SE UM LUTERANO VISITA UMA IGREJA PRESBITERIANA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 ноя 2024

Комментарии • 118

  • @rev.fabiopereiradeaguiar7882
    @rev.fabiopereiradeaguiar7882 23 дня назад +1

    Sou ministro presbiteriano e cremos e confessamos que Cristo está real e verdadeiramente presente na Ceia (presença espiritual).
    Nossa Ceia nao é simbólica. É um sacramento e um meio de graça.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  23 дня назад +1

      Bem vindo, Fábio!
      Certamente, essa é a visão calvinista da Ceia. Eu devo ter comentado isso no vídeo. Contudo, é fato que, em muitos lugares, os presbiterianos brasileiros acabaram acolhendo o pensamento zwingliano. É o que vi em visitas. É o que figuras como Augustus Nicodemos divulgaram por aí.
      De qualquer forma, nós permanecemos com uma diferença imporrtante. Quando falamos de presença real, estamos falando da presença do Corpo e Sangue de Cristo. Estamos falando do "isto é o meu corpo" e de ser o pão que partimos "comunhão do corpo" e o cálice que abençoamos "comunhão do sangue". A exclusão da presença do Corpo e do Sangue requer uma explicação que vai além da afirmação bíblica, e que depende mais de lógica do que do testemunho da Palavra.
      Você sabe disso, claro. Só comento para informação dos demais.
      Grande abraço!

  • @teofilomontenegro6027
    @teofilomontenegro6027 2 года назад +89

    Nobre Reverendo César, sou ministro presbiteriano (IPB) em Manaus e acompanho seu canal. Não me senti nenhum pouco ofendido ou coisa assim. Pelo contrário, você é um irmão em Cristo que eu gostaria de ter a alegria de tomarmos um café juntos e batermos um bom papo acerca de nossas diferenças e semelhanças. Tenho aprendido bastante com você. Forte abraço meu irmão.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +22

      Muito obrigado, meu irmão! Fico feliz, e digo que seria uma honra um encontro assim. Como estou perto de Minas, levaria um bom queijo e o café. Deus nos conceda bênção assim! Um grande abraço!

    • @wesley_miranda
      @wesley_miranda 2 года назад +4

      O evangelho e o perdão dos pecados é recebido constante e diariamente, INCLUSIVE nos cultos. A presença de CRISTO na ceia é espiritual, não substancial (não se transforma no pão), mas não por isso menos REAL. Pelo contrário. Como diz C. S. Lewis, a realidade espiritual é mais forte do que a material/substancial. Cristo atravessou a porta da sala em que os discípulos estavam reunidos e escondidos, após a ressurreição, não porque ele era espírito, mas porque seu corpo glorificado constituía realidade sólida, impossível de ser contida pela realidade etérea e inferior das paredes.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +6

      @@wesley_miranda, quanto ao perdão ser recebido não somente nos cultos, estamos de acordo. Quanto à presença real, não estamos, e você deve saber, ainda que também não falemos de transformação.
      Um abraço!

    • @souzaberriel
      @souzaberriel 2 года назад +1

      Gosto de suas opiniões.

    • @zenildamelo1197
      @zenildamelo1197 Год назад

      Gostei de ouvir essas palavras muito obrigado.Um abraço

  • @lucianomirandabispo
    @lucianomirandabispo 8 месяцев назад +4

    Aqui na Assembléia de Deus nosso culto consiste em três pilares: 1- prestar nossa adoração ou como dito em seu vídeo, - Dar glórias a Deus.
    2 - Receber graça de Deus para continuarmos firmes em Sua Presença, como você também expôs.
    3 - Buscar orientação e intervenção divina para as nossas demandas mais básicas enquanto seres humanos. Afinal é uma denominação que floresce em lugares periféricas onde há muita necessidades assistenciais que infelizmente nem sempre são alcançadas pela maioria das igrejas históricas.
    Acho que a junção destes três elementos torna o culto mais completo - DEUS conosco.

  • @marcoroliver
    @marcoroliver 7 месяцев назад +6

    Ouvir que "A Ceia do Senhor é um símbolo" já me doía desde quando era assembleiano, talvez era a doutrina batendo no peito! Eu tinha o norte do entendimento, mas minha esposa não. Na profissão de fé ela chorou muito, pediu licença pra continuar, pois quando veio a ela o conhecimento ali ministrado da Ceia do Senhor, não suportou ♥Agora três anos na Luterana, pela Graça do Soberano Deus, compus duas canções sobre a Ceia do Senhor, já entoamos inclusive, não dá pra nunca mais enxergar de forma diferente, é impossível!

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  7 месяцев назад +3

      Bom dia, Marcos! Bela história! Gostaria de ouvir as canções. Você já as deixou disponíveis pela internet?

    • @marcoroliver
      @marcoroliver 7 месяцев назад +1

      @@CesarMottaRios reverendo, pois é, sobretudo porque ensino não tem sensacionalismo, se nem nos sermões luteranos temos isso, que dirá na profissão de fé, mas eu entendi o sentimento dela. 💙
      Sobre as canções: são duas de ceia, uma de páscoa, uma de advento, e uma de quaresma! De antemão deixo claro que não sou compositor por profissão kk, devo isso à Igreja Luterana que reavivou em mim o desejo de me envolver com a música que infelizmente a tradição anterior havia enterrado (antropocentrismo nas canções, triunfalismo). E minha referência é o hinário Luterano, então três delas tem o desenho de hino de hinário mesmo, estruturalmente. Como eu o faria conhecedor delas? Tenho os áudios e por sinal pedi pra partiturar também, umas duas prontas e as outras a caminho. De repente no Facebook seria mais fácil enviar, não quero ser invasivo de pedir seu contato pessoal. Ficaria honrado se as ouvisse, de depende divagasse sem finalidade comercial evidentemente. ☦️

    • @culinarianacozinha
      @culinarianacozinha 7 месяцев назад +1

      Meu Deus 😊 eu estou na assembleia de Deus quero muito sair pra uma luterana só que não tem aqui 😢 quero sair pq as doutrinas da luterana é mais bíblica e me chamou muita atenção os cultos, os cultos na assembleia estão de sendo auto ajuda tipo está preparado pro que Deus vai te dá, e várias visões que eles dizem que tem, e tá me deixando é louco já, confesso que se tivesse a luterana tradicional aqui pelo menos uns 40 km eu ia

    • @selecaodevideos3466
      @selecaodevideos3466 4 месяца назад

      ​@@culinarianacozinha A Assembleia da minha cidade não é assim não

    • @ThiagoAmorim-qy2ix
      @ThiagoAmorim-qy2ix 4 месяца назад

      ​​@@selecaodevideos3466A minha também não, mesmo sendo um grande admirador das igrejas reformadas, não largaria a Assembléia de Deus por nada...

  • @gilbertogoltz8859
    @gilbertogoltz8859 5 месяцев назад +2

    Cada pessoa tem sua opinião,
    Não podemos julgar.
    Sou luterano, Deus acima de tudo...

  • @joseribamardaconceicao1667
    @joseribamardaconceicao1667 Год назад +8

    Pastor boa noite. Eu amo a Igreja Luterana em homenagem a minha querida mãe in memória
    Por ela fui uma vez a uma Igreja Luterana em Fortaleza , no bairro Jardim América. Fiquei surpreso com a indumentária
    , com vela com o crusifico., Parecia que estava numa igreja católica..Me senti mais confortável a ir a Batista e a Presbiteriana.

  • @eumesmo84
    @eumesmo84 2 месяца назад +1

    8:33 tanto é que temos os estudos bíblicos para aprendermos mais sobre a palavra

  • @ericacorradi1106
    @ericacorradi1106 Месяц назад

    Encontrei os seus videos hoje. eu era católica, mas muitas coisas me incomodavam como por exemplo a adoração aos santos. Decidi não frequantar mais a igreja católica e ir em busca de uma evangélica, porém em minha cidade encontrei somente pentecostais, até mesmo as batistas são pentecostais. Fiquei por cinco anos escutando e aprendendo online com pastores presbiterianos. Fiquei muito feliz quando foi plantada uma igreja presbiteriana aqui, pois, eu era uma católica praticante e sentia muita falta de participar, congregar. Estou me preparando para o batismo, estou feliz, mas me incomoda o fato de eles falarem do corpo de Cristo como um símbolo. Acredito na ceia como os luteranos e sinto muita falta da seia todos os domingos. O que devo fazer?(me ajude, por favor)

  • @rosanam3189
    @rosanam3189 2 года назад +10

    Bom dia Abençoado na paz de Cristo. Amo frequentar uma presbiteriana😊,mas amo mais a Cristo claro, querendo conhecer uma luterana😊 O reverendo que mais gosto da presbiteriana é Augustus Nicodemus, tem outros que sigo mas o Augustus para mim é o melhor aprendo muito com ele. Obrigado Cesar👏

  • @abpersonal
    @abpersonal 11 месяцев назад +1

    Abraços de um presbiteriano. Parabéns pelo respeito, sempre presente nas elucidações. Há na minha opinião alguns pontos abordados que fazemos diferente do exposto, mesmo assim, alguns pastores poderão dar a ênfase comentada. De qualquer forma, foi bênção. Fico feliz por ver um pastor com um canal relevante como o seu.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  11 месяцев назад +2

      Muito obrigado pela compreensão, meu irmão.

  • @carolineamaral9626
    @carolineamaral9626 Год назад +3

    No Brasil deveria ter mas igrejas com o mesmo conceito da Luterana, mas o que vemos é muitas igrejas clube.

  • @daianematteidefreitas9718
    @daianematteidefreitas9718 2 года назад +7

    Sou presbiteriana. Já estive em 4 igrejas presbiterianas em estados diferentes aqui do Brasil. E posso dizer que nessas que participei e na qual eu participo, é enfatizado todo culto sobre o Evangelho de Jesus Cristo, sobre os perdão de pecados, sobre a graça e misericórdia de Deus. O Evangelho da Graça que está sobre nossas vidas. Todo culto é voltado a Deus, para engrandecer a Deus, Cristo sendo o centro da pregação.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +4

      Desculpe-me se o vídeo causou algum incômodo, Daiane. Minha experiência foi diferente, assim como a de vários conhecidos. Que bom que com você tem sido regularmente boa.

    • @ronaldorodriguesrosa1828
      @ronaldorodriguesrosa1828 Год назад

      Pr Cesar esta colocando ex cessao como regra.

    • @i.Anderson
      @i.Anderson Год назад +5

      Sou pastor presbiteriano e entendi o que o reverendo quis dizer e concordo. Por exemplo, muitas vezes o culto e mensagens são muito genéricos. Comumente se fala muito de "Deus" (genérico) mas não é um culto cristocêntrico e que aponte de forma mais explícita para o evangelho da cruz. Muitas vezes até se fala bastante de Cristo, mas de forma legalista, se esquecendo da cruz e da graça. Comumente nas pregações, a lei não confuz a graça, e textos do AT (e até do NT) são pregados de forma legalista e moralista (Davi agiu assim, devemos ou não imitar etc) sem levar à Cristo de quem toda a Escritura testemunha. A questão é: muitas vezes podemos até cultuar e pregar de _forma_ "bíblica", mas não _essencialmente_ cristocêntrica de fato. É disso que o reverendo fala. E é um mal que nos assola hoje

  • @chagas9766
    @chagas9766 2 года назад +16

    Reverendo, como o senhor já pontuou, tem uma alta influência zwingliana nas igrejas presbiterianas. Isso se dá, penso eu, pelo medo de se tornarem católicos demais ou, na maioria das vezes, um afastamento da doutrina original.

    • @jhonnascimento9640
      @jhonnascimento9640 2 года назад +5

      Eh exatamente isso, irmão. O que eh uma pena. Sou presbiteriano (IPB) e não penso que nossa espiritualidade deva estar pautada em parecer mais ou menos católico, mas tbm deve estar coerente ao praticado com a tradição cristã em geral, e a tradição reformada em específico. O entendimento "original " são aquelas expressas nas Institutas de Calvino, nas 3 formas de unidade e nos Símbolos de Westminster.

  • @thitoleitor
    @thitoleitor 19 дней назад +1

    Ainda bem que os luteranos que moravam na região leste de Minas, em especial os das cidades de Alto Jequitibá e Alto Caparaó, no final do século XIX, em face à falta de assistência pastoral, não titubearam diante das diferenças denominacionais e aceitaram o apoio presbiteriano. Acho que você subestimou muito o culto presbiteriano, cuidado com o exclusivismo denominacional, meu irmão!

    • @monicaberg6905
      @monicaberg6905 16 дней назад +1

      Meus avós fazem parte desses imigrantes luteranos que vieram para o Alto Caparaó e passaram a frequentar e gostar da Presbiteriana ❤

    • @thitoleitor
      @thitoleitor 13 дней назад

      @@monicaberg6905 Que benção! Todas as vezes que eu vou a Alto Caparaó e Jequitibá vejo o cuidado de Deus por ter cuidado desses imigrantes. Eles só mudaram de denominação, pois a fé é a mesma e no caso específico, eles se identificaram com o Presbiterianismo por ser bem parecido com o Luteranismo, o que esse pastor não aceita.

  • @oscarevald2270
    @oscarevald2270 2 года назад +8

    César, primeiramente parabéns pelo canal. Sou membro da IELB no Noroeste do Espírito Santo.
    Vejo que na IELB são muito escassas as conversas sobre essas questões mais práticas da igreja com os membros em geral, pelo menos onde estou inserido.
    Congregacionalmente só posso falar da minha comunidade, onde não é comum, cenário que não vejo sendo diferente na internet, pois não conheço alguém da IELB que faça trabalho semelhante ao seu e com consistência. Há uma carência muito grande dessas discussões, por isso deixo aqui meu muito obrigado por tratar dessas questões.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +1

      Obrigado pela gentileza e pelo incentivo, meu irmão!
      Um grande abraço!

  • @ze_paulo_2025
    @ze_paulo_2025 6 месяцев назад +4

    Eu gosto daquelas gravatas que os pastores luteranos usam. É muito chique 💝
    José Chadan.

  • @ricardovascocarvalho7065
    @ricardovascocarvalho7065 2 года назад +5

    Excelente Reverendo, fui Presbiteriano (IPB) de berço e batismo, fui inclusive missionário na Bahia e há alguns anos sou Luterano na IELB e concordo com o que dissestes, ficou bem claro 👍

    • @Pablo-fz1kx
      @Pablo-fz1kx Год назад +2

      Também ja fui presbiteriano e hoje sou um cristão Luterano pra Glória de Deus.🙏

    • @matheuspereira9914
      @matheuspereira9914 11 месяцев назад

      3

  • @marcosveniciusfarias6505
    @marcosveniciusfarias6505 2 года назад +7

    Boa Noite meu querido amigo pastor...
    Excelente explanação sobre o assunto!
    É possível falar sobre a conversão de muitos evangélicos ao catolicismo romano?

  • @karinareboucas8108
    @karinareboucas8108 2 года назад +1

    Rev. Cesar é um presente em si que nos brinda com esse canal e nos convida a refletir sempre pautada pelo respeito. Aprendo muito aqui. Adoro!

  • @i.Anderson
    @i.Anderson Год назад +4

    Sou presbiteriano, e posso dizer que muitas igrejas (IPB) se distanciaram muito da cristocentricidade do culto. Em outras denominações presbiterianas no Brasil isso é ainda pior de forma ainda mais geral. Felizmente estou em uma igreja em que Cristo e o evangelho é o centro de todas as partes e elementos do culto.

  • @canaldomo1528
    @canaldomo1528 2 года назад +3

    Muito bom o vídeo, me esclareceu algumas coisas. Sobre a prática de pastores presbiterianos tratando a ceia da forma zuingliana, o fazem ou por porque não entenderam a doutrina calvinista ou por desonestidade com a doutrina da sua denominação. Sou pastor presbiteriano e entendemos a ceia como meio de graça como sacramento e não um mero símbolo no entendimento de Zwuinglio, discordamos disso. Cremos que o sacramento comunica pra nós os benefícios da morte de Cristo, Cristo nos é dado no sacramento, embora não haja uma transubstanciação dos elementos, cremos que Cristo de forma espiritual está no sacramento sendo dado. Não sei o caso dos Luteranos, mais os presbiterianos estão passando por uma crise de identidade e confessionalidade. Tem litúrgias nossa que mais parece um culto pentecostal, infelizmente. Contudo, ainda existem pastores que subscrevem os documentos confessionais e lutam para manter e resgatar a identidade presbiteriana.

  • @macvideos17
    @macvideos17 2 года назад +3

    A propósito, ontem estava lendo um livro da nossa editora presbiteriana (Cultura Cristã), Pregado Cristo a partir de Eclesiastes, de Sidney Greidanus, um pastor e teólogo reformado. No prefácio, ele conta uma episódio da vida quando foi confrontado por um ancião de sua igreja sobre seu sermão em algum texto do AT. Embora, tivesse sido uma boa palavra, falou o ancião ao pastor, ela poderia ter sido pregada tranquilamente numa sinagoga. Isto impactou o Pr Greidanus a ponto dele refletir sobre essa necessidade: em todo sermão devemos apresentar Cristo claramente às pessoas. Creio que apresentar Cristo é o Evangelho e essa mea culpa do Pr Greidanus só ilustra o que o Rev. Cesar comentou sobre suas impressões do sermão presbiteriano. Eu concordo que muito frequentemente os púlpitos de nossas igrejas correm risco de resvalar em listas de obediência e esquecer completamente da graça e do perdão em Jesus. Creio que um fator de risco decorre em parte exatamente daquilo que mais amo no presbiterianismo, mas que reconheço que se mal dosado cria distorções monstruosas, a teologia pactual. A teologia bíblica pactual é uma herança puritana muito preciosa, mas reconheço que uma mão pesada no papel da Lei junto ao povo de Deus (que no entendimento pactual Israel e Igreja são um só, a última continuidade do primeiro) pode se criar um monstro legalista que sublima Cristo de qualquer pregação ou prática pastoral. O que digo a todos os irmãos, que como eu, presbiterianos, especialmente os pregadores: vigiemos! Que Cristo seja sempre o centro de nossa mensagem.

  • @1184483
    @1184483 2 года назад +2

    Hoje tive curiosidade de conhecer algo sobre a igreja Luterana, até porque tem uma bem próxima da minha casa, aqui em Pato Branco e porque não frequento nenhuma igreja. Assisti a dois vídeos seus e em ambos me senti bem com suas palavras. Vou me inscrever no canal para aprender um pouco mais. Deus abençoe seu trabalho!

  • @everaldoDaRosaa
    @everaldoDaRosaa 2 года назад +3

    Graça e paz
    Hoje sou da IELB anteriormente eu era da IECLB e as duas Luteranas pelo menos que eu saiba dificilmente há cultos no meio de semana, a CEL Bom Pastor aqui em Limeira no qual sou membro atualmente há apenas um culto na segunda quarta-feira do mês, e por esse motivo vou próximo da minha casa numa IPB todas as quintas feiras no culto denominado como culto da família é um excelente banquete espiritual, mas concordo com você Pastor para nós os meios de Graça são de extrema importância, seria como uma justificação subjetiva que nos auxilia além do perdão dos pecados a conservação da Fé em Cristo que é a Justificação objetiva

  • @josegilsonhenriques1589
    @josegilsonhenriques1589 3 месяца назад

    Me tirem uma dúvida. A igreja luterana passou caminhar junto com a católica? O chefe da Luterana mundial participa das reuniões no Vaticano.

  • @selecaodevideos3466
    @selecaodevideos3466 4 месяца назад

    Meu querido, qualquer protestante de verdade sabe que a justificação é pela Graça da expiação vicaria de Jesus Cristo. A questão é que se precisasse de um culto litúrgico para Deus ministrar o perdão, o crucificado ao lado de Jesus não seria salvo, assim como milhões de pessoas no mundo que não tem acesso à nenhuma igreja, mas se converteram lendo a Bíblia ou ouvindo um programa de rádio por exemplo.

  • @ildoborgesfernandes1283
    @ildoborgesfernandes1283 2 года назад +2

    Diferenças
    Para os luteranos o que conta é a doutrina!
    E, nisto não existe comparação com a pregação de qualquer outra igreja! Mas, em aspectos externos, isto é, coisas alheias à doutrina, pode ser inferior à qualquer outra. Só Lutero aceitou o texto bíblico registrado em quatro lugares afirmando que Jesus Cristo está presente na distribuição da Santa Ceia! (Este pão é o meu corpo e este vinho é o meu sangue) Entretanto, todas as outras, baseados na capacidade do entendimento humano, não aceitam isto, então dizem: Só representa ou significa. Coisa semelhante ocorre no batismo de criancinhas. Quando o próprio Jesus afirma que elas crêem nele. Então elas tem fé e não podia ser-lhes negado o Sacramento do Santo Batismo. O que constitui-se em tirania espiritual!

  • @Davi-gp2rs
    @Davi-gp2rs 2 года назад +3

    Reverendo, o senhor poderia me dizer se os luteranos guardam o domingo ou algum outro dia da semana. Se sim, como guardam e se é uma norma dentro da igreja, de maneira que todos luteranos devem guardar.
    Além disso, gostaria de saber sobre genuflexao e inclinação aos crucifixos que acontecem no luteranismo. Por que isso não é tido como idolatria?
    Desde já, agradeço.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +3

      Olá, Davi!
      Eu não me inclino aos crucifixos, nem me ajoelho diante deles.
      Mas sei do que você deve estar falando. O mais comum é que oficiantes em um culto façam uma reverência voltados para o altar. Simbolicamente, o pastor se volta para o altar quando se dirige a Deus (oração, louvor), e se volta para a congregação quando diz algo a ela (mensagem, comunicação do perdão). A reverência dirigida ao altar deve ser entendida nessa mesma dinâmica. Não é que se faça isso para o crucifixo ou por estar ali um crucifixo.
      Assim entendo.
      Um abraço!

    • @Davi-gp2rs
      @Davi-gp2rs 2 года назад

      Muitíssimo obrigado pela resposta!

  • @marcosaquino21
    @marcosaquino21 2 года назад +2

    Eita tema complicado.
    Antes conhecer a IELB visitei uma presbiteriana e até me declarei calvinista. rsrsrs. Depois percebi que não era calvinista. Rsrs
    Sobre a ceia vi com um pastor presbiteriano falar sobre presença real de Cristo em um estudo, Essa foi a primeira vez que ouvi o termo presença real.
    Confesso que, dizer que a ceia é um memorial nunca me convenceu, mesmo eu sendo um Batista.

    • @marcosaquino21
      @marcosaquino21 Год назад

      @@carlostrapp Posso está enganado, mas acho que o tema desse vídeo não é esse. Talvez você precisa de um conteúdo apologético.

  • @manoelricardosiqueirafilho8503
    @manoelricardosiqueirafilho8503 2 года назад +2

    Sobre a visita a igrejas de outras denominações, Como seria um luterano visitando uma igreja ortodoxa?

  • @ViniciusOliveira-yz2er
    @ViniciusOliveira-yz2er 2 года назад +2

    Por favor, faça um vídeo sobre o que é arrependimento e se ele é necessário para a salvação. O arrependimento salva? E se tiver fé em Jesus Cristo e não se arrepender? Como conciliar as passagens Marcos 1:15, Atos 20:21 com João 3:16, Romanos 3:21-24, Atos 8:37, Romanos 4:4-5?
    A fé contribui com o arrependimento para a salvação?

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +1

      Vinícius, vou procurar fazer esse vídeo, sim!

    • @ViniciusOliveira-yz2er
      @ViniciusOliveira-yz2er 2 года назад

      @@CesarMottaRios vi o comentário do senhor e vou responder aqui para o senhor saber qual é o vídeo.

  • @luisrobertofonsecaroberto1510
    @luisrobertofonsecaroberto1510 Год назад +1

    Reverendo, mostre para nós como acontece um culto luterano. Nós não conhecemos nada sobre a Igreja Luterana. Obrigado.

  • @deivsonaraujo3142
    @deivsonaraujo3142 Год назад

    Certo dia, passei em frente de uma Igreja Presbiteriana Wesleyana e vi uma mulher pregando aos berros no púlpito. Eu tinha ideia de ser uma igreja protestante tradicional e não uma neo-pentecostal ou pentecostal.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  Год назад

      Deivson,
      Devia ser uma Metodista Wesleyana.
      Presbiteriana não seria Wesleyana.
      Mas o lamento vale para qualquer um dos casos diante de uma cena assim.

    • @deivsonaraujo3142
      @deivsonaraujo3142 Год назад

      @@CesarMottaRios Vc tá certo. Prestei atenção ontem nisso.
      A pregação deles ontem, tava mais comportada. Rs.

  • @izagr-l4z
    @izagr-l4z Год назад +2

    Eu tenho ido a presbitériana, mas não achei mais de Jesus lá, apesar da doutrina estar bem correta, só não concordo com o batismo de criança.

  • @777klmasters
    @777klmasters 2 года назад

    Não sou de nenhum dos lado mas acho importante notar as semelhantes, mais que as diferenças, ainda que sejam determinantes. Vcs estão muito próximos, e se pudesse separar a igreja em membros de uma família, certamente seriam irmão. Bom salientar e aprender o que ha de melhor em cada um. Parabéns pelo vídeo. Espero ter a "sorte" de encontrar uma dessas denominações perto de casa rs

  • @chagas9766
    @chagas9766 2 года назад +3

    Não creio ser impossível, mas com certeza seria algo difícil. Agora... Se um luterano visitasse, por acaso, uma AD, como ele agiria? Ou, se posso dizer, se sentiria? Tá aí um tema novo! Rs

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +2

      Poxa vida... Não sei o que diria... Mas posso tentar.

    • @chagas9766
      @chagas9766 2 года назад

      @@CesarMottaRios é para forçar mesmo criatividade. Rs

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад

      Estava pensando, Ramon... Uma dificuldade é que eu NUNCA estive em uma AD. Já visitei igrejas supostamente parecidas, mas nunca uma AD. Se visitar, faço o vídeo.

  • @marcoscardoso2831
    @marcoscardoso2831 Год назад

    Sou neto de Presbiterianos. Percebia que a Igreja Presbiteriana era mais litúrgica que a Igreja Batista por exemplo

  • @Joao-y7o5m
    @Joao-y7o5m Год назад

    Olá, professor. Na questão da revelação: Lutero está para Santo Tomás de Aquino ou para Karl Barth? Estou fazendo essa pergunta porque eu estou estudando sobre Luteranismo e me simpatizei com Lutero. Aliás, ótimo vídeo 👏👏👏

  • @PauloHenrique-cs5vf
    @PauloHenrique-cs5vf 2 года назад +1

    Ótimo vídeo, eu percebi essas características na minha congregação, mas não acho que usaria o termo "obeder", mas não vejo um erro usá-lo. A IELB deixaria um presbiteriano tomar do sacramento do altar?

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +2

      Paulo, nós não temos "comunhão de altar" com igrejas presbiterianas. Por cuidado, considerando que o presbiteriano participaria de algo sobre o que pensa muito diferente, dizemos que não deveria participar.

    • @pablog.a7841
      @pablog.a7841 2 года назад

      @@CesarMottaRios Então os luteranos acham que um cristão (presbiteriano), que não está em comunhão de pensamento sobre a ceia do SENHOR também não deve participar da Ceia Luterana?

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +1

      @@pablog.a7841, isso. Só não diria "Ceia luterana".

    • @pablog.a7841
      @pablog.a7841 2 года назад +2

      @@CesarMottaRios Eu respeito a sua decisão e da igreja luterana, mas confesso que acho radical esse tipo de decisão, tanto do luterano não ceiar numa igreja presbiteriana e vice versa.

  • @ismaelbezerrapereira5279
    @ismaelbezerrapereira5279 2 года назад +1

    Perfeita suas palavras. Só faria um adendo em relação a eucaristia. Ela é realizada 1x por mês por questões meramente por questões e históricas. Nada tem a ver com nossa teologia, pelo contrário, Calvino queria a celebração da santa ceia dominicalmente. Dominicalmente, pois a eucaristia é o evangelho visual o qual tocamos, cheiramos, degustamos. Quanto ao zwinglianismo, é falta de conhecimento de nossa história e confissao, por isso também o não uso de vinho na eucaristia.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +2

      Obrigado, Ismael! Eu supunha que a Ceia mensal seria meramente por questões práticas. Eu conhecia essa vontade de Calvino. Às vezes, me parece que enfatizam muito a figura de Calvino quando o assunto é soteriologia, mas o deixam um pouco de lado em outros assuntos muito importantes também, e assuntos em que ele poderia ajudar.
      Um grande abraço, meu irmão!

    • @ismaelbezerrapereira5279
      @ismaelbezerrapereira5279 2 года назад +1

      @@CesarMottaRios esse é o desafio para o SEC.XXI. Creio que com a Internet talvez possamos sair do gueto e termos mais diálogos com luteranos e possamos aprender mais. Desejo de todo coração que presbiterianos possam celebrar a comunhão dominicalmente, e assim voltarmos ao prumo em relação a nossa própria história. Deus o abençoe, reverendo.

  • @robertospindola9012
    @robertospindola9012 2 года назад +1

    Muito bom Rev Cesar Motta

  • @josueinhan8436
    @josueinhan8436 2 года назад +1

    Reverendo, partilho dessa mesma preocupação que o senhor tem pela ceia nas nossas igrejas Presbiterianas. Infelizmente, a influência Zwingliana (e Batista) é muito, muito forte! Na minha igreja mesmo eu tenho buscado enfatizar que a Ceia é Sacramento, é meio de graça, além de um Memorial Solene. Contudo, convido vc gentilmente a ler o que pensava Calvino sobre a Ceia, além dos Reformados clássicos. Existe um livro muito interessante sobre esse assunto, dois, aliás. Um se chama "A Ceia do Senhor", de Thomas Watson; e o outro "The Lord's Supper" por Keith A. Mathison. No último, o Mathison explica que Cristo está real e verdadeiramente presente na Santa Ceia e que ao comermos o pão e o vinho (e pra ele tem que ser pão e vinho. Nada de suquinho de uva rs), com fé, o corpo e o sangue de Cristo nos alimentam, ainda que não corporal ou carnalmente, pelo fato de Cristo em sua natureza humana e divina estar nos céus (Calcedônia). Mas a presença espiritual dele na Ceia não se refere meramente ao Espírito Santo estar ali ao nosso lado, mas comemos espiritualmente pq cremos que ao ingerirmos os elementos a "presença do corpo e do sangue de Cristo que nós reconhecemos pela fé vem a nós por obra do Espírito Santo. É o Espírito que faz a real conexão, a União Sacramental (uma palavra de que os Luteranos gostam), entre os sinais e as coisas significadas." (Posição 624, Cap.6)
    Neste sentido, será que somos mesmo tão diferentes assim!? Digo isso com o coração ardente e amor sincero, pois meu desejo era que Luteranos, Presbiterianos, Batistas e até os Assembleianos pudéssemos cultuar em unidade total, partilhando da mesma mesa!
    Se não é possível acontecer isso agora, deveríamos orar bastante a respeito e não cessarmos nunca o diálogo. Esse aprofundamento de comunhão está hoje na nossa mão, Rev. César, é incumbência da nossa geração. Não dá pra negarmos que estamos vivendo mais um "turning point" na História Cristã com o advento da Internet, e diferentemente da tendência ao Tribalismo, entre os cristãos nossa tendência deveria ser à unidade. Que assim seja, em nome Jesus. 🙏

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +2

      Meu caro irmão,
      Meu conhecimento sobre a opinião de Calvino vem somente da leitura das Institutas. Confesso que, embora ainda reconheça diferenças significativas, a perspectiva de Calvino é, sim, mais interessante que mero memorialismo. E, de minha parte, vejo nela uma porta para diálogos produtivos.
      Mas eu sou um mero pastor de cidadezinha do interior. Não me vejo como alguém que possa participar de um diálogo maior, com finalidade mais ousada. Quando disso se trata, fica para o Sínodo, para os que estão em lugares mais elevados. Meu negócio é a coisa pequena, o dia a dia, a feira, o sustento dum povo bem mais específico. Pelo menos, assim vejo a vida hoje.
      Por outro lado, incentivo todo diálogo, e oro por ele!
      Um grande abraço! Deus te ouça!

  • @antoniodacosta1318
    @antoniodacosta1318 2 года назад

    Pastor bom dia, sou da congregação de duque de Caxias ja fui presbiteriano seu tiver num lugar que não tenha igreja luterana, sou mais ir na missa

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад +1

      Em certos aspectos, parece mais adequado. Mas eu não o faria com tranquilidade.

  • @mateusferraz2321
    @mateusferraz2321 Год назад

    Pastor paz e bem. Poderia fazer um vídeo ou uma explicação entre as diferencas de anglicanos e luteranos?

  • @josimar4601
    @josimar4601 2 года назад

    Como será um luterano participando de uma missa na igreja Romana?

  • @joseribamardaconceicao1667
    @joseribamardaconceicao1667 Год назад

    Pastor quem sou eu pra argumentar com o senho porém , com relação a Santa Ceia , acredito no que Jesus disse. "Fazei tudo em MEMÓRIA de MIM. Feito a doutrina da Transubstanciaçao, eu repudio. O pão e o vinho representam.

  • @luizcarloslimarehfeldt3575
    @luizcarloslimarehfeldt3575 2 года назад

    Estimado pastor César, aproveitando os comentários sobre a visão luterana da rotina teológica dos culto presbiterianos, gostaria de entender com uma possível explanação de sua parte, da gravidade ou não, da predestinação que Deus teria dado à criação dos humanos, antes mesmo do primeiro homem habitar esse mundo. Alguns privilegiados nasceriam com passaporte pronto para o reino de Deus e outros já condenados antes de nascer? A morte de nosso Salvador Jesus teria então qual significado prático? Eu não sei se isso seria a predestinação falada pelos presbiterianos. Se mostrei só minha ignorância, que os irmãos presbiterianos me perdoem por minhas palavras.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  2 года назад

      Luiz Carlos, acabo de responder seu outro comentário, que toca em assunto aproximado. Eu disse lá que o ano que vem será especialmente oportuno para tratarmos do assunto, por causa do Congresso Nacional da LLLB. Mas me lembrei de um vídeo em que toco no assunto de passagem: ruclips.net/video/zn68snhVjZU/видео.html
      Abençoado dia!

  • @jhonnascimento9640
    @jhonnascimento9640 2 года назад

    Reverendo, neste vídeo me surgiu uma dúvida que não eh exatamente relacionado ao vídeo. Como funciona a disciplina eclesiástica no luteranismo? Essa eh prática realizada nas igrejas atualmente?

  • @profantoniosampaio
    @profantoniosampaio 2 года назад

    O que já verifiquei, por exemplo em emissões pela internet, é que dizem ter a Palavra de Deus acima de tudo e depois ao lerem qualquer texto bíblico fazem-no de uma forma muito apressada. Fazem longos sermões sempre em torno do mesmo tema. Pouca ou quase nenhuma espiritualidade. Parece que estão sempre a dar uma aula de Bíblia... Tiraram quase tudo da liturgia, esquecendo-se de que Deus louva-se com a arte e com a alma...

  • @anonimoanonimo2029
    @anonimoanonimo2029 Год назад

    Sou presbiteriano, e tenho que dizer que é assim mesmo que acontece os dois Cultos, ao pé da sua palavra... Mas não acho que estejamos errados, segundo as escrituras...

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  Год назад

      É o esperado, anônimo, já que você é presbiteriano.

  • @anonimoanonimo2029
    @anonimoanonimo2029 Год назад

    Minha cidade não tem uma IPB, a pergunta é, um presbiteriano pode participar da ceia na luterana? O contrário vc orientou que não...

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  Год назад

      Não deveria participar, anônimo. Um presbiteriano nega o que afirmamos sobre a Ceia. Se não tem comunhão no entendimento, naquilo que confessamos sobre o que acontece ali, melhor não participar.

  • @marcoscardoso2831
    @marcoscardoso2831 2 года назад

    Sou neto de Presbiterianos realmente onde o Culto e bem menos litúrgico

  • @PingoDeRazaoCriSantos
    @PingoDeRazaoCriSantos Год назад

    🙂

  • @uequisonsoares3495
    @uequisonsoares3495 2 года назад

    🙏🏻✝️

  • @bentoneto709
    @bentoneto709 Год назад +1

    PASTOR ME PERDOE MAS ACHO COM TODO RESPEITO. MAS ACREDITO QUE INDEPENDENTE DE LITURGIA E ME PERDOE POIS SOU LEIGO QUANTO A TEOLOGIA OQUE APRENDI VIVENDO TODA A VIDA NA PRESBITERIANA E QUE A CEIA NAO E LUTERANA OU PRESBITERIANA MAS E DE CRISTO. NAO ACHO CORRETO VOCÊS SE ABSTEREM ESTANDO EM UM CULTO PRESBITERIANO . ATE PORQUE O PROPIO CULTO NÃO E PRESBITERIANO MAS O CULTO E DE CRISTO. NOVAMENTE SOMENTE MEU COMENTÁRIO COM DEVIDO RESPEITO AO SENHOR . INCLUSIVE SINCERAMENTE NAO CONHEÇO E PRETENDO CONHECER A IGREJA LUTERANA.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  Год назад +3

      Bento,
      Valorizo muito sua sinceridade e o respeito com que expôs a divergência.
      Então, deixe-me só pontuar algumas coisas para deixar clara a minha posição:
      1) A Ceia é do Senhor, e, por isso, devemos realizá-la tal e qual ele ensinou.
      2) Jesus realizou a Ceia com pão e vinho, e mandou fazermos assim. Não aceitamos a troca do vinho por suco de uva como normal ou indiferente. Não por nosso gosto pelo vinho (eu nem aprecio), mas porque a Ceia é do Senhor, não luterana ou minha.
      3) Jesus disse "isto é o meu corpo". Nós não aceitamos como normal ou indiferente procurar formas de mudar o entendimento simples dessas palavras, ainda mais tendo Paulo claramente dito que o pão é comunhão do corpo de Cristo, e o vinho, comunhão do sangue de Cristo. Se a Ceia fosse nossa, luterana ou presbiteriana, poderíamos conversar sobre isso enquanto ceamos. Mas, sendo Ceia do SENHOR, entendemos que devemos nos calar e crer no que ele disse.
      4) Por isso, justamente por ser Ceia do Senhor, nós preferimos não participar dela quando não é realizada conforme as palavras do Senhor.
      Não é por não ser luterana. É por temor ao Senhor mesmo, o Senhor da Ceia.
      Um abraço!

    • @bentoneto709
      @bentoneto709 Год назад

      @@CesarMottaRios Muito obrigado Pastor. Divergência a parte que nosso Deus continue abençoando seu ministério.

  • @smart6218
    @smart6218 11 месяцев назад

    Está claro e certo que você não sabe sobre o que está falando sobre os presbiterianos.
    Creio que é melhor que presbiterianos não visitem igrejas luteranas, não há necessidade para se fazer isso.
    Quanto à Ceia do Senhor, na igreja luterana ela é dos luteranos, para nós ela é de Cristo. Sendo ela de Cristo é dela que participamos e não precisamos participar de outras mesas que não a do Senhor.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  11 месяцев назад

      Smart,
      Tenho uma porção de amigos presbiterianos. Vários deles são pastores. Nenhum ficou ressentido como você. Considere bem o seu coração.
      Fique em paz! Um bom dia!

    • @smart6218
      @smart6218 11 месяцев назад

      @@CesarMottaRios Não há ressentimentos, é só uma constatação de fatos.

    • @CesarMottaRios
      @CesarMottaRios  11 месяцев назад

      @@smart6218 , compartilhe, então, o que eu disse de errado sobre presbiterianos. Se possível, leia também a descrição do vídeo antes.

  • @hebertsantosbr
    @hebertsantosbr 2 года назад

    #luterano