@adiel adiel < / lutero era um niilista de mão cheia, nietzsche sempre teve razão em cima desses idiotas que fecharam o ocidente num pensamento absurdo >
O erro de uma pessoa não invalida o acerto. Ela é aplaudida enquanto fiel à verdade. É importante separar a ideia da pessoa (ideias boas e ruins). Ninguém é perfeito.
Muito obrigado pelos esclarecimentos, conselhos e advertências. Deus abençoes a sua vida e te possibilite ir ainda mai longe, levando a Sua luz a todos.
@@CesarMottaRios o próprio bigodinho afirma isso em sua obra "Minha Luta". Assim como outros integrantes confessaram no tribunal de Nuremberg. O holocausto foi inspirado por Lutero.
Alegações desse tipo da parte dos nazistas obviamente não condizem com os fatos. São tentativas de esquivar-se da verdade e perpetuar a simulação que arquitetaram. Não há neles o mesmo sentimento de Lutero. Não há o interesse religioso que havia no reformador. O interesse é completamente diverso e eles sabiam disso. Houve, isso sim, uma apropriação perversa de algo dito perversamente (mas diferentemente, também). Sugiro: sojo.net/articles/nazis-exploited-martin-luther-s-legacy-berlin-exhibit-highlights-how
@@CesarMottaRios se eu afirmo que uma determinada filosofia ou doutrina me inspira, somente eu mesmo posso desautorizar tal afirmação. Isso me perece óbvio. Discutimos documentos e fatos, não discuto "intenções".
Lutero foi um grande pecador, assim como Calvino, assim como eu. O padrão em tudo é sempre Cristo. Mas com certeza, temos muito a aprender com gigantes do passado. O que me entristece às vezes é pegar o exemplo de Calvino e Servetus e acusar o calvinismo de intolerante, esquecendo que diversos servos, ou movimentos legítimos dentro da igreja, tiveram problemas.
Olá irmão! Você tem algum estúdo ou vídeo que fala sobre o incêndio de Lutero ao coração de Hitler contra os Judeus?? Eu ouvi alguém falar sobre isso e eu quero entender isso
É entendo o que você expos, agora se nós lermos o que os judeus escrevem de JESUS, ex. Talmud e outros escritos para época seria algo tenebroso. Obrigado, Abraço.
Oi, pastor. Vim a esse vídeo por causa do último vídeo sobre antissemitismo postado há pouco. Fico impressionada como ainda consigo me impressionar com a ignorância de algumas pessoas bastante grosseiras, que mal sabem escrever e vem até o vídeo para agredir. Nunca leram nada, não sabem coisa alguma, não conseguem entender o que alguém fala ou sequer assistem o vídeo e fazem uma longa dissertação sobre o que não sabem, não lêem e não assistem. Lamentável a escolha de muitos em permanecerem e perecerem na ignorância. Lutero errou como todos nós erramos. Graças a Deus. Assim não corremos o risco de nos gloriarmos ou idolatrarmos alguém. Seria bom que as pessoas se dispusessem a ler sobre quem eles julgam serem seus inimigos para que pudessem elaborar melhor o seu combate, assim saberiam a munição adequada....ao menos isso saberiam... Desculpe o desabafo, mas ando cansada de ver a distorção maliciosa das pessoas. Deus o abençoe e guarde!
Excelente vídeo! Parabéns pela postura e por compartilhar esse conhecimento! Minha dúvida é se existem outros escritos, de personagens da igreja Católica, que também refletem esse antissemitismo da época. Abraço!
Muito obrigado, Daniel! O antissemitismo ou antijudaísmo era muito comum na Idade Média, tanto no meio mais popular quanto nos meios mais instruídos. Nos meios populares, isso se manifestava em atrocidades. Nos meios letrados, até mesmo no grande Erasmo de Roterdã encontramos reflexos claros do antissemitismo. Anteriormente, ainda na Idade Média, Bernardo de Claraval, mesmo defendendo a vida dos judeus, carregava uma visão hoje tida como antissemita. O clima não era bom para judeus naqueles séculos. Basta lembrar que os judeus foram expulsos da Inglaterra em 1290. Essas atitudes políticas e também as populares eram alimentadas por pensadores, ou, ao menos, tratadas com descaso. Também na arquitetura eclesiástica, há traços antissemitas: as esculturas da "sinagoga" ao lado da "igreja", da Catedral de Strasburgo, por exemplo, são mostra do ânimo antissemita. Desculpe-me se repeti algo que eu disse no vídeo. Não me dispus a assisti-lo de novo. Um grande abraço!
Parabéns. Foi muito importante essas tuas colocações. Eu tive esse pensamento, como fazer parte duma religião cujo iniciador tinha tal visão! 😔 formidável tmb, a conclusão. 👏Foi um dos seus melhores vídeos. Obrigado por manter o alto nível em excelência! Ficou uma questão. Será que por esse viés em Lutero a Igreja Luterana, dizem fontes históricas, teria emprestado apoio a Hitler?
Obrigado, Luiz Rosa! Segundo consta, o Nazismo lançou mão dessas afirmações de Lutero como forma de convencimento. É bem compreensível. Isso pode ter conduzido o povo simples. Mas não me parece ser esse o maior motivo da acomodação por parte das lideranças eclesiásticas. A Alemanha tinha não somente luteranos, mas muitos reformados e católico-romanos. E houve críticos e apoiadores do regime em todos esses grupos. Suspeito que o que foi decisivo para que o apoio tenha sido algo mais comum: nacionalismo exacerbado, receio do crescente poder dos comunistas (que estavam ali por perto, de fato), receio de ir contra quem tinha o poder (inclusive por motivo teológico, mas também por comodismo), religiosidade desconectada do mundo real, inércia, falta de fé viva que é acompanhada pelo amor... Um capítulo triste e que precisa ser lembrado pela Igreja, como alerta. Um abraço, meu irmão!
@@CesarMottaRios O “socialismo” alemão do povo ariano excluía realmente um grupo específico,os descendentes da linhagem dos Sem,os q tinha o sangue sagrado,simplesmente,foram em sua boa parte eliminados no campo de extermínio em Auschwitz. Existem sim comunistas descendentes direto do filho predileto de Noé,e o verdadeiro mal visto num homem como aquele,é a segregação aos descendentes de Sem,um povo a ser preservado e soberanamente protegido por nós comunistas conservadores. Olga Benário,uma alemã comunista judia foi vítima deste regime literalmente anti-humanista. Creio q este ódio aos judeus surge de sub-grupos fanáticos fundamentalistas,dentre estes,os evangélicos espalhados no mundo inteiro,espalhando este tipo de evangelho q não ressoa com amor à humanidade como ela é,é o q mais nós entristece irmão vermelho;(.
Houve no Brasil alguma ação dos Luteranos de diálogo com a comunidade judaica brasileira? Um diálogo com frutos ou documentos? Nos EUA houve um dialogo muito intenso da ELCA e os documentos publicados foram evocam muito teu argumento. O diálogo foi realizado acho que 40 anis atrás. No espírito do Vaticano 2. Recentemente um importante rabino retoma esse debate numa revista luterana importante. O Rabino David Novak, conhece? Tenho muito interesse nesse tema. Abraços.
Olá, Jonatas! O artigo é sobre Lutero, mas não especificamente sobre essa questão. Só a menciono de passagem. Está aqui: www.academia.edu/38662281/LUTERO_E_A_CENTRALIDADE_DE_CRISTO_NA_EXEGESE_NA_REFLEX%C3%83O_TEOL%C3%93GICA_E_NA_PREGA%C3%87%C3%83O_Caminhos_v_17_n_1_2019_ Ou aqui: seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6875/3985 Grande abraço!
Ops, com todo respeito... Padrão moral em detrimento ao pensamento moderno. Cada um segundo o seu tempo. Quanto ao conteúdo, suas palavras são honestas.
Ycaro, talvez você não tenha usado muito bem a expressão "em detrimento ao". Não entendi bem. Você quis dizer que eu impus a Lutero, homem de seu tempo, um padrão moral relativo ao pensamento contemporâneo nosso?
@@CesarMottaRios Video aprox. 3:10". O que eu quis dizer é que Lutero não é padrão moral para os tempos modernos. Pq se vc afirma que ele não é padrão "moral", fica complicado pq moral tornou-se um termo significativamente distorcido e isso piora qndo se traz o passado usando esse termo expressar o passado num visão presente. Assim sendo, posso simplesmente afirmar que: Paulo não é padrão moral, e Jesus tbm não é padrão moral (lógico que julgando textos como estão escritos), aliás, nesse caso, já imaginou se eu medir com a mesma medida todo o cristianismo... O que dizer dos pais da igreja, dos copistas... Percebe que moral se tornou um termo muito amplo? Tem mais moral quem mente ou quem mata?
Estou estudando a história da Igreja e estudo muito a 2º guerra mundial e fiquei espantado por saber que a Alemanha nazista era cristã e que Lutero séculos antes já tinha o mesmo pensamento. Hoje 06 Junho de 2024 é comemorada a data da invasão da Normandia 06 de Junho de 1944 confesso que me enfureci pelas palavras de Lutero, graças a Cristo que nós ensina amar ao próximo.
Eu sou um admirador da seguinte obra: LIENHARD, Marc. Martim Lutero: tempo, vida e mensagem. Tradução de Walter Altmann e Roberto H. Pich. São Leopoldo: Sinodal, 1998. Infelizmente, a Sinodal não a está imprimindo mais. Não entendo. É brilhante. Mas deve ser encontrada em sebos.
Cara você foi ...simplista. lutero... foi abominável aos olhos da coerência e da humanidade. Veja no final de sua carta sobre os judeus? Nem Hitler pensava assim.
Adriana, com todo respeito, simplista foi a forma como você se refere ao texto de Lutero. "carta sobre os judeus"? Que carta? Fica parecendo que você não leu Lutero em primeira mão. Não pegou um livro das obras de Lutero, mas conhece algum texto de segunda mão, terceira talvez, ou um recorte feito por gente antipática a ele. Enfim, isso é o que parece. Espero que não seja o caso.
Olá, estava pesquisando sobre Lutero e vim parar no seu canal...Por isso aproveito para fazer uma pergunta: Lutero sofreu alguma influência da Cabalah em sua obra?
temos um questao muito importante nesse video: lutero nao é papa, amigo. atacar lutero como indivíduo nao significa muita coisa para nos protestantes, porque ele era um ser humano falho, que nao é digno de nenhuma veneracao e foi somente um instrumento para uma ruptura tao necessária visto as circunstâncias da epoca. um ponto importante a ser dito é: martinho lutero era antissemita e os protestantes ( principalmente de religioes filossemitas ) condenam isso, mas lembrem-se que a igreja catolica era antissemita, e o pensamento de martinho lutero era relativamente normalizado e comum na narrativa catolica da epoca. suas obras foram facilmente difundidas visto seu empenho com a divulgação de obras acessíveis e visto que ele virou uma figura muito emblemática, suas obras ficaram conhecidas, mas essa linha de pensamento a respeito dos judeus nao era um “exceção protestante” e mais uma “regra catolica” so lembrando que o protestantismo foi muito influente na unificação da alemanha e na sua formacao como estado nação Deus abençoe !
Isso tudo pq as pwssoas não conseguem separar a pessoa da ideia. Uma pessoa deve ser aplaudida enquanto fiel à verdade. A pessoa nao está correta como um fim em si. Nem tudo o que a pessoa diz é doutrina - e isso inclui os erros. Ele acertou? Parabéns. Errou? Acontece e nao deve ser seguido nessa parte. A pessoa dever ser ouvida enquanto fiel à verdade. Como qq ser humano, pode errar.
Quem nunca assistiu aqueles desenhos biblicos na Record tv.. principalmente quando os lideres pedem pra que Jesus seja morto a todo custo... aquelas cenas por mais que seja desenhos.. dá uma raiva... eles se acham que são os melhores e maiores que todo o povo judeu.
Não me lembro dessa história. Não acho que seja impossível. Lutero, quando em risco de ser preso e morto, viveu disfarçado como um nobre barbado de nome Jörg.
Cada geração tem a sua própria mentalidade é os seus defeitos, não cabe nós julgamos, a é aliás Hitler não iniciou a segunda guerra mundial, foi os países que venceram a primeira,guerra mundial.
Não. No Nazismo, há a perseguição contra um povo, uma etnia inteira. Em Lutero, temos o enfrentamento contra uma perspectiva teológica concorrente. Isso não torna sua atitude correta, mas é imprescindível reconhecer um abismo entre as duas coisas.
Acredito que em tudo que você julga e só se pode julgar após ter conhecimento de causa. Cada um de nós temos que nos desprender de dogmas e nos aprofundar no conhecimento literário e histórico. A moça foi feliz em seu comentário 🙏temos que ler a obra escrita pelo próprio Lutero e então julgarmos o que lemos.
Muito triste oque vocês crêem Vocês acreditam que um salvo pode perder a salvação a verdade é que vocês nem creem que a pessoa pode ser salvo, logo Vai ser só um dia talvez A maior parte da cristandade pensam assim MAS ficarão surpresos naquele dia quando JESUŁ. revelar ?
O que eu penso é que Lutero para escrever o livro "Os judeus e suas mentiras" ele deve ter passado poucas e boas na mão dos judeus. Porém ele erra profundamente defendendo a pena máxima para os judeus que fizesse suas orações perto dos cristãos, e também defende a queima de suas casas e sinagogas. Porém não acho que tudo foi um erro nesse livro, eles não são santinhos assim, e sim uma víbora. Concorda?
Pra mim isso é mais uma afirmação que os Judeus sempre foram canalhas, sou Católico, os Papas e Reis também não gostavam dos judeus, e vendo isso sobre o reformador só comprova que Judeu normalmente não presta, é nocivo a sociedade.
Sobre seu artigo acadêmico, o tratado escrito por Lutero, "Sobre os Judeus e suas mentiras", nao deixa bem claro que ele sugeriu a morte, a escravidão e perseguição aos judeus? "Queime suas sinagogas. Negue a eles o que disse anteriormente. Force-os a trabalhar e trate-os com toda sorte de severidade … são inúteis, devemos tratá-los como cachorros loucos, para não sermos parceiros em suas blasfêmias e vícios, e para que não recebamos a ira de Deus sobre nós. Eu estou fazendo a minha parte"
Nunes Almeida, você chegou a ler meu artigo? Lá eu digo justamente que Lutero sugeriu sim a morte dos judeus que insistissem em expressar sua fé. (Embora não seja nesse trecho específico que você citou que isso fica mais claro no tratado de Lutero.) Não entendi sua pergunta muito bem. Ou melhor, não entendi como tem relação com o artigo que eu escrevi. Um ponto importante é que não se tratava de morte por serem judeus, por uma questão étnica. Isso não diminui o absurdo da proposta de Lutero, que vai contra o que ele mesmo dizia sobre a fé. Mas o distancia do antissemitismo (oportunista) que se volta contra um povo simplesmente por ser tal povo.
Paz e Graça querido irmão. Li um texto a respeito de que Lutero, ao final de sua vida, reputou toda sua obra como espúria, com exceção do Catecismo para crianças e o De Servo Arbítrio. Isso procede? Desde já agradeço.
Boa tarde, meu irmão! Não, isso não é verdade. É uma mentira com um fundo de verdade. Acho que vale um vídeo curtinho sobre essa curiosidade. Já farei isso. Grande abraço!
Quem busca a verdadeira VERDADE não separa contextos... ela vem antes de qualquer contexto !!!!!!!!!!!!!!!!!! """"""""""EU SOU O CAMINHO a VERDADE e a VIDA""""""""""""""""" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"É por isso que dá para ver porque que os evangélicos gostam tanto de condenar as pessoas e apontar o dedo". Essa é sua frase no outro comentário. Curioso. Muito curioso.
Interessante como as pessoas escolhem o que querem em cada religião, ou aceita os escritos de Lutero ou procura outra religião protestante q se amolde as suas crenças pessoais.
Seu comentário não faz o menor sentido, Denis. "Ou aceita os escritos de Lutero ou procura outra religião protestante..." Quem é você para dizer o que os luteranos devem fazer com os escritos de Lutero? Lutero não é uma divindade. É um teólogo da Igreja. Exigir uma concordância com tudo que ele disse não tem absolutamente nada a ver com o próprio pensamento de Lutero, que defendia que não seus escritos, mas somente as Escrituras deveriam ser dignas de tal confiança a ponto de determinarem artigos de fé. No mais, não se diz "religião protestante". Nossa religião é o cristianismo.
< / o nazismo tá na conta de lutero, ele foi que disseminou o antissemitismo na alemanha, só não tem esse poder de síntese, quem defende uma ideia religiosa >
Lutero, um visionário; eu como Luterano, considero o ANTI-SIONISMO de Lutero a coisa mais louvável e digna de orgulho para com todos, não motivos de vergonha. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Tito 1:10 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
Gabriel, Anti-sionismo, aqui, não parece expressão adequada. O que você define como anti-sionismo? Já os textos bíblicos citados em nada corroboram atitudes violentas contra judeus. Pense com calma.
@@jdjsjehehebbe, eu conheço o processo. Conheço a antipatia de muitos judeus. Conheci em primeira mão, inclusive. Mas não importa minha opinião a respeito deles. Não é disso que se trata. A promoção de violência contra judeus (ou qualquer grupo étnico e religioso) é errada. Não é assim que fomos ensinados a propagar o Evangelho de Jesus. Volto ao assunto, que vai além de opiniões. "Anti-sionismo" não tem nada a ver com o que Lutero propôs. De novo, eu alerto: Pense com calma. Repense suas influências. Se você é luterano, converse sobre o assunto com seu pastor. E escute seu pastor. Fique com Deus.
Lutero, foi um dos personagens mais execrável da história, e sua obra o maldito Protestantismo, uma heresia diabólica digna de repúdio e ódio. Lutero disse realmente muitas blasfêmias sobre Cristo. Em suas "Conversas à Mesa" [Tischreden, em alemão] -- que eram anotadas por seus admiradores e que foram editadas em forma de livro, Lutero dizia as piores coisas sobre Deus e Cristo. E aqui deixo o texto de Lutero tal qual foi publicado no livro dele "Conversas à Mesa" (perdoe-me citar essa blasfêmia, mas é para que se conheça quem foi Lutero): "Cristo Adúltero. Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacó] de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela? " Depois, com Madalena, depois, com a mulher adútera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer" (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N° 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15). Noutra ocasião, Lutero balsfemou contra Deus, ao dizer que Deus age como louco ou como muito tolo: "Deus est stultissimus" (Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N° 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147). Doutra vez, ao falar Lutero do destino, ele culpava Deus por todos os crimes , e dizia que Judas não podia deixar de trair Cristo, nem Adão tinha liberdade para não pecar. Considerando que era Deus que determinava os pecadores a pecar, Lutero concluia dizendo "Deus age sempre como um louco" (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111). Recentemente foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero. Eles foram estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre eles. Nesse cadernos, Lutero afirma que Cristo é, ao mesmo tempo, Deus e o diabo, o bem e o mal. Ora, isso caracteriza Lutero tipicamente como dualista gnóstico, e explica todas as suas doutrinas mais delirantes. Pergunta-me você como os protestantes seguem Lutero, apesar dessas loucuras e balsfêmias.
Olha amigo, até que enfim vejo alguém não passando pano pra Lutero aqui no RUclips, muitos por sua fé defendem o indefensável. Parabéns pelo vídeo.
< / os cristãos protestantes na verdade nunca defenderam o messias, e sim uma ideia religiosa como as de lutero e muitos reformadores >
@adiel adiel < / só sei que o messias não tem a ver com ideia religiosa nenhuma >
< / e toda ideia religiosa, desemboca no niilismo >
@adiel adiel < / lutero era um niilista de mão cheia, nietzsche sempre teve razão em cima desses idiotas que fecharam o ocidente num pensamento absurdo >
Aí sim, um acadêmico de verdade.. que corta na própria carne Em prol da verdade absoluta. Parabéns!!
O argumento "Lutero não é um santo, nao é uma pessoa perfeita" pra min ja esta mais que bom, obrigado Pastor 👍
O erro de uma pessoa não invalida o acerto. Ela é aplaudida enquanto fiel à verdade. É importante separar a ideia da pessoa (ideias boas e ruins). Ninguém é perfeito.
Um olhar muito sóbrio sobre lutero, muito bom Rev Cesar Motta
Eu pedi esse tema. foi um resumo bem esclarecedor !!
Que bom, Jhon Ramos! Grande abraço!
Que benção de Pastor, integro com as escrituras.
parabens por tua honestidade .
Parabéns pelas palavras sinceras .
Muito obrigado pelos esclarecimentos, conselhos e advertências. Deus abençoes a sua vida e te possibilite ir ainda mai longe, levando a Sua luz a todos.
Bela honestidade! Isso é excelência!!!
Gostei muito do seu ponto de vista. Não defendeu o indefensável.
Perfeito, Rev. @CesarMottaRios! 😉 😊 🙂
Uma parte negra de Lutero , mas cada um se acerta com Deus sobre suas decisões na vida
Lutero foi uma inspiração para o cara do bigodinho
Não uma "inspiração". Ele foi mobilizado para convencimento, isso sim.
@@CesarMottaRios o próprio bigodinho afirma isso em sua obra "Minha Luta". Assim como outros integrantes confessaram no tribunal de Nuremberg. O holocausto foi inspirado por Lutero.
Alegações desse tipo da parte dos nazistas obviamente não condizem com os fatos. São tentativas de esquivar-se da verdade e perpetuar a simulação que arquitetaram. Não há neles o mesmo sentimento de Lutero. Não há o interesse religioso que havia no reformador. O interesse é completamente diverso e eles sabiam disso. Houve, isso sim, uma apropriação perversa de algo dito perversamente (mas diferentemente, também).
Sugiro: sojo.net/articles/nazis-exploited-martin-luther-s-legacy-berlin-exhibit-highlights-how
@@CesarMottaRios se eu afirmo que uma determinada filosofia ou doutrina me inspira, somente eu mesmo posso desautorizar tal afirmação. Isso me perece óbvio. Discutimos documentos e fatos, não discuto "intenções".
@@luizsafbahia, uma afirmação não é um fato. É uma afirmação, que pode ser desmentida por evidências de fatos.
Gostei 👏
Lutero foi um grande pecador, assim como Calvino, assim como eu. O padrão em tudo é sempre Cristo. Mas com certeza, temos muito a aprender com gigantes do passado. O que me entristece às vezes é pegar o exemplo de Calvino e Servetus e acusar o calvinismo de intolerante, esquecendo que diversos servos, ou movimentos legítimos dentro da igreja, tiveram problemas.
Nem lutero foi tão herege como você
Sim. O cara do bigodinho aprendeu muito com Lutero
Quem são a raça de víboras que Jesus citou??
São esses que você está defendendo, entendeu?
lutero era um grande charlatão.
Olá irmão! Você tem algum estúdo ou vídeo que fala sobre o incêndio de Lutero ao coração de Hitler contra os Judeus?? Eu ouvi alguém falar sobre isso e eu quero entender isso
É entendo o que você expos, agora se nós lermos o que os judeus escrevem de JESUS, ex. Talmud e outros escritos para época seria algo tenebroso. Obrigado, Abraço.
Positivo
Então vamos por assim !oq vc diria de uma religião o de a um Deus que te mata ?
Falou tudo Daiane!
Você NUNCA leu o Talmude.
Oi, pastor. Vim a esse vídeo por causa do último vídeo sobre antissemitismo postado há pouco. Fico impressionada como ainda consigo me impressionar com a ignorância de algumas pessoas bastante grosseiras, que mal sabem escrever e vem até o vídeo para agredir. Nunca leram nada, não sabem coisa alguma, não conseguem entender o que alguém fala ou sequer assistem o vídeo e fazem uma longa dissertação sobre o que não sabem, não lêem e não assistem. Lamentável a escolha de muitos em permanecerem e perecerem na ignorância. Lutero errou como todos nós erramos. Graças a Deus. Assim não corremos o risco de nos gloriarmos ou idolatrarmos alguém. Seria bom que as pessoas se dispusessem a ler sobre quem eles julgam serem seus inimigos para que pudessem elaborar melhor o seu combate, assim saberiam a munição adequada....ao menos isso saberiam... Desculpe o desabafo, mas ando cansada de ver a distorção maliciosa das pessoas. Deus o abençoe e guarde!
Excelente vídeo! Parabéns pela postura e por compartilhar esse conhecimento! Minha dúvida é se existem outros escritos, de personagens da igreja Católica, que também refletem esse antissemitismo da época. Abraço!
Muito obrigado, Daniel! O antissemitismo ou antijudaísmo era muito comum na Idade Média, tanto no meio mais popular quanto nos meios mais instruídos. Nos meios populares, isso se manifestava em atrocidades. Nos meios letrados, até mesmo no grande Erasmo de Roterdã encontramos reflexos claros do antissemitismo. Anteriormente, ainda na Idade Média, Bernardo de Claraval, mesmo defendendo a vida dos judeus, carregava uma visão hoje tida como antissemita. O clima não era bom para judeus naqueles séculos. Basta lembrar que os judeus foram expulsos da Inglaterra em 1290. Essas atitudes políticas e também as populares eram alimentadas por pensadores, ou, ao menos, tratadas com descaso. Também na arquitetura eclesiástica, há traços antissemitas: as esculturas da "sinagoga" ao lado da "igreja", da Catedral de Strasburgo, por exemplo, são mostra do ânimo antissemita. Desculpe-me se repeti algo que eu disse no vídeo. Não me dispus a assisti-lo de novo. Um grande abraço!
@@CesarMottaRios Não repetiu! Esclareceu bastante minha dúvida! Obrigado pela resposta! Deus te abençoe irmão! 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Todos os líderes cristãos do III e IV século odiavam os judeus. O cristianismo pós igreja primitiva é antissemita.
Parabéns. Foi muito importante essas tuas colocações. Eu tive esse pensamento, como fazer parte duma religião cujo iniciador tinha tal visão! 😔 formidável tmb, a conclusão. 👏Foi um dos seus melhores vídeos. Obrigado por manter o alto nível em excelência!
Ficou uma questão. Será que por esse viés em Lutero a Igreja Luterana, dizem fontes históricas, teria emprestado apoio a Hitler?
Obrigado, Luiz Rosa!
Segundo consta, o Nazismo lançou mão dessas afirmações de Lutero como forma de convencimento. É bem compreensível. Isso pode ter conduzido o povo simples. Mas não me parece ser esse o maior motivo da acomodação por parte das lideranças eclesiásticas. A Alemanha tinha não somente luteranos, mas muitos reformados e católico-romanos. E houve críticos e apoiadores do regime em todos esses grupos. Suspeito que o que foi decisivo para que o apoio tenha sido algo mais comum: nacionalismo exacerbado, receio do crescente poder dos comunistas (que estavam ali por perto, de fato), receio de ir contra quem tinha o poder (inclusive por motivo teológico, mas também por comodismo), religiosidade desconectada do mundo real, inércia, falta de fé viva que é acompanhada pelo amor... Um capítulo triste e que precisa ser lembrado pela Igreja, como alerta.
Um abraço, meu irmão!
@@CesarMottaRios
O “socialismo” alemão do povo ariano excluía realmente um grupo específico,os descendentes da linhagem dos Sem,os q tinha o sangue sagrado,simplesmente,foram em sua boa parte eliminados no campo de extermínio em Auschwitz.
Existem sim comunistas descendentes direto do filho predileto de Noé,e o verdadeiro mal visto num homem como aquele,é a segregação aos descendentes de Sem,um povo a ser preservado e soberanamente protegido por nós comunistas conservadores.
Olga Benário,uma alemã comunista judia foi vítima deste regime literalmente anti-humanista.
Creio q este ódio aos judeus surge de sub-grupos fanáticos fundamentalistas,dentre estes,os evangélicos espalhados no mundo inteiro,espalhando este tipo de evangelho q não ressoa com amor à humanidade como ela é,é o q mais nós entristece irmão vermelho;(.
Houve no Brasil alguma ação dos Luteranos de diálogo com a comunidade judaica brasileira? Um diálogo com frutos ou documentos? Nos EUA houve um dialogo muito intenso da ELCA e os documentos publicados foram evocam muito teu argumento. O diálogo foi realizado acho que 40 anis atrás. No espírito do Vaticano 2. Recentemente um importante rabino retoma esse debate numa revista luterana importante. O Rabino David Novak, conhece? Tenho muito interesse nesse tema. Abraços.
Shalom, amigo. Estou pesquisando o tema e achei o teu vídeo. Onde está seu artigo??
Olá, Jonatas! O artigo é sobre Lutero, mas não especificamente sobre essa questão. Só a menciono de passagem. Está aqui: www.academia.edu/38662281/LUTERO_E_A_CENTRALIDADE_DE_CRISTO_NA_EXEGESE_NA_REFLEX%C3%83O_TEOL%C3%93GICA_E_NA_PREGA%C3%87%C3%83O_Caminhos_v_17_n_1_2019_
Ou aqui:
seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6875/3985
Grande abraço!
@@CesarMottaRios agradeço!
Quando vão fazer um vídeo do anticristianismo judeu?
Qual foi o posicionamento luterano frente ao nazismo? (Faço esta pergunta como curiosidade história e não para fazer juízo de valor) Obrigado
Lutero morreu em 1546 a segunda guerra foi em 1945 um tempo depois
Ops, com todo respeito... Padrão moral em detrimento ao pensamento moderno. Cada um segundo o seu tempo. Quanto ao conteúdo, suas palavras são honestas.
Ycaro, talvez você não tenha usado muito bem a expressão "em detrimento ao". Não entendi bem. Você quis dizer que eu impus a Lutero, homem de seu tempo, um padrão moral relativo ao pensamento contemporâneo nosso?
@@CesarMottaRios Video aprox. 3:10". O que eu quis dizer é que Lutero não é padrão moral para os tempos modernos. Pq se vc afirma que ele não é padrão "moral", fica complicado pq moral tornou-se um termo significativamente distorcido e isso piora qndo se traz o passado usando esse termo expressar o passado num visão presente. Assim sendo, posso simplesmente afirmar que: Paulo não é padrão moral, e Jesus tbm não é padrão moral (lógico que julgando textos como estão escritos), aliás, nesse caso, já imaginou se eu medir com a mesma medida todo o cristianismo... O que dizer dos pais da igreja, dos copistas... Percebe que moral se tornou um termo muito amplo? Tem mais moral quem mente ou quem mata?
Estou estudando a história da Igreja e estudo muito a 2º guerra mundial e fiquei espantado por saber que a Alemanha nazista era cristã e que Lutero séculos antes já tinha o mesmo pensamento. Hoje 06 Junho de 2024 é comemorada a data da invasão da Normandia 06 de Junho de 1944 confesso que me enfureci pelas palavras de Lutero, graças a Cristo que nós ensina amar ao próximo.
Dizer que Lutero tinha o mesmo pensamento da Alemanha nazista é muita desonestidade ou muita desinformação, O Caminho.
Na sua opinião, qual é a melhor biografia de Lutero em um volume?
Eu sou um admirador da seguinte obra: LIENHARD, Marc. Martim Lutero: tempo, vida e mensagem. Tradução de Walter Altmann e Roberto H. Pich. São Leopoldo: Sinodal, 1998. Infelizmente, a Sinodal não a está imprimindo mais. Não entendo. É brilhante. Mas deve ser encontrada em sebos.
Onde encontro seu artigo?
O papa tambem é antissemita
Cara você foi ...simplista. lutero... foi abominável aos olhos da coerência e da humanidade. Veja no final de sua carta sobre os judeus? Nem Hitler pensava assim.
Adriana, com todo respeito, simplista foi a forma como você se refere ao texto de Lutero. "carta sobre os judeus"? Que carta? Fica parecendo que você não leu Lutero em primeira mão. Não pegou um livro das obras de Lutero, mas conhece algum texto de segunda mão, terceira talvez, ou um recorte feito por gente antipática a ele. Enfim, isso é o que parece. Espero que não seja o caso.
Olá, estava pesquisando sobre Lutero e vim parar no seu canal...Por isso aproveito para fazer uma pergunta: Lutero sofreu alguma influência da Cabalah em sua obra?
Paulo, bom dia! Isso é um mito inventado por caluniadores católicos. Mais um.
Suspeitei desde o princípio...geralmente é assim, se não desconstruir o argamento , desconstrua o postulante...
temos um questao muito importante nesse video: lutero nao é papa, amigo. atacar lutero como indivíduo nao significa muita coisa para nos protestantes, porque ele era um ser humano falho, que nao é digno de nenhuma veneracao e foi somente um instrumento para uma ruptura tao necessária visto as circunstâncias da epoca. um ponto importante a ser dito é: martinho lutero era antissemita e os protestantes ( principalmente de religioes filossemitas ) condenam isso, mas lembrem-se que a igreja catolica era antissemita, e o pensamento de martinho lutero era relativamente normalizado e comum na narrativa catolica da epoca. suas obras foram facilmente difundidas visto seu empenho com a divulgação de obras acessíveis e visto que ele virou uma figura muito emblemática, suas obras ficaram conhecidas, mas essa linha de pensamento a respeito dos judeus nao era um “exceção protestante” e mais uma “regra catolica”
so lembrando que o protestantismo foi muito influente na unificação da alemanha e na sua formacao como estado nação
Deus abençoe !
Não dá pra entender como se carrega o nome de uma pessoa que não tinha equilíbrio , não dominava a si mesmo. É incoerente.
Isso tudo pq as pwssoas não conseguem separar a pessoa da ideia. Uma pessoa deve ser aplaudida enquanto fiel à verdade. A pessoa nao está correta como um fim em si. Nem tudo o que a pessoa diz é doutrina - e isso inclui os erros. Ele acertou? Parabéns. Errou? Acontece e nao deve ser seguido nessa parte. A pessoa dever ser ouvida enquanto fiel à verdade. Como qq ser humano, pode errar.
Conjuntura histórica não é justificativa. Prova disso são as histórias de Ló e Noé. Obrigado pela franqueza.
Quem nunca assistiu aqueles desenhos biblicos na Record tv.. principalmente quando os lideres pedem pra que Jesus seja morto a todo custo... aquelas cenas por mais que seja desenhos.. dá uma raiva... eles se acham que são os melhores e maiores que todo o povo judeu.
esses lideres n sao os proprios judeus? no caso os fariseus? vc n ta confundindo?
é verdade que lutero se disfarçou de judeu?
Não me lembro dessa história. Não acho que seja impossível. Lutero, quando em risco de ser preso e morto, viveu disfarçado como um nobre barbado de nome Jörg.
@@CesarMottaRios Opa Obrigado uma nova curiosidade sobre lutero.
Lutero perseguia judeos e odiava os .
Porque?
Cada geração tem a sua própria mentalidade é os seus defeitos, não cabe nós julgamos, a é aliás Hitler não iniciou a segunda guerra mundial, foi os países que venceram a primeira,guerra mundial.
já pensou que Lutero abalizou e preparou o caminho para o anti-semitismo no nazismo?
Não.
No Nazismo, há a perseguição contra um povo, uma etnia inteira.
Em Lutero, temos o enfrentamento contra uma perspectiva teológica concorrente.
Isso não torna sua atitude correta, mas é imprescindível reconhecer um abismo entre as duas coisas.
Só lembrando que, Adolf Hitler simplesmente amava as ideias de Lutero. E tinha os livros de lutero como seus livros de cabiceira.
Você já leu o Catecismo Maior de Lutero pelo menos?
Você é um idiota útil!!!!
Leiam o livro que o próprio luthero escreveu: “Dos Judeus e suas mentiras” . Tirem as suas próprias conclusões ! Boa leitura 🤙
Assistiu o vídeo pelo menos?
Pelo visto não se deu o trabalho de assistir o vídeo
Acredito que em tudo que você julga e só se pode julgar após ter conhecimento de causa.
Cada um de nós temos que nos desprender de dogmas e nos aprofundar no conhecimento literário e histórico.
A moça foi feliz em seu comentário 🙏temos que ler a obra escrita pelo próprio Lutero e então julgarmos o que lemos.
Querem passar pano para os judeus.
Protocolos sabios de Sião
Muito triste oque vocês crêem
Vocês acreditam que um salvo pode perder a salvação a verdade é que vocês nem creem que a pessoa pode ser salvo, logo
Vai ser só um dia talvez
A maior parte da cristandade pensam assim
MAS ficarão surpresos naquele dia quando JESUŁ. revelar ?
Creio que você comentou no vídeo errado. O assunto é completamente diferente.
Concordo com Lutero
Based.
Based
O que eu penso é que Lutero para escrever o livro "Os judeus e suas mentiras" ele deve ter passado poucas e boas na mão dos judeus. Porém ele erra profundamente defendendo a pena máxima para os judeus que fizesse suas orações perto dos cristãos, e também defende a queima de suas casas e sinagogas. Porém não acho que tudo foi um erro nesse livro, eles não são santinhos assim, e sim uma víbora. Concorda?
Não são santinhos, assim como todos os seres humanos, Bruno.
Não são santinhos, mas isso não justifica ele ser antissemita, nem dizer e fazer as coisas que ele fez.
@@Robertovandre concordo
Pra mim isso é mais uma afirmação que os Judeus sempre foram canalhas, sou Católico, os Papas e Reis também não gostavam dos judeus, e vendo isso sobre o reformador só comprova que Judeu normalmente não presta, é nocivo a sociedade.
@@CesarMottaRiosDiscordo de você, você está errado,olha o que Jesus Cristo disse sobre os judeus
Sobre seu artigo acadêmico, o tratado escrito por Lutero, "Sobre os Judeus e suas mentiras", nao deixa bem claro que ele sugeriu a morte, a escravidão e perseguição aos judeus?
"Queime suas sinagogas. Negue a eles o que disse anteriormente. Force-os a trabalhar e trate-os com toda sorte de severidade … são inúteis, devemos tratá-los como cachorros loucos, para não sermos parceiros em suas blasfêmias e vícios, e para que não recebamos a ira de Deus sobre nós. Eu estou fazendo a minha parte"
Nunes Almeida, você chegou a ler meu artigo? Lá eu digo justamente que Lutero sugeriu sim a morte dos judeus que insistissem em expressar sua fé. (Embora não seja nesse trecho específico que você citou que isso fica mais claro no tratado de Lutero.) Não entendi sua pergunta muito bem. Ou melhor, não entendi como tem relação com o artigo que eu escrevi.
Um ponto importante é que não se tratava de morte por serem judeus, por uma questão étnica. Isso não diminui o absurdo da proposta de Lutero, que vai contra o que ele mesmo dizia sobre a fé. Mas o distancia do antissemitismo (oportunista) que se volta contra um povo simplesmente por ser tal povo.
Pena na lei, apesar de imoral, não é um assassinato.
É. Se está dentro da lei, de fato, tem outro nome.
FALA OLHANDO PRA CÂMERA!
Boa noite, Luandro. Esse vídeo é de 2020. Acho que os atuais têm um pouquinho mais de qualidade nesse sentido.
Fique bem.
Querer defender Lutero era de D'us querendo justificar Lutero por causa de época e totalmente anti-cristão.
Judeus são anticristos
Paz e Graça querido irmão. Li um texto a respeito de que Lutero, ao final de sua vida, reputou toda sua obra como espúria, com exceção do Catecismo para crianças e o De Servo Arbítrio. Isso procede?
Desde já agradeço.
Boa tarde, meu irmão! Não, isso não é verdade. É uma mentira com um fundo de verdade. Acho que vale um vídeo curtinho sobre essa curiosidade. Já farei isso. Grande abraço!
@@CesarMottaRios Maravilha. Obrigado!
Foi um erro Lutero dividido o cristão!
Lutero n era antissemita
Os catolicismo perseguiu o judeus e matou muitos ate mesmo na inquisicao mas nao posso colocar isso na conta dos catolicos de hoje .
Ater hj um judeu e jugado e crucificado segundo a tradição da pascoa cristá.
O antissimetismo
Continus dentro da cristandade.
Não entendi seu comentário, Josi.
Até hoje judeus apedrejam pecadores e acham que são um povo de Deus mentindo e enganado os outros..
@@SamuelF.Reis. eu falei em toda pascoa jesus é crucificado por cristâo fanatico religioso.
@@SamuelF.Reis.realmente
Quem busca a verdadeira VERDADE não separa contextos... ela vem antes de qualquer contexto !!!!!!!!!!!!!!!!!! """"""""""EU SOU O CAMINHO a VERDADE e a VIDA""""""""""""""""" !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sobre os Judeus e Suas Mentiras
Bem como ter mandado matar os anabatistas. Lutero era violentíssimo e um boca suja.
Se o inferno existe Lutero se está queimando no inferno
"É por isso que dá para ver porque que os evangélicos gostam tanto de condenar as pessoas e apontar o dedo". Essa é sua frase no outro comentário. Curioso. Muito curioso.
Interessante como as pessoas escolhem o que querem em cada religião, ou aceita os escritos de Lutero ou procura outra religião protestante q se amolde as suas crenças pessoais.
Seu comentário não faz o menor sentido, Denis. "Ou aceita os escritos de Lutero ou procura outra religião protestante..." Quem é você para dizer o que os luteranos devem fazer com os escritos de Lutero? Lutero não é uma divindade. É um teólogo da Igreja. Exigir uma concordância com tudo que ele disse não tem absolutamente nada a ver com o próprio pensamento de Lutero, que defendia que não seus escritos, mas somente as Escrituras deveriam ser dignas de tal confiança a ponto de determinarem artigos de fé.
No mais, não se diz "religião protestante". Nossa religião é o cristianismo.
< / o nazismo tá na conta de lutero, ele foi que disseminou o antissemitismo na alemanha, só não tem esse poder de síntese, quem defende uma ideia religiosa >
Lutero, um visionário; eu como Luterano, considero o ANTI-SIONISMO de Lutero a coisa mais louvável e digna de orgulho para com todos, não motivos de vergonha.
Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Tito 1:10
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
João 8:44
Gabriel,
Anti-sionismo, aqui, não parece expressão adequada. O que você define como anti-sionismo?
Já os textos bíblicos citados em nada corroboram atitudes violentas contra judeus.
Pense com calma.
@@CesarMottaRios a diferença entre anti-sionismo e anti-semitismo é clara e já bem explicada
@@jdjsjehehebbe , você está enganado no uso da expressão. Mas, se não aceita correção, não posso fazer nada.
@@CesarMottaRios pastor, já viu um abate kosher? Veja e mudará de opinião a respeito deles
@@jdjsjehehebbe, eu conheço o processo. Conheço a antipatia de muitos judeus. Conheci em primeira mão, inclusive. Mas não importa minha opinião a respeito deles. Não é disso que se trata.
A promoção de violência contra judeus (ou qualquer grupo étnico e religioso) é errada. Não é assim que fomos ensinados a propagar o Evangelho de Jesus.
Volto ao assunto, que vai além de opiniões. "Anti-sionismo" não tem nada a ver com o que Lutero propôs.
De novo, eu alerto: Pense com calma. Repense suas influências. Se você é luterano, converse sobre o assunto com seu pastor. E escute seu pastor.
Fique com Deus.
Lutero, foi um dos personagens mais execrável da história, e sua obra o maldito Protestantismo, uma heresia diabólica digna de repúdio e ódio.
Lutero disse realmente muitas blasfêmias sobre Cristo. Em suas "Conversas à Mesa" [Tischreden, em alemão] -- que eram anotadas por seus admiradores e que foram editadas em forma de livro, Lutero dizia as piores coisas sobre Deus e Cristo. E aqui deixo o texto de Lutero tal qual foi publicado no livro dele "Conversas à Mesa" (perdoe-me citar essa blasfêmia, mas é para que se conheça quem foi Lutero):
"Cristo Adúltero. Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacó] de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela? " Depois, com Madalena, depois, com a mulher adútera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer" (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N° 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15).
Noutra ocasião, Lutero balsfemou contra Deus, ao dizer que Deus age como louco ou como muito tolo:
"Deus est stultissimus" (Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N° 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147).
Doutra vez, ao falar Lutero do destino, ele culpava Deus por todos os crimes , e dizia que Judas não podia deixar de trair Cristo, nem Adão tinha liberdade para não pecar. Considerando que era Deus que determinava os pecadores a pecar, Lutero concluia dizendo "Deus age sempre como um louco" (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111).
Recentemente foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero. Eles foram estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre eles.
Nesse cadernos, Lutero afirma que Cristo é, ao mesmo tempo, Deus e o diabo, o bem e o mal. Ora, isso caracteriza Lutero tipicamente como dualista gnóstico, e explica todas as suas doutrinas mais delirantes.
Pergunta-me você como os protestantes seguem Lutero, apesar dessas loucuras e balsfêmias.
Mais um que copia e cola essa mesma bobagem.
Você já leu pelo menos o Catecismo Maior de Lutero?