os de Alexandria poderiam também ter feito o mesmo. Algumas comunidades judaicas posteriores também guardavam junto com o Tanakh os chamados Targumim, que eram traduções/paráfrase do Pentateuco e dos Profetas em Aramaico. Ao ponto que em muitas sinagogas (inclusive até pouco tempo algumas de tradição iemenita), na leitura pública do Pentateuco na sinagoga, não apenas guardado junto, mas também era lido publicamente a tradução aramaica juntamente com o texto hebraico. Isso para se ter ideia do prestígio de que os Targumim já tiveram em muitas comunidades judaicas. Depois, alguns destes targumim chegaram a ter status normativo como o Targum Onkelos (Pentateuco) e o Targum Yonatan (Profetas). Já o Targum Pseudo-Yonatan nunca foi reconhecido como normativo. Então, o fato dos judeus terem livros compilados em conjunto com o Tanakh, não quer dizer que os consideram canônicos. A grande questão é que muito do argumento romano contra o protestantismo, desde a época da Reforma, não apenas na questão do cânon mas em várias outras, é acusar os protestantes de fazerem “inovações teológicas”, dizendo que a fé cristã sempre teria sido como a fé romana é e que os protestantes inventaram doutrinas novas “do meio do nada” e ensinaram. Tanto quanto ao cânon, mas em todas as discordâncias entre a igreja romana e os protestantes, os reformadores não inventaram nada. Além de defenderem estas doutrinas como bíblicas, todas elas também têm precedente nos escritos dos pais da igreja, ainda que não tenha sido considerado oficial por nenhum concílio ecumênico. Os reformadores não estavam inventando nada novo. Por exemplo, se os protestantes são hereges por defenderem o cânon do Tanakh, por que Jerônimo também não seria tb considerado como tal por defender a mesma coisa em seus prefácios da Vulgata? E o mesmo pode ser afirmado sobre doutrinas como a justificação pela fé somente (não sozinha), salvação pela graça somente, mediação exclusiva de Cristo, a suficiência das Escrituras, etc etc... De fato, havia pais da igreja que defendiam aqui e acolá doutrinas que hoje são defendidas pelas igreja romana e grega, mas ali e em outro lugar, defendiam doutrinas hoje defendidas pelos protestantes. E outros que o contrário. E algumas defendidas por alguns pais da igreja não são aceitas nem pela igreja romana, nem pela grega e nem pelos protestantes. Na realidade, consenso absoluto em todas as doutrinas não existe na Patrística. Nem sobre o cânon, nem sobre várias outras doutrinas, independentemente de quem as defenda hoje. Aliás, às vezes os pais da igreja até contradiziam a si mesmos. Então, imagina entre eles... Que Deus te abençoe, te dê um Feliz Natal e Feliz Ano Novo para vc e sua família. Abraço.
@@carlosaugustowelte9247 "Se os protestantes são hereges por defenderem o cânon do Tanakh, por que Jerônimo também não seria considerado como tal por defender a mesma coisa em seus prefácios da Vulgata?" É bem simples, na verdade. O que é heresia para um católico? Ir contra um dogma atestado pela Igreja. Os protestantes todos rejeitam os dogmas da Igreja, inclusive o cânon atestado em Trento. São Jerônimo não tinha obrigação alguma porque essa obrigação ainda não existia. Outro exemplo é Santo Tomás. Ele não concordava, por um tempo de sua vida, que a Virgem Maria era imaculada. Mas isso, na época dele, não era dogma, então podia ser especulado.
@@carlosaugustowelte9247muito bem argumentado, tanto vc quanto o outro usuário, parabéns para vocês dois. Mas poderia me enviar alguma bibliografia? eu gostaria te ter os recursos e tirar minhas próprias conclusões a respeito disso.
É o seguinte ... Yago e os demais protestantes estudam incansavelmente, lêem muito, comparam historicamente o que leram e depois escrevem e argumentam sobre. Os nosso amigos católicos, pelo contrário, se escoram na "autoridade da igreja".
Sem falar que ficam em uma bolha e não sabem como lidar contra outras evidências históricas e nem crenças diferentes, como podemos ver na história da igreja católica.
O católico agindo como a igreja católica. Distorce tudo a seu prazer e no final de tudo: aceitem, não questionem. Louvado seja Deus pela vida de Lutero, Calvino, Zwinglio e outros que, por causa da ação do Espírito Santo na vida deles, podemos ver o que realmente é o evangelho.
3 года назад+1
Nós distorcemos né? Tá bom. O próprio Cristo que fundou a Igreja e somos nós que distorcemos. Vocês odeiam Maria e somos nós os errados! Vá estudar!
@@badgerboss8234 você nem sabe o que significa idolatria e aponte na doutrina católica que Maria é deusa ou deve ser adorada "Louvado seja Deus pela vida de Lutero, Calvino, Zwinglio e outros que, por causa da ação do Espírito Santo na vida deles, podemos ver o que realmente é o evangelho." Por causa da ação do espírito do maligno, e não do Espírito Santo. A prova é a divisão do protestantismo em milhares de seitas judaico-maçônicas. Divisão é coisa do diabo, é a mesma coisa que nem esquerda e direita. O diabo gosta disso: dividir as pessoas. Você sabe quem estava por trás de Lutero, Calvino, Zwinglio etc para realizar a reforma protestante?
3 года назад
@@badgerboss8234 Odeiam sim! Se seguissem a bíblia realmente não iriam excluir praticamente ela de tudo!
3 года назад
@@badgerboss8234 ninguém se salva a não ser por meio de Maria e essa é a verdade que vocês não entendem! Maria é santa e pura e vcs a chamam de qualquer. Tem certeza que nós somos os errados? Foi por meio dela que a salvação entrou no mundo
Esse vídeo do rapaz católico me mostra uma coisa muito comum: Dar ênfase em heresias e informações errada não significa que elas se tornarão verdadeiras. Muita má vontade dele, inclusive falta de referências.
Mas esse é a principal técnica dos apologistas católicos, repetir as mesmas falsas informações até cansar (ad nauseam), todos os ambientes de discussão que já estive eu pude perceber, é sempre a mesma papagaiada até cansar.
Acredito que não seja nem má vontade, mas que o engano está tão estabelecido na mente dessas pessoas que para eles é difícil buscar um outro entendimento.
@@henrique7252 Deve ser mesmo. Santo Agostinho, Santo Tomas de Aquino, São Roberto Belarmino e São John Henry Newman não sabiam nada. Quem sabe é o Yago martins, porta voz da verdadeira escritura
@@Gabriel-nt8zb acho então que a enciclopédia católica que o Yago citou está errada… deve ser isso… as outras referências também estão erradas… sua interpretação de Agostinho, etc., é que devem estar certas… deve ser isso mesmo! Kkk
@@pereirapereirademoraes3482 acontece que sola scriptura é uma doutrina que diz que a Bíblia é a única revelação de Deus, e que doutrina alguma deve ir contra ou não constar na Bíblia. Ou seja, se for para não seguir o sola scriptura, é melhor nem ter Bíblia, só seguir o que o Papa falar.
@@PCSmith98 responde ai o que revela a sola scriptura "Jesus morreu e nos deixou a Bíblia ou a Igreja? Jesus edificou a Bíblia ou a Igreja? As portas do inferno não prevalecerão contra a Bíblia ou contra a Igreja? Jesus entrega sua autoridade para Bíblia ou para a Igreja? Jesus morreu pela Bíblia ou pela igreja? Jesus tem por seu Corpo a Bíblia ou a Igreja? Jesus deu a ordem de pregar e Batizar para Bíblia ou para a Igreja? Jesus tem por esposa a Bíblia ou a igreja? A Coluna e Sustentáculo da Verdade é a Bíblia ou a Igreja (1 Timóteo 3,15)? A multiforme sabedoria de Deus é conhecida pela bíblia ou pela Igreja (Efésios 3,10)? Jesus vem buscar a Bíblia ou a Igreja? Você faz parte da Bíblia ou Igreja? Jesus manda ouvir a Bíblia ou a Igreja (Mateus 18,17)?"
@@pereirapereirademoraes3482 Mano, cê fumou crack? Seu argumento não tem pé nem cabeça. Você não faz a mínima ideia do que é Bíblia e o que é Igreja. A Bíblia é a PALAVRA DE DEUS, é um registro escrito das daquilo que Deus revelou aos homens por meio dos profetas e apóstolos. A Igreja é toda a totalidade dos FILHOS DE DEUS, ou seja, é o conjunto de todos aqueles que receberam o Espírito Santo de Deus. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Agora, respondendo suas perguntas individualmente: 1- Jesus nos deixou, em primeiríssimo lugar, o ESPÍRITO SANTO. E por meio do Espírito Santo, os apóstolos pregaram o evangelho e ensiram, e o registro escrito desses ensinamentos é o que nós chamamos de Bíblia. Quanto à Igreja, nós somos a Igreja, não faz sentido ele ter nos deixado a Igreja sendo que a Igreja somos nós. 2- A Igreja, não estou negando isso. 3- Para os apóstolos, e como eu já disse, a Bíblia nada mais é que o registro do ensino dos apóstolos. 4- Pela Igreja. 5- Para a Igreja (sério, você acha mesmo que eu acho que a Bíblia faria essas coisas?) 6- Igreja. 7- Esse texto em específico fala da Igreja, mas outros falam da Palavra de Deus (Provérbios 1 a 3, João 1). Logo, a resposta é "ambas". 8- Esse versículo fala sobre a propagação do Evangelho e da Palavra de Deus pela igreja, ou seja a a resposta é "a Bíblia, por meio da Igreja" 9- Igreja. 10- Igreja 11- Esse versículo fala especificamente sobre repreensão pública, e não sobre doutrina. Ou seja, se uma pessoa permanecer no pecado, deve ser repreendida primeiramente no privado; se insistir, repreendido por uma pessoa e mais duas ou três testemunhas; se insistir ainda, deve ser repreendido público diante de toda a comunidade. Se ele não acatar à repressão da comunidade, deve ser expulso da comunidade.
@@PCSmith98 essa é sua resposta fumou droga para confessa a heresia sola scriptura, a palavra se refere falada oral pela boca dos profetas oral.e não escrita kkk eu racho que resposta uma coisa não tem nada aver com a outra,ambas se completa, não o pai entregou a igreja ao a filho. a igreja continuidade do Cristo na terra é a igreja, a Biblia é uma copilação de igreja e relata a autoridade da pelo verbo encarnado a palavra da vida a igreja,filho é na palavra que tá escrito
@@PCSmith98 mais aonde tá na Biblia essa heresia que a igreja somos,aonde ensina isso. nois."individual,argumento de desingrejado" segundo a Biblia cristã e não que sola scriptura, Cristo é a cabeça do corpo da igreja e nois os membros paulo fala que a igreja tem que ser caridade e cuida dos orfãos e da viuva, qual viuva vc cuida."nois" já que samos a igreja e não membro" a Biblia manda leva ao bispo para ele impo as mãos e ora. vc é bispo vc ora vc tem poder apóstolico como cita tiago e para acabar com seus argumentos fraco, que deixou vc sem celebro já que vc é a igreja e não membro do corpo da igreja atos 2 47 e todos os días foram acrecentado ao Senhor a "igreja" aqueles que iam se salva.então qual poder de salvação vc tem já que vc "nois" somos a igreja e não membro. MEUS PARABENS, COMO O PROFESSOR DO VIDEO NAS SUAS REPOSTAS NUMERADAS MESMO COM UMA CURVA RESPONDEU BEM A "IGREJA" CONTINUA ASSIM QUE LOGO VC VAI APRENDER O EVANGELHO
O Yago repete um discurso embalado que ele não refletiu DOIS minutos a respeito. Se o fizesse, não falaria umas besteiras, como "não havia disputas no canon judaico". No Novo Testamento, isso é claríssimo na disputa entre saduceus e fariseus. Por isso, me afestei do protestantismo. Hà uma falta de compromisso tremenda com a verdade.
Saduceus e Fariseus eram seitas provenientes do Judaísmo, que por sua vez, não possuem nenhuma relação com o Protestantismo. E a propósito, a discussão deles não era sobre qual Cânon era o correto, mas sim sobre a forma de interpretação acerca de uma só escritura. Espero ter trazido alguma resolução para as suas colocações, abraços.
@@matheusduartearaujo7199, me permita esclarecer duas coisas. O canon da bíblia protestante veio de uma consulta feita por Lutero a uma seita judaica específica, que era ligada historicamente aos fariseus. Outros grupos judaicos, hoje, seguem canones diferentes. Então, sim, há uma ligação íntima do protestantismo com seitas judaicas. Não sei se você assistiu os vídeos dos dois, mas é muito claro que o foco principal da discussão deles é sobre qual o canon correto da bíblia, o católico ou o protestante. Ocorre que a questão da interpretação decorre imediatamente da definição de quem tem autoridade para decidir a lista de livros - a Igreja Católica ou uma seita judaica.
Excelente explicação, porém não altera nada do que eu escrevi. A resolução que te passei no meu comentário é puramente bíblica e contém fatos. E enfatizando mais uma vez: Não, seitas judaicas não estão e nunca estarão intimamente ligadas ao protestantismo.
@@matheusduartearaujo7199, gostaria então que você embasasse a resolução que você propos com fontes bíblicas ou históricas. Em seus vídeos, o próprio Yago Martins cita o "Concílio de Jamnia" como a fonte do canon do antigo testamento da bíblia protestante. Ora, esse foi um concílio farisaico da virada do século I para o II. Portanto, a ligação histórica do protestantismo com seitas judaicas é claríssima.
A Vulgata Latina, Bíblia de Wycliffe, Bíblia de Gutemberg, Bíblia King James, Bíblia de João Ferreira de Almeida, a tradução de Lutero, todas tinham os deuterocanônicos. Pergunta, quando surgiu a primeira Bíblia mutilada?
A própria Bíblia sagrada atesta a autoridade dos Judeus no que diz respeito a compressão dos livros inspirados por Deus no antigo testamento. Como foi citado no vídeo, o próprio apóstolo Paulo falou a respeito disso. E os judeus não possuem e os deuterocanonicos em seus livros do antigo testamento, o argumento da Septuaginta também foi refutado, por simplesmente não ser verdade que existia uma versão da Septuaginta que era conforme a atual bíblia Católica. Simplesmente as evidências foram apresentadas, mas a dificuldade em aceitar fatos históricos é grande, da sua parte. Se você simplesmente conseguir PONTO A PONTO, refutar os fatos históricos que foram apresentados como evidências no vídeo, por gentileza, faça -o.
Yago: o cânon judaíco era firmado e estabelecido pelas comunidades e era de conhecimento comum o cânon de livros sagrados Yago, 2min depois: haviam diferentes edições da Septuaginta e cada códice tinha livros diferentes além dos já sagrados livros do Antigo Testamento.
O próprio yago disse no vídeo que todas as versões preservadas da septuaginta são cristas, não há a septuaginta judaica e que não há como verificar o original dele!
Ele se refere ao cânon judaico que já era correntemente usado, o hebraico (Tanakh), que através da tradição oral já era validado como canônico. Já os diferentes códices ele se refere a Septuaginta, a tradução grega do antigo testamento, e não a hebraica.
Então logicamente se não há cópias antigas originais da Septuaginta judaica, se os cristãos primitivos foram os que preservaram e a igreja católica muito certamente foi a detentora desses livros é mais lógico crer que a versão dela é correta, já que não há outra que possamos comparar
Cortar as partes do vídeo onde mostram os documentos conciliares e também as cartas papais dizendo (muito antes do Concílio de Trento e da “Reforma Protestante”) e reforçando qual é o Cânon da Bíblia Sagrada, fica realmente mais fácil argumentar.
@@mistcipriano396 para que ele vai mostrar? Ele está respondendo as argumentações do cara que foram embasadas nos documentos que estão no vídeo que ele gravou. Colocar os documentos ia ser redundante já que os argumentos do Santa Carona já refletem os documentos
@@Arrasca123 Mostrou o documento do Concílio de Cartago, de 1200 anos antes de Lutero e Trento, que fala quais são os livros que devem ser venerados? Mostrou a carta do Papa Inocêncio I ao bispo de Toulouse dizendo quais são os livros que devem ser venerados e considerados como Sagrada Escritura? A Bula Cantate Domino, de 100 anos antes de Lutero e Trento, que a Igreja afirma novamente quais são os livros sagrados? Ele mostoru aquilo que foi conveniente a ele.
Não importa o quanto se discute, pessoas duras de coração de qualquer crença, inflexíveis, orgulhosas, apegadas ao que acreditam, nunca, jamais, vão aprender alguma coisa. Isso é muito triste.
Como é bom aprender com quem realmente conhece e entendi das escrituras e da história. Esse vídeo me motiva cada vez mais a estudar história e as escrituras pra qnd topar com uma pessoa que só entende de dogmas de uma religião não absorver essas mentiras relatadas, acho que ele precisa estudar mais sobre a história e não sair falando heresias por aí.
A “santa igreja católica” E AS SUAS FILHAS PROTESTANTES. Os protestantes são DISSIDÊNCIA da igreja católica e fazem o mesmo que ela sempre fez. Em vez de crerem, ensinarem e PRATICAREM o ensino GRATUITO do Mestre Jesus, eles preferem crer, ensinar e PRATICAR as BOBAGENS que servem ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE DISFARÇA, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus". NÃO EXISTEM VÁRIAS VERDADES: João 14 vs. 6 - Jesus AFIRMA: “EU SOU o Caminho, A VERDADE e a Vida; SOMENTE POR MEIO DE MIM é possível chegar ao Pai.” Quem é que DÁ o verdadeiro ENTENDIMENTO do que ESTÁ ESCRITO nas Escrituras Sagradas: Seria o Calvinismo? - Seria o Luteranismo? - Seria o Arminianismo? - Seria o catolicismo? - Seriam os GURU$ da teologia? - Seriam os “papas” evangélicos? - Seriam os FAL$O$ “apóstolos e profetas”? - Seriam os CUR$O$ e os livros dos teólogos? NÃO! O SENHOR JESUS RESPONDE: João 8 vs. 31 e 32 - “SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os libertará.” Qual é A CONDIÇÃO, IMPOSTA pelo Senhor Jesus Cristo, a quem deseja CONHECER a Verdade e ser LIBERTO? O QUE FAZER PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO? O SENHOR JESUS RESPONDE: João 14 vs. 15 e 16 - Jesus diz AOS DISCÍPULOS: “Se vocês me amam, OBEDEÇAM aos meus mandamentos. Eu PEDIREI ao Pai, e ele lhes DARÁ outro Auxiliador, O ESPÍRITO DA VERDADE, para ficar SEMPRE com vocês.” Obs.: Primeiro, OBEDECE! Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU dos FAL$O$ “profetas”, dos GURU$ da teologia, do FALSO “evangelho”, do FALSO “cristianismo” e do COMÉRCIO religioso. Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, JÁ NOS CUROU. Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para CURAR OU LIBERTAR alguém? Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU da vaidade, da escravidão do consumismo, dos vícios, da religião falsa e das MENTIRAS e escravidão que vem do espírito DESTE mundo. Mas é VITAL, além de crer em Jesus, OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. O Diabo NÃO TEME a cruz, que ele criou para torturar e matar; NÃO TEME a Bíblia, que ele USA e DISTORCE; NÃO TEME as INVENÇÕES, “revelações”, SUBIDAS AO MONTE e os “exorcismos” dos FAL$O$ “apóstolo$ e profeta$” e nem os E$TUDO$ e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos. O Diabo TEME A OBEDIÊNCIA ao Ensino GRATUITO do Senhor JESUS CRISTO, que o PARALISA E DESMASCARA. NÃO SE IMPRESSIONEM com milagres, curas físicas, prosperidade material e FALSAS “libertações”. Isso acontece em TODAS as religiões DESTE mundo, INCLUSIVE nas que não creem em Jesus Cristo. Segunda Tessalonicenses 2 vs. 9 ao 12: “O Perverso chegará com O PODER de Satanás e fará todo o tipo de milagres, falsos sinais e maravilhas. E usará de todo tipo de maldade PARA ENGANAR os que vão se perder. Eles vão se perder porque NÃO ACEITARAM nem amaram A VERDADE que os podia salvar. Por isso Deus manda o poder do erro agir neles para que ACREDITEM na MENTIRA. O resultado disso é que TODOS que não creem na VERDADE, mas tem prazer na MENTIRA serão CONDENADOS.”
@@avelinoefamilia abraço Avelino. É sempre bom falarmos de nossas ideias e opiniões com educação e elegância respeitando sempre as ideias de cada um. O bom é que temos a certeza que Jesus é o nosso senhor e Salvador.
Concordou com a maioria dos argumentos do Guilherme, só fingiu rebater ou pulou as partes do vídeo que não conseguiu rebater: - O Guilherme disse que não existia um documento ESCRITO determinando qual era o cânon dos judeus, você fingiu que rebateu mas concordando que só existia essa determinação oralmente, depois passa a tentar desmerecer a versão septuaginta pelo fato de existirem versões variadas; - Admitiu que foi a septuaginta foi a versão mais usada pelos apóstolos (só isso já deveria encerrar o vídeo) e pulou a parte do vídeo que fala que 85% das referências usadas pelos apóstolos vieram da septuaginta; - Depois cita trechos da bíblia que foram escritas por PAULO para contra argumentar o uso da septuaginta que você já admitiu ter sido a versão mais usado por PAULO! - Essa foi a mais absurda: tenta descredibilizar 3 concílios (isso mesmo, 3) que no século 4° afirmaram que o cânon deveria conter os 73 livros! Faz esforço para desqualificar os concílios como "locais" e que portanto "não valia" (todos eram da mesma religião, logo determinam regras para a mesma fé, não havia cisma aqui) parece um desespero para não aceitar a clara tradição da igreja católica. Aqui você tenta até por em dúvida se o bispo de Roma era realmente Papa, tenta desmoralizar os fatos com essas pequenas e mal-intencionadas indagações; - Pulou o trecho do vídeo do Guilherme que prova que em 405DC O PAPA Inocêncio I reafirmou o cânon em uma carta ao bispo Exuperius de Toulouse. (isso também deveria ser suficiente para encerrar o debate); - Você diz que o argumento do concílio de Roma é inválido por não "fechar" o tema, ora a igreja é una e centrada em Roma, isso já o desmente, se houve discordâncias ou desobediências em outras regiões isso não muda o fato decidido em Roma em Cartago e em Hipona nos anos 300DC; (Quem estuda esse assunto com coração aberto não deixa de ver o quanto o cânon católico de 73 livros é o mais antigo usado no cristianismo) - Você admitiu várias vezes que o Canon Católico era usado e determinado por diversos concílios antes do novo cânon protestante! Sua discussão remanescente foi somente sobre "quando a igreja Católica decretou o seu Canon especificamente em um concílio ecumênico".
O Yago agora desenhou: "O teólogo dominicano cardeal francês Yves Congar escreveu: "uma lista oficial e definitiva de escritos inspirados não existia na igreja católica até o Concílio de Trento."
A respeito do cânon das Sagradas Escrituras, o Concílio de Trento nada inovou, apenas DOGMATIZOU a lista dos livros canônicos que já tinha sido definida pelo concílio de Roma (382) e reafirmada pelos concílios de Hipona (393), Cartago (397 e 419) e Florença (1442). Essa mesma lista pode ser encontrada nas obras de Santo Agostinho de Hipona e de Santo Isidoro de Sevilha, também em uma carta do Papa Inocêncio I e no Decreto Gelasiano. Portanto, está mentindo quem diz que o Concílio de Trento adicionou livros ao cânon da Bíblia Sagrada que estava sendo observado pela Igreja Latina desde o final do século IV..
@@JorgeHenrique79 o cânon já existia. A edição oficial é quem foi definida. No caso, a chamada Vulgata Latina. Existem muitas edições da Bíblia (só das católicas, existem umas 5 mais famosas), mas uma é tida como oficial e todo e qualquer documento da Santa Igreja se baseará nessa edição oficial. Não confunda o cânon com a edição
A primeira fez que a Bíblia foi impremia em massa foi na imprensa de Gutemberg quantos livros tinha,se tinha menos que a católica ou ainda não tinha canom bíblico fechado se o protestante prova eu viro herege protestante
@@GSDarKillerGames Irmão, Cristo é o fundamento de toda a obra de Deus, mas em relação a igreja o próprio Cristo passou essa missão, essa autoridade a Pedro.
@@alexanderandre8301 ele disse isso a ele e mais uns 5, porém essa parte da história não é conveniente pra narrativa da sua instituição disfarçada de igreja
Não entendi. O ponto é que a bíblia não possui suficiência formal e portanto não deve ser o único depósito de fé, visto que um livro infalível não pode ter uma interpretação falível. Justamente por isso surgem tantas seitas por causa do sola scriptura.
@@pedrolagoa7942 pelo contrário, Pedro. Discordo! Vemos que as seitas surgem não por causa do "sola scriptura" mas sim, através de visões e revelações. Se vc reparar, toda seita baseia-se em visões que tiveram, fora da Bíblia, acrescentando isso à sua fé.
@@Mayaramtd um exemplo disso são os mórmons que tem o livro doa mórmons,os TJ que tem as "sagradas escrituras " ou até mesmo adventistas que tem as revelações da Ellen White,todos com algo a mais da bíblia . TU ESTÁ CERTÍSSIMA.
Entendi, Mayara. Obrigado pela resposta, porém você está julgando como seita apenas as que possuem referências além da própria bíblia. A definição comum de seita na fé cristã é aquela que dista da ortodoxia. Quando igrejas aderem ao sola scriptura elas não estão sujeitas a uma autoridade (que na época primitiva eram os apóstolos), logo quando elas criam ideias heréticas justificando nas escrituras elas não são taxadas de heréticas como sempre aconteceu na história do cristianismo. +
Cara!!! Que aula, por mais debates assim, só enriquecem nossas almas, um atento, o rapaz do outro vídeo passa um ar de superioridade, sou de Cristo, não sigo a nenhuma denominação, mas a igreja católica e seus pupilos deviam ser mais humildes, pelas atrocidades q a igreja fez em nome do sagrado..
Também acho que seria um excelente vídeo, mas enquanto não sai, você pode ver o próprio Augustus Nicodemos falando um pouco sobre, nesse mesmo vídeo que ele é citado, ele fala sobre quase todos os problemas do catolicismo, só pesquisar lá: Seitas e Heresias do catolicismo romano
Repare que o Cristianismo, desde os primeiros séculos, NUNCA foi um bloco monolítico. E quando católicos vêm dizer que a denominação deles é a verdadeira, vc pode perguntar a eles "por quê?". Pq tb pode ser verdadeira a igreja Copta, a Assíria do Oriente, a Etíope a Ortodoxa Oriental e a Ortodoxa do Oriente, ou até mesmo, alguma das muitas igrejas Ortodoxas autocéfalas. Cada uma deles alega ser a "unica e verdadeira Igreja de Cristo". No meio dessa "babel", quem está dizendo a verdade e quem está dizendo a mentira?
@@josueinhan8436 percebi isso meu irmão... eles partem do principio que todas as outras igrejas tem que ser submetidas ao Apostolado de Pedro como cabeça da Igreja... o problema é que nem mesmo Pedro defendeu tal posição, a questão da igreja Catolica em Roma ser a mais influente é devido ser a Capital do Império e só ganhou mais força com o Edito de milão, nem Pedro Nem Paulo nos ensinaram a supremacia da Igreja Romana sobre as demais e no tempo deles essa Igreja já existia! Nem clemente se indentifica em suas cartas como superior aos demais Pais da Igreja.... é muito mais uma questão politica que um pouco posterior alguns pais da Igreja começaram a observar essa questão de supremacia entre os Pais da Igreja e fizeram uma analise retroativa daquilo que poderia ser encaixado nas suas teses... não há textos Nenhum dos Apostolos do Senhor, nem de Jesus nem de Clamente, Lino ou Anacleto fazendo tal afirmação de si mesmo sobre os titulos que colocaram neles... é bem mais questão de fé do que história... e os pais da Igreja que falam algo defendendo a supremacia de Pedro e os demais pais da Igreja, foram SIM pré selecionados pela igreja de Roma e colocados nas alturas, quando de fato há outros historiadores que contam uma historia diferente e obviamente foram colocados como Hereges, por uma instituição poderosa a tendencia deles é logo desaparecerem... os livros deuterocanonicos como Baruque ou Macabeus mostram praticas bem estranhas com os demais contextos das escrituras, obviamente registrando o tempo que os judeus viviam com praticas pagãs que tiveram influencia oriental, na apologética Catolica é tudo muito organizado e bonitinho como se a Igreja Cristã sempre fosse uma só em contextos de Liderança e um poder centralizado no Papa... mas se olharmos de uma maneira mais imparcial veremos que as coisas não foram bem assim não....
@@robertjr9338 Nicodemus é completamente analfabeto em Teologia Católica, o cara vem me dizer que o Concílio de Trento proclamou a Infalibilidade Papal e que Católicos acreditam em revelação continuida. Pena de quem "estuda" Teologia Católica com base nos vídeos dele.
Ele so postou o vídeoo quando Yago saiu de féria. O que fez pensar que ele fez de caso pensado para Yago não refutar no outro dia mas responder varios dias depois. Dando a entender ao seu público que Yago não teria como responder na mesma hora.
Arrogância demais especular isso, o cara tem uma agenda fixa de vídeos, ele não tem tempo para ficar anotando a agenda de férias do RUclipsr x ou y para postar.
Vi esse vídeo por acaso, porém devo dizer que esse rapaz o Yago acredita cegamente nos estudos que ele acha o certo de 500 anos para que e os mais antigos ele utiliza o que lhe interessa, por exemplo quando ele fala que não dá pra acreditar na tradição, mas aceita muitos livros de escritores que não são bíblicos. Enfim ele tem fé em uma tese que ele acredita ser certa que vem de 1500 para cá. Porém quando começa a se estudar de uma forma seria realmente não dá para ser protestando. Mas enfim cada um acredita no que quer.
Gostei da refutação do Yago, concluindo que, está de parabens Guilherme do Santa Carona! Foi irrefutável, mas contudo, um abraço aos dois, com eles aprendemos as verdades.
Uma delicia esse Reggaezinho no final do vídeo com os Cards kkkkk Ótimos argumentos Pr. Yago, sou protestante e grato a Deus por me permitir ter um exemplar da Bíblia em português.
Olá Yago, porfavor fale da apologética cristã, uma das coisas que as religiões não ensinam, e da espaço pra muitos ateus se acharem intelectuais por discutirem com cristãos fideistas. Você deve conhecer muito bem, William Lane Craig.
3 года назад+1
Ele conhece sim, se não me engano ele traduzia vídeos para o canal Deus Em Debate. Nós também traduzimos vídeo do Craig, atualmente estamos legendando a Doutrina de Deus.
A “santa igreja católica” E AS SUAS FILHAS PROTESTANTES. Os protestantes são DISSIDÊNCIA da igreja católica e fazem o mesmo que ela sempre fez. Em vez de crerem, ensinarem e PRATICAREM o ensino GRATUITO do Mestre Jesus, eles preferem crer, ensinar e PRATICAR as BOBAGENS que servem ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE DISFARÇA, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus". NÃO EXISTEM VÁRIAS VERDADES: João 14 vs. 6 - Jesus AFIRMA: “EU SOU o Caminho, A VERDADE e a Vida; SOMENTE POR MEIO DE MIM é possível chegar ao Pai.” Quem é que DÁ o verdadeiro ENTENDIMENTO do que ESTÁ ESCRITO nas Escrituras Sagradas: Seria o Calvinismo? - Seria o Luteranismo? - Seria o Arminianismo? - Seria o catolicismo? - Seriam os GURU$ da teologia? - Seriam os “papas” evangélicos? - Seriam os FAL$O$ “apóstolos e profetas”? - Seriam os CUR$O$ e os livros dos teólogos? NÃO! O SENHOR JESUS RESPONDE: João 8 vs. 31 e 32 - “SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os libertará.” Qual é A CONDIÇÃO, IMPOSTA pelo Senhor Jesus Cristo, a quem deseja CONHECER a Verdade e ser LIBERTO? O QUE FAZER PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO? O SENHOR JESUS RESPONDE: João 14 vs. 15 e 16 - Jesus diz AOS DISCÍPULOS: “Se vocês me amam, OBEDEÇAM aos meus mandamentos. Eu PEDIREI ao Pai, e ele lhes DARÁ outro Auxiliador, O ESPÍRITO DA VERDADE, para ficar SEMPRE com vocês.” Obs.: Primeiro, OBEDECE! Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU dos FAL$O$ “profetas”, dos GURU$ da teologia, do FALSO “evangelho”, do FALSO “cristianismo” e do COMÉRCIO religioso. Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, JÁ NOS CUROU. Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para CURAR OU LIBERTAR alguém? Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU da vaidade, da escravidão do consumismo, dos vícios, da religião falsa e das MENTIRAS e escravidão que vem do espírito DESTE mundo. Mas é VITAL, além de crer em Jesus, OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho. O Diabo NÃO TEME a cruz, que ele criou para torturar e matar; NÃO TEME a Bíblia, que ele USA e DISTORCE; NÃO TEME as INVENÇÕES, “revelações”, SUBIDAS AO MONTE e os “exorcismos” dos FAL$O$ “apóstolo$ e profeta$” e nem os E$TUDO$ e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos. O Diabo TEME A OBEDIÊNCIA ao Ensino GRATUITO do Senhor JESUS CRISTO, que o PARALISA E DESMASCARA. NÃO SE IMPRESSIONEM com milagres, curas físicas, prosperidade material e FALSAS “libertações”. Isso acontece em TODAS as religiões DESTE mundo, INCLUSIVE nas que não creem em Jesus Cristo. Segunda Tessalonicenses 2 vs. 9 ao 12: “O Perverso chegará com O PODER de Satanás e fará todo o tipo de milagres, falsos sinais e maravilhas. E usará de todo tipo de maldade PARA ENGANAR os que vão se perder. Eles vão se perder porque NÃO ACEITARAM nem amaram A VERDADE que os podia salvar. Por isso Deus manda o poder do erro agir neles para que ACREDITEM na MENTIRA. O resultado disso é que TODOS que não creem na VERDADE, mas tem prazer na MENTIRA serão CONDENADOS.”
Yago excelente vídeo, eu vi ontem o vídeo do rapaz do santa carona, mas creio que assim a coerência está mais com ele. Primeiro que sempre houve essa dúvida no passado pelo que eu vejo e a resposta sempre foi o canon católico. Assim a um ponto onde você mesmo fala sobre que era falácia e que os judeus já tinha seus livros definidos advindo pela tradição, e por que os católicos teriam de ter documentos sobre os livros? Acho que realmente o rapaz ele acertou ao dizer que o concílio de Trento ele reafirmou o canon católico. Mas seu vídeo foi muito bom e rapaz gostaria de ver um debate amistoso entre vocês a gente ganharia muito, mais muito mesmo. Deus te abençoe meu irmão. Conheci seu canal através do Nando Moura, eu me considero como ele, muito católico para ser protestante e muito protestante para ser católico 😂😂 mais um dia saberei onde irei entrar em comunhão com meus irmãos em Cristo.
O irmão Yago acabou de afirma que a igreja católica é a única igreja de Jesus Cristo pois nós concílio Martinho Lutero não estava lá, Nicodemos também não estava lá
@@Davi0LIVElRA você voltando para a igreja de jesus cristo que é a igreja católica você vai ser revigorado e serás feliz para sempre comungando a eucaristia depois rezando o terço e também se confessando com um sacerdote
Muito legal esses debates, quando são feitos entre pessoas educadas kkkkk Mas, teve um momento do vídeo que pra mim é complicado: O Papa (como chamamos hoje) é o Bispo de Roma. São Dâmaso era o Bispo de Roma. Logo, São Dâmaso era o Papa. Agora, é claro que a estrutura eclesiástica não era a mesma... mas ele era o Papa.
Eu acho que ele quis fazer uma distinção entre o Papado como conhecemos hoje e surgiu no 7o século AD (Instituição eclesiástica centralizadora da fé cristã e de autoridade apostólica) e o simples ofício de ser o Bispo de uma cidade; a saber, o de Roma. Basicamente, ele quis distinguir entre o Bispado de Roma e o cargo de Pontífice Máximo da Igreja Católica.
Concordou com a maioria dos argumentos do Guilherme, só fingiu rebater ou pulou as partes do vídeo que não conseguiu rebater: - O Guilherme disse que não existia um documento ESCRITO determinando qual era o cânon dos judeus, você fingiu que rebateu mas concordando que só existia essa determinação oralmente, depois passa a tentar desmerecer a versão septuaginta pelo fato de existirem versões variadas; - Admitiu que foi a septuaginta foi a versão mais usada pelos apóstolos (só isso já deveria encerrar o vídeo) e pulou a parte do vídeo que fala que 85% das referências usadas pelos apóstolos vieram da septuaginta; - Depois cita trechos da bíblia que foram escritas por PAULO para contra argumentar o uso da septuaginta que você já admitiu ter sido a versão mais usado por PAULO! - Essa foi a mais absurda: tenta descredibilizar 3 concílios (isso mesmo, 3) que no século 4° afirmaram que o cânon deveria conter os 73 livros! Faz esforço para desqualificar os concílios como "locais" e que portanto "não valia" (todos eram da mesma religião, logo determinam regras para a mesma fé, não havia cisma aqui) parece um desespero para não aceitar a clara tradição da igreja católica. Aqui você tenta até por em dúvida se o bispo de Roma era realmente Papa, tenta desmoralizar os fatos com essas pequenas e mal-intencionadas indagações; - Pulou o trecho do vídeo do Guilherme que prova que em 405DC O PAPA Inocêncio I reafirmou o cânon em uma carta ao bispo Exuperius de Toulouse. (isso também deveria ser suficiente para encerrar o debate); - Você diz que o argumento do concílio de Roma é inválido por não "fechar" o tema, ora a igreja é una e centrada em Roma, isso já o desmente, se houve discordâncias ou desobediências em outras regiões isso não muda o fato decidido em Roma em Cartago e em Hipona nos anos 300DC; (Quem estuda esse assunto com coração aberto não deixa de ver o quanto o cânon católico de 73 livros é o mais antigo usado no cristianismo) - Você admitiu várias vezes que o Canon Católico era usado e determinado por diversos concílios antes do novo cânon protestante! Sua discussão remanescente foi somente sobre "quando a igreja Católica decretou o seu Canon especificamente em um concílio ecumênico".
Antes de Trento, o Concílio Ecumênico de Florença (1442) já havia se manifestado a respeito da inspiração divina de todos os 73 livros da Bíblia Sagrada.
"Não sigo nenhum primado a não ser o de Cristo; por isso ponho-me em comunhão com a Sua Santidade, ou seja, Com a cátedra de Pedro. Sei que sobre esta pedra está edificada a Igreja. Quem se alimenta do Cordeiro fora dessa casa é um ímpio. Quem não está na arca de Noé perecerá no dia do dilúvio" - São Jerônimo
@ABCDSeu argumento existe vários furos, pois claramente sinaliza a falta do emprego da interpretação e raciocínio lógico. A característica principal do Protestantismo é, sem dúvida alguma, o Relativismo. Vocês não concordam nem entre si, deram o aval para isso e como consequência não produzem cristãos, mas sim, uma fábrica de Ateus, ou seja, não passam de relativistas que sempre deturparão as Sagradas Escrituras. E contra isso não há remédio, pois mesmo que a verdade se apresente a vocês jamais a aceitarão, porque criaram um Deus a sua semelhança e caprichos. Eu posso claramente dar a melhor resposta, mas vocês não vão aceita-lá, vivem em estado de negação.
@ABCD Pessoas como você são a prova que a interpretação individual das Sagradas Escrituras é um enorme perigo, pois disso deriva as seitas, e o Protestantismo que em sua essência é uma seita. A Bíblia que você deturpa foi feita e guardada por nós, logo somos a autoridade competente. Dados os fatos, construímos toda a civilização ocidental, desde em matéria de filosofia, teologia, matemática, engenharia, arquitetura, música, artes e entre outros, e é natural que surgisse um inimigo interno dado pelo nome Protestantismo que cuja sua função sem dúvida alguma, é a divisão, perdição das almas e o mais importante: A desconstrução da Civilização Ocidental. Nota-se que esta seita é de origem demoníaca, pois protestantes existem para atacar, odiar e separar a Igreja Católica. Os Católicos sempre foram e serão atacados de todos os lados por um fato extraordinário. Somos perseguidos assim como foi nosso Divino Fundador. Você tem muitas perguntas, mas não quer as respostas, pois mesmo que dadas, jamais as aceita, porque isso é um problema de orgulho e vaidade.
Muito legal a resposta, Yago. Verdadeira, intelectualmente honesta e acima de tudo amável. Sim, Católicos e Protestantes são IRMÃOS e se AMAM, embora tenham as suas divergências. Vale salientar também que esses dias li uma nota muito curiosa na Bíblia de Jerusalém (Católica) que me fez ver que já havia um reconhecimento canônico do AT entre os judeus antes de Jâmnia. Segue o trecho: Mt 23:35: "E assim cairá sobre vós todo o sangue dos justos derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar." Comentário da Bíblia de Jerusalém a este trecho: "23:35 [b] Trata-se provavelmente do Zacarias de 2Cr 24,20-22. O seu assassínio é o último narrado na Bíblia (2Cr era o último livro do Cânon judaico), enquanto o de Abel (Gn 4,8) é o primeiro. "Filho de Baraquias" deve vir da confusão com outro Zacarias (cf. Is 8,2 [LXX]; Zc 1,1). A expressão poderia também ser uma glosa de copista." Obs: Seria útil pesquisarmos nos Códices da LXX - Vaticanus, Sinaiticus e Alexandrino - qual é o primeiro e o último livro do seu respectivo AT, pois se nehum deles seguir a ordem de Gênesis a 2 Crônicas, então o próprio Jesus, Palavra encarnada de Deus, está validando o Códice Hebraico (Tanakh) como Escritura Sagrada e inspirada. No mais, aconselho tanto a Católicos quanto a Protestantes que adquiram a Bíblia de Estudo da Reforma (The Lutheran Study Bible). Ela traz uma introdução de Lutero aos Apócrifos da seleção Romana e mostra a opinião de vários Pais da Igreja acerca do que eles pensavam ser literatura canônica e literatura eclesiástica para o AT. Por fim, peço tanto aos Católicos quanto aos Protestantes que leiam todos os Deuterocanônicos da LXX, que agora se encontram na Bíblia Nova TEB. Lá encontram-se os apócrifos da igreja de Roma e das igrejas ortodoxas orientais. Mesmo não sendo inspirados, são livros úteis à piedade e ao conhecimento histórico do Israel pós-exílico. Abraços
A Patrística citava amplamente os deuterocanônicos do Antigo Testamento como Sagradas Escrituras. Apócrifos são obras que a santa Igreja Católica não admitiu no cânon das Escrituras. E, de acordo com o Concílio Ecumênico de Florença (1442), todos os 73 livros da Bíblia são divinamente inspirados.
Como Jorge Henrique bem pontuou... Yago se apoia antes de mais em um argumento do consenso patrístico, no qual houve uma evolução orgânica e processual do reconhecimento dos livros inspirados. O problema dessa tese está em documento que o próprio Yago apresentou, a saber, os códices, Alexandrinus, Sinaiticus e Vaticanus, os quais são datados do século 4 e 5. Todos esses códices concordam em conjunto com os livros de Tobias e Judite. No entanto, o códice Alenxadrinus e Sinaiticus concordam a mais incluindo também 4 livros de Macabeus. O ponto é: Se o Yago apela para o argumento do consenso patrístico, como explicar então que no final do século 4 e início do século 5 a lista ainda não estava em conformidade com o cânon protestante? Ainda mais, como explicar que antes de Lutero no Concílio de Florença, o cânon católico foi definido de maneira idêntica a definição apresenta em Trento? É ele (Yago) quem tem que explicar esses documentos. A igreja católica jamais se apoiou em códices ou mesmo em pais da igreja (tomados isoladamente) para afirmar sua doutrina do cânon. Na verdade o Yago precisa explicar muitas coisas antes de refutar a posição católica. Ele precisa mostrar por qual motivo alguns dos primeiros cristão como Justino Mártir endossavam a lenda acerca da Septuaginta, ao que parece ele a possuía em alta estima, haja vista que a lenda era utilizada para afirmar sobre a inspiração. Todos os livros que passaram a ser inclusos na septuaginta após a tradução do pentateuco dificilmente não seriam levados em alta conta por judeus, tendo em vista tal lenda amplamente difundida. Quanto ao A.T estar fechado na época de Jesus, Yago nada prova citando Rm 3 e 9, pois é fato que havia um corpo de Escrituras bem estabelecido, mas disso não se pode inferir que esse corpo de Escrituras estava FECHADO. Havia de fato livros os quais eram aceitos por todos, os chamados PROTOcanônicos, mas também é fato que haviam livros disputados, ou DEUTEROcânonicos, dentre os quais estava o próprio livro de Ester e Cântico dos Cânticos, sendo assim não havia lista definitiva, nem mesmo houve em Jamnia, tendo em vista que no século 3a.D (DC) ainda havia discussões na Mixná Yadayim acerca dos livros que já mencionei aqui, os quais os protestante consideram inspirados. Antes de mais nada, não argumentarei sobre a lista oferecida por Josefo e Filo, mas que fique claro, existe respostas adequadas para tais listas e que contrapõem a tese de que Josefo apresenta uma lista que era aceita por todos os judeus de sua época. Após Yago responder todas essas considerações, coisa que não creio que ele conseguiria, ainda existem inúmeros outros problemas para afirmar que o cânon protestante surgiu de um consenso patrístico a partir de uma evolução orgânica a universal do reconhecimento dos livros.
Não é mais fácil voltar às origens? Ou alguém tem medo de esbarrar em uma época que Lutero nem sonhava em existir e "Deus tinha esquecido a Igreja"? Fica fácil estabelecer verdades a partir do nascimento do segmento dessa forma. O correto é ir nas primeiras fontes e ver o que a Igreja desde sempre considerou como Cânon. A Septuaginta, (o antigo testamento cristão católico) existia há muito tempo antes de trento.
Iagão, a igreja não estabeleceu o cânon bíblico católilco no Concílio de Trento de 1545, mas sim reforçou o cânon estabelecido no Concílio de de Roma em 382. E fez isso pois foi necessário devido a bagunça de qual cânon os cristãos católicos deveriam usar, causado por Lutero. E esse mesmo concílio estabeleceu a Vulgada (versão bíblica mais antiga usada pela igreja ao longo do tempo) como livro oficial.
Só vale ressaltar que o você disse, "como o Guilherme fala que o Judeus usavam a Tanakh sem ter um canôn estabelecido?" Simples, os livros existiam, mas não havia um cânon estabelecido kkkkkk. Isso foi definido no ano de 117. "Os judeus da dispersão no Egito revelaram alta estima por esses escritos [deuterocanônicos] e os incluíram na tradução do Antigo Testamento para o grego, chamada Septuaginta, mas esses mesmos escritos foram eliminados do cânon hebraico pelos judeus da Palestina [ou seja, no Concílio de Jâmnia, no século I d.C.]" Resumindo, Judeus nacionalistas e orgulhosos, ainda acreditando que a salvação vem somente para eles e não aceitando nada que vem de fora, inclusive a palavra de Deus dada a judeus de outras terras.
Como católico conhecedor da própria fé, e também como cristão que vive diariamente um relacionamento íntimo com Jesus, fico contente pela abordagem do Santa Carona e do canal Dois Dedos de Teologia. O que me entristece é ver que estas duas potências teológicas ficam discutindo suas diferenças, sendo que temos muito mais semelhanças. Esta briga entre nós católicos é vocês evangélicos é um escândalo e uma incoerência. Falta muita empatia entre nós. Deus tem agido poderosamente na na Igreja Católica, e é claro que preciso reconhecer que tem feito maravilhas na Igreja evangélica também. O mundo é a sociedade está ficando cada vez mais complexo e intolerante. Se dissemos que Jesus é o Senhor de nossas vidas, precisamos agir de acordo com isso. Onde o Amor Reina, também Reina o Espírito de Cristo. Por favor, eu não quero ferir ninguém com meu comentário, apenas convido para que oremos uns pelos outros, e não nos cansemos de fazer o bem, até que Cristo seja tudo em todos. Deus abençoe 🙏
0:01 Introdução 0:56 Teoria inusitada (Argumento de Guilherme) 1:13 Não é inusitada (Argumento de Yago) 2:32 Argumentos de Nicodemos (Guilherme) 3:39 3 argumentos (Yago) 4:35 Argumentos de Yago (Guilherme) 5:08 4 argumentos (Yago) 6:09 Cânon judaico não definido (Guilherme) 6:32 Falácia dos judeus não terem cânon estabelecido (Yago) 7:16 Diferentes cânons em diferentes regiões (Guilherme) 7:30 Isso é falso (Yago) 8:15 Tanakh e Septuaginta, com 7 livros a mais (Guilherme) 7:06 Falso, pois a Septuaginta tinha mais versões, com livros diferentes (Yago) 11:19 Os livros deuterocânonicos e Tanakh para protestantes e Septuaginta para católicos (Guilherme) 12:22 Não há versão da Septuaginta que corresponda aos católicos e Tanakh ser cânon judaico (Yago) 12:52 Apóstolos detentores da verdadeira fé (Guilherme) 13:07 Os apóstolos acreditavam no cânon dos judeus (Yago) 17:05 Definição do cânon católico (Guilherme) 18:14 Tradução dos livros sem cânon definido e cânon sendo voz de Deus sendo ouvida (Yago) 24:42 Apóstolos usam a Septuaginta (Guilherme) 24:49 Contra-argumentação da tese em 13:07 (Yago) 24:51 A Vulgata Latina (Guilherme) 25:15 A distinção feita por São Jerônimo (Yago) 26:30 O Lutero retirou o livro de Tiago (Guilherme) 27:03 Não retirou, apenas cometeu o erro deixando o livro como pouco do evengelho (Yago) 29:45 Concílio de Trento (Guilherme) 30:27 A igreja Católica não foi a única (Yago) 30:45 Reafirmação do cânon e definição da Vulgata Latina (Guilherme) 32:27 Nada foi definido antes do Concílio de Trento (Yago) 34:19 Os apóstolos são a igreja Católica (Guilherme) 35:19 Falácia do Romanismo Retroativo (Yago) 36:22 Finalização
Temos uma playlist completa sobre a formação da Bíblia: ruclips.net/p/PLRPNvughqc8RMSvK-55793t7xTf2YjN23&si=6AQ57Vux5FZ9kLFt
Eu sou católico mas tenho um respeito muito grande pelo yago Martins ele sempre esclarece as coisas com muito respeito DEUS abençoe todos vocês meus irmãos
Com todo respeito a você, mas vc concorda mais com um protestante do que com um Católico que estuda para nos passar informação? Deus te abençoe
@@giovanacastro3891 e um Cristão não católico (protestante como queira dizer) também não estuda não? Quem é que lê e estuda mais a Bíblia, Católicos ou Evangélicos/Protestantes? (estou falando dos Cristãos não Teólogos, tb chamados de leigos)
Então você não é católico. Você é um católico de IBGE. Yago quando trata de católicidade escorre ódio. Ele mente, omite e distorce. Tudo para escarnecer da Verdadeira Igreja que é a Católica. Se você respeita alguém assim, então você desrespeita a Santa Igreja. Não dá para agradar a Deus e ao demônio. Quem criou o protestantismo foi o próprio inimigo.
Uma das obras mais perversas de lúcifer foi sua influência na mente dos divisores protestantes. O protestantismo é obra do maligno.
@@sigillvmmilitvmxpisti5010 ue... você fala com tanta convicção que ele trás discurso de ódio, mas nesse vídeo não vemos um🤔 essa é uma desculpa pra nao aceitar que ele tem argumentos?
Caramba kkkkkkkk ... E eu que pensava que conhecia de bíblia kkkkkkk ... depois desse vídeo, percebi que não sei de nada! Que DEUS continue multiplicando a sabedoria em ti, Yago. Excelente aula de apologética.
então esse pastorzinho deve renega o novo testamento pois não tem no canom judaico e os judeus não aceita esse pastorzinho conhece mesmo
@@pereirapereirademoraes3482 Tadinho, tá com fome, quer biscoito :\
Você entendeu o vídeo todo errado
Entendeu nada né? O novo testamento é o mesmo para romanos e protestantes.
@@isabelacruz5529 exatamente! Enfim alguém que tem bom senso.
Imagina achar o Yago inteligente kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como é bom ter conteúdo como o seu aqui disponível pra nós! Seu canal foi/é muito importante para o meu desenvolvimento e crescimento como cristão. Tanto em conhecimento quanto espiritualidade. Deus abençoe a sua vida e toda a sua família! 🙏🏾❤️
Caros irmãos em Cristo, oremos pelo querido Yago Martins! Que o Senhor continue a dar sabedoria! Fraterno abraço SDG
O que é SDG?
@@juliocesargc125, Somente a Deus a Glória (Soli Deo Gloria). 👍
Rapaz, no meu início de convertido, eu pensava "Que Deus proteja o Silas Malafaia, Feliciano, etc." e peço isso ainda, que Deus sempre conserve essas pessoas com conhecimento e liderança, como homens de Deus, ainda, é claro, que sejamos todos falhos. Mas é engraçado, pois com o tempo Deus vai levantando outros, com muita sabedoria tão igual ou até mais que aqueles que estavam por aí, e aí eu passei a ficar mais tranquilo, pois, se Deus é por nós, quem será contra? Se eu não consigo me levantar e se ninguém mais clamar, as pedrãs farão isso. Lucas 19:40
Até hoje Yago não achou o caminho de casa depois que tomou uma surra do Fábio Salgado de Carvalho - quem se interessar procure pelo Fábio no Instagram. Yago até apagou os argumentos do Fábio no Facebook, de tão feia que foi a coisa.
vou rezar sim, o cara tá precisando...
Eu sou católico apostólico romano e tenho que concordar com a grande maioria que o senhor sobre a tradução bíblica. Fico grato por me ensinar mais sobre a Palavra de Deus. Deus lhe abençoe e lhe ilumine cada vez mais.
O canal do Robson 2.0 tem várias coisas legais também
Kkkkkkkk
@@FernandoLuzSinimbuPortugal se a bíblia n é a única palavra de Deus, me diga por onde mais Ele fala com a gente?
Um católico veio a um comentário evangélico ser generoso,mostrando que uma mente madura apenas ouve,sem precisar aceitar tudo que foi dito,nem argumentar milhares de coisas,aí vem um outro católico burro e comenta embaixo que este católico está aprendendo a se rebelar e está aprendendo errado kkk,ta doido.
Mikael,parabéns continue assim,vc mostra para todos com poucas palavras que a paz está no coração não nos estudos históricos,Deus te abençoe amigo.
FERNANDO PORTUGAL,Pelo visto te falta paz no coração,pois quando falar de Deus ou sobre ensinamentos te trás raiva ou te lembra "guerra" é sinal que vc está pela política e condenação,não pela palavra.
Se alguém está aprendendo errado não é rebatendo que se mostra algo,é com exemplo,liga pra ele e mostra que vc tem mais Jesus no coração e amor do que a pessoa que está ensinando,aí vamos ver diferença.
Esse debate é muito bom.
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".
João 14.6.
Deus abençoe a todos
@@seveng0th sim cara Matheus 11 !!!
O Yago é mesmo um jovem teólogo e pregador a quem Deus está levantando como voz de instrução à nossa geração. Que Deus o abençoe!
Qual a voz de instrução? O pastor escolhe qual parte da bíblia é criacionista e qual parte não é.
@@papaalexandersexto432 ora, a mesma que causa incômodo a um Católico e o motiva a vir ouvir o vídeo do tal pastor Yago. Se há interesse em ouvir a opinião e pressupostos do Yago, é porque há relevância em suas palavras. Se vc gasta tempo para ver o tal pastor detonar a imbecilidade de alguns católicos pela internet, é porque vc gosta de ouvir o Yago, ou no mínimo as opiniões do mesmo e o nível de instrução dele o incomodam.
Quanto a mim, ao ver uma resposta bem fundamentada, e vídeos tecnicamente bem embasados que atendem o propósito de edificar a igreja, vejo uma voz de instrução. Por isso o Yago tem sido uma dessas vozes.
@@papaalexandersexto432 no que diz respeito a segunda parte do seu comentário, tenho por certo que vc não sabe nem ao menos do que está falando. Portanto, vá estudar mais!
Veja mais vídeos do Yago que vc tá no caminho certo!
@@leituraevida Esse pastor é contra o evolucionismo e tb é contra a Terra Plana sendo que a bíblia que ele defende fala que a Terra é plana. Ou ele segue ou não segue a bíblia.
Gente. Não li isso não. Evolucionismo e terra plana..... Sem mais..... Não adianta argumentar.
Refutação de forma educada, firme e direta vemos por aqui.
Parabéns Yago. 👏🏼👏🏼👏🏼
Glória a Deus.
então pergunta esse falastrão qual Biblia e quantos livros tinha a Biblia que Lutero usou quando pregou as 95 teses
@@pereirapereirademoraes3482 Ola. Acho que você não assistiu o vídeo, ou não entendeu.
O fato da bíblia que Lutero usava ter mais livros não significa absolutamente nada no que diz respeito aos livros que devem estar nos cânones.
A título de ilustração, é como eu falar para você: - "bíblia deve ter preta".
Mas durante anos usaram com capa marrom.
O certo ainda é usar capa preta, e o fato de passarem muitos anos usando capa marrom não torna isso correto.
Entende?
Daí, para você entender porque acreditamos que a bíblia deve ser composta pelos 66 livros, assista o vídeo com calma.
Pois não há necessidade de eu explicar tudo novamente, haja vista que o Yago já explicou muito bem.
Abraço meu amigo.
Paz! ☺🙏
@@karlmarxsantanadasilva7088 o Yago afirma que o cânon tradicional é o cânon Protestante. Como pode ser verdade se a igreja utiliza a mesma lista desde o século 4? Então quer dizer que 1517 é anterior a 382? Vc sabia que existem várias referências a Septuaginta no Novo Testamento? Quero dizer que os apóstolos acreditavam em livros como Tobias, Judite…e vcs não creem. A igreja católica crer na fé dos apóstolos e isso o Yago só tergiversou.
Até hoje Yago não achou o caminho de casa depois que tomou uma surra do Fábio Salgado de Carvalho - quem se interessar procure pelo Fábio no Instagram. Yago até apagou os argumentos do Fábio no Facebook, de tão feia que foi a coisa.
@@claygonsil Rapaz... Eu não tenho como transcrever tudo que foi falado no vídeo aqui não.
Isso que você falou está bem explicado e refutado no vídeo.
Sugiro que assista novamente.
Mas fazendo um super resumo:
- Existem vários tipos de septuaginta
(E a ICAR selecionou os livros que achou pertinente dentre essas versões)
- Seguimos a única versão de canon do AT que se tem consenso (Tanak)
- O fato de ter referência da septuaginta no NT não significa nada, pois também tem referencia da Tanak.
(Também tem referência de poesia grega, e nem por isso isto se torna canon.).
- E o fato de a ICAR usar determinado compilado de livros não quer dizer que todos são canonicos. Significa apenas que a ICAR usa determinado compilado de livros.
Mas, tudo que falei (e muito mais) já foi falado no vídeo, com muito mais explicação, contextualização e moderação.
Não há motivo de eu estar aqui tentando explicar o que já foi explicado.
Se você realmente quer entender como cremos, assista novamente, assista outros vídeos de outros pregadores, leia livros, etc.
Comentário de YT não edifica quase nada.
Comentei aqui no vídeo apenas para parabenizar o Yago pela postura no vídeo.
Não tenho pretensão de ficar conversando/debatendo via comentário do YT.
Abraço amigão.
Paz!
Gosto de acompanhar seus videos. Sou um cristão que não estou frequentando a Igreja e por isso estou tentando abrir meu coração pra encontrar uma que possa me ajudar a trilhar o caminho da fé. O senhor tem me ajudado muito nisso pastor e agradeço de mais por seus ensinamentos.
Bom tarde, irmão. Já achou alguma igreja? Você mora em qual cidade? Abc.
estude a patrística a fundo
Tem dias que eu estava buscando uma resposta consistente e que apresentasse algo concreto. Parabens, Yago!
Procura sobre o Lucas Banzoli, os artigos e os vídeos dele são ótimos sobre isso
O que eu acho engraçado é que os católicos acham que a gente idolatra Lutero, da msm forma que eles idolatram seus Santos, aí falam das falhas do homem e a gente vai lá e concorda. Lutero foi importante, mas infalível, Santo e sem erro só Cristo.
É isso, sabe. Mermão, eu zoo com Pedro todo dia, não vou zoar com LUTERO kkkkkkkkkkkkk aiai
@@vickalbuquerque Pedro, famoso mano pedrada. Só faltava sair no braço
Seu discurso só evidencia seu pouco conhecimento acerca do Catolicismo, ao combinar "santos" e "idolatria" na mesma frase.
Você é mais um protestante que confunde culto de veneração aos santos, com idolatria aos ídolos. A própria bíblia separa os dois.
@@smarcocruz1 em que parte a Bíblia fala sobre isso?
Yago Martins que você permita ser a cada dia um instrumento nas mãos Deus, e que o Altíssimo te abençoe e guarde. Esse vídeo foi esclarecedor, e de muitor valor que enobrece nosso ser, porque é conhecimento bíblico! 👏👏👏
Sim Iago, agora concordamos completamente. A tradição acontece e só depois é escrita e se bate martelo ao passo em que vamos entendendo a realidade e sendo inspirados por Cristo, cabeça da igreja Católica Apostólica.
Exatamente kkkkk
Assisti os dois vídeos e me surpreendi com a sabedoria do Yago Martins!!!
Deus te abençoe irmão!!!
@@carlosrvitoriano cita ae quais ele pulou, e qual versao da septuaginta vc esta usando
O católico como sempre supera o protestante kkkk
Tudo normal.
A mãe sabe mais que o Filho orelhudo rebelde
@@viniciusmaria2689 Catolicismo é mentira, Pedro não foi bispo de Roma nem fundou Igreja nessa cidade.
@@miguelferreira3527 kkkkk então foi Lutero o fundador da Igreja de Cristo em 1517 kkkk
Vocês protestantes são uma piada.
Se tá brabinho que a Igreja Católica é a única e verdadeira Igreja de Cristo então morde as costas e rasga Mt 16,18 da sua bíblia cheia de falsas traduções kk
No dia que eu levar a sério alguém que comemora o "dia da reforma" eu tiro meu time de Campo kkkk
CONVERTA-SE
@@viniciusmaria2689 Cristou fundou a Igreja, Pedro não foi bispo de Roma, nem fundou Igreja nessa cidade.
Catolicismo é fraude.
Graças há Deus ele tem me dado sabedoria e discernimento para discernir oque realmente importa hj em dia.
Campina Grande Paraiba 👪 DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Eu sou Campinense, Só que moro Em Santa Catarina 😁. Sou do Bairro Santa Rosa.
Eu tbm kkkkkk
Morei aí no Bairro Bodocongó
@@malakoidohebraico2223 eu moro no zepa kkkkk
@@olocomeudoidao1615 Só quem é Campinense Conhece o José Pinheiro, Vulgo, Zepa!😆😆 Faz 11 anos q sai de Campina Grande.
7:00 isso mesmo, nesse ponto você credibiliza o Magistério e a Tradição da Igreja Católica. Ainda bem que entendeu, parabéns Yago!!
Verdade
Um embasamento teológico é um embasamento teológico, né meus senhores?! Uma aula foi dada!
Interessante como alteram os fatos, mudam a narrativa e depois ajeitam as primissas e dizem que é fato. Excelente vídeo Yago, um assunto já batido e esclarecido pelo Espírito no guiar da sua providência. Que Deus tenha misericórdia desses tais e chame os seus para Cristo.
Os católicos já são de Cristo.
Até hoje Yago não achou o caminho de casa depois que tomou uma surra do Fábio Salgado de Carvalho - quem se interessar procure pelo Fábio no Instagram. Yago até apagou os argumentos do Fábio no Facebook, de tão feia que foi a coisa.
@@mattw5964 Enquanto tiverem imagens e pessoas se ajoelhando perante elas qualquer argumento católico é bobagem. É igual o Ciro Gomes metido a falar bobagens intelectuais mas que no fundo não significam nada.
@@lilygiganty O que você tem contra as imagens de Cristo, da Theotokos e dos santos? Se ajoelhar para orar diante da imagem do Cristo crucificado é pecado?
@@JorgeHenrique79 De Cristo não vejo problema(apesar de achar que não muda nada), mas de pessoas mortas?
Eu confesso que me incomodou um pouco o tom do rapaz Guilherme, mas me aqueceu o coração a calma do Yago
hahaha sim, a mim também, normalmente é esse o tom das pessoas que não tem tanta convicção e acabam tentando somar alguns tons na fala justamente para ver se cola "um pouco mais".
Ao oposto do Yago, sereno sempre, e espero que Deus o conserve sempre assim.
Na verdade Yago esta mentindo, não tem como vencer o catolicismo.
Claro, queria o quê? Que a gente aceitasse essas mentiras e falsificações da história como de boa, tranquila, NORMAL?
E mais, dizer que ele tá calmo e sereno, pera lá, né? A cada dois minutos ele tem que falar. Kakaka
@@milao8441 é pq Yago é muito mentiroso
Que bom que estejam se respondendo com respeito, moro com um amigo que é evangélico e nos damos muito bem, eu sou católico, é bom ver esse debate saudável.
Vou orar pra Deus me dar uma pontinha desse teu conhecimento, sensacional.
Deus já te deu...a internet kkkkk
@@sampaiostephen exatamente,Deus dá a uns à condição de poder estudar em uma faculdade e ter uma livraria em casa e a outros Deus deu à internet que através destes nos passam uma bela aula teológica!Sou grata a Deus pois ele não deixa seus filhos no engano!
Orar pra ser herege?
Vai estudar e busque a verdade e Deus vai te levar para a igreja que o nosso Senhor Jesus fundou.
@@MrEfesanches sim nós mesmo pois nós somos a igreja fundada na pedra que é Cristo "tu és é Pedro e sobre está pedra (Jesus a pedra angular , a rocha que na parábola estava na rocha) edificarei a minha igreja" e hj todos nós a igreja estamos aqui
Eu amo esses debates que nos agregam informações, espero que haja mais videos respostas entre vocês hehe
Sim, véi, sou católico e acho esse pastor inteligente mesmo tendo consciência das minhas discordâncias com ele
@@hamiltonluis7953 sim isso que bonito de ver, um debate de ideias, sem ataques pessoais e ofensas.
@@hamiltonluis7953 Sim cara, eu também sou católico, gosto de ver os vídeos do Yago pois ele é intelectualmente honesto.
@@theWeslley00 tirando as mentiras que ele usa pra falar da patrística e o completo desconhecimento de história da igreja.
@@davidbatista2439Quais mentiras?
bendito seja o senhor dos exércitos, meu amigo parabéns pela sua incrível eloquência, e inteligência, pela sua busca de defesa do nosso evangelho, msm quando houve desrespeito da nossa fé, vc manteve o respeito e a classe na sua reação, isso sim é o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, O ÚNICO SANTO, que o senhor continue lhe capacitando e fortalecendo seu trabalho, ganhou um fã 😉
A questão é que a bíblia Católica atual já era usada desde antes de Trento. O cânon podia não tá fechado mas o fato é que a bíblia católica atual já era usada desde antes de Trento.
Concílio de Florença por exemplo
No vídeo do Santa Carona ele disse que o Canon vou decidido muito antes do concílio de Trento. O Concílio de Trento só serviu para oficializar a versão (idioma) da língua, que no caso foi a Vulgata Latina que segue como bíblia oficial católica até hoje.
@@daviaugusto9194 Mas protestante não quer reconhecer isso. Eles querem continuar mentindo e propagando as mentiras protestantes que ensinam nos seminários protestantes. Para eles é mais cômodo mentir, eles se sentem melhor.
@@jeancarloslopes6425 Exato. Mas não adianta mostrar a realidade dos fatos históricos pq os protestantes irão continuar propagando mentiras.
Estava esperando por esse vídeo.
Muito bom, Yago!
Quanto menor o conhecimento, maior a arrogância como nós vimos nesse vídeo. Que loucura kkkk. Que o Deus da Bíblia seja por todos nós.
Ele querendo colocar Lutero como um monstro. Vai o Yago e fala que Lutero foi meio bocó, cortou as pernas dele! KKkKKKKKKKKKK
Meio bocó? A conclusão da reforma protestante de Lutero foi o holocausto e esse pastor vem dizer q era meio bocó. Eeeeeee paninho
@LVDS taquiparoca viu ! Ignorância é grande! Tu acha que Hitler se inspirou a fazer oq fez com quem? Veio tudo da cabeça dele?
@@ismaelgustavo4014 Irmão, dizer que o Lutero é indiretamente responsável pelo Holocausto é delírio. Primeiro que odiar Judeu não é uma característica única Naz1st@, existiam e existem vários povos que odeiam Judeus, e isso não significa que eles são Naz1. Os Mulçumanos são um exemplo.
Outro motivo também, é que Hitler era perverso e autoritário, embora genuinamente Hitler odiava Judeus de fato, ele os usou como motivo apenas para chegar ao poder (assista "Como se tornar um Tirano, na Netflix).
E se formos realmente citar os crimes de humanidade na História, a Igreja Católica não fica muito atrás disso não.
@@victorxisto1670 mano , sua argumentação é baseada em um filme ou série Netflix? No livro “mein kampf” Hitler deixa claro que sua maior inspiração de vida foi Martinho Lutero(deixando claro que na Alemanha a maioria das pessoas eram protestantes, assim como Hitler ) e a base do q Hitler fez está nas citacoes do livro dele “judeus e suas mentiras “ lá diz que Lutero queria queimar as sinagogas. E eu estou delirando?
@@ismaelgustavo4014 O antissemitismo nazista, não surgiu quando Hitler leu as obras de Lutero. Ele surgiu logo depois da Primeira Guerra Mundial (perdida pela Alemanha), onde os judeus, em sua maioria banqueiros, exploravam a população alemã na base dos juros compostos.
Beleza então gente.
Cristo não conseguiu sustentar sua igreja e teve que esperar até 1517 até que aparecesse Lutero para salva-la.
E foi as igrejas evangélicas que definiram o Canon logo nos primeiros séculos.
Show de bola.
Pois é, então o fim dos tempos chegaram há muito tempo né, daí o "Messias" Lutero salvou tudo, até eles os protestontos deturparam, porque o cara continuou devoto e morreu sendo devoto de Maria, quero ver como os protestontos se sentem dizendo que eles estão afirmando que Deus foi falho por 1500 anos consecutivos
e só existia a igreja católica no mundo?
Pelo visto ou você não entendeu nada, ou é desonesto para fazer essa citação.
@@slipperyaim: Errou! a igreja católica Romana só se consolidou apartir do decreto do imperador Teodósio em 380 dC tornando o "cristianismo" inventado pelo clero Romano religião oficial do Império Romano, foi daí em diante que a igreja recém saída das catacumbas tornou-se estatal, opulenta e poderosa, agora de braços dados com o poder o clero começou a acrescentar na liturgia coisas dos ritos pagãos para agradar o imperador, e já no V século com a oficialização do papado essa igreja havia apostatado totalmente da fé apostólica, e deu no que deu, surgiu a igreja católica apostólica Romana, a maior e mais perniciosa seita derivada da Igreja primitiva.
@@LikeaChefesua igreja vendia indulgência. Lutero viu o erro, condenou e foi excomungado
Livre da cegueira católica, graças a Deus
Realmente Yago sabe mais do catolicismo que o próprio que ensina sobre.
Pq o Yago estuda os dois shshsh
Claro... Confia na cal!
Ô que sabe
Sabe nada. Ele fala de literatura protestante sobre história???? É isso mesmo??? Meu, ele parece que vive numa bolha. Saber sobre história, vc tem que pesquisar aquilo que é produzido na academia, não livro pastoral de igrejas.
@@apostoladohistoriograficos238 seu canal tem umas playlists bem interessantes
Sou católico, parabéns ao Yago que fez um vídeo resposta com respeito. Infelizmente o Santa Carona, ficou colocando muitos memes a cada fala. Acho meio desrespeitoso.
esse cara fez uma lambança
Ele quis fazer deboche...
Não merecia nem uma resposta dado o tom de deboche. Mas valeu muito para aprendizado sobre Bibliologia, traduções e canôn
Uai esse protestantes faz coisa pior, como por exemplo mentir e ser desonesto a vida inteira, até pa já surgiu da desonestidade de Lutero né kkkk enfim, se esses hereges não inventasse e mentisse tanto a gente não precisaria defender a nossa fé, esse bando se mentirosos
@@jamilesolamaral4629 pior ou menos é tudo do mesmo animal
Não entendo nada dessas discussões, mas gosto ver, me sinto inteligente😁
Tamo junto.
Pensei que era só eu... kkkkkkkkk
Idem kkkk
Kkkkkk. Me definiu hahaha
Leio com profunda tristeza os comentários desse vídeo! Que Deus os abençoe…
Já tem umas semanas que o vídeo desse camarada está rodando o YT, mas eu nunca parei pra assistir. Aí esses dias, eu estava com um tempinho sobrando e fui ver o que ele estava dizendo, mas desisti quando ele disse que os judeus não tinham um cânon de quais eram os livros sagrados. Bernardo Kuster 2.0.
Ô, meu Deus rs
Na época de Jesus e dos apóstolos realmente não havia, os judeus só vieram definir seu canon em 80DC
Os cristãos possuíram um cânon formado antes dos judeus.
Católicos (não todos, muitos não engolem vários dogmas decretados ao longo da história) estão tão cegos como eu e você antes da conversão, por isso creem em qualquer coisa inclusive em coisas que vão contra o que é ensinado nas escrituras: exemplo: purgatório.
Um fã das obras do mestre victor hugo aqui? Que incrivel! Qual edição de Os miseráveis você leu?
A “santa igreja católica” E AS SUAS FILHAS PROTESTANTES.
Os protestantes são DISSIDÊNCIA da igreja católica e fazem o mesmo que ela sempre fez. Em vez de crerem, ensinarem e PRATICAREM o ensino GRATUITO do Mestre Jesus, eles preferem crer, ensinar e PRATICAR as BOBAGENS que servem ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE DISFARÇA, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus".
NÃO EXISTEM VÁRIAS VERDADES: João 14 vs. 6 - Jesus AFIRMA: “EU SOU o Caminho, A VERDADE e a Vida; SOMENTE POR MEIO DE MIM é possível chegar ao Pai.”
Quem é que DÁ o verdadeiro ENTENDIMENTO do que ESTÁ ESCRITO nas Escrituras Sagradas:
Seria o Calvinismo? - Seria o Luteranismo? - Seria o Arminianismo? - Seria o catolicismo? - Seriam os GURU$ da teologia? - Seriam os “papas” evangélicos? - Seriam os FAL$O$ “apóstolos e profetas”? - Seriam os CUR$O$ e os livros dos teólogos? NÃO!
O SENHOR JESUS RESPONDE: João 8 vs. 31 e 32 - “SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os libertará.”
Qual é A CONDIÇÃO, IMPOSTA pelo Senhor Jesus Cristo, a quem deseja CONHECER a Verdade e ser LIBERTO?
O QUE FAZER PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO? O SENHOR JESUS RESPONDE:
João 14 vs. 15 e 16 - Jesus diz AOS DISCÍPULOS: “Se vocês me amam, OBEDEÇAM aos meus mandamentos. Eu PEDIREI ao Pai, e ele lhes DARÁ outro Auxiliador, O ESPÍRITO DA VERDADE, para ficar SEMPRE com vocês.”
Obs.: Primeiro, OBEDECE!
Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU dos FAL$O$ “profetas”, dos GURU$ da teologia, do FALSO “evangelho”, do FALSO “cristianismo” e do COMÉRCIO religioso.
Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, JÁ NOS CUROU.
Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para CURAR OU LIBERTAR alguém?
Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU da vaidade, da escravidão do consumismo, dos vícios, da religião falsa e das MENTIRAS e escravidão que vem do espírito DESTE mundo. Mas é VITAL, além de crer em Jesus, OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
O Diabo NÃO TEME a cruz, que ele criou para torturar e matar; NÃO TEME a Bíblia, que ele USA e DISTORCE; NÃO TEME as INVENÇÕES, “revelações”, SUBIDAS AO MONTE e os “exorcismos” dos FAL$O$ “apóstolo$ e profeta$” e nem os E$TUDO$ e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos.
O Diabo TEME A OBEDIÊNCIA ao Ensino GRATUITO do Senhor JESUS CRISTO, que o PARALISA E DESMASCARA.
NÃO SE IMPRESSIONEM com milagres, curas físicas, prosperidade material e FALSAS “libertações”. Isso acontece em TODAS as religiões DESTE mundo, INCLUSIVE nas que não creem em Jesus Cristo.
Segunda Tessalonicenses 2 vs. 9 ao 12: “O Perverso chegará com O PODER de Satanás e fará todo o tipo de milagres, falsos sinais e maravilhas. E usará de todo tipo de maldade PARA ENGANAR os que vão se perder. Eles vão se perder porque NÃO ACEITARAM nem amaram A VERDADE que os podia salvar. Por isso Deus manda o poder do erro agir neles para que ACREDITEM na MENTIRA. O resultado disso é que TODOS que não creem na VERDADE, mas tem prazer na MENTIRA serão CONDENADOS.”
Fiel que se diz católico e defende o que o Yago diz, precisa ser catequizado. Ele não conhece a doutrina católica e ao invés de perguntar sobre a doutrina católica a um sacerdote católico, não, pergunta a um protestante. É como se inscrever pra um curso de programação e seu professor começa a ensinar receita de bolo. Vai fundo irmão.
Sou católico apostólico romano. Iago gostei do seu vídeo, e achei 100% coerente com a sua fé. Parabéns. A única crítica (construtiva) seria vc completar quando vc fala que algo é "falso" e "mentiroso" que é "falso ou mentiroso" conforme a doutrina protestantes, semelhante ao que vc fez nós dois primeiros minutos do seu vídeo. Pois o Guilherme não mentiu e não deu falso testemunho, pois tudo o que ele relatou e apresentou não foi da cabeça dele (por isso não mentiu). E também não pode dizer que as fontes são mentirosas pois se referem a fatos históricos, que podem ser interpretadados de forma diferente e pode ser discutido. É só.
Concordo com vc. Sou evangélico e não concordo com a forma agressiva que ele usou pra refutar.
Exato, se ele fosse direto nas fontes a visão dele seria diferente. Mas ele tem certeza absoluta que a visão dele tá certa então só bebe das fontes que convém com a fé dele.
Yago é demais, só que me mostra o quanto precisamos da sabedoria de Deus e parar de depender da sabedoria de alguém.
Prezado irmão Yago,
Gostei muito do seu vídeo. Sempre muito instrutivos. Não sei se vc vai ler meu comentário, pois já há tantos...
Devido aos afazeres familiares e laborais, não pude ver antes.
Gostaria de complementar algumas coisas que vc disse
1- Jerônimo, na Vulgata, em seu prólogo aos livros de Samuel e Reis, diz:
"Este prefácio das Escrituras pode servir como uma introdução protegida como que por um capacete, para todos os livros que traduzimos do hebraico para o latim, para que possamos ter certeza de que o que não for encontrado em nossa lista deve ser colocado entre os escritos apócrifos."
Ou seja, no video do amado Guilherme, ele diz que Jerônimo fez a Vulgata a partir da LXX, o que também não é verdade.
Em outros prólogos de Jerônimo, também surge o que ele chama de "Hebraica veritas", pois considerava o texto hebraico superior à LXX. Fora as várias vezes em seus prólogos em que cita o cânon do AT como tendo 22 livros, assim como o alfabeto hebraico tem 22 letras (isto não é um argumento, mas uma analogia que Jerônimo fez).
Mas, segundo nossos amados católicos romanos, não foi um "papa" que teria encomendado a Jerônimo a produção da Vulgata. Será que ele não sabia desta posição de Jerônimo antes de comissioná-lo? Não foi o mesmo que presidiu o concílio de Roma?
Se o cânon já estava estabelecido já como o atual católico romano, o que Jerônimo estava fazendo ao dizer estas coisas?
Aliás, uma das coisas importantes na Vulgata é que no AT, ela foi traduzida do hebraico, a partir de textos PRÉ-massoréticos. Já que os Textos Massoréticos são do séc 9 ao 11, a Vulgata ajuda no estudo das variantes textuais do AT, juntamente com a LXX, a Peshitta Tanakh, os Textos Massoréticos, o Pentateuco Samaritano e os Manuscritos do Mar Morto (talvez eu tenha esquecido de algum...)
2- Em qualquer exemplar da Bíblia com o cânon da Igreja Ortodoxa Grega, de fato, constam bem mais livros do que a Vulgata e o cânon romano. Como os que vc citou, 3 e 4 Macabeus, 1 e 2 Esdras, Oração de Manassés, Salmos de Salomão e talvez algum outro que esqueci...
Aliás, se o cânon já estaria estabelecido desde o concílio de Roma, por que também a Igreja Ortodoxa (que se separou antes em 1054) também fez sua versão do Concílio de Trento, em 1672, no Sínodo de Jerusalém? Não haveria necessidade se o cânon já estivesse estabelecido num concílio ecumênico, já que, para a igreja ortodoxa grega, as decisões dos concílios ecumênicos antes do cisma de 1054.
3 - Caso algum católico romano esteja lendo isso... Em primeiro lugar, nós protestantes não odiamos os católicos romanos, nem Maria, nem o Papa, nem ninguém... amamos vocês de coração, pois não somos melhores que vocês. Se a graça de Deus alcança qualquer pessoa, não é por qualquer mérito dela ou virtude. Então, esqueçam este negócio de que "os protestantes odeiam isso ou aquilo...", assim como sabemos que muitos católicos romanos nos amam também.
Se há algum ódio, antes de qualquer discussão que possa ser frutífera aos olhos de Deus, isto deve ser resolvido antes diante da Cruz de Cristo.
O vídeo do Guilherme deixa claro que nós, protestantes e católicos, concordamos que a norma para os cristãos é o ensino apostólico, Nisso não há qualquer dúvida, não?
Já que o ensino apostólico é Palavra de Deus e é a verdade, e a verdade NÃO pode se auto-contradizer, o registro escrito não deverá contradizer o que ensinaram oralmente.
Portanto, recomendo fortemente que leiam o Novo Testamento, que é o ensino dos apóstolos registrados de forma escrita, POR SI MESMOS.
Leiam o texto POR SI MESMOS e peçam antes que Deus os conduza no entendimento dos textos em direção à verdade e sigam a verdade onde quer que os levarem.
Afinal de contas, de acordo com o ensino apostólico e dos profetas, cada um dará conta DE SI MESMO a Deus. Portanto, no dia em que todos nós estivermos diante dEle para prestar contas, não haverá pastor, bispo, padre, papa, patriarca, rabino ou qualquer outra liderança religiosa que possamos culpar por nossos equívocos ou usar como desculpa do porquê de não buscarmos a verdade por NÓS MESMOS e a ter seguido.
Que Deus nos abençoe a todos no nome de Jesus,
Carlos Augusto Welte
P.S: Se houver alguma objeção católico romana, me desculpem se eu demorar em responder, pois merecem respeito e consideração. Mas, em algum momento, respondo. Deus os abençoe.
Yago se apoia antes de mais nada em um argumento do consenso patrístico, no qual houve uma evolução orgânica e processual do reconhecimento dos livros inspirados. O problema dessa tese está nos documentos que o próprio Yago apresenta, a saber, os códices, Alexandrinus, Sinaiticus e Vaticanus, os quais são datados do século 4 e 5. Todos esses códices concordam em conjunto com os livros de Tobias e Judite. No entanto, o códice Alenxadrinus e Sinaiticus concordam a mais, incluindo também 4 livros de Macabeus. O ponto é: Se o Yago apela para o argumento do consenso patrístico, como explicar então que no final do século 4 e início do século 5 a lista ainda não estava em conformidade com o cânon protestante? Ainda mais, como explicar que quase um século antes de Lutero no Concílio de Florença, o cânon católico foi definido de maneira idêntica a definição apresenta em Trento? É ele (Yago) quem tem que explicar esses documentos. A igreja católica jamais se apoiou em códices ou mesmo em pais da igreja (tomados isoladamente) para afirmar sua doutrina do cânon.
Na verdade o Yago precisa explicar muitas coisas antes de refutar a posição católica. Ele precisa mostrar por qual motivo alguns os primeiros cristão como Justino Mártir endossavam a lenda acerca da Septuaginta, ao que parece ele a possuía em alta estima, haja vista que a lenda era utilizada para afirmar sobre a inspiração do mesmo livro. Todos os livros que passaram a ser inclusos na septuaginta após a tradução do pentateuco dificilmente não seriam levados em alta conta por judeus, tendo em vista tal lenda amplamente difundida.
Quanto ao A.T estar fechado na época de Jesus, Yago nada prova citando Rm 3 e 9, pois é fato que havia um corpo de Escrituras bem estabelecido, mas disso não se pode inferir que esse corpo de Escrituras estava FECHADO. Havia de fato livros os quais eram aceitos por todos, os chamados PROTOcanônicos, mas também é fato que haviam livros disputados, ou DEUTEROcânonicos, dentre os quais estava o próprio livro de Ester e Cântico dos Cânticos, sendo assim não havia lista definitiva, nem mesmo houve em Jamnia, tendo em vista que no século 3a.D (DC) ainda havia discussões na Mixná Yadayim acerca dos livros que já mencionei aqui, os quais os protestante consideram inspirados. Antes de mais nada, não argumentarei sobre a lista oferecida por Josefo e Filo para não me estender demasiadamente, mas que fique claro, existem respostas adequadas para tais listas e que contrapõem a tese de que Josefo apresenta uma lista que era aceita por todos os judeus de sua época. Após Yago responder todas essas considerações, coisa que não creio que ele conseguiria, ainda existem inúmeros outros problemas para afirmar que o cânon protestante surgiu de um consenso patrístico a partir de uma evolução orgânica a universal do reconhecimento dos livros.
Gostei muito do seu argumento!
@@matheusmelo731 Prezado Matheus,
Promessa feita é promessa cumprida.
Desculpe a demora na resposta. Como falei, provavelmente não ia conseguir responder imediatamente. Mas, não por falta de respeito e consideração.
Não me lembro (e pode ser por falha minha) do Yago falando de "consenso patrístico" do cânon.
Mas, se falou, está equivocado mesmo.
Embora, haja evidências históricas e no NT de que o cânon usado por Jesus e os apóstolos era o do Tanakh, até onde sei, sim, havia alguns pais da igreja que discordavam entre o cânon hebraico e o grego.
Até na base para a tradução do texto para o Latim, não havia consenso. Por exemplo, Jerônimo usou um texto pré-massorético em hebraico para a Vulgata. Agostinho o criticou por isso dizendo que ele deveria usar a LXX em grego como base.
E sim, a adoção dos livros exclusivos da LXX foi um processo também orgânico e posterior à era apostólica, que acabou culminando na sua ratificação romana em Trento e dos ortodoxos gregos no Sínodo de Jerusalém.
Só lembrando que a composição do AT da Vulgata e da LXX são diferentes entre si, sendo este mais extenso e nunca foi o cânon romano, ao contrário do que muitos apologistas romanos dizem.
Quanto às discussões rabínicas sobre o cânon, o chamado “Concílio de Jamnia” não é um fato histórico comprovado, apesar de popularmente se falar sobre a existência de tal evento.
Não há registro na literatura rabínica, nem nos Manuscritos do Mar Morto ou outra literatura encontrada até o momento que explique como o cânon do Tanakh foi feito.
Jerônimo, em seus prefácios da Vulgata, argumenta que os judeus, em sua época, tinham o cânon atual do Tanakh (o que ele chama de veritas hebraica) e não da LXX. Também diz que o cânon hebraico seria composto de 22 livros, assim como o alfabeto hebraico tem 22 letras.
Ele não diz, mas talvez tivesse em mente que eles tivessem organizado assim por alguma questão guemátrica ligado ao número das letras do alfabeto. Mas, isto é especulação minha. Como falei, na realidade não se sabe como foi organizado.
Apesar de haver pouquíssimas discussões rabínicas registradas no Talmud sobre isso, a questão do cânon do Tanakh é praticamente um consenso no judaísmo desde a época do 2º Templo.
O fato dos judeus de Alexandria incluírem os demais livros fora do Tanakh também nem prova inequivocamente que os consideravam canônicos. Isto, pois, assim como os de Qumran guardavam vários livros encontrados nos Manuscritos do Mar Morto que nunca foram canônicos, os de Alexandria poderiam também ter feito o mesmo.
Algumas comunidades judaicas posteriores também guardavam junto com o Tanakh os chamados Targumim, que eram traduções/paráfrase do Pentateuco e dos Profetas em Aramaico. Ao ponto que em muitas sinagogas (inclusive até pouco tempo algumas de tradição iemenita), na leitura pública do Pentateuco na sinagoga, não apenas guardado junto, mas também era lido publicamente a tradução aramaica juntamente com o texto hebraico. Isso para se ter ideia do prestígio de que os Targumim já tiveram em muitas comunidades judaicas.
Depois, alguns destes targumim chegaram a ter status normativo como o Targum Onkelos (Pentateuco) e o Targum Yonatan (Profetas). Já o Targum Pseudo-Yonatan nunca foi reconhecido como normativo.
Então, o fato dos judeus terem livros compilados em conjunto com o Tanakh, não quer dizer que os consideram canônicos.
A grande questão é que muito do argumento romano contra o protestantismo, desde a época da Reforma, não apenas na questão do cânon mas em várias outras, é acusar os protestantes de fazerem “inovações teológicas”, dizendo que a fé cristã sempre teria sido como a fé romana é e que os protestantes inventaram doutrinas novas “do meio do nada” e ensinaram.
Tanto quanto ao cânon, mas em todas as discordâncias entre a igreja romana e os protestantes, os reformadores não inventaram nada. Além de defenderem estas doutrinas como bíblicas, todas elas também têm precedente nos escritos dos pais da igreja, ainda que não tenha sido considerado oficial por nenhum concílio ecumênico.
Os reformadores não estavam inventando nada novo.
Por exemplo, se os protestantes são hereges por defenderem o cânon do Tanakh, por que Jerônimo também não seria tb considerado como tal por defender a mesma coisa em seus prefácios da Vulgata?
E o mesmo pode ser afirmado sobre doutrinas como a justificação pela fé somente (não sozinha), salvação pela graça somente, mediação exclusiva de Cristo, a suficiência das Escrituras, etc etc...
De fato, havia pais da igreja que defendiam aqui e acolá doutrinas que hoje são defendidas pelas igreja romana e grega, mas ali e em outro lugar, defendiam doutrinas hoje defendidas pelos protestantes. E outros que o contrário. E algumas defendidas por alguns pais da igreja não são aceitas nem pela igreja romana, nem pela grega e nem pelos protestantes.
Na realidade, consenso absoluto em todas as doutrinas não existe na Patrística. Nem sobre o cânon, nem sobre várias outras doutrinas, independentemente de quem as defenda hoje. Aliás, às vezes os pais da igreja até contradiziam a si mesmos. Então, imagina entre eles...
Que Deus te abençoe, te dê um Feliz Natal e Feliz Ano Novo para vc e sua família.
Abraço.
@@carlosaugustowelte9247 "Se os protestantes são hereges por defenderem o cânon do Tanakh, por que Jerônimo também não seria considerado como tal por defender a mesma coisa em seus prefácios da Vulgata?"
É bem simples, na verdade. O que é heresia para um católico? Ir contra um dogma atestado pela Igreja. Os protestantes todos rejeitam os dogmas da Igreja, inclusive o cânon atestado em Trento. São Jerônimo não tinha obrigação alguma porque essa obrigação ainda não existia.
Outro exemplo é Santo Tomás. Ele não concordava, por um tempo de sua vida, que a Virgem Maria era imaculada. Mas isso, na época dele, não era dogma, então podia ser especulado.
@@carlosaugustowelte9247muito bem argumentado, tanto vc quanto o outro usuário, parabéns para vocês dois. Mas poderia me enviar alguma bibliografia? eu gostaria te ter os recursos e tirar minhas próprias conclusões a respeito disso.
“Os apóstolos já eram a igreja católica”.
Fonte: confia no pai.
😂😂😂😂😂😂
A Igreja Católica não é apenas Pedro?! Cada hora eles falam uma coisa, não tem consistência, por isso é difícil acreditar no catolicismo
@@marisasilva9812 se Pedro fosse o Papa, como eles dizem, ele não teria uma esposa
@@quesialima2726 Tem essa parte também....
@@quesialima2726 viúvo ?
É o seguinte ... Yago e os demais protestantes estudam incansavelmente, lêem muito, comparam historicamente o que leram e depois escrevem e argumentam sobre. Os nosso amigos católicos, pelo contrário, se escoram na "autoridade da igreja".
Exato, no fim é só uma papagaiada das besteiras papistas e romanistas
Os caras confiam cegamente na instituição. Eu não consigo entender isso, é querer ir contra a verdade
Sem falar que ficam em uma bolha e não sabem como lidar contra outras evidências históricas e nem crenças diferentes, como podemos ver na história da igreja católica.
@@shedoutcheizar6052 A Igreja é sustentáculo da verdade
E vc, se escora na autoridade de quem???
O católico agindo como a igreja católica. Distorce tudo a seu prazer e no final de tudo: aceitem, não questionem. Louvado seja Deus pela vida de Lutero, Calvino, Zwinglio e outros que, por causa da ação do Espírito Santo na vida deles, podemos ver o que realmente é o evangelho.
Nós distorcemos né? Tá bom. O próprio Cristo que fundou a Igreja e somos nós que distorcemos. Vocês odeiam Maria e somos nós os errados! Vá estudar!
@ nós odiamos Maria? 😂😂😂😂 Ou vcs que a adoram demais? Vá deixar de ser idólatra!
@@badgerboss8234 você nem sabe o que significa idolatria e aponte na doutrina católica que Maria é deusa ou deve ser adorada
"Louvado seja Deus pela vida de Lutero, Calvino, Zwinglio e outros que, por causa da ação do Espírito Santo na vida deles, podemos ver o que realmente é o evangelho."
Por causa da ação do espírito do maligno, e não do Espírito Santo. A prova é a divisão do protestantismo em milhares de seitas judaico-maçônicas. Divisão é coisa do diabo, é a mesma coisa que nem esquerda e direita. O diabo gosta disso: dividir as pessoas.
Você sabe quem estava por trás de Lutero, Calvino, Zwinglio etc para realizar a reforma protestante?
@@badgerboss8234 Odeiam sim! Se seguissem a bíblia realmente não iriam excluir praticamente ela de tudo!
@@badgerboss8234 ninguém se salva a não ser por meio de Maria e essa é a verdade que vocês não entendem! Maria é santa e pura e vcs a chamam de qualquer. Tem certeza que nós somos os errados? Foi por meio dela que a salvação entrou no mundo
Esse vídeo do rapaz católico me mostra uma coisa muito comum: Dar ênfase em heresias e informações errada não significa que elas se tornarão verdadeiras. Muita má vontade dele, inclusive falta de referências.
Mas esse é a principal técnica dos apologistas católicos, repetir as mesmas falsas informações até cansar (ad nauseam), todos os ambientes de discussão que já estive eu pude perceber, é sempre a mesma papagaiada até cansar.
Acredito que não seja nem má vontade, mas que o engano está tão estabelecido na mente dessas pessoas que para eles é difícil buscar um outro entendimento.
@@henrique7252 Deve ser mesmo. Santo Agostinho, Santo Tomas de Aquino, São Roberto Belarmino e São John Henry Newman não sabiam nada. Quem sabe é o Yago martins, porta voz da verdadeira escritura
@@Gabriel-nt8zb acho então que a enciclopédia católica que o Yago citou está errada… deve ser isso… as outras referências também estão erradas… sua interpretação de Agostinho, etc., é que devem estar certas… deve ser isso mesmo! Kkk
@@washingtonbatista5593 kkkkk você nunca vão chegar aos pés desses teólogos
Seu canal se chama 2 dedos de teologia por que não é completo se fosse 10 dedos de teologia seria católico com certeza, abraço irmão
Eis o Dom de ensino diante de vocês amigos. Parabéns Yago.
Eu me pergunto porque que os católicos se preocupam tanto com o Canon bíblico se nem o sola scriptura eles seguem.
@@pereirapereirademoraes3482 acontece que sola scriptura é uma doutrina que diz que a Bíblia é a única revelação de Deus, e que doutrina alguma deve ir contra ou não constar na Bíblia. Ou seja, se for para não seguir o sola scriptura, é melhor nem ter Bíblia, só seguir o que o Papa falar.
@@PCSmith98 responde ai o que revela a sola scriptura
"Jesus morreu e nos deixou a Bíblia ou a Igreja? Jesus edificou a Bíblia ou a Igreja? As portas do inferno não prevalecerão contra a Bíblia ou contra a Igreja? Jesus entrega sua autoridade para Bíblia ou para a Igreja? Jesus morreu pela Bíblia ou pela igreja? Jesus tem por seu Corpo a Bíblia ou a Igreja? Jesus deu a ordem de pregar e Batizar para Bíblia ou para a Igreja? Jesus tem por esposa a Bíblia ou a igreja? A Coluna e Sustentáculo da Verdade é a Bíblia ou a Igreja (1 Timóteo 3,15)? A multiforme sabedoria de Deus é conhecida pela bíblia ou pela Igreja (Efésios 3,10)? Jesus vem buscar a Bíblia ou a Igreja? Você faz parte da Bíblia ou Igreja? Jesus manda ouvir a Bíblia ou a Igreja (Mateus 18,17)?"
@@pereirapereirademoraes3482 Mano, cê fumou crack? Seu argumento não tem pé nem cabeça. Você não faz a mínima ideia do que é Bíblia e o que é Igreja. A Bíblia é a PALAVRA DE DEUS, é um registro escrito das daquilo que Deus revelou aos homens por meio dos profetas e apóstolos. A Igreja é toda a totalidade dos FILHOS DE DEUS, ou seja, é o conjunto de todos aqueles que receberam o Espírito Santo de Deus. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Agora, respondendo suas perguntas individualmente:
1- Jesus nos deixou, em primeiríssimo lugar, o ESPÍRITO SANTO. E por meio do Espírito Santo, os apóstolos pregaram o evangelho e ensiram, e o registro escrito desses ensinamentos é o que nós chamamos de Bíblia. Quanto à Igreja, nós somos a Igreja, não faz sentido ele ter nos deixado a Igreja sendo que a Igreja somos nós.
2- A Igreja, não estou negando isso.
3- Para os apóstolos, e como eu já disse, a Bíblia nada mais é que o registro do ensino dos apóstolos.
4- Pela Igreja.
5- Para a Igreja (sério, você acha mesmo que eu acho que a Bíblia faria essas coisas?)
6- Igreja.
7- Esse texto em específico fala da Igreja, mas outros falam da Palavra de Deus (Provérbios 1 a 3, João 1). Logo, a resposta é "ambas".
8- Esse versículo fala sobre a propagação do Evangelho e da Palavra de Deus pela igreja, ou seja a a resposta é "a Bíblia, por meio da Igreja"
9- Igreja.
10- Igreja
11- Esse versículo fala especificamente sobre repreensão pública, e não sobre doutrina. Ou seja, se uma pessoa permanecer no pecado, deve ser repreendida primeiramente no privado; se insistir, repreendido por uma pessoa e mais duas ou três testemunhas; se insistir ainda, deve ser repreendido público diante de toda a comunidade. Se ele não acatar à repressão da comunidade, deve ser expulso da comunidade.
@@PCSmith98 essa é sua resposta fumou droga para confessa a heresia sola scriptura, a palavra se refere falada oral pela boca dos profetas oral.e não escrita
kkk
eu racho que resposta uma coisa não tem nada aver com a outra,ambas se completa, não o pai entregou a igreja ao a filho. a igreja continuidade do Cristo na terra é a igreja, a Biblia é uma copilação de igreja e relata a autoridade da pelo verbo encarnado a palavra da vida a igreja,filho é na palavra que tá escrito
@@PCSmith98 mais aonde tá na Biblia essa heresia que a igreja somos,aonde ensina isso. nois."individual,argumento de desingrejado"
segundo a Biblia cristã e não que sola scriptura, Cristo é a cabeça do corpo da igreja e nois os membros paulo fala que a igreja tem que ser caridade e cuida dos orfãos e da viuva, qual viuva vc cuida."nois" já que samos a igreja e não membro" a Biblia manda leva ao bispo para ele impo as mãos e ora. vc é bispo vc ora vc tem poder apóstolico como cita tiago e para acabar com seus argumentos fraco, que deixou vc sem celebro já que vc é a igreja e não membro do corpo da igreja
atos 2 47 e todos os días foram acrecentado ao Senhor a "igreja" aqueles que iam se salva.então qual poder de salvação vc tem já que vc "nois" somos a igreja e não membro.
MEUS PARABENS, COMO O PROFESSOR DO VIDEO
NAS SUAS REPOSTAS NUMERADAS MESMO COM UMA CURVA RESPONDEU BEM A "IGREJA" CONTINUA ASSIM QUE LOGO VC VAI APRENDER O EVANGELHO
O Yago repete um discurso embalado que ele não refletiu DOIS minutos a respeito. Se o fizesse, não falaria umas besteiras, como "não havia disputas no canon judaico". No Novo Testamento, isso é claríssimo na disputa entre saduceus e fariseus. Por isso, me afestei do protestantismo. Hà uma falta de compromisso tremenda com a verdade.
Saduceus e Fariseus eram seitas provenientes do Judaísmo, que por sua vez, não possuem nenhuma relação com o Protestantismo. E a propósito, a discussão deles não era sobre qual Cânon era o correto, mas sim sobre a forma de interpretação acerca de uma só escritura. Espero ter trazido alguma resolução para as suas colocações, abraços.
@@matheusduartearaujo7199 k
@@matheusduartearaujo7199, me permita esclarecer duas coisas.
O canon da bíblia protestante veio de uma consulta feita por Lutero a uma seita judaica específica, que era ligada historicamente aos fariseus. Outros grupos judaicos, hoje, seguem canones diferentes. Então, sim, há uma ligação íntima do protestantismo com seitas judaicas.
Não sei se você assistiu os vídeos dos dois, mas é muito claro que o foco principal da discussão deles é sobre qual o canon correto da bíblia, o católico ou o protestante. Ocorre que a questão da interpretação decorre imediatamente da definição de quem tem autoridade para decidir a lista de livros - a Igreja Católica ou uma seita judaica.
Excelente explicação, porém não altera nada do que eu escrevi. A resolução que te passei no meu comentário é puramente bíblica e contém fatos. E enfatizando mais uma vez: Não, seitas judaicas não estão e nunca estarão intimamente ligadas ao protestantismo.
@@matheusduartearaujo7199, gostaria então que você embasasse a resolução que você propos com fontes bíblicas ou históricas.
Em seus vídeos, o próprio Yago Martins cita o "Concílio de Jamnia" como a fonte do canon do antigo testamento da bíblia protestante. Ora, esse foi um concílio farisaico da virada do século I para o II. Portanto, a ligação histórica do protestantismo com seitas judaicas é claríssima.
A diferença intelectual entre eles é gritante ! Você consegue ver a diferença entre uma pessoa inteligente e um mestre.
A cada video resposta de Yago eu me surpreendo mais com a profundidade de conhecimento dele, conhecimento esse que eu nunca imaginaria ter acesso.
A Vulgata Latina, Bíblia de Wycliffe, Bíblia de Gutemberg, Bíblia King James, Bíblia de João Ferreira de Almeida, a tradução de Lutero, todas tinham os deuterocanônicos. Pergunta, quando surgiu a primeira Bíblia mutilada?
Até o século 19 os deuterocanônicos estavam na bíblia protestante
@@rodrigomoviefilm Exato, foi apenas tirado pela sociedade bíblica (americana) no século 19, mas abafa o caso....kkkkk
@@bossavideo exatamente kkk
Up.
A própria Bíblia sagrada atesta a autoridade dos Judeus no que diz respeito a compressão dos livros inspirados por Deus no antigo testamento. Como foi citado no vídeo, o próprio apóstolo Paulo falou a respeito disso. E os judeus não possuem e os deuterocanonicos em seus livros do antigo testamento, o argumento da Septuaginta também foi refutado, por simplesmente não ser verdade que existia uma versão da Septuaginta que era conforme a atual bíblia Católica. Simplesmente as evidências foram apresentadas, mas a dificuldade em aceitar fatos históricos é grande, da sua parte.
Se você simplesmente conseguir PONTO A PONTO, refutar os fatos históricos que foram apresentados como evidências no vídeo, por gentileza, faça -o.
Yago: o cânon judaíco era firmado e estabelecido pelas comunidades e era de conhecimento comum o cânon de livros sagrados
Yago, 2min depois: haviam diferentes edições da Septuaginta e cada códice tinha livros diferentes além dos já sagrados livros do Antigo Testamento.
O próprio yago disse no vídeo que todas as versões preservadas da septuaginta são cristas, não há a septuaginta judaica e que não há como verificar o original dele!
@@izackbarbosa4996 esse vídeo inteiro está uma bagunça.
Ele se refere ao cânon judaico que já era correntemente usado, o hebraico (Tanakh), que através da tradição oral já era validado como canônico. Já os diferentes códices ele se refere a Septuaginta, a tradução grega do antigo testamento, e não a hebraica.
Deve ter estudado vários dias pra tentar responder de um jeito que ele parecesse certo, mas não deu certo😢
Então logicamente se não há cópias antigas originais da Septuaginta judaica, se os cristãos primitivos foram os que preservaram e a igreja católica muito certamente foi a detentora desses livros é mais lógico crer que a versão dela é correta, já que não há outra que possamos comparar
Yago poderia criar um curso sobre a história da igreja católica para os católicos.
Morta😂😂😂
Só se for a história inventada pelos protestantes. Ou seja, uma história anti-histórica.
@Thiago Rieverte citou muito mais
O católico que estudar ele vai ser convertido, ou pela bíblia ou pela história, não tem como ficar no catolicismo depois disso.
Basicamente tirou fonte do Banzoli
Cortar as partes do vídeo onde mostram os documentos conciliares e também as cartas papais dizendo (muito antes do Concílio de Trento e da “Reforma Protestante”) e reforçando qual é o Cânon da Bíblia Sagrada, fica realmente mais fácil argumentar.
Ele mostrou o cara falando 🤷♂️
@@Arrasca123 e não mostrou os documentos revelados
@@mistcipriano396 para que ele vai mostrar? Ele está respondendo as argumentações do cara que foram embasadas nos documentos que estão no vídeo que ele gravou. Colocar os documentos ia ser redundante já que os argumentos do Santa Carona já refletem os documentos
Copiando Lutero até nisso kkkkkk
@@Arrasca123 Mostrou o documento do Concílio de Cartago, de 1200 anos antes de Lutero e Trento, que fala quais são os livros que devem ser venerados? Mostrou a carta do Papa Inocêncio I ao bispo de Toulouse dizendo quais são os livros que devem ser venerados e considerados como Sagrada Escritura? A Bula Cantate Domino, de 100 anos antes de Lutero e Trento, que a Igreja afirma novamente quais são os livros sagrados? Ele mostoru aquilo que foi conveniente a ele.
Não importa o quanto se discute, pessoas duras de coração de qualquer crença, inflexíveis, orgulhosas, apegadas ao que acreditam, nunca, jamais, vão aprender alguma coisa. Isso é muito triste.
Como é bom aprender com quem realmente conhece e entendi das escrituras e da história. Esse vídeo me motiva cada vez mais a estudar história e as escrituras pra qnd topar com uma pessoa que só entende de dogmas de uma religião não absorver essas mentiras relatadas, acho que ele precisa estudar mais sobre a história e não sair falando heresias por aí.
A “santa igreja católica” E AS SUAS FILHAS PROTESTANTES.
Os protestantes são DISSIDÊNCIA da igreja católica e fazem o mesmo que ela sempre fez. Em vez de crerem, ensinarem e PRATICAREM o ensino GRATUITO do Mestre Jesus, eles preferem crer, ensinar e PRATICAR as BOBAGENS que servem ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE DISFARÇA, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus".
NÃO EXISTEM VÁRIAS VERDADES: João 14 vs. 6 - Jesus AFIRMA: “EU SOU o Caminho, A VERDADE e a Vida; SOMENTE POR MEIO DE MIM é possível chegar ao Pai.”
Quem é que DÁ o verdadeiro ENTENDIMENTO do que ESTÁ ESCRITO nas Escrituras Sagradas:
Seria o Calvinismo? - Seria o Luteranismo? - Seria o Arminianismo? - Seria o catolicismo? - Seriam os GURU$ da teologia? - Seriam os “papas” evangélicos? - Seriam os FAL$O$ “apóstolos e profetas”? - Seriam os CUR$O$ e os livros dos teólogos? NÃO!
O SENHOR JESUS RESPONDE: João 8 vs. 31 e 32 - “SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os libertará.”
Qual é A CONDIÇÃO, IMPOSTA pelo Senhor Jesus Cristo, a quem deseja CONHECER a Verdade e ser LIBERTO?
O QUE FAZER PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO? O SENHOR JESUS RESPONDE:
João 14 vs. 15 e 16 - Jesus diz AOS DISCÍPULOS: “Se vocês me amam, OBEDEÇAM aos meus mandamentos. Eu PEDIREI ao Pai, e ele lhes DARÁ outro Auxiliador, O ESPÍRITO DA VERDADE, para ficar SEMPRE com vocês.”
Obs.: Primeiro, OBEDECE!
Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU dos FAL$O$ “profetas”, dos GURU$ da teologia, do FALSO “evangelho”, do FALSO “cristianismo” e do COMÉRCIO religioso.
Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, JÁ NOS CUROU.
Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para CURAR OU LIBERTAR alguém?
Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU da vaidade, da escravidão do consumismo, dos vícios, da religião falsa e das MENTIRAS e escravidão que vem do espírito DESTE mundo. Mas é VITAL, além de crer em Jesus, OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
O Diabo NÃO TEME a cruz, que ele criou para torturar e matar; NÃO TEME a Bíblia, que ele USA e DISTORCE; NÃO TEME as INVENÇÕES, “revelações”, SUBIDAS AO MONTE e os “exorcismos” dos FAL$O$ “apóstolo$ e profeta$” e nem os E$TUDO$ e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos.
O Diabo TEME A OBEDIÊNCIA ao Ensino GRATUITO do Senhor JESUS CRISTO, que o PARALISA E DESMASCARA.
NÃO SE IMPRESSIONEM com milagres, curas físicas, prosperidade material e FALSAS “libertações”. Isso acontece em TODAS as religiões DESTE mundo, INCLUSIVE nas que não creem em Jesus Cristo.
Segunda Tessalonicenses 2 vs. 9 ao 12: “O Perverso chegará com O PODER de Satanás e fará todo o tipo de milagres, falsos sinais e maravilhas. E usará de todo tipo de maldade PARA ENGANAR os que vão se perder. Eles vão se perder porque NÃO ACEITARAM nem amaram A VERDADE que os podia salvar. Por isso Deus manda o poder do erro agir neles para que ACREDITEM na MENTIRA. O resultado disso é que TODOS que não creem na VERDADE, mas tem prazer na MENTIRA serão CONDENADOS.”
@@avelinoefamilia Parabéns pelas palavras, Deus continue te abençoando.
@@alcidessobral
Glória a Deus!
Bom dia.
A paz do Senhor Jesus Cristo.
@@avelinoefamilia abraço Avelino. É sempre bom falarmos de nossas ideias e opiniões com educação e elegância respeitando sempre as ideias de cada um. O bom é que temos a certeza que Jesus é o nosso senhor e Salvador.
Concordou com a maioria dos argumentos do Guilherme, só fingiu rebater ou pulou as partes do vídeo que não conseguiu rebater:
- O Guilherme disse que não existia um documento ESCRITO determinando qual era o cânon dos judeus, você fingiu que rebateu mas concordando que só existia essa determinação oralmente, depois passa a tentar desmerecer a versão septuaginta pelo fato de existirem versões variadas;
- Admitiu que foi a septuaginta foi a versão mais usada pelos apóstolos (só isso já deveria encerrar o vídeo) e pulou a parte do vídeo que fala que 85% das referências usadas pelos apóstolos vieram da septuaginta;
- Depois cita trechos da bíblia que foram escritas por PAULO para contra argumentar o uso da septuaginta que você já admitiu ter sido a versão mais usado por PAULO!
- Essa foi a mais absurda: tenta descredibilizar 3 concílios (isso mesmo, 3) que no século 4° afirmaram que o cânon deveria conter os 73 livros! Faz esforço para desqualificar os concílios como "locais" e que portanto "não valia" (todos eram da mesma religião, logo determinam regras para a mesma fé, não havia cisma aqui) parece um desespero para não aceitar a clara tradição da igreja católica. Aqui você tenta até por em dúvida se o bispo de Roma era realmente Papa, tenta desmoralizar os fatos com essas pequenas e mal-intencionadas indagações;
- Pulou o trecho do vídeo do Guilherme que prova que em 405DC O PAPA Inocêncio I reafirmou o cânon em uma carta ao bispo Exuperius de Toulouse. (isso também deveria ser suficiente para encerrar o debate);
- Você diz que o argumento do concílio de Roma é inválido por não "fechar" o tema, ora a igreja é una e centrada em Roma, isso já o desmente, se houve discordâncias ou desobediências em outras regiões isso não muda o fato decidido em Roma em Cartago e em Hipona nos anos 300DC; (Quem estuda esse assunto com coração aberto não deixa de ver o quanto o cânon católico de 73 livros é o mais antigo usado no cristianismo)
- Você admitiu várias vezes que o Canon Católico era usado e determinado por diversos concílios antes do novo cânon protestante! Sua discussão remanescente foi somente sobre "quando a igreja Católica decretou o seu Canon especificamente em um concílio ecumênico".
O Yago agora desenhou:
"O teólogo dominicano cardeal francês Yves Congar escreveu: "uma lista oficial e definitiva de escritos inspirados não existia na igreja católica até o Concílio de Trento."
A respeito do cânon das Sagradas Escrituras, o Concílio de Trento nada inovou, apenas DOGMATIZOU a lista dos livros canônicos que já tinha sido definida pelo concílio de Roma (382) e reafirmada pelos concílios de Hipona (393), Cartago (397 e 419) e Florença (1442). Essa mesma lista pode ser encontrada nas obras de Santo Agostinho de Hipona e de Santo Isidoro de Sevilha, também em uma carta do Papa Inocêncio I e no Decreto Gelasiano.
Portanto, está mentindo quem diz que o Concílio de Trento adicionou livros ao cânon da Bíblia Sagrada que estava sendo observado pela Igreja Latina desde o final do século IV..
@@JorgeHenrique79 o cânon já existia. A edição oficial é quem foi definida. No caso, a chamada Vulgata Latina. Existem muitas edições da Bíblia (só das católicas, existem umas 5 mais famosas), mas uma é tida como oficial e todo e qualquer documento da Santa Igreja se baseará nessa edição oficial. Não confunda o cânon com a edição
@@Arthur-ns7bt Que?
A primeira fez que a Bíblia foi impremia em massa foi na imprensa de Gutemberg quantos livros tinha,se tinha menos que a católica ou ainda não tinha canom bíblico fechado se o protestante prova eu viro herege protestante
O senhor Yago deveria citar documentos do vaticano e o catecismo da Igreja Católica que são fontes das Doutrinarias católicas.
Yago temos que reconhecer a autoridade da Santa igreja católica, negar isso é negar o que Cristo disse que a igreja nunca cairia.
A pedra edificada em nenhum momento se diz como a católica simples
@@GSDarKillerGames Irmão, Cristo é o fundamento de toda a obra de Deus, mas em relação a igreja o próprio Cristo passou essa missão, essa autoridade a Pedro.
@@alexanderandre8301 ele disse isso a ele e mais uns 5, porém essa parte da história não é conveniente pra narrativa da sua instituição disfarçada de igreja
@@GSDarKillerGamesEle disse isso APENAS A Pedro. Vá estudar!
@@filipedemelo448 fonte: igreja católica
Senhor, que VÍDEO, meus amigos. Que vídeo 👏👏👏👏
Kkkkkkk so falou mentira
É meio estranho ver alguns comentários, percebendo que a pessoa NÃO assistiu o vídeo até o final.
Triste isso.
Parabéns Yago!
" O protestantismo, lutero e o Diabo, é a trindade da desgraça completa." São Francisco de Sales. Viva a Santa igreja católica!!!
Caraca, tentar enfrentar o Rev. A. Nicodemus foi muita pretensão heim 😅. Corajoso o rapaz.
O cara tentar refutar o Tio Nico é como o homem aranha querer enfrentar o Goku kkkkk
KKKKKKKKKKK
E o Yago e como os Goha. Kkkkkk
Kkkkkkk sim mano
Namekusei explodiu hahahah
KKKKKKKKKKKKKKKK
Yago fala com muito respeito e cuidado. Adoro ouvir sobre esse tipo de informação, dá até vontade de estudar teologia
Católicos:Sola Não é bíblico
Protestante:e tem outro livro melhor que a Bíblia ? Kakakakakakaka
Não entendi. O ponto é que a bíblia não possui suficiência formal e portanto não deve ser o único depósito de fé, visto que um livro infalível não pode ter uma interpretação falível. Justamente por isso surgem tantas seitas por causa do sola scriptura.
@@pedrolagoa7942 pelo contrário, Pedro. Discordo! Vemos que as seitas surgem não por causa do "sola scriptura" mas sim, através de visões e revelações. Se vc reparar, toda seita baseia-se em visões que tiveram, fora da Bíblia, acrescentando isso à sua fé.
@@Mayaramtd xeque mate
@@Mayaramtd um exemplo disso são os mórmons que tem o livro doa mórmons,os TJ que tem as "sagradas escrituras " ou até mesmo adventistas que tem as revelações da Ellen White,todos com algo a mais da bíblia .
TU ESTÁ CERTÍSSIMA.
Entendi, Mayara. Obrigado pela resposta, porém você está julgando como seita apenas as que possuem referências além da própria bíblia. A definição comum de seita na fé cristã é aquela que dista da ortodoxia. Quando igrejas aderem ao sola scriptura elas não estão sujeitas a uma autoridade (que na época primitiva eram os apóstolos), logo quando elas criam ideias heréticas justificando nas escrituras elas não são taxadas de heréticas como sempre aconteceu na história do cristianismo. +
Cara!!! Que aula, por mais debates assim, só enriquecem nossas almas, um atento, o rapaz do outro vídeo passa um ar de superioridade, sou de Cristo, não sigo a nenhuma denominação, mas a igreja católica e seus pupilos deviam ser mais humildes, pelas atrocidades q a igreja fez em nome do sagrado..
Rapaz seria sensacional um debate ao vivo entre você e ele
Ótimo vídeo, Yago. O livro "Introdução Bíblica" do Norman Geisler é uma boa opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre esses temas.
Kkkkkk
"Não tenho fé sucifente para ser *ateu*" melhor livro
Yago faz as dicidencias entre as igrejas católicas acho que seria interessante!
Também acho que seria um excelente vídeo, mas enquanto não sai, você pode ver o próprio Augustus Nicodemos falando um pouco sobre, nesse mesmo vídeo que ele é citado, ele fala sobre quase todos os problemas do catolicismo, só pesquisar lá: Seitas e Heresias do catolicismo romano
Repare que o Cristianismo, desde os primeiros séculos, NUNCA foi um bloco monolítico. E quando católicos vêm dizer que a denominação deles é a verdadeira, vc pode perguntar a eles "por quê?". Pq tb pode ser verdadeira a igreja Copta, a Assíria do Oriente, a Etíope a Ortodoxa Oriental e a Ortodoxa do Oriente, ou até mesmo, alguma das muitas igrejas Ortodoxas autocéfalas. Cada uma deles alega ser a "unica e verdadeira Igreja de Cristo". No meio dessa "babel", quem está dizendo a verdade e quem está dizendo a mentira?
@@josueinhan8436 percebi isso meu irmão... eles partem do principio que todas as outras igrejas tem que ser submetidas ao Apostolado de Pedro como cabeça da Igreja... o problema é que nem mesmo Pedro defendeu tal posição, a questão da igreja Catolica em Roma ser a mais influente é devido ser a Capital do Império e só ganhou mais força com o Edito de milão, nem Pedro Nem Paulo nos ensinaram a supremacia da Igreja Romana sobre as demais e no tempo deles essa Igreja já existia! Nem clemente se indentifica em suas cartas como superior aos demais Pais da Igreja.... é muito mais uma questão politica que um pouco posterior alguns pais da Igreja começaram a observar essa questão de supremacia entre os Pais da Igreja e fizeram uma analise retroativa daquilo que poderia ser encaixado nas suas teses... não há textos Nenhum dos Apostolos do Senhor, nem de Jesus nem de Clamente, Lino ou Anacleto fazendo tal afirmação de si mesmo sobre os titulos que colocaram neles... é bem mais questão de fé do que história... e os pais da Igreja que falam algo defendendo a supremacia de Pedro e os demais pais da Igreja, foram SIM pré selecionados pela igreja de Roma e colocados nas alturas, quando de fato há outros historiadores que contam uma historia diferente e obviamente foram colocados como Hereges, por uma instituição poderosa a tendencia deles é logo desaparecerem... os livros deuterocanonicos como Baruque ou Macabeus mostram praticas bem estranhas com os demais contextos das escrituras, obviamente registrando o tempo que os judeus viviam com praticas pagãs que tiveram influencia oriental, na apologética Catolica é tudo muito organizado e bonitinho como se a Igreja Cristã sempre fosse uma só em contextos de Liderança e um poder centralizado no Papa... mas se olharmos de uma maneira mais imparcial veremos que as coisas não foram bem assim não....
@@robertjr9338 Nicodemus é completamente analfabeto em Teologia Católica, o cara vem me dizer que o Concílio de Trento proclamou a Infalibilidade Papal e que Católicos acreditam em revelação continuida. Pena de quem "estuda" Teologia Católica com base nos vídeos dele.
Seria interessante mesmo
Senhor, eles não sabem o que fazem. Que Deus tenha misericórdia dos nossos irmãos protestantes
Interessante...É a msm oração que faço por vocês da igreja católica, a grande Babilônia!
"E sobre esta pedra,edificarei a MINHA IGREJA"
Não uma, não a, não mais uma, mas a MINHA.
Ele so postou o vídeoo quando Yago saiu de féria. O que fez pensar que ele fez de caso pensado para Yago não refutar no outro dia mas responder varios dias depois. Dando a entender ao seu público que Yago não teria como responder na mesma hora.
Você deveria achar menos e saber mais.
O seu comentário só leva às pessoas ao erro de deduzir maldade no ato dos outros.
Arrogância demais especular isso, o cara tem uma agenda fixa de vídeos, ele não tem tempo para ficar anotando a agenda de férias do RUclipsr x ou y para postar.
Seriado novo : Clodoaldo e sua incrível habilidade de ler mentes ......
O debate mais fácil que existe é o debate com católicos . Parabéns Yago.
É verdade.
Será ???????
Sim. Contra fatos não há argumentos.
Mas vc é de qual denominação😂😂, debater com protestante de denominação que nasceu ontem é muito mais engraçado
Vi esse vídeo por acaso, porém devo dizer que esse rapaz o Yago acredita cegamente nos estudos que ele acha o certo de 500 anos para que e os mais antigos ele utiliza o que lhe interessa, por exemplo quando ele fala que não dá pra acreditar na tradição, mas aceita muitos livros de escritores que não são bíblicos. Enfim ele tem fé em uma tese que ele acredita ser certa que vem de 1500 para cá. Porém quando começa a se estudar de uma forma seria realmente não dá para ser protestando. Mas enfim cada um acredita no que quer.
Que cacetada! Foi duro de assistir.
Gostei da refutação do Yago, concluindo que, está de parabens Guilherme do Santa Carona! Foi irrefutável, mas contudo, um abraço aos dois, com eles aprendemos as verdades.
Uma delicia esse Reggaezinho no final do vídeo com os Cards kkkkk Ótimos argumentos Pr. Yago, sou protestante e grato a Deus por me permitir ter um exemplar da Bíblia em português.
No 32:00 eu pausei e pensei "eita, o cara vai realmente bater contra o Nicodemos assim, na tranquilidade?"
Essa internet...
Cuidado com a idolatria irmão.
@@pauloedvandro8593 Espero que vc não seja católico, pq daí é muita ironia.
Que canal maravilhoso cara!!
O pastor pulou a melhor parte do vídeo do kadois.
Confirmado, o protestantismo segue do mesmo jeito !
Vejo milhares voltando para a casa do senhor, para a igreja católica🔥👏
Está com alucinações. É melhor consultar um médico.
@@hc7385 se vc se encomoda com a felicidade dos outro é você quem precisar ir em um médico🧠😘
Aí sim Yago, eu vi esse vídeo dele ontem e cara cheio de coisas furadas ali nas informações dele.
Interessante que a refutação do Yago fez mais sentido pra mim depois que assisti o vídeo original do Santa Carona.
Olá Yago, porfavor fale da apologética cristã, uma das coisas que as religiões não ensinam, e da espaço pra muitos ateus se acharem intelectuais por discutirem com cristãos fideistas. Você deve conhecer muito bem, William Lane Craig.
Ele conhece sim, se não me engano ele traduzia vídeos para o canal Deus Em Debate.
Nós também traduzimos vídeo do Craig, atualmente estamos legendando a Doutrina de Deus.
@ porfavor continue, ganharam mais um inscrito.
A “santa igreja católica” E AS SUAS FILHAS PROTESTANTES.
Os protestantes são DISSIDÊNCIA da igreja católica e fazem o mesmo que ela sempre fez. Em vez de crerem, ensinarem e PRATICAREM o ensino GRATUITO do Mestre Jesus, eles preferem crer, ensinar e PRATICAR as BOBAGENS que servem ao espírito DO ENGANO que reina NESTE mundo e SE DISFARÇA, entre tantos outros, de "Cristo e de Deus".
NÃO EXISTEM VÁRIAS VERDADES: João 14 vs. 6 - Jesus AFIRMA: “EU SOU o Caminho, A VERDADE e a Vida; SOMENTE POR MEIO DE MIM é possível chegar ao Pai.”
Quem é que DÁ o verdadeiro ENTENDIMENTO do que ESTÁ ESCRITO nas Escrituras Sagradas:
Seria o Calvinismo? - Seria o Luteranismo? - Seria o Arminianismo? - Seria o catolicismo? - Seriam os GURU$ da teologia? - Seriam os “papas” evangélicos? - Seriam os FAL$O$ “apóstolos e profetas”? - Seriam os CUR$O$ e os livros dos teólogos? NÃO!
O SENHOR JESUS RESPONDE: João 8 vs. 31 e 32 - “SE vocês OBEDECEREM às MINHAS palavras, serão DE FATO meus seguidores e CONHECERÃO A VERDADE, e a Verdade os libertará.”
Qual é A CONDIÇÃO, IMPOSTA pelo Senhor Jesus Cristo, a quem deseja CONHECER a Verdade e ser LIBERTO?
O QUE FAZER PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO? O SENHOR JESUS RESPONDE:
João 14 vs. 15 e 16 - Jesus diz AOS DISCÍPULOS: “Se vocês me amam, OBEDEÇAM aos meus mandamentos. Eu PEDIREI ao Pai, e ele lhes DARÁ outro Auxiliador, O ESPÍRITO DA VERDADE, para ficar SEMPRE com vocês.”
Obs.: Primeiro, OBEDECE!
Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU dos FAL$O$ “profetas”, dos GURU$ da teologia, do FALSO “evangelho”, do FALSO “cristianismo” e do COMÉRCIO religioso.
Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, JÁ NOS CUROU.
Quando foi que Cristo USOU médicos e remédios para CURAR OU LIBERTAR alguém?
Deus, POR INTERMÉDIO DE CRISTO, já nos LIBERTOU da vaidade, da escravidão do consumismo, dos vícios, da religião falsa e das MENTIRAS e escravidão que vem do espírito DESTE mundo. Mas é VITAL, além de crer em Jesus, OBEDECER ao ensino, SIMPLES E GRATUITO, que ELE nos trouxe da parte de Deus e nos ensina, DE GRAÇA, no Evangelho.
O Diabo NÃO TEME a cruz, que ele criou para torturar e matar; NÃO TEME a Bíblia, que ele USA e DISTORCE; NÃO TEME as INVENÇÕES, “revelações”, SUBIDAS AO MONTE e os “exorcismos” dos FAL$O$ “apóstolo$ e profeta$” e nem os E$TUDO$ e o COMÉRCIO dos TEÓLOGO$ e E$CRITORE$ evangélicos.
O Diabo TEME A OBEDIÊNCIA ao Ensino GRATUITO do Senhor JESUS CRISTO, que o PARALISA E DESMASCARA.
NÃO SE IMPRESSIONEM com milagres, curas físicas, prosperidade material e FALSAS “libertações”. Isso acontece em TODAS as religiões DESTE mundo, INCLUSIVE nas que não creem em Jesus Cristo.
Segunda Tessalonicenses 2 vs. 9 ao 12: “O Perverso chegará com O PODER de Satanás e fará todo o tipo de milagres, falsos sinais e maravilhas. E usará de todo tipo de maldade PARA ENGANAR os que vão se perder. Eles vão se perder porque NÃO ACEITARAM nem amaram A VERDADE que os podia salvar. Por isso Deus manda o poder do erro agir neles para que ACREDITEM na MENTIRA. O resultado disso é que TODOS que não creem na VERDADE, mas tem prazer na MENTIRA serão CONDENADOS.”
olha, depois dessa brilhante e extensiva resposta do Yago, até eu vou fazer uns meses da Escola de Teologia
🤦🏻♂️
Caí de paraquedas aqui, não entendi uma vírgula do que falaram o vídeo todo kkkk
Estou na mesma kkk
Dizem que o Yago está sentindo o vídeo de resposta do Guilherme da Sola Escritura até hoje kkkkk
Esse vídeo me deixou mais católico. Obrigado.
Yago excelente vídeo, eu vi ontem o vídeo do rapaz do santa carona, mas creio que assim a coerência está mais com ele. Primeiro que sempre houve essa dúvida no passado pelo que eu vejo e a resposta sempre foi o canon católico.
Assim a um ponto onde você mesmo fala sobre que era falácia e que os judeus já tinha seus livros definidos advindo pela tradição, e por que os católicos teriam de ter documentos sobre os livros?
Acho que realmente o rapaz ele acertou ao dizer que o concílio de Trento ele reafirmou o canon católico. Mas seu vídeo foi muito bom e rapaz gostaria de ver um debate amistoso entre vocês a gente ganharia muito, mais muito mesmo. Deus te abençoe meu irmão. Conheci seu canal através do Nando Moura, eu me considero como ele, muito católico para ser protestante e muito protestante para ser católico 😂😂 mais um dia saberei onde irei entrar em comunhão com meus irmãos em Cristo.
O irmão Yago acabou de afirma que a igreja católica é a única igreja de Jesus Cristo pois nós concílio Martinho Lutero não estava lá, Nicodemos também não estava lá
Esse argumento simplesmente não faz o menor sentido kkkkkkkkkk
@@Davi0LIVElRA volte pra igreja de Cristo Jesus pelo amor de Deus em quanto há tempo não lute contra a verdade
@@Davi0LIVElRA você voltando para a igreja de jesus cristo que é a igreja católica você vai ser revigorado e serás feliz para sempre comungando a eucaristia depois rezando o terço e também se confessando com um sacerdote
@@Davi0LIVElRAnao faz? Kkkkkkk se o concilio de trento foi depois de lutero, qual biblia lutero usava? 😂
Muito legal esses debates, quando são feitos entre pessoas educadas kkkkk
Mas, teve um momento do vídeo que pra mim é complicado:
O Papa (como chamamos hoje) é o Bispo de Roma. São Dâmaso era o Bispo de Roma. Logo, São Dâmaso era o Papa. Agora, é claro que a estrutura eclesiástica não era a mesma... mas ele era o Papa.
Eu acho que ele quis fazer uma distinção entre o Papado como conhecemos hoje e surgiu no 7o século AD (Instituição eclesiástica centralizadora da fé cristã e de autoridade apostólica) e o simples ofício de ser o Bispo de uma cidade; a saber, o de Roma.
Basicamente, ele quis distinguir entre o Bispado de Roma e o cargo de Pontífice Máximo da Igreja Católica.
@@gabrielernandes5160 Não me pareceu esse o discurso.
Mas eu compreendo... talvez seja isso mesmo.
@@brunofelipegoncalves8555 esse é claramente o discurso ,
Concordou com a maioria dos argumentos do Guilherme, só fingiu rebater ou pulou as partes do vídeo que não conseguiu rebater:
- O Guilherme disse que não existia um documento ESCRITO determinando qual era o cânon dos judeus, você fingiu que rebateu mas concordando que só existia essa determinação oralmente, depois passa a tentar desmerecer a versão septuaginta pelo fato de existirem versões variadas;
- Admitiu que foi a septuaginta foi a versão mais usada pelos apóstolos (só isso já deveria encerrar o vídeo) e pulou a parte do vídeo que fala que 85% das referências usadas pelos apóstolos vieram da septuaginta;
- Depois cita trechos da bíblia que foram escritas por PAULO para contra argumentar o uso da septuaginta que você já admitiu ter sido a versão mais usado por PAULO!
- Essa foi a mais absurda: tenta descredibilizar 3 concílios (isso mesmo, 3) que no século 4° afirmaram que o cânon deveria conter os 73 livros! Faz esforço para desqualificar os concílios como "locais" e que portanto "não valia" (todos eram da mesma religião, logo determinam regras para a mesma fé, não havia cisma aqui) parece um desespero para não aceitar a clara tradição da igreja católica. Aqui você tenta até por em dúvida se o bispo de Roma era realmente Papa, tenta desmoralizar os fatos com essas pequenas e mal-intencionadas indagações;
- Pulou o trecho do vídeo do Guilherme que prova que em 405DC O PAPA Inocêncio I reafirmou o cânon em uma carta ao bispo Exuperius de Toulouse. (isso também deveria ser suficiente para encerrar o debate);
- Você diz que o argumento do concílio de Roma é inválido por não "fechar" o tema, ora a igreja é una e centrada em Roma, isso já o desmente, se houve discordâncias ou desobediências em outras regiões isso não muda o fato decidido em Roma em Cartago e em Hipona nos anos 300DC; (Quem estuda esse assunto com coração aberto não deixa de ver o quanto o cânon católico de 73 livros é o mais antigo usado no cristianismo)
- Você admitiu várias vezes que o Canon Católico era usado e determinado por diversos concílios antes do novo cânon protestante! Sua discussão remanescente foi somente sobre "quando a igreja Católica decretou o seu Canon especificamente em um concílio ecumênico".
É muito bom esse tipo de vídeo.
É um banco de informações que certamente nos ajudará em nossa confissão de fé.
Deus abençoe você, Yago.
Antes de Trento, o Concílio Ecumênico de Florença (1442) já havia se manifestado a respeito da inspiração divina de todos os 73 livros da Bíblia Sagrada.
Queria ver uma resposta, mas acabei vendo uma aula
Salve a Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
"Não sigo nenhum primado a não ser o de Cristo; por isso ponho-me em comunhão com a Sua Santidade, ou seja, Com a cátedra de Pedro. Sei que sobre esta pedra está edificada a Igreja. Quem se alimenta do Cordeiro fora dessa casa é um ímpio. Quem não está na arca de Noé perecerá no dia do dilúvio" - São Jerônimo
@ABCDSeu argumento existe vários furos, pois claramente sinaliza a falta do emprego da interpretação e raciocínio lógico. A característica principal do Protestantismo é, sem dúvida alguma, o Relativismo. Vocês não concordam nem entre si, deram o aval para isso e como consequência não produzem cristãos, mas sim, uma fábrica de Ateus, ou seja, não passam de relativistas que sempre deturparão as Sagradas Escrituras. E contra isso não há remédio, pois mesmo que a verdade se apresente a vocês jamais a aceitarão, porque criaram um Deus a sua semelhança e caprichos. Eu posso claramente dar a melhor resposta, mas vocês não vão aceita-lá, vivem em estado de negação.
@ABCD Pessoas como você são a prova que a interpretação individual das Sagradas Escrituras é um enorme perigo, pois disso deriva as seitas, e o Protestantismo que em sua essência é uma seita. A Bíblia que você deturpa foi feita e guardada por nós, logo somos a autoridade competente. Dados os fatos, construímos toda a civilização ocidental, desde em matéria de filosofia, teologia, matemática, engenharia, arquitetura, música, artes e entre outros, e é natural que surgisse um inimigo interno dado pelo nome Protestantismo que cuja sua função sem dúvida alguma, é a divisão, perdição das almas e o mais importante: A desconstrução da Civilização Ocidental. Nota-se que esta seita é de origem demoníaca, pois protestantes existem para atacar, odiar e separar a Igreja Católica. Os Católicos sempre foram e serão atacados de todos os lados por um fato extraordinário. Somos perseguidos assim como foi nosso Divino Fundador. Você tem muitas perguntas, mas não quer as respostas, pois mesmo que dadas, jamais as aceita, porque isso é um problema de orgulho e vaidade.
Agora me diz onde na bíblia ta escrito que quem nao se alimenta de uma igreja específica é um ímpio?
@@pedro_12cs_fmIsso esse retardado não vai conseguir explicar, porque é um herege
@@pedro_12cs_fmonde está escrito na bíblia que ela é a única fonte da verdade
Muito legal a resposta, Yago. Verdadeira, intelectualmente honesta e acima de tudo amável. Sim, Católicos e Protestantes são IRMÃOS e se AMAM, embora tenham as suas divergências. Vale salientar também que esses dias li uma nota muito curiosa na Bíblia de Jerusalém (Católica) que me fez ver que já havia um reconhecimento canônico do AT entre os judeus antes de Jâmnia. Segue o trecho:
Mt 23:35: "E assim cairá sobre vós todo o sangue dos justos derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar."
Comentário da Bíblia de Jerusalém a este trecho:
"23:35 [b] Trata-se provavelmente do Zacarias de 2Cr 24,20-22. O seu assassínio é o último narrado na Bíblia (2Cr era o último livro do Cânon judaico), enquanto o de Abel (Gn 4,8) é o primeiro. "Filho de Baraquias" deve vir da confusão com outro Zacarias (cf. Is 8,2 [LXX]; Zc 1,1). A expressão poderia também ser uma glosa de copista."
Obs: Seria útil pesquisarmos nos Códices da LXX - Vaticanus, Sinaiticus e Alexandrino - qual é o primeiro e o último livro do seu respectivo AT, pois se nehum deles seguir a ordem de Gênesis a 2 Crônicas, então o próprio Jesus, Palavra encarnada de Deus, está validando o Códice Hebraico (Tanakh) como Escritura Sagrada e inspirada.
No mais, aconselho tanto a Católicos quanto a Protestantes que adquiram a Bíblia de Estudo da Reforma (The Lutheran Study Bible). Ela traz uma introdução de Lutero aos Apócrifos da seleção Romana e mostra a opinião de vários Pais da Igreja acerca do que eles pensavam ser literatura canônica e literatura eclesiástica para o AT.
Por fim, peço tanto aos Católicos quanto aos Protestantes que leiam todos os Deuterocanônicos da LXX, que agora se encontram na Bíblia Nova TEB. Lá encontram-se os apócrifos da igreja de Roma e das igrejas ortodoxas orientais. Mesmo não sendo inspirados, são livros úteis à piedade e ao conhecimento histórico do Israel pós-exílico.
Abraços
A Patrística citava amplamente os deuterocanônicos do Antigo Testamento como Sagradas Escrituras. Apócrifos são obras que a santa Igreja Católica não admitiu no cânon das Escrituras. E, de acordo com o Concílio Ecumênico de Florença (1442), todos os 73 livros da Bíblia são divinamente inspirados.
Como Jorge Henrique bem pontuou... Yago se apoia antes de mais em um argumento do consenso patrístico, no qual houve uma evolução orgânica e processual do reconhecimento dos livros inspirados. O problema dessa tese está em documento que o próprio Yago apresentou, a saber, os códices, Alexandrinus, Sinaiticus e Vaticanus, os quais são datados do século 4 e 5. Todos esses códices concordam em conjunto com os livros de Tobias e Judite. No entanto, o códice Alenxadrinus e Sinaiticus concordam a mais incluindo também 4 livros de Macabeus. O ponto é: Se o Yago apela para o argumento do consenso patrístico, como explicar então que no final do século 4 e início do século 5 a lista ainda não estava em conformidade com o cânon protestante? Ainda mais, como explicar que antes de Lutero no Concílio de Florença, o cânon católico foi definido de maneira idêntica a definição apresenta em Trento? É ele (Yago) quem tem que explicar esses documentos. A igreja católica jamais se apoiou em códices ou mesmo em pais da igreja (tomados isoladamente) para afirmar sua doutrina do cânon.
Na verdade o Yago precisa explicar muitas coisas antes de refutar a posição católica. Ele precisa mostrar por qual motivo alguns dos primeiros cristão como Justino Mártir endossavam a lenda acerca da Septuaginta, ao que parece ele a possuía em alta estima, haja vista que a lenda era utilizada para afirmar sobre a inspiração. Todos os livros que passaram a ser inclusos na septuaginta após a tradução do pentateuco dificilmente não seriam levados em alta conta por judeus, tendo em vista tal lenda amplamente difundida.
Quanto ao A.T estar fechado na época de Jesus, Yago nada prova citando Rm 3 e 9, pois é fato que havia um corpo de Escrituras bem estabelecido, mas disso não se pode inferir que esse corpo de Escrituras estava FECHADO. Havia de fato livros os quais eram aceitos por todos, os chamados PROTOcanônicos, mas também é fato que haviam livros disputados, ou DEUTEROcânonicos, dentre os quais estava o próprio livro de Ester e Cântico dos Cânticos, sendo assim não havia lista definitiva, nem mesmo houve em Jamnia, tendo em vista que no século 3a.D (DC) ainda havia discussões na Mixná Yadayim acerca dos livros que já mencionei aqui, os quais os protestante consideram inspirados. Antes de mais nada, não argumentarei sobre a lista oferecida por Josefo e Filo, mas que fique claro, existe respostas adequadas para tais listas e que contrapõem a tese de que Josefo apresenta uma lista que era aceita por todos os judeus de sua época. Após Yago responder todas essas considerações, coisa que não creio que ele conseguiria, ainda existem inúmeros outros problemas para afirmar que o cânon protestante surgiu de um consenso patrístico a partir de uma evolução orgânica a universal do reconhecimento dos livros.
Não é mais fácil voltar às origens? Ou alguém tem medo de esbarrar em uma época que Lutero nem sonhava em existir e "Deus tinha esquecido a Igreja"? Fica fácil estabelecer verdades a partir do nascimento do segmento dessa forma. O correto é ir nas primeiras fontes e ver o que a Igreja desde sempre considerou como Cânon. A Septuaginta, (o antigo testamento cristão católico) existia há muito tempo antes de trento.
Iagão, a igreja não estabeleceu o cânon bíblico católilco no Concílio de Trento de 1545, mas sim reforçou o cânon estabelecido no Concílio de de Roma em 382. E fez isso pois foi necessário devido a bagunça de qual cânon os cristãos católicos deveriam usar, causado por Lutero. E esse mesmo concílio estabeleceu a Vulgada (versão bíblica mais antiga usada pela igreja ao longo do tempo) como livro oficial.
Só vale ressaltar que o você disse, "como o Guilherme fala que o Judeus usavam a Tanakh sem ter um canôn estabelecido?" Simples, os livros existiam, mas não havia um cânon estabelecido kkkkkk. Isso foi definido no ano de 117. "Os judeus da dispersão no Egito revelaram alta estima por esses escritos [deuterocanônicos] e os incluíram na tradução do Antigo Testamento para o grego, chamada Septuaginta, mas esses mesmos escritos foram eliminados do cânon hebraico pelos judeus da Palestina [ou seja, no Concílio de Jâmnia, no século I d.C.]" Resumindo, Judeus nacionalistas e orgulhosos, ainda acreditando que a salvação vem somente para eles e não aceitando nada que vem de fora, inclusive a palavra de Deus dada a judeus de outras terras.
excelente
Como católico conhecedor da própria fé, e também como cristão que vive diariamente um relacionamento íntimo com Jesus, fico contente pela abordagem do Santa Carona e do canal Dois Dedos de Teologia.
O que me entristece é ver que estas duas potências teológicas ficam discutindo suas diferenças, sendo que temos muito mais semelhanças. Esta briga entre nós católicos é vocês evangélicos é um escândalo e uma incoerência. Falta muita empatia entre nós. Deus tem agido poderosamente na na Igreja Católica, e é claro que preciso reconhecer que tem feito maravilhas na Igreja evangélica também. O mundo é a sociedade está ficando cada vez mais complexo e intolerante. Se dissemos que Jesus é o Senhor de nossas vidas, precisamos agir de acordo com isso. Onde o Amor Reina, também Reina o Espírito de Cristo. Por favor, eu não quero ferir ninguém com meu comentário, apenas convido para que oremos uns pelos outros, e não nos cansemos de fazer o bem, até que Cristo seja tudo em todos. Deus abençoe 🙏
Tiraram Jesus do Natal ....
Aqui na minha cidade tem um shopping cujo natal temático é Harry Potter e Papai Noel ....
@@artursilvasemper2205 que pena, isto é muito triste e grave.
0:01 Introdução
0:56 Teoria inusitada (Argumento de Guilherme)
1:13 Não é inusitada (Argumento de Yago)
2:32 Argumentos de Nicodemos (Guilherme)
3:39 3 argumentos (Yago)
4:35 Argumentos de Yago (Guilherme)
5:08 4 argumentos (Yago)
6:09 Cânon judaico não definido (Guilherme)
6:32 Falácia dos judeus não terem cânon estabelecido (Yago)
7:16 Diferentes cânons em diferentes regiões (Guilherme)
7:30 Isso é falso (Yago)
8:15 Tanakh e Septuaginta, com 7 livros a mais (Guilherme)
7:06 Falso, pois a Septuaginta tinha mais versões, com livros diferentes (Yago)
11:19 Os livros deuterocânonicos e Tanakh para protestantes e Septuaginta para católicos (Guilherme)
12:22 Não há versão da Septuaginta que corresponda aos católicos e Tanakh ser cânon judaico (Yago)
12:52 Apóstolos detentores da verdadeira fé (Guilherme)
13:07 Os apóstolos acreditavam no cânon dos judeus (Yago)
17:05 Definição do cânon católico (Guilherme)
18:14 Tradução dos livros sem cânon definido e cânon sendo voz de Deus sendo ouvida (Yago)
24:42 Apóstolos usam a Septuaginta (Guilherme)
24:49 Contra-argumentação da tese em 13:07 (Yago)
24:51 A Vulgata Latina (Guilherme)
25:15 A distinção feita por São Jerônimo (Yago)
26:30 O Lutero retirou o livro de Tiago (Guilherme)
27:03 Não retirou, apenas cometeu o erro deixando o livro como pouco do evengelho (Yago)
29:45 Concílio de Trento (Guilherme)
30:27 A igreja Católica não foi a única (Yago)
30:45 Reafirmação do cânon e definição da Vulgata Latina (Guilherme)
32:27 Nada foi definido antes do Concílio de Trento (Yago)
34:19 Os apóstolos são a igreja Católica (Guilherme)
35:19 Falácia do Romanismo Retroativo (Yago)
36:22 Finalização