Meu nome é Carlos Alberto Ferreira, sou pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil em Conceição da Aparecida - MG. Me inscrevi no seu canal por considera-lo muito esclarecedor a respeito do mundo luterano, já que gosto de conhecer bem diferentes tradições cristãs. Deus o abençoe!
Bem vindo, meu caro Carlos Alberto Ferreira! Um abraço para vocês de Conceição da Aparecida! Não conheço, mas sou mineiro, de Belo Horizonte. Um abraço!
Pastor. Escrevo aqui da praia do Porto das Dunas (onde resido) no Ceará (20 km de Fortaleza). E talvez o senhor não saiba o impacto positivo dos seus vídeos em minha vida. Agradeço demais ao Espírito Santo que tenha escolhido lhe encher de coragem e sabedoria em começar esse trabalho no RUclips. Sou de confissão Batista, histórica não calvinista. E sempre fui trenado no anti catolicismo romano. Assim reconheço que perdi a aproximidade com a liturgia simbólica, com o rito. E o entendimento com tanto bom senso em seus vídeos têm me feito muito bem.
O foco é o reino dos céus e a glória de Jesus, somos todos servos e servas, existe certas doutrinas que aparentam ser boas aparentam ter fundamento bíblico mas que no final da história é só atrapalha o avanço do reino dos céus tem que haver real manifestação e ação do poder do Espírito santo, e não só teologia e uma boa oratória isso pode deixar as pessoas maravilhadas mas não tem poder de converter verdadeiramente o homem. Sou cristão evangélico digamos que pentecostal mas tem uma grande admiração e encanto pelo movimento protestante por este zelo este cuidado em examinar os textos das escrituras e querer viver corretamente como os textos bíblicos narram mas fico triste em ver que muitos se atrapalham neste zelo que muitas vezes acaba excedendo o saudável o necessário e acabam criando certas doutrinas certos dogmas que mais atrapalham do que ajudam.
Muito bom a sua explicação eu sou Evangélico e acho muito importante e interessante ésta sua informação obrigado valeu. Não desanime vai nessa tua força Cristo é contigo continue assim.
Excelente explanação pastor ! Sou membro da IECLB e a paróquia que eu frequento (felizmente) mantém uma liturgia bem tradicional. Hinos tradicionais, piano, órgão, corais...tudo muito bonito e solene! Abraço
É curioso que sobre o livro de Concórdia me remete às sunas dos muçulmanos, que dividiu entre outras questões de lideranças, o povo em sunitas e xiitas. As religiões não estão livres das dissencões humanas. Ainda bem que prevaleceu o respeito entre ambas as partes.
Infelizmente a diversidade está causando grandes conflitos internos na IECLB entre tradicionais e progressistas. Ambos os grupos saem da esfera religiosa e entram na política. Tem pregador (a) que apoie causas progressistas como o aborto. Está muito diferente do que já foi. É lastimável o que está acontecendo.
Uma vez , dei um Google, e achei uma matéria da Folha de Sp, antiga, com a chamada “ luteranos apoiam o aborto”. Fiquei em choque. Fui ler, uma pastorA dava entrevista apoiando o assassinato de bebês. Me cortou coração e me deixou envergonhada tb. Sou luterana da IELB. Abraços.
Cara semana passa na minha igreja IELB local tivemos um estudo bíblico sobre o aborto e obviamente somos contra, é estranho para mim ter igreja Luterana progressista
Eu devo também ser claro em di\er que como um membro da IELB vc foi bastante isento em tuas afirmações e achei isto muito bom. Enquanto na IELB se tem estas normas internas que se fecham com olhar para o próprio umbigo, pois muita coisa não são ensinamentos Biblicos, mas normas humanas, e com isto se perde muito em conviver e aprender com outros irmãos da porta pra fora da igreja e com isto também alcançar da porta pra fora as pessoas sedentas. Neste quesito as duas denominações tem dificuldades em relação a serem igrejas missionárias. Elas são igrejas que vieram atrás dos membros imigrantes de fora e também dentro do Brasil nos ciclos de emigrações. Então são mais igrejas do servvir aos crentes do que de fazer missão. A IECLB tem lema de igreja da palavra, porque também tem normas, também tem as vertentes como vc citou de pessoas que pensam mais em liturgias e tradições, mas tem a linha do movimento encontrão do qual a Fatev é ligada, que trabalha com ecumenismos sim, mas trabalha muito em companhia de denominações que tem um viés mais missionário, que tem uma linha teológica evangelical e cuida dos seus crentes, mas leva a mensagem muitas vezes em caminhadas junto com outras denominações que pensam igual. E esta diversidade dentro da IECLB é possível porque a regra básica é que tudo que você faz e como você vive tem que ter concordância com a Bíblia. Se a Bíblia dá sustentação, então pode. Se a Bíblia condena, então está errado. Com isto regras e leis humanas caem por terra e coisas liturgias ou normas que parecem imprescindíveis, caem por terra. O que importa é levar a palavra da salvação aos que não a conhecem. Eu sou membro da IECLB em Cuiabá MT, aqui temos um excelente convívio com a IELB, mas muitas vezes engessados em caminhar mais juntos por normas.
Por favor, onde na bíblia está escrito para ordenar mulheres, pastores gays e união homossexual? Também pergunto sobre a liturgia da santa ceia, Cristo disse "esse é o meu corpo e me sangue" ou " isso é como se fosse o meu corpo e meu sangue"? E quanto ao papel missionário deixo o link para ti, então, aguardo suas respostas. ruclips.net/video/MpMIr7EWXsA/видео.html
@@paulgehardhoffmann4142 a IELB não adota o Nuda Scriptura, nem deve abandonar as ricas tradições da igreja para fazer adeptos. A IELB é um refúgio para muitas pessoas que precisam congregar longe da teologia feminista, da Prosperidade e das falsas manifestações Pentecostais.
Eu amo a igreja Luterana, eles demonstram um amor ao próximo muito grande, tem uma doutrina bíblica e falam do amor de Deus com entusiasmo. Pena que aqui na minha cidade não tem igreja Luterana para eu ir.
@@mateus1742 na cidade da gente é sempre melhor. Mas por aqui onde eu moro sem chances...as duas maiores igrejas são pentecostais. Eu prefiro ir a cada 15, 20 dias e ter uma comunhão plena do que ir toda a semana em alguma igreja daqui.
Sou membro da IECLB. Gostei das suas colocações. Não sou nenhum expert nesse assunto, mas obviamente são mais complexas, e precisariam de mais tempo para serem apresentados, pelas dúvidas que ainda se apresentam. Mas realmente o chamado "Movimento Encontrão", deu um dinamismo à liturgia, em algumas das comunidadess da IECLB, sem no entanto sair das diretrizes desta instituição.
Sou da Ieclb e posso garantir que não são nem 10% os carismáticos, pietistas e liberais esses ainda menores o problema é que estão próximos da diretoria da Ieclb, já a vasta maioria dos membros os tradicionais os 90% ou mais nem se quer sabem dessas divisões
Sou Paulo Correia, membro de uma igreja da IPB em Recife-PE. Achei seu vídeo ótimo, Reverendo! 😊 Evitou entrar nos detalhes complicados e nos méritos das questões, mas deixou claro a linha de cada denominação. Pra mim a posição da IELB é similar a IPB. Ambas são mais conservadoras, portanto, considerando mais as escrituras e optando por uma teologia específica e clara em detrimento as abordagens, digamos assim: "inovadoras", progressistas e de envolvimentos em rituais ecumênicos. Muito obrigado por compartilhar! 😉 Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo! 👋
Eu realmente fiquei surpresa quando vi ordenação feminina na igreja luterana. E achei que era regra, até ver este vídeo. Estou gostando muito do seu canal para aprender sobre a linha luterana, rev, eu sou presbiteriana.
@@kauagirao A ordenação de mulheres ao pastorado é influência do movimento anticristão feminista, mas a igreja de Cristo não pode ser guiada pelos princípios do mundo.
Desde a minha adolescência, sou luterano de entendimento, mas moro no interior de Portugal. Cá só há duas opções: igreja católica ou igreja Baptista. No seu entendimento, qual é a melhor para eu frequentar.
Uma pergunta muito difícil, José Santos. De fato, pelo que sei, há atendimento a luteranos somente em Lisboa e no Porto em Portugal. Uma opção seria conhecer o trabalho nesses lugares para ter um conhecimento mais próximo e alguma orientação - caso não seja difícil o acesso. Se não há essa opção, eu fico muito na dúvida, porque há variações entre igrejas Batistas e até mesmo variações entre padres e padres católicos. Em linhas gerais, tanto batistas quanto católicos vão negar algo conservado pelo luteranismo, mas não o mesmo "algo" cada vez. Por exemplo, Batistas vão negar o batismo a infantes e o fato de que o batismo é efetivo e não meramente uma demonstração pública. Assim, negam algo dito por católicos e luteranos. Por outro lado, os Batistas estão muito mais perto da concepção luterana de justificação pela fé. Batistas negam que a Santa Ceia seja mais que simbólica. Católicos e luteranos afirmam que é muito mais que simbólica. Por outro lado, Batistas distribuem ambos os elementos a todos (como luteranos), o que não fazem os católicos. Percebe? São semelhanças e diferenças dos dois lados. Por isso, fico em séria dúvida. Se, como luterano, estivesse em sua situação, não decidiria assim, de uma vez por todas. Acho que conversaria com o pastor batista e com o padre católico sobre minha situação ali. E consideraria a forma como cada um conduziria a situação. É bem provável que eu acabasse visitando ambas as igrejas para ouvir a Palavra e meditar nela, além de ter contato com pessoas de fé. Mas acabaria mantendo contato com luteranos de longe, e procuraria participar da Ceia do Senhor com eles, ainda que com pouca frequência. Mas isso é só uma ideia que me ocorre agora. Qualquer coisa, inclusive se for o caso de querer ajuda para encontrar luteranos em Portugal, pode me escrever por email: cesarmottarios@gmail.com .
@@CesarMottaRiosObrigado por responder. As igrejas católicas de Portugal têm uma boa liturgia, mas eu não consigo suportar o culto exacerbado a Maria. Na igreja baptista, que é a de linha tradicional, vejo um zelo verdadeiro pela palavra de Deus, mas é demasiado moderna e secular para mim. É realmente difícil. Assim como eu, muitos cristãos de países europeus católicos romanos e ortodoxos, ficam sem alternativa.
@@jessicas.1364, que Deus te abençoe nessa situação, iluminando seus pensamentos e guiando suas decisões. Lembro de mencionar que conheci um pastor batista de Portugal, o qual me fez saber da seriedade dos batistas por aí. Na verdade, trata-se do pastor e professor Manuel Alexandre Jr. de Amadora. Uma pessoa muito capaz e centrada, fora de série.
@@CesarMottaRios Amém! A igreja baptista tem feito um lindo trabalho missionário em Portugal. É a igreja protestante que mais tem templos no país e a única que tem algum sucesso na conversão de portugueses. As outras igrejas têm 95 % dos membros estrangeiros.
Faltou também a diversidade de ministério ordenado na IECLB (diaconato, missionário e catequético), Ceia aberta na IECLB e fechada na IELB (ao menos na teoria).
O que você sugere a alguém que confessa o LC mas não tem uma igreja "luterana" na sua região? E, para alguém que não se sente pertencente integralmente em nenhuma das duas igrejas, mas subscreve o LC lendo-o a luz do século XXI?
Boas questões, John Bryan... Deixe-me pensar um pouco nisso. Para a primeira pergunta, eu diria: Se confessa o LC, mas não tem uma igreja "luterana" na região, essa pessoa pode ser o início de uma comunidade luterana. Eu faria contato com alguma comunidade próxima ou não tão próxima. Há alguma cidade a 200km com igreja luterana? Quem sabe? É de se procurar. Os sites da IELB e IECLB ajudam nessa busca. A segunda questão é um pouco mais complicada. Talvez exija conversa mais próxima. Eu só começo sugerindo que, sendo falhas todas as instituições humanas, e sendo nós também, individualmente falhos, será difícil que todos nos sintamos integralmente pertencentes a uma "igreja" (isto é, a um sínodo). É raro que alguém se sinta confortável com toda e qualquer decisão de uma administração, por exemplo. Aí, entra o fato de que ser Igreja é escutar a voz do Bom Pastor. E entra também o fato de que o que nos permite viver em uma organização humana maior, nacional, e também em comunidades menores locais é o vínculo do amor em Cristo. Não havendo amor, para nos suportarmos uns aos outros, nas falhas e fraquezas, torna-se impossível a união, porque realmente não teremos uma harmonia perfeita em tudo. Quero dizer com isso que, sentir-se um pouco deslocado não é motivo para abrir mão dessa vida em comunhão, mesmo que seja mais e mais necessário o amor em cada encontro, pensamento e ação. Tudo aos pés da cruz tem jeito.
Olá pastor. Gostaria que explicasse sobre a ordenação de lgbtqiapn+ na igreja Luterana americana. Eu não encontrei muitas informações sobre essa nova perspectiva da igreja Luterana americana. Isso causou divisões na Igreja dos EUA? Quais as vertentes luteranas que aderiram a essa perspectiva mais progressista? Minha curiosidade é saber mais sobre as consequências institucionais mesmo, pois pelo o que Sr. disse ai, a IELB tem uma posição mais conservadora e com certeza não faz parte desse movimento mais progressista. Não precisa entrar em polêmicas, só gostaria que explicasse o que aconteceu lá em relação a esse movimento, quais foram os personagens envolvidos, quais as divisões que ocorreram na igreja Luterana devido a esse fato. Aproveita também e fala sobre como a IELB entende a ordenação de mulheres para o pastorado. Obrigado.
Meu irmão, eu sou pastor em Miguel Pereira. Faço parte do Distrito Rio de Janeiro da IELB. Lembrei-me que a Comunidade de Copacabana estava este ano mesmo pretendendo iniciar uma missão em Nova Friburgo. Posso fazer com que o pastor responsável e você se coloquem em contato. Meu email é cesarmottarios@gmail.com , no Facebook, você me encontra pelo nome completo mesmo: Cesar Motta Rios. Envie-me um contato seu por um destes meios, que eu repasso e, quando forem iniciar com reuniões em Nova Friburgo, você saberá. Pode ser?
Porque a IECLB permite casamento gay ? (Pergunto, pois eu vi o enunciado e fiquei na dúvida e acho melhor sanar, seria noticia fake? ). Obs: Ainda não faço parte e queria me aprofundar para entender melhor caso eu entre. Obrigada.
Sy _Moniny, eu realmente não sei a quantas anda a reflexão na IECLB sobre o assunto em âmbito oficial/institucional. Como eu disse, há uma diversidade teológica na IECLB, então, certamente, há grupos mais conservadores nesse sentido, e há grupos mais progressistas. Há produção acadêmica por parte de pessoas da teologia ligadas à IECLB indicando uma abertura/aceitação completa de relacionamentos amorosos estáveis entre pessoas do mesmo sexo. Isso parece ter eco no pensamento de alguns pastores e pastoras. Mas o que eu não sei dizer é: 1) O quanto essa reflexão afetou o pensamento oficial da instituição. 2) O quanto essa abertura se realiza na vida das mais diversas comunidades da IECLB. Desculpe-me por não poder ajudar muito mais que isso nessa.
Olá Xerife. Nos anos 1800 muitos luteranos saíram da Alemanha. Parte deles vieram para o Brasil e a maior parte foi para os EUA, para o estado de Missouri. Por isso a IELB especialmente no interior, é conhecida como a igreja missouriana e a IECLB como igreja rio-grandense, ou simplesmente evangélica. Os alemães que vieram para o Brasil são, basicamente, os da IECLB, pois a IELB foi fundada pelo alemães que, primeiramente, foram para os EUA e posteriormente seus descendentes vieram para o Brasil, pois aqui ainda não tinha um Seminário que formasse pastores luteranos. Eu sou luterano (IELB) de berço, estudei no Seminário Concórdia de Porto Alegre, mas não me formei pastor. Tenho muitos pastores da IELB na minha família. Estou certo Rev. César? Forte abraço!
Eu estou conhecendo o luteranismo praticamente agora, mesmo eu sendo protestante desde o nascimento, e gostaria muito de fazer parte da IELB por me identificar com essa parte mais tradicional dela, porém onde eu moro só tem IECLB, seria viável eu conhecer ela na falta de uma IELB?
John, eu acho que não custa conhecer e ver se a congregação em sua localidade tem um perfil que concorda mais com seu entendimento. Se não for o caso, você pode se aproximar da IELB, pelo menos para conhecer melhor. Confira o site da Hora Luterana: www.horaluterana.org.br/ e veja no site da IELB se há alguma congregação perto de sua cidade: www.ielb.org.br/encontre-uma-igreja Qualquer coisa, estamos em contato! Um abraço! Bênção de Deus!
@@CesarMottaRios obrigado pela atenção, irei ver se consigo conhecer as IECLBs daqui, pois já pesquisei no site da IELB e realmente não tem nenhuma por perto, por outro lado tem várias IECLBs. Mesmo assim, muito obrigado e paz.
Quanto ao ecumenismo, na região que eu moro, existe a Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos, sendo feitas celebrações nas três igrejas (ICAR, IELB e IECLB), há empréstimos de templos, casamentos mistos.
Eu sou Luterano conservador porém membro da IECLB. Me considero um Protestante digamos "ortodoxo" Fico muito triste quando nos chamam de "Católico de banho tomado" coisa que não sou. Fiquem com Deus
Hahaha também não me considero Católica de banho tomado. Nossas diferenças são maiores que a Igreja Católica e mais próximos da IELB. Só não somos IELB e Batistas pois aceitamos e respeitamos mais as diferenças individuais sem deixar de compreender o evangelho. Por esse aspecto vejo hoje a IELB mais Batista na sua linha de pensamento.
Três dúvidas pastor: Como tu definiria o que seriam teologias mais progressistas e evangelicais? Li também que a origem dessa questão de se adotar ou não a integralidade do livro de Concórdia aconteceu no reinado da Prussia quando houve a tentativa de junção entre reformados(calvinistas) e luteranos, quais dogmas reformados a IECLB herdou e qual parte do livro de Concórdia ela recusou?
Lucas, Para responder de forma mais ágil, seria bom eu saber se você conhece de perto a realidade da IECLB. Assim, saberia se você reconhecerá os exemplos que darei. Um abraço!
@@CesarMottaRios Na verdade estou mais familiarizado com a realidade da IELB, já a IECLB conheço mais de estudar e ouvir falar mesmo. Sei que são ecumênicos, ordenam pastoras, são mais progressistas (talvez até mesmo com relação a questões contemporâneas como ideologia de gênero, da libertação e etc), que fazem uma Interpretação com um certo revisionismo histórico entre outras coisas…porém minha dúvida é mais com relação a como se dá na prática essa teologia progressista deles, a relação com o calvinismo e o que foi rejeitado do texto de Concórdia e porquê.
@@lucasmogdebemsanhudo5366, Deixe-me tentar ajudar, então. O que é evangelical na IECLB? Há um movimento chamado MOVIMENTO ENCONTRÃO no âmbito da IECLB. Eles têm inclusive uma faculdade em Curitiba (FATEV). Os cultos que vemos deles são muito parecidos com cultos de igrejas evangélicas das mais comuns por aí, que importam uma forma litúrgica "contemporânea" dos EUA. Desestimulam o uso de vestes litúrgicas, inclusive, pelo que entendi. E costumam ter um discurso conservador em muitos sentidos. Progressistas? Progressistas em questões sociais, sim, como o pessoal da PASTORAL POPULAR LUTERANA. Mas também progressistas teologicamente, com pouca adesão à confessionalidade ou mesmo a dogmas bem assentados na tradição cristã. Essa disposição para questionar o crido em favor da novidade é comum em muitos âmbitos da IECLB. Outro dia, vi o vídeo de um jovem pastor dizendo que "Maria podia ter sido chamada de apóstola. Mas isso foi abafado já lá nos tempos do NT pelo patriarcado." Lembro de uma conversa com um importante teólogo da IECLB. Ele dizia: "O problema da IELB é que ela pode exigir concordância demais entre todos seus pastores, não dando lugar para ventilar e dialogar um pouco as coisas. O problema da IECLB é que nós dialogamos muito, mas, às vezes, parece que não saímos do lugar, porque a única coisa em que concordamos é dizer que Jesus é Senhor, mesmo assim, cada um entendendo diferente o que isso quer dizer." Na prática, isso faz com que você não saiba se o pastor de uma congregação crê realmente no que os luteranos sempre ensinaram sobre a Ceia ou o Batismo, porque nem sabe se ele crê na atuação do Espírito Santo de fato. Houve teólogos da IECLB que praticamente negavam a fé em um Deus todo-poderoso. O discurso religioso é visto como inspirador e promotor de esperança e boas ações, mas não como tendo uma realidade objetiva por detrás. Lembrando: Isso não é algo de TODA a IECLB. Há teólogos muito mais moderados e conservadores por lá também. E há progressistas mais cuidadosos também. Quanto a influências reformadas, uma delas está na própria compreensão da Ceia do Senhor, embora haja algum esforço para se entender luteranamente. Em algumas paróquias, conforme dizem, o entendimento do ministro é mais reformado que luterano. E não há uma recusa a elementos específicos do Livro de Concórdia. Não houve uma afirmação assim: Não vamos subscrever todo o LC por causa desse ponto. O que houve foi: Não devemos subscrever todo o LC para não cercear a diversidade teológica que há entre nós. Sabemos que há pessoas que pensam diferente, e obrigar a subscrição perturbaria isso. A não adesão formal não é uma recusa de partes específicas, mas a recusa da obrigatoriedade, da concordância de todos com o confessado ali. Se não respondi exatamente, pode dizer, meu caro! Escrevi meio rápido.
@@CesarMottaRios Muito esclarecedor pastor! Me ajudou bastante e me deu mais material de estudo também hahah. Agradeço demais pelo teu tempo e disponibilidade. Só mais duas últimas dúvidas: o senhor é pastor em qual igreja? E ainda sobre a IECLB, só pra fechar, sou de Porto Alegre e pelo o que deu pra perceber a principal influência da IECLB aqui no RS seria essa ideologia/teologia progressista, certo?
Se me permite acrescentar: No site da IECLB tem os posicionamentos da instituição. Trata coisas de cartilhas políticas como se fossem base cristã. Também defendem que a instituição deve se adaptar à sociedade e suas mudanças, enquanto a Bíblia deixa claro que deve ser o contrário. O papel de uma igreja é trazer a sociedade para Cristo, para que a sociedade se adapte a Cristo, nunca o contrário.
Sou luterana de berço e vejo um liberalismo muito grande...o cristão tem ser diferente do mundo mostrar a luz de Cristo onde chegar .a bebedeira e o modo com que estão se vestindo é uma vergonha e do mesmo modo vão a ceia.Porque que não se prega a modéstia na ielb? Tenho 32 anos e sou muito defensora do evangelho puro .,se está escrito nas escrituras acho eu que deve ser obedecido ou pelo menos pregar a obediência. Espero sua resposta pastor? Obrigado
Olá, Regina! Bem-vinda! Se está nas Escrituras, precisa ser ensinado. Concordo com isso. O fato de sabermos que somos imperfeitos até o fim da vida não nos deve fazer deixar que querer a perfeição. Eu acho que temos ensinado modéstia a cada vez que ensinamos o catecismo, com os 10 mandamentos e a tábua dos deveres. Não podemos criar um conjunto de regras rigoroso, porque isso vai muito além do saudável. Correríamos o risco de criarmos, assim, uma tradição humana e colocá-la como tendo autoridade divina, só por ter vindo de gente da Igreja. Mas podemos e devemos mostrar a Lei como vontade boa e agradável de Deus. As pessoas precisam saber disso. Deus não quer que vivamos de qualquer forma, mas nos orienta e conduz. Tenho procurado fazer isso. E sou da IELB. Conheço outros pastores que se esmeram nesse sentido também. O que sempre fazemos, além disso, é dizer para as pessoas que essa vida bem cuidada e ponderada não é mérito para a salvação, mas flui da salvação concedida de graça por Cristo. E o Evangelho deve motivar as pessoas a quererem sempre de novo viverem o arrependimento, reconhecendo seus erros, pedindo perdão, e tentando caminhar melhor. O processo é lento e é peculiar em cada pessoa. Não temos uma forma, um padrão a ser seguido por imposição. Mas temos a Palavra constantemente ensinada, com seriedade e prontidão. Um grande abraço!
Sim entendo perfeitamente! A doutrina luterana é muito bonita! Amo minha igreja. Mas tem muitos pastores que está deixando de pregar a verdade por medo de perder o membro, mas melhor perder um membro por ele não querer seguir a palavra da verdade do que perder várias almas para o mundo! Deus abençoe sei trabalho pastor
Você não tá sabendo eles saíram da da nossa da confissão E se fizer um livro de Concórdia da igreja de confissão a concordar com eles aí não tem jeito não dá se eles saíram da como vão concordar com eles
é a diferença entre a Igreja Luterana do Missouri (LCMS) e a Federação Luterana Mundial (FLM) a LCMS é muito mais conservadora, parecida com aquelas Igrejas do interior dos EUA,um ambiente bem mais patriarcal e restrito. Já na FLM por exemplo mulheres podem dar Culto, são ordenadas. O ambiente da FLM é bem mais ecumênico, outras religiões têm espaço. A FLM trata de questões como defesa do meio ambiente, equidade de gênero, etc. Penso que Lutero estaria do lado progressista da Igreja, como esteve no século XVI.
Acho que Lutero não seria do lado progressista, pois deixam a Palavra de Deus de lado e erguem as bandeiras sociais. A FLM perdeu a completa essência do que é ser Luterano. Não subscreve na íntegra totalidade o Livro de Concórdia de 1580. Deveria se chamar de federação de igrejas e deixar o nome luterana de fora.
Ué? Uma minoria de luteranos acha que tem que subscrever um livro em sua totalidade, livro que nem se compara com a bíblia, enquanto a maior parte dos luteranos entende que não é necessário (a maioria luterana é FLM) e só porque eles diferem da minoria eles são os errados?
A IECLB, por não aceitar e subscrever o Livro de Concórdia em sua íntegra totalidade, deveria tirar do seu nome o nome Luterana. E outra, hoje a IECLB é muito mais política do que igreja. Basta ver nas devoções que a turma deles escreve no Castelo Forte.
No meu entender o próprio Lutero explica que a santidade não é algo que possa ser definido ou enquadrado pelo ser humano - assim sendo pergunto: como o LC pode ser enquadrado em uma igreja que se diz Luterana ?
Bom dia, Edwin! Eu pediria que explicasse melhor sua questão. Qual a relação entre Lutero entender que a santidade não é algo que possa ser enquadrado pelo ser humano e o LC ser enquadrado em uma igreja luterana? (Aqui, sinceramente, eu gostaria que o mesmo respeito que eu tive e tenho para com a IECLB fosse tido para com a IELB. Eu não digo ou sugiro que a IECLB "se diz" luterana em momento algum. Respeito o entendimento que o sínodo tem sobre si.) Quero, ainda, lembrar o óbvio: as igrejas luteranas do mundo inteiro, IECLB incluída, não têm tudo o que Lutero disse e escreveu como norma. Ser "luterana" não é seguir a Lutero em tudo, felizmente, porque Lutero cometeu erros sérios. Mas, enfim, aguardo sua explicação: que "enquadrar" seria esse? O que tem o tema da santidade com o tema do Livro de Concórdia? Você sugere que o Livro de Concórdia vai contra Lutero no tema da santidade ou outro tema importante, e que deveríamos ficar com Lutero e rejeitar o LC? É isso?
@@CesarMottaRios Boa noite, Reverendo. Não fui desrespeitoso. Apenas estou apontando para uma aparente incompatibilidade entre obedecer diretrizes criadas pelo ser humano (LC) e a interpretação do conceito de santidade expresso por Lutero.
@@edwinlundgren2956, você já leu o Livro de Concórdia? Não se enquadra bem nessa ideia de propor "diretrizes criadas pelo ser humano" (especialmente tendo o tema da santidade em questão). E criticar o LC como texto confessional não tem NADA de luterano, já que os luteranos TODOS têm pelo menos alguns textos confessionais como fundamento: no mínimo, o Catecismo Menor e a Confissão de Augsburgo. Esses dois textos já não seriam "diretrizes criadas pelo ser humano"? Por que eles não seriam e o LC seria? E se o senhor rejeita o Catecismo Menor e a Confissão de Augsburgo, não é luterano. Logo, não deveria querer falar de "uma igreja que se diz luterana" ou discutir isso. Estou querendo entender.
@@CesarMottaRios imaginei. No vídeo o irmão passou bem por cima a respeito de ecumenismo. Na sua opinião, até onde o ecumenismo entre as diferentes denominações (me refiro apenas aquelas q tem a base de fé na Trindade , salvação por Jesus Cristo etc) é possível? Quais são os limites? Faço essas perguntas pq me considero um "ecumênico conservador".
@@gustavocorreiasantos7076, acho que falo um pouco mais aqui: ruclips.net/video/xJPhne2gWmc/видео.html Não vemos como possível um ecumenismo que salte a busca pela concórdia doutrinária, indo logo para a celebração em conjunto.
Nossa! Que insano isso! Na IECLB todos são bem vindos na comunhão entre irmãos. Quer dizer que eu luterano não devo me sentar para Ceia com os irmãos da IELB ???
Que História Teológica é muito bonita e exagese é bem mais elaborada que a Católica porém eu acho pra não entristecer o Pastor e meus avó ancestrais na Europa se morasse em Portugal ou França seria melhor ir na Católica carismática ou Presbiteriana que Batiza tanto crianças e adultos sendo que mais se compara uma das melhoras doutrinária Ausburg e Concórdia como justificação pela fé ...Mas gostei do diálogo com a Católica e igrejas Batistas, Anglicanas e Luternas é muito bonito mas na práticas as vezes dão divergências . A literatura Luterana é complexa e bem didática hermenêutica ..Daria muita discussão e dissertação de teses .
Bem apressadamente, podemos dizer que seria isso. Mas, como eu disse, há uma variedade de vozes dentro da IECLB. Não há como dizer que todos da IECLB são marcadamente progressistas.
@@CesarMottaRiosOlá, eu tenho a formação católica, porém estou sem ir na igreja física a muito tempo, quanto mais busco saber qual a igreja frequentar, mais confusa eu fico ( muitas informações) ... Eu tenho pedido orientação pra Deus, mas não tive resposta ainda, só fico confusa mesmo, então eu faço minhas orações em casa, desculpe o desabafo e muito obrigada por responder.
Seja muito bem-vinda, Alessandra! No meio de um cenário religioso complexo e variado como o nosso, eu entendo muito bem sua situação. Fazer suas orações é importantíssimo. Oro por você, para que Deus continue fortalecendo sua fé. É claro que é muito bom termos uma família de fé com quem caminhar, podermos escutar a Palavra, receber a Ceia do Senhor. Isso nos fortalece muito. Se quiser compartilhar mais, sobre onde você vive ou quais são suas dúvidas pontuais, fique à vontade. Posso tentar ajudar. cesarmottarios@gmail.com
@@alessandrafernandes7938 Não espere muito. Não busque a perfeição porque ela não existe a nível de igreja. As igrejas são dirigidas por humanos Humanos são imperfeitos e dependem da graça de Deus. Como imperfeitos humanos não tem religião perfeita. Escolha uma e filtre o que te serve o o que não te serve. Melhor participar de uma imperfeita, em relação a não participar.
Sim, Paulo. IELB e IECLB são as maiores. Mas existem igrejas luteranas que não se filiam a nenhuma das duas, nem formam sínodos. Aqui no RS, de onde escrevo, são chamadas Igrejas Luteranas livres. São bem comuns na região de São Lourenço do Sul, Camaquã e Canguçu, pelo que sei.
Claudio, Eu não diria que se trata de um sínodo ou denominação. Até onde sei, é uma congregação específica, que poderia ser entendida como "luterana livre", mas com um forte apelo cultural. De fora, pode parecer que a preocupação é mais de associação de interesse cultural do que propriamente teológica. Certamente, há influência das igrejas nacionais escandinavas no que diz respeito ao pensamento teológico. Mas veja que não é uma instituição que possa ser comparada com sínodos como é o caso da IELB e IECLB.
Um livro que reúne as Confissões Luteranas do século XVI. Foi compilado em 1580 e contém textos de Lutero (Catecismos Menor e Maior, Artigos de Esmalcalde), Melanchthon (Confissão de Augsburgo, Apologia da Confissão, Tratado sobre o poder e primado do papa) e textos da geração subsequente (Fórmula de Concórdia). Além disso, é claro, os credos ecumênicos.
IBGL, Todos os cristãos creem no Espírito Santo. Inclusive, confessamos no Credo Apostólico: "Creio no Espírito Santo..." E todo cristão que confia no Novo Testamento, crê no dom de línguas lá registrado. A pergunta mais precisa talvez fosse "Vocês creem na atualidade de todos os dons do Espírito Santo?" ou "Creem no dom de línguas como vivenciado hoje?" Fiz um estudo há um tempo sobre o Batismo no Espírito Santo. Se puder, confira lá: ruclips.net/video/6pcBCMx42Jc/видео.html Um abraço! Sempre bem-vindo!
@@CesarMottaRios, bom dia meu amigo! Eu falei que a IECLB ao contario da IELB aceita pastoras. Sendo assim, ela não pode ser considerada conservadora! Um grande abraço! Deus te abençoe!
Olá, Martin! O ponto é que não é tão simples essa diferenciação. Você deve se referir ao talar preto (já que a alba também é veste talar). O fato é que na IELB também se usou originalmente o talar preto. Até hoje, alguns pastores o utilizam. E, na IECLB, há um movimento no sentido de valorizar o uso da alba (a veste branca) com estola, sobretudo em cultos com Santa Ceia. É muito comum ver pastores da IECLB vestidos como pastores da IELB, então, hoje em dia. Sobre a "origem americana" e a "origem alemã", no fundo, ambas têm origem na Reforma de Wittenberg. A tal da "origem americana" se deve à missão da LCMS que gerou a IELB entre imigrantes vindos da Alemanha diretamente para o Brasil. A origem, então, diz respeito aos missionários ou ao povo da igreja? O povo era o mesmo que havia no Sínodo Rio-grandense etc. A liderança era diferente, mas... Não se esqueça: a língua usada pelos pastores "americanos" aqui era a língua alemã. A tal igreja "americana" era oriunda da Alemanha, especificamente, de uma migração religiosamente motivada no século XIX. A distinção é menos nítida quando isso é considerado. Um abraço!
O problema não estar em beber uma cerveja ou um vinho, mas no consumo descontrolado que leva à embriaguez ou ao vício, o que remete à questão do domínio próprio, uma das características do fruto do Espírito.
Me parece que você não está interessado na vida eterna que foi A única coisa ofereceu Jesus a todos que aceitar e guardar (todos) seus mandamentos;sede fiel até a morte Dar-te ei a vida eterna; pelo que dá a entender vós está mais para discussão e confusão felicidades a todos que se envolve com esses detalhes amém
que lamentável . escutei o teólogo fernanando albrecht e fiquei horrizada.nossa. que horror.que horror.esse cidadaõ é teólogo?que horror.que horror.mas o que é isso?
Olá, André! Vi que você é brasileiro e luterano. Está residindo no Brasil atualmente? Imagino que, sendo luterano por aqui, deva conhecer um pouco mais sobre as duas grandes igrejas luteranas brasileiras. E deve saber que a IELB é bem mais conservadora quanto à prática homossexual, reconhecendo-a como pecaminosa. Você está vinculado a qual congregação? Um abraço!
@@CesarMottaRios no momento estou frequentando a igreja batista de andradas mg por falta de uma igreja luterana em andradas, mas estou visitando minha vó em Brasília e hoje decidi ir na igreja luterana IELB daqui e conversei com o pastor para me vincular a ela
@@CesarMottaRios quando conseguir minha carteira de motorista irei passar a frequentar a Igreja luterana mais proxima de minha cidade pelo menos uma vez por mês em Campinas
@@Baraodojaguary, Deus o abençoe nisso! E que consigamos chegar a essa região de Minas, inclusive Poços de Caldas, a partir de Campinas e Limeira... Seria muito bom! Um abraço!
Lutero disse muitas blasfêmias sobre Cristo. Em "Conversas à Mesa" [Tischreden, em alemão] que eram anotadas por seus admiradores e que foram editadas em forma de livro, Lutero dizia as piores coisas sobre Deus e Cristo. "Cristo Adúltero. Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacó] de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela?" Depois, com Madalena, depois, com a mulher adútera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer." (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N* 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15). Noutra ocasião, Lutero balsfemou contra Deus, ao dizer que Deus age como louco ou como muito tolo: "Deus est stultissimus" (Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147). "Quem não crê como eu é destinado ao inferno. Minha doutrina e a doutrina de Deus são a mesma coisa. Meu juízo é o juízo de Deus" (Weimar, X, 2, Abt., 107)" "Sim, eu digo: todas as casas de tolerância, que entretanto Deus condenou severamente, todos os homicídios, mortes, roubos e adultérios, são menos prejudiciais que a abominação da missa papista." (Werke, t. XV, 773-774)" "Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela?", depois com Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve de fornicar antes de morrer." (Tischreden, nº 1472, ed. Weimer, 11, 107)". Eis um pequeno trecho da biografia de Lutero., escrita pelo protestante Franz Funck-Brentano., em que transparecem os pontos essenciais da "concepção de mundo" do reformador: "(...) Tendo sido censurado pelo doutor Jonas, por ter insultado Deus em seu salmo 'Quore fremuerunt gentes' Lutero. responde: - "Certamente, mas qual o profeta que não insultou a Deus?" Em outro dia disse Lutero: - "Se Deus não me perdoasse os pecados, eu os jogaria pela janela". De resto, se Deus encheu de mal o mundo, se quis fazer o mundo infeliz, foi para que aspirássemos à vida futura. (...) É verdade, diz Lutero., que seria quase lamentável que nós fizéssemos tudo o que Deus ordena, pois Deus faria isso por sua divindade; tornar-se-ia um mentiroso e não poderia manter-se no posto". A palavra de São Paulo aos romanos seria atirada na lama, quando diz: "Deus tudo ordenou sobre o pecado, a fim de que pudesse ter piedade de nós". O Padre-Nosso não ser.viria de nada, nem o Credo; a fé, a remissão dos pecados tornar-se-iam inúteis, supérfluas". "Ah! mas eis que tudo vai bem! Pequemos no interesse de Deus". Doutra vez, ao falar Lutero do destino, ele culpava Deus por todos os crimes , e dizia que Judas não podia deixar de trair Cristo, nem Adão tinha liberdade para não pecar. Considerando que era Deus que determinava os pecadores a pecar, Lutero concluia dizendo "Deus age sempre como um louco." (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111). Recentemente foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero. Eles foram estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre eles. Nesse cadernos, Lutero afirma que Cristo é, ao mesmo tempo, Deus e o diabo, o bem e o mal. Ora, isso caracteriza Lutero tipicamente como dualista gnóstico, e explica todas as suas doutrinas mais delirantes. Como é possível que os protestantes ainda seguirem Lutero, apesar dessas loucuras e balsfêmias? É porque desconhecem ou não acreditam que ele falava isso. Os protestantes comuns desconhecem os escritos de Lutero. Os poucos Pastores que se dão ao trabalho de ler os escritos do heresiarca fundador do protestantismo procuram ocultar tais frases do seu primeiro mestre. Como se sabe, no dia 31 de outubro de 1517, o monge apóstata Martinho Lutero oficialmente lançou seu brado de rebelião contra Roma, causando graves malefícios à civilização cristã com a difusão de seus erros e heresias. Por exemplo, ao apostrofar que “todos os homicídios, mortes, roubos e adultérios, são menos prejudiciais do que a abominação da Missa papista. O SERVO DA MENTIRA E A FUMAÇA DE SATANÁS. O 31 de outubro não é apenas o dia em que se celebra o "Halloween" em muitos lugares do mundo. A data marca também o aniversário das "95 teses" escritas pelo teólogo Martinho Lutero (1483-1546), que deram origem à Reforma Protestante. Não há coincidência nisso... São datas diabólicas. Martinho Lutero condenou o celibato dos padres ao se casar com a ex-freira Katharina von Bora em 1525 que apesar de religiosa, era ligada a práticas de bruxaria, magia, superstições. A união dos dois estabeleceu as bases de uma reforma dentro da Reforma Protestante. Portas abertas para mulheres e gays Denominações como os metodistas, por exemplo, passaram a aceitar pastoras há mais de 200 anos. Mais recentemente, apesar de um enorme protesto das alas mais conservadoras, a Igreja Episcopal nos EUA começou a ordenar sacerdotes LGBT. Ligações nazistas Apesar de o antissemitismo existir na Alemanha muito antes da ascensão dos nazistas ao poder, poucas pessoas sabem que Martinho Lutero é apontado como um dos responsáveis pelo sentimento hostil e preconceituoso contra judeus. Até 1536, Lutero era um entusiasta em tentar converter judeus em cristãos como parte da Reforma. Mas diante da dificuldade de fazer com que eles trocassem de religião, publicou em 1543 uma resposta ao fracasso pessoal dele intitulada "Sobre os judeus e suas mentiras". Trata-se de um documento de 65 mil palavras no qual Lutero não apenas desqualifica judeus, como também incita a perseguição deles, incluindo queimar sinagogas e impor a rabinos o trabalho forçado. Adeptos das ideias Martinho Lutero se envolveram em conflitos que resultaram em guerras como a "dos 30 anos" travada entre uma série de nações europeias. O apoio veio tanto dos mais ressentidos com os privilégios do clero quanto dos poderosos príncipes alemães. LUTERO, revolucionário, rebelde, inimigo da Santa Igreja Católica, inimigo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
As duas igreja são muito diferente igreja ielb tem um jeito a igreja de confissão Luterana tem outro jeito mais criativo ela se engaja mais em todo setor a faculdade é outra ela tem intercâmbio com outros países igreja ielb eu não gosto a roupa que ela veste eu gosto mais da confissão a igreja de confissão ela é viva e criativo amém
Obrigado por comentar, Isabella. Você gostaria de explicar mais sobre seu ponto de vista? Por que te deixa triste um sínodo entender que seus integrantes "precisam" concordar com um conjunto de posicionamentos?
Esse é o grande problema meu caro. Adequar a palavra de Deus para que todos gostem. O pecador é que deve adequar a palavra de Deus. 1Corintios 14.33 Deus é um Deus de ordem. Na igreja do povo de Deus deve ter ordem...
Gilberto, Eu não me lembro do conteúdo do vídeo. Então, não consigo saber exatamente a que você se refere quando diz "ESSE é o grande problema...". A que se refere o ESSE? Só para eu entender.
@@CesarMottaRios Assim.... Se não tiver consenso sobre a verdades principais da palavra então que se dividam.... Por exemplo: A palavra é muito Clara quando fala sobre o ministério público,ou seja, que a mulher não deve fazer. É simples... A igreja do povo de Deus deve obedecer pois não se ajuntamos pra fazer a vontade de um grupo, mas para ajudar um ao outro para fazer a santa vontade de Deus
Todas três nenhum é igual todos são referente primeira coisa uma não é evangélica e a confissão é muito mais criativa igreja confissão é viva sempre quando faz um comentário sempre com a Bíblia na mão muito mais criativo
Me parece que você não está interessado na vida eterna que foi A única coisa ofereceu Jesus a todos que aceitar e guardar (todos) seus mandamentos;sede fiel até a morte Dar-te ei a vida eterna; pelo que dá a entender vós está mais para discussão e confusão felicidades a todos que se envolve com esses detalhes amém
São mais de 500 vídeos aqui. Dezenas de estudos bíblicos e vídeos devocionais. O seguinte é de hoje: ruclips.net/video/mY3ng8iRzK0/видео.html Você chegou a essa conclusão assistindo 3? Fique bem. E seja cauteloso no julgamento.
Meu nome é Carlos Alberto Ferreira, sou pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil em Conceição da Aparecida - MG. Me inscrevi no seu canal por considera-lo muito esclarecedor a respeito do mundo luterano, já que gosto de conhecer bem diferentes tradições cristãs. Deus o abençoe!
Bem vindo, meu caro Carlos Alberto Ferreira! Um abraço para vocês de Conceição da Aparecida! Não conheço, mas sou mineiro, de Belo Horizonte. Um abraço!
Pastor. Escrevo aqui da praia do Porto das Dunas (onde resido) no Ceará (20 km de Fortaleza). E talvez o senhor não saiba o impacto positivo dos seus vídeos em minha vida. Agradeço demais ao Espírito Santo que tenha escolhido lhe encher de coragem e sabedoria em começar esse trabalho no RUclips. Sou de confissão Batista, histórica não calvinista. E sempre fui trenado no anti catolicismo romano. Assim reconheço que perdi a aproximidade com a liturgia simbólica, com o rito. E o entendimento com tanto bom senso em seus vídeos têm me feito muito bem.
Muito obrigado pela gentileza, Filipe! Deus o abençoe sempre em sua caminhada!
O foco é o reino dos céus e a glória de Jesus, somos todos servos e servas, existe certas doutrinas que aparentam ser boas aparentam ter fundamento bíblico mas que no final da história é só atrapalha o avanço do reino dos céus tem que haver real manifestação e ação do poder do Espírito santo, e não só teologia e uma boa oratória isso pode deixar as pessoas maravilhadas mas não tem poder de converter verdadeiramente o homem.
Sou cristão evangélico digamos que pentecostal mas tem uma grande admiração e encanto pelo movimento protestante por este zelo este cuidado em examinar os textos das escrituras e querer viver corretamente como os textos bíblicos narram mas fico triste em ver que muitos se atrapalham neste zelo que muitas vezes acaba excedendo o saudável o necessário e acabam criando certas doutrinas certos dogmas que mais atrapalham do que ajudam.
Seus vídeos são muito bons! Continue com esse trabalho! 👏👏
Muito bom a sua explicação eu sou Evangélico e acho muito importante e interessante ésta sua informação obrigado valeu. Não desanime vai nessa tua força Cristo é contigo continue assim.
Obrigado, meu irmão! Seja sempre bem-vindo.
Eu vi no vídeo de outro luterano que a Igreja de confissão luterana aceita homossexuais como ministros lá . completamente fora da palavra de Deus
Bem esclarecedor. Interessante.
Excelente explanação pastor ! Sou membro da IECLB e a paróquia que eu frequento (felizmente) mantém uma liturgia bem tradicional. Hinos tradicionais, piano, órgão, corais...tudo muito bonito e solene! Abraço
É curioso que sobre o livro de Concórdia me remete às sunas dos muçulmanos, que dividiu entre outras questões de lideranças, o povo em sunitas e xiitas. As religiões não estão livres das dissencões humanas. Ainda bem que prevaleceu o respeito entre ambas as partes.
Infelizmente a diversidade está causando grandes conflitos internos na IECLB entre tradicionais e progressistas. Ambos os grupos saem da esfera religiosa e entram na política. Tem pregador (a) que apoie causas progressistas como o aborto. Está muito diferente do que já foi. É lastimável o que está acontecendo.
Infelizmente mesmo, Alberto Bischoff! Oremos para que o foco seja a Palavra sempre!
Uma vez , dei um Google, e achei uma matéria da Folha de Sp, antiga, com a chamada “ luteranos apoiam o aborto”. Fiquei em choque. Fui ler, uma pastorA dava entrevista apoiando o assassinato de bebês. Me cortou coração e me deixou envergonhada tb. Sou luterana da IELB. Abraços.
Cara semana passa na minha igreja IELB local tivemos um estudo bíblico sobre o aborto e obviamente somos contra, é estranho para mim ter igreja Luterana progressista
E infelizmente o inverso também está acontecendo. Muitos membros da IECLB também extremamente conservadores na política.
Muito alegre pela sua volta! Vídeo sensacional. Super respeitoso. Gostei pra caramba!
Eu devo também ser claro em di\er que como um membro da IELB vc foi bastante isento em tuas afirmações e achei isto muito bom. Enquanto na IELB se tem estas normas internas que se fecham com olhar para o próprio umbigo, pois muita coisa não são ensinamentos Biblicos, mas normas humanas, e com isto se perde muito em conviver e aprender com outros irmãos da porta pra fora da igreja e com isto também alcançar da porta pra fora as pessoas sedentas. Neste quesito as duas denominações tem dificuldades em relação a serem igrejas missionárias. Elas são igrejas que vieram atrás dos membros imigrantes de fora e também dentro do Brasil nos ciclos de emigrações. Então são mais igrejas do servvir aos crentes do que de fazer missão. A IECLB tem lema de igreja da palavra, porque também tem normas, também tem as vertentes como vc citou de pessoas que pensam mais em liturgias e tradições, mas tem a linha do movimento encontrão do qual a Fatev é ligada, que trabalha com ecumenismos sim, mas trabalha muito em companhia de denominações que tem um viés mais missionário, que tem uma linha teológica evangelical e cuida dos seus crentes, mas leva a mensagem muitas vezes em caminhadas junto com outras denominações que pensam igual. E esta diversidade dentro da IECLB é possível porque a regra básica é que tudo que você faz e como você vive tem que ter concordância com a Bíblia. Se a Bíblia dá sustentação, então pode. Se a Bíblia condena, então está errado. Com isto regras e leis humanas caem por terra e coisas liturgias ou normas que parecem imprescindíveis, caem por terra. O que importa é levar a palavra da salvação aos que não a conhecem. Eu sou membro da IECLB em Cuiabá MT, aqui temos um excelente convívio com a IELB, mas muitas vezes engessados em caminhar mais juntos por normas.
Obrigado por seu comentário, Paul.
Por favor, onde na bíblia está escrito para ordenar mulheres, pastores gays e união homossexual? Também pergunto sobre a liturgia da santa ceia, Cristo disse "esse é o meu corpo e me sangue" ou " isso é como se fosse o meu corpo e meu sangue"? E quanto ao papel missionário deixo o link para ti, então, aguardo suas respostas.
ruclips.net/video/MpMIr7EWXsA/видео.html
@@paulgehardhoffmann4142 a IELB não adota o Nuda Scriptura, nem deve abandonar as ricas tradições da igreja para fazer adeptos. A IELB é um refúgio para muitas pessoas que precisam congregar longe da teologia feminista, da Prosperidade e das falsas manifestações Pentecostais.
Eu amo a igreja Luterana, eles demonstram um amor ao próximo muito grande, tem uma doutrina bíblica e falam do amor de Deus com entusiasmo. Pena que aqui na minha cidade não tem igreja Luterana para eu ir.
Não tem nem em cidades vizinhas ? Aqui na minha cidade também não tem. Então eu me desloco cerca de 70km para participar. Vale muito a pena !
@@edsonpaulino7 Tem nas cidades vizinhas, estou pensando em ir qualquer dia. Mas se tivesse aqui na minha cidade seria bem melhor.
@@mateus1742 na cidade da gente é sempre melhor. Mas por aqui onde eu moro sem chances...as duas maiores igrejas são pentecostais. Eu prefiro ir a cada 15, 20 dias e ter uma comunhão plena do que ir toda a semana em alguma igreja daqui.
Tem como vc ir pelo menos 1 vez ao mês em uma luterana da cidade mais próxima? Aí os outros dias vc tenta ver o culto online...
Olá Rev Cesar Mota, o senhor foi bem respeitoso parabéns.
JESUS TE ABENÇOE muito Pastor Rios muito esclarecedor esta minuta das matérias .
Muito bom! Ansioso pela continuidade
Sou membro da IECLB. Gostei das suas colocações. Não sou nenhum expert nesse assunto, mas obviamente são mais complexas, e precisariam de mais tempo para serem apresentados, pelas dúvidas que ainda se apresentam. Mas realmente o chamado "Movimento Encontrão", deu um dinamismo à liturgia, em algumas das comunidadess da IECLB, sem no entanto sair das diretrizes desta instituição.
Obrigado por seu comentário, Rui Kern!
Obrigado pelo esclarecimento pastor
Sou da Ieclb e posso garantir que não são nem 10% os carismáticos, pietistas e liberais esses ainda menores o problema é que estão próximos da diretoria da Ieclb, já a vasta maioria dos membros os tradicionais os 90% ou mais nem se quer sabem dessas divisões
Meu nome é Gustavo de Souza Corrêa e sou da Igreja Presbiteriana do Brasil. Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor.
Muito bom! Parabéns!
Obrigado, Francine!
Sou Paulo Correia, membro de uma igreja da IPB em Recife-PE.
Achei seu vídeo ótimo, Reverendo! 😊
Evitou entrar nos detalhes complicados e nos méritos das questões, mas deixou claro a linha de cada denominação.
Pra mim a posição da IELB é similar a IPB. Ambas são mais conservadoras, portanto, considerando mais as escrituras e optando por uma teologia específica e clara em detrimento as abordagens, digamos assim: "inovadoras", progressistas e de envolvimentos em rituais ecumênicos.
Muito obrigado por compartilhar! 😉
Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!
👋
Existe igreja luterana em Vitória de santo Antão?
Tenho um canal no RUclips sobre Teologia Reformada. Se chama Sola Scriptura com Gustavo Corrêa. Posso te passar?
Já encontrei. Acabo de me inscrever. Bem-vindo, Gustavo!
Obrigado Pastor! Se me permitir sempre vou tirar as minhas dúvidas sobre o luteranismo com o senhor.
Eu realmente fiquei surpresa quando vi ordenação feminina na igreja luterana. E achei que era regra, até ver este vídeo.
Estou gostando muito do seu canal para aprender sobre a linha luterana, rev, eu sou presbiteriana.
A IELB (e o CLI como um todo) não ordena mulheres. Isso é bom.
@@kauagirao Até porquê a ordenação a pastores, presbíteros e diáconos na bíblia são apenas para os homens.
@@pablog.a7841 Sim, o sacerdócio feminino é completamente antibíblico.
@@kauagirao A ordenação de mulheres ao pastorado é influência do movimento anticristão feminista, mas a igreja de Cristo não pode ser guiada pelos princípios do mundo.
Desde a minha adolescência, sou luterano de entendimento, mas moro no interior de Portugal. Cá só há duas opções: igreja católica ou igreja Baptista. No seu entendimento, qual é a melhor para eu frequentar.
Uma pergunta muito difícil, José Santos. De fato, pelo que sei, há atendimento a luteranos somente em Lisboa e no Porto em Portugal. Uma opção seria conhecer o trabalho nesses lugares para ter um conhecimento mais próximo e alguma orientação - caso não seja difícil o acesso. Se não há essa opção, eu fico muito na dúvida, porque há variações entre igrejas Batistas e até mesmo variações entre padres e padres católicos. Em linhas gerais, tanto batistas quanto católicos vão negar algo conservado pelo luteranismo, mas não o mesmo "algo" cada vez. Por exemplo, Batistas vão negar o batismo a infantes e o fato de que o batismo é efetivo e não meramente uma demonstração pública. Assim, negam algo dito por católicos e luteranos. Por outro lado, os Batistas estão muito mais perto da concepção luterana de justificação pela fé. Batistas negam que a Santa Ceia seja mais que simbólica. Católicos e luteranos afirmam que é muito mais que simbólica. Por outro lado, Batistas distribuem ambos os elementos a todos (como luteranos), o que não fazem os católicos. Percebe? São semelhanças e diferenças dos dois lados. Por isso, fico em séria dúvida. Se, como luterano, estivesse em sua situação, não decidiria assim, de uma vez por todas. Acho que conversaria com o pastor batista e com o padre católico sobre minha situação ali. E consideraria a forma como cada um conduziria a situação. É bem provável que eu acabasse visitando ambas as igrejas para ouvir a Palavra e meditar nela, além de ter contato com pessoas de fé. Mas acabaria mantendo contato com luteranos de longe, e procuraria participar da Ceia do Senhor com eles, ainda que com pouca frequência. Mas isso é só uma ideia que me ocorre agora. Qualquer coisa, inclusive se for o caso de querer ajuda para encontrar luteranos em Portugal, pode me escrever por email: cesarmottarios@gmail.com .
@@CesarMottaRiosObrigado por responder. As igrejas católicas de Portugal têm uma boa liturgia, mas eu não consigo suportar o culto exacerbado a Maria. Na igreja baptista, que é a de linha tradicional, vejo um zelo verdadeiro pela palavra de Deus, mas é demasiado moderna e secular para mim. É realmente difícil. Assim como eu, muitos cristãos de países europeus católicos romanos e ortodoxos, ficam sem alternativa.
@@jessicas.1364, que Deus te abençoe nessa situação, iluminando seus pensamentos e guiando suas decisões. Lembro de mencionar que conheci um pastor batista de Portugal, o qual me fez saber da seriedade dos batistas por aí. Na verdade, trata-se do pastor e professor Manuel Alexandre Jr. de Amadora. Uma pessoa muito capaz e centrada, fora de série.
@@CesarMottaRios Amém! A igreja baptista tem feito um lindo trabalho missionário em Portugal. É a igreja protestante que mais tem templos no país e a única que tem algum sucesso na conversão de portugueses. As outras igrejas têm 95 % dos membros estrangeiros.
Oi José
Ótima análise.
Faltou também a diversidade de ministério ordenado na IECLB (diaconato, missionário e catequético), Ceia aberta na IECLB e fechada na IELB (ao menos na teoria).
Bem notado, Márcio!
Mas eu tinha notado antes :-) Olha o título do vídeo que fiz na mesma época: ruclips.net/video/OOe54vAEOOI/видео.html
Parabéns pastor, sou IELB.
Boa noite reverendo, se puder faça um vídeo sobre a igreja Luterana Livre. Deus abençoe
É uma boa ideia, Thiago! Um abraço! Bênção de Deus!
O que você sugere a alguém que confessa o LC mas não tem uma igreja "luterana" na sua região?
E, para alguém que não se sente pertencente integralmente em nenhuma das duas igrejas, mas subscreve o LC lendo-o a luz do século XXI?
Boas questões, John Bryan... Deixe-me pensar um pouco nisso. Para a primeira pergunta, eu diria: Se confessa o LC, mas não tem uma igreja "luterana" na região, essa pessoa pode ser o início de uma comunidade luterana. Eu faria contato com alguma comunidade próxima ou não tão próxima. Há alguma cidade a 200km com igreja luterana? Quem sabe? É de se procurar. Os sites da IELB e IECLB ajudam nessa busca.
A segunda questão é um pouco mais complicada. Talvez exija conversa mais próxima. Eu só começo sugerindo que, sendo falhas todas as instituições humanas, e sendo nós também, individualmente falhos, será difícil que todos nos sintamos integralmente pertencentes a uma "igreja" (isto é, a um sínodo). É raro que alguém se sinta confortável com toda e qualquer decisão de uma administração, por exemplo. Aí, entra o fato de que ser Igreja é escutar a voz do Bom Pastor. E entra também o fato de que o que nos permite viver em uma organização humana maior, nacional, e também em comunidades menores locais é o vínculo do amor em Cristo. Não havendo amor, para nos suportarmos uns aos outros, nas falhas e fraquezas, torna-se impossível a união, porque realmente não teremos uma harmonia perfeita em tudo. Quero dizer com isso que, sentir-se um pouco deslocado não é motivo para abrir mão dessa vida em comunhão, mesmo que seja mais e mais necessário o amor em cada encontro, pensamento e ação. Tudo aos pés da cruz tem jeito.
@@CesarMottaRios Obrigado irmão! Deus abençoe.
@@CesarMottaRios os seus textos são tão bons de ler..
@@CesarMottaRios os seus textos são tão bons de ler..
Olá pastor. Gostaria que explicasse sobre a ordenação de lgbtqiapn+ na igreja Luterana americana. Eu não encontrei muitas informações sobre essa nova perspectiva da igreja Luterana americana. Isso causou divisões na Igreja dos EUA? Quais as vertentes luteranas que aderiram a essa perspectiva mais progressista? Minha curiosidade é saber mais sobre as consequências institucionais mesmo, pois pelo o que Sr. disse ai, a IELB tem uma posição mais conservadora e com certeza não faz parte desse movimento mais progressista. Não precisa entrar em polêmicas, só gostaria que explicasse o que aconteceu lá em relação a esse movimento, quais foram os personagens envolvidos, quais as divisões que ocorreram na igreja Luterana devido a esse fato. Aproveita também e fala sobre como a IELB entende a ordenação de mulheres para o pastorado. Obrigado.
Olá Rev. Cesar Motta, como eu gostaria de ter uma IELB na minha cidade
Uma pena não estarmos aí ainda, meu irmão. Qual o nome de sua cidade?
@@CesarMottaRios Nova Friburgo, aqui tem a IECLB mais antiga do Brasil mas eu não gostei de alguns liberalismo dela não, me encantei mesmo é pela IELB
Meu irmão, eu sou pastor em Miguel Pereira. Faço parte do Distrito Rio de Janeiro da IELB. Lembrei-me que a Comunidade de Copacabana estava este ano mesmo pretendendo iniciar uma missão em Nova Friburgo. Posso fazer com que o pastor responsável e você se coloquem em contato. Meu email é cesarmottarios@gmail.com , no Facebook, você me encontra pelo nome completo mesmo: Cesar Motta Rios. Envie-me um contato seu por um destes meios, que eu repasso e, quando forem iniciar com reuniões em Nova Friburgo, você saberá. Pode ser?
Pra quem vai fazer bacharel em teologia, ULBRA ou EST?
Se você se identifica mais com a IECLB, vá de EST.
Se você se identifica mais com a IELB, vá de ULBRA.
Porque a IECLB permite casamento gay ? (Pergunto, pois eu vi o enunciado e fiquei na dúvida e acho melhor sanar, seria noticia fake? ). Obs: Ainda não faço parte e queria me aprofundar para entender melhor caso eu entre.
Obrigada.
Sy _Moniny, eu realmente não sei a quantas anda a reflexão na IECLB sobre o assunto em âmbito oficial/institucional. Como eu disse, há uma diversidade teológica na IECLB, então, certamente, há grupos mais conservadores nesse sentido, e há grupos mais progressistas. Há produção acadêmica por parte de pessoas da teologia ligadas à IECLB indicando uma abertura/aceitação completa de relacionamentos amorosos estáveis entre pessoas do mesmo sexo. Isso parece ter eco no pensamento de alguns pastores e pastoras. Mas o que eu não sei dizer é: 1) O quanto essa reflexão afetou o pensamento oficial da instituição. 2) O quanto essa abertura se realiza na vida das mais diversas comunidades da IECLB. Desculpe-me por não poder ajudar muito mais que isso nessa.
Teologia LIBERAL visa substituir toda a doutrina por uma prática de auto ajuda subjetivista.
Não há casamento gay na Ieclb
@@everaldoDaRosaa isso acredito que esteja na elca
A IECLB não celebra casamentos de casais gays
אלוהים הוא טוב וחסד...שלום כל עם לותר
Fui da IELB hoje faço parte do grupo do Caminho do Pastor Caio Fábio.
Sempre bem-vindo, Alexsander! É a primeira pessoa que vejo fazer especificamente esse movimento: IELB > Caminho (Caio Fábio). Um abraço!
Eu era do grupo do caminho do caio Fábio e estou indo para luterana
Afinal qual a diferença de Igreja Missouri ILB, e a I E CLB que antes era chamada em todo mundo de Igreja Evangélica. ???
Ora, meu caro, tentei explicitar as diferenças no vídeo.
Olá Xerife. Nos anos 1800 muitos luteranos saíram da Alemanha. Parte deles vieram para o Brasil e a maior parte foi para os EUA, para o estado de Missouri. Por isso a IELB especialmente no interior, é conhecida como a igreja missouriana e a IECLB como igreja rio-grandense, ou simplesmente evangélica. Os alemães que vieram para o Brasil são, basicamente, os da IECLB, pois a IELB foi fundada pelo alemães que, primeiramente, foram para os EUA e posteriormente seus descendentes vieram para o Brasil, pois aqui ainda não tinha um Seminário que formasse pastores luteranos.
Eu sou luterano (IELB) de berço, estudei no Seminário Concórdia de Porto Alegre, mas não me formei pastor. Tenho muitos pastores da IELB na minha família.
Estou certo Rev. César? Forte abraço!
Eu estou conhecendo o luteranismo praticamente agora, mesmo eu sendo protestante desde o nascimento, e gostaria muito de fazer parte da IELB por me identificar com essa parte mais tradicional dela, porém onde eu moro só tem IECLB, seria viável eu conhecer ela na falta de uma IELB?
John, eu acho que não custa conhecer e ver se a congregação em sua localidade tem um perfil que concorda mais com seu entendimento. Se não for o caso, você pode se aproximar da IELB, pelo menos para conhecer melhor. Confira o site da Hora Luterana: www.horaluterana.org.br/ e veja no site da IELB se há alguma congregação perto de sua cidade: www.ielb.org.br/encontre-uma-igreja Qualquer coisa, estamos em contato! Um abraço! Bênção de Deus!
@@CesarMottaRios obrigado pela atenção, irei ver se consigo conhecer as IECLBs daqui, pois já pesquisei no site da IELB e realmente não tem nenhuma por perto, por outro lado tem várias IECLBs. Mesmo assim, muito obrigado e paz.
Quanto ao ecumenismo, na região que eu moro, existe a Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos, sendo feitas celebrações nas três igrejas (ICAR, IELB e IECLB), há empréstimos de templos, casamentos mistos.
Digamos que a congregação da IELB em sua cidade, se acontecem celebrações em conjunto, não tem seguido o padrão estabelecido pelo próprio sínodo.
@@CesarMottaRios São celebrações sem Santa Ceia, e ocorre em mais de uma cidade na região.
Por favor me tirem uma dúvida na cidade de São Luís do Curu CE existe? igreja Luterana queria visitar uma igreja Luterana.
Infelizmente, não, Pedro. A luterana mais próxima deve estar mesmo em Fortaleza.
Eu sou Luterano conservador porém membro da IECLB.
Me considero um Protestante digamos "ortodoxo"
Fico muito triste quando nos chamam de "Católico de banho tomado" coisa que não sou.
Fiquem com Deus
Qual seu Facebook?
Tárcio Augusto irmão. @@NicolasSchmorantz
Hahaha também não me considero Católica de banho tomado. Nossas diferenças são maiores que a Igreja Católica e mais próximos da IELB. Só não somos IELB e Batistas pois aceitamos e respeitamos mais as diferenças individuais sem deixar de compreender o evangelho. Por esse aspecto vejo hoje a IELB mais Batista na sua linha de pensamento.
@@alexandrefliegnerBoa, gosto muito dos batistas e dos nossos irmãos calvinistas da Presbiteriana.
Olá gostaria de saber da ILOB
Olá! Você se refere À Igreja Luterana Ortodoxa Brasileira da Consolação? Ou seria outra?
Na IELB recolhe-se dízimos ou só ofertas ? Por fv responde aí...
Comentei sobre isso no seguinte vídeo, Luciene: ruclips.net/video/jRept14_sZ8/видео.html
Três dúvidas pastor: Como tu definiria o que seriam teologias mais progressistas e evangelicais? Li também que a origem dessa questão de se adotar ou não a integralidade do livro de Concórdia aconteceu no reinado da Prussia quando houve a tentativa de junção entre reformados(calvinistas) e luteranos, quais dogmas reformados a IECLB herdou e qual parte do livro de Concórdia ela recusou?
Lucas,
Para responder de forma mais ágil, seria bom eu saber se você conhece de perto a realidade da IECLB. Assim, saberia se você reconhecerá os exemplos que darei.
Um abraço!
@@CesarMottaRios Na verdade estou mais familiarizado com a realidade da IELB, já a IECLB conheço mais de estudar e ouvir falar mesmo. Sei que são ecumênicos, ordenam pastoras, são mais progressistas (talvez até mesmo com relação a questões contemporâneas como ideologia de gênero, da libertação e etc), que fazem uma Interpretação com um certo revisionismo histórico entre outras coisas…porém minha dúvida é mais com relação a como se dá na prática essa teologia progressista deles, a relação com o calvinismo e o que foi rejeitado do texto de Concórdia e porquê.
@@lucasmogdebemsanhudo5366,
Deixe-me tentar ajudar, então.
O que é evangelical na IECLB? Há um movimento chamado MOVIMENTO ENCONTRÃO no âmbito da IECLB. Eles têm inclusive uma faculdade em Curitiba (FATEV). Os cultos que vemos deles são muito parecidos com cultos de igrejas evangélicas das mais comuns por aí, que importam uma forma litúrgica "contemporânea" dos EUA. Desestimulam o uso de vestes litúrgicas, inclusive, pelo que entendi. E costumam ter um discurso conservador em muitos sentidos.
Progressistas? Progressistas em questões sociais, sim, como o pessoal da PASTORAL POPULAR LUTERANA. Mas também progressistas teologicamente, com pouca adesão à confessionalidade ou mesmo a dogmas bem assentados na tradição cristã. Essa disposição para questionar o crido em favor da novidade é comum em muitos âmbitos da IECLB. Outro dia, vi o vídeo de um jovem pastor dizendo que "Maria podia ter sido chamada de apóstola. Mas isso foi abafado já lá nos tempos do NT pelo patriarcado." Lembro de uma conversa com um importante teólogo da IECLB. Ele dizia: "O problema da IELB é que ela pode exigir concordância demais entre todos seus pastores, não dando lugar para ventilar e dialogar um pouco as coisas. O problema da IECLB é que nós dialogamos muito, mas, às vezes, parece que não saímos do lugar, porque a única coisa em que concordamos é dizer que Jesus é Senhor, mesmo assim, cada um entendendo diferente o que isso quer dizer." Na prática, isso faz com que você não saiba se o pastor de uma congregação crê realmente no que os luteranos sempre ensinaram sobre a Ceia ou o Batismo, porque nem sabe se ele crê na atuação do Espírito Santo de fato. Houve teólogos da IECLB que praticamente negavam a fé em um Deus todo-poderoso. O discurso religioso é visto como inspirador e promotor de esperança e boas ações, mas não como tendo uma realidade objetiva por detrás.
Lembrando: Isso não é algo de TODA a IECLB. Há teólogos muito mais moderados e conservadores por lá também. E há progressistas mais cuidadosos também.
Quanto a influências reformadas, uma delas está na própria compreensão da Ceia do Senhor, embora haja algum esforço para se entender luteranamente. Em algumas paróquias, conforme dizem, o entendimento do ministro é mais reformado que luterano.
E não há uma recusa a elementos específicos do Livro de Concórdia. Não houve uma afirmação assim: Não vamos subscrever todo o LC por causa desse ponto. O que houve foi: Não devemos subscrever todo o LC para não cercear a diversidade teológica que há entre nós. Sabemos que há pessoas que pensam diferente, e obrigar a subscrição perturbaria isso.
A não adesão formal não é uma recusa de partes específicas, mas a recusa da obrigatoriedade, da concordância de todos com o confessado ali.
Se não respondi exatamente, pode dizer, meu caro! Escrevi meio rápido.
@@CesarMottaRios Muito esclarecedor pastor! Me ajudou bastante e me deu mais material de estudo também hahah. Agradeço demais pelo teu tempo e disponibilidade. Só mais duas últimas dúvidas: o senhor é pastor em qual igreja? E ainda sobre a IECLB, só pra fechar, sou de Porto Alegre e pelo o que deu pra perceber a principal influência da IECLB aqui no RS seria essa ideologia/teologia progressista, certo?
Se me permite acrescentar:
No site da IECLB tem os posicionamentos da instituição.
Trata coisas de cartilhas políticas como se fossem base cristã.
Também defendem que a instituição deve se adaptar à sociedade e suas mudanças, enquanto a Bíblia deixa claro que deve ser o contrário.
O papel de uma igreja é trazer a sociedade para Cristo, para que a sociedade se adapte a Cristo, nunca o contrário.
Sou luterana de berço e vejo um liberalismo muito grande...o cristão tem ser diferente do mundo mostrar a luz de Cristo onde chegar .a bebedeira e o modo com que estão se vestindo é uma vergonha e do mesmo modo vão a ceia.Porque que não se prega a modéstia na ielb? Tenho 32 anos e sou muito defensora do evangelho puro .,se está escrito nas escrituras acho eu que deve ser obedecido ou pelo menos pregar a obediência. Espero sua resposta pastor? Obrigado
Olá, Regina!
Bem-vinda! Se está nas Escrituras, precisa ser ensinado. Concordo com isso. O fato de sabermos que somos imperfeitos até o fim da vida não nos deve fazer deixar que querer a perfeição.
Eu acho que temos ensinado modéstia a cada vez que ensinamos o catecismo, com os 10 mandamentos e a tábua dos deveres. Não podemos criar um conjunto de regras rigoroso, porque isso vai muito além do saudável. Correríamos o risco de criarmos, assim, uma tradição humana e colocá-la como tendo autoridade divina, só por ter vindo de gente da Igreja.
Mas podemos e devemos mostrar a Lei como vontade boa e agradável de Deus. As pessoas precisam saber disso. Deus não quer que vivamos de qualquer forma, mas nos orienta e conduz.
Tenho procurado fazer isso. E sou da IELB. Conheço outros pastores que se esmeram nesse sentido também.
O que sempre fazemos, além disso, é dizer para as pessoas que essa vida bem cuidada e ponderada não é mérito para a salvação, mas flui da salvação concedida de graça por Cristo. E o Evangelho deve motivar as pessoas a quererem sempre de novo viverem o arrependimento, reconhecendo seus erros, pedindo perdão, e tentando caminhar melhor.
O processo é lento e é peculiar em cada pessoa. Não temos uma forma, um padrão a ser seguido por imposição. Mas temos a Palavra constantemente ensinada, com seriedade e prontidão.
Um grande abraço!
Sim entendo perfeitamente! A doutrina luterana é muito bonita! Amo minha igreja. Mas tem muitos pastores que está deixando de pregar a verdade por medo de perder o membro, mas melhor perder um membro por ele não querer seguir a palavra da verdade do que perder várias almas para o mundo! Deus abençoe sei trabalho pastor
Você estudou no seminário concórdia?
Sim, Maria Cristins. Estudei/pesquisei por aproximadamente 15 anos na UFMG. Posteriormente, mais 6 anos na ULBRA/Seminário Concórdia.
Uma dúvida...Deus não condena o Ecumenismo? Baseando que todo ensinamento fora das Escrituras são anátemas?
EU ACHEI QUE TINHA sido MARTINHO LUTERO QUE FUNDOU AIGREJA LUTERANA! CONSERVADORA!!!
Meu caro, orientei um aluno num TCC sobre a Igreja Luterana em Natal (IELB) e descobrimos existir um grupo de luteranos oriundos da IECLB.
Eles se davam bem?
@@kauagirao , Sim. Se davam super bem. Além disso existia um "grande consenso ecumênico" em torno de chimarrão, churrasco e cerveja.
Você não tá sabendo eles saíram da da nossa da confissão E se fizer um livro de Concórdia da igreja de confissão a concordar com eles aí não tem jeito não dá se eles saíram da como vão concordar com eles
Qual é a conservadora???eu estou procurando uma igreja luterana e prefiro uma mais conservadora.
A IELB.
Aqui em Fortaleza é IELB OU IECLB?
Emanuel, temos uma Congregação da IELB em Fortaleza. Não tenho certeza se há também da IECLB.
@@CesarMottaRios eu assisto os cultos da igreja luterana de Fortaleza pelo RUclips mas não sei qual a filiação dela...
@@ERMBO1883, consegue me enviar um link ou o nome do Canal para eu dizer?
@@CesarMottaRios ruclips.net/user/IgrejaLuteranaemFortalezaCE
É IELB, meu irmão!
é a diferença entre a Igreja Luterana do Missouri (LCMS) e a Federação Luterana Mundial (FLM)
a LCMS é muito mais conservadora, parecida com aquelas Igrejas do interior dos EUA,um ambiente bem mais patriarcal e restrito. Já na FLM por exemplo mulheres podem dar Culto, são ordenadas. O ambiente da FLM é bem mais ecumênico, outras religiões têm espaço. A FLM trata de questões como defesa do meio ambiente, equidade de gênero, etc. Penso que Lutero estaria do lado progressista da Igreja, como esteve no século XVI.
Acho que Lutero não seria do lado progressista, pois deixam a Palavra de Deus de lado e erguem as bandeiras sociais. A FLM perdeu a completa essência do que é ser Luterano. Não subscreve na íntegra totalidade o Livro de Concórdia de 1580. Deveria se chamar de federação de igrejas e deixar o nome luterana de fora.
Ué? Uma minoria de luteranos acha que tem que subscrever um livro em sua totalidade, livro que nem se compara com a bíblia, enquanto a maior parte dos luteranos entende que não é necessário (a maioria luterana é FLM) e só porque eles diferem da minoria eles são os errados?
Não falo como crítica ou atacando. Apenas um questionamento mesmo
A IECLB, por não aceitar e subscrever o Livro de Concórdia em sua íntegra totalidade, deveria tirar do seu nome o nome Luterana. E outra, hoje a IECLB é muito mais política do que igreja. Basta ver nas devoções que a turma deles escreve no Castelo Forte.
E a ULBRA?
A ulbra é uma universidade particular da ielb
Nai ficou claro, nao entendi... Enfim
Se tiver dúvida específica, pode perguntar, Luciene!
No meu entender o próprio Lutero explica que a santidade não é algo que possa ser definido ou enquadrado pelo ser humano - assim sendo pergunto: como o LC pode ser enquadrado em uma igreja que se diz Luterana ?
Bom dia, Edwin! Eu pediria que explicasse melhor sua questão. Qual a relação entre Lutero entender que a santidade não é algo que possa ser enquadrado pelo ser humano e o LC ser enquadrado em uma igreja luterana? (Aqui, sinceramente, eu gostaria que o mesmo respeito que eu tive e tenho para com a IECLB fosse tido para com a IELB. Eu não digo ou sugiro que a IECLB "se diz" luterana em momento algum. Respeito o entendimento que o sínodo tem sobre si.) Quero, ainda, lembrar o óbvio: as igrejas luteranas do mundo inteiro, IECLB incluída, não têm tudo o que Lutero disse e escreveu como norma. Ser "luterana" não é seguir a Lutero em tudo, felizmente, porque Lutero cometeu erros sérios. Mas, enfim, aguardo sua explicação: que "enquadrar" seria esse? O que tem o tema da santidade com o tema do Livro de Concórdia? Você sugere que o Livro de Concórdia vai contra Lutero no tema da santidade ou outro tema importante, e que deveríamos ficar com Lutero e rejeitar o LC? É isso?
@@CesarMottaRios Boa noite, Reverendo.
Não fui desrespeitoso. Apenas estou apontando para uma aparente incompatibilidade entre obedecer diretrizes criadas pelo ser humano (LC) e a interpretação do conceito de santidade expresso por Lutero.
@@edwinlundgren2956, você já leu o Livro de Concórdia? Não se enquadra bem nessa ideia de propor "diretrizes criadas pelo ser humano" (especialmente tendo o tema da santidade em questão). E criticar o LC como texto confessional não tem NADA de luterano, já que os luteranos TODOS têm pelo menos alguns textos confessionais como fundamento: no mínimo, o Catecismo Menor e a Confissão de Augsburgo. Esses dois textos já não seriam "diretrizes criadas pelo ser humano"? Por que eles não seriam e o LC seria? E se o senhor rejeita o Catecismo Menor e a Confissão de Augsburgo, não é luterano. Logo, não deveria querer falar de "uma igreja que se diz luterana" ou discutir isso. Estou querendo entender.
Pastor, tenho uma duvida: um membro da IELB pode tomar santa ceia na igreja presbiteriana independente?
Não deveria, Gustavo.
@@CesarMottaRios imaginei. No vídeo o irmão passou bem por cima a respeito de ecumenismo. Na sua opinião, até onde o ecumenismo entre as diferentes denominações (me refiro apenas aquelas q tem a base de fé na Trindade , salvação por Jesus Cristo etc) é possível? Quais são os limites?
Faço essas perguntas pq me considero um "ecumênico conservador".
@@gustavocorreiasantos7076, acho que falo um pouco mais aqui: ruclips.net/video/xJPhne2gWmc/видео.html
Não vemos como possível um ecumenismo que salte a busca pela concórdia doutrinária, indo logo para a celebração em conjunto.
Nossa! Que insano isso!
Na IECLB todos são bem vindos na comunhão entre irmãos.
Quer dizer que eu luterano não devo me sentar para Ceia com os irmãos da IELB ???
Gostaria de saber tbm@CesarMottaRios@@alexandrefliegner
Que História Teológica é muito bonita e exagese é bem mais elaborada que a Católica porém eu acho pra não entristecer o Pastor e meus avó ancestrais na Europa se morasse em Portugal ou França seria melhor ir na Católica carismática ou Presbiteriana que Batiza tanto crianças e adultos sendo que mais se compara uma das melhoras doutrinária Ausburg e Concórdia como justificação pela fé ...Mas gostei do diálogo com a Católica e igrejas Batistas, Anglicanas e Luternas é muito bonito mas na práticas as vezes dão divergências . A literatura Luterana é complexa e bem didática hermenêutica ..Daria muita discussão e dissertação de teses .
Seria dessa forma ?
IELB = CONSERVADORA
IECLB = PROGRESSISTA
Bem apressadamente, podemos dizer que seria isso. Mas, como eu disse, há uma variedade de vozes dentro da IECLB. Não há como dizer que todos da IECLB são marcadamente progressistas.
@@CesarMottaRiosOlá, eu tenho a formação católica, porém estou sem ir na igreja física a muito tempo, quanto mais busco saber qual a igreja frequentar, mais confusa eu fico ( muitas informações) ... Eu tenho pedido orientação pra Deus, mas não tive resposta ainda, só fico confusa mesmo, então eu faço minhas orações em casa, desculpe o desabafo e muito obrigada por responder.
Seja muito bem-vinda, Alessandra! No meio de um cenário religioso complexo e variado como o nosso, eu entendo muito bem sua situação. Fazer suas orações é importantíssimo. Oro por você, para que Deus continue fortalecendo sua fé. É claro que é muito bom termos uma família de fé com quem caminhar, podermos escutar a Palavra, receber a Ceia do Senhor. Isso nos fortalece muito. Se quiser compartilhar mais, sobre onde você vive ou quais são suas dúvidas pontuais, fique à vontade. Posso tentar ajudar. cesarmottarios@gmail.com
@@CesarMottaRios..Muito obrigada de coração ... DEUS te abençoe 🙏
@@alessandrafernandes7938
Não espere muito.
Não busque a perfeição porque ela não existe a nível de igreja.
As igrejas são dirigidas por humanos
Humanos são imperfeitos e dependem da graça de Deus.
Como imperfeitos humanos não tem religião perfeita.
Escolha uma e filtre o que te serve o o que não te serve.
Melhor participar de uma imperfeita, em relação a não participar.
eu não se estou enganado, mas parece que já vi outra igreja luterana aqui no Brasil que não é ieclb e nem ielb
Sim, Paulo. IELB e IECLB são as maiores. Mas existem igrejas luteranas que não se filiam a nenhuma das duas, nem formam sínodos. Aqui no RS, de onde escrevo, são chamadas Igrejas Luteranas livres. São bem comuns na região de São Lourenço do Sul, Camaquã e Canguçu, pelo que sei.
@@CesarMottaRios agora lembrei foi isso mesmo que vi ,grato por responder o comentário
E a luterana escandinava?
Claudio,
Eu não diria que se trata de um sínodo ou denominação. Até onde sei, é uma congregação específica, que poderia ser entendida como "luterana livre", mas com um forte apelo cultural. De fora, pode parecer que a preocupação é mais de associação de interesse cultural do que propriamente teológica. Certamente, há influência das igrejas nacionais escandinavas no que diz respeito ao pensamento teológico. Mas veja que não é uma instituição que possa ser comparada com sínodos como é o caso da IELB e IECLB.
O que é livro de Concórdia ?
Um livro que reúne as Confissões Luteranas do século XVI. Foi compilado em 1580 e contém textos de Lutero (Catecismos Menor e Maior, Artigos de Esmalcalde), Melanchthon (Confissão de Augsburgo, Apologia da Confissão, Tratado sobre o poder e primado do papa) e textos da geração subsequente (Fórmula de Concórdia). Além disso, é claro, os credos ecumênicos.
Mas os luteranos crem no espírito santo e no dom de línguas
IBGL,
Todos os cristãos creem no Espírito Santo. Inclusive, confessamos no Credo Apostólico: "Creio no Espírito Santo..."
E todo cristão que confia no Novo Testamento, crê no dom de línguas lá registrado.
A pergunta mais precisa talvez fosse "Vocês creem na atualidade de todos os dons do Espírito Santo?" ou "Creem no dom de línguas como vivenciado hoje?"
Fiz um estudo há um tempo sobre o Batismo no Espírito Santo. Se puder, confira lá: ruclips.net/video/6pcBCMx42Jc/видео.html
Um abraço! Sempre bem-vindo!
@@CesarMottaRios amém meu querido
Se é conservador porque é "pastora"? Isto não é bíblico.
Desculpe-me, Gustavo. Não me lembro do conteúdo do vídeo todo. Então, não sei a que ou a quem exatamente você se refere. Um grande abraço!
@@CesarMottaRios, bom dia meu amigo! Eu falei que a IECLB ao contario da IELB aceita pastoras. Sendo assim, ela não pode ser considerada conservadora!
Um grande abraço! Deus te abençoe!
Você falou muito e não falou que a IECLB é de origem alemã, que usa o Talar e a outra de origem americana !
Olá, Martin! O ponto é que não é tão simples essa diferenciação. Você deve se referir ao talar preto (já que a alba também é veste talar). O fato é que na IELB também se usou originalmente o talar preto. Até hoje, alguns pastores o utilizam. E, na IECLB, há um movimento no sentido de valorizar o uso da alba (a veste branca) com estola, sobretudo em cultos com Santa Ceia. É muito comum ver pastores da IECLB vestidos como pastores da IELB, então, hoje em dia.
Sobre a "origem americana" e a "origem alemã", no fundo, ambas têm origem na Reforma de Wittenberg. A tal da "origem americana" se deve à missão da LCMS que gerou a IELB entre imigrantes vindos da Alemanha diretamente para o Brasil. A origem, então, diz respeito aos missionários ou ao povo da igreja? O povo era o mesmo que havia no Sínodo Rio-grandense etc. A liderança era diferente, mas... Não se esqueça: a língua usada pelos pastores "americanos" aqui era a língua alemã. A tal igreja "americana" era oriunda da Alemanha, especificamente, de uma migração religiosamente motivada no século XIX. A distinção é menos nítida quando isso é considerado.
Um abraço!
Luteranos bebem mesmo cerveja?
Acho que vou responder essa num vídeo, Rodrigo.
Bebem. E os presbiterianos tb!
O problema não estar em beber uma cerveja ou um vinho, mas no consumo descontrolado que leva à embriaguez ou ao vício, o que remete à questão do domínio próprio, uma das características do fruto do Espírito.
Eu bebo café todo dia, será q tenho vício?😅
Me parece que você não está interessado na vida eterna que foi A única coisa ofereceu Jesus a todos que aceitar e guardar (todos) seus mandamentos;sede fiel até a morte Dar-te ei a vida eterna; pelo que dá a entender vós está mais para discussão e confusão felicidades a todos que se envolve com esses detalhes amém
que lamentável . escutei o teólogo fernanando albrecht e fiquei horrizada.nossa. que horror.que horror.esse cidadaõ é teólogo?que horror.que horror.mas o que é isso?
Não o conheço, Solange. O Google só me mostrou um Fernando Albrecht que é jornalista.
A IELB não tem pastor homosexual como tem na IECLB? Pois as escrituras são claras que homosexualismo é pecado
Olá, André!
Vi que você é brasileiro e luterano. Está residindo no Brasil atualmente? Imagino que, sendo luterano por aqui, deva conhecer um pouco mais sobre as duas grandes igrejas luteranas brasileiras.
E deve saber que a IELB é bem mais conservadora quanto à prática homossexual, reconhecendo-a como pecaminosa.
Você está vinculado a qual congregação?
Um abraço!
@@CesarMottaRios no momento estou frequentando a igreja batista de andradas mg por falta de uma igreja luterana em andradas, mas estou visitando minha vó em Brasília e hoje decidi ir na igreja luterana IELB daqui e conversei com o pastor para me vincular a ela
@@CesarMottaRios obrigado pela informação tenho desejo de me tornar pastor e trazer o luteranismo a minha cidade
@@CesarMottaRios quando conseguir minha carteira de motorista irei passar a frequentar a Igreja luterana mais proxima de minha cidade pelo menos uma vez por mês em Campinas
@@Baraodojaguary, Deus o abençoe nisso! E que consigamos chegar a essa região de Minas, inclusive Poços de Caldas, a partir de Campinas e Limeira... Seria muito bom! Um abraço!
A IELB seria a Igreja que Martinho Lutero congregaria hoje. Pastora não existe, nem suas ministrações dos sacramentos são válidas.
🤔
Positivo!
yep
Foi justamente o literarismo bíblico e a falta de contexto crítico-historico na interpretação o que me afastou da Missouri.
@@fpa3734 que bom, siga seu caminho. Sai um, vem dez.
Lutero disse muitas blasfêmias sobre Cristo. Em "Conversas à Mesa" [Tischreden, em alemão] que eram anotadas por seus admiradores e que foram editadas em forma de livro, Lutero dizia as piores coisas sobre Deus e Cristo.
"Cristo Adúltero. Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacó] de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela?" Depois, com Madalena, depois, com a mulher adútera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer." (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N* 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15).
Noutra ocasião, Lutero balsfemou contra Deus, ao dizer que Deus age como louco ou como muito tolo:
"Deus est stultissimus" (Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147).
"Quem não crê como eu é destinado ao inferno. Minha doutrina e a doutrina de Deus são a mesma coisa. Meu juízo é o juízo de Deus" (Weimar, X, 2, Abt., 107)"
"Sim, eu digo: todas as casas de tolerância, que entretanto Deus condenou severamente, todos os homicídios, mortes, roubos e adultérios, são menos prejudiciais que a abominação da missa papista." (Werke, t. XV, 773-774)"
"Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela?", depois com Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve de fornicar antes de morrer." (Tischreden, nº 1472, ed. Weimer, 11, 107)".
Eis um pequeno trecho da biografia de Lutero., escrita pelo protestante Franz Funck-Brentano., em que transparecem os pontos essenciais da "concepção de mundo" do reformador:
"(...) Tendo sido censurado pelo doutor Jonas, por ter insultado Deus em seu salmo 'Quore fremuerunt gentes' Lutero. responde: - "Certamente, mas qual o profeta que não insultou a Deus?"
Em outro dia disse Lutero: - "Se Deus não me perdoasse os pecados, eu os jogaria pela janela".
De resto, se Deus encheu de mal o mundo, se quis fazer o mundo infeliz, foi para que aspirássemos à vida futura. (...) É verdade, diz Lutero., que seria quase lamentável que nós fizéssemos tudo o que Deus ordena, pois Deus faria isso por sua divindade; tornar-se-ia um mentiroso e não poderia manter-se no posto". A palavra de São Paulo aos romanos seria atirada na lama, quando diz: "Deus tudo ordenou sobre o pecado, a fim de que pudesse ter piedade de nós". O Padre-Nosso não ser.viria de nada, nem o Credo; a fé, a remissão dos pecados tornar-se-iam inúteis, supérfluas".
"Ah! mas eis que tudo vai bem! Pequemos no interesse de Deus".
Doutra vez, ao falar Lutero do destino, ele culpava Deus por todos os crimes , e dizia que Judas não podia deixar de trair Cristo, nem Adão tinha liberdade para não pecar. Considerando que era Deus que determinava os pecadores a pecar, Lutero concluia dizendo "Deus age sempre como um louco." (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111).
Recentemente foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero. Eles foram estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre eles. Nesse cadernos, Lutero afirma que Cristo é, ao mesmo tempo, Deus e o diabo, o bem e o mal. Ora, isso caracteriza Lutero tipicamente como dualista gnóstico, e explica todas as suas doutrinas mais delirantes. Como é possível que os protestantes ainda seguirem Lutero, apesar dessas loucuras e balsfêmias? É porque desconhecem ou não acreditam que ele falava isso.
Os protestantes comuns desconhecem os escritos de Lutero. Os poucos Pastores que se dão ao trabalho de ler os escritos do heresiarca fundador do protestantismo procuram ocultar tais frases do seu primeiro mestre.
Como se sabe, no dia 31 de outubro de 1517, o monge apóstata Martinho Lutero oficialmente lançou seu brado de rebelião contra Roma, causando graves malefícios à civilização cristã com a difusão de seus erros e heresias. Por exemplo, ao apostrofar que “todos os homicídios, mortes, roubos e adultérios, são menos prejudiciais do que a abominação da Missa papista.
O SERVO DA MENTIRA E A FUMAÇA DE SATANÁS.
O 31 de outubro não é apenas o dia em que se celebra o "Halloween" em muitos lugares do mundo. A data marca também o aniversário das "95 teses" escritas pelo teólogo Martinho Lutero (1483-1546), que deram origem à Reforma Protestante. Não há coincidência nisso... São datas diabólicas.
Martinho Lutero condenou o celibato dos padres ao se casar com a ex-freira Katharina von Bora em 1525 que apesar de religiosa, era ligada a práticas de bruxaria, magia, superstições. A união dos dois estabeleceu as bases de uma reforma dentro da Reforma Protestante.
Portas abertas para mulheres e gays
Denominações como os metodistas, por exemplo, passaram a aceitar pastoras há mais de 200 anos. Mais recentemente, apesar de um enorme protesto das alas mais conservadoras, a Igreja Episcopal nos EUA começou a ordenar sacerdotes LGBT.
Ligações nazistas
Apesar de o antissemitismo existir na Alemanha muito antes da ascensão dos nazistas ao poder, poucas pessoas sabem que Martinho Lutero é apontado como um dos responsáveis pelo sentimento hostil e preconceituoso contra judeus.
Até 1536, Lutero era um entusiasta em tentar converter judeus em cristãos como parte da Reforma. Mas diante da dificuldade de fazer com que eles trocassem de religião, publicou em 1543 uma resposta ao fracasso pessoal dele intitulada "Sobre os judeus e suas mentiras".
Trata-se de um documento de 65 mil palavras no qual Lutero não apenas desqualifica judeus, como também incita a perseguição deles, incluindo queimar sinagogas e impor a rabinos o trabalho forçado.
Adeptos das ideias Martinho Lutero se envolveram em conflitos que resultaram em guerras como a "dos 30 anos" travada entre uma série de nações europeias.
O apoio veio tanto dos mais ressentidos com os privilégios do clero quanto dos poderosos príncipes alemães.
LUTERO, revolucionário, rebelde, inimigo da Santa Igreja Católica, inimigo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
As duas igreja são muito diferente igreja ielb tem um jeito a igreja de confissão Luterana tem outro jeito mais criativo ela se engaja mais em todo setor a faculdade é outra ela tem intercâmbio com outros países igreja ielb eu não gosto a roupa que ela veste eu gosto mais da confissão a igreja de confissão ela é viva e criativo amém
"precisamos concordar" foi triste ouvir isso.
Obrigado por comentar, Isabella. Você gostaria de explicar mais sobre seu ponto de vista? Por que te deixa triste um sínodo entender que seus integrantes "precisam" concordar com um conjunto de posicionamentos?
Isabella, gostaria mesmo de entender seu ponto. Continuo incomodado, afinal, os Credos não são também um "precisamos concordar", de certa forma?
Esse é o grande problema meu caro.
Adequar a palavra de Deus para que todos gostem.
O pecador é que deve adequar a palavra de Deus.
1Corintios 14.33 Deus é um Deus de ordem.
Na igreja do povo de Deus deve ter ordem...
Gilberto,
Eu não me lembro do conteúdo do vídeo. Então, não consigo saber exatamente a que você se refere quando diz "ESSE é o grande problema...". A que se refere o ESSE? Só para eu entender.
@@CesarMottaRios Assim....
Se não tiver consenso sobre a verdades principais da palavra então que se dividam....
Por exemplo: A palavra é muito Clara quando fala sobre o ministério público,ou seja, que a mulher não deve fazer.
É simples...
A igreja do povo de Deus deve obedecer pois não se ajuntamos pra fazer a vontade de um grupo, mas para ajudar um ao outro para fazer a santa vontade de Deus
@@gilbertoandrade3355, agora entendi seu ponto.
Todas três nenhum é igual todos são referente primeira coisa uma não é evangélica e a confissão é muito mais criativa igreja confissão é viva sempre quando faz um comentário sempre com a Bíblia na mão muito mais criativo
Não entendo sem pontuação, Valdir. Desculpe-me.
Me parece que você não está interessado na vida eterna que foi A única coisa ofereceu Jesus a todos que aceitar e guardar (todos) seus mandamentos;sede fiel até a morte Dar-te ei a vida eterna; pelo que dá a entender vós está mais para discussão e confusão felicidades a todos que se envolve com esses detalhes amém
São mais de 500 vídeos aqui. Dezenas de estudos bíblicos e vídeos devocionais. O seguinte é de hoje: ruclips.net/video/mY3ng8iRzK0/видео.html
Você chegou a essa conclusão assistindo 3? Fique bem. E seja cauteloso no julgamento.