Muito bom dia a todos! Eu, modéstia a parte, lá pelos idos de 1984 tive o privilégio de voar no glamour da aviação antiga, comendo uma comida maravilhosa e tomando vinho do porto a bordo de um B 727, vindo de Natal até o Galeão, depois a Congonhas num B 737-200, que há uns anos atrás eu sempre via apodrecendo no pátio escondido em CGH. Eu tomei muito vinho do porto a bordo, em taça de cristal. Que delícia de voo. A oposição do glamour e do low cost, low faire. Mas, na Força Aérea, curtir também um B 707. "Quantas saudades eu sinto de você, minha aviação, minha aviação..."! Tenho muitas histórias para contar, privilégios que muitos não tiveram e nunca terão, pois a aviação mudou muito. Os meus 35 anos na aviação eu pude aproveitar intensamente cada oportunidade, até mesmo as acrobacias que eram constantes, mesmo nos T-25 Universal, viagens, pilotando e ouvindo o roncar, da hélice a girar, sob o ronronar do motor Lycoming 8 cilindros, cujas aeronaves eu também mantia com amor e carinho. Eu faria tudo de novo e mais um pouco. J. Carlos
Não desmerecendo o excelente trabalho do Fernando, mas o Panda (Gianfranco Beting) tem o canal aqui no RUclips, o PandaAviation no qual entre as ótimas materias, tem as história das Companhias Aéreas.
O Fernando já falou da Air Koryo (Coreia do Norte), da PIA (Paquistão) e da Kam Air (Afeganistão) com 2 vídeos, um sobre a história da empresa e outro sobre sua vinda ao Brasil. O assunto falado nos 3 vídeos foi sobre segurança aérea pois elas foram classificadas como as empresas aéreas mais perigosas do mundo.
Gostei muito desse vídeo! Sua documentação da história do Douglas DC-8 é exelente. A primeira vez que eu saí do Brasil, em 1967 for abordo de um Brannif International DC-8-50, partindo de Campinas (Viracopos) e parando em Assuncion no Paraguay, Lima no Peru, Ciudad Panamá no Panamá, e finalmente em Miami nos Estados Unidos. Tive o privilégio de fazer um bom número de viagems abordo da DC- 8. Fiz viagems nela com Brannif, United Arlines, Delta Airlines, KLM, e Swissair. Eu achei a cabine muito confortavel para a época. Mesmo assim, este vídeo me fez lembrar daquela época da minha juventude e as muitas memórias dos aviões que me causaram à me apaixonar com a aviação comercial! Muito obrigado, e que Deus te abençoe!
Em 4/10/1975 fiz uma viagem épica num DC-8 da SWA (Seaboard World Airlines), de Luanda para Lisboa com escala na Costa do Marfim para reabastecimento, uma vez que os aviões partiam de Luanda com meio tanque devido à escassez de combustível devido à guerra civil que já decorria com a aproximação da independência...uma fuga da guerra; eu faria 15 anos, daí a duas semanas.... Nunca mais voltei à terra onde nasci...
Aos meus dez anos de idade fizemos uma viagem São Paulo - Dakar - Roma , com o 707, e pude visitar a cabine em pleno vôo de cruzeiro sobre e entre lindas nuvens cumulonimbus que, seus topos estavam bem bem acima de nós, foi mágico. Quinze anos depois me tornei PQD (paraquedista). Foi a interface com minha vivência lúdica infantil , a magia nas crianças ! A viágem abriu minha mente a um universo de infinitas possibilidades ! A reportagem aprimorou, grato.
A última vez que vi um DC 8 e um B 707 voando aqui em Brasília foram nas cores da Beta Cargo, a uns 15 anos atrás talvez, pra quem gosta ficou só a saudade da música dos motores, mesmo os motores mais novos. Deus abençoe o excelente trabalho desse canal. 👊🙏
Tinha um Viscount no zoológico de Piracicaba, foi leiloado já faz uns 20 anos, uma pena. Quem é da cidade e tem mais de 30 lembra dele exposto no zoológico, era marcante
@@Diego2XC Sim! É o msm avião! Esse era o Viscount da Vasp PP-SRJ, foi doado para Piracicaba em 1974 e preservado até 2002 em um parque público. Foi vendido para particulares e chegou a ser oferecido à venda no Mercado Livre! Em 2006 foi adquirido pela prefeitura de Araçariguama.
Achei uma breve história dele, resumida pelo nosso amigo ali em cima. Uma pena não ter ficado em Piracicaba, se desde o começo ele tivesse sido conservado era outra história. Mas ficava aberto ao público em uma área do zoológico que é protegido apenas por alambrado. Com o tempo acabaram com ele, após isso colocaram ele em um pilar para ficar no alto o estado dele era lastimável. Mesmo assim chamava muito a atenção
Meo primeiro voo foi num DC-8-30 em 1973 GIG-LIS-AMS. As máscaras de oxigênio e a saída do ar condicionado ficavam na poltrona da frente onde hoje ficam os monitores de TV. As lâmpadas de leitura fluorescentes na lateral dos apoios de cabeça. Poltrona Palomar como dá para ver no vídeo.
Domingo perfeito um documentário excelente no aero fórmula 1 na Band e bife a milanesa no almoço tem coisa melhor kkkkkkkk Fernando excelente documentário sobre estás máquinas voadora show de imagens e a narração excelente de sempre. Abraço garoto Guarulhos SP.
Ao contrário do relatado no vídeo, o DC-8 foi projetado e nasceu com largura para 3 + 3 poltronas na classe econômica, e era um diferencial inicial em relação ao Boeing 707. Muito bom o programa sobre esse espetacular avião !
Engraçado que olhando de frente as entradas de ar formam um "sorriso" hehe!! O avião parece sorrir hehe!! Não imaginava que um jato pudesse chegar a velocidade do som, só estou pensando como o sonic boom não danificou a estrutura do avião!! Se dizer a enorme pressão aerodinâmica nossa!! Que história de sucesso desse avião hein?! Valeu pelo ótimo vídeo como SEMPRE, Fernando!! Se cuidem e aquele abraço! :))
Muito legal esse vídeo! Eu Moro em Los Angeles, eu sei que a Douglas começou aqui do lado em Santa Monica, depois se mudaram para Long Beach (porto de Los Angeles) aqui no museu de ciências na rua tem um DC-8. Muito bacana!
Aqui em Manaus, no proprio aeroporto Eduardo Gomes, tem dois ou e 3 DC-8 abandonados no patio, havia mais um, mas um ricão daqui comprou e fez de casa de final de semana a beira do rio perto da cidade. Belissimo avião, pra mim só perdendo pro 777.
Muito bom a iniciativa de mostrar algumas empresas que ainda voam estas aeronaves mais antigas! Acho que isto daria um excelente vídeo também, das aeronaves mais antigas ainda em uso comercial pelo mundo!
Agora sim sei qual modelo daquele avião que está a muito tempo parado no aeroporto de Guarulhos, achava que era um b707, parabéns vc tirou minhas dúvidas,e sim é um dc8.
A Douglas era a principal concorrente da Boeing nessa época. Fernando fale também do Douglas DC-6, principal concorrente do Lockheed Super Constellation na era dos motores a pistão (hélice).
Boas informações! Viajei num DC-8/62 da Air Surinam, de Paramaribo a Belén... No trecho até Caiena (Guiana Francesa), viajou um bando de gente em pé...
Fernando, fala sobre todos os aviões da Douglas, do DC-1 ao DC-10/MD-11 (já na McDonnell). E depois dá para falar sobre a McDonnell também. Excelente vídeo. Um abração. Fiquem com Deus.
Vale relembrar que o DC 8 foi o primeiro avião de passageiros a quebrar a barreira do som ,em um voo de teste com um piloto doido ,,tipo aquele piloto que deu um Toneau com o 707 numa apresentação.
Tex Johneston., piloto de testes, durante a apresentação pública do Dash-80. ( Protótipo do KC-135/ B.707 ), foi o autor desse “toneau” , ( em francês ), ou “roll”, ( em inglês), que quase deu um treco no coração de um dos presidentes da Boeing, Eddie Allen.!!!
Parabéns pelo seu trabalho, sempre muito bem feito. Uma sugestão de pauta, como eram formados e o que faziam os engenheiros de voo. Aguardamos sempre com ansiedade novos vídeos. Deus abençoe vc e sua família.
@@aeroportrasdaaviacao não é só o avião em si, mas o contexto em que ele apareceu. Sempre um esmero em retratar a história desses aviões. O carvair tl98 é sensacional
Fernando, você é simplesmente fenomenal. Nota 10 é pouco. Suas explicações são de uma clareza e objetividade difíceis de encontrar. Não podia ser diferente, vindo de um piloto. É um prazer enorme assistir seus vídeos. Referente a esse vídeo, tive a oportunidade de voar umas 3 ou 4 vezes para os EUA na década de 70, nos DC-8 da Brannif International, cuja pintura (cor) variava de aeronave para aeronave (assim como ocorreu posteriormente com os 727 da Sadia, antes dela vir a ser Transbrasil). Inclusive um dos voos foi num modelo pintado pelo (famoso?) pintor Alexander Calder, algo que de gosto meio duvidoso e que décadas depois a Gol fez algo semelhante num 737 com os tais "pintores" Gêmeos. Era um avião barulhento, porém relativamente confortável, até onde minha lembrança chega. Mas não era voo direto. Seja por questões de autonomia, ou de logística, ou outra razão qualquer, sempre havia escala em Lima (Peru). Bons tempos do DC-8. Um marco na aviação comercial.
Não sabia que o DC-8 tinha batido a barreira do som, sabia que o CV 990 Coronado sim, inclusive foi necessário colocar os upper wing bodies como tanques de combustível para desacelerar o fluxo de ar no extradorso da asa e evitar o fluxo transônico
Aqui em Poços de Caldas-MG há um DC-8 da antiga Skymaster (PR-SKM), era um dos que estava encostado em VCP. Não sei se a história dele é interessante, mas tinha essa curiosidade! Valeu!
Parabéns pelo conhecimento técnico e pela didática simples e compreensível para nós, leigos mas que gostamos de aviação. Eu já voei um 707 da Sadia. Acho que era experimental.
Fernando, em algumas fotos do DC-8 aparecem umas estruturas parecidas com hélices, na parte de exaustão dos motores, lembro que você comentou sobre isso em um vídeo mas não lembro qual, se puder refrescar minha memória, agradeço.
Quem for a Foz do Iguaçu ver as maravilhas das Cataratas e fazer uma comprinhas em Cuidad de Leste, basta dar uma esticada até o Aeroporto Internacional Guarany e verá um DC 8 estacionado no pátio desde 2011 pelo menos. De bonus poderá ver um 747 estacionado ao lado. Quem não pode ir até lá, pelo Google Earth também poderá vê-los.
Em Poços de Caldas MG tbm tem um, era pra ser um restaurante. Mas nao prosseguuram com o orojeto. Ta la no alto de um morro abandonado. So pesquisar no maps restaurante do aviao pocos de caldas. Tem la um DC8 da skymaster... ja tive la.
Muito bom dia a todos! Eu, modéstia a parte, lá pelos idos de 1984 tive o privilégio de voar no glamour da aviação antiga, comendo uma comida maravilhosa e tomando vinho do porto a bordo de um B 727, vindo de Natal até o Galeão, depois a Congonhas num B 737-200, que há uns anos atrás eu sempre via apodrecendo no pátio escondido em CGH. Eu tomei muito vinho do porto a bordo, em taça de cristal. Que delícia de voo. A oposição do glamour e do low cost, low faire. Mas, na Força Aérea, curtir também um B 707. "Quantas saudades eu sinto de você, minha aviação, minha aviação..."! Tenho muitas histórias para contar, privilégios que muitos não tiveram e nunca terão, pois a aviação mudou muito. Os meus 35 anos na aviação eu pude aproveitar intensamente cada oportunidade, até mesmo as acrobacias que eram constantes, mesmo nos T-25 Universal, viagens, pilotando e ouvindo o roncar, da hélice a girar, sob o ronronar do motor Lycoming 8 cilindros, cujas aeronaves eu também mantia com amor e carinho. Eu faria tudo de novo e mais um pouco. J. Carlos
FERNANDOOO!!! POR FAVOR NAO ABANDONE A SERIE FRACASSSOS DA AVIACAO !!! ABRACOO!!!!
Sugestão de série: história de companhias aéreas pelo mundo.
Não desmerecendo o excelente trabalho do Fernando, mas o Panda (Gianfranco Beting) tem o canal aqui no RUclips, o PandaAviation no qual entre as ótimas materias, tem as história das Companhias Aéreas.
@@WBindi1962 todos esses craques se complementam. Melhor para nós
@@valterjorn1 Concordo, Valter
Seria legal se ele começasse com a nossa pioneira. Varig, Varig, Varig.
O Fernando já falou da Air Koryo (Coreia do Norte), da PIA (Paquistão) e da Kam Air (Afeganistão) com 2 vídeos, um sobre a história da empresa e outro sobre sua vinda ao Brasil.
O assunto falado nos 3 vídeos foi sobre segurança aérea pois elas foram classificadas como as empresas aéreas mais perigosas do mundo.
Gostei muito desse vídeo! Sua documentação da história do Douglas DC-8 é exelente. A primeira vez que eu saí do Brasil, em 1967 for abordo de um Brannif International DC-8-50, partindo de Campinas (Viracopos) e parando em Assuncion no Paraguay, Lima no Peru, Ciudad Panamá no Panamá, e finalmente em Miami nos Estados Unidos. Tive o privilégio de fazer um bom número de viagems abordo da DC- 8. Fiz viagems nela com Brannif, United Arlines, Delta Airlines, KLM, e Swissair. Eu achei a cabine muito confortavel para a época. Mesmo assim, este vídeo me fez lembrar daquela época da minha juventude e as muitas memórias dos aviões que me causaram à me apaixonar com a aviação comercial! Muito obrigado, e que Deus te abençoe!
Pra mim esse é um dos aviões mais bonitos que já existiram!
Concordo. Tb acho!
Concordo plenamente comprei ate uma maquete desse avião quando era operado pela Beta cargo
Devo comentar tb que acho o Comet o mais bonito de todos. Muito futurista.
Bora fazer uma vaquinha e comprar o DC-8 de Guarulhos??
Em 4/10/1975 fiz uma viagem épica num DC-8 da SWA (Seaboard World Airlines), de Luanda para Lisboa com escala na Costa do Marfim para reabastecimento, uma vez que os aviões partiam de Luanda com meio tanque devido à escassez de combustível devido à guerra civil que já decorria com a aproximação da independência...uma fuga da guerra; eu faria 15 anos, daí a duas semanas.... Nunca mais voltei à terra onde nasci...
Aos meus dez anos de idade fizemos uma viagem São Paulo - Dakar - Roma , com o 707, e pude visitar a cabine em pleno vôo de cruzeiro sobre e entre lindas nuvens cumulonimbus que, seus topos estavam bem bem acima de nós, foi mágico. Quinze anos depois me tornei PQD (paraquedista). Foi a interface com minha vivência lúdica infantil , a magia nas crianças ! A viágem abriu minha mente a um universo de infinitas possibilidades ! A reportagem aprimorou, grato.
Eu não era nem se quer nascido quando o Boeing 707 fez seu primeiro vôo. Mas o 707 é o meu avião favorito da Boeing.
Até hoje nunca vi um DC-8 pessoalmente. Aeronave icônica!!
Vi somente na janela do avião dois DC-8 em Manaus.
Tem um em pocos de caldas MG onde era pra ser o restaurante do aviao...unico q vi pessoalmente tbm
A última vez que vi um DC 8 e um B 707 voando aqui em Brasília foram nas cores da Beta Cargo, a uns 15 anos atrás talvez, pra quem gosta ficou só a saudade da música dos motores, mesmo os motores mais novos.
Deus abençoe o excelente trabalho desse canal. 👊🙏
Tinha um Viscount no zoológico de Piracicaba, foi leiloado já faz uns 20 anos, uma pena. Quem é da cidade e tem mais de 30 lembra dele exposto no zoológico, era marcante
Esse não é o msm avião que está exposto na praça de araçariguama SP ?
Eu me lembro... muito legal
@@Diego2XC Sim! É o msm avião!
Esse era o Viscount da Vasp PP-SRJ, foi doado para Piracicaba em 1974 e preservado até 2002 em um parque público.
Foi vendido para particulares e chegou a ser oferecido à venda no Mercado Livre!
Em 2006 foi adquirido pela prefeitura de Araçariguama.
Achei uma breve história dele, resumida pelo nosso amigo ali em cima. Uma pena não ter ficado em Piracicaba, se desde o começo ele tivesse sido conservado era outra história. Mas ficava aberto ao público em uma área do zoológico que é protegido apenas por alambrado. Com o tempo acabaram com ele, após isso colocaram ele em um pilar para ficar no alto o estado dele era lastimável. Mesmo assim chamava muito a atenção
Meo primeiro voo foi num DC-8-30 em 1973 GIG-LIS-AMS. As máscaras de oxigênio e a saída do ar condicionado ficavam na poltrona da frente onde hoje ficam os monitores de TV. As lâmpadas de leitura fluorescentes na lateral dos apoios de cabeça. Poltrona Palomar como dá para ver no vídeo.
Sua comunicação e tão boa. Que Através do seu canal aprendi a gostar de aviões. Parabéns
Que legal, Rogerio! Valeu! 😁
Vdd. Fernando é brabo
Tomando meu tereré e assistindo Aero🙌🙌
Opa. Ai sim!! Hehe 😁👍
I eu um chimarrao 😅
Domingo perfeito um documentário excelente no aero fórmula 1 na Band e bife a milanesa no almoço tem coisa melhor kkkkkkkk Fernando excelente documentário sobre estás máquinas voadora show de imagens e a narração excelente de sempre. Abraço garoto Guarulhos SP.
Heheh legal, Manoel!! Valeu! 😁👍👊
@@aeroportrasdaaviacao obrigado garoto Deus te abençoe.
Muito bom. Parabéns pelo vídeo. Sério mesmo. Ficou excelente. Abç
Fernando, esse é o tipo de vídeo que sinto falta em seu canal.
Faça mais vídeos assim
O DC-8 é uma aeronave belíssima.
Viajei muito com o belíssimo DC8 azul da KLM nos anos 70. Muita saudade!
Ao contrário do relatado no vídeo, o DC-8 foi projetado e nasceu com largura para 3 + 3 poltronas na classe econômica, e era um diferencial inicial em relação ao Boeing 707.
Muito bom o programa sobre esse espetacular avião !
Engraçado que olhando de frente as entradas de ar formam um "sorriso" hehe!! O avião parece sorrir hehe!! Não imaginava que um jato pudesse chegar a velocidade do som, só estou pensando como o sonic boom não danificou a estrutura do avião!! Se dizer a enorme pressão aerodinâmica nossa!! Que história de sucesso desse avião hein?! Valeu pelo ótimo vídeo como SEMPRE, Fernando!! Se cuidem e aquele abraço! :))
Valeu Fernando pela detalhada pesquisa...
Muito legal esse vídeo! Eu Moro em Los Angeles, eu sei que a Douglas começou aqui do lado em Santa Monica, depois se mudaram para Long Beach (porto de Los Angeles) aqui no museu de ciências na rua tem um DC-8. Muito bacana!
Aqui em Manaus, no proprio aeroporto Eduardo Gomes, tem dois ou e 3 DC-8 abandonados no patio, havia mais um, mas um ricão daqui comprou e fez de casa de final de semana a beira do rio perto da cidade. Belissimo avião, pra mim só perdendo pro 777.
Show muito belíssima a explicação sobre a viação 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Muito bom a iniciativa de mostrar algumas empresas que ainda voam estas aeronaves mais antigas! Acho que isto daria um excelente vídeo também, das aeronaves mais antigas ainda em uso comercial pelo mundo!
Excelentes informações. Parabéns pelo vídeo Fernando... 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿❤️
Gostaria que você abordasse o Airbus A300 e o A310, existe pouca informação sobre eles na Internet
Ótimo video garoto, como sempre gostoso de se ver e bastante informativo, parabéns... Deus abençoe... abraços...
Esse avião é meio esquecido por muitos.exelente vídeo.
Foi o primeiro jato em que voei, de Buenos Aires a Miami, 1971, lembrança inesquecível, fez três paradas, La Paz, Lima e Panama
Agora sim sei qual modelo daquele avião que está a muito tempo parado no aeroporto de Guarulhos, achava que era um b707, parabéns vc tirou minhas dúvidas,e sim é um dc8.
A Douglas era a principal concorrente da Boeing nessa época.
Fernando fale também do Douglas DC-6, principal concorrente do Lockheed Super Constellation na era dos motores a pistão (hélice).
Eu sou fã da macdonald Douglas
O MD11 é muito top.
Aqui em Manaus tem um DC 8 no lago do Tarumã onde atualmente é a casa de um empresário.
Sim. Esqueci de citar!! Eu já sobrevoei aí e vi esse avião. Fica na beira do Rio Negro!
O avião que tinha mais tinha curiosidade
Parabéns pelo trabalho irmão. Tenho acompanhado seus vídeos. Vc manja muito da história da aviação!!!
queria ver esses aviões por dentro, sempre lembro do avião no Chapolin, que tinha umas poltronas mó grossas
Também foi operado pela Skymaster aqui no Brasil.
Maravilhosa história
Bom dia para todos 👍👏👏
Bom Dia Luiz
Caramba!! História interessante.👏👏👏👏👍👍👍 Gostei da camisa.
Boas informações!
Viajei num DC-8/62 da Air Surinam, de Paramaribo a Belén...
No trecho até Caiena (Guiana Francesa), viajou um bando de gente em pé...
Sensacional a história do DC-8 voltei o vídeo para saber se iria ter menção ao histórico de acidentes e não encontrei.
Adoro estes vídeos de história
Fernando, fala sobre todos os aviões da Douglas, do DC-1 ao DC-10/MD-11 (já na McDonnell).
E depois dá para falar sobre a McDonnell também.
Excelente vídeo.
Um abração.
Fiquem com Deus.
Deu uma vontade de voar no DC-8!
No Shopping Eldorado (SP) tem um como fachada de uma loja! Coisa mais linda!
Vale relembrar que o DC 8 foi o primeiro avião de passageiros a quebrar a barreira do som ,em um voo de teste com um piloto doido ,,tipo aquele piloto que deu um Toneau com o 707 numa apresentação.
Sim!! Eu comento isso no final do vídeo 😁👍
Tex Johneston., piloto de testes, durante a apresentação pública do
Dash-80.
( Protótipo do KC-135/ B.707 ), foi o autor desse “toneau” , ( em francês ), ou “roll”, ( em inglês), que quase deu um treco no coração de um dos presidentes da Boeing, Eddie Allen.!!!
Fernando, mais uma vez parabéns pelo vídeo! Esclarecedor e muito bem feito. Sucesso sempre. Abraços
Que avião maravilhoso!
historia incrivel parabens pelo video Fernando
Parabéns pelo seu trabalho, sempre muito bem feito.
Uma sugestão de pauta, como eram formados e o que faziam os engenheiros de voo.
Aguardamos sempre com ansiedade novos vídeos.
Deus abençoe vc e sua família.
Parabéns Fernando mais um vídeo muito bom 👍👍👍👍
Valeu, Marcelo!
Terceiro! Tava faltando o dc8. O bacana é ver a preocupação de Fernando em ampliar a leitura da realidade da época.
Valeu, Valter! 😁😁
@@aeroportrasdaaviacao não é só o avião em si, mas o contexto em que ele apareceu. Sempre um esmero em retratar a história desses aviões. O carvair tl98 é sensacional
Ótima matéria! Como sempre! Senti falta da menção do Super DC 8-63 da Iberia, o famoso “El Giganton”
Mais um vídeo top de mais, mais um belo avião tendo sua istoria contada parabéns Fernando o canal sempre bombando...
Seu canal e sensacional, muita qualidade.
Bom demais cara !
Gostaria de deixar um milhão de likes 👍! Infelizmente não é possível! Parabéns!
Só aviões tops nos vídeos...
😁👍👊
Fernando, você é simplesmente fenomenal. Nota 10 é pouco. Suas explicações são de uma clareza e objetividade difíceis de encontrar. Não podia ser diferente, vindo de um piloto. É um prazer enorme assistir seus vídeos. Referente a esse vídeo, tive a oportunidade de voar umas 3 ou 4 vezes para os EUA na década de 70, nos DC-8 da Brannif International, cuja pintura (cor) variava de aeronave para aeronave (assim como ocorreu posteriormente com os 727 da Sadia, antes dela vir a ser Transbrasil). Inclusive um dos voos foi num modelo pintado pelo (famoso?) pintor Alexander Calder, algo que de gosto meio duvidoso e que décadas depois a Gol fez algo semelhante num 737 com os tais "pintores" Gêmeos. Era um avião barulhento, porém relativamente confortável, até onde minha lembrança chega. Mas não era voo direto. Seja por questões de autonomia, ou de logística, ou outra razão qualquer, sempre havia escala em Lima (Peru). Bons tempos do DC-8. Um marco na aviação comercial.
Muito bom seus videos. parabéns
Um vídeo sobre os Vôos da Amizade entre TAP e Panair/Varig seria muito bom!
Legal. Valeu pela sugestão!! 😁👍
Meu sonho é viajar de avião, e vou realizar esse sonho 💙✈️
temos algo em comum ;-;
Eu tbm ❤✈✈🛩🛩🛫🛫💖❤♥️💖
Tem voo de ida e volta por 200, só juntar dinheiro
@@ThiagoSilva-jt2si mas e se o lugar que ele quer viajar n for esse preço?
@@eclipseer4975 aí o sonho dele é ir pra algum lugar, não viajar de avião.
O vídeo dispensa comentários, está impecável como sempre! Agora que eles já apareceram no vídeo, fale sobre o Douglas DC-7 e o Lockheed Constellation.
Valeu!! Legal, esses já estão na lista é terá vídeo em breve! 😁
@@aeroportrasdaaviacao Conta a História do Boeing 747. É o meu modelo de avião favorito. 😁
História muito interessante, foi um grande Avião 👏🏼✈️
Excelente conteúdo como sempre!
Excelente vídeo, como sempre. No shopping Eldorado, em São Paulo, tem um DC-8 exposto também.
É uma visão bem bacana!!
Parabéns pelo vídeo Fernando um abraço 👏👏
Valeu, Leonardo!!
Conta a história da Douglas!
Ótímo vídeo, como todos, por sinal. Obrigado por compartilhar.
Muito lindo esse avião
Sensacional! Parabéns pela pesquisa e resumo cronológico impecáveis! Uma excelente matéria para divulgação no mundo todo.
Podia fazer série sobre a família a300 até o a380 da airbus
Excelente vídeo como sempre. Quando puder faz vídeo sobre sistema inercial.
Não sabia que o DC-8 tinha batido a barreira do som, sabia que o CV 990 Coronado sim, inclusive foi necessário colocar os upper wing bodies como tanques de combustível para desacelerar o fluxo de ar no extradorso da asa e evitar o fluxo transônico
Aqui em Poços de Caldas-MG há um DC-8 da antiga Skymaster (PR-SKM), era um dos que estava encostado em VCP. Não sei se a história dele é interessante, mas tinha essa curiosidade! Valeu!
Excelente trabalho !!!
Fernando você manja em e o cara
Parabéns pelo conhecimento técnico e pela didática simples e compreensível para nós, leigos mas que gostamos de aviação. Eu já voei um 707 da Sadia. Acho que era experimental.
O 707 era pilotado pelo comandante Fontana pessoalmente. Um privilégio.
Ótimo vídeo, finalmente! Faça mais vídeos dos aviões da MC Douglas
Sugestão - fazer um vídeo sobre uma simulado de guerra da Aeronáutica...
Meu primeiro voo para o exterior (Argentina não conta) foi com um DC-8 da Air Vias para Saint Martin.
Parabéns pelo vídeo.
Excelente conteúdo!
Fernando, em algumas fotos do DC-8 aparecem umas estruturas parecidas com hélices, na parte de exaustão dos motores, lembro que você comentou sobre isso em um vídeo mas não lembro qual, se puder refrescar minha memória, agradeço.
Bom dia Fernando.
excelente matéria sobre o fantástico Douglas DC-8 !
Valeu, Marcos!!
Parabéns o trabalho 🧬🧬🧬⚙️⚙️⚙️🛠️
Tem uma frente de dc8 numa loja do shopping Eldorado, muito bonito!
Quem for a Foz do Iguaçu ver as maravilhas das Cataratas e fazer uma comprinhas em Cuidad de Leste, basta dar uma esticada até o Aeroporto Internacional Guarany e verá um DC 8 estacionado no pátio desde 2011 pelo menos. De bonus poderá ver um 747 estacionado ao lado. Quem não pode ir até lá, pelo Google Earth também poderá vê-los.
Muito maneiro saber mais do DC-8, acho que poderia contar também sobre o DC-10 o/
fez video do carvair, esse frankenstein, agora fale sobre o bt 67, a reconstrução do iconico dc3
Gostei muito do vídeo! Quando fará um vídeo do DC 10? Grande abraço!!
Valeu!
👏👏👏👏👏👏 Excelente vídeo!
Descobri que em Manaus tem dois ou três DC-8 e um ou dois 707 no cemitério do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Vídeo Maravilhoso
Em Poços de Caldas MG tbm tem um, era pra ser um restaurante. Mas nao prosseguuram com o orojeto. Ta la no alto de um morro abandonado. So pesquisar no maps restaurante do aviao pocos de caldas. Tem la um DC8 da skymaster... ja tive la.
como sempre, excelente vídeo!
Bom dia. No Brasil além das empresas citadas teve também a Skymaster que operava dois 63 e um 62
Legal, Júlio! Bem lembrado!! 😁👍👊
@ヴァドス Vados Sama serie 63 e serie 62
@ヴァドス Vados Sama não. São variações da série 60 (62 e 63) do DC-8 chamado de “Super Sixties”..
Exatamente, inclusive um dos DC 8 63 (PR - SKM), da Skymaster, está na cidade mineira de Poços de Caldas - MG, onde funcionará como restaurante!
Acho lindo o dc8