Douglas falei que você foi perfeito nos seus comentários sobre tampos laminados e maciços, porque já trabalhei com madeiras de diversos tipos e sei que toda madeira trabalha muito, umas menos e outras um pouco mais e você foi perfeito. Fez o diagnóstico perfeito. Parabéns. Você sabe o que está falando.
Parabéns Douglas esse vídeo me ajudou muito acredito que muita gente achava que violão tampo sólido tinha mais som inclusive eu kk fiquei até assustado com sua explicação porém a diferença está nos timbres, o phx nl 39 que você citou vídeos atrás tem um timbre maravilhoso por ser tampo sólido
Eu tbm pra mim a diferença tá nos pré geralmente os tampo sólido são as categorias pro e a elétrica é superior pra quem usa em linha faz bastante diferença
tenho um laminado strinberg que paguei uns 700 há uns 5 anos. Ele tá cada dia melhor . quando eu quero controlar mais o excesso de volume coloco o abafador na boca
Uma cousa que nao foi falado no vídeo e que é algo muito importante. Volume é uma coisa , projeção sonora é outra coisa. Um bom tampo maciço além se ter melhor qualidade no timbre , tem uma g ande projeção sonora. Nao a toa , grandes concertistas tocam em grandes salas com violão maciço aem estarem microfonado ou amplificado.
Explicando de forma bem simplista, alguns luthiers e violonistas concertistas explicam que existem violões com grande volume de som, mas que a onda sonora se espalha rapidamente não obtendo um direcionamento, perdendo energia e sumindo com a distância. Por outro lado, tem violões que embora, talvez, não tenha um grande volume de som, mas este consegue transmitir a onda sonora de forma mais nítida e direcionada em maiores distâncias.
Douglas, de acordo com sua experiência, qual melhor tipo de tampo e madeiras q resistem melhor a regiões q sofrem com mudanças bruscas? Ou se puder falar em video agradeço.
Oi Jack, amanhã sai um estudo técnico aqui no canal de madeiras para violão e qualidade sonora com meia hora de duração feito por um amigo professor e inscrito no canal
Gosto muito desse tipo de vídeo que explica detalhes técnicos, é o famoso ditado: "mata a cobra e mostra a cobra" kkkk. Sobre a questão de o tampo maciço ser mais propenso a rachar vc já havia explicado, mas que o tampo laminado dava mais volume, essa eu não sabia. Ótimo final de semana!
Boa tarde, muito bom o vídeo! Tira as dúvidas mesmo sobre os dois diferentes tipos de madeiras no tampo do violão. Mas o tampo do violão sólido costuma rachar por choque térmico? Exemplo tirar o violão de um lugar mais frio (sala com ar condicionado) e colocar no banco do carro (em um dia quente) se for isso? Violão de tampo laminado tem que redobrar os cuidados devido ao nosso clima tropical.
Meu amigo me dé uma informação sobre os butoes de tarrachas clasico , quando quebra ,qual butao serve em todas as tarracha exemplo meu takamine eg522sc e crafter sct280 quebrou 2 butoes no elexpress vende esse dutoes mas não sei se é padrão se serve em qual tarracha clacica
Douglas... Esse vídeo é bem o oposto do que experimentei... Achei que meu eagle dh 69 era bom até comprar um rozini rx515 tampo sólido. Esse é absurdamente de volume e timbre melhores que o eagle. Já verifiquei a estrutura interna de ambos e vi que o rozini é bem menos reforçado e por isso deve vibrar mais... Mas gosto de ambos e mantive os dois.
Oi Henrique, assiste o vídeo da fábrica da rozini, por coincidência é um fabricante que comenta a maior reforço no tampo maciço. Assiste lá , vale a pena. Abraços 🤗
Outra coisa boa na rozini são os tampos sem película , trazem ótima projeção sonora, os Eagle são fortes para uso eletrificado por isto tem verniz mais grosso que outras marcas, já a rozini são para uso mais acústico e tem foco na projeção , a rozini costuma das apenas três camadas de verniz , a Eagle chega a 12 camadas nos modelos tradicionais
@@LuthierDouglasPereira sim, meu rozini é de verniz fosco e o Eagle, brilhante, mas o reforço do Eagle é absurdo pra um tampo laminado daquele, embora construtivamente achei muito bom (por isso o comprei na época). Obrigado!
Eu tive um violao tonante o som era muito feio mas tinha um volume fora de serie parecia que tava ligado na caixa tem mais som do que violao folk e jumbo so que o som nao era limpo era muito feio em 2007 eu conheci o takamine e fiquei fa dessa marca excelente. Gosto muito tambem do Gbson mas o meu favorito mesmo e o takamine e gosto e gosto ne um abraco meu amigo e fica na paz do senhor
O som dos instrumentos sólidos evoluem com o tempo e o quanto mais forem tocados, coisa que não acontece com laminados. Como dizem na Martin: o pior dia que seu Martin irá soar é o primeiro dia!
Amigo tô saindo de um washburn tampo maciço e estou querendo um Crafter de no máximo 3 mil,qual me indicaria,quero maciez,cordas elixir sempre usei,e som quente
Boa tarde gosto muito do teu conteúdo estou em dúvida entre um phx j Withe ah 106 41 tampo maciço e um strinbenrg sd 200 C tampo laminado qual vc me indicaria.??? Obrigado.
Fácil mesmo de explicar é que nenhum músico de carreira usa multi laminado… e que Luthier não faz violão com lamina. Coloca qualquer violão multi laminado do lado do meu YAMAHA A1M folk primeira versão. Chega a sonhar com o volume dele.
2 года назад+1
A explicação está boa, e faz sentido, teoricamente, o que você afirma; baseado na prática, entretanto, de mais de 20 anos tocando, TODOS os violões mais sonoros que eu já toquei eram de tampo maciço, tanto em violões de luthier, inteiros maciços, quando violões de fábrica de alto nível. Nunca vi sequer um violão laminado que chegasse no mesmo nível de projeção dos melhores violões maciços que já toquei. Pode-se especular que, se um Luthier de alto nível fizesse um violão inteiro laminado, seguindo todos os procedimentos construtivos dos melhores violões, o resultado poderia ser melhor que o maciço, mas vejo com estranheza essa especulação, tendo em vista que muito já foi experimentado no sentido de melhorar a sonoridade dos violões, e nenhum luthier de alto nível que eu conheço faz instrumentos de tampo laminado. Você tem algum violão que comprove, na prática, essa afirmação?
Faz mais sentido que a outra teoria de que o laminado é mais baixo pq a cola e as madeiras em veios opostos faz vibrar menos. Isso seria só para o aço ou nylon também?
Tenho um digiorgio TL1tampo laminado e um camerata PHX 100 abaolado o digiorgio TL1 ganha alto do PHX100 q e tampo maciço e o PHX esta na faicha de 1.820.00 reais e o TL1 esta na faicha de 1.150 00 reais so q todos violões q tenho e pestana e rastilho de osso eu mesmo deicho do meu jeito tenho 9 1 rozine 7 cordas,não entendo os laminado fala mais alto douglas abraço
Boa tarde professor , eu comprei um violão Eagle ch70 Jumbo em uma loja online , mas infelizmente não me entregaram o violão , cai em um golpe . O que eu quero saber do Sr é se vale a pena eu pegar um hofma Jumbo , com valor mais baixo que o Eagle .
Meu amigo, preciso de uma dica sua, se possível. Comprei um Giannini GD-1 para iniciar, porém pretendo comprar um melhor para mim e deixar o GD com meu filho. Qual você indicaria na faixa de 2 mil? Obrigado.
Douglas o que vc acha de um video explicando os tipos de madeiras do violão ? tipo: Qual madeira deixa o som mais grave ? Se rosewood é a mesma coisa que jacaranda da Bahia ? Porque a maioria esmagadora dos violões são feitos de spruce ? Tem uma madeira que deixa o som do violão melhor com o tempo mesmo ou isso é mito ? Eu aposto que muita gente vê aqueles nomes de madeira na hora de comprar o violão e fica perdido. Você já disse que na maioria das vezes a madeira escura é mais grave e a clara mais agudo, vc poderia dizer quais as exceções. Eu vejo gente dizendo que abeto é grave, ai outra pessoa diz que na verdade é aguda porque a madeira é clara, SOCORRO DOUGLAS.
Oi Franz, esta semana vai sair um video de meia hora explicando uma série de testes feitos com madeiras Brasileiras para o uso em violão. obg pela dica, abraços!!!
Olá Douglas tudo bem? Depois desse vídeo fiquei na dúvida....kkkk Estou na dúvida entre o takamine GC1 CE e o GC3 CE.... violões na mesma marca, mesmo captador, mesma "construção", um com tampo laminado e outro com tampo sólido, fora a alteração nas madeiras. Compensa pegar um GC3 pensando na qualidade ou é mais viável um GC1?
Eu comprei um violão de nylon com tampo maciço, e nos primeiros dias percebi umas leves nodulações na parte do tampo por traz cavalete, ( Essas ondulações são imperceptível, podendo serem vistas apenas com uma luz, ou passando os dedos por cima do tampo), ultimamente o tempo aqui faz está fazendo muito calor. Gostaria de saber se isso é normal ou o tampo está querendo empenar ? Parabéns pelo vídeo.
Boa tarde Douglas, tudo bem? Sou fã das suas postagens, acompanho quase tudo que você produz e só posso elogiar sua inciativa e cuidado em apresentar cada assunto. Gostaria de fazer, meu primeiro comentário. Eu entendo perfeitamente sua afirmação a respeito de volume, porém gostaria de fazer algumas considerações. Existem, sim instrumentos laminados com volume de som, possuo alguns, mas escolhi a dedo os que tenho, mas a maioria que toquei não era assim, os que possuo são exceção a regra. Mas, os violões com maior volume que já toquei são todos com tampos maciços. Grande parte do som de um violão provém da capacidade de ressonância do seu tampo e a ressonância é muito maior nos violões de tampo maciço. Isso faz com que o som tenha um volume maior, comparado aos de tampo laminado. Um amigo meu que é luthier me mostrou um livro, alemão, específico de acústica e ressonância e neste livro, bastante longo por sinal, são mostradas todas as curvas acústicas de um violão laminado e outro maciço. Durante a loga explanação, a questão que mais chama atenção é sobre o alinhamento dos veios, que de forma geral são “linheiros”, e por esse motivo não são um obstáculo a ressonância e consequentemente vibração do tampo maciço, já as linhas de cada lâmina nunca estão perfeitamente alinhadas, e mesmo quando estão são um obstáculo a ressonância, visto que cada lâmina é [única, ainda que sejam da mesma árvore. Ainda no mesmo estudo é notável como laterais e fundos laminados são similares as laterais e fundo dos maciços, a explicação é que as laterais funcionam como ressonador, ou seja rebatem as frequências geradas pelo tampo, desta forma laterais e tampo podem ser extremamente eficientes neste sentido. Desculpe me alongar tanto, e muito obrigado por todo o trabalho de grande utilidade pública que você faz aqui em seu canal.
Oi Gerson, perfeitas suas colocações, sabe que fiz este video por que tenho muitos inscritos que comentam que o violão laminado deles tem bem mais som, isto por que compram qualquer violão pelo simples fato de ser de tampo maciço, desta forma chamo a atenção no video de que não adianta ser maciço pois um tampo maciço de baixa qualidade esta mais propenso a rachaduras tendo muitos fabricantes colocado travessas maiores "matando" o volume e sustain do instrumento, isto geralmente nos violões de tampo maciço que custam em média de R$1000 a R$1500 Reais, Um bom tampo maciço com certeza gera uma sonoridade e volume superiores. Grande abraço!
A minha experiência com tampos laminados (mesmo os consagrados, como Gianninis e Di Giorgio antigos), mostrou que o timbre sempre é inferior aos violões de tampo maciço, um som opaco, sem vida, quase não sai harmônicos. Mesmo os violões feitos na China, mas com melhor controle de qualidade como os PHX Camerata, dão um banho nesses nacionais antigos. A luthieria chinesa realmente chegou num nível que produz instrumentos para todos os gostos e bolsos. Existem instrumentos de primeira linha, fabricados com as melhores matérias primas e mão de obra e acabamento de primeira, como também existe o outro extremo, com instrumentos de qualidade e materiais duvidosos.
Nunca toquei num violão de tampo maciço, tenho muita curiosidade e muito medo também, na minha cidade é muito variado o clima é difícil manter o instrumento
Seria bom se tivesse violão maciço de qualidade de fabricante nacional já que no Brasil há uma variedade enorme de madeiras. Há quem diga por outro lado que violão de tampo laminado está mais de acordo com o clima tropical. Acredito que essa informação é mais certa. Violões fabricados em países mais frios que nem na Inglaterra e Estados Unidos podem ter algum problema sério no tampo no nosso clima tropical.
Caramba eu jurava que o violão de tampo maciço fosse mais resistente. Até estava pensando em comprar um All Solid da Crafter achando que seria mega resistente e tal. Que surpresa.
Salve Douglas, eu tenho uma pergunta se não incomodar. Todo violão de tampo maciço sempre vai ter o som melhor que o de tampo laminado, mesmo se for aquele violão laminado caro e o outro maciço mais barato ? De novo, pode parecer óbvio a resposta para vc, mas para mim leigo é algo que eu me pergunto
Oi Franz, timbre é igual perfume, é questão mais de gosto do que de tipo de tampo, um bom tampo oferece mais sustain , tem inscrito aqui no canal pra teres uma ideia que acha o Basswood ótimo em timbre... Mas os profissionais gosta. De um bom tampo maciço com um bom projeto de leque , o tampo maciço barato costuma ter problemas de rachadura , os mais caros tem anos de cura chegando alguns a oferecer 10 anos de secagem antes da confecção
@@LuthierDouglasPereira essa "secagem" da madeira também ocorre com o instrumento já confeccionado? Conforme ele vai ficando mais velho a madeira soa melhor?
Uma dúvida professor. Não sei se conheces, mas o violão Cort Core é todo maciço. Neste caso, por ser todo maciço, não só o tampo, seria um bom instrumento?
Eu pensei que fosse o contrário prq apesar do tampo laminado ter camadas mais finas coladas ficariam com menos volume do que o maciço que com só uma camada vibraria mais
Oi João , o problema de alguns de tampo maciço são as travessas que seguram mais a vibração ,já os laminados grande parte tem menos. Se não existissem as travessas o maciço ganharia disparado
Não sabia disso... Ouço tanto falar dos tampos maciços, que imaginava que tinham mais volume também. Mas já ouvi o RX 213 da Rozini, achei que tinha volume muito bom.
Não toco quase nada tenho hum giannini cines em baswood e todos o elogiam eu pague 490 reias na epoca e ele tem um som legal, amigos qe tem silent e talamine e violoes mais caros se surprendem se fosse tao ruim nao era vedido
Esta discussao é estranha. Tenho 5 violoes sendo 4 maciços. O mais velho tem 20 anos. Todo maciço. Nenhum deles rachou. É muito simples baixa ter um case rígido para cada violao. Apos usar o instrumento guarde ele no case.
Douglas falei que você foi perfeito nos seus comentários sobre tampos laminados e maciços, porque já trabalhei com madeiras de diversos tipos e sei que toda madeira trabalha muito, umas menos e outras um pouco mais e você foi perfeito. Fez o diagnóstico perfeito. Parabéns. Você sabe o que está falando.
Concordo plenamente. Meu Yamaha CG142S laminado faz bonito no som perto de meus outros com tampo maciço, Camerata LCS100 e Rozini 213.
Yamaha CG 142 é tampo maciço.
Excelente vídeo ! Já recomendei aos meus alunos pra se escrever no canal , dicas preciosas .
Boa noite amigão!!! Você é muito bom em? Realmente você entende muito, seus comentários sobre os tampos foram perfeitos.
Obg João , abraços e bom fim de semana
Fala DOUGLAS , tamo junto e misturado !!!!!!!!!!!
Você definiu certinho perfeito, sobre o tampo laminado e o tampo maciço.
vlw amigo! gostei muito da comparação ...
Esse vídeo me ajudou entender
Um abraço fica com Deus
Parabéns Douglas esse vídeo me ajudou muito acredito que muita gente achava que violão tampo sólido tinha mais som inclusive eu kk fiquei até assustado com sua explicação porém a diferença está nos timbres, o phx nl 39 que você citou vídeos atrás tem um timbre maravilhoso por ser tampo sólido
Ola amigo eu gostaria de ver a sua avaliação sobre o violao epiphone naylon
Hoje em dia alguns violões de tampo laminado quando é bem feito fica tão bom quanto de tampo sólido no quesito som, ótima analise.
Eu tbm pra mim a diferença tá nos pré geralmente os tampo sólido são as categorias pro e a elétrica é superior pra quem usa em linha faz bastante diferença
Boa noire Douglas!... muito boa a diga! , abraço.
Vlw , abração Joás!!!
Cada vez melhor
Obg O próprio!
Mais um excelente conteúdo Douglas, abraço.
muito bom, parabéns pelo conteúdo!
Bem explicado
Obrigado Cicero, abraço!
muito bem pelo vidio vc e top
Obg Crezio, abraços
Essas dicas temos que levar em conta. Dicas preciosas
Sempre quis entender isso, obrigado professor 🙏🏾
Grande abraço Douglas, faz um vídeo do di Giorgio talent 1
Parabéns! Sempre com informações relevantes, tampo maciço x laminado! Dicas importantes na tomada de decisão!
Douglas, tenho um violão da carvalho lutheria e fiquei impressionado com a grossura do tampo.
Trabalho muito bom 👍!!! Não sabia disso!
tenho um laminado strinberg que paguei uns 700 há uns 5 anos. Ele tá cada dia melhor . quando eu quero controlar mais o excesso de volume coloco o abafador na boca
Uma cousa que nao foi falado no vídeo e que é algo muito importante. Volume é uma coisa , projeção sonora é outra coisa. Um bom tampo maciço além se ter melhor qualidade no timbre , tem uma g ande projeção sonora. Nao a toa , grandes concertistas tocam em grandes salas com violão maciço aem estarem microfonado ou amplificado.
Fiquei curioso. Na prática, qual a diferença entre volume e projeção sonora, considerando que a projeção de todo violão é frontal?
Explicando de forma bem simplista, alguns luthiers e violonistas concertistas explicam que existem violões com grande volume de som, mas que a onda sonora se espalha rapidamente não obtendo um direcionamento, perdendo energia e sumindo com a distância. Por outro lado, tem violões que embora, talvez, não tenha um grande volume de som, mas este consegue transmitir a onda sonora de forma mais nítida e direcionada em maiores distâncias.
Muito bom irmão !!
Douglas, de acordo com sua experiência, qual melhor tipo de tampo e madeiras q resistem melhor a regiões q sofrem com mudanças bruscas? Ou se puder falar em video agradeço.
Oi Jack, amanhã sai um estudo técnico aqui no canal de madeiras para violão e qualidade sonora com meia hora de duração feito por um amigo professor e inscrito no canal
Show
Oii Douglas, o sr poderia avaliar o violão Strinberg FS4D por favor? 🥺
Gosto muito desse tipo de vídeo que explica detalhes técnicos, é o famoso ditado: "mata a cobra e mostra a cobra" kkkk.
Sobre a questão de o tampo maciço ser mais propenso a rachar vc já havia explicado, mas que o tampo laminado dava mais volume, essa eu não sabia. Ótimo final de semana!
Abraços Luciano
Top! 👏🏼👏🏼🇧🇷🎼🎶🎵
muito bom este vídeo bastante informação, qual é a madeira qui mais volume no violão?
oi Vitor, as madeiras claras vibram mais e tem meior volume e mais médios e agudos
Boa tarde, muito bom o vídeo! Tira as dúvidas mesmo sobre os dois diferentes tipos de madeiras no tampo do violão. Mas o tampo do violão sólido costuma rachar por choque térmico? Exemplo tirar o violão de um lugar mais frio (sala com ar condicionado) e colocar no banco do carro (em um dia quente) se for isso? Violão de tampo laminado tem que redobrar os cuidados devido ao nosso clima tropical.
Continuo aprendendo bastante professor Douglas, muito obrigado. Parabéns por mais um excelente vídeo! Abraço.
Meu amigo me dé uma informação sobre os butoes de tarrachas clasico , quando quebra ,qual butao serve em todas as tarracha exemplo meu takamine eg522sc e crafter sct280 quebrou 2 butoes no elexpress vende esse dutoes mas não sei se é padrão se serve em qual tarracha clacica
Olá Douglas mim fala qual seria a madeira ideal
Ola. Forest Strinberg ou o Hofma240? Sucesso
Fala sobre a nova Tonante
Qual a espessura de um tampo solido ?
Douglas... Esse vídeo é bem o oposto do que experimentei... Achei que meu eagle dh 69 era bom até comprar um rozini rx515 tampo sólido. Esse é absurdamente de volume e timbre melhores que o eagle. Já verifiquei a estrutura interna de ambos e vi que o rozini é bem menos reforçado e por isso deve vibrar mais... Mas gosto de ambos e mantive os dois.
Oi Henrique, assiste o vídeo da fábrica da rozini, por coincidência é um fabricante que comenta a maior reforço no tampo maciço. Assiste lá , vale a pena. Abraços 🤗
Outra coisa boa na rozini são os tampos sem película , trazem ótima projeção sonora, os Eagle são fortes para uso eletrificado por isto tem verniz mais grosso que outras marcas, já a rozini são para uso mais acústico e tem foco na projeção , a rozini costuma das apenas três camadas de verniz , a Eagle chega a 12 camadas nos modelos tradicionais
@@LuthierDouglasPereira sim, meu rozini é de verniz fosco e o Eagle, brilhante, mas o reforço do Eagle é absurdo pra um tampo laminado daquele, embora construtivamente achei muito bom (por isso o comprei na época). Obrigado!
Muito bom as suas colocações
Experimente um redburn rb200 ou 300...
O que você acha dos novos violões da tonante de tampo maciço? Vale a pena ?
esses ainda não peguei Peterson, abração!
Sabes se o violão marques maciço é bom?
Provei um e gostei to pensando em comorar
Eu tava quase no Strindberg Forest quando me falaram que o tonante coral era melhor pir ser tampo maciço, fiquei bem pensativo
❤
Eu tive um violao tonante o som era muito feio mas tinha um volume fora de serie parecia que tava ligado na caixa tem mais som do que violao folk e jumbo so que o som nao era limpo era muito feio em 2007 eu conheci o takamine e fiquei fa dessa marca excelente. Gosto muito tambem do Gbson mas o meu favorito mesmo e o takamine e gosto e gosto ne um abraco meu amigo e fica na paz do senhor
Douglas poderia indicar algumas marcas de violão com tampo laminados? Mas que sejam bons(Tops de linha) Valeu.
Então o que importa é a marca junto ao modelo né?
Isso é verdade, porque o violão de tampo sólido tem um som mais encorpado do que o de tampo laminado! Falo por experiência própria
Eu fico atras de violoes antigos por conta da sonoridade ,principalmente os tonantes antigos tops de linha .
O som dos instrumentos sólidos evoluem com o tempo e o quanto mais forem tocados, coisa que não acontece com laminados. Como dizem na Martin: o pior dia que seu Martin irá soar é o primeiro dia!
exato cesar, os veios livres com o tempo de cura da madeira trazem a maleabilidade com o passar do tempo aumentando principalmente o tempo de sustain
Amigo tô saindo de um washburn tampo maciço e estou querendo um Crafter de no máximo 3 mil,qual me indicaria,quero maciez,cordas elixir sempre usei,e som quente
Salve mestre, me indica por favor 3 violões aço na faixa dos 1500 reais
Tenho preferência por boa captação!
Hj saiu um video TOP 5 de aço, abração!
Boa tarde gosto muito do teu conteúdo estou em dúvida entre um phx j Withe ah 106 41 tampo maciço e um strinbenrg sd 200 C tampo laminado qual vc me indicaria.??? Obrigado.
Oi Fabiano, eu pegaria o J white
Obrigado pela atenção
Fazer um violão laminado com ótimo timbre parece mais difícil do que conseguir a fusão nuclear controlada.
Estava gostando das explicações até vir a máxima que para ser bom tem que ser caro, e sabemos que nem sempre e verdade.
Qual tampo o violão godin trabalha ?
Fácil mesmo de explicar é que nenhum músico de carreira usa multi laminado… e que Luthier não faz violão com lamina. Coloca qualquer violão multi laminado do lado do meu YAMAHA A1M folk primeira versão. Chega a sonhar com o volume dele.
A explicação está boa, e faz sentido, teoricamente, o que você afirma; baseado na prática, entretanto, de mais de 20 anos tocando, TODOS os violões mais sonoros que eu já toquei eram de tampo maciço, tanto em violões de luthier, inteiros maciços, quando violões de fábrica de alto nível. Nunca vi sequer um violão laminado que chegasse no mesmo nível de projeção dos melhores violões maciços que já toquei. Pode-se especular que, se um Luthier de alto nível fizesse um violão inteiro laminado, seguindo todos os procedimentos construtivos dos melhores violões, o resultado poderia ser melhor que o maciço, mas vejo com estranheza essa especulação, tendo em vista que muito já foi experimentado no sentido de melhorar a sonoridade dos violões, e nenhum luthier de alto nível que eu conheço faz instrumentos de tampo laminado. Você tem algum violão que comprove, na prática, essa afirmação?
Faz mais sentido que a outra teoria de que o laminado é mais baixo pq a cola e as madeiras em veios opostos faz vibrar menos.
Isso seria só para o aço ou nylon também?
Tenho um digiorgio TL1tampo laminado e um camerata PHX 100 abaolado o digiorgio TL1 ganha alto do PHX100 q e tampo maciço e o PHX esta na faicha de 1.820.00 reais e o TL1 esta na faicha de 1.150 00 reais so q todos violões q tenho e pestana e rastilho de osso eu mesmo deicho do meu jeito tenho 9 1 rozine 7 cordas,não entendo os laminado fala mais alto douglas abraço
Isso serve para baixos e guitarras tbm?
Parabéns pelo canal e sucesso.
Mais um seguidor aqui.
Oi Flavio, para baixo e guitarra não existe essa diferença, abraços!
@@LuthierDouglasPereira grato por responder. Sucesso para vc sempre. YHWH te abençoe.
Tive um DEAN sólido, vendi e comprei um PHX laminado com um som melhor (me surpreendi)
Boa tarde professor , eu comprei um violão Eagle ch70 Jumbo em uma loja online , mas infelizmente não me entregaram o violão , cai em um golpe .
O que eu quero saber do Sr é se vale a pena eu pegar um hofma Jumbo , com valor mais baixo que o Eagle .
Parceiro compra no mercado livre que é garantido ou em loja física
Meu amigo, preciso de uma dica sua, se possível. Comprei um Giannini GD-1 para iniciar, porém pretendo comprar um melhor para mim e deixar o GD com meu filho. Qual você indicaria na faixa de 2 mil? Obrigado.
Pega um epiphone mano
Douglas o que vc acha de um video explicando os tipos de madeiras do violão ?
tipo: Qual madeira deixa o som mais grave ? Se rosewood é a mesma coisa que jacaranda da Bahia ? Porque a maioria esmagadora dos violões são feitos de spruce ? Tem uma madeira que deixa o som do violão melhor com o tempo mesmo ou isso é mito ?
Eu aposto que muita gente vê aqueles nomes de madeira na hora de comprar o violão e fica perdido.
Você já disse que na maioria das vezes a madeira escura é mais grave e a clara mais agudo, vc poderia dizer quais as exceções. Eu vejo gente dizendo que abeto é grave, ai outra pessoa diz que na verdade é aguda porque a madeira é clara, SOCORRO DOUGLAS.
Oi Franz, esta semana vai sair um video de meia hora explicando uma série de testes feitos com madeiras Brasileiras para o uso em violão. obg pela dica, abraços!!!
Olá Douglas tudo bem?
Depois desse vídeo fiquei na dúvida....kkkk
Estou na dúvida entre o takamine GC1 CE e o GC3 CE.... violões na mesma marca, mesmo captador, mesma "construção", um com tampo laminado e outro com tampo sólido, fora a alteração nas madeiras.
Compensa pegar um GC3 pensando na qualidade ou é mais viável um GC1?
Eu comprei um violão de nylon com tampo maciço, e nos primeiros dias percebi umas leves nodulações na parte do tampo por traz cavalete, ( Essas ondulações são imperceptível, podendo serem vistas apenas com uma luz, ou passando os dedos por cima do tampo), ultimamente o tempo aqui faz está fazendo muito calor. Gostaria de saber se isso é normal ou o tampo está querendo empenar ? Parabéns pelo vídeo.
isso é normal sim, todo o tampo dá uma pequena elevada atras do cavalete
Boa tarde Douglas, tudo bem?
Sou fã das suas postagens, acompanho quase tudo que você produz e só posso elogiar sua inciativa e cuidado em apresentar cada assunto.
Gostaria de fazer, meu primeiro comentário.
Eu entendo perfeitamente sua afirmação a respeito de volume, porém gostaria de fazer algumas considerações.
Existem, sim instrumentos laminados com volume de som, possuo alguns, mas escolhi a dedo os que tenho, mas a maioria que toquei não era assim, os que possuo são exceção a regra.
Mas, os violões com maior volume que já toquei são todos com tampos maciços.
Grande parte do som de um violão provém da capacidade de ressonância do seu tampo e a ressonância é muito maior nos violões de tampo maciço. Isso faz com que o som tenha um volume maior, comparado aos de tampo laminado.
Um amigo meu que é luthier me mostrou um livro, alemão, específico de acústica e ressonância e neste livro, bastante longo por sinal, são mostradas todas as curvas acústicas de um violão laminado e outro maciço. Durante a loga explanação, a questão que mais chama atenção é sobre o alinhamento dos veios, que de forma geral são “linheiros”, e por esse motivo não são um obstáculo a ressonância e consequentemente vibração do tampo maciço, já as linhas de cada lâmina nunca estão perfeitamente alinhadas, e mesmo quando estão são um obstáculo a ressonância, visto que cada lâmina é [única, ainda que sejam da mesma árvore.
Ainda no mesmo estudo é notável como laterais e fundos laminados são similares as laterais e fundo dos maciços, a explicação é que as laterais funcionam como ressonador, ou seja rebatem as frequências geradas pelo tampo, desta forma laterais e tampo podem ser extremamente eficientes neste sentido.
Desculpe me alongar tanto, e muito obrigado por todo o trabalho de grande utilidade pública que você faz aqui em seu canal.
Oi Gerson, perfeitas suas colocações, sabe que fiz este video por que tenho muitos inscritos que comentam que o violão laminado deles tem bem mais som, isto por que compram qualquer violão pelo simples fato de ser de tampo maciço, desta forma chamo a atenção no video de que não adianta ser maciço pois um tampo maciço de baixa qualidade esta mais propenso a rachaduras tendo muitos fabricantes colocado travessas maiores "matando" o volume e sustain do instrumento, isto geralmente nos violões de tampo maciço que custam em média de R$1000 a R$1500 Reais, Um bom tampo maciço com certeza gera uma sonoridade e volume superiores. Grande abraço!
@@LuthierDouglasPereira falou tudo, aliás, qualquertipo de tampo, laminado ou maciço, se não tiver qualidade sempre vai ser ruim.
Abraços e sucesso!
A minha experiência com tampos laminados (mesmo os consagrados, como Gianninis e Di Giorgio antigos), mostrou que o timbre sempre é inferior aos violões de tampo maciço, um som opaco, sem vida, quase não sai harmônicos. Mesmo os violões feitos na China, mas com melhor controle de qualidade como os PHX Camerata, dão um banho nesses nacionais antigos. A luthieria chinesa realmente chegou num nível que produz instrumentos para todos os gostos e bolsos. Existem instrumentos de primeira linha, fabricados com as melhores matérias primas e mão de obra e acabamento de primeira, como também existe o outro extremo, com instrumentos de qualidade e materiais duvidosos.
Nunca toquei num violão de tampo maciço, tenho muita curiosidade e muito medo também, na minha cidade é muito variado o clima é difícil manter o instrumento
Se faz mil violão mais dez sai som perfeito e sorte um Luther ouvido treinado achar
Seria bom se tivesse violão maciço de qualidade de fabricante nacional já que no Brasil há uma variedade enorme de madeiras.
Há quem diga por outro lado que violão de tampo laminado está mais de acordo com o clima tropical. Acredito que essa informação é mais certa. Violões fabricados em países mais frios que nem na Inglaterra e Estados Unidos podem ter algum problema sério no tampo no nosso clima tropical.
Um ótimo violão maciço feito no Brasil, e o rozini custom rx340 ou rx540
Caramba eu jurava que o violão de tampo maciço fosse mais resistente. Até estava pensando em comprar um All Solid da Crafter achando que seria mega resistente e tal. Que surpresa.
Não cai em picaretagem os nossos são melhores sim
Um tampo maciço caro, é mas difícil de rachar que o mais barato maciço?
Valeu demais Jhoony pela pergunta meu irmão creio que muitos tem essa dúvida também. Cara corretor de celular tem hora que é uma coisa né hahaha
@@jheffersonciriaco3979 verdade kkkkkkkk
@@lucasgilberto1099 ok obrigado pela dica 😁🤝
É mais difícil sim pois os bons tampos a madeira chega a ficar até 10 anos em processo de cura sendo bem mais estável a diferenças climaticas
Tive que ocultar o Lucas no canal pois estava criticando todo mundo que a escrita aparece com erro ... É cada uma 😂😂😂
Mas com de laminado possui bem menos sustentação e definição.
Salve Douglas, eu tenho uma pergunta se não incomodar. Todo violão de tampo maciço sempre vai ter o som melhor que o de tampo laminado, mesmo se for aquele violão laminado caro e o outro maciço mais barato ? De novo, pode parecer óbvio a resposta para vc, mas para mim leigo é algo que eu me pergunto
Oi Franz, timbre é igual perfume, é questão mais de gosto do que de tipo de tampo, um bom tampo oferece mais sustain , tem inscrito aqui no canal pra teres uma ideia que acha o Basswood ótimo em timbre... Mas os profissionais gosta. De um bom tampo maciço com um bom projeto de leque , o tampo maciço barato costuma ter problemas de rachadura , os mais caros tem anos de cura chegando alguns a oferecer 10 anos de secagem antes da confecção
@@LuthierDouglasPereira essa "secagem" da madeira também ocorre com o instrumento já confeccionado? Conforme ele vai ficando mais velho a madeira soa melhor?
Uma dúvida professor. Não sei se conheces, mas o violão Cort Core é todo maciço. Neste caso, por ser todo maciço, não só o tampo, seria um bom instrumento?
Oi Cicero, este n]ao estou lembrado..
Eu pensei que fosse o contrário prq apesar do tampo laminado ter camadas mais finas coladas ficariam com menos volume do que o maciço que com só uma camada vibraria mais
Oi João , o problema de alguns de tampo maciço são as travessas que seguram mais a vibração ,já os laminados grande parte tem menos. Se não existissem as travessas o maciço ganharia disparado
Não sabia disso... Ouço tanto falar dos tampos maciços, que imaginava que tinham mais volume também.
Mas já ouvi o RX 213 da Rozini, achei que tinha volume muito bom.
Não toco quase nada tenho hum giannini cines em baswood e todos o elogiam eu pague 490 reias na epoca e ele tem um som legal, amigos qe tem silent e talamine e violoes mais caros se surprendem se fosse tao ruim nao era vedido
Esta discussao é estranha. Tenho 5 violoes sendo 4 maciços. O mais velho tem 20 anos. Todo maciço. Nenhum deles rachou. É muito simples baixa ter um case rígido para cada violao. Apos usar o instrumento guarde ele no case.
Miaruma.um.vioLao.para.min.compra..me día.di.2.000.reais