Entenda os traumas “invisíveis”: Trauma secundário ou testemunhas de trauma

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 окт 2024
  • Você sabia que traumas nem sempre são vividos em primeira pessoa e que saber isso pode mudar tudo nos atendimentos?
    Você conhece a categoria de trauma que olha para traumas que podem ter ficado invisíveis por não terem sido vividos de forma direta pela pessoa?
    Essa categoria de trauma trata dos traumas secundários, traumas que são vividos no lugar da testemunha, no lugar de ser afetado pela experiência de alguém que está sofrendo ou sofreu diretamente a experiência.
    Testemunhar violência, abuso, negligência, injustiças e outras forma de dor ou desafios pode ser tão ou mais danoso que viver estas mesmas experiências de forma direta, em primeira pessoa.
    O trauma da testemunha pode ser profundamente danoso pois não estar vivendo ou não ter vivido a experiência de forma direta pode trazer um senso de irrealidade e não concretude para a dor que se carrega sem a ter experimentado.
    Por tudo isso, te convido a participar da reprise desta aula aberta amanhã, 14/08 aqui no meu canal do RUclips às 16h, com o tema: Entenda os traumas “invisíveis”: Trauma secundário ou testemunhas de trauma.
    Mais um conteúdo completo e sem reservas para você!
    Até lá!
    Cecília
    #autoconhecimento #desenvolvimentopessoal #psicologia #autoestima #terapeutadesi #relacionamentointerior #cuidardesi #terapia #coach #terapeuta #psicoterapia #psicologiaclinica #psicologa #psicologo #psicotraumatologia #trauma #annweisercornell #eugenegendlin #gendlin #focalização #focusing #focalizaçãodorelacionamentointerior

Комментарии • 6